Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável."

Transcrição

1 1 TEMA Bons exemplos no trânsito. 2 PROJETO Infantil. Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que inicia na Educação 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Conscientizar os educandos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação no Trânsito para que possam atuar de forma consciente e responsável. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS O projeto realizado teve por objetivos específicos: a) aprender a respeitar as leis de trânsito desde a infância; b) identificar os diversos meios de transporte e sinais de trânsito; c) conscientizar a comunidade a respeito das leis de trânsito; d) reconhecer as regras de trânsito; e) perceber a importância da educação no trânsito para a organização e como eixo de segurança pessoal e coletiva; f) analisar comportamentos, valores e virtudes necessários para todos os envolvidos no trânsito; g) difundir o conhecimento adquirido as pessoas com quem convivem.

2 4 JUSTIFICATIVA O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que inicia na Educação Infantil veio contribuir para a conscientização quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano da comunidade, na redução dos acidentes e que a imprudência leva muitas vezes as pessoas à morte. A escola está inserida na localidade há apenas quatro anos, atende alunos oriundos de diversos bairros, sendo atualmente um total de cento e setenta e cinco alunos. No bairro onde a escola está localizada há o trânsito intenso de veículos, principalmente de ônibus, pois a rodoviária do município se localiza nas proximidades, expondo ao risco todos os que transitam. A clientela atendida pela escola é proveniente da zona urbana, sendo o relacionamento com o trânsito completamente inadequado, pois comumente os pedestres transitam no meio da rua, desrespeitando as regras de trânsito existentes e pais transportam seus filhos de maneira incoerente. A comunidade escolar residente nas proximidades utiliza as vias públicas para se dirigirem à escola, muitos a pé, outros utilizam carros particulares e muitos o transporte escolar, por isso, a preocupação de que todos os envolvidos com o trânsito saibam das suas atribuições, pois a melhor maneira do cidadão se comportar no trânsito é com consciência. Por isso, este Projeto Pedagógico vem proporcionar momentos de aprendizagem sobre o comportamento no trânsito, sendo que a melhor maneira da criança aprender é com atividades práticas e principalmente, brincando. Este projeto através das diversas atividades desenvolvidas teve como metas conscientizar a criança e também os seus familiares, do quanto é necessário o bom relacionamento de todos os cidadãos envolvidos no trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja bons hábitos, atitudes adequadas, a harmonia e a paz desejada. Desenvolver uma educação para o trânsito deve ser tarefa diária de cidadania, pois no cotidiano da clientela escolar, o relacionamento com o trânsito nem sempre acontece de maneira equilibrada e é neste momento que a escola como espaço educativo surge como um meio que tem oportunidade de transmitir informações e formar cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres em relação ao trânsito.

3 5 METODOLOGIA O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que se inicia na Educação Infantil foi desenvolvido nos meses de abril e maio do ano letivo de 2015, com os cento e setenta e cinco alunos da Educação Infantil, com faixa etária entre quatro meses a seis anos, através do desenvolvimento de diversas atividades voltadas para a estimulação e conscientização dos alunos, de seus familiares e demais membros da comunidade em relação ao trânsito. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvessem a criatividade e participação efetiva dos alunos, de todos aqueles com quem convivem ou que frequentam diariamente a escola. Os alunos também tiveram a oportunidade de divulgar o conhecimento adquirido através da confecção de cartazes, distribuição de folhetos educativos, de blitz para orientação de pedestres e condutores, exposições de trabalhos para a comunidade. 6 PÚBLICO ALVO A escola onde o Projeto Pedagógico foi desenvolvido tem matriculado no atual ano letivo cento e setenta e cinco alunos, do berçário ao pré-escolar, sendo estes alunos distribuídos da seguinte maneira: Berçário I A 6 alunos. Berçário I B 7 alunos. Berçário II A 9 alunos. Berçário II B 8 alunos. Berçário III A 10 alunos. Berçário III B 10 alunos. Berçário III C 12 alunos. Maternal 20 alunos. Jardim I A 16 alunos. Jardim I B 16 alunos. Jardim Parcial (tarde) 21 alunos. Pré (manhã) 17 alunos. Pré (tarde) 23 alunos.

4 A equipe de trabalho é formada por quinze professoras (sendo incluída nesta contagem a supervisora, a vice-diretora e a diretora), onze atendentes, quatro monitoras, três merendeiras, cinco serventes e uma secretária de escola. O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito Uma proposta de cidadania que se inicia na Educação Infantil utilizou diversas estratégias para abordar a temática, constituindo-se de ações pedagógicas interdisciplinares que envolveram os alunos, estendendo-se a comunidade escolar, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos. 7 PROPOSTAS Entre estas atividades propostas pode-se enfatizar: * participar de conversação; * distinguir, analisar e registrar as sinalizações básicas utilizadas no trânsito; * passear pelo bairro com o objetivo de perceber o movimento e as sinalizações existentes; * verificar as atitudes dos motoristas e pedestres em relação às sinalizações; * observar se há situação de risco no bairro onde a escola está inserida; * identificar os diversos meios de transporte existentes; * reconhecer a importância destes meios de transporte para a sociedade; *conhecer os diversos agentes de circulação e suas respectivas responsabilidades no trânsito; * confeccionar meios de transporte e placas de sinalização com materiais de sucata e realizar exposição na escola e em locais públicos; * realizar blitz educativa para orientar os motoristas e pedestres que circulam pela localidade e também, os que transportam alunos para a escola; * cantar músicas alusivas ao tema à comunidade, enfatizando como deve ser o comportamento no trânsito; * orientar (os alunos) os pais, professoras, funcionárias e demais alunos da escola sobre circulação segura no trânsito; * desenvolver a coordenação motora através da manipulação de diversos tipos de materiais; * estimular a percepção visual com as cores do semáforo; * ampliar o conhecimento com profissionais ligados ao trânsito.

5 8 ATIVIDADES As atividades desenvolvidas são as seguintes: Turma: Jardim Tarde. A professora apresentou a palavra TRANSPORTE e após os alunos identificaram a letra T na folha. Colagem de bolinhas de papel crepom sobre a letra T. Turma: Jardim Tarde. Palestra com funcionários da América Latina Logística (ALL) sobre dicas de segurança próximo de uma ferrovia. Os alunos receberam a cartilha Cuidado, na vida real você se machuca. Turma: Jardim Tarde. amarelo). Os alunos reconheceram os tamanhos (largo e estreito) e as cores (verde e Turma: Jardim Tarde. Na realização destas atividades os alunos desenvolveram a percepção visual; a coordenação motora ao colarem algodão e cobrirem tracejados. Os alunos também reconheceram transporte aéreo e sua importância; as cores azul, verde e vermelho. Turma: Jardim Tarde. Identificaram o carro como meio de transporte. Desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel picado.

6 Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. do semáforo. Recortaram E.V.A. e encheram garrafinhas plásticas (PET) de acordo com as cores Turma: Berçário ao Pré. Reconheceram a faixa de pedestre e as cores do semáforo. Acompanhados pela professora e monitoras os alunos foram até a frente da escola para identificarem a faixa de pedestre, a placa de sinalização e perceberem a importância destas para a comunidade escolar. Turma: Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo e desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel colorido. Turma: Jardim Tarde. Para fixar os sinais de trânsito os alunos brincaram com os Jogos para Memória confeccionados com materiais de sucata. Turma: Jardim Integral e Pré Manhã. Os alunos confeccionaram diversos semáforos utilizando materiais de sucata e realizaram exposição nas dependências da escola durante a Semana do Trânsito. Turma: Jardim Tarde.

7 Com bandejas de isopor e papel colorido, os alunos confeccionaram um semáforo. Turma: Pré Manhã. Os alunos confeccionaram um semáforo com papel e pedacinhos de E.V.A. Turma: Berçário I. Estímulo da percepção visual dos bebês com as cores do semáforo. Para esta atividade foram utilizadas garrafinhas plásticas (PET) com pedaços de tecido e de E.V.A., nas cores do semáforo. Estes materiais foram confeccionados pelos alunos do Jardim Integral e Jardim da Tarde. Turma: Pré Tarde. Os alunos confeccionaram Sacolinhas de Lixo para entregarem aos pais e aos motoristas na blitz que realizada em frente à escola. Turma: Pré Tarde. Os alunos do Pré do turno da tarde, juntamente com as monitoras, a professora e a Guarda Municipal realizaram em frente à escola uma Blitz Educativa, onde os motoristas foram orientados de como procederem no trânsito e também receberam uma sacolinha para colocarem o lixo no carro. Turma: Berçário ao Pré. Para desenvolver a musicalidade e fixar os cuidados com o trânsito cantamos as músicas a seguir:

