A (DES)VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA PELO NÃO INDÍGENA NA ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA TUMUNE KALIVONO CRIANÇA DO FUTURO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A (DES)VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA PELO NÃO INDÍGENA NA ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA TUMUNE KALIVONO CRIANÇA DO FUTURO."

Transcrição

1 A (DES)VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA PELO NÃO INDÍGENA NA ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA TUMUNE KALIVONO CRIANÇA DO FUTURO. Marcia Aparecida da Cruz Silva 1 marciaapcruzsilva@gmail.com Elisângela Leal da Silva Amaral 2 elisilvamaral@hotmail.com Resumo O presente artigo tem como objetivo fazer a análise de entrevistas com alunos não indígenas da Escola Sulivan Silvestre de Oliveira-Tumune Kalivono criança do futuro, com relação ao estudo aprendizagem da Língua Terena que faz parte da grade curricular da escola. Essa instituição é a única escola do município de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, que disponibiliza o ensino de Língua Terena para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O motivo é investigar o interesse dos alunos não indígenas por essa disciplina visando perceber se há (des)valorização dessa língua pelo aluno não indígena. Para isso usaremos o aparato teórico oferecido pela Análise do Discurso. Palavras - Chave: Língua Terena; Valorização; Discurso. Introdução Tendo em vista que o Mato Grosso Sul é o segundo maior estado com concentração da comunidade indígena no país, a educação não poderia passar despercebida. Na capital Campo Grande esta situada a primeira aldeia indígena do Brasil com uma escola que atende não só os indígenas como também os não indígenas e por isso é considerada uma escola bilíngue. 1 Marcia Aparecida da Silva, Graduanda do Curso Letras Bacharelado na instituição Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS. 2 Elisângela Leal da Silva Amaral Possui Graduação em Letras (licenciatura) pela Unincor - Universidade Vale do Rio Verde (2005); habilitação Português/Inglês e suas respectivas literaturas; Mestrado em Letras: PPG Letras; área de concentração: Linguagem: Língua e Literatura pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua como docente no curso de Letras/Bacharelado UEMS - unidade de Campo Grande. Membro do NUPEQ - Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos; membro do NEAD - Núcleo de Estudos em Análise de Discurso (UEMS); membro de corpo editorial e revisora da Web Revista Página de Debates.

2 No decorrer dos anos vários trabalho e pesquisas foram feitos nessa escola, mas sempre voltados para os alunos indígenas, a partir desse pensamento surgiu à ideia de fazer um levantamento com os alunos não indígenas que estudam na escola, para descobrir se os mesmo valorizam a Língua Terena do mesmo jeito que valorizam a sua materna a Língua Portuguesa. Podemos constatar que ainda se tem um caminho muito longo pela frente para que realmente ocorra o gosto por esse idioma, não só por parte dos alunos, mas também de seus familiares, comunidade e autoridades em geral. Objeto / Corpus O corpus deste artigo concentra-se em textos transcritos de entrevistas realizadas com alunos não indígenas da escola Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono (Criança do Futuro). O objetivo desta pesquisa é observar como se manifesta o discurso de alunos não indígenas em relação à valorização da Língua Terena, ensinada em sala de aula. A modalidade de análise realizada na Análise do Discurso passa não só pela sala de aula, mas também na vida e no meio social em que o sujeito aluno está inserido. Segundo Orlandi (2012, p.16), Dessa maneira os estudos discursivos visam pensar o sentido dimensionado no tempo e no espaço das práticas do homem, descentrando a noção de sujeito e relativizando a autonomia do objeto da linguística. Nesse sentido, os contextos, imediato e amplo, serão tão importantes quanto os próprios textos a serem analisados. Objetivo Os objetivos desta pesquisa são: a) Geral: é observar como se manifesta o discurso de alunos não indígenas em relação à valorização da Língua Terena ensinada dentro da sala de aula no Ensino Fundamental I.

3 b) Específicos: analisar o funcionamento do discurso do aluno não indígena em relação à prática do ensino da Língua Terena; avaliar possíveis conflitos entre a língua materna Língua Portuguesa e Língua Terena. Método de trabalho Segundo Amaral (2014, p.13) faz-se necessário esclarecer que a análise do discurso não começa com a interpretação dos enunciados, ao contrário, começa bem antes.. Antes de se construir o questionário a ser utilizado, foram realizados estudos sobre algumas questões que envolvem o povo Terena, na disciplina de Línguas Indígenas Brasileiras (LIB), no curso de Bacharelado, além de outras leituras e pesquisas. Foram realizadas entrevistas orais no dia 21/05/2015, na Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono Criança do Futuro, que atende desde a série inicial (Pré escola) ao 5º ano do ensino fundamental. A entrevista era composta por um questionário ao qual os alunos deveriam responder às perguntas oralmente. A idade dos alunos era de 10 a 12 anos. Para o acontecimento da entrevista também houve uma autorização por escrito dos pais dos alunos, conforme procedimentos habituais nestes casos, por se tratar de menores de idade. Os alunos foram informados de que as perguntas seriam respondidas por eles de acordo com a opinião de cada um. Ficaram empolgados em participar e colaboraram com tranquilidade. Para Orlandi, Podemos mesmo dizer que a interpretação aparece em dois momentos da análise: a.em um primeiro momento, é preciso considerar que a interpretação faz parte do objeto da análise, isto é, o sujeito que fala interpreta e o analista deve procurar descrever esse gesto de interpretação do sujeito que constitui o sentido submetido à análise; b.em um segundo momento, é preciso compreender que não há descrição sem interpretação, então o próprio analista está envolvido na interpretação. (ORLANDI, 2012, p. 60) Nesse sentido, cabe ao analista, observar também as condições que envolvem o momento em que o discurso é produzido pelo sujeito.

4 De posse do discurso, os enunciados foram recortados e analisados em busca de sentidos no funcionamento da linguagem. O Corpus e a Análise Breve história sobre os indígenas no Brasil Embora a (re)descoberta do Brasil tenha sido registrada oficialmente no ano de 1500 por Pedro Álvares Cabral, os portugueses não fizeram um processo de colonização de imediato, isso só ocorreu em Nesses primeiros anos, os portugueses enviaram para a nova terra várias expedições com o objetivo de reconhecimento tanto territorial, cultural e para a exploração da planta nativa: o pau-brasil. Após algumas observações esses primeiros desbravadores portugueses voltaram à terra natal. Como não fizeram moradias para se fixarem não houve a colonização. Mas nessa primeira visita ocorreu o primeiro contato com os índios brasileiros que aqui habitavam. De início, os portugueses já começaram a utilizar a mão de obra barata para a extração do pau-brasil e, em troca, ofereciam aos índios objetos que os fascinavam como espelhos, chocalhos, apitos entre outros elementos. No ano de 1516 o rei Dom Manuel I enviou alguns homens para se fixarem nas novas terras, mas isso não aconteceu, pois os indígenas que aqui viviam os expulsaram e com isso essa pré-expedição vai embora rapidamente. Mas, no começo de 1530, houve certa preocupação com invasões de outras nações. Desse modo, o rei de Portugal Dom João III, envia sua primeira expedição para fazer a colonização do novo domínio. A finalidade era evitar que outros países tentassem uma invasão. O comandante da primeira expedição foi Martim Afonso de Sousa, que ficara responsável por explorar as riquezas da nova colônia e fazer a extração de metais, pedras preciosas etc. Após toda essa preocupação dos colonizadores de fixarem moradia em seu novo território, houve certa preocupação em relação à língua. Os indígenas que viviam naquela região eram os Tupinambás: tupinambás (que incluem os tupiniquins, caetés, potiguaras, tamoios etc.), com os quais os portugueses mantinham contacto. Rodrigues (2005, p.35) cuja língua, Tupi, pertencia ao tronco linguístico de mesmo nome; a mesma que hoje também é chamada de tupi antigo e que no século XVII foi denominada língua brasílica (idem).

5 A língua brasílica (tupi) era falada em uma grande extensão de terra que abrangia todo o litoral brasileiro. Mas no século XVI os portugueses, que eram uma minoria diante dos indígenas, mostraram o interesse de aprender a língua nativa, com isso houve a grande expansão da língua, pois muitos colonos que vinham da Europa não tinham esposa e filhos, e quando chegavam aqui se casavam com as mulheres indígenas e tinham seus filhos que quando cresciam falavam a língua materna que era a Língua Brasílica. (DICA DE LEITURA POVOS INDIGENAS NO BRASIL). Além disso, as missões jesuítas incorporaram essa língua como instrumento de catequização indígena. O padre José Antonio de Anchieta publicou uma gramática, em 1595, intitulada Arte de Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil. Em 1618, publicou-se o primeiro Catecismo na Língua Brasílica. Um manuscrito de 1621 contém o dicionário dos jesuítas, Vocabulário na Língua Brasílica. Segundo Amaral, em nota de aula. [...] o pastor calvinista francês, Jean de Léry, publicou o 1º texto que reproduzia conversas dos indígenas tupinambá com os europeus, primeira amostra da língua em uso, nessa época, praticamente todos os europeus que vinham viver no Brasil, bem ou mal, aprendiam a falar o Tupinambá. No entanto, entre os portugueses, apenas os missionários passaram a escrever em Tupinambá. A partir da segunda metade do século XVII. Essa língua, já bastante modificada pelo uso corrente de índios missionados e não índios passaram a ser conhecida pelo nome Língua Geral. Mas é preciso distinguir duas Línguas Gerais no Brasil colônia: a paulista e a amazônica. A primeira foi que deixou fortes marcas no vocabulário popular brasileiro ainda hoje usado (nomes de objeto, lugares, animais, alimentos etc.) e que leva muita gente a imaginar que a língua dos índios é (apenas) o Tupi. (MATERIAL DA AULA) História dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul No Brasil, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, os povos indígenas somam mil, isso significa uma grande redução, pois quando o Brasil foi colonizado estima-se que havia cerca de cinco milhões de indígenas. O Estado de Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população de indígenas do país com indígenas autodeclarados, ou seja, isso corresponde a 3%

6 da população sul-mato-grossense. O Estado do Mato Grosso do Sul conta com várias etnias diferentes entre elas estão o Guarani, Terena, Kadiwéu, Guató, Kinikinau e Ofaié. Se no passado a história era contada por não índios, nos dias atuais isso está mudando, por conta da entrada de centenas de indígenas nas universidades e com a apropriação da tecnologia pelos mesmos, com isso eles podem se expressar e mostrar suas representações por meio dela, ou seja, estão criando um grande vínculo cultural e social e fazendo com que os nãos indígenas tenham a compreensão de sua historia pelo seu ponto de vista. No ano de 1910, foi criado o Serviço Nacional de Proteção ao Índio (doravante SPI). O então governo de Nilo Peçanha convida o Marechal Candido Rondon a assumir o posto. Mas o que Rondon teria a ver com os índios de Mato Grosso do Sul? Para responder, torna-se necessário fazer uma rápida viagem ao passado. Marechal Candido Rondon nasceu em Mimoso, atual Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso, no dia 05 de maio de Filho de Candido e Claudina, que era neta dos índios Bororos. Depois de muitos acontecimentos em sua vida Rondon é convidado e nomeado ajudante do Major Gomes Carneiro que tinha a grande missão de fazer a construção das linhas telegráficas, cujo objetivo era estender a comunicação entre o Rio e Cuiabá. No ano de 1899, Rondon chefia uma comissão para estender as linhas telegráficas de Cuiabá a Corumbá, no meio do trajeto ele conta com a ajuda dos Bororos, com os quais tem uma grande ligação por parte de sua mãe. O SPI era um órgão subordinado ao Ministério da Agricultura e a intenção era colocar os índios sobre tutela para assegurar a assistência e proteção dos mesmos, enquanto a integração não se efetivasse. As primeiras áreas demarcadas pelo então presidente do SPI, Marechal Rondon foi para o povo Terena, no MS: Cachoeirinha e Taunay-Ipegue e não parou por aí, o SPI também demarcou mais oito reservas destinadas aos Kaiowá e Guarani.

7 Aldeia Urbana Marçal de Souza Tupã- (Deus pequeno, em guarani). Y A aldeia Marçal de Souza é a primeira aldeia urbana do país. Ela foi criada após muita luta da comunidade indígena Terena. O terreno foi doado pelo governo para a construção de um hospital indígena, mas isso não ocorreu, pois alguns posseiros que viviam na região também reivindicavam a terra como deles. Mas no dia 09 de Junho de 1995, a comunidade indígena invadiu o loteamento com cerca de 20 famílias que, com o passar do tempo, foi aumentando. As condições de sobrevivência eram desumanas com falta de água, luz e saneamento básico. Mas, após muita persistência e luta, as famílias conseguiram que a prefeitura construísse casas e regularizasse a situação. Atualmente estima-se que 170 famílias moram no local em casas de alvenaria e que parte de sua estrutura quando vista pelo lado de fora faz lembrar o desenho de oca. Na aldeia ocorre o resgate das tradições da comunidade indígena que, por mais que esteja inserido no meio urbano, não se esqueceu de suas origens e tradições. O nome da aldeia é uma homenagem ao índio guarani Marçal de Souza, que, em guarani se traduz Tupã-Y (Deus pequeno), foi um líder que lutou em defesa dos direito de seu povo até o fim de sua vida.

8 Marçal de Souza nasceu em 1920, nas vésperas do natal, em Rincão de Júlio na região de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Foi enfermeiro de um posto na FUNAI 3. No ano de 1980 ele discursou para o papa e informou que o povo indígena estava sofrendo agressões por parte dos brancos. Marçal de Souza foi assassinado no dia 05 de novembro de 1983, aos 63 anos, juntamente com sua esposa que tinha 27 anos, e também era indígena. Figura 1 Casas da Aldeia de Indígena Figura 2 Memorial Da Cultura Educação para a Comunida 3 A Fundação Nacional do Índio FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

9 A Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono criança do futuro - foi fundada em 12 de fevereiro de 1999 para atender às crianças das famílias indígenas da etnia Terena. Mas nos dias atuais ela atende à comunidade não indígena também, pois, apesar de se encontrar no interior de uma aldeia urbana, a mesma não é uma escola indígena e sim uma escola que atende a todos. Com isso ela é considerada uma escola bilíngue, pois ensina a Língua Portuguesa e também a Língua materna indígena, que é o idioma Terena. O nome da escola é uma homenagem ao Senhor Sulivan Silvestre de Oliveira que nasceu em 15 de janeiro de 1963 em Paranavaí, no estado do Paraná. Possuía curso de direito e defendia o meio ambiente com teses jurídicas sobre o crime contra a fauna. Sulivan faleceu em um acidente de avião na mesma época em que era o presidente da FUNAI. A comunidade, sensibilizada por seu trabalho para com a comunidade indígena e sua posição em relação à vida pública, decide homenageá-lo acrescentando seu nome na escola, que passa a chamar-se escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono criança do futuro. Figura 1 Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono criança do futuro Abordagem restrita sobre Análise de Discurso

10 A Análise do Discurso nasceu na França nos anos 60 com Michel Pêcheux 4, a mesma constitui se no espaço das questões criadas pela relação entre três domínios disciplinares. Esses domínios são a Linguística, o Marxismo e a Psicanálise. De acordo com Orlandi 5 (2012, p.15), A.D é a cientificidade em que enfim o político, a ideologia, os sentidos, os sujeitos se reuniam à língua e podiam fazer parte do dia a dia da reflexão sobre a linguagem. Seu objeto de estudo é o discurso. Para Orlandi, o discurso está relacionado a movimento. A análise do discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso. E a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. (ORLANDI, 2012, p. 15) É nesse sentido que, o indivíduo, interpelado em sujeito pela ideologia, fala de um lugar determinado pela mesma ideologia que o atravessa. Sua identidade é efêmera, dura o tempo do discurso. Segundo Amaral: [...]a análise de discurso pêcheutiana vem requerer um sujeito representativo, atravessado por uma ideologia materializada pela linguagem. Constituído em meio a condições de produção, em um jogo de imagem no qual não há lugar para o individual, mas, por meio do inconsciente lacaniano, tem seu discurso produzido em circunstâncias dadas pela historicidade, e nunca por escolha individual. O discurso é objeto de estudo da AD, porque a língua não se restringe apenas a transmitir informações, não quer apenas anunciar algo, mas leva em consideração o contexto social, histórico e ideológico em que um determinado enunciado foi produzido. Discurso seria o efeito de sentidos entre locutores. Considerando o Contexto Sócio- Histórico-Ideológico (condições sociais, a História Oficial e também a História particular de 4 Michel Pêcheux ( ): É o fundador da Análise de Discurso que teoriza como a linguagem está materializada na ideologia e como esta se manifesta na linguagem. Ele concebe o discurso, enquanto efeito de sentidos, como um lugar particular em que esta relação ocorre. Disponível em: 5 Eni Orlandi possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976).

11 cada pessoa, por fim, a ideologia que permeia as relações humanas) no qual o discurso e o Sujeito estão inseridos, a saber; o discurso seria o resultado, a conseqüência do efeito de sentido sobre os locutores. (Orlandi 2001:21). Formulado entre interdiscursos, estabilizado pela paráfrase e se renovando pela polissemia, o discurso segue: a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. (idem, 2012, p. 15). Encarregada de fazer deslizar o sentido entre as palavras. Conforme diz Amaral, (2014, p. 85) o processo metafórico busca resgatar, no interior de cada formação discursiva, sentidos marcados por discursos que se materializaram na história Orlandi: O discurso não nasce de um processo aleatório, mas de dadas condições de produção. Segundo Os dizeres não são, como dissemos, apenas mensagens a serem decodificadas. São efeitos de sentidos que são produzidas em condições determinadas e que estão de alguma forma presentes no modo como se diz, deixando vestígios que o analista de discurso tem de apreender. (ORLANDI, 2012, p. 30) Nesse processo ocorre a chamada antecipação, em que o sujeito analisa o seu outro, que, por sua vez, o analisa também: Quem sou eu para lhe falar assim?/ Quem é ele para que eu lhe fale assim?/ Quem sou eu para que ele me fale assim?/ Quem é ele para que me fale assim? Há várias maneiras de se estudar a língua, no entanto, é importante ressaltar que, para a Análise de Discurso interessa olhar a língua em movimento, como ela significa inscrita no real da história. Análise dos Dados A AD constitui-se uma cientificidade em que o analista, firmado no referencial teórico, constrói seu próprio dispositivo de análise. Como Amaral (2014, p. 88) explica: A análise de dados constitui uma atividade que exige do analista constante retorno aos dispositivos teóricos da AD. Sobretudo pela metáfora, que trabalha o deslizamento de sentidos, é possível observar palavras inscritas no real, significando em novos discursos, a fim de se buscar os efeitos de sentidos que saltam nos enunciados.

12 O discurso retirado das entrevistas transcritas foi analisado e dele selecionados alguns enunciados que vão ao encontro dos objetivos propostos neste trabalho. A entrevista contou com a participação de três alunos não indígenas, por questões de ética, os mesmos não serão identificados. No momento de responderem as perguntas, os alunos ficaram bastante à vontade, o que contribuiu para o bom andamento da entrevista. Recortes dos enunciados (01) gosto, porque a gente aprende uma coisa a mais. (02) divido. (03) sim, divido. (04) eu conto quando aprendo uma coisa nova. (05) olha, eu vou tentar continuar. (06) não. mas minha mãe gosta. (07) sim, porque a história dos índios é muito importante para essa comunidade. No enunciado (01), o sujeito da ação verbal gosto é omitido, ou seja, o sujeito é apresentado amparado ou protegido pelo recurso da elipse. O verbo gostar pode ser vislumbrado como uma tomada de posicionamento denotando certa afetividade/apreciação, uma relação que revelaria uma aceitação por parte do sujeito falante não indígena. Em oposição, ao se tratar do verbo aprender, é explicitado o sujeito a gente, funcionando como forma de identificar um sujeito inserido em um dado grupo, um grupo que aprende em conjunto. Sendo o verbo aprender, um verbo transitivo direto, o objeto direto apresentado como seu complemento transporta a Língua Indígena Terena para uma generalização, na qual nem é citado o nome da língua denominada por coisa, que tem um artigo e dois vocábulos funcionando como um caracterizador: a mais, o que no conjunto aparece apenas como uma coisa a mais que poderia ser compreendido, ou parafraseado, como uma coisa qualquer. Ao se tratar de dividir o que é aprendido sobre a Língua Terena, novamente é usado nos enunciados (02) e (03) o recurso da elipse do sujeito denotando ser preciso esconder, omitir o sujeito, protegê-lo da exposição perante o contato com a referida língua.

13 Já no enunciado (04), diante de aprender uma coisa nova, o sujeito do verbo conto é definido, identificado, posicionado em 1ª pessoa explícita. Entretanto cabe destacar que o objeto do aprendizado mencionado continua sendo algo generalizado coisa, seguido de um caracterizador que o distingue. Sobre o fato de dar continuidade ao aprendizado da Língua Terena, no enunciado (05), fica evidenciado um discurso no qual se constata a presença de obstáculos no ensino/aprendizagem dessa língua indígena. Salta o uso do verbo tentar produzindo o efeito de sentido de que tal continuidade irá requerer um esforço em uma ação que poderá ser alcançada ou não, visto que tentar já pressupõe avançar sobre obstáculos que poderão ou não ser superados. No enunciado (06), tratando de pessoas que falem a Língua Terena, o sujeito simplesmente nega o fato. Encerrando a negação com ponto final, no entanto, após o ponto, faz o uso da conjunção adverbial mas, que em análises linguísticas funciona como uma fronteira entre o menos e mais relevante. No caso em questão, a negativa passa ser menos importante que a ação afetiva expressa em gostar. Ação remetida à pessoa da mãe, demarcada pelo uso do sujeito explícito antecedido de pronome possessivo de 1ª pessoa minha mãe. No enunciado (07), o sujeito fala que a história dos indígenas é muito importante para essa comunidade, mas em nenhum momento especifica o nome da comunidade, uma negativa da identidade daquele povo, ou seja, há uma omissão da importância do conhecimento da história da comunidade com a qual divide o espaço, o estudo, o ensino, o tempo, sem, no entanto, fazer parte, sem se inserir. Considerações Finais Após a análise dos dados nota-se que os alunos não indígenas não valorizam a Língua Terena como algo realmente importante a ser aprendido. Por meio desses enunciados salta o sentido de que, por parte dos alunos não indígenas, não se tem uma valorização do idioma Terena para ser utilizado em sua vida fora do ambiente escolar. Além disso, há presenças em um mesmo espaço, entretanto, as fronteiras socioculturais permanecem intocáveis, mesmo se tratando de pessoas que vivem em um mesmo espaço, a questão

14 linguística é apenas parte desse processo, levando-se em conta a afirmação de Mattoso Camara (1979, p. 16) ao dizer que a língua é parte da cultura. Outro resultado relevante relaciona-se ao fato de que em nenhum dos enunciados do discurso do sujeito aluno não indígena da Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumune Kalivono Criança do Futuro aparece termos específicos da Língua Terena. O que denota haver uma fronteira estabelecida entre as duas línguas. Nesse sentido, se em algum momento houve conflito entre as duas línguas, no presente, a Língua Portuguesa tem prevalecido sobre a Língua Terena, em território Terena. Referências Bibliográficas AMARAL, Elisângela Leal da Silva O discurso do professor de língua portuguesa frente a ideologias conflituosas de gramáticos e linguistas. Campo Grande, MS: UEMS, CÂMARA JR, J. Mattoso. Introdução às línguas Indígenas brasileiras. Rio de Janeiro: Ed. Ao livro técnico, ORLANDI, Eni. Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Ed.Pontes, RODRIGUES, Aryon Dall Igna Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil. Ciência e Cultura, v. 57, n. 2, pp , POVOS INDIGENAS NO BRASIL. Dica de Leitura. Disponível em: < Acesso em: 22 de jun HISTORIA DO BRASIL. NET. Dica de Leitura. Disponível em: < Acesso em 22 de jun HISTÓRIA DA ESCOLA. Fonte: Acesso em: 21 de abr IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem Populacional. Disponível em: Acesso em: 02 de jul

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG POVOS INDÍGENAS NO BRASIL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG Conhecendo os povos indígenas Para conhecer melhor os povos indígenas, é importante estudar sua língua.

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES Aline Patrícia da Silva (Departamento de Letras - UFRN) Camila Maria Gomes (Departamento de Letras - UFRN) Orientadora: Profª Dra.

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV

500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV 500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV Episódio 3: Encontro no além-mar Resumo A série discute temas históricos, alternando a narrativa com encenações de bonecos animados que resgatam o contexto da época

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A PRÁTICA DE JOGOS PARA A INTERIORIZAÇÃO DOS NOMES DE CAPITAIS E ESTADOS DO BRASIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II

A PRÁTICA DE JOGOS PARA A INTERIORIZAÇÃO DOS NOMES DE CAPITAIS E ESTADOS DO BRASIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II A PRÁTICA DE JOGOS PARA A INTERIORIZAÇÃO DOS NOMES DE CAPITAIS E ESTADOS DO BRASIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II Rafael Krupiniski 1 Lia Dorotea Pfluck 2 Eliane Liecheski 3 Introdução Influenciado principalmente

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora azevedof.oliveira@gmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente,

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 10/05/2011. PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS Senhor Presidente,

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE DICIONÁRIOS* Joelma Aparecida Bressanin joelmaab@hotmail.com Doutoranda Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE DICIONÁRIOS* Joelma Aparecida Bressanin joelmaab@hotmail.com Doutoranda Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Introdução UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE DICIONÁRIOS* Joelma Aparecida Bressanin joelmaab@hotmail.com Doutoranda Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) O projeto História das Ideias Linguísticas 1

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Aluno

Aula 3 de 4 Versão Aluno Aula 3 de 4 Versão Aluno As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

Aula 2: Projeto de pesquisa

Aula 2: Projeto de pesquisa 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 2: Projeto de pesquisa 1 O projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é a base da organização do seu trabalho de pesquisa. Ao elaborar o projeto você organiza suas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 64 A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 Edson da Silva Santos e-mail: edsonsporte@hotmail.com Bolsista FAPESB, Bacharelando

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este? Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL maria.schlickmann@unisul.br Palavras iniciais... As reflexões que apresento neste texto são um recorte de estudo que venho realizando na minha tese de doutorado.

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

ATÉ QUANDO ESPERAR: DESLIZAMENTOS DE SENTIDOS ENTRE O RELIGIOSO E O DISCURSO CAPITALISTA

ATÉ QUANDO ESPERAR: DESLIZAMENTOS DE SENTIDOS ENTRE O RELIGIOSO E O DISCURSO CAPITALISTA ATÉ QUANDO ESPERAR: DESLIZAMENTOS DE SENTIDOS ENTRE O RELIGIOSO E O DISCURSO CAPITALISTA Felipe Souza Ferraz 1 Silvia Regina Nunes 2 INTRODUÇÃO Durante os anos 1960 e 1970, a MPB desempenhou um importante

Leia mais

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR?

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? O que dizem as crianças sobre o brincar e a brincadeira no 1 ano do Ensino Fundamental? Resumo JAIRO GEBIEN - UNIVALI 1 Esta pesquisa visa investigar os momentos

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Quando crescer, vou ser... estatístico!

Quando crescer, vou ser... estatístico! Page 1 of 7 Ferramentas Pessoais Acessar Registrar Ir para o conteúdo. Ir para a navegação Busca Buscar na On-line Buscar Busca Avançada Seções On-line Revista Voltar à página principal Revista Edição

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL:

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL: Sessão 5/12: 1) AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ADVOCACIA PRIVADA: O objeto do requerimento não é uma tomada de posição, e sim abrir para o debate. Tentamos redigir o requerimento da forma mais neutra possível, sem

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Fundamental I Ano: 5º ano Componente Curricular: História Professor (a): Cristiane

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA DO NASCIMENTO CAMPOS

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA DO NASCIMENTO CAMPOS SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA DO NASCIMENTO CAMPOS A CHEGADA DOS PORTUGUESES A AMÉRICA E AS VIAGENS MARÍTIMAS Projeto apresentado e desenvolvido

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 Manoel Luiz de Souza JÚNIOR Universidade Estadual

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

A consciência no ato de educar

A consciência no ato de educar Família e escola: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br A consciência no ato de educar Não se educa entre uma novela e outra. Não se educa nos finais de semana! Não

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 18 TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS (LIBRAS) 2014 Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O pé de maçã 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O pé de maçã faz parte

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema de pesquisa, temos que traçar um caminho a seguir durante a investigação. Realizar um estudo mais planejado dos aspectos que

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais