Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva"

Transcrição

1 Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 3 de Março de 2015 Jornais Jornal: Palavra Palhocense Editoria: Esporte Página: 20 Data:

2 Jornal: Notisul Data: 03/03/15 Editoria: Contexto Página: 02

3 Sites Veículo: Site JI News Data: 02/03/2015 Link: Unisul climatiza todas as salas de aulas até o final de março Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de Um total de 317 aparelhos serão instalados até o final de março. O Colégio Dehon, que teve as turmas do ensino médio realocadas no Prédio Sede, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas. A iniciativa foi apresentada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, no começo da gestão da atual Reitoria. Não é só a climatização, o projeto é um conjunto de ações de qualificação dos ambientes de aprendizagem. São as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, explica a gerente de operações e serviços acadêmicos da Grande Florianópolis, Ana Paula Dalla Rosa. No campus de Tubarão, estão no projeto as salas da unidade de Braço do Norte, o prédio Administrativo, e as salas das unidades de Içara e de Tubarão. Na Cidade Azul estão inclusos os prédios Sede, Cettal, Centro Tecnológico (CENTEC), Policlínica Escola, Biblioteca, Bloco Pedagógico e a Unidade Hospitalar. No campus Grande Florianópolis Pedra Branca- estão incluídas as salas de aula, a Unidade Trajano e a Policlínica em Palhoça. Na Pedra Branca o objetivo é que esteja tudo pronto até a primeira semana de março. Enquanto em Tubarão, até o final do mês. Cada ambiente foi cautelosamente avaliado pela equipe responsável para selecionar o tamanho e capacidade dos aparelhos de ar condicionado que seriam necessários. Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. Os que esquentam estão principalmente dentro de laboratórios onde ocorrem atendimentos de pessoas ou alunos de forma diferenciada. De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização, comenta Alex. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada uma empresa terceirizada. O projeto que foi prioridade da atual gestão desde o início, visa trazer conforto para dentro da sala de aula. A ideia quando o projeto foi idealizado era que o professor pudesse expor sua aula de forma melhor e o aluno ter seu aprendizado potencializado. É essencial ter um laboratório adequado para pesquisa, um ambiente onde o aluno consiga produzir os projetos de extensão, de forma que traga resultados para os estudantes e para os docentes, relata Ana Paula Dalla Rosa.

4 Veículo: Site Arlan Alves Data: 02/03/2015 Link: O "galinheiro" ganhou climatização Até que enfim a Unisul climatizou as salas. Nos anos 90 quando estudava la, no Dehon tinha uma mosquitada louca, no famoso galinheiro (local apelidado por nós alunos), onde estudávamos que eram as salas de aula. Por causa do calor insuportável. Nem ventilador tinha... Na minha época os pais dos alunos estavam fazendo reuniões pra juntarem uma quantia e adquiri-los. 25 anos depois finalmente... Todas as salas serão climatizadas. Demorou, mas aconteceu pra felicidades daqueles que sofriam com o marasmo. Veículo: Site Canal Içara Data: 02/03/2015 Link: html Unisul climatizará todas as salas de aulas Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de Serão instalados ao todo 317 aparelhos até o final de março conforme a necessidade das salas. Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização, comenta. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também, completa. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada também uma empresa terceirizada. Veículo: Site Notisul Link: Climatização Até o fim deste mês, serão instalados 317 aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e outros ambientes da Unisul. O Colégio Dehon, em Tubarão, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas. É qualidade de vida.

5 Veículo: Site Sul in Foco Link: Orleplast/Unisul/Tubarão realiza jogo-treino contra Florianópolis em Orleans As equipes de futsal, Orleplast/Unisul/Tubarão e Florianópolis farão um jogo treino, no Ginásio Municipal Homero de Miranda Gomes, no próximo dia 12 de março, em Orleans. O jogo servirá como preparação para as duas importantes competições da modalidade, Liga Estadual e Nacional de Futsal. A ideia, de a partida de apresentação ocorrer em Orleans, surgiu por meio de conversas entre a diretoria da Orleplas/Unisul/Tubarão e o Departamento Municipal de Esportes DME. O diretor do departamento de esportes, Roberval Medeiros Pedroso, o Val, mostra-se entusiasmado com a conquista. Tivemos a aprovação da administração municipal e vamos dar este presente aos orleanenses que são apaixonados por futebol. Com certeza, será uma partida de futsal de alto nível, tendo em vista o investimento das equipes para as competições de 2015, destaca Val. Um dos principais reforços da equipe Orleplast/Unisul/Tubarão é o ala Vinícius. O jogador, de 37 anos, já foi capitão da Seleção Brasileira de Futsal e vestirá as cores do time catarinense. São poucas as oportunidades que temos de ver esses atletas jogarem pessoalmente. A Prefeitura de Orleans convida todos a prestigiar esse espetáculo, pontua o diretor de esportes. Orleplast/Unisul/Tubarão e Florianópolis jogam no dia 12 de março, no Ginásio Homero de Miranda Gomes, às 20 horas, com entrada gratuita para toda a população.

6 Veículo: Site Sul in Foco Link: Unisul climatiza todas as salas de aulas Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de Um total de 317 aparelhos serão instalados até o final de março. O Colégio Dehon, que teve as turmas do ensino médio realocadas no Prédio Sede, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas. A iniciativa foi apresentada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, no começo da gestão da atual Reitoria. Não é só a climatização, o projeto é um conjunto de ações de qualificação dos ambientes de aprendizagem. São as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, explica a gerente de operações e serviços acadêmicos da Grande Florianópolis, Ana Paula Dalla Rosa. No campus de Tubarão, estão no projeto as salas da unidade de Braço do Norte, o prédio Administrativo, e as salas das unidades de Içara e de Tubarão. Na Cidade Azul estão inclusos os prédios Sede, Cettal, Centro Tecnológico (CENTEC), Policlínica Escola, Biblioteca, Bloco Pedagógico e a Unidade Hospitalar. No campus Grande Florianópolis Pedra Branca- estão incluídas as salas de aula, a Unidade Trajano e a Policlínica em Palhoça. Na Pedra Branca o objetivo é que esteja tudo pronto até a primeira semana de março. Enquanto em Tubarão, até o final do mês. Cada ambiente foi cautelosamente avaliado pela equipe responsável para selecionar o tamanho e capacidade dos aparelhos de ar condicionado que seriam necessários. Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. Os que esquentam estão principalmente dentro de laboratórios onde ocorrem atendimentos de pessoas ou alunos de forma diferenciada. De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização, comenta Alex. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada uma empresa terceirizada.

7 O projeto que foi prioridade da atual gestão desde o início, visa trazer conforto para dentro da sala de aula. A ideia quando o projeto foi idealizado era que o professor pudesse expor sua aula de forma melhor e o aluno ter seu aprendizado potencializado. É essencial ter um laboratório adequado para pesquisa, um ambiente onde o aluno consiga produzir os projetos de extensão, de forma que traga resultados para os estudantes e para os docentes, relata Ana Paula Dalla Rosa. Veículo: Site JI News Link: Projeto Quinzena de Degustação incentiva jovens na Unisul A Quinzena de Degustação tem como objetivo aproximar futuros universitário dos cursos que tem interesse, e será realizada do dia 2 a 13 de março na Unisul, campus Tubarão e unidades de Braço do Norte, Araranguá e Içara. Jovens com ensino médio completo estão convidados a assistir aulas em cursos superiores durante uma quinzena. O objetivo é facilitar seus conhecimentos sobre fluxos curriculares e mercados de trabalho, além de proporcionar visitas aos laboratórios. A iniciativa complementa o projeto Vitrine das Profissões Unisul, um dos maiores eventos de orientação de carreiras de Santa Carina. O evento também oferece palestras, miniaulas e contatos dos cursos através de dezenas de estandes. A grande exposição acontece no Complexo Esportivo do campus Tubarão, em setembro. Interessados em participar da Quinzena de Degustação deverão comparecer em uma das unidades da Unisul Tubarão, Braço do Norte, Araranguá ou Içara e entrar em contato com o coordenador do curso de sua preferência. Depois o indivíduo irá assistir às aulas até o dia 13/3, sem custos e sem compromisso. Mais informações poderão ser obtidas através da Gerência de Prospecção Mercadológica com os professores Paulo Barrios, Isabela Canziani ou José Henrique pelo telefone (48)

8 Veículo: Site Ligado no Sul Link: Orleplast/Unisul/Tubarão realiza jogo-treino contra Florianópolis em Orleans Jogo servirá como preparação para as duas importantes competições da modalidade, Liga Estadual e Nacional de Futsal As equipes de futsal, Orleplast/Unisul/Tubarão e Florianópolis farão um jogo treino, no Ginásio Municipal Homero de Miranda Gomes, no próximo dia 12 de março, em Orleans. O jogo servirá como preparação para as duas importantes competições da modalidade, Liga Estadual e Nacional de Futsal. A ideia, de a partida de apresentação ocorrer em Orleans, surgiu por meio de conversas entre a diretoria da Orleplas/Unisul/Tubarão e o Departamento Municipal de Esportes DME. O diretor do departamento de esportes, Roberval Medeiros Pedroso, o Val, mostra-se entusiasmado com a conquista. "Tivemos a aprovação da administração municipal e vamos dar este presente aos orleanenses que são apaixonados por futebol. Com certeza, será uma partida de futsal de alto nível, tendo em vista o investimento das equipes para as competições de 2015", destaca Val. Um dos principais reforços da equipe Orleplast/Unisul/Tubarão é o ala Vinícius. O jogador, de 37 anos, já foi capitão da Seleção Brasileira de Futsal e vestirá as cores do time catarinense. "São poucas as oportunidades que temos de ver esses atletas jogarem pessoalmente. A Prefeitura de Orleans convida todos a prestigiar esse espetáculo", pontua o diretor de esportes. Orleplast/Unisul/Tubarão e Florianópolis jogam no dia 12 de março, no Ginásio Homero de Miranda Gomes, às 20 horas, com entrada gratuita para toda a população.

9 Veículo: Site Reclame Aqui Data: 02/03/2015 Link: Atraso na entrega de livros pela 8ª vez Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina Campo Mourão - PR Segunda-feira, 02 de Março de :20 Venho através deste canal, reclamar o atraso na entrega de livros e material didático. Tendo recebido da UNISUL, o cód. dos Correios: PI BR, que já faz mais de 1 semana que não recebo os livros, o qual consta em trânsito em Curitiba/PR desde o dia 27/02/2015. E hoje, dia 02/03/2015 começaram as aulas, resumindo, entregam os livros depois que começam as aulas. Com essa reclamação, já é a 8ª vez que reclamo do atraso dos livros. Fico aguardando uma solução do meu caso. Veículo: Portal Noticom Link: Unisul climatiza todas as salas de aulas A ampliação da rede elétrica e instalação de 317 aparelhos de ar condicionado estão sendo realizadas desde setembro de 2014 e serão concluídas ainda neste mês de março Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de Um total de 317 aparelhos serão instalados até o final de março. O Colégio Dehon, que teve as turmas do ensino médio realocadas no Prédio Sede, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas. A iniciativa foi apresentada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, no começo da gestão da atual Reitoria. Não é só a climatização, o projeto é um conjunto de ações de qualificação dos ambientes de aprendizagem. São as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, explica a gerente de operações e serviços acadêmicos da Grande Florianópolis, Ana Paula Dalla Rosa. No campus de Tubarão, estão no projeto as salas da unidade de Braço do Norte, o prédio Administrativo, e as salas das unidades de Içara e de Tubarão. Na Cidade Azul

