O PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO UMA ABORDAGEM COMPETITIVA NA SOLUÇÃO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO UMA ABORDAGEM COMPETITIVA NA SOLUÇÃO AMBIENTAL"

Transcrição

1 1 O PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO UMA ABORDAGEM COMPETITIVA NA SOLUÇÃO AMBIENTAL Alessandra Costa, Fabio Patara Quintaes Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Como principal ação da Mercedes-Benz do Brasil em direção da sustentabilidade, a Área Corporativa de Meio Ambiente desenvolveu e implantou no segundo semestre de 2005 o Programa de Produção mais Limpa. Perfeitamente alinhado a política ambiental e diretrizes da Empresa, o Programa reflete o compromisso da corporação em defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações garantindo a perenidade do negócio em um cenário cada vez mais competitivo. Utilizando como princípio fundamental o conceito de Produção mais Limpa, o Programa é uma estratégia que agrega valores ambientais e econômicos para os produtos da Empresa buscando a causa raiz dos problemas da poluição gerada nos processos, produtos e serviços, estudando alternativas para: eliminar ou reduzir a geração de efluentes, resíduos e emissões, racionalizar a utilização de matériasprimas e insumos e aumentar a reutilização e reciclagem de materiais. Como grande diferencial, o Programa de Produção mais Limpa foi estruturado de maneira inovadora e eficaz, de modo que o conceito é massificado entre os colaboradores, proporcionando a inserção da variável ambiental no cumprimento de suas tarefas, capacitando-os a desenvolver projetos relacionados à preservação do meio ambiente e prevenção à poluição, constantemente. Ele é dividido basicamente em duas etapas: o treinamento, onde os colaboradores são sensibilizados e conscientizados sobre as questões ambientais, são capacitados na metodologia de Produção mais Limpa e onde são iniciados projetos ambientais, e a assessoria, onde as equipes formadas são acompanhadas com objetivo de viabilizar e implantar os projetos. Até o momento foram treinados 353 colaboradores e implantados 19 projetos com ganhos econômicos, ambientais e sociais para a Empresa. O Programa de Produção mais Limpa é aplicado aos colaboradores, processos, produtos e serviços de uma empresa automobilística, fabricante de caminhões, chassis para ônibus e agregados como motores, eixos e câmbios da marca Mercedes-Benz na planta de São Bernardo do Campo. Já em Campinas, estão concentradas as atividades de assistência técnica e pós-venda da marca. Em Juiz de Fora, são produzidos automóveis Mercedes-Benz.

2 2 O Programa tem como objetivo a formação de uma visão crítica por parte dos colaboradores, que atuam diretamente nos processos internos, capacitando-os a desenvolver projetos relacionados à preservação do meio ambiente, constantemente. 1. O Programa de Produção mais Limpa O desenvolvimento e a implantação do Programa de Produção mais Limpa objetivou atender conjunturalmente à carência ambiental da Empresa, respondendo às suas principais deficiências e potencializando suas principais oportunidades, tendo um importante papel de melhoria no Sistema de Gestão Ambiental, tornando-o mais eficaz. O Programa possibilita o melhor conhecimento dos processos produtivos através do monitoramento constante para manutenção e desenvolvimento de um sistema ecoeficiente de produção com a geração de indicadores ambientais e de processo. Além disso, se integra aos Sistemas de Qualidade, Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde Ocupacional. Nos próximos passos serão demonstradas as etapas do desenvolvimento, implantação e aplicação do Programa, nesta ordem: organização e planejamento, treinamento, assessoria, validação, implantação, verificação e melhoria contínua Organização e Planejamento Primeiramente os benefícios da metodologia de Produção mais Limpa foram apresentados aos gestores, a partir daí, demonstrados os resultados que poderiam ser obtidos. Esta etapa garantiu o comprometimento na obtenção de resultados consistentes. Como benefícios podem ser citados: Eliminação dos desperdícios; Minimização ou eliminação de matérias-primas e outros insumos impactantes para o meio ambiente; Redução dos resíduos, efluentes e emissões; Redução dos custos de gerenciamento dos resíduos; Minimização dos passivos ambientais; Incremento na saúde e segurança no trabalho. Além de contribuir para: Melhor imagem da empresa; Aumento da produtividade; Conscientização ambiental dos funcionários; Redução de gastos com multas e outras penalidades. Foram então definidas as diretrizes para a estruturação de um Programa baseado na metodologia, de acordo com as metas, opções estratégicas e melhorias no sistema. O desenvolvimento foi perfeitamente alinhado a realidade da Empresa e

3 3 os seguintes pontos foram trabalhados: coordenação, conteúdo, duração, áreas potenciais, quantidade e qualificação dos participantes, reuniões de assessoria, etc. A coordenação, qualificada para tal atividade, é responsável pelo gerenciamento do Programa e assegura que todas suas etapas sejam seguidas, considerando seus limites Treinamento São formadas equipes de diferentes Áreas da Empresa (multidisciplinar), com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos ambientais com base na metodologia de Produção mais Limpa. É composto por dois dias de treinamento, com duração de oito horas cada e é realizado seguindo as etapas abaixo: Sensibilização e conscientização das equipes em relação as questões ambientais e demonstração: das práticas de Produção mais Limpa (3R s, 5S s, segregação, mudança de materiais, mudança e controle de processos, reciclagem e reuso interno e externo, produção de subprodutos a partir de resíduos, modificação de produtos, etc.), oportunidades de melhoria e projetos implantados; Seleção de processos, produtos ou serviços com maior potencial de aplicação da metodologia de Produção mais Limpa, desenvolvimento de seu fluxograma e avaliação qualitativa de todas as entradas e saídas de massa e energia; Análise quantitativa ou balanço de massa e energia associado aos fluxogramas desenvolvidos, avaliação das causas de geração de resíduos e desperdícios, obtenção das oportunidades de Produção mais Limpa (brainstorming) e definição dos principais indicadores; Realização das avaliações preliminares: técnicas, econômicas, ambientais, organizacionais e legais. A coordenação seleciona as melhores opções como tema dos projetos que serão desenvolvidos nas próximas etapas Assessoria São realizadas cinco reuniões com duração de uma hora e meia cada e visitas técnicas às áreas onde os projetos estão sendo desenvolvidos, envolvendo as equipes assessoradas pela coordenação do Programa. Nesta etapa os dados das avaliações preliminares são refinados (Ex: consultas a diretrizes da Empresa e legislação, estudos técnicos: estatísticas, tratativas com fornecedores, novas tecnologias, etc.).

4 4 Após a viabilização dos projetos são elaboradas apresentações finais, contendo dados relevantes de forma sucinta, demonstrando os benefícios técnicos, ambientais e econômicos Validação É feita uma análise do conteúdo e confiabilidade de dados, modificando-os se necessário, buscando clareza nas apresentações. Em seguida, é realizada uma reunião final onde as equipes demonstram os resultados aos gestores da Empresa, objetivando a validação dos projetos. Esta é uma etapa muito importante, pois ela assegura o reconhecimento das boas práticas ambientais por parte dos gestores Implantação Após validação, os projetos são implantados seguindo as etapas de um cronograma com objetivo de comprovar na prática os resultados esperados Verificação Os resultados da implantação dos projetos são verificados e comparados aos valores apresentados para uma análise de desvios e complemento de informações Melhoria É realizado o acompanhamento dos projetos e oportunamente são efetuadas melhorias. 2. Projetos implementados na Mercedes-Benz do Brasil 2.1. Reuso de óleo para primeiro abastecimento de motores Estudado processo para reuso do óleo lubrificante gerado no teste de motores montados para exportação, anteriormente enviados para rerrefino, visando à redução do consumo de matéria-prima. O óleo lubrificante utilizado no teste dos motores, por perder suas características após o processo, era destinado para rerrefino em atendimento à Legislação Ambiental vigente. Após o estudo, o óleo passou a receber um novo tratamento, denominado purificação e aditivação, que confere ao óleo uma qualidade atestada por laboratórios do próprio fabricante para que ele possa ser utilizado novamente com as mesmas características do óleo novo. Benefícios: Redução de 40% no consumo de matéria-prima (óleo novo), redução em 31% no custo do óleo e o reuso de litros.

5 5 Economia gerada no processo - base 2007: R$ ,00 (Um milhão e cinqüenta mil reais em 2007) Reutilização dos paletes recebidos na importação de peças para exportação de produtos Estudados dois modelos de paletes recebidos na importação de peças, que mais se assemelham a paletes comprados, com objetivo de reutilização na exportação de produtos e redução no consumo de recursos naturais. Foi estabelecida uma parceria com o fornecedor atual de paletes, na qual ele retira os itens recebidos na importação em sistema milk-run, para o saneamento, alterações técnicas e tratamento fitossanitário de acordo com a NIMF 15. Benefícios: Redução de custos com a aquisição de novos paletes, redução no consumo de recursos naturais com uma média de árvores que deixam de ser cortadas por ano e a redução na geração de 700 toneladas de resíduos Classe II por ano. Economia gerada com a reutilização: R$ ,00/ano (Setecentos mil reais por ano) Reaproveitamento de embalagens provenientes da importação de peças na unidade de Campinas Estudada a reutilização de embalagens (palete + papelão) provenientes da importação de peças para armazenamento de componentes obsoletos, permitindo a recirculação de embalagens metálicas e o aumento do ciclo de vida da embalagem importada. As peças obsoletas eram armazenadas na unidade de Campinas em telas metálicas, itens de grande importância nas atividades da unidade de São Bernardo do Campo. As embalagens de peças importadas foram enviadas para a unidade de Campinas e lá houve o transbordo das peças obsoletas, liberando assim as embalagens metálicas para a produção da unidade de São Bernardo do Campo. Benefícios: Reaproveitamento de embalagens que seriam descartadas, ampliando seu ciclo de vida, redução de custos com a destinação de resíduos Classe II, liberação de 518 embalagens metálicas e a não destinação de 14 toneladas de madeira. Economia gerada no projeto em 2007 (única vez): R$ ,00 (Quatrocentos e trinta e três reais) Redução no consumo de solvente utilizado para lavagem de botas (EPI s) na pintura de Cabinas

6 6 Estudada uma nova sistemática para limpeza das botas (EPI s) utilizadas pelos colaboradores na pintura de cabinas visando à redução no consumo de solvente. As botas utilizadas ficavam impregnadas de tinta, e os mesmos utilizam solvente para sua limpeza. Foi verificada a possibilidade das botas serem enviadas para lavagem pela mesma Empresa que efetua a lavagem dos uniformes da produção. Benefícios: Redução no consumo de solvente ( litros/ano), redução na geração de 41,20 toneladas de resíduos Classe I por ano e a redução de risco de acidente. Economia gerada com o projeto: R$ ,00/ano (Trezentos e nove mil e seiscentos reais por ano) Correção da destinação final dos resíduos da fisioterapia (ambulatório) Estudado o ciclo de vida do lençol hospitalar descartável, utilizado nas macas do setor de fisioterapia, visando a redução no consumo. Foi elaborado o fluxograma do processo de uso do lençol hospitalar (papel), na fisioterapia, com objetivo de levantar as causas do consumo, no entanto, foi evidenciada a sua destinação incorreta em coletores de resíduos infectantes. Como é pré-requisito na fisioterapia o paciente não ter lesões de pele não cicatrizadas, foi definido que este lençol utilizado deveria ser jogado em coletores de lixo comum segundo a NR 32. Benefícios: Sensibilização dos fisioterapeutas e pacientes quanto ao uso racional dos recursos naturais (lençol hospitalar) e destinação do resíduo gerado em aterro Classe II. Economia gerada com a destinação correta: R$ 6.000,00/ano (Seis mil reais por ano) Redução no consumo de combustível com a melhoria das rotas internas (milk-run) Estudada a otimização de 1 (uma) das 22 (vinte e duas) rotas internas milkrun visando à redução no consumo de combustível. Antes a rota interna era dimensionada com 22 pontos de coleta e entrega de peças para a produção, sendo que em 3 desses pontos o veículo passava dentro dos prédios causando aumento de risco de acidentes. Após a otimização da rota, deixaram de existir 2 pontos de coleta e entrega, 3 pontos inseguros foram transferidos para fora dos prédios e 9 prateleiras foram

7 7 padronizadas, reutilizando prateleiras de um almoxarifado que havia sido desativado. Benefícios: Redução no consumo de litros de combustível por ano, redução de risco de acidente na rota e aumento da vida útil do veículo. Economia de combustível gerada: R$ 3.400,00/ano (Três mil e quatrocentos reais por ano) Redução na geração de resíduos de embalagens do óleo lubrificante utilizado na oficina mecânica de manutenção de veículos industriais Estudada alteração no fornecimento de óleo lubrificante em embalagens de 1 litro, na oficina de manutenção de veículos industriais, para tambores de 200 litros, visando à redução na geração de resíduos contaminados. O óleo lubrificante era fornecido em embalagens plásticas de 1 litro causando uma grande geração de resíduos contaminados por óleo. Foi adquirido um sistema móvel de lubrificação a granel para tambores de 200 litros, com bomba dosadora pneumática e medidor eletrônico digital. Benefícios: Redução de custos com a aquisição do produto e a disposição desses resíduos, redução na geração de 0,45 toneladas de resíduos Classe I por ano, e melhoria no controle do consumo de recursos naturais. Economia gerada com a nova sistemática: R$ ,00/ano (Dezessete mil e quinhentos reais por ano) Reutilização de componentes telefônicos visando à redução na geração de resíduos Estudado o ciclo da manutenção da central de telefonia, visando o reaproveitamento de componentes de aparelhos danificados. Os aparelhos telefônicos quebrados eram destinados como sucata e substituídos por aparelhos novos. Atualmente os aparelhos danificados são desmontados e seus componentes em bom estado são reutilizados para montagem de outros em condições de uso, assim são recuperados 33% deles. Benefícios: Recuperação de 140 aparelhos danificados por ano, redução na geração de 70 quilos de resíduos eletrônicos por ano, criação de procedimento para reutilização dos componentes eletrônicos, criação de estoque para componentes reutilizando-se material já existente e custo zero de implementação. Economia com a recuperação dos aparelhos danificados: R$ ,00/ano (Vinte e dois mil reais por ano).

8 Reaproveitamento de paletes de madeira descartados Reutilização de paletes de madeira procedentes da importação de peças, para substituição de paletes plásticos utilizados pelos almoxarifados internos. Os paletes plásticos são de grande importância para o processo de produção e estavam sendo utilizados para o armazenamento de peças. Foi feito o transbordo das peças armazenadas para os paletes de madeira, permitindo a recirculação de paletes plásticos no processo produtivo, melhorando o fluxo externo (otimização da carga) e interno (movimentação e paletização de caixas vazias). Benefícios: Reaproveitamento de 4 toneladas de paletes que seriam descartados, ampliando seu ciclo de vida, liberação de 200 paletes plásticos para a produção e redução de custos na área responsável pelo milk-run. Economia com a reutilização em 2007 (única vez): R$ ,00 (Oitenta e nove mil reais) Melhoria do processo de pintura considerando cores de baixo consumo Estudo da utilização de tintas em processos de pintura, considerando cores de baixo consumo, visando à redução na geração de sucata metálica e resíduo Classe I. As tintas de cores de baixo consumo eram compradas em galões de 3,6 litros causando desperdício, pois as mesmas nem sempre eram totalmente utilizadas. Foram pesquisados todos os usuários destas cores dentro da Empresa e consultados. Com isso, foi negociado com o fornecedor a entrega desses itens em latas de 0,9 litros e criado um código interno para utilização deste material. Benefícios: Redução no consumo 955,8 litros de tinta por ano, diminuição do risco de acidente no manuseio de galões (limpeza de 531 galões por ano), na geração de 0,8 tonelada por ano de resíduos Classe I, na geração de 48 quilos por ano de sucata metálica e custos com a destinação. Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Doze mil e duzentos reais por ano) Melhoria no procedimento para limpeza da plataforma de expedição de peças de reposição na unidade de Campinas Mudança no procedimento de limpeza da plataforma do prédio de expedição de peças de reposição, visando à redução do consumo de água. Anteriormente, a plataforma de expedição era lavada utilizando-se mangueira, rodo e máquina de sucção, ocasionando um grande desperdício de água.

9 9 Houve uma mudança no procedimento de lavagem, logo após, o treinamento e adaptação por parte dos colaboradores, que propuseram o novo procedimento, no qual é utilizado pano, balde e máquina de lavar. Benefícios: Redução de 80% no consumo de água (equivalente a litros), economia no descarte de água, sensibilização e comprometimento dos colaboradores. ano). Economia com o novo procedimento: R$ 400,00/ano (Quatrocentos reais por Melhoria do processo de oleamento dos anéis sincronizadores na montagem de câmbios Estudada a mudança no processo de oleamento dos anéis sincronizadores no departamento de montagem de câmbios, visando à redução na geração de resíduos contaminados. Anteriormente, os anéis eram oleados nas bandejas plásticas que fazem parte da embalagem. Foram feitos diversos testes na linha de montagem para identificar a melhor prática que não comprometesse a qualidade do produto. Com isso, houve a elaboração de um novo procedimento, no qual há a identificação para a não contaminação e o treinamento e conscientização dos colaboradores da área. Atualmente os anéis sincronizadores são retirados das bandejas para oleamento e entregues na linha de montagem em just in time. Benefícios: Eliminação de uma operação redundante no processo, redução na geração de 4,4 toneladas/ano de resíduos contaminados Classe I, de custos com a destinação destes resíduos e de riscos (contato com óleo). Economia com o novo procedimento: R$ 5.400,00/ano (Cinco mil e quatrocentos reais por ano) Otimização do processo de exportação de bielas Estudado o processo de exportação de bielas (componente do motor), visando reduzir o consumo de recursos naturais. Eram enviadas 180 unidades por caixa de madeira para a exportação, restando ainda um espaço vazio na embalagem. Houve uma negociação com os clientes para envio de maior número de bielas por caixa de madeira e testes em conjunto com o departamento de exportação de peças para aprovação do novo procedimento.

10 10 Atualmente são exportadas 240 bielas por embalagem, com a melhor utilização do espaço interno, e os parafusos que compõe o conjunto são enviados em embalagens plásticas VCI. Benefícios: Redução no corte de 20 árvores por ano com o menor consumo de embalagens de madeira, no consumo de derivados de petróleo com o menor consumo de plásticos VCI e poliondas (divisórias plásticas) e com custos de exportação. Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Vinte e seis mil e oitocentos reais por ano) Reutilização de outros dois modelos de paletes recebidos na importação de peças Estudados outros dois modelos de paletes recebidos na importação de peças, que mais se assemelham a paletes comprados pela Empresa, visando a reutilização na exportação de produtos e redução no consumo de recursos naturais. Foi estabelecida uma parceria com o fornecedor atual de paletes, na qual ele retira os itens recebidos na importação em sistema milk-run, para o saneamento, alterações técnicas e tratamento fitossanitário de acordo com a NIMF 15. Benefícios: Redução de custos com a aquisição de paletes, redução no consumo de recursos naturais com árvores que deixam de ser cortadas por ano (não medido) e redução na geração de 11 toneladas de resíduos Classe II por ano. Economia gerada com a reutilização: R$ ,00/ano (Vinte e oito mil e duzentos reais por ano) Reutilização interna do plástico bolha recebido na importação de peças Estudada a reutilização do plástico bolha recebido na importação de peças no processo de pintura por eletroforese visando à redução no consumo de plástico novo e na destinação de resíduos. Anteriormente, o plástico bolha recebido na importação de peças era descartado pelo departamento responsável pelo transbordo e disposição de peças na linha, sendo que o departamento vizinho adquiria este material novo para proteção de peças pintadas na pintura por eletroforese. Foi estudado o consumo, a geração deste resíduo e elaborado um novo procedimento para a reutilização (segregação, armazenagem e logística) do mesmo. Os colaboradores envolvidos também receberam instruções e informações sobre o novo processo, por meio de Diálogos de Meio Ambiente. Hoje todo plástico bolha gerado no departamento responsável pelo transbordo e disposição de peças é enviado para reutilização na proteção de peças pintadas por eletroforese.

11 11 Benefícios: Redução na geração de 5,1 toneladas por ano de resíduos Classe II e no consumo de plástico bolha novo. Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Trinta e três mil e setecentos reais por ano) Reutilização interna de plástico filme para proteção de motores Sprinter na logística interna Estudada a reutilização interna do plástico filme utilizado para proteção de motores Sprinter no processo de logística, visando à redução no consumo de plástico e na destinação de resíduos Classe II. Este material era utilizado no momento em que o motor sai da linha de montagem e teste de motores para servir de proteção na logística até o departamento de exportação de produtos, onde o mesmo era retirado e destinado como resíduo. Foi identificado o potencial de reuso, efetivado um projeto piloto e elaborado material de conscientização aos envolvidos. Atualmente, o departamento de exportação de produtos segrega o plástico filme e o envia para a montagem e teste de motores por logística reversa para que o mesmo seja reutilizado. Benefícios: Redução na geração de 2,2 toneladas por ano de resíduos Classe II, no consumo de plástico novo e de ricos com o manuseio de instrumentos de corte. Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Doze mil e cem reais por ano) Reutilização de embalagens de peças requisitadas internamente na unidade de Campinas Estudada a reutilização de embalagens provenientes dos processos de reparação automotiva, nas oficinas de Serviços Técnicos Campinas e Assistência Técnica Caminhões & Vans, pelo departamento de Planejamento & Distribuição de Peças, visando a redução na destinação de resíduos Classe II (papelão e madeira). Após o uso das peças de reposição as embalagens geradas nas oficinas eram descartadas. Foi identificado que determinadas embalagens poderiam ser reaproveitadas e então foi criado um procedimento de reutilização interna, no qual as embalagens são inspecionadas por meio de um check list, sendo que somente as aprovadas são encaminhadas por logística reversa para o reuso na Área de Planejamento & Distribuição de Peças.

12 12 Benefícios: Redução na geração de 7,5 toneladas por ano de resíduos Classe II e no consumo de embalagens novas. Economia com o novo procedimento: R$ 9.400,00/ano (Nove mil e quatrocentos reais por ano) Reutilização interna do plástico polionda proveniente da limpeza de telas utilizadas na produção Estudado o reuso dos plásticos polionda provenientes da limpeza de telas utilizadas na produção, pelo departamento de usinagem de carcaças e peças pequenas do motor, visando a redução no consumo de plástico polionda novo e consequentemente, na geração de resíduos Classe II. Anteriormente as peças utilizadas na produção eram dispostas em telas metálicas protegidas por plástico polionda proveniente da importação de peças, que após o uso era descartado, sendo que o mesmo poderia ser reutilizado. Foi criado um novo procedimento para segregação, logística e armazenagem do plástico polionda proveniente da limpeza de telas, para sua reutilização na usinagem, evitando a aquisição de novos. Benefícios: Redução na geração de 13,5 toneladas por ano de resíduos Classe II e no consumo de plástico polionda novo. Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Setenta e nove mil e trezentos reais por ano) Melhoria no sistema de lubrificação do processo de usinagem de engrenagens Estudado o processo de lubrificação na usinagem de engrenagens, visando a redução no consumo de óleo lubrificante e a melhoria na segurança e ambiente de trabalho. Anteriormente, 13 máquinas utilizavam jato de óleo de corte para lubrificação das ferramentas, tendo cada uma delas um reservatório de 120 litros e um consumo de 40 litros por mês. As peças usinadas ficavam impregnadas deste óleo, que era recolhido e enviado para rerrefino. Atualmente, a lubrificação de cada máquina é feita por nebulizador de emulsão, a capacidade do reservatório passou de 120 litros para 4 litros e seu consumo é de 5 litros por mês. Benefícios: Redução no consumo de litros de óleo por ano, na geração de 5,3 toneladas de resíduos Classe I por ano e de riscos (contato com óleo). Também houve uma melhoria na limpeza dos postos de trabalho.

13 13 Economia com o novo procedimento: R$ ,00/ano (Vinte e dois mil e setecentos reais por ano). Resultados do Programa de Produção mais Limpa O Programa de Produção mais Limpa contribui para o desenvolvimento sustentável ao gerar, simultaneamente, benefícios econômicos, ambientais e sociais (triple bottom line), com seus resultados demonstrados a seguir: Econômicos Economia total com os 19 projetos implantados, com base nos anos de 2007 e 2008: R$ ,00 (Dois milhões, oitocentos e sessenta mil e setecentos reais). Ambientais Sociais Redução no consumo de: Embalagens plásticas, de madeira e de papelão; litros de óleo lubrificante de motor; litros de solvente; litros de água; árvores; litros de óleo; litros de óleo diesel; 955,8 litros de tinta. Redução na geração de: 739,30 toneladas de resíduos recicláveis; 52,15 toneladas de resíduos perigosos; 118 quilos de sucata metálica; e na destinação de 18 toneladas de resíduos recicláveis. Redução de riscos de contato com solvente, de acidentes na rota milk-run estudada, de acidente com o manuseio de galões de tinta, de contato com óleo lubrificante e com manuseio de instrumentos de corte. Foram treinados 353 colaboradores na metodologia de Produção mais Limpa, atualmente comprometidos a multiplicarem o conhecimento adquirido sobre as questões ambientais, dentro de fora da Empresa. O desenvolvimento de projetos ambientais no discorrer das etapas do Programa beneficia a imagem dos envolvidos, aos olhos dos gestores.

14 O Programa de Produção mais Limpa foi reconhecido pela empresa certificadora (BRTÜV), como uma ferramenta de grande contribuição para a melhoria no Sistema de Gestão Ambiental. 14

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

PROTEGER. Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos do Sistema EMTU/SP. Karin Regina de Casas Castro Marins

PROTEGER. Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos do Sistema EMTU/SP. Karin Regina de Casas Castro Marins PROTEGER Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos do Sistema EMTU/SP Karin Regina de Casas Castro Marins OBJETIVO Implantar um SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) no transporte público

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias BENVENUTI, T. a*, MAFFESSONI, D. b, TONIN, B. P. b a. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

Projeto Oficina Verde

Projeto Oficina Verde 2009 Projeto Oficina Verde PROJETO OFICINA VERDE Responsáveis: Daniel Filipe, Glauber Franco e Alexandre Xavier Centro de Experimentação e Segurança Viária CESVI BRASIL S/A I.Q.A Instituto de Qualidade

Leia mais

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Sumário A Empresa - Petrobras A Exploração e Produção de Óleo e Gás Gestão Ambiental

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido 1. Introdução Objetivo da pesquisa: analisar a possibilidade de uma destinação dos resíduos de poliestireno expandido (EPS), utilizados

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Gestão e Negócios Componente Curricular: Gestão da Cadeia

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. ETA (Estação de Tratamento de Água)

Mostra de Projetos 2011. ETA (Estação de Tratamento de Água) Mostra de Projetos 2011 ETA (Estação de Tratamento de Água) Mostra Local de: Araucária. Categoria do projeto: II - Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Transtupi Transporte Coletivo Ltda.

Leia mais

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCIMENTO ECONÔMICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCIMENTO ECONÔMICO UNIVERSIDADE DE CAIAS DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO Produção mais Limpa: O Caso do Arranjo Produtivo Local Metal-Mecânico Mecânico Automotivo da Serra Gaúcha Eliana Andréa

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MARCO LEGAL Diálogo do Governo Federal com Sociedade Civil (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR). Código Brasileiro de Ocupações - 2002 Reconhecimento a Categoria profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

COMPLEXO AMBIENTAL DIRETORIA INDUSTRIAL AMÉRICA LATINA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIA

COMPLEXO AMBIENTAL DIRETORIA INDUSTRIAL AMÉRICA LATINA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIA COMPLEXO AMBIENTAL FIAT DIRETORIA INDUSTRIAL AMÉRICA LATINA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIA VALORES EQUIPE DA GESTÃO AMBIENTAL ALTA ADMINISTRAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL e ENERGIA U. OP. PRENSAS U. OP. FUNILARIA

Leia mais

12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização. 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.

12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização. 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com. 12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO Realização 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.br Sama S.A Minerações Associadas Redução de 5% de água potável

Leia mais

AÇÕES PARA UM PROCESSO DE PINTURA SUSTENTÁVEL

AÇÕES PARA UM PROCESSO DE PINTURA SUSTENTÁVEL AÇÕES PARA UM PROCESSO DE PINTURA SUSTENTÁVEL Luciane Souza, Ronnie Oliveira Mercedes-Benz do Brasil, unidade Juiz de Fora RESUMO A Mercedes-Benz tem como princípio a sustentabilidade. Baseado nesse princípio,

Leia mais

O Meio Ambiente e a Indústria da Construção. Andre Aranha Campos Coordenador do COMASP Conselheiro do SindusCon-SP

O Meio Ambiente e a Indústria da Construção. Andre Aranha Campos Coordenador do COMASP Conselheiro do SindusCon-SP O Meio Ambiente e a Indústria da Construção Andre Aranha Campos Coordenador do COMASP Conselheiro do SindusCon-SP SEMINÁRIO TÉCNICO SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 03 de fevereiro de 2012

Leia mais

Soluções em Gestão Ambiental

Soluções em Gestão Ambiental Soluções em Gestão Ambiental QUEM SOMOS A Silcon Ambiental Empresa de engenharia ambiental, especializada em serviços e soluções para o gerenciamento, tratamento e destinação final de resíduos e na produção

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A

Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A Programa de Gestão Ambiental Agosto de 2009 Programa de Gestão Ambiental Agosto de 2009 1 1. O Programa de Gestão Ambiental O Programa de Gestão Ambiental da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência tem por fim orientar a elaboração do PGRS conforme previsto no

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Compromisso com o Mundo Sustentável

Compromisso com o Mundo Sustentável Compromisso com o Mundo Sustentável Está em nossa Visão Ser um empresa global e sustentável até 2012. Para nossa empresa ser sustentável, é fundamental a busca de resultados financeiros e o comprometimento

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 04/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri.

Leia mais

RESUMO DA CHAMADA MCTI/CNPq/ANA Nº 23/2015 Pesquisa em Mudança do Clima

RESUMO DA CHAMADA MCTI/CNPq/ANA Nº 23/2015 Pesquisa em Mudança do Clima RESUMO DA CHAMADA MCTI/CNPq/ANA Nº 23/2015 Pesquisa em Mudança do Clima Salvador Nov/2015 I - CHAMADA A referida chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, tendo em vista o disposto na Lei nº 12.305, de

Leia mais

Programa Permanente de Coleta Seletiva. Solidária do Arquivo Nacional

Programa Permanente de Coleta Seletiva. Solidária do Arquivo Nacional Solidária do Arquivo Nacional Programa Permanente de Coleta Seletiva Amparado pelo Decreto Federal 5.940/ 2006 - que prevê que todas as instituições federais passem a doar seus materiais recicláveis descartados

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental PROJETO AMIGOS DO PLANETA Autor Rose Mariah de Souza Ferreira Gestora Ambiental Gravataí, março de 2011. Introdução Pensar em tornar o ambiente em que se vive sustentável, é direcionar ações capazes de

Leia mais

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa.

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resolução nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA À xxxx Aos cuidados Sr. xxxxxx São Paulo, 23 de Março de 2011 2 1 INTRODUÇÃO O CESVI BRASIL através da prestação de serviços de consultoria tem como

Leia mais

Desenvolvimento da agenda sustentabilidade & negócios

Desenvolvimento da agenda sustentabilidade & negócios Desenvolvimento da agenda sustentabilidade & negócios Em 2013, a Duratex lançou sua Plataforma 2016, marco zero do planejamento estratégico de sustentabilidade da Companhia. A estratégia baseia-se em três

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS.

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. Seção 3a: Cronograma de Requisitos e Especificações Técnicas CONDIÇÕES

Leia mais

"Água e os Desafios do. Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO.

Água e os Desafios do. Setor Produtivo EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. "Água e os Desafios do Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DE CADA UM É o desenvolvimento que atende às necessidades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002)

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Correlações: Alterada pela Resolução nº 469/15

Leia mais

MEIO AMBIENTE PROJETOS DEMONSTRATIVOS DE GESTÃO DE BIFENILAS POLICLORADAS. PROJETO BRA/08/G32 PNUD Edital 27435/2015.

MEIO AMBIENTE PROJETOS DEMONSTRATIVOS DE GESTÃO DE BIFENILAS POLICLORADAS. PROJETO BRA/08/G32 PNUD Edital 27435/2015. PROJETOS DEMONSTRATIVOS DE GESTÃO DE BIFENILAS POLICLORADAS PROJETO BRA/08/G32 PNUD Edital 27435/2015 MEIO AMBIENTE Fevereiro/2015 ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE Diretoria de Engenharia e Construção

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década

Leia mais

Programa de Gestão. Ambiental. Cartilha. Ambiental

Programa de Gestão. Ambiental. Cartilha. Ambiental Programa de Gestão Ambiental Cartilha Ambiental Índice Responsabilidade Ambiental 1. Responsabilidade Ambiental 2. Organograma 4. Política Ambiental 6. Coleta Seletiva Interna 12. Dicas Importantes A preocupação

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Data da Criação: 09/11/2012 Dara de revisão: 18/12/2012 1 - Sumário - 1. A Instant Solutions... 3 1.1. Perfil da empresa... 3 1.2. Responsabilidade ambiental...

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente

EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente A Lei e Políticas Públicas de de Resíduos Sólidos

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos

AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Diógenes Del Bel Diretor Presidente Senado Federal Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos (CMARS) 19 / 3 /

Leia mais

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind.

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind. RESUMO DO CASE A utilização da água pelo homem depende da captação, tratamento, distribuição e também quando necessário da depuração da água utilizada. No quadro abaixo, podemos analisar um panorama da

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Projetos acadêmicos Economia verde

Projetos acadêmicos Economia verde Projetos acadêmicos Economia verde Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), chamada de Rio+20, pois vai acontecer

Leia mais

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos PROCESSOS VERDES Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos anteriormente, mas podemos iniciar o processo

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do governo do Estado de São Paulo-

Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do governo do Estado de São Paulo- Apresentação para a ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental 26 de abril de 2013 Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Preciso de informações sobre reciclagem de thinner, fabricante de máquinas para reciclagem e viabilidade.

RESPOSTA TÉCNICA. Preciso de informações sobre reciclagem de thinner, fabricante de máquinas para reciclagem e viabilidade. RESPOSTA TÉCNICA Título Reciclagem de Thinner Resumo Informações de como é feita a reciclagem de solventes orgânicos como o thinner, fornecedores de equipamentos para reciclagem dos mesmos e viabilidade

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

1 st Internacional Workshop Advances in Cleaner Production IV Semana Paulista de P+L

1 st Internacional Workshop Advances in Cleaner Production IV Semana Paulista de P+L 1 st Internacional Workshop Advances in Cleaner Production IV Semana Paulista de P+L Centro SENAI de Produção Mais Limpa Cleaner Production Center - CPC 21-23 de Novembro de 2007 São Paulo O objetivo do

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS e SUA

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS e SUA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS e SUA REGULAMENTAÇÃO Simone Paschoal Nogueira Coordenadora de Legislação da ABLP WORKSHOP PNRS ABLP 1º de março de 2011 - Instituto de Engenharia Legislação Leie Federal

Leia mais

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção siderúrgica. Ontário Canadá GESTÃO AMBIENTAL Sistema de gestão

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

GERENCIAMENTO DA GARANTIA DA QUALIDADE UTILIZAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

GERENCIAMENTO DA GARANTIA DA QUALIDADE UTILIZAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA GERENCIAMENTO DA GARANTIA DA QUALIDADE UTILIZAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Antecedentes que geraram a origem do conceito da Qualidade 1957 Alemanha - Deformação em bebês cujas mães tomaram o medicamento

Leia mais

Projeto de Incentivo à Reciclagem

Projeto de Incentivo à Reciclagem Projeto de Incentivo à Reciclagem Boas Práticas em Meio Ambiente Apresentação: O objetivo do seguinte projeto tem a finalidade de auxiliar a implementação da Coleta Seletiva e posteriormente envio para

Leia mais

Sustentabilidade: Segregar Resíduos Sólidos na Intervenção Cardiovascular. Ivanise Gomes

Sustentabilidade: Segregar Resíduos Sólidos na Intervenção Cardiovascular. Ivanise Gomes Sustentabilidade: Segregar Resíduos Sólidos na Intervenção Cardiovascular Ivanise Gomes O que é Sustentabilidade? Prática de atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas

Leia mais

Logística Lean para a Eliminação do Warehouse

Logística Lean para a Eliminação do Warehouse Logística Lean para a Eliminação do Warehouse Nelson Eiji Takeuchi Uma cadeia logística convencional é composta por logística inbound, logística outbound, warehouse e movimentação interna. Fala-se que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU

PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU copyright A criatividade com visão de longo prazo Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos 27/08/2015 1 SUMÁRIO 1 ENQUADRAMENTO LEGAL 2 PLANO DE GESTÃO INTEGRADA

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos pois, com as palavras do Aurélio, lixo são coisas inservíveis, o que indica a sua inexistência, uma

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA 1. ESCOPO Identificar e classificar os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços da XXXX, visando estabelecer quais causam ou poderão causar impactos ambientais significativos. 2. DEFINIÇÕES

Leia mais

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico.

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico. CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Responsável pela Elaboração: Gerente de Segurança e Meio NE/SE Responsável

Leia mais

Estamos presentes no mercado de prestação de serviços logísticos há 11 anos; Temos Know-how europeu;

Estamos presentes no mercado de prestação de serviços logísticos há 11 anos; Temos Know-how europeu; Estamos presentes no mercado de prestação de serviços logísticos há 11 anos; Temos Know-how europeu; Fazemos uma parceria total com o cliente, combinando redução de custos fixos e otimização de recursos

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem Introdução histórica a Administração de Materiais Prof. Vianir André Behnem Origem - A origem da logística surge cerca de 10.000 AC; - Cerca de 6.000 anos, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito já

Leia mais

Aspectos e Impactos Ambientais

Aspectos e Impactos Ambientais PÁGINA: 1/18 1 OBJETIVO Estabelecer e garantir uma sistemática para identificar, avaliar e gerenciar os aspectos e impactos ambientais das atividades, produtos ou serviços, da empresa x que possam ser

Leia mais

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br O QUE É A ASSOCIAÇÃO RECICLE A VIDA A Recicle a Vida, é uma Associação de Catadores sem fins lucrativos, de direito

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais