paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13"

Transcrição

1 paulo graça designer gráfico / multimédia portfolio seleccionado 2009/13

2 Há homens que são artistas. E há artistas que são homens. Homens humanos, não apenas de matéria, mas essencialmente de alma. O talento deste artista (que é homem) e deste homem (que é artista), não é, de todo, do tamanho da sua altura, tal como não o é a sua alma. Ambos transbordam da matéria e tomam forma nos trabalhos que elabora com paixão, fervor e ganas de perfeição. Quem o vê, dirá talvez que ele vive abstraído do mundo real. E o que é o mundo real? A realidade é o que queremos e o que cremos. E este artista cria a sua própria realidade. Como qualquer um de nós. Mas este tem o dom de nos transportar para a sua realidade. Uma realidade melancólica, nostálgica. Um tanto ou quanto negra, mas sempre com laivos de luz clara que não nos cegam nem nos deixam perder. Mostra-nos um mundo cru. Sem grandes fantasias. Apenas com devaneios de fuga a uma realidade imposta. Paulo da Graça. Um homem. Um artista. Cheio de alma. Cheio de graça. Um artista que cria mesmo quando não está a criar. Por querer e sem querer. Por crer. Está-lhe no sangue, está-lhe na alma... Daniela Diniz

3 bio Paulo Graça licenciou-se em Design Gráfico/Multimédia pela ESAD.CR em Imediatamente começou a trabalhar como freelancer fazendo trabalhos regulares na categoria de colaborador externo no CITI (Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas FCSH, Universidade Nova de Lisboa), criando especialmente layouts institucionais para os sítios web de entidades como o Ministério da Administração Interna, Universidade Nova de Lisboa e Plano Nacional de Leitura. Em 2010 começa a trabalhar na produtora de cinema Rosa Filmes, tendo como objectivo primário a responsabilidade de concepcionar e criar os cartazes e outros materiais gráficos para dois dos filmes da produtora: O Que Há de Novo no Amor? e Deste Lado da Ressurreição. Do seu percurso profissional destacam-se ainda os trabalhos realizados para o colectivo -mente, o Festival Bons Sons e o concurso para a criação do logótipo do curso de Design de Jogos Digitais, da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, do qual saiu vencedor. Actualmente trabalha como designer gráfico freelancer e ilustrador a partir da cidade de Tomar. É o designer gráfico associado da associação cultural Kruppa, de Ferreira do Zêzere, e colabora como ilustrador para uma loja online de vestuário.

4 bons sons 12

5 bons sons 12 O BONS SONS é um festival de música portuguesa que decorre na aldeia de Cem Soldos - Tomar. Realiza-se de 2 em 2 anos, durante 4 dias, no terceiro fim-de-semana de Agosto, e assume-se como uma plataforma de divulgação de música portuguesa, conciliando a descoberta de projectos emergentes e o reencontro com músicos consagrados. Uma programação criteriosa e o envolvimento da população da aldeia acolhendo e servindo o público distinguem o BONS SONS dos restantes festivais, pelo ambiente festivo e de partilha entre os visitantes do Festival e os seus habitantes, proporcionando uma vivência inédita de um evento musical. Venha Viver a Aldeia é, por isso, o mote que anuncia o Festival e o torna único. A par da formação de públicos, o BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local, através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

6 O BONS SONS nasceu em 2006, inserido no programa cultural Acontece Cem Soldos, criado na comemoração do 25º aniversário do SCOCS. O SCOCS é uma associação local que visa promover o bem-estar social, cultural, desportivo e recreativo de Cem Soldos, privilegiando o desenvolvimento mútuo da Associação e da Comunidade, nas vertentes social, cultural e económica. Devido à grande receptividade do público e ao potencial do BONS SONS, como promotor dos objectivos do SCOCS, a direcção considerou pertinente torná-lo um projecto bienal. Desde então, o Festival tem adquirido consistência, conseguindo apresentar um programa de elevada e reconhecida qualidade artística, a par de uma vivência singular da Aldeia de Cem Soldos. À esquerda: Cartaz para a festa de lançamento que marcou o arranque do festival BONS SONS