10 estão inclusos os prédios Sede, Cettal, Centro Tecnológico (CENTEC), Policlínica Escola, Biblioteca, Bloco Pedagógico e a Unidade Hospitalar. No campus Grande Florianópolis Pedra Branca- estão incluídas as salas de aula, a Unidade Trajano e a Policlínica em Palhoça. Na Pedra Branca o objetivo é que esteja tudo pronto até a primeira semana de março. Enquanto em Tubarão, até o final do mês. Cada ambiente foi cautelosamente avaliado pela equipe responsável para selecionar o tamanho e capacidade dos aparelhos de ar condicionado que seriam necessários. Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. Os que esquentam estão principalmente dentro de laboratórios onde ocorrem atendimentos de pessoas ou alunos de forma diferenciada. De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização, comenta Alex. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada uma empresa terceirizada. O projeto que foi prioridade da atual gestão desde o início, visa trazer conforto para dentro da sala de aula. A ideia quando o projeto foi idealizado era que o professor pudesse expor sua aula de forma melhor e o aluno ter seu aprendizado potencializado. É essencial ter um laboratório adequado para pesquisa, um ambiente onde o aluno consiga produzir os projetos de extensão, de forma que traga resultados para os estudantes e para os docentes, relata Ana Paula Dalla Rosa.

11 Veículo: Jornal Absoluto Unisul climatiza todas as salas de aulas Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de Um total de 317 aparelhos serão instalados até o final de março. O Colégio Dehon, que teve as turmas do ensino médio realocadas no Prédio Sede, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas. A iniciativa foi apresentada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, no começo da gestão da atual Reitoria. Não é só a climatização, o projeto é um conjunto de ações de qualificação dos ambientes de aprendizagem. São as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, explica a gerente de operações e serviços acadêmicos da Grande Florianópolis, Ana Paula Dalla Rosa. No campus de Tubarão, estão no projeto as salas da unidade de Braço do Norte, o prédio Administrativo, e as salas das unidades de Içara e de Tubarão. Na Cidade Azul estão inclusos os prédios Sede, Cettal, Centro Tecnológico (CENTEC), Policlínica Escola, Biblioteca, Bloco Pedagógico e a Unidade Hospitalar. No campus Grande Florianópolis Pedra Branca- estão incluídas as salas de aula, a Unidade Trajano e a Policlínica em Palhoça. Na Pedra Branca o objetivo é que esteja tudo pronto até a primeira semana de março. Enquanto em Tubarão, até o final do mês. Cada ambiente foi cautelosamente avaliado pela equipe responsável para selecionar o tamanho e capacidade dos aparelhos de ar condicionado que seriam necessários. Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. Os que esquentam estão principalmente dentro de laboratórios onde ocorrem atendimentos de pessoas ou alunos de forma diferenciada. De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização, comenta Alex. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada uma empresa terceirizada. O projeto que foi prioridade da atual gestão desde o início, visa trazer conforto para dentro da sala de aula. A ideia quando o projeto foi idealizado era que o professor pudesse expor sua aula de forma melhor e o aluno ter seu aprendizado potencializado. É essencial ter um laboratório adequado para pesquisa, um ambiente onde o aluno consiga produzir os projetos de extensão, de forma que traga resultados para os estudantes e para os docentes, relata Ana Paula Dalla Rosa.

12 Veículo: Jornal Absoluto Unisul lança grandiosa história da literatura A Editora da Unisul acaba de lançar História da Literatura Brasileira: Da Carta de Caminha aos contemporâneos, do poeta, prosador e ensaísta Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras. Este livro é a mais completa história da literatura brasileira e tem 954 páginas. Dividido em 38 capítulos, começa pela Carta de Pero Vaz de Caminha, a certidão de nascimento do Brasil, passa pelas referência solares de todos os movimentos literários e chega aos contemporâneos, cobrindo até autores que estrearam depois do ano Nenhuma outra História da Literatura Brasileira tem esta abrangência. Como diz o reitor Salésio Herdt no prefácio, muitas histórias da literatura, com este ou com outros títulos, interromperam seus levantamentos, análises e interpretações ainda na década de 60, sem ousar tratar de escritores surgidos e consolidados nas décadas seguintes, ainda que muitos deles tenham uma obra literária consolidada, já submetida a juízos respeitáveis em resenhas, comentários, dissertações, teses e ensaios diversos. Graças a importantes apoios editoriais obtidos, o livro, conquanto assim vasto, custa apenas R$ 120, mas o preço especial de lançamento é ainda menor: R$ 90. A ideia é facilitar o acesso a todos os leitores, principalmente às comunidades universitárias, não apenas dos campi da Unisul, mas dos campi de todas as universidades brasileiras. DO AUTOR - Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras, é gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em O crítico suíço Gustav Siebenmann o considerou um dos 37 escritores mais importantes do século, dentre 300 autores memoráveis de todo o mundo. Entre seus livros referenciais, estão O campeador e o vento, Canga, Ordenações e O Chapéu das Estações. Premiado e condecorado por instituições de prestígio, que reconheceram seu talento na poesia, na prosa e no ensaio, morou muitos anos no RS, no RJ, na Europa e atualmente vive em Vitória (ES).

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 24 de julho de 2015 Jornal: Notisul Data: 24/07/15 Editoria: Geral Priscila Loch Página:

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 22/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 21 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 21/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Fevereiro de 2013 JORNAIS Sobre a saúde e a doença no Mundo Diário Catarinense

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 9 de novembro de 2011 JORNAIS Recicla Diário Catarinense Cozinha Diário Catarinense Festa

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 04 de Agosto de 2015 Veículo: Jornal Diário do Sul Editoria: Geral Página: 05 Veículo: Jornal

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 04 de Junho de 2014 JORNAIS Presente Notícias do Dia Controle seu dinheiro por meio da Contabilidade

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 30 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 30/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA E REVISTA DIGITAL DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 2010-2015 MARKETING

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 13 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 11 e 12/07/15 Editoria: Esportes Página:

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Nº 08/2012 Av. Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, ACSU-SO 40, conjunto 1, Lote 17, 1º andar (prédio do antigo Sine) Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Diante da crescente procura por

Leia mais

PESSOAL PONTO MIDIAKIT

PESSOAL PONTO MIDIAKIT MIDIAKIT PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS DA MARCA PESSOAL PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 1 MARKETING PESSOAL É

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais Diretoria de Comunicação Clipping Veículo: Jornal Gazeta RS Data: 02 de setembro de 2014 Editoria/Coluna: Educação Página ou link: http://www.gazeta-rs.com.br/33/educacao/n:1638/reforma-no-ensino- Medio-completa-3-anos-sem-grandes-mudancas-nos-indicadores-educacionais

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq CAPÍTULO I DA SEDE E FORO Artigo 1º - O CENTRO DE ENSINO E PESQUISA CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO com sede e foro na cidade de São Paulo, à Avenida João Dias, 2046

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz Hospital de Caridade de Ijuí Projeto Jovem Aprendiz Abril / 2010 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Nome: Associação Hospital de Caridade Ijuí CNPJ: 90.730.508/0001-38 Principal Responsável pela Organização:

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO FEAR -Faculdade de Engenharia e Arquitetura FEAR CAMPUS Fig.1 Mapa Campus I (Adaptado pela autora) Fonte: WebSite www.upf.com.br FEAR ENSINO O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, iniciou suas atividades

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Serviço Social o planejamento acadêmico do deve assegurar, em termos

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 5. Santos: Oportunidades e Riscos do Desenvolvimento CAMPUS- SANTOS A cidade de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, com mais de 430 mil habitantes é na atualidade

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 06 de julho de 2015 JORNAIS Jornal: Diário do Sul Data: 04 e 05/07/15 Editoria: Geral Página:

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

INÉDITO! COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

INÉDITO! COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO GRUPO SANTA RITA INSCRIÇÕES ABERTAS! PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MENSALIDADE R e R$ MEC CURSOS AUTORIZADOS s o lu ç ã o C N E /C n ES 1, º. 7 149, /2 6 / 8 FACULDADES EDUCAÇÃO COM ÁREAS DE

Leia mais

inovação precisa de espaço

inovação precisa de espaço inovação precisa de espaço XXIV CIAB FEBRABAN Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras Data: 04, 05 e 06 de junho de 2014 Transamérica Expocenter - São Paulo Avenida

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA Autores: Allan Bueno dos Santos Frederico Prestupa Neto CPFL Energia Apoio Fidelidade: RESUMO As CIPA s (Comissões Interna de Prevenção de Acidentes) realizavam a SIPAT (Semana

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº30 30/09-06/10 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº30 30/09-06/10 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional POLICLÍNICA DE REFERÊNCIA DA UVV-ES ENTREGA SISTEMA FM AOS PACIENTES Sistema melhora o aprendizado

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA A FAESA, com atuação na área de ensino há mais de 40 anos, fundou em 2004 a Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, que há 10 anos oferece graduações Tecnológicas de forma pioneira

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Câmpus FLORIANÓPOLIS. 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade 0 0,00%

Câmpus FLORIANÓPOLIS. 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade 0 0,00% Diagnóstico Planejamento PDI 2014-2018 Período de respostas: 05/09/13 a 18/09/13 Questionários Respondidos 52 Docentes 30 57,69% Técnicos-Administrativos 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio Considero o Programa Correio de Futuro um ponta pé inicial para minha carreira profissional, pois apesar de não ter experiência em redação de jornal, o programa foi uma porta aberta que me levou a fazer

Leia mais

Atividades Complementares de Curso ACC. Faculdade Promove de Sete Lagoas

Atividades Complementares de Curso ACC. Faculdade Promove de Sete Lagoas Atividades Complementares de Curso ACC Faculdade Promove de Sete Lagoas 2015 Atividades Complementares de Curso ACC Faculdade Promove de Sete Lagoas 1 Apresentação As Atividades Complementares objetivam

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

Cinema do CIC exibe gratuitamente dois longas esta semana

Cinema do CIC exibe gratuitamente dois longas esta semana Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 19 de Fevereiro de 2015 SITES Veículo: Site Acontece Floripa Link: http://acontecefloripa.blogspot.com.br/2015/02/programacao-do-cinema-docic.html

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER 1) Introdução Belo Horizonte 2009/1º A proposta da elaboração do Manual para o Curso de Tecnologia em Gestão Comercial QP EM

Leia mais

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA As salas de aula da FACULDADE BARRETOS estão aparelhadas para turmas de até 60 (sessenta) alunos, oferecendo todas as condições necessárias para possibilitar o melhor

Leia mais

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO

Leia mais

Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania

Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania PROJETO Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, a- contece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem

Leia mais

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você.

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você. 01 UNINORTE ENADE Faça também por você. 02 ENADE UNINORTE Confira algumas questões e seus significados 03 UNINORTE ENADE O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadora? Apesar de ser confuso,

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO FACULDADE DE MEDICINA - CCS Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO PROF. Grupo I - Ensino de Graduação e Pós-Graduação (Até 50 pontos) Mínimo

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 20 de Maio de 2015 JORNAIS Jornal: Notícias do Dia Data: 20/05/2015 Editoria: Plural Página:

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

7 Segredos para se Tornar um Tutor de EAD Eficaz

7 Segredos para se Tornar um Tutor de EAD Eficaz TENHA UMA CARREIRA DE SUCESSO COMO TUTOR DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA 7 Segredos para se Tornar um Tutor de EAD Eficaz A Educação a Distância EAD vem crescendo a passos largos no Brasil e no mundo, o que demonstra

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais