Clipping Eletrônico Segunda-feira-feira dia 02/11/2015. Câncer de próstata mata mais de 100 homens por ano no AM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clipping Eletrônico Segunda-feira-feira dia 02/11/2015. Câncer de próstata mata mais de 100 homens por ano no AM"

Transcrição

1 Clipping Eletrônico Segunda-feira-feira dia 02/11/2015 Portal D24 AM Saúde 02 de Novembro de Fonte: Câncer de próstata mata mais de 100 homens por ano no AM Neste domingo tem início a campanha Novembro Azul domingo 1 de novembro de :00 AM Annyelle Bezerra - DIÁRIO do Amazonas / portal@d24am.com Os números mostram, ainda, que os idosos na faixa etária de 65 a 80 anos ou mais, com 505 diagnósticos, entre 2010 e 2015, foram maioria entre os pacientes diagnosticados com a doença.foto: Reprodução/ Graffo/ El País Manaus - No mês em que se dedica um cuidado especial à saúde do homem, o Novembro Azul, o grande número de pessoas, no Amazonas, diagnosticadas com câncer de próstata chama a atenção. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), nos últimos cinco anos, 751 pessoas tiveram câncer de próstata, no Estado, 604 morreram no período. De janeiro a agosto deste ano, 57 novos casos já foram confirmados. A capital do Amazonas, com 695 casos e que devido aos recursos médicos e hospitalres disponíveis deveria apresentar a menor incidência, é a líder no ranking da doença. Dos demais municípios, apenas Tefé (11), Humaitá (5), Coari (5), Presidente Figueiredo (4), Manacapuru (3), Apuí (3), Iranduba (3)

2 Itacoatiara (2) e Caapiranga (2) apresentaram mais de um caso de neoplasia do tipo. Os números mostram, ainda, que os idosos na faixa etária de 65 a 80 anos ou mais, com 505 diagnósticos, entre 2010 e 2015, foram maioria entre os pacientes diagnosticados com a doença. Do total de idosos, 466 moravam em Manaus. Com 180 casos de neoplasia maligna de próstata, o ano de 2010 foi o que apresentou a maior incidência da doença, no Amazonas. O ano de 2011 ficou em segundo lugar, com 178 casos; seguido por 2012 (146), 2013 (103) e 2014 (84). Dos 84 homens que apresentaram a doença, no ano passado, no Estado, 74 (88%) estavam na faixa etária de 60 a 80 anos ou mais. Deste grupo, 61 (82,4%) moravam na capital. A resistência dos homens em frequentar o médico regularmente é reforçada como uma das causas da grande incidência de amazonenses com câncer, quando se observa que dos 84 pacientes diagnosticados, apenas 16 (19%) moravam no interior. Entre janeiro e agosto do ano passado, 58 diagnósticos de neoplasia maligna de próstata foram realizados nas unidades de saúde públicas e privadas, do Amazonas, sendo 45 em Manaus. De acordo com o Datasus, neste ano, de janeiro a agosto, pelo menos sete homens por mês descobriram estar com câncer de próstata, no Estado. Em apenas oito meses, já foram 57 diagnósticos, destes 51 na capital. Os homens com idade de 60 a 80 anos ou mais figuram como a maioria dos pacientes, 43 no total, destes 38 com residência fixa em Manaus. Mortalidade Mas se o número de homens acometidos pelo câncer de próstata, no Amazonas, preocupa, o índice de pacientes que morreram em decorrência da doença é ainda mais alarmante. Disponibilizado pelo Datasus até o ano de 2013, os dados de mortalidade apontam que, entre 2009 e 2013, o câncer de próstata matou 604 pessoas, no Estado, mais de cem por ano. Entre as cidades do Amazonas, Manaus foi a que mais apresentou mortes, 376 no total, o equivale a 62,2% de todos os óbitos notificados. Os idosos também são maioria entre as vítimas fatais da doença. De 2009 a 2013, 561 (92,8%) homens com idades de 60 a 80 anos ou mais morreram em decorrência de complicações da doença.

3 Quanto menor o nível de escolaridade do paciente, maior a incidência de mortes. Dos 604 mortos pela doenças, no período, 272 haviam frequentado a escola por um a sete anos. Entre os anos analisados, 2013 foi que o registrou mais mortes por câncer de próstata, no Estado, 164 no total. Em segundo lugar no ranking esteve 2011 (130); seguido por 2012 (125); 2010 (97); e 2009 (88). Segundo a coordenadora do do Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Patrícia Oliveira é cultural os homens adotarem postura de superman e não cuidarem da saúde. Devido essa resistência, os homens vivem, em média, sete anos menos que as mulheres, afirmou. Para tentar combater a aversão dos homens ao consultório médico, a Semsa, segundo a coordenadora, tem atuado no enfrentamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. O objetivo é fazer com que os homens se familiarizem com a rotina de cuidados com a saúde. Diferente do que muitos podem pensar, o homem que busca atendimento é atendido inicialmente por um médico clínico geral que, após ouvir o paciente solicita exames e, caso necessário o encaminha para um especialista. O Ministério da Sáúde preconiza que os homens entre 20 e 59 anos sejam estimulados a ir ao médico, para que se cuidando agora a ele seja um idoso saudável, daqui 40 anos, afirmou Oliveira. Saúde do homem: Novembro Azul tem ação especial nas UBSs de Manaus O cuidado integral à saúde do homem será o foco das ações do Novembro Azul que já estão sendo preparadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Este ano, as ações desenvolvidas na rede municipal terão como objetivo a prevenção às principais doenças que atingem a população masculina, estimulando a procura pelos serviços de saúde e a realização dos exames preventivos. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão reforçando, durante um mês, a oferta de serviços direcionados aos homens. A intenção é estabelecer estratégias que ajudem a ampliar a presença dos homens nas Unidades de Saúde, buscando o atendimento integral, alertando e conscientizando sobre as medidas de prevenção, reforça Homero de Miranda Leão.

4 As ações serão executadas sob coordenação dos Distritos de Saúde (Disa) Sul, Norte, Oeste, Leste e Rural. A abertura da programação vai acontecer no dia 3 de novembro, 16h, com panfletagem na Avenida Djalma Batista, esquina com a Rua Pará, com a participação de profissionais do Disa Sul. O homem precisa adquirir o hábito de cuidar da própria saúde de forma integral. E as Unidades de Saúde estão estabelecendo estratégias para garantir que o público masculino seja atendido de acordo com as suas necessidades, fazendo com que se sintam como parte integrante da rede de saúde, reforça a técnica responsável pelo programa de Saúde Homem, no Disa Sul, enfermeira Ana Maria Jezini. Além das UBSs, que funcionam de segunda a sexta-feira, no horário da manhã e da tarde, a Semsa também disponibiliza os serviços de dez unidades funcionando em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h.

5 Portal do Holanda Saúde - 02 de Novembro de Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Fonte: Campanha 'Outubro Rosa' fecha com 1,4 mil exames em 16 dias Portal do Holanda Postado em 31/10/2015 às 9h54 Em 15 dias de funcionamento das Unidades Móveis da Saúde da Mulher e da Saúde Médico-Ambulatorial, na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizada na avenida Ayrão, no Centro, foram realizados atendimentos, superando as expectativas do órgão. Todos os procedimentos fazem parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Meta estipulada pela Semmasdh foi alcançada na campanha Desde o dia 13 de outubro até quinta-feira, 29, foram realizados 498 exames de mamografias, 573 ultrassonografias (abdominal total e superior, obstétrica, tireoide, mamária, vias urinárias, pélvica e transvaginal), 409 consultas médicas, 136 preventivos e 117 exames laboratoriais (fezes, urina e hemograma completo), além de encaminhamentos e palestras de orientação. De acordo com a agricultora Florinda da Silva, 65, o atendimento foi muito bom e nem perdeu tempo na fila.

6 A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Semmasdh e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de garantir às servidoras e às beneficiárias dos programas assistenciais a possibilidade de usufruir de cuidados de saúde sem que precisem se afastar de seu local de trabalho. Além das servidoras lotadas na sede da Semmasdh, as mulheres que atuam em outras unidades externas da secretaria, como Cras e Creas também tiveram a possibilidade de realizar os exames, sendo necessário apenas a apresentação do encaminhamento médico, RG, CPF e Cartão do SUS. As carretas também percorreram outros pontos da cidade levando atendimento à população feminina. No Centro, as Unidades Móveis da Saúde da Mulher realizaram 161 consultas, 629 ultrassonografias, 556 mamografias, 270 preventivos e 38 exames laboratoriais, totalizando atendimentos. Na Delegacia da Mulher, localizada no bairro Cidade de Deus, na zona Leste, foram feitos 448 exames. As unidades móveis localizadas na Semmasdh permanecerão no local até o dia 27 de novembro, atendendo também aos homens, como parte da ação de conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul.

7 Portal A Crítica Saúde - 02 de Novembro de Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Fonte: Artesãs fazem almofadas que atenuam incômodo de mulheres que fizeram mastectomia Após remover a mama devido ao câncer, mulheres enfrentam dificuldades no pós-operatório por não ter como descansar o braço sem lesar a área operada Manaus (AM), 01 de Novembro de 2015 SILANE SOUZA Amigas e artesãs, Alcinete Maia, Wall França e Marlete Brasil produzem a almofada que reduz significativamente o incômodo causado pela ausência da mama (Márcio Silva) A artesã Nete Maia, 48, fez uma mastectomia, remoção da mama, em 22 de abril de 2014, um mês após descobrir que tinha câncer de mama. Hoje, depois de passar por oito quimioterapias, ela diz que se sente vitoriosa, visto que, quatro de suas irmãs faleceram antes mesmo de passar pelo processo cirúrgico e, até então, ela está muito bem de saúde. Porém, ela destaca que enfrentou dificuldades no período pós-operatório por não ter como descansar o braço sem lesar a área operada. Um grupo de amigas artesãs, incluindo Nete, pretende ajudar na recuperação dessas pacientes que sofrem com este incomodo. Elas estão trazendo para Manaus o projeto Almofada de Coração, cujo desenho facilita o descanso do braço após o processo cirúrgico, reduzindo o inchaço pós-operatório. Além disso, protege a região de possíveis choques, tanto em relação ao braço que fica diretamente em contato com a parte operada quanto pelo cinto de segurança de um veículo.

8 De acordo com a artesã Wall França, esse projeto foi criado nos Estados Unidos e levado para a Dinamarca, depois se espalhou por quase todo o mundo. Como eu faço trabalho voluntário com mulheres que fizeram mastectomia, vejo como elas sofrem após a operação por não ter muita ajuda no processo de recuperação e resolvi abraçar a causa. Quando conheci o Almofada de Coração eu amei, porque vi que ele pode ajudá-las a se recuperarem mais rápido, relatou. Conforme Wall, o objetivo inicial é fazer as almofadas e doá-las para pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Até então, além de Nete, ela também conta com o apoio de outras três amigas artesãs: Adriana Fernandes, Nazaré Vieira e Marlete Brasil, que juntas deram início aos trabalhos fazendo as primeiras almofadas de demonstração. Como é um trabalho independente e voluntário nós precisamos de ajuda com o material, confessa. Wall França ressalta que, além das almofadas ajudarem na recuperação, também faz uma coisa muito mais importante, levam o carinho a essas mulheres que nesse momento, sem dúvida, merecem um coração repleto de muito amor. Números Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer de mama é o tipo mais letal entre as mulheres, no mundo, e afeta, por ano, mais de 57 mil brasileiras. No Amazonas, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados 390 novos casos de câncer de mama, ao ano, em todo o Estado. De acordo com o Inca, ocorrem 10 mil mortes anuais por câncer de mama, no Brasil. Porém, nos últimos 40 anos, a sobrevida vem aumentando nos países desenvolvidos e, atualmente, é de 85% em cinco anos, enquanto, nos países em desenvolvimento, permanece com valores entre 50% e 60%. SUS faz esforço O Secretário de Estado da Saúde, Pedro Elias de Souza, afirmou que o Amazonas vem acompanhando o esforço de ampliar o acesso das mulheres ao exame, que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele destacou que dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) mostraram

9 que no primeiro semestre de 2014, foram realizadas, no Estado, mamografias. Neste ano, no mesmo período, foram exames. De acordo com dados do Cadastrado Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Amazonas possui 60 mamógrafos, nas redes pública e privada, sendo 50 para o uso da clientela do SUS. A quantidade atende ao parâmetro de cobertura que o Ministério da Saúde adota, que é de 1 mamógrafo por cada habitantes. Para Pedro Elias, um dos desafios enfrentados na região como um todo, e em particular no Amazonas, é descentralizar a oferta do serviço, com sua expansão para os municípios mais distantes. A coordenadora de Atenção Oncológica do Estado do Amazonas, Marília Muniz, revela que, diferente dos demais tipos de câncer, o de mama não tem prevenção, e sim diagnóstico precoce. E tem cura. Sendo assim, ela afirma que quanto mais cedo ele é descoberto, maiores as chances de cura e menores as chances de mutilação (mastectomia). Por isso, é importante a realização dos exames de rotina, a exemplo da mamografia, que é indicada para mulheres com idade a partir de 40 anos e deve ser feita anualmente, disse. Marília explica que, de uma maneira geral, as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde, mesmo que não tenha identificado alterações em suas mamas porque o câncer de mama pode não ser percebido. Riscos Entre os fatores de risco para os cânceres de um modo geral, inclusive o de mama, estão: obesidade, reposição hormonal, não ter filhos, não amamentar, consumo de cigarros e bebidas, história pessoal ou familiar de câncer de mama. Preocupação O acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde e ao tratamento do câncer de mama aumentou mais de 100% na região Norte, no primeiro semestre de 2015, quando comparado com o mesmo período dos últimos cinco anos. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados na última semana.

10 Doações De acordo com a artesã Wall França, qualquer pessoa pode ajudar o projeto doando tecido, 100% algodão, enchimentos e linhas de costura. Para informações sobre como doar ou como adquirir uma almofada o número é: (92) Em números Foram realizadas 104 mastectomias, de janeiro a julho deste ano no Amazonas, conforme o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). Todos os procedimentos foram realizados na FCecon, que faz parte da rede estadual de saúde e é a referência para a doença. Portal A Crítica Saúde - 02 de Novembro de 2015 Fonte: Depressão pós-parto atinge 40% das mulheres no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde Casos são mais comuns do que se imagina: mulheres não se preparam emocionalmente para o momento do pós-parto e se deparam com a solidão. Manaus (AM), 01 de Novembro de 2015 LUANA CARVALHO Diagnóstico da doença pode ser confundido com o chamado baby blues (Reprodução) É um momento muito difícil de transição. Você sai do papel de filha para ser mãe de alguém. Muitas mulheres não se preparam emocionalmente para esse momento e se deparam com a solidão, conta Juliana*, 34, que sofreu de

11 depressão pós-parto por quase um ano. Além dela, 40% das mulheres são acometidas pela doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Eu tive o parto normal que eu queria, ocorreu tudo bem, mas não me planejei para o pós. Eu só fui entender o que eu passei quase um ano depois. Muitas vezes a gente não sabe que tem a doença, sente vergonha do que está pensando e ao invés de estar se sentindo feliz pelo momento, se sente triste, desabafa. Juliana relata que a depressão pós-parto causa angústia, uma tristeza sem motivos aparentes, acompanhada de desespero. Existe um período em que a doença está em grau mais elevado na qual a pessoa chega a pensar até em morte por conta da angústia. São muitos pensamentos negativos, desabafa. Até hoje, ela não sabe a causa da doença. Sempre estive amparada pela minha família e pelo meu marido, mas tinha sentimentos que eu não entendia. O parto e o pós-parto são momentos de reencontro e renascimento para a mulher, mas muitas mães não conseguem atravessar esse período. A médica obstetra e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Sigrid Cardoso explica que o diagnóstico da doença pode, muitas vezes, ser confundido com o chamado baby blues, um conjunto de sintomas que aparecem geralmente entre o 3º e o 10º dia do pós-parto e que consistem em alterações de humor, com tristeza ou irritabilidade, e insegurança perante a nova responsabilidade. Médica obstetra Sigrid Cardoso. Foto: Arquivo AC Nem todas as mulheres sentem essa tristeza, mas muitas, por causa da insegurança, acabam passando por esse momento de sensibilidade maior por

12 conta da queda de hormônios. São muitas dúvidas, o corpo muda, muitas mães não sabem como vão fazer para cuidar da criança. Mas essa fase não se estende por muito tempo, é mais superficial e passageiro, explica a médica. A depressão pós-parto é mais intensa e a especialista alerta para não ser confundida com o baby blues. A depressão é muito mais profunda e traz transtornos mentais e comportamentais, que precisam de tratamento psicológico e medicações, ressalta. Fatores de risco A obstetra acrescenta que existem alguns fatores de risco e definições que podem estar relacionadas com problemas hormonais, devido às próprias transformações que acontecem no corpo da mulher. Muitas vezes falta um apoio do núcleo familiar, que às vezes é inadequado. Outros fatores relacionam a falta de algumas vitaminas. No próximo dia 23 de novembro, o Ministério Público Federal vai realizar uma audiência com o tema violência obstétrica. Nos últimos dois anos, o Ministério Público Federal registrou 53 denúncias de violência obstétrica no Brasil, sendo três no Amazonas. A intenção é reunir o máximo de mulheres que sofreram maus tratos na maternidade para uma realizar uma denúncia coletiva. Especialistas afirmam que não não há uma única causa para depressão pósparto. Fatores físicos, emocionais e de estilo de vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença, conforme relata a médica obstetra. Sintonas da depressão pós-parto Os sintomas da depressão pós-parto são os mesmos de toda as depressões. A mulher tem alteração de humor, irritabilidade, insônia, não sente vontade de fazer nada e nem de cuidar do bebê. A médica Sigrid Cardoso explica que, nesses casos, a mudança pode ser notada facilmente pela família. É até mais fácil de diagnosticar do que a depressão de quem não teve um parto porque a família mesmo nota essa mudança radical na mulher após o nascimento do filho. Os médicos que acompanham essa paciente também percebem.

13 Sigrid ressalta que é importante que a paciente relate seus sentimentos para o profissional que a acompanha. Metade dos casos não são identificado porque a mãe acha que está cansado, nervosa, e isso vai passando desapercebido. Mas muitas chegam até em pensar em morte e por isso a importância do apoio emocional e psicológico nesta transformação importante na vida da mulher.. Primeiros contatos A depressão pós-parto tende a ser mais intensa quando a expectativa em relação ao bebê e os primeiros contatos com a maternidade não atendem as expectativas. A mão pode desenvolver sentimento de fracasso quanto à responsabilidade de cuidar da criança. Além disso, o humor pode variar em virtude do período de adaptação. Portal A Crítica Saúde - 02 de Novembro de 2015 Fonte: Amazonas_0_ html Câncer de pele deve atingir mil pessoas em 2015 no Amazonas Temperaturas elevadas no Estado escondem ameaça da doença. Manaus (AM), 01 de Novembro de 2015 SILANE SOUZA A exposição ao sol, que no Amazonas costuma maltratar mais a pele e, este ano, levou a recordes de temperatura, é um dos fatores para o avanço da doença(euzivaldo Queiroz - Arquivo/AC ) No ano em que as temperaturas bateram todos os recordes em décadas de medição, o Amazonas deve somar o registro de cerca de mil novos casos de

14 câncer de pele, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). São em torno de 970 do tipo não melanoma (de baixa mortalidade) e 20 do tipo melanoma (mais grave). Só a Fundação Alfredo da Matta (Fuam), referência no assunto, diagnosticou 220 casos de janeiro a outubro deste ano. A dermatologista Patrícia Bandeira de Melo reconhece que o índice de câncer de pele é alto no Amazonas, sendo identificado diariamente, até em função da radiação ultravioleta proveniente do sol, que na região é intenso durante boa parte do ano. Eu trabalho no Hospital Getúlio Vargas (HUGV) e não tem um dia de atendimento em que não diagnostico uma pessoa com câncer de pele. O índice é preocupante, alertou. Para reforçar o combate, a esse tipo de câncer, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) comemorará, no próximo sábado, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Na ocasião, milhares de dermatologistas realizarão consultas simultâneas em todo o País para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença. A campanha será promovida em hospitais públicos credenciados pela SBD. Em Manaus, a ação ocorrerá das 8h às 14h, em três unidades públicas credenciadas, que são o Ambulatório Araújo Lima (AAL), do Hospital Universitário Getúlio Vargas, localizado na avenida Aripuanã, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, a Fundação de Medicina Tropical (FMT), na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, e a Fundação Alfredo da Matta, na avenida Codajás, Cachoeirinha, Zona Sul. Patrícia, que é a coordenadora estadual da campanha, declarou que os atendimentos serão especialmente para pacientes com suspeita da doença. O objetivo, conforme a dermatologista, é acelerar o processo de diagnóstico e, consequentemente, da cura de tipo de câncer. Uma vez diagnosticado, o paciente entra no sistema de saúde e é submetido aos tratamentos, enfatizou. Autoexame Além de tentar rastrear casos de câncer de pele na fase inicial onde a chance de cura é quase total, a campanha tem por objetivo despertar nas pessoas a curiosidade e promover o autoexame da pele. Essa ação visa alertar a população, que precisa atentar para pintas na pele que não existiam antes ou

15 que mudaram seus aspectos. Mesmo nas formas mais avançadas, o câncer pode ser tratado e curado, ressaltou Patrícia. A dermatologista conta que a classe enfrenta diversas dificuldades na luta contra o câncer de pele no Amazonas. A principal delas é o fato do filtro solar não ser acessível para a população mais carente. Por isso, ela salientou que os profissionais defendem que o protetor seja distribuído gratuitamente nos postos de saúde. Jornal Em Tempo País pág. B3 03 de Novembro de Clipping realizado por Luana Abecassis Departamento de Comunicação Semsa / PMM

Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015

Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015 Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015 Jornal Acrítica Cidades Pág. C4 16 de Julho de 2015. Jornal Acrítica Política Pág. A7 16 de Julho de 2015. Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Jornal

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015 Portal Rede Tiradentes Saúde 10 de Novembro de 2015. Fonte: http://www.redetiradentes.com.br/com-horario-ampliado-ubsaugias-gadelha-e-reinaugurada-na-zona-norte/#.vkhlelertcc

Leia mais

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS Editoria: Notícias www.manausonline.com.br Coluna: -- Prefeitura inicia programação do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama ( ) Matéria articulada pela assessoria de imprensa -- NOTÍCIAS

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015 Manaus AM Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015 Jornal Acrítica Cidade Pág. C5 10 de março de 2015. Jornal Acrítica Cidades Pág. C3 10 de março de 2015. Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis

Leia mais

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA Nilcéa Freire, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, enalteceu hoje,

Leia mais

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 29/04/2015. Em audiência pública, prefeitura apoia causa de filhos separados de hansenianos

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 29/04/2015. Em audiência pública, prefeitura apoia causa de filhos separados de hansenianos Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 29/04/2015 Portal Amazonas Em Tempo 29 de abril de 2015. Fonte: http://www.emtempo.com.br/em-audiencia-publica-prefeituraapoia-causa-de-filhos-separados-de-hansenianos/

Leia mais

Editoria: Dia a Dia. Veículo:

Editoria: Dia a Dia. Veículo: 7 Comunicação e Marketing Ltda Editoria: Dia a Dia Amazonas em Tempo Coluna: -- Colisão na Cosme Ferreira leva família para o hospital ( ) Press-release da assessoria de imprensa (X) Iniciativa do próprio

Leia mais

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 03/09/2014

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 03/09/2014 Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 03/09/2014 Jornal Acrítica Tema do Dio Página A3 03.09.2014 Jornal Em Tempo Economia Página A6 03.09.2014 Jornal Em Tempo Dia a Dia Página B3 03.09.2014 Jornal

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 14/10/2014

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 14/10/2014 Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 14/10/2014 Jornal Em Tempo País Página B6-14/10/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C3-14/10/2014 Portal Amazonas Em Rede Amazonas - 13 de outubro de 2014 Fonte: http://www.amazonianarede.com.br/prefeitura-ja-vacinou-mais-de-

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014

Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014 Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C3 - dia 12/07/2014 Jornal Diário do Amazonas Caderno Brasil Página 16 dia

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 30/12/2014

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 30/12/2014 Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 30/12/2014 Jornal Diário do Amazonas - Brasil Pág. 15-30 de dezembro de 2014 Jornal Diário do Amazonas Radar de Notícias Pág. 32-30.12. 2014 Portal D24AM - Saúde 29

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER

MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER Área Temática: Saúde Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenadora) Claudecir Delfino Verli 2 Aline Maria de Almeida Lara 3 Modalidade: Comunicação

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA Prevenção em dobro Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel O eixo de Prevenção do Câncer do Programa Cuide-se+ acaba de ganhar um importante reforço no atendimento aos trabalhadores das

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu. UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas

Leia mais

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM NOVEMBRO AZUL NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM O movimento internacional, conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, transcorreram já mais de duas décadas desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015 Portal do Holanda 10 de Junho de 2015. Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/semsa-e-cmspromovem-10-semana-de-controle-social Semsa e CMS promovem

Leia mais

Clipping Eletrônico Domingo dia 31/08/2014

Clipping Eletrônico Domingo dia 31/08/2014 Clipping Eletrônico Domingo dia 31/08/2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem Estar - Página F2 31/08/2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem Estar - Página F3 31 /08/2014 Jornal Acrítica Mundo - Página A15 31 /08/2014

Leia mais

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 02/09/2015. Semsa anuncia estratégias para diminuir filas nas UBSs, em Manaus

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 02/09/2015. Semsa anuncia estratégias para diminuir filas nas UBSs, em Manaus Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 02/09/2015 Portal D24 AM Saúde 03 de Setembro de 2015. Fonte: http://new.d24am.com/noticias/saude/semsa-anuncia-estrategias-paradiminuir-filas-ubss-manaus/139451 Semsa

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR!

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! Serviço de OncoHematologia do HIJG DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (lei

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 01/04/2015. Preço dos remédios sobe de 5% a 7,7% a partir desta 3ª feira

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 01/04/2015. Preço dos remédios sobe de 5% a 7,7% a partir desta 3ª feira Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 01/04/2015 Portal D24 AM 01 de abril de 2015. Fonte: http://new.d24am.com/noticias/saude/preco-remedios-sobe-5-77- partir-desta-3-feira/131497 Preço dos remédios

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº,DE 2014

PROJETO DE LEI Nº,DE 2014 PROJETO DE LEI Nº,DE 2014 (Do Sr. Alexandre Roso) Acrescenta o inciso IV ao art. 2º da Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção,

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

*CD145101996985* Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA

*CD145101996985* Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA OU MONSTRUOSIDADE Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, No último

Leia mais

Esta entidade surgiu da preocupação do médico alagoano Alberto Augusto de Araújo Jorge com a questão da saúde em meu Estado.

Esta entidade surgiu da preocupação do médico alagoano Alberto Augusto de Araújo Jorge com a questão da saúde em meu Estado. Senhor Presidente Senhoras deputados Senhores deputados Quero hoje usar esta tribuna para parabenizar os primeiros cinquenta anos de uma instituição de saúde do meu Estado de Goiás, a Associação de Combate

Leia mais

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA COMBATE E PREVENÇÃO AO ÍNDICE 03 04 07 12 19 24 Introdução Novembro Azul O câncer Você precisa se importar! Prevenção: Vencendo o preconceito Bons hábitos e Diagnóstico precoce são a melhor prevenção 27

Leia mais

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015. Unidades Móveis atendem no Jorge Teixeira, Aliança com Deus e Boas Novas

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015. Unidades Móveis atendem no Jorge Teixeira, Aliança com Deus e Boas Novas Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015 Portal do Holanda Saúde 08 de Julho de 2015. Fonte: http://novo.portaldoholanda.com.br/amazonas/unidades-moveisatendem-no-jorge-teixeira-alianca-com-deus-e-boas-novas

Leia mais

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Jornal Diário do Amazonas Sociedade Pág. 19-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem Estar Pág. F1-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem

Leia mais

INDICAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Sr. Augusto Carvalho)

INDICAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Sr. Augusto Carvalho) INDICAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Sr. Augusto Carvalho) Sugere ao Ministério da Educação a adoção de providências para criação e implementação, em conjunto com o Ministério da Saúde, do Programa de Prevenção ao

Leia mais

Clipping Eletrônico Sábado dia 25/10/2014

Clipping Eletrônico Sábado dia 25/10/2014 Clipping Eletrônico Sábado dia 25/10/2014 Jornal Diário do Amazonas Brasil Pág. 15-25 de outubro de 2014 Jornal Acrítica Brasil / Mundo Pág. A6-25 de outubro de 2014 Portal D24AM Saúde - 25 de outubro

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais

PROJETO REDE ITINERANTE CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIVULGAÇÃO E MEMORIAL FOTOGRÁFICO DO PROJETO

PROJETO REDE ITINERANTE CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIVULGAÇÃO E MEMORIAL FOTOGRÁFICO DO PROJETO Veículo: Site Institucional do Ministério Público do Pará http://www.mppa.mp.br/index.php?action=menu.interna&id=4963&class=n Principal SANTARÉM: Rede itinerante de serviços de combate à violência doméstica

Leia mais

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014 Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014 Jornal Em Tempo Dia a Dia - Página B3-03/10/2014 Jornal Agora Cidade Página 4-03/10/2014 Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Portal Acrítica - Saúde

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Clipping Eletrônico Segunda-feira dia 28/07/2014. Jornal Acrítica - Cidades Página A13 Dia 28 de julho de 2014

Clipping Eletrônico Segunda-feira dia 28/07/2014. Jornal Acrítica - Cidades Página A13 Dia 28 de julho de 2014 Clipping Eletrônico Segunda-feira dia 28/07/2014 Jornal Acrítica - Cidades Página A13 Jornal Acrítica - Cidades Página A12 Jornal Agora Cidade Página 3 Portal D24AM Saúde - dia 27 de julho de 2014. Fonte

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR?

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? 1 TÍTULO DO PROJETO Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar deste programa (sem vínculo empregatício ou remuneração), os acadêmicos beneficiados pelas bolsas de Estudo do artigo

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Ação leva roda gigante cor-de-rosa para o Parque Ibirapuera em São Paulo

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum Transplante de rim Perguntas frequentes Avitum Por que irei precisar de um transplante de rim? Quando o rim de uma pessoa falha há três tratamentos disponíveis: Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante

Leia mais

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS Editoria: Notícias www.manausonline.com.br Coluna: -- Prefeitura inicia programação do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama (X) Press-release da assessoria de imprensa ( ) Matéria articulada

Leia mais

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores Ilmo Senhor Vereador Cesar Paulo Mossini M.D Presidente da Câmara de Vereadores O Vereador Jose Carlos Patricio, integrante da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, com assento nesta casa,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça 1º Edição / Fev -2015 PALAVRA DO PRESIDENTE Nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho. É certo que tenho

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por:

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por: PRÊMIO ABF- AFRAS Destaque em Responsabilidade Social Elaborado por: Depyl Action Franchising Av. Bias Fortes, 932 sl. 304 Lourdes CEP: 30170-011 Belo Horizonte / MG Fone: 31 3222-7701 Belo Horizonte,

Leia mais

Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama

Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama São Paulo, 25 de julho de 2014 Minas Gerais recebeu um reforço de R$ 2,1 milhões na luta contra o câncer de mama. O

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva 2014 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

28/02/2012 09h09 - Atualizado em 28/02/2012 12h11 Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM

28/02/2012 09h09 - Atualizado em 28/02/2012 12h11 Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM Editoria: Notícias www.g1.globo.com Coluna: -- Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM ( ) Press-release da assessoria de imprensa (X) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO 2013

AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO 2013 1 AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS ANO II SÃO PAULO Temas 2 Objetivo e metodologia Utilização dos serviços do plano de saúde e ocorrência de problemas Reclamação ou recurso contra o plano de

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA 1 Introdução/ Desenvolvimento Alinne Vieira Alves 1 Ana Claudia Moreira Santaba 2 Ana Janielli de Souza 3 Juliana

Leia mais

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos / / Fique ligado Notícias / Especiais Promenino Fundação Telefônica 10/12/2012 Os desafios da fiscalização do trabalho infantil Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL RELATÓRIO

Leia mais

Povoado de Goiás tem maior índice mundial de doença rara de pele

Povoado de Goiás tem maior índice mundial de doença rara de pele http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/11/1704700-povoado-de-goias-temmaior-indice-mundial-de-doenca-rara-de-pele.shtml Povoado de Goiás tem maior índice mundial de doença rara de pele 11/11/2015

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional de Saúde 21/08/15 Histórico INVESTIGAÇÃO DO TEMA SAÚDE... 1998 2003 2008 2013 PNAD Características da PNS Pesquisa Domiciliar

Leia mais

Manual do Doador Voluntário de Medula Óssea

Manual do Doador Voluntário de Medula Óssea Manual do Doador Voluntário de Medula Óssea Manual do Doador Voluntário O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme. Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário

Leia mais

Editoria: Geral Manaus Hoje

Editoria: Geral Manaus Hoje Editoria: Geral Manaus Hoje Beneficiários do Bolsa Família 12 Editoria: Notícias www.portalamazonia.com.br Campanha de vacinação contra H1N1 é prorrogada ( ) Press-release da assessoria de imprensa (X)

Leia mais

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Concursos devem oferecer 1,9 mil vagas 06 Editoria: Cidade Jornal Agora Dia de Luta Contra a Tuberculose terá programação especial (X) Press-release da assessoria de imprensa

Leia mais

BRIEFING BAHIA RECALL REVELAÇÃO. Apoio Social: HEMOBA - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia

BRIEFING BAHIA RECALL REVELAÇÃO. Apoio Social: HEMOBA - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia BRIEFING BAHIA RECALL REVELAÇÃO Clientes: Rede Bahia e Instituto ACM Apoio Social: HEMOBA - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia Tema: Doação de Sangue Objetivo de Comunicação: Estimular a doação

Leia mais