8 Motorista Música: Meu lanchinho. Motorista, motorista! Olha a pista, olha a pista! Não é de salsicha, não é de salsicha! Não é não, não é não. Motorista, motorista! Olha o poste, olha o poste! Não é de borracha, não é de borracha, vai bater, já bateu! O fusquinha atrapalhado Música: Atirei o pau no gato O fusquinha atrapalhado do do do cachorrinho nho nho se livrou vrou vrou. Deu a volta ta ta, se desviou ou ou, olhou pra trás, olhou pra trás e suspirou. Ufa! Turma: Pré Tarde. Diversos alunos utilizam o transporte escolar para chegarem até a escola. Por isso os alunos realizaram orientação para os motoristas destes transportes.

9 Turma: Pré (Manhã e Tarde) e Jardim (Integral e Tarde). Palestra para os alunos das turmas do Pré (Manhã e Tarde), Jardim Integral e Jardim Tarde com as diretoras de ensino do Centro de Formação de Condutores e com a Guarda Municipal. Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal orientou os alunos como devem se comportar no trânsito com segurança através da distribuição de materiais para colorirem e cartilhas para divulgarem aos familiares. Turma: Berçário ao Pré. Com o objetivo de estabelecer melhores atitudes na convivência escolar foram colocadas Placas de Regulamentação do Comportamento, destacando as atitudes permitidas e as proibidas. Turma: Berçário ao Pré. Brincadeiras com os Cavalinhos de Pau. Durante esta atividade os alunos foram orientados sobre a importância do cavalo para a nossa região como meio de transporte, principalmente na região rural. Turma: Berçário ao Pré. Foi confeccionada no pátio interno da escola uma Via para orientar os alunos de como deve ser o comportamento adequado no trânsito. Nesta atividade os educandos tiveram orientação para atravessarem na faixa de pedestres, contato com algumas placas de sinalização e com o semáforo.

10 Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal trouxe até a escola a Pista Móvel, composta por diversas placas de sinalizações, semáforo e um carro para as crianças dirigirem. Ao dirigirem o carro as crianças tiveram a oportunidade de compreenderem as principais sinalizações e principalmente a importância do uso do cinto de segurança para segurança pessoal e coletiva. Turma: Berçário ao Pré. Os pais foram estimulados a participarem da Tarefinha Divertida, ou seja, confeccionarem com materiais de sucata, um meio de transporte juntamente com o (a) filho (a). Turma: Berçário ao Pré. Na realização da Tarefinha Divertida houve grande participação dos alunos e de seus familiares. da escola. Foi realizada exposição dos trabalhos da Tarefinha Divertida nas dependências Turma: Berçário ao Pré. Os alunos passearam pela Via construída na escola com as motocas, cavalinhos de pau e carrinhos construídos com papelão. Turma: Berçário I. Passeio com os cavalinhos e com os carrinhos.

11 Turma: Berçário II e III. Atividades com os carrinhos confeccionados em E.V.A. Turma: Maternal, Jardim Integral e Jardim Tarde, Pré (Manhã e Tarde). Durante estas atividades os alunos reconheceram os cuidados que devem ter para atravessar a rua e fixaram as cores do semáforo. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Nesta atividade os alunos compreenderam a importância do transporte aquático. Desenvolveram a coordenação motora ao colar bolinhas de papel crepom. 9 ACOMPANHAMENTO O Projeto Pedagógico Bons exemplos no trânsito - Uma proposta de cidadania que inicia na Educação Infantil, foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com os cento e setenta e cinco alunos, nos meses de abril e maio, envolvendo os alunos do berçário ao pré-escolar, sendo a faixa etária destes de quatro meses a seis anos de idade. A escola está inserida na localidade há apenas quatro anos, atende alunos oriundos de diversos bairros. A maior parte da clientela escolar faz uso de carros particulares e principalmente de transportes escolares. Já os que residem nas proximidades, utilizam as vias públicas para se dirigirem à escola. Nesta primeira etapa da educação básica, definida pela LDB 9.394/96, foram propostas as crianças atividades que desenvolvessem suas potencialidades no aspecto cognitivo, afetivo, psicomotor e social. A cada dia tem se falado em educação no trânsito, mas está faltando praticar mais do que apenas falar sobre este tema, por isso a infância, onde tudo é novidade, a melhor fase para compreender e executar os bons exemplos no trânsito como cidadão. Assim, este Projeto Pedagógico proporcionou momentos de aprendizagem sobre o comportamento correto no trânsito, sendo com atividades práticas a melhor maneira da

12 criança aprender; assim foram propostas situações reais, significativas e contextualizadas mas, principalmente, o brincar. É através da brincadeira que o educador teve a oportunidade de verificar o quanto o aluno já sabe e o quanto ele já aprendeu sobre o tema proposto. É fundamental a criança reconhecer o seu papel participativo, despertando desta maneira para a cidadania, a fim de saber a quem reclamar ou recorrer quando constatar algo errado neste espaço social que é de todos. Diariamente se verifica o desrespeito aos pedestres e as regras de trânsito, impaciência, direção ofensiva e ultrapassagens arriscadas. A família que deveria ser exemplo de atitudes para as crianças acabam reforçando atitudes incorretas, devido ao estresse do cotidiano que acaba sendo descarregado no trânsito, onde os carros são usados como armas e muitas crianças estão perdendo suas vidas. Este Projeto Pedagógico veio contribuir para a conscientização quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano da comunidade, na redução dos acidentes e que a imprudência leva muitas vezes as pessoas à morte. Por isso, a importância deste Projeto Pedagógico que teve como objetivo a formação crítica do aluno, para que desde a infância aprendam que o trânsito é um espaço social compartilhado por seus usuários. Neste espaço, deve existir harmonia e é preciso conhecimento para respeitar regras de trânsito e corrigir atitudes inadequadas daqueles com quem convivem. 10 AVALIAÇÃO As atividades desenvolvidas na escola foram baseadas em uma proposta pedagógica elaborada no sentido de fomentar a transformação dos conhecimentos espontâneos em científicos, promovendo um trabalho onde as crianças desenvolvessem atividades em grupo, incitando discussões acerca de suas impressões sobre os fatos, levantando hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios e, concomitantemente, se constituindo enquanto cidadão cooperativo. Uma das funções da Educação Infantil é dar acesso ao universo lúdico, pois a ludicidade abrange tanto a atividade individual e livre, quanto à coletiva e regrada. A criança enquanto sujeito histórico, construtor de seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que constitui o mundo, torna-se constituída por ele. Cada criança elabora seus conceitos pessoais e tudo aquilo que a criança sabe, ou que foi construído por ela, passa

13 a fazer parte de um patrimônio próprio, fruto de suas condutas, e não de algo depositado por outras pessoas. A expressão lúdica caracteriza a qualidade das atividades propostas, em seu caráter livre, não sério e não produtivo, em um processo prazeroso por natureza e deve ser tomado como a principal dimensão do trabalho junto às crianças pequenas. O lúdico revelou-se por meio das brincadeiras, estas foram o lúdico em ação, forma pela qual a criança iniciou sua aprendizagem sobre cidadania, sobre o mundo e sobre si mesma em um processo que caminhou de um estado de indiferença para a diferenciação e teve como instrumento primordial a internalização dos símbolos e esse processo possibilitou a criança atingir o autocontrole e a simbolização. A partir destas considerações, devemos então ter claro que é preciso estabelecer metas coerentes para que esta proposta pedagógica seja viva, podendo acontecer em diferentes lugares independente de suas especificidades, história, cultura e necessidades. Desta forma, a criança passa a ser uma disseminadora daquilo que aprende e neste caso, de bons exemplos no trânsito para aqueles com quem convivem. Os resultados obtidos no desenvolvimento deste Projeto Pedagógico foram satisfatórios, pois os objetivos propostos foram atingidos, através da conscientização da comunidade onde a escola está localizada. Houve o envolvimento das crianças nas atividades, proporcionando melhoria na qualidade de vida da comunidade, principalmente a formação de cidadãos atuantes, responsáveis pela mudança do meio onde vivem e conscientes de que onde quer que venham transitar devem ter uma relação harmoniosa com o trânsito, seja como pedestres ou como motoristas. Ocorreu também a participação efetiva dos familiares no desenvolver das atividades, principalmente na confecção de brinquedos, na realização de palestras e na blitz educativa. Os alunos desenvolveram a consciência crítica, foram disseminadores para os seus familiares e compreenderam que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os cidadãos. Estas ações educativas devem ser contínuas, principalmente em comunidades onde mudanças de hábitos, de atitudes e formação de cidadãos conscientes devem ser prioridades.

14 11 MATERIAIS COMPLEMENTARES * relatório das atividades, acompanhado de imagens, recursos didáticos elaborados para a implementação do Projeto Pedagógico e trabalhos desenvolvidos pelos alunos; * CD com imagens.

15 Relatório das atividades desenvolvidas Turma: Jardim Tarde. A professora apresentou a palavra TRANSPORTE e após os alunos identificaram a letra T na folha. Colagem de bolinhas de papel crepom sobre a letra T. Turma: Jardim Tarde. Palestra com funcionários da América Latina Logística (ALL) sobre dicas de segurança próximo de uma ferrovia. Os alunos receberam a cartilha Cuidado, na vida real você se machuca. Visita dos profissionais da ALL Funcionários da ALL conversaram com os alunos sobre os cuidados com a via férrea que fica próxima da escola.

16 Turma: Jardim Tarde. amarelo). Os alunos reconheceram os tamanhos (largo e estreito) e as cores (verde e Turma: Jardim Tarde. Na realização destas atividades os alunos desenvolveram a percepção visual; a coordenação motora ao colarem algodão e cobrirem tracejados. Os alunos também reconheceram transporte aéreo e sua importância; as cores azul, verde e vermelho. Reconhecendo transporte aéreo Turma: Jardim Tarde. Identificaram o carro como meio de transporte. Desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel picado.

17 Reconhecendo transporte terrestre Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo.

18 Reconhecendo as cores do semáforo Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. do semáforo. Recortaram E.V.A. e encheram garrafinhas plásticas (PET) de acordo com as cores

19 Reconhecendo as cores do semáforo Turma: Jardim Tarde. Identificaram as cores do semáforo e desenvolveram a coordenação motora ao recortar e colar papel colorido. Turma: Berçário ao Pré. Reconheceram a faixa de pedestre e as cores do semáforo.

20 Acompanhados pela professora e monitoras os alunos foram até a frente da escola para identificarem a faixa de pedestre, a placa de sinalização e perceberem a importância destas para a comunidade escolar. Identificando a faixa de pedestre Turma: Jardim Tarde. Para fixar os sinais de trânsito os alunos brincaram com os Jogos para Memória confeccionados com materiais de sucata.

21 Atividades com Jogos da Memória Turma: Jardim Tarde. Com bandejas de isopor e papel colorido, os alunos confeccionaram um semáforo.

22 Confecção de Semáforos Os alunos confeccionaram SEMÁFOROS com bandejas de isopor e papel colorido. Turma: Pré Manhã. Os alunos confeccionaram um semáforo com papel e pedacinhos de E.V.A.

23 Confecção de Semáforos Turma: Jardim Integral e Pré Manhã. Os alunos confeccionaram diversos semáforos utilizando materiais de sucata e realizaram exposição nas dependências da escola durante a Semana do Trânsito.

24 Confecção de Semáforos Turma: Berçário ao Pré. Para desenvolver a musicalidade e fixar os cuidados com o trânsito cantamos as músicas a seguir:

25 Motorista Música: Meu lanchinho. Motorista, motorista! Olha a pista, olha a pista! Não é de salsicha, não é de salsicha! Não é não, não é não. Motorista, motorista! Olha o poste, olha o poste! Não é de borracha, não é de borracha, vai bater, já bateu! O fusquinha atrapalhado Música: Atirei o pau no gato O fusquinha atrapalhado do do do cachorrinho nho nho se livrou vrou vrou. Deu a volta ta ta, se desviou ou ou, olhou pra trás, olhou pra trás e suspirou. Ufa! Turma: Berçário I. Estímulo da percepção visual dos bebês com as cores do semáforo. Para esta atividade foram utilizadas garrafinhas plásticas (PET) com pedaços de tecido e de E.V.A., nas cores do semáforo. Estes materiais foram confeccionados pelos alunos do Jardim Integral e Jardim da Tarde.

26 Estímulo da Percepção Visual Com o objetivo de desenvolver a percepção visual dos bebês do Berçário I foram utilizadas garrafas pet com pedaços de tecidos e EVA nas cores do semáforo. Turma: Pré Tarde. Os alunos confeccionaram Sacolinhas de Lixo para entregarem aos pais e aos motoristas na blitz que realizada em frente à escola. Turma: Pré Tarde. Os alunos do Pré do turno da tarde, juntamente com as monitoras, a professora e a Guarda Municipal realizaram em frente à escola uma Blitz Educativa, onde os motoristas foram orientados de como procederem no trânsito e também receberam uma sacolinha para colocarem o lixo no carro.

27 Blitz Educativa Os alunos do pré orientaram os motoristas de como deve ser o comportamento no trânsito e distribuíram sacolinhas alertando da importância de preservação do meio ambiente. Turma: Pré Tarde. Diversos alunos utilizam o transporte escolar para chegarem até a escola. Por isso os alunos realizaram orientação para os motoristas destes transportes.

28 Orientação aos motoristas do Transporte Escolar Para chegarem à escola muitos alunos utilizam o transporte escolar, por isso a importância de orientar os motoristas. Turma: Berçário ao Pré. Com o objetivo de estabelecer melhores atitudes na convivência escolar foram colocadas Placas de Regulamentação do Comportamento, destacando as atitudes permitidas e as proibidas.

29 Placas de Regulamentação do Comportamento Com o objetivo de orientar os alunos sobre o comportamento adequado na escola foram colocadas as Placas de Regulamentação do Comportamento. Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal orientou os alunos como devem se comportar no trânsito com segurança através da distribuição de materiais para colorirem e cartilhas para divulgarem aos familiares. Turma: Pré (Manhã e Tarde) e Jardim (Integral e Tarde).

30 Palestra para os alunos das turmas do Pré (Manhã e Tarde), Jardim Integral e Jardim Tarde com as diretoras de ensino do Centro de Formação de Condutores e com a Guarda Municipal. Foram desenvolvidas diversas palestras com profissionais da área do trânsito, envolvendo também os pais. Palestras Turma: Berçário ao Pré. Foi confeccionada no pátio interno da escola uma Via para orientar os alunos de como deve ser o comportamento adequado no trânsito. Nesta atividade os educandos tiveram orientação para atravessarem na faixa de pedestres, contato com algumas placas de sinalização e com o semáforo.

31 Criação de uma Via Turma: Berçário ao Pré. A Guarda Municipal trouxe até a escola a Pista Móvel, composta por diversas placas de sinalizações, semáforo e um carro para as crianças dirigirem. Ao dirigirem o carro as crianças tiveram a oportunidade de compreenderem as principais sinalizações e principalmente a importância do uso do cinto de segurança para segurança pessoal e coletiva.

32 Orientação com a Guarda Municipal A Guarda Municipal trouxe à escola a pista móvel e um carrinho para orientar os alunos como devem se comportar no trânsito. Turma: Berçário ao Pré. Brincadeiras com os Cavalinhos de Pau. Durante esta atividade os alunos foram orientados sobre a importância do cavalo para a nossa região como meio de transporte, principalmente na região rural.

33 Atividades com os Cavalinhos de Pau Turma: Berçário ao Pré. Os pais foram estimulados a participarem da Tarefinha Divertida, ou seja, confeccionarem com materiais de sucata, um meio de transporte juntamente com o (a) filho (a).

34 Turma: Berçário ao Pré. Na realização da Tarefinha Divertida houve grande participação dos alunos e de seus familiares. Foi realizada exposição dos trabalhos da Tarefinha Divertida nas dependências da escola. Confecção de Brinquedos com Materiais de Sucata Turma: Berçário ao Pré. Os alunos passearam pela Via construída na escola com as motocas, cavalinhos de pau e carrinhos construídos com papelão.

35 Atividades com as Motocas Turma: Berçário I. Passeio com os cavalinhos e com os carrinhos.

36 Berçário I Turma: Berçário II e III. Atividades com os carrinhos confeccionados em E.V.A.

37 Atividades com os Carrinhos em E.V.A. Turma: Jardim Integral e Jardim Tarde. Nesta atividade os alunos compreenderam a importância do transporte aquático. Desenvolveram a coordenação motora ao colar bolinhas de papel crepom. Turma: Maternal, Jardim Integral e Jardim Tarde, Pré (Manhã e Tarde). Durante estas atividades os alunos reconheceram os cuidados que devem ter para atravessar a rua e fixaram as cores do semáforo.

38 12 BIBLIOGRAFIA BOCHNIAK, Regina, LUPION Patrícia. Uma leitura para os temas transversais: ensino fundamental. Curitiba: SENAR - PR, BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, ética. Ministério da Educação. Brasília: MEC / SEF, volume 8, Portaria 147 Estabelece Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito BRUNS, César. Coleção educando crianças para o trânsito. 22ª ed. Curitiba: Tecnodata Educacional, FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, SITES CONSULTADOS: transito transito transito transito transito

Tema: Educando Para a Vida

Tema: Educando Para a Vida Tema: Educando Para a Vida 1- JUSTIFICATIVA: Uma parte dos alunos utiliza o transporte escolar e carros de familiares para locomover até a Escola, a outra parte que reside próximo fazem uso das faixas

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini A favor da comunidade, que espera o bloco passar Ninguém fica na solidão Embarca com suas dores

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ESCOLA INTERAGIR ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO PORTO ALEGRE, 2011 A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar,

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

Objetivos Gerais : Objetivos específicos :

Objetivos Gerais : Objetivos específicos : INTRODUÇÃO Os meios de transporte estão presentes na vida de todos estudantes que, desde cedo já aprendem a fazer uso desses meios; E precisão ter consciência de que estes meios são essenciais na vida

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO Mostra de Projetos 2011 Projeto do LIXO ao LUXO Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal de Cafeara - Educação Infantil e Ensino

Leia mais

Projeto Educar para o trânsito. culo).

Projeto Educar para o trânsito. culo). Projeto Educar para o trânsito 2 s s e 3 s 3 s anos(currículo). culo). Dados Pessoais Sandra Almeida Soares Gouvea Professora de séries s iniciais. Escola Sylvio Torres Introdução O fluxo de veículos e

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin Quem não se lembra do tempo de escola? Das canções infantis? Das brincadeiras de criança? Dos jogos daquele

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre" Autoria: Leticia Garroni Felix Martins Projeto: Educação no Trânsito

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL GEANE SANTANA ROCHA QUIXABEIRA CMEI Criança Feliz geanezinha@gmail.com ANADIR FERREIRA DA SILVA Secretaria Municipal de Educação laurapso@hotmail.co.uk

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO OLIVEIRA, Khomar Tander s (Bolsista do PIBID) PAULINO, Jailson da Silva

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Olímpia Terezinha da Silva Henicka e Dariléia Marin Quem não se lembra do tempo de escola? Das canções infantis? Das brincadeiras de criança? Dos jogos daquele

Leia mais

Anexo II CARGOS DE DCA

Anexo II CARGOS DE DCA Anexo II CARGOS DE DCA CARGO: COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO FUNDAMENTAL Coordenar atividades específicas de área, participando

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MUNDO ENCANTADO DOS NÚMEROS SÉRIE: PRÉ I PROFESSORAS:

Leia mais

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 1 INDICE: METODOLOGIA:... 3 PERFIL DOS RESPONDENTES:... 4 CIDADANIA EM TRÂNSITO... 5 A Gidion é uma empresa que:...5 Você sabe se tem

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS Daniela Luz Almeida Santos (PIBIC/ARAUCÁRIA), Silvia Christina Madrid Finck (Orientadora),

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Série:

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA IPEZAL/ANGÉLICA MS AGOSTO/2010 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA Projeto/Ação do PDE-Escola, elaborado para ser desenvolvido nos

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis PORTO ALEGRE 2011 SUMÁRIO 1.APRESENTAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 OJETIVOS GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 4. METODOLOGIA 5. CONTEÚDOS

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-RJ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE MANUAL DE ELABORAÇÃO DO KIT-CIDADÃO MARGARET GERARDO

Leia mais

PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS

PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS Duração: Uma aula por mês durante o ano letivo. Público-Alvo: Alunos do 4º Ano (Ensino Fundamental I). Justificativa: Os PCN s afirmam

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Geração Segura promove Geração Futura

Geração Segura promove Geração Futura ENTRONCAMENTO Geração Segura promove Geração Futura Introdução As autarquias são, cada vez mais, agentes fundamentais na implementação de uma política de segurança rodoviária a nível local. O seu papel

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A Escola. Educação Especial - Educação Inclusiva. Aqui se fala em LIBRAS

A Escola. Educação Especial - Educação Inclusiva. Aqui se fala em LIBRAS A Escola Educação Especial - Educação Inclusiva Atende alunos no Ensino Fundamental da Alfabetização à 4ª série e alunos na Educação Especial: deficiência auditiva, física, mental, Síndrome de Down, dentre

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES NEI João Machado da Silva Justificativa Aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaço de terra do NEI João Machado da Silva na produção

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO 0 1 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Sabrina Sgarbi Tibolla 1 ;Sabrina dos Santos Grassi 2 ; Gilson Ribeiro Nachtigall 3 INTRODUÇÃO A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola Cooperativa de Ensino A Colmeia Projeto Curricular de Escola TRIÉNIO 2010-2013 É preciso que toda a sociedade se consciencialize que ambiente é o conjunto de tudo o que envolve o Homem, incluindo o próprio

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! Roberta Soares de Vargas 1 e Suzane Maier França 1 Ricardo Antonini 2 RESUMO O trabalho aqui apresentado é o resultado de estudos e pesquisas

Leia mais

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Eixo Temático: Educação Financeira Histórico 1. Encontro com os professores para discussão dos conceitos ligados a Educação

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS Projeto Trânsito Atenção Pela Vida Ipezal/Angélica MS Maio 2015 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. IPEZAL/ANGÉLICA-MS. PROFESSORES RESPONSÁVEIS Clarindo

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 0/0 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 ÍNDICE - Introdução...

Leia mais

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde Nas séries iniciais do ensino fundamental, o currículo enfatiza a assimilação de conceitos e busca desenvolver as estruturas cognitivas. Ele procura fornecer aos alunos condições necessárias para aprendizagens

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO O PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO tem como missão junto ao meio ambiente, minimizar os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos em áreas de preservação

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2015/2016 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

Projeto Curricular de Escola

Projeto Curricular de Escola Projeto Curricular de Escola QUADRIÉNIO 2014-2018 Somos aquilo que comemos. Hipócrates Cooperativa de Ensino A Colmeia 2 Índice Introdução... 4 Identificação do Problema... 5 Objetivos... 6 Estratégias/Atividades...

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O pé de maçã 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O pé de maçã faz parte

Leia mais

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO O Orfanato Evangélico, através do Projeto Boa Semente, desenvolveu atividades direcionadas as crianças de 1 mês a 1 ano de idade,

Leia mais

Fortalecer Comunidades - Unir Continentes EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Fortalecer Comunidades - Unir Continentes EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Fortalecer Comunidades - Unir Continentes EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO APRESENTAÇÃO O Projeto Trânsito e Cidadania por meio do engajamento e a sinergia entre o Rotary Club de Florianópolis, alunos, professores,

Leia mais

Finanças também é coisa de criança!

Finanças também é coisa de criança! Finanças também é coisa de criança! Educação Financeira Para Crianças Finanças também é coisa de criança! Finanças também é coisa de criança! é um jogo vivencial, onde as crianças se divertem, aprendem

Leia mais

Sumário. I. Apresentação do Manual. II. A Prevenção de Acidentes com Crianças. III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre

Sumário. I. Apresentação do Manual. II. A Prevenção de Acidentes com Crianças. III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre Sumário I. Apresentação do Manual II. A Prevenção de Acidentes com Crianças III. Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre IV. Como a Educação pode contribuir para a Prevenção de Acidentes no Trânsito V. Dados

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

Banco de Boas Práticas

Banco de Boas Práticas Banco de Boas Práticas Nome do Projeto Práticas Educativas Sustentáveis Objetivos - Desenvolver práticas sustentáveis nas atividades escolares, atráves dos projetos realizados nas disciplinas: Ciências,

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE PESQUISA AÇÃO: ACOMPANHANDO OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Rafaela Souza SANTOS, Valquiria Rodrigues do NASCIMENTO, Dayane Graciele dos SANTOS, Tamíris Divina Clemente URATA, Simara Maria Tavares

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 01/2014 ANEXO II PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOS EMPREGOS (Ciências) (Ensino Fundamental) ATRIBUIÇÕES proposta da escola. fixando metas, definindo objetivos.

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais