MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC. Procedimentos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC. Procedimentos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores"

Transcrição

1 MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Procedimentos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Canindé 2013 Página - 1 /57.

2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS CANINDÉ Reitor Virgílio Augusto Sales Araripe Diretor Geral Prof. Me. Evandro Martins Diretor de Ensino Profª MSc. Rita de Cássia C. Castro Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Prof. Paulo Renato Xavier da Silva Coordenadores do TCC Prof. Esp. Domingos Sávio Prof. MSc. Allyson Bonetti França Professor de Metodologia Prof. P.h.D Marco Antonio Botelho Professor de Projeto de Pesquisa Prof. Manoel Henrique Bezerra Junior Edição 2013 Página - 2 /57.

3 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Definição Tipos de TCCs aceitos Monografia (Revisão bibliográfica) Estudo exploratório Estudo de Caso Projetos na área de redes de comunicação e informação Relatório do Estágio Supervisionado Artigo Científico Comunicação Científica EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E RESPONSABILIDADES Etapas do TCC Escolha do tema e do orientador Quem pode orientar Quem pode se inscrever Projeto de pesquisa Regras Gerais Da Matrícula Da Orientação Da Frequência Do Desligamento Da Troca de Tema e de Orientador Da avaliação do Projeto de Pesquisa Do depósito do TCC TCCs não autorizados pelo orientador Da avaliação dos TCCs Da reprovação dos TCC Da reprovação (Recurso) Da Fraude Acadêmica Da Graduação dos Trabalhos Normas para Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação Gráfica Página - 3 /57.

4 Paginação Digitação Partes do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Digitação Sumário Resumo Abstract Listas de Ilustrações Corpo do Texto Textual Introdução Desenvolvimento Conclusão Parte Referencial Pós-Textual Apêndices Referências Bibliográficas Bibliografia Complementar Glossário (opcional) Anexos (opcional) Informações importantes Citações Citações Diretas Citações Diretas Citação de Citação Outros Formatos Notas de Rodapé Destaques e Diferenciação de Palavras Aspas Abreviaturas e Símbolos Numerais Frações Percentagens Ordinais Datas Horários Quantias Pesos e Medidas Página - 4 /57.

5 Ilustrações Tabelas Figuras ANEXO I Formulários, Termos de Orientação e Cronograma de Orientação ANEXO II Ata de Defesa Pública do Trabalho de Conclusão de Curso ANEXO III Termo de Autorização para Disponibilização de Trabalhos de Conclusão de Curso ANEXO V - Formulário de Composição de Banca Examinadora ANEXO VI Termo de Responsabilidade sobre Autenticidade do TCC Página - 5 /57.

6 1. APRESENTAÇÃO Este manual destina-se ao estabelecimento de diretrizes para elaboração, desenvolvimento e normalização do Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Oferecendo orientações aos docentes, discentes e demais interessados quanto aos procedimentos obrigatórios para a elaboração de textos e documentação da produção intelectual, científica e acadêmica, além de suas referências bibliográficas. Por se tratar de um trabalho científico, todas as orientações aqui descritas estão balizadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representadas pelas normas NBR 6022, 6023, 6024, 6027, 6028, 6034, 10520, e O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2.1. Definição O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) compreende uma carga horária de 40 horas, desenvolvido pelo discente no período final do curso, e pode ser concluído através da elaboração e apresentação dos tipos de trabalhos especificados por este manual. Trata-se de um trabalho de produção científica de extrema importância, uma vez que um dos seus resultados é ascender o interesse do aluno pela carreira científica e universitária, se for essa sua vocação; caso contrário, incutir-lhe o espírito crítico que o acompanhará pelo restante de sua carreira profissional, seja em que área for Tipos de TCCs aceitos Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam (Lakatos, et. al. 2010). Serem inéditos ou originais e contribuírem não só para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas servirem de modelo ou oferecer subsídios para outros trabalhos (Lakatos, et. al. 2010). As Referências Normativas em relação aos trabalhos de monografia são: Página - 6 /57.

7 NBR 6022:2002 Informação e documentação acerca das referências bibliográficas; NBR 6024:1989 relacionado à numeração progressiva das seções de u documento; NBR 6027:1989 Sumário; NBR 6028:1990 Resumos; NBR 6034:1989 Preparação de índices de publicações; NBR 10520:2002 Apresentação de citações em documentos; NBR 12225:1992 Títulos e lombadas; NBR 14724: 2002 Especifica princípios gerais para elaboração de trabalhos científicos. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, no uso de suas atribuições, definiu que são considerados TCC as seguintes produções acadêmicas: Monografia (Revisão bibliográfica) A revisão bibliográfica se caracteriza por ser uma leitura intensiva do que já se escreveu sobre o tema, de tal forma que o estudante seja capaz de opinar sobre o assunto com rigor científico. Em outras palavras, não se trata de um trabalho em que os dados sejam inéditos, porém, um em que os principais autores sejam discutidos à luz do conhecimento das ciências e temas acessórios, de forma a emitir uma conclusão devidamente calcada em bases científicas Estudo exploratório O Estudo Exploratório não pretende esgotar um tema, porém, explorá-lo de tal forma que suscite novas, mais profundas e mais específicas pesquisas. Podem ainda, servir para levantar possíveis problemas de pesquisa Estudo de Caso Através de uma extensa revisão bibliográfica, o aluno busca entender cientificamente o que aconteceu em um determinado caso ou situação específica. Página - 7 /57.

8 O Estudo de Caso deve conter o conteúdo a seguir: i. Contexto Consiste na caracterização da empresa pertinente ao caso estudado. É recomendada a descrição e o histórico da empresa, especificação da área estudada em particular, indicação das informações relevantes para situar com clareza o próprio objeto do estudo do caso. ii. Diagnóstico O diagnóstico consiste na descrição do contexto que levou a empresa a adotar uma ação específica para resolver um problema, implementar uma nova política, estratégia, reestruturação organizacional, dentre outras intervenções. Compreende, portanto, o estudo e a análise que antecedeu a tomada de decisão, por mudar ou implementar algo na organização. Via de regra, um diagnóstico leva em consideração as seguintes dimensões: estrutura, estratégia, pessoas, processos e sistemas. iii. Ação A ação consiste na descrição do que foi implantado e realizado em decorrência do diagnóstico elaborado. É necessária uma descrição pormenorizada de como foi realizada cada uma das etapas de implantação, a fim de ter-se uma ideia do todo, do conjunto da ação levada a efeito. iv. Resultados Consiste na descrição dos principais resultados obtidos com a implantação das ações realizadas, sejam elas positivas ou negativas. Diante dos resultados obtidos em decorrência das ações realizadas, é necessário voltar e realizar um diálogo com a teoria anteriormente estudada, para verificar o que é pertinente e o que precisa ser revisto na teoria. Cabe lembrar que as considerações são específicas para o caso estudado e não devem ser generalizadas para o conjunto das organizações de seu setor. Generalizações deste tipo contribuem para conclusões frágeis e contestáveis, reduzindolhe o teor científico Projetos na área de redes de comunicação e informação Projetos na área de redes de comunicação de dados, serão aceitos como TCC desde que tenham a validação do professor orientador. Os projetos deverão apresentar três etapas distintas: revisão bibliográfica / fundamentação teórica, pesquisa Página - 8 /57.

9 de mercado e descrição da aplicabilidade e viabilidade da execução. Um TCC é, antes de tudo, um trabalho acadêmico e um projeto real demanda grande investimento em pesquisa, dispêndio este que talvez não se justifique para um trabalho de conclusão de curso. Projetos que resultem na criação de um produto, por exemplo, desenvolvimento de um software, o TCC poderá ser elaborado em equipe de no máximo 03 componentes. Ficando a cargo do NDE aprovar, previamente, a formação do grupo a partir do seu Projeto de Pesquisa Relatório do Estágio Supervisionado Para os estudantes que cumpriram a carga horária referente ao estágio supervisionado (400 horas), na área de redes de comunicação e informação, será considerado TCC a apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado, desde que estejam contemplados os seguintes tópicos: a) Fundamentação teórica da principal área de concentração do estágio; b) Cronograma do estágio; c) Principais contribuições para sua formação profissional; d) Relatório de Acompanhamento do estágio; e) Elementos estruturais obrigatórios em Relatórios de Estágio Artigo Científico Visa à publicação dos resultados de um estudo ou de uma pesquisa. Embora a extensão seja relativamente pequena (de 5 a 6 páginas), é sempre um texto integral. É publicado em revistas especializadas ou jornais com objetivo de divulgar conhecimentos (NBR 6022). Quanto ao conteúdo, o artigo científico deve abordar temas atuais. Sua redação deve ser clara e objetiva e levar em conta o público a que se destina. O artigo científico deve atender às normas de submissão à revista de escolha do pesquisador. O artigo científico será aceito como TCC desde que já tenha sido aceito em um evento da área, mesmo que esse evento seja regional. O tempo máximo exigido para o aceite do Artigo Científico e de 06 (seis) meses contando com dia da sua publicação. Página - 9 /57.

10 Comunicação Científica É um texto para poster ou comunicação oral em congressos, seminários, encontros etc. Deve ser original, reconhecer as fontes que foram utilizadas e atender às normas de apresentação de texto do evento. Tem como finalidade a publicação posterior em atas e/ou anais de congressos do evento em que foi apresentado. A Comunicação Científica será aceita como TCC desde que já tenha sido aceita em um evento da área, mesmo que esse evento seja regional. Em geral, o formato de apresentação consta de: Título (subtítulo); Autor(es); Credenciais do(s) autor(es); Resumo; Palavras-chave. O tempo máximo exigido para o aceite do Poster e de 06 (seis) meses contando com dia da sua publicação. 3. EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E RESPONSABILIDADES 3.1. Etapas do TCC O TCC é desenvolvido em três etapas, a saber: Escolha do tema e do orientador de acordo com sua Área de Estudo; Definição do Orientador; Projeto de pesquisa (ser apresentado na disciplina de Projeto de Pesquisa aplicado a TI); Desenvolvimento do TCC; Apresentação oral e entrega da versão final do TCC. As duas últimas etapas são reprobatórias, ou seja, são avaliadas e, se não se configurarem suficientes, podem levar o aluno a repetir a tarefa no semestre seguinte Escolha do tema e do orientador O tema deve ser algo de interesse do aluno. O orientador não é um instrutor, porém, um parceiro no desenvolvimento do trabalho, cuja propriedade intelectual é do Página - 10 /57.

11 aluno. Por causa disso, o aluno deverá escolher alguns possíveis orientadores entre os que se encontram na lista disponível no site do curso. Essa lista contém um breve currículo de cada orientador, suas áreas de atuação, bem como os trabalhos já orientados, além de distinguir os que foram premiados. Escolhidos alguns orientadores possíveis, o aluno deverá entrar em contato com eles e apresentar o tema, verificando o interesse do orientador, bem como a empatia entre ambos, pois deve se ter em mente que serão parceiros por todo um ano, num relacionamento infinitamente mais próximo que o da sala de aula Quem pode orientar Computadores. Todos os professores que lecionam no Curso de Tecnologia em Redes de Quem pode se inscrever Os alunos regularmente matriculados no quinto semestre, ficando a matrícula efetiva a partir de sua aprovação e regular matrícula no sexto. Caso esta não se concretize, a inscrição ficará suspensa, podendo o aluno manter tema e orientador até que a oportunidade seja real Projeto de pesquisa Trata-se de uma etapa importantíssima, pois é nela que o aluno refinará o tema. Na etapa anterior (inscrição formal), o aluno ainda não domina o tema, o que só ocorrerá depois de a revisão bibliográfica estar concluída. Após a conclusão do projeto de pesquisa, o aluno já deve dominar todos os assuntos pertinentes ao tema, podendo descrevê-lo com propriedade e desembaraço. Além disso, o projeto de pesquisa organiza as tarefas e dá coerência à dinâmica do trabalho de conclusão de curso. Seu formato é padronizado e ditado pela ABNT. O professor da disciplina de Projeto de Pesquisa Aplicado a TI apresentará para os alunos as normas para elaboração do Projeto de Pesquisa. Página - 11 /57.

12 3.2. Regras Gerais Da Matrícula O TCC é uma atividade semestral a ser cursada no sexto semestre, podendo antecipar-se mediante motivos analisados e aceitos pelo NDE. A matrícula far-se-á mediante a aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa Aplicado a TI e apresentação do Termo de Orientação devidamente assinado pelo Coordenador do Curso e professor orientador. A autorização para matrícula deverá ser entregue ao Controle Acadêmico. Apenas o Coordenador do Curso poderá autorizar a matrícula fora do período, mediante a comprovação de motivo forte e indiscutível. Nesses casos, a solicitação deve ser protocolada e enviada para a Coordenação do Curso para análise. O prazo para a matrícula respeita o mesmo período para matrícula do semestre. Caso o aluno não esteja apto a matricular-se na disciplina TCC, sua matrícula fica suspensa até o próximo semestre letivo Da Orientação Cada orientador só poderá acumular 05 (cinco) trabalhos, indiferentemente de pertencerem ao sétimo ou oitavo semestre. Em outras palavras, se um orientador tiver dois alunos ascendendo ao oitavo semestre por ocasião da matrícula, só poderá assumir mais quatro trabalhos Da Frequência As reuniões com os alunos deverão ser, no mínimo, semanais, reservando-se uma delas por mês para ser presencial na sala do TCC. Os relatórios de orientação deverão ser depositados fisicamente na sala da Coordenação de Curso para apreciação do Coordenador do TCC. Página - 12 /57.

13 Do Desligamento O orientador pode se desligar a qualquer momento, em quatro casos, depois de preencher e assinar formulário de Desistência de Orientação, anexo ao final de Manual: a. o tema alterou-se e o orientador considera-se despreparado no assunto para continuar orientando; b. insuficiência de desempenho do aluno, prejudicando irremediavelmente o trabalho; c. motivo de força maior como uma viagem inadiável, doença, mudança de emprego, todos a serem devidamente avaliados pela coordenação Da Troca de Tema e de Orientador O aluno poderá trocar de tema a qualquer momento antes da entrega do Projeto de Pesquisa, ou seja, até o fim do quarto semestre. Caso o orientador do momento não se considere competente para continuar a orientação, o aluno deverá desligar-se dele e terá um prazo extraordinário para a entrega do novo projeto, findando no último dia útil do primeiro mês do semestre letivo seguinte, quando passará pelo processo normal de avaliação. O aluno poderá trocar de orientador a qualquer momento, mesmo depois de entregue o projeto de pesquisa, respeitando as condições, a saber: a. ter encontrado outro orientador que o aceite, mantendo-se o tema; b. que o novo orientador aceite a avaliação anterior acerca do projeto de pesquisa, caso este já tenha sido entregue Da avaliação do Projeto de Pesquisa Fica, a cargo do professor titular da disciplina de Projeto de Pesquisa Aplicado a TI, a formação de uma banca de qualificação com, no máximo quinze minutos de duração, em que o aluno, o orientador e um dos professores auxiliares de coordenação do TCC discutirão as correções de rumo a que o projeto dever-se-á submeter. Página - 13 /57.

14 Nos casos em que o orientador não autorizar o depósito do projeto, a nota do aluno atribuída pelo orientador será inferior a 5,0 (cinco). O projeto será reapresentado até o fim do primeiro mês do semestre letivo seguinte, submetendo-se a nova avaliação, esta sim irremediavelmente reprobatória. Em caso de reprovação definitiva, o aluno deverá mudar de tema e de orientador para reiniciar o processo. Serão julgados os seguintes quesitos: a) Coerência temática (25%); b) Revisão bibliográfica (25%); c) Plano Metodológico (25%); d) Aspectos formais (25%) Do depósito do TCC Desde que autorizado o depósito por parte do orientador, até dez dias antes da data final de entrega, a monografia deverá ser entregue a Coordenação do TCC conforme cronograma a ser afixado no quadro mural da Coordenação do Curso de Redes. Este prazo não poderá exceder cinco semanas antes do fim do semestre letivo, de tal forma que o departamento possa distribuir os trabalhos entre os membros das bancas, concedendo-lhes tempo para os lerem, bem como prazo para sua realização. Sua entrega far-se-á em três vias impressos em espiral e capas flexíveis, além de uma cópia eletrônica em formato DOC Office 2007, em CD inviolável. Da mesma forma que para o projeto de pesquisa, se houver planilhas dinâmicas ou software demonstrativo, além de figurar no CD descrito acima, deverá ser encartado na contracapa de cada um dos volumes impressos. Caso a monografia seja disponibilizada para consulta, após avaliação da banca examinadora, o aluno deverá entregar novo CD e uma cópia em capa dura na cor preta e escrito em dourado, com as respectivas alterações recomendadas pela banca TCCs não autorizados pelo orientador Não havendo autorização do depósito o aluno terá a prerrogativa de entregar a monografia até o último dia útil do primeiro mês letivo do semestre subsequente. Página - 14 /57.

15 O orientador deverá autorizar o novo depósito da monografia até dez dias antes do prazo, sem o que o aluno não poderá fazer a sua entrega ao Coordenador do TCC. Caso o aluno não cumpra os prazos pré estabelecidos acima, bem como não seja autorizado o depósito da monografia por parte do orientador, o aluno estará automaticamente reprovado. Neste caso deverá matricular-se, sem o que nada se poderá registrar a seu respeito. Deverá ainda trocar de orientador para dar sequência ao desenvolvimento da sua monografia mantendo o tema Da avaliação dos TCCs Os trabalhos serão avaliados por uma banca examinadora composta por três membros que atribuirão nota única e indivisível, podendo declarar o trabalho como disponível ou não para consulta ou publicação. A formação da banca examinadora será proposta pelo orientador, ficando sob a responsabilidade da Comissão de TCC enviar os covintes aos membros, definido hora e local da defesa. A nota para aprovação é 7,0 (sete) e atenderá aos seguintes quesitos: a. Originalidade (10%); b. Complexidade (10%); c. Domínio prático do tema (15%); d. Conhecimento teórico (15%); e. Compatibilidade entre as conclusões e a proposta inicial do trabalho (30%); f. Apresentação (10%); g. Metodologia (10%). O discente disporá de até 30 minutos para apresentação e a banca examinadora de até 10 minutos para arguição e colocações, incluindo as respostas do aluno. Após a apresentação oral e arguição, os membros da banca examinadora se reunirão, sem a presença do aluno e do público, e deliberarão sobre a aprovação ou reprovação do TCC apresentado, comunicando a decisão, imediatamente ao estudante. A nota final da disciplina somente será atribuída e divulgada após a entrega da versão final do trabalho à Comissão do TCC. Página - 15 /57.

16 Da reprovação dos TCC A nota mínima para aprovação é 7.0 (sete). Caso não seja atingida, o trabalho estará reprovado. O aluno poderá manter tema e o orientador, reapresentando o trabalho em qualquer data do semestre seguinte, a contar de seu primeiro dia de aula, até a data estipulada para a entrega das demais monografias. Nesse caso, o aluno deverá depositar o trabalho mediante autorização do orientador, resguardando-se ao departamento sete dias para formar-se a banca e marcar-se sua data de apresentação Da reprovação (Recurso) Os alunos cujo trabalho tenha sido reprovado têm o direito a entrar com recurso junto à Coordenação do TCC. Esse recurso deverá ser apresentado por escrito dentro do prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de realização da Banca. Feito isso, o Coordenador analisará a procedência do pedido, determinando seu arquivamento definitivo ou, em caso de aceitação das justificativas, procederá da seguinte forma: Nomeará uma comissão com dois Professores não envolvidos com o trabalho e cadastrados no TCC, um dos quais podendo ser indicado pelo Orientador. Esta comissão terá um prazo de 30 dias corridos para manifestar-se de forma definitiva sobre o assunto Da Fraude Acadêmica O uso de trabalhos já realizados, nesta ou em qualquer outra instituição, assim como a incorporação na monografia (de forma literal) de qualquer texto, documento ou dado (integralmente ou em parte) sem indicação precisa da sua fonte (autor, instituição, site etc.) é considerada fraude acadêmica e será rigorosamente verificada de acordo com a Lei 9610/98 e a Lei 10406/01. Caso se confirme a fraude, o trabalho será automaticamente retirado do processo de avaliação sendo a sua Banca suspensa. Para avaliar o caso será constituída uma comissão de ética presidida pelo Coordenador do TCC que deverá analisar a extensão e a gravidade do plágio acadêmico e determinar as providências cabíveis. Página - 16 /57.

17 Nessa situação, o aluno estará sujeitos à aplicação das normas disciplinares previstas no Regulamento de Organização Didática (ROD) Da Graduação dos Trabalhos Todos os trabalhos aprovados ficarão disponíveis para consulta interna, ou seja, no acervo digital da biblioteca do Campus. Caso não se considerem aptos, os examinadores deverão, obrigatoriamente, elencar em seu parecer quais os erros que comprometeram a correção teórica e metodológica do trabalho, fazendo as devidas citações. Os trabalhos que tiverem nota acima de 9,0 (nove) obterão menção honrosa a ser aludida por ocasião da colação de grau, com certificado à parte a ser entregue pelo departamento diretamente ao aluno, com direito à publicação na página de produção científica do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Os indícios de fraude serão apresentados à coordenação do curso e ao Chefe de Departamento de Ensino (DE) para que se tomem as devidas providências disciplinares, posto que a reprovação será imediata Das Atribuições dos Discentes São atribuições dos discentes: a) Conhecer e cumprir as normas estabelecidas por este manual; b) Propor o tema do TCC, em conformidade com este Manual e em acordo com seu orientador; c) Escolher um professor orientador de TCC, com atuação em pesquisa ou ensino compatível com o tema proposto; d) Elaborar e submeter o Projeto de TCC, com anuência formal do orientador, respeitando os prazos estabelecidos no cronograma de TCC; e) Preencher e entregar, nos prazos estabelecidos, os documentos e/ou formulários descritos neste Manual à comissão de TCC; f) Desenvolver o TCC de forma responsável e com dedicação e cumprir o cronograma de execução descrito no projeto de TCC; Página - 17 /57.

18 g) Contatar periodicamente seu orientador, conforme cronograma definido em comum acordo com o mesmo; h) Seguir as recomendações do orientador e da banca examinadora; i) Sugerir juntamente com o orientador, a composição da banca examinadora do TCC; j) Defender em sessão pública o Trabalho de Conclusão de Curso, com anuência formal do orientador, nos prazos estabelecidos no cronograma do TCC; k) Comunicar ao orientador e à Comissão de TCC, por escrito, quaisquer alterações das atividades previstas. Página - 18 /57.

19 4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ABNT/NBR. Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) podem ser utilizadas como fonte de consulta à obtenção de informações complementares: NBR:6023:2000. Referenciação bibliográfica NBR:6024:1989. Numeração Progressiva NBR:6027:1989. Sumário NBR: Resumos NBR:10520:2001. Citações em documentos NBR:14724:2001. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Apresentação Gráfica Paginação Papel: formato A4, branco Margens do texto: Superior = 3 cm Esquerda = 3 cm Direita = 2 cm Inferior = 2 cm Cabeçalho e rodapé: os cabeçalhos não devem aparecer nas primeiras páginas dos capítulos, devem identificar nome e o número do capítulo em itálico, fonte times new roman, tamanho 10. Paginação: algarismos romanos minúsculos nas páginas preliminares, com exceção da página de rosto, que não deve ser numerada, porém contada; nas páginas do texto, algarismos arábicos, figurando no centro inferior da página. Elementos Preliminares Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos Resumo Abstract Índice/Sumário Sem numeração Sem numeração Sem numeração Numerada em alg. Romano I ou i Numerada em alg. Romano I ou i Numerada em alg. Romano I ou i Numerada em alg. Romano I ou i Numerada em alg. Romano I ou i Página - 19 /57.

20 Listas Elementos textuais Introdução Capítulos Conclusão Sugestões/recomendações Elementos pós-textuais Referências Bibliográficas Glossário Anexos Capa Final Numerada em alg. Romano I ou i Continuação da numeração em alg. Arábicos. Continuação da numeração em alg. Arábicos. Continuação da numeração em alg. Arábicos. Continuação da numeração em alg. Arábicos. Continuação da numeração em alg. Arábicos. Continuação da numeração em alg. Arábicos. Sem numeração Sem numeração Digitação Lado do papel: utilização apenas da frente do papel, com exceção da ficha catalográfica, que deve estar no verso da página de rosto. Fonte: times new roman, tamanho 12. Espaço entre linhas: 1,5 linhas, com exceção do resumo, notas de rodapé, citações textuais longas, legendas, referências bibliográficas e títulos, que devem ser apresentados em espaços simples. Tabulação: primeira linha espaço de 2,0 cm Títulos: alinhamento esquerdo Seção primária (capítulo) tamanho 18, negrito; Seções secundárias tamanho 16, negrito; Seções terciárias tamanho 14, negrito. Os títulos devem ter espaçamento de 12 pontos antes e 6 pontos depois e devem prevalecer as regras da gramática e da ciência (por exemplo em casos de nomes próprios e de símbolos químicos). Alinhamento: justificado. Página - 20 /57.

21 4.2. Partes do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) A apresentação formal do TCC divide-se em três partes: Preliminares Pré-textual Corpo do trabalho - Textual Parte referencial Pós-textual GLOSSÁRIO ANEXO APÊNDICE REFERÊNCIAS PÓS-TEXTUAIS TEXTUAIS CONCLUSÃO DESENVOLVI. INTRODUÇÃO LISTA ILUSTRAÇÕES ELEMENTOS PRÉ- TEXTUAIS SUMÁRIO ABSTRACT RESUMO AGRADECIMENTOS DEDICATÓRIA FLH DE APROVAÇÃO FOLHA DE ROSTO CAPA UNIVERISDADE TÍTULO NOME DO ALUNO LOCAL ANO LOCAL ANO Digitação Capa: deverá conter somente ano e local, poderá ser de capa dura ou encadernação com espiral. Folha de Rosto: (obrigatório) deve conter o nome da instituição, o autor, o título do TCC, submissão ao programa de pós-graduação e o título pretendido, o nome do orientador e co-orientador (se for o caso), o local, mês e ano da entrega. Página - 21 /57.

22 Ficha catalográfica: (obrigatório) deve aparecer no verso da página de rosto, contendo a referência bibliográfica do trabalho e palavras-chaves do assunto tratado. Folha de aprovação: (obrigatório) deve conter o nome da instituição, o autor, o título do TCC, a aprovação, data da aprovação e a banca examinadora, identificando o orientador. Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) A seguir tem-se os modelos que deverão ser seguidos Página - 22 /57.

23 TÍTULO DO TRABALHO (Título em Times New Roman negrito 18 centralizado) Nome do(s) Autor(es) (Em Times New Roman 14 negrito centralizado, menor que o título) Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, como parte dos requisitos necessários para obtenção do Título de Tecnólogo em Redes de Computadores. (Em Times New Roman 12, com parágrafo formatado em recuo esquerdo de 7,5 cm) Orientador: Prof. Nome do Orientador, Dr., ou Msc. Co-orientador: Prof. Nome do co-orientador, Dr. ou Msc. (se houver) CANINDÉ 2013 (letra Times New Roman tamanho 14 a 16, em negrito, menor que o título) Página - 23 /57.

24 Modelo de Ficha Catalográfica SILVA, Luiz de Oliveira. Um Estudo do sistema de produção XYZ através da avaliação de seus elementos fundamentais. Itajubá: UNIFEI, p. (Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá). Palavras-Chaves: Sistemas de Produção - XYZ Elementos Fundamentais Página - 24 /57.

25 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES TÍTULO DO TRABALHO (Times New Roman, 18 negrito todas maiúsculas e parágrafo centralizado) Nome do(s) Autor (es) (Times New Roman, 14 normal e parágrafo centralizado) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus CANINDÉ como parte integrante dos requisitos para obtenção do título de Tecnólogo em Redes de Computadores (Times New Roman, 12 normal e parágrafo justificado) Aprovado em: / / Nota: BANCA EXAMINADORA: (Nome do Orientador) (Nome do Primeiro examinador da Banca) (Nome do Segundo examinador da Banca) (Times New Roman, 12 normal e parágrafo justificado) Página - 25 /57.

26 Canindé, CE DEDICATÓRIA OU AGRADECIMDENTOS Formatado com recuo à esquerda em 5,0 cm. Agradeço aos meus pais pelo esforço, aos amigo X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Página - 26 /57.

27 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Sumário Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho. SUMÁRIO Dedicatória iii Agradecimentos iv Sumário v Resumo viii Abstract ix Lista de quadros x Lista de símbolos xi Lista de Abreviaturas xii 1. INTRODUÇÃO 1 1. Considerações Iniciais 1 2. Objetivo 3 3. Justificativa 4 4. Limitações 7 5. Estrutura do Trabalho REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Considerações Iniciais Abordagem do Método X Abordagem do Método Y Considerações Finais ESTUDO DE CASO Considerações Iniciais A Empresa Escolhida Coleta de dados Avaliação dos Resultados Considerações Finais CONCLUSÃO Conclusão Recomendações para Futuros Trabalhos 42 APÊNDICE 1 43 APÊNDICE 2 44 ANEXO A 45 ANEXO B 46 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 47 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 48 Página - 27 /57.

28 Resumo Elemento OBRIGATÓRIO, que consiste na apresentação sucinta dos pontos relevantes do assunto abordado. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho, através de em uma sequência de frases concisas e objetivas, que não deve ultrapassar 500 palavras. Logo abaixo do texto, devem constar, ainda, as palavras representativas do conteúdo do trabalho, ou seja, PALAVRAS-CHAVE e/ou descritores. Deve conter uma sentença descritiva de cada uma das partes da pesquisa (objetivos, metodologia, resultados e conclusões). Este texto deverá ocupar somente uma página e é elaborado quando já se concluiu o trabalho, sendo uma das últimas coisas a serem feitas. Quanto à redação do Resumo, ressaltamos: Usar sequência corrente de frases concisas e objetivas; Utilizar os descritores ou palavras-chave selecionadas; Empregar a voz ativa na terceira pessoa do singular; Evitar termos e frases que não contenham informações relevantes; Evitar adjetivação; Não fazer parágrafos, Não usar abreviaturas e, Não incluir referências bibliográficas. Exemplo de Resumo: RESUMO Este estudo tem como objetivo principal destacar a importância dos procedimentos do Marketing de Relacionamento no intuito de obter a fidelização do cliente. Para tanto, realiza-se a análise das estratégias de marketing direcionadas para estabelecer e prolongar os vínculos dos clientes com a empresa, destacando os aspectos não-econômicos, como a qualidade, atendimento, responsabilidade social. Com isso, demonstra-se que a satisfação do cliente pode ser obtida mediante poderosas ferramentas de marketing. Palavras-chave: Marketing de Relacionamento, Fidelização, Atendimento Abstract É o resumo escrito em outro idioma, pode ser inglês, francês, italiano ou espanhol Listas de Ilustrações Figuras: Elemento OPCIONAL que deve ser elaborado de acordo com a ordem das ilustrações apresentadas no texto, com cada item acompanhado do respectivo número da Página - 28 /57.

29 página. Cada tipo de ilustração (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros) deve constar em uma lista própria. Exemplo: Lista de Figuras Figura 1 - Estrutura da monografia Figura 2 - Capa com lombada horizontal Figura 3 - Capa com lombada vertical Figura 4 - Estrutura de um Projeto...31 Figura 5 - Capa com lombada horizontal Gráficos: Elemento OPCIONAL, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto e, se possível, nominalmente. Lista de Gráficos Gráfico 1: Crescimento Populacional no ano Gráfico 2: Crescimento da participação feminina na força de trabalho Gráfico 3: Mortalidade infantil no ano base Gráfico 4: Cyber crimes no ano de Tabelas: Elemento OPCIONAL, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto e, se possível, nominalmente. Lista de Tabelas Tabela 1: Crescimento Populacional no ano Tabela 2: Crescimento da participação feminina na força de trabalho.. 23 Tabela 3: Mortalidade infantil no ano base Tabela 4: Cyber crimes no ano de As tabelas suplementam o texto, com dados informativos, contendo palavras e/ou números. As figuras compreendem gráficos, diagramas, mapas, fotos, desenhos e outras ilustrações em geral. A indicação das ilustrações deve ser feita no texto:... mostrada na Figura ou... devido ao crescimento das exportações (Tabela 2.7)... Todas as ilustrações devem ser centralizadas na página e impressas em local tão próximo quanto possível de sua indicação no texto. O título deve ser breve, porém explicativo, devendo ser colocado centralizado abaixo das ilustrações e com espaço de 12 pontos em relação ao texto abaixo. Sua numeração deve ser feita por capítulo, onde o primeiro dígito, separado por ponto do segundo, refere-se ao número do capítulo. Exemplo: Figura 3.5 Evolução dos salários dos docentes Fonte: Mariano (1998) Página - 29 /57.

30 Abreviaturas e Siglas: Elemento OPCIONAL que consiste na elaboração de lista alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Quando forem usadas poucas siglas ou abreviaturas não há necessidade de elaboração de uma lista. Neste caso, a sigla ou abreviatura deve ser grafada, seguida da denominação correspondente escrita por extenso e nas aparições seguintes apenas a sigla ou abreviatura. Exemplo: IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística TCC Trabalho de Conclusão de Curso PMNF Prefeitura Municipal de nova Friburgo PMRJ Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Símbolos: Elemento OPCIONAL, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado 4.3. Corpo do Texto Textual LISTA DE SÍMBOLOS Arroba Copyright O corpo principal deverá conter uma introdução, uma descrição do tema da monografia, o seu desenvolvimento e as conclusões obtidas. Os capítulos existentes devem ser numerados em algarismos romanos ou arábicos. O texto deve ser descritivo e não conter símbolos matemáticos tais como:,,,, etc. Por exemplo: escrever: x+2=0 então x=-2...ou cos 1 para todo x sen x x. 2 2 em vez de: x 2 0 x 2...ou... cos x sen x 1 x. A enumeração das equações (centralizadas) será escrita entre parênteses referente a seqüência da equação no TCC Introdução Descrição ou formulação clara e simples do problema ou do tema. É a apresentação sintética do problema, a justificativa, objetivos, descrição da metodologia utilizada e referência aos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema (chama-se estado da arte do tema). Na seguinte ordem: Tema: apresentação rápida do tema Página - 30 /57.

31 Delimitação do Tema: limitação geográfica, espacial, temporal, financeira, etc. Justificativa: relevância do tema, capacidade de convencer sobre a importância do trabalho. Objetivo: visão do tema, o que seu trabalho pretender realizar. Definição dos termos e estado da arte: esclarecer termos e conceitos a serem estudados, descreve o que já existe sobre o tema. Metodologia: métodos de abordagem, procedimentos técnicas a serem utilizadas. O tema ou problema é o assunto, objeto da pesquisa. Pode ser identificado a partir de uma necessidade profissional ou curiosidade do pesquisador, sendo um desafio da própria teoria integrada com a prática. O tema deve ser delimitado. Exemplo: Marketing Um estudo da cadeia de distribuição, ou Marketing - Medida do desempenho da equipe de vendas, ou Marketing Comunicação integrada. A justificativa procura demonstrar o valor do estudo proposto, respondendo à questão: Por que pesquisar a respeito desse tema? A justificativa envolve a definição do tema, expõe o motivo, destacando a sua relevância sob o aspecto acadêmico. Inclui, ainda, a formulação do problema e a hipótese. O objetivo determina o que a monografia pretende apresentar. Metodologia engloba: Formulação do problema, proposição de suas razões ou causas, determinação das variáveis e indicação dos tipos de relação entre elas. O problema identifica a situação que se pretende resolver por meio da pesquisa. Explicitação dos procedimentos metodológicos incluindo a descrição das abordagens instrumentos de pesquisa (observação qualitativa, quantitativa, questionário, revisão bibliografia, etc.). Indicação do tratamento de dados e conclusões estatísticas, se for o caso. Seleção de sujeitos (universo e amostra), se for o caso. Informações sobre a coleta de dados (quantitativos, qualitativos e/ou bibliográficos) Desenvolvimento O desenvolvimento, ou corpo do trabalho, corresponde à parte mais extensa e principal da pesquisa. É a fundamentação lógica do trabalho cuja finalidade é expor, demonstrar e comprovar a tese ou hipóteses aventadas. Subdivide-se em Explicação, Discussão e Demonstração, visando à comunicação dos levantamentos e resultados do estudo, de forma clara e precisa. Inclui o levantamento da literatura pesquisada, a tabulação da pesquisa de campo (se houver), a interpretação dos dados e a análise dos resultados. Página - 31 /57.

32 Conclusão É a síntese dos argumentos desenvolvidos, mediante a demonstração lógica das deduções e inferências formuladas no corpo do trabalho. Deve definir o ponto de vista do autor. Sendo resultado do seu trabalho, é justo que traga sua marca pessoal, chegando a uma conclusão original, a uma interpretação ou conhecimento novos ou, simplesmente, a uma reformulação de conhecimentos existentes. Recapitula sinteticamente os objetivos e os resultados da monografia elaborada, evidenciando quais aspectos do trabalho foram comprovadas e por que. A apresentação e a análises dos dados, assim como a interpretação dos resultados. Deve indicar as limitações e considerações, apresentar a relação entre os fatos apresentados. Pode incluir as recomendações e sugestões de trabalhos futuros. Por último, duas considerações importantes sobre a conclusão: a primeira é de que devemos evitar o pleonasmo nas conclusões finais. Se forem conclusões, já são finais; a segunda é: se seu trabalho não for conclusivo, intitule a parte final de Considerações Finais Parte Referencial Pós-Textual Apêndices São partes extensivas ao texto, destacados deste para evitar descontinuidade na seqüência lógica das seções ou capítulos, com a finalidade de complementar, esclarecer, provar ou confirmar idéias expressas no texto, relevantes ou necessárias à sua maior compreensão. O apêndice é um documento autônomo do próprio autor que visa a complementar a argumentação principal do estudo (NBR 6022). Os apêndices devem estar posicionados após as conclusões e antes das referências bibliográficas, sendo contados e numerados em seqüência ao corpo do trabalho. Os apêndices devem ser identificados através de números e seus respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Utiliza-se letra tamanho 12 e em negrito, conforme os exemplos: APÊNDICE I Avaliação dos processos produtivos APÊNDICE II Avaliação das células produtivas da seção três. Ou APÊNDICE A Tabela de preços APÊNDICE B Modelo de questionários Página - 32 /57.

33 Referências Bibliográficas Devem ser iniciadas em frente de folha e posicionadas imediatamente após aos apêndices e antes dos anexos, quando existirem. A referência bibliográfica é um conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. Sua apresentação deve seguir a NBR 6023 da ABNT. As referências bibliográficas devem ser relacionadas em ordem alfabética. A segunda linha da referência deve estar logo abaixo da quinta letra, ou seja formatado com deslocamento de 1,0 cm ver exemplo abaixo: ABRAHAM, R., MARSDEN, J.E., RATIU, T., 1988, Manifolds, Tensor Analysis, and Applications. 2 ed. New York, Springer-Verlag. Quando a referência tiver até três autores, mencionam-se todos, na ordem em que aparecerem na publicação. Caso haja mais de três autores, mencionam-se até os três primeiros seguidos da expressão "et al.". Nas citações no corpo do texto, a expressão "et al." é utilizada para todos os trabalhos com mais de dois autores. COM 1 AUTOR GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. 6.ed. Niterói:EDUFF, COM 2 AUTORES DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico. São Paulo:Atlas, COM 3 AUTORES PASSOS, L.M.M.; FONSECA, A.; CHAVES,M. Alegria de saber: matemática. São Paulo : Scipione, MAIS DE TRÊS AUTORES URANI, P. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília:IPEA, AUTOR/INSTITUIÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de normas de documentação. Rio de Janeiro, Diversas informações devem ser dadas de acordo com o tipo de publicação, como veremos a seguir, sendo que algumas delas devem ser grifadas. No que se segue, entenda-se por grifado como sendo em itálico, sublinhado ou em negrito, devendo uma única opção de grifo ser adotada para todas as referências. Além do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), as informações que devem figurar são: PARA LIVROS Página - 33 /57.

34 Título (grifado) Edição ( 1 a, 2 a, etc. ) Local Editora Ano da publicação Exemplos: ABRAHAM, R., MARSDEN, J.E., RATIU, T., 1988, Manifolds, Tensor Analysis, and Applications. 2 ed. New York, Springer-Verlag. ou [1] ABRAHAM, R., MARSDEN, J.E., RATIU, T., Manifolds, Tensor Analysis, and Applications. 2 ed. New York, Springer-Verlag, PARA ARTIGOS EM PERIÓDICOS Título do artigo, entre aspas Nome do periódico (grifado) Volume Número Páginas inicial e final do artigo, após a abreviatura pp. Ano da publicação IESAN, D., 1996, "Existence Theorems in the Theory of Mixtures", Journal of Elasticity, v. 42, n. 2 (Feb), pp ou [2] IESAN, D. "Existence Theorems in the Theory of Mixtures", Journal of Elasticity v. 42, n. 2, pp , Feb PARA RELATÓRIOS DE PESQUISA Título (grifado) In: identificação da procedência do relatório (só use In quando o relatório tiver mais de um trabalho) Ano da publicação Exemplos: GARRET, D. A., 1977, The Microscopic Detection of Corrosion in Aluminum Aircraft Structures with Thermal Neutron Beams and Film Imaging Methods. In: Report NBSIR , National Bureau of Standards, Washington, D. C. MAESTRELLO, L., 1976, Two-Point Correlations of Sound Pressure in the Far Field of a Jet: Experiment, NASA TM X ou [3] GARRET, D. A., The Microscopic Detection of Corrosion in Aluminum Aircraft Structures with Thermal Neutron Beams and Film Imaging Methods. In: Página - 34 /57.

35 Report NBSIR , National Bureau of Standards, Washington, D.C., [4] MAESTRELLO, L. Two-Point Correlations of Sound Pressure in the Far Field of a Jet: Experiment, NASA TM X-72835, PARA ARTIGO EM ANAIS Título do artigo, entre aspas In: anais do congresso... (grifado) volume Páginas inicial e final do artigo, após a abreviatura pp. Local Mês e ano da publicação Exemplos: GURTIN, M. E., 1977, "On the nonlinear theory of elasticity". In: Proceedings of the International Symposium on Continuum Mechanics and Partial Differential Equations: Contemporary Developments in Continuum Mechanics and Partial Differential Equations, pp , Rio de Janeiro, Aug. ou [5] GURTIN, M. E. "On the nonlinear theory of elasticity". In: Proceedings of the International Symposium on Continuum Mechanics and Partial Differential Equations: Contemporary Developments in Continuum Mechanics and Partial Differential Equations, pp , Rio de Janeiro, Aug PARA ARTIGO EM CONGRESSO SEM PUBLICAÇÃO EM ANAIS Título do artigo, entre aspas Nome do congresso (grifado) Número do artigo Local Mês e ano da publicação Exemplos: BERNUSSI, A. A., IIKAWA, F., MOTISUKE, P., et al., 1990, "Photoreflectance characterization of -doped p-gaas". International Conference on Modulation Spectroscopy, , San Diego, California, USA, March. ou [6] BERNUSSI, A. A., IIKAWA, F., MOTISUKE, P., et al., "Photoreflectance characterization of -doped p-gaas". International Conference on Modulation Spectroscopy, , San Diego, California, USA, March PARA ARTIGO EM LIVRO ( SÉRIE ) Título do artigo, entre aspas Página - 35 /57.

36 Exemplos: In: título do livro (grifado) Volume Título da série (grifado) Editora Páginas inicial e final do artigo, após a abreviatura pp. Ano da publicação COWIN, S. C., 1987, "Adaptive Anisotropy: An Example in Living Bone". In: Non- Classical Continuum Mechanics, v. 122, London Mathematical Society Lecture Note Series, Cambridge University Press, pp ou [7] COWIN, S. C. "Adaptive Anisotropy: An Example in Living Bone". In: Non- Classical Continuum Mechanics, v. 122, London Mathematical Society Lecture Note Series, Cambridge University Press, pp , PARA CAPÍTULO EM LIVRO : Título do capítulo, entre aspas In: editor do livro, editor ou editores Título do livro (grifado) Edição Capítulo Local Editora Ano da publicação Exemplos: EDWARDS, D. K., 1976, "Thermal Radiation Measurements". In: Eckert, E.R.G., Goldstein, R.J. (eds), Measurements in Heat Transfer, 2 ed., chapter 10, New York, USA, Hemisphere Publishing Corporation. ou [8] EDWARDS, D. K., "Thermal Radiation Measurements". In: Eckert, E.R.G., Goldstein, R.J. (eds), Measurements in Heat Transfer, 2 ed., chapter 10, New York, USA, Hemisphere Publishing Corporation, PARA TESE Título (grifado) Grau M.Sc./ D.Sc. Instituição Local Ano da defesa Exemplos: Página - 36 /57.

37 TUNTOMO, A., 1990, Transport Phenomena in a Small Particle with Internal Radiant Absorption. Ph.D. dissertation, University of California at Berkeley, Berkeley, California, USA. PAES JUNIOR, H. R., 1994, Influência da Espessura da Camada Intrínseca e Energia do Fóton na Degradação de Células Solares de Silício Amorfo Hidrogenado. Tese de D.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ou [9] TUNTOMO, A., Transport Phenomena in a Small Particle with Internal Radiant Absorption. Ph.D. dissertation, University of California at Berkeley, Berkeley, California, USA, [10] PAES JUNIOR, H. R., Influência da Espessura da Camada Intrínseca e Energia do Fóton na Degradação de Células Solares de Silício Amorfo Hidrogenado. Tese de D.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, REVISTA SILVA, M.A. A controvérsia na administração. Administração, v.3, n.1, p.23-28, maio, Revista Latino-americana de JORNAL COM AUTORIA LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Folha de São Paulo, 28 jun Folha Turismo, Caderno 8, p.13. JORNAL SEM AUTORIA LAGOS andinos dão banho de beleza. O Estado de São Paulo, 02 de maio Caderno Cultural, p.14. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS Com autoria SILVA, L.M. Crimes na era digital. Net, Rio de Janeiro, Nov Seção Ponto de Vista. Disponível em: Acesso em: 28 nov Sem autoria WINDOWS 98 : o melhor caminho para a atualização. PC World,São Paulo, n.75, set Disponível em: Acesso em: 10 set Lista de Discussão BIOLINE Discussion List. List maintained by the Bases de Dados.Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br E.Mail ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem Recebida por mtmendes@uol.com.br em 26 jan Base de Dados Página - 37 /57.

TÍTULO DA TESE. Nome do Autor Sobrenome

TÍTULO DA TESE. Nome do Autor Sobrenome TÍTULO DA TESE Nome do Autor Sobrenome Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos

Leia mais

Estrutura, Formatação e Apresentação de Teses e Dissertações Geofísica CPG-ON-MCT

Estrutura, Formatação e Apresentação de Teses e Dissertações Geofísica CPG-ON-MCT Coordenação de Pós-Graduação Observatório Nacional Ministério da Ciência e Tecnologia Estrutura, Formatação e Apresentação de Teses e Dissertações Geofísica CPG-ON-MCT Comissão de Pós-Graduação Atualizada

Leia mais

Anexo a Norma* para a Elaboração Gráfica do PROJETO DE GRADUAÇÃO

Anexo a Norma* para a Elaboração Gráfica do PROJETO DE GRADUAÇÃO Anexo a Norma* para a Elaboração Gráfica do PROJETO DE GRADUAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA/UFRJ Aprovada pela Comissão de Coordenadores em 2006 (Primeira revisão em Novembro de 2009) (Segunda revisão em julho

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

TÍTULO DA TESE OU DISSERTAÇÃO. Nome do Autor Sobrenome

TÍTULO DA TESE OU DISSERTAÇÃO. Nome do Autor Sobrenome TÍTULO DA TESE OU DISSERTAÇÃO Nome do Autor Sobrenome Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geofísica do Observatório Nacional/MCTI, como parte dos requisitos necessários

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC... 3 2 DA COORDENAÇÃO... 4 3 DO PROJETO DO TCC...

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se atividade

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade da Cidade de Santa Luzia - 2014 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º -O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos contribuir

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO UFES COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO

CENTRO TECNOLÓGICO UFES COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO UFES COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO O Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental, em reunião de 26 de agosto de 2011, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO Orientações para elaboração e defesa do projeto O projeto de pesquisa será apresentado na disciplina de Seminário II, no seguinte formato: O projeto deverá

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA)

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito dos Cursos de Graduação da Faculdade Santa Terezinha CEST, o Trabalho de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA Alta Floresta/2010 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC 3 2 DA COORDENAÇÃO 4 3 DO PROJETO DO TCC 4 4

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Manual_Laboratórios_Nutrição

Manual_Laboratórios_Nutrição 1 1. Informações Gerais Conforme os fundamentos filosóficos que orientam o Projeto Pedagógico quanto ao Bacharelado em Nutrição das Faculdades INTA, será necessária a elaboração, pelo aluno, de um Trabalho

Leia mais

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas a Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Relações Internacionais

Leia mais

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Biblioteca Normas para elaboração do TCC O que é um Trabalho de Conclusão de Curso? O TCC, é um trabalho acadêmico feito sob a coordenação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADES GAMMON 2 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino Endereço CEP Cidade Estado Segundo Autor e-mail

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Capítulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º. A monografia é exigida nos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme resolução nº 1 de 3 de abril de 2001 do CNE/CES (Conselho Nacional

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS

Leia mais

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)

Leia mais

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aula inaugural 15-03-12 Prof. Conrado Rodrigues (Coordenador da disciplina) e-mail: crodrigues@civil.cefetmg.br ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Criada em 1933

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Criada em 1933 Orientações e Regras para elaboração TCCs - PÓS-GRADUAÇÃO As orientações que se seguem são válidas para todos os cursos de Pós- Graduação da Fespsp. A apresentação de trabalhos acadêmicos é normalizada

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA

Leia mais

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO N o 002/2014-FACIN, DE 08 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos e normas quanto aos requisitos necessários

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Andersown Becher Paes de Barros * Ideraldo Bonafé ** RESUMO Este trabalho apresenta

Leia mais

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA Chamada de Trabalhos para as

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Faculdade de Tecnologia de Americana Curso Superior de Tecnologia em Logística REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Americana, SP 2015 SUMÁRIO 1 SOBRE O TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Câmpus Concórdia Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Leia mais

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS MONOGRAFIA Trata-se de uma construção intelectual do aluno-autor que revela sua leitura, reflexão e interpretação sobre o tema da realidade. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob

Leia mais

ANEXO II - Trabalho de conclusão de curso (TCC)

ANEXO II - Trabalho de conclusão de curso (TCC) ANEXO II - Trabalho de conclusão de curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) compreende a elaboração de trabalho de caráter individual teórico, projetual ou aplicativo, com observância de exigências

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA!

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA! CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO REVISTA DiCA! Biblioteca - FAAG Tel. (14) 3262-9400 Ramal: 417 Email: biblioteca@faag.com.br http://www.faag.com.br/faculdade/biblioteca.php

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Finalidade de um Artigo Científico Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE DIREITO

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE DIREITO PORTARIA N Institui normas para elaboração, apresentação e divulgação de monografia final no curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau-FMN- João Pessoa. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES DISPOSIÇÕES GERAIS ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA Art. 1º. Este regulamento define os procedimentos referentes à elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1. Das Disposições Preliminares Art. 1 o. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1 º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição de TCC na Secretaria da FTT 2 Anexo A - Estrutura Padrão

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA Regulamento do TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA Regulamento do TCC ANEXO A TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE Nome do Aluno: Matricula: Título do TCC CONCLUSAO DE CURSO (TCC) Solicito que seja designado como meu Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013 PPGLET. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, da Universidade RESOLVE:

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013 PPGLET. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, da Universidade RESOLVE: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2013 PPGLET Estabelece os procedimentos para o Exame de Qualificação para os discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade Mestrado O Colegiado

Leia mais

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10.

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10. REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E FICHA DE INSCRIÇÃO 1- NORMAS GERAIS LEIA ATENTAMENTE Poderão participar da APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: I- Alunos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2012 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE CAPÍTULO I Da Natureza e dos Objetivos Art. 1. Com base no disposto no Art. 77 do Regulamento da Graduação da Universidade

Leia mais

Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I

Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I Regulamento específico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e julgamento de monografia,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II Presidente Prudente 2009 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1. o - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Estabelece normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em

Leia mais

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC);

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC); Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fixados no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação da Faculdade Sequencial, e dá outras providências: O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, no uso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2013 1 REGIMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Apresentação:

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II)

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) PROFESSOR: EDUARDO OLIVEIRA TELES 2011 FORMATAÇÃO GERAL DO TEXTO Margens:

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento estabelece as normas relativas às disciplinas Trabalho

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO O Curso Técnico em Meio Ambiente estabeleceu em seu Plano de Curso a realização do Estágio Curricular Obrigatório. De acordo

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) 2004 S U M Á R I O 1 CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS....3 2

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CAMPINA GRANDE 2015 1 DISSERTAÇÃO A defesa pública da dissertação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Período de submissão de resumos expandidos: 06/06/2014 a 22/08/2014 (até às 21

Leia mais

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto.

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Pré-texto Capa Folha de Rosto Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Sumário Texto

Leia mais

2.1. A Coordenação do curso de Relações Internacionais é o órgão encarregado de administrar as atividades referentes à elaboração das monografias.

2.1. A Coordenação do curso de Relações Internacionais é o órgão encarregado de administrar as atividades referentes à elaboração das monografias. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015

II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015 II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015 A Diretoria Acadêmica da, no uso de suas atribuições, torna pública a alteração do período de realização da II Jornada do Conhecimento,

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais