PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2017

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2017"

Transcrição

1 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2017 O INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA, CNPJ / , qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, por despacho da Secretaria Nacional de Justiça datado de e publicado no DOU de , torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço, objetivando a contratação dos serviços descritos no item 1 deste Edital. A presente licitação obedecerá às disposições fixadas neste Edital e seus Anexos e será regida pela Lei Nº , de 17/7/2002, pelos Decretos nº 3.555/2000, 3.693/2000 e 3.784/2001, aplicando-se, subsidiariamente, as normas da Lei nº 8.666, de 21/06/93, com as alterações posteriores e Artigos 42 a 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:... até às 10h00min do dia 10/04/2017. ABERTURA DAS PROPOSTAS:... às 10h10min do dia 10/04/2017. INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS:... às 10h40min do dia 10/04/2017. LOCAL: Acesso Identificado no link licitações públicas. Para todas as referências de tempo será observado o horário de Brasília (DF). Compõem este Edital os seguintes anexos: ANEXO 01 Termo de Referência ANEXO 02 ANEXO 03 ANEXO 04 ANEXO 05 ANEXO 06 ANEXO 07 ANEXO 08 ANEXO 09 Minuta de contrato. Documentos necessários para Habilitação Declaração de inexistência de fatos impeditivos Declaração de inexistência de empregados menores. Modelo de carta proposta para fornecimento do objeto do Edital Modelo de declaração de enquadramento em regime de Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte (na hipótese do licitante ser uma ME ou EPP) Termo de Adesão ao Sistema de Pregão Eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias Modelo de ficha técnica descritiva do objeto

2 1. DO OBJETO - Tem por objeto o presente Edital de Pregão Eletrônico, a contratação de empresa especializada para prestação de Serviço de Telefonia Móvel Pessoal (SMP) Tecnologia GSM, com a disponibilização de (quatro mil e seiscentos) terminais de acesso móvel para comunicação de voz e dados (VC1), devidamente habilitados em Regime de Comodato, prestação do serviço de Longa Distância Nacional (VC2 e VC3) e prestação de serviço de internet móvel em banda larga 3G, quantificados e especificados no Anexo I - Termo de Referência deste Edital. 2. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da INTERNET, mediante condições de segurança - criptografia e autenticação - em todas as suas fases através do Sistema de Pregão Eletrônico (licitações) da Bolsa Brasileira de Mercadorias. A utilização do sistema de pregão eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias está consubstanciada nos 2º e 3º do Artigo 2º da Lei de 17 de julho de O sistema de pregão eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias é certificado digitalmente por autoridade certificadora credenciada no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP Brasil. 2.3 Os trabalhos serão conduzidos por pregoeiro indicado pelo Instituto Nordeste Cidadania, mediante a inserção e monitoramento de dados gerados ou transferidos para o aplicativo Licitações públicas constante na página da internet da Bolsa Brasileira de Mercadorias ( 2.4 O presente Edital se submete integralmente ao disposto nos artigos 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, atendendo o direito de prioridade para a Microempresa e Empresa de Pequeno Porte para efeito do desempate quando verificado ao final da disputa de preços. 3. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS E DATA DO PREGÃO 3.1 O fornecedor deverá observar as datas e os horários limites previstos no presente Edital para o credenciamento junto ao provedor do sistema para participação da licitação, bem como o cadastramento e a abertura da proposta, atentando também para a data e horário para início da disputa.

3 4. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 4.1 Poderão participar desta Licitação qualquer firma individual ou sociedade, regularmente estabelecida no País, que seja especializada no objeto desta licitação e que satisfaça todas as exigências, especificações e normas contidas neste Edital e seus Anexos; 4.2 A Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, além da apresentação da declaração constante no ANEXO 07 para fins de habilitação, deverá, quando do cadastramento da proposta inicial de preço a ser digitado no sistema, informar no campo próprio da ficha técnica descritiva do objeto (ANEXO 09) o seu regime de tributação para fazer valer o direito de prioridade no desempate (artigos 44 e 45 da Lei Complementar 123, 14 dezembro de 2006); 4.3 Poderão participar deste Pregão Eletrônico as empresas que apresentarem toda a documentação exigida para o respectivo cadastramento junto a Bolsa Brasileira de Mercadorias, juntamente com o ANEXO 08; 4.4 No caso de licitante em consórcio, as empresas consorciadas terão de satisfazer, individualmente, às condições de habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica, admitindo-se, para efeito de qualificação técnica, o somatório dos quantitativos de cada consorciado, e, para efeito de qualificação econômico-financeira, o somatório dos valores de cada consorciado, na proporção de sua participação. 4.5 As empresas em consórcio deverão apresentar documento público ou particular, subscrito por todas as empresas consorciadas (fornecedoras de bens e serviços), comprovando o compromisso de constituírem o consórcio, com indicação da empresa líder, contendo, ainda, as seguintes cláusulas: a) no consórcio de empresas brasileiras e estrangeiras a liderança caberá, obrigatoriamente, à empresa brasileira. b) composição do consórcio; c) objetivo do consórcio; d) responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, tanto na fase de licitação quanto na fase de execução do Contrato. 4.6 As empresas em consórcio ficam obrigadas a promover a constituição e o registro de consórcio antes da celebração do Contrato. 4.7 O consórcio não deverá ter sua composição ou constituição alterada, ou de qualquer forma modificada, sem a prévia informação ao INEC, até o término da vigência do Contrato.

4 4.8 As empresas em consórcio deverão apresentar documento público ou particular, subscrito por todas as empresas consorciadas (fornecedoras de bens e serviços), comprovando o compromisso de constituírem o consórcio, com indicação da empresa líder, contendo, ainda, as seguintes cláusulas: 4.9 O consórcio não poderá se constituir em pessoa jurídica distinta da de seus membros, nem ter denominação própria ou diferente da dos consorciados O consórcio, representado pelas empresas que o integram, deverá atender às exigências incluídas nas condições de participação da licitação Será permitida a subcontratação parcial dos serviços VC2 e VC É vedada a participação de empresa: Que estiver sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução e/ou liquidação e, de acordo com a situação, não apresentar nenhum documento que habilite a empresa a participar; Que estejam cumprindo suspensão do direito de licitar e contratar com o Instituto Nordeste Cidadania ou que tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública; Empresas estrangeiras que não funcionem no País; Empresas impedidas nos termos do Art.9º da Lei 8.666/93; 4.13 Para participar do pregão o interessado deverá previamente se credenciar junto a Bolsa Brasileira de Mercadorias, provedora do sistema, através de corretora de mercadorias associada, ou diretamente no site da Bolsa, até uma hora antes do horário limite fixado no Edital para o término do acolhimento da proposta inicial de preços, com a apresentação dos seguintes documentos: a) Termo de Credenciamento (instrumento particular de mandato), declarando cumprir as exigências do Edital, bem como outorgando à corretora associada, quando for o caso, por meio de seu operador devidamente credenciado junto à Bolsa, poderes específicos de sua representação no pregão, conforme modelo do ANEXO 08. b) Ficha técnica descritiva com todas as especificações do objeto da licitação ( ANEXO 09) O custo de operacionalização e uso do sistema de Pregão Eletrônico ficará a cargo do licitante, que pagará à Bolsa Brasileira de Mercadorias, provedora do sistema eletrônico, a título de taxa pela utilização dos recursos de tecnologia da informação (Artigo 5º, inciso III, Lei /02), o valor de acordo com a escolha do licitante sobre a forma de adesão, conforme tabela disponibilizada pela BBM.

5 5. REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME 5.1 O certame será conduzido pelo Pregoeiro, com o auxílio da equipe de apoio, que terá, em especial, as seguintes atribuições: a) Conduzir o processo licitatório, bem como os trabalhos da equipe de apoio; b) responder as questões formuladas pelos fornecedores, relativas ao certame; c) analisar a aceitabilidade das propostas; d) desclassificar propostas indicando os motivos; e) conduzir os procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta do lance de menor preço; f) verificar e julgar as condições de habilitação do proponente classificado em primeiro lugar; g) declarar o vencedor; h) receber, examinar e decidir sobre os recursos; i) elaborar a ata da sessão com o auxílio eletrônico; j) encaminhar o processo à autoridade superior para homologar e autorizar a contratação; k) abrir processo administrativo para apuração de irregularidades visando a aplicação de penalidades previstas na legislação; l) Adjudicar o objeto quando não houver recurso. 6. CREDENCIAMENTO NO SISTEMA LICITAÇÕES DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS 6.1 As pessoas jurídicas ou firmas individuais interessadas deverão nomear, através do Termo de Adesão, com firma reconhecida, do licitante direto ou operador devidamente habilitado em qualquer corretora de mercadorias associada à Bolsa Brasileira de Mercadorias, atribuindo poderes para formular lances de preços e praticar todos os demais atos e operações no site: A participação do licitante no pregão eletrônico se dará pelo licitante direto ou por meio de corretora indicada para representá-lo, a qual deverá manifestar, por meio de seu operador designado, em campo próprio do sistema, pleno conhecimento, aceitação e atendimento às exigências de habilitação previstas no Edital. 6.3 O acesso do operador ao pregão, para efeito de encaminhamento de proposta de preço e lances sucessivos de preços, em nome do licitante, somente se dará mediante prévia definição de senha privativa.

6 6.4 A chave de identificação e a senha dos operadores poderão ser utilizadas em qualquer pregão eletrônico, salvo quando canceladas por solicitação do credenciado ou por iniciativa da Bolsa Brasileira de Mercadorias; 6.5 É de exclusiva responsabilidade do usuário o sigilo da senha, bem como seu uso em qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo a Bolsa Brasileira de Mercadorias a responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros; 6.6 O credenciamento do fornecedor e de seu representante legal junto ao sistema eletrônico implica a responsabilidade legal pelos atos praticados e a presunção de capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico; 7. DA PARTICIPAÇÃO 7.1 A participação no Pregão Eletrônico se dará por meio da digitação da senha pessoal e intransferível do licitante direto ou do representante do licitante credenciado (operador da corretora de mercadorias) e subsequente cadastramento da proposta inicial de preços, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observados data e horário limite estabelecidos. 7.2 Caberá ao fornecedor acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou da desconexão do seu representante; 7.3 Qualquer dúvida em relação ao acesso no sistema operacional poderá ser esclarecida através de uma corretora de mercadorias associada ou pelo telefone da Bolsa Brasileira de Mercadorias: São Paulo-SP: (11) A relação completa das corretoras de mercadorias vinculadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias poderá ser obtida no site acesso corretoras. 7.4 A Bolsa Brasileira de Mercadorias é inteiramente responsável pelo sistema operacional do presente pregão eletrônico. 8. PROPOSTA NO SISTEMA ELETRÔNICO 8.1 O encaminhamento de proposta para o sistema eletrônico pressupõe o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas no Edital. O Licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances;

7 8.2 No preenchimento da proposta eletrônica deverá, obrigatoriamente, ser encaminhada a ficha técnica descritiva (ANEXO 09), por meio de transferência eletrônica de arquivo (upload) ao sistema, contendo as especificações dos produtos ofertados e imagens, se for o caso. A não inserção de arquivos ou informações contendo as especificações dos produtos neste campo implicará na desclassificação da Empresa, face à ausência de informação suficiente para classificação da proposta; 8.3 Na hipótese do licitante ser microempresa ou empresa de pequeno porte será necessária à informação desse regime fiscal no campo próprio da ficha técnica, sob pena do licitante enquadrado nessa situação não utilizar os benefícios do direito de preferência para o desempate, conforme estabelece a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de Na elaboração da proposta o licitante deverá considerar: Termo de Referência; O objeto deverá estar totalmente dentro das especificações contidas no ANEXO A operadora deve ter cobertura em pelo menos 70% dos municípios citados ou 70% das linhas descritas no ANEXO 01. pública do Pregão. 8.5 A validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da sessão 9. ABERTURA DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÃO DOS LANCES 9.1 A partir do horário previsto no Edital e no sistema para cadastramento e encaminhamento da proposta inicial de preço, terá início à sessão pública do pregão eletrônico, com a divulgação das propostas de preços recebidas, passando o Pregoeiro a avaliar a aceitabilidade das propostas; 9.2 Aberta a etapa competitiva, os representantes dos fornecedores deverão estar conectados ao sistema para participar da sessão de lances. A cada lance ofertado o participante será imediatamente informado de seu recebimento e respectivo horário de registro e valor; 9.3 O fornecedor poderá encaminhar lance com valor superior ao menor lance registrado, desde que seja inferior ao seu último lance ofertado e diferente de qualquer lance válido para o lote. 9.4 Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar; 9.5 Durante o transcurso da sessão pública os participantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado. O sistema não identificará o autor dos lances aos demais participantes;

8 9.6 No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão Eletrônico, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção dos lances, retornando o Pregoeiro, quando possível, sua atuação no certame, sem prejuízos dos atos realizados; 9.7 Quando a desconexão persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão Eletrônico será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa aos operadores representantes dos participantes, através de mensagem eletrônica na caixa de mensagem (chat) ou divulgando data e hora da reabertura da sessão; 9.8 A etapa de lances da sessão pública será encerrada mediante aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema eletrônico, após o que transcorrerá período de tempo extra. O período de tempo extra ocorrerá em um intervalo que poderá ser de 01 (um) segundo a 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances, não podendo, em hipótese alguma, as empresas apresentarem novos lances; (FECHAMENTO RANDÔMICO) Devido à imprevisão de tempo extra, as Empresas participantes deverão estimar o seu valor mínimo de lance a ser ofertado, evitando assim, cálculos de última hora, que poderá resultar em uma disputa frustrada por falta de tempo hábil; 9.9 O sistema informará, na ordem de classificação, todas as propostas, partindo da proposta de menor preço (ou melhor, proposta) imediatamente após o encerramento da etapa de lances; 9.10 O pregoeiro anunciará o licitante detentor da proposta ou lance de menor valor, imediatamente após o encerramento da etapa de lances da sessão pública; 9.11 Quando for constatado o empate, conforme estabelecem os Artigos 44 e 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, o pregoeiro aplicará os critérios para desempate em favor da microempresa ou empresa de pequeno porte, quando for o caso. Após o desempate, poderá o pregoeiro ainda negociar um melhor preço caso ela não atinja o valor de referencia definido por esta OSCIP. Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de Estatuto de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Artigo 44: Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para a microempresa e empresas de pequeno porte. 1º Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dês por cento) superiores à proposta mais bem classificada. 2º Na modalidade de pregão, o intervalo percentual estabelecido no 1º será de 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.

9 Artigo 45: Para efeito do disposto no art. 44 desta Lei Complementar, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma: I a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado; II não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do inciso I do caput deste artigo, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese dos 1º e 2º do art. 44 desta Lei Complementar, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito; III no caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos nos 1º e 2º do art. 44 desta Lei Complementar, será realizado sorteio Os documentos relativos à habilitação, solicitados no ANEXO 3 deste Edital, deverão ser remetidos para o no prazo máximo de 2 (duas) horas, com posterior encaminhamento do original ou cópia autenticada, observado o prazo abaixo citado; 9.13 Posteriormente, os mesmos documentos da Empresa vencedora deverão ser encaminhados em originais ou cópias autenticadas no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, contados da data da sessão pública virtual, juntamente com a proposta de preços escrita, para Instituto Nordeste Cidadania, aos cuidados da Comissão de Licitação INEC, Av. Dr. Silas Munguba, nº 3.500, Bairro Itaperi, CEP: , telefone para contato (85) e (85) ; 9.14 O não cumprimento do envio dos documentos de habilitação dentro do prazo acima estabelecido acarretará nas sanções previstas no item 9.15 deste Edital, podendo o Pregoeiro convocar a empresa que apresentou a segunda melhor proposta; 9.15 Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável ou se o fornecedor desatender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta ou o lance subseqüente, verificando a sua compatibilidade e a habilitação do participante, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda o Edital. Também nessa etapa o Pregoeiro poderá negociar com o participante para que seja obtido preço melhor; 9.16 Caso não sejam apresentados lances, será verificada a conformidade entre a proposta de menor preço e valor estimado para a contratação; 9.17 Constatando o atendimento das exigências fixadas no Edital, o objeto será adjudicado ao autor da proposta ou lance de menor preço.

10 10. PROPOSTA ESCRITA E FORNECIMENTO 10.1 A Empresa vencedora deverá enviar à Comissão de Licitação, juntamente com a documentação de habilitação, a Proposta de Preços escrita, com os valores oferecidos após a etapa de lances, em 01 (uma) via, rubricada em todas as folhas e a última assinada pelo Representante Legal da Empresa citado nos documentos de habilitação, em linguagem concisa, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, contendo Razão Social, CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, Inscrição Estadual, endereço completo, número de telefone e fax, número de agência de conta bancária, no prazo estipulado nos itens 9.12 e 9.13, deste Edital; 10.2 Na proposta final a empresa vencedora deverá apresentar a readequação de cada item ao novo valor proposto, considerando, inclusive a possibilidade de o lote único contemplar vários itens ou produtos. Ressalta-se que para isso deverá ser utilizado um desconto proporcional ponderado a cada item, a fim de que este tenha em seu valor unitário um desconto compatível com a oferta global final A proposta escrita deverá conter os valores oferecidos após a etapa de lances, observando os pontos descritos nos itens 10.1 e abertura das propostas virtuais; a) O prazo de validade que não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias, contados da b) Especificação completa do produto oferecido, com informações técnicas que possibilitem a sua completa avaliação, conforme descrito no ANEXO 01 Termo de Referência, deste Edital; c) Data e assinatura do Representante Legal da proponente; 10.4 Atendidos todos os requisitos, será considerado vencedor o licitante que oferecer o MENOR PREÇO NO REGIME DE VALOR GLOBAL MENSAL Nos preços cotados deverão estar inclusos todos os custos e demais despesas e encargos inerentes ao produto até sua entrega no local fixado neste Edital. a) Os valores dos impostos já deverão estar incorporados e somados ao valor do produto ou destacados; 10.6 Nos casos em que houver discordância entre o valor numérico e o valor por extenso, prevalecerá o valor numérico. legislação em vigor: 10.7 Serão desclassificadas as propostas que conflitem com as normas deste Edital ou da

11 10.8 Serão rejeitadas as propostas que: Sejam incompletas, isto é, não contenham informação(ões) suficiente(s) que permita(m) a perfeita identificação do produto/serviço licitado; Contiverem qualquer limitação ou condição substancialmente contrastante com o presente Edital, ou seja, manifestamente inexequíveis, por decisão do Pregoeiro; 11. DOS ENCARGOS DA CONTRATADA 11.1 O transporte e entrega dos aparelhos, bem como a descarga, ocorrerão por conta e risco da Contratada; 11.2 O local de entrega dos produtos licitados é Avenida Dr. Silas Munguba, nº 3500, Bairro Itaperi, CEP: , telefone para contato (85) / A entrega de todos os itens deverá acontecer em até 45 dias corridos após a assinatura do contrato Para todos os itens, inclusive quando se fizer necessária a substituição por perda, roubo ou extravio, a entrega não poderá ser superior a 15 dias úteis, ficando o frete por conta da Contratada; exceto acessórios Todos os componentes eletrônicos oferecidos deverão apresentar garantia de 12 meses, 12. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO 12.1 Para julgamento será adotado o critério de menor preço no regime de valor global mensal, observado o prazo para fornecimento, as especificações técnicas, parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade e demais condições definidas neste Edital; 12.2 O Pregoeiro anunciará o licitante detentor da proposta ou lance de menor valor, imediatamente após o encerramento da etapa de lances da sessão pública ou, quando for o caso, após negociação e decisão pelo Pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor; 12.3 Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, o Pregoeiro examinará a proposta ou o lance subsequente, na ordem de classificação, verificando a sua aceitabilidade e procedendo a sua habilitação. Se for necessário repetirá esse procedimento sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital; 12.4 Ocorrendo a situação a que se refere o subitem 12.3 deste Edital, o Pregoeiro poderá negociar com a licitante para que seja obtido melhor preço; 12.5 Da sessão, o sistema gerará ata circunstanciada, na qual estarão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes.

12 12.6 Deverá ser emitida pelo sistema eletrônico de pregão a COV- Confirmação de Venda, contendo as qualificações e especificações técnicas detalhadas do objeto ofertado. 13. HABILITAÇÃO 13.1 Os documentos exigidos para habilitação estão constantes no Anexo Após habilitação jurídica, o licitante vencedor deverá apresentar os equipamentos (03 modelos de telefone e modem 3G) descritos no Anexo I para habilitação técnica. 14. IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E RECURSOS 14.1 Não serão conhecidas às impugnações e os recursos apresentados fora do prazo legal e/ou subscritos por representante não habilitado legalmente ou não identificado no processo para responder pelo proponente; 14.2 Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este Edital, mediante pedido a ser enviado exclusivamente por meio eletrônico via Internet ( Caberá ao pregoeiro, auxiliado pelo setor competente, decidir sobre a impugnação Acolhida a impugnação contra este Edital, será definida e publicada nova data para realização do certame, exceto quando a alteração não afetar a formulação das propostas Quaisquer pedidos de esclarecimentos, porventura necessários para o perfeito entendimento deste Edital, deverão ser encaminhados ao Pregoeiro exclusivamente por meio eletrônico via Internet ( até 3 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública Ao final da sessão, o proponente que desejar recorrer contra decisões do Pregoeiro poderá fazê-lo, através do seu representante, manifestando sua intenção com registro da síntese das suas razões, sendo-lhes facultado juntar memoriais no prazo de 3 (três) dias. Os interessados ficam, desde logo, intimados a apresentar contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente; 14.3 A falta de manifestação imediata e motivada importará a preclusão do direito de recurso; 14.4 Não será concedido prazo para recursos sobre assuntos meramente protelatórios ou quando não justificada a intenção de interpor o recurso pelo proponente;

13 14.5 Os recursos contra decisões do Pregoeiro não terão efeito suspensivo; aproveitamento O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de 15. PENALIDADES, MULTAS E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS 15.1 A não entrega inicial dos aparelhos no prazo de 45 dias corridos e sem justificativa, a contar da assinatura do contrato, implicará multa de 1% (um por cento) do valor global mensal contratado. A não reposição e não prestação dos serviços de manutenção nos prazos definidos no Contrato implicará multa de 0,5% (meio por cento), aplicável sobre o valor da última fatura mensal onde está contida a linha celular em que se verificar a ocorrência faltosa, sem prejuízo das cominações previstas no art. 7º, da Lei nº /02, bem como nos artigos 86 e 87, da Lei nº 8.666/93, de aplicação subsidiária O não cumprimento das demais Cláusulas de prestação dos serviços objeto do Contrato sujeitará ao Contratado multa de 2% (dois por cento), aplicável sobre o valor apurado para pagamento no mês em que se verificar a ocorrência faltosa, relativa à linha celular ou Unidade onde for cometida a infração Após o recebimento do faturamento mensal pelo INEC, a inexecução do pagamento mensal do Contratante à Contratada até a data de vencimento acordada implicará em multa de 2% sobre o valor total da fatura em atraso e juros de mora de 1% ao mês, garantida a prévia defesa ao Contratante Pela inexecução total ou parcial do objeto do Contrato, o INEC poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao Contratado às seguintes penalidades: Advertência; verificada a inexecução; Multa de 2% (dois por cento) sobre o valor total Contratado para a Conta onde for Rescisão Contratual Nenhuma sanção será aplicada sem o devido processo administrativo, que prevê defesa prévia do interessado e recurso nos prazos definidos em lei, sendo-lhe franqueada vista ao processo A recusa injustificada em assinar o contrato, por parte do licitante vencedor, ensejará a desistência do licitante e o 2º colocado será convocado para habilitação, compatibilidade de proposta e posterior assinatura contratual.

14 15.7. Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato, deixar de entregar documentação exigida no edital, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportarse de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito à ampla defesa, ficará impedido de licitar e de contratar com esse Instituto, pelo prazo de até cinco anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais imposições legais. 16. FORMALIZAÇÃO DO INSTRUMENTO CONTRATUAL 16.1 Homologada a licitação pela autoridade competente, o Instituto Nordeste Cidadania firmará contrato específico com o PROPONENTE VENCEDOR visando a execução do objeto desta licitação nos termos da minuta (ANEXO 02) que integra este Edital; 16.2 O PROPONENTE VENCEDOR terá o prazo de 10 (dez) dias úteis, contado a partir da convocação, para assinar o Contrato, quando deverá comparecer à sede do Instituto Nordeste Cidadania, localizado na Avenida Dr. Silas Munguba nº 3500, bairro Itaperi, CEP: , Fortaleza (CE). Este prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pelo PROPONENTE VENCEDOR durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado, ficando sujeito ao acatamento do Instituto Nordeste Cidadania A recusa injustificada do concorrente vencedor em assinar o Contrato, dentro do prazo estabelecido no presente Instrumento, o sujeitará à aplicação das penalidades previstas nos itens 15.5 e 15.6 deste Edital, podendo a CONTRATANTE convidar, sucessivamente, por ordem de classificação, as demais licitantes, após comprovação da compatibilidade proposta e habilitação, com esta licitação, para celebração do Contrato; 16.4 No ato da contratação, o PROPONENTE VENCEDOR deverá apresentar documento de procuração devidamente reconhecido em cartório, que habilite o seu representante a assinar o instrumento contratual em nome da empresa; 16.5 A assinatura do Contrato estará condicionada a comprovação da regularidade da situação do PROPONENTE VENCEDOR, junto ao INSS, ao FGTS e Receita Federal Este Edital e seus anexos integrarão o Contrato firmado, independente de transcrição; 17. DOS PRAZOS 17.1 A solicitação inicial de aparelhos deverá ser atendida no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias corridos e as demais solicitações serão de acordo com as necessidades do Instituto Nordeste Cidadania com prazo de atendimento de 15 dias úteis.

15 do contrato Iniciar a prestação do serviço em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos após a assinatura 17.3 O prazo de vigência do contrato será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado até o prazo de 60 meses, de acordo com as condições mencionadas. 18. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO O pagamento será efetuado mensalmente, através de boleto bancário ou depósito em conta corrente, mediante apresentação do documento de cobrança constituído de demonstrativos e faturas dos serviços prestados, pelo menos 05 (cinco) dias corridos antes do seu vencimento, ficando sua liberação condicionada ao cumprimento das exigências abaixo: Apresentação da primeira via das Notas Fiscais/Faturas em boa e devida forma; As emissões das Notas Fiscais/Faturas devem ser efetuadas mensalmente, fazendo constar a dedução dos valores relativos à retenção dos tributos adiante discriminados: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição para o PIS/PASEP, ou seja, retenção tributária do valor total mensal dos serviços prestados; Sendo identificada cobrança indevida ou irregularidades na Nota Fiscal/ Fatura, a Contratante abrirá contestação da Nota Fiscal/Fatura para reapresentação de 2ª via do boleto no valor devido para pagamento e com data de vencimento prorrogada. A contagem do prazo será reiniciada a partir da reapresentação do boleto devidamente corrigido e obedecendo ao item anterior Manutenção das condições de habilitação exigidas na licitação; Perfeita regularidade dos demais documentos referentes à venda; Cumprimento das demais cláusulas e condições definidas no Contrato. 19. REAJUSTAMENTO 19.1 Os preços dos serviços Contratados poderão ser reajustados, desde que observado o interregno mínimo de um ano (a partir da assinatura do contrato), pelo índice da ANATEL, para o serviço ora contratado, ou por outro índice oficial que venha a substituí-lo.

16 20. GARANTIA Todos os componentes eletrônicos oferecidos deverão apresentar garantia de 12 meses, exceto acessórios; É obrigatória a portabilidade das linhas já existentes no Instituto Nordeste Cidadania. 21. DISPOSIÇÕES FINAIS 21.1 A presente licitação não importa necessariamente em contratação, podendo o Instituto Nordeste Cidadania revogá-la, no todo ou em parte, por razões de interesse próprio, derivadas de fato superveniente comprovado ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação mediante ato escrito e fundamentado, disponibilizado no sistema para conhecimento dos participantes da licitação. O Instituto Nordeste Cidadania poderá, ainda, prorrogar, a qualquer tempo, os prazos para recebimento das propostas ou para sua abertura; 21.2 O proponente é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade das informações nele contidas implicará a imediata desclassificação do proponente que o tiver apresentado, ou, caso tenha sido o vencedor, a rescisão do Contrato, sem prejuízo das demais sanções cabíveis; 21.3 É facultado ao Pregoeiro, ou à autoridade a ele superior, em qualquer fase da licitação, promover diligências com vistas a esclarecer ou a complementar a instrução do processo; Os proponentes intimados para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais deverão fazê-lo no prazo determinado pelo Pregoeiro, sob pena de desclassificação/inabilitação; As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os proponentes, desde que não comprometam o interesse da Contratante, a finalidade e a segurança da contratação; As decisões referentes a este processo licitatório poderão ser comunicadas aos proponentes por qualquer meio de comunicação que comprove o recebimento ou, ainda, mediante publicação em jornal de grande circulação. Edital; A participação do proponente nesta licitação implica em aceitação de todos os termos deste Não cabe à Bolsa Brasileira de Mercadorias qualquer responsabilidade pelas obrigações assumidas pelo fornecedor com o licitador, em especial com relação à forma e às condições de entrega dos bens ou da prestação de serviços e quanto à quitação financeira da negociação realizada.

17 21.9. O foro designado para julgamento de quaisquer questões judiciais resultantes deste Edital será na cidade de Fortaleza A entrega de qualquer documento relativo a presente licitação deverá ser feita na sede do Instituto Nordeste Cidadania, no horário das 8:30h às 17:30h, na Av. Dr. Silas Munguba, nº 3500, Bairro Itapari, Fortaleza-CE A documentação apresentada para fins de habilitação da Empresa vencedora fará parte dos autos da licitação e não será devolvida ao proponente; Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário. pertinente Os casos omissos neste Edital, serão resolvidos pelo Pregoeiro, nos termos da legislação Fortaleza (CE), 23 de Março de ANDERSON MOREIRA PIRES PREGOEIRO

18 ANEXO 01 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Tem por objeto o presente Edital de Pregão Eletrônico, a contratação de empresa especializada para prestação de Serviço de Telefonia Móvel Pessoal (SMP) Tecnologia GSM, com a disponibilização de (quatro mil e seiscentos) terminais de acesso móvel para comunicação de voz e dados (VC1), devidamente habilitados em Regime de Comodato, prestação do serviço de Longa Distância Nacional (VC2 e VC3) e prestação de serviço de internet móvel em banda larga 3G e/ou 4G, quantificados e especificados no presente Termo de Referência. 2. JUSTIFICATIVA O Instituto Nordeste Cidadania INEC operacionaliza os Programas de Microcrédito Urbano Crediamigo e Microcrédito Rural - Agroamigo, que possuem operações nos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Pelas características dos programas, os empregados do Instituto são lotados fisicamente nos estados supracitados. Destarte, os terminais de acesso, objeto deste Edital, serão distribuídos por toda essa área de atuação. Utilizando a metodologia PNMPO Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, os empregados do INEC permanecem a maior parte do tempo em campo, sendo necessário manter contato entre as diversas estruturas da organização. Ao mesmo tempo em que o objetivo necessita ser alcançado, é necessário manter controle sobre a utilização dos recursos institucionais, racionalizar e centralizar os processos de controle administrativos e otimizar as despesas de comunicação. Assim, o INEC procura centralizar o Serviço de Telefonia Móvel Pessoal sob um único contrato que atenda às necessidades da instituição. O Serviço Móvel Pessoal SMP é o serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que possibilita a comunicação entre Estações Móveis e de Estações Móveis para outras Estações. O serviço é caracterizado por possibilitar a comunicação entre Estações de uma mesma Área de Registro do SMP ou acesso às redes de telecomunicações de interesse coletivo. 3. CARACTERISTICAS OBRIGATÓRIAS DO SERVIÇO: 3.1. O pacote de serviços do fornecedor deverá possuir as seguintes características: Atender, no mínimo, 70% dos municípios ou 70% das linhas necessárias, conforme listados no item 7 deste anexo; Possuir serviço de controle, permitindo a limitação dos gastos de cada terminal de acordo com perfil estabelecido para o mesmo;

19 Possuir serviço de ligações intragrupo a tarifa zero para ligações locais (VC1) entre todos os terminais objetos desta licitação; 3.2. A existência do serviço de ligações intragrupo a tarifa zero para ligações interurbanas (VC2 e VC3), apesar de não ser obrigatória, poderá ser colocada como opcional, substituindo, no Modelo de Proposta para fornecimento do objeto do Edital (Anexo 06), o custo do tráfego mensal estimado para estes tipos de ligação (tarifa por minuto multiplicada pela quantidade de minutos de tráfego estimado) pelo custo do serviço em questão (valor do serviço por acesso multiplicado pela quantidade de acessos previstos). 4. PREVISÃO DE UTILIZAÇÃO E TRÁFEGO MENSAL ESTIMADO: 4.1. Previsão de Utilização (em minutos) TIPO Quantidade (minutos) VC1 A (Móvel/Fixo) VC1 B (Mesma operadora) VC1 C (outras operadoras) VC2 A (Móvel/Fixo) VC2 B Intragrupo (Mesma operadora) [1] VC2 B Extragrupo (Mesma operadora) LEGENDA: Ligação Tipo A: Móvel/Fixo Chamadas destinadas a assinantes do serviço fixo. Ligação Tipo B Mesma Operadora (Total): Chamadas destinadas a assinantes do Serviço Móvel Celular ou Serviço Móvel Pessoal para mesma operadora. Ligação Tipo B Intra: Subtotal das ligações tipo B destinadas a terminais que sejam objeto desta licitação (Intragrupo VC2 e VC3). Ligação Tipo B Extragrupo: Subtotal das ligações tipo B destinadas a terminais da operadora contratada e que não sejam objeto desta licitação (Extragrupo VC2 e VC3). Ligação Tipo C Outras Operadoras: Chamadas destinadas a assinantes do Serviço Móvel Celular ou Serviço Móvel Pessoal de outras operadoras VC2 C (Outras operadoras) VC3 A (Móvel/Fixo) VC3 B Intragrupo (Mesma operadora) [1] VC3 B Extragrupo (Mesma operadora) VC3 C (Outras operadoras) 2.000

20 4.2 Quantidades de terminais de acesso móvel a internet - Modens Descrição Modens USB - 4G Velocidade nominal de conexão de pelo menos 1Mb Quantidade Quantidade de terminais por faixa de utilização para assinatura do serviço de controle/gestão. Perfil 1 (65 minutos) Faixa de Perfil (minutos) Quant. Terminais 2939 Perfil 2 (100 minutos) 777 Perfil 3 (150 minutos) 141 Perfil 4 (200 minutos) 685 Perfil 5 (300 minutos) 24 Perfil 6 (400 minutos) 24 Perfil 7 (500 minutos) 7 Perfil 8 (700 minutos) 3 Total Quantidade de plano de dados Descrição Pacote de Dados 2Gb para Smartphones Pacote de Dados 5Gb para Smartphones Quantidade Valores de referência. O referido pregão eletrônico terá lote único e seu valor de referência para Contratação é de R$ R$ ,50 (Oitenta e dois mil, quinhentos e trinta reais e cinquenta centavos), observando o regime de valor global MENSAL.

21 5. DOS SERVIÇOS: 5.1. OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO Entrega inicial de aparelhos deverá ser atendida no prazo de 30 (trinta) dias corridos e as demais solicitações serão de acordo com as necessidades do Instituto Nordeste Cidadania com prazo de 15 de úteis. contrato Iniciar a prestação do serviço em até 45 (quarenta e cinco) dias após a assinatura do Prestar o serviço desta contratação 24 (vinte e quatro) horas por dia em 7 (sete) dias por semana, durante todo o período de vigência do contrato A disponibilização dos serviços será de acordo com as necessidades do Contratante, ficando a cobrança sobre estes, vinculado à ativação dos aparelhos celulares solicitados O Contratado ficará à vontade para utilizar quaisquer procedimentos e técnicas desde que as mesmas não infrinjam as normas vigentes e não signifiquem ônus adicionais a sua execução, exceto quando previamente aprovadas Atender chamados do Contratante para regularizar anormalidades de funcionamento na prestação dos serviços no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas contadas a partir do registro da reclamação Assumir a responsabilidade pelos encargos fiscais e comerciais, resultantes da prestação dos serviços Contratados Executar os serviços em consonância com as orientações e solicitações efetuadas pelo Contratante, quanto aos procedimentos a serem adotados na execução do serviço Quando solicitado, atender no prazo de até 15 (quinze) dias úteis, a contar da data de solicitação do Contratante, demandas de novos acessos, troca de aparelho por tempo de uso, reposição de aparelhos em decorrência de defeitos apresentados sem conserto, roubo, furto, perda ou extravio de aparelhos celulares e reposição/ substituição de chips Empregar na execução dos serviços, mão-de-obra e pessoal de direção habilitados Comunicar ao Contratante qualquer fato extraordinário ou anormal que ocorra durante a vigência do contrato, para adoção das medidas cabíveis Prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo Contratante, atendendo de imediato às solicitações. Acatar as orientações do Contratante, sujeitando-se a mais ampla e irrestrita

22 fiscalização, prestando os esclarecimentos solicitados e atendendo às reclamações formuladas. Prestar esclarecimentos ao Contratante sobre eventuais atos ou fatos noticiados que a envolvam Responder por quaisquer interferências de estranhos nos acessos em serviço, bem como zelar pela integridade da comunicação Apresentar e disponibilizar ao Contratante, soluções que a mantenham atualizada em termos de segurança e qualidade em comunicações e modernidade de equipamentos Disponibilizar, sempre que solicitado pelo Contratante, às informações sobre a utilização de terminais em consonância com a legislação em vigor Possibilitar ao Contratante, na condição de assinante-visitante, receber prestação do Serviço de Telefonia Móvel em redes de outros prestadores de serviço em todo o território Nacional (todas as capitais e principais cidades do interior de cada estado) Responder por danos causados diretamente ao Contratante, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução dos serviços e/ou reparos, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade à fiscalização ou o acompanhamento pelo Contratante Responder pelo cumprimento dos postulados legais vigentes de âmbitos federal, estadual e/ou municipal, bem como, ainda, assegurar os direitos e cumprimento de todas as obrigações estabelecidas por regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações Zelar pela perfeita execução dos serviços Contratados O Contratado deverá possuir serviço de bloqueio automático de controle das chamadas realizadas ao atingir o valor a ser determinado pelo Contratante (Serviço Controle). O serviço será ativado para as linhas, de acordo com a solicitação do Contratante Implantar de forma adequada a supervisão permanente dos serviços de modo a obter uma operação correta e eficaz Fornecer na forma solicitada pelo Contratante, o demonstrativo de utilização dos serviços, por acesso móvel celular Comunicar ao Contratante, por escrito, qualquer anormalidade nos serviços e prestar os esclarecimentos julgados necessários Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações a serem assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas no Edital Em nenhuma hipótese, veicular publicidade ou qualquer outra informação acerca da prestação dos serviços Contratados, sem prévia autorização do Contratante.

23 Manter durante o período de vigência do contrato, um preposto aceito pelo Contratante, para representação do Contratado sempre que for necessário Apresentar Nota Fiscal/Fatura correspondente aos gastos com o serviço objeto desta licitação ao endereço de cobrança informado pelo Contratante, constando relação numérica dos acessos e seus respectivos valores integrais, bem como detalhamento das chamadas de cada um dos acessos individualmente, com pelo menos 5 (cinco) dias de antecedência do vencimento Responsabilizar-se pelos ônus resultante de quaisquer ações, demandas, custos e despesas decorrentes de danos ocorridos por sua culpa ou dolo, ou de qualquer de seus empregados e prepostos, obrigando-se, outros sim, por quaisquer responsabilidades decorrentes de ações judiciais movidas por terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força da Lei, ligadas ao cumprimento do presente edital. Arcar com despesas decorrentes de qualquer infração (seja por culpa ou dolo), desde que praticada por seus técnicos durante a execução dos serviços e/ou reparos Disponibilizar ao Contratante, durante o período contratado, aparelhos a título de backup, onde o quantitativo será acordado com o Contratado, mas não superior a 3%. Desta forma, caso haja necessidade do aparelho ficar na assistência técnica para reparo, não haverá interrupção dos serviços O Contratado substituirá os aparelhos comodatados por aparelhos do mesmo nível ou superior, após 24 meses de uso, de acordo com a solicitação do Contratante Quanto à devolução dos equipamentos cedidos em comodato, quando do encerramento do contrato, o bem dado em comodato poderá ser transferido ao comodatário, mediante autorização prévia do comodante. fornecidos ao Contratante Apresentar Nota Fiscal correspondente aos aparelhos celulares comodatados 5.2. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE Solicitar manutenção corretiva durante a prestação de serviços, em tempo hábil, sempre que necessário, através de telefone, fax ou Durante o prazo de garantia do fabricante, qualquer aparelho que apresentar defeito, será de responsabilidade do Contratante o envio à Autorizada Após o prazo de garantia do fabricante dos aparelhos celulares, os defeitos apresentados ficarão sobre responsabilidade do Contratante.

24 5.2.4 Para os aparelhos celulares que apresentarem defeitos sem conserto e decorrente de mau uso do equipamento, desde que devidamente comprovado pelas partes, será obedecido o item para reposição. para este fim Acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços, através de funcionário designado Comunicar ao Contratado quaisquer ocorrências relacionadas à execução dos serviços Efetuar os pagamentos devidos ao Contratado, nos prazos indicados neste instrumento Notificar, formal e tempestivamente, ao Contratado sobre irregularidades observadas no cumprimento deste instrumento. sua responsabilidade Notificar ao Contratado, por escrito, sobre multas, penalidades e quaisquer débitos de Permitir acesso dos empregados do Contratado as suas dependências, quando necessário à execução de serviços referentes ao objeto Prestar informações e esclarecimentos que venham a ser solicitados pelo Contratado, com relação ao objeto desta licitação Assegurar-se da boa prestação e da boa qualidade dos serviços prestados Proporcionar todas as facilidades necessárias ao bom andamento do serviço desejado Controlar as ligações realizadas e documentar as ocorrências identificadas Fiscalizar o cumprimento das obrigações do Contratado, inclusive quanto a não interrupção dos serviços prestados Nos casos de roubo, furto, perda ou extravio dos aparelhos celulares comodatados, objetos deste instrumento, o Contratante deverá, de imediato, comunicar a ocorrência ao Contratado para bloqueio da linha e encaminhar boletim de ocorrências para registro do aparelho em cadastro de aparelhos roubados do Contratado. Nesta ocorrência, assim como nos casos de defeitos apresentados sem conserto, por mau uso, o Contratado providenciará a reposição do aparelho a ser entregue em comodato, devendo ser do mesmo modelo ou similar, mediante prévia comunicação ao Contratante. O valor integral do aparelho, constante na nota fiscal do aparelho, será cobrado ao Contratante, de uma única vez, por meio de boleto bancário, documento de cobrança ou conta telefônica mensal.