Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1"

Transcrição

1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma

2 Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador com segurança. Aprender as funcionalidades do mouse. Passo 1: Apresentação do computador pelo monitor aos alunos. Passo 2: Como ligar o computador: Ligar o estabilizador, esperar uns 5 segundos, ligar a cpu, esperar 3 segundos, ligar o monitor, aguardar que o computador inicie até que apareça a tela principal. Passo 3: O Mouse: o mouse é formado por 3 partes, são elas: BOTÃO ESQUERDO, BOTÃO DIREITO, E BARRA DE ROLAGEM. Botão Esquerdo: esse botão é usado para selecionar e entrar em pastas, programas, e é tambem em todas as funções do computador. OBS: COM O BOTAO ESQUEDO: UM CLIQUE SELECIONA O CONTEÚDO, E DOIS CLIQUES ENTRA NELE. Botão Direito: Serve para usar algumas funcões específicas, mais isso só veremos mais a frente. Barra de Rolagem: é usada para páginas de tamanho maior que a tela e serve basicamente para descer a página, isto é: movimentá la para cima ou para baixo. Passo 4: Desligando o computador: Usando o mouse localize no canto inferior esquerdo a imagem de um pinguim, esse é o menu. Ponha a seta do mouse sobre ele e dê um clique usando o botão esquerdo, vai abrir uma janela de opções, arraste a seta do mouse até a opção sair, arraste novamente até a opção desligar computador, dê um clique com o botão esquerdo, vai aparecer uma janela perguntando se você tem certeza que deseja desligar o computador, arraste a seta para dentro da janela até a opção desligar e mais uma vez dê um clique usando o botão esquerdo do mouse. Aguarde as letras passarem e o monitor ficar totalmente escuro, então desligue o monitor, depois a cpu, e por ultimo o estabilizador. OBS: Ordem certa de ligação: Estabilizador, Cpu e Monitor. Ordem de Desligamento: Monitor, Cpu e Estabilizador.

3 Aula 2: Objetivos Conhecer e explorar a area de trabalho e a barra de tarefas. Conhecer e explorar o kronqueror. Minimizar, maximizar, fechar, e arrastar janelas, além de explorá-las. Passo 1: Ligar o computador. Passo 2: Arrastar o mouse até o icone: Arquivos pessoais e dá um clique duplo no botao esquerdo do mouse. Vai abrir uma janela com varias pastas, essa é a janela do KONQUEROR. Konqueror é o nosso gerenciador de arquivos, isto é: ele nos permite organizar todos os arquivos do computador em pastas e guarda los em locais seguros onde possamos encontrar facilmente. EXPLICAÇÃO: O computador é como se fosse uma grande casa cheia de quartos, todos os documentos e arquivos que você cria ou insere nele fica dentro de um desses quartos e atraves do konqueror E atrves do konqueror é você quem escolhe em qual quarto ele irá ficar. Passo 3: Conhecendo o kronqueror: Arraste o mouse até a pasta desktop e dê mais um clique duplo no botao esquerdo para abrir essa pasta, note que outra janela foi aberta e que aparece uma linha azul na parte de cima da janela: Ela se chama BARRA DE TITULOS e Nela aparece: uma interrogação, uma linha um quadrado, e um X. A interrogação é para alguns casos de duvidas e veremos mais a frente, a linha é para minimizar o conteudo, isto é: para oculta lo na barra de tarefas. O quadrado é para maximizar, isto é: pra aumentar o tamanho da janela, E por ultimo o X, ele serve para fechar a janela.

4 Passo 4: Arraste a seta do mouse até a linha e dê um clique usando o botão esquerdo, repare que a janela sumiu, mais como a linha é apenas para minimizar e não para fechar, entao basta arrastar o mouse até a BARRA DE TAREFAS: ela fica na parte inferior da tela, localizar o arquivo e dá um clique simples usando o botão esquerdo, repare que a janela abriu novamente. Passo 5: Agora vamos desmaximizar a janela: vá até o quadrado: e dê um clique simples, perceba que a janela deu uma diminuida. Então vamos arrastá la. leve a seta do mouse até a barra de titulos: e com o botão esquerdo dê um clique e segure o botão, agora com o botão segurado é só mover o mouse e arrasta lo. Coloque a janela em um lugar que dê para ver os icones da area de trabalho e perceba que todos os icones que estao dentro da janela tambem aparecem na area de trabalho, isto é: A pasta desktop é a pasta que guarda os icones da area de trabalho. Agora vá novamente até até o quadrado e dê um clique simples, veja que a janela maximizou, ou seja cresceu. Então vá até o dê um clique simples para fechar. Obs: No mouse: Dois cliques no botão esquerdo = Entrar Um clique simples no botao esquerdo = Selecionar E para arrastar clica na barra de titulos com o botão esquerdo, segura e arrasta. e Aula 3: Conhecer e Começar a usar o teclado. Digitar um texto simples usando o editor de texto, salva lo, localiza lo, e abrii lo novamente. Usar a barra de rolagem e o botão direito do mouse. Apagar um arquivo de texto, abrir a lixeira, restaura lo, encontrar e apagar mais uma vez e por fim deleta lo da lixeira. Passo 1: Ligar o computador. Passo 2: Conhecendo o teclado: O teclado é usado para inserir letras, números, acentos e simbolos aos documentos que são criados no computador. Dentre as varias funcões dele está tambem á de agir como atalho para algumas funçoes, por hora vamos aprender apenas as funcoes mais ultilizadas. Observe o teclado do seu computador e identifique todas as letras (de A à Z) e numeros (de 0 à 9)

5 Alguns botões importantes: CAPS LOCK: TAB: SHIFT (OU SETA PRA CIMA) CTRL: ALT: ALT GR: ESPAÇO: ENTER: BACKSPACE DELETE: NUM LOCK: Insere letras maiúsculas, quando ativado acende uma luz no teclado. Serve para mudar de uma opção para outra quando se tem mais de uma opção. É usado basicamente para utilizar os acentos e simbolos que estão situados na parte de cima das teclas que tem mais de uma opção de escolha, então voce segura o shift e aperta a tecla onde o simbolo desejado está. Como o shift ele tambem é utilizado em conjunto com outras teclas. Assim como o shift e o ctrl o alt tambem é utilizado em conjuto com outras teclas. É usado para as teclas que tem três opçoes de escolha, isto é voce segura o alt gr e aperta na tecla onde está localizado o simbolo desejado, só que ao contrariodo shift essa opçao seleciona não o simbolo de cima mais osegundo de baixo. É a maior tecla do teclado e como o nome já diz, serve para dar espaço entre as palavras de um texto. Serve para entrar em icones selecionados, e em alguns softwares de texto para descer o texto para a linha seguinte. Serve para apagar a ultima letra digitada em um documento, apaga uma letra por cada toque que voce dá. É utilizado para apagar icones e documentos selecionados. Liga as teclas dos numeros que ficam à direita do teclado. Obs: acende uma luz no teclado quando está ligado. Passo 3: Na area de trabalho use o mouse para ir ate o menu (pinguim). dê um clique simples e observe que as opções do menu abriram, olhe atentamente e localize a opção APLICAÇÕES, dê um clique simples, e vá com o mouse até a opção ACESSÓRIOS, dê mais um clique simples e perceba que a opção acessorios abriiu. Usando a barra de rolagem do mouse desca até a ultima opção: EDITOR DE TEXTO, dê um clique simples e veja que a janela do editor de texto abriu. Passo 4: Agora usando o teclado digite o seguinte texto: eu estou fazendo um curso que vai abrir um novo mundo pra mim. Agora vamos salvar o texto, localize dentro da janela do texto a opção ARQUIVO, dê um clique simples e perceba que imediatamente abre se uma nova janela, desca a seta do mouse até a opção salvar como... dê um clique simples com o botão esquerdo do mouse e veja a nova janela que abriu, Dê um clique com o botão esquerdo na opção PASTA DO USUÁ... Localize a pasta DESKTOP, dê um clique duplo nesta opção, vá com a seta do mouse até a caixa: LOCALIZAÇÃO dê um clique dentro dela e digite o nome do arquivo e seu nome. Agora vá até a opção SALVAR, no canto direito e dê um clique simples nele, vá até o e clique para fechar.

6 Passo 5: Agora já na area de trabalho perceba que foi criado um atalho pro seu texto na area de trabalho, leve o mouse até ele e para abri lo dê um clique duplo usando o botão esquerdo, análise o para ter certeza de que realmente é o seu texto, vá novamente até o e feche o mais uma vez. Agora vamos aprender a apagá lo: de volta a area de trabalho vá outra vez com a seta do mouse até o atalho do seu texto, porém agora dê um clique simples usando o botão DIREITO do mouse, vai abrir uma caixa de opções, desça o mouse até a opção MOVER PARA O LIXO, dê um clique com o botão esquerdo, vai abrir uma janela perguntando se você tem certeza que deseja apagar o arquivo, dê um clique com o botão esquerdo na opção ENVIAR PARA A LIXEIRA. Note que o seu texto sumiu da area de trabalho pois ele foi enviado para a lixeira, na area de trabalho localize o icone da lixeira: leve o mouse até ele e dê um clique duplo com o botão esquerdo, Veja agora que o seu texto está dentro da lixeira. AGORA VAMOS APRENDER A RESTAURA LO: Para coloca lo de volta ao seu local de origem leve o mouse até o icone do seu texto, dê um clique usando o botao direito, vá até a opção RESTAURAR e dê um clique usando o botao esquerdo. Agora vá até o dê um clique nele com o botao esquerdo para fechar a lixeira, veja que o seu texto voltou para a area de trabalho. Agora envie o novamente para a lixeira, vá até ela entre, dê um clique simples no icone usando o botão direito e na caixa de opções vá até a opçao APAGAR e dê um clique com o botao esquerdo, vai abrir uma janela de confirmação, localize a opção APAGAR e dê um clique com o botao esquerdo, pronto seu texto foi apagado totalmente. agora vá até o Dê um clique nele com o botão esquerdo para fechar a lixeira, e pronto. Aula 4: Objetivos Criar uma nova pasta. Copiar, e colar arquivos. Criar um arquivo de texto dentro da Nova pasta. Passo 1: na area de trabalho vá para um local onde não tenha icones e dê um clique no botao direito do mouse, vai abrir uma caixa de opções. com a seta do mouse vá até a opção: CRIAR NOVO perceba que ao passar a seta sobre essa opção abre se automaticamente outra caixa entao vá até a outra caixa e selecione a opção: PASTA dê um clique simples com o botao esquerdo do mouse, veja que abriu uma janela com o nome NOVA PASTA: aperte a tecla DELETE no seu teclado e digite seu nome,, agora ainda na janela vá até a opção OK e dê um clique simples com o botao esquerdo do mouse.

7 Pronto Agora Na Area De Trabalho Procure Sua Pasta. Após Localizá la Leve A Seta Do Mouse Até Ela E Dê Um Clique Duplo No Botao Esquerdo Para Abrí la E Entrar Nela, Agora Vá Até A Linha E Minimize Sua Pasta. Passo 2: Agora Vamos Copiar Um Arquivo Pra Dentro Da Sua Pasta,, Na Area De Trabalho Escolha Qualquer Icone E Vá Até Ele, Dê Um Clique Com O Botao Direito Em Cima Dele, E Quando Abrir A Caixa De Opções Selecione E Dê Um Clique Com O Botao Esquerdo Na Opção COPIAR, Agora Vá Até A Barra De Tarefas,, Localize A Pasta Com Seu Nome E Dê Um Clique Com O Botao Esquerdo, Veja Que Sua Pasta Foi Novamente Aberta, Agora Leve A Seta Do Mouse Pra Dentro Dela E Dê Um Clique Com O Botao Direito. Na Caixa Que Abrir Selecione E Clique Com O Botao Esquerdo Na Opção: COLAR, Note Que O Icone Foi Copiado Para Dentro Da Sua Pasta. Passo 3: Criando Um Arquivo De Texto Dentro Da Sua Pasta: Dentro Da Sua Pasta Vá Até Um Local Onde Não Haja Icones, Dê Um Clique No Botao Direito Selecione A Opção CRIAR NOVO Perceba Que Ao Passar A Seta Sobre Essa Opção Abre se Automaticamente Outra Caixa Entao Vá Até A Outra Caixa E Selecione A Opção ARQUIVO TEXTO... E Dê Um Clique Simples Com O Botao Esquerdo Do Mouse, Veja Que Abriu Uma Janela Com O Nome ARQUIVO TEXTO Aperte A Tecla Delete No Seu Teclado E Digite Seu Sobrenome, Agora Ainda Na Janela Vá Até A Opção OK E Dê Um Clique Simples Com O Botao Esquerdo Do Mouse. Repare Que Dentro Da Sua Pasta Apareceu Outro Icone, Esse É O Icone Do Seu Texto: Vá Até Ele E Usando O Botao Esquerdo Dê Um Clique Duplo Para Abrí lo, Agora Usando O Teclado Digite O Seguinte Texto: minha Pasta Meu Texto. Agora Vamos Salvar O Texto, Localize Dentro Da Janela Do Texto A Opção ARQUIVO, Dê Um Clique Simples E Perceba Que Imediatamente Abre se Uma Nova Janela, Desca A Seta Do Mouse Até A Opção Salvar E Dê Um Clique Esquerdo Nela. Note Que Apareceu Outro Icone Na Sua Pasta E Agora Tem 3 Icones. Feche A Janela Onde Voce Digitou O Texto: Envie O Icone Verde Para A Lixeira. Agora Abra O Seu Icone De Texto E Veja Se É Realmente O Seu. Vá Até O Da Janela Do Texto E Dê Um Clique Para Fechar, Agora Vá Até O Da Janela Da Sua Pasta E Feche o Tambem. Já Na Area De Trabalho Vá Até Sua Pasta E À Envie Para O Lixo, Depois Vá Até O Lixo E Apague a De Vez.

8 Aula 5: Objetivos Personalizar area de trabalho. Personalizar o protetor de tela. Passo 1: Na area de trabalho vá até um campo vázio e dê um clique com o botao direito, na caixa que aparece selecione a opção CONFIGURAR AREA DE TRABALHO dê um clique com o botao esquerdo do mouse e veja que abriu uma nova janela. Vá até a SEGUNDA BARRA DE SELEÇÃO, (é a que está À frente da palavra figura) Dê um clique esquerdo na setinha da barra desca com o mouse pelas opcões e selecione uma delas clicando uma vez com o botao esquerdo, veja que a tela do pequeno monitor que tem dentro da janela mudou, vá novamente até a SEGUNDA BARRA DE SELEÇÃO, (é a que está À frente da palavra figura) Dê um clique esquerdo na setinha da barra, desca com o mouse pelas opcões e selecione uma delas clicando uma vez com o botao esquerdo, note novamente que a tela do monitor mudou, faça isso até que apareça no monitor uma figura que voce goste. Agora ainda dentro da janela localize no canto inferior direito a opção APLICAR vá ate ela e dê um clique esquerdo, agora vá até a opção OK e tambem dê um clique esquerdo nela. Pronto note que a sua area de trabalho mudou, e está com a figura que voce selecionou. Passo 2: PERSONALIZANDO A PROTEÇÃO DE TELA: Na Area De Trabalho Vá Até Um Campo Vázio E Dê Um Clique Com O Botao Direito, Na Caixa Que Aparece Selecione A Opção CONFIGURAR AREA DE TRABALHO Dê Um Clique Com O Botao Esquerdo Do Mouse E Veja Que Abriu Uma Nova Janela, E Que É A Mesma Janela Do Passo Anterior, Localize A Opção PROTETOR DE TELA E Dê Um Clique Esquerdo Nela, Agora Procure A Opção BANNERS & FIGURAS Vá Até Ela E Dê Um Clique Duplo Usando O Botao Esquerdo, Note Que Algumas Opções Foram Abertas Vá Com O Mouse Até A Opção BANNER,, Dê Um Clique Esquerdo Nela, Veja Que Abre Uma Nova Janela, Nessa Janela Procure A Barra De Texto À Frente Da Palavra MENSAGEM,, Dê Um Clique Esquerdo Na Barra, Apague O Que Tem Dentro Dela E Usando O Teclado Digite Seu Nome, E Clique Em OK.. Veja Que A Janela Fechou E Que Voltamos Para A Primeira Janela, Agora Vá Até A Caixa CONFIGURAÇÕES,, Localize A Barra De Seleçao Que Está À Frente Da Palavra APÓS,, Vá Com O Mouse Até A Setinha De Baixo E Clique Com O Botão Esquerdo Nela Até Chegar Na Opção 1 MIN.. Vá Até A Opção APLICAR Dê Um Clique Esquerdo, Depois Vá Até A Opção Ok E Dê Outro Clque Esquerdo. Agora Fique Sem Tocar No Mouse E No Teclado Por Um Minuto E Veja O Protetor De Tela Personalizado Com Seu Nome.

9 Aula 6: Objetivos Aprender a inserir e reproduzir um cd, configurar e navegar nas suas funções. Passo 1: Com o cd em maos vá até a cpu e aperte no botao de abrir da bandeja, coloque o cd e mais uma vez vá até o botao da bandeja e aperte, dessa vez para fechar. Espere que apareca na area de trabalho uma janela com as opções: ABRIR EM UMA NOVA JANELA, COPIAR CD COM O K3B, NÃO FAZER NADA. Vá com o mouse até a opção ABRIR EM UMA NOVA JANELA, dê um clique esquerdo nela, desca com o mouse até a opção OK e tambem dê um clique esquerdo nela. Agora vai abrir uma nova janela com os icones de todas as musicas que existem dentro do seu cd, coloque os fones nos ouvidos e vá com a seta do mouse até qualquer icone entao com o botao esquerdo dê um clique duplo, perceba que outra janela se abriu e que a musica comecou a ser reproduzida (tocar), CURTA O SOM FIQUE BEM RELAXADO QUE DAQUI A POUCO TEM O PASSO 2. Passo 2: Agora vamos aprender os comandos basicos para operar essa janela: Na parte de baixo da esquerda para a direita os botoes servem pro seguinte: 1 TOCAR, 2 PAUSAR, 3 PARAR, 4 VOLTAR MUITO, 5 VOLTAR MÉDIO, 6 VOLTAR POUCO, 7 BARRA DE REPRODUCÃO, 8 AVANÇAR POUCO, 9 AVANÇAR MÉDIO, 10 AVANÇAR MUITO, 11 TELA CHEIA e 12 BARRA DO VOLUME. Explore e aprenda o que cada um faz, qualquer duvida pergunte.

10 Aula 7: Objetivos Aprender as funcionalidades básicas da barra de menus. Passo 1: Criar uma nova pasta, entrar nela e encontrar a opção: LOCALIZAÇÃO, dê um clique esquerdo nela e observe a seguinte caixa de opções. Explore As Opções De Modo À Entende las De Forma Completa, Por Ultimo Vá Até A Opção Sair E Dê Um Clique Esquerdo.

11 OPÇÃO EDITAR Abra Novamente A Sua Pasta, Vá Até A Barra De Menus, Slecione E Dê Um Clique Simples Na Opção EDITAR Com A Ajuda Do Professor Conheça Cada Comando E Use os Aprendendo Aprendendo Assim Na Pratica Para Que Cada Um Serve.

12 Aula 8: Objetivos Conhecer o KolourPaint. Passo 1: O kolourpaint é um programa de desenho fácil de usar e você obtém ótimos resultados. Para ter acesso a essa aplicação vá em: MENU, APLICAÇÕES, APLICAÇÕES GRAFICAS, KOLOURPAINT. VEJA NA FIGURA A SEGUIR A TELA INICIAL DO KOLOURPAINT: Passo 2 Usando as ferramentas do Kolourpaint Para fazer um desenho simples. Vá Até As FERRAMENTAS DE DESENHO, Localize A Ferramenta LINHA (L), Dê Um Clique Esquerdo Nela, Agora Vá Até TELA DE DESENHO, E Faça Um Triangulo. Para Isso Iremos Já Na TELA DE DESENHO Dá Um Clique Esquerdo Seugurar E Arrastar O Mouse Na Diagonal.

13 Depois Solte O Botão Do Mouse, Vá Para A Ponta 1, Dê Mais Um Clique, Segure E Arraste Diagonalmente Para O Ponto 3. Agora Fechamos O Triangulo: Vá Até A Ponta 2 E Arraste até a ponta 3.Vá até a Ferramenta RETÂNGULO (R) dê um clique esquerdo, volte para a tela de desenho, vá até a ponta 1 do triângulo dê um clique esquerdo, segure, arraste pra baixo até chegar na base do triangulo então arraste pra frente. Agora vá até a ponta 2 dê um clique esquerdo, segure arraste até a ponta 3 e para baixo, Vá até o ponto 3 dê outro clique esquerdo, segure, arraste até o ponto 4 e depois para frente até o ponto 5.

14 Passo 3 Colorindo e dando o acabameto. Ainda Com A Ferramenta Retangulo Faça Uma Porta E Uma Janela. Dpo O Agora Vá Até A Ferramenta: BORRACHA (A), Vá Até Aquela Linha Que Fica No Meio Do Tiangulo E Com O Botao Esquerdo Do Mouse Vá Clicando Em Cima Dela Até Apagá la Toda. COLORINDO Vá até a ferramenta: PREENCHER (F) dê um clique esquerdo nela, e vá até TABELA DE CORES e dê um clique esquerdo na cor AMARELA, dê um clique esquerdo nos seguintes pontos: 6,7,8. Vá novamente até a TABELA DE CORES e dessa vez dê um clique esquerdo na cor MARROM, vá até o ponto 9 e dê mais um clique esquerdo. Vá novamente até a TABELA DE CORES e dessa vez dê um clique esquerdo na cor AZUL e dê um clique esquerdo nos seguintes pontos: 10,11. Pronto o desenho está terminado.

15 Passo 4 Salvando o desenho. Passo 1 Vá até o canto superior direito da tela e dê um clique esquedo em minimizar _ Agora já na area de trabalho crie uma NOVA PASTA, Se não lembrar, vá até o passo 1 da aula 4 na apostila. Agora vá com o mouse até a BARRA DE TAREFAS e dê um clique esquerdo na opçaõ do desenho para abri lo, Com o desenho aberto localize a opção: ARQUIVO, vá até ela e dê um clique esquerdo, repare que vai abrir uma caixa de opções, desca com o mouse até a opção: SALVAR COMO... veja que abre uma janela: Vá Até O Lado Esquerdo E Dê Um Clique Simples Com O Botão Esquerdo Na Opção: PASTA DO USUÁRIO, Note Que As Opções Do Centro Da Tela Mudaram Então Vá Até A Opção DESKTOP E Dê Um Clique Duplo Nela. Ao Fazer Isso Voce Abre Todas As Pastas Que Existem Na Area De Trabalho, Localize Sua Pasta, Dê Um Cilque Duplo Nela Com O Botão Esquerdo, Agora Vá Até A Barra De Texto Qe Está À Frente Da Palavra: LOCALIZAÇÃO, Dê Um Clique Simples Com O Botão Esquerdo E Digite A Palavra: CASA, Agora Vá Até A Opção: SALVAR E Dê Mais Um Clique Com O Botão Esquerdo, Vai Abrir Uma Janelinha De Texto, Leia Amensagem E Dê Um Clique Em SALVAR. Vá Até O X Dê Um Clique Para Fechar A Janela E Na Area De Trabalho Entre Na Sua Pasta E Veja Seu Desenho. Para Abri lo Basta Levar O Mouse Até O Icone E Dá Um Clique Duplo Com O Botão Esquerdo, Note Que Você Pode Apenas Visualizá lo, Feche A Janela De Visualização Indo Até O X E Dando Um Clique Esquerdo, Agora Para Abri lo Com O Kolourpaint E Poder Editá lo Vá Até O Icone Do Desenho Dê Um Clique Com O Botão Direito E Na Caixa De Opçoes Que Abrir, Vá Até A Opção: ABRIR COM... Note Que Se Abre Outra Caixa De Opções, Nessa Caixa Vá Até A Opção Kolourpaint E Dê Um Clique Esquerdo. Pronto Seu Desenho Foi Aberto Novamente E Pode Ser Modificado, Após As Modificações Vá Até A Opção ARQUIVO E Com O Botão Esquerdo Do Mouse Dê Um Clique Na Opção: SALVAR. Feche A Janela, Vá Até A Sua Pasta, Entre, Localize O Icone Do Desenho, Entre E Veja Que As Alterações Foram Feitas Com Sucesso. Saia Da Sua Pasta E Na Area De Trabalho Arraste Ela Até A Lixeira, Depois Entre Na Lixeira E À Delete.

16 Aula 9: Objetivos REVISÃO 1. Partes basicas de um computador: Estabilizador, cpu, monitor, teclado, e mouse. 2. A ordem certa para ligar e desligar o computador: ligar: Estabilizador, Cpu, Monitor. Desligar: Monitor, Cpu, Estabilizador. Atividade: 1. Criar uma nova pasta. Se não lembrar, vá até o passo 1 da aula 4 na apostila. 2. Criar um arquivo de texto detro da sua pasta. Se não lembrar, vá até o passo 3 da aula 4. obs: é somente para criar e não para deleta lo. 3. Fazer o desenho da casa no kolourpaint e salva lo na sua pasta. Se não lembrar, vá até a aula 8. OBS: Estude bastante as partes 1 e 2, e faça insesantemente a atividade

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor.

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor. Nessa aula iremos estudar: A anatomia da janela do PHP Editor Iniciando o servidor Web O primeiro exemplo de PHP Anatomia da janela do PHP Editor Barra de Títulos: É a barra azul que se encontra na parte

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Por Heblon Motta Alves Barbosa Ampliador de Tela O que é O ampliador de tela é um software que ao ser acionado, aumenta o tamanho da imagem que está sendo

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Revisão de Windows XP

Revisão de Windows XP 1. Entre no Bloco de Notas. Clique no botão INICIAR. Leve o mouse em TODOS OS PROGRAMAS. Leve o mouse em ACESSÓRIOS. Clique em Bloco de Notas. 2. Digite: Informática Preferência Informação! @ $ # % & *

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

editor Writer, do BrOffice

editor Writer, do BrOffice editor Writer, do BrOffice Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos e inserir tabelas; Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET.

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 ÍNDICE Aula 1 Conhecendo o Linux... 3 Apresentação... 3 Tela de Logon... 4 Área de trabalho... 5 Explorando o Menu

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona.

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona. INTRODUÇÃO O Microsoft Windows XP é um sistema operacional de interface gráfica multifunções, isso significa que podemos trabalhar com vários programas de forma simultânea. Por ex: poderíamos escutar um

Leia mais

GEOVISION VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER.

GEOVISION VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. GEOVISION VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho de uma

Leia mais

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Capítulo 2 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado 2.1 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Não há como manipular o computador sem ter noções de como lidar com o Mouse o

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

O TECLADO DO COMPUTADOR EM DETALHES

O TECLADO DO COMPUTADOR EM DETALHES O TECLADO DO COMPUTADOR EM DETALHES Por José Luís de F. Farias O TECLADO Em todos os países os teclados são diferentes quanto ao LAYOUT. Esse termo em inglês define a aparência, a disposição e organização

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática O computador e seus dispositivos Sem animação Sem figura Giedinho: José, quero te apresentar a professora Ana, ela te ensinará mais sobre informática! José: Olá professora Ana,

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1: Windows - Apresentação... 3 EXERCÍCIOS:... 5 Anotações... 6 2 AULA 1: Windows - Apresentação A primeira tela que aparece

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca NAPNE RENAPI LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca Por Celio Marcol Dal Pizzol e Josiane Pagani Agosto de 2009 Sumário LEITORES DE TELA - ORIENTAÇÕES BÁSICAS... 3 Orientações

Leia mais

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com Microsoft Windows 1 Professor Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net Email: mirandathiago@gmail.com Conceitos básicos de SO O que é um sistema operacional? É um programa ou conjunto de programas

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER Sumário Sumário...2 Instalação do Luz do Saber no Linux...3 1ª opção Utilizando um Instalador...3 2ª opção Utilizando comandos no Konsole...6 Observações Importantes...7

Leia mais

3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas e do aplicativo Windows Media Player.

3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas e do aplicativo Windows Media Player. EXECÍCIOS RÁPIDOS AULA WINDOWS - NR 01 1-Localize e Abra a pasta MINHAS MÚSICAS 2-Execute todos os mp3 de uma pasta de sua escolha. (Executar Tudo) 3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OFICINA Nº8

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OFICINA Nº8 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OFICINA Nº8 Desenvolver juntamente aos professores, alunos, equipe diretiva e demais participantes atividades que auxiliem no uso do aplicativo KlogoTurtle e KPresenter assim os

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Versões próximas incluirão o uso de acionadores conectados à porta paralela (de impressora) ou serial do computador e dispositivos especiais.

Versões próximas incluirão o uso de acionadores conectados à porta paralela (de impressora) ou serial do computador e dispositivos especiais. Programa microfênix Manual de operação 1. Introdução O projeto microfênix foi criado pelo professor Antonio Borges, no NCE/UFRJ, em 2004/6, para facilitar o uso do computador pelos portadores de deficiência

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+)

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+) Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula4: Utilizando o

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

MANUAL BACKUP CTE. Ao clicar no mencionado botão, aguarde o fim do progresso (que aparece na parte inferior esquerda da tela) conforme figura abaixo:

MANUAL BACKUP CTE. Ao clicar no mencionado botão, aguarde o fim do progresso (que aparece na parte inferior esquerda da tela) conforme figura abaixo: MANUAL BACKUP CTE Na tela inicial do sistema CTE, clique no (penúltimo) botão, Cópia de Segurança. Esta tela também pode ser acessada durante a utilização do sistema através do menu ARQUIVO/GERENCIAR PROJETO

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que são computadores? São máquinas que executam tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções (os chamados programas). Possui uma linguagem especifica chamada Linguagem de programação

Leia mais

SISTEMA DUPLICATA. A) Preenchendo dados da duplicata

SISTEMA DUPLICATA. A) Preenchendo dados da duplicata SISTEMA DUPLICATA MANUAL DO USUARIO Inicialmente quero dizer, que sinto extremamente honrado, em poder participar, com meu aplicativo na sua empresa. Espero sinceramente, que esse programa possa ser realmente

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais