Concreto + PVC. Editorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concreto + PVC. Editorial"

Transcrição

1 Editorial Concreto + PVC Uma resina termoplástica leve, resistente e extremamente versátil envolve a rigidez e o vigor do concreto, revolucionando diversos conceitos no canteiro de obras. Essa novidade nem é tão nova assim é o destaque deste suplemento. Falamos dessa mistura de concreto e PVC, desenvolvida há mais de 25 anos no Canadá e muito utilizada em outros países. O sistema construtivo Concreto-PVC está construindo sua história no Brasil. Ele vem se somar a outras tecnologias e envolve empresas de grande porte, como a Braskem, fabricante de termoplásticos e fornecedora dessa matéria-prima para outras duas grandes do setor de PVC: a Royal Technologies do Brasil e a Vipal. Que não se assustem os desinformados com a simplicidade da proposta: o sistema representa um grande salto qualitativo em obras de cunho social, como projetos habitacionais para comunidades de baixa renda, banheiros públicos, estações compactas para tratamento de esgoto, postos de saúde avançados e outras diversas aplicações. O sistema construtivo é constituído por perfis modulares de PVC de encaixe perfeito, cuja leveza e simplicidade de montagem torna o processo absolutamente inovador. Seu miolo é preenchido por concreto e aço. A facilidade de incorporar instalações elétricas e hidráulicas, bem como a possibilidade de futuras ampliações e variadas respostas de acabamento, quando desejado, dão flexibilidade e versatilidade ao Concreto-PVC. A tecnologia embarcada envolve todos os avanços científicos pelos quais os dois materiais passaram. Desde sua descoberta pelo químico alemão Justus Von Liebig, em 1835, o PVC tem se mostrado eficiente pela estanqueidade, facilidade de higiene da superfície, resistência mecânica, durabilidade e elevada resistência química. O concreto, por sua vez, também tem passado por constantes melhorias técnicas. É possível obter alta performance técnica de um dos materiais mais versáteis de que se tem notícia. Essa união faz do Concreto-PVC um sistema construtivo do futuro, uma alternativa eficiente para um mercado em franca expansão. Que ninguém duvide. O sistema Concreto-PVC foi apresentado com sucesso em Alagoas. Expediente Supervisão: Luciano Nunes - Coordenação: Carlos Felipe de Almeida Nobre - Textos: Fred Paredes - Edição: Vanda Maria Mendonça (MTb n ) - Designers: Maurício Colombo, Rogério Oliveira - Fotos: Divulgação

2 Conceito Casamento perfeito Dois materiais, um sistema. O casamento do concreto com o PVC consolida-se como importante sistema construtivo. O sistema construtivo Concreto-PVC nasceu da junção de dois importantes materiais, já consagrados pela construção civil: o concreto e o PVC. Leves e modulares, os perfis de PVC são unidos por um sistema perfeito de encaixe, compondo um desenho que remete às fôrmas convencionais de madeira usadas em concretagem (porém, diferentemente destas, não serão removidas). O interior dessa estrutura, cuja espessura varia de acordo com a destinação paredes externas com função estrutural ou divisórias internas, é então preenchido pelo concreto, tornando-se autoportante (com rigidez mecânica suficiente para se sustentar com apoio em uma só extremidade). Todo o cabeamento elétrico e as instalações hidráulicas são incorporadas aos perfis por meio de conduítes ou perfis especiais. O sistema permite futuras ampliações e variadas respostas de acabamento quando desejado, tornando-o versátil e flexível. A rapidez de instalação, a limpeza na obra e a economia em escala estão entre as diversas vantagens desse sistema. Visão do cliente O engenheiro Guilherme Guaragna, da Petroquímica Paulinia, que acompanha a obra com a Odebrecht, é um dos adeptos da nova tecnologia por entender que ela se adequou perfeitamente ao modo de vida dos brasileiros, após a conquista do mercado europeu e norte-americano. O sistema construtivo Concreto-PVC começou a ganhar espaço no Brasil a partir deste milênio, sentencia. Guilherme Guaragna Água + Sal Eletrólise Soda Cáustica e Hidrogênio Resina de PVC: 57% de cloro e 43% de eteno Salmoura Destilação Cloro Mistura PVC + Aditivos Petróleo Eteno O caminho do PVC Após serem submetidas a um processo de polimerização, as moléculas de MVC formam outra muito maior o poli cloreto de vinila (PVC), um Composto de PVC pó branco muito fino. Esse plástico contém 43% de eteno (derivado do petróleo), mas a maior parte de seu peso (57%) provém do cloro (derivado do cloreto de sódio encontrado no sal marinho).

3 Conceito Segundo ele, o sistema foi inicialmente desenvolvido para algumas regiões do planeta nas quais as condições climáticas e o custo da mão-de-obra eram impeditivos para o cumprimento de um prazo razoável de construção. O Concreto-PVC está ganhando espaço no Brasil por se caracterizar como um sistema mais rápido, utilizando mão-de-obra reduzida, além de ser mais competitivo em termos econômicos, uma vez que reduz encargos financeiros e também o custo final da obra. Guaragna sabe do que está falando. A Petroquímica de Paulínia onde atua como Dir. Superintendente e trabalha em conjunto com a construtora Odebrecht, é responsável pelas obras de ampliação de um pólo produtor de polipropileno, provavelmente a maior unidade em operação na América Latina. Montagem e limpeza do sistema Concreto-PVC em Paulínia. Um dos principais quesitos era o tempo dedicado à edificação; o engenheiro Santiago Iglesias Lago, que acompanhou a obra de perto, ficou impressionado com essa solução: usamos um tempo 60% a 70% inferior ao de uma versão convencional, comemora o engenheiro, que destacou ainda a limpeza no canteiro. Como esse sistema não produz entulho e trabalha-se com um número reduzido de funcionários, isso se reverte em uma grande economia. Vista aérea dos prédios auxiliares da Petroquímica Paulínia, interior de São Paulo, com m 2 de área.

4 Conceito Experiência no Sul O pioneiro a utilizar essa tecnologia no Brasil foi o arquiteto Ronaldo Rezende, atual presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). Há seis anos, Rezende se envolveu na pesquisa de novas tecnologias para a construção de residências unifamiliares. Nos Estados Unidos, conheceu o processo de construção com blocos de EPS preenchidos com concreto celular (um tipo leve, formado a partir da uma mistura de aglomerantes e agregados finos). No México, Rezende conheceu as construções feitas com componentes pré-fabricados de concreto da Casas Geo, construtora mexicana desenvolvedora desse processo e, finalmente, visitou a fábrica da Royal Tecnologies, em La Plata, Argentina. Foi lá que tomamos conhecimento do sistema construtivo Concreto-PVC, conta o arquiteto. Esse foi o sistema escolhido pelo profissional para a construção de um condomínio residencial na cidade de Canoas, vizinha de Porto Alegre (RS), em terreno da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O projeto era constituído por 150 residências, com infraestrutura de lazer Ronaldo Resende composta por um grande salão de festas equipado com cozinha e vestiários, além da portaria de acesso, tudo executado com a mesma tecnologia, lembra Rezende. Apesar da obra ser realizada em aproximadamente 30 meses, ele se viu impressionado pelo processo construtivo em si muito simples, se comparado ao convencional, tanto pela velocidade de execução quanto pelo ganho de custo. Por essas razões, acredito que esta tecnologia tem ainda muito futuro. Residencial construido no sistema Concreto-PVC, Canoas - RS Posto bancário: sistema agiliza construção.

5 Aplicações Melhor desempenho A parceria entre o concreto e o PVC. Se o crescimento do sistema construtivo Concreto-PVC depender apenas do sucesso de suas aplicações, sem dúvida já conta com importantes aliados. O avanço das tecnologias da construção nos brinda com a associação de dois dos materiais mais imprescindíveis de nossa área, sinaliza o presidente nacional do IAB, arquiteto Gilberto Belleza. Por ser uma solução modular, permite uma rica diversidade na sua aplicação, garantindo a grande qualidade dos dois materiais empregados. Enquanto os desenvolvedores do PVC comemoram mais uma solução do material destinada à construção civil, vem do concreto o parceiro essencial no recheio desse bolo o aval necessário para assegurar desempenho ao sistema. Não fazemos nada sozinhos. Precisamos agregar uma série de outros materiais, para montar um sistema construtivo, afirma Renato Giusti, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland. Giusti lembra que o setor ainda depende de uma mão de obra qualificada, pois não adianta ter bons produtos se não soubermos utilizálos. Queremos nos aliar com produtos e instituições que pensem da mesma maneira, com objetivos próximos daquilo que consideramos Renato Giusti ideal. Empresas comprometidas com projetos de sustentabilidade e com matériasprimas para preservação do meio ambiente, sentencia o executivo. Para ele, o maior ponto que o sistema marca é o fato de privilegiar a população de baixa renda, pois atende edificações de até quatro andares com sua infra-estrutura embarcada, como saneamento básico. Além disso, tem ótima apresentação estética, complementa. Logística O sistema não está restrito aos gabinetes. Wagner Lopes, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), fala que o desenvolvimento do Concreto-PVC tem a seu favor a logística adequada das empresas fabricantes do material, viabilizando a distribuição do sistema em território nacional. As empresas associadas à Abesc possuem tecnologia para desenvolver qualquer tipo de concreto, como os leves e os auto-adensáveis obtidos por meio da ação de superplastificantes, proporcionando maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Isso garante o atendimento de qualquer projeto em qualquer lugar. Conjunto Habitacional de cinco pavimentos construida com sistema Concreto-PVC, México. A nova tecnologia pretende atender a grande demanda da construção civil após o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na visão das empresas que lidam com o concreto no seu dia-a-dia. Ela chega num momento muito propício para a engenharia nacional. O boom que viveremos nos próximos anos vai se fortalecer à medi-

6 Aplicações Preenchimento do sistema na obra da Petroquímica Paulinia da que o mercado tiver soluções que viabilizem novos empreendimentos, declara Carlos Eduardo Regattieri, técnico da Engemix. Regattieri ressalta a grande rede de parceiros selecionados, especializados em vários sub-sistemas, para garantir o desempenho dos empreendimentos. A Engemix faz parte dessa equipe e acredita no grande potencial dessa solução. O desenvolvimento e aplicação dos traços de concreto deve observar as características da fôrma. Em Paulínia, onde estamos executando uma obra de edifícios auxi- Carlos Eduardo Regattieri liares da Petroquímica Paulínia S.A. com o sistema Concreto PVC, os resultados têm sido encorajadores. Aplicação industrial do sistema Concreto-PVC, Argentina

7 Aplicações Praticidade e economia Programas habitacionais, banheiros para população carente, estações de tratamento de esgoto, postos de saúde... Regiões de difícil acesso, ocupadas por comunidades socialmente menos favorecidas, sempre foram pontos críticos para a implementação de programas adequados de saúde, educação e saneamento básico ou pelo menos eram, até o surgimento desta alternativa construtiva. O sistema construtivo Concreto-PVC veio preencher uma importante lacuna em segmentos carentes de novas tecnologias. reduzido drasticamente: para se ter uma idéia, os banheiros em alvenaria necessitam de manutenção após dois anos de implantados, enquanto esta tecnologia nos dá uma garantia de fábrica de 20 anos, comemora. Já os custos de implantação compatíveis com os dos banheiros de alvenaria foram decisivos para essa escolha, afirma o engenheiro. Um bom exemplo desse uso aconteceu na cidade de Vitória (ES), cuja prefeitura elaborou estudo para implantar, em grande escala, banheiros públicos em Concreto-PVC. O governo municipal formalizou um convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) da ordem de R$ 500 mil para a construção de 175 banheiros nos morros da cidade, que estão sendo implantados nas aldeias indígenas de Aracruz, Três Palmeiras, Irajá Caieiras Velha, Pau-Brasil, Comboios e Piraquiaçu, além dos municípios de Vitória, Jerônimo Monteiro e Vila Valério. O módulo conta com as seguintes peças: um vaso sanitário de louça com tampa e caixa de descarga; um chuveiro de plástico; um lavatório de plástico; um reservatório de polipropileno com capacidade para 310 litros, acompanhado de tampa e suporte metálico. Um dos detalhes que mais atraiu a atenção de Marcos Resende, engenheiro Marcos Resende da Funasa, foi a aplicabilidade da solução. A logística para construção em locais de difícil acesso é bem mais simplificada e a construção não precisa de mão-de-obra especializada, além das vantagens que consideramos principais, que são a higienização do material, resistência e durabilidade, afirma. Um dos principais ganhos com o sistema, contudo, é a produtividade e o baixo custo. Um deles, o de concervação, é Saneamento básico Banheiros instalados em Vila Valério, Vitória: saneamento para todos. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e especialista em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), Ricardo Franci tem uma perspectiva bastante otimista sobre o uso do sistema construtivo Concreto-PVC no saneamento. Atualmente, cerca de 30% da população brasileira conta com sistemas completos de esgotamento sanitário

8 Aplicações (coleta, transporte, tratamento e disposição final). Neste contexto de carência quase que absoluta, as tecnologias de depuração de esgoto ditas simplificadas, apropriadas, naturais ou alternativas assumem um status privilegiado, afirma o docente. Franci comenta a importância das estações de tratamento de esgoto compactas enquanto alternativas de grande interesse, principalmente em regiões densamente urbanizadas. Isso vale para as áreas onde técnicas convencionais de engenharia civil são dificilmente aplicáveis, como solos de má qualidade, lençol freático elevado, topografia desfavorável, etc. As novas estações de tratamento de esgoto são montadas com perfis pré-fabricados de PVC, sendo transportadas já de acordo com a montagem in loco. Em outras regiões do Brasil, mais de 100 ETEs foram construídas com base nessa tecnologia, atendendo a uma população de mais de um milhão de pessoas. A principal ETE de San José, capital da Costa Rica, com capacidade de tratamento para 2,4 milhões de habitantes, foi projetada com base na tecnologia da ETE da UFES. O mesmo ocorreu com relação à ETE da cidade de Ajman, nos Emirados Árabes, que atende a 300 mil habitantes. Há alguns projetos financiados pelo Banco Mundial no Camboja, no Vietnã e na Tailândia, ilustra Franci. que, além de ficar menor, tem seu tempo de duração significativamente abreviado. Isso respeita as peculiaridades desse nicho de mercado para pequenas localidades, nas quais há grandes deficiências de infra-estrutura, finaliza. Saúde pública O que esperar de um material destinado à área de saúde? A versatilidade, higiene e a alta qualidade, no mínimo. Somente nesse caso, o PVC é utilizado na fabricação de tubos endotraqueais, bolsas de soro, catéteres cardiovasculares, tubos que saem do coração do paciente e levam o sangue até a máquina de circulação extra-corpórea, sondas e equipamentos de alimentação enteral, cânulas de perfusão e ponteiras para micropipetadores, equipamentos para soro, além de ser o único material usado para fabricação de bolsas de sangue. Por isso, o setor de saúde é um dos que mais apóiam a utilização do Concreto-PVC, enquanto sistema construtivo para centros médico-hospitalares: o sistema é de fácil limpeza, baixa manutenção e, principalmente, imune à contaminação. Posto de Saúde da Família: rapidez de execução de obra social. O sistema se adequa a estações compactas de tratamento de esgoto. Há mais vantagens agregadas. Por exemplo, a simplicidade construtiva e operacional da estação de tratamento de esgoto permite o emprego de mão-de-obra local. A pré-fabricação simplifica o planejamento e implantação do canteiro, O Concreto-PVC é bem versátil, pois permite várias composições de uso, rapidez de execução e facilidade de limpeza. O baixo peso, próprio dos perfis de PVC, facilita a montagem e o transporte, principalmente para locais de difícil acesso, destaca Mei Ling, diretora e arquiteta responsável da L+M Gets, empresa voltada para a arquitetura hospitalar. Na área da saúde, o sistema pode ser empregado em empreendimentos de baixa complexidade (como Centros Ambulatoriais) e em outros ambientes que não possuam muitas instalações embutidas e alterações de uso futuro. A empresa, por exemplo, desenvolveu alguns modelos para Postos de Saúde e Unidades de Saúde da Família, com áreas de 85 a 130 m², que podem ser montados em apenas 45 dias.

9 Tecnologia Tecnologia pura Há um concreto ideal para o sistema? O que muda no cálculo estrutural? O projeto estrutural do sistema de Concreto-PVC assemelha-se muito ao projeto de alvenaria estrutural, já bastante difundido no Brasil, com a grande vantagem por sua elevada resistência, rapidez de execução, limpeza e economia de mão-de-obra. Os cálculos estruturais feitos para construções convencionais e para o sistema construtivo Concreto-PVC são muito parecidos, mas depois de ensaios de compressão feitos com vários tipos de concreto, a nova tecnologia levou vantagem. O engenheiro calculista Charles Simon já fez uso das duas formas de construção e explica os pontos positivos do sistema combinado. O projeto estrutural do sistema Concreto-PVC assemelhase muito com o de alvenaria estrutural. Neste são rompidos prismas de baixa altura (dois blocos) e adotado o coeficiente 5 para cobrir defeitos de materiais e execução, e mais uma redução devido à esbeltez; no Sistema Concreto-PVC, a parede é rompida em tamanho real com vinculação rotulado/rotulado. No Charles Simon nosso entendimento, este procedimento é obrigatório, pois a relação espessura x altura, que na parede de alvenaria estrutural é limitada a 1:20, na de Concreto-PVC pode chegar a 1:35. Simon conta que, no Brasil, foram feitos ensaios com paredes de Concreto-PVC pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram ensaios de compressão axial em peças de 70 cm de largura por alturas variando de 2,40 m a 3,20 m, com diversos tipos de concreto (desde o leve, com 2,00 MPa, até o de 25,00 MPa). As paredes ensaiadas possuem 7,5 cm de altura e 10 cm de espessura. Na prática, os resultados foram muito favoráveis ao sistema Concreto-PVC. As cargas médias de colapso quanto à instabilidade do equilíbrio (flambagem) ficaram em torno de 2,2 MPa para H = 2,6 m, e = 7,5 cm e fck = 15 MPa, o que possibilita o uso como parede portante para prédios de até 2 pavimentos. Para paredes com H = 2,6, e = 10 cm e fck = 20 MPa, a resistência à compressão axial ficou em média e torno de 2,6 MPa, o que possibilita o uso em prédios de até 4 pavimentos. Nos projetos da Simon Engenharia, o profissional adota coeficiente de segurança 3 em relação aos ensaios em tamanho real por vários motivos. O primeiro deles é quanto ao controle de qualidade na origem dos materiais usados o PVC, o concreto usinado e o aço. O sistema executivo é racionalizado, reduzindo ao máximo a possibilidade de erros construtivos como desaprumo, falhas de concretagem e posicionamento de armaduras, argumenta Simon. O terceiro ponto está relacionado à interação Concreto-PVC: a ruptura, que acontece por flambagem, não é brusca, como ocorre nos sistemas de alvenaria estrutural não armada. Por isso, o engenheiro acredita que o sistema é um primeiro e importante passo para um futuro mais tecnológico e racional além disso, está disponível para obras de baixo custo, o que impactará muito a indústria da construção civil, possibilitando atender uma demanda de moradias bem maior do que a que se atende hoje. Testado e aprovado Para a comprovação de sua versatilidade, testes com o sistema Concreto-PVC foram feitos pela Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec) para financiamento de unidades habitacionais pela Caixa Econômica Federal. Foram testados determinação da resistência aos impactos de corpo duro; determinação da resistência aos impactos de corpo mole; ensaios de flexão (para avaliar a resistência eólica); ensaios de compressão; análise de conforto térmico e ensaio de estanqueidade. Foi realizada ainda uma vistoria, 10

10 Tecnologia acompanhando a construção de um protótipo para o registro do sistema construtivo, seus encaixes e particularidades. De acordo com Ronaldo Bastos Duarte, chefe do laboratório da UFRGS, o resultado foi extremamente satisfatório. A Cientec realizou ensaios de desempenho em Ronaldo Bastos Duarte casas construídas com painéis de PVC e concreto, obtendo bons resultados à luz das recomendações brasileiras, que demonstraram que essas edificações são duráveis, resistentes e apresentam conforto térmico satisfatório quando comparadas com casas tradicionais de alvenaria revestidas por argamassa. Duarte ressalta como vantagem adicional a possibilidade de uma construção mais rápida sem a necessidade de mão de obra qualificada. Esse sistema construtivo se presta para a construção de casas de qualquer padrão de acabamento, desde habitações de interesse social até casas de alto luxo, pois abarcam diferentes possibilidades arquitetônicas. Essa opinião é compartilhada por Everton Eltz, arquiteto da Caixa Econômica Federal, que acompanhou os testes. Além de proporcionar a racionalização de todas as etapas de construção, a principal vantagem do sistema consiste na estanqueidade e Everton Eltz no excelente acabamento dos painéis de parede decorrentes da alta tecnologia e do material empregado pela Royal Technologies do Brasil, contribuindo com o seu comprovado desempenho para manter as condições de habitabilidade da edificação por longo tempo e para a redução dos custos de manutenção, comenta. A preocupação com constantes testes para avaliação do sistema surgiu já quando da primeira implantação residencial, em Canoas (RS), no projeto assinado pelo arquiteto Ronaldo Rezende. Todo o projeto, incluindo portaria, salão de festas e residências, foi desenvolvido e construído dentro do sistema construtivo Concreto-PVC. O PVC passou com nota máxima por todos os testes possíveis com relação a design e arquitetura, bem como flexibilidade de aplicação. Assim, constituiu-se numa nova forma de realizar empreendimentos desta natureza com qualidade, custos e prazos altamente competitivos, lembra Eltz. Sustentabilidade O docente Vanderley John, professor-doutor do Departamento de Engenharia da Construção Civil da Escola Politécnica da USP, vê a sustentabilidade como a qualidade principal do sistema construtivo. Uma grande tendência no setor é a diversificação das soluções construtivas, de forma a atender variadas demandas com maior ecoeficiência. Neste cenário, o sistema de Concreto-PVC tem um grande potencial de crescimento, comenta. Vanderley John John lembra o conceito de construção sustentável, que implica na busca de soluções que otimizem o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida do edifício e maximizem os benefícios sociais e econômicos. Nesta equação, é importante a durabilidade do sistema: uma solução de baixo impacto ambiental de construção pode não ser a mais sustentável, se exigir uso de recursos (e impactos ambientais) adicionais nas manutenções freqüentes, ou apresentar vida útil reduzida, exigindo sua reposição prematura, ilustra. A solução de construção em Concreto-PVC possui, justamente, os dois elementos: baixo custo de concervação e uma longa vida útil. Em muitos ambientes quimicamente agressivos ou que necessitem permanecer limpos, a superfície apresentará durabilidade muito elevada, se comparada com soluções mais convencionais. John dá outra referência sustentável ao sistema: o enchimento dos painéis pode ser feito com o uso de agregados reciclados e com concretos com relativamente pouco cimento, pois as cargas são baixas e a proteção às armaduras será feita pela parede de PVC, o que reduz ainda mais o impacto ambiental do sistema. 11

11 Tecnologia Industrialização do sistema O engenheiro Roberto Souza, consultor e diretor do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) -, tem como um dos seus focos o gerenciamento de obras visando minimizar os riscos técnicos de contratantes e construtores em relação a prazos, custos e qualidades. Ele analisa os pontos positivos dos programas e o aparecimento do sistema construtivo. O sistema construtivo Concreto-PVC chega em momento importante do mercado imobiliário, que elegeu o segmento de habitação popular como seu novo foco de atuação. A construção habitacional requer escala, padronização, repetitividade e controle da qualidade dos insumos e processos. Este desafio só pode ser vencido com a utilização de sistemas construtivos industrializados que permitam a redução do ciclo de produção, o aumento da produtividade, a redução de custos e a garantia da qualidade do produto final e do empreendimento. O sistema construtivo Concreto- Roberto Souza PVC reúne muitas destas características e, com certeza, constitui-se em uma alternativa tecnológica para empreendedores, projetistas e construtores privados. Vem também contribuir com as políticas públicas para habitação de interesse social dos governos nas esferas federal, estadual e municipal, que tem como foco a redução do déficit habitacional no Brasil. Perfis Vipal 75 mm (verificar especificações com o fabricante) Perfis Royal 64/100/150 mm (verificar especificações com o fabricante) cantoneira principal marco de janela marco de porta Vista Corte Vista Corte Vista Corte Painel Cantoneira Marco básico para janelas e portas Corte Corte Corte adaptador de marco intermo tampa base Vista Canal Elétrico Vista Arrancador Vista Painel 3 vias 12

12 Opera Prima Novato e premiado Sistema Concreto-PVC se consagra no prêmio Opera Prima. Expressivo concurso organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Opera Prima tem oferecido aos recém-formandos de arquitetura e urbanismo a oportunidade de exercitar a criação e encontrar maneiras de aplicar as novas soluções construtivas oferecidas pelo mercado. Lembrando apenas que foram recebidos Gilberto Belleza 527 após a seleção dos trabalhos nas faculdades soluções construtivas oferecidas pelo mercado. Na edicão de 2007 foram recebidos 527 trabalhos de 121 escolas brasileiras, dentre as quais 100 foram selecionadas e cinco foram classificados para a categoria Projetando com PVC e dois [remiados pela Braskem O grande vencedor, Tiago Sant ana Caldas, foi orientado pelo arquiteto e professor Sérgio Ricardo Palhares no trabalho Habitação Experimental, Novos Modos de Vida Perfil dos Usuários. O projeto de Caldas tinha como foco a adequação das moradias às novas atividades e valores de vida, e a composição do ciclo familiar. A preocupação com a escolha de materiais, de forma a minimizar os impactos ao meio ambiente, deveria ser uma prática recorrente aos profissionais da área, e deve compreender o ciclo como um todo, desde o projeto, origem, extração e escolha da matéria-prima para a produção dos diversos componentes, afirma o arquiteto. Tiago Sant ana Caldas Não apenas justificado pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável, o PVC responde às demandas solicitadas pelo projeto Habitação Experimental, atendendo de maneira plena às necessidades de acoplamento, vedação e flexibilidade interna e externa. O material potencializa e viabiliza tecnicamente o conceito defendido com seu emprego intensivo. A alta resistência e durabilidade do PVC, associadas às tecnologias já desenvolvidas, também vêm justificar seu emprego em projetos com fins habitacionais, complementa Caldas. Ele cita a estendida garantia do material como elemento facilitador para financiamento, pois dessa forma os prazos se estendem proporcionalmente ao tempo de vida estimado do imóvel. E, acima de tudo, há um Custo Unitário Básico (CUB) inferior ao do sistema construtivo convencional, comumente eleito pelos profissionais da área, a alvenaria. O docente Sérgio Ricardo Palhares defende a opção pela nova tecnologia por se ajustar às grandes mudanças sociais ao longo dos anos. O trabalho assume uma postura crítica quando se propõe a repensar os espaços da habitação de maneira a responder positivamente às transformações. Os novos modos de vida acabam por impor a necessidade de espaços indeterminados, que possam ser apropriados pelos usuários ao longo de todo o ciclo de vida familiar das maneiras mais diversas, justifica. Palhares fala de um pensar da habitação social considerando o homem na sua diversidade cultural, política e social, e não como um ser universalizante, confirmando o entendimento da neces- Sergio Ricardo Palhares sidade de espaços e mobiliários ativos. O PVC se despontou como o material mais adequado à viabilização técnica destes conceitos, justifica. 13

13 Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas Freqüentes 1- Que tipo de concreto é utilizado no sistema construtivo Concreto-PVC? Todos tipos de concreto. Desde o concreto convencional, até outros tipos, como concreto auto-adensável, concreto leve, concreto celular, entre outros. 2- Qual a resistência do Concreto-PVC em relação aos sistemas de construção tradicionais? A resistência é igual ou superior aos sistemas de construção mais utilizados. Seguindo sempre o projeto do fabricante. 3- Quais os diferenciais do sistema Concreto-PVC em relação à construção convencional? Velocidade expressivamente maior. Redução expressiva de custos com mão-de-obra, custos indiretos e canteiro. Facilidade de limpeza e manutenção. Material imune a fungos e bactérias. Contribui para o isolamento térmico e acústico. Alta resistência a intempéries. Aumento da área útil interna nas construções. Simplicidade na edificação. Versatilidade de projeto. Facilidade de transporte (não requer equipamentos especiais). Total controle nos cálculos de orçamento de materiais e outros custos. Obra limpa, sem entulho, lixo ou desperdício, gerando uma construção sustentável que alia tecnologia à preservação do meio ambiente. Redução do consumo de água potável. Elevada durabilidade. 4- Que opções de cores estão disponíveis para os painéis de PVC? As cores convencionais são o branco e o bege, mas há a possibilidade sob encomenda, como do verde claro e cinza. 5- O sistema Concreto-PVC aceita revestimentos internos e externos? O sistema in natura dispensa revestimentos porque possui altíssima durabilidade e resistência. Porém, é possível aplicar praticamente todos os tipos de revestimento existentes, tanto interna quanto externamente como pintura, textura, revestimentos cerâmicos, azulejos, papel de parede e outros. 6- Como faço para aplicar os revestimentos? A superfície do PVC deve receber um primer convencional para depois ser aplicado o material desejado. Há também a possibilidade de lixar a superfície dos perfis, tornado-a áspera para a aderência dos revestimentos. 7- Que tipo de tinta e fornecedores podem ser usados na pintura? Não há restrições quanto aos tipos de tinta ou fornecedores. 8- Quantos pavimentos podem ser erguidos usando o sistema Concreto-PVC? O sistema permite construir até cinco pisos (térreo e mais 4 pavimentos), independente de vigas e colunas. É recomendável uma verificação final com os fabricantes. 9- As paredes do sistema Concreto-PVC são ocas? Não, são preenchidas com concreto e reforçadas com aço, de acordo com o projeto e as necessidades estruturais. Há a possibilidade de usar paredes ocas quando estas tiverem apenas a função de fechamento, sem carga estrutural. 10- Como são feitas as instalações elétricas e hidráulicas? De acordo com as normas convencionais. Para a instalação elétrica, além dos conduítes é possível adotar um perfil especial para a passagem de fios, telefone e informática. A instalação hidráulica usa o mesmo critério tanto pode ser feita uma instalação convencional, embutida, quanto externa. 11- Como embutir na parede o quadro de distribuição de energia (quadro de disjuntores)? Para paredes com espessura superior a 10 cm o embutimento do quadro pode ser feito normalmente, apenas para dimensões inferiores, a peça ficará sobreposta ou parcialmente embutida. Recomendamos verificar com os fabricantes a necessidade de reforço. 12- Que tipo de fundação é utilizada? É possível adotar o sistema Concreto-PVC em terrenos com declive? As fundações são de acordo com as normas da ABNT, ou seja, executadas idênticas às adotadas na alvenaria convencional, atendendo as condições do terreno em que a construção será realizada. 13- O sistema Concreto-PVC aceita qualquer tipo de esquadria? Sim, não há restrições. 14- Que tipo de cobertura pode ser usada? Qualquer cobertura é indicada, como nas construções convencionais 15- Como é a interface entre as lajes e o sistema? Os painéis da planta inferior (térreo), preenchidos com concreto, dão suporte aos próximos pavimentos. A resistência mecânica linear das paredes é suficientemente adequada para suportar os andares subseqüentes. É recomendável verificar projeto de acordo com os fabricantes. Para lajes cheias, prémoldadas ou treliçadas, o apoio é simples e de contato direto com o topo da parede de PVC já preenchida anteriormente. A estrutura de aço proveniente da planta inferior, mais alta que o pé-direito do PVC, é dobrada acima da laje, conseguindo-se a vinculação estrutural. Com o acabamento, as bordas que sobressaem das faces do PVC entre cada andar podem ser acabadas com reboco ou peças do próprio sistema. 14

14 Perguntas e Respostas 16- Como é o acabamento da interface externa entre a parede e o piso? O acabamento fica em PVC e concreto, mas é possível dar qualquer outra solução, como rodapé. Recomendamos verificar com os fabricantes a necessidade de impermeabilização. 17- O sistema Concreto-PVC é intercambiável com os demais sistemas construtivos? Sim, o sistema possui vários tipos de perfis que facilitam sua adaptação a todo tipo de material, sendo geralmente utilizados para ampliação ou reforma. 18- Quando o morador deseja ampliar o imóvel (o famoso puxadinho ), os fabricantes oferecem um kit pronto para quarto ou sala adicional? Existe a possibilidade do fornecimento dos kits prontos, porém estes ainda não estão disponíveis. 19- Como devo cortar a parede no caso de ampliação ou abertura de porta ou janela? O ideal é sempre prever todas as aberturas em projeto. Porém, é possível abrir vãos com o auxílio de maquinário do tipo Makita, com disco de corte. A manobra deve ser feita marcando dos dois lados da superfície (interna e externa), pois muitas vezes o disco não vence espessuras iguais ou superiores a 10 cm. Outros casos de ampliação ou corte de parede devem ser analisados caso a caso. 20- É possível reformar ou mudar as paredes de lugar? Sim, lembrando que a regra não se aplica às paredes com função auto-portante. As paredes sem essa carga podem ser remanejadas. 21- O sistema requer mão-de-obra especializada para montagem? Não. O serviço pode ser executado com mão-de-obra convencional, desde que seguidas as orientações dos fabricantes. 22- Qual a garantia e a durabilidade do sistema? A garantia é dada de acordo com cada fabricante, varia de 5 a 20 anos e contempla a radiação solar. 23- Como são feitos os reparos de hidráulica e elétrica? Há kits de reparo? Os reparos são feitos no ponto com problema, ao qual se chega cortando a pele do perfil e retirando o enchimento de concreto. Após o reparo, o concreto é reposto e uma peça cortada sob medida, fazendo o acabamento. Problemas mais graves nas instalações costumam afetar áreas grandes; nesses casos é possível utilizar materiais convencionais para reparar esses danos, pois os reparos do PVC são muito simples e não necessitam de kits prontos. 25- Como limpar superfícies sujas (caneta, por exemplo)? A limpeza ideal é feita com água e sabão neutro. Dependendo do tipo de sujeira, podem ser utilizados outros produtos, desde que não possuam acetona ou derivados em sua fórmula. 27- Como posso executar paredes em ângulo de 90? O sistema possui perfis especiais para os cantos. 28- Como é feita a instalação de quadros, espelhos, armários, etc? Para quadros, espelhos e adornos mais leves podem 29- O sistema é homologado pela Caixa Econômica Federal? Sim, esse sistema está aprovado junto à Caixa para financiamento de construções de moradias térreas e prédios de até quatro pavimentos. 30- Todas as espessuras disponíveis de perfil podem ser usadas como fechamento externo? Sim, desde que a construção siga o projeto original do fabricante, onde será prevista a espessura ideal de parede. 31- Como é feito o preenchimento do concreto no sistema? Inicialmente é feita a montagem, alinhamento, escoramento e colocação da armadura de aço. Depois são identificados os pontos de elétrica e hidráulica para que suas redes sejam instaladas no sistema, e só então se inicia o enchimento dos perfis. O preenchimento pode ocorrer de duas formas: a) Manualmente com uma betoneira convencional e baldes, quando o projeto não for muito grande. Se houver problemas de espaço para a manobra de bombas, é possível fazer o preenchimento convencional, como o utilizado para as lajes cheias. b) Com concreto usinado com mangote adequado, não maior que a espessura da parede do projeto. Esse método permite o preenchimento rápido. IMPORTANTE: Nos dois casos, deve-se respeitar a manobra de enchimento em espiral. O preenchimento é feito linearmente circundando-se as empenas a serem preenchidas, carregandose o perfil até uma altura aproximada de um metro. Uma vez terminada a volta, volta-se ao ponto inicial, seguindo o mesmo percurso anterior, dando tempo para a cura do concreto aplicado anteriormente. O enchimento não pode sofrer vibração as laterais do perfil devem ser delicadamente acionadas com martelo de borracha no nível do concreto, ao longo do trabalho, para que a massa o preencha uniformemente. 24- Como eliminar riscos da superfície? Todas as marcas, riscos ou arranhões profundos podem ser tratados de diferentes formas. Pequenas marcas ou riscos são eliminados com o polimento da superfície (o procedimento é similar ao realizado com a chaparia de um carro). Arranhões profundos e muito visíveis devem ser preenchidos com massa epóxi e, depois, pintados com pintura sintética convencional da mesma cor. Há também a possibilidade de substituição da placa por meio de colagem. 15

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC.

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Comprometida com a qualidade e o desenvolvimento dos nossos produtos investimos continuamente

Leia mais

Sistemas da edificação Aplicação na prática

Sistemas da edificação Aplicação na prática 1 Vantagens Alta produtividade com equipes otimizadas; Redução de desperdícios e obra limpa; Facilidade de gerenciamento e padronização da obra; Elevada durabilidade; Facilidade de limpeza e conservação;

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

ANDRÉ MONTENEGRO DE HOLANDA www.casasole.com.br Tel.: +55 (85) 3273 5244

ANDRÉ MONTENEGRO DE HOLANDA www.casasole.com.br Tel.: +55 (85) 3273 5244 ANDRÉ MONTENEGRO DE HOLANDA www.casasole.com.br Tel.: +55 (85) 3273 5244 Objetivo O Sistema Casas Olé tem como objetivo apresentar um novo processo para fabricação de habitações, com alta qualidade, através

Leia mais

Arq. Tiago S. Ferrari Royal do Brasil Technologies S.A.

Arq. Tiago S. Ferrari Royal do Brasil Technologies S.A. Concreto PVC A Utilização do Sistema Royal para construção de casas populares. Arq. Tiago S. Ferrari Royal do Brasil Technologies S.A. O Sistema Construtivo O sistema construtivo Royal (Concreto-PVC) nasceu

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014 Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil Maceió, mai/2014 INDÚSTRIA PETROQUÍMICA INTEGRAÇÃO COMPETITIVA EXTRAÇÃO Matérias-Primas 1 ª GERAÇÃO Petroquímicos Básicos 2 ª GERAÇÃO Resinas

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo para estruturas de concreto desde a década de 70, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O Sistema SF de Fôrmas para

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO INTRODUÇÃO As estruturas mistas podem ser constituídas, de um modo geral, de concreto-madeira, concretoaço ou aço-madeira. Um sistema de ligação entre os dois materiais

Leia mais

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para

Leia mais

Paredes Maciças as de Concreto

Paredes Maciças as de Concreto Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4B Paredes Maciças as de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

Western Forms. Estrutura de Concreto. com Fôrmas de Alumínio Reutilizáveis

Western Forms. Estrutura de Concreto. com Fôrmas de Alumínio Reutilizáveis Moldagem in loco Estrutura de Concreto com Fôrmas de Alumínio Reutilizáveis Construção Sólida de Çoncreto Alta Resistência Eficiente Econômico Western Forms... Construindo estruturas de Concreto e Relacionamentos

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Simplicidade. é obter o máximo, com o mínimo. Koichi Kawana

Simplicidade. é obter o máximo, com o mínimo. Koichi Kawana Simplicidade é obter o máximo, com o mínimo Koichi Kawana Simples Poucas peças formam painéis robustos. Painéis que se travam com facilidade. Não requer mão de obra especializada. Instalações são embutidas

Leia mais

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM Com mais de 20 anos de experiência na fabricação de pré-moldados em concreto, a PRÉ-MOLD RM oferece uma completa linha de produtos para a dinamização de sua obra. Laje Treliçada Bidirecional; Laje Treliçada

Leia mais

A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto)

A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto) A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto) - Fatores Críticos de Sucesso Francisco Paulo Graziano Características necessárias das estruturas dos em parede estrutural Facilidade

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

Técnicas da Construção Civil. Aula 02

Técnicas da Construção Civil. Aula 02 Técnicas da Construção Civil Aula 02 Necessidades do cliente e tipos de Estruturas Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Necessidades do Cliente Função ou tipo de edificação? Como e quanto o cliente quer

Leia mais

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA O CONTROLE TECNOLÓGICO E DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Engº.. Roberto José Falcão Bauer JUNHO / 2006 SUMÁRIO 1. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. PREMISSAS VISANDO

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO MAIOR RAPIDEZ MAIS PRATICIDADE MAIOR RESISTÊNCIA MUITO MAIS ECONOMIA acabamento SUPER LISo SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Aircrete PAINéIS INTERNOS AIRCRETE PAInéis divisórios A SOLUÇÃO INTELIGENTE

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1)

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO:

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: Adequações frente às s normas de desempenho. Marcelo Moacyr Diretor de Engenharia, Construção e Relacionamento 1 Escolha do Sistema Construtivo 2 Avaliações

Leia mais

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto.

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. 1 Escolha do Sistema Construtivo Sistema construtivo com foco nas seguintes características: Alta produtividade Baixo custo de construção Redução

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

RESIDENCIAL CAIS DO PORTO CATEGORIA EMPREENDIMENTOS

RESIDENCIAL CAIS DO PORTO CATEGORIA EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAL CAIS DO PORTO CATEGORIA EMPREENDIMENTOS A Merlim Empreendimentos LTDA está no mercado da construção civil há seis anos, sempre zelando pela qualidade e satisfação do cliente. Com sede na cidade

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

Arquitetura dos ambientes de saúde

Arquitetura dos ambientes de saúde Arquitetura dos ambientes de saúde Todos os olhares do ambiente de saúde A palavra arquitetura não traduz a dimensão do que produzimos nessa área. Nosso trabalho vai além da planta. Aqui, são os fluxos

Leia mais

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém O PVC E O SISTEMA ROYAL É leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação; Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; Resistente à maioria dos reagentes químicos; Bom isolante

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL

Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL Categoria: QUALIDADE, CONFORMIDADE E SUSTENTABILIDADE EM INSTALAÇÕES Responsável pelo Case: Vitor Paulo Ferrari Cargo:

Leia mais

Feita de isopor Construir 370 m2 em seis meses sem estourar o orçamento nem gerar entulho: valeu investir na casa

Feita de isopor Construir 370 m2 em seis meses sem estourar o orçamento nem gerar entulho: valeu investir na casa Feita de isopor Construir 370 m2 em seis meses sem estourar o orçamento nem gerar entulho: valeu investir na casa Será que é resistente? Aceita qualquer revestimento? E se molhar? Esse mar de dúvidas invade

Leia mais

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Junho 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO Pg. 03 2. OBJETO Pg. 03 3. ESCOPO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Pg. 03 4. DIRETRIZES PARA

Leia mais

ANEXO VI CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO VI CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO VI CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência estabelece as orientações necessárias ao edital de Chamamento Público SECIDADES Nº 001/2011 para credenciamento

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PRINCIPÍOS BÁSICOS PARA PROJETOS/ MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO EM ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS DE CONCRETO ARQUITETA NANCI CRUZ MODULAÇÃO

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Maria Emília Penazzi mepenazzi@yahoo.com.br Prof. Dr. Alex Sander Clemente

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua TIPOS DE ESTRUTURAS Prof. Marco Pádua A função da estrutura é transmitir para o solo a carga da edificação. Esta carga compõe-se de: peso próprio da estrutura, cobertura, paredes, esquadrias, revestimentos,

Leia mais

PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS

PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS Conheça a PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS Mais de 80 anos de experiência O imigrante italiano Giovanni Pauluzzi e seus filhos Theo e Ferrucio construíram a primeira unidade da empresa em 1928, especializada

Leia mais

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas 10/11/2009 Carlos Chaves LOG Gestão de Obras Subsistemas Deus está nos detalhes Mies van der Rohe (1886-1969) Pavilhão alemão na Feira Mundial de Barcelona

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO

SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO CONCEITO A tipologia estrutural composta por bloco, argamassa, graute e eventualmente armações é responsável por um dos sistemas construtivos

Leia mais

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA As Casas Pré-Fabricadas em concreto PRATICASAREAL / PORTO REAL são instaladas em terreno plano compactado, com fundação direta por coluna e estruturada em colunas de

Leia mais

MERCADOS DE ATENDIMENTO. construção civil, obras públicas, indústrias, petroquímico, eventos, educação, saúde, agrícola habitação, telecomunicações.

MERCADOS DE ATENDIMENTO. construção civil, obras públicas, indústrias, petroquímico, eventos, educação, saúde, agrícola habitação, telecomunicações. Vídeo Institucional MERCADOS DE ATENDIMENTO construção civil, obras públicas, indústrias, petroquímico, eventos, educação, saúde, agrícola habitação, telecomunicações. NOVOS MERCADOS Defesa, Saúde, Habitacional,

Leia mais

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO AIRCRETE SOLUÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CASAS O Concreto Celular Autoclavado

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO 1a. parte: TÉCNICA Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br skipe: la99824969 de que alvenaria

Leia mais

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível,

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível, TIJOLOS ECOLÓGICOS Casa construída com tijolos ecológicos Fonte: paoeecologia.wordpress.com TIJOLOS ECOLÓGICOS CARACTERÍSTICAS São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que

Leia mais

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA Arq. Mario Fundaro Seminário internacional arquitetura sustentável São Paulo 2014 A CASA SUSTENTÁVEL Conceitos

Leia mais

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Economia de Água Um universo de possibilidades ao seu alcance COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Nossas casas, edifícios e indústrias desperdiçam água, antes mesmo do seu consumo. Aplicar os princípios do uso racional

Leia mais

Construção de Ambientes de Saúde

Construção de Ambientes de Saúde Construção de Ambientes de Saúde Implantamos o que planejamos Se você recebeu este material provavelmente o projeto de seu ambiente de saúde foi feito conosco. Na L+M, é assim. Apostamos tanto em nossos

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia 4 1 INTRODUÇÃO Esse relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo acadêmico Joel Rubens da Silva Filho no período do estágio obrigatório para conclusão do curso de Engenharia

Leia mais

O que os contratantes querem

O que os contratantes querem O que os contratantes querem Preços baixos, cumprimento de prazos e qualidade são exigências básicas de administradores e empreendedores de centros comerciais. Eficiência é palavra de ordem para construtor

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO ISOCRET ESTRUTURA /REVESTIMENTO

SISTEMA CONSTRUTIVO ISOCRET ESTRUTURA /REVESTIMENTO Sistema Construtivo Fabricado de acordo com a ISO 9002 Conforto as normas ASTM( EUA) e ABNT (Brasil). Comprovada em testes de desempenho realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1 Vandoir Holtz 1 ARGAMASSA Classificação das argamassas: Segundo o emprego: Argamassas para assentamento de alvenarias. Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções. DOSAGEM

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084. Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084. Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084 Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentada no SIMPÓSIO ALAGOANO DE ENGENHARIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo FIPAI FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO APERFEIÇOAMENTO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo Relatório Avaliação pós-ocupação

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco Depto. Eng. Construção Civil da EPUSP ARCO Assessoria em Racionalização Construtiva S/C ltda. arco@uol.com.br A busca de soluções para o aumento

Leia mais

ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO

ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO O que é uma Norma Técnica? O que é uma Norma Técnica? Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso repetitivo,

Leia mais

concreto É unir economia e sustentabilidade.

concreto É unir economia e sustentabilidade. concreto É unir economia e sustentabilidade. A INTERBLOCK Blocos e pisos de concreto: Garantia e confiabilidade na hora de construir. Indústria de artefatos de cimento, que já chega ao mercado trazendo

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Perfeitos. Esquadros. Seja para a casa ou escritório, edifícios residenciais ou corporativos, nas

Perfeitos. Esquadros. Seja para a casa ou escritório, edifícios residenciais ou corporativos, nas 72 ARQUITETURA & DECORAÇÃO ALUMI CONSER PROJETO ALUMI CONSER FOTOS LILIANE SILVA Esquadros Perfeitos ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO E SOLUÇÕES EM VIDRO MARCAM O TRABALHO DA ALUMI CONSER, EMPRESA DE GRANDE ATUAÇÃO

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais

ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais LA-J ARTEFATOS DE CIMENTO LUCAS LTDA Av. Cônsul Assaf Trad 6977 Em frente ao Shopping Bosque dos Ipês / Campo Grande MS 0800 647 1121 www.lajlucas.com.br

Leia mais

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje.

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. MANUAL DE COLOCAÇÃO Laje Treliça Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. Henrique. [Endereço de email] 1 VANTAGENS LAJE TRELIÇA É capaz de vencer

Leia mais

Seus produtos estão distribuídos em duas linhas de atuação:

Seus produtos estão distribuídos em duas linhas de atuação: A Polar está localizada em Joinville (SC), um dos principais polos industriais do país. Sempre atenta aos movimentos do mercado e às necessidades de seus clientes, a Polar busca constantemente soluções

Leia mais

Benefícios e Dificuldades na Implantação do Sistema Fechado de Infusões Endovenosas

Benefícios e Dificuldades na Implantação do Sistema Fechado de Infusões Endovenosas Benefícios e Dificuldades na Implantação do Sistema Fechado de Infusões Endovenosas Gerenciamento de Resíduos Reciclagem de PVC Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2006.

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

C A S A S P R É - FA B R I C A D A S

C A S A S P R É - FA B R I C A D A S C A S A S P R É - FA B R I C A D A S As Casas Pré-fabricadas Fladafi são seguras, confortáveis e bonitas. Seu sistema construtivo possibilita uma montagem rápida, sem geração de resíduos e com economia

Leia mais

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP R. R. Chahin a a. Companhia de Saneamento Básico do Estado de

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 17/02/ 2012. Nome do Aluno: Gabriela Nobre Pedreira da Costa 1 INFORMAÇÕES GERAIS Estagiário

Leia mais

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto 38 a. ASSEMBLEIA & 1º FORUM ANUAL 21 de Maio de 2010 NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto Arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira anabiazzi@uol.com.br

Leia mais

O que é EPS? Classe F-L: 11,0 Kg/m 3 Material retardante à chama classe F Condutividade Térmica: λ do EPS: 0,028 kcal/h.m².ºc

O que é EPS? Classe F-L: 11,0 Kg/m 3 Material retardante à chama classe F Condutividade Térmica: λ do EPS: 0,028 kcal/h.m².ºc LAJES COM E.P.S. O que é EPS? O EPS (Poliestireno Expandido) é comumente chamado de Isopor. É um produto derivado do petróleo. A matéria-prima, poliestireno, sofre uma expansão de 20 a 50 vezes, resultando

Leia mais

o que é franquia? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio.

o que é franquia? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 1 o que é franquia? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 2 Vários negócios se utilizam do franchising 3 evolução do franchising

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Tubos de Concreto. Tubos de concreto com fibras para águas pluviais e esgoto. Antonio D. de Figueiredo

Tubos de Concreto. Tubos de concreto com fibras para águas pluviais e esgoto. Antonio D. de Figueiredo ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL Tubos de concreto com fibras para águas pluviais e esgoto Antonio D. de Figueiredo Tubos de Concreto 1 Principais

Leia mais

LINHA de Argamassas. Uma mistura de qualidade com alta produtividade.

LINHA de Argamassas. Uma mistura de qualidade com alta produtividade. Concreto LINHA de Argamassas Uma mistura de qualidade com alta produtividade. Estabilizada 01Argamassa Projetada A evolução chegou ao canteiro de obras. Elimine etapas, corte custos e aumente o controle

Leia mais

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS EM CONDOMINIOS Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Químico Pós Graduado em Gestão Ambiental Considerações Iniciais Meta - A sobrevivência e perpetuação do seres humanos no Planeta. Para garantir a sobrevivência

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais