Prof. Fernando Freitas Esp. em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES nando@fimes.edu.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Fernando Freitas Esp. em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES nando@fimes.edu.br"

Transcrição

1 Prof. Fernando Freitas Esp. em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES nando@fimes.edu.br

2 Aplicações normalmente precisam de algum tipo de relatório. Em Java existem alguns frameworks que podem ser utilizados para facilitar a geração destes relatórios. Dentre os frameworks, o JasperReports com ireport é um dos que faz mais sucesso, seja para web ou não.

3 JasperReports Framework open source escrito em Java para geração de relatórios. Biblioteca motor que transforma o arquivo JRXML em um relatório exportado para uma das extensões suportadas (PDF, HTML, etc) usando a fonte de dados especificada Design definido via XML Após codificado, o arquivo deve ser compilado, gerando assim um arquivo.jasper Desenvolvimento trabalhoso.

4 ireport Ferramenta que visa facilitar a construção de relatórios (layout) utilizando a biblioteca JasperReports através de uma interface gráfica desenvolvida em Swing. Fornece suporte à construção de relatórios complexos. Permite inserir tipos de objetos como textos estáticos, figuras geométricas, imagens, gráficos, sub relatórios entre outros. Elimina a necessidade de manipulação direta dos arquivos JRXML.

5 É possível adicionar complementos para acrescentar funcionalidades ou estender as existentes em um relatório. Entre eles estão: itext: extensão para gerar e manipular arquivos RTF, XML, HTML e PDF. JFreeChart: Geração de gráficos Apache POI: permite criar e manipular vários formatos do Microsoft Office, além da extensão OLE 2.

6

7 Campos (Fields) são áreas específicas no relatório que receberão diretamente os dados das colunas referenciadas. Ex: <field name= Nome class= java.lang.string /> Parâmetros são dados passados para a operação de preenchimento, que não podem ser encontrados normalmente na fonte de dados. <parameter name= TituloDoRelatorio class= java.lang.string /> Passados via código Java, através da classe HashMap. Ex: Map parametros = new HashMap( ); parametros.put( Cliente, Fulano de Tal ); Utilizados, por exemplo, na query do relatório SELECT * FROM cliente WHERE cliente = $P{Cliente}

8 Variáveis são utilizadas para armazenar resultados temporários necessários para geração do relatório podem referenciar tipos internos de cálculos, como contagem (count), soma (sum), média (average), menor (lowest), maior (highest), etc. Ex <variable name= SomaValorTotalCompra class= java.lang.double calculation= Sum > <variable expression> ${ValorProduto} </variable expression> </variable>

9 A ordem em que as variáveis são declaradas no relatório é importante. Podemos definir o nível no qual uma variável irá ser inicializada. Pode ser no início do relatório (uma única vez), a cada página, coluna ou grupo. <variable name= SomaValorTotalCompra class= java.lang.double resettype= Page calculation= Sum > <variable expression> ${ValorProduto} </variable expression> <initialvalueexpression> new Double( 0 ) </initialvalueexpression> </variable> Variáveis internas da ferramenta: PAGE_NUMBER, COLUMN_NUMBER, REPORT_COUNT, PAGE_COUNT, COLUMN_COUNT.

10 Expressões (Expressions) são utilizadas para especificar o conteúdo de campos de texto, na realização de cálculos freqüentes Todas elas são expressões Java que podem conter em sua sintaxe: campos: acessado com $F{nome} parâmetros: acessado com $P{nome} variáveis de relatório: acessado com $V{nome}. Exemplo de uma expressão: <textfieldexpression> Sr.(a) + $F{Cliente} + " realizou um total de compras no valor de " + $V{ValorTotalCompraSum} + " no dia " + (new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy")).format($F{DataCompra}) + "." </textfieldexpression>

11 O JasperReports divide o layout do relatório em áreas pré-definidas, chamadas seções ou bandas. As seções ou bandas, levam em considerção a estrutura visual de um relatório. São elas: background, title, pageheader, columnheader, detail, columnfoter, pagefooter, lastpagefooter, summary e nodata.

12 O conteúdo colocado na banda background é exibido como plano de fundo das páginas do relatório. Por padrão este é exibido em todas as páginas, mas isto pode ser configurado. O conteúdo da banda title aparece somente uma vez no começo do relatório. O que definimos na banda pageheader aparece no alto de cada página do mesmo. Esta parte pode, por exemplo, conter a data/hora e/ou o nome da organização. O columnheader lista nomes daqueles campos específicos que você quer apresentar. Por exemplo do Nome do empregado, Hora de Início, Hora de término, Horas trabalhadas, etc.

13 O detail é a banda onde os valores dos campos são apresentados. Por exemplo, Jorge Horacio, 12:00h, 18:00h, 06 horas O columnfooter pode indicar a soma de alguns dos campos. Por exemplo Total de horas trabalhadas: 180 O pagefooter aparece no final de cada página. Pode conter por exemplo, o número da página como 1 de 7. O lastpagefooter permite colocar uma informação diferenciada no rodapé da última página. O summary é a banda onde a informação inferida a partir dos dados da banda detalhe é indicada. Por exemplo, após ter listado as horas trabalhadas para cada empregado na banda detail, as horas totais trabalhadas para cada empregado podem ser apresentadas em um gráfico de pizza. A banda nodata é impressa quando não existem dados para impressão no relatório.

14 Às vezes pode ser necessário agrupar algumas informações em comum no seu relatório. O ireport permite que você crie seções adicionais de agrupamento: Group Header e Group Footer. A banda Group Header exibe as informações sobre o grupo (ex: nome do grupo), antes que as informações agrupadas sejam exibidas. Ex: Mamíferos Cavalo, Vaca, Elefante. Insetos Formiga, Mosca, Abelha. A banda Group Footer exibe informações finais do grupo (ex: total de registro no grupo), após as informações agrupadas terem sido exibidas. Ex: Cavalo, Vaca, Elefante. Total de Mamíferos: 3 Formiga, Mosca, Abelha. Total de Insetos: 3

15

16 O relatório pode ser desenvolvido no programa externo ireport que pode ser obtido no endereço ou pode-se incluir um plugin no eclipse que permite a criação e edição do relatório dentro do próprio eclipse. Utilizaremos a segunda opção.

17 Clique no menu Help > Eclipse Marketplace

18 Pesquise por jaspersoft studio Em seguida clique no botão Install. Siga os passos da instalação. Ao concluir a instalação, reinicie o Eclipse.

19 Antes de começar, crie o pacote relatorios Acesse o menu File > New > Jasper Report Nesse ponto, você pode optar por criar um relatório em branco (mais trabalhoso, porém mais flexível) ou utilizar um dos modelos oferecidos. Para o nosso exemplo, selecione o modelo Coffee Clique em Next

20 Indique o local onde o relatório deverá ser salvo. Em nosso exemplo, vamos deixar dentro do pacote relatorios. Clique em Next.

21 Neste ponto, você deve selecionar uma fonte de dados. O ireport provê suporte a diversas fontes de dados: JDBC, Hibernate, etc. Se não existir nenhuma configurada, clique em New. Se existir, selecione-a e pule os 3 próximos slides desta apresentação.

22 Nesta tela, selecione o tipo da fonte de dados. Em nosso exemplo iremos trabalhar com conexão JDBC, então selecione a opção Database JDBC Connection. Clique em Next

23 Nesta tela, informe os dados da conexão Qual o driver? Qual a url do banco de dados? Qual o usuário? Qual a senha? Após informar os dados acima, alterne para a aba Driver Classpath.

24 Nesta aba, informe o conector (arquivo.jar) do banco. Em nosso exemplo, informe o conector MySQL utilizado nos exemplos anteriores. Se você não possui, ele pode ser obtido no endereço: s/connector/j/ Clique no botão Test. Se os dados foram informados corretamente, você deverá obter uma mensagem de sucesso. Caso contrário, revise os dados informados. Clique em Finish.

25 Com a fonte de dados selecionada, informe o código SQL para obter os dados que irão preencher o relatório. Em nosso exemplo, digite: select * from autor Clique em Next.

26 Se a consulta estiver correta, esta tela deve exibir os campos retornados por ela, para que você selecione apenas os que serão exibidos no relatório. Em nosso exemplo, selecione os campos: id, nome, valor e validade. Clique em Next.

27 Nesta tela, você deve informar o(s) campo(s) pelo qual os registros serão agrupados. Em nosso exemplo, não haverá agrupamento de informações, logo, não selecione nenhum. Clique em Finish.

28 Após concluir, o eclipse deve alternar para a perspectiva Report Design que permite a edição do relatório.

29 No ireport é possível adicionar máscaras de formatação aos valores do tipo Date e Numérico. Para isto, selecione o campo a ser formatado, vá até as propriedades e selecione a aba Text Field. Localize a opção Pattern, clique na reticências e selecione o padrão desejado ou crie o seu próprio. Se algum campo estiver com valor nulo, o ireport irá imprimir por padrão a string null. Para alterar isto, vá até as propriedades e selecione a aba Text Field. Procure pela opção Blank when null e marque-a.

30 Após o desenho do relatório, devemos compilá-lo. Esse processo corresponde a gerar uma representação em formato binário do relatório. Resultado da compilação é um arquivo com a extensão.jasper. É essa representação que usamos com o JasperReport para preencher o relatório. Para que o eclipse faça a compilação e exibição dos arquivos.jasper, clique com o botão direito no nome do projeto e acesse a opção JasperReports > Toggle JasperReports Nature. A partir daí, a compilação do arquivo JRXML no eclipse é feita juntamente com a do projeto. Se a opção Build Automatically estiver ativa, ela deve ocorrer sempre que uma modificação for salva.

31 Uma vez compilado o relatório, pode-se chamar o relatório via Java, para que a aplicação exiba os relatórios desejados. A seguir conheceremos algumas classes que ajudam nesta tarefa. Atenção: É possível compilar o arquivo JRXML e gerar o arquivo.jasper via código java. Contudo, a menos que isto seja fundamental, recomenda-se compilá-lo previamente e só efetuar as requisições ao.jasper via código java, de forma a evitar constantes compilações a cada nova requisição do relatório.

32 Classe JRLoader Principais Métodos: loadobjectfromfile(java.lang.string str); loadobject(java.io.file file) loadobject(java.net.url url) loadobject(java.io.inputstream is);

33 Classe JasperFillManager Principal método: fillreport (estático) Retorna objeto JasperPrint Assinatura: JasperPrint fillreport( String sourcefilename, HashMap parameters, Connection connection);

34 Parâmetros de fillreport: String sourcefilename: corresponde ao nome do relatório compilado (.jasper). HashMap parameters: lista de parâmetros do relatório (e.g., título, data, sessão) Connection connection: conexão (JDBC) com a fonte de dados utilizada para preencher o relatório.

35 JRExporter Classe útil quando queremos exportar o relatório para diversos formatos. Exemplos: JRExporter jrpdf = new JRPdfExporter(); jrpdf. exportreport(); //exporta para pdf JRExporter jrhtml = new JRHtmlExporter(); jrhtml. exportreport(); //exporta para html JRExporter jrxls = new JRXlsExporter(); jrxls. exportreport(); //exporta para excel JRExporter jrodt = new JROdtExporter(); jrodt. exportreport(); //exporta para odt

36

37 Adicione os arquivos abaixo dentro de WebContent > WEB-INF > lib. Eles serão necessários na geração e exportação dos relatórios. commons-beanutils-x.x.x.jar commons-collections-x.x.x.jar commons-digester-x.x.jar commons-javaflow-x.jar commons-logging-x.jar groovy-all-x.x.x.jar itext-x.x.x.jar jasperreports-x.x.x.jar poi-x.x-x.jar Se não houver, crie o pacote util. Crie uma classe chamada RelatorioUtil.java

38 public class RelatorioUtil { public static final int RELATORIO_PDF = 1; public static final int RELATORIO_EXCEL = 2; public static final int RELATORIO_HTML = 3; public static final int RELATORIO_PLANILHA_OPEN_OFFICE = 4; public static final int RELATORIO_EDITOR_WORD = 5; public static final int RELATORIO_EDITOR_OPEN_OFFICE = 6; public StreamedContent gerarelatorio(hashmap<string, Object> parametrosrelatorio, JasperReport relatoriojasper, String nomerelatoriosaida, int tiporelatorio, Connection con) throws Exception { StreamedContent arquivoretorno = null; try { FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance(); String caminhorelatorio = context.getexternalcontext().getrealpath("/"); String caminhoarquivorelatorio = null; con); JasperPrint impressorajasper = JasperFillManager.fillReport(relatorioJasper, parametrosrelatorio, JRExporter tipoarquivoexportado = null; String extensaoarquivoexportado = ""; File arquivogerado = null;

39 switch (tiporelatorio) { case RelatorioUtil.RELATORIO_PDF: tipoarquivoexportado = new JRPdfExporter(); extensaoarquivoexportado = "pdf"; break; case RelatorioUtil.RELATORIO_HTML: tipoarquivoexportado = new JRHtmlExporter(); extensaoarquivoexportado = "html"; break; case RelatorioUtil.RELATORIO_EXCEL: tipoarquivoexportado = new JRXlsExporter(); extensaoarquivoexportado = "xls"; break; case RelatorioUtil.RELATORIO_PLANILHA_OPEN_OFFICE: tipoarquivoexportado = new JROdsExporter(); extensaoarquivoexportado = "ods"; break; case RelatorioUtil.RELATORIO_EDITOR_WORD: tipoarquivoexportado = new JRDocxExporter(); extensaoarquivoexportado = "docx"; break; case RelatorioUtil.RELATORIO_EDITOR_OPEN_OFFICE: tipoarquivoexportado = new JROdtExporter(); extensaoarquivoexportado = "odt"; break; default: tipoarquivoexportado = new JRPdfExporter(); extensaoarquivoexportado = "pdf"; break; }

40 caminhoarquivorelatorio = caminhorelatorio + File.separator + nomerelatoriosaida + "." + extensaoarquivoexportado; arquivogerado = new java.io.file(caminhoarquivorelatorio); tipoarquivoexportado.setparameter(jrexporterparameter.jasper_print, impressorajasper); tipoarquivoexportado.setparameter(jrexporterparameter.output_file, arquivogerado); tipoarquivoexportado.exportreport(); arquivogerado.deleteonexit(); InputStream conteudorelatorio = new FileInputStream(arquivoGerado); arquivoretorno = new DefaultStreamedContent(conteudoRelatorio, "application/" + extensaoarquivoexportado, nomerelatoriosaida + "." + extensaoarquivoexportado); } catch (JRException e) { throw new Exception("Não foi possível gerar o relatório.", e); } catch (FileNotFoundException e) { throw new Exception("Arquivo do relatório não encontrado.", e); } return arquivoretorno; } }

41 Altere sua classe AutorBean.java e adicione o código a seguir. Faça os import necessários: private StreamedContent retorno; private Integer tipo; public StreamedContent getretorno() { imprimir(); return retorno; } public void setretorno(streamedcontent retorno) { this.retorno = retorno; } public Integer gettipo() { return tipo; } public void settipo(integer tipo) { this.tipo = tipo; } public void imprimir() { String relatoriojasper = new String(); relatoriojasper = "/relatorios/autores.jasper"; FacesContext facescontext = FacesContext.getCurrentInstance(); try { URL urlrelatorio = getclass().getresource(relatoriojasper); JasperReport jr = (JasperReport) JRLoader.loadObject(urlRelatorio); Connection con = ConnectionFactory.getConnection(); this.retorno = new RelatorioUtil().geraRelatorio(null, jr, "relatorio", tipo, con); } catch (Exception ex) { facescontext.addmessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Erro ao visualizar certificado", "Detalhes: "+ ex.getmessage())); } }

42 Altere sua página de listagem de autores (listar.xhtml) e acrescente o código abaixo imediatamente antes da tag </h:form>: <p:outputlabel value="tipo:"/> <p:selectoneradio id="options" value="#{autorbean.tipo}"> <f:selectitem itemlabel="pdf" itemvalue="1" /> <f:selectitem itemlabel="xls" itemvalue="2" /> <f:selectitem itemlabel="html" itemvalue="3" /> <f:selectitem itemlabel="ods" itemvalue="4" /> <f:selectitem itemlabel="docx" itemvalue="5" /> <f:selectitem itemlabel="odt" itemvalue="6" /> </p:selectoneradio> <p:commandbutton ajax="false" value="emitir Relatório"> <p:filedownload value="#{autorbean.retorno}"/> </p:commandbutton>

43

44 Altere a página de listar autores (listar.xhml) e adicione o código abaixo para criar uma nova coluna no datatable. <p:column width="20%" headertext="relatório"> <p:commandlink value="gerar PDF" ajax="false"> <f:setpropertyactionlistener target="#{autorbean.autorselecionado}" value="#{autor}"/> <p:filedownload value="#{autorbean.autorretornado} /> </p:commandlink> </p:column>

45 Altere AutorBean.java e adicione o código abaixo: private StreamedContent autorretornado; public StreamedContent getautorretornado() { imprimirproduto(); return autorretornado; } public void setautorretornado(streamedcontent autorretornado) { this.autorretornado = autorretornado; } private void imprimirproduto() { String relatoriojasper = new String(); relatoriojasper = "/relatorios/autor.jasper"; FacesContext facescontext = FacesContext.getCurrentInstance(); try { URL urlrelatorio = getclass().getresource(relatoriojasper); JasperReport jr = (JasperReport) JRLoader.loadObject(urlRelatorio); HashMap<String, Object> parametro = new HashMap<String, Object>(); parametro.put("id", autorselecionado.getid()); Connection con = ConnectionFactory.getConnection(); autorretornado = new RelatorioUtil().geraRelatorio(parametro, jr, "relatorio", 1, con); } catch (Exception ex) { facescontext.addmessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Erro ao visualizar certificado", "Detalhes: " + ex.getmessage())); } }

46 Crie um novo relatório assim como o anterior. Após criar o produto, crie um novo parâmetro (Botão direito em Parameters > Create Parameter) chamado id

47 Altere o tipo do parâmetro criado (Selecione o parâmetro e vá em propriedades) para java.lang.integer. Edite o XML e acrescente no final da sua consulta sql a condição: where id = $P{id}

48 SANTOS, Ismael H. F. Módulo III Relatórios e Gráficos em Java. Disponível em: Acesso em: 03 de junho de TOFFOLI, Giulio. ireport User Manual. Disponível em: User-Manual. Acesso em: 05 de junho de ARAÚJO, Everton Coimbra de. Desenvolvimento para WEB com Java. Florianópolis: Visual Books, LUCKOW, Décio Heinzelmann; MELO, Alexandre Altair de. Programação Java para a WEB. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

Geração de Relatório com JasperReports e ireport 1. Introdução

Geração de Relatório com JasperReports e ireport 1. Introdução Geração de Relatório com JasperReports e ireport 1. Introdução Dentre as tarefas de um sistema, a mais comum é a geração de relatório. Presente na maioria dos sistemas, mas muitas vezes não suficientemente

Leia mais

Demoiselle Report Guide. Demoiselle Report. Marlon Carvalho. <marlon.carvalho@gmail.com> Rodrigo Hjort. <rodrigo.hjort@gmail.com> Robson Ximenes

Demoiselle Report Guide. Demoiselle Report. Marlon Carvalho. <marlon.carvalho@gmail.com> Rodrigo Hjort. <rodrigo.hjort@gmail.com> Robson Ximenes Demoiselle Report Guide Demoiselle Report Marlon Carvalho Rodrigo Hjort Robson Ximenes Demoiselle Report... v 1. Configuração

Leia mais

Geração de Relatório com JasperReports e ireport

Geração de Relatório com JasperReports e ireport Geração de Relatório com JasperReports e ireport Carlos Feliz Paixão Este documento descreve a instalação, configuração e utilização de duas ferramentas open-source para a geração de relatórios em Java:

Leia mais

Jasper ireport Ferramenta para desenvolvimento e geração de relatórios utilizando Java

Jasper ireport Ferramenta para desenvolvimento e geração de relatórios utilizando Java Jasper ireport Ferramenta para desenvolvimento e geração de relatórios utilizando Java TJAVIREP Setembro/2005 Apostila desenvolvida especialmente para a Target Informática Ltda. Sua cópia ou reprodução

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

Tutorial: Técnicas de Geração de Relatórios com JasperReports

Tutorial: Técnicas de Geração de Relatórios com JasperReports Tutorial: Técnicas de Geração de Relatórios com JasperReports Uma abordagem utilizando a ferramenta de design ireport PABLO BRUNO DE MOURA NÓBREGA Fortaleza CE, fevereiro de 2009 http://pablonobrega.wordpress.com

Leia mais

Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports

Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports 1. Introdução O objetivo deste tutorial é mostrar como montar um relatório crosstab, também conhecido como relatório de referência cruzada, usando

Leia mais

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário preservar os objetos

Leia mais

Mini-Tutorial. Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti.

Mini-Tutorial. Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti. Mini-Tutorial Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti.br 1. Introdução O objetivo deste trabalho é mostrar de forma prática como

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Demonstrar os fundamentos básicos para a manipulação de banco de dados com Java; Apresentar a sintaxe de comandos SQL usados em Java. 2. Definições A

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Apostila de Programação IV. Módulo V

Apostila de Programação IV. Módulo V Apostila de Programação IV Módulo V Fundação Educacional Machado de Assis Escola Técnica Machado de Assis Curso Técnico em Informática Prof. Santa Rosa, Maio de 2011. Escola Técnica Machado de Assis 1

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

Programação Visual. ireport Introdução. Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012. Unidade 07 ireport - Introdução

Programação Visual. ireport Introdução. Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012. Unidade 07 ireport - Introdução ireport Introdução Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012 1 O que é o ireport? O ireport é um gerador de relatórios gratuito feito para a linguagem Java. Criado pela empresa Jaspersoft Corporation.

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

Aula 03 - Projeto Java Web

Aula 03 - Projeto Java Web Aula 03 - Projeto Java Web Para criação de um projeto java web, vá em File/New. Escolha o projeto: Em seguida, na caixa Categorias selecione Java Web. Feito isso, na caixa à direita selecione Aplicação

Leia mais

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio.

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio. Visão Geral O Gateway Remoto Hytracks tem por objetivo atuar como uma extensão do Servidor principal, visando atender regiões muito distantes do servidor através de um link IP. O serviço de Gateway Remoto

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de...

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de... OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização da ferramenta Data Report do Visual Basic para a geração de relatórios. Apresentar os procedimentos para a criação de um relatório simples a partir dos dados

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

C# - Conexão com MySQL

C# - Conexão com MySQL E S T A A P R E S E N T A Ç Ã O F O I E L A B O R A D A COMO M A T E R I A L DE A P O I O À A U L A DO P R O F E S S O R L E O L A R B A C K A O S A L U N O S DA E S C O L A T É C N I C A P O L I M I G.

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB (Web Easy Consultation Database) é uma ferramenta para criação e disponibilização de consultas à Bancos de Dados na Internet. É composto

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO WISLIY LOPES JULIANO PIROZZELLI TULIO TSURUDA LUIZ GUILHERME MENDES TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO GOIÂNIA JUNHO DE 2014 Sumário

Leia mais

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o SisMoura Objetivo Configurar o Reporting Services Como criar relatórios Como publicar relatórios Como acessar os relatórios

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu.

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu. Manual WebMail 1. Tela inicial... pág. 2 2. Caixa de Entrada... pág. 2 3. A pasta Lidas... pág. 3 4. Criando sua assinatura... pág. 3 5. Enviar Mensagens... pág. 3 6. Anexando arquivos... pág. 4 7. Adicionando

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

SILVIO COSTA MOREIRA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS JASPERREPORTS E IREPORT PARA A GERAÇÃO DE RELATÓRIO EM APLICAÇÕES JAVA

SILVIO COSTA MOREIRA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS JASPERREPORTS E IREPORT PARA A GERAÇÃO DE RELATÓRIO EM APLICAÇÕES JAVA SILVIO COSTA MOREIRA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS JASPERREPORTS E IREPORT PARA A GERAÇÃO DE RELATÓRIO EM APLICAÇÕES JAVA Palmas 2005 i SILVIO COSTA MOREIRA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS JASPERREPORTS E IREPORT

Leia mais

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos:

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos: Access 1 Tela Inicial: 2 ÁREA DE TRABALHO. Nosso primeiro passo consiste em criar o arquivo do Access (Banco de Dados), para isto utilizaremos o painel de tarefas clicando na opção Banco de Dados em Branco.

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

Relatórios com Quickreport

Relatórios com Quickreport C A P Í T U L O 6 Relatórios com Quickreport O QuickReport permite a criação de relatórios que podem ser impressos diretamente a partir do Delphi. Ele elimina alguns problemas verificados em ferramentas

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Exemplo25 Leitura de dados de arquivos txt. Passos para a elaboração da aplicação:

Exemplo25 Leitura de dados de arquivos txt. Passos para a elaboração da aplicação: Exemplo25 Leitura de dados de arquivos txt Passos para a elaboração da aplicação: 1. Faça um arquivo texto usando o Bloco de Notas obedecendo a uma estrutura de linhas e colunas de dados, conforme mostra

Leia mais

Prática Sobre Servlets e JSP

Prática Sobre Servlets e JSP Prática Sobre Servlets e JSP 1. Localize a pasta do Tomcat (TOMCAT_HOME); 2. Acesse a pasta bin e execute tomcat5w.exe; 3. Abra o Navegador e acesse http://localhost:8080 (A apresentação de uma página

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer

ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer 1 de 5 26/8/2010 18:07 ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer Este artigo vai mostrar como você pode gerar relatórios em suas páginas ASP.NET 2.0 usando o add-in ReportViewer para o Visual

Leia mais

JPA: Persistência padronizada em Java

JPA: Persistência padronizada em Java JPA: Persistência padronizada em Java FLÁVIO HENRIQUE CURTE Bacharel em Engenharia de Computação flaviocurte.java@gmail.com Programação Orientada a Objetos X Banco de Dados Relacionais = Paradigmas diferentes

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Dois novos relatórios estão disponíveis nesta versão do Imobiliária 21. São eles: Devedores e Imóvel por Área. Veja abaixo como emitir cada um.

Dois novos relatórios estão disponíveis nesta versão do Imobiliária 21. São eles: Devedores e Imóvel por Área. Veja abaixo como emitir cada um. Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Inclusão dos relatórios: Devedores e Imóvel por Área. 2. Inclusão do campo Código de Município no cadastro de cidade. 3. Publicação de boletos de proprietário

Leia mais

Criação Visual de Consultas. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.

Criação Visual de Consultas. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu. Criação Visual de Consultas Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Introdução A complexidade dos sistemas informatizados atuais

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Usando o simulador MIPS

Usando o simulador MIPS Usando o simulador MIPS O objetivo desta aula prática será a utilização do simulador MipsIt para executar programas escritos em linguagem de máquina do MIPS. 1 Criando um projeto Cada programa a ser executado

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Aula 1 Acesso a Banco de Dados

Aula 1 Acesso a Banco de Dados Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Criação de Applets Package: Class Name Base Class: Generate header comments: Can run standalone: Generate Standard methods:

Criação de Applets Package: Class Name Base Class: Generate header comments: Can run standalone: Generate Standard methods: Criação de Applets Após ter sido criado o projeto, ao contrário dos exemplos anteriores onde criávamos uma aplicação na guia General da janela Object Gallery, agora iremos criar uma applet que está contida

Leia mais

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Apostila desenvolvida pelos Professores Ricardo Santos de Jesus e Rovilson de Freitas, para as Disciplinas de Desenvolvimento de Software I e II, nas Etecs de

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos O objetivo deste documento é orientar o usuário final na utilização das funcionalidades da ferramenta OLAP IBM Cognos, referente a licença de consumidor. Sumário 1 Query

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Blogilo 6 2.1 Iniciando........................................... 6 2.2 Configurar um blog....................................

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

JDBC. Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos.

JDBC. Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos. JDBC CRIANDO O BANCO DE DADOS: Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos. CRIANDO O PROJETO JAVA PARA DESKTOP: Crie um projeto Java chamado Prograd Crie um pacote chamado

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR 8VDQGRSDUkPHWURV

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR 8VDQGRSDUkPHWURV 8VDQGRSDUkPHWURV O envio de parâmetros para um relatório é uma das funções mais úteis do Report Manager, com eles você pode: Permitir que o usuário final altere palavras ou sentenças de um relatório; Atribuir

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com O Que é JDBC? API de acesso a banco de dados relacional do Java Faz uso do driver provido pelo banco de dados Roda SQL (create, insert, update, etc.) no

Leia mais

Java na WEB Banco de Dados

Java na WEB Banco de Dados 1 Java na WEB Banco de Dados Objetivo: Ao final da aula o aluno será capaz de: Criar aplicações JSP com acesso ao Banco de Dados MySql Configurar o TomCat para acessar o MySql. Não é Objetivo: Ao final

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert...

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert... Apostila FIREBIRD 1 Firebird Equipe: BARBARA CAROLINE SOUZA DE OLIVEIRA Nº 04 GUILHERME ROBERTO PINTO DE SOUZA Nº 16 JOSÉ ROSA MARTINS NETO Nº 22 RAFAEL ALVES DE SOUSA Nº 36 WELLINGTON COSTA SANTOS OLIVEIRA

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais