Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável."

Transcrição

1 1 TEMA Bons exemplos no trânsito. 2 PROJETO Infantil. Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que inicia na Educação 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS O projeto realizado teve por objetivos específicos: a) aprender a respeitar as leis de trânsito desde a infância; b) identificar os diversos meios de transporte e sinais de trânsito; c) conscientizar a comunidade a respeito das leis de trânsito; d) reconhecer as regras de trânsito; e) perceber a importância da educação no trânsito para a organização e como eixo de segurança pessoal e coletiva; f) analisar comportamentos, valores e virtudes necessários para todos os envolvidos no trânsito; g) difundir o conhecimento adquirido as pessoas com quem convivem.

2 4 JUSTIFICATIVA O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que inicia na Educação Infantil veio contribuir para a conscientização quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano da comunidade, na redução dos acidentes e que a imprudência leva muitas vezes as pessoas à morte. A escola está inserida na localidade há apenas quatro anos, atende alunos oriundos de diversos bairros, sendo atualmente um total de cento e setenta e cinco alunos. No bairro onde a escola está localizada há o trânsito intenso de veículos, principalmente de ônibus, pois a rodoviária do município se localiza nas proximidades, expondo ao risco todos os que transitam. A clientela atendida pela escola é proveniente da zona urbana, sendo o relacionamento com o trânsito completamente inadequado, pois comumente os pedestres transitam no meio da rua, desrespeitando as regras de trânsito existentes e pais transportam seus filhos de maneira incoerente. A comunidade escolar residente nas proximidades utiliza as vias públicas para se dirigirem à escola, muitos a pé, outros utilizam carros particulares e muitos o transporte escolar, por isso, a preocupação de que todos os envolvidos com o trânsito saibam das suas atribuições, pois a melhor maneira do cidadão se comportar no trânsito é com consciência. Por isso, este Projeto Pedagógico vem proporcionar momentos de aprendizagem sobre o comportamento no trânsito, sendo que a melhor maneira da criança aprender é com atividades práticas e principalmente, brincando. Este projeto através das diversas atividades desenvolvidas teve como metas conscientizar a criança e também os seus familiares, do quanto é necessário o bom relacionamento de todos os cidadãos envolvidos no trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja bons hábitos, atitudes adequadas, a harmonia e a paz desejada. Desenvolver uma educação para o trânsito deve ser tarefa diária de cidadania, pois no cotidiano da clientela escolar, o relacionamento com o trânsito nem sempre acontece de maneira equilibrada e é neste momento que a escola como espaço educativo surge como um meio que tem oportunidade de transmitir informações e formar cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres em relação ao trânsito.

3 5 METODOLOGIA O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que se inicia na Educação Infantil foi desenvolvido nos meses de abril e maio do ano letivo de 2015, com os cento e setenta e cinco alunos da Educação Infantil, com faixa etária entre quatro meses a seis anos, através do desenvolvimento de diversas atividades voltadas para a estimulação e conscientização dos alunos, de seus familiares e demais membros da comunidade em relação ao trânsito. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvessem a criatividade e participação efetiva dos alunos, de todos aqueles com quem convivem ou que frequentam diariamente a escola. Os alunos também tiveram a oportunidade de divulgar o conhecimento adquirido através da confecção de cartazes, distribuição de folhetos educativos, de blitz para orientação de pedestres e condutores, exposições de trabalhos para a comunidade. 6 PÚBLICO ALVO A escola onde o Projeto Pedagógico foi desenvolvido tem matriculado no atual ano letivo cento e setenta e cinco alunos, do berçário ao pré-escolar, sendo estes alunos distribuídos da seguinte maneira: Berçário I A 6 alunos. Berçário I B 7 alunos. Berçário II A 9 alunos. Berçário II B 8 alunos. Berçário III A 10 alunos. Berçário III B 10 alunos. Berçário III C 12 alunos. Maternal 20 alunos. Jardim I A 16 alunos. Jardim I B 16 alunos. Jardim Parcial (tarde) 21 alunos. Pré (manhã) 17 alunos. Pré (tarde) 23 alunos.

4 A equipe de trabalho é formada por quinze professoras (sendo incluída nesta contagem a supervisora, a vice-diretora e a diretora), onze atendentes, quatro monitoras, três merendeiras, cinco serventes e uma secretária de escola. O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que se inicia na Educação Infantil utilizou diversas estratégias para abordar a temática, constituindo-se de ações pedagógicas interdisciplinares que envolveram os alunos, estendendo-se a comunidade escolar, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos. 7 PROPOSTAS Entre estas atividades propostas pode-se enfatizar: * participar de conversação; * distinguir, analisar e registrar as sinalizações básicas utilizadas no trânsito; * passear pelo bairro com o objetivo de perceber o movimento e as sinalizações existentes; * verificar as atitudes dos motoristas e pedestres em relação às sinalizações; * observar se há situação de risco no bairro onde a escola está inserida; * identificar os diversos meios de transporte existentes; * reconhecer a importância destes meios de transporte para a sociedade; *conhecer os diversos agentes de circulação e suas respectivas responsabilidades no trânsito; * confeccionar meios de transporte e placas de sinalização com materiais de sucata e realizar exposição na escola e em locais públicos; * realizar blitz educativa para orientar os motoristas e pedestres que circulam pela localidade e também, os que transportam alunos para a escola; * cantar músicas alusivas ao tema à comunidade, enfatizando como deve ser o comportamento no trânsito; * orientar (os alunos) os pais, professoras, funcionárias e demais alunos da escola sobre circulação segura no trânsito; * desenvolver a coordenação motora através da manipulação de diversos tipos de materiais; * estimular a percepção visual com as cores do semáforo; * ampliar o conhecimento com profissionais ligados ao trânsito.

5 8 ATIVIDADES As atividades desenvolvidas são as seguintes: Turma: Jardim Tarde. A professora apresentou a palavra TRANSPORTE e após os alunos identificaram a letra T na folha. Colagem de bolinhas de papel crepom sobre a letra T. Turma: Jardim Tarde. Palestra com funcionários da América Latina Logística (ALL) sobre dicas de segurança próximo de uma ferrovia. Os alunos receberam a cartilha Cuidado, na vida real você se machuca. Turma: Jardim Tarde. amarelo). Os alunos reconheceram os tamanhos (largo e estreito) e as cores (verde e Turma: Jardim Tarde. Na realização destas atividades os alunos desenvolveram a percepção visual; a coordenação motora ao colarem algodão e cobrirem tracejados. Os alunos também reconheceram transporte aéreo e sua importância; as cores azul, verde e vermelho. Turma: Jardim Tarde. Identificaram o carro como meio de transporte. Desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel picado.

6 Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. do semáforo. Recortaram E.V.A. e encheram garrafinhas plásticas (PET) de acordo com as cores Turma: Berçário ao Pré. Reconheceram a faixa de pedestre e as cores do semáforo. Acompanhados pela professora e monitoras os alunos foram até a frente da escola para identificarem a faixa de pedestre, a placa de sinalização e perceberem a importância destas para a comunidade escolar. Turma: Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo e desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel colorido. Turma: Jardim Tarde. Para fixar os sinais de trânsito os alunos brincaram com os Jogos para Memória confeccionados com materiais de sucata. Turma: Jardim Integral e Pré Manhã. Os alunos confeccionaram diversos semáforos utilizando materiais de sucata e realizaram exposição nas dependências da escola durante a Semana do Trânsito. Turma: Jardim Tarde.

7 Com bandejas de isopor e papel colorido, os alunos confeccionaram um semáforo. Turma: Pré Manhã. Os alunos confeccionaram um semáforo com papel e pedacinhos de E.V.A. Turma: Berçário I. Estímulo da percepção visual dos bebês com as cores do semáforo. Para esta atividade foram utilizadas garrafinhas plásticas (PET) com pedaços de tecido e de E.V.A., nas cores do semáforo. Estes materiais foram confeccionados pelos alunos do Jardim Integral e Jardim da Tarde. Turma: Pré Tarde. Os alunos confeccionaram Sacolinhas de Lixo para entregarem aos pais e aos motoristas na blitz que realizada em frente à escola. Turma: Pré Tarde. Os alunos do Pré do turno da tarde, juntamente com as monitoras, a professora e a Guarda Municipal realizaram em frente à escola uma Blitz Educativa, onde os motoristas foram orientados de como procederem no trânsito e também receberam uma sacolinha para colocarem o lixo no carro. Turma: Berçário ao Pré. Para desenvolver a musicalidade e fixar os cuidados com o trânsito cantamos as músicas a seguir:

8 Motorista Música: Meu lanchinho. Motorista, motorista! Olha a pista, olha a pista! Não é de salsicha, não é de salsicha! Não é não, não é não. Motorista, motorista! Olha o poste, olha o poste! Não é de borracha, não é de borracha, vai bater, já bateu! O fusquinha atrapalhado Música: Atirei o pau no gato O fusquinha atrapalhado do do do cachorrinho nho nho se livrou vrou vrou. Deu a volta ta ta, se desviou ou ou, olhou pra trás, olhou pra trás e suspirou. Ufa! Turma: Pré Tarde. Diversos alunos utilizam o transporte escolar para chegarem até a escola. Por isso os alunos realizaram orientação para os motoristas destes transportes.

9 Turma: Pré (Manhã e Tarde) e Jardim (Integral e Tarde). Palestra para os alunos das turmas do Pré (Manhã e Tarde), Jardim Integral e Jardim Tarde com as diretoras de ensino do Centro de Formação de Condutores e com a Guarda Municipal. Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal orientou os alunos como devem se comportar no trânsito com segurança através da distribuição de materiais para colorirem e cartilhas para divulgarem aos familiares. Turma: Berçário ao Pré. Com o objetivo de estabelecer melhores atitudes na convivência escolar foram colocadas Placas de Regulamentação do Comportamento, destacando as atitudes permitidas e as proibidas. Turma: Berçário ao Pré. Brincadeiras com os Cavalinhos de Pau. Durante esta atividade os alunos foram orientados sobre a importância do cavalo para a nossa região como meio de transporte, principalmente na região rural. Turma: Berçário ao Pré. Foi confeccionada no pátio interno da escola uma Via para orientar os alunos de como deve ser o comportamento adequado no trânsito. Nesta atividade os educandos tiveram orientação para atravessarem na faixa de pedestres, contato com algumas placas de sinalização e com o semáforo.

10 Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal trouxe até a escola a Pista Móvel, composta por diversas placas de sinalizações, semáforo e um carro para as crianças dirigirem. Ao dirigirem o carro as crianças tiveram a oportunidade de compreenderem as principais sinalizações e principalmente a importância do uso do cinto de segurança para segurança pessoal e coletiva. Turma: Berçário ao Pré. Os pais foram estimulados a participarem da Tarefinha Divertida, ou seja, confeccionarem com materiais de sucata, um meio de transporte juntamente com o (a) filho (a). Turma: Berçário ao Pré. Na realização da Tarefinha Divertida houve grande participação dos alunos e de seus familiares. da escola. Foi realizada exposição dos trabalhos da Tarefinha Divertida nas dependências Turma: Berçário ao Pré. Os alunos passearam pela Via construída na escola com as motocas, cavalinhos de pau e carrinhos construídos com papelão. Turma: Berçário I. Passeio com os cavalinhos e com os carrinhos.

11 Turma: Berçário II e III. Atividades com os carrinhos confeccionados em E.V.A. Turma: Maternal, Jardim Integral e Jardim Tarde, Pré (Manhã e Tarde). Durante estas atividades os alunos reconheceram os cuidados que devem ter para atravessar a rua e fixaram as cores do semáforo. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Nesta atividade os alunos compreenderam a importância do transporte aquático. Desenvolveram a coordenação motora ao colar bolinhas de papel crepom. 9 ACOMPANHAMENTO O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito - Uma proposta de cidadania que inicia na Educação Infantil, foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com os cento e setenta e cinco alunos, nos meses de abril e maio, envolvendo os alunos do berçário ao pré-escolar, sendo a faixa etária destes de quatro meses a seis anos de idade. A escola está inserida na localidade há apenas quatro anos, atende alunos oriundos de diversos bairros. A maior parte da clientela escolar faz uso de carros particulares e principalmente de transportes escolares. Já os que residem nas proximidades, utilizam as vias públicas para se dirigirem à escola. Nesta primeira etapa da educação básica, definida pela LDB 9.394/96, foram propostas as crianças atividades que desenvolvessem suas potencialidades no aspecto cognitivo, afetivo, psicomotor e social. A cada dia tem se falado em educação no trânsito, mas está faltando praticar mais do que apenas falar sobre este tema, por isso a infância, onde tudo é novidade, a melhor fase para compreender e executar os bons exemplos no trânsito como cidadão. Assim, este Projeto Pedagógico proporcionou momentos de aprendizagem sobre o comportamento correto no trânsito, sendo com atividades práticas a melhor maneira da

12 criança aprender; assim foram propostas situações reais, significativas e contextualizadas mas, principalmente, o brincar. É através da brincadeira que o educador teve a oportunidade de verificar o quanto o aluno já sabe e o quanto ele já aprendeu sobre o tema proposto. É fundamental a criança reconhecer o seu papel participativo, despertando desta maneira para a cidadania, a fim de saber a quem reclamar ou recorrer quando constatar algo errado neste espaço social que é de todos. Diariamente se verifica o desrespeito aos pedestres e as regras de trânsito, impaciência, direção ofensiva e ultrapassagens arriscadas. A família que deveria ser exemplo de atitudes para as crianças acabam reforçando atitudes incorretas, devido ao estresse do cotidiano que acaba sendo descarregado no trânsito, onde os carros são usados como armas e muitas crianças estão perdendo suas vidas. Este Projeto Pedagógico veio contribuir para a conscientização quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano da comunidade, na redução dos acidentes e que a imprudência leva muitas vezes as pessoas à morte. Por isso, a importância deste Projeto Pedagógico que teve como objetivo a formação crítica do aluno, para que desde a infância aprendam que o trânsito é um espaço social compartilhado por seus usuários. Neste espaço, deve existir harmonia e é preciso conhecimento para respeitar regras de trânsito e corrigir atitudes inadequadas daqueles com quem convivem. 10 AVALIAÇÃO As atividades desenvolvidas na escola foram baseadas em uma proposta pedagógica elaborada no sentido de fomentar a transformação dos conhecimentos espontâneos em científicos, promovendo um trabalho onde as crianças desenvolvessem atividades em grupo, incitando discussões acerca de suas impressões sobre os fatos, levantando hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios e, concomitantemente, se constituindo enquanto cidadão cooperativo. Uma das funções da Educação Infantil é dar acesso ao universo lúdico, pois a ludicidade abrange tanto a atividade individual e livre, quanto à coletiva e regrada. A criança enquanto sujeito histórico, construtor de seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que constitui o mundo, torna-se constituída por ele. Cada criança elabora seus conceitos pessoais e tudo aquilo que a criança sabe, ou que foi construído por ela, passa

13 a fazer parte de um patrimônio próprio, fruto de suas condutas, e não de algo depositado por outras pessoas. A expressão lúdica caracteriza a qualidade das atividades propostas, em seu caráter livre, não sério e não produtivo, em um processo prazeroso por natureza e deve ser tomado como a principal dimensão do trabalho junto às crianças pequenas. O lúdico revelou-se por meio das brincadeiras, estas foram o lúdico em ação, forma pela qual a criança iniciou sua aprendizagem sobre cidadania, sobre o mundo e sobre si mesma em um processo que caminhou de um estado de indiferença para a diferenciação e teve como instrumento primordial a internalização dos símbolos e esse processo possibilitou a criança atingir o autocontrole e a simbolização. A partir destas considerações, devemos então ter claro que é preciso estabelecer metas coerentes para que esta proposta pedagógica seja viva, podendo acontecer em diferentes lugares independente de suas especificidades, história, cultura e necessidades. Desta forma, a criança passa a ser uma disseminadora daquilo que aprende e neste caso, de bons exemplos no trânsito para aqueles com quem convivem. Os resultados obtidos no desenvolvimento deste Projeto Pedagógico foram satisfatórios, pois os objetivos propostos foram atingidos, através da conscientização da comunidade onde a escola está localizada. Houve o envolvimento das crianças nas atividades, proporcionando melhoria na qualidade de vida da comunidade, principalmente a formação de cidadãos atuantes, responsáveis pela mudança do meio onde vivem e conscientes de que onde quer que venham transitar devem ter uma relação harmoniosa com o trânsito, seja como pedestres ou como motoristas. Ocorreu também a participação efetiva dos familiares no desenvolver das atividades, principalmente na confecção de brinquedos, na realização de palestras e na blitz educativa. Os alunos desenvolveram a consciência crítica, foram disseminadores para os seus familiares e compreenderam que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os cidadãos. Estas ações educativas devem ser contínuas, principalmente em comunidades onde mudanças de hábitos, de atitudes e formação de cidadãos conscientes devem ser prioridades.

14 11 MATERIAIS COMPLEMENTARES * relatório das atividades, acompanhado de imagens, recursos didáticos elaborados para a implementação do Projeto Pedagógico e trabalhos desenvolvidos pelos alunos; * CD com imagens.

15 Relatório das atividades desenvolvidas Turma: Jardim Tarde. A professora apresentou a palavra TRANSPORTE e após os alunos identificaram a letra T na folha. Colagem de bolinhas de papel crepom sobre a letra T. Turma: Jardim Tarde. Palestra com funcionários da América Latina Logística (ALL) sobre dicas de segurança próximo de uma ferrovia. Os alunos receberam a cartilha Cuidado, na vida real você se machuca. Visita dos profissionais da ALL Funcionários da ALL conversaram com os alunos sobre os cuidados com a via férrea que fica próxima da escola.

16 Turma: Jardim Tarde. amarelo). Os alunos reconheceram os tamanhos (largo e estreito) e as cores (verde e Turma: Jardim Tarde. Na realização destas atividades os alunos desenvolveram a percepção visual; a coordenação motora ao colarem algodão e cobrirem tracejados. Os alunos também reconheceram transporte aéreo e sua importância; as cores azul, verde e vermelho. Reconhecendo transporte aéreo Turma: Jardim Tarde. Identificaram o carro como meio de transporte. Desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel picado.

17 Reconhecendo transporte terrestre Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo.

18 Reconhecendo as cores do semáforo Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. do semáforo. Recortaram E.V.A. e encheram garrafinhas plásticas (PET) de acordo com as cores

19 Reconhecendo as cores do semáforo Turma: Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo e desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel colorido. Turma: Berçário ao Pré. Reconheceram a faixa de pedestre e as cores do semáforo.

20 Acompanhados pela professora e monitoras os alunos foram até a frente da escola para identificarem a faixa de pedestre, a placa de sinalização e perceberem a importância destas para a comunidade escolar. Identificando a faixa de pedestre Turma: Jardim Tarde. Para fixar os sinais de trânsito os alunos brincaram com os Jogos para Memória confeccionados com materiais de sucata.

21 Atividades com Jogos da Memória Turma: Jardim Tarde. Com bandejas de isopor e papel colorido, os alunos confeccionaram um semáforo.

22 Confecção de Semáforos Os alunos confeccionaram SEMÁFOROS com bandejas de isopor e papel colorido. Turma: Pré Manhã. Os alunos confeccionaram um semáforo com papel e pedacinhos de E.V.A.

23 Confecção de Semáforos Turma: Jardim Integral e Pré Manhã. Os alunos confeccionaram diversos semáforos utilizando materiais de sucata e realizaram exposição nas dependências da escola durante a Semana do Trânsito.

24 Confecção de Semáforos Turma: Berçário ao Pré. Para desenvolver a musicalidade e fixar os cuidados com o trânsito cantamos as músicas a seguir:

25 Motorista Música: Meu lanchinho. Motorista, motorista! Olha a pista, olha a pista! Não é de salsicha, não é de salsicha! Não é não, não é não. Motorista, motorista! Olha o poste, olha o poste! Não é de borracha, não é de borracha, vai bater, já bateu! O fusquinha atrapalhado Música: Atirei o pau no gato O fusquinha atrapalhado do do do cachorrinho nho nho se livrou vrou vrou. Deu a volta ta ta, se desviou ou ou, olhou pra trás, olhou pra trás e suspirou. Ufa! Turma: Berçário I. Estímulo da percepção visual dos bebês com as cores do semáforo. Para esta atividade foram utilizadas garrafinhas plásticas (PET) com pedaços de tecido e de E.V.A., nas cores do semáforo. Estes materiais foram confeccionados pelos alunos do Jardim Integral e Jardim da Tarde.

26 Estímulo da Percepção Visual Com o objetivo de desenvolver a percepção visual dos bebês do Berçário I foram utilizadas garrafas pet com pedaços de tecidos e EVA nas cores do semáforo. Turma: Pré Tarde. Os alunos confeccionaram Sacolinhas de Lixo para entregarem aos pais e aos motoristas na blitz que realizada em frente à escola. Turma: Pré Tarde. Os alunos do Pré do turno da tarde, juntamente com as monitoras, a professora e a Guarda Municipal realizaram em frente à escola uma Blitz Educativa, onde os motoristas foram orientados de como procederem no trânsito e também receberam uma sacolinha para colocarem o lixo no carro.

27 Blitz Educativa Os alunos do pré orientaram os motoristas de como deve ser o comportamento no trânsito e distribuíram sacolinhas alertando da importância de preservação do meio ambiente. Turma: Pré Tarde. Diversos alunos utilizam o transporte escolar para chegarem até a escola. Por isso os alunos realizaram orientação para os motoristas destes transportes.

28 Orientação aos motoristas do Transporte Escolar Para chegarem à escola muitos alunos utilizam o transporte escolar, por isso a importância de orientar os motoristas. Turma: Berçário ao Pré. Com o objetivo de estabelecer melhores atitudes na convivência escolar foram colocadas Placas de Regulamentação do Comportamento, destacando as atitudes permitidas e as proibidas.

29 Placas de Regulamentação do Comportamento Com o objetivo de orientar os alunos sobre o comportamento adequado na escola foram colocadas as Placas de Regulamentação do Comportamento. Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal orientou os alunos como devem se comportar no trânsito com segurança através da distribuição de materiais para colorirem e cartilhas para divulgarem aos familiares. Turma: Pré (Manhã e Tarde) e Jardim (Integral e Tarde).

30 Palestra para os alunos das turmas do Pré (Manhã e Tarde), Jardim Integral e Jardim Tarde com as diretoras de ensino do Centro de Formação de Condutores e com a Guarda Municipal. Foram desenvolvidas diversas palestras com profissionais da área do trânsito, envolvendo também os pais. Palestras Turma: Berçário ao Pré. Foi confeccionada no pátio interno da escola uma Via para orientar os alunos de como deve ser o comportamento adequado no trânsito. Nesta atividade os educandos tiveram orientação para atravessarem na faixa de pedestres, contato com algumas placas de sinalização e com o semáforo.

31 Criação de uma Via Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal trouxe até a escola a Pista Móvel, composta por diversas placas de sinalizações, semáforo e um carro para as crianças dirigirem. Ao dirigirem o carro as crianças tiveram a oportunidade de compreenderem as principais sinalizações e principalmente a importância do uso do cinto de segurança para segurança pessoal e coletiva.

32 Orientação com a Guarda Municipal A Guarda Municipal trouxe à escola a pista móvel e um carrinho para orientar os alunos como devem se comportar no trânsito. Turma: Berçário ao Pré. Brincadeiras com os Cavalinhos de Pau. Durante esta atividade os alunos foram orientados sobre a importância do cavalo para a nossa região como meio de transporte, principalmente na região rural.

33 Atividades com os Cavalinhos de Pau Turma: Berçário ao Pré. Os pais foram estimulados a participarem da Tarefinha Divertida, ou seja, confeccionarem com materiais de sucata, um meio de transporte juntamente com o (a) filho (a).

34 Turma: Berçário ao Pré. Na realização da Tarefinha Divertida houve grande participação dos alunos e de seus familiares. Foi realizada exposição dos trabalhos da Tarefinha Divertida nas dependências da escola. Confecção de Brinquedos com Materiais de Sucata Turma: Berçário ao Pré. Os alunos passearam pela Via construída na escola com as motocas, cavalinhos de pau e carrinhos construídos com papelão.

35 Atividades com as Motocas Turma: Berçário I. Passeio com os cavalinhos e com os carrinhos.

36 Berçário I Turma: Berçário II e III. Atividades com os carrinhos confeccionados em E.V.A.

37 Atividades com os Carrinhos em E.V.A. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Nesta atividade os alunos compreenderam a importância do transporte aquático. Desenvolveram a coordenação motora ao colar bolinhas de papel crepom. Turma: Maternal, Jardim Integral e Jardim Tarde, Pré (Manhã e Tarde). Durante estas atividades os alunos reconheceram os cuidados que devem ter para atravessar a rua e fixaram as cores do semáforo.

38 12 BIBLIOGRAFIA BOCHNIAK, Regina, LUPION Patrícia. Uma leitura para os temas transversais: ensino fundamental. Curitiba: SENAR - PR, BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, ética. Ministério da Educação. Brasília: MEC / SEF, volume 8, Portaria 147 Estabelece Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito BRUNS, César. Coleção educando crianças para o trânsito. 22ª ed. Curitiba: Tecnodata Educacional, FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, SITES CONSULTADOS: transito transito transito transito transito

Tema: Educando Para a Vida

Tema: Educando Para a Vida Tema: Educando Para a Vida 1- JUSTIFICATIVA: Uma parte dos alunos utiliza o transporte escolar e carros de familiares para locomover até a Escola, a outra parte que reside próximo fazem uso das faixas

Leia mais

Sumário. I. Apresentação do Manual. II. A Prevenção de Acidentes com Crianças. III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre

Sumário. I. Apresentação do Manual. II. A Prevenção de Acidentes com Crianças. III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre Sumário I. Apresentação do Manual II. A Prevenção de Acidentes com Crianças III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre IV. Como a Educação pode contribuir para a Prevenção de Acidentes no Trânsito V. Dados

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini A favor da comunidade, que espera o bloco passar Ninguém fica na solidão Embarca com suas dores

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ESCOLA INTERAGIR ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO PORTO ALEGRE, 2011 A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar,

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

Objetivos Gerais : Objetivos específicos :

Objetivos Gerais : Objetivos específicos : INTRODUÇÃO Os meios de transporte estão presentes na vida de todos estudantes que, desde cedo já aprendem a fazer uso desses meios; E precisão ter consciência de que estes meios são essenciais na vida

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA CATEGORIA EDUCADOR (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) 1. APRESENTAÇÃO A inclusão do tema transversal de Educação para

Leia mais

Projeto Educar para o trânsito. culo).

Projeto Educar para o trânsito. culo). Projeto Educar para o trânsito 2 s s e 3 s 3 s anos(currículo). culo). Dados Pessoais Sandra Almeida Soares Gouvea Professora de séries s iniciais. Escola Sylvio Torres Introdução O fluxo de veículos e

Leia mais

Projetos 2013. Turmas: Maternal e Mini Maternal PROJETO AMIZADE. Justificativa

Projetos 2013. Turmas: Maternal e Mini Maternal PROJETO AMIZADE. Justificativa Projetos 2013 Turmas: Maternal e Mini Maternal Justificativa PROJETO AMIZADE Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS Projeto Trânsito Atenção Pela Vida Ipezal/Angélica MS Maio 2015 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. IPEZAL/ANGÉLICA-MS. PROFESSORES RESPONSÁVEIS Clarindo

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Educação para o trânsito

Educação para o trânsito Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 5 o ANO Data: / / Nível: Escola: Nome: Educação para o trânsito JUSTIFICATIVA O estudo do tema: Educação

Leia mais

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 1 INDICE: METODOLOGIA:... 3 PERFIL DOS RESPONDENTES:... 4 CIDADANIA EM TRÂNSITO... 5 A Gidion é uma empresa que:...5 Você sabe se tem

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE 1. JUSTIFICATIVA A região do Baixo Tocantins apresenta-se na área cultural e artística, é um grande celeiro de talentos, que vem enraizado culturalmente em nosso povo,

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

COMPOSTAGEM: um terreno fértil para a consciência ambiental.

COMPOSTAGEM: um terreno fértil para a consciência ambiental. COMPOSTAGEM: um terreno fértil para a consciência ambiental. PANZENHAGEN, Liane Margarete 1, VALE, Giovane Maia 2 ; MOREIRA, Ilson 3. Palavras-chave: composteira, meio ambiente, comunidade escolar. Introdução

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL Vera Lúcia Alves. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Localização: Rio

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE

Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE Mostra de Projetos 2011 BRINQUEDOTECA: O LÚDICO NO RESGATE Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: (Campo não preenchido). Cidade: Londrina.

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRIZOLA, Silene Francisca dos Santos. (UNEMAT) silenefsb@hotmail.com SILVA, Maria Ivonete da. (UNEMAT) ivonete0304@hotmail.com RESUMO Este projeto foi desenvolvido

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

LUDICIDADE E MOVIMENTO: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE E MOVIMENTO: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL LUDICIDADE E MOVIMENTO: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo RIBEIRO, Amanda de Cassia Borges - UFSM acbr_amanda@hotmail.com JAHN, Angela Bortoli UFSM abjahn@terra.com.br BELING, Vivian Jamile UFSM

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.

ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Carmem Regina Calegari Cunha E. M. de Educação Infantil Prof Edna Aparecida de Oliveira - UDI Resumo Trabalho

Leia mais

Projeto de Atuação Pedagógica junto ao Museu. Internacional de Ufologia, História e Ciência. Victor Mostajo.

Projeto de Atuação Pedagógica junto ao Museu. Internacional de Ufologia, História e Ciência. Victor Mostajo. Projeto de Atuação Pedagógica junto ao Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo. Cátia Bairro Ferreira Santa Maria, RS 2009. 1 Oficina Lúdico Pedagógica - Dinossauros A criança

Leia mais

PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Rafaela Souza SANTOS, Valquiria Rodrigues do NASCIMENTO, Dayane Graciele dos SANTOS, Tamíris Divina Clemente URATA, Simara Maria Tavares

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO: TRÂNSITO RUMO CERTO NA EDUCAÇÃO 2015 2 SUMÁRIO Pg 1. Ficha de Inscrição...03 2. Objetivo do Trabalho...04 3. Justificativa...05 4. Metodologia...06

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

SP 08/95 NT 191/95. Execução e Fiscalização da Sinalização Horizontal. Psicº Mauro Yoshio Ito Psicª Ilana Berezovsky Psicª Susana Nunes Penna

SP 08/95 NT 191/95. Execução e Fiscalização da Sinalização Horizontal. Psicº Mauro Yoshio Ito Psicª Ilana Berezovsky Psicª Susana Nunes Penna SP 08/95 NT 191/95 Execução e Fiscalização da Sinalização Horizontal Psicº Mauro Yoshio Ito Psicª Ilana Berezovsky Psicª Susana Nunes Penna 1. Introdução A realidade do trânsito da cidade de SP, 6 mortes

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE Sérgio Dal-Ri Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná Palavras-chave: Educação Física, Educação, Escola,

Leia mais

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito PROFESSORES Novembro / 2013

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito PROFESSORES Novembro / 2013 Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito PROFESSORES Novembro / 2013 1 INDICE: METODOLOGIA:... 3 ESCOLA:...4 Quando a sua turma participou das aulas Cidadania no Trânsito na Gidion, o dia estava com

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

LER E ESCREVER: APRENDER COM O LÚDICO

LER E ESCREVER: APRENDER COM O LÚDICO LER E ESCREVER: APRENDER COM O LÚDICO Inês Aparecida Costa QUINTANILHA; Lívia Matos FOLHA; Dulcéria. TARTUCI; Maria Marta Lopes FLORES. Reila Terezinha da Silva LUZ; Departamento de Educação, UFG-Campus

Leia mais

OBSERVANDO A PRÁTICA DOCENTE E O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE PRISCILLA SILVESTRE DE LIRA OLIVEIRA

OBSERVANDO A PRÁTICA DOCENTE E O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE PRISCILLA SILVESTRE DE LIRA OLIVEIRA 1 OBSERVANDO A PRÁTICA DOCENTE E O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE PRISCILLA SILVESTRE DE LIRA OLIVEIRA 1. Introdução: Compreendendo que a Educação Infantil é uma etapa

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis PORTO ALEGRE 2011 SUMÁRIO 1.APRESENTAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 OJETIVOS GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 4. METODOLOGIA 5. CONTEÚDOS

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS EJE. Comunicacion y Extensión PETER, Cristina Mendes ¹; ZANI João Luiz ²; MONTEIRO, Alegani Vieira³; PICOLI,Tony

Leia mais

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre" Autoria: Leticia Garroni Felix Martins Projeto: Educação no Trânsito

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 ARTES DISCIPLINA:

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO.

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. CUIDADO NO TRANSITO MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. AS CRIANÇAS DEVEM RESPEITAR PARA OS LADOS DEVEM OLHAR. SE NÃO VIER NENHUM AUTOMÓVEL

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO O PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO tem como missão junto ao meio ambiente, minimizar os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos em áreas de preservação

Leia mais

LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR

LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR ANNA PAULA SILVA (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS), ELIANE FERREIRA PINTO (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS). Resumo A reciclagem tem como principal foco a conscientização

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE MANUAL DE ELABORAÇÃO DO KIT-CIDADÃO MARGARET GERARDO

Leia mais

ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Daniele Barros Vargas Furtado Universidade Federal de Santa Maria dbvfurtado@yahoo.com.br Resumo Sendo a matemática tão presente em

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL GEANE SANTANA ROCHA QUIXABEIRA CMEI Criança Feliz geanezinha@gmail.com ANADIR FERREIRA DA SILVA Secretaria Municipal de Educação laurapso@hotmail.co.uk

Leia mais

A Educação Ambiental no Ensino Fundamental de escolas municipais de Pesqueira-PE

A Educação Ambiental no Ensino Fundamental de escolas municipais de Pesqueira-PE A Educação Ambiental no Ensino Fundamental de escolas municipais de Pesqueira-PE Autor(a): Josineide Braz de Miranda Coautor(es): Anderson Carlos Maia da Silva, Josefa Sandra de Almeida Silva, kelren Jane

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES NEI João Machado da Silva Justificativa Aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaço de terra do NEI João Machado da Silva na produção

Leia mais

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM)

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e reforça o ensino e a pesquisa,

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA

PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA PROJETO BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA GUARUJÁ 2013 PROJETO BRINQUEDOTECA 1 INTRODUÇÃO Compreender a importância da ludicidade como fator de desenvolvimento do ser humano é algo essencial na formação docente,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MUNDO ENCANTADO DOS NÚMEROS SÉRIE: PRÉ I PROFESSORAS:

Leia mais

PROJETO A SER DESENVOLVIDO PELA ACADÊMICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO ATENA CURSOS-SC. MARA REGINA MACHADO

PROJETO A SER DESENVOLVIDO PELA ACADÊMICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO ATENA CURSOS-SC. MARA REGINA MACHADO 1 PROJETO A SER DESENVOLVIDO PELA ACADÊMICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO ATENA CURSOS-SC. MARA REGINA MACHADO TRANSTORNOS NA APRENDIZAGEM. Passo Fundo, dezembro 2014. 2 TRANSTORNOS NA APRENDIZAGEM Professora:

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores A PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NO ESTÁGIO Monica Isabel

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Série:

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin Quem não se lembra do tempo de escola? Das canções infantis? Das brincadeiras de criança? Dos jogos daquele

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II EDITAL Nº 001/2011/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso. 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S) O Desfile a fantasia. 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O desfile a

Leia mais

Centro Educacional Linus Pauling

Centro Educacional Linus Pauling Centro Educacional Linus Pauling Projeto 2º SEmestre 2012 APRESENTAÇÃO Faz-se necessário entender que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, e que atualmente a preocupação com a degradação

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO FUTEBOL PARA TODOS EDUCANDO ATRAVÉS DO ESPORTE

PROJETO DE EXTENSÃO FUTEBOL PARA TODOS EDUCANDO ATRAVÉS DO ESPORTE PROJETO DE EXTENSÃO FUTEBOL PARA TODOS EDUCANDO ATRAVÉS DO ESPORTE *Luciano Leal Loureiro *Jéssica Finguer RESUMO O presente texto busca explicar o que é o projeto Futebol Para Todos, oferecido pelo curso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN

FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN Brenda Luíza Patriota Lima e Silva¹ André Elias Nóbrega² João Batista dos Santos³

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INTRODUÇÃO: Experiência de Estágio de Núcleo Básico III com crianças do Ensino Fundamental sobre Inclusão. OBJETIVO: conscientizar a aceitação das

Leia mais

Trânsito Seguro. SILVIA MARISA ESTIGARRIBIA VELOSO Porto Alegre/RS - 2011

Trânsito Seguro. SILVIA MARISA ESTIGARRIBIA VELOSO Porto Alegre/RS - 2011 Trânsito Seguro SILVIA MARISA ESTIGARRIBIA VELOSO Porto Alegre/RS - 2011 JUSTIFICATIVA Este projeto, foi planejado para atender a conclusão do curso de educação para o trânsito da EPTC, visando a comunidade

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Vamos fazer nossa parte!

Mostra de Projetos 2011. Vamos fazer nossa parte! Mostra de Projetos 2011 Vamos fazer nossa parte! Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Cidade: Mirador Contato: tassiambientalmirador@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELEMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELEMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELEMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Autora: Maria Thaís de Oliveira Batista Graduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: taholiveira.thais@gmail.com

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO Mostra de Projetos 2011 Projeto do LIXO ao LUXO Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal de Cafeara - Educação Infantil e Ensino

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 0/0 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 ÍNDICE - Introdução...

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II PLANO DE EXECUÇÃO 26 LISTA DE MATERIAL 26 MATERNAL II O presente plano de execução, previsto em nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), tem como objetivo esclarecer à comunidade escolar a finalidade da

Leia mais