MANUAL DE LIGAÇÃO XDGC + POS/REST/DISCO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE LIGAÇÃO XDGC + POS/REST/DISCO"

Transcrição

1 MANUAL DE LIGAÇÃO XDGC + POS/REST/DISCO

2 A ligação entre aplicações XD é efetuada de uma forma natural já que todas operam sob uma base (framework) comum. Seguindo a mesma filosofia das aplicações XD, os vários postos na rede são identificados por um numero (de posto) e partilham a mesma base de dados em rede. Todas as configurações necessárias podem ser definidas no processo de instalação ou a partir das configurações em ambas aplicações. 1. Como configurar a ligação entre aplicações a partir do instalador A instalação no cliente deverá ser previamente definida, tal como no seguinte exemplo, em que o cliente em questão tem um espaço comercial com a seguinte configuração : 1- BackOffice : Onde será efetuado todo o controlo por parte do gerente da empresa. 2- Restaurante : O atendimento ao publico e gestão de mesas será efetuado a partir deste terminal. 3- Quiosque (Tabacaria) : Um pequeno ponto de antendimento ao publico com venda de revistas e tabacos. Neste exemplo vão ser instalados e configurados três (3) postos com os respetivos identificadores de posto (1, 2, 3) e as versões XD GC (posto 1), XD Rest ( posto 2) e XD Pos (posto 3). Os sistemas operativos utilizados neste exemplo são Microsoft Windows para a XD GC e XD Rest e para demonstrar uma configuração alternativa instalamos o XD Pos em Linux (Ubuntu).

3 Deverá proceder ao download dos instaladores a partir do respetivo site Os instaladores devem ser : - Instalador XD Gestão Comercial - Instalador XD Pos/Rest/Disco para Windows - Instalador XD Pos/Rest/Disco para Linux 2. Instalação da Gestão Comercial Por convenção iniciamos a instalação pelo posto servidor que neste caso será a XD Gestão Comercial. Tal como referido, por convenção, já que não existe qualquer impedimento de o servidor ser configurado com um numero de terminal diferente ou ser mesmo outra aplicação (Pos / Rest / Disco). 1- Execute o instalador do XD GC

4 2- Selecione a opção Instalação completa (Servidor ou Monoposto) 3- Neste passo deverá definir o numero do posto a ser utilizado. Neste caso mantemos o um (1). Esta configuração poderá ser também efetuada à posterior a partir do ficheiro de configurações iniciais (CFG\XD.INI) ou a partir do menu de configurações da aplicação :

5 4- Deverá agora proceder à instalação do Servidor de Base de dados (MySQL) e à sua respetiva configuração. No caso de ter previamente instalado um servidor de Base de dados MySQL poderá utiliza-lo, basta para isso desmarcar a opção de instalação e especificar os dados de acesso ao mesmo : 5- Após concluir a instalação inicie a aplicação e selecione o idoma a utilizar.

6 6- Neste passo poderá definir o tipo de aplicação (licença) a utilizar, neste caso selecionamos a versão PT_PT (Portugal). 7- Podemos agora confirmar a ligação de dados ao servidor e se necessário alterar qualquer parametro. Poderá efetuar o teste de ligação a partir do botão Testar. Esta opção é util em especial aos postos já que poderão haver configurações no sistema operativo (por exemplo firewall) que possam estar a impedir o acesso à base de dados.

7 8- Nesta fase estamos ligados ao servidor de dados e, como não foi detetada a base de dados definida, será inicializada uma nova. Neste ponto poderá optar por instalar uma Base de Dados Vazia, uma base de dados com Artigos e Clientes ou uma Base de Dados com três anos de faturação exemplo. 9- Aguarde agora a conclusão da inicialização da base de dados. 3. Instalação do XD Rest com ligação à GC em ambiente Windows Execute agora o instalador comum às aplicações Pos/Rest/Disco para windows. O processo de instalação é semelhante ao da Gestão Comercial. Neste exemplo, alteramos apenas o numero de terminal (para posto 2) e indicamos que a base de dados a utilizar será a mesma que foi instalada pelo servidor.

8 Note que para configurar o servidor (IP ou Nome de Rede) deverá desmarcar a opção Instalar servidor MySQL. Ao efetuar este passo poderá inserir na opção Servidor o IP (caso o servidor utilize IP Fixo) ou nome de rede do posto que detem a instalação do servidor de dados. O Nome da base de dados deverá também corresponder para que a mesma seja utilizada de forma comum. Após clicar no botão Seguinte aguarde a instalação e logo que terminado inicie a aplicação. No primeiro arranque, tal como na gestão comercial, deverá definir o idioma a utilizar e o Tipo de Aplicação (Pos/Rest/Disco) a utilizar (neste exemplo selecionamos XDRest PT_PT) :

9 4. Instalação do XD Pos com ligação à GC em ambiente Linux As instalações das aplicações XD Pos/Rest/Disco utilizam um script de instalação (ShellScript). Não é possível, tal como nos instaladores Windows, definir as configurações de arranque da aplicação. O script instala por padrão uma configuração Monoposto onde é configurada automáticamente uma nova base de dados (em formato sqlite). Será então necessário efetuar a configuração a partir da aplicação para que utilize o numero de posto (3) e a configuração do acesso ao servidor de base de dados.

10 5. Configuração da mesma Base Dados para várias aplicações Embora nesta fase da instalação as três aplicações já se encontrem a partilhar a mesma base de dados será ainda necessário definir séries de faturação especificas por aplicação. É um passo necessário pois a nivel de certificação de documentos (imposta pela Autoridade Tributária) as assinaturas não são iguais. No exemplo em cima descrito estão presentes três aplicações diferentes pelo que será necessário criar três (3) séries de faturação. Este passo pode ser efetuado em qualquer uma das aplicações. 1- A partir da Gestão Comercial, aceda ao Menu Diversos e clique na opção Séries : 2- Como a configuração inicial da base de dados foi efetuada com a aplicação XDGC já foi automáticamente inserida uma série de faturação para ser utilizada nesta aplicação. Clique no botão Novo para inserir uma nova série :

11 O Passo importante neste ponto é definir um novo código de série e qual a aplicação que pode usar esta série. Como opção poderá indicar o código CAE a partir da caixa de seleção : 3- Repita estes passos para criar a série referente à aplicação XDPos :

12 Como referido anteriormente, é possível configurar as séries de faturação a partir das aplicações XD Pos/Rest/Disco. O processo é muito semelhante apenas com a diferença dos formulários adaptados ao touch screen. Aceda ao menu de Configurações e selecione a opção Séries :

13 6. Notas e Conclusão As aplicações estão agora preparadas para faturar em conjunto e partilham a mesma base de informação. Por exemplo quando é criada uma nova ficha de cliente a partir da Gestão Comercial ficará automáticamente disponível para o XD Pos / Rest / Disco e vice-versa. Os relatórios com os dados de origem das aplicações Pos / Rest / Disco podem agora ser consultados e trabalhados a partir da Gestão Comercial elevando assim todo o seu potencial como BackOffice. Nota Importante: Embora as aplicações a utilizem a mesma base e sejam tecnicamente a mesma aplicação, para efeitos fiscais são três aplicações diferentes tornando assim necessário a emissão obrigatória do SAFT-PT por cada aplicação (XDGC XDREST/DISCO XDPOS).

PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO PARA VERSÕES 2015 POS / REST / DISCO

PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO PARA VERSÕES 2015 POS / REST / DISCO PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO PARA VERSÕES 2015 POS / REST / DISCO www.xdsoftware.pt 1. Atualização com AUTOUPDATE / AUTOPEN 3 2. Atualização em ambientes Microsoft Windows com Instalador 4 3. Multiplas

Leia mais

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos :

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos : First Step LINUX First Step Linux Experimente o Linux É possível experimentar o Linux sem alterar o sistema operativo actual do seu computador. Com o software Virtual Box consegue criar um ambiente virtual

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA www.xdsoftware.pt Resumo da Aplicação O XD Terminal de Porta é um módulo do XD Disco destinado a coletores de dados com o sistema operativo Windows mobile. Junta

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES PARA WINDOWS VISTA

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES PARA WINDOWS VISTA MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA E DECLARAÇÃO DO SIMPLES PARA WINDOWS VISTA Equipe Nova GIA Janeiro/2008 1 O Funcionamento do sistema operacional Windows Vista apresenta algumas diferenças com

Leia mais

Manual de Instalação v7.60. PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 27.03.2014) (última actualização em 27.02.

