RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO. (em face da aprovação do NCPC e da revogação do CPC de 1961) 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO. (em face da aprovação do NCPC e da revogação do CPC de 1961) 1"

Transcrição

1 1 RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO (em face da aprovação do NCPC e da revogação do CPC de 1961) 1 ANTÓNIO SANTOS ABRANTES GERALDES (Juiz-Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça) 1. O processo do trabalho foi percursor de algumas das alterações mais significativas que ocorreram no direito processual em geral. Assim aconteceu no campo da simplificação e da aceleração processual e também no que concerne ao reforço dos poderes do juiz na direcção do processo, potenciando os factores de eficácia e um maior equilíbrio entre as partes que, em geral, se encontra prejudicado pelo diferencial económico e de meios humanos e materiais. Sem embargo da autonomia relativamente ao processo civil comum, o CPT não esgota a regulamentação necessária ao foro laboral, demandando o recurso subsidiário ao Código do Processo Civil quando se trate de integrar casos omissos. Tal mecanismo não suscita dificuldades perante aspectos totalmente omissos no Código do Processo do Trabalho, mas revela-se um verdadeiro quebra-cabeças quando estão em causa figuras que colhem a sua regulamentação em ambos os diplomas. A alteração do regime processual civil comum, desacompanhada da alteração ou da adaptação do processo laboral, suscita dúvidas que infirmam a principal característica a que deve obedecer o direito adjectivo em geral e o processo do trabalho em particular: a certeza e a segurança na identificação do regime jurídico a que obedecem os actos e a tramitação processual. 1 Texto que serviu de base à intervenção no VI Colóquio do Direito do Trabalho, no dia , no Supremo Tribunal de Justiça.

2 2 Tal vem ocorrendo precisamente em sede do regime dos recursos no processo do trabalho. As modificações que, ainda na vigência do CPC anterior, foram introduzidas no regime jurídico dos recursos cíveis não foram acompanhadas de uma simultânea ou imediata intervenção legislativa no CPT. Em resultado da inércia quanto à modificação do regime dos recursos no processo do trabalho, por forma a corresponder ao novo paradigma dos recursos cíveis que se traduziu essencialmente na opção pelo monismo recursório, persistiu no processo do trabalho a distinção entre recursos de apelação e de revista e recursos de agravo em 1ª e 2ª instância. Consequentemente, durante o período que mediou entre (data em que entrou em vigor aquele novo regime aprovado pelo Dec. Lei nº 303/07, de 24-8) e (data em que começou a vigorar o novo regime introduzido no CPT pelo Dec. Lei nº 295/09, de 13-10) verificou-se uma situação verdadeiramente disfuncional, com necessidade de suprir lacunas de regulamentação especialmente no tocante ao recurso de agravo, em face da abolição deste instrumento legal no âmbito do processo civil comum. Semelhante situação, ainda que com resultados menos graves, se constata em face da publicação do NCPC pela Lei nº 41/13, de 26-6, a vigorar a partir de Ainda que tenham sido menos profundas as modificações operadas no regime dos recursos cíveis, ao menos em termos formais deixa de ser possível superar de forma directa algumas lacunas de regulamentação dos recursos no processo do trabalho, na medida em que o CPT remete para o anterior CPC que, no entretanto, se encontra revogado. 2 2 Discordo da solução dada pelo Ac. da Rel. do Porto, de ( Rel. Ramalho Pinto, onde se concluiu que em sede de processo laboral, e dado que a redacção do art. 79º-A do CPT não foi objecto de alteração, o art. 691º do anterior CPC mantém-se em vigor, em detrimento do art. 644º do NCPC. Creio ser mais curial a solução adoptada no Ac. da Rel. do Porto proferido no âmbito do processo nº 936/12.6TTMTS.P1 (Rel. Paula Leal de Carvalho), onde se concluiu que o art. 79º-A, nº 1, al. i), do CPT, fez seu o conteúdo das als. c), d), h), i), j) e l) do nº 2 do art. 691º (do anterior CPC), com relevo na determinação do prazo para interposição dos recursos dessas decisões interlocutórias proferidas no âmbito do processo laboral.

3 3 Com aplicação a esta e a outras situações, a regulamentação das fases e dos actos processuais não deveria confrontar os profissionais forenses nem com dúvidas, nem com soluções polémicas ou divergentes designadamente em sede de identificação dos prazos de interposição dos recursos. O facto de ao decurso de prazos processuais de natureza peremptória estar associado o efeito preclusivo ou extintivo do direito que se pretende exercitar, reclama a exigência de um regime jurídico-processual claro que liberte os diversos intervenientes, com especial destaque para o Ministério Público, quando patrocina alguma das partes, e para os mandatários judiciais, de dúvidas insanáveis ou do risco inerente a uma diversidade de interpretações jurídicas, depois de esgotado o prazo para a prática do acto. A modernização do processo do trabalho não poupou, de início, a área dos recursos, revelando-se designadamente através da redução dos prazos, da apresentação simultânea do requerimento de interposição e das correspondentes alegações e da atribuição, em regra, de efeito meramente devolutivo, medidas que acabaram por ser transpostas também para o processo civil comum nas reformas de 1995/96 e de Agora que o vanguardismo pontua no processo civil comum, com irradiação, por via da subsidiariedade, para outros ramos do processo, como o processo do trabalho, exigir-se-ia, no mínimo, a simultaneidade das modificações ou adaptações pertinentes no CPT que, obviando a escusadas dúvidas, colocassem os interessados a coberto dos inerentes riscos. 2. Como se disse, o CPC é subsidiário do CPT. Nesta medida, devendo ser dada prioridade ao regime contido no CPT em matéria de recursos, atento o disposto no seu art. 1º, nº 1, apenas deve recorrer-se ao CPC se e na medida em que a matéria não encontre naquele diploma regulamentação específica. 3 3 Relativamente aos recursos no processo do trabalho, nos termos que resultaram da modificação do CPT introduzida pelo Dec. Lei nº 295/09, de 13-10, poderão ser encontradas respostas mais desenvolvidas no meu livro Recursos no Processo do Trabalho Novo Regime, ed. Almedina, 2010, com os necessários ajustamentos decorrentes da aplicação remissiva ou subsidiária do NCPC de 2013.

4 4 Por outro lado, em face das normas que no CPT remetem para normas do CPC de 1961, na redacção que vigorava antes da entrada em vigor do NCPC, enquanto não forem efectuadas as pertinentes alterações, tal remissão deve agora encontrar eco nas normas correspondentes do NCPC, na medida em que não contrariem aquele regime específico. Assim, a remissão que é feita pelo art. 79º para o art. 678º do anterior CPC, deverá reportar-se ao art. 629º do NCPC, daqui decorrendo, além do mais, que também no processo do trabalho é admitida a recorribilidade do acórdão da Relação que, no domínio da mesma legislação (substancial) e sobre a mesma questão fundamental de direito, esteja em contradição com acórdão dessa ou de outra Relação (ou mesmo com acórdão do STJ), em situações em que a irrecorribilidade não seja definida em função da alçada do tribunal da Relação, mas de outro critério legal (art. 629º, nº 2, al. d), do NCPC). 4 Por via da subsidiariedade é de transpor para o processo do trabalho o preceituado no art. 630º do NCPC, maxime o que agora consta do seu nº 2 que ampliou os casos de irrecorribilidade de determinadas decisões de natureza instrumental. Nesta medida, são insusceptíveis de recurso as decisões proferidas em sede de simplificação e de agilização processual (arts. 6º, nº 1, e 591º, nº 1, al. e)) ou de adequação formal (arts. 547º e 591º, nº 1, al. e)), assim como as que nulidades gerais (art. 195º, nº 1, todos do NCPC), a não ser que seja invocada (e posteriormente confirmada pelo tribunal ad quem) a violação dos princípios da igualdade ou do contraditório ou o desrespeito das regras sobre a aquisição processual de factos ou sobre a admissibilidade de meios de prova. 5 4 De todo o modo, a aplicação deste preceito sempre adviria por via da subsidiariedade do CPC (agora do NCPC), considerando que o CPT é totalmente omisso quanto a essa situação (art. 1º, nº 2, al. a), do CPT). 5 Sobre este e todos os demais preceitos do NCPC remete-se no meu livro Recursos no Novo Processo Civil, 2ª ed, 2014, ed. Almedina, onde com mais desenvolvimento são analisados todos os preceitos do NCPC sobre a matéria, sendo de destacar aqueles que, por via remissiva ou subsidiária, têm aplicação no foro laboral.

5 5 3. Depois do período de dois anos em que se verificou uma discrepância entre o regime recursório previsto no CPT e no anterior CPC, mantendo-se naquele um modelo assente no dualismo recursório, a alteração do CPT de 2009 apropriou-se das modificações que haviam sido introduzidas no CPC, adoptando também o monismo recursório e a separação entre as decisões que pusessem termo ao processo e outras decisões interlocutórias susceptíveis de recurso imediato. Assim, no âmbito do foro laboral, o regime da apelação é essencialmente o seguinte: 6 a) Cabe apelação da decisão que ponha termo ao processo (art. 79º-A, nº 1, do CPT). 7 Tal preceito, que correspondia ao art. 691º, nº 1, do anterior CPC, equivale, agora, ao art. 644º, nº 1, al. a), 1ª parte, do NCPC. Para tal recurso o prazo de interposição é de 20 dias: art. 80º, nº 1, do CPT. 8 6 É de notar que a admissibilidade de recurso pode estar sujeita a outros pressupostos, com destaque para o que conjuga o valor do processo ou da sucumbência com o valor das alçadas da 1ª instância e da Relação (art. 629º, nº 1, do NCPC). 7 Sobre a interpretação deste preceito, cfr. Abrantes Geraldes, Recursos no Processo do Trabalho Novo Regime, págs. 32 a Numa futura alteração processual impõe-se que se estabeleça uma correspondência entre os prazos previstos no CPC e no CPT. Assim o demandam razões de certeza e de segurança que ficam prejudicadas quando se confrontam as partes com verdadeiros alçapões, com graves consequências no direito material, atentos os efeitos preclusivos determinados pelo simples decurso de prazos de natureza peremptória. Nem sequer as razões de celeridade que estivaram na génese da redução dos prazos no processo do trabalho justificam a manutenção da actual situação. Para além de ser irrisória a diferença de prazos (20/30 dias ou 10/15 dias), quer em termos absolutos, quer em termos relativos (considerando a duração média dos processos do foro laboral), a solução legal determina um resultado paradoxal precisamente para os processos a que o CPT atribui natureza urgente (art. 26º), com destaque para as acções de impugnação da regularidade e licitude do despedimento ou para as acções emergentes de acidente de trabalho e doença profissional. Contrariando essa qualificação, verifica-se que o prazo para interposição de recursos em tais processos (e também para apresentação de contra-alegações) acaba por ser mais longo do que aquele que resultaria da adopção do regime de prazos previsto no NCPC (e que também já resultava do ante-

6 6 b) Cabe apelação da decisão que competência absoluta do tribunal (art. 79º-A, nº 2, al. b), do CPT). O art. 79º-A, nº 2, al. b), do CPT, à semelhança do que previa o art. 691º, nº 2, al. b), do anterior CPC, não estabelece qualquer distinção de regimes entre a impugnação de decisões em matéria de competência absoluta e de competência relativa. Isso poder-nos-ia levar a concluir que, sendo aquele preceito norma especial do foro laboral, deveria sobrepor-se ao regime que decorre da conjugação dos arts. 644º, nº 2, al. b) (que restringe o recurso de apelação à decisão sobre competência absoluta do tribunal) com o art. 105º, nº 4, do NCPC (que prescreve para a decisão sobre competência relativa a reclamação para o Presidente da Relação). Trata-se, contudo, de uma solução que não me parece a mais correcta. O facto de se manter inalterado o art. 79º-A, nº 2, al. b), do CPT (introduzido depois de se operar a reforma do regime dos recursos cíveis aprovada em 2007), não significa necessariamente que o seu conteúdo se mantenha incólume depois de operada a modificação no processo civil comum, sendo defensável uma solução que aposte na revogação tácita do preceito, limitada ao segmento referente às decisões sobre competência relativa ou, com o mesmo efeito, na sua interpretação restritiva justificada pela modificação da conjuntura que existia aquando da alteração da norma do foro laboral, estendendo a este o mesmo regime de impugnação prescrito pelo NCPC. Um argumento de ordem legal e de cariz sistemático acaba por impor tal solução. rior CPC). Com efeito, uma vez que no CPT não existe qualquer redução de prazo conexa com a natureza urgente do processo em que foi proferida a decisão recorrida, o prazo de interposição de recurso de decisões finais no processo laboral é sempre de 20 dias quando, nas mesmas circunstâncias, tal prazo é reduzido para 15 dias nos processos que o NCPC qualifica como urgentes (art. 638º, nº 1). Ainda que seja irrisória a contribuição deste alongamento do prazo para a duração global de tais processos, o certo é que o valor da segurança jurídica beneficiaria largamente com a unificação do regime, evitando-se que, por motivos meramente formais, seja definitivamente prejudicada a justa composição do litígio e a apreciação do mérito da decisão em função do direito material.

7 7 Nos termos do art. 652º, nº 5, al. a), do NCPC, o acórdão da Relação que incida sobre matéria de competência relativa da Relação, é impugnável mediante reclamação para o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e não através da via recursória prescrita para a generalidade dos acórdãos. Não contendo o CPT qualquer preceito a respeito da mesma decisão, por via da aplicação subsidiária do NCPC, a impugnação de uma tal decisão proferida pela Relação, no âmbito de processo do foro laboral, será feita pela mesma via da reclamação, que não do recurso. Neste contexto, não se compreenderia constituindo uma verdadeira anomalia sistemática que relativamente a decisões de semelhante conteúdo, incidindo sobre a competência relativa, obedecessem a uma dualidade de regimes: o recurso de apelação para a Relação quando se tratasse de decisão da 1ª instância e segundo a reclamação para o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça quando estivesse em causa acórdão da Relação. Dualidade que ainda se revelaria mais incompreensível quando a distinção de meios impugnatórios e de competência decisória se estabelecesse, dentro de cada Relação, entre os casos em que a decisão sobre o incidente de competência relativa respeitava a processos do foro comum (através de reclamação para o Presidente da Relação) e do foro laboral (mediante recurso para a Relação, a ser distribuído pelos desembargadores respectivos). Por isso, fazendo interferir argumentos de ordem histórica, sistemática e racional 9 e também o argumento de direito positivo extraído do art. 9 Em termos racionais, a solução adoptada no NCPC (art. 105º, nº 4) encontra justificação não apenas em razões de celeridade da resposta, como também na maior garantia de uniformidade do critério delimitador da competência relativa, factores que igualmente merecem acolhimento no foro laboral. Com efeito, a reclamação é submetida a um regime processual mais simples, permitindo que com a máxima celeridade seja apreciada pelo Presidente da Relação que, como órgão uninominal, adoptará para as mesmas situações a mesma solução, livrando as partes do factor aleatório sempre associado à dispersão jurisprudencial emergente da distribuição pelos diversos juízes desembargadores. Como se disse, estes factores são assegurados por via remissiva para o art. 652º, nº 5, al. a), do NCPC, quando se trata de decisões sobre competência relativa da Relação, não fazendo sentido uma diversidade de soluções em face de incidentes processuais com a mesma natureza e efeitos.

8 8 652º, nº 5, al. a), do NCPC, creio que também no foro laboral a impugnação da decisão sobre competência relativa deve ser veiculada através de reclamação para o Presidente da Relação, em lugar o recurso de apelação que, assim, fica circunscrito à decisão que aprecia a competência absoluta do tribunal, em razão da nacionalidade, da matéria ou da hierarquia. c) Cabe recurso de apelação do despacho saneador que, sem pôr termo ao processo, conhece do mérito da causa (art. 79º, nº 2, al. i), do CPT, em conexão com o art. 691º, nº 2, al. h), do anterior CPC). Posto que não se encontre qualquer preceito que delimite as decisões que apreciam o mérito da causa das demais decisões, o elemento histórico sustentado no art. 691º, nº 2, do CPC de 1961, na redacção anterior ao Dec. Lei nº 303/07, permite-nos concluir que aquela previsão abarca os despachos saneadores em que, independentemente do resultado, se aprecia alguma excepção peremptória ou se conhece de algum dos pedidos ou de parte do pedido). 10 Em face do NCPC, o recurso de tal decisão proferida no âmbito do processo comum está sujeito ao mesmo prazo prescrito para o recurso da decisão que põe termo ao processo (art. 638º, nº 1), 11 sendo, em regra, de 30 dias. Todavia, uma tal equiparação foi expressamente recusada pelo CPT que no seu art. 80º, nº 1 (na sequência da anterior revisão do regime dos recursos em matéria cível), circunscreveu o prazo mais longo de 20 dias para as decisões que põem termo ao processo, excluindo, deste modo, os despachos saneadores com aquele conteúdo limitado. Deste modo, prevalecendo no foro laboral a solução que expressamente decorre do art. 80º, nº 2, por referência ao art. 79º-A, nº 2, do CPT, on- 10 Cfr. Recursos no Processo do Trabalho Novo Regime, pág. 42, e anot. ao art. 644º, em Recursos no Novo Código de Processo Civil, 2ª ed. 11 Solução que já era prevista no anterior CPC (arts. 685º, nº 1, e 691º, nº 5).

9 9 de se abarcam tais decisões, é de concluir que o prazo de interposição de tais recursos é de 10 dias. 12 d) Cabe recurso de apelação dos despachos que excluam alguma parte do processo ou constituam quanto a ela decisão final (art. 79º-A, nº 2, al. d), do CPT). 13 Posto que no NCPC tais decisões obedeçam a um regime equiparado aos das decisões finais (ao menos no que respeita ao prazo de interposição de recurso), deve prevalecer a norma especial do art. 79º-A, nº 2, al. d), do CPT (que, aliás, inovou relativamente ao que constava do anterior CPC, sendo anterior ao que agora decorre do art. 644º, nº 1, al. b), do NCPC). Por isso, em conjugação com o disposto no art. 80º, nº 2, do CPT, o prazo de interposição do recurso é de 10 dias. e) Cabe recurso de apelação dos despachos de admissão ou de rejeição de meios de prova 14 e também dos despachos de admissão ou de rejeição de algum articulado. O art. 79º-A, nº 2, al. i), do CPT, por referência ao art. 691º, nº 2, al. i), do anterior CPC, apenas abarcava os despachos de admissão ou de rejeição de meios de prova. Todavia, o art. 644º, nº 2, al. d), do NCPC, veio equiparar a tais decisões aquelas em que se admite ou rejeita algum articulado. Conquanto se mantenha formalmente inalterado o art. 79º-A do CPT, creio que também esta situação ocorrida no foro laboral deve obedecer ao mesmo regime, quer por via da adaptação que necessariamente deve ser 12 Apenas será de 20 dias nos casos em que o despacho saneador põe termo ao processo, designadamente quando aprecia a totalidade do pedido ou dos pedidos formulados. 13 Cfr. Recursos no Processo do Trabalho Novo Regime, págs. 37 e Recursos no Processo do Trabalho Novo Regime, pág. 42 a 44, e Recursos no Novo Código de Processo Civil, 2ª ed., anot. ao art. 644º.

10 10 feita da norma remissiva (art 79º-A, nº 2, al. i), do CPT, em conexão com o art. 691º, nº 2, al. i), do anterior CPC e, agora com o art. 644º, nº 2, al. d), do NCPC), quer por via da aplicação subsidiária do regime processual comum (art. 1º, nº 2, al. a), do CPT). Com efeito, nada se prevendo no CPT acerca de tais decisões, impõe-se o recurso subsidiário ao NCPC cujo preceito prevê a admissibilidade apelação do despacho interlocutório de admissão ou de rejeição de algum articulado. 15 O prazo de interposição é de 10 dias (art. 80º, nº 2, do CPT). f) O que se referiu na antecedente alínea é aplicável ao recurso das decisões que apliquem multa ou que condenem no cumprimento de obrigação pecuniária ou outras sanções processuais (art. 79º-A, nº 2, al. i), do CPT, por referência ao art. 691º, nº 2, als. c) e d), do anterior CPC, e, agora, ao art. 644º, nº 2, al. e), do NCPC). É verdade que o art. 691º do anterior CPC nada prescrevia relativamente às decisões que aplicassem outras sanções processuais. Mas, quer por via da adaptação da norma remissiva, quer por via de aplicação subsidiária, se atinge também a recorribilidade imediata de tais decisões. O prazo de interposição é de 10 dias (art. 80º, nº 2, do CPT). 4. Mais interessante é apreciar os efeitos que, no âmbito laboral, decorrem da aplicação subsidiária do NCPC no que concerne à interposição e apreciação dos recursos de apelação. 15 Nem sequer se mostra necessário invocar para o efeito o elemento de ordem racional que imporia uma tal solução. Os mesmos argumentos que justificam a admissibilidade de recurso imediato das decisões sobre a admissibilidade de meios de prova se aplicam à admissão ou rejeição de articulado. Na verdade, ainda que o diferimento da impugnação de tais decisões não colidisse com a utilidade absoluta do respectivo resultado, resulta manifesto que um melhor aproveitamento da actividade processual se obtém quando uma tal decisão intercalar é submetida de imediato a reapreciação em via de recurso, sob pena de formação de caso julgado formal.

11 11 a) Não havendo modificações relevantes no NCPC no que concerne ao conteúdo das alegações quando apenas seja questionada a matéria de direito, já no que concerne à impugnação da decisão da matéria de facto o art. 640º, nº 1, al. c), do NCPC, aditou um novo requisito: o recorrente deve enunciar a decisão que, no seu entender, deve ser proferida sobre as questões de facto. Por outro lado, não sendo necessária (embora também não seja vedada) a transcrição dos depoimentos, o recorrente identificará a sua localização temporal para efeitos de sustentar a modificação da decisão. 16 b) É na regulamentação do julgamento na Relação que se observam as alterações mais significativas (art. 662º do NCPC). Fica claro que a Relação, como tribunal de instância, deve reapreciar a decisão da matéria de facto nos pontos impugnados. Para além de reflectir na decisão os meios de prova com força probatória plena (documentos, confissão, acordo das partes), cumpre à Relação reponderar o valor probatório que se extrai dos meios de prova sujeitos a livre apreciação. Trata-se de matéria que tem sido objecto de diversas pronúncias do STJ que uniformemente vem entendendo que a Relação, como tribunal de instância, deve apreciar os meios de prova indicados pelas partes (e outros que considere oportunos para a formação da sua convicção), gozando de autonomia apreciativa que deve traduzir-se na assunção de um juízo próprio, em lugar da mera projecção de observações de ordem teórica em torno dos princípios da imediação, da oralidade ou da livre apreciação das provas. 17 c) Sendo transponíveis para o foro laboral os poderes e deveres atribuídos à Relação no que concerne decisão da matéria de facto, a Relação deve ordenar a renovação de meios de prova quando se confrontar com dúvidas 16 Cfr. Recursos no Novo Código de Processo Civil, 2ª ed., anot. ao art. 640º. 17 Cfr. Recursos no Novo Código de Processo Civil, 2ª ed., anot. ao art. 662º.

12 12 sérias em torno da credibilidade do depoente ou do sentido do seu depoimento. Trata-se de situação que encontrará nas acções laborais espaço para aplicação, uma vez que as circunstâncias que rodeiam tais litígios potenciam a existência de depoimentos parciais (a favor da entidade patronal ou do trabalhador) ou propositadamente vagos ou imprecisos (tendo em consideração a ligação da testemunha a cada uma das partes ou o receio de represálias), sem um firme compromisso quanto ao dever de veracidade dos factos conhecidos. É óbvio que tal dever da Relação, situado a jusante, não dispensa a actuação a das partes e do juiz durante a audiência de julgamento no que concerne ao controlo da credibilidade do depoente ou da veracidade do depoimento, designadamente através do contra-interrogatório dirigido pelo mandatário da parte contrária à que arrolou o depoente, do pedido de esclarecimentos formulado pelo juiz ou da dedução dos incidentes de impugnação, de acareação ou de contradita. No entanto, sem embargo do empenho que cada um deve revelar no exercício da sua função, durante a audiência de julgamento, e sem prejuízo também do ónus que recai sobre o recorrente de evidenciar a necessidade da renovação de algum depoimento, este mecanismo não corresponde a um qualquer direito potestativo da parte a que a Relação deva dar necessariamente uma resposta positiva, devendo ser encarado como um factor que visa potenciar a correcção de verdadeiros erros de julgamento, mediante a intermediação da Relação, no contexto de uma avaliação global dos comportamentos das partes e da ponderação dos diversos meios de prova que foram produzidos. 18 d) O mesmo se dirá da introdução no NCPC de um mecanismo totalmente inovador que permite à Relação ordenar a produção de novos meios de prova quando exista fundada dúvida sobre a prova realizada. 18 Cfr. Recursos no Novo Código de Processo Civil, 2ª ed., anot. ao art. 662º.

13 13 Também aqui estamos perante um dever que a Relação executará depois de uma avaliação objectiva quer dos comportamentos processuais das partes, quer dos meios de prova que foram ou poderiam ter sido produzidos. Se em tal avaliação se revelar a existência de alguma possibilidade de superar dúvida objectiva e relevante sobre algum ponto essencial da controvérsia, cumprirá ao relator ordenar a produção de prova que tanto pode traduzir-se na determinação da junção de elementos documentais na posse de alguma das partes (v.g. elementos de processo disciplinar) ou de terceiro (designadamente quando estejam em causa factos que tenham sido averiguados por entidades administrativas, como a Autoridade para as Condições do Trabalho), como na produção de qualquer outro meio de prova tido por relevante para o esclarecimento de dúvidas, nomeadamente quando haja notícia que alguma testemunha com conhecimento directo dos factos não foi arrolada ou não compareceu para depor. e) É verdade que das decisões da Relação proferidas ao abrigo dos poderes de apreciação da decisão da matéria de facto não cabe recurso para o Supremo (art. 662º, nº 4, do NCPC), mas tal preceito não prejudica o exercício dos deveres processuais que a lei prescreve de modo que se não forem cumpridos, pode invocar-se a violação de lei adjectiva como fundamento do recurso de revista Quanto ao recurso de revista, não existe qualquer especificidade no CPT, a não ser quanto ao prazo de interposição. Assim, o prazo geral é de 20 dias, em lugar dos 30 dias que, em regra, vigoram no NCPC. Será de 10 dias (e não de 15, como decorre dos arts. 638º, nº 1, 677º e 671º, nº 4, do NCPC) nos recursos de acórdãos interlocutórios, nos termos do art. 80º, nº 2, do CPT. No mais, a tramitação do recurso de revista no processo laboral obedece aos mesmos parâmetros do processo comum. E uma vez que o processo 19 Trata-se de solução uniformemente adoptada pelo Supremo Tribunal de Justiça, não apenas nas Secções Cíveis, mas igualmente na Secção Social.

14 14 do trabalho já absorveu as condicionantes emergentes da dupla conforme que foram introduzidas pelo Dec. Lei nº 303/07, aplicáveis às acções interpostas a partir de , resta agora, em face do NCPC, anotar o facto de ter sido atenuado tal regime, de modo que apenas se verifica dupla conforme quando, para além da inexistência de voto de vencido e da confirmação pela Relação da decisão da 1ª instância, a fundamentação empregue se mostre substancialmente idêntica. Assim, ao invés do que decorria do anterior CPC, foi dado relevo à fundamentação do acórdão da Relação, por contraposição à fundamentação da decisão da 1ª instância, implicando uma análise casuística que pondere, por exemplo, o recurso a um instituto jurídico diverso ou a afirmação de uma qualificação jurídica diversa. 6. No capítulo do recurso extraordinário para uniformização de jurisprudência o único aspecto digno de relevo respeita à consagração de duas fases atribuídas a diferentes relatores. O relator do acórdão recorrido limita-se a apreciar liminarmente o recurso extraordinário, designadamente no que respeita à alegada contradição jurisprudencial sobre a mesma questão de direito, com eventual reclamação para a conferência. Uma vez admitido liminarmente o recurso, o mesmo está sujeito a nova distribuição, com eventual mudança de relator (art. 215º-6ª, do NCPC), a quem caberá elaborar o projecto de acórdão que será submetido ao Pleno da Secção Social. 7. Por fim, existe um pormenor válido para todos os recursos e que está previsto no art. 218º do NCPC. Sempre que seja decretada a anulação da sentença ou do acórdão da Relação ou ordenada a ampliação da matéria de facto, o novo recurso de apelação ou de revista que seja interposto é atribuído ao mesmo juiz relator, em lugar de passar por nova distribuição.

15 Trata-se de uma medida que, além de valorizar o factor da eficácia, tem ainda o efeito profiláctico de evitar anulações desnecessárias ou que porventura sejam movidas por intuitos meramente dilatórios. 15

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL 17ª Sessão DOS PRINCÍPIOS DA PROVA EM PROCESSO CIVIL Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 PROVA? FUNÇÃO DA PROVA: Demonstrar a realidade dos factos (artigo 341.º

Leia mais

Reforma do Regime dos Recursos em Processo Civil. (Decreto-Lei n.º 303/2007, de 24 de Agosto)

Reforma do Regime dos Recursos em Processo Civil. (Decreto-Lei n.º 303/2007, de 24 de Agosto) Reforma do Regime dos Recursos em Processo Civil (Decreto-Lei n.º 303/2007, de 24 de Agosto) Sumário Aplicação da lei no tempo e regime dos recursos em legislação extravagante Simplificação do regime de

Leia mais

PARECER N.º 38/CITE/2005

PARECER N.º 38/CITE/2005 PARECER N.º 38/CITE/2005 Assunto: Parecer nos termos do n.º 3 do artigo 133.º do Código do Trabalho e da alínea j) do n.º 1 do artigo 496.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho Não renovação de contrato

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 6/ B / 2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril]

RECOMENDAÇÃO N.º 6/ B / 2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] Número: 6/B/2004 Data: 25-03-2004 Entidade visada: Secretária de Estado da Administração Pública Assunto: Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública. Promoção a técnico superior de 1.ª classe. Processo:

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

LIÇÃO VII. 26 de ABRIL DE 2007

LIÇÃO VII. 26 de ABRIL DE 2007 LIÇÃO VII 26 de ABRIL DE 2007 No dia 2 de Abril de 2003 ocorreu um acidente de viação entre os veículos automóveis conduzidos, respectivamente, por António e Berto, respectivamente, na EN1, perto de Cantanhede.

Leia mais

Recomendação n.º 8 /B/2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril]

Recomendação n.º 8 /B/2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] Número: 8/B/2004 Data: 17-06-2004 Entidade visada: Ministra da Justiça Assunto: Código das Custas Judiciais Prazo de validade dos cheques. Decreto n.º 12 487, de 14 de Outubro de 1926 Prazo de reclamação

Leia mais

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação P.º n.º C.P. 72/2010 SJC-CT Pedidos de registo dependentes formulados por via electrónica. Apresentação em diferentes Conservatórias. Inversão da ordem de anotação no Diário. Artigo 75.º, n.º 4 do Código

Leia mais

DESPEDIMENTO POR EXTINÇÃO DE POSTO DE TRABALHO

DESPEDIMENTO POR EXTINÇÃO DE POSTO DE TRABALHO DESPEDIMENTO POR EXTINÇÃO DE POSTO DE TRABALHO (Explicação do procedimento nos termos do Cód. Trabalho Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de junho)

Leia mais

Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários

Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários RELATÓRIO FINAL DA CONSULTA PÚBLICA DA AGMVM SOBRE A PROPOSTA DE REFORMA DO CÓDIGO DE MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1. Introdução No presente documento procede-se à análise das respostas recebidas no

Leia mais

5. A rescisão do contrato de trabalho sem prévia instauração de um processo disciplinar é considerado despedimento sem justa causa.

5. A rescisão do contrato de trabalho sem prévia instauração de um processo disciplinar é considerado despedimento sem justa causa. Proc. n 101/97 Prisão Abandono do posto de trabalho Processo disciplinar Nulidades secundárias Legitimidade Processo sumário Conciliação Sumário: 1. Apenas às partes ou seus mandatários é conferida legitimidade

Leia mais

FI CHA DOUTRINÁRIA. Diploma: Código do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis/Estatuto dos Benefícios Fiscais

FI CHA DOUTRINÁRIA. Diploma: Código do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis/Estatuto dos Benefícios Fiscais FI CHA DOUTRINÁRIA Diploma: Código do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis/Estatuto dos Benefícios Fiscais Artigo: Assunto: 49.º EBF Fundos de Investimento Imobiliário e Isenção de

Leia mais

Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência. Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou Fai e Viriato Manuel Pinheiro de Lima

Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência. Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou Fai e Viriato Manuel Pinheiro de Lima Processo n.º 78/2015 Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência Recorrente: A Recorrido: Ministério Público Data da conferência: 13 de Janeiro de 2016 Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou

Leia mais

Acórdão nº 199 /05 30 NOV.05 1ªS/SS. O Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF) remeteu para

Acórdão nº 199 /05 30 NOV.05 1ªS/SS. O Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF) remeteu para Mantido pelo acórdão nº 6/06, de 01/02/06, proferido no recurso nº 01/06 Acórdão nº 199 /05 30 NOV.05 1ªS/SS Processo nº 1561/05 Acordam em Subsecção da 1ª Secção: O Instituto de Gestão Informática e Financeira

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE

ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE 6 de Junho de 2006 Nome: N.º Leia atentamente as questões

Leia mais

Decreto-Lei n.º 213/92 de 12 de Outubro Altera o Decreto-Lei n.º 93/90, de 19 de Março (Reserva Ecológica Nacional).

Decreto-Lei n.º 213/92 de 12 de Outubro Altera o Decreto-Lei n.º 93/90, de 19 de Março (Reserva Ecológica Nacional). A leitura deste documento, que transcreve o conteúdo do Decreto-Lei n.º 213/92, de 12 de Outubro, não substitui a consulta da sua publicação em Diário da República. Decreto-Lei n.º 213/92 de 12 de Outubro

Leia mais

PRÁTICA EXTEMPORÂNEA DE ACTOS PROCESSUAIS PENAIS

PRÁTICA EXTEMPORÂNEA DE ACTOS PROCESSUAIS PENAIS PRÁTICA EXTEMPORÂNEA DE ACTOS PROCESSUAIS PENAIS Artº. 107º nº. 5 e 107º A do CPP 145º do CPC APONTAMENTOS PRÁTICOS PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA SANÇÃO PELA PRÁTICA EXTEMPORÂNEA DE

Leia mais

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado Regulamento dos Estágios da Assembleia da República para Ingresso nas Carreiras Técnica Superior Parlamentar, Técnica Parlamentar, de Programador Parlamentar e de Operador de Sistemas Parlamentar Despacho

Leia mais

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT P.º R. P. 301/04 DSJ-CT - Registo de hipoteca legal por dívidas à Segurança Social sobre bens dos gerentes da sociedade devedora. Documentos instrutórios : certidão comprovativa da dívida e cópia autenticada

Leia mais

PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS

PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS LINHAS DE ORIENTAÇÃO sobre as PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS RELATIVAS À APLICAÇÃO DO ARTIGO 7.º, N. os 1 e 2 DA LEI N.º 19/2012, DE 8 DE MAIO Relatório sobre a Consulta Pública Relatório

Leia mais

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual.

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Legitimidade - art. 499 CPC: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. Preposto é parte? Pode recorrer? NÃO.

Leia mais

Processo n.º 184/2013. Sentença. I - O processo

Processo n.º 184/2013. Sentença. I - O processo Processo n.º 184/2013 Demandante: A. Demandada: B. Sentença I - O processo 1. O Demandante solicitou a intervenção do Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo () no âmbito de

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 6º. Localização de Serviços - Locação financeira e aluguer de longa duração - Meios de transporte. Processo: nº 1156, despacho do SDG dos Impostos, substituto

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

SIADAP 3 AT Serviços Tributários. Procedimento de Reclamação - Linhas Orientadoras

SIADAP 3 AT Serviços Tributários. Procedimento de Reclamação - Linhas Orientadoras SIADAP 3 AT Serviços Tributários Procedimento de Reclamação - Linhas Orientadoras I - Reclamação - Artigo 51º da Portaria n.º 437-B/2009, de 24.04 A Reclamação deve ser apresentada terminada a fase de

Leia mais

Proc. nº 101/96 Jurisdição voluntária Alimentos Alteração. Acordam, em conferência, na Secção Cível do Tribunal Supremo:

Proc. nº 101/96 Jurisdição voluntária Alimentos Alteração. Acordam, em conferência, na Secção Cível do Tribunal Supremo: Proc. nº 101/96 Jurisdição voluntária Alimentos Alteração Sumário: I. A jurisdição de menores reveste as características de jurisdição voluntária, na qual o tribunal não se acha circunscrito à prova apresentada

Leia mais

COMUNICADO N.º 1 INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS LEGAIS DO AGENTE DE EXECUÇÃO

COMUNICADO N.º 1 INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS LEGAIS DO AGENTE DE EXECUÇÃO COMUNICADO N.º 1 INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS LEGAIS DO AGENTE DE EXECUÇÃO Atendendo aos pedidos de esclarecimento solicitados à Comissão para a Eficácia das Execuções relativamente às incompatibilidades

Leia mais

Portaria n.º 359/2013 de 13 de dezembro

Portaria n.º 359/2013 de 13 de dezembro Portaria n.º 359/2013 de 13 de dezembro A Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, que estabelece o sistema integrado de gestão e avaliação de desempenho na Administração Pública, designado por SIADAP, prevê

Leia mais

AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I.

AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I. Tabela de Honorários dos Advogados e Solicitadores (Portaria n.º 1386/2004, de 10 de Novembro repristinada pela Portaria n.º 210/2008, de 29 de Fevereiro) A Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, que procedeu

Leia mais

Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP

Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP Em Geral Na sequência da publicação do novo Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12

Leia mais

Portaria n.º 1633/2007 de 31 de Dezembro

Portaria n.º 1633/2007 de 31 de Dezembro Portaria n.º 1633/2007 de 31 de Dezembro A Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro, que estabelece o sistema integrado de gestão e avaliação de desempenho na Administração Pública, designado por SIADAP, prevê

Leia mais

DESPACHO N. GR.02105/2010

DESPACHO N. GR.02105/2010 DESPCH N. GR.02105/2010 lteração do Regulamento geral para avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da UPorto No uso da competência

Leia mais

Trabalho suplementar e Banco de horas

Trabalho suplementar e Banco de horas Trabalho suplementar e Banco de horas INTRODUÇÃO Sem grandes considerações jurídicas acerca do Direito do Trabalho, é consabido que esta é uma área que se encontra muito próxima do indivíduo, desenvolvendo-se,

Leia mais

ACERTOS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA

ACERTOS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA ACERTOS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA Parecer interpretativo da ERSE (ao abrigo do artigo 290.º do Regulamento de Relações Comerciais) Julho de 2005 ACERTOS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA Parecer

Leia mais

Acordo ibero-americano sobre o uso da videoconferência na cooperação internacional entre sistemas de justiça

Acordo ibero-americano sobre o uso da videoconferência na cooperação internacional entre sistemas de justiça Acordo ibero-americano sobre o uso da videoconferência na cooperação internacional entre sistemas de justiça Os Estados ibero-americanos signatários este Acordo, doravante designados por as Partes, Manifestando

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a), do n. 1, do artigo 198. da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a), do n. 1, do artigo 198. da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Ordem dos Advogados, a Câmara dos Solicitadores, o Conselho dos Oficiais de justiça, o Instituto de Seguros

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo I Disposições gerais

REGULAMENTO. Capítulo I Disposições gerais REGULAMENTO DO CENTRO DE ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA INSTITUCIONALIZADA DO INSTITUTO DOS VALORES MOBILIÁRIOS Capítulo I Disposições gerais Artigo 1º O presente Regulamento aplica-se às arbitragens que decorram

Leia mais

Colóquio SRS. Como se sabe, a lei teve na sua origem um ante-projecto da APA, embora em certos pontos muito limitados dele se afaste.

Colóquio SRS. Como se sabe, a lei teve na sua origem um ante-projecto da APA, embora em certos pontos muito limitados dele se afaste. Colóquio SRS 1. Pedem-me que na abertura deste Colóquio faça uma breve história da génese da lei de Arbitragem Voluntária que foi publicada em 14 de Dezembro de 2011 e entrará em vigor em 14 de Março de

Leia mais

Regulamento Cursos de Pós Graduação

Regulamento Cursos de Pós Graduação A Associação Amigos da Grande Idade (AAGI) é uma entidade de direito privado, sem fim lucrativos, tendo por isso capacidade para desenvolver em colaboração com o Instituto Superior de Línguas e Administração

Leia mais

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Consulente: Registo Nacional de Pessoas Coletivas. Sumário: Publicação das alterações de estatutos das fundações com natureza de Instituições Particulares de Solidariedade Social(IPSS)

Leia mais

RESPOSTA À RECLAMAÇÃO DO PARECER N.º 65/CITE/2015

RESPOSTA À RECLAMAÇÃO DO PARECER N.º 65/CITE/2015 RESPOSTA À RECLAMAÇÃO DO PARECER N.º 65/CITE/2015 Assunto: Resposta à reclamação do parecer prévio à intenção de recusa do pedido de autorização de trabalho em regime de horário flexível de trabalhadora

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA Regulamento de Estágio para Ingresso nas Carreiras do Grupo de Pessoal Técnico Superior, Técnico e de Informática do Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de Moura PREÂMBULO Publicado

Leia mais

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso 2ª Fase OAB - Civil Juquinha Junior, representado por sua genitora Ana, propôs ação de investigação de paternidade

Leia mais

CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO ECONÓMICA REFORMAS EM CURSO NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (BRASIL E PORTUGAL)

CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO ECONÓMICA REFORMAS EM CURSO NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (BRASIL E PORTUGAL) CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO ECONÓMICA REFORMAS EM CURSO NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (BRASIL E PORTUGAL) 31 DE MAIO 2012, UNIVERSIDADE S. JUDAS TADEU, S. PAULO, BRASIL UM NOVO REGIME DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA

Leia mais

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório.

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório. A C Ó R D Ã O 7ª Turma CMB/fsp EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA. Embargos acolhidos apenas para prestar esclarecimentos, sem efeito modificativo. Vistos, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores

Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores I Traços gerais da figura do privilégio creditório (art.ºs 733.º a 753.º do Código Civil) 1. Espécies: em função da natureza

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

Anexo VII (A que se refere o artigo 3.º)

Anexo VII (A que se refere o artigo 3.º) Anexo VII (A que se refere o artigo 3.º) AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Instruções de preenchimento das fichas de avaliação, de reformulação e de monitorização de desempenho dos dirigentes intermédios e dos trabalhadores

Leia mais

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO AULA 07.1 - INTRODUÇÃO TERMINOLOGIAS NO No processo do trabalho há um dialeto próprio, que define: -O AUTOR como sendo o RECLAMANTE; -O RÉU como sendo do RECLAMADO. 1 2 DO O direito

Leia mais

Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011. Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova.

Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011. Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova. Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011 Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova Sumário 1. Quando o Tribunal estiver perante uma situação em que o arresto

Leia mais

INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DE LISBOA. Regulamento de provas de avaliação da capacidade para a frequência dos maiores de 23 anos

INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DE LISBOA. Regulamento de provas de avaliação da capacidade para a frequência dos maiores de 23 anos INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DE LISBOA Diário da República, 2.ª série N.º 186 26 de Setembro de 2006 Regulamento n.º 184/2006 Regulamento de provas de avaliação da capacidade para

Leia mais

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE N.º 01/2008 Data: 2008/07/16 Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso e Unidade de Certificação SÍNTESE: A

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0409/11 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA RECLAMAÇÃO PRESCRIÇÃO DO

Leia mais

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO Liberdade de profissão Preparado por Carolina Cutrupi Ferreira (Escola de Formação, 2007) MATERIAL DE LEITURA PRÉVIA: 1) Opinião Consultiva n. 5/85 da Corte Interamericana

Leia mais

No âmbito deste procedimento, foram recebidas respostas da Tele2 e da PTC (em anexo ao presente relatório):

No âmbito deste procedimento, foram recebidas respostas da Tele2 e da PTC (em anexo ao presente relatório): http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=246205 RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA PRÉVIA A QUE FOI SUBMETIDO O PROJECTO DE DECISÃO RELATIVO À RESOLUÇÃO DE UM LITÍGIO ENTRE A TELE2 E A PT COMUNICAÇÕES QUANTO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO AGRAVO LEGAL EM APELAÇÃO CÍVEL Nº 0000720-74.2007.4.03.9999/SP 2007.03.99.000720-4/SP RELATOR : Juiz Federal Convocado Silvio Gemaque APELANTE :

Leia mais

Tratamento jornalístico das candidaturas

Tratamento jornalístico das candidaturas Tratamento jornalístico das candidaturas Disposições aplicáveis: - Artigo 113º nº 3 alínea b) da Constituição da República Portuguesa; - Artigos 59º, 67º, 71º e 74º da Lei Orgânica n.º 1/2006, de 13 de

Leia mais

CIRCULAR N/REFª: 85/2015 DATA: 06/10/2015

CIRCULAR N/REFª: 85/2015 DATA: 06/10/2015 CIRCULAR N/REFª: 85/2015 DATA: 06/10/2015 Assunto: Regimes jurídicos do Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), do Mecanismo Equivalente (ME ) e do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT) Exmos.

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

ANTEPROJECTO DE DECRETO-LEI RELATIVO AOS SEGUROS DE GRUPO

ANTEPROJECTO DE DECRETO-LEI RELATIVO AOS SEGUROS DE GRUPO ANTEPROJECTO DE DECRETO-LEI RELATIVO AOS SEGUROS DE GRUPO CONTRIBUTIVOS Nos contratos de seguro de grupo em que os segurados contribuem para o pagamento, total ou parcial, do prémio, a posição do segurado

Leia mais

PARECER N.º 45/CITE/2006

PARECER N.º 45/CITE/2006 PARECER N.º 45/CITE/2006 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora puérpera, nos termos do n.º 1 do artigo 51.º da Lei n.º 99/2003, de 27 de Agosto, que aprovou o Código do Trabalho, conjugado

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. Como amplamente noticiado nestes últimos dias, o Supremo Tribunal Federal, em decisão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0951/12 Data do Acordão: 30-01-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15201 Nº do Documento: SA2201301300951 Data de Entrada:

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Localização de operações - Transportes terrestres, operações de armazenagem e distribuição Continente RA s -

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO APROVADO PELO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA DA ORDEM DOS ADVOGADOS NO ÂMBITO DO REGULAMENTO N.º 52-A/2005 DO CONSELHO GERAL A formação e avaliação têm

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 251 31 de Dezembro de 2007 9141. Portaria n.º 1633/2007

Diário da República, 1.ª série N.º 251 31 de Dezembro de 2007 9141. Portaria n.º 1633/2007 Diário da República, 1.ª série N.º 251 31 de Dezembro de 2007 9141 Portaria n.º 1633/2007 de 31 de Dezembro A Lei n.º 66 -B/2007, de 28 de Dezembro, que estabelece o sistema integrado de gestão e avaliação

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha.

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha Regulamento Da PAP (Prova de Aptidão Profissional) Cursos Profissionais (Portaria

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 6/A/01 [Artigo 20º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril]

RECOMENDAÇÃO N.º 6/A/01 [Artigo 20º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] Número: 6/A/01 Data: 18.04.2001 Entidade visada: Ministro do Ambiente Assunto: Taxa de ocupação de terrenos ou planos de água Decreto-Lei n.º 47/94, de 22 de Fevereiro. Área: A2 Processo R-816/99 (A2)

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A.

REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A. REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A. 13 de Outubro de 2015 REGULAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO EDP Energias de Portugal, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito)

Leia mais

Município de Valpaços

Município de Valpaços Município de Valpaços Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias Preâmbulo A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades

Leia mais

PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS

PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS A UGT sempre valorizou o Programa Nacional de Estágios e a necessidade do aumento do número destes, independentemente de

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PROVEDORIA DO CLIENTE

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PROVEDORIA DO CLIENTE REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PROVEDORIA DO CLIENTE ARTIGO 1º SERVIÇO DE PROVEDORIA DO CLIENTE DE SEGUROS 1. O Serviço de Provedoria do Cliente de Seguros é criado por tempo indeterminado e visa a disponibilização

Leia mais

Sumários de Acórdãos de apreciação preliminar Revista excepcional Secções Cíveis Supremo Tribunal de Justiça

Sumários de Acórdãos de apreciação preliminar Revista excepcional Secções Cíveis Supremo Tribunal de Justiça Sumários de Acórdãos de apreciação preliminar Requisitos Certidão Rejeição de recurso I - À semelhança do art. 721.º-A, n.º 2, al. c), do CPC também o art. 672.º, n.º 2, al. c), do NCPC (2013), impõe ao

Leia mais

Processo n.º 110/2003 Data do acórdão: 2003-06-05. Assuntos: recurso intercalar de subida diferida art.º 602.º, n.º 2, do Código de Processo Civil

Processo n.º 110/2003 Data do acórdão: 2003-06-05. Assuntos: recurso intercalar de subida diferida art.º 602.º, n.º 2, do Código de Processo Civil Processo n.º 110/2003 Data do acórdão: 2003-06-05 (Autos de recurso penal) Assuntos: recurso intercalar de subida diferida art.º 602.º, n.º 2, do Código de Processo Civil S U M Á R I O 1. O recurso interposto,

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

Fórum Jurídico. Junho 2013 Direito do Trabalho INSTITUTO DO CONHECIMENTO AB. www.abreuadvogados.com 1/5

Fórum Jurídico. Junho 2013 Direito do Trabalho INSTITUTO DO CONHECIMENTO AB. www.abreuadvogados.com 1/5 Junho 2013 Direito do Trabalho A Livraria Almedina e o Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados celebraram em 2012 um protocolo de colaboração para as áreas editorial e de formação. Esta cooperação

Leia mais

Empreendedorismo e Segurança Jurídica. António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL

Empreendedorismo e Segurança Jurídica. António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL Empreendedorismo e Segurança Jurídica António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL Empreendedorismo a criação/investimento num ambiente de risco acrescido.. Empreendedorismo

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 121/XII/1.ª

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 121/XII/1.ª PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 121/XII/1.ª Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 562/2006 para estabelecer regras comuns sobre a reintrodução temporária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0347/13 Data do Acordão: 03-07-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16033 Nº do Documento: SA2201307030347

Leia mais

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6)

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) O Provedor de Justiça, no uso da competência prevista no artigo 281.º, n.º 2, alínea d), da Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO Instituto de Ciências Sociais REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO O Conselho do Instituto, em reunião de 21 de Julho de 2010 deliberou aprovar o presente regulamento de funcionamento. Capítulo I (Natureza

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES E NEGÓCIOS ENTRE PARTES RELACIONADAS DA EDP

Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES E NEGÓCIOS ENTRE PARTES RELACIONADAS DA EDP Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES E NEGÓCIOS ENTRE PARTES RELACIONADAS DA EDP 29.07.2010 REGULAMENTO SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES E NEGÓCIOS ENTRE PARTES RELACIONADAS

Leia mais

Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais

Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais 1 Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais Autora: Vânia Costa Ramos, a d v o g a d a estagiária, e-mail: Vaniacostaramos@netcabo.pt

Leia mais

PARECER N.º 403/CITE/2015

PARECER N.º 403/CITE/2015 PARECER N.º 403/CITE/2015 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa do pedido de autorização de trabalho em regime de horário flexível de trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do

Leia mais

Regulamento do Provedor do Cliente

Regulamento do Provedor do Cliente Vr5-0_Março/2016 Índice Artigo 1.º - Atribuições... 3 Artigo 2.º - Duração do mandato e incompatibilidades... 3 Artigo 3.º - Reclamações elegíveis para apreciação pelo Provedor do Cliente... 5 Artigo 4.º

Leia mais

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L R E E S T R U T U R A Ç Ã O E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S I. I N T R O D U Ç Ã O No Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, encontra-se prevista a adopção de um conjunto

Leia mais

A Sentença, em especial a decisão de facto

A Sentença, em especial a decisão de facto Jornadas de Processo Civil CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS Fórum Lisboa 19 de Abril de 2013 A Sentença, em especial a decisão de facto Com base no texto final da Proposta de Lei n.º 113/XII, aprovado na

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DO DALLAS FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL

PLANO DE PORMENOR DO DALLAS FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL Deliberação da Reunião Câmara Municipal de 29/11/2011 DIRECÇÃO MUNICIPAL DE URBANISMO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PLANEAMENTO URBANO DIVISÃO

Leia mais