Curso 1: Montagem de Microcomputadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso 1: Montagem de Microcomputadores"

Transcrição

1 Programa Intel Aluno Técnico Curso de Montagem de Microcomputadores Versão Curso 1: Montagem de Microcomputadores

2

3 Visão Geral Visão Geral 1 Seja bem-vindo! Olá Aluno-Técnico Intel! Seja bem-vindo ao nosso Programa! Vamos nos preparar para uma excursão pelo mundo dos computadores. Nossa missão principal será conhecer todas as partes de um computador e aprender a montá-las de maneira correta para que tudo funcione perfeitamente! Certamente, a participação de uma pessoa num turismo ecológico com o objetivo de conhecer a fauna e a flora não faz dela um biólogo. Entretanto, isto pode contribuir para que esta pessoa continue estudando e torne-se um profissional habilitado na área. A comparação vale para a nossa missão e é exatamente isso que esperamos de você. Desejamos que este seja o melhor início que você poderia ter em sua caminhada rumo ao conhecimento. Os conhecimentos adquiridos poderão ajudar, e muito, na solução de problemas simples e freqüentes que não exijam conhecimentos técnicos mais profundos. Ou seja, poderemos desmontar e montar um computador, substituir partes e periféricos e ainda integrar partes, no sentido de aproveitar partes boas de computadores parados ou com problemas. Por outro lado, não exploraremos em detalhes todos os componentes de um computador porque isto requer um laboratório equipado com instrumentos apropriados e de conhecimentos mais profundos em eletrônica. Mas, desejamos que você se sinta motivado a continuar estudando e se tornar um profissional plenamente habilitado na área computadores. Antes de começarmos, como em toda missão, precisamos de um plano. Vamos planejar. Vamos estabelecer quais serão as ferramentas que iremos usar, o ambiente adequado para as tarefas e os cuidados que deveremos tomar. Esta missão será dividida em etapas que chamaremos de módulos. Cada módulo é composto por uma série de experimentos que nos ajudarão a atingir os objetivos propostos. Vamos começar?

4 Visão Geral 2 Visão Geral Os alunos podem receber, além da cartilha e das apostilas de cada um O curso Montagem de Microcomputadores Este é o primeiro dos dois cursos do Programa Intel Aluno Técnico. Ao final deste curso, você será capaz de: Identificar os principais dispositivos externos e internos de microcomputadores (monitor, teclado, mouse, portas de conexão, processador, placa-mãe, memória RAM, Chipset, fonte de alimentação, placas de vídeo, rede, etc) Informar as principais funções de cada dispositivo e a relação de interdependência entre eles Identificar os diferentes padrões de barramentos existentes Montar completamente, de forma segura e adequada, um microcomputador a partir de peças novas e, principalmente, a partir de peças em bom estado retiradas de computadores (antigos ou não) com defeitos em outras peças Realizar as principais configurações na BIOS Particionar e Formatar um disco rígido Instalar um sistema operacional Reconhecer alguns dos problemas mais simples identificados geralmente pela própria BIOS Sua Apostila Sua apostila contém cinco módulos. Em cada módulo você encontrará uma introdução teórica sempre seguida de exercícios práticos. Alguns destes exercícios são realizados por escrito na própria apostila. Outros, porém, necessitarão que você manuseie componentes de um computador que deverá estar a sua disposição durante as aulas. Acompanha a apostila um CD-ROM que contém vídeos e outros recursos que serão utilizados durante a aula. Toda vez que um recurso do CD- ROM for necessário, em meio ao texto, você verá a referência ao recurso ao lado da seguinte figura:

5 Conhecendo o Computador Módulo 1.1 Primeiros Passos Neste módulo você começará a entrar em contato com o computador. Vamos começar de fora para dentro, primeiro vamos analisar as partes externas do computador e aprender como elas se encaixam. Depois vamos aprender quais os cuidados que devemos ter para tornar nossa experiência livre de problemas. Por fim, vamos desmontar o computador passo a passo e à medida que formos desmontando as peças vamos rapidamente identificá-las e analisá-las. Será uma experiência nova e empolgante para você. Então, o que estamos esperando? Vamos começar!

6 Módulo 1.2 Conhecendo o Computador ATIVIDADE 1 EXPLORANDO AS PARTES EXTERNAS DO COMPUTADOR Antes de Começar a Trabalhar Primeiro, vamos dar uma boa olhada por fora do computador. Observar quais são e como estão conectados os dispositivos. Depois vamos aprender quais os cuidados que devemos ter no manuseio das partes internas do computador. Por fim, vamos desmontar o computador, peça por peça e analisar qual a função de cada uma delas e como elas trabalham em conjunto para que o computador consiga funcionar. Vamos lá?

7 Conhecendo o Computador Módulo 1.3 As principais partes externas do computador Se você olhar para o equipamento que está em sua mesa agora, provavelmente verá pelo menos 4 partes. Podemos dizer que essas partes são fundamentais para conseguirmos trabalhar com o computador: Monitor de vídeo Computador Mouse Teclado Principais partes externas do computador Computador: É o conjunto de circuitos eletrônicos (placa-mãe, processador, unidades de armazenamento, memória) que fica armazenado dentro do gabinete. O gabinete é a caixa onde as partes internas do computador ficam encaixadas. Estas partes trabalham em conjunto e são responsáveis por fazer as coisas acontecerem (processamento dos dados). Teclado / Mouse: São os principais dispositivos de entrada de dados no computador, ou seja, através deles conseguimos enviar informações para dentro do computador. Monitor de vídeo: É o principal dispositivo de saída de dados do computador, ou seja, através do monitor, o computador nos envia informações. Todas estas partes estão conectadas (externamente) através de cabos. Mais adiante veremos como isso é feito. Existem vários outros dispositivos que podemos conectar ao computador para nos auxiliar em diversas tarefas, porém os principais são: o teclado, o mouse e o monitor de vídeo. Estes dispositivos que conectamos no computador chamamos também de periféricos. Podemos citar outros

8 Módulo 1.4 Conhecendo o Computador periféricos utilizados como: impressoras, scanners, câmeras de vídeo (WebCam), mas que não são essenciais para as atividades básicas e, portanto, não serão abordados nesta primeira exploração. Você observou que quando falamos do monitor de vídeo, do mouse e do teclado nós falamos em entrada e saída de dados. Mas o que é isso? O que são dados? Por que preciso saber isso? Para um usuário de computador que apenas utiliza o computador para auxiliar nas suas tarefas diárias, saber o que são dados e como eles caminham dentro do computador talvez não tenha importância nenhuma. Mas para você que deverá não só montar como, mais tarde, consertar um computador, é essencial entender como o computador funciona por dentro. E a melhor maneira de fazer isso é entender primeiro o fluxo de dados em um computador. Vamos começar?

9 Conhecendo o Computador Módulo 1.5 Entendendo o Fluxo de Dados entre as Partes Externas de um Computador Você sabe o que são dados? Em informática, dados são pedacinhos de informação. Ou seja, quando os dados são trabalhados e agrupados de forma correta eles servem para nos trazer alguma informação. Uma informação pode ser um texto, uma imagem, alguma coisa que nos transmita uma idéia, um conhecimento. Esses pedacinhos de informação que chamamos de dados são representados dentro do computador na forma de bits. Os bits são conjuntos de zeros (0) e uns (1) que juntos representam alguma coisa, uma letra, um número, um pontinho de uma imagem. O número 5, por exemplo, pode ser representado pelo conjunto de bits 101. Cada conjunto de 8 bits, chamamos de byte, a principal unidade que utilizamos para medir o tamanho de uma informação. É através dos bits que o computador pode representar coisas do mundo real em uma linguagem que ele pode entender e trabalhar. Mas por que o computador só entende zeros e uns? A resposta é porque o computador nada mais é do que uma máquina elétrica. Como toda máquina movida à eletricidade, o que passa por dentro do computador são apenas pulsos elétricos. Pois os bits 0 e 1 são representados dentro do computador na forma de pulsos elétricos. Pulsos de tensão baixa representam zeros (0). Pulsos de tensão um pouco mais alta representam uns (1). A todo o momento, bits estão indo e vindo de uma parte do computador para outra, sendo transformados de pulsos elétricos para outras formas como, por exemplo, para pulsos de luz (quando vemos uma imagem no monitor), ou para campos eletromagnéticos (quando são armazenados ), etc. De qualquer forma, em qualquer formato, a menor unidade de informação dentro do computador sempre será o bit.

10 Módulo 1.6 Conhecendo o Computador Para entendermos como os dados (bits na forma de pulsos elétricos) trafegam entre os dispositivos, vamos utilizar um exemplo. Imagine alguém escrevendo um texto usando o teclado e vendo o texto aparecendo no monitor de vídeo. Como será que isso acontece? Vamos ver passo a passo: 1. Ao apertar as teclas, os dados saem do teclado em forma de pulsos elétricos que representam bits. Cada conjunto de bits representa uma tecla que foi pressionada. Esses bits chegam à placa-mãe através do cabo do teclado. Pressionando a tecla A 2. Dentro da placa-mãe os dados são trabalhados utilizando os componentes internos do computador: processador, memória, entre outros (veremos o fluxo de dados interno no próximo módulo). 3. Os dados trabalhados (processados) saem do computador pela interface de vídeo e através do cabo do monitor chegam até dentro do monitor de vídeo. 4. Dentro do Monitor os bits transformam-se em pulsos de luz que preenchem a tela nos lugares corretos permitindo que você veja as letras que você digitou.

11 Conhecendo o Computador Módulo 1.7 Letra digitada no teclado aparecendo no monitor Percebeu que podemos dizer que esse processo ocorreu em três fases? 1. Entrada de Dados: quando as teclas foram pressionadas e os bits chegaram até o computador. 2. Processamento: quando o computador coletou os bits que vieram do teclado e trabalhou com eles para preparar a exibição das letras na tela. 3. Saída de Dados: quando os bits que saíram do computador, chegaram ao monitor e foram exibidos na tela. Toda tarefa realizada no computador segue esse fluxo. Têm sempre dados chegando de algum dispositivo de entrada, que depois são processados pelo computador e por fim são enviados para algum dispositivo de saída ou de armazenamento. Que tal ligarmos agora seu computador e fazermos a mesma coisa pra verificar se ele está funcionando?

12 Módulo 1.8 Conhecendo o Computador Verificando o funcionamento do computador Vamos agora verificar se nosso computador está funcionando e se o fluxo de dados que vimos no exemplo anterior realmente acontece. Mãos à Obra 1. Ligue o Monitor de vídeo apertando o botão liga/desliga na parte da frente do monitor. 2. Ligue o computador apertando o botão liga/desliga na parte da frente do gabinete. 3. Verifique se o sistema operacional está sendo carregado. Uma tela semelhante à figura abaixo deverá aparecer: Tela de carregamento do Windows versão XP 4. Após o carregamento completo do Sistema, uma tela semelhante à figura a seguir deverá aparecer.

13 Conhecendo o Computador Módulo 1.9 Tela inicial do Windows versão XP 5. Abra um programa editor de textos. No nosso exemplo abriremos o programa Blobo de Notas do Windows. Clique com o botão esquerdo do mouse no botão Iniciar, depois em Acessórios e finalmente em Bloco de Notas. Abrindo o Bloco de Notas

14 Módulo 1.10 Conhecendo o Computador 6. Aperte algumas teclas do teclado e veja se no programa de textos que você abriu as letras aparecem. Digitando letras no Bloco de Notas 7. Feche o programa clicando com o botão esquerdo do mouse no X que aparece do lado direito superior da janela. Quando o programa perguntar se você deseja salvar o arquivo, diga que não, clicando no botão NÃO. Fechando o Bloco de Notas

15 Conhecendo o Computador Módulo Seguindo as instruções do seu professor, desligue o computador através dos comandos corretos na tela principal do sistema operacional. Assista ao filme Fluxo de Dados Você prestou atenção que enquanto apertava as teclas as letras apareciam no monitor? Pois você acabou de ver na prática a entrada, o processamento e a saída de dados que ocorre o tempo todo num computador. Quando você movimentou o mouse e clicou nos programas e a seta do mouse se moveu pela tela aconteceu a mesma coisa. Você conseguiria dizer agora, quais foram as etapas envolvidas no movimento do mouse? Mãos à Obra Ligue os pontos relacionando o evento à etapa do fluxo de dados correta: Você movimentando o mouse e o mouse enviando os dados do movimento para o computador Processamento de dados O computador recebendo os dados e trabalhando com eles de maneira que eles possam ser enviados para o monitor de vídeo. Saída de Dados Os dados sendo enviados para o monitor que os transforma em pulsos de luz e você vendo a seta do mouse se movimentando na tela Entrada de Dados Assista ao filme Como os bits trafegam pelos circuitos do computador Vamos agora ver mais detalhes das partes externas de um computador?

16 Módulo 1.12 Conhecendo o Computador Dispositivos de Entrada de Dados. O Teclado O teclado é o principal dispositivo de entrada de dados dos computadores. O teclado possui um circuito eletrônico que identifica quando uma tecla é apertada e envia o código correspondente a tecla para o computador através de um cabo que conecta o teclado ao computador. O sistema de conexão entre o teclado e o computador pode ser DIN, mini DIN (PS/2) ou USB. A figura a seguir mostra os padrões citados. Tipos de Conectores de Teclado Nome Conector do Teclado Conector do Computador DIN Conector macho Conector fêmea MINI-DIN Conector macho Conector fêmea USB Conector macho Conector fêmea

17 Conhecendo o Computador Módulo 1.13 Mãos à Obra 1. Desconecte o cabo do teclado do seu computador e observe, atentamente, para o formato dele. Desconectando o cabo do de teclado PS/2 2. Observe tanto o conector macho quanto o conector fêmea. 3. Note que existe um guia que não permite que o mesmo seja conectado de forma errada. 4. Comparando seu conector com as figuras na tabela de conectores, identifique qual é o tipo de conector que está utilizando: DIN Mini-DIN (PS/2) USB OBS: O conector mini DIN (PS/2) é idêntico ao usado para o mouse e tem que ser identificado por cor (geralmente o do mouse é verde e o do teclado é roxo) ou quando não houver cor tem que procurar um desenho de um teclado próximo ao conector ou ainda verificar o manual da placa-mãe. O teclado acumula com facilidade sujeira entre suas teclas. O uso de um soprador de ar ou de um pincel pode eliminar grande parte desta sujeira. Obviamente, para uma limpeza mais apurada, todas as teclas devem ser retiradas e a sujeira removida com um pincel. As teclas podem ser limpas com um pano úmido. Cuidado para não deixar que água escorra para dentro do teclado.

18 Módulo 1.14 Conhecendo o Computador O Mouse O mouse é um dispositivo apontador. Grande parte da navegação nos programas aplicativos pode ser feita com o uso deles. Internamente, o mouse funciona baseado no giro de uma esfera que se move de acordo com o seu movimento. O giro da esfera provoca a rotação de dois eixos, um vertical e um horizontal, que captam o movimento e através de um mecanismo transformam este movimento em pulsos elétricos (bits) que são enviados à placa-mãe. Eixo Vertical Eixo horizontal Mecanismo Interno do Mouse tipo Scroll Atualmente existem mouses que funcionam de forma óptica, ou seja, o deslocamento do mouse é registrado não pelo movimento de uma esfera, mas sim por um feixe de luz que é refletido pela superfície. À medida que o mouse se movimenta esse feixe é refletido em ângulos diferentes. No mouse existe um sensor que capta em qual direção ocorreu a angulação, determinando para que lado o mouse foi movimentado.

19 Conhecendo o Computador Módulo 1.15 Sensor Óptico Mecanismo do mouse óptico O sistema de conexão entre o mouse e o computador pode ser mini DIN (PS-2), porta Serial ou USB. A figura a seguir mostra os padrões citados. Tipos de Conectores de mouse Nome Conector do mouse Conector do Computador Serial (DB-9) Conector fêmea Conector macho MINI-DIN Conector macho Conector fêmea USB Conector macho Conector fêmea

20 Módulo 1.16 Conhecendo o Computador Mãos à Obra 1. Desconecte o cabo do mouse do seu computador e observe atentamente o formato dele. Desconectando o cabo do mouse PS/2 2. Observe tanto o conector macho quanto o conector fêmea. 3. Note que existe um guia que não permite que o mesmo seja conectado de forma errada. 4. Comparando seu conector com as figuras na tabela de conectores, identifique qual é o tipo de conector que está utilizando: DIN Mini-DIN (PS/2) USB

21 Conhecendo o Computador Módulo 1.17 Devido ao uso, o mouse acaba recolhendo sujeira depositada sobre a mesa de trabalho ou mesmo dos pads (base geralmente de borracha para auxiliar o usuário no manuseio com o mouse). Essa sujeira acaba sendo depositada dentro do mouse, nos eixos internos que captam o movimento da esfera. Isso determina um mau funcionamento do mouse. Quando um deslocamento é realizado e o cursor não acompanha o movimento, pode significar que uma limpeza nos eixos é bem-vinda. Mãos à Obra 1. Primeiro com a ajuda de seu professor, identifique o tipo do mouse que está sobre sua mesa: Mouse com esfera Mouse óptico 2. Se seu mouse for do tipo scroll (com esfera), retire a tampa inferior girando para o lado indicado geralmente por uma seta. Retirando a tampa inferior do mouse 3. Retire a esfera e observe as duas barras (horizontal e vertical) que captam o movimento do mouse.

22 Módulo 1.18 Conhecendo o Computador 4. As barras devem estar lisas e sem nenhuma camada de sujeira. Se houver sujeira, retire-a com um pano úmido, com cotonetes ou mesmo com a ponta da chave de fenda, tomando muito cuidado. Acúmulo de sujeira Retirando a sujeira com a chave de fenda 5. Após a limpeza, recoloque a esfera e a tampa.

23 Conhecendo o Computador Módulo 1.19 Outros Dispositivos de Entrada Além do teclado e do mouse existem vários outros dispositivos de entrada. Os mais comuns, além do mouse e do teclado, são o scanner e a câmera digital. O scanner é um dispositivo que serve para captar imagens que estão em folhas de papel e transformá-las em imagens digitais que podem ser exibidas no monitor de vídeo e gravadas em arquivos. Scanner Já a câmera digital registra as imagens em arquivos e não em filme como as câmeras comuns. Estes arquivos podem ser transferidos para o computador, conectando a câmera ao computador através de um cabo de dados. Câmera Digital

24 Módulo 1.20 Conhecendo o Computador Dispositivos de Saída de Dados O Monitor de vídeo O monitor de vídeo é o principal dispositivo de saída do computador. Através dele podemos ver imagens e textos que permitem que o computador se comunique conosco. Todo monitor tem controles de imagem como brilho, contraste, posição, cor, etc., assim como nas televisões. As dimensões dos monitores de vídeo encontradas no mercado são de 14, 15, 17, 19, 20 e 21 polegadas. Esta medida é feita na diagonal da tela. Controles de imagem do monitor Além do tamanho da tela, o monitor também possui outras duas características importantes: resolução e freqüência. A resolução que um monitor suporta é o número de pontos que formam a imagem na horizontal e na vertical. É muito importante utilizar um monitor de vídeo que suporte a resolução que você configurou em seu computador, caso contrário, a imagem ficará distorcida.

25 Conhecendo o Computador Módulo 1.21 As resoluções mais comuns, utilizadas pelos usuários e suportadas pelos monitores são: 640 x x x 768 Essas medidas representam o número de pontos que compõe a imagem em toda a tela do monitor na horizontal e na vertical respectivamente. Quanto maior o número de pontos, melhor será a definição da imagem. A freqüência diz respeito à velocidade de atualização da imagem no monitor. Por exemplo, se um monitor está operando em 60 Hz, significa que a tela é atualizada 60 vezes por segundo (60 quadros por segundo). Só pra você ter uma idéia, a televisão possui uma atualização de tela de 30 Hz e no cinema, a tela é atualizada em 24 Hz. Geralmente os monitores possuem uma faixa de freqüência que conseguem trabalhar numa determinada resolução. Cabe a você configurar seu computador para que trabalhe numa freqüência suportada pelo seu monitor. Caso contrário a imagem ficará distorcida. Essa configuração é feita através de uma opção em seu sistema operacional. Existem muitos fabricantes de monitores de vídeo, entretanto, todo fabricante segue o mesmo padrão de conexão. O padrão estabelecido e seguido até o momento é o VGA. Tipos de Conectores de Monitor de Vídeo Nome Conector do Monitor Conector do Computador VGA Conector macho Conector fêmea

26 Módulo 1.22 Conhecendo o Computador Mãos à Obra 1. Desconecte o cabo do monitor de vídeo que está acoplado ao computador. Observe atentamente o número de pinos e o formato tanto do conector fêmea quanto do macho. Desconectando o cabo VGA 2. Note também que não há outro igual e, portanto, não há como errar a conexão no momento da montagem. O cabo de força do Monitor de vídeo segue o mesmo padrão de três pinos do computador. 3. Alguns Monitores de Vídeo mais antigos possuem uma chave de seleção de tensão (110V 220V) assim como nas fontes de alimentação. Faça uma leitura da etiqueta fixada pelo fabricante (quando houver) na parte traseira do Monitor de vídeo e verifique como é feita a seleção da tensão de entrada. Nos Monitores de Vídeo mais modernos não há chave de seleção de voltagem e assim, não é preciso se preocupar com isto quando for ligar um monitor na tomada. Normalmente eles aceitam tensões na faixa de 90 a 240 V, na maioria dos casos. Etiqueta localizada na parte detrás de um monitor, indicando a tensão mínima e máxima de entrada. No caso deste monitor, a tensão de entrada pode ser de 90 a 264 volts.

27 Conhecendo o Computador Módulo 1.23 Mãos à Obra 1. Localize na etiqueta de seu monitor quais as tensões mínimas e máximas suportadas e anote no espaço abaixo (Lembre-se que a letra que simboliza a tensão é a letra V de Volt): Tensão Mínima: Tensão Máxima: O monitor de vídeo pode receber uma limpeza externa. Para isso, inicialmente desligue o monitor da tomada. Limpe os frisos e os locais mais difíceis de acesso com um pincel. Retire o pó (caso tenha um aspirador, melhor). Depois, com um pano umedecido, limpe a tela e as partes plásticas com cuidado. Um acabamento mais caprichado pode ser obtido com o uso de cotonetes umedecidos nas partes mais difíceis. Lembre-se sempre de retirar o monitor da tomada antes de efetuar a limpeza. Outros Dispositivos de Saída Além do monitor de vídeo existem vários outros dispositivos de saída. O mais comum além do monitor é a impressora. A impressora serve para registrar em papel imagens e textos que estão em formato digital. Podemos dizer que faz a função contrária a do scanner. Impressora

28 Módulo 1.24 Conhecendo o Computador O que é Interface? O que você viu ao desconectar e conectar os cabos do teclado, mouse e monitor são apenas cabos e conectores. Na verdade isso é apenas a parte que você enxerga do que chamamos de interface. Interface é um termo que utilizamos para designar algo que serve de meio de comunicação entre duas coisas distintas. Quando estamos falando de hardware, interface é o conjunto de circuitos, cabos e conectores que fazem a comunicação entre dois dispositivos ou entre um dispositivo e o computador. Mas o que você precisa saber mesmo é que as interfaces são criadas seguindo normas que são estabelecidas entre os fabricantes. Dessa forma, várias marcas diferentes de teclados, mouses e monitores podem ser conectados ao mesmo computador porque elas seguem o mesmo padrão. Desde o circuito interno dos dispositivos, passando pelos cabos e chegando aos conectores, tudo seguiu regras precisas de fabricação. Você pode perguntar: O que eu tenho a ver com isso? A questão é que à medida que a tecnologia vai se aprimorando, novas interfaces (mais rápidas e mais baratas) vão sendo criadas e as interfaces mais antigas vão caindo em desuso. Por esse motivo, um tipo de teclado pode ou não ser conectado a um computador. Agora você pode perguntar: Como eu sei qual a interface de teclado que devo utilizar para este ou para aquele computador? A resposta é simples: Você pode geralmente conhecer a interface através do conector. Os conectores seguem sempre um padrão de macho e fêmea. Basta olhar atrás do computador para ver qual é o conector fêmea do teclado e você saberá que para aquele computador somente um teclado com um conector macho compatível poderá ser conectado. Normalmente, na parte detrás do gabinete estão disponíveis os conectores para estabelecer comunicação com diversos dispositivos externos. Podemos encontrar conectores de comunicação serial (DB-9), paralelo (DB-25), USB, PS/2, entre outros. Às vezes um mesmo computador aceita dois tipos de mouse diferentes, por exemplo. Computadores que trazem as interfaces do tipo USB e PS2 podem aceitar tanto mouses com interface USB quanto PS2. Você escolhe qual utilizar. Veja na figura abaixo os tipos mais comuns de interfaces e logo em seguida veja a legenda explicando quais são e para que servem estas interfaces.

29 Conhecendo o Computador Módulo Interface de Som: Serve para reproduzir e capturar sons. Geralmente tem três conectores: um para saída de som (caixa de som), outro para entrada de microfone e um outro auxiliar para entrada de som. 2 Interface de Vídeo (VGA): Interface apenas de saída de dados. Serve para enviar imagens através de sinais de vídeo para o monitor. 3 Interface Serial (RS-232): Interface para entrada e saída de dados. Tem múltiplas funções. Através dela é possível enviar e receber dados do computador para qualquer dispositivo que utilizar também esta interface. Pode servir para conectar um mouse serial. 4 Interface USB: Interface para entrada e saída de dados. É uma das interfaces mais modernas e úteis. A maioria dos dispositivos, hoje em dia, são fabricados utilizando essa interface, dentre eles mouses, teclado, impressoras, scanners entre outros. 5 Interface de Teclado (mini Din PS/2): Interface apenas de entrada de dados. Serve apenas para conectar teclados do tipo PS/2. 6 Interface de Controle de Jogos (joystick): Serve apenas para conectar joysticks (aqueles controles de videogame). 7 Interface Paralela: Interface para entrada e saída de dados. Através dela é possível enviar e receber dados do computador para qualquer dispositivo que também utiliza esta interface. Muito utilizada para conectar impressoras. 8 Interface de Rede (RJ-45): Interface para entrada e saída de dados. Através dela é possível conectar o computador em uma rede de computadores ou conectá-lo diretamente a outro computador. Muito

30 Módulo 1.26 Conhecendo o Computador utilizada para conectar o computador à Internet (que nada mais é do que uma grande rede de computadores). 9 Interface de Mouse (mini Din PS/2): Interface apenas de entrada de dados. Serve apenas para conectar mouses do tipo PS/2. Agora que você já viu quais são as interfaces mais comuns, vamos identificar quais estão presentes no seu computador? Mãos à Obra 1. Desconecte todos os cabos da parte detrás do gabinete. 2. Vire a parte detrás do gabinete de forma que você possa enxergar a parte detrás com facilidade. 3. Verifique os conectores disponíveis no seu computador. 4. Peça ajuda do professor para identificar todos os conectores 5. Identifique os tipos de interface e a quantidade disponível de acordo com os conectores. 6. Escreva no espaço abaixo o nome de cada uma das interfaces que você identificou. Existem ainda adaptadores que permitem que um dispositivo de um tipo possa ser conectado a uma interface de outro tipo. Alguns adaptadores

31 Conhecendo o Computador Módulo 1.27 ATIVIDADE 2 CUIDADOS AO TRABALHAR COM COMPUTADORES Preparando seu Ambiente de Trabalho A primeira coisa que um bom aluno-técnico deve fazer antes de começar a trabalhar é preparar adequadamente seu ambiente de trabalho. O ambiente ideal para a montagem e manutenção de computadores deve ser limpo e livre de objetos estranhos à atividade que iremos desenvolver. Basicamente, precisamos de uma mesa de dimensões que acomodem com alguma folga um computador completo. O tampo da mesa pode ser de fórmica, vidro ou mesmo madeira devendo-se evitar materiais que acumulam cargas elétricas como plástico e carpete. O melhor é revestir a mesa com materiais antiestáticos como borrachas especiais para este fim que ainda propiciam uma superfície menos agressiva às partes do computador. Deve-se também evitar locais revestidos de carpete devido à carga de eletricidade estática que pode ser gerada. É muito importante evitar comer, beber e até mesmo fumar durante o trabalho de manutenção ou de montagem do computador. Mãos à Obra 1. Prepare seu ambiente de trabalho, removendo quaisquer materiais da mesa, como líquidos, comida, ou qualquer outro material que não esteja relacionado com os experimentos do curso. 2. Deixe um espaço livre na mesa para acondicionar as peças do computador que serão desmontadas na Atividade 3 deste módulo.

32 Módulo 1.28 Conhecendo o Computador Cuidados com a Eletricidade Estática A eletricidade estática nada mais e do que o acúmulo de cargas elétricas em diversos materiais, inclusive no nosso próprio corpo. Essas cargas podem ser acumuladas em nosso corpo simplesmente pelo atrito da roupa ou do carpete, por exemplo. As cargas elétricas podem danificar facilmente componentes eletrônicos. É por isso que devemos ter todo o cuidado ao manusear os componentes internos de um computador, evitando sempre encostar na parte onde estão os circuitos eletrônicos, como vemos na figura abaixo. Certo Errado Certo Errado Além do cuidado no manuseio dos componentes, podemos ajudar nosso corpo a descarregar a eletricidade estática. Para isso, o método mais eficiente é utilizar uma pulseira antiestática conectada a um fio terra. O fio terra nada mais é do que um fio conectado a uma barra de metal que fica a alguns metros embaixo do solo. Ele funciona como uma espécie de para-raio, conduzindo as cargas elétricas para a terra. Porém, não é muito comum encontrar nas bancadas de trabalho pinosterra para conexão de pulseiras antiestáticas. Podemos então, mesmo que não seja muito eficiente, conectar a pulseira em algum objeto de metal, como o próprio gabinete do computador.

33 Conhecendo o Computador Módulo 1.29 Mãos à Obra 1. Pegue sua pulseira antiestática e conecte o terminal metálico em alguma parte do gabinete que não esteja pintada. Pode ser um dos parafusos que prendem o gabinete na parte detrás do computador. 2. Se não possuir uma pulseira antiestática, desconecte o cabo de força do gabinete e encoste a mão por alguns segundos em alguma parte da superfície metálica do gabinete sem pintura. Cabo de força sendo desconectado da fonte de alimentação Pulseira antiestática sendo conectada no gabinete

34 Módulo 1.30 Conhecendo o Computador Se você não possuir uma pulseira antiestática, você pode, antes de começar a trabalhar com o computador, encostar por alguns segundos em um objeto de metal, como janelas, portas, etc. Alguns materiais, como lã, flanela, tecidos em geral, carpetes, tapetes, vários tipos de plástico facilitam o acúmulo de cargas elétricas. Já outros materiais como borracha, cerâmica e madeira dificultam o acúmulo de cargas e podem ser utilizados em seu ambiente de trabalho, nas mesas e no piso. Atenção! O ideal é ter um sistema de aterramento segundo exigem às normas da companhia de distribuição. Caso seu laboratório possua um bom sistema de aterramento, você pode aproveitá-lo e instalar um ponto de aterramento em sua bancada de trabalho.

35 Conhecendo o Computador Módulo 1.31 Sistema de Aterramento As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. O descarregamento dessas cargas elétricas evita que pessoas tomem choques elétricos ou que equipamentos se danifiquem. Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos (Fase, Neutro e Terra para 110 volts ou Fase, Fase e Terra para 220 volts). Normalmente, existem dois pinos chatos e paralelos (Fase e Neutro) e um pino redondo (Terra). Observe os cabos de energia do computador e do monitor. Verifique que as tomadas seguem o mesmo padrão. Pino e Entrada de Aterramento Um circuito elétrico bem projetado e executado tem um bom sistema de aterramento. Um bom sistema de aterramento elimina os efeitos destrutivos de descargas elétricas em componentes dos computadores além de proteger os usuários de choques elétricos. Infelizmente, a falta de um bom sistema de aterramento e, pior, a inexistência deles é constantemente observada nas tomadas utilizadas nos sistemas computacionais. Como um bom aluno-técnico, recomende sempre para que haja um bom sistema de aterramento na sua escola ou local de trabalho.

36 Módulo 1.32 Conhecendo o Computador Filtros de Linha, Estabilizadores de Tensão e Nobreaks A rede elétrica pode apresentar vários distúrbios que acabam acarretando problemas de funcionamento nos computadores. Podemos citar como um destes problemas o travamento do computador, isto é, o computador não mais responde a comandos e não executa mais nenhuma tarefa. Outro problema freqüente é o de reinícios esporádicos, ou seja, de uma hora para outra o computador para de fazer sua tarefa, desliga automaticamente e começa tudo de novo. Em qualquer destes problemas o usuário pode perder horas de trabalho e portanto, é melhor evitá-los. Para amenizar estes problemas podemos fazer uso de: Filtros de Linha: protegem o computador de ruídos e surtos de tensão da linha elétrica de alimentação. A maioria dos filtros de linha também utilizam um fusível, que é um dispositivo que queima quando os níveis de tensão aumentam muito acima do normal, evitando que a sobrecarga de tensão chegue até a fonte do computador. Estabilizadores de Tensão: protegem, além dos ruídos e surtos de tensão, de variações para cima ou para baixo que a tensão da rede pode apresentar. Nobreaks: protegem, além de realizar as funções dos dois casos anteriores, de outros fatores mais específicos como por exemplo, a falta de tensão na rede elétrica. Os nobreaks possuem uma bateria interna que mantém o computador funcionando por alguns minutos mesmo que a energia elétrica da rede acabe repentinamente.

37 Conhecendo o Computador Módulo 1.33 Mãos à Obra 1. Identifique com a ajuda do seu professor qual dos equipamentos citados está sendo utilizado em seu ambiente de aula. Equipamento(s) que estou utilizando para proteger meu computador de problemas na rede elétrica: Filtro de Linha Estabilizador Nobreak

38 Módulo 1.34 Conhecendo o Computador Cuidados com a Rede elétrica A rede elétrica fornece tensões de 110 ou 220 volts que podem ocasionar sérios riscos à vida das pessoas se não se tomarem os devidos cuidados. Você verá mais adiante que os computadores possuem uma fonte de alimentação que transforma estas tensões em níveis seguros e que não causam danos para quem está trabalhado com seus componentes internos. Mesmo assim, é muito importante, sempre que estiver manuseando qualquer parte do computador, tanto na montagem/desmontagem como na manutenção, que o computador esteja desligado e com o cabo de força desconectado da parte detrás da fonte de alimentação. Outra coisa muito importante é ajustar a chave seletora de tensão da fonte para corresponder à tensão fornecida pela tomada. Se você não souber qual é a tensão fornecida na tomada, pergunte ao responsável pelo local ou a um eletricista. Chave seletora de tensão na parte detrás da fonte de alimentação Lembre-se que este curso prepara você para trabalhar com os componentes dos computadores, mas não com redes elétricas. Chame sempre um profissional habilitado para preparar a rede elétrica de sua escola, casa, enfim, do seu ambiente de trabalho onde irá conectar seu computador.

39 Conhecendo o Computador Módulo 1.35 Mãos à Obra 1. Desconecte o cabo de força da parte detrás da fonte de alimentação. 2. Verifique a chave seletora de tensão da fonte para ver se corresponde à tensão fornecida na tomada. 3. Se a chave seletora não estiver na posição correta, posicione-a na posição que corresponde à tensão fornecida com a ajuda de uma chave de fenda fina. Posicionando a chave seletora para a tensão de entrada correta 4. Conecte novamente o cabo de força e lembre-se de sempre desconectar o cabo quando for montar ou desmontar qualquer componente interno do computador. Atenção! Sempre verifique a tensão fornecida pela tomada e a posição da chave seletora de tensão antes de ligar um computador pela primeira vez em um novo local. Atenção! Nunca mude a posição da chave seletora com o cabo de força conectado à fonte!

40 Módulo 1.36 Conhecendo o Computador ATIVIDADE 3 DESMONTANDO E EXPLORANDO AS PARTES INTERNAS DO COMPUTADOR Preparando-se para abrir o computador Neste ponto devemos fazer um planejamento mais detalhado. Abrindo o gabinete do computador teremos acesso à fonte de alimentação, as unidades de CD-ROM, de disquetes e de HD e a placa-mãe. Na placamãe são conectados o processador, os pentes de memórias e as placas off-board além dos chipsets, jumpers, baterias, vários conectores, cabos lógicos etc. Cada um deles será manuseado por nós. Agora, o contato com os componentes eletrônicos sensíveis à eletricidade estática será inevitável e, portanto, o uso da pulseira antiestática e os cuidados no manuseio dos componentes tornam-se imprescindíveis. O objetivo final desta etapa é ter o computador totalmente desmontado e cada uma de suas partes estudada. O estudo se resume aos cuidados no manuseio, nos procedimentos de limpeza básicos e nos padrões de conexões mecânicas dos diversos cabos e dispositivos. Lembre-se de reservar um espaço na mesa para acondicionar os dispositivos. Se for preciso, retire o monitor de vídeo, o mouse e o teclado da mesa, pois você não precisará deles neste momento.

41 Conhecendo o Computador Módulo 1.37 Abrindo o Gabinete O procedimento de abertura do gabinete que utilizamos a seguir é baseado em um gabinete tipo torre. Se o gabinete que você está utilizando não é desse tipo, não há problema, basta observar com cuidado e descobrir a forma de abri-lo e de desencaixar os componentes. Mas até os gabinetes de um mesmo tipo podem apresentar diferenças em encaixes mecânicos, quantidade de parafusos etc. Portanto, apesar dos encaixes serem parecidos entre gabinetes diferentes, sempre observe atentamente como as peças são encaixadas no seu gabinete. Nos gabinetes são utilizados geralmente três tipos de parafusos para a fixação das peças, das unidades de HD, CD-ROM, das placas off-board e da própria placa-mãe (veremos mais adiante o que são e como funcionam cada uma destas peças). Dois deles são mais finos e um deles mais grosso. Além disso, também são utilizadas presilhas plásticas e prisioneiros metálicos para a fixação da placa-mãe. 1 3 Apesar de não ser uma regra, os parafusos que você vê na figura acima são geralmente utilizados da seguinte maneira: 1 Parafuso de rosca grossa: Utilizado geralmente para prender a tampa do gabinete, fixar a fonte de alimentação e o HD. 2 Parafuso de rosca fina com cabeça quadrada: Utilizado geralmente para prender as placas off-board no gabinete. Pode substituir o outro parafuso fino de cabeça achatada sem problemas. 3 Parafuso de rosca fina com cabeça achatada: Utilizado geralmente para prender a tampa à placa-mãe, os drives de CD-ROM e disquete no gabinete. Pode substituir sem problemas os parafusos finos com cabeça quadrada. As três regras para a utilização dos parafusos são: 2 1. Se você usar um parafuso fino e ele não der aperto é porque deve usar um parafuso grosso. 2. Se usar um parafuso grosso e estiver fazendo muita força para parafusar é porque deve usar um parafuso fino. 3. Para prender os drives e o HD, utilize parafusos curtos como os que você vê na figura acima. Parafusos mais longos que estes podem danificar os drives.

42 Módulo 1.38 Conhecendo o Computador Mãos à Obra 1. Inicialmente, usando uma chave Phillips retire os parafusos da parte traseira do gabinete. Existem gabinetes em que as tampas laterais, junto com a superior, não fazem parte de uma mesma peça. Neste caso retire somente as tampas laterais. Guarde os parafusos em um recipiente evitando que eles fiquem espalhados pela mesa. Você pode usar um copo de plástico para cada tipo de parafuso, por exemplo. Retirando parafusos da tampa do gabinete 2. Retire a tampa e conecte a pulseira antiestática em algum ponto do gabinete sem pintura. Retirando a tampa do gabinete

43 Conhecendo o Computador Módulo 1.39 Prendendo a pulseira antiestática no gabinete 3. Se seu gabinete for do tipo torre, para ficar mais fácil, você pode deitar o gabinete quando for interessante para verificar ou ter acesso a algum componente dele.

44 Módulo 1.40 Conhecendo o Computador Visão geral das partes internas do computador. Agora que o gabinete está aberto, observe as partes que você já consegue visualizar. Provavelmente você consegue ver a fonte de alimentação, no fundo do gabinete você vê a placa-mãe e bem próximos a parte da frente do gabinete os dispositivos de armazenamento. Vamos tentar identificar cada uma dessas partes com a ajuda das figuras abaixo? Placa-Mãe: A placa-mãe é um dos principais componentes do computador. Conecta todos os dispositivos internos, ou seja, tudo que existe dentro do computador está conectado de uma forma ou outra à placa-mãe. Na placa-mãe estão conectados também o processador e a memória que veremos em detalhes no Módulo 2. Fonte de Alimentação: A fonte de alimentação tem a função principal de transformar a tensão que vem da rede elétrica em uma tensão muito menor, contínua e apropriada aos componentes internos do computador. Fornece energia a todos os dispositivos internos do computador. Disco Rígido (HD): A unidade de Disco Rígido (em inglês Hard Disk) é o principal e mais comum dispositivo de armazenamento encontrado nos computadores, pois é capaz de armazenar grandes quantidades de dados, além de ter uma grande velocidade de leitura/escrita. É popularmente conhecido como Winchester.

45 Conhecendo o Computador Módulo 1.41 Drive de CD-ROM: O drive de CD-ROM é uma unidade de armazenamento que tem a função de apenas ler dados gravados em CDs. Porém, é cada vez mais comum encontrarmos drives de CD-RW que também são capazes de gravar dados em CDs. Drive de Disquete: O drive de disquete tem a capacidade de ler e gravar dados em disquetes. Já existiram drives de disquete de vários tamanhos e capacidades, mas hoje em dia, praticamente só encontramos dives de 3 1/2 (polegadas) e que suportam disquetes de 1.44 MB (Megabytes) de capacidade Placas off-board: Off-board é um termo utilizado para se referir a placas auxiliares que não estão integradas (embutidas) diretamente na placa-mãe (chamadas de on-board). Estas placas são conectadas perpendicularmente à placa-mãe através do que chamamos de slots. Quando falamos em slot de uma placa-mãe nos referimos ao conector próprio para receber placas auxiliares. Placa off-board que é encaixada sobre a placa-mãe

46 Módulo 1.42 Conhecendo o Computador Apesar do termo off-board ser provavelmente o mais popular, você poderá encontrar outros termos como placa filha ou placa de extensão. Existem placas off-board que realizam várias funções. As mais comuns são as placas de Rede, Vídeo e Som. Placas off-board da esquerda para a direita: Modem, Vídeo, Rede e Som. No Módulo 2 nós iremos ver em maiores detalhes cada uma dos componentes internos do computador.

47 Conhecendo o Computador Módulo 1.43 Cabos Internos do Computador Agora que você já tentou identificar as peças internas, olhe com atenção para os cabos que vão e vem de uma peça para outra. Quantos fios, não é mesmo? Que bagunça! Na verdade, o que parece uma grande bagunça segue regras bem definidas, que chamamos de padrões. A primeira coisa que você deve entender é que existem basicamente dois tipos de cabos dentro de um computador: Cabos de Energia Também chamados de cabos de força ou de alimentação. Todos os cabos de energia saem da fonte de alimentação. Existem alguns tipos de conectores, cada um para um tipo de dispositivo Conectores de energia da Fonte de Alimentação 3

48 Módulo 1.44 Conhecendo o Computador 1 Conector de Potência: Só é necessário quando o processador utilizado é Pentium 4. Esse conector é ligado diretamente à placa-mãe próximo ao processador. 2 Conector de 4 pinos (maior): Serve para fornecer energia a diversos dispositivos de armazenamento, entre os mais comuns, o drive de CD-ROM e o HD. 3 Conector de 4 pinos (menor): Normalmente é utilizado apenas para fornecer energia para o drive de disquete. 4 Conector de 20 (ou 24) pinos: Serve para fornecer energia a placas-mãe do tipo ATX. Os conectores de 4 pinos fornecem duas tensões diferentes aos dispositivos. Os cabos vermelhos são de 5 volts e os cabos amarelos de 12 volts. São necessárias 2 tensões diferentes porque a maioria dos dispositivos precisa de dois níveis de tensão para alimentar partes diferentes dos circuitos que exigem tensões diferentes. Todos os conectores de energia possuem chanfros, ou seja, a sua forma possui recortes ou saliências que impedem que o conector seja conectado em posição invertida e o dispositivo receba 12 volts onde deveria receber 5, por exemplo. Se isso fosse possível seria muito fácil queimar os dispositivos. O chanfro de um conector do cabo de energia corresponde ao mesmo formato no conector do dispositivo para que o encaixe seja perfeito. chanfro chanfro Chanfro no conector do cabo de energia

49 Conhecendo o Computador Módulo 1.45 Chanfro Chanfro 1 Chanfro no conector de energia do drive Você pode utilizar qualquer conector que estiver sobrando, que sirva em seu dispositivo e que esteja mais bem posicionado. Dessa forma, quando for conectar um cabo de energia a um dispositivo, utilize o que encaixar perfeitamente e que estiver mais perto, evitando sempre esticar o cabo. É muito comum e normal sobrarem conectores soltos dentro do computador porque você possui menos dispositivos a serem alimentados do que cabos. Se isso acontecer, simplesmente prenda os cabos em alguma parte do gabinete, longe de ventoinhas, utilizando fitas plásticas ou elásticos.

50 Módulo 1.46 Conhecendo o Computador Cabos de Dados Também conhecidos como cabos lógicos, servem para transmitir dados (bits) de um dispositivo para outro. Os cabos de dados mais comuns são os cabos achatados (flat cables) que servem para conectar os dispositivos de armazenamento à placa-mãe. Os cabos de dados também são conhecidos como cabos lógicos. Cabo de dados (flat) de 40 vias Cabo de dados (flat) de 34 vias O cabo de dados de 40 vias (fios) serve para conectar os HDs e drives de CD-ROM à placa-mãe. Já os cabos de 34 vias servem para conectar somente o drive de disquete. Geralmente, os cabos de dados possuem conectores com uma saliência que se encaixa perfeitamente nos conectores de dados com chanfros da placa-mãe e dos dispositivos de armazenamento. Esses chanfros impedem a conexão do cabo do lado errado.

51 Conhecendo o Computador Módulo 1.47 Saliência Saliência Pequena saliência no conector do cabo de dados Chanfro Conector de dados da placa-mãe COM chanfro.

52 Módulo 1.48 Conhecendo o Computador Conector de dados do drive de disquete COM chanfro. Tenha cuidado porque às vezes encontramos cabos com conectores sem chanfro e às vezes o drive ou a placa-mãe é que não possuem o chanfro. Conector de dados do drive de disquete SEM chanfro.

53 Conhecendo o Computador Módulo 1.49 Quando o conector da placa-mãe, do dispositivo ou do cabo, não tem chanfro a única maneira de saber qual é o lado correto de conectar o cabo é através do que chamamos de Pino 1. Os cabos de dados possuem, em um dos lados, um fio pintado de vermelho ou azul ou com algum tipo de marcação que nos indica que este lado é onde está o Pino 1. Pino 1 Pino 1 no cabo de dados Assim, fica fácil saber para que lado fica o Pino 1 do cabo. Mas, como saber para que lado fica o Pino 1 no conector da placa-mãe e nos conectores dos dispositivos? Na placa-mãe, geralmente, há uma indicação impressa na placa, próxima ao conector. Pino 1 do conector da placa-mãe

54 Módulo 1.50 Conhecendo o Computador No caso do HD e do drive de CD-ROM, este pino está quase sempre localizado para o lado do conector de energia. Conector de Dados do HD Pino 1 no HD geralmente fica para o lado do conector de energia Conector de energia do HD No caso do drive de disquete, não há padrão e, portanto, teremos que observar no drive alguma indicação. Geralmente, está impresso em alguma parte próxima ao conector um número 1 ou 2, ou algum símbolo que indica o lado correto. Normalmente, o símbolo utilizado é um asterisco (*). Indicação do Pino 1 no drive de disquete Parte detrás do drive de disquete com indicação do Pino 1

55 Conhecendo o Computador Módulo 1.51 Para nos acostumarmos com esses padrões, em cada um dos experimentos seguintes haverá um espaço para você anotar os lados corretos onde os cabos estão encaixados.

56 Módulo 1.52 Conhecendo o Computador Retirando a Fonte de Alimentação Mãos à Obra 1. Retire o cabo de força da parte detrás da fonte de alimentação. Retirando cabo de força da parte detrás da fonte de alimentação 2. Desconecte o cabo de força que liga a fonte à placa-mãe. Aperte a presilha no centro do conector e puxe-o para cima. Nunca puxe um cabo de força ou qualquer outro cabo pelo fio. Sempre desconecte um cabo pelo conector. Retirando o cabo da fonte na placa-mãe 3. Se seu processador for Pentium 4, além do conector de 10 pinos existirá um outro conector de 4 pinos saindo da fonte e sendo conectado à placa-mãe, próximo ao processador. Retire também esse conector.

57 Conhecendo o Computador Módulo 1.53 Cabo de potência para Pentium 4 4. Desconecte todos os cabos de força que saem da fonte e estão conectados aos dispositivos de armazenamento (drives e HD). Retirando o cabo de energia dos drives e do HD 5. Solte os parafusos (geralmente são 4) que prendem a fonte ao gabinete. Apóie uma das mãos na parte de baixo da fonte enquanto desparafusa para evitar que ela caia sobre as placas internas.

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda?

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda? Exercícios: 1. Sobre:Ondas Responda: a. O que é a Natureza de Ondas? b. O que origina as Ondas Mecânicas? c. As Ondas Mecânicas se propagam no vácuo? Explique a sua resposta. d. Quais são os elementos

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES Carga horária: 32 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

Identificação das partes constituintes de um PC

Identificação das partes constituintes de um PC Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)

Leia mais

Manutenção Preventiva do MIX RACK

Manutenção Preventiva do MIX RACK Manutenção Preventiva do MIX RACK a. Introdução Neste guia iremos demonstrar os processos para manutenção preventiva do módulo MIX RACK da linha Venue. Este sistema é composto basicamente de um Rack central

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

1a LISTA DE EXERCÍCIOS

1a LISTA DE EXERCÍCIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES

SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES PROF. FABRICIO ALESSI STEINMACHER MONTAGEM E DESMONTAGEM DE SEU COMPUTADOR Primeiramente devemos saber que um computador possui diversos componentes que exige cuidado, como

Leia mais

Aprenda a montar seu computador

Aprenda a montar seu computador Aprenda a montar seu computador 1. Colocação da Placa Mãe no Gabinete Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional (cooler e processador): na figura abaixo temos uma placa-mãe com o cooler Volcano

Leia mais

Qual é o tipo de problema?

Qual é o tipo de problema? Qual é o tipo de problema? O computador não liga Existem muitas maneiras de identificar que o PC está estragado. A mais óbvia é quando o PC não liga. Para esse tipo de situação, você deve seguir alguns

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Curso de Manutenção de Notebook

Curso de Manutenção de Notebook Curso de Manutenção de Notebook Instrutor: João Ivan A de Macedo Apoio: ARQUITETURA DO NOTEBOOK NOTEBOOK 1. Tampa Superior É através dela que a tela (LCD) é sustentada e protegida. 2. Fecho da tampa Sua

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix)

Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix) Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix) 1) Introdução 1 2) Utilizando o Sistema Modelix-G impresso (paper) 1 3) Utilizando o Sistema Modelix-G com software 4 4) Divulgando seus projetos e idéias 7 1) Introdução

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000 Manual de Instalação Scanner SC-7000 1 Sistema de comunicação e análise da injeção eletrônica - Scanner SC-7000. O Scanner SC-7000 é um equipamento de fácil utilização para profissionais em injeção eletrônica

Leia mais

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR Por Ivan Max Freire de Lacerda ivanmaxlacerda@gmail.com A instalação elétrica voltada para alimentar um computador, requer alguns cuidados especiais. Primeiramente,

Leia mais

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de Capítulo 1: Eletricidade É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga encontra-se em repouso, produz força sobre outras situadas em

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado -

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - 1 Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado ATENÇÃO Lembramos que você poderá consultar o Manual de Referência do Software

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO

MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que os mesmos

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Placa Mãe Dispositivos (Onboard) São aqueles encontrados na própria Placa Mãe. Ex: Rede, Som, Vídeo e etc... Prof. Luiz

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Manutenção de Hardware. Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br

Manutenção de Hardware. Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Manutenção de Hardware Fonte de Alimentação Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Sumário Conexões para AT Conexões para ATX Simbologia Sinais de tensão especiais Conectores Unidade 5 ¼ Unidade 3 ½ SATA

Leia mais

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO Sat5 Telecom www.sat5.com.br Última Revisão: 25/01/2012 Manual Técnico.:. Fonte No-Break.:. Sat5 Telecom 1 1. Modelos e diferenças As fontes no-break, são fornecidas em 2

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Este manual foi escrito exclusivamente para o chip Thunder Pro II Gold e será atualizado juntamente com as atualizações do chip, portanto acesse

Leia mais

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo Soluciona TI. A partir de agora, sua empresa conta com uma solução

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br Manual de Instalação Scanner SC-9000 1 O Scanner SC-9000 é acompanhado por: - Modulo eletrônico com interface USB ou Serial (SC-9000); - Cabo de 10 metros; - CD com software de instalação; - Kit 07 cabos

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Assunto a ser estudado: Armazenamento; Energia; Dispositivos de Entrada e Saída; Placa Mãe; Sistema de Arquivo; Processadores; Refrigeração; Memória; Vídeo; Instalação de sistemas

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Configurando o sistema em rede Local

Configurando o sistema em rede Local O SHOficina, SHPet e o SHSap podem ser utilizados como monousuário ou em rede de até 3 computadores (1 Servidor + 2 estações). Se você tem conhecimento intermediário em informática conseguirá seguir este

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo ou

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre ACENDENDO AS LUZES Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre Projeto 1 LED piscante Neste capitulo, todos os projetos utilizam luzes LED s de diversas formas. Em relação ao hardware,

Leia mais

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Um computador pode ser esquematizado de maneira bastante simplificada da seguinte forma: Modelo Simplificado de Computador: Memória Dispositivo de Entrada Processador

Leia mais

Fonte de alimentação AT, ATX e ATX12V

Fonte de alimentação AT, ATX e ATX12V Fonte de alimentação AT, ATX e ATX12V Introdução As fontes de alimentação são as responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador. Por isso, uma fonte de qualidade é essencial

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir este produto. Por favor, leia essas instruções cuidadosamente para garantir melhores resultados do seu aparelho. SOBRE O PRODUTO A MINIMAXX é a menor câmera de

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS Leia atentamente as instruções antes de executá-las. 1. Coloque a TV com a tela virada para baixo, sobre uma superfície plana, forrada e livre de objetos. 2. Posicione

Leia mais

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso 1. Conhecendo o produto 1: Ajuste hora relogio 2: Microfone 3: Camera 4: Botão para Video 5: Entrada USB 6: Botão para Foto e Audio 7: Luz indicadora de função 2.

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC.

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. IMPORTANTE Guia Rápido de Instalação Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. Bem-vindo: Prezado usuário, obrigado por comprar este produto. Foi aplicado

Leia mais

Montagem de Micros Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. Parte I O Que Comprar... 1

Montagem de Micros Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. Parte I O Que Comprar... 1 VI Sumário Parte I O Que Comprar... 1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas... 8 Soquetes...9 Onde Economizar... 10 OEM vs. Box...11 Controlador

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, DISCO RIGIDO OU WINCHESTER. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, DISCO RIGIDO OU WINCHESTER. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, Disco Rígido ou Winchester O disco rígido - ou HD (HardDisk) - é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO 1 GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO Light BILHETADOR Para Instalar o Software rode o tarifone.exe 2 clique em avançar para continuar com a instalação. Selecione uma nova pasta, ou clique em Avançar Para manter

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Inspiron 23 Manual do proprietário

Inspiron 23 Manual do proprietário Inspiron 23 Manual do proprietário Modelo do computador: Inspiron 23 Modelo 5348 Modelo normativo: W10C Tipo normativo: W10C001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação Introdução Introdução ao ao Hardware Hardware Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, abril de

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Manual. Controle de motores via Bluetooth. William Trevine

Manual. Controle de motores via Bluetooth. William Trevine A Manual Controle de motores via Bluetooth 1 William Trevine Sumário 1 Introdução... 4 2 Características... 5 3 Instalação... 6 3.1 Alimentação... 7 3.2 Motores... 8 3.3 Liga e desliga... 9 3.4 Saídas

Leia mais

Sumário. Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4. Soquetes...8. Onde Economizar... 19

Sumário. Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4. Soquetes...8. Onde Economizar... 19 VI Sumário Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas...6 Soquetes...8 Onde Economizar... 8 OEM vs. Box...8 Núcleos de

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto RICS Remote Integrated Control System Release 2.76 Apresentação do Produto Índice Informações Principais Instalação do RICS Configuração do RICS Introdução Capítulo I Requisitos dos Instrumentos Requisitos

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

MANUAL ZEDIT 32 Índice:

MANUAL ZEDIT 32 Índice: MANUAL ZEDIT 32 Índice: Configuração Painel -------------------------------------------------------------------- 02 à 04 Criar Novo modelo Painel -------------------------------------------------------------

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais