1º Exame de Seleção. 1º Semestre de Pré-Vestibular BASE FORTE Divinópolis/MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Exame de Seleção. 1º Semestre de 2016. Pré-Vestibular BASE FORTE Divinópolis/MG"

Transcrição

1 1º Exame de Seleção 1

2 2 1º Exame de Seleção Instruções 1. Aguardar o sinal para começar a prova. 2. Esta prova consta de 45 questões e tem duração de 4 horas, suficiente para que seja executada com calma, sem pressa, mas sem perdas de tempo. 3. O tempo mínimo para entrega da prova ao fiscal é de 1 hora. 4. É proibido o uso de dicionário, calculadora, relógio, telefone celular, pager ou similar, gráficos, tabelas, anotações pessoais ou outras fontes. 5. Para cada questão corresponderá sempre uma única alternativa correta. 6. No final da prova transcreva as respostas para o GABARITO OFICIAL, preenchendo completamente os respectivos alvéolos com caneta esferográfica azul ou preta, é proibido preenchimento a lápis. 7. O gabarito oficial não será substituído e não poderá conter rasuras. 8. O gabarito oficial e o caderno de prova deverão ser devolvidos ao fiscal da prova. 9. O critério de desempate entre candidatos classificados será: Maior número de acertos na prova de português. Maior número de acertos na prova de matemática. Data de nascimento o candidato mais velho terá prioridade. A elaboração, aplicação e correção da prova são de responsabilidade da Coordenação Pedagógica do Pré-Vestibular Base Forte.

3 1º Exame de Seleção 3 PORTUGUÊS Foi tão grande e variado o número de s, telefonemas e abordagens pessoais que recebi depois de escrever que família deveria ser careta, que resolvi voltar ao assunto, para alegria dos que gostaram e náusea dos que não concordaram ou não entenderam (ai da unanimidade, mãe dos medíocres). Atenção: na minha coluna não usei careta como quadrado, estreito, alienado, fiscalizador e moralista, mas humano, aberto, atento, cuidadoso. Obviamente empreguei esse termo de propósito, para enfatizar o que desejava. Houve quem dissesse que minha posição naquele artigo é politicamente conservadora demais. Pensei em responder que minha opinião sobre família nada tem a ver com postura política, eu que me considero um animal apolítico no sentido de partido ou de conceitos superados, como a esquerda é inteligente e boa, a direita é grossa e arrogante. Mas, na verdade, tudo o que fazemos, até a forma como nos vestimos e moramos, é altamente político, no sentido amplo de interesse no justo e no bom, e coerência com isso. E assim, sem me pensar de direita ou de esquerda, por ser interessada na minha comunidade, no meu país, no outro em geral, em tudo o que faço e escrevo (também na ficção), mostro que sou pelos desvalidos. Não apenas no sentido econômico, mas emocional e psíquico: os sem auto-estima, sem amor, sem sentido de vida, sem esperança e sem projetos. O que tem isso a ver com minha idéia de família? Tem a ver, porque é nela que tudo começa, embora não seja restrito a ela. Pois muito se confunde família frouxa (o que significa sem atenção), descuidada (o que significa sem amor), desorganizada (o que significa aflição estéril) com o politicamente correto. Diga-se de passagem que acho o politicamente correto burro e fascista. Voltando à família: acredito profundamente que ter filho é ser responsável, que educar filho é observar, apoiar, dar colo de mãe e ombro de pai, quando preciso. E é também deixar aquele ser humano crescer e desabrochar. Não solto, não desorientado e desamparado, mas amado com verdade e sensatez. Respeitado e cuidado, num equilíbrio amoroso dessas duas coisas. Vão me perguntar o que é esse equilíbrio, e terei de responder que cada um sabe o que é, ou sabe qual é seu equilíbrio possível. Quem não souber que não tenha filhos. Também me perguntaram se nunca se justifica revirar gavetas e mexer em bolsos de adolescentes. Eventualmente, quando há suspeita séria de perigos como drogas, a relação familiar pode virar um campo de graves conflitos, e muita coisa

4 4 1º Exame de Seleção antes impensável passa a se justificar. Deixar inteiramente à vontade um filho com problema de drogas é trágica omissão. Assim como não considero bons pais ou mães os cobradores ou policialescos, também não acho que os do tipo amiguinho sejam muito bons pais. Repito: pais que não sabem onde estão seus filhos de 12 ou 14 anos, que nunca se interessaram pelo que acontece nas festinhas (mesmo infantis), que não conhecem nomes de amigos ou da família com quem seus filhos passam fins de semana (não me refiro a nomes importantes, mas a seres humanos confiáveis), que nada sabem de sua vida escolar, estão sendo tragicamente irresponsáveis. Pais que não arranjam tempo para estar com os filhos, para saber deles, para conversar com eles... não tenham filhos. Pois, na hora da angústia, não são os amiguinhos que vão orientá-los e ampará-los, mas o pai e a mãe se tiverem cacife. O que inclui risco, perplexidade, medo, consciência de não sermos infalíveis nem onipotentes. Perdoem-me os pais que se queixam (são tantos!) de que os filhos são um fardo, de que falta tempo, falta dinheiro, falta paciência e falta entendimento do que se passa receio que o fardo, o obstáculo e o estorvo a um crescimento saudável dos filhos sejam eles. Mães que se orgulham de vestir a roupeta da filha adolescente, de freqüentar os mesmos lugares e até de conquistar os colegas delas são patéticas. Pais que se consideram parceiros apenas porque bancam os garotões, idem. Nada melhor do que uma casa onde se escutam risadas e se curte estar junto, onde reina a liberdade possível. Nada pior do que a falta de uma autoridade amorosa e firme. O tema é controverso, mas o bom senso, meio fora de moda, é mais importante do que livros e revistas com receitas de como criar filho (como agarrar seu homem, como enlouquecer sua amante...). É no velhíssimo instinto, na observação atenta e na escuta interessada que resta a esperança. Se não podemos evitar desgraças porque não somos deuses, é possível preparar melhor esses que amamos para enfrentar seus naturais conflitos, fazendo melhores escolhas vida afora. 1) A ideia central do texto é: (Lya Luft. Veja, 06/06/2015) a) Mostrar que a família careta, orientadora e observadora, é a família ideal. b) Estabelecer comparação entre a família careta e a família não careta. c) Destacar que na família não careta não se encontra educação responsável e séria. d) Mostrar que a família careta mantém viva suas características de autoritarismo e amor.

5 1º Exame de Seleção 5 2) Pode-se perceber conotação pejorativa em: a) Houve quem dissesse que minha posição naquele artigo é politicamente conservadora demais. b) Quem não souber que não tenha filhos. c) Também me perguntaram se nunca se justifica revirar gavetas e mexer em bolsos de adolescentes. d) Pois, na hora da angústia, não são os amiguinhos que vão orientá-los e ampará-los, mas o pai e a mãe se tiverem cacife. 3) Leia as afirmações a seguir: I. A autora desenvolve uma crítica negativa sobre política partidária que inclui conceitos, como a esquerda é inteligente e boa, a direita é grossa e arrogante. II. Ao utilizar o exemplo a esquerda é inteligente e boa, a direita é grossa e arrogante, a autora propõe uma crítica à situação política brasileira atual, que é tradicionalmente dicotômica. III. A autora mostra seu lado apolítico, sob o ponto de vista partidário, uma vez que se considera dissociada da esquerda ou da direita e preocupa-se com a sociedade em geral. IV. Para a autora, a política inclui a preocupação não só com os desvalidos financeiramente, mas também emocional e psiquicamente. Está(ão) correta(s) apenas: a) a I. b) a II. c) as II e III. d) as III e IV. 4) Em Mães que se orgulham de vestir a roupeta da filha adolescente, de frequentar os mesmos lugares e até de conquistar os colegas delas são patéticas. Pais que se consideram parceiros apenas porque bancam os garotões, idem., a autora refere-se: a) à falta de atitudes autoritárias dos pais atuais. b) à necessidade de acompanhar os filhos na sua adolescência. c) à imaturidade de comportamento de alguns pais. d) ao excesso de liberdade que causa problemas na família atual.

6 6 1º Exame de Seleção 5) Indique a opção em que o MAS tem função aditiva. a) Atenção: na minha coluna não usei careta como quadrado, estreito, alienado, fiscalizador e moralista, mas humano, aberto, atento, cuidadoso. b) Não apenas no sentido econômico, mas emocional e psíquico: os sem autoestima, sem amor, sem sentido de vida, sem esperança e sem projetos. c) Não solto, não desorientado e desamparado, mas amado com verdade e sensatez. d) [...] (não me refiro a nomes importantes, mas a seres humanos confiáveis) [...]. 6) O último parágrafo do texto transmite a(s) seguinte(s) ideia(s): I. A vida atual é focada em praticidades, dentre elas o uso de manuais e livros de receitas para a resolução de problemas familiares. II. Atualmente, há pais que seguem livros de receitas sobre como criar filhos e se esquecem de que o mais importante é a atenção. III. A demonstração de interesse dos pais pelos filhos é a melhor maneira de formar adultos autoconfiantes. Está(ão) correta(s) apenas: a) a I. b) a III. c) as I e II. d) as II e III. 7) As opções abaixo mostram a tentativa da autora em direcionar o sentido do que escreve, EXCETO em: a) Atenção: na minha coluna não usei careta como quadrado, estreito, alienado, fiscalizador e moralista, mas humano, aberto, atento, cuidadoso. b) Obviamente empreguei esse termo de propósito, para enfatizar o que desejava. c) [...] família frouxa (o que significa sem atenção), descuidada (o que significa sem amor), desorganizada (o que significa aflição estéril) [...]. d) Se não podemos evitar desgraças porque não somos deuses, é possível preparar esses que amamos para enfrentar seus naturais conflitos, fazendo melhores escolhas vida afora.

7 1º Exame de Seleção 7 8) Considere o trecho: Repito: pais que não sabem onde estão seus filhos de 12 ou 14 anos, que nunca se interessaram pelo que acontece nas festinhas (mesmo infantis), que não conhecem nomes de amigos ou da família com quem seus filhos passam fins de semana (não me refiro a nomes importantes, mas a seres humanos confiáveis), que nada sabem de sua vida escolar, estão sendo tragicamente irresponsáveis. A palavra repito, no início do trecho, a) Pode ser substituída pela expressão Resumindo,. b) Exemplifica, reforçando, parte do que foi dito anteriormente. c) Pode ser substituída pela palavra Conclusão:. d) Introduz uma repetição do que foi dito anteriormente no texto. O texto abaixo se refere às questões 09 e 10. Alguma onda conservadora, sempre tão pronta na imprensa e nas academias de ginástica, move-se contra a obrigatoriedade dos cursos de filosofia e sociologia no ensino médio do Brasil. Digo que são conservadores os responsáveis por essa onda porque aquilo que externam tais pessoas de formação culta vai embasado, admitamos, numa razão antiga, embora compreensível. No Brasil, não se ensinam direito matemática, geografia, lógica ou português, então por que deveríamos nos preocupar com a transmissão dos modos de exercitar o pensamento no decorrer do tempo? Quem vai transmitir coisas tão complicadas em torno da história das interpretações de mundo se não há no mercado do ensino pré- universitário aqueles mestres capazes de ensinar as coisas simples já pensadas? Da forma como vejo, matemática não é coisa simples. Nem português. Matemática é Pitágoras, Antônio Vieira, português. E Filosofia, Platão; Sociologia, Émile Durkheim. Na minha vida de leitora, talvez tenha percorrido mais vezes Platão e Durkheim do que aquele Pitágoras que, quando bem explicado por alguém, pareceu-me cristalino. Então, matemática não pode ser mais simples que filosofia (isto se não considerarmos a matemática uma pura implicação filosófica).

8 8 1º Exame de Seleção Matemática tem apenas mais professores especializados a ensiná-la. É preciso que se formem professores novos, não daqui a cem anos, quando parecermos prontos, mas já, estimulados por uma lei à primeira vista arrogante e inadequada. Ou isto acontece agora ou jamais começaremos a preparar quem estuda para a verdadeira vida acadêmica que, esperemos, terá depois. Seria perda de tempo estender-me aqui sobre as razões pelas quais áreas como filosofia, condenada como grande abstração, e sociologia, por sua concretude, tornaram-se vitais ao conhecimento de qualquer habitante de um mundo civilizado. O Brasil está atrasado em relação ao Primeiro Mundo sonhado, a escola vai mal? A filosofia deve entrar na cabeça dos alunos e a sociologia precisa explicar aspectos importantes do país, tão logo isto seja possível. Aos 15 anos de idade, um mortal, mesmo que um brasileirinho, pode começar a aprendê-las... [...] (Rosane Pavam. Carta Capital, 03/07/2014.) 9) A razão antiga dos conservadores fundamenta-se no(s) seguinte(s) argumento(s): I. No Brasil, não há professores qualificados para ensinar bem as disciplinas obrigatórias. II. No Brasil, não há professores qualificados para ensinar as disciplinas de Filosofia e Sociologia. III. No Brasil, a interpretação do mundo não deve ser tarefa para alunos do Ensino Médio. Está(ão) correta(s) apenas: a) a I. b) a II. c) as I e II. d) as I e III. 10) NÃO faz parte da argumentação do texto a autora: a) Reportar-se à sua experiência pessoal. b) Valer-se de perguntas retóricas para a progressão do texto. c) Eximir-se a defender um ponto de vista sobre o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. d) Citar autores representativos de algumas áreas do conhecimento.

9 1º Exame de Seleção 9 MATEMÁTICA 11) O preço de venda de determinado produto tem a seguinte composição: 60% referentes ao custo, 10% referentes ao lucro e 30% referentes a impostos. Em decorrência da crise econômica, houve um aumento de 10% no custo desse produto, porém, ao mesmo tempo, ocorreu uma redução de 20% no valor dos impostos. Para aumentar as vendas do produto, o fabricante decidiu, então, reduzir seu lucro à metade. É CORRETO afirmar, portanto, que, depois de todas essas alterações, o preço do produto sofreu redução de a) 5%. b) 10%. c) 11%. d) 19%. 12) Numa aula de Geometria Analítica o Professor Victor propôs aos seus alunos o seguinte exercício: Sejam M e m, respectivamente, o maior e o menor dos elementos do conjunto: A = x ε R/x xx² 5x+6 = 1. Considere o ponto P = (M + m, m) e as retas r : y = Mx + m e s : y = mx + M. Calcule a distância de P a s e a ordenada do ponto Q tal que r s = {Q}. Rui calculou a distância de P a s e obteve 2 e Ana encontrou 3 para a ordenada do ponto Q. Diante das respostas obtidas por esses alunos, é CORRETO afirmar que: a) Ambos erraram. b) Ambos acertaram. c) Apenas Rui acertou. d) Apenas Ana acertou.

10 10 1º Exame de Seleção 13) Uma indústria tem matriz na capital e duas filiais, I e II, no interior do estado. Na matriz trabalham 45% dos funcionários e na filial I, 30%. Uma porcentagem de 36% dos funcionários da indústria optaram por um determinado plano de saúde. Sabendo-se que 25% dos funcionários da capital e 30% dos funcionários da filial I optaram por esse plano, a porcentagem dos funcionários da filial II que também optaram pelo plano é: a) 63% b) 59% c) 51% d) 67% 14) Em uma indústria de velas, a parafina é armazenada em caixas cúbicas, cujo lado mede a. Depois de derretida, a parafina é derramada em moldes em formato de pirâmides de base quadrada, cuja altura e cuja aresta da base medem, cada uma, a/2. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, com a parafina armazenada em apenas uma dessas caixas, enche-se um total de a) 6 moldes. b) 8 moldes. c) 24 moldes. d) 32 moldes.

11 1º Exame de Seleção 11 15) Nesta figura plana, há um triângulo equilátero, ABE, cujo lado mede a, e um quadrado, BCDE, cujo lado também mede a. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a área do triângulo ABC é a) a² 3 b) a² 4 c) 3a² 4 d) 3a² 8 16) Considere o polinômio: p(x) = x 4 + ax 3 + kx 2 5x 2, onde a e k são constantes reais. Seja n o maior inteiro positivo tal que p(x) seja divisível por (x + 1)n. Os valores de k e n são respectivamente: a) 3 e 2. b) 2 e 3. c) 2 e 2. d) 3 e 3.

12 12 1º Exame de Seleção 17) A tabela abaixo apresenta, na segunda linha, todos os valores da função f : f( 2) = 1,..., f (2) = 1, para os valores de x listados na primeira linha. Também apresenta os valores da função g e das compostas f o f e f o g, com exceção de g(0), ( f o f )(1) e ( f o g)( 1), que estão indicados, respectivamente, pelos símbolos *, e. Os valores CORRETOS dos símbolos, e *, nessa ordem, são: a) 1, 2 e 0. b) 0, 2 e 1. c) 1, 0 e 2. d) 0, 2 e 0. 18) A comissão organizadora da Feira da Cultura de uma escola é constituída por oito professores, dentre os quais um é instrutor (surdo) de LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e outro intérprete (ouvinte) de LIBRAS. Para uma entrevista de divulgação da Feira, devem ser escolhidos cinco desses professores de forma que, se um deles for o instrutor, então um dos outros deve ser obrigatoriamente o intérprete. O número total de possibilidades de escolha é: a) 42 b) 55 c) 41 d) 56

13 1º Exame de Seleção 13 19) Juliana comemorou seus 15 anos com sua turma do Colégio. No salão de festas, havia 40 jovens participando do baile. Cada moça dançou com um número diferente de rapazes: Débora dançou com 5, Nágila com 6, Vivi com 7, e assim por diante, até chegar finalmente em Juliana, que, como não poderia deixar de ser, dançou com todos os rapazes. É CORRETO afirmar que participaram do baile: a) 16 moças. b) 16 rapazes. c) 22 moças. d) 22 rapazes. 20) Um aquário, em forma de prisma hexagonal regular, deve ser construído de modo que suas medidas internas obedeçam às especificações: [1] o lado do polígono da base deve medir 16 cm; [2] a medida do comprimento das diagonais da base que não passam pelo centro do polígono, a medida da área da base e a medida do volume, nessa ordem, devem estar em progressão geométrica. Nessas condições, a altura (interna) do aquário deve medir: a) 30 cm. b) 26 cm. c) 24 cm. d) 20 cm.

14 14 1º Exame de Seleção HISTÓRIA 21) Ao longo do século XIX, os países da América do Sul vivenciaram uma situação política marcada pela instabilidade e presenciaram um período econômico de transformações transcorridas em um ritmo que variou de país para país. Sobre o contexto político e econômico da América do Sul nesse século, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Em muitos países, a luta pelo poder gerou insegurança, com a sucessão de governantes com o perfil político de caudilhos. b) Conservadores e liberais travaram disputas, em diversos países, decorrentes, sobretudo de questões vinculadas à relação entre Igreja e Estado, bem como entre federalismo e unitarismo. c) A economia dos países sul-americanos começou a se desenvolver na direção do mercado externo e possibilitou a inserção desses países na divisão internacional do trabalho. d) As disputas entre os grupos liberais e social-democratas criaram divisões internas profundas, geradoras de conflitos entre países da região, como a Guerra do Pacífico. 22) Na Constituição de 1824 foram feitos complementos e emendas, destacando-se o Ato Adicional de É CORRETO afirmar que esse Ato: a) Resultou do movimento liberal e, após alcançar seus objetivos a abdicação de D. Pedro I, foi revogado em b) Permitiu, através de resoluções, a fragmentação política, enfraquecendo e limitando os poderes provinciais definidos em c) Procurou dar regalias às Províncias brasileiras, estabelecendo, para tanto, as Assembleias Provinciais. d) Influiu, através de um conjunto de medidas centralizadoras e unitaristas, na organização federalista brasileira até o início da República.

15 1º Exame de Seleção 15 23) No século XVIII, alguns soberanos da Prússia, Áustria, Rússia, Itália e Península Ibérica acolheram as idéias dos filósofos iluministas e adotaram medidas que foram chamadas de Reformismo Ilustrado ou de Despotismo Esclarecido. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma prática adotada por esses soberanos: a) Incentivo ao ensino acadêmico e literário, o que impediu a realização de investimentos que aumentassem a produção agrícola e de manufaturas. b) Adoção de medidas que favorecessem a organização racional do Estado através da modernização de instituições administrativas e do desenvolvimento da economia nacional. c) Implantação de reformas políticas que substituíssem o regime monárquico pelo republicano e o voto censitário pelo voto universal no final do século XVIII. d) Substituição de obras destinadas a drenagens de áreas alagadas e à construção de estradas por obras que embelezassem as cidades, sob a inspiração da estética neoclássica. 24) Durante a Idade Média, o Império Bizantino representou o berço de uma civilização que reunia características gregas, romanas e orientais. Sobre esse Império, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Por sua posição geográfica privilegiada, o Império Bizantino concentrava a circulação de mercadorias do mar Negro para o mar Cáspio, e era passagem de rotas comerciais entre os povos de civilização árabe e o Oriente. b) Com uma população bem mais numerosa que Paris ou Roma na virada do ano mil, Constantinopla, a capital do Império, reunia grande diversidade cultural, hospedando estrangeiros de várias regiões do Oriente e Ocidente. c) O cristianismo bizantino apresentava características próprias, como o poder centrado nas mãos do patriarca, um forte apelo aos sentimentos religiosos, a descrença no purgatório, a decoração artística através de mosaicos e a liturgia em grego. d) Dentre as razões para o seu declínio, iniciado ao longo do século XI, encontrase a perseguição aos não cristãos, as disputas pelo poder entre civis e militares e os altos gastos militares visando à defesa das fronteiras.

16 16 1º Exame de Seleção 25) Entre os séculos XVI e XVIII, predominou na América espanhola o trabalho compulsório indígena empregado nas minas e haciendas, sobretudo nos vicereinados da Nova Espanha e do Peru. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE as formas de trabalho compulsório adotadas nesses vicereinos: a) Escravidão e mita. b) Encomienda e servidão temporária. c) Encomienda e mita. d) Servidão temporária e escravidão. FÍSICA 26) A figura abaixo representa um ciclo de Carnot, para um gás ideal, em um diagrama de pressão P versus volume V. Das opções abaixo, a que representa CORRETAMENTE o mesmo ciclo mostrado ao lado, em um diagrama de temperatura T versus entropia S, é: a) b) c) d)

17 1º Exame de Seleção 17 27) Duas cordas com densidades lineares de massa μ1 e μ2 são unidas entre si formando uma única corda não homogênea. Esta corda não homogênea é esticada na posição horizontal, suas extremidades são fixadas em duas paredes e ela é colocada para oscilar, formando uma onda estacionária, conforme a figura abaixo. Considerando que a tensão é a mesma em todos os pontos da corda não homogênea, é CORRETO afirmar que: a) 2 μ1 = μ2 b) 4 μ1 = μ2 c) μ1 = 2 μ2 d) μ1 = 4 μ2 28) Ao observar o espectro eletromagnético de uma galáxia distante, percebeu-se que os comprimentos de onda da luz emitida por alguns elementos químicos existentes na galáxia eram maiores que os comprimentos de onda emitidos pelos mesmos elementos aqui na Terra. É CORRETO afirmar que este fenômeno pode ser explicado: a) Pela interferência da luz devido aos elementos ópticos do telescópio. b) Pelo efeito Doppler da luz devido à expansão do universo. c) Pela dispersão da luz no vácuo devido a luz não ser monocromática. d) Pela refração da luz devido à atmosfera terrestre. 29) Um raio de luz monocromático incide perpendicularmente a uma das faces de um prisma de vidro com índice de refração n e ângulos internos α, β e 90 o, como mostrado na figura ao lado. Esse raio é refratado e atinge uma segunda face do prisma. O menor índice de refração do meio onde o prisma se encontra para que o raio refratado na primeira face seja totalmente refletido na segunda face é:

18 18 1º Exame de Seleção a) n cos(α β) b) n cos(β) c) n cos(α + β) d) n cos(α) 30) A figura ao lado ilustra um circuito composto por 6 resistores alimentados por uma bateria de 12 V. A corrente elétrica que passa pelo resistor R2 é igual a: a) 1 A b) 3 A c) 4 A d) 2 A

19 1º Exame de Seleção 19 BIOLOGIA 31) No filme de ficção X-men é apresentado um grupo com diversos indivíduos mutantes que manifestam características especiais. Entretanto, na natureza, a ocorrência de uma eventual mutação vantajosa deve ser fixada na população para que tenha papel evolutivo. Considerando os princípios de genética e evolução, é INCORRETO afirmar que a ocorrência de mutações favorece a: a) Diminuição da condição de Equilíbrio de Hardy-Weinberg. b) Atuação dos mecanismos de Seleção Natural de Darwin. c) Recombinação gênica decorrente da Primeira Lei de Mendel. d) Explicação de variabilidade na Dupla-hélice de Watson e Crick. 32) A membrana plasmática possui na sua estrutura proteínas relacionadas com a comunicação entre as células, os chamados receptores de membrana. Com relação a esses receptores, é CORRETO afirmar: a) Receptores inespecíficos são produzidos em resposta ao mesmo tipo de sinalizador. b) Diferentes receptores são emitidos para atuar como sinais em diferentes células-alvo. c) Moléculas sinalizadoras inespecíficas se ligam a um único tipo de receptor sinalizador. d) Existem moléculas mensageiras que se ligam a receptores de tipos celulares diferentes. 33) Recentemente foram divulgados resultados sobre estudos de uma vacina contra o Schistosoma mansoni. Apesar de estar no início, a pesquisa aponta para proteínas do parasito capazes de estimular a resposta imune no nosso organismo. Dos estágios de desenvolvimento desse parasito, assinale aquele que tem o menor impacto na obtenção dessa vacina: a) Esquistossomo adulto. b) Esquistossomo jovem. c) Miracídio. d) Cercaria.

20 20 1º Exame de Seleção 34) Os biocombustíveis representam uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis e constituem uma matriz energética renovável. Sobre a produção de biocombustíveis foram feitas as seguintes afirmativas: I. A produção do biodiesel reduz o uso de pesticidas e contribui para o equilíbrio ecológico com plantações de oleaginosas. II. A produção de etanol gera resíduos utilizados como combustíveis alternativos e compete com a produção de alimentos. III. A produção de biogás também resulta em fertilizantes orgânicos e aumenta a emissão do dióxido de carbono. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. 35) A figura abaixo demonstra detalhes das estruturas relacionadas ao voo de três diferentes vertebrados: Considerando os três modelos apresentados, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As asas são constituídas principalmente por grandes membranas interdigitais. b) A perna e a cauda auxiliam na sustentação da asa de répteis e mamíferos. c) A redução da cauda pode ser considerada uma adaptação comum ao voo. d) As penas e as membranas alares atuam de forma semelhante durante o voo.

21 1º Exame de Seleção 21 GEOGRAFIA 36) O Território Brasileiro foi dividido em grandes domínios morfoclimáticos pelo geógrafo Aziz Ab Saber (1969). Essa divisão considera aspectos como clima, relevo, geologia, recursos hídricos e vegetação. Sobre o uso e a ocupação dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, é CORRETO afirmar que: a) No domínio da Caatinga são frequentes os inselbergs e sua ocupação tem se realizado pela prática da agricultura de exportação. b) No domínio do Cerrado, os solos profundos auxiliam no desenvolvimento de atividades agrícolas nas pequenas propriedades familiares. c) No domínio Amazônico, a ocupação intensiva, com altas taxas de desmatamento, tem ocasionado modificações nos ciclos biogeoquímicos. d) No domínio das Araucárias são encontrados solos férteis e sua ocupação preservou sua cobertura florestal. 37) Leia as afirmativas abaixo, que se referem aos elementos de um mapa. I. As curvas de nível são linhas isométricas, isto é, linhas que unem pontos de representados numa carta ou mapa. II. A escala numérica fornece a relação entre os comprimentos de uma linha no mapa e o correspondente no terreno. III. A projeção azimutal é equivalente, pois os paralelos e meridianos representam com precisão as distâncias em qualquer direção a partir da periferia do mapa. IV. Em um mapa de escala 1 : , 8 cm equivalem a 80 m. Está CORRETO o que se afirma apenas em: a) III e IV. b) II e III. c) I e II. d) I e IV.

22 22 1º Exame de Seleção 38) Assinale a afirmativa CORRETA referente aos agentes de formação do relevo: a) As dunas são montes de areia estáveis, formando-se nas zonas superiores e secas da praia, onde o vento, mesmo de pouca intensidade, pode deslocar os grãos de areia. b) As restingas são faixas arenosas que se alongam e são depositadas paralelamente ao litoral, tendo como ponto de apoio os afloramentos rochosos. c) As praias são formadas exclusivamente pela deposição de material originário da dinâmica das correntes marinhas. d) As falésias são escarpas horizontais formadas no encontro do continente com o oceano a partir do solapamento de sua base pela ação das águas oceânicas. 39) Leia o trecho abaixo: À medida que o espaço se encolhe para se tornar uma aldeia global de telecomunicações e uma espaçonave planetária de interdependências econômicas e ecológicas para usar apenas duas imagens familiares e cotidianas e na medida em que os horizontes temporais se encurtam até ao ponto em que o presente é tudo o que existe, temos que aprender a lidar com um sentimento avassalador de compressão de nossos mundos espaciais e temporais. (HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, p. 240.) De acordo com o trecho acima e com os conhecimentos sobre o fenômeno da globalização, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O processo econômico que ocorre em um determinado lugar tem grande influência sobre outras localidades situadas a uma grande distância. b) A partir da segunda metade do século XX, vem ocorrendo uma profunda transformação nas antigas identidades nacionais. c) O conceito de Estado mínimo legitimou as principais transformações na economia mundial, como a diminuição da intervenção do Estado no mercado. d) A ascensão e a influência das transnacionais sobre as nações emergentes provocaram o fim das fronteiras dos Estados nacionais.

23 1º Exame de Seleção 23 40) Leia o texto abaixo: A abordagem geográfica do real enfrenta o problema básico do tamanho, que varia do espaço local ao planetário. Esta variação de tamanhos e de problemas não é prerrogativa da geografia. [...] Recentemente, as descobertas da microfísica e da microbiologia colocaram em evidência que na relação entre fenômeno e tamanho não se transferem leis de um tamanho a outro sem problemas, e isto é válido para qualquer disciplina. (CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 288.) O texto acima se refere ao conceito de: a) Representação. b) Escala. c) Mapa. d) Espaço. QUÍMICA 41) Um recipiente de volume fixo foi preenchido, a 25 o C, com uma mistura dos gases N2, O2 e CH4 até atingir a pressão de 6 atm. Sabendo que as pressões parciais dos gases são de 1,8; 2,4 e 1,8 atm, respectivamente, as massas dos gases são: a) 5,6 g; 6,4 g e 3,2 g. b) 8,4 g; 12,8 g e 4,8 g. c) 2,8 g; 3,2 g e 1,6 g. d) 10,8 g; 19,2 g e 9,6 g. 42) Uma massa de hidróxido de potássio (KOH) foi completamente dissolvida em água pura, resultando em uma solução de ph = 8. É INCORRETO afirmar que nessa solução: a) A concentração de íons H3O + é maior do que a de íons H3O + na água pura. b) A concentração de íons H3O + é menor do que a de íons OH - na água pura. c) A concentração de íons H3O + é 10-8 mol L -1. d) A concentração de íons OH - é 10-6 mol L -1.

24 24 1º Exame de Seleção 43) A respeito da interação entre os átomos 17X e 19A, é CORRETO afirmar que formam: a) Ligação covalente apolar. b) Ligação covalente polar. c) Ligação metálica. d) Ligação iônica. 44) A aspirina pode ser sintetizada a partir do anidrido acético e do ácido salicílico, como representado abaixo: Considerando um rendimento da reação de 50%, a quantidade mínima de anidrido acético, em gramas, para produzir aproximadamente 3,6 g de aspirina é: a) 4,08 b) 2,04 c) 1,02 d) 5,10 45) O metano, produto da decomposição anaeróbica de vegetais causada por bactérias, é produzido em grandes quantidades em solos alagados, como em plantações de arroz. É também produzido no sistema digestivo de cupins. Considerando a fórmula estrutural do metano, ao lado, assinale a afirmativa CORRETA: a) As ligações C-H no metano apresentam o mesmo comprimento. b) O átomo de carbono no metano apresenta hibridização sp2. c) O ângulo entre as ligações C-H é de 120 o. d) A ligação C-H no metano é covalente apolar.

25 1º Exame de Seleção 25

26 26 1º Exame de Seleção

27 1º Exame de Seleção 27 Biologia Física História Matemática Português Rascunho do Gabarito 01 (A) (B) (C) (D) 02 (A) (B) (C) (D) 03 (A) (B) (C) (D) 04 (A) (B) (C) (D) 05 (A) (B) (C) (D) 06 (A) (B) (C) (D) 07 (A) (B) (C) (D) 08 (A) (B) (C) (D) 09 (A) (B) (C) (D) 10 (A) (B) (C) (D) 11 (A) (B) (C) (D) 12 (A) (B) (C) (D) 13 (A) (B) (C) (D) 14 (A) (B) (C) (D) 15 (A) (B) (C) (D) 16 (A) (B) (C) (D) 17 (A) (B) (C) (D) 18 (A) (B) (C) (D) 19 (A) (B) (C) (D) 20 (A) (B) (C) (D) 21 (A) (B) (C) (D) 22 (A) (B) (C) (D) 23 (A) (B) (C) (D) 24 (A) (B) (C) (D) 25 (A) (B) (C) (D) 26 (A) (B) (C) (D) 27 (A) (B) (C) (D) 28 (A) (B) (C) (D) 29 (A) (B) (C) (D) 30 (A) (B) (C) (D) 31 (A) (B) (C) (D) 32 (A) (B) (C) (D) 33 (A) (B) (C) (D) 34 (A) (B) (C) (D) 35 (A) (B) (C) (D) Geografia Química 36 (A) (B) (C) (D) 37 (A) (B) (C) (D) 38 (A) (B) (C) (D) 39 (A) (B) (C) (D) 40 (A) (B) (C) (D) 41 (A) (B) (C) (D) 42 (A) (B) (C) (D) 43 (A) (B) (C) (D) 44 (A) (B) (C) (D) 45 (A) (B) (C) (D) Resultado: 01/12/2015 (12:00 h) Matrículas: A partir de 02/12/2015 Levar 2 fotos 3x4; Documentos Pessoais; Comprovante de Escolaridade; Comprovante de Residência;

28 28 1º Exame de Seleção BOA PROVA! O PRÉ-VESTIBULAR BASE FORTE lhe deseja SUCESSO... Muito SUCESSO. Plano A - Se você foi aprovado na seleção do Pré-Vestibular BASE FORTE, parceiro da Rede Bernoulli, parabéns! As aulas terão início no dia 15 de fevereiro de Venha efetuar sua matrícula junto à nossa secretaria. Plano B - Se você não foi selecionado, conte conosco. O Pré- Vestibular BASE FORTE está com uma promoção Especial para os alunos inscritos nesse processo seletivo. Ligue para a nossa secretaria ( ) e venha conhecer nossa equipe e nosso índice de aprovação. Faça parte do time que está sempre na frente, afinal, ninguém é LÍDER por acaso. Pré-Vestibular BASE FORTE Rua Minas Gerais, 599, no centro de Divinópolis. Visite nosso site:

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos)

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos) Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

As questões de 21 a 28 referem-se ao texto seguinte. Questão 21. A ideia central do texto é

As questões de 21 a 28 referem-se ao texto seguinte. Questão 21. A ideia central do texto é ATENÇÃO: Os textos da prova seguem a ortografia em que foram escritos. As questões e as instruções para a redação seguem as regras do novo Acordo Ortográfico. As questões de 21 a 28 referem-se ao texto

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Jus>fica>va. Obje>vos

Jus>fica>va. Obje>vos Jus>fica>va O Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo e a cada ano os brasileiros de Norte a Sul do país são mais afetados pelas consequências das mudanças climá>cas

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CLIPPING FSM 2009 AMAZÔNIA Jornal: BRASIL DE FATO Data: 26/01/09 http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/na-amazonia-forum-socialmundial-devera-ter-a-sua-maioredicao/?searchterm=forum%20social%20mundial

Leia mais

Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014

Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014 Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014 A ANBIMA: somos legítimos representantes dos interesses do mercado 4% Bancos Comerciais 3% Bancos de Investimento 24% Bancos Múltiplos 14% Corretoras

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

CENSO ESCOLAR EDUCACENSO A INFORMAÇÃO DE DISCIPLINAS NO CENSO ESCOLAR

CENSO ESCOLAR EDUCACENSO A INFORMAÇÃO DE DISCIPLINAS NO CENSO ESCOLAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA CENSO ESCOLAR

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR CADERNO DE PROVA CARGO: ESTAGIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Manual do Candidato - Cursos Técnicos

Manual do Candidato - Cursos Técnicos Manual do Candidato - Cursos Técnicos APRESENTAÇÃO Os Cursos Técnicos oferecidos atendem a política da qualidade do SENAI-RS, sendo o Manual do Candidato instrumento de Orientação aos candidatos quanto

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

difusão de idéias Atenção ao olhar crítico dos professores

difusão de idéias Atenção ao olhar crítico dos professores Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 Atenção ao olhar crítico dos professores Maria Malta Campos: Há uma enorme demanda reprimida por creches nas periferias das grandes cidades,

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56. Disciplina: HISTÓRIA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 Prova: P - TARDE Código da Prova: 1206205770 Data: / /2012 Ano: 6º Bimestre: 2º NOTA: Algumas dicas para fazer uma boa prova: 1 - Leia a prova na íntegra

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento.

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento. 29- A lógica da composição do mercado financeiro tem como fundamento: a) facilitar a transferência de riscos entre agentes. b) aumentar a poupança destinada a investimentos de longo prazo. c) mediar as

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina GEOGRAFIA Curso Professor ENSINO MÉDIO FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 1ª SÉRIE Número: 1 - Conteúdo: Domínios morfoclimáticos - estudar as interrelações

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 1.º Período ESTUDO DO MEIO Domínios Subdomínios Metas finais Conteúdos programáticos Avaliação natural

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO PROVA COMENTADA PELOS 1 Lya Luft apresenta, no 1º parágrafo do texto, sua tese acerca do que venha a ser o posicionamento ideal da família:...família deveria ser careta., i.e., humana, aberta, atenta,

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA

Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas e

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010)

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010) Santa Catarina Em 21, no estado de Santa Catarina (SC), moravam 6,3 milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,9%, 43,7 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 293 municípios,

Leia mais