FÍSICA EM TABLETS: A SEGUNDA LEI DE NEWTON

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÍSICA EM TABLETS: A SEGUNDA LEI DE NEWTON"

Transcrição

1 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 1 FÍSICA EM TABLETS: A SEGUNDA LEI DE NEWTON Vitor de Oliveira Moraes Lara 1, Leonardo Pereira Vieira 2 1 Universidade Federal Fluminense/Instituto de Física, vitorlara@if.uff.br 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Física, leofaraday@gmail.com Resumo Hoje os dispositivos móveis de comunicação, como tablets e smartphones, são amplamente difundidos na sociedade como um todo, inclusive entre os estudantes da escola básica. Grande parte desses aparelhos possui um conjunto de sensores e dispositivo, como o acelerômetro. Pretendemos nos utilizar desse dispositivo em experimentos de Cinemática e Dinâmica, a fim de aproximar a física dos educandos. Além de propiciar a realização de experimentos com boa precisão e no ambiente de sala de aula, já que muitas instituições do nível Básico sofre com a falta de espaço formal e equipamentos. Sob, essa perspectiva utilizamos um tablet e um applet para colher dados a respeito da aceleração sofrida por esse dispositivo. Várias situações distintas foram preparadas para se confrontar a teoria, Dinâmica newtoniana, com o experimento. Destacamos nesse trabalho um arranjo que é um velho conhecido dos livros didáticos e provas de vestibular, o caso de um bloco (o tablet) vinculado a uma massa por meio de uma corda que desliza em uma roldana. Através da análise da série temporal gerada pelo tablet, com respeito à aceleração do sistema, expusemos a nossos estudantes a validade da segunda lei de Newton, além de discutir questões relativas a erros e ajuste de curvas. Podemos notar que essa vivência motivou e ajudou na compreensão do conteúdo, e facilitou consideravelmente o entendimento das forças de atrito. Dessa forma podemos dizer que essa linha de trabalho nos parece bem promissora do ponto de vista pedagógico e didático. Palavras-chave: Fenomenologia, Dispositivos Móveis, Tecnologia Introdução O Recentes estudos mostram que a utilização de experimentos em classe (espaço formal de ensino) servem como estímulo na compreensão e na construção de aprendizagem significativa nos educandos. Entretanto, a precariedade de materiais e a eventual ausência de infraestrutura nas unidades básicas de ensino público afastam tanto o professor quanto o estudante de uma experiência mais excitante no estudo da Física. Como alternativa a esta realidade, oferecemos a possibilidade de se utilizar aparelhos móveis amplamente difundidos como plataforma para a realização de experimentos físicos, bem como a aquisição de dados relativos a estes fenômenos. Neste trabalho, utilizaremos um aplicativo que registra as informações geradas pelo acelerômetro do dispositivo. Aplicaremos a Segunda Lei de Newton a um sistema muito frequente em livros-texto de Física Básica [ver figura (1)]. Os dados gerados pelo acelerômetro nos permitem compara-los aos resultados obtidos através de alguns cálculos simples, mediante algumas aproximações.

2 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 2 Figura 1: Representação esquemática da montagem experimental explorada neste trabalho Conforme veremos, a utilização do acelerômetro destes aparelhos nos permite medir grandezas físicas, tais como aceleração e velocidade, cuja medição em sala de aula era muito custosa e pouco precisa. Para que o leitor possa reproduzir os experimentos que discutiremos neste texto, é importante que se disponha de um aparelho eletrônico, como um tablet ou um smartphone, que possua um acelerômetro. Nas referências pode-se ver alguns exemplos de aplicativos, tanto para plataformas ios quanto para Android. Escolhemos, para este estudo em particular, o Acceleration. Para efetuar a instalação deste aplicativo, pesquise pelo seu nome no aplicativo da Apple Store, e instale-o gratuitamente. Descrição da Montagem e funcionamento do aplicativo Na montagem realizada [ver Fig. (1)] a ideia principal é utilizar a própria embalagem do dispositivo (caso você não a tenha, pode-se utilizar uma caixa de sapatos, por exemplo) para servir de plataforma para o mesmo. Com isso, podemos utilizar os softwares (aplicativos) para registrar dados referentes ao movimento do conjunto (aparelho + plataforma). Estes programas tipicamente fornecem dados relativos à aceleração, velocidade e posição. Entretanto, utilizaremos neste trabalho apenas os dados referentes à aceleração, uma vez que os algoritmos que fornecem a velocidade e posição funcionam por esquemas de integração, que geram ruídos e erros. Também faz-se necessária uma roldana fixa, que esteja acoplada à uma braçadeira de mesa. Vale à pena ressaltar também que o software escolhido grafica as informações referentes à aceleração com uma taxa de até 100 Hz, o que possibilita a visualização em tempo real dos dados. Ao fim do experimento, os dados obtidos também podem ser enviados via . O aplicativo Acceleration possui algumas ferramentas bastante interessantes. Além do controle na taxa de medições que o aplicativo registrará, existe também a possibilidade de calibrá-lo. Para começar a realizar algumas medições, basta pressionar a opção Start que o dispositivo registrará os dados relativos à três eixos cartesianos, dispostos de acordo com a geometria do aparelho [veja a figura (2)].

3 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 3 Figura 2: Imagem que mostra a escolha pré-determinada dos eixos cartesianos de acordo com o desenho do aparelho Caso a opção Calibrate esteja acionada, você ouvirá dois sons sequenciais. Depois do primeiro deles, as medições começarão de fato. O segundo som informa que a calibração finalmente foi realizada (o que significa que as acelerações são zeradas no intervalo temporal entre os sinais sonoros) 1. Ao final do experimento, pressione a opção Stop para que o aplicativo deixe de registrar a aceleração do dispositivo. O aplicativo permite também que o usuário envie os dados relativos aos experimentos realizados por possibilitando análises posteriores. Caso sejam realizados experimentos consecutivos o mais recente sempre sobrescreve e destrói os dados anteriores. Por isto recomendamos que o usuário seja precavido e envie os dados referentes à experimentos controlados para o seu próprio , salvandoos. Um teste inicial interessante e simples é o seguinte: segurando seu dispositivo cuidadosamente com ambas as mãos, de modo que a tela esteja paralela ao solo, permita que o seu dispositivo caia por um pequeno intervalo de tempo segurando-o em seguida e finalizando as medições pressionando a opção Stop. Ao analisar o comportamento da aceleração do eixo z (os gráficos dos eixos podem ser vistos na barra inferior do aplicativo) você perceberá que há uma região onde a aceleração é aproximadamente constante. Ajustando o intervalo temporal através das barras Start e End que aparecem na janela dos gráficos à esta região de aceleração constante pode-se ver que o valor medido está bastante próximo de 1,0, compatível com uma queda livre sem atrito. Caso o leitor deseje mais alguns detalhes do aplicativo disponibilizamos nas referencias o endereço eletrônico de um manual do mesmo. Utilizaremos os dados relativos à aceleração do dispositivo seguindo os procedimentos descritos no parágrafo anterior. Em seguida comparamos o resultado experimental com os valores teóricos. Conforme veremos, a força de atrito e a tração desempenharão papéis fundamentais em nossas análises. Uma vez descritas as montagens e o funcionamento básico do aplicativo vamos nos voltar às aplicações exploradas neste trabalho. Descrição Teórica Antes de realizar qualquer medição, é importante que se assegure se a mesa em questão está suficientemente plana. Isto pode ser feito utilizando-se uma bolha de nível, que pode ser encontrada em alguns aplicativos. Na prática, uma angulação igual ou inferior à 0.7 fornece resultados satisfatórios. 1 Sugerimos que se utilize a opção Calibrate e que os experimentos realizados comecem após o segundo sinal sonoro. Este foi um procedimento que utilizamos em todos experimentos cujos resultados apresentamos aqui.

4 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 4 Agora, façamos o isolamento de forças para o sistema carrinho + dispositivo móvel [veja a figura (2)]. Uma aplicação da Segunda Lei de Newton para ambos os corpos fornece as seguintes equações: P M T f,m = Ma M (1) T f,m F AT = ma m. Cabe neste momento fazer algumas aproximações. Consideraremos que: 1. O fio não se deforma; 2. A força de atrito F é constate. A suposição de que a massa do fio é desprezível nos permite igualar as trações T f,m e T f,m (que denotaremos por T). Entretanto, para que esta tração seja constante, é necessário que as aproximações 1 e 2 sejam válidas. Por sua vez, a inextensibilidade do fio impõe um vínculo entre o movimento das massas: seus deslocamentos, velocidades e acelerações são iguais (denotaremos a aceleração por a). Por fim, caso a aproximação 2 seja adequada, teremos que a aceleração a também será constante, de modo que, desenvolvendo o sistema de equações (1), temos: a = (P M F AT ) m+ M. (2) As aproximações 1 e 2 não podem ser justificadas a priori. Devemos primeiramente realizar os experimentos, e verificar, analisando os dados extraídos pelo acelerômetro, qual o comportamento e valor da força de atrito, e descobrir se há um regime de atrito constante. Na prática, reproduzimos a experiência diversas vezes e obtivemos um valor aproximadamente constante para a força de atrito, conforme veremos na próxima sessão. Já a validade da aproximação 1 será discutida ao fim do trabalho. Resultados Obtidos Para a montagem que utiliza a roldana, dependuramos uma massa M com dois valores distintos: 400 e 600 g. Em seguida, abandonamos a massa M, e colhemos os dados relativos à aceleração do dispositivo [veja a figura (3)], em um sistema de unidades onde g = 9.8 m/s 2 = 1 (por conta disto, multiplicamos as acelerações medidas por 9.8). O valor da massa da caixa somada à massa do tablet vale m = 0.77 kg.

5 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 5 Figura 3: À esquerda, temos a aceleração adquirida pelo conjunto tablet + caixa, para o caso em que M = 400g, além das indicações das regiões 2 e 3, discutidas no texto. À direita, temos o mesmo, para o caso em que M = 600g. Realizamos ajustes para as regiões onde a força de atrito e a tração são ambas diferentes de 0, utilizando f(x) = ax + b. Nesta figura, vemos também dois ajustes de retas, um para cada curva obtida, que serão discutidos mais à frente. Podemos observar em ambas as curvas de a(t) X t que há alguns regimes distintos. O primeiro regime refere-se ao período em que acionamos o aplicativo Acceleration para a captura dos dados do acelerômetro, mas ainda não soltamos a massa M. Este primeiro regime, que chamaremos de região 1, é caracterizado por minúsculas variações na aceleração, que é praticamente nula. à seguir, há uma rápida mudança para uma região onde a série temporal oscila dentro de uma janela consideravelmente pequena (chamaremos esta região de 2). Em seguida, novamente há uma rápida mudança de regime, onde o sinal da aceleração se altera, mas continua aparentemente constante (esta será chamada de região 3). Nesta região, a massa M já atingiu o solo, de modo que a aceleração aparentemente constante deste regime deve-se à força de atrito. Conforme veremos os dados relativos à região 3 fornecem resultados semelhantes conforme comparamos os valores obtidos em realizações distintas. Além disto, estes valores apresentam pequenas barras de erro (baixo valor de σ), o que torna a aproximação 2 justificável. Por fim, mais uma brusca alteração em a(t), que assemelha-se qualitativamente à uma função delta de Dirac. Esta alteração repentina está relacionada em alguns casos à nossa interferência no experimento: para evitar danos ao dispositivo, deixamos que o mesmo deslizasse sobre a plataforma dentro dos limites das dimensões da mesa, fazendo-o parar repentinamente por segurança. Noutras realizações, deixamos que a caixa colidisse com o eixo da roldana. Em ambos os casos, a partir deste instante, não consideraremos os dados da série temporal, uma vez que eles não estão associados ao problema físico proposto. Interpretando o segundo regime como sendo a região correspondente à força de atrito e tração constantes, ajustamos uma curva do tipo f(x) = a x + b para a janela temporal de [0.40:1.02] s, no caso da curva de M = 400 g (e [0.44:0.86] s para M = 600g) através do comando fit do programa gnuplot. Os resultados obtidos estão dispostos na Tabela 01. Em ambos os casos, temos um coeficiente angular relativamente pequeno, uma ordem de grandeza abaixo do coeficiente linear. Caso o atrito seja de fato algo aproximadamente constante, o coeficiente angular da curva seria nulo. O erro de quase 100% na estimativa de a em ambos os casos deixa a possibilidade de atrito aproximadamente constante bastante plausível. Além disto, estes dados são

6 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 6 referentes à região 2. Conforme veremos, uma análise similar à esta na região 3 (onde apenas a força de atrito atua sobre o sistema Tablet + caixa), fornece com boa precisão uma força de atrito constante. Em seguida, repetimos cada um dos experimentos (M = 400 e 600 g) mais duas vezes, obtendo dados bastante similares aos expostos na figura (X). Ao final, tínhamos em mãos 3 amostras para cada um dos valores da massa M. Ajustando efetivamente as janelas temporais para cada uma das regiões 2 e 3 de cada uma destas curvas, medimos <a> e <a 2 > (e consequentemente o desvio padrão σ a ) para todo o conjunto de dados. Os valores medidos estão dispostos na tabela 02. Vemos que os dados da região 3 (onde apenas a força de atrito atua no sistema caixa + Tablet) são de fato compatíveis com uma força de atrito constante (que provoca uma aceleração constante que denotaremos por a'). A incerteza é maior para M = 600 g devido à maior aceleração neste caso. Por causa disto, o tempo em que a caixa viaja sob a ação desta força é menor, o que piora as estatísticas. Entretanto, em ambos os casos, temos que a' praticamente não se altera, o que corrobora a hipótese de atrito cinético constante, conforme normalmente discutimos em problemas desta natureza. Finalmente, para testar a precisão de nossas medidas, primeiramente reescrevemos a equação (X) como: P M = a(m+ M )+ F At. (3) Como na região 3 a F AT é a resultante das forças que atuam sobre a massa m, podemos escrever que F AT = ma'. (4) Agora, utilizaremos os dados contidos na Tabela 02 na equação (X) para comparar o que obtivemos dos experimentos com a previsão teórica. Para a propagação de erro, utilizamos a fórmula δf = (δ x 2 + δ y 2 ) ½, válida para f = x + y. Fazendo isto, obtemos: ± 0.30 (M = 400 g); (5) ± 0.54 (M = 600 g). Vale à pena ressaltar que os erros estimados são relativamente pequenos (um pouco inferiores à 10% do valor da medida), se levarmos em consideração as dificuldades inerentes à montagem experimental e à precisão do acelerômetro. Além disso, embora os valores experimentais sejam consideravelmente menores que os teóricos em ambos os casos, há concordância entre teoria e prática, levandose em conta as barras de erro, no caso da massa M = 600g. Já para M = 400g, o valor teórico fica fora da margem de erro, embora muito próximo. Também temos que considerar a precisão do aparelho. Pesquisamos extensivamente pelos dados do fabricante, mas ao que parece o mesmo ainda não tornou estes dados públicos para o modelo de tablet que utilizamos. Entretanto, para um modelo anterior, temos uma precisão de 0,018 g (um pouco menos de 0,2 m/s 2 ), que compatibiliza os valores teóricos e experimentais para os dois valores de M utilizados.

7 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 7 Conclusões e Perspectivas Neste trabalho discutimos um problema simples e amplamente difundido de mecânica clássica, testando empiricamente as hipóteses que normalmente são feitas. Pudemos verificar que a força de atrito cinético é constante com uma boa precisão, embora ela visivelmente flutue um pouco em torno de um valor médio. Efetuando um pequeno número de repetições desta experiência, conseguimos obter uma concordância relativamente boa entre os valores teóricos e experimentais. Finalmente, acreditamos que o valor ligeiramente inferior da aceleração experimental para a primeira montagem não seja obra do acaso. Conforme pode-se constatar na figura (X), a oscilação da aceleração na região 2 é maior que na região 3, além de aparentar certa regularidade. Acreditamos que esta oscilação se deva ao fato de o fio não ser verdadeiramente inextensível. Assim, a variação no comprimento do fio justificaria as oscilações observadas em a na região 2. Na situação idealizada, parte da energia potencial gravitacional da massa dependurada M converte-se em energia cinética tanto para M quanto para m, enquanto que outra parcela é dissipada pela força de atrito. Levando-se em conta a extensibilidade do fio, uma parcela desta energia potencial seria absorvida pela vibração do fio, reduzindo o ganho em energia cinética para as duas massas. Esta consideração pode justificar a pequena diferença entre as acelerações experimentais e teóricas. Pretendemos explorar futuramente o efeito de extensibilidade do fio, tanto de um ponto de vista teórico quando experimental, de modo a tentar diminuir a discrepância entre os valores medidos e os preditos pela teoria. Referências BYBEE, R. W.; DEBOER G. E. Handbook of Research on Science Teaching and Learning. National Science Teachers Association. Ed. D. L. Gabel, New York: McMillan Pub, 1996, p KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo: São Paulo em perspectiva, 2000, p , vol. 14, no 1. LONGHIINI, M. D. O Uno e o Diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros. São Paulo:Edgard Blücher, < Acesso em: 24 out < Acesso em: 24 out < Acesso em: 24 out < Acesso em: 24 out < Acesso em: 24 out Tabelas Tabela 01: Valores de a e b, em unidades de g, na região 2

8 XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 8 M [gramas] a [g] b [g] 400 0,185365±0,1812 1,66103±0, ,443993±0,482 2,6481±0,319 Tabela 02: Valores da aceleração a e σ a nas regiões 2 e 3 M [gramas] <a> região 2 [m/s 2 ] <a> região 3 [m/s 2 ] 400 1,794±0,246 1,923±0, ,926± 0,373 1,906±0,235

Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar)

Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar) Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar) 1. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA 1) Esta aula experimental tem como objetivo o estudo do movimento retilíneo uniforme

Leia mais

Laboratório de Física Básica 2

Laboratório de Física Básica 2 Objetivo Geral: Determinar a aceleração da gravidade local a partir de medidas de periodo de oscilação de um pêndulo simples. Objetivos específicos: Teoria 1. Obter experimentalmente a equação geral para

Leia mais

Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções

Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções 1. INTRODUÇÃO Ao se obter uma sucessão de pontos experimentais que representados em um gráfico apresentam comportamento

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

Análise Dimensional Notas de Aula

Análise Dimensional Notas de Aula Primeira Edição Análise Dimensional Notas de Aula Prof. Ubirajara Neves Fórmulas dimensionais 1 As fórmulas dimensionais são formas usadas para expressar as diferentes grandezas físicas em função das grandezas

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. EDSON VAZ NOTA DE AULA III (Capítulo 7 e 8) CAPÍTULO 7 ENERGIA CINÉTICA

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

DINÂMICA. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.

DINÂMICA. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo. DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma maçã cai sobre a sua cabeça. Segundo

Leia mais

Objetivos: Construção de tabelas e gráficos, escalas especiais para construção de gráficos e ajuste de curvas à dados experimentais.

Objetivos: Construção de tabelas e gráficos, escalas especiais para construção de gráficos e ajuste de curvas à dados experimentais. 7aula Janeiro de 2012 CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS I: Papel Milimetrado Objetivos: Construção de tabelas e gráficos, escalas especiais para construção de gráficos e ajuste de curvas à dados experimentais. 7.1

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira Movimento 1. Nível de ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

Estrategia de resolução de problemas

Estrategia de resolução de problemas Estrategia de resolução de problemas Sistemas Isolados (p. 222) Muitos problemas na física podem ser resolvidos usando-se o princípio de conservação de energia para um sistema isolado. Deve ser utilizado

Leia mais

CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT

CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT ISSN 2177-9139 CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT Adriana Rosélia Kraisig maryshelei@yahoo.com.br Universidade Regional do Noroeste do Estado

Leia mais

Como escrever um bom RELATÓRIO

Como escrever um bom RELATÓRIO Como escrever um bom RELATÓRIO Mas o que é uma EXPERIÊNCIA? e um RELATÓRIO? Profa. Ewa W. Cybulska Profa. Márcia R. D. Rodrigues Experiência Relatório Pergunta à Natureza e a procura da Resposta Divulgação

Leia mais

(Desconsidere a massa do fio). SISTEMAS DE BLOCOS E FIOS PROF. BIGA. a) 275. b) 285. c) 295. d) 305. e) 315.

(Desconsidere a massa do fio). SISTEMAS DE BLOCOS E FIOS PROF. BIGA. a) 275. b) 285. c) 295. d) 305. e) 315. SISTEMAS DE BLOCOS E FIOS PROF. BIGA 1. (G1 - cftmg 01) Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 0 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível. Desprezando-se as massas

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 15 Sumário Trabalho e EP Energia potencial Forças conservativas Calculando

Leia mais

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Tudo bem? Vou neste artigo resolver a prova de Fïsica para a Polícia Rodoviária Federal, organizada pelo CESPE-UnB. Antes de resolver cada questão, comentarei sobre alguns trechos das minhas

Leia mais

Capítulo 16. Gravitação. Página 231

Capítulo 16. Gravitação. Página 231 Capítulo 16 Gravitação Página 231 O peso de um corpo é consequência da força de gravidade com que o corpo é atraído pela Terra ou por outro astro. É medido com dinamômetro. Não levando em conta os efeitos

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Medir a aceleração da gravidade... com um telemóvel! Fisiquipédia 9

Medir a aceleração da gravidade... com um telemóvel! Fisiquipédia 9 Medir a aceleração da gravidade... com um telemóvel! Acelerómetros Uma das medidas de segurança de computadores e smarthphones modernos é a incorporação de um acelerómetro nestes aparelhos. Como o nome

Leia mais

QUEDA LIVRE. Permitindo, então, a expressão (1), relacionar o tempo de queda (t), com o espaço percorrido (s) e a aceleração gravítica (g).

QUEDA LIVRE. Permitindo, então, a expressão (1), relacionar o tempo de queda (t), com o espaço percorrido (s) e a aceleração gravítica (g). Protocolos das Aulas Práticas 3 / 4 QUEDA LIVRE. Resumo Uma esfera metálica é largada de uma altura fixa, medindo-se o tempo de queda. Este procedimento é repetido para diferentes alturas. Os dados assim

Leia mais

Tópico 8. Aula Prática: Sistema Massa-Mola

Tópico 8. Aula Prática: Sistema Massa-Mola Tópico 8. Aula Prática: Sistema Massa-Mola. INTRODUÇÃO No experimento anterior foi verificado, teoricamente e experimentalmente, que o período de oscilação de um pêndulo simples é determinado pelo seu

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO INTRODUÇÃO Estamos cercados de oscilações, movimentos que se repetem. Neste roteiro vamos abordar oscilações mecânicas para uma classe de osciladores harmônicos

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação do Momento Linear

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação do Momento Linear Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação do Momento Linear Cálculo de resultante I Considere um corpo sobre o qual atual três forças distintas. Calcule a força resultante. F 1 = 10 N 30 F

Leia mais

Ciências Físico - Químicas. Planificação de uma Actividade Laboratorial No contexto dos Novos Programas

Ciências Físico - Químicas. Planificação de uma Actividade Laboratorial No contexto dos Novos Programas ESCOLA SECUNDÁRIA NUNO ÁLVARES CASTELO BRANCO Ciências Físico - Químicas Planificação de uma Actividade Laboratorial No contexto dos Novos Programas Trabalho elaborado por: Célia Maria Antunes Dias Castelo

Leia mais

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 1 Descrição: A balança eletrônica produzida por nossa empresa utiliza tecnologia de ponta, baixo consumo de energia e conversores analógicos/digitais

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo.

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. (MECÂNICA, ÓPTICA, ONDULATÓRIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS) 01) Um paraquedista salta de um avião e cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Posição e Coordenada de Referência Posição é o lugar no espaço onde se situa o corpo. Imagine três pontos

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Conservação da Energia II

Conservação da Energia II Conservação da Energia II Objetivo Contexto O objetivo deste experimento é mostrar a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética, ilustrando a Conservação da Energia Mecânica.

Leia mais

Provas Comentadas OBF/2011

Provas Comentadas OBF/2011 PROFESSORES: Daniel Paixão, Deric Simão, Edney Melo, Ivan Peixoto, Leonardo Bruno, Rodrigo Lins e Rômulo Mendes COORDENADOR DE ÁREA: Prof. Edney Melo 1. Um foguete de 1000 kg é lançado da superfície da

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas CONSTRUINDO CONCEITOS SOBRE FAMÍLIA DE FUNÇÕES POLINOMIAL DO 1º GRAU COM USO DO WINPLOT Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 MARCOS ANTONIO HELENO DUARTE Secretaria

Leia mais

A interpretação gráfica e o ensino de funções

A interpretação gráfica e o ensino de funções A interpretação gráfica e o ensino de funções Adaptado do artigo de Katia Cristina Stocco Smole Marília Ramos Centurión Maria Ignez de S. Vieira Diniz Vamos discutir um pouco sobre o ensino de funções,

Leia mais

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA Ano Lectivo 2010/2011 Professora Fátima Pires FÍSICO-QUÍMICA SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA QUE UM CORPO SE MOVA? Avaliação: Professora: Observações: 11ºB «Será necessária uma força para que um corpo se

Leia mais

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados 2aula Janeiro de 2012 TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS Objetivos: Familiarizar o aluno com os algarismos significativos, com as regras de arredondamento e as incertezas

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Prossional em Ensino de Física Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones Leonardo

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios.

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios. Exercícios A U L A 10 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios. objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos nas Aulas 4 a 9 por meio da

Leia mais

RESUMO 2 - FÍSICA III

RESUMO 2 - FÍSICA III RESUMO 2 - FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos

Leia mais

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação.

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação. Terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton afirma que a interação entre dois corpos quaisquer A e B é representada por forças mútuas: uma força que o corpo A exerce sobre o corpo B e uma força que

Leia mais

6 Conclusões e Trabalhos futuros 6.1. Conclusões

6 Conclusões e Trabalhos futuros 6.1. Conclusões 6 Conclusões e Trabalhos futuros 6.1. Conclusões Neste trabalho estudou-se o comportamento do sistema que foi denominado pendulo planar com a adição de uma roda de reação na haste do pendulo composta de

Leia mais

Leis de Newton. Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com

Leis de Newton. Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com Leis de Newton Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com Antes de Galileu Durante séculos, o estudo do movimento e suas causas tornou-se o tema central da filosofia natural. Antes

Leia mais

Capítulo 7 Medidas de dispersão

Capítulo 7 Medidas de dispersão Capítulo 7 Medidas de dispersão Introdução Para a compreensão deste capítulo, é necessário que você tenha entendido os conceitos apresentados nos capítulos 4 (ponto médio, classes e frequência) e 6 (média).

Leia mais

Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro

Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro Objetivo As práticas que serão trabalhadas nesta aula têm os objetivos de

Leia mais

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação Apresentação Após lecionar em colégios estaduais e particulares no Estado de São Paulo, notei necessidades no ensino da Física. Como uma matéria experimental não pode despertar o interesse dos alunos?

Leia mais

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de dmissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Questão Concurso 009 Uma partícula O descreve um movimento retilíneo uniforme e está

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

Laboratório de Física I - EAD- UESC 2011

Laboratório de Física I - EAD- UESC 2011 Laboratório de Física I - EAD- UESC 011 Equipe: 1. Nome:.... Nome:... 3. Nome:... Pólo:... Data:... Experiência três: CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Relatório Programado: Guia para tomada e análise de dados Prazo:

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 4 - Princípios da Dinâmica e suas Aplicações Prof. Elvis Soares 1 Leis de Newton Primeira Lei de Newton: Um corpo permanece

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/12/2011 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

PL3a - Queda livre. Estudar o movimento de um corpo em queda livre. Determinar a aceleração gravítica.

PL3a - Queda livre. Estudar o movimento de um corpo em queda livre. Determinar a aceleração gravítica. Física para a Biologia PL3 Queda livre; Pêndulo simples PL3a - Queda livre 1. 2. Objetivos Estudar o movimento de um corpo em queda livre. Determinar a aceleração gravítica. Introdução O exemplo mais comum

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Portas da Matemática Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Portas da Matemática Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Portas da Matemática Guia do Professor Página 1 de 7 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG03108 MEDIÇÕES TÉRMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG03108 MEDIÇÕES TÉRMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG03108 MEDIÇÕES TÉRMICAS ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉRMICA DE ISOLAMENTOS EM AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 1 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 1 Bimestre Lista de Exercícios de Recuperação do 1 Bimestre Instruções gerais: Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 15

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 15 Ondas (continuação) Ondas propagando-se em uma dimensão Vamos agora estudar propagação de ondas. Vamos considerar o caso simples de ondas transversais propagando-se ao longo da direção x, como o caso de

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações 1. Movimento Oscilatório. Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) 3. MHS e Movimento

Leia mais

O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau

O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau U L 9 Meta da aula plicar o formalismo quântico ao caso de uma partícula quântica que incide sobre o degrau de potencial, definido na ula 8. Vamos

Leia mais

Tópico 4. Como Elaborar um Relatório e Apresentar os Resultados Experimentais

Tópico 4. Como Elaborar um Relatório e Apresentar os Resultados Experimentais Tópico 4. Como Elaborar um Relatório e Apresentar os Resultados Experimentais 4.1. Confecção de um Relatório 4.1.1. Organização do relatório Um relatório é uma descrição detalhada, clara e objetiva de

Leia mais

Histogramas. 12 de Fevereiro de 2015

Histogramas. 12 de Fevereiro de 2015 Apêndice B Histogramas Uma situação comum no laboratório e na vida real é a de se ter uma grande quantidade de dados e deles termos que extrair uma série de informações. Encontramos essa situação em pesquisas

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DA UFPR (2015) FÍSICA A (PROF. HAUSER)

RESOLUÇÃO DA PROVA DA UFPR (2015) FÍSICA A (PROF. HAUSER) DA PROVA DA UFPR (2015) FÍSICA A (PROF. HAUSER) 01)Um veículo está se movendo ao longo de uma estrada plana e retilínea. Sua velocidade em função do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e

Leia mais

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Caro aluno, olá! Neste tópico, você vai aprender sobre um tipo particular de movimento plano, o movimento circular

Leia mais

Proposta de ensino da Segunda lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO. Carolina de Sousa Leandro Cirilo Thiago Cordeiro

Proposta de ensino da Segunda lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO. Carolina de Sousa Leandro Cirilo Thiago Cordeiro Proposta de ensino da Segunda lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO Carolina de Sousa Leandro Cirilo Thiago Cordeiro Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes

4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes 4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes Neste capítulo é apresentado o desenvolvimento de um dispositivo analisador de redes e de elementos de redes, utilizando tecnologia FPGA. Conforme

Leia mais

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 Manoel Luiz de Souza JÚNIOR Universidade Estadual

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

ATIVIDADES EXTRA CLASSE

ATIVIDADES EXTRA CLASSE ATIVIDADES EXTRA CLASSE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB 1) Em que consiste o processamento de Sinais? 2) Em processamento digital de sinas, o que significa codificação da informação? 3)

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 11 Momento Linear e Impulso Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO: Estudante 1 (nome e

Leia mais

Ouvindo a Queda Livre

Ouvindo a Queda Livre Ouvindo a Queda Livre Roteiro do Professor Resumo: Para experimentos de queda livre é natural que se pense num experimento bem simples: Largar uma bolinha de uma determinada altura e pedir para que alguém

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão II 1. Um carro está viajando numa estrada retilínea com velocidade de 72 km/h. Vendo adiante um congestionamento

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ESPECTROS SONOROS Plano de aula Autor: Prof. Alessandro Washington Daniel (E.E. José Chaluppe) Alunos da 2ª série Ensino Médio da E.E. José Chaluppe Bruna Alves Freires Teixeira Oscar Hugo Lunguinho Falchetto

Leia mais

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa Reflexão da luz TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa LEIS DA REFLEXÃO RI = raio de luz incidente i normal r RR = raio de luz refletido i = ângulo de incidência (é formado entre RI e N) r = ângulo de reflexão

Leia mais

Aula 1: Medidas Físicas

Aula 1: Medidas Físicas Aula 1: Medidas Físicas 1 Introdução A Física é uma ciência cujo objeto de estudo é a Natureza. Assim, ocupa-se das ações fundamentais entre os constituíntes elementares da matéria, ou seja, entre os átomos

Leia mais

*Circuito proposto para a aula prática. Foram utilizados ao todo, no circuito, seis resistores com as seguintes propriedades:

*Circuito proposto para a aula prática. Foram utilizados ao todo, no circuito, seis resistores com as seguintes propriedades: Técnicas Digitais para Computação Laboratório: AP02 Turma: A Nomes: Miller Biazus 187984 Raphael de Leon Ferreira Lupchinski 191942 INTRODUÇÃO No laboratório 2 foram propostas algumas atividades, como:

Leia mais

Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem

Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem Título: Controle de um sistema Bola- Barra com realimentação através de imagem Autores: Caio Felipe Favaretto, Henrique Corrêa Ramiro, Rômulo de Oliveira Souza e Marcelo Barboza Silva Professor orientador:

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Princípio do impulso e quantidade de

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais