Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2014"

Transcrição

1 Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 0

2 Realizamos mais de.000 projetos. Atendemos mais de clientes. Temos a experiência que você precisa. Apenas no Brasil, são mais de projetos de automação já realizados e mais de clientes atendidos. Somente uma equipe com mais de 00 profissionais capacitados e comprometidos com o seu resultado pode garantir a qualidade máxima em produtos e serviços de automação. Maior subsidiária do grupo fora da Alemanha Matriz Brasil: São Paulo/SP Mais de 0 mil produtos e serviços especializados Mais de.00 clientes treinados por ano pontos de atendimento de indústrias dos mais diversos portes e segmentos Área de desenvolvimento baseada no Centro de Tecnologia Festo, cuja estrutura de mil m² abriga laboratórios de ensaios e validações, estações de CAD/CAE e modernos recursos para prototipagem rápida. Ampla cobertura geográfica através de distribuidores, representantes e filiais. Para obter informações detalhadas sobre a Festo Brasil, acesse

3 Festo Brasil Produtos Didactic Treinamento e Consultoria 0 Festo no mundo Treinamentos Diferenciais Festo Pessoas Train the Trainer Desenvolvimento de Liderança 0 Administração do Tempo, Pessoal e Eficiência no Trabalho Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe Tecnologias PN Eficiência em Sistemas Pneumáticos NR Safety Technology P0 Automação Pneumática P0 Automação Pneumática - Projetos de Circuitos Avançados Utilizando Métodos Sistemáticos PN Técnicas de Detecção e Resolução de Falhas em Sistemas Pneumáticos EP0 Comandos Elétricos em Sistemas Pneumáticos 0 PN Tecnologia de Vácuo para Sistemas Handling PN Automação Pneumática de Sistemas de Tratamento de Água e Efluentes E0C Programação de Controladores Lógicos Programáveis em Ambiente CoDeSys E0S Automação com Controladores Lógicos Programáveis Siemens S 00 E0C Programação Avançada e Recursos de Simulação para Controladores Programáveis em Ambiente CoDeSys E0S Programação Avançada de Controladores Lógicos Programáveis Siemens S-00 AT0C Automação Industrial com Redes de Comunicação em Ambiente CoDeSys AT0S Automação Industrial com Redes de Comunicação em Ambiente Simatic S MV00 Sistema de Visão ED00 Automação Industrial com Eixos Elétricos e Comunicação em Rede CANopen 0 HD00 Projeto e Dimensionamento de Sistemas Hidráulicos H0 Automação Hidráulica HY Hidráulica Móbil EH0 Comandos Elétricos em Sistemas Hidráulicos PH0 Automação Hidráulica Proporcional BS00 Eletricidade Básica AN00 Eletrônica AnalógicaAplicada à Automação DT00 Eletrônica Digital Aplicada à Automação MC00C Microcontroladores Aplicados à Automação Industrial Processos Organizacionais LP Synchro Game Simulação de Sistemas Produtivos Enxutos LP0 Lean Administration Game Vivencie melhorias surpreendentes de processos 0 Inscrições

4 Você precisa da melhor solução. Você busca a excelência. Nós expandimos o seu horizonte. Sistemas de ensino Os sistemas de ensino em automação incluem todos os tópicos atuais em toda sua extensão: pneumática, eletropneumática, hidráulica, eletro-hidráulica, eletrônica, sensores, robótica, tecnologia CNC, controladores lógicos programáveis e redes industriais, tecnologia da manufatura, processos de engenharia e mecatrônica. Do básico em tecnologia a um centro completo de treinamento De pacotes de treinamentos básicos e tecnologias específicas ao planejamento, controle e manuseio de redes complexas de sistema CIM e centros de treinamento completos e modernamente equipados, nós criamos um mundo de aprendizagem para você, adaptado para suas necessidades especiais de estudo eficiente e sucesso garantido.

5 Conheça a linha de produtos Didactic: Tecnologias Base Engenharia Elétrica Equipamentos para Laboratórios de Automação As estações de trabalho foram desenvolvidas para o estudo em tecnologias básicas e avançadas. São muito práticas e de fácil manuseio, perfeitas para o treinamento em pneumática, hidráulica e eletrônica. As bancadas Alumiline e Slimline são práticas, versáteis, resistentes e configuráveis. Módulos para Treinamento Os módulos para treinamento são conjuntos de componentes que podem ser fixados nas estações de trabalho. Pode-se começar com módulos básicos, como pneumática básica e posteriormente adquirir componentes complementares, como: pneumática avançada, eletropneumática e pneumática proporcional, sempre alinhados com o estado da arte em tecnologias da automação e produtos Festo. Eletroeletrônica Sistema especialmente desenvolvido para o estudo de eletricidade básica, eletrônica analógica, eletrônica digital, microcontroladores e PLD. Composto por um módulo principal e complementado por placas de experimentos das diversas tecnologias aplicadas na automação industrial. A Didactic possui também um módulo para estudo em eletrônica de potência. CLP e Redes de Comunicação Industrial Sistema para desenvolvimento das disciplinas Controladores Lógicos Programáveis e diversos protocolos de comunicação encontrados na indústria (Profibus, Ethernet, AS-i). Permite a integração com outros sistemas, tais como as estações de trabalho de eletropneumática, eletro-hidráulica e sistemas MPS. Softwares Materiais de apoio Programas para e-learning com uso de WBTs (Web Based Training); Interface EasyPort; Desenho e simulação com FluidSIM ; EPLAN Desenho e Projeto; Simulação de sistemas e ambientes virtuais de treinamento CIROS ; Simulação do planejamento estratégico corporativo learnwork; Softwares de programação; Softwares de visualização; Arquivo de dados multimídia Mechatronics Assistant. Livros texto e livros de exercícios para cada módulo de treinamento, em suas respectivas tecnologias: Pneumática; Hidráulica; Sensores Eletrônicos / CLP / Controle e acionamentos elétricos; Mecatrônica / Tecnologia de manipulação / Automação de processos; Tecnologia de usinagem CNC; GRAFCET / Tecnologia de automação.

6 Mais produtos Didactic: Mecatrônica e Automação da Manufatura MPS Transfer System / Meclab Pequenos projetos com Meclab e Transfer System; Diversas tecnologias abordadas módulo a módulo (stand-alone), estações combinadas, sistemas integrados e sistemas de produção Estações MPS Sistemas MPS utilizados no estudo de manufatura integrada, abordando: planejamento, montagem, programação, comissionamento, operação, manutenção e solução de problemas em sistemas de produção em diversos níveis de complexibilidade. MPS 00 Sistemas Integrados Acompanham os sistemas MPS 00, todos os módulos necessários para pequenas simulações de manufatura integrada, perfeitas para introdução na mecatrônica, apoiados por softwares de visualização e simulação. MPS 00-FMS Produção Flexível Perfeito para o treinamento em manufatura, permitindo a solução de problemas em aplicações reais de manufatura. Usado como sistema de treinamento em otimização de processos e redução de custos de produção. MicroFMS Permite o desenvolvimento de competências nas áreas de automação e produção integrada por computador. Aplicação com esteira para armazenagem de matéria-prima e separação de produtos acabados, alimentação de máquina CNC através de robô, processamento da máquina CNC, comunicação DNC e opção para software de gerenciamento SCADA. MultiFMS Perfeito para treinamento em engenharia mecatrônica, devido a abrangência e complexidade do seu sistema. Formado pelos sistemas MPS, MPS 00-FMS e MicroFMS, podem ser integrados através dos protocolos de comunicação mais utilizados na indústria. icim 000 Os sistemas icim abordam teorias complexas, tais como: produção, logística e planejamento sequencial em sistemas flexíveis de manufatura (FMS): Suprimento de materiais e armazenagem; Algoritmos de planejamento para linhas de manufatura. Projetos Especiais Engenharia destinada ao projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, atendendo a necessidade específica de cada cliente, alinhando os laboratórios da entidade de ensino ao parque industrial local.

7 Schmuck_0x_RZ_0.qxp.0.0 0:0 Uhr Seite Automação de Processos e Tecnologia de Controle Robótica Móvel Project Kits para treinamentos básicos Os Project Kits são modulares, flexíveis e expansíveis, adequados para lições práticas na tecnologia de processos. Permite integração com outros sistemas e várias formas de controle. MPS-PA Compact Excelente para laboratórios com limitações de espaço. Possibilidade de estudos nos mais complexos instrumentos e componentes industriais. O MPS-PA Compact permite o desenvolvimento de diversas formas de controle, bem como o estudo de quatro variáveis (pressão, vazão, nível e temperatura). August August Agosto Août 0 Estações MPS-PA Perfeito para o estudo dos componentes mais utilizados na indústria de processos contínuos. Simulação de processo real através das estações de trabalho integradas (filtragem, mistura, aquecimento e envase) em redes de comunicação industrial. Permite estudos das variáveis pressão, vazão, nível e temperatura. Robotino Sistema autônomo para estudo e desenvolvimento em robótica móvel, permitindo aplicações em sistemas de posicionamento elétrico, cinética, sensores, tecnologia de controle, sistemas de visão e técnicas de programação Sistema Híbrido Manufatura Integrada e Controle de Processos AFB Training Factory Um sistema híbrido de automação que permite a integração entre manufatura e processos contínuos. Alinha-se com a tendência da indústria em convergir duas técnicas de automação distintas em apenas um sistema. O AFB Training Factory foi desenvolvido e preparado para o estudo de sistemas automatizados. Sua concepção foi baseada na experiência da Festo em plantas industriais reais. Os alunos estarão perfeitamente preparados para o mercado de trabalho, através de muita dedicação e acesso a inovações tecnológicas. O acesso à documentação completa, softwares para visualização, simulação e uma variedade de WBTs facilitam e estimulam a compreensão da tecnologia.

8 Nós conhecemos seus objetivos. Nós buscamos superá-los. Nós trabalhamos para o seu resultado.

9 Treinamento e Consultoria A evolução industrial está cada vez mais dinâmica: os processos estão ficando mais complexos, o tempo é cada vez mais precioso e as estruturas de custos estão se tornando ainda mais importantes. Com nossas inovações, mostramos a você, preto no branco, como a Festo está acompanhando essa evolução. Nas páginas a seguir, apresentamos com orgulho nossa contribuição como força impulsora na automação industrial, mostrando que, por décadas, temos seguido junto com você, nosso cliente, o rumo certo: o da maior produtividade.

10 Nós direcionamos a automação para o seu sucesso. Nós somos o parceiro que te inspira. Nós escrevemos juntos o futuro. O que faz com que sejamos engenheiros de produtividade? Temos um objetivo muito grande: sua produtividade. Nossa motivação é alcançar esse objetivo junto com você. Procuramos explorar ao máximo todas as nossas vantagens para que você tenha ainda mais sucesso: nosso conhecimento, nossas habilidades, nosso desempenho, nossos produtos e nossos serviços. Alcançamos esse objetivo com quatro qualidades excelentes pelas quais nos destacamos: segurança, eficiência, simplicidade e competência. Isso faz com que sejamos o que somos. Especialistas que não desistem. Profissionais que trabalham para simplificar o trabalho de vocês. Técnicos que sempre conseguem obter um pouco mais dos componentes e sistemas. Segurança Você está seguro com a Festo. Não importa se o assunto são as novas diretrizes de máquinas, sua implementação ou o suporte rápido e profissional para a resolução de problemas a qualquer hora e em qualquer situação: você sempre pode confiar em nossa rede global e experiente de subsidiárias. Isso aumenta não apenas sua satisfação, mas também sua produtividade. Eficiência Oferecemos tudo o que podemos para você tanto no suporte ao cliente e como nas soluções técnicas. Você acredita nos especialistas técnicos e nas tecnologias eficientes que garantem que nossos sistemas consumam menos material e energia. Não somente as emissões de CO² são reduzidas, como também os custos operacionais das máquinas e dos sistemas caem. Acima de tudo, isso aumenta uma coisa: sua produtividade. Simplicidade Quem tem seu foco nas tarefas principais é produtivo. Em toda sua cadeia de processos, procuramos facilitar tudo ao máximo, desde a seleção, configuração e operação, até a documentação, comissionamento, serviços e reparos. Como conhecemos suas exigências, podemos nos concentrar no seu negócio principal. Assim você economiza tempo e dinheiro. Competência Temos especialistas trabalhando na Festo. Especialistas que conhecem seus desafios. Especialistas que preparam o caminho para que você aumente sua produtividade com dedicação, conhecimento técnico e econômico e muita experiência sempre perto de você! Esses especialistas e seu know-how são nosso potencial de sucesso para você! Isso ficará claro, desde o suporte e desenvolvimento, até o comissionamento e treinamento de sua equipe. Fatos & números produtivos: Mais de Clientes na 00,000 indústria componentes 0,000 0,000 soluções feitas sob encomenda anualmente Horas Serviço de entrega especialistas,000 Presentes em países 0 filiais 0 subsidiárias 00 patentes por ano 0 anos de Festo Didactic 0

11 Disponibilidade no mundo inteiro? Sem problemas. Sempre disponível e totalmente confiável: oferecemos produtos, soluções, treinamentos, consultoria e outros serviços inovadores no mundo inteiro. Com mais de 0 filiais em países, estamos sempre próximos de nossos clientes. É por isso que os especialistas da Festo podem trabalhar junto com você.

12 Nós preparamos o futuro. Nós somos o ponto de partida do conhecimento. Nós somos as respostas para suas perguntas.

13 Vivenciamos todos os dias o que ensinamos Know-how em produtividade A Festo é uma empresa global de engenharia e manufatura que oferece treinamentos e consultoria com instrutores e consultores experientes. Isso nos dá uma percepção mais profunda em questões chave da indústria e nos diferencia de outras empresas de treinamento e consultoria. Praticamos o que ensinamos. E podemos usar essa experiência para ajudá-lo a otimizar os três fatores principais da equação da produtividade: Pessoas, Processos Organizacionais e Tecnologias. Instrutores qualificados a nível mundial Nossos instrutores são altamente qualificados nas áreas de tecnologias, processos organizacionais e pessoas. Compartilham as melhores práticas e técnicas com os alunos, contribuindo para a melhoria contínua e para o desenvolvimento de novos produtos, sempre adequados às necessidades de nossos clientes. Métodos e formatos Nossos instrutores utilizam uma vasta gama de métodos e recursos para transmissão e aplicação de conhecimento realizamos com maestria desde uma apresentação interativa para grandes grupos até a capacitação individual dos membros de uma equipe de produção. Os cursos possuem em média 0% da carga horária focada na vivência prática dos assuntos abordados. Nos treinamentos tecnológicos os participantes utilizam equipamentos de última geração desenvolvidos para essa finalidade.

14 Você precisa capacitar seus profissionais. Você busca treinamentos personalizados. Nós desenhamos o melhor curso para você. Treinamentos tecnológicos e com foco em produtividade - conte com uma empresa global de engenharia e manufatura

15 Temos o treinamento adequado às suas necessidades Não importa qual formato de treinamento você escolha - seja uma turma aberta ou um curso in company, um workshop, um evento de boas práticas ou um de nossos jogos de estratégias corporativas o foco é sempre a experiência e a utilização prática no dia a dia. Tanto em treinamentos padrão como em treinamentos customizados, os resultados são perceptíveis a todos os participantes e suas organizações, permitindo-lhes acompanhar todo o processo de aprendizagem. Aprendizado Após o Curso O conteúdo recebido confere ao participante conhecimentos técnicos para identificar problemas antes mesmo que eles ocorram. Após o curso, as qualificações adquiridas aprimoram o desenvolvimento do trabalho em campo nós ajudamos você a medir e otimizar esse processo. Treinamentos Padrão Nos cursos abertos são abordados os principais assuntos e competências inerentes ao bom preparo de um profissional. Recebemos aproximadamente.000 participantes em mais de.000 cursos em turmas abertas ao redor do mundo a cada ano. Nossos instrutores ministram treinamentos com padrão internacional em idiomas diferentes. Treinamentos Customizados Existem aspectos para a perfeita customização de um programa de treinamentos: Cursos customizados com o objetivo de atingir objetivos específicos são geralmente in company, visando maior foco nas necessidades do seu negócio, maior flexibilidade e custo reduzido, com a vantagem que os participantes não precisam se ausentar da empresa. Se você não tem certeza de quais habilidades sua equipe precisa desenvolver, possuímos uma ferramenta de análise (TNA) para identificar requisitos necessários e mensurar o nível atual de conhecimento. Para aperfeiçoar ainda mais a análise da eficácia do programa, podemos executar uma verificação dos resultados alcançados ao final do treinamento ou algumas semanas após. O objetivo dessa análise é a comparação da assimilação do conhecimento por parte dos participantes com os objetivos previamente estabelecidos. Desenvolvimento de Competências Se a sua necessidade de conhecimento excede o conteúdo de um único curso, programas de qualificação podem ser especialmente desenhados. Tais programas compreendem vários cursos, com intervalos para a aplicação prática no local de trabalho e possível integração com objetivos de projetos específicos, como por exemplo, a implantação de um programa S. Projetos Customizados e Consultorias Otimizando a produção Através do mapeamento do fluxo de valor nós demonstramos o processo de produção de um produto alinhado aos objetivos de aumentar a eficiência e evitar o desperdício. Consultores experientes empregam os métodos e ferramentas modernas, que têm sido experimentadas e testadas nos processos dos nossos clientes e em fábricas do Grupo Festo, premiadas mundialmente. Princípios Aplicação de processos testados e aprovados- Eliminação de erros e avarias- Identificação e resolução das causas dos problemas- Otimização de todos os fatores dos processos Comunicação adequada com os operadores de máquinas Limpeza, ordem, disciplina e normalização como base para a qualidade. Os benefícios e resultados Alta qualificação de todos os funcionários que fazem parte dos processos Aumento na eficiência das máquinas de até 0%- Redução de erros e rejeições de até 0%- Redução de parada não planejada de até 0%- Redução do índice de acidentes Formato: workshops e projetos in company.

16

17 Pessoas Obtenha o melhor das suas pessoas Habilidades sociais e eficiência são a chave para uma organização de sucesso. No futuro os gestores e especialistas precisarão aprimorar não só suas técnicas, mas também suas habilidades sociais. Saber como superar situações difíceis e manter equipes unidas durante todo o processo de mudança está se tornando cada vez mais importante. A Festo vai te ajudar a alavancar todos os níveis de cada processo para alcançar soluções positivas no contexto global de sua empresa.

18 Pessoas Hidráulica Automação CLP da da Manufatura Inspiração para mais produtividade Train the Trainer Formação de Multiplicadores Excelentes principais: As competências, o papel e a postura necessária de um multiplicador; Metodologias de Treinamento: Desenvolvimento de conteúdos e qualificações eficientes; Estilos e Técnicas de Ensino e Aprendizagem; Técnicas de apresentação com ferramentas didáticas. - Bases de Comunicação: Condução de apresentações; Leitura da linguagem corporal e criação de atmosfera envolvente. Moderação de grupos e administração de conflitos; Dinâmicas de grupo, feedback, estimulação da criatividade e tomada de decisão. É capaz de aprimorar as competências necessárias como multiplicador; Entende como os participantes devem receber o conteúdo do treinamento, através da identificação de suas necessidades e da forma como melhor aprendem; Profissionais envolvidos em apresentações e treinamentos que envolvam a transferência de conhecimento., dias / 0 horas R$,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) É capaz de apresentar o conteúdo do treinamento de forma envolvente e com a correta aplicação de sua voz e expressão corporal, contribuindo positivamente para uma comunicação eficiente; Sabe utilizar recursos tecnológicos e didáticos com técnicas de visualização para otimizar a transmissão de informações; Sabe moderar adequadamente um grupo de pessoas, administrando conflitos e situações difíceis vindas do público; É capaz de coordenar e moderar adequadamente um grupo de pessoas, dando feedback tanto para o grupo como para cada participante individualmente. Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro 0 0 Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

19 Pessoas Hidráulica Automação CLP da da Manufatura Desenvolvimento de Liderança principais: Como criar um ambiente motivador e influenciar positivamente a sua equipe; Técnicas de comunicação eficaz; Delegar e trabalhar em equipe; Feedback: dar e receber; Dinâmica de grupo, tomada de decisão e administração de conflitos. Conhece técnicas e ferramentas para colocar em prática as características do líder; É capaz de criar um ambiente motivador, envolvente e produtivo; Desenvolve as habilidades de liderança e coordenação de pessoas, contribuindo para que os liderados realizem seus objetivos profissionais de forma eficaz; É capaz de dar feedback construtivo, transmitindo confiança e influenciando positivamente seus liderados. Cursos fechados: - Profissionais que buscam desenvolver sua capacidade de liderança., dia / horas. R$,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Fevereiro 0 0 Abril Junho Julho Agosto Outubro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0.

20 Pessoas Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficiência no Trabalho principais: Produtividade pessoal e agilidade das ações; Processos de planejamento, organização, execução e controle; Melhoria contínua visando a otimização do tempo, eficácia e a produtividade; Desperdiçadores e economizadores de tempo; Definição de metas; Reuniões: como organizar e conduzir de forma eficaz. : Apos o curso, o participante: É capaz de reduzir o retrabalho e erros provocados por mau planejamento; Entende como melhorar os sistemas de follow-up, revisão e controle; Reconhece, previne e reduz os desperdícios de tempo; Desenvolve habilidades para manter o foco nas prioridades e alinhamento das ações; Executa de forma rápida e eficiente o planejado; Sabe definir metas; É capaz de coordenar e conduzir reuniões objetivas e com foco nos resultados. - Cursos fechados: Profissionais envolvidos processos administrativos e com foco na eficiência pessoal. dia / horas. R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Fevereiro 0 0 Março Abril Junho Agosto Outubro Novembro Dezembro (I) Curso Integral: das 0h0 às h0. Curso Noturno: segunda e terça-feiras: das h00 às h00. 0

21 Pessoas Automação Hidráulica Hidráulica da CLP Automação damanufatura Manufatura Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe principais: Ferramentas para gerenciar conflitos; Como aumentar o comprometimento e melhorar a motivação; Feedback: dar e receber. Como lidar com as diferenças interpessoais; Técnicas para se tornar um bom comunicador; Demonstra empenho para lidar com as diferenças interpessoais; É capaz de interagir e relacionarse mais produtivamente com os integrantes da equipe; Sabe transmitir informações de forma clara e objetiva; - Profissionais que desejam aprimorar suas atitudes, habilidades e práticas de comunicação interpessoal e trabalho em equipe. dia / horas R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Março Maio 0 Lida melhor com os conflitos e divergências de opiniões; Desenvolve a habilidade de dar e receber feedback de forma empática e construtiva. Julho Setembro Novembro (I) Curso Integral: das 0h0 às h0.

22

23 Tecnologias Profundo conhecimento técnico Por mais de 0 anos participamos do desenvolvimento de tecnologias utilizadas em todas as áreas da automação industrial. Nossos treinamentos utilizam as tecnologias e equipamentos mais recentes. A proximidade com a nossa divisão industrial nos garante o acesso total às mais recentes inovações industriais, proporcionando aos nossos instrutores experiências inovadoras. Estabelecemos os mais altos padrões de qualidade para os nossos treinamentos. Você vai notar a diferença entre os nossos treinamentos e outros que você tenha participado: nós fornecemos novas respostas para seus grandes desafios, ajudando você a ampliar as metas de sua empresa. Nossos instrutores conhecem de perto as áreas de atuação dos participantes. Os conhecimentos adquiridos vão muito além da técnica.

24 Tecnologias Pneumática Eficiência Energética em Sistemas Pneumáticos PN As questões relacionadas com economia de energia estão se tornando mais importantes a cada dia. Seja em grandes fábricas ou instalações menores, o uso inteligente das fontes de energia e o correto dimensionamento dos componentes resultam em uma importante redução de custos. O ar comprimido é uma importante fonte de energia para a produção industrial em diversos segmentos. As possibilidades de redução de custos desde a etapa de produção e tratamento até o consumo final são muito grandes. Esta busca pela eficiência energética deve começar pelas pessoas envolvidas no processo. Este treinamento foca no potencial de melhoria energética das etapas de produção, preparação e distribuição do ar comprimido, além das possíveis melhorias nos circuitos de consumo final. O curso aborda os seguintes tópicos: Circuitos mais energicamente eficientes; Detecção e correção dos problemas que levam a diminuição da eficiência energética. Análise do custo do ar comprimido; O custo dos vazamentos; Análise do consumo de ar comprimido de diferentes circuitos pneumáticos; O custo do sobre e subdimensionamento de componentes; Correto dimensionamento com relação à eficiência energética P0 Engenheiros e técnicos envolvidos com projetos, operação ou manutenção de sistemas pneumáticos. 0 horas (diurno ou noturno) R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Entende e analisa a relação entre o consumo de ar comprimido e o custo das fontes de energia; Aplica as medidas de eficiência energética na preparação e distribuição do ar comprimido; Aplica as medidas de eficiência energética no consumo do ar comprimido; Corrige as falhas que causam desperdícios energéticos em circuitos; Faz seleção de componentes mais eficientes e com maior vida útil para diversas aplicações; Faz analise prática e via software do consumo de vários circuitos pneumáticos. Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Março Abril Maio Junho 0 0 Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00. Agosto

25 Tecnologias Pneumática Safety Technology NR O assunto relacionado com segurança em máquinas vem se tornando um requisito obrigatório na indústria. Este curso tem como finalidade esclarecer este conceito e explicar a origem das normas de segurança e como elas são trabalhadas nas soluções industriais, fazendo uma abordagem básica da Norma Regulamentadora NR- Segurança no trabalho em Máquinas e Equipamentos, relacionando-a com as demais Normas Regulamentadoras e identificando as ações necessárias para o cumprimento da mesma. O curso aborda os seguintes tópicos principais: Abordagem geral básica sobre a Norma Regulamentadora ; Bases da NR-; Foco da Nova NR-; Normas Europeias com a NR-; Safety Technology: Conceitos Principais / Safety Engineering: Pensamento Preventivo; Perigo vs Risco / Avaliação e Apreciação dos Riscos; Medidas Técnicas para Redução de Risco; DIN EN ISO - (PL, Cat B,... MTFD, DC, CCF, SIL); Qualificação adquirida Visão geral dos produtos Festo que contemplam a NR-; Conhece os fundamentos básicos da Norma Regulamentadora ; Conhece os critérios básicos para a melhor aplicabilidade da norma no ambiente industrial Conhece a importância da análise de risco no critério de seleção e os principais termos técnicos envolvidos no mesmo; Sabe a relação da NR- com as normas europeias; Conhece a ideia de pensamento preventivo em Safety Technology. Noções para melhor aplicação dos produtos que contemplam a NR-; Conhece a linha de produtos Festo voltados para aplicações seguras. Cursos fechados: Conhecimentos técnicos em geral. Engenheiros e técnicos envolvidos com projetos, operação ou manutenção de sistemas industriais dia / horas R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Março Maio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro (I) Curso Integral: das 0h0 às h0.

26 Tecnologias Pneumática Safety Automação Technology Pneumática P0 principais: Princípios físicos que envolvem a pneumática; Símbolos normalizados (DIN/ISO ), especificações técnicas, formas construtivas e funções de: atuadores, válvulas direcionais, de bloqueio, de fluxo, de pressão, para vácuo e combinadas; Circuitos pneumáticos para atender requisitos de automação e comandos sequenciais utilizando-se de um ou mais atuadores com apoio de software de desenho e simulação; Montagens práticas de sistemas pneumáticos com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Conhecimentos técnicos em geral. Após o curso, os participantes: Conhece os principais componentes pneumáticos e é capaz de identificá-los através do seu respectivo símbolo normalizado. Dessa forma, interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função; Entende o sistema pneumático com o qual está trabalhando, evita erros de montagem bem como economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes; É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção; Pode conceber e/ou otimizar sistemas pneumáticos básicos, com precisa adequação à aplicação. Cursos fechados: Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas e manutenção. 0 horas (diurno ou noturno) R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

27 Tecnologias Pneumática Automação Pneumática Projetos de Circuitos Avançados Utilizando Métodos Sistemáticos P0 principais: Recapitulação dos conceitos de automação pneumática básica e seus componentes, focando símbolos normalizados e funções das principais válvulas e atuadores; Projeto de sistemas pneumáticos e possibilidades de anulação de sinais em contrapressão por meio dos métodos intuitivo e sistemático (cascata e passo a passo); Método de localização, correção e manutenção dos principais problemas e falhas em sistemas pneumáticos utilizando-se métodos apropriados; Montagens práticas de sistemas pneumáticos complexos com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Qualificação adquirida É capaz de interpretar sistemas pneumáticos complexos, entende seu funcionamento, e pode localizar e corrigir possíveis falhas ou defeitos; Pode conceber e/ou otimizar sistemas pneumáticos complexos com precisa adequação à aplicação; Tem capacidade de implementar condições que otimizam o funcionamento de máquinas e dispositivos pneumáticos; Interpreta circuitos com facilidade, trabalhando com maior eficiência e precisão na montagem e manutenção de sistemas pneumáticos. Cursos fechados: Curso P0. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas e manutenção. 0 horas (diurno ou noturno). R$ 00,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

28 Tecnologias Pneumática Técnicas de Detecção e Resolução de Falhas em Sistemas Pneumáticos PN Este curso permite que você aumente o seu conhecimento especializado em sistemas pneumáticos avançados e que melhore suas habilidades de projeto e manutenção dos mesmos. Exercícios práticos em equipamentos reais para instalação, comissionamento, detecção e eliminação de falhas em sistemas pneumáticos, visando facilitar o seu trabalho no dia a dia. Instalação e comissionamento de sistemas pneumáticos e eletropneumáticos; Definições básicas de terminais de válvulas com controladores lógicos programáveis integrados; Vantagens na instalação e manutenção de sistemas pneumáticos por meio da integração com terminais de válvulas; Conceitos relativos as mais recentes técnicas de resolução de falhas; Montagens práticas de sistemas pneumáticos com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas buscando a resolução de falhas. principais: Projeto e funcionamento de circuitos pneumáticos e eletropneumáticos; Após o curso, o participante Trabalha com terminais de válvulas buscando a correta operação do sistema integrado; Soluciona problemas em sistemas pneumáticos e eletropneumáticos de maneira sistemática; Utiliza as mais recentes técnicas de detecção e resolução de falhas. Configura e comissiona sistemas pneumáticos complexos; Conhece a função e as principais vantagens dos terminais de válvulas com controladores lógicos programáveis nos sistemas de automação e sua integração com a cadeia de controle de um sistema pneumático; Curso P0. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos e/ou manutenção de sistemas pneumáticos e eletropneumáticos. 0 horas (diurno ou noturno). R$ 00,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização.entre em contato conosco. Fevereiro Abril Junho Agosto Dezembro Outubro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h

29 Tecnologias Pneumática Comandos Elétricos em Safety Technology Sistemas Pneumáticos EP0 principais: Comandos seqüenciais com apoio de software de desenho e simulação; Montagens práticas de sistemas com componente eletropneumáticos reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Símbolos normalizados, especificações técnicas, formas construtivas e funções de: eletroválvulas, fins de curso, relés e sensores; Circuitos elétricos para atender requisitos de automação pneumática por meio de lógica de relés; Entende o sistema de comandos elétricos com o qual está trabalhando, evita erros de montagem, bem como economiza tempo na detecção e correção de possíveis defeitos e na substituição de componentes; É capaz de propor alternativas em situações emergenciais de produção; Pode conceber e/ou otimizar sistemas de comandos elétricos básicos, com precisa adequação à aplicação. Conhece os principais componentes de comando eletro pneumáticos sendo capaz de identificá-los pelo seu símbolo normalizado. Dessa forma interpreta especificações técnicas, desenhos e dados de catálogo que sejam úteis à sua função; Conhecimentos técnicos em geral. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, manutenção e comandos elétricos. 0 horas (diurno ou noturno). R$ 00,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

30 Tecnologias Pneumática Tecnologia de Vácuo para Sistemas Handling PN Neste curso você irá aprender as características especiais dos sistemas que utilizam vácuo em seus acionamentos ao invés do ar comprimido convencional. Você também irá aprender sobre geração e medição do vácuo, assim como sobre métodos de seleção e dimensionamento de reservatórios e ventosas, e como fazer uso correto de válvulas e sensores em sistemas de manuseio. principais: Geração e disponibilização de vácuo; Diferenças dos sistemas de manuseio que utilizam as garras convencionais com relação à projeto, transporte e armazenamento; Sensores de vácuo para controle de processos; Dimensionamento de ventosas; Exigência de ar comprimido em sistemas de vácuo; Influência das propriedades dos materiais no manuseio com vácuo; Exercícios práticos em unidades especiais e componentes individuais. Conhece os fundamentos envolvidos na tecnologia de vácuo; Conhece os processos de geração de vácuo e suas aplicações; Seleciona geradores de vácuo de maneira correta; Dimensiona e seleciona ventosas para diferentes aplicações industriais; Soluciona problemas em aplicações com vácuo em sistemas handling. Cursos fechados: Conhecimentos técnicos em geral. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos e/ou manutenção de sistemas handling que utilizem tecnologia de vácuo dia / horas R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro 0 0 Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro (I) Curso Integral: das 0h0 às h0. 0

31 Tecnologias Pneumática Automação Pneumática de Sistemas de Tratamento de Água e Efluentes PN Existe uma tendência na operação de estações de tratamento de água e esgoto: a automação está cada vez mais presente. Algumas vantagens são: custo, redução de desperdícios, aumento de confiabilidade, redução da complexidade, aumento de eficiência e facilidade no processo de operação e manutenção. Este curso oferece ao participante um overview sobre automação de processos em plantas de tratamento de água e esgoto, contribuindo para o aumento de confiabilidade uma exigência das autoridades e agências reguladoras para este Cursos fechados: setor, uma vez que nesta área, erros operacionais podem causar sérias consequências ao meio ambiente. O curso aborda os seguintes tópicos principais: Conhecimentos técnicos em geral. Produção e distribuição de ar comprimido; Reconhecer e eliminar desperdícios em sistemas pneumáticos; Leitura de diagramas pneumáticos e interpretação de sequências de controle; Técnicos e engenheiros envolvidos no setor de tratamento de efluentes. 0 horas (diurno ou noturno). Construção e função das válvulas de controle direcional, de pressão, de fluxo e de bloqueio ; Função de atuadores lineares e rotativos; Comparação entre os atuadores pneumáticos e elétricos na automação de processos; Desligamento seguro em caso de queda do fornecimento de energia; Evolução das tecnologias de automação de sistemas de tratamento de água e esgoto; Particularidades dos ambientes com atmosfera explosiva; R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Exercícios práticos, montagem, teste e solução de problemas em circuitos pneumáticos. Pode, com confiança, reconhecer as relações entre os elementos pneumáticos envolvidos nas plantas de tratamento de água e esgoto; Evita falhas e danos específicos nos casos de erros de operação, através de métodos de intervenção segura e precisa; Identifica as particularidades e cuidados pertinentes a atmosferas explosivas; Propõe e implementa projetos de automação em sistemas de tratamento de água e esgoto; Interpreta diagramas pneumáticos Pode colocar em prática; metodologias seguras de operação no caso de queda de energia. Janeiro Março Maio Junho Julho Setembro Novembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

32 Tecnologias Eletroeletrônica Programação de Controladores Lógicos Programáveis em Ambiente CoDeSys E0C principais: Introdução aos Controladores Programáveis, destacando sua origem, especificações e aplicações na automação industrial; Vantagens do uso do ambiente CoDeSys para desenvolvimento de soluções para controladores programáveis seguindo a norma IEC-; Curso EP0. Leitura e desenvolvimento de programas no ambiente CoDeSys provided by Festo, utilizandose da linguagem de diagramas de contato (Ladder Diagram) e carregando-os para a memória do controlador; Utilização dos recursos de programação de manipulação binária, temporizadores, contadores, comparadores e flip-flops; Montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controlador lógico programável (CLP) com componentes reais, em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos automatizados, manutenção e start-up de dispositivos programados em ambiente CoDeSys 0 horas (diurno ou noturno). R$ 00,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Conhece o funcionamento, a parametrização e programação de um controlador lógico programável (CLP) de acordo com a norma IEC-, podendo assim designar sua aplicação e implementação em um sistema de automação industrial; Instala, desenvolve o programa e faz o start up em sistemas automatizados com controladores lógicos programáveis (CLP); É capaz de identificar com eficiência as causas e solucionar as falhas, tanto no controlador como no sistema automatizado; Pode conceber e/ou otimizar sistemas com grande flexibilidade produtiva, velocidade e confiabilidade através do uso de controladores lógicos programáveis (CLP). Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro 0 0 Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

33 Tecnologias Eletroeletrônica Automação com Controladores Lógicos Programáveis Siemens S 00 E0S principais: Concepção geral dos controladores lógicos programáveis (CLP), funções e aplicações na automação industrial; Instalação, configuração e parametrização de um controlador lógico programável (CLP); Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado (Step), utilizandose da linguagem diagrama de contatos (ladder diagram) e carregando-os para a memória do controlador; Utilização dos recursos de programação: manipulação binária, temporizadores, contadores, comparadores e flip-flops; Montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controlador lógico programável (CLP) com componentes reais, em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Conhece o funcionamento, a parametrização e programação de um controlador lógico programável (CLP), podendo assim designar sua aplicação e implementação em um sistema de automação industrial; Instala, desenvolve o programa e faz o start-up em sistemas automatizados com controladores lógicos programáveis (CLP); É capaz de identificar com eficiência as causas e solucionar as falhas, tanto no controlador como no sistema automatizado; Pode conceber e/ou otimizar sistemas com grande flexibilidade produtiva, velocidade e confiabilidade por meio do uso de controladores lógicos programáveis (CLP). Cursos fechados: Curso EP0. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos automatizados, manutenção e start-up de dispositivos controlados por CLP Siemens S horas (diurno ou noturno). R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$ 0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Janeiro Fevereiro 0 0 Abril Junho Agosto Outubro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

34 Tecnologias Eletroeletrônica Programação Avançada e Recursos de Simulação para Controladores Programáveis em Ambiente CoDeSys E0C principais: Técnicas avançadas de programação para aplicações em automação industrial utilizando as linguagens de programação ST e SFC; Funções (FCs) e blocos de funções (FBs); Introdução ao processamento de sinais analógicos e a manipulação destas variáveis no CoDeSys; Uso de interrupções de Hardware e tarefas; Criação de ambientes de simulação e visualização; Uso de ferramentas para diagnóstico de falhas tais como depuração e execução do programa passo-a-passo, forçando e monitorando sinais e variáveis. É capaz de utilizar os recursos avançados de programação e de simulação existentes no ambiente CoDeSys; Identifica e corrige com eficiência as principais falhas de software e de hardware dos sistemas automatizados com controladores programáveis; Aprende a desenvolver ambientes para simulação do software desenvolvido para a aplicação desejada e também para acompanhar e modificar, em tempo real, as variáveis do processo; Instala, desenvolve o programa e faz o start-up em sistemas automatizados com controladores lógicos programáveis (CLP); Concebe e/ou otimiza sistemas com grande flexibilidade produtiva, velocidade e confiabilidade por meio do uso de controladores lógicos programáveis (CLP); Cursos fechados: 0 Curso E0C Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos automatizados, manutenção e startup de dispositivos programados em ambiente CoDeSys 0 horas (diurno ou noturno). R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$.0,00 por participante. (Demais Estados) Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. 0 Janeiro Maio Setembro Outubro Dezembro Curso Diurno: segunda-feira: das h0 às h0; terça e quarta-feiras: das 0h0 às h0. Curso Noturno: de segunda a sexta-feira: das h00 às h00.

35 Tecnologias Eletroeletrônica Programação Avançada de Controladores Lógicos Programáveis Siemens S-00 E0S principais: Técnicas avançadas de programação para aplicações em automação industrial utilizando controladores programáveis S00; Uso e aplicação dos principais blocos de organização (OBs) de interrupção e diagnóstico para detecção e correção de falhas no hardware; Diferenças e uso de Funções (FCs) e blocos de funções (FBs) com blocos de dados (DBs); Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado (Step Manager), utilizando-se das linguagens STL e GRAPH e carregando-os para a memória do controlador; Montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controlador lógico programável (CLP) com componentes reais, em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Qualificação adquirida Conhece a arquitetura de programação do software Step Manager e do controlador lógico programável S-00 em detalhes; Instala, desenvolve o programa e faz o start-up em sistemas automatizados com controladores lógicos programáveis (CLP); Curso E0S. Técnicos e engenheiros envolvidos com projetos de máquinas, instalações de equipamentos automatizados, manutenção e start-up de dispositivos programados em ambiente S Manager. 0 horas (diurno ou noturno). R$ 0,00 por participante. (Estado de São Paulo) / R$.0,00 por participante. (Demais Estados) É capaz de diagnosticar e solucionar com eficiência as principais falhas de Hardware dos controladores da família S-00 e forçar valores de entradas e saídas; Desenvolve com eficiência e organização, sistemas para aplicação em automação industrial. Cursos fechados: Para atender as necessidades da sua empresa podemos realizar esse treinamento na Festo ou in company, bem como adequar o conteúdo, a carga horária e até mesmo o período de realização. Entre em contato conosco. Datas: Programação sob demanda. Por favor entre em contato conosco. Telefone: () 0- treinamento@br.festo.com

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2015

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2015 Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 0 www.festo.com.br Realizamos mais de 0.000 projetos. Atendemos mais de 0.000 clientes. Temos a experiência que você precisa. Apenas no Brasil, são mais

Leia mais

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2012

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2012 Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2012 www.festo.com.br Tecnologia, Processos Organizacionais e Pessoas A perfeita combinação desses três fatores é essencial para a bem sucedida conversão

Leia mais

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016 Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016 5 Pessoas 06 - TTT Treinando o Treinador 07 - DLID Desenvolvimento de Liderança 08 - ADMT Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficiência

Leia mais

DIAGNÓSTICO E DEFINIÇÃO DE SOLUÇÕES

DIAGNÓSTICO E DEFINIÇÃO DE SOLUÇÕES Somos uma empresa brasileira, especializada em soluções de automação de máquinas e processos industriais, instalação, comissionamento e segurança de infraestrutura elétrica e de máquinas, microgeração

Leia mais

Reparador de Circuitos Eletrônicos

Reparador de Circuitos Eletrônicos Reparador de Circuitos Eletrônicos O Curso de Reparador de Circuitos Eletrônicos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento e a reparação

Leia mais

Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil.

Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil. Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil. HYDAC Matriz na Alemanha Seu parceiro competente para máquinas operatrizes móbil. HYDAC Itália HYDAC Holanda HYDAC França HYDAC Coréia HYDAC China

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval

Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval Automação Industrial Indústria O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando na execução de projetos,

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar.

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. Serviços Scania Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS SCANIA Serviços Scania. Máxima disponibilidade do seu veículo para o melhor desempenho

Leia mais

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional.

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

Automação Assistência Técnica. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

Automação Assistência Técnica. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Automação Assistência Técnica Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Serviços e Suporte Técnico com a qualidade WEG Estamos constantemente expandindo nosso portfólio de produtos e

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Política de Treinamento DME

Política de Treinamento DME Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS: Um desafio constante. (A Mecatrônica como exemplo do estado da arte)

CAPACITAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS: Um desafio constante. (A Mecatrônica como exemplo do estado da arte) CAPACITAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS: Um desafio constante. (A Mecatrônica como exemplo do estado da arte) SESTINFO-2008 São Bernardo do Campo/março/2008 Áreas da Tecnologia que estão definindo nosso Futuro

Leia mais

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral Bruno Erik Cabral Smart Grid Agenda Introdução Definição Características Confiabilidade Flexibilidade Eficiência Sustentabilidade Medidores Inteligentes Controle avançado Cenário Internacional Cenária

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação.

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação. Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Catálogo de treinamentos

Catálogo de treinamentos Catálogo de treinamentos 11 3892-9572 www.institutonobile.com.br Desenvolvendo seus Talentos O Instituto Nobile desenvolve as mais modernas soluções em treinamento e desenvolvimento. Oferecemos programas

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

SEGURANÇA NR12 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

SEGURANÇA NR12 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SEGURANÇA NR12 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES INDUSTRIAIS. A EMPRESA Para a SAFE, a tecnologia é somente um dos elementos de qualquer solução industrial. Suporte e serviços técnicos de alto nível são ingredientes

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Serviços e Soluções para Estamparias

Serviços e Soluções para Estamparias Serviços e Soluções para Estamparias 1 BEM VINDO À PRENSAS SCHULER - BRASIL Inovação e Tecnologia Área total: 103,220 m² Área construída: 32,727 m² A Prensas Schuler instalou-se no Brasil em 1965, época

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Soluções em Automação INDUSTRIAL TRAINING. STEP 5 Standard ( Básico). Duração: 40 horas. Público Alvo. Este curso se destina a profissionais das áreas de planejamento,

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES Das

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Paraná - Rio Grande do Sul

Paraná - Rio Grande do Sul COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE Paraná - Rio Grande do Sul Missão Oferecer as melhores soluções em serviços e produtos, visando se adequar aos altos padrões de satisfação de nossos clientes e parceiros

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Lean Seis Sigma e Benchmarking

Lean Seis Sigma e Benchmarking Lean Seis Sigma e Benchmarking Por David Vicentin e José Goldfreind O Benchmarking elimina o trabalho de adivinhação observando os processos por trás dos indicadores que conduzem às melhores práticas.

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 235, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

DuPont Engineering University South America

DuPont Engineering University South America Treinamentos Práticas de Melhoria de Valor (VIP Value Improvement Practices) DuPont Engineering University South America # "$ % & "" Abordagem DuPont na Gestão de Projetos Industriais O nível de desempenho

Leia mais

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação contínua de treinamentos e palestras Eduardo Amati em Treinamentos

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Industry 4.0 Página 1 de 6 Beckhoff na Hanover Messe: Hall 9 Stand F06 Indústria 4.0 Fórum: Controle baseado em PC como base tecnológica para aplicações em fabricas inteligentes Com o Indústria Integrada

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG AutoCAD 2010 - o software AutoCAD para arquitetos. Criação, coordenação e colaboração

Leia mais

Por que escolher a Oplay Logística?

Por que escolher a Oplay Logística? Por que escolher a Oplay Logística? Porque a Oplay Logística tem soluções completas e inovadoras que a sua empresa precisa. Porque a Oplay Logística oferece serviços diferenciados desenhados de acordo

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Introdução à Engenharia de Automação

Introdução à Engenharia de Automação Introdução à Engenharia de Automação 1 A automação em nossas vidas Objetivo: Facilitar nossas vidas Automação no dia-a-dia Em casa: Lavando roupa Abrindo o portão Lavando louça Na rua: Sacando dinheiro

Leia mais

.Desenvolvimento de Sistemas

.Desenvolvimento de Sistemas .Quem Somos A BS é uma empresa brasileira e referência em soluções inovadoras, flexíveis e customizadas em tecnologia da informação, consultoria e outsourcing. A BS oferece soluções inteligentes proporcionando

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

PIMS Process Information Management System

PIMS Process Information Management System INTRODUÇÃO O setor industrial vem sofrendo constantes pressões para alcançar a excelência operacional, objetivando garantir sua competitividade. Algumas das principais pressões observadas são: redução

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS APRENDA SOBRE GOVERNANÇA DE TI Programa de Qualificação COBIT 5 Presencial ou EAD O COBIT 5 define as necessidades das partes interessadas da empresa como ponto de partida das atividades de governança

Leia mais

D-18969-2010. Ao seu lado no hospital

D-18969-2010. Ao seu lado no hospital D-18969-2010 Ao seu lado no hospital 2 Estamos procurando empresas de tecnologia hospitalar que atuem como parceiras, não como apenas fornecedoras. D-18971-2010 D-18972-2010 Soluções terapêuticas efetivas

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Contextualização ENGENHARIA DE SOFTWARE ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO Perspectiva Histórica Engenharia de Software 1940:

Leia mais

Engenharia de Sistemas Computacionais

Engenharia de Sistemas Computacionais Engenharia de Sistemas Detalhes no planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Introdução Na aplicação de um sistema

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

Soluções em Sensores e Sistemas

Soluções em Sensores e Sistemas Soluções em Sensores e Sistemas Balluff 30 anos no Brasil Com uma história de sucesso de mais de 90 anos, iniciada em 1921, em Neuhausen, Alemanha, a Balluff é especializada na fabricação de sensores e

Leia mais

Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso

Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso Diagramas que descrevem o contexto, objetivos e participantes dos projetos 1 Tecnólogo em Manutenção Industrial Missão: Formar tecnólogos de nível superior

Leia mais

Sobre a Prime Control

Sobre a Prime Control Sobre a Prime Control A Prime Control é uma empresa focada e especializada em serviços de qualidade e testes de software. Somos capacitados para garantir, através de sofisticadas técnicas, a qualidade

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência 2 Serviços para gerenciar o ciclo de vida dos inversores de média

Leia mais