Profª Aline Winter Sudbrack

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profª Aline Winter Sudbrack"

Transcrição

1 Profª Aline Winter Sudbrack Profª. Adjunta III da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, RS Doutora em Sociologia, Mestre em Antropologia Social, Especialista em Saúde Pública. Atua no Programa de Pós-Graduação Ensino da Saúde UFCSPA. Departamento Educação e Humanidades UFCSPA. Atua no Programa de Pós-Graduação Ensino da Saúde UFCSPA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polo Sul - Prodequi UNB UFCSPA. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa UFCSPA. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Bioética e Saúde UFCSPA. Membro do Grupo de Pesquisa Enfrentamento à Violência UFCSPA.

2 Aldo Zaiden Psicólogo e psicanalista, com especialização em etnopsicanálise pela Université Paris XIII. É mestre Ciências Sociais pela UnB. Militante de Direitos Humanos, foi Coordenador Nacional de Saúde Mental e Combate à Tortura pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em atuação antiprisional e antimanicomial, e foi membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, representando o Ministério da Saude. Representa a Rede Pense LivrePor uma política de Drogas que funcione, da qual faz parte do grupo coordenador e é membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas, entidade que reúne 29 instituições que discutem a reforma das políticas de drogas no Brasil e nos fóruns internacionais. Participou de delegações em Genebra, Viena e Nova Iorque, San Jose, Washington e Buenos Aires, Santiago, Bogota entre outros países, tanto enquanto representante do Governo como ator da Sociedade Civil junto à ONU e a OEA. Foi consultor sênior sobre drogas para a União Européia (diálogos setoriais-coordenador); consultor sobre drogas e direitos humanos para PNUD, UNESCO e FIOCRUZ (fiotec) Atualmente, além de sua militância no tema Drogas, atende em seu consultório em São Paulo, que divide com a Psicanalista Maria Rita Kehl.

3 Ana Regina Noto Psicóloga, com mestrado e doutorado em psicobiologia. Professora da UNIFESP e orientadora de pós-graduação na área de medicina e sociologia do abuso de drogas. Pesquisadora CNPQ nível 2, coordenadora do núcleo de pesquisa sobre saúde e uso de substancias (NEPSIS) e do centro regional de referencia em crack e outras drogas CRR DIMESAD UNIFESP. Linha de pesquisa centrada nos aspectos psicossociais relacionados ao uso psicotrópicos e suas implicações na saúde, avaliações de intervenções preventivas e terapêuticas (ensaios clínicos). Principais temas de estudo: prevenção entre adolescentes; Mindfulness e dependências; e violência familiar associada ao uso de substancias.

4 Prof. Dra. Andrea Gallassi Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Terapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Mental e Saúde Coletiva, com ênfase em álcool e outras drogas e políticas de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública em álcool e outras drogas, e adolescente, uso de drogas e ato infracional. Atualmente é Professora Adjunta II do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB); coordenadora-geral do Programa de Extensão Centro de Referência sobre Drogas e outras Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCEUnB) da UnB, e líder do Grupo de Pesquisa CNPq de mesmo nome. Está finalizando o pósdoutorado pelo Centre of Addiction and Mental Health (CAMH), Universidade de Toronto, Canadá.

5 Araci Asinelli da Luz Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 1 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, sexualidade, prevenção da homofobia na escola, da violência contra a criança e o adolescente e educação socioambiental. Também atua na área da Responsabilidade Social r na formação inicial e continuada de professores, do educador social, de conselheiros tutelares e na formação do protagonismo juvenil. Foi secretária regional da SBPC por duas gestões e foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Atualmente é Secretária Regional da SBPC (gestão ). Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR( ) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro titular do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. Participou do grupo de pesquisa coordenado por Dra. Carolina Lisboa na pesquisa que investiga as relações de amizade na infância, as influências parentais e transição ecológica na região sul do Brasil (processo CNPq /2008-3). É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano junto à linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional). Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (líder - NEAS); Diversidades em Educação; Prevenção de Drogas na Escola. NIED - Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR (Coordenadora), NEPS - Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR (Vice-coordenadora).

6 Carla Dalbosco Psicóloga pela UFRGS, especialista em terapia familiar sistêmica, mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Entre 2008 e 2012 exerceu o cargo de Diretora de Políticas de Prevenção e Tratamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, na Presidência da República e posteriormente Ministério da Justiça, onde acompanhou projetos de prevenção e capacitação em nível nacional. Entre 2013 e 2014 foi coordenadora local do Projeto multicêntrico de Participação e Dinamização Juvenil no Programa Saúde na Escola pela Fiocruz - Brasília. Atualmente é Assessora de Direção no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA/UFRGS, onde integra a equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas - CPAD e de Coordenação do curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas.

7 Cibele Maria de Sousa Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Assistente social, servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, integrante da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS ad II, unidade de Sobradinho II DF.

8 Daniela Ribeiro Schneider Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é profa. associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, saúde mental, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

9 Deise Matos do Amparo Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com Doutorado Sanduiche pela Université Jules Verne França, Pós Doutorado pela Université Paris V, Bolsista Produtividade 2 do CNPQ.

10 Eloisa Dutra Caldas Possui graduação em Química e mestrado em Química Analítica pela Universidade de Brasília, doutorado em Agricultural and Environmental Chemistry pela Universidade da Califórnia, Davis (1996) e pós-doutorado pelo Institut National de la Recherche Agronomique, em Paris (2005). Atua nas áreas de toxicologia de alimentos, ambiental e de medicamentos, estudos toxicológicos agudos e crônicos com animais, avaliação de risco da exposição humana a resíduos e contaminantes, epidemiologia das intoxicações humanas e desenvolvimento de metodologia analítica para análise de resíduos, contaminantes e substâncias psicoativas utilizando técnicas analíticas que incluem cromatografia gasosa e líquida, espectrometria de massa, espectrofotometria UV/Vis e absorção atômica. Dentre as substâncias de interesse incluem-se pesticidas, drogas veterinárias, metais pesados, micotoxinas e drogas de abuso.

11 Eroy Aparecida da Silva Graduada em Psicologia (1989). Doutora em Ciências - Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas (DIMESAD) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP,2011), Coordenadora do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas para o Tratamento de Dependentes de Álcool e outras Drogas, Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Psicóloga contratada pela Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (AFIP). Consultora ad hoc da Revista Brasilera de Terapias Cognitivas - Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas e Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar. Coordenadora Pedagógica Centro Regional de Referencia-CRR-DIMESAD-UDED. Coordenadora do curso de Atenção aos usuários de substâncias psicoativas REDE SAMPA Saúde Mental Paulistana - Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Psicoterapia com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental e Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Cognitiva e Sistêmica Individual, Grupal e Familiar; Terapia Comunitária com abusadores e dependentes de drogas. Sócia Diretora Polo São Paulo; Núcleo de Terapia Cognitiva (NTC).Conselheira Suplente-ABRAMD-Conselho Estadual sobre Drogas-CONED-SP.

12 Francisco Inacio Pinkusfeld Monteiro Bastos Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995), com estágios de pós-doutorado/pesquisador visitante na Alemanha (1995), Canadá (1998), Reino Unido (2003), EUA (2010) e Reino Unido (2013). É pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e foi pesquisador visitante honorário do Imperial College, Londres, Reino Unido. Desenvolve pesquisas voltadas especialmente para a epidemiologia e prevenção do abuso de drogas e do HIV/AIDS. Autor/coautor de mais de 260 publicações em revistas indexadas e 95 capítulos de livros/livros, publicados no Brasil e em diversos países, como EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá, por editoras como Oxford University Press, Springer e Routledge. Em paralelo à carreira médica/pesquisa biomédica, trabalha há longos anos como tradutor e editor (e, mais recentemente, como membro do corpo editorial de diversas revistas), carreira iniciada com a premiação, aos 20 anos, como tradutor do poeta anglo-americano T.S. Eliot. Mais recentemente, passou a publicar nas áreas de filosofia e história da biologia e das ciências da saúde.

13 Helena Maria Becker Albertani Licenciada em Filosofia, Orientadora Educacional, Mestre em Educação pela PUC/SP. Especialista em adolescentes, formação continuada de professores e prevenção do uso indevido de drogas. Consultora em Educação na montagem de projetos e assessoria a trabalhos com educadores, pais, alunos e comunidades. Autora de textos e materiais pedagógicos sobre educação, gestão da escola, relacionamento interpessoal, metodologias educacionais e prevenção. Membro da ABRAMD.

14 Luca Santoro Gomes Terapeuta, Professor e Supervisor Técnico. Diploma MSc (Mestrado em Ciências) em Adult Psychodynamic Counselling Course, Universidade de Londres e especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Professor dos cursos de capacitação para profissionais da rede SUS e SUAS do Município de São Paulo, Professor dos CRRs em São Paulo, UDED Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, em Brasília Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina do GDF. Professor no cursos de pós graduação especialização em Saúde Mental e especialização TCC na UNIP. Supervisão Institucioal para Caps AD 3 e Unidades de Acolhimento, representante no Brasil da ONG Future Devolpment Foundation FDF United Kingdom. Atualmente faz capacitações, supervisões e palestras sobre prevenção, tratamento, políticas públicas nas áreas de álcool, tabaco e outras drogas, saúde sexual, HIV/AIDS, diversidade sexual, família, criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, formação de rede,tratamento comunitário,gerenciamento de caso, gerenciamento de conflitos, cuidando de quem cuida, organização de serviços e aplicação de tecnologia da informação em modelos preventivos. Além de técnicas de intervenção breve, captação de recursos e mídia advocacy e tecnologias da cultura da paz.

15 Marcelo Santos Cruz Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente coordena o Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (PROJAD) e o curso de Especialização em Assistência a Usuários de Drogas do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). É Vice-Presidente da ABRAMD, membro do Conselho Editorial Nacional do Jornal Brasileiro de Psiquiatria e do Comitê de Ética em Pesquisa.

16 Maria Aparecida Penso Psicóloga, doutora em Psicologia, terapeuta de Casais e Família, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília onde pertence à linha de pesquisa de Sistemas familiares e Cultura. Pertence aos Grupos de Pesquisa SOCIUS; GEVIN; SAUDE MENTAL, TERAPÊUTICAS E CULTURA e Núcleo de pesquisa e intervenção,:exclusão social, violência urbana e subjetividade. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP) onde pertence ao grupo de pesquisa Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense sob orientação da profa. Dra Teresa Cristina O. Carreteiro.

17 Maria da Glória Lima Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dependência química, trabalho em saúde e políticas de saúde mental.

18 Maria Etelvina Barros Profissional da área de Ciências Sociais/USP, com mais de 25 anos de experiência em políticas públicas em saúde, desenvolvimento e cooperação internacional. Trabalhou em Brasília, em Moçambique e na Cidade do Panamá, como funcionária do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS-UNAIDS/ONUSIDA, por 10 anos. Tem larga experiência nas áreas de prevenção ao uso indevido de drogas e prevenção e atenção às DST/HIV/Aids. Experiência na gestão de organismos governamentais estaduais, nacionais e internacionais. Nos últimos anos trabalhou como consultora na Secretaria da Saúde do Município de São Paulo, no Ministério da Saúde, na área de DST/Aids, contrato UNESCO, e na área de Saúde Mental, contrato UNODC. Larga experiência na coordenação, negociação, implementação e monitoramento de projetos de cooperação internacional, envolvendo organizações internacionais (bi e multilaterais), governos, sociedade civil e setor privado.

19 Nara D. de Araújo Santos Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília Local de Trabalho: Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil Resumo de Experiência: Experiência de dezessete anos no desenvolvimento e na implementação de projetos de cooperação técnica internacional relacionados ao HIV/aids, ao uso de drogas e à atenção à saúde da população penitenciária. Especializada em políticas públicas voltadas à promoção do acesso aos serviços de prevenção e atenção ao HIV e à aids em contextos de uso de drogas e de privação de liberdade, tendo como base a proteção dos direitos humanos e a promoção da equidade de gênero. Atua como Oficial de Programa e presta assessoria técnica em atividades e projetos relativos aos temas do mandato do UNODC no campo da saúde. Contato Eletrônico/ nara.santos@unodc.org

20 Osvaldo Fernandez Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Fez pósdoutorado em Antropologia Urbana e Saúde, com bolsa CAPES, no Sociomedical Sciences Department da Faculdade de Saúde Pública da Columbia University of the New York city ( ). Atualmente é professor titular (2013) e efetivo do programa de pós-graduação em letras - Critica Cultural no departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes campos para educação, saúde e segurança com os seguintes campos de estudos: gênero, sexualidade, homossexualidade, violência, HIV/AIDS, consumo de drogas e homofobia.

21 Renato Barão Varalda Possui graduação em DIREITO pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL pelo CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (OSUC - SP) - certificado registrado no livro nº 04, às folhas 10 A, sob nº 77; ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS pela UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) e UNIVERSITY OF ESSEX - certificado registrado sob o nº 014, no livro 011, folha nº 003; ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO pela UnB - certificado registrado sob o nº 516, no livro 21, folha nº 104; ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS PENAIS pela FUNDAÇÃO ESCOLA DO MPDFT - certificado sob o registro nº 8, Livro nº A-32, folha nº 8, data do registro: 5/10/2012; e MESTRADO EM CIÊNCIAS JURÍDICO-CRIMINAIS pela FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (revalidado pela UnB e registrado sob o nº 576, livro 003, folha 144, processo nº / ). Atuou como COORDENADOR da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ) do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional (GNDH) de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), entre 2013 e Atualmente é PROMOTOR DE JUSTIÇA do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e Secretário da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores da Infância e Juventude (ABMP).

22 Sheila Giardini Murta Docente no Departamento de Psicologia Clínica e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Investiga o desenvolvimento, a avaliação, a difusão e a adaptação cultural de programas de promoção de saúde mental e prevenção a riscos para transtornos mentais para pessoas em diferentes fases do ciclo de vida. Coordenadora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida).

23 Silvia Renata Lordello. Psicóloga e Pedagoga pela UnB, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília; psicóloga clínica, professora da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório de Família, Grupo e Comunidade.

24 Silvia de Oliveira Santos Cazenave Possui graduação em Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Farmácia Análise Toxicológica pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Toxicologia Fármacia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Superintendente de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Perito Criminal Toxicologista 1a. classe do Instituto de Criminalística de Campinas e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (licenciada). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, toxicologia, dependência, análise toxicológica e prevenção, Tabaco, agrotóxicos e regulação.

25 Telmo M. Ronzani Psicólogo, Mestre em Psicologia Social, Doutor em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, Coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA). Bolsista de Produtividade CNPq.

26 Vânia Maria de Medeiros Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Sua principal experiência tem sido a de integrar o currículo de Cursos de Tecnologia aos Cursos da Educação (Licenciatura) e a temática Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas. Coordenou o primeiro curso de pósgraduação lato-sensu em Promoção da Saúde e Prevenção ao uso de Drogas no estado da Paraíba, uma iniciativa resultante da parceria constituída entre UNIFESP-UNIAD e FUNETEC - Fundação de apoio ao IFPB. Recentemente integrou a equipe de formação dos profissionais do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) constituida pela UFPB assumindo a temática das drogas no que se refere ao conteúdo da Prevenção e Abordagens Interdisciplinares ao Usuário. Orienta projetos de extensão e de iniciação científica integrando estudantes de diferentes cursos e níveis de ensino (médio e superior). Integrou a Comissão de Elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento do Crack e outras Drogas na Paraíba e atualmente coordena o CRR-IFPB, Centro Regional de Referência para a Formação de Profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Drogas, implantado em 2011 como parte das ações estruturantes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

27 Vera da Ros Psicóloga e Mestre pela PUC/SP, psicoterapeuta de jovens e adultos. Após a formação como psicóloga especializou-se nas áreas de adolescentes, drogas e AIDS. Caminhou por todas as áreas até a gerência de projetos junto ao PROAD/UNIFESP. De 1999 a 2005 foi assessora técnica da área de redução de danos, drogas e AIDS junto ao UNODC e ao Ministério da Saúde. Experiência internacional em conferências, congressos, CICAD/OEA, OMS, UNODC, ECOSOC. Trabalhou como psicóloga em enfermaria psiquiátrica de dependência química em hospital geral - Hospital Estadual de Diadema/ SPDM. Atualmente, consultora de projetos do terceiro setor nas áreas de: direitos da criança e do adolescente, prevenção de drogas e sexualidade. Consultora para o Departamento de DST/AIDS/Hepatites do Ministério da Saúde, UNODC e PNUD. Foi coordenadora da ABRAMD Educação, mediadora de cursos on-line pelo CEATS/FIA e Fundação Telefônica. Presidente da REDUC na gestão tem assento no CONED /SP Conselho Estadual sobre Drogas.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA O programa tem por objetivo capacitar profissionais para a promoção de saúde, prevenção, identificação e tratamento do uso nocivo de substâncias psicoativas.

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012 Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer SALVADOR/BA ABRIL de 2012 MARCOS HISTÓRICOS 1998: Adesão do Brasil aos princípios diretivos

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA CLÍNICA ESCOLA A Clínica Escola do Núcleo de Neurociência ESUDA em uma ação conjunta de um fazer profissional que corresponda aos interesses sociais da

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

Nome: Temática: Curriculo: Nome: Temática: Currículo:

Nome: Temática: Curriculo: Nome: Temática: Currículo: Nome: Abraham Turkenicz Temática: Novas Configurações Familiares Curriculo: É médico, psicanalista, terapeuta de casais e famílias, autor do livro "A aventura do Casal'. Nome: Adriana Friedmann Temática:

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL. Brasília maio 2010

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL. Brasília maio 2010 COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL Brasília maio 2010 Audiência Pública: o avanço e o risco do consumo de crack no Brasil Francisco Cordeiro Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

Leia mais

Objetivo 2 Ampliar e qualificar o acesso integral e universal à prevenção das DST/HIV/aids para Gays, outros HSH e Travestis.

Objetivo 2 Ampliar e qualificar o acesso integral e universal à prevenção das DST/HIV/aids para Gays, outros HSH e Travestis. Histórico 1º semestre de 2008 Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, hsh e travestis Agos/08 Oficina Macro Sudeste para apresentação do Plano Nacional Set/08

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral.

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral. EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente nos âmbitos federal, estadual,

Leia mais

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas RESULTADOS Setembro 2010 Parcerias Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Casa Civil da Presidência da República; Secretaria-Geral

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Anexo II Di r e t r i z e s Ge r a i s d o s Se rv i ç o s d e Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Educação do Agressor SERVIÇO DE RESPONSABILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DO AGRESSOR Ap r e s e n ta ç ã o A presente

Leia mais

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte PPCAAM Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria de Direitos Humanos Presidência

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL MEDIDAS CONCRETAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO DOMÉSTICO/FAMILIAR A presente Matriz insere-se no

Leia mais

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Cidadã: incluir, aprender, transformar. Avenida Wenceslau Fontoura nº 211 Nova Americana Alvorada/RS Telefone 51-30448666 Smed-pedagogico@alvorada.rs.gov.br

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

TELEFONES (11) 9 5707-6072 (11) 905810-9400 E-mail: newsfrancodarocha@hotmail.com

TELEFONES (11) 9 5707-6072 (11) 905810-9400 E-mail: newsfrancodarocha@hotmail.com 1 CONFIRMADO REALIZAÇÃO DO EVENTO NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA EM 21 DE AGOSTO DE 2015 O IEP Instituto Educando Para a Paz, Observando o Principio 5 do Pacto Global das Nações

Leia mais

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Fernanda Marques Paz 1 Dependência Química: prevenção, tratamento e politicas públicas (Artmed; 2011; 528 páginas) é o novo livro de Ronaldo

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL CHEFE DO CURSO DE ENFERMAGEM Profa. MSc. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa Possui graduação em Terapia Ocupacional pela

Leia mais

Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010

Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010 Saúde da População em Situação de Rua, com foco em Saúde Mental Consultório de Rua Ministério da Saúde Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas Miriam Di Giovanni Curitiba/PR - 12/11/2010 Saúde

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA RELATÓRIO DE 2011 Em 2011, o Vila Fátima deu continuidade aos seus programas de ensino-serviço. Esta unidade acadêmica descentralizada é uma projeção da Universidade ao seu meio, e, como tal, oferece um

Leia mais

Oficinas de tratamento. Redes sociais. Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas

Oficinas de tratamento. Redes sociais. Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas Oficinas de tratamento Redes sociais Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas Irma Rossa Médica Residência em Medicina Interna- HNSC Médica Clínica- CAPS ad HNSC Mestre em Clínica Médica- UFRGS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA Função no Projeto: Contratação de consultoria especializada para desenvolver e implementar estratégias de impacto e sustentabilidade da Campanha Coração Azul no

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto de Implantação da Rede de Proteção Social de Araucária

Mostra de Projetos 2011. Projeto de Implantação da Rede de Proteção Social de Araucária Mostra de Projetos 2011 Projeto de Implantação da Rede de Proteção Social de Araucária Mostra Local de: Araucária. Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz

A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz 2º Encontro de Educação a Distância para a Rd Rede de Escolas de Governo A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO ANEXO VI PLANILHA DE PONTUAÇÃO RECONHECIMENTO DE SABERES

Leia mais

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES SECRETRIA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO Objetivo 1 - Apresentar e difundir o Plano Enfrentamento do HIV/Aids e outras DST junto à

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira Horário Atividade 8:00 9:00 Acolhimento dos participantes pela Comissão Organizadora 9:00 10:00 CONFERÊNCIA - DROGAS E TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS:

Leia mais

Consulta Pública ESTRATÉGIAS

Consulta Pública ESTRATÉGIAS Plano Municipal de Educação PME Secretaria Municipal de Educação São Francisco do Sul Fórum Municipal de Educação Consulta Pública META 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população

Leia mais

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

Escritório de Ligação e Parceria no Brasil

Escritório de Ligação e Parceria no Brasil 1 de 5 01/09/2015 10:39 United Nations Office on Drugs and Crime Escritório de Ligação e Parceria no Brasil UNODC Everywhere Facebook Twitter Flickr YouTube Equipe do UNODC no Escritório de Ligação e Parceria

Leia mais

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Gabriela Calazans FCMSCSP, FMUSP II Seminário Nacional sobre Vacinas e novas Tecnologias de Prevenção

Leia mais

Crack, é possível vencer

Crack, é possível vencer Crack, é possível vencer Prevenção Educação, Informação e Capacitação Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Central Judicial do Idoso TJDFT. MPDFT. DEFENSORIA PÚBLICA DF

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Central Judicial do Idoso TJDFT. MPDFT. DEFENSORIA PÚBLICA DF COORDENADORIA-GERAL DO SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS Nome do Centro Judiciário /CJI Período 1 º de janeiro a 30 de junho/2013 Estrutura de Pessoal Servidores efetivos do TJDFT * Em tramitação pela SUGIP:

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Saúde. OBJETIVO DO CURSO:

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br Psicologia Intensiva uma especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br PSICOLOGIA INTENSIVA O intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Especial Brasília-DF Dezembro de 2011 O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICAP Educação a Distância

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICAP Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICAP Educação a Distância Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fundação Oswaldo

Leia mais

O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas.

O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas. Página1 Curso de extensão universitária: O sistema de garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes: responsabilidades compartilhadas. Apresentação: Em 2015, comemorando 25 anos do ECA,

Leia mais

7ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital

7ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital PROGRAMA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA SAÚDE CRACK - Prevenção, Resgate e Cuidados em Saúde Mental Roteiro Preliminar Abertura e Mesa 1 - Gestores (13 horas): Dra. ANABELLE MACEDO SILVA Titular da 3ª Promotoria

Leia mais

Secretaria Nacional de Assistência Social

Secretaria Nacional de Assistência Social POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Secretaria Nacional de Assistência Social MARCOS NORMATIVOS E REGULATÓRIOS Constituição Federal 1988 LOAS 1993 PNAS 2004

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA Prof. Geraldo Luis Oliveira de Resende in memoriam - (UFSJ) Flávia Assumpção

Leia mais

1.1. Cristina Nacif Alves

1.1. Cristina Nacif Alves 1.1. 1.1.1. Formação Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, concluída em Junho de 1992 Especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem da criança e do adolescente - Instituto

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: Enfermagem em Atenção à Saúde Mental Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE CIJ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE CIJ XXI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MAGISTRADOS E PROMOTORES DE JUSTIÇA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE ABMP EXPERIÊNCIA PROGRAMA DE ASSESSORIA PSICOLÓGICA NOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS E EXTRA JUDICIAIS

Leia mais

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTOÀ FEMINIZAÇÃO DA AIDS NO CEARÁ - 2009

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTOÀ FEMINIZAÇÃO DA AIDS NO CEARÁ - 2009 COORDENADORIA DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE - COPROM NÚCLEO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS NUPREV PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTOÀ FEMINIZAÇÃO DA AIDS NO CEARÁ - 2009 Responsáveis pela elaboração:

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA A chapa Consolidando Ações que se apresenta à comunidade acadêmica da Educação

Leia mais

Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação

Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação Educomunicação Comunicação-Educação Uma área emergente Pesquisa na linha do NCE/ECA/USP As pesquisas do NCE/ECA/USP buscam

Leia mais

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PLANILHA "C" - decisão CONSUN 232/214 Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho

Leia mais

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD. Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD. Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira Horário Atividade 8:00 9:00 Acolhimento dos participantes pela Comissão

Leia mais

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL SECRETARIA NACIONAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS MINISTÉRIO DA SAÚDE Comitê Gestor do Plano Integrado de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas

Leia mais

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes)

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007 Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) MODALIDADE /ÁREA VAGAS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA ATIVIDADES A SEREM

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR II Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Alimentação Escolar 50 ANOS Sr. José Tubino Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Carta de Campinas Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, na cidade de Campinas (SP), gestores de saúde mental dos 22 maiores municípios do Brasil, e dos Estados-sede desses municípios, além de profissionais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS. ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS. ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas Contribuições para Audiência Pública sobre COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DATA DA APLICAÇÃO: 12.12.2015 GABARITOS MULTIDISCIPLINAR 2015.2 HUMANAS E EXATAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A E D D E C A E A B ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

A Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná. Coordenação Estadual de Saúde Mental Abril 2014

A Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná. Coordenação Estadual de Saúde Mental Abril 2014 A Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná Coordenação Estadual de Saúde Mental Abril 2014 Da segregação à conquista da cidadania 1980 mobilização dos usuários, familiares e trabalhadores de saúde visando

Leia mais

Currículo - Lúcia Freitas

Currículo - Lúcia Freitas Currículo - Lúcia Freitas Bairro Continental Osasco SP Cel. (11) 951409948 email contato@luciafreitas.com.br site: www.luciafreitas.com.br Coren- 34470-E Formação UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Proposta para Implementação de Serviço de Responsabilização e Educação de Agressores Grupo Paz em Casa

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista. Plano de Ensino 2014

Faculdade da Alta Paulista. Plano de Ensino 2014 Plano de Ensino 2014 Disciplina: Dependência Química e Violência Código: Série: 5 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 70 CH Prática: 10 CH Total: 80 Obs: Objetivos A disciplina Dependência Química

Leia mais

DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE. Conselho Regional de Psicologia CRP/13 19h00 Apresentação Cultural Coral 1º Período A Noite

DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE. Conselho Regional de Psicologia CRP/13 19h00 Apresentação Cultural Coral 1º Período A Noite ψ PSICOLOGIA, ÉTICA E CIDADANIA PROGRAMAÇÃO DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE Direção FMN-CG: Yldry Pessoa Ramos 18h30 Abertura Coordenação Acadêmica Coordenação de Psicologia 26/08 Conselho Regional de Psicologia

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE MENTAL

Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE MENTAL Curso de Especialização em GESTÃO EM SAÚDE MENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Saúde Mental. PERFIL PROFISSIONAL: Entender

Leia mais

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS Professores responsáveis: Luiz Arcúrio Júnior Leiri Valentin Isabela Custódio

Leia mais

CURRÍCULO RESUMIDO. Curso de Direito FIC 2004 a 2006 FAROL FAFIBE

CURRÍCULO RESUMIDO. Curso de Direito FIC 2004 a 2006 FAROL FAFIBE CURRÍCULO RESUMIDO I DADOS PESSOAIS Nome: Andrea das Graças Souza Camacho Gimenez Garcia e-mail: II QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇAÕ ÁREA/SUBÁREA CONHECIMENTO INSTITUIÇÃO ANO INÍCIO ANO CONCLUSÃO Graduação

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE Florianópolis, 09 de novembro de 2007. Da: Coordenadoria do Curso de Graduação em

Leia mais

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu)

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) O Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) é fruto de uma Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Flávio Settembre. CRP 06/86514 Psicólogo clínico, participou de Conferências Municipais sobre os direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo e já soma duas publicações em revistas científicas.

Leia mais