paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13"

Transcrição

1 paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13

2 Há homens que são artistas. E há artistas que são homens. Homens humanos, não apenas de matéria, mas essencialmente de alma. O talento deste artista (que é homem) e deste homem (que é artista), não é, de todo, do tamanho da sua altura, tal como não o é a sua alma. Ambos transbordam da matéria e tomam forma nos trabalhos que elabora com paixão, fervor e ganas de perfeição. Quem o vê, dirá talvez que ele vive abstraído do mundo real. E o que é o mundo real? A realidade é o que queremos e o que cremos. E este artista cria a sua própria realidade. Como qualquer um de nós. Mas este tem o dom de nos transportar para a sua realidade. Uma realidade melancólica, nostálgica. Um tanto ou quanto negra, mas sempre com laivos de luz clara que não nos cegam nem nos deixam perder. Mostra-nos um mundo cru. Sem grandes fantasias. Apenas com devaneios de fuga a uma realidade imposta. Paulo da Graça. Um homem. Um artista. Cheio de alma. Cheio de graça. Um artista que cria mesmo quando não está a criar. Por querer e sem querer. Por crer. Está-lhe no sangue, está-lhe na alma... Daniela Diniz

3 bio Paulo Graça licenciou-se em Design Gráfico/Multimédia pela ESAD.CR em Imediatamente começou a trabalhar como freelancer fazendo trabalhos regulares na categoria de colaborador externo no CITI (Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas FCSH, Universidade Nova de Lisboa), criando especialmente layouts institucionais para os sítios web de entidades como o Ministério da Administração Interna, Universidade Nova de Lisboa e Plano Nacional de Leitura. Em 2010 começa a trabalhar na produtora de cinema Rosa Filmes, tendo como objectivo primário a responsabilidade de concepcionar e criar os cartazes e outros materiais gráficos para dois dos filmes da produtora: O Que Há de Novo no Amor? e Deste Lado da Ressurreição. Do seu percurso profissional destacam-se ainda os trabalhos realizados para o colectivo -mente, o Festival Bons Sons e o concurso para a criação do logótipo do curso de Design de Jogos Digitais, da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, do qual saiu vencedor. Actualmente trabalha como designer gráfico freelancer e ilustrador a partir da cidade de Tomar. É o designer gráfico associado da associação cultural Kruppa, de Ferreira do Zêzere, e colabora como ilustrador para uma loja online de vestuário.

4 bons sons 12

5 bons sons 12 O BONS SONS é um festival de música portuguesa que decorre na aldeia de Cem Soldos - Tomar. Realiza-se de 2 em 2 anos, durante 4 dias, no terceiro fim-de-semana de Agosto, e assume-se como uma plataforma de divulgação de música portuguesa, conciliando a descoberta de projectos emergentes e o reencontro com músicos consagrados. Uma programação criteriosa e o envolvimento da população da aldeia acolhendo e servindo o público distinguem o BONS SONS dos restantes festivais, pelo ambiente festivo e de partilha entre os visitantes do Festival e os seus habitantes, proporcionando uma vivência inédita de um evento musical. Venha Viver a Aldeia é, por isso, o mote que anuncia o Festival e o torna único. A par da formação de públicos, o BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local, através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

6 O BONS SONS nasceu em 2006, inserido no programa cultural Acontece Cem Soldos, criado na comemoração do 25º aniversário do SCOCS. O SCOCS é uma associação local que visa promover o bem-estar social, cultural, desportivo e recreativo de Cem Soldos, privilegiando o desenvolvimento mútuo da Associação e da Comunidade, nas vertentes social, cultural e económica. Devido à grande receptividade do público e ao potencial do BONS SONS, como promotor dos objectivos do SCOCS, a direcção considerou pertinente torná-lo um projecto bienal. Desde então, o Festival tem adquirido consistência, conseguindo apresentar um programa de elevada e reconhecida qualidade artística, a par de uma vivência singular da Aldeia de Cem Soldos. À esquerda: Cartaz para a festa de lançamento que marcou o arranque do festival BONS SONS

7 Diversas lonas elaboradas para o festival (em cima) e CD BONS SONS (à direita)

8 projecto comunitário cultura e criatividade como motor de desenvolvimento contemporaneidade no campo partilha inter-geracional promover a produção cultural portuguesa de qualidade tradição, património humano, material e cultural Criatividade, contemporaneidade, projectos emergentes e novos talentos valorização dos recursos existentes (humanos e materiais) empreendedorismo, proactividade, iniciativa e dinamismo troca responsabilidade social e ambiental experiência sustentabilidade cooperação Brochura, Presskit, Manual do Visitante e CD BONS SONS 12

9 Passes geral e diários BONS SONS (em cima) e arte para tríptico da FNAC (à direita)

10 Manual do Visitante BONS SONS 12 Brochura encarte para a revista BLITZ

11 -mente

12 -mente Os eventos MENTE compreendem a programação de trabalhos de diferentes disciplinas artísticas, tais como: artes plásticas, cinema, dança, design, performance, música e teatro. Procura-se reunir um conjunto de artistas diversificado, com elementos pertencentes a diferentes áreas, diferentes gerações e com diferentes linguagens artísticas. Cada artista dispõe de oito minutos de apresentação para interpretar um tema num formato à sua escolha, sujeito apenas às condições do espaço, fazendo dos eventos -MENTE um mostruário de pluralidade criativa repleto de objectos artísticos multifacetados. A liberdade criativa é total e não há limitações para além das que resultem das condições do espaço. Provoca-se, desta forma, um confronto fecundo entre os artistas convidados e um público heterogéneo e particularmente exigente.

13 desconstruir o polvo Em cada edição de -mente é desafiado um designer gráfico a desenvolver uma identidade. Na 3ª edição de -mente o desafio foi-me enviado a mim. Criativa-mente aconteceu no dia 8 de Dezembro, pelas 22h no Convento da Trindade. Para desenvolver a identidade desta edição centrei-me na ideia do que é na minha opinião o processo criativo: a metáfora de descontrução, ou desembaraço dos tentáculos de um polvo, de maneira a poder existir um fluir de ideias. Em cada tentáculo uma área. Um programa ecléctico e intergeracional. Criatividade, intervenção, consciência política e acção foram as palavras de ordem. Uma noite repleta de actividade que conjugou o melhor de dois mundos.

14 Flyer (frente / verso)

15 new game +

16 new game + Inspirado pelo projecto Make Something Cool Everyday de Mark Weaver, o New Game + é um jogo que instiga ao desenvolvimento criativo e técnico dos participantes. O objectivo é criar todos os dias (ou sempre que possivel) uma imagem com as dimensões de 1000x1000 px, que por norma não demore mais de uma hora a fazer. O tema é completamente livre, e tudo é válido desde fotografias, ilustrações, desenhos, fotomontagens, ou o que quer que apeteça a cada um partilhar. Ao mesmo tempo, o New Game + funciona também como um estudo sociólogo para ver de onde vem a nossa inspiração e para perceber até que ponto é que o trabalho de um influencia ou é deixado influenciar pelos outros. O único prémio do jogo (para além de possiveis materiais para embelezar o portfolio de cada um) é a auto-satisfação. O jogo está aberto a quem queira participar. Game on!

17

18

19

20 rosa filmes

21 o que há de novo no amor? A minha estadia na Rosa Filmes marcou-se pela concepção e criação de várias campanhas publicitárias para dois filmes da produtora que tiveram a sua estreia no panorama comercial do cinema português em Na criação dessas campanhas, foram criados inúmeros cartazes, ilustrações, fotografias, convites e outros materiais gráficos para serem utilizados como meio de promoção dos dois filmes. Um dos filmes, denominado O Que Há de Novo no Amor?, caracterizava-se pelo facto de ter sido composto por seis realizadores distintos, todos eles jovens recém licenciados pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Cada um dos relizadores ficaria responsável desta forma de idealizar um segmento do filme à volta de uma das personagens principais, de maneira a que haja uma ligação entre elas, para que o resultado final do filme seja um único objecto, ao invés de seis segmentos distintos. O objectivo pretendido para a divulgação do filme, seria assim encontrar uma imagem jovem e dinâmica, algumas vezes com recurso a vários cartazes, que mostrassem os diferentes segmentos do filme, mas que no seu conjunto o unificassem num todo. No total foram criadas cerca de 100 propostas, com vários estudos e soluções diferentes entre elas. Muitas vezes recorrendo a ilustrações feitas através de fotogramas do próprio filme, para tentar assim dirigi-lo a um público mais jovem, que espera ver algo diferente e inovador no cinema português. Nas páginas seguintes encontra-se uma pequena selecção de alguns dos cartazes realizados para o filme.

22 Cartaz seleccionado para a estreia do filme no Festival Indie Lisboa 11

23

24

25 ilustrar o cinema Foram criadas 65 ilustrações a partir de fotogramas do próprio filmes. Ilustrações essas que serviriam mais tarde como hipóteses para o grafismo de cartazes, postais, convites e outro tipo de suportes. O resultado final foi um conjunto de imagens coloridas e apelativas, com um aspecto similar aos quadradinhos de uma banda desenhada, mostrando muitas vezes os momentos mais românticos do filme, para apelar desta maneira a um público cuja faixa etária principal se encontraria entre os 15 e os 30 anos.

26

27

28 os ursos pardos Os Ursos Pardos são uma banda fícticia à volta do qual gira o enredo d O Que Há de Novo no Amor?. Para a promoção do filme foram criados materiais promocionais da banda, de forma a retratá-la como se realmente existisse. Houve uma campanha de divulgação através das redes sociais e interpretações dos actores de músicas originais dos Peixe:Avião, que foram compostas de propósito para o filme. Esta campanha incluiu assim a divulgação de várias imagens da banda, através de uma sessão fotográfica dirigida pelo realizador Pedro Fernandes Duarte, cujo tratamento das fotografias foi realizado por mim. Segue-se uma pequena selecção das fotos.

29

30

31 Os Ursos Pardos são: Joana Santos, João Cajuda, Inês Vaz, Nuno Casanovas & Miguel Raposo

32 deste lado da ressurreição Um dos meus desafios preferidos na Rosa Filmes foi a concepção dos cartazes para a estreia mundial do filme Deste Lado da Ressurreição, de Joaquim Sapinho. Estes cartazes viriam a ser divulgados como teasers no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF - Toronto International Film Festival). O filme em si, é um enorme ensaio sobre a busca da fé. O seu protagonista, Rafael (interpretado por Pedro Sousa), é um jovem que pratica o surf na praia do Guincho como quem quer morrer. Mas já não lhe interessa o surf, só o céu, como se buscasse o céu dentro de água. Deste modo também ele pode andar sobre a água, praticando um exercicio constante que o faz sentir mais perto do céu. Assim, a criação do cartaz para o filme envolvia demonstrar esta leveza (e muitas vezes o sufoco) de um surfista que caminha sobre o espelho do próprio céu em busca da sua fé.

33 Cartaz seleccionado para a estreia do filme no Toronto International Film Festival 2011

34 kruppa associação cultural

35 kruppa Fundada em 2011 a Kruppa é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada em Ferreira do Zêzere e composta maioritariamente por um grupo de jovens naturais da vila. Desde que a Kruppa nasceu, como associação, que tenho contribuido sempre que posso com várias prestações gráficas, que vão desde a construção do seu lógotipo à elaboração da imagem gráfica para as várias peças de teatro apresentadas pela Kruppa. KRUPPA ASSOCIAÇÃO CULTURAL Logótipo para a Kruppa - Associação Cultural (2011)

36 coisas do teatro Coisas do Teatro é a terceira peça apresentada pela Kruppa. Nela, uma companhia de teatro ficticia prepara a sua nova produção teatral, «Rosinha Brava». O encenador e a secretária da Companhia, lutam desesperadamente contra as dificuldades financeiras que ameaçam o projecto, reunindo um improvável elenco que promete muitas dores de cabeça. Através de recortes e recorrendo à aplicação de várias texturas e objectos geométricos, criei o grafismo para ser aplicado no cartaz, panfletos e bilhetes da peça.

37 Cartaz da peça (à esquerda), e a frente e verso do folheto de sala (em cima)

38 Os vários bilhetes da peça

39 a farsa de Inês Pereira a farsa de inês pereira Baseado na obra de Gil Vicente, A Farsa de Inês Pereira foi a primeira produção oficial da Kruppa e serviu como uma homenagem ao pai do teatro português. A obra foi escrita através do desafio lançado por pessoas que duvidavam se Gil Vicente escrevia as obras ou as furtava de outros autores. O autor concordou em escrever uma peça que comprovasse o provérbio Mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube. Foi representada pela primeira vez em 1523 para D.João III, rei de Portugal, no seu Convento de Cristo em Tomar e é considerada a peça mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente. É uma sátira de carácteres e costumes que retrata os deslizes morais, os vícios humanos: a ambição, o adultério, a superficialidade, o oportunismo, o desprezo pela vida camponesa e o desejo de ascenção social, sem escrúpulos.

40 Folheto de sala (em cima) e cartaz usado para a peça (à direita)

41 gráfica bar

42 gráfica bar Durante dois anos fui responsável pela criação da publicidade do Gráfica Bar, uma casa de diversão nocturna situada no centro da cidade de Tomar. Cerca de dois a quatro cartazes eram feitos por semana, estes contendo a programação do bar, quer fosse para a semana inteira, ou para dias específicos. Os cartazes passaram por vários estilos, que mudavam sazonalmente. Segue-se uma pequena selecção de alguns dos cartazes elaborados para o Gráfica.

43

44

45

46

47 citi centro de investigação para tecnologias interactivas

48 citi centro de investigação para tecnologias interactivas Com cerca de 20 anos de existência, o CITI é um centro de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, conhecido nacionalmente por ser dos pioneiros da áreas da multimédia em Portugal. Durante o ano de 2009, tive a oportunidade de poder trabalhar com o CITI, como colaborador externo, em regime freelancer. O meu trabalho para o CITI consistiu assim maioritariamente, no design das páginas internas de vários websites para entidades como o Ministério da Administração Interna, a Universidade Nova de Lisboa e o Plano Nacional de Leitura. No Verão de 2009, também participei no desenvolvimento da aplicação multimédia O Caminho das Letras, uma aplicação interactiva, para ser pré instalada em todos os computadores Magalhães, que visava ensinar às crianças da escola primária, as letras do alfabeto e suas respectivas conjugações.

49 Layout das páginas internas do microsite Concursos para o Plano Nacional de Leitura Layout das páginas internas do microsite Estudos para o Plano Nacional de Leitura

50 Layout das páginas internas do site Escolas para o Plano Nacional de Leitura (não aprovado) Layout das páginas internas do site da Universidade Nova de Lisboa (2009)

51 identidade corporativa DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA PAPAGAIO LOUR

52 concurso logótipo djd 1º prémio No ínicio de 2013 foi lançado um concurso pelo Núcleo Estudantil do curso de Design de Jogos Digitais leccionado pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, para a criação do logótipo do curso. A minha participação, que acabou por ganhar o 1º prémio, partiu da representação de uma forma primitiva para a modelação 3D - o cubo. A ele aliaram-se vários traços horizontais que servem para simbolizar as linhas de varrimento de um monitor de computador. Desta forma consegue-se transmitir conceptualmente a ideia de um espaço tridimensional que existe virtualmente num ambiente bi-dimensional e simbolizar assim elementos respectivos ao design, aos videojogos, e ao ambiente digital. As cores usadas são as cores que simbolizam o curso e que também estão presentes no logótipo utilizado pelo Núcleo Estudantil de Design de Jogos Digitais.

53

54 design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais

55 Servitek - Loja de informática em Torres Novas

56

57 Reciclinfor - Empresa de reciclagem informática situado em Torres Novas

58

59

60 PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano Papagaio Louro - Loja de artesanato situada no centro de Tomar

61 Logótipo para Nibiru Cupcake, uma loja de tatuagens e vestuário em Tomar Logótipo para a Juventude Socialista de Ferreira do Zêzere

62 DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA DTIM Textos DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA & Pretextos Proposta de Logótipo para o compósito DTIM em Mirandela Revista Textos & Pretextos - Proposta de Logótipo

63 outros trabalhos mas não menos importantes

64 Daniela Diniz - Retrato digital elaborado em Photoshop re act - Cartaz elaborado para a exposição Art Mov On na Galeria CB em Carcavelos

65

66

67 Zé do Povo - Participação para o concurso Lotaria à Portuguesa

68 Ilustração para T-Shirt. Disponivel na PffWear

69 Ilustração para T-Shirt. Disponível na PffWear.

70

71 Pintura Digital (em cima) e ilustração vectorial (à direita)

72 ... Paulo Jorge Nunes da Graça (+351) Agradecimentos: Álvaro Godinho Bárbara Teixeira Catarina Atalaia Martins Carla Filipa Lopes César Lourador Daniela Diniz Davide Sequeira Eduardo Serraventoso Eugénia Adrião Inês Fouto Joaquim Sapinho Júlio Ramos Lisandro Mota Luís Ferreira Mafalda Almeida Mafalda Faria Manuel Adrião Maria João Sigalho Mário Graça Mónica Santana Baptista Paula Laranjeira Pedro Fernandes Duarte Ruben Moutinho Rui Santos Sara Conceição Sara Ramos Saskia Ludescher Sérgio Louro Steven Spielberg Susana Rodrigues Paulo Graça 2013 Fotografias dos materiais gráficos Bons Sons da autoria de Sara Conceição e Vanda Conceição

73 ...Paulo da Graça. Um homem. Um artista. Cheio de alma. Cheio de graça. Um artista que cria mesmo quando não está a criar. Por querer e sem querer. Por crer. Está-lhe no sangue, está-lhe na alma...

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com CURRICULUM VITAE olinda martins 01.junho.2012 INFORMAÇÃO PESSOAL nome filiação data de nascimento naturalidade bilhete de identidade contribuinte estado civil carta de condução Maria Olinda Carneiro Martins

Leia mais

joão angélico curriculum vitae

joão angélico curriculum vitae Dados de Identificação Nome: João Nuno Lopes Angélico Data de Nascimento: 14 de Junho de 1978 (29 anos) Naturalidade: Miragaia - Porto Estado Civil: Solteiro Bilhete de Identidade n.º 11173606 emitido

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL Preâmbulo O Município de Setúbal tem procurado intervir em diversos campos, no sentido de proporcionar a satisfação de um conjunto de necessidades

Leia mais

viseu.tv televisão regional na internet

viseu.tv televisão regional na internet viseu.tv televisão regional na internet Projecto realizado no âmbito de estágio do Curso de Especialização Tecnológico de Técnicos de Desenvolvimento de Produtos Multimédia VTV Viseu.tv, Lda Aluna: Pedro

Leia mais

PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA

PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA OLHAR PARA VER OBJECTIVOS O desafio passa por analisar o meio construído segundo as suas

Leia mais

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Saída Profissional 03.01 TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS O Técnico de Artes Gráficas é um profissional qualificado, conhecedor do fluxo de produção gráfica, e apto para o exercício de profissões ligadas à composição,

Leia mais

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f)

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f) AVISO Admissão de Pessoal (m/f) A AJITER Associação Juvenil da Ilha Terceira pretende admitir jovens recém-licenciados à procura do primeiro emprego, para estágio no seu serviço, ao abrigo do Programa

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação Webcolinas A escolha certa para o seu negocio... 2012 Colinas Inforcyber. Todos os direitos reservados. Apresentação da Empresa A WEB COLINAS é uma marca registada da Colinas Inforcyber agência

Leia mais

Portal da Diversidade Cultural. www.spla.pro MUTUALIZAÇÃO DA BASE DE DADOS

Portal da Diversidade Cultural. www.spla.pro MUTUALIZAÇÃO DA BASE DE DADOS Portal da Diversidade Cultural www.spla.pro MUTUALIZAÇÃO DA BASE DE DADOS Sulplaneta, uma base de dados para partilhar 2 Sulplaneta, site consagrado às artes e culturas dos países ACP (África, Caraíbas

Leia mais

1º Fórum Avintense Jovem

1º Fórum Avintense Jovem 1º Fórum Avintense Jovem Programa A primeira edição do Fórum Avintense Jovem, a realizar neste ano de 2007, terá 3 sessões, a decorrer nos meses de Maio e Novembro de 2007. Apresentamos as sessões já confirmadas

Leia mais

FEUP 2006/2007 Mestrado em Tecnologias Multimédia Doc. Apresentação V0

FEUP 2006/2007 Mestrado em Tecnologias Multimédia Doc. Apresentação V0 FEUP 2006/2007 Mestrado em Tecnologias Multimédia Doc. Apresentação V0 TÍTULO: Animatic - Marionetas Digitais Interactivas ORIENTADORES: Professor Doutor Aníbal Ferreira Professor Doutor Rui Torres ALUNO:

Leia mais

Concurso de Ideias. Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros

Concurso de Ideias. Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros Braga, Maio 2012 REGULAMENTO O Prémio rege-se pelo presente regulamento, sendo o Júri soberano na sua interpretação, aplicação, e resolução de eventuais lacunas.

Leia mais

Ficha de Caracterização de Projecto

Ficha de Caracterização de Projecto Ficha de Caracterização de Projecto Projecto +Skillz E5G Programa Escolhas Promotor: Associação Mais Cidadania 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto Projecto +Skillz E5G Promotor: Associação Mais

Leia mais

ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS

ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS CENTRO CULTURAL VILA FLOR A programação do Centro Cultural Vila Flor deverá assentar em critérios de qualidade, diversidade, contemporaneidade

Leia mais

Produção Multimédia Interactiva

Produção Multimédia Interactiva Produção Multimédia Interactiva Candidaturas 2012/13 secretaria@ipa.univ.pt http://pmi.ipa.univ.pt www.ipa.univ.pt IPA Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos No IPA prosseguimos os seguintes

Leia mais

CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO:

CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO: CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO: 1. PREÂMBULO Com base nas diversas necessidades identificadas pela Agência INOVA ao nível do empreendedorismo cultural e criativo, foi concebido

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Luís Miguel Nicolau Valente.

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Luís Miguel Nicolau Valente. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Luís Miguel Nicolau Valente Julho de 2008 RELATÓRIO FINAL PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE NÍVEL IV EM DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Concurso 2015 CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA PROJECTO APRESENTADO PARA EFEITO DE APRECIAÇÃO E RESPECTIVO

Leia mais

REGULAMENTO. O concurso "Jovens Criadores", visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas.

REGULAMENTO. O concurso Jovens Criadores, visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. 15 JOVENS CRIADORES REGULAMENTO O concurso "Jovens Criadores", visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. As áreas a concurso são: Artes Plásticas, Artes Digitais, Banda

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53 Fax 21 342 97 82 Correio electrónico luisrocha.fotografia@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE DESIGN PRODUTOS DE MERCHANDISING

REGULAMENTO CONCURSO DE DESIGN PRODUTOS DE MERCHANDISING REGULAMENTO CONCURSO DE DESIGN PRODUTOS DE MERCHANDISING Promotor: Organização: // 1. PREÂMBULO O Chapitô é um projecto em que a Formação, a Criação, a Animação e a Intervenção promovem, dia a dia, cruzamentos

Leia mais

Artistas Convidados exposição 2014 30

Artistas Convidados exposição 2014 30 Artistas Convidados exposição 2014 30 Daniel Antunes Pinheiro Nascido em Moçambique, vive e trabalha em Lisboa. É professor auxiliar da Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa na graduação de arte

Leia mais

REPÚBLICA NAS ESCOLAS

REPÚBLICA NAS ESCOLAS REPÚBLICA NAS ESCOLAS COM O APOIO DE: http://www.centenariorepublica.pt/escolas escolas@centenariorepublica.pt República nas Escolas Descrição e Objectivos O tema Centenário da República deverá ser um

Leia mais

Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento

Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento Curriculum Vitae João Pedro Nunes - Outubro 2012 Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade de nascimento João Pedro Nunes Rua D. João V, 23 6º Esq., 1250-089

Leia mais

Freguesia de Sabóia Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Sabóia REGULAMENTO

Freguesia de Sabóia Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Sabóia REGULAMENTO Freguesia de Sabóia Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Sabóia REGULAMENTO Artigo 1.º Promotor 1. A Freguesia de Sabóia organiza um Concurso Nacional tendo em vista a criação do primeiro

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome MÁRCIA ISABEL PEREIRA ANDRÉ Morada BECO DA LAGE, Nº2, 2º. ANDAR, 1100-302 LISBOA Telemóvel (+351) 96 568 8910 Correio electrónico marciandre@gmail.com

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA"

CONCURSO DE FOTOGRAFIA ENFERMAGEM É CULTURA CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA" A Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias encontra-se a desenvolver um projecto relacionado com o tema Enfermagem É Cultura, inserido

Leia mais

Cursos de Formação Financiados

Cursos de Formação Financiados Cursos de Financiados Modular - Nível III Pós-Laboral Porto Área 213 - Audiovisuais e Produção dos Média Bem-Vindo/a à FLAG! A FLAG é uma empresa prestadora de serviços de formação profissional, especializada

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Endereço electrónico Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53

Leia mais

Carta de condução: L-1820103 1 Categoria B E-mail: mjluzpereira@gmail.com Telefone: 969552120

Carta de condução: L-1820103 1 Categoria B E-mail: mjluzpereira@gmail.com Telefone: 969552120 CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Nome: Maria João Maceta Luz Pereira Morada: Rua Elvira Velez nº16, 4º 1500-258 Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Solteira Data de Nascimento:

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS

CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS Portugal, 2010 Documento elaborado pelo grupo de trabalho designado como Formação com base em orientações determinadas no encontro nacional de profissionais

Leia mais

Projecto Integrado da Baixa da Banheira

Projecto Integrado da Baixa da Banheira Projecto Integrado da Baixa da Banheira 1. INTRODUÇÃO O Projecto Integrado da Baixa da Banheira nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal da Moita e o ICE tendo em vista induzir as Associações da

Leia mais

A Nossa Visão: SERMOS os melhores para SERES melhores, crescendo de uma forma sustentada na satisfação das pessoas. as e prestando cuidados de saúde

A Nossa Visão: SERMOS os melhores para SERES melhores, crescendo de uma forma sustentada na satisfação das pessoas. as e prestando cuidados de saúde Pag.1 1 PREÂMBULO O Centro Social de Guardizela é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2000, com estatuto de instituição particular de solidariedade social, com sede na freguesia de Guardizela,

Leia mais

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS)

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS) Nome do projecto Autobiografia A estrada da Vida Objectivos do projecto Os principais objectivos do projecto são a apresentação da autobiografia obrigatória no final do curso EFA NA de Técnico de Multimédia

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Relatório de Estágio. João Miguel Moura de Brito. Julho, 2008 RELATÓRIO FINAL A OBTENÇÃO DO GRAU DE NIVEL 4

Relatório de Estágio. João Miguel Moura de Brito. Julho, 2008 RELATÓRIO FINAL A OBTENÇÃO DO GRAU DE NIVEL 4 INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Relatório de Estágio João Miguel Moura de Brito Julho, 2008 RELATÓRIO FINAL A OBTENÇÃO DO GRAU DE NIVEL 4 EM DESENVOLVIMENTOS DE PRODUTOS

Leia mais

Dados Pessoais. Frequência do curso Bioquímica, da Universidade de Évora, por dois anos lectivos, de 1999 a 2001.

Dados Pessoais. Frequência do curso Bioquímica, da Universidade de Évora, por dois anos lectivos, de 1999 a 2001. Dados Pessoais Nome: Data de Nascimento: Nacionalidade: Estado Civil: Contactos: Carta de condução: Ana Raquel Duarte Peres 10/07/1979 Portuguesa Solteira 914828185-969151237 - 939611076 Sim, com viatura

Leia mais

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Desafio O DNS.pt, entidade responsável pelo domínio de topo de Portugal, o.pt, realiza um concurso de fotografia subordinado ao tema Revela o teu.pt. O objetivo é

Leia mais

Ciência na Cidade de Guimarãeswww.ciencianacidade.com

Ciência na Cidade de Guimarãeswww.ciencianacidade.com Ciência na Cidade de Guimarãeswww.ciencianacidade.com Cidade de Guimarães Faixas Etárias do Concelho 65 ou mais 24-64 anos 15-24 anos 0-14 anos 0 20000 40000 60000 80000 100000 População do Concelho 159.576

Leia mais

Workshop PROCESSING > Marius Watz 11-15 Outubro, 2004 no Espaço Atmosferas em Lisboa.

Workshop PROCESSING > Marius Watz 11-15 Outubro, 2004 no Espaço Atmosferas em Lisboa. Workshop PROCESSING > Marius Watz 11-15 Outubro, 2004 no Espaço Atmosferas em Lisboa. > Sobre o Workshop Nos últimos anos surgiu um novo movimento de designers e artistas que reconhece o potencial do uso

Leia mais

REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - SALÃO NOBRE

REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - SALÃO NOBRE REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - SALÃO NOBRE 23, 24 E 25 DE ABRIL. 18h30 Entrada livre PROGRAMA 23 ABRIL 18h 30 - Quem é Ricardo de José Barahona 19h 15 48 de Susana Sousa Dias 24 ABRIL 18h 30 - Antes

Leia mais

Roteiro Do Associativismo Juvenil

Roteiro Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Aveiro - Dia 29 de Outubro 2014 PROGRAMA 09h30m - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

Cidadãos do Amanhã Empreendedorismo Jovem. Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020»

Cidadãos do Amanhã Empreendedorismo Jovem. Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020» Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020» 29.Abril.2014 Idanha-a-Nova DUECEIRA GAL/ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere Histórico > projecto cooperação

Leia mais

Contactos: 21 481 58 72 Email: com.arte@dnacascais.pt

Contactos: 21 481 58 72 Email: com.arte@dnacascais.pt Contactos: 21 481 58 72 Email: com.arte@dnacascais.pt O que é o com.arte? O com.arte é um projecto promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pela DNA CASCAIS Comércio e que terá, em 2012, a sua 4ª edição.

Leia mais

REGULAMENTO PRÉMIO DE PINTURA COVIRAN-PORTUGAL

REGULAMENTO PRÉMIO DE PINTURA COVIRAN-PORTUGAL REGULAMENTO PRÉMIO DE PINTURA COVIRAN-PORTUGAL PRIMEIRA.- EMPRESA ORGANIZADORA COVIRAN SOCIEDADE COOPERATIVA ANDALUZA, SUCURSAL EM PORTUGAL (dorovante COVIRÁN PORTUGAL), Pessoa Colectiva n.º 980435161,

Leia mais

Artes performativas Uma, duas, três pêras no meu cestinho! Para famílias com crianças a partir dos 3 anos Uma estória com canções e baile para Todos

Artes performativas Uma, duas, três pêras no meu cestinho! Para famílias com crianças a partir dos 3 anos Uma estória com canções e baile para Todos Programa de Atividades: Música Balada de frutas Para famílias com crianças a partir dos 6 anos Oficina com palavras e música Vamos à descoberta! Se a fruta falasse, o que teria ela a dizer? Vamos ouvir!

Leia mais

A Embaixada de França e a Alliance Française em Portugal promovem CONCURSO por ocasião do Dia Nacional de França 14 JUILLET 2013 REGULAMENTO

A Embaixada de França e a Alliance Française em Portugal promovem CONCURSO por ocasião do Dia Nacional de França 14 JUILLET 2013 REGULAMENTO 0 A Embaixada de França e a Alliance Française em Portugal promovem CONCURSO por ocasião do Dia Nacional de França 14 JUILLET 2013 REGULAMENTO 1 Introdução A Embaixada de França e a Alliance Française

Leia mais

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora»

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» 1. Disposições Gerais A Câmara Municipal de Almada promove o «Concurso Jovens Talentos 2012 - Almada, Cidade Educadora» com

Leia mais

Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart

Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart Ponta de Pedras, ilha do Marajó, Pará, 10 de janeiro de 1909. Nasce ali e naquela data uma das maiores expressões

Leia mais

Teatro com Teias e Histórias

Teatro com Teias e Histórias Teatro com Teias e Histórias 3 em Pipa Associação de Criação Teatral e Animação Cultural Organização de um grupo de voluntários que, integrados num projecto comunitário de vertente artística, actuam junto

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

Serviços. Conquistar. quando identificou a oportunidade de negócio que constituía a Internet enquanto meio para agilizar

Serviços. Conquistar. quando identificou a oportunidade de negócio que constituía a Internet enquanto meio para agilizar Serviços Conquistar um lugar à mesa nas reservas on-line Até há bem pouco tempo Portugal não contava com um serviço especializado para reservar mesas em restaurantes através da Internet. Este ano ganhou

Leia mais

Formadores (1º ano) Locais das oficinas. Data limite de inscrições

Formadores (1º ano) Locais das oficinas. Data limite de inscrições Sementes para a Criatividade É uma acção de formação constituída por duas oficinas, uma de escrita criativa e outra de artes plásticas, em que se prevê: a criação de uma narrativa ilustrada que será submetida

Leia mais

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressões Artísticas. Introdução

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressões Artísticas. Introdução Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressões Artísticas Introdução A Educação Artística no Ensino Básico desenvolve-se em quatro grandes áreas (Expressão Plástica e Educação Visual; Expressão e Educação

Leia mais

A mediação intercultural e a construção de diálogos entre diferentes: notas soltas para reflexão

A mediação intercultural e a construção de diálogos entre diferentes: notas soltas para reflexão A mediação intercultural e a construção de diálogos entre diferentes: notas soltas para reflexão (Comentário ao Painel: Mediação Intercultural) Maria José Casa-Nova Instituto de Educação, Universidade

Leia mais

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH O objectivo desta conferência é a reunião de vários profissionais do Norte de Portugal, para partilharem o seu trabalho e experiências no campo do design e da arquitectura. Cada um vai apresentar um projecto

Leia mais

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo apresentam Guia Completo do Vocêsabia que jáfaz parte da Economia Criativa Brasileira há muito tempo? 1 Economia o quê? Criativa! Sim! A criatividade, ao contrário da matéria prima em outros setores da

Leia mais

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV A DIGITALMAISTV é um canal de televisão online que procura divulgar a região do Algarve no país e no mundo através da Internet, apostando na diversidade de conteúdos e numa vasta oferta de

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'11

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'11 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'11 Artigo 1º (Objecto) 1. O Concurso Sardinhas das Festas de Lisboa'11 é uma iniciativa da EGEAC Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação

Leia mais

COMPANHIADEACTORES ATELIER DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA

COMPANHIADEACTORES ATELIER DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMPANHIADEACTORES ATELIER DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA em LISBOA ESPECTÁCULO FINAL 28 de Junho de 2006 Página 1/7 COMPANHIADEACTORES ATELIER DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA Juvenil Local: TEATRO DO CAMPO ALEGRE PORTO

Leia mais

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2011 PATRIMONIO E PAISAGEM URBANA As Jornadas Europeias do Património, promovidas em Portugal pelo IGESPAR a 23/24/25 de Setembro, são uma iniciativa anual do Conselho

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda.

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. 2 NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. Na sua 5ª edição no Brasil o NÖOS RESFEST tem duração de 3 dias e será

Leia mais

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE AGRICULTURA SUSTENTAVEL REGULAMENTO

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE AGRICULTURA SUSTENTAVEL REGULAMENTO E/27562/2012 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE AGRICULTURA SUSTENTAVEL 2012 REGULAMENTO ENQUADRAMENTO O I Concurso de Fotografia sobre Agricultura Sustentável é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures,

Leia mais

Concurso de Design Mascote Eficiência Energética

Concurso de Design Mascote Eficiência Energética Concurso de Design Mascote Eficiência Energética Regulamento 1. Introdução O presente concurso destina-se à criação da Mascote da Eficiência Energética, que estará associada à COGEN Portugal, e que será

Leia mais

Factores Determinantes para o Empreendedorismo. Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008

Factores Determinantes para o Empreendedorismo. Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008 Factores Determinantes para o Empreendedorismo Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008 IAPMEI Instituto de Apoio às PME e à Inovação Principal instrumento das políticas económicas para Micro e Pequenas

Leia mais

LISBOA. Em Lisboa é que nascem as gaivotas. Que pena meu amor o mar não ser Um copo de água pura. De água para A sede que em Lisboa eu vi nascer.

LISBOA. Em Lisboa é que nascem as gaivotas. Que pena meu amor o mar não ser Um copo de água pura. De água para A sede que em Lisboa eu vi nascer. EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS Abril MMVIII TÍTULO: IMPRESSÕES DE LISBOA TÉCNICA: DIGITAL MEDIA Nº DE QUADROS : 18 PREÇO : NEGOCIÁVEL NOTA : Originais em formato digital concebidos em alta resolução. Todas

Leia mais

www.byonritmos.com HISTORIAL / APRESENTAÇÃO

www.byonritmos.com HISTORIAL / APRESENTAÇÃO www.byonritmos.com HISTORIAL / APRESENTAÇÃO O Festival Byonritmos nasceu em Baião, no ano de 2006, como resultado de um desejo partilhado por um grupo de jovens ligados às artes plásticas e performativas.

Leia mais

REGULAMENTO. 2.4. Cada participante ou equipa de participantes poderá submeter um número ilimitado de curtas- metragens.

REGULAMENTO. 2.4. Cada participante ou equipa de participantes poderá submeter um número ilimitado de curtas- metragens. REGULAMENTO YMOTION 1º Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão 1. Enquadramento 1.1. O YMOTION 1º Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão é organizado pelo Pelouro da Juventude do Município

Leia mais

ON by Porto Bay na zona velha da cidade

ON by Porto Bay na zona velha da cidade Pág: 26 Corte: 1 de 8 Arte com fins solidários saíu à rua ON by Porto Bay na zona velha da cidade A arte com fins solidários saíu à rua na zona velha da cidade nesta que foi a terceira edição do festival

Leia mais

Finalistas Nacionais na Categoria de Software Design

Finalistas Nacionais na Categoria de Software Design Finalistas Nacionais na Categoria de Software Design As Cinco Equipas Finalistas que irão disputar a Final Nacional do Imagine Cup 2007 na Categoria de Software Design são: Equipa: Fernando Cunha Hugo

Leia mais

Brand & Strategy Creation & Design Web & Digital. www.spotmarket.pt

Brand & Strategy Creation & Design Web & Digital. www.spotmarket.pt Brand & Strategy Creation & Design Web & Digital www.spotmarket.pt "Imagination is more important than knowledge" Albert Einstein Quem somos porque somos diferentes a nossa identidade Criamos valor para

Leia mais

ANÁLISE DA FERRAMENTA WEB 2.0

ANÁLISE DA FERRAMENTA WEB 2.0 Nome: CALAMÉO Endereço: http://www.go2web20.net/site/?a=calameo Criar publicações Web interactivas. É uma ferramenta atractiva, na medida em que dispõe de imagens informativas, tornando a sua exploração

Leia mais

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007 ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS PLANO DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2006 / 2007 Escola EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa BE/CRE Pl de Actividades Ano Lectivo

Leia mais

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA 19 e 20 Março 2011 10h00 > 13h00 14h30 > 17h30 Sinopse Muitos são os artistas para quem as fronteiras entre o corpo e a obra se esbatem, usando a Performance

Leia mais

(Aprovado pelaassembleia Geral a 13/05/2012)

(Aprovado pelaassembleia Geral a 13/05/2012) Regulamento Interno www.tone.pt (Aprovado pelaassembleia Geral a 13/05/2012) Introdução www.tone.pt A Tone Music Lda encontra-se sediada em Coimbra, circunscrevendo actualmente o seu raio de acção a este

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Morada: Telemóvel: Correio Electrónico: Sitios na Internet: B.I.: Nacionalidade: Carteira Profissional de Jornalista N.º: António Miguel Martins Alves Avenida 25 de Abril, N.º

Leia mais

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural Porquê este guia prático? A diversidade cultural e linguística constitui um recurso pedagógico de que dispõem muitas

Leia mais

Gaia Global conceitos e diferenciação

Gaia Global conceitos e diferenciação Gaia Global conceitos e diferenciação Luís Borges Gouveia 14 de Maio de 2003 Conceito de cidade digital uma cidade que esteja a ser transformada ou reordenada com recurso à tecnologia e ao digital uma

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES GERAIS. 1.1 A Entidade Organizadora

1. DISPOSIÇÕES GERAIS. 1.1 A Entidade Organizadora 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A Entidade Organizadora A entidade organizadora do presente concurso é a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), que sita na Rua da Restauração, 318 4050-501,

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO Directora: Mestre Maria Caeiro M. Guerreiro E-mail: mcguerreiro@ualg.pt Telf: 289800100 Ext:. 6219 Gab: 45 O curso de Comunicação da Escola Superior de Educação da

Leia mais

Plano de Atividades 2012

Plano de Atividades 2012 Plano de Atividades 2012 A Direção da rede ex aequo propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2012, tendo em conta oito áreas de intervenção consideradas prioritárias. 1. Área de Apoio 2. Área

Leia mais

Síntese. de Resultados. 1. Sobre a ACEP

Síntese. de Resultados. 1. Sobre a ACEP 1. Sobre a ACEP A ACEP - Associação de Comércio Electrónico em Portugal é uma organização independente sem fins lucrativos, de pessoas individuais e colectivas, visando o estudo e a implementação das diversas

Leia mais

AEC PROJETOS LÚDICO EXPRESSIVOS. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC PROJETOS LÚDICO EXPRESSIVOS. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC PROJETOS LÚDICO EXPRESSIVOS Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico PLE Proposta de Plano Anual 2013/2014 1. Introdução A atividade

Leia mais

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2014 Refª: 148 Janela 1750 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email - bip.zip@cm-lisboa.pt

Leia mais

VI Concurso de Fotografia Augusto Cabrita 2009 Normas de Participação

VI Concurso de Fotografia Augusto Cabrita 2009 Normas de Participação VI Concurso de Fotografia Augusto Cabrita 2009 Normas de Participação 1. Disposições Gerais a. O Concurso de Fotografia Augusto Cabrita tem como objectivo promover e divulgar novos valores na área da fotografia,

Leia mais

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO O Capítulo 36 da Agenda 21 decorrente da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, declara que a educação possui um papel fundamental na promoção do desenvolvimento

Leia mais

CURRICULUM VITAE HÉLDER PESTANA

CURRICULUM VITAE HÉLDER PESTANA CURRICULUM VITAE HÉLDER PESTANA Julho de 11 ELEMENTOS BIOGRÁFICOS Nome: Hélder da Corte Pestana Filiação: José Armindo Pereira Pestana, Lúcia Faria da Corte Pestana Data de nascimento: 06/08/1978 Naturalidade:

Leia mais

Externato Arco-Íris. As salas de aula vestidas de flores. 1.º Ano. 2.º Ano. 3.º Ano. 4.º Ano

Externato Arco-Íris. As salas de aula vestidas de flores. 1.º Ano. 2.º Ano. 3.º Ano. 4.º Ano Externato Arco-Íris a/verão015 r e v a m i r p s n age m i e junho de 2 e io d a m o l, ã ri ç b a e l Co As salas de aula vestidas de flores 1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano Inspiração: obra O Livro da

Leia mais

SERVIÇOS ACADÉMICOS Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária ANO LETIVO-2014/2015. B.I. Nome #Escola #Curso Curso

SERVIÇOS ACADÉMICOS Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária ANO LETIVO-2014/2015. B.I. Nome #Escola #Curso Curso Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária B.I. Nome #Escola #Curso Curso 10594637 Helena Maria Carvalho 3041 9085 Enfermagem Veterinária 12579235 Susana Manuela Miguel Sieiro 3041 9086 Engenharia

Leia mais

Portfolio BRUNO NOBRE

Portfolio BRUNO NOBRE BRUNO NOBRE bruno.nascimentonobre@gmail.com http://pt.linkedin.com/in/brunodanielnobre 2010 v 3.1 Bruno Nobre nasceu na cidade de Torres Vedras, em Portugal, no ano de 1981. É mestrado em Design e Cultura

Leia mais

Síntese. de Resultados. 1. Sobre a ACEP

Síntese. de Resultados. 1. Sobre a ACEP 1. Sobre a ACEP A ACEP - Associação de Comércio Electrónico em Portugal é uma organização independente sem fins lucrativos, de pessoas individuais e colectivas, visando o estudo e a implementação das diversas

Leia mais

plano anual de educação ambiental

plano anual de educação ambiental plano anual de educação ambiental 2009/2010 complexo de educação ambiental da quinta da gruta PROGRAMA FAMÍLIAS Grelha Resumo por Sector Sector Rios/Espaços Verdes Animais Dias comemorativos Férias Datas

Leia mais

Regulamento 2015. 1. Objectivo. 2. Elegibilidade

Regulamento 2015. 1. Objectivo. 2. Elegibilidade Regulamento 2015 1. Objectivo Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2015 é um concurso que resulta da conjugação de esforços e vontades do Crédito Agrícola, aqui representado pela Caixa Central

Leia mais

APRENDER COM A DIVERSIDADE CURSO DE FORMAÇÃO APRENDER COM A DIVERSIDADE. Promoção da Aprendizagem Intercultural em Contextos de Educação Não Formal

APRENDER COM A DIVERSIDADE CURSO DE FORMAÇÃO APRENDER COM A DIVERSIDADE. Promoção da Aprendizagem Intercultural em Contextos de Educação Não Formal CURSO DE FORMAÇÃO APRENDER Promoção da Aprendizagem Intercultural em Contextos de Educação Não Formal 18 DE FEVEREIRO A 13 DE MARÇO DE 2008 A inducar (http://www.inducar.pt) é uma organização de direito

Leia mais

Parecer da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual sobre a proposta de Revisão da Estrutura Curricular

Parecer da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual sobre a proposta de Revisão da Estrutura Curricular Parecer da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual sobre a proposta de Revisão da Estrutura Curricular Introdução A APECV, utilizando vários processos de consulta aos seus associados

Leia mais

Regulamento do Concurso de Ilustração. Mascote Infantil ANA

Regulamento do Concurso de Ilustração. Mascote Infantil ANA Regulamento do Concurso de Ilustração Mascote Infantil ANA 1 1 ENQUADRAMENTO O presente concurso visa fomentar a colaboração entre a ANA e a comunidade envolvente, possibilitando a alunos do ensino superior

Leia mais