CAMPANHA SENTINELAS EM MISSÃO OUTUBRO 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPANHA SENTINELAS EM MISSÃO OUTUBRO 2009"

Transcrição

1 CAMPANHA SENTINELAS EM MISSÃO OUTUBRO 2009

2 CAMPANHA SENTINELAS EM MISSÃO OUTUBRO 2009 Tema: Sentinelas em missão Lema: A Juventude quer viver JUSTIFICATIVA Outubro é o mês missionário! Missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã (DA 144) Missão possibilita-nos prestar ao mundo o serviço da salvação (João Paulo II). Jesus deixou um chamado para a missão Ide e fazei discípulos em todas as nações (Mateus 28,19). Em 2007 nossos bispos refletiram juntamente com o nosso Santo Padre Papa Bento XVI na Conferência de Aparecida sobre missão. A Juventude Carismática tem a missão de ser Sentinela da Manhã e anunciar o Sol da Justiça, Aquele que vem! Maranatha! É pensando nisso que o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Brasil lança uma campanha sentinelas em missão para o mês de outubro, denominada Sentinelas em missão, visando aprofundar a temática A Juventude quer viver uma campanha promovida pela Pastoral da Juventude que fora articulada pelo Padre Gisley, Assessor do Setor Juventude da CNBB, assassinado em junho deste ano. Entendemos que quando um jovem tem um encontro pessoal com Cristo, uma profunda experiência acontece em sua vida, surgindo algo que não cabe no peito: um desejo tremendo de comunicar este encontro, fazendo Cristo Jesus conhecido e amado. Não se trata de frases de efeito ou mera notícia, mas um testemunho da mudança que é possível a partir deste encontro. É assim que produzimos frutos. Em síntese, a missão é isso! Alguém que se coloca a serviço do Reino e que através do seu testemunho possibilita um caminho de encontro com o Senhor Ressuscitado! Recentemente saiu uma pesquisa relatando os índices de violência contra os jovens e adolescentes no Brasil, apontando que existe uma juventude vitimizada por tantos abusos gerados pela desigualdade social, que desencadeia em consumo de drogas, violência,

3 desemprego, falta de educação e por aí vai. Isto não é um assunto novo! Temos discutido e partilhado entre uma conversa e outra e até em nossas formações e orações. Mas precisamos nos mobilizar para declarar que a A Juventude quer viver, e que não aceitamos isso! Nenhum ser humano deve ser alvo de tanta atrocidade, somos amados por Deus é por isso que uma ação missionária é capaz de plantar uma semente de esperança em muitos corações que estão oprimidos por esta condição, porque a proposta do Evangelho é Vida Plena. Ás vezes pensamos que grandes ações podem responder essa inquietação, e estamos certos ao pensar assim, mas também pequenas ações podem fazer este papel. O Sentinelas em missão é um trabalho para a essência da RCC, ou seja, para os nossos Grupos de Oração, independente se são mistos ou jovens. Se existe uma liderança jovem estes podem organizar ações missionárias que possam levar esta proposta de vida durante o mês de outubro, também servindo de preparação ao ENJ 2009 (Encontro Nacional dos Jovens) que será realizado na cidade de Vitória ES, o grande momento profético da juventude da Renovação Carismática Católica. O intuito desta campanha não é que seja mais um evento exigindo recursos e uma grande infraestrutura. Não é um evento diocesano ou regional, mas um momento para o seu grupo de oração trabalhar, realizando ações missionárias em sua comunidade paroquial, como seminários de vida no Espírito para jovens, evangelização nas escolas, praças, parques, um trabalho intenso de acolhida, visitando os jovens que não participam mais, e convidando aqueles que precisam redescobrir a Vida em Jesus. Enfim, mãos a obra! Não deixe de registrar sua missão, enviar fotos e testemunhar este trabalho. Acesse as informações da campanha no site e registre sua ação! Vai ser bênçãos para todos! Vai bombar! Uhull! hehe! Tenhamos um coração cheio de ardor por este chamado e possamos nos comprometer com esta ação levando a mensagem de amor que, impregnada nos corações, transforma o que era velho em novo, a morte em vida! Deus é amor e movido por ELE tenhamos a coragem de avançar, lançando as redes. Sentinelas da Manhã! Jovens apóstolos da efusão do Espírito Santo!

4 OBJETIVO GERAL A campanha Sentinelas em missão tem como objetivo geral aprofundar o tema A juventude quer viver, promovendo ações que possam contribuir com a cultura da paz no mês de outubro de OBEJITIVOS ESPECÍFICOS Organizar ações missionárias a partir dos Grupos de Orações Jovens ou Mistos, como: Visita aos jovens da comunidade; Jesus nas Escolas; Evangelização de impacto; Visita aos jovens que sofrem; Envio de cartas aos jovens da comunidade; Evangelização de tribos urbanas; Ação social na comunidade; Grupo de Oração nas casas dos jovens; Evangelização nas casas de recuperação para dependentes químicos; Experiência de Oração para jovens especiais como: surdos, cegos e outros; Evangelização em regiões carentes; Seminários de vida no Espírito para jovens; E outros. AÇÕES MISSIONÁRIAS A campanha sentinelas em missão 2009 tem como tema Sentinelas em Missão e o lema A juventude quer viver, onde a vida é comunicada através de ações. Como enunciado acima, a campanha sentinelas em missão não tem como intuito grandes estruturas, o objetivo é que a liderança jovem desenvolva atividades missionárias de acordo com sua realidade, sem prejudicar seu calendário e programação. A coordenação do grupo terá liberdade em organizar algo prático com ardor missionário e testemunho. Abaixo segue algumas ações que os grupos podem desenvolver! Seja dócil e atento ao chamado de Deus.

5 VISITA AOS JOVENS DA COMUNIDADE Certamente existem inúmeros jovens que moram próximo a você ou na redondeza da paróquia. O grupo pode organizar algum tipo de ação neste sentido, fazer uma visita e aproveitar o momento e rezar entre si ou entre as famílias, levar alguma mensagem ou folder do grupo que fala sobre os trabalhos que a juventude exerce na comunidade, convidar este jovem a participar no grupo ou em alguma programação especial do grupo ou comunidade paroquial. É importante que para este tipo de ação tenha-se uma programação prévia, ou seja, um planejamento de quais ruas irá se passar, divisão dos missionários em pequenos grupos pensando em toda a questão logística, crachás de identificação, camisetas e até lembrancinhas como: vela, terços, cartões que possa registrar o quanto aquele jovem é amado por Deus. Outro fator importante que devemos ficar atento é o dia que faremos isso, pois como a maioria dos jovens estudam e trabalham a melhor forma de realizar este tipo de ação é nos finais de semana, num sábado ou domingo à tarde, aproveitando a ocasião da família reunida, outro ponto que deve-se considerar é que cada bairro possui uma realidade específica e isto deve ser observado com atenção, o ritmo de vida da população, suas características e as estratégias que podem dar certo. AÇÕES MISSIONÁRIAS NAS ESCOLAS A Escola é um lugar onde se concentram uma grande quantidade de jovens. É possível pensar inúmeras atividades, pois existem inúmeras escolas espalhadas nos diversos bairros de nossas dioceses, e certamente algum grupo jovem até mesmo dentro da escola ou numa comunidade paroquial próxima. Não fugindo das considerações acima, o grupo deverá ter uma organização prévia respeitando todos os tramites comunicando ao pároco e a direção da escola e pensar atividades diferentes para este público, como peça teatral, cristotecas, mostra cultural cristã, enfim, lançar-se a criatividade.

6 EVANGELIZAÇÃO DE IMPACTO Se em seu bairro existe um point muito frequentado pelos jovens, como praças, parques, pistas de skate e outros ambientes, este também é um campo missionário, organizando-se com o grupo você poderá organizar rodas de viola, atividades circenses como: palhaços, sombras, dança, do hip hop ao regae, assim, divertir e alegrar a todos anunciando a mensagem da boa nova, distribuindo panfletos e falando o quanto aquele jovem é importante. Aproveite o espaço de diversas maneiras. VISITAS AOS JOVENS QUE SOFREM Ofereça atenção especial ao mundo do sofrimento urbano, isto é, que cuide dos caídos ao longo do caminho e aos que se encontram nos hospitais, encarcerados, excluídos, dependentes de drogas, habitantes das novas periferias, nas novas periferias, nas novas urbanizações e das famílias que, desintegradas, convivem de fato (DA 517,f). Certamente presenciamos ou estamos presenciando algumas das realidades citadas em relação ao sofrimento urbano. Logo, temos a facilidade de não nos sensibilizarmos com este tipo de situação, uma vez que, nosso ritmo de vida não é tranqüilo. O Documento de Aparecida nos provoca neste sentido! É preciso nos sensibilizar e ir atrás da centésima ovelha que pode estar em ambientes tristes que causam dor em seu coração. Ser cristão é ser esperança, não apenas a luz no fim do túnel, mas a luz que indica o Cristo. O Grupo de Jovens pode encarar acolhida como uma missão autentica, Jesus assim fez, acolheu o leproso, a hemorroíssa, o cego, o cobrador de impostos, a samaritana, tocou o que ninguém queria tocar. Que tal durante o mês de outubro, responder a esta provocação do Documento de Aparecida? Visitar algum jovem que esteja no hospital ou hospício independente se você conheça e levar um pouco de amor e ir atrás daquele que estão excluídos pela sociedade. Nas praças centrais de algumas cidades existem uma grande quantidade de jovens que precisam ser olhados e que precisam de alimento físico e para a alma. Firmem parceria com outros grupos e paróquias e pensem com carinho sobre esta necessidade, além das 04 (quatro) paredes.

7 CARTAS Tantos líderes jovens já caminharam conosco, não é verdade? Por algum motivo, se afastaram ou abandonaram seu chamado e nós que continuamos fazemos corpo mole, dizendo que esta foi a opção deles ou ficamos paralisados diante da situação, sem forças para tomar alguma decisão. É preciso pensar com carinho sobre esta situação. De repente o grupo poderia organizar uma ação missionária de acolhida, enviando cartas e relatando a importância da pessoa para o grupo e/ou igreja, além de outras inspirações que o grupo tiver. Mas o importante é usar este meio que está tão esquecido nesta era da pósmodernidade e expressar o amor de Cristo e o amor aos irmãos, e certamente a pessoa que receber acolherá as palavras e refletirá. TRIBOS URBANAS Como são belos os pés dos que anunciam a Paz!" (Is 52, 7) As tribos urbanas tem sido uma realidade estridente, não dificilmente nos deparamos com algum jovem de calças largas, de vestes pretas, cabelos compridos com franja de lado, ou ainda estilos que denominamos nada convencionais como os punks, clubbers, e tantos outros. Esta é a realidade de nossa juventude, que se organizam em tribos. Como Igreja não podemos fechar os olhos para isto, devemos ter ousadia e observamos esses irmãos para sabermos como chegar até eles, sem pedir nada em troca, porque muitas vezes chegamos com um discurso pronto exigindo mudança, esta não deve ser nossa proposta! [perfeita essa colocação. O fato de eles serem diferentes não nos coloca pior do que nós diante de Deus]. O mais bonito do ser humano está no interior, que são seus valores, objetivos, essência, não são as características externas que constituem um homem ou mulher, é aquilo que ele é! Somos amados por Deus, criados a sua imagem e semelhança, já diz a canção: Sim todo homem é bom, todo humano é bom. Toda face, olhar e matiz / Sim todo homem é bom, sendo ele o que for. Forte ou fraco, tristonho ou feliz. (Grecco) Nossos grupos devem entender que jovem evangelizando jovem é muito eficaz, pois existe um testemunho de vida que chama a atenção. Estes jovens, também devem ser contemplados em nossos planos pastorais, mas não adianta chegarmos com qualquer método, é preciso falar sua linguagem, inculturar-se e se dispor como amigo, assim como

8 Jesus fez. Certamente eles acolherão e verão que a Igreja e a inserção num Grupo de Jovens não é um bicho de 07 (sete) cabeças, mas algo que possibilita um contato com Deus. Este tipo de evangelização requer um preparo grande, é preciso estudar entender as características daquele grupo, e tomar cuidado com chavões onde causa a impressão que os jovens da igreja são os certos e os outros vão para o inferno, estas atitudes são de condenação e não de acolhimento. Outro cuidado é com o impulso que temos principalmente com algo novo, o anúncio a estas tribos urbanas, deve ser regado de preparo, é importante que o grupo pense numa formação prévia para esta ação e chame pessoas que tenham experiência com tribos urbanas, será algo desafiador mas possível! AÇÃO SOCIAL É possível desenvolver uma missão de cunho social na comunidade paroquial, como: palestras sobre saúde, políticas públicas da juventude, oficinas de artesanato, recreação infantil, oficinas de dança e teatro e outros, aqui vale a criatividade. Finalizando o momento organiza-se um momento de oração e pregação da palavra. GRUPOS DE ORAÇÃO NA CASA DOS JOVENS O Grupo também pode organizar-se neste sentindo, realizando um grupo de oração na casa dos participantes, escolhe-se um outro dia da semana além do grupo e realiza-se esta atividade, com música, partilha da palavra, oração pela necessidade da família. É bom levar salgados, doces, sucos e compartilhar no final da reunião. EVANGELIZAÇÃO NAS CASAS DE RECUPERAÇÃO O jovem é chamado ao desafio. Que tal pensar em algum tipo de evangelização para os jovens que estão em casas de recuperação? Promover um grupo de oração, momentos de partilhas, conversar com um sacerdote para acompanhá-los são formas de proporcionar um momento de encontro com Cristo Ressuscitado.

9 EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO PARA JOVENS ESPECIAIS A evangelização deve ser pensada com carinho e de uma forma estratégica, talvez poderia organizar em conjunto com outros grupos uma experiência de oração para os jovens que tem uma deficiência auditiva, por exemplo. Às vezes esquece-se de olhar para esta juventude, e quantos acabam não tendo uma oportunidade de ter uma experiência através da Palavra, porque não tido um devido cuidado. O ponto de partida para esta ação deve ser primeiramente, fazer um levantamento de intérpretes, logo após levar a proposta para uma instituição que trabalhe com estes jovens e por fim organizar um retiro especialmente para eles. EVANGELIZAÇÃO EM REGIÕES CARENTES Qual cidade que não possui uma região carente, que necessita de tantos recursos, inclusive da Palavra de Deus. A Palavra liberta, reanima e traz esperança! Uma evangelização nestes locais também pode ser organizada, todavia, é bom ter um contato com a comunidade paroquial daquela região, fazer um planejamento com estes e depois sair a campo. É preciso preparar o terreno, ás vezes existe um povo muito ferido e que se pego de surpresa não teria o coração acolhedor para esta evangelização. É possível nesta ação, fazer algo a mais, organizar previamente uma campanha do agasalho ou de doação de brinquedos para esta criança, enfim, vale a criatividade e docilidade ao chamado de Deus. SEMINÁRIO DE VIDA NO ES PARA JOVENS Aproveitando a estrutura do próprio grupo, a coordenação do grupo pode organizar um seminário de vida no Espírito para Jovens, com um rosto jovem como: teatros, danças, uma pregação jovem, levando os jovens a aprofundar-se em Deus em cada reunião.

10 OUTROS Por fim, estamos falando de uma campanha denominada Sentinelas em missão, o sentinela também tem a missão de busca a criatividade à luz do Espírito, além destas ações enunciadas acima é possível outras mais, só você sabe da sua realidade, é nos respeitamos isso! Por isso, sinta-se a vontade em organizar outras ações que tenham o rosto do teu grupo ou até acrescentar mais algumas ações nas missões. Você é um jovem líder! Avante na ousadia OBS: Toda ação deve ter a autorização e benção dos superiores da RCC e do pároco/bispo. COMO? A PARTIR DO GRUPO DE ORAÇÃO ONDE? NA REGIÃO PAROQUIAL COMO? ATRAVÉS DE UMA EQUIPE DE SERVIÇO

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 1. Finalidade do Ano da Fé; 2. O que é a Fé; 3. A transmissão da Fé enquanto professada, celebrada, vivida e rezada; 4. O conteúdo

Leia mais

Igreja "em saída" missionária

Igreja em saída missionária Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar

Leia mais

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção?

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção? MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Espiritualidade e profecia são duas palavras inseparáveis. Só os que se deixam possuir pelo espírito de Deus são capazes de plantar sementes do amanhã e renovar a face da terra. Todo

Leia mais

O QUE É O PROJETO NATAL MISSIONÁRIO?

O QUE É O PROJETO NATAL MISSIONÁRIO? INTRODUÇÃO Como continuidade ao Projeto das Semanas Missionárias, Deus suscitou este novo projeto que envolverá não apenas ao movimento da Renovação Carismática Católica, mas a toda a Igreja Católica Apostólica

Leia mais

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões Intercessão Missionária Como e Por que Interceder por Missões A Importância da Intercessão por Missões - Estamos em uma guerra Há necessidade de intercessores! - Nossa guerra não é pelo controle político

Leia mais

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Jovens sois forte a palavra de Deus permanece em vós. 1 Jo 2,14 O EVENTO: EMANUEL EMANUEL é o cumprimento da palavra que

Leia mais

Como utilizar este caderno

Como utilizar este caderno INTRODUÇÃO O objetivo deste livreto é de ajudar os grupos da Pastoral de Jovens do Meio Popular da cidade e do campo a definir a sua identidade. A consciência de classe, ou seja, a consciência de "quem

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Orientações sobre Grupo de oração Jovem

Orientações sobre Grupo de oração Jovem Orientações sobre Grupo de oração Jovem A paz de Jesus queridos irmãos sentinelas de todo Brasil. Em virtude que no ENF surgirem muitas dúvidas sobre o Grupo de Oração jovem, rezei e discernir que é importante

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

como fazer um planejamento pastoral

como fazer um planejamento pastoral josé carlos pereira como fazer um planejamento pastoral paroquial e diocesano Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão: Iranildo Bezerra Lopes

Leia mais

Para nós, este é um pequeno gesto de amor, mas para cada criança beneficiada, significa a esperança de realizar sonhos e ter um futuro diferente.

Para nós, este é um pequeno gesto de amor, mas para cada criança beneficiada, significa a esperança de realizar sonhos e ter um futuro diferente. O Projeto Kareebi foi lançado em dezembro de 2013, durante o período de Natal. Como o número de cadastro não foi o suficiente para apadrinhar todas as crianças, o prazo foi estendido até 14 de fevereiro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO Os atendimentos semanais da base continuam cada vez mais solidificados, SEGUNDA, TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, nossos assistidos tomam banho, ganham roupa, calçados

Leia mais

NOVEMBRO Visita Missionária

NOVEMBRO Visita Missionária NOVEMBRO Visita Missionária No dia 03, as Irmãs da Comunidade Casa Cardeal Guarino em Madalena/CE, realizaram visita missionária em São Nicolau, interior de Madalena. Servindo-se da ocasião, as Irmãs realizaram

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização.

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização. PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - DIOCESE DE COLATINA/ES Rua Mafalda Galimberti 380, Vila Lenira Colatina/ES (27)3722-1821 www.paroquiansgloria.org.br EDITAL 2014/01 Por ocasião da abertura do Ano Jubilar

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Objetivo. Justificativa

Objetivo. Justificativa Objetivo Levar ao conhecimento da comunidade evangélica, informações pertinentes a temas que tem sido as armas que Satanás mais tem utilizado para aprisionar as ovelhas do rebanho de Deus. Justificativa

Leia mais

Igreja sempre missionária

Igreja sempre missionária Igreja sempre missionária O mês de outubro é dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: Eis que vos envio como cordeiros em meio a lobos vorazes (Mt. 10,16).

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Animador(a): Neste ano, em preparação para as comemorações de seu Centenário, a Diocese de Guaxupé iniciou, na quinta-feira

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de 1 06.06.05 Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de junho teremos mais uma Marcha para Jesus em Brasília, evento que acontece

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã.

Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã. Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã. Na sexta-feira, pela manhã, foi a vez do Nordeste 3 - Aracaju - com sua experiência de iniciação à vida cristã

Leia mais

Módulo II Quem é o Catequista?

Módulo II Quem é o Catequista? Módulo II Quem é o Catequista? Diocese de Aveiro Objectivos Descobrir a imagem de catequista que existe na nossa comunidade. Aprofundar a vocação e o ministério do catequista a partir da Bíblia. Com base

Leia mais

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Arcebispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração

Leia mais

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS Planejamento Estratégico da UFMBB para o ano de 2012 Ênfase: Desafiadas a ser padrão de integridade Tema: Ser como Cristo - meu ideal Divisa: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra de Projetos 2011 Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com

Leia mais

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS uprsubmissions@ohchr.org PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DE DOCUMENTO DE DIREITOS HUMANOS REFERENTE A CUBA (Sobre o EPU de Cuba Segundo ciclo) 5 DE OUTUBRO DE 2012-10-01 Coordenação Nacional da PJR

Leia mais

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha) Por que pensar em formação de lideranças e assessores? A Pastoral da Juventude busca potencializar

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Endereço do Projeto: Rua Alferes José Agostinho, 284 Bairro Mecejana Cep: 69304-440 Boa Vista RR Email: dimanei@hotmail.com

Endereço do Projeto: Rua Alferes José Agostinho, 284 Bairro Mecejana Cep: 69304-440 Boa Vista RR Email: dimanei@hotmail.com Igreja Metodista REMA Região Missionária da Amazônia Bispo Carlos Alberto Tavares Rua Padre Chiquinho, 2189 Bairro São João Bosco Porto Velho - Rondônia RO CEP: 76803-822 Fone: (0**69) 3229-2150 Fax: (0**69)

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Tema: Como Administrar a Visão.

Tema: Como Administrar a Visão. Tema: Como Administrar a Visão. Textos: Provérbios 24.3-4. Introdução. A visão é organizada e não pode funcionar corretamente se não tiver organização. Por isso é importante que cada líder tenha em mente

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 O PROJETO: As semanas são uma grande mobilização missionária que envolverá toda a Renovação Carismática Católica do Brasil. Aspirando que cada

Leia mais

dependência de Deus transformação integral acolhedora, discipuladora e multiplicadora transformação integral de pessoas, sociedades e povos.

dependência de Deus transformação integral acolhedora, discipuladora e multiplicadora transformação integral de pessoas, sociedades e povos. ser humano. Na dependência de Deus, ser reconhecida com uma igreja que promove a transformação integral do Ser uma igreja acolhedora, discipuladora e multiplicadora, que na dependência de Deus promove

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA Uma das principais funções da Escola Sabatina é levar os membros a cumprirem a missão. Desde o início, havia uma clara certeza de sua função missionária: Há, na Escola Sabatina,

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL 1 Ivocação ao Espirito Santo (oração ou canto) 2- Súplica inicial. (Em 2 coros: H- homens; M- mulheres) H - Procuramos para a Igreja/ cristãos

Leia mais

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA. Estudo 104 CNBB

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA. Estudo 104 CNBB COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA Estudo 104 CNBB ASPECTOS GERAIS DO DOCUMENTO PERSPECTIVAS PASTORAIS TEXTOS BASES DESAFIOS FUNÇÕES DA PARÓQUIA PERSPECTIVA TEOLÓGICA MÍSTICA DO DOCUMENTO PERSPECTIVA

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

O grupo Guardiões da Esperança é uma ONG formada por pessoas comuns, trabalhadores do bem tentando mudar a humanidade. Sem vínculo religioso ou

O grupo Guardiões da Esperança é uma ONG formada por pessoas comuns, trabalhadores do bem tentando mudar a humanidade. Sem vínculo religioso ou O grupo Guardiões da Esperança é uma ONG formada por pessoas comuns, trabalhadores do bem tentando mudar a humanidade. Sem vínculo religioso ou político. O grupo Guardiões da Esperança é composto por pessoas

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus S/PARTIDO em 09/08/2005 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Antes de me reportar aos senhores quero lembrar que a Igreja Universal

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou:

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou: A segunda noite da Semana de Fé e Política 2013 - Juventude, Cultura e Espiritualidade ocorr eu ontem no Centro Pastoral S ã o Jos é do Bel é m com cerca de 60 participantes, dentre estes um significativo

Leia mais

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS ENUR 20 Anos Estamos a pouco tempo do XV Encontro Nacional Universidades Renovadas. Luquinhas do Brasil inteiro, de diversas gerações, estão mobilizados

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON

PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON Esta pesquisa vai pedir para você comentar e dar a sua opinião sobre as prioridades estratégicas propostas pelo Gabinete

Leia mais

Oremos para que o Espírito Santo aja em nós, transformando nossa vida.

Oremos para que o Espírito Santo aja em nós, transformando nossa vida. Vencer o medo 04 de Junho de 2014 Leia: João 21.18-23 Com certeza, os estudiosos na história do metodismo poderão afirmar que Stanley Jones foi uma das pessoas mais importantes do cenário da Igreja Metodista

Leia mais

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real".

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: Sacerdócio Real. SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real". "José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a fonte; seus galhos se estendem sobre o muro." Gen. 49:22 UPH EM AÇÃO Sugestão para programações

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS Marcus De Mario 2014 CONTATO COM MARCUS DE MARIO E-mail: marcusdemario@gmail.com Telefones: (21) 3381-1429 / 99397-1688 Site: www.marcusdemario.com.br

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

PROJETO MISSIONÁRIO JUAZEIRO/BAHIA 14 a 26 de janeiro de 2014 FORTALECENDO A IGREJA E SERVINDO PESSOAS

PROJETO MISSIONÁRIO JUAZEIRO/BAHIA 14 a 26 de janeiro de 2014 FORTALECENDO A IGREJA E SERVINDO PESSOAS PROJETO MISSIONÁRIO JUAZEIRO/BAHIA 14 a 26 de janeiro de 2014 FORTALECENDO A IGREJA E SERVINDO PESSOAS Nome do Projeto Projeto Missionário em Juazeiro-Ba Coordenadora da Missão Zero Liliana M. Dhein Coordenador

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

DOMINGO XXIII DO TEMPO COMUM ANO B LEITURAS

DOMINGO XXIII DO TEMPO COMUM ANO B LEITURAS Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Os fiéis, de acordo com o Livro dos Atos dos Apóstolos, quando se reúnem dominicalmente, no dia do Senhor têm como finalidade primeira escutar a Palavra

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE A Novena de Natal deste ano está unida à Campanha da Fraternidade de 2013. O tema Fraternidade e Juventude e o lema Eis-me aqui, envia-me, nos leva para o caminho da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE Faça a

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Igreja em estado permanente de missão

Igreja em estado permanente de missão Igreja em estado permanente de missão Igreja : lugar da animação bílblica da vida e da pastoral A conversão pastoral da paróquia Urgência da conversão Pastoral Toda conversão supõe um processo de transformação

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM 1 Páscoa Jovem 1.1. Descrição A Páscoa Jovem é um encontro vivencial realizado para proporcionar uma experiência reflexiva e celebrativa da Paixão, Morte e Ressurreição

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d.

1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d. 1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d. Todo líder é professor? e. Qual o papel do líder? f. E

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Linhas Orientadoras do. Voluntariado Missionário da Consolata

Linhas Orientadoras do. Voluntariado Missionário da Consolata Linhas Orientadoras do Voluntariado Missionário da Consolata Linhas Orientadoras do Voluntariado Missionário da Consolata Dentro da palavra voluntariado esconde-se uma realidade rica e variada. Poderíamos

Leia mais

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos,

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, PASCOM A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, t e x t o s e i d é i a s p a r a a s matérias! Nossa Senhora da Penha, que sabe o nome de cada

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

20ª Hora Santa Missionária

20ª Hora Santa Missionária 20ª Hora Santa Missionária Tema: Missão é Servir Lema: Quem quiser ser o primeiro seja servo de todos Preparação do ambiente: cartaz do Mês missionário, Bíblia e fitas nas cores dos continentes, cruz e

Leia mais