Manual de Instalação v7.60. PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 27.03.2014) (última actualização em 27.02. Manual de Instalação v7.60 PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 27.03.2014) (última actualização em 27.02.2012) Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação do Software... 3 Requisitos

Leia mais

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte.

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. Comunicação documentos de transporte Gestix 5.0 Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. É Facil e rapido. Comunicação dos Documentos

Leia mais

COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO

COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO www.xdsoftware.pt A partir de Janeiro de 2015 todas as empresas com faturação superior a cem mil euros são obrigadas a comunicar o

Leia mais

Manual de Registo de Certificados no. Microsoft Windows

Manual de Registo de Certificados no. Microsoft Windows Manual de Registo de Certificados no Microsoft Windows Manual de Registo de Certificados no Microsoft Windows Página 2 de 12 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação

Leia mais

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14 Página 1 de 14 CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL Página 2 de 14 Página 3 de 14 ECD Emissor de Certificados Digitais Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 4 2. PRÉ-REQUISITOS DE

Leia mais

Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente

Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente (Safesign 3.0.11) Sistemas operacionais: Microsoft Windows 2000; Microsoft Windows XP; Microsoft Windows Vista Outubro/2008 Proibida a reprodução total

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP Inserir o cd de instalação do programa e executar a opção Next ERP Clicar em instalar Alguns instantes depois aparecerá a mensagem: o Sage Next utiliza o Microsoft

Leia mais

O SAFT 2013. 1) Faturação simplificada

O SAFT 2013. 1) Faturação simplificada O SAFT 2013 1) Faturação simplificada Existe agora uma série com descrição FS. Esta série foi adicionada automaticamente com a versão 2.4.3.0 do SoftManagement, para que, possa ser utilizada em atividades

Leia mais

BEM VINDO À GESTÃO DE STOCKS DO XD UNLIMITED

BEM VINDO À GESTÃO DE STOCKS DO XD UNLIMITED BEM VINDO À GESTÃO DE STOCKS DO XD UNLIMITED www.xdsoftware.pt Gestão de Stocks XD UNLIMITED 1. O que necessita para Controlar Stock...4 2. Criação de Armazéns...5 3. Configuração do Artigo...6 4. Configuração

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS A instalação do Gespos para Windows deverá ser feita no Windows 98 Segunda Edição ou superior. Independentemente do Sistema Operativo, antes de proceder à instalação da

Leia mais

Manual de Instalação Hunes

Manual de Instalação Hunes Manual de Instalação Hunes Instalador Hunes Através do programa Instalador Hunes é possível instalar e atualizar o seu sistema numa estação de trabalho, ou no servidor da empresa. O Instalador Hunes poderá

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

Cartões Pré-pagos. Cartões Pré-pagos

Cartões Pré-pagos. Cartões Pré-pagos Cartões Pré-pagos A funcionalidade de cartões com pré-pagamento está disponível na versão Disco e o conceito é a associação de um cartão a um cliente. Cada cartão passa a dispor da conta corrente do cliente

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES DSN-SP PARA WINDOWS 7

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES DSN-SP PARA WINDOWS 7 MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES DSN-SP PARA WINDOWS 7 Equipe Nova GIA Janeiro/2012 1 O funcionamento do sistema operacional Windows 7 apresenta algumas diferenças em relação

Leia mais

Manual de configuração de Impostos

Manual de configuração de Impostos Manual de configuração de Impostos De forma a contemplar as várias necessidades dos utilizadores das aplicações XD, foram efetuadas diversas alterações nas configurações de impostos. Nas versões anteriores

Leia mais

Ligação com Sage Retail XDPEOPLE

Ligação com Sage Retail XDPEOPLE Ligação com Sage Retail XDPEOPLE Introdução A partir da versão 2014.26 o software XD passa a incluir sincronização de dados com o Sage Retail para todos os clientes com Active Protection, sendo possível

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.1

Manual de Utilização. Versão 1.0.1 Manual de Utilização Versão 1.0.1 Conteúdo 1 Funções do Conhecimento... 3 1.1 Restaurar... 3 1.2 Localiza Certificado... 4 1.3 Exibir Mensagem Vencimento Certificado... 4 1.4 Execução Server... 5 1.5 Configurações

Leia mais

Ligação com PHC XDPEOPLE

Ligação com PHC XDPEOPLE Ligação com PHC XDPEOPLE Introdução A partir da versão 2014.21 o software XD passa a incluir sincronização de dados com o PHC para todos os clientes com Active Protection, sendo possível exportar dados

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

PEN MÁGICA POS PARTNER SP600

PEN MÁGICA POS PARTNER SP600 PEN MÁGICA POS PARTNER SP600 www.xdsoftware.pt Este manual algumas novidades apresentadas na Pen Mágica do POS Partner POS 600. As Pens Mágicas disponibilizadas pela XD são imagens criadas através do software

Leia mais

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX. Introdução: FERRAMENTAS. Abaixo segue relação de aplicativos utilizados para realizar este roteiro:

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX. Introdução: FERRAMENTAS. Abaixo segue relação de aplicativos utilizados para realizar este roteiro: ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX Introdução: Vimos nas aulas passadas um dos sistemas operacionais atualmente utilizados no mundo, o Windows, mas existem outros sistemas operacionais também,

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para confecção desse manual, foi usado

Leia mais

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação -

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - ACSS Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. - Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Novembro de 2013 1/24 ÍNDICE ÍNDICE...

Leia mais

MANUAL do UTILIZADOR

MANUAL do UTILIZADOR Software OFICIAR Gestão de Expediente Versão 2 para Windows MANUAL do UTILIZADOR Janeiro de 2014 J.P.M. & ABREU, Lda. Apartado 2927 2410-902 LEIRIA Telef: 244800570 Fax: 244 824576 Linha Verde: 800 225

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE DE PC PARA TRS5000/TRS5000-EVO.

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE DE PC PARA TRS5000/TRS5000-EVO. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE DE PC PARA TRS5000/TRS5000-EVO. Para proceder a realizar a atualização automática, o primeiro que devemos instalar no computador é o novo software da TRS5000. Este software de PC

Leia mais

XD SPA. www.xdsoftware.pt

XD SPA. www.xdsoftware.pt 1. Introdução XD SPA é uma aplicação direcionada à gestão de Institutos de Beleza, Cabeleireiros e SPA s. É desenvolvido na mesma base da aplicação XD POS tirando todo o partido das mesmas funcionalidades

Leia mais

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO 2014 - VALID Certificadora Digital Controle de Versões Autor Descrição Versão Data Lays Almeida Versão Inicial 1.0 06.11.2014 2014 - VALID Certificadora Digital

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

Manual de Gestão de Aprovação

Manual de Gestão de Aprovação Manual de Gestão de Aprovação Índice 1. Acesso à Plataforma... 3 1.1. Certificado de Autenticação... 3 1.2. Autenticação perante a Plataforma... 6 2. Aprovação... 7 2.1. Aprovação de Encomendas Catalogadas...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (TERMINAL)

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (TERMINAL) 17/08/2010 - Página 1 de 20 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (TERMINAL) 1. No Terminal acessar via rede o diretório onde o sistema SIA foi instalado no Servidor. Acessar a pasta Instalar e executar

Leia mais

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento.

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. 1 ZSRest APP 2 Este manual serve para o ajudar na configuração e utilização da aplicação ZSRest APP. Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. Inicialização: Ao iniciar

Leia mais

Conexão ODBC do MySQL com Excel 2010

Conexão ODBC do MySQL com Excel 2010 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Curso: Banco de Dados Disciplina: Laboratório de Data Warehouse e Business Intelligence Professor: Fernando Zaidan Unidade 7 BI 2012 Crédito dos Slides: Clever Junior 2 Download

Leia mais

manual instalação e configuração v13 1

manual instalação e configuração v13 1 manual instalação e configuração v13 1 Conteúdo Introdução... 3 Conteúdo do DVD:... 3 Instalação e configuração do ERP... 4 Instalação do ERP... 4 Configuração do ERP... 6 Como actualização de versão...

Leia mais

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 O Sistema Operativo Linux, embora com uma baixíssima quota de mercado, quando comparado com Windows e OS X, no que refere a computadores pessoais, e

Leia mais

Certificação de software para a emissão de Documentos de Transporte:

Certificação de software para a emissão de Documentos de Transporte: Certificação de software para a emissão de Documentos de Transporte: A 1 de Julho de 2013 entraram em vigor as novas regras para os Documentos de Transporte. Passa a ser obrigatório a comunicação, de todos

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER

AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER Objetivo: Instalar e detalhar o funcionamento de um Servidor de DNS (Domain Name System) no sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server. Ferramentas: - ISO

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP 1 Instalação do certificado digital tipo A1 no Windows XP Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manual de Instalação v7.60. PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 23.01.2014) (última actualização em 27.02.

Manual de Instalação v7.60. PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 23.01.2014) (última actualização em 27.02. Manual de Instalação v7.60 PRIMAVERA Business Software Solutions (última atualização em 23.01.2014) (última actualização em 27.02.2012) Índice Índice... 1 Introdução... 2 Posso continuar a utilizar a versão

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JANEIRO/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JANEIRO/2011 PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE BANCO DE DADOS DO PERGAMUM COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JANEIRO/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER Sumário Sumário...2 Instalação do Luz do Saber no Linux...3 1ª opção Utilizando um Instalador...3 2ª opção Utilizando comandos no Konsole...6 Observações Importantes...7

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.0.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações XD 2013 - Fase B - Novas Implementações Novas funcionalidades - Fichas Técnicas Foram implementadas Fichas Técnicas na Ficha de Artigos para que os clientes possam já começar a organizar o seu sistema

Leia mais

ZSRest e ZSPos Multiposto

ZSRest e ZSPos Multiposto ZSRest e ZSPos Multiposto 1 2 Este manual serve para o ajudar na configuração multiposto do ZSRest e ZSPos. Após a Instalação do ZSRest e ZSPos, é necessário configurar uma porta estática no SQL Server.

Leia mais

MicrovixPOS Configurações Iniciais do IE e Testes de Desempenho da Internet

MicrovixPOS Configurações Iniciais do IE e Testes de Desempenho da Internet MicrovixPOS Configurações Iniciais do IE e Testes de Desempenho da Internet Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data Autor Descrição 13/06/2012

Leia mais

WinREST DNS DNS DNS. A Restauração do Séc. XXI. Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A.

WinREST DNS DNS DNS. A Restauração do Séc. XXI. Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST A Restauração do Séc. XXI WinREST Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A. EST 2 Índice Índice Pag. 1. WinREST...5 1.1. Licença...5 1.2. Instalação Windows...6 1.3. Instalação Linux...12 1.4.Sistema

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto V1.00 UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA Outubro 30, 2004 www.imsi.pt Código #MOaR01 EMPRESA Código Documento MOAR01 Sobre a utilização do programa de assistência remota Versão Elaborado

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Instalação em Rede. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Instalação em Rede. v2011 Manual Avançado Instalação em Rede v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Hardware... 3 b) Servidor:... 3 c) Rede:... 3 d) Pontos de Venda... 4 4. SQL Server... 5 e) Configurar porta estática:... 5 5.

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

Instalação Titulo Titulo

Instalação Titulo Titulo Instalação Titulo Titulo Índice 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SAGE START.... 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Instalação Sage Start... 2 Acessando o Sage Start Comercial, Estoque e Financeiro... 6 Acessando

Leia mais

Instalando o driver USB para ECF S Bematech. Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners

Instalando o driver USB para ECF S Bematech. Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners para ECF S Bematech Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners Introdução Neste tutorial, você aprenderá em um rápido passo a passo como é feita a instalação do driver USB das impressoras fiscais

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App

Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App Como atualizar o firmware da central AMT 4010 SMART e do acessório XEG 4000 SMART através do Software BootloaderWizard App Santa Rita do Sapucaí, 09 de setembro de 2015 A atualização de firmwares da Central

Leia mais

Assistente de instalação do software

Assistente de instalação do software Assistente de instalação do software Software para POS, adaptável a qualquer área de negócio SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais

Sistema de impressão da Divisão de Informática

Sistema de impressão da Divisão de Informática Sistema de impressão da Índice 1Introdução... 4 2Configuração de impressoras no sistema MacOS X...5 2.1Instalação de Papercut...5 2.2Adição de impressoras...8 2.3Observações MacOS X...10 3Instalação de

Leia mais

Disponibilização da v4.12 do ETPOS, alterações e procedimentos

Disponibilização da v4.12 do ETPOS, alterações e procedimentos Introdução... 3 Comunicação dos elementos dos documentos de transporte... 3 Licenciamento via sms... 4 Configuração do ETPOS... 5 Dados para autenticação no Portal da AT... 5 Criação de uma nova série

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Reposição de imagens XD Linux

Reposição de imagens XD Linux Reposição de imagens XD Linux Reposição de imagens XD Linux Esta distribuição é ideal para uma máquina de ponto de venda já que garante a exclusividade ao software XD não permitindo, sem autorização técnica,

Leia mais

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes)

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) 1. Quais são os requisitos de software para executar o Visualizador em meu computador? Para executar o Visualizador é necessário

Leia mais

ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA: MODO ONLINE (Exemplo: WINDOWS 7-32 bits):

ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA: MODO ONLINE (Exemplo: WINDOWS 7-32 bits): ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA: MODO ONLINE (Exemplo: WINDOWS 7-32 bits): Após instalado o software de PC da TRS5000, inicia-se o programa quer automaticamente a partir do próprio instalador (launch TRS5000) ou

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows XP (service pack 3) ou Windows 7 (64 bits) ou Windows 8; Navegador Internet

Leia mais

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0 Data Autor Descrição Revisão 06/05/2009 Barbarini Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0 Page 1 / 12 Procedimento de Instalação 1 O módulo deverá ser fixado próximo ao medidor. Para alimentá-lo é necessária

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna 1 Manual Rede Interna 01 COLOCANDO O COMPUTADOR EM REDE 2 01.01 Entenda como funciona o processo de conexão em rede do sistema U3: a) SERVIDOR DE DADOS é o computador da sua rede interna que será designado

Leia mais

Manual de Gestão de Entregas

Manual de Gestão de Entregas Manual de Gestão de Entregas Índice 1. Acesso à Plataforma... 3 1.1. Certificado de Autenticação... 3 1.2. Autenticação perante a Plataforma... 6 2. Responsáveis pela Entrega... 7 3. Estado de Encomendas...

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu Manual utilização Dezembro 2011 Instituto Politécnico de Viseu 1 Índice Zona pública... 3 Envio da ideia de negócio... 3 Inscrição nas Oficinas E... 4 Zona privada... 5 Administração... 5 Gestão de utilizadores...

Leia mais

Instalação do utilitário de migração DBF SQL

Instalação do utilitário de migração DBF SQL Migração da base de dados Folhamatic Linha Office para SQL Considerações: Os sistemas Folhamatic Linha Office e os Arquivos Essenciais devem estar atualizados com a última versão disponível no site, quando

Leia mais

Procedimento para correção de erro da ultima versão do Java

Procedimento para correção de erro da ultima versão do Java Procedimento para correção de erro da ultima versão do Java 1. O primeiro passo é desinstalar as versões antigas do Java do computador: Clique no botão ; Em seguida clique em ;

Leia mais

Manual de utilização do serviço Câmera On-line Sercomtel

Manual de utilização do serviço Câmera On-line Sercomtel Manual de utilização do serviço Câmera On-line Sercomtel 1. Como acessar o serviço...pág. 02 2. Visualizar as câmeras instaladas...pág. 03 2.1. Alterar nome da câmera 3. Ajustes nos navegadores...pág.

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

MANUAL VOIP VOIP. Coordenação Tecnológica. Manual de Instalação de Softphones. Voice Over Internet Protocolo

MANUAL VOIP VOIP. Coordenação Tecnológica. Manual de Instalação de Softphones. Voice Over Internet Protocolo MANUAL o Este documento definirá como é feita a instalação e utilização de clientes VoIP na plataforma PC, operando sobre Windows e Linux, e em dispositivos móveis funcionando sobre a plataforma Android

Leia mais