Peregrinação ao Santuário de Fátima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Peregrinação ao Santuário de Fátima"

Transcrição

1 Peregrinação ao Santuário de Fátima

2 O Santuário Situado na Cova da Iria, é composto por: Recinto de Oração Capelinha das Aparições Basílica Colunata Igreja da Santíssima Trindade

3 Recinto de Oração Embora não coberto, o Recinto de Oração é como uma grande Igreja que tem acolhido milhões de peregrinos vindos de todos os cantos do Mundo, para aí louvar o Senhor e Sua Mãe. Como Igreja que é, tem uma Cruz, um Altar, uma Via-Sacra e Imagens de Santos

4

5 Uma Cruz - A Cruz Alta A nova "Cruz Alta, da autoria do artista alemão Robert Schad, situase no adro da Igreja da Santíssima Trindade. É feita em aço corten, com 34 metros de altura e 17 metros de largura, ao nível dos braços. Foi erguida a 29 de Agosto 2007, dia em que a Igreja celebra o martírio de São João Baptista, o Precursor de Jesus Cristo. Esta obra veio substituir a antiga Cruz Alta, a qual depois de restaurada foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada.

6

7 Um Altar

8 A Via-Sacra Os 14 painéis da Via-Sacra, em cerâmica policromada, foram executados na Fábrica Viúva Lamego, de Lisboa, segundo desenho de Lino António, em colaboração com o pintor e ceramista Manuel Cargaleiro.

9

10 Monumento ao Sagrado Coração de Jesus Ergue-se no centro do Recinto de Oração, em frente da Capelinha das Aparições. Esta Imagem recorda-nos que a mensagem de Fátima fala também no Coração de Jesus, quer nas aparições do Anjo, quer através de Nossa Senhora. A sua localização simboliza, pois, a centralidade de Jesus na Mensagem de Fátima

11

12 A imagem do Sagrado Coração de Jesus é de bronze dourado, de autor desconhecido. Foi oferecida por um peregrino e benzida solenemente em 13 de Maio de 1932.

13 Na base do monumento, encontra-se um fontanário, cuja água ali apareceu, pela primeira vez, em O fontanário tem hoje 4 bicas.

14 Presépio Foi inaugurado na madrugada de 25 de Dezembro de 1999, início do grande Jubileu. A forma triangular é uma referência à Santíssima Trindade. Tem 5 m de altura e 5 m na base. É feito em chapa de aço perfurada, o que permite a colocação de numerosas lâmpadas que, à noite, iluminam todo o conjunto. Autor: José Aurélio, de Alcobaça

15

16 Capelinha das Aparições

17 A Capelinha das Aparições é o coração do Santuário.

18 Este é o lugar escolhido por Deus para, por meio de Nossa Senhora, revelar a Sua mensagem aos homens do nosso tempo. Foi aí que Nossa Senhora falou aos Pastorinhos. A construção da Capelinha foi a resposta ao pedido de Nossa Senhora: quero que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário Esta Capela torna-se, assim, a actualização da mensagem de Nossa Senhora.

19 A Capelinha original foi construída em Tendo sido dinamitada na noite de 5 para 6 de Março de 1922, foi restaurada e reinaugurada em 13 de Janeiro de Embora sujeita a ligeiras alterações, mantém os traços originais. O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de A pequena azinheira, de 1 metro de altura, desapareceu devido à devoção dos primeiros peregrinos que a levaram, raminho a raminho.

20

21 A Imagem de Nª Sª de Fátima

22 A Imagem que se venera na Capelinha foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos, de Torres Novas. É obra do escultor José Ferreira Thedim. É em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,10 m. A coroa preciosa que a Imagem ostenta apenas nos dias das grandes peregrinações foi oferecida pelas mulheres de Portugal, a 13 de Outubro de 1942, em acção de graças por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial. É de ouro, pesa 1200 gramas e tem 313 pérolas e 2679 pedras preciosas. Exemplar único, de alto valor artístico, foi executada gratuitamente na joalharia Leitão & Irmão, de Lisboa, e nela trabalharam 12 artistas durante 3 meses.

23 Esta Imagem apenas deixa a Capelinha das Aparições em ocasiões consideradas muito especiais.

24 Em 1984, a pedido do Papa João Paulo II, foi ao Vaticano onde, na Praça de S. Pedro, o Santo Padre consagrou solenemente o Mundo ao Coração Imaculado de Maria. Foi também nesse dia que o Santo Padre ofereceu a Nossa Senhora a bala que lhe trespassou o corpo no atentado, em Roma, a 13 de Maio de 1981, em sinal de agradecimento por lhe ter salvo a vida. Em 1989, viria a ser encastoada na coroa preciosa da Imagem

25 Basílica de Nª Srª do Rosário

26 A Capelinha das Aparições continua a ser o maior sinal evocativo das aparições. Ali se venera a Imagem de Nossa Senhora. Mas a afluência de peregrinos exigia a construção de um templo mais amplo. Esse novo templo, hoje conhecido por Basílica, é dedicado a Nossa Senhora do Rosário, evocando a maneira como se apresentou aos Pastorinhos: Eu sou a Senhora do Rosário.

27

28 Ergue-se no local onde, em 13 de Maio de 1917, os três pastorinhos brincavam quando, de repente, viram um relâmpago que os assustou e fez com que juntassem o rebanho para regressarem a casa. O edifício foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pêro Pinheiro e de Fátima. Para o altar da capela-mor foi transferido, do altar primitivo, o frontal de prata considerado uma jóia de arte, representando a Última Ceia de Cristo. Os seus 15 altares são dedicados aos 15 mistérios do Rosário. Os vitrais representam cenas das aparições e invocações da Ladainha de Nossa Senhora.

29

30 A torre sineira, erguida ao centro do conjunto arquitectónico, tem 65 metros de altura e é rematada por uma coroa de bronze de quilos, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz iluminada que, de noite, se avista a longa distância. O carrilhão é composto por 62 sinos. O sino maior pesa quilos e o badalo 90. O relógio é obra de Bento Rodrigues, de Braga.

31 Os anjos da fachada, em mármore, são da autoria de Albano França.

32 No dia 13 de Maio de 1958, foi inaugurada uma grande estátua do Imaculado Coração de Maria e colocada no nicho da fachada da torre. Tem a altura de 4,73 metros e pesa 14 toneladas. Foi esculpida pelo Padre irlandês Thomas McGlynn, sob indicação da Irmã Lúcia.

33 Esta imagem, oferta dos católicos americanos, evoca o conteúdo da mensagem referente à devoção ao Imaculado Coração de Maria, a que Nossa Senhora aludiu nas três primeiras aparições da Cova da Iria : a devoção dos cinco primeiros sábados, a consagração da Rússia e o triunfo do seu Imaculado Coração. Após as revelações da irmã Lúcia sobre a aparição de 13 de Julho de 1917, em que Nossa Senhora mostrou aos videntes o seu Coração Imaculado, várias imagens passaram a ser esculpidas, para numerosos países, sob essa evocação.

34

35 Capela - Mor Em 1995 foi remodelado o presbitério (capela-mor). Ao centro, frente ao altar primitivo, situa-se um grande altar de mármore. O ambão, a peanha para Nossa Senhora e a cadeira da presidência são feitos da mesma pedra do altar. O Sacrário, tal como o frontal do altar, é de prata lavrada. Todo o conjunto foi elevado cerca de 30 cm para melhorar a visibilidade dos peregrinos. Do lado esquerdo, está uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, Virgem Peregrina que, desde 1947, tem percorrido o mundo. Encontra-se aí desde 08 de Dezembro de Os Vitrais da capela-mor representam os quatro evangelistas, a aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação.

36

37

38 O quadro do retábulo sobre o altar representa a mensagem de Nossa Senhora que desce em forma de luz e de paz, ao encontro dos videntes, preparados pelo Anjo, através do seu encontro com Cristo na Eucaristia. Ajoelhado, do lado esquerdo, vê-se o Bispo da Diocese, D José Alves da Silva. No canto superior direito figuram os Papas que receberam e tiveram parte nesta Mensagem: Pio XII, João XXIII e Paulo VI. Do lado oposto, três Anjos contemplam esta mensagem de Deus aos homens: Oração, Penitência, Reparação e Esperança.

39 Também se encontram na Basílica os túmulos dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, nas Capelas laterais direita e esquerda, respectivamente. Junto deste último encontra-se, desde 2006, o da Irmã Lúcia. Na Capela-mor, repousam os restos mortais de D. José Alves Correia da Silva, primeiro Bispo de Leiria ( ) da Diocese restaurada.

40

41

42

43 À frente da Basílica foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão (mesa da palavra) e bancos para os concelebrantes. É utilizada em grandes celebrações no recinto.

44 A Azinheira Grande

45

46

47 Esta árvore tem mais de 100 anos e era a maior existente na Cova da Iria, em Não foi sobre ela que Nossa Senhora apareceu, mas está relacionada com as Aparições, sendo a única que restou de todo o conjunto que havia. Foi justamente quando passavam junto da Azinheira Grande que viram o clarão que precedeu a aparição de 13 de Maio. Nos meses seguintes, era à sombra da Azinheira Grande que os Três Pastorinhos rezavam o terço com as pessoas que os acompanhavam, preparando-se para receber a visita de Nossa Senhora.

48 A Azinheira Grande foi classificada de interesse público a 2 de Janeiro de 2007.

49 Colunata É o conjunto arquitectónico que liga a Basílica aos edifícios construídos de cada lado do recinto. Obra do arquitecto António Lino, é composta de 200 colunas e 14 altares. Dezassete estátuas feitas de mármore encimam a Colunata e representam imagens de santos.

50 As quatro imagens maiores são de santos portugueses e encontram-se na parte central. Voltados para a Basílica, da direita para a esquerda, podem ver-se: São Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira) Santo António de Lisboa São João de Brito - parcialmente oculta pelo alpendre da Capelinha São João de Deus - oculta na fotografia

51 Igreja da Santíssima Trindade 90 Anos das Aparições

52 A intenção de construir uma nova igreja no Santuário de Fátima surgiu em Já nessa altura se verificava que a Basílica não tinha capacidade para acolher todos os peregrinos. O lançamento da primeira pedra teve lugar em 6 de Junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade. A Igreja da Santíssima Trindade, ou como é mais conhecida, a "Nova Basílica" de Fátima, situada no extremo oposto da Basílica de Nª Srª do Rosário, foi inaugurada a 12 de Outubro de 2007, por ocasião do encerramento do 90º aniversário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

53

54 Com a melhoria dos meios e vias de transporte a tornar mais fácil os acessos a Fátima, a afluência de peregrinos foi sendo cada vez mais assídua e numerosa, não apenas nas peregrinações aniversárias, mas também nas celebrações litúrgicas. Aos sábados e domingos juntam-se em Fátima vários milhares de peregrinos. O espaço para acolher estas multidões foi-se tornando cada vez mais exíguo. A sensibilidade às condições atmosféricas do exterior - com o sol, a chuva e o frio a tornarem-se cada vez menos suportáveis e pela dificuldade também crescente de as pessoas permanecerem em pé, tornou-se cada vez mais evidente a necessidade de criar condições favoráveis à participação activa e atenta dos peregrinos.

55 E, assim, a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade veio concretizar um sonho de mais de 30 anos. É a quarta maior igreja católica do Mundo, tendo sido integralmente paga com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. Da autoria do arquitecto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis, esta Igreja foi inspirada nos antigos anfiteatros romanos, permitindo aos fiéis verem o altar, independentemente do local onde estão sentados. Tem forma circular por fora, com 125m de diâmetro, e quadrangular por dentro, sem quaisquer colunas de apoio intermédio. Toda a Igreja é de cor branca, revestida de pedra da região conhecida por branco do mar.

56 O acesso ao interior faz-se por 12 portas laterais, em bronze, uma dedicada a cada um dos Apóstolos e uma maior que as outras, a Grande Porta Central, de 64 m2, a Porta de Cristo.

57 Pórtico de Entrada Constituída por malha de rede de aço, a escultura suspensa das duas vigas foi executada manualmente. Alguns Anjos Músicos, de cor dourada, e a frase Venite adoremus Dominum (Vinde, adoremos o Senhor) evocam as Aparições do Anjo da Paz e convidam a entrar no templo e a adorar a Santíssima Trindade. Autora: Maria Loizidou (Chipre)

58 A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa, mas procurando respeitar a atmosfera de Fátima. A iluminação mereceu uma atenção especial: O tecto é revestido por painéis de tela branca e translúcida que criam uma luminosidade agradável, privilegiando a luz natural. Um sistema computorizado permite manter uma iluminação constante, ou diferentes níveis de luz conforme as funções pretendidas, conjugando a luminosidade exterior, a maior ou menor abertura dos estores da cobertura e o uso da luz artificial. Um sistema de ventilação, aquecimento e ar condicionado permite regular a renovação do ar e a temperatura ambiente. Todas estas características proporcionam calma e serenidade, convidando à concentração e espiritualidade.

59 O espaço comporta um total de lugares sentados, incluindo 76 para pessoas com dificuldades motoras. A zona do presbitério tem capacidade para cerca de 100 concelebrantes.

60 Iconografia interior

61 Altar - Bloco único de pedra da região, branco do mar, tem 3,5 m de comprimento, 1,90 m de profundidade e 94 cm de altura. Pesa cerca de 16 toneladas.

62 Pedra do Túmulo de S. Pedro - Colocada na frente do altar, é um fragmento, em mármore, retirado do túmulo de S. Pedro. Esta relíquia, oferecida pelo Papa João Paulo II ao Santuário, é um sinal visível da Igreja Universal e recorda a devoção dos Pastorinhos de Fátima ao Santo Padre. A Primeira Pedra da Igreja contém a seguinte inscrição: Fragmento de pedra retirado do sepulcro de S. Pedro Apóstolo e benzido pelo Sumo Pontífice no dia 9 de Março do Ano do Senhor de 2004.

63 Crucifixo - Esculpido em bronze e suspenso sobre o altar, tem 7,5 m de altura e encontra-se sobreposto ao Cordeiro do painel. Representa Cristo que se ofereceu voluntariamente por nós, vivo, glorioso, pronto a abraçar o mundo e a despregar-se da Cruz. Autora: Catherine Green (Irlanda).

64 Imagem de Nossa Senhora de Fátima Escultura de criação livre, que representa Nossa Senhora jovem, com os braços abertos e deixando ver o Coração Imaculado e o Rosário, na mão direita. Esculpida em mármore branco de Carrara, tem 3 m de altura. Autor: Benedetto Pietrogrande (Itália).

65 Painel do Presbitério A parede atrás do altar é decorada por um grande painel que tem cerca de 500 m2 (50 m de comprimento e 10 m de largura) da autoria do jesuíta esloveno, Pe. Marko Ivan Rupnik. É feito em terracota dourada e moldada manualmente. A cor do ouro simboliza a santidade e a fidelidade de Deus, tendo os três traços vermelhos a finalidade de realçar o dourado e facilitar a percepção do mistério e da santidade. Todo o dinamismo de luz e ouro no sentido horizontal e vertical pretende criar no coração de quem está na igreja um estado de alma que acolhe a beleza, a comunhão e o amor.

66

67 A obra intitula-se Chamamento Universal da Igreja, À direita e à esquerda do Cordeiro está representada a multidão de Anjos e de Santos. O Cordeiro é formado pela cor do ouro e por tonalidades de branco, porque Ele é a Luz. D Ele partem ondas de luz. Os Santos estão pintados em tons coloridos, a indicar que receberam a luz, deixaram-se iluminar e penetrar por ela, acolheram o dom da vida divina. Este painel foi executado por um grupo de artistas especializados em arte litúrgica e proveniente de oito países e de quatro Igrejas Cristãs.

68

69 À direita do Cordeiro, está a Mãe de Deus, à qual se unem os Beatos Francisco e Jacinta e a Irmã Lúcia, com o terço nas mãos. A seguir, ainda na primeira fila, encontram-se seis Apóstolos e três Arcanjos, atrás dos quais está uma multidão de Santos.

70 À esquerda do Cordeiro, encontra-se S. João Baptista que indicou o Filho de Deus como o Cordeiro, e mais seis Apóstolos e quatro Arcanjos. Por trás, mais uma multidão de Anjos e Santos, entre os quais Santa Isabel de Portugal e a Beata Teresa de Calcutá.

71 Várias razões contribuíram para que a igreja fosse dedicada à Santíssima Trindade: - as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite á adoração a Deus, Santíssima Trindade; - as palavras do Papa João Paulo II proferidas na Capelinha das Aparições, em Maio de 1982, elevando a sua acção de graças à Santíssima Trindade; - o jubileu do ano 2000, também ele dedicado à Santíssima Trindade.

72

73

74

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia pelo Padre Gabriele Amorth Portanto, com a Consagração de 1984 não se realizou uma adequada Consagração da Rússia. E eu estava

Leia mais

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA JORNADA DE ORAÇÃO 2010 MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA Apresentação do santuário de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (Padroeira do Haiti) Porto Príncipe, República do Haiti Jornada Mundial de Oração 10

Leia mais

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015 ADMA Manique Bicesse Projeto pastoral Ano 2014-2015 Conselho Animador espiritual: Pe. Luciano Miguel Presidente: Mª dos Anjos Branco Vice-presidente: Mª Ana Martins Secretária: Adelaide Martins Tesoureiro:

Leia mais

Concurso: Quem quer ser amigo de Maria

Concurso: Quem quer ser amigo de Maria Concurso: Quem quer ser amigo de Maria O catequista convida as crianças a inscreverem-se para participarem neste concurso que seria sobre o que vão visitar e da cultura religiosa em geral. O catequista

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot.

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot. Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Avisos Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010 Jagardo Para os cristãos começa na próxima quarta-feira o tempo mais importante da fé, o ciclo

Leia mais

Antiguidade século IV. Arte Bizantina

Antiguidade século IV. Arte Bizantina Antiguidade século IV Arte Bizantina Na Antiguidade, além da arte Egípcia e Grega, também encontram-se a Romana, Paleocristã e Bizantina... Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 Colégio Marista São José-Tijuca Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 A EUCARISTIA: ONDE COMEÇA? A Eucaristia: presença viva de Jesus Cristo ressuscitado. Sacramento da unidade, restaurador

Leia mais

Imaculado Coração de Maria

Imaculado Coração de Maria Trezena em honra ao Imaculado Coração de Maria EDITORA AVE-MARIA Introdução A Editora Ave-Maria, ao apresentar ao público católico esta Trezena em honra ao Imaculado Coração de Maria, convida todos a se

Leia mais

JANEIRO Escola para formadores

JANEIRO Escola para formadores JANEIRO Escola para formadores De 02 a 28, as Irmãs da casa de formação, tiveram a oportunidade de participar da escola para formadores. A mesma é promovida pela Associação Transcender, com sede em São

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor. Hino do Centenário das Aparições de Fátima

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor. Hino do Centenário das Aparições de Fátima Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Hino do Centenário das Aparições de Fátima Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Seguindo a secular convicção da Igreja coincidente, aliás, com a realidade antropológica

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Igreja Matriz de Almodôvar A matriz é o monumento mais visitado do Concelho de Almodôvar e é dedicada a Santo Ildefonso, sendo que D. Dinis doou-a à Ordem de Santiago,

Leia mais

Paulo Henrique de Oliveira Maria Theresa Oliveira de Medeiros Albuquerque

Paulo Henrique de Oliveira Maria Theresa Oliveira de Medeiros Albuquerque Paulo Henrique de Oliveira Maria Theresa Oliveira de Medeiros Albuquerque Pensamentos de São Josemaria Escrivá Um mês com Nossa Senhora Primeira Edição São Paulo 2012 PerSe Capa e seleção de figuras Paulo

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ SEIA 23 DE JUNHO 2013 ENTRADA NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, POVO SACERDOTAL, IGREJA SANTA

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. No BATISMO DE JESUS, no Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus,

Leia mais

Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40.

Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40. Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40. Como no dia de ontem, o grupo reuniu-se às 19h30 para iniciar a tarefa de

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

Pastorinhos de Fátima

Pastorinhos de Fátima Pastorinhos de Fátima Em 1917, Aljustrel e Fátima, eram lugares ermos, com solos pobres e com pouca água. A I Grande Guerra Mundial e as lutas civis, da Primeira República, agravaram a situação dos seus

Leia mais

Tríduo Pascal - Ano C

Tríduo Pascal - Ano C 1 A celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor inaugura o Sagrado Tríduo Pascal, o coração do ano litúrgico, no qual celebramos a morte, sepultura e a ressurreição de Jesus Cristo. Trata-se de um

Leia mais

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém,

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém, Data: 13/12/2015 Texto Bíblico: Lucas 2:7; 8-20 e Mateus 2:1-12 Versículo para memorizar: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra,

Leia mais

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10.

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Vigília Jubilar Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Material: Uma Bíblia Vela da missão Velas para todas as pessoas ou pedir que cada pessoa

Leia mais

D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra. Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor

D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra. Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor O bispo da diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, procedeu à bênção oficial da

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

Papamóvel Mercedes-Benz transporta Papa Francisco durante viagem ao Brasil

Papamóvel Mercedes-Benz transporta Papa Francisco durante viagem ao Brasil Tradição no Vaticano Papamóvel Mercedes-Benz transporta Papa Francisco durante viagem ao Brasil Informação à Imprensa Data: 23 de julho de 2013 Papa Francisco utiliza um Mercedes-Benz Classe G especialmente

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã.

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. ROSÁRIO ANGLICANO contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. O Círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do tempo; na tradição cristã o número 4 representa os quatro braços da cruz: quando

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos,

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, PASCOM A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, t e x t o s e i d é i a s p a r a a s matérias! Nossa Senhora da Penha, que sabe o nome de cada

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

CR Casa Religiosa // HP Hotel, Residencial ou Pensão Pág. 1

CR Casa Religiosa // HP Hotel, Residencial ou Pensão Pág. 1 CR Casa Beato Nuno Av. Beato Nuno, 271 - Ap.4 2496-908 Fátima 249530230 249530236 c.b.nuno@mail.telepac.pt CR Casa Cónego Formigão R. de Santo António, 71 2496-908 Fátima 249539220 249539222 c.c.formigao@gmail.com

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

Tema ASCENSÃO DO SENHOR

Tema ASCENSÃO DO SENHOR Encontro n. 6 ema ASCENSÃO DO SENHOR I. ACOLHIDA Ambiente: Lenço branco sobre a mesa, como sinal de despeida; uma cadeira vazia ou um banco próximo ao altar. Bíblia sobre o altar, vela acesa, com flores.

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

A arte na Grécia. Capítulo 3

A arte na Grécia. Capítulo 3 A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

emanuel dimas de melo pimenta 1 9 9 7

emanuel dimas de melo pimenta 1 9 9 7 J A N U S 1 9 9 7 também conferência em CiberFestival Lisboa Exposição Janus Lisboa, Portugal, Janus Emanuel Dimas de Melo Pimenta título: JANUS autor: Emanuel Dimas de Melo Pimenta ano: Arte, estética

Leia mais

Virgem Maria. Catálogo: Difusão Permanente. Mãe da Divina Concepção da Trindade

Virgem Maria. Catálogo: Difusão Permanente. Mãe da Divina Concepção da Trindade A Voz de Deus desce através de Mim porque Eu Sou Sua Serva. Todos têm um chamado a cumprir Comigo e com o Senhor. (9 de setembro de 2011) Virgem Maria Mãe da Divina Concepção da Trindade Catálogo: Difusão

Leia mais

Quadro Sacro. Adoração. Basílica. Galiléia. Jacó. Material Madeira Resina Impressão 6369. Quadro P...16x16x03 2470. Quadro G...

Quadro Sacro. Adoração. Basílica. Galiléia. Jacó. Material Madeira Resina Impressão 6369. Quadro P...16x16x03 2470. Quadro G... Quadro Sacro Material Madeira Resina Impressão 6369. Quadro P...16x16x03 2470. Quadro G...25x32x04 Obs: os produtos da página 02 e 03 podem vir c/ as seguintes imagens- Adoração Material Madeira Impressão

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO SERVIÇO NACIONAL DE ACÓLITOS

CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO SERVIÇO NACIONAL DE ACÓLITOS CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO SERVIÇO NACIONAL DE ACÓLITOS O Serviço Nacional de Acólitos (SNA) levou a efeito um concurso para a criação do logótipo deste serviço. Pretendeu-se seleccionar um

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

Maria Maria Maria Maria

Maria Maria Maria Maria 1 Ave, Maria! 2 Introdução Poucas vezes, Maria é citada nas Escrituras Sagradas. Na verdade, são apenas 17 passagens, algumas relativas aos mesmos fatos, distribuídas nos quatro Evangelhos, e uma passagem

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus..

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30 1 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.1-13; Marcos 2.1-13; Lucas 9.28-36 (Leitura bíblica para

Leia mais

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 Benedictus - O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 67 Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: 68 Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Ele

Leia mais

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa.

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. ONDE SERÁ O LAR ETERNO DOS REMIDOS? 1. Será num lugar real, pois, será habitado por pessoas reais.

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados

A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados DEVOÇÕES CATÓLICAS A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados P. Fernando Leite, sj FAÇA SUA PARTE: Pratique, reze, imprima e divulgue. I A DEVOÇÃO DOS PRIMEIROS SÁBADOS Na Aparição do dia 13 de Julho anunciou

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Os fiéis, de acordo com o Livro dos Atos dos Apóstolos, quando se reúnem dominicalmente, no dia do Senhor têm como finalidade primeira escutar a Palavra

Leia mais

CANTOS À SANTA BEATRIZ

CANTOS À SANTA BEATRIZ (MÚSICA:DOCE É SENTIR) Santa Beatriz, com imenso amor Humildemente corre ao Senhor Entra no céu com grande alegria Acompanhada da Virgem Maria. Que maravilha vê-la exaltada assim, Na glória eterna de Deus

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS5REIS DE ISRAEL 0 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL INTRODUÇÃO Nunca tinha sido intenção de Deus dar um rei a Israel. Um após outro, esses

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO

DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO A Sociedade Pia sob a denominação de Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada em Paris em 1836 por alguns jovens poloneses, se espalhou em pouco tempo, por

Leia mais

SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Antes da Solene celebração, entregar a lembrança do centenário No Final terá um momento de envio onde cada pessoa reassumirá a missão. O sinal deste momento será a colocação

Leia mais

PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DO PRIOR VELHO. Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima

PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DO PRIOR VELHO. Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DO PRIOR VELHO Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima PRIOR VELHO 12-05-2007 Cântico de Entrada: 1. A treze de Maio, na Cova da Iria, apareceu brilhando a Virgem Maria. Ave,

Leia mais

1Capítulo A SAUDADE DE DEUS

1Capítulo A SAUDADE DE DEUS 1Capítulo A SAUDADE DE DEUS Por intermédio de Jeremias, Deus traz uma palavra carregada de emoção. Em primeiro lugar, Deus sente saudade dos tempos áureos de afeição do seu povo por ele (Jr 2.2). Nos versículos

Leia mais

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS CANTATA DE NATAL 2015 ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS 1. O PRIMEIRO NATAL AH UM ANJO PROCLAMOU O PRIMEIRO NATAL A UNS POBRES PASTORES DA VILA EM BELÉM LÁ NOS CAMPOS A GUARDAR OS REBANHOS DO MAL NUMA NOITE

Leia mais

NOVENA DE NATAL 2015. O Natal e a nossa realidade. A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel.

NOVENA DE NATAL 2015. O Natal e a nossa realidade. A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. NOVENA DE NATAL 2015 O Natal e a nossa realidade A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. (Is 7,14) APRESENTAÇÃO O Natal se aproxima. Enquanto renovamos a esperança de

Leia mais

Formação de GAPRT. Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto

Formação de GAPRT. Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos CORES LITÚRGICAS BRANCO VERMELHO VERDE ROXO ROSA AZUL BRANCO n n n n Tempo Pascal e Natal. Festas e memórias do Senhor (excepto no Domingo de Ramos e a Exaltação

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

O NASCIMENTO DO SALVADOR

O NASCIMENTO DO SALVADOR Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz no culto de natal na Igreja Batista Novo Coração, em 20 de dezembro de 2015. Evangelho de Lucas 2.8-20: 8 Havia pastores que estavam nos campos próximos

Leia mais

Quando a leitura orante da Palavra de Deus dá fruto Qua, 17 de Março de 2010 00:00. Por Mirko Testa

Quando a leitura orante da Palavra de Deus dá fruto Qua, 17 de Março de 2010 00:00. Por Mirko Testa Por Mirko Testa Uma escuta séria e obediente da Palavra, preparada com zelo, mas também com criatividade, pode ser capaz de envolver muitos fiéis e tornar-se fonte de discernimento, capaz de renovar o

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

Dia a dia. com o Evangelho 2016. Texto e comentário Ano C São Lucas

Dia a dia. com o Evangelho 2016. Texto e comentário Ano C São Lucas 7 8 9 Dia a dia 10 com o Evangelho 2016 11 12 Texto e comentário Ano C São Lucas 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes

Leia mais

ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013

ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013 ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013 IIIª Secção 6 e 7 de Outubro 2012 São Romão do Neiva 1 Abertura do Ano escutista 2012 / 2013 IIIª Secção 1. DEFINIÇÃO DA ACTIVIDADE É pretendido, com esta actividade,

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora BELO HORIZONTE, 21 DE MAIO DE 2010 Nº 002 Prezados Salesianos, demais grupos da Família Salesiana e Leigos, No dia 24 de maio, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de toda a

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor... Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos e a volta de Cristo ao Pai... As leituras bíblicas descrevem

Leia mais

HINÁRIO NOVA DIMENSÃO

HINÁRIO NOVA DIMENSÃO HINÁRIO NOVA DIMENSÃO Tema 2012: Flora Brasileira Rabo de Galo (Worsleya rayneri) Padrinho Alfredo Alfredo Gregório de Melo 1 www.hinarios.org 2 01 BRILHANTES PEDRAS FINAS Marcha - Valsa Ao pai eterno

Leia mais