Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo"

Transcrição

1 Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo (Edição:Ano Fiscal de 2015) O que é o seguro de cuidados de longo prazo? Com o advento de uma sociedade que está sem dúvida envelhecendo, o número de pessoas no Japão que precisam de cuidados continua aumentando, e as pessoas estão achando cada vez mais difícil cuidar por conta própria de membros da família de idade avançada. O programa de seguro de cuidados de longo prazo tem como objetivo reduzir as preocupações acerca da possível necessidade de cuidados, além de criar uma sociedade que valorize o apoio mútuo e na qual tanto os que oferecem cuidados, como os que os recebem, gozem de paz de espírito. Seguro de Cuidados de Longo Prazo Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos Cidade de Kawasaki

2 Revisão do sistema do Seguro de Cuidados de Longo Prazo- Ano Fiscal de 2015 A partir de abril de 2015 O valor do prêmio do seguro de longo prazo foi revisado As regras foram alteradas para acomodar o aumento do valor dos custos (benefícios) com cuidados de longo prazo. O critério para cadastrar-se numa instalação do bem-estar social que oferece cuidados para idosos (casa de cuidados especiais para idosos) está mudando. Via de regra, novos admitidos serão requisitados a ter certificados com nível de cuidados de 3 ou mais. Os benefícios dos cuidados de longo prazo foram revisados As cota-partes arcadas pelos usuários no uso de serviços serão revisadas. A partir de agosto de 2015 Para usuários que tiverem rendimentos superiores a um nível específico, as cota-partes serão revisadas para um nível de 20%. Para usuários que tiverem rendimentos superiores a um nível específico, as cota-partes arcadas no uso de serviços serão revisadas de 10 para 20%. Baseado no sistema revisado, será emitido um certificado de cota-parte do seguro de cuidados de longo prazo. A cota-parte arcada pelo usuário (10 ou 20%) constará no certificado de cota-parte do seguro de cuidados de longo prazo. O teto em serviços de altos custos do seguro de cuidados de longo prazo (cuidados preventivos) será igualmente revisado. Uma nova categoria, chamada de pessoas com rendimentos no mesmo nível de pessoas ativas no trabalho, será introduzida visando definir níveis de encargos dos usuários de cuidados de longo prazo com altos custos (cuidados preventivos). O valor anual das cota-partes arcadas individualmente com cuidados médicos de alto custo e serviços de cuidados (inclui serviços de cuidados preventivos) será revisado. O valor anual das cota-partes arcadas individualmente com cuidados médicos de alto custo e serviços de cuidados (inclui serviços de cuidados preventivos) de pessoas com menos de 70 anos será revisado a partir do período de agosto de Pré-requisitos para subsídios de custos (serviços de cuidados para pessoas específicas) com refeições e moradia daqueles que tem baixos rendimentos e que usam as instalações serão revisados. Caso seu cônjuge pague impostos residenciais e as economias excedam um certo valor, não estará mais apto a receber custos para refeições e moradia (serviços de cuidados para pessoas específicas).

3 Recomendações para o uso apropriado do cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo Nota: Tenha os seguintes pontos em mente em relação ao seu cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo: Depois de receber o seu cartão de adesão, verifique se as informações impressas estão corretas. Se houver algum erro, informe imediatamente. Guarde o seu cartão em um lugar seguro e conveniente para poder mostrá-lo ao seu provedor de serviços sempre que precisar de cuidados/assistência ou usar o cartão para outros serviços. Se alguma das informações escritas no seu cartão mudar, leve o cartão e apresente uma notificação à cidade dentro de até 14 dias depois da mudança. Não é possível usar cópias de seu cartão de adesão, apenas o original, quando solicitar cuidados/assistência e/ou serviços. Não empreste o seu cartão de adesão a ninguém nem pegue o cartão de alguém emprestado. Se um segurado perder a elegibilidade por mudança de cidade ou falecimento, é preciso registrar uma notificação e devolver o cartão de adesão imediatamente. Se perder o cartão de adesão ou se ele estiver danificado ou sem condições de uso, solicite um novo cartão. Dirija as dúvidas e notificações sobre o seu cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo ao serviço de atendimento do respectivo seguro na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. A diferença entre os cartões de adesão do seguro de cuidados de longo prazo e do seguro de saúde Cartão de adesão de seguro de cuidados de longo prazo É preciso apresentar o cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo ao solicitar o serviço de cuidados/assistência. Uma pessoa acamada ou que sofra de demência também deve mostrar o seu cartão de adesão (e a partir de agosto de 2015, o Certificado de Cota-parte do Seguro de Cuidados de Longo Prazo) ao provedor de serviços para usufruir dos serviços baseados no plano de cuidados, como cuidados de longo prazo, serviços de enfermagem ou fisioterapia, seja em casa ou em uma instituição. Cartão de adesão do seguro de saúde Para ser atendido caso tenha uma doença ou lesão, é preciso apresentar seu cartão de adesão do seguro de saúde no local de atendimento da instituição médica que está visitando para fazer exames, tratamento/terapia ou receber medicamentos.

4 Prêmios do seguro de cuidados de longo prazo Via de regra, os prêmios do seguro de cuidados de longo prazo devem ser pagos por todas as pessoas com 40 anos ou mais; porém, os procedimentos de pagamento são diferentes para as pessoas com 65 anos ou mais e para aqueles entre 40 e 64 anos. Os benefícios do seguro de cuidados de longo prazo são cobertos por prêmios do seguro e fundos públicos (consulte a tabela à direita); os prêmios de seguro para segurados com 65 anos de idade ou mais representam cerca de um quarto de todos os benefícios de seguro. Recursos financeiros dos benefícios do seguro de cuidados de longo prazo Prêmios de seguro para segurados com 65 anos ou mais: 24,3% Prêmios de seguro para segurados entre 40 e 64 anos: 28,0% Fundos do governo nacional/governo provincial de Kanagawa: 35,2% Fundos do governo da Cidade de Kawasaki: 12,5% Segurados com 65 anos ou mais (segurados da categoria 1) Prêmios do Seguro de Cuidados de Longo Prazo Os prêmios de seguro para as pessoas com 65 anos ou mais são divididos em 14 níveis segundo o seu nível de imposto residencial municipal (consulte as páginas 5 e 6). O governo municipal determina estes prêmios de seguro a cada três anos, depois de rever os planos financeiros que envolvem o seguro de cuidados de longo prazo, de acordo com os padrões indicados pelo governo nacional. Como pagar os seus prêmios do Seguro de Cuidados de Longo Prazo Via de regra, os prêmios de seguro para segurados que recebem uma pensão pública são deduzidos da sua pensão (um sistema conhecido como coleta especial). Contudo, os prêmios não podem ser deduzidos imediatamente das pensões de indivíduos que acabaram de completar 65 anos de idade ou que se mudaram recentemente para a Cidade de Kawasaki. (Leva cerca de oito meses para estas deduções começarem a ser aplicadas) Neste período, você deverá pagar os seus prêmios de seguro usando as faturas fornecidas ou por meio de transferência bancária (conhecida como coleta comum). Nota: Mesmo que um segurado tenha os prêmios de seguro da pensão deduzidos antes de mudar-se para a Cidade de Kawasaki, as deduções automáticas serão temporariamente interrompidas no decorrer do processo.

5 Redução/Isenção de prêmios do Seguro de Cuidados de Longo Prazo Se tiver 65 anos ou mais e estiver com dificuldades para pagar os seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo devido a um desastre ou razão semelhante, há programas de redução/isenção do prêmio do seguro de cuidados de longo prazo disponíveis. Consulte o serviço de atendimento de seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. Caso os pagamentos do prêmio do seguro de cuidados de longo prazo estejam atrasados Se os pagamentos de prêmio de seguro de cuidados de longo prazo estiverem atrasados sem nenhuma razão especial, o uso dos serviços será restringido. Notas: * Se não pagar os seus prêmios de seguro até o prazo final indicado, lhe será enviado um lembrete de pagamento. Se não pagar até a data de vencimento indicada no lembrete, uma taxa de extensão será acrescentada, de acordo com o número de dias do prazo final até a data do pagamento. * Se a falta de pagamento persistir por um longo período, seus ativos (por exemplo, suas economias) podem ser legalmente confiscados. Segurados entre 40 e 64 anos de idade (segurados da categoria 2) Segurados entre 40 e 64 anos de idade registrados no seguro de saúde pagam seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo em conjunto com os prêmios do seguro médico. O valor dos prêmios de seguro e o método de pagamento variam dependendo do tipo do seguro médico no qual os segurados se inscreveram. Segurados que podem usar o seguro de cuidados de longo prazo Os segurados da categoria 1 ou 2 que precisarem de cuidados por estarem fracos, acamados ou sofrendo da demência, etc., têm direito aos serviços do seguro de cuidados de longo prazo.. Nota: Segurados da categoria 2 devem ter uma das 16 doenças especialmente determinadas (tal como um distúrbio cerebrovascular) associada ao envelhecimento para ter direito aos serviços.

6 Como os prêmios são determinados para os segurados com 65 anos ou mais Segurados qualificados A pessoa está recebendo assistência pública ou um benefício de amparo a órfãos de guerra japoneses deixados para trás na China. O requerente é um recipiente de anuidade da previdência social por idade avançada, e todos os residentes no domicílio são isentos o imposto residencial municipal. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, e o requerente teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, mas o requerente não é nível 1 ou 2 e teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, mas o requerente não é nível 1, 2, ou 3. Os outros residentes no domicílio pagam o imposto residencial municipal, mas o requerente é isento e teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. O requerente é isento do imposto residencial municipal, não pertence ao nível 5 e os outros residentes no domicílio pagam o imposto. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu menos de em rendimento total durante o ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu ou mais de rendimento total no ano anterior. O rendimento total refere-se à soma de todo os rendimentos, inclusive pensões, salários e receitas de negócios depois de deduzidas as despesas necessárias dos ganhos.

7 * Os valores e cálculos mostrados em parênteses nos níveis 1 e 2 são os montantes reduzidos baseados nos decretos do governo que podem entram em vigor. Nível de rendimento Nivel 1 * Nivel 2 * Nivel 3 Nivel 4 Nivel 5 Nivel 6 Nivel 7 Nivel 8 Nivel 9 Nivel 10 Nivel 11 Nivel 12 Nivel 13 Nivel 14 Prêmios de seguro anuais 33,240 ( 29,920) 33,240 ( 29,920) 43,210 49,860 59,830 66,480 76,460 83,100 99, , , , , ,920 Valor mensal estimado 2,770 ( 2,493) 2,770 ( 2,493) 3,601 4,155 4,986 5,540 6,372 6,925 8,311 8,865 9,418 10,527 11,635 12,743 Em comparação com o valor padrão, seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo correspondem a: 0,5 vez (0,45 vez) 0,5 vez (0,45 vez) 0,65 vez 0,75 vez 0,9 vez Valor padrão 1,15 vez 1,25 vez 1,5 vez 1,6 vez 1,7 vez 1,9 vez 2,1 vez 2,3 vez O rendimento total prescreve-se pelo Artigo 292, Parágrafo 1-13 da lei tributária local.

8 Procedimentos para uso do seguro de cuidados de longo prazo Serviços de seguro de cuidados de longo prazo (é preciso ter uma autorização para receber cuidados/assistência) Pessoas que precisam de cuidado ou assistência Requisição de cuidados/ assistência* O requerente ou um membro da família solicita a autorização no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. Processo de autorização para cuidados/assistência* Entrevista de autorização e declaração do médico da família sobre a saúde geral Um examinador conduzirá uma entrevista para avaliar o estado mental e físico do requerente (a mobilidade física também é verificada). Resultados da entrevista de autorização Declaração do médico A prefeitura pedirá ao médico da família do requerente uma declaração por escrito sobre a sua condição geral. Programas de prevenção de cuidados (para segurados com 65 anos ou mais) Pessoas que atualmente não precisam de cuidados ou assistência Reconhecimento em tempo hábil de pessoas idosas que possam necessitar