7 Diversas lonas elaboradas para o festival (em cima) e CD BONS SONS (à direita)

8 projecto comunitário cultura e criatividade como motor de desenvolvimento contemporaneidade no campo partilha inter-geracional promover a produção cultural portuguesa de qualidade tradição, património humano, material e cultural Criatividade, contemporaneidade, projectos emergentes e novos talentos valorização dos recursos existentes (humanos e materiais) empreendedorismo, proactividade, iniciativa e dinamismo troca responsabilidade social e ambiental experiência sustentabilidade cooperação Brochura, Presskit, Manual do Visitante e CD BONS SONS 12

9 Passes geral e diários BONS SONS (em cima) e arte para tríptico da FNAC (à direita)

10 Manual do Visitante BONS SONS 12 Brochura encarte para a revista BLITZ

11 -mente

12 -mente Os eventos MENTE compreendem a programação de trabalhos de diferentes disciplinas artísticas, tais como: artes plásticas, cinema, dança, design, performance, música e teatro. Procura-se reunir um conjunto de artistas diversificado, com elementos pertencentes a diferentes áreas, diferentes gerações e com diferentes linguagens artísticas. Cada artista dispõe de oito minutos de apresentação para interpretar um tema num formato à sua escolha, sujeito apenas às condições do espaço, fazendo dos eventos -MENTE um mostruário de pluralidade criativa repleto de objectos artísticos multifacetados. A liberdade criativa é total e não há limitações para além das que resultem das condições do espaço. Provoca-se, desta forma, um confronto fecundo entre os artistas convidados e um público heterogéneo e particularmente exigente.

13 desconstruir o polvo Em cada edição de -mente é desafiado um designer gráfico a desenvolver uma identidade. Na 3ª edição de -mente o desafio foi-me enviado a mim. Criativa-mente aconteceu no dia 8 de Dezembro, pelas 22h no Convento da Trindade. Para desenvolver a identidade desta edição centrei-me na ideia do que é na minha opinião o processo criativo: a metáfora de descontrução, ou desembaraço dos tentáculos de um polvo, de maneira a poder existir um fluir de ideias. Em cada tentáculo uma área. Um programa ecléctico e intergeracional. Criatividade, intervenção, consciência política e acção foram as palavras de ordem. Uma noite repleta de actividade que conjugou o melhor de dois mundos.

14 Flyer (frente / verso)

15 new game +

16 new game + Inspirado pelo projecto Make Something Cool Everyday de Mark Weaver, o New Game + é um jogo que instiga ao desenvolvimento criativo e técnico dos participantes. O objectivo é criar todos os dias (ou sempre que possivel) uma imagem com as dimensões de 1000x1000 px, que por norma não demore mais de uma hora a fazer. O tema é completamente livre, e tudo é válido desde fotografias, ilustrações, desenhos, fotomontagens, ou o que quer que apeteça a cada um partilhar. Ao mesmo tempo, o New Game + funciona também como um estudo sociólogo para ver de onde vem a nossa inspiração e para perceber até que ponto é que o trabalho de um influencia ou é deixado influenciar pelos outros. O único prémio do jogo (para além de possiveis materiais para embelezar o portfolio de cada um) é a auto-satisfação. O jogo está aberto a quem queira participar. Game on!

17

18

19

20 rosa filmes

21 o que há de novo no amor? A minha estadia na Rosa Filmes marcou-se pela concepção e criação de várias campanhas publicitárias para dois filmes da produtora que tiveram a sua estreia no panorama comercial do cinema português em Na criação dessas campanhas, foram criados inúmeros cartazes, ilustrações, fotografias, convites e outros materiais gráficos para serem utilizados como meio de promoção dos dois filmes. Um dos filmes, denominado O Que Há de Novo no Amor?, caracterizava-se pelo facto de ter sido composto por seis realizadores distintos, todos eles jovens recém licenciados pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Cada um dos relizadores ficaria responsável desta forma de idealizar um segmento do filme à volta de uma das personagens principais, de maneira a que haja uma ligação entre elas, para que o resultado final do filme seja um único objecto, ao invés de seis segmentos distintos. O objectivo pretendido para a divulgação do filme, seria assim encontrar uma imagem jovem e dinâmica, algumas vezes com recurso a vários cartazes, que mostrassem os diferentes segmentos do filme, mas que no seu conjunto o unificassem num todo. No total foram criadas cerca de 100 propostas, com vários estudos e soluções diferentes entre elas. Muitas vezes recorrendo a ilustrações feitas através de fotogramas do próprio filme, para tentar assim dirigi-lo a um público mais jovem, que espera ver algo diferente e inovador no cinema português. Nas páginas seguintes encontra-se uma pequena selecção de alguns dos cartazes realizados para o filme.

22 Cartaz seleccionado para a estreia do filme no Festival Indie Lisboa 11

23

24

25 ilustrar o cinema Foram criadas 65 ilustrações a partir de fotogramas do próprio filmes. Ilustrações essas que serviriam mais tarde como hipóteses para o grafismo de cartazes, postais, convites e outro tipo de suportes. O resultado final foi um conjunto de imagens coloridas e apelativas, com um aspecto similar aos quadradinhos de uma banda desenhada, mostrando muitas vezes os momentos mais românticos do filme, para apelar desta maneira a um público cuja faixa etária principal se encontraria entre os 15 e os 30 anos.

26

27

28 os ursos pardos Os Ursos Pardos são uma banda fícticia à volta do qual gira o enredo d O Que Há de Novo no Amor?. Para a promoção do filme foram criados materiais promocionais da banda, de forma a retratá-la como se realmente existisse. Houve uma campanha de divulgação através das redes sociais e interpretações dos actores de músicas originais dos Peixe:Avião, que foram compostas de propósito para o filme. Esta campanha incluiu assim a divulgação de várias imagens da banda, através de uma sessão fotográfica dirigida pelo realizador Pedro Fernandes Duarte, cujo tratamento das fotografias foi realizado por mim. Segue-se uma pequena selecção das fotos.

29

30

31 Os Ursos Pardos são: Joana Santos, João Cajuda, Inês Vaz, Nuno Casanovas & Miguel Raposo

32 deste lado da ressurreição Um dos meus desafios preferidos na Rosa Filmes foi a concepção dos cartazes para a estreia mundial do filme Deste Lado da Ressurreição, de Joaquim Sapinho. Estes cartazes viriam a ser divulgados como teasers no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF - Toronto International Film Festival). O filme em si, é um enorme ensaio sobre a busca da fé. O seu protagonista, Rafael (interpretado por Pedro Sousa), é um jovem que pratica o surf na praia do Guincho como quem quer morrer. Mas já não lhe interessa o surf, só o céu, como se buscasse o céu dentro de água. Deste modo também ele pode andar sobre a água, praticando um exercicio constante que o faz sentir mais perto do céu. Assim, a criação do cartaz para o filme envolvia demonstrar esta leveza (e muitas vezes o sufoco) de um surfista que caminha sobre o espelho do próprio céu em busca da sua fé.

33 Cartaz seleccionado para a estreia do filme no Toronto International Film Festival 2011

34 kruppa associação cultural

35 kruppa Fundada em 2011 a Kruppa é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada em Ferreira do Zêzere e composta maioritariamente por um grupo de jovens naturais da vila. Desde que a Kruppa nasceu, como associação, que tenho contribuido sempre que posso com várias prestações gráficas, que vão desde a construção do seu lógotipo à elaboração da imagem gráfica para as várias peças de teatro apresentadas pela Kruppa. KRUPPA ASSOCIAÇÃO CULTURAL Logótipo para a Kruppa - Associação Cultural (2011)

36 coisas do teatro Coisas do Teatro é a terceira peça apresentada pela Kruppa. Nela, uma companhia de teatro ficticia prepara a sua nova produção teatral, «Rosinha Brava». O encenador e a secretária da Companhia, lutam desesperadamente contra as dificuldades financeiras que ameaçam o projecto, reunindo um improvável elenco que promete muitas dores de cabeça. Através de recortes e recorrendo à aplicação de várias texturas e objectos geométricos, criei o grafismo para ser aplicado no cartaz, panfletos e bilhetes da peça.

37 Cartaz da peça (à esquerda), e a frente e verso do folheto de sala (em cima)

38 Os vários bilhetes da peça

39 a farsa de Inês Pereira a farsa de inês pereira Baseado na obra de Gil Vicente, A Farsa de Inês Pereira foi a primeira produção oficial da Kruppa e serviu como uma homenagem ao pai do teatro português. A obra foi escrita através do desafio lançado por pessoas que duvidavam se Gil Vicente escrevia as obras ou as furtava de outros autores. O autor concordou em escrever uma peça que comprovasse o provérbio Mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube. Foi representada pela primeira vez em 1523 para D.João III, rei de Portugal, no seu Convento de Cristo em Tomar e é considerada a peça mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente. É uma sátira de carácteres e costumes que retrata os deslizes morais, os vícios humanos: a ambição, o adultério, a superficialidade, o oportunismo, o desprezo pela vida camponesa e o desejo de ascenção social, sem escrúpulos.

40 Folheto de sala (em cima) e cartaz usado para a peça (à direita)

41 gráfica bar

42 gráfica bar Durante dois anos fui responsável pela criação da publicidade do Gráfica Bar, uma casa de diversão nocturna situada no centro da cidade de Tomar. Cerca de dois a quatro cartazes eram feitos por semana, estes contendo a programação do bar, quer fosse para a semana inteira, ou para dias específicos. Os cartazes passaram por vários estilos, que mudavam sazonalmente. Segue-se uma pequena selecção de alguns dos cartazes elaborados para o Gráfica.

43

44

45

46

47 citi centro de investigação para tecnologias interactivas

48 citi centro de investigação para tecnologias interactivas Com cerca de 20 anos de existência, o CITI é um centro de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, conhecido nacionalmente por ser dos pioneiros da áreas da multimédia em Portugal. Durante o ano de 2009, tive a oportunidade de poder trabalhar com o CITI, como colaborador externo, em regime freelancer. O meu trabalho para o CITI consistiu assim maioritariamente, no design das páginas internas de vários websites para entidades como o Ministério da Administração Interna, a Universidade Nova de Lisboa e o Plano Nacional de Leitura. No Verão de 2009, também participei no desenvolvimento da aplicação multimédia O Caminho das Letras, uma aplicação interactiva, para ser pré instalada em todos os computadores Magalhães, que visava ensinar às crianças da escola primária, as letras do alfabeto e suas respectivas conjugações.

49 Layout das páginas internas do microsite Concursos para o Plano Nacional de Leitura Layout das páginas internas do microsite Estudos para o Plano Nacional de Leitura

50 Layout das páginas internas do site Escolas para o Plano Nacional de Leitura (não aprovado) Layout das páginas internas do site da Universidade Nova de Lisboa (2009)

51 identidade corporativa DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA PAPAGAIO LOUR

52 concurso logótipo djd 1º prémio No ínicio de 2013 foi lançado um concurso pelo Núcleo Estudantil do curso de Design de Jogos Digitais leccionado pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, para a criação do logótipo do curso. A minha participação, que acabou por ganhar o 1º prémio, partiu da representação de uma forma primitiva para a modelação 3D - o cubo. A ele aliaram-se vários traços horizontais que servem para simbolizar as linhas de varrimento de um monitor de computador. Desta forma consegue-se transmitir conceptualmente a ideia de um espaço tridimensional que existe virtualmente num ambiente bi-dimensional e simbolizar assim elementos respectivos ao design, aos videojogos, e ao ambiente digital. As cores usadas são as cores que simbolizam o curso e que também estão presentes no logótipo utilizado pelo Núcleo Estudantil de Design de Jogos Digitais.

53

54 design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais design de jogos digitais

55 Servitek - Loja de informática em Torres Novas

56

57 Reciclinfor - Empresa de reciclagem informática situado em Torres Novas

58

59

60 PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano PAPAGAIO LOURO artesanato tradicional & urbano Papagaio Louro - Loja de artesanato situada no centro de Tomar

61 Logótipo para Nibiru Cupcake, uma loja de tatuagens e vestuário em Tomar Logótipo para a Juventude Socialista de Ferreira do Zêzere

62 DTIM DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA DTIM Textos DESIGN TECNOLOGIAS INFORMÁTICA MULTIMÉDIA & Pretextos Proposta de Logótipo para o compósito DTIM em Mirandela Revista Textos & Pretextos - Proposta de Logótipo

63 outros trabalhos mas não menos importantes

64 Daniela Diniz - Retrato digital elaborado em Photoshop re act - Cartaz elaborado para a exposição Art Mov On na Galeria CB em Carcavelos

65

66

67 Zé do Povo - Participação para o concurso Lotaria à Portuguesa

68 Ilustração para T-Shirt. Disponivel na PffWear

69 Ilustração para T-Shirt. Disponível na PffWear.

70

71 Pintura Digital (em cima) e ilustração vectorial (à direita)

72 ... Paulo Jorge Nunes da Graça (+351) Agradecimentos: Álvaro Godinho Bárbara Teixeira Catarina Atalaia Martins Carla Filipa Lopes César Lourador Daniela Diniz Davide Sequeira Eduardo Serraventoso Eugénia Adrião Inês Fouto Joaquim Sapinho Júlio Ramos Lisandro Mota Luís Ferreira Mafalda Almeida Mafalda Faria Manuel Adrião Maria João Sigalho Mário Graça Mónica Santana Baptista Paula Laranjeira Pedro Fernandes Duarte Ruben Moutinho Rui Santos Sara Conceição Sara Ramos Saskia Ludescher Sérgio Louro Steven Spielberg Susana Rodrigues Paulo Graça 2013 Fotografias dos materiais gráficos Bons Sons da autoria de Sara Conceição e Vanda Conceição

73 ...Paulo da Graça. Um homem. Um artista. Cheio de alma. Cheio de graça. Um artista que cria mesmo quando não está a criar. Por querer e sem querer. Por crer. Está-lhe no sangue, está-lhe na alma...

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL Preâmbulo O Município de Setúbal tem procurado intervir em diversos campos, no sentido de proporcionar a satisfação de um conjunto de necessidades

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação Webcolinas A escolha certa para o seu negocio... 2012 Colinas Inforcyber. Todos os direitos reservados. Apresentação da Empresa A WEB COLINAS é uma marca registada da Colinas Inforcyber agência

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f)

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f) AVISO Admissão de Pessoal (m/f) A AJITER Associação Juvenil da Ilha Terceira pretende admitir jovens recém-licenciados à procura do primeiro emprego, para estágio no seu serviço, ao abrigo do Programa

Leia mais

PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA

PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA PROPOSTA DE PROGRAMA DE ACÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE ARQUITECTURA, CIDADE E TERRITÓRIO PARA CRIANÇAS ANDREIA SALAVESSA OLHAR PARA VER OBJECTIVOS O desafio passa por analisar o meio construído segundo as suas

Leia mais

CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO:

CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO: CONCURSO CONCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DO CACCAU COM O APOIO: 1. PREÂMBULO Com base nas diversas necessidades identificadas pela Agência INOVA ao nível do empreendedorismo cultural e criativo, foi concebido

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS

CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS CURSOS DE FORMAÇÃO COM ANIMAÇÃO NO PLANO DE ESTUDOS Portugal, 2010 Documento elaborado pelo grupo de trabalho designado como Formação com base em orientações determinadas no encontro nacional de profissionais

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Concurso 2015 CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA PROJECTO APRESENTADO PARA EFEITO DE APRECIAÇÃO E RESPECTIVO

Leia mais

Gaia Global conceitos e diferenciação

Gaia Global conceitos e diferenciação Gaia Global conceitos e diferenciação Luís Borges Gouveia 14 de Maio de 2003 Conceito de cidade digital uma cidade que esteja a ser transformada ou reordenada com recurso à tecnologia e ao digital uma

Leia mais

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora»

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» 1. Disposições Gerais A Câmara Municipal de Almada promove o «Concurso Jovens Talentos 2012 - Almada, Cidade Educadora» com

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV A DIGITALMAISTV é um canal de televisão online que procura divulgar a região do Algarve no país e no mundo através da Internet, apostando na diversidade de conteúdos e numa vasta oferta de

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 1 Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Alessandra Oliveira ARAÚJO 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO

Leia mais

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 O Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) procura criar e estreitar

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Introdução 02. CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor 04. Passos para criação do CRER Centro de Recursos e Experimentação 05

Introdução 02. CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor 04. Passos para criação do CRER Centro de Recursos e Experimentação 05 criação de empresas em espaço rural guia metodológico para criação e apropriação 0 Introdução 02 O que é o CRER 03 CRER Centro de Recursos e Experimentação 03 CRER Metodologia Integrada de Apoio ao Empreendedor

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

UniverCidade. A Rede. ao alcance da sua marca

UniverCidade. A Rede. ao alcance da sua marca UniverCidade A Rede ao alcance da sua marca UniverCidade Uma rede de Vantagens para Estudantes O que é? A UniverCidade é uma rede de vantagens para do ensino superior, lançada em Outubro de 2008. Esta

Leia mais

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com CURRICULUM VITAE olinda martins 01.junho.2012 INFORMAÇÃO PESSOAL nome filiação data de nascimento naturalidade bilhete de identidade contribuinte estado civil carta de condução Maria Olinda Carneiro Martins

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12 Artigo 1.º (Objecto) 1. O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'12 é uma iniciativa da EGEAC Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação

Leia mais

Concurso de Design Mascote Eficiência Energética

Concurso de Design Mascote Eficiência Energética Concurso de Design Mascote Eficiência Energética Regulamento 1. Introdução O presente concurso destina-se à criação da Mascote da Eficiência Energética, que estará associada à COGEN Portugal, e que será

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte. Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt E-mail: biblioteca@iscte.pt Com a actividade Arte na Biblioteca

Leia mais

Ser empreendedor em Portugal é ser:

Ser empreendedor em Portugal é ser: Ser empreendedor em Portugal é ser: Um pouco louco; Muito curioso; Muito persistente; Capaz de arriscar de forma sustentada; É ter noção das limitações do mercado nacional e das potencialidades do mercado

Leia mais

O FUNERAL SAI À RUA!

O FUNERAL SAI À RUA! Passatempo Um Funeral à Chuva O FUNERAL SAI À RUA! O Funeral sai à Rua! A longa-metragem Um Funeral à Chuva vai estar num cinema perto de ti, a partir de 3 de Junho de 2010. O Um Funeral à Chuva é o teu

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO RESPIRA LIVREMENTE, DEFENDE OS TEUS PULMÕES

REGULAMENTO DO CONCURSO RESPIRA LIVREMENTE, DEFENDE OS TEUS PULMÕES REGULAMENTO DO CONCURSO RESPIRA LIVREMENTE, DEFENDE OS TEUS PULMÕES 2014 1 Apresentação A Fundação Portuguesa do Pulmão organiza, pelo 2º ano, o concurso Respira Livremente, Defende os teus Pulmões, que

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL Internet e Educação Ensaio: A Web 2.0 como ferramenta pedagógica

Leia mais

Regulamento do Prémio Rural Criativo

Regulamento do Prémio Rural Criativo Regulamento do Prémio Rural Criativo A Rede Rural Criativa é uma iniciativa de nove associações de desenvolvimento local que desenvolvem a sua Acção na Região do Norte de Portugal que conta com o apoio

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA

REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA Olhares Contemporâneos Associação de Fotografia REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA CAPÍTULO I - APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS Art.º. 1º. O concurso fotográfico AROUCA GEOPARK:

Leia mais

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010 Oficina de Multimédia B ESEQ 12º i 2009/2010 Conceitos gerais Multimédia Hipertexto Hipermédia Texto Tipografia Vídeo Áudio Animação Interface Interacção Multimédia: É uma tecnologia digital de comunicação,

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT:

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT: REGULAMENTO O Concurso SITESTAR.PT desafia os jovens portugueses, empreendedores e criativos a desenvolver websites e blogs originais com conteúdos em português e sob o domínio.pt. Os espaços digitais

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

ON by Porto Bay na zona velha da cidade

ON by Porto Bay na zona velha da cidade Pág: 26 Corte: 1 de 8 Arte com fins solidários saíu à rua ON by Porto Bay na zona velha da cidade A arte com fins solidários saíu à rua na zona velha da cidade nesta que foi a terceira edição do festival

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Regulamento. Regulamento Concurso de fotografias A Festa dos Bebés" Artigo 1 Organização

Regulamento. Regulamento Concurso de fotografias A Festa dos Bebés Artigo 1 Organização Regulamento Regulamento Concurso de fotografias A Festa dos Bebés" Artigo 1 Organização 1.1. Laboratórios Expanscience, com sede na Rua Pinheiro Chagas nº17 5º andar 1050-174 Lisboa (o "Organizador") é

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Mil e uma razões para ir ao Bosch Car Service

Mil e uma razões para ir ao Bosch Car Service Mil e uma razões para ir ao Bosch Car Service Mil e uma razões para ir ao Bosch Car Service. Com início a 3 de agosto, lançamos uma nova campanha promocional de carácter nacional, para a qual criámos 3

Leia mais

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA 19 e 20 Março 2011 10h00 > 13h00 14h30 > 17h30 Sinopse Muitos são os artistas para quem as fronteiras entre o corpo e a obra se esbatem, usando a Performance

Leia mais

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007 ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS PLANO DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2006 / 2007 Escola EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa BE/CRE Pl de Actividades Ano Lectivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais e

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Roteiro Do Associativismo Juvenil

Roteiro Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Aveiro - Dia 29 de Outubro 2014 PROGRAMA 09h30m - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU 1. Promotor O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) leva a efeito o concurso de ideias para apresentação de propostas de renovação

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015)

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Guia Informativo 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Objectivo do Prémio: O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o

Leia mais

Redes Sociais em Portugal

Redes Sociais em Portugal Relatório de Resultados Redes Sociais em Portugal Dezembro de 2009 Estudo NE396 Netsonda - Network Research Quem Somos? Com quase 10 anos de actividade, a Netsonda foi a primeira empresa em Portugal a

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA 1. Congratulo-me vivamente com a realização deste Congresso do Ano Internacional dos Voluntários. Trata-se de um acontecimento da maior importância

Leia mais

PROJETO CLUBE EUROPEU

PROJETO CLUBE EUROPEU ESCOLAS BÁSICA DE EIXO PROJETO CLUBE EUROPEU Título: CLUBE EUROPEU Responsáveis: Maria de Lurdes Silva Maria Isaura Teixeira Páginas: 5 Ano letivo: 2014-2015 Escola Básica de Eixo Impresso a 12.11.14 Conteúdo

Leia mais

INTELI Centro de Inovação (PT)

INTELI Centro de Inovação (PT) INTELI Centro de Inovação (PT) CLUSTERS CRIATIVOS Criatividade para a Regeneração Urbana X Fórum Internacional de Inovação e Criatividade Aracaju, 20 Novembro 2010 Estrutura da Apresentação 1. Clusters

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

A percepção da responsabilidade social em Portugal

A percepção da responsabilidade social em Portugal A percepção da responsabilidade social em Portugal Estudo concebido pela Sair da Casca e realizado pela Multivária entre Julho de 2003 e Janeiro de 2004 _ Índice _ Introdução.............................................................

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

Regulamento Programa de bolsas de residência artística. Escultura Design de equipamento Espaço público. Produção Apoio Estrutura Financiada por

Regulamento Programa de bolsas de residência artística. Escultura Design de equipamento Espaço público. Produção Apoio Estrutura Financiada por Formas e Técnicas na Transição Resgate, Mudança, Adaptação, Construção, Simbiose, Regeneração, Estrutura, Diversidade, Especificidade, Desenvolvimento, Identidade, Informação, Lugar Regulamento Programa

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

CULTURA E LAZER O DESPORTO

CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 Capítulo Capítulo 6 65 As actividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribuem activamente para a formação complementar

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 O ano de 2008 é marcado, em termos internacionais, pela comemoração dos vinte anos do Movimento Internacional de Cidades Saudáveis. Esta efeméride terá lugar em Zagreb,

Leia mais

REGULAMENTO II CONCURSO CRIATIVOS SUB 28

REGULAMENTO II CONCURSO CRIATIVOS SUB 28 REGULAMENTO II CONCURSO CRIATIVOS SUB 28 DESCRIÇÃO CONCURSO O Clube de Criativos de Portugal (CCP) é uma associação sem fins lucrativos que representa e promove os profissionais criativos e, hoje, através

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO CIENTISTAS E ARTISTAS II

REGULAMENTO DO CONCURSO CIENTISTAS E ARTISTAS II REGULAMENTO DO CONCURSO CIENTISTAS E ARTISTAS II 1. CONCURSO O Concurso Cientistas e Artistas II ( Concurso ) é uma iniciativa da TEXAS INSTRUMENTS PORTUGAL ( TI ) e tem como objectivo incentivar os alunos

Leia mais

NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE)

NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Nº 0004 NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) EMAIL WEBSITE www.sve.pt O QUE É O Serviço de voluntariado Europeu (SVE) é um programa da Youth in Action que pretende estimular

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

O que você está lendo? Prêmio para leitoras e leitores de 15 a 17 anos

O que você está lendo? Prêmio para leitoras e leitores de 15 a 17 anos O que você está lendo? Prêmio para leitoras e leitores de 15 a 17 anos CONVOCATÓRIA 2015 A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio dos Ministérios

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés.

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés. O estudo do desenvolvimento musical da criança é um campo de trabalho privilegiado pela CMT, tendo em conta o perfil curricular de alguns dos seus elementos, com ligações ao meio universitário. Um pouco

Leia mais

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO Directora: Mestre Maria Caeiro M. Guerreiro E-mail: mcguerreiro@ualg.pt Telf: 289800100 Ext:. 6219 Gab: 45 O curso de Comunicação da Escola Superior de Educação da

Leia mais

Ficha de Identificação. Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA. Questões. 1.

Ficha de Identificação. Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA. Questões. 1. Ficha de Identificação Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA Questões 1. O Programa Com a reestruturação da televisão pública portuguesa em 2003,

Leia mais

Direcção Regional do Norte GERAL OFICINAS FÉRIAS DE VERÃO 2013

Direcção Regional do Norte GERAL OFICINAS FÉRIAS DE VERÃO 2013 Direcção Regional do Norte GERAL OFICINAS FÉRIAS DE VERÃO 2013 Distrito: BRAGA Oficina de Desenho e Aguarela Sandra Gonçalves 1 a 12 de Julho 25 h 14:30h às 17:00h 6 a 12 Oficina de Pintura Sandra Gonçalves

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO OBJECTIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objectivos proporcionar formação artística, preparando profissionais para diferentes ramos artísticos e fomentar práticas artísticas individuais

Leia mais

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL Universidade Federal de Goiá/Faculdade de Artes Visuais Rodrigo Cesário RANGEL Rodrigoc_rangel@hotmail.com

Leia mais

Concurso. Regulamento

Concurso. Regulamento Concurso Regulamento Depois do sucesso da 1ª edição, o Concurso SITESTAR.PT está de regresso para lançar um novo desafio. A DECO e a DNS juntam-se para distinguir os jovens que desenvolvam websites originais

Leia mais

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): responsável: Simone da Silva de Paula corresponsável: Lucilene Fernandes Realização: Foco O Projeto Quem

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA"

CONCURSO DE FOTOGRAFIA ENFERMAGEM É CULTURA CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA" A Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias encontra-se a desenvolver um projecto relacionado com o tema Enfermagem É Cultura, inserido

Leia mais

Bolsas ES Jovem / Optimus Alive. FAQ s

Bolsas ES Jovem / Optimus Alive. FAQ s Bolsas ES Jovem / Optimus Alive FAQ s I FINALIDADE DO PROGRAMA ES JOVEM 1. Qual é a finalidade do programa ES Jovem? Este programa tem como finalidade dar a conhecer o setor da economia social aos jovens,

Leia mais

Curso de Formação para Dinamização de workshops

Curso de Formação para Dinamização de workshops Curso de Formação para Dinamização de workshops Ficha Informativa Curso de Formação para Cientistas 1. A Empresa A Science4you é uma empresa 100% Nacional que nasceu em Janeiro de 2008. É considerada uma

Leia mais

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH O objectivo desta conferência é a reunião de vários profissionais do Norte de Portugal, para partilharem o seu trabalho e experiências no campo do design e da arquitectura. Cada um vai apresentar um projecto

Leia mais

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Desafio O DNS.pt, entidade responsável pelo domínio de topo de Portugal, o.pt, realiza um concurso de fotografia subordinado ao tema Revela o teu.pt. O objetivo é

Leia mais

agência digital INSTITUCIONAL

agência digital INSTITUCIONAL agência digital INSTITUCIONAL CRIATIVA, ESTRATÉGICA, IDEAL ZURIEL AGÊNCIA DIGITAL A Zuriel nasceu há 13 anos, inicialmente atendendo clientes próximos apenas com a parte de web design, executadas até então

Leia mais

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Somos o que fazemos É tempo de férias

Leia mais

Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013

Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013 Comunicado de Imprensa Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013 A Netsonda levou a cabo o estudo de opinião sobre um conjunto de questões relacionadas

Leia mais

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Responsabilidade Social Como estratégia de Sustentabilidade a Responsabilidade Social das Organizações, tornou-se de vital importância para o Terceiro Sector,

Leia mais