Manual SPED Fiscal ICMS/IPI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual SPED Fiscal ICMS/IPI"

Transcrição

1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Junho de Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED. A Teorema Sistemas apresenta a sua solução para atender as exigências advindas da determinação do SPED, com comprovado sucesso. 1.2 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE INTRODUÇÃO: COMO COMEÇOU: OBJETIVO FAZEM PARTE DO PROGRAMA O QUE DEVE SER ACRESCENTADO APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO TOMAM PARTE SOLUÇÃO TEOREMA PREMISSAS SPED FISCAL CÓDIGO IBGE CÓDIGO BACEN TITULAR DA EMPRESA CONTADOR DA EMPRESA JUNTA INTEGRADO CADASTRO DE CÓDIGOS DE OPERAÇÕES CADASTRO DE CONTAS Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 2.9 PARÂMETROS DA EMPRESA CADASTRO DE ITENS CÓDIGO REFERENCIAL PADRÃO DA RECEITA NATUREZA DA CONTA DOCUMENTOS REFERÊNCIADOS VINCULAR DOCUMENTOS REFERENCIADOS NA NOTA FISCAL CHAVE PARA NFe EMITIDA NO MOVIMENTAÇÃO DE ITENS INFORMAÇÕES DE IPI INFORMAÇÕES ICMS ST MOVIMENTO DE APURAÇÃO RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA DE ICMS ST CADASTRO E MOVIMENTAÇÃO DE BENS MOVIMENTAÇÃO CIAP VERIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES FISCAIS DA EMPRESA INVENTÁRIO GERAÇÃO SPED FISCAL INFORMAÇÕES GERADAS PARA O SPED FISCAL GERAÇÃO DO ARQUIVO SPED FISCAL REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema, bem como do segmento de contabilidade. Vídeoaulas de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no Ambiente de Aprendizagem da área restrita do sítio Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este sistema foi projetado para atender as necessidades de empresas de lucro real que possuem obrigação de emissão do SPED Fiscal. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários do sistema e para sanar eventuais dúvidas de procedimentos não realizados cotidianamente. Os assuntos pontuais foram divididos em duas grandes partes, a primeira trata de forma geral das implicações do módulo para o tratamento de informações para a correta geração do arquivo para transmissão do SPED Fiscal, a segunda parte descreve a geração propriamente dita do arquivo realizada no módulo de. A penúltima seção trata das referências consultadas para a composição deste documento e por último as siglas e abreviaturas citadas no decorrer dos apontamentos são detalhadas para melhor compreensão dos assuntos. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. É necessário adequar informações no Sistema de e no Sistema Contábil Fiscal para estar de acordo com as exigências do SPED. Este documento pretende ser um auxilio nesta adaptação, siga atentamente todas as informações. 1.4 COMO COMEÇOU: O Sistema Público de Escrituração Digital instituído como decreto em 2007 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do Governo Federal. Advém do avanço da informatização atual, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica exclusivamente em forma digital em conformidade com as regras do ICP-Brasil. A participação dos contribuintes fornece o aprimoramento destes novos mecanismos garantindo um novo tipo de legitimidade social, baseado em transparência mútua. 1.5 OBJETIVO Dentre as medidas anunciadas pelo Governo Federal, o Programa tem por objetivo promover a aceleração do crescimento econômico no país removendo obstáculos administrativos e burocráticos ao crescimento econômico, consta no tópico referente ao Aperfeiçoamento do Sistema Tributário, a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 1.6 FAZEM PARTE DO PROGRAMA O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital abrange, entre outros, os subprojetos. Cada um deles deve ser apresentado em arquivo separado, maiores detalhes no Portal Nacional do SPED. É composto por cinco grandes subprojetos: NFe - Nota Fiscal eletrônica; CTe - Conhecimento de Transporte eletrônico; EFD - Escrituração Fiscal Digital; ECD - Escrituração Contábil Digital; NFSe - Nota Fiscal de Serviços eletrônica; 1.7 O QUE DEVE SER ACRESCENTADO Os contribuintes do imposto ficam obrigados a realizar a Escrituração Fiscal Digital - EFD, composta da totalidade das informações, em meio digital, necessárias à apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, e de outras informações de interesse da Sefaz e da RFB (Ajuste Sinief 02/09). O contribuinte deverá utilizar a EFD para efetuar a escrituração do: I - livro Registro de Entradas de Mercadorias; II - livro Registro de Saídas de Mercadorias; III - livro Registro de Inventário; IV - livro Registro de Apuração do IPI; e V - livro Registro de Apuração do ICMS; VI CIAP. O arquivo digital da EFD deverá ser enviado até o dia vinte do mês subsequente ao encerramento do mês da apuração. Em relação ao Livro Registro de Inventário será escriturado no arquivo digital da EFD do segundo mês subsequente ao levantamento do estoque existente em 31 de dezembro e nas demais datas estabelecidas pela legislação fiscal ou comercial. 1.8 APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO A periodicidade de apresentação é mensal. O prazo de entrega da EFD é definido pelas Administrações Tributárias Estaduais. A regra geral está estabelecida no Ajuste SINIEF nº 2, de 2009, cláusula décima segunda, que prevê: Cláusula décima segunda O arquivo digital da EFD deverá ser enviado até o quinto dia do mês subseqüente ao encerramento do mês da apuração. Parágrafo único. A administração tributária da unidade federada poderá alterar o prazo previsto no caput. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 O contribuinte irá apresentar na forma digital, com transmissão via Internet, os registros dos documentos fiscais da escrituração e os respectivos demonstrativos de apuração dos impostos IPI e ICMS de cada período de apuração, bem como outras informações de interesse econômico-fiscais. 1.9 TOMAM PARTE A obrigatoriedade da EFD- encontra-se na legislação estadual. Lista dos Contribuintes Paranaenses Obrigados à EFD NPF n. 022/ SOLUÇÃO TEOREMA Integração total dos módulos de e Gestão ; Faturamento com Livros Fiscais; Folha com Contabilidade; Financeiro com Contabilidade; Livros com Contabilidade; Estoque com Contabilidade; Vínculo com Contador; Conta Contábil para tipo de Item; Códigos de Operação; Lançamento Contábil Conciliado; Uso de macros; Natureza de Planos de Conta; Numeração de IBGE e Inclusão do código BACEN do país; Inclusão de Chave de acesso na NFe; Cadastro e Movimentação de Bens; Referencia de documentos e vinculação dos Documentos Referenciados a Nota Fiscal: Documento de arrecadação, Processo (Justiça Federal, Justiça Estadual, SEFAZ,...) e tipo importação; Apuração de ICMS e IPI, ajustes de saldos, obrigações do ICMS a recolher, informações adicionais como valores declaratórios; Movimentação CIAP mensal - Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP): a) saldo de ICMS do CIAP; b) o somatório das parcelas de ICMS passíveis de apropriação de cada bem ou componente; c) o valor do índice de participação do somatório do valor das saídas tributadas e saídas para exportação no valor total das saídas; d) o valor de ICMS a ser apropriado como crédito, apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS; e) o valor de outras parcelas de ICMS a ser apropriado. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 Todas as Situações Fiscais, tanto de entradas quanto de saídas da empresa devem estar cadastradas corretamente, com os respectivos, Código de Situação Tributaria (CST) de ICMS, IPI, PIS e COFINS. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 2. PREMISSAS SPED FISCAL Para que a geração do SPED Fiscal seja possível é necessário realizar uma verificação, alterar e completar os campos se necessário, nas seguintes seções cada campo é descrito e destacado com as devidas indicações em telas correspondentes. Confirmar informações nas referidas tabelas no sítio do SPED Fiscal, CÓDIGO IBGE Esse cadastro é utilizado tanto nos cadastros de clientes, fornecedores, transportadores e da própria empresa. O cadastro da numeração de IBGE para o município e para o estado é encontrado no menu em Parâmetros Fiscais seguido por Regionalização. Escolha primeiramente a opção Municípios e acrescente o número IBGE nos cadastros de todos os municípios em que a empresa tiver movimentos, ou seja, comprar ou vender, Figura 1. Figura 1 Cadastro do Município. Ao clicar no ícone é aberta automaticamente a tela de Cadastro do Estado possibilitando a edição dos dados e a inclusão do respectivo código IBGE do estado, Figura 2. Figura 2 Cadastro de Estado. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 2.2 CÓDIGO BACEN No cadastro do país cadastrar código do BACEN do referente país, para empresa no Brasil o código é 1058, Figura 3. Figura 3 Cadastro de País. 2.3 TITULAR DA EMPRESA Cadastrar o nome e o CPF do titular da empresa no cadastro da empresa, Figura 4. Figura 4 Cadastro da Empresa - Titular. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 2.4 CONTADOR DA EMPRESA Cadastrar o nome, o CPF e o CRC de onze dígitos (11) do contador, Figura 5. Figura 5 Cadastro da Empresa - Contador. O Contador deve ser cadastrado como um Cliente/Fornecedor para que seja relacionado à Empresa, este procedimento é feito no Cadastro de Empresas apontando como relacionamento o Contabilista, Figura 6. Figura 6 Cadastro de Empresa - Relacionamento da Empresa com o Contador. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Informações como , endereço e outros devem estar registrados no cadastro do Contador, inclusive o CRC do Contador, e o CNPJ do escritório de contabilidade, se a empresa é atendida por escritório contábil, Figura 7. Figura 7 Cadastro de Cliente/Fornecedor - Contador. 2.5 JUNTA Cadastrar o Número da Junta da Empresa, Figura 8. Figura 8 Cadastro da Empresa - Número Junta. 2.6 INTEGRADO Sistema totalmente integrado com Gestão Administrativo/Transportes (quando transportadora) com Gestão. A integração pode ser vinculada primeiramente pelo Cadastro de Empresas conforme a região assinalada na Figura 9. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Figura 9 Cadastro da Empresa Grupo das Contas Contábeis. Conforme o Código Contábil cadastrado no Cadastro da Empresa o usuário deve relacioná-lo no Cadastro de Clientes/Fornecedores e Transportadores permitindo assim a integralização. Isso pode ser feito utilizando nas informações assinaladas no Agrupamento dos cadastros dos clientes, Figura 10. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 Figura 10 Cadastro de Clientes - Agrupamento. Quanto na Contabilização (MACROS) dos cadastros dos clientes, Figura 11. Figura 11 Cadastro de Clientes - Contabilização por MACROS. Além de Códigos Contábeis para Multi-Empresas dos cadastros dos clientes, Figura 12. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Figura 12 Cadastro de Clientes Multi-Empresas. 2.7 CADASTRO DE CÓDIGOS DE OPERAÇÕES Acessar os Códigos de Operação em Parâmetros Fiscais e inserir as informações de Movimentação Financeira tais como debitar e creditar na Contabilização, conforme a Figura 13. Figura 13 Cadastro de Códigos de Operação - Contabilização. Ainda no Cadastro de Código de Operação marcar a opção para Lançamento Contábil Conciliado conforme a Figura 14. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 Figura 14 Cadastro de Operações - Lançamento Conciliado. 2.8 CADASTRO DE CONTAS No Cadastro de Contas é necessário inserir o Código Contábil da Conta, esse campo está assinalado na Figura 15. Figura 15 Cadastro de Contas - Código Contábil da Conta. 2.9 PARÂMETROS DA EMPRESA Nos Parâmetros da Empresa, atalho F9, marcar a opção NFe (Nota Fiscal eletrônica) como Nível de Exigência do cadastro, mostrado na Figura 16. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 Figura 16 Parâmetros da Empresa - Nível de Exigência de Cadastro. Figura 17. Ainda na tela de Cadastro de Parâmetros de Empresa marque todas as opções para Integrações, Figura 17 Parâmetros da Empresa - Integrações CADASTRO DE ITENS Nos cadastros dos Itens, cadastrar o Tipo de Item dentre as opções: 00 - Mercadoria para Revenda; 01 Matéria-Prima; 02 Embalagem; 03 Produto em Processo; Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 04 Produto Acabado; 05 Subproduto; 06 Produto Intermediário; 07 Material de uso e Consumo; 08 Ativo Imobilizado; 09 Serviços; 10 Outros Insumos; 99 Outras. O campo do Tipo do Item está destacado na Figura 18. Figura 18 Cadastro do Item - Tipo Item. Outro detalhe importante que deve ser considerado é cadastrar a conta contábil, assim sendo, entrar no menu Cadastro na seqüência em Itens de Estoque e em seguida em Tipo do Item/Conta Contábil, conforme a Figura 19. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 Figura 19 Menu Conta Contábil do Tipo do Item. No Tipo do Item, basta escolher uma opção de tipo e em Conta/Grupo Contábil selecionar a Conta/Grupo Contábil para o referido tipo do item, Figura 20. Figura 20 Cadastro de Conta Contábil do Tipo do Item CÓDIGO REFERENCIAL PADRÃO DA RECEITA Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Formado por uma relação padronizada de contas, uma tabela de atributos contábeis e pelos lançamentos típicos padronizados. Cada ente da Federação utilizará a estrutura padronizada conforme o Plano de Contas padrão da Receita Federal, tendo a flexibilidade para detalhar os níveis inferiores. O link oferece acesso a um arquivo com todos os atributos do plano de contas detalhados para as instituições sujeitas à Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 regulamentação do Banco Central do Brasil utilizarão Plano Contábil das Instituições Financeiras (Cosif). O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um plano de contas padrão. Nos cadastros de Plano de Contas vincular o Código Referencial Padrão da Receita Federal nas contas analíticas do Plano de Contas da Empresa, Figura 21. Figura 21 Cadastro do Plano de Contas - Referencial. Entretanto para que na lista do campo Referencial as opções apareçam é necessário atualizar a tabela CVN com a última versão do arquivo "contasref-srf.txt" liberado no sítio SPED em Tabelas de Código do SPED Contábil, Figura 22, ou este arquivo pode ser encontrado em Utilitários na página da Teorema Sistemas. O plano de contas referencial não tem contas de compensação e nem as transitórias (como a de encerramento do resultado). Preferencialmente, no campo natureza da conta informar o código 09 (outras) para as contas transitórias. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 Figura 22 Parte sítio SPED - Tabelas de Códigos. No computador com o Sistema Teorema incluir o caminho de pastas dentro da pasta Teorema especificamente tal como: C:\Teorema\SPED\SPED_CONTABIL\receita. A Figura 23 mostra a organização de pastas no Explorer. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 Figura 23 Organização de Pastas. A Figura 24 mostra a tela de consulta das inclusões dos Códigos Referenciais. Figura 24 Consulta Plano de Contas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 2.12 NATUREZA DA CONTA No Cadastro do Plano de Contas, atalho F4, informar para cada Conta Contábil a respectiva natureza da conta, o destaque da Figura 25. As alternativas de Natureza da Conta podem ser: 01-Contas de ativo; 02-Passivo circulante e passivo não circulante; 03-Patrimônio líquido; 04-Contas de resultado; 05-Contas de compensação; 09-Outras. Figura 25 Cadastro de Plano de Contas - Natureza DOCUMENTOS REFERÊNCIADOS No Sistema para incluir um tipo de documento referenciado basta acessar o cadastro conforme indica a Figura 26. Figura 26 Menu Documentos Referenciados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 Na tela de cadastro, escolher a opção correta da lista conforme o tipo de documento a ser referenciado, podendo ser: 0 - Documento de arrecadação; 1 - Processos (Justiça Federal, Justiça Estadual, SEFAZ,...); 2 - Documento de Importação; 5 - Documento de Exportação SPED; 6 - Documento de Exportação NFe; 7 Energia Elétrica SPED; 8 Ajuste de Redução EFD PIS/COFINS; 9 Ajuste de Acréscimo EFD PIS/COFINS. A alternativa 6 é usada somente para a NFe de exportação, ou seja não é usado no SPED, a lista é mostrada na Figura 27. Figura 27 Cadastro de Documentos Referenciados - Opções. Os respectivos campos de preenchimento são ativados conforme a escolha do tipo de documento, portanto preencher os campos adequadamente. A Figura 28 mostra um preenchimento de Documento de Importação. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 Figura 28 Cadastro de Documentos Referenciados - Tipo Importação VINCULAR DOCUMENTOS REFERENCIADOS NA NOTA FISCAL Ao incluir uma Nota fiscal no Sistema, para vincular os documentos referenciados utilizar a aba Documentos Referenicados e incluir o registro utilizando o ícone, destaque na Figura 29. Figura 29 Movimento Fiscal - Documentos Referenciados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 Esse procedimento abrirá uma nova janela que possibilita escolher o tipo do documento na lista Tipo Documento, Figura 30. Pode-se filtrar a busca pelo documento desejado utilizando as alternativas Saídas, Entradas, Todos associadas a Período, Emissão, Movimento e Lançamento. Figura 30 Consulta Documentos Referenciados. Consultar e selecionar o documento necessário para prosseguir a vinculação marque a caixa de seleção à esquerda e utilize o botão, Figura 31. Feito esse procedimento o sistema retornará a tela anterior com o documento relacionado visível na grade inferior do Movimento Fiscal. Figura 31 Documentos Referenciados consultados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 2.15 CHAVE PARA NFe EMITIDA NO MOVIMENTAÇÃO DE ITENS Caso a nota fiscal a ser lançada seja uma NFe (modelo 55) é necessário a inclusão da Chave de acesso da nota, desta forma é possível realizar a consulta na Receita Federal, isso normalmente ocorre no lançamento de entrada de itens. A Figura 32 mostra a tela de lançamento de nota fiscal no layout do módulo de Gestão Administrativa e o desdobramento das opções de inclusão de Chave de NFe. Figura 32 Movimentação de Itens - Documentos Fiscais. No lançamento de Notas Fiscais do módulo de o campo inclusão da Chave de Acesso se encontra na aba inferior Informações NFe, destaque Figura 33. Figura 33 Notas Fiscais. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 No sistema o campo para inclusão da chave de acesso está localizado nos Dados da Nota, Figura 34. O ícone na lateral direita realiza a pesquisa das informações na Receita Federal. Figura 34 Movimento Fiscal - Chave de NFe INFORMAÇÕES DE IPI Na movimentação de Entrada e Saída de Itens para notas fiscais de entrada com IPI em Indústrias ou Comércio que não geram crédito de IPI devem ser informadas base de cálculo, alíquota, valor de IPI e tipo de tributação como Outras além da respectiva situação tributária, nos itens da nota fiscal para efeito de custo, Figura 35. Figura 35 Lançamento do Item - IPI. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 E para fechar o total da nota as informações do imposto ficam evidentes, destaque na Figura 36. Figura 36 Movimento de Itens - IPI. Ao lançar notas por meio do módulo incluir as informações para IPI nos desdobramentos como indicado na Figura 37. Figura 37 Lançamento Fiscal - IPI INFORMAÇÕES ICMS ST Ainda na Entrada e Saída de Itens para notas fiscais de entrada com ICMS ST em Indústrias ou Comércio que não geram crédito de ICMS ST devem ser informadas base, alíquota e valor. Na Situação Fiscal usada Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 na movimentação o Tipo Antecipação deve ser indicado como 9-Não Gerar ICMS ST, nos itens da nota fiscal para efeito de custo e para fechar o total da nota, esta indicação é selecionada conforme a Situação Fiscal, Figura 38. Figura 38 Cadastro de Situações - ICMS ST. Nos Totais da Notas as informações do imposto ficam contabilizadas para comporem o Total do Documento, Figura 39. Figura 39 ICMS nos Totais da Nota Fiscal. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 2.18 MOVIMENTO DE APURAÇÃO No Sistema no menu Movimentos entrar em Inf. Extras (Gia/Apuração), Figura 40. Figura 40 Menu Informações Extras - GIA - Apuração. Na apuração de ICMS e IPI cadastrar: 1) Os ajustes de saldos, se existirem (outros débitos, estorno de créditos, outros créditos, estorno de débito), caso exista ainda algum documento referenciado no ajuste ou outra Nota Fiscal referenciada ao ajuste é necessário cadastrar para o ajuste de saldos; Obs.: Para ocorrência de ICMS ST consulte a seção ) Obrigações do ICMS a Recolher da apuração (discriminar os pagamentos realizados - Débitos especiais ou a realizar, referentes à apuração ICMS Operações Próprias do período e do ICMS devido por Substituição Tributária do período, por UF); 3) Informações adicionais da apuração valores declaratórios relativos ao ICMS, conforme definição da legislação estadual pertinente. Esses valores são meramente declaratórios e não são computados na apuração do ICMS se existir na apuração de ICMS e IPI. Na aba Ajuste/ Benefício/Incentivo acrescentar o código de Ajuste correspondente, deixar o valor de Ajuste como zero (0), o indicador de Ajuste na opção Outros Créditos e a UF consultada no relatório de Apuração de Impostos, Figura 41. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 Observação: Ajustar somente se o valor Por Entradas com Crédito do Imposto no relatório de Apuração de Impostos for superior a zero, destaque da Figura 47. Figura 41 Inclusão de Movimento de Apuração - Ajustes de ICMS. Na aba Obrigações a Recolher ainda no Movimento de Apuração de Impostos inserir as informações código de Obrigação correspondente, o valor da obrigação, número do Processo, UF e demais informações, Figura 42. Figura 42 Inclusão de Movimento de Apuração - Obrigações a Recolher. Na aba Observações podem ser inclusas um resumo dos demais créditos e débitos, Figura 43. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 43 Observações do Movimento de Apuração RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA DE ICMS ST Na ocorrência de ICMS ST incluir a UF para geração do relatório de apuração. Este procedimento deve ser feito para todos os estados no qual a empresa possui alguma IE para motivos de substituição tributária, Figura 44. Figura 44 Cadastro de Empresas Inscrições Estaduais. No Relatório do Movimento Fiscal em Apuração de Impostos, localização indicada pela Figura 45. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Figura 45 Menu Apuração de Impostos. Inserir o período e a UF a ser verificada para gerar a visualização do relatório, Figura 46. Figura 46 Seleção para Relatório de Apuração. Se o relatório gerar um valor significativo, ou seja, maior que zero, em CREDITO NO IMPOSTO no item Por Entradas com Crédito do Imposto, Figura 47 deve ser realizado um ajuste no Movimento de Apuração de Impostos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 Figura 47 Relatório da Apuração de ICMS ST. O valor da obrigação deve ser exatamente o mesmo valor calculado do Relatório de Apuração de Impostos para o item Imposto a Recolher, conforme destaque na Figura 48. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 Figura 48 Relatório da Apuração de ICMS ST - Imposto a Recolher CADASTRO E MOVIMENTAÇÃO DE BENS No Sistema utilizando o menu Cadastros em Bens cadastrar o tipo do bem, Conta Contábil Débito/Crédito do Bem na aba Contabilização, Centro de Custo (se existir), Figura 49. Figura 49 Menu Cadastro de Bens. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

36 Se tipo do bem for Componente cadastrar o código do Bem principal, Figura 50. Figura 50 Cadastro de Bens - Bem ou Componente. No Controle de Crédito do Bem cadastrar número da nota fiscal de entrada do bem, data da nota fiscal de entrada do bem e valor de ICMS de entrada do bem, Figura 51. Dados de Crédito e Dedução do Bem devem ser preenchidos e cadastrados corretamente. Figura 51 Cadastro de Bens - Controle de Crédito. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

37 2.21 MOVIMENTAÇÃO CIAP No Sistema incluir para o mês de apuração a movimentação do Crédito do ICMS do Ativo Permanente CIAP, Figura 52, juntamente com as informações de Movimentação de Bens. Figura 52 Menu Movimento CIAP. Tem-se o objetivo de prestar informações sobre o CIAP: a) saldo de ICMS do CIAP, composto pelo valor do ICMS de bens ou componentes (somente componentes cujo crédito de ICMS já foi apropriado) que entraram anteriormente ao período de apuração; b) o somatório das parcelas de ICMS passíveis de apropriação de cada bem ou componente, inclusive aqueles que foram escriturados no CIAP em período anterior; c) o valor do índice de participação do somatório do valor das saídas tributadas e saídas para exportação no valor total das saídas; d) o valor de ICMS a ser apropriado como crédito. Esse valor será apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS, como ajuste de apuração, salvo se a legislação obrigar a emissão de documento fiscal; e) o valor de outras parcelas de ICMS a ser apropriado. Esse valor será apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS, como ajuste de apuração, salvo se a legislação obrigar a emissão de documento fiscal. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

38 Figura 53 Movimento CIAP. Tem-se o objetivo de informar as movimentações de bens ou componentes no CIAP e a apropriação de parcelas de créditos de ICMS do Ativo Imobilizado. Inclui-se no conceito de movimentação: a) entrada de bem ou componente no CIAP; b) saída de bem ou componente do CIAP; c) baixa de bem ou componente do CIAP; d) entrada no CIAP pela conclusão de bem que estava sendo construído pelo contribuinte (exceto quando o bem ou componente gerar créditos a partir do momento de sua entrada). Para incluir um novo registro de Movimentação de Bens utilize o ícone, Figura 54. Figura 54 Movimento CIAP - Movimentação de Bens. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

39 2.22 VERIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES FISCAIS DA EMPRESA Todas as Situações Fiscais, tanto de entradas quanto de saídas da empresa devem estar cadastradas corretamente, com os respectivos, Código de Situação Tributaria (CST) de ICMS, IPI, PIS e COFINS. Caso houver diferenças ou estiver incompleto fazer as alterações necessárias. A Figura 55 mostra em destaque os campos que são obrigatórios, porém para este SPED existem alguns que o sistema não indica sendo necessário o devido conhecimento do usuário. Figura 55 Cadastro de Situações - Campos Obrigatórios. No cadastro dos Itens a Classificação Fiscal, sinalizado na Figura 56, deve corresponder à classificação utilizada na Situação. Tributária, campos. A mesma atenção deve ser dispensada ao Grupo Fiscal no Item e na Situação Tributária, destaques da Figura 56. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

40 Figura 56 Cadastro de Itens - Situação Tributária INVENTÁRIO Realizar o inventário com as especificações apropriadas para o SPED. A Figura 57 mostra a localização da funcionalidade de Inventário no sistema. Figura 57 Menu Inventário. É imprescindível iniciar a Descrição do inventário para SPED com a palavra SPED seguido da ocasião atendida pelo inventário. Normalmente são atualizados somente os itens lançados. Selecionar uma das opções para Motivo do Inventário (EFD Icms/Ipi) e no campo Tipo do Inventário selecionar a opção: Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

41 Inventário para SPED, Figura 58, ou ainda a opção Inventário para SPED e VALIDA, caso o inventário também deva ser compor as informações para o VALIDA. Proceder indicando as demais informações. Figura 58 Inventário de Itens - Indicações obrigatórias para SPED. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

42 3. GERAÇÃO SPED FISCAL 3.1 INFORMAÇÕES GERADAS PARA O SPED FISCAL Tabela 1. Relação de Blocos. Bloco Descrição 0 Abertura, Identificação e Referências C D E G H Documentos Fiscais I Mercadorias () Documentos Fiscais II Serviços (ICMS) Apuração do ICMS e do IPI Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente CIAP Inventário Físico 1 Outras Informações 9 Controle e Encerramento do Arquivo Digital 3.2 GERAÇÃO DO ARQUIVO SPED FISCAL No módulo abrir a opção para Geração de SPED Fiscal, tal como mostra a Figura 59. Figura 59 Menu SPED Fiscal. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

43 Na aba SPED Fiscal incluir as informações concernentes com o período para transmissão para a Receita Federal, Figura 60. O campo Perfil de Apresentação apresenta as opções A, B e C, sendo a opção A a mais detalhada e B a menos detalhada. A opção C ainda não foi implementada. No campo Código da Finalidade escolher a opção Remessa do Arquivo Substituto somente em casos de substituição. Usualmente para a indicação da quantidade do inventário é utilizada a opção de movimentação Quantidade Espelho. Figura 60 Geração de SPED Fiscal. A aba Pré-Checagem de Informações Obrigatórias proporciona a funcionalidade Pré-Checagem que consulta as informações obrigatórias para a emissão do SPED Fiscal. Ao utilizar marcar as opções de checagem entre Empresa, Itens e Bens e clicar no botão Checar. O sistema realiza a consulta das informações e apresenta na sequência a lista das informações faltantes encontradas. Na figura 61 é possível observar somente a falta da vinculação do contabilista no cadastro da Empresa. Então o usuário deve realizar esta vinculação e checar novamente, até que não ocorrer faltas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

44 Figura 61 Funcionalidade de Pré-Checagem. Para gerar o arquivo utilizar o botão seja salvo, o sistema avisa sobre o sucesso da geração do arquivo, Figura 62. e indicar uma localização para que o arquivo gerado Figura 62 Aviso de arquivo gerado com sucesso. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

45 63. As mesmas informações geradas no arquivo são apresentadas na aba Registro Gerado, Figura Figura 63 Registro gerado. Figura 64. Após a geração do arquivo utilizar o validador da Receita Federal para conferir possíveis erros, Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

46 Figura 64 Parte da página SPED Fiscal - Validador. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

47 4. REFERÊNCIAS Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD -. Disponível em: Versao pdf. Acesso em: 20 de Junho de Sítio SPED Fiscal. Disponível em: Acesso em: 20 de Junho de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. BACEN Banco Central do Brasil. CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. COSIF - Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional. CPF - Cadastro de Pessoas Físicas. CRC - Conselho Regional de Contabilidade. CST - Código de Situação Tributária. CTe - Conhecimento de Transporte Eletrônico. CVN Arquivos de dados. ECD Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil). EFD - Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal). GB Gigabyte. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. ICMS ST ICMS Substituição. ICP Brasil Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira. IE Inscrição Estadual. IPI Imposto sobre Produtos Industrializados. NFe Nota Fiscal Eletrônica. NFSe - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço. PAC Programa de Aceleração do Crescimento. PIS - Programa de Integração Social. RFB Receita Federal do Brasil. SEFAZ - Secretaria da Fazenda Estadual. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

48 SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. SRF - Secretaria da Receita Federal do Brasil. TXT - Extensão para arquivos de texto que geralmente contêm pouca formatação. UF Unidade de Federação. Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr CEP Fone (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

Manual SPED Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013.

Manual SPED Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL 1.1

Leia mais

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

Ordens de Produção Vinculadas

Ordens de Produção Vinculadas Ordens de Produção Vinculadas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Marcelo Barby Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manifestação do Destinatário da NF-e

Manifestação do Destinatário da NF-e Manifestação do Destinatário da NF-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL 1 Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É?

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

Manual de documento de arrecadação GNRE

Manual de documento de arrecadação GNRE Manual de documento de arrecadação GNRE Sumário 1. Códigos de receita ICMS... 3 1.1. Cadastro dos códigos de receita... 3 1.2. Consultando a tabela de códigos de receita ICMS... 4 2. Documento de arrecadação...

Leia mais

Confira também a legislação estadual do seu domicílio nos portais das Secretarias Estaduais de Fazenda.

Confira também a legislação estadual do seu domicílio nos portais das Secretarias Estaduais de Fazenda. Legislação pertinente ao SPED FISCAL em ordem anticronológica: Ato COTEPE/ICMS 17, de 15 de junho de 2011 - Altera o Ato COTEPE/ICMS 09/08, que dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI Legislação Nacional: - Convênio ICMS 143/06 - Ajuste SINIEF 2/09 - Ato COTEPE/ICMS 09/08 - IN RFB 1.009/10 - Protocolos ICMS 77/08 e 3/11 L i l ã Etd d Sã P l Legislação

Leia mais

WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL?

WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL? WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL? 2 O CONTRIBUINTE DE PERNAMBUCO ESTÁ PREPARADO PARA O SPED FISCAL (EFD-ICMS/IPI)? Através da Instrução Normativa nº 1.371/2013

Leia mais

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Sumário: 1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EFD 1. 1 APRESENTAÇÃO 1. 2 LEGISLAÇÃO 1. 3 DA APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO DA EFD 1. 4

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)

Sistema Público de Escrituração Digital. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Decreto nº 6.022-22/01/07 Institui o (Sped) Objetivo: promover a atuação integrada dos fiscos, mediante a padronização e racionalização das

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Efetuadas diversas alterações no Cordilheira Escrita Fiscal com o objetivo de tratar a apuração do ICMS-ST, emissão de GNRE e geração da GIA-ST, bem

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

Lei da Transparência - Lei 12741/2012

Lei da Transparência - Lei 12741/2012 Lei da Transparência - Lei 12741/2012 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Marcelo Barby Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila M G Gechele e Gustavo Ribas Aprovado em: maio de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por:

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por: Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Evolução dos controles contábeis e fiscais para as Empresas. 1.2 ÍNDICE 1 Visão Geral... 01 1.1 Motivação... 01 1.2 Índice... 01 1.3 Introdução... 01 1.4 Movimento Fiscal

Leia mais

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido 1º Acesse o menu Controle, opção Parâmetros, clique na guia Impostos, e certifique-se de que estão incluídos os impostos do regime 4- Pis e 5 Cofins. Na guia Federal,

Leia mais

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL 1. INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo trazer considerações relevantes quanto a dados inerentes à Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

Cuidados com Banco de Dados

Cuidados com Banco de Dados Cuidados com Banco de Dados DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: agosto de 2011 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WATIVO CONTROLE DO CIAP PARA O SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA WATIVO CONTROLE DO CIAP PARA O SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA WATIVO CONTROLE DO CIAP PARA O SPED FISCAL SulProg Sistemas Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações necessárias de como integrar seu controle de ativo imobilizado com os

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Presumido Informações importantes A Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação acessória, cuja primeira entrega

Leia mais

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 Manual para Emissão da Carta de Correção eletrônica (CT-e) Este Manual tem como finalidade a apresentação do procedimento operacional de uma Carta de Correção

Leia mais

SPED Contábil. ECD Escrituração Contábil Digital. Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC. www.spednet.com.br 1

SPED Contábil. ECD Escrituração Contábil Digital. Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC. www.spednet.com.br 1 SPED Contábil ECD Escrituração Contábil Digital Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC www.spednet.com.br 1 Programa Apresentação e Objetivos Regulamentação Livros contemplados Aspectos importantes da legislação

Leia mais

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE CADASTROS 2 CADASTROS Tabela de Conteúdo Cadastro de Clientes 4 Cadastro de Produtos 5 1 Cadastro... de Produtos Básico 5 2 Cadastro... de Produtos Básico + Grade de Produtos 7 3 Cadastro... de Produtos

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008 Curso Fortaleza-Ce EFD Pis/Cofins e ICMS/IPI Teoria e Prática Palestrante: Edison Garcia Junior Auditório do CRC-CECE 06 de abril de 2011 IN 1052/2010 EFD Pis/Cofins Estabelece regras de obrigatoriedade,

Leia mais

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD ANEXO 18 REVOGADO OS ARTIGOS 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 8º-A pela RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA 10/11 de 14.12.11. Alteração: Resolução Administrativa nº 03/2015 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD Acrescentado

Leia mais

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema.

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Página1 Configurações A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Como vimos o Plano de Contas dá a ideia inicial

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007. Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação,

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES Maio de 2012 O QUE É A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito

Leia mais

LAY-OUT ARQUIVOS DE INTEGRAÇÃO (Notas Fiscais e CTRC)

LAY-OUT ARQUIVOS DE INTEGRAÇÃO (Notas Fiscais e CTRC) EMPRESA: LAY-OUT ARQUIVOS DE INTEGRAÇÃO (Notas Fiscais e CTRC) NOME DO ARQUIVO Existem dois nomes possíveis: um para as notas de saída e outro para as notas de entrada. - Saídas : O nome do arquivo deve

Leia mais

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED No validador SPED poderão ocorrer erros e/ou advertências ao importar o arquivo. As advertências não impedem a transmissão do arquivo, no entanto é importante analisar e corrigir as informações. Os erros

Leia mais

SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD

SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD Luiz Antonio Baptista da Costa Leite Auditor Fiscal da Fazenda Estadual Coordenação dos Estudos Econômico-Fiscais - COEFI Coordenador dos projetos NF-e, CT-e, EFD

Leia mais

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Sumário Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido 1. Cadastro de Empresas... 2 2. Cadastro de Participantes...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 24/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG 06/11/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 8 5. Informações Complementares... 8 6. Referências...

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP 1. Certificado Digital - Antes de mais nada você precisa possuir um certificado digital

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Esclarecimentos Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Afim de sanar as dúvidas mais frequentes e possíveis diferenças de valores ou informações no relatório de Apuração de ICMS do sistema

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295 SPED FISCAL O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) FISCAL é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série do cliente.

Leia mais

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens:

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: 1.1 Subtela Cod.Grupo Bebidas Frias. Teclando ctrl+enter neste campo o sistema abre

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

Certificado Digital Usos e Aplicações

Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital: Onde usar? O certificado digital é um documento eletrônico que proporciona agilidade em muitas das atividades realizadas atualmente por seu titular.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA SPED FISCAL REGRAS GERAIS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA SPED FISCAL REGRAS GERAIS Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

Instruções para Área Restrita site Teorema

Instruções para Área Restrita site Teorema Instruções para Área Restrita site Teorema DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Janeiro de 2015 Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Projetos da Receita Federal

Projetos da Receita Federal Escrituração Fiscal Digital - EFD Projetos da Receita Federal A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras

Leia mais

Ressarcimento de ICMS-ST

Ressarcimento de ICMS-ST Ressarcimento de ICMS-ST Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Planilha de Ressarcimento... 4 Relacionar Nota Fiscal de Entrada...

Leia mais

Manual Carta de Correção eletrônica

Manual Carta de Correção eletrônica Manual Carta de Correção eletrônica DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS 1. VISÃO GERAL 1.1 INTRODUÇÃO Carta de Correção Em fins de junho a Receita Federal do Paraná informou a liberação de recepção

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Meus Caros, A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Fizemos esse manual no formato - perguntas e respostas- com o objeto de ajudá-lo na emissão de

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

Projetos SPED. Edmar de Oliveira Frazão

Projetos SPED. Edmar de Oliveira Frazão Projetos SPED Edmar de Oliveira Frazão Sumário Nf-e Nota Fiscal Eletrônica Nf-e Nota Fiscal Eletrônica versão 2.0 CT-e Conhecimento Eletrônico NFS-e NF de Serviço Eletrônico CF-e Cupom Fiscal Eletrônico

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante

Leia mais

Versão 06/2012. Substituição Tributária

Versão 06/2012. Substituição Tributária Substituição Tributária 1 ÍNDICE 1. O que é a Substituição Tributária?... 3 1.1 Tipos de Substituição Tributária;... 3 1.2 Como é feito o Recolhimento da ST?... 3 1.3 Convênio e Aplicação... 3 1.4 Base

Leia mais

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância.

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. 1. Configuração Primeiramente para que os sistemas estejam aptos para a geração

Leia mais

SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA

SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA RMS Software S.A. Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio

Leia mais

Cartilha NF-e x EFD GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA

Cartilha NF-e x EFD GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA Cartilha NF-e x EFD 1. Introdução... 2 2. Nota Fiscal Eletrônica... 2 3. EFD (também chamado de Sped Fiscal)... 2 4. Entrega e Retificação de EFD... 2 5. Assinatura Digital... 3 6. Regra Geral de Escrituração

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital

Sistema Público de Escrituração Digital O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS Estaduais e futuramente Municipais. Isso mediante

Leia mais

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal)

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) SPED Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto nº 6022, de 22/01/2007, o projeto é composto: EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal).

Leia mais

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA Goiânia, 01 de março de 2012 Aos clientes Sabre, Novos procedimentos após atualização do sistema para versão 2.1.289.13 Será disponibilizada versão 2.1.289.13, nossos colaboradores deveram realizar cadastro

Leia mais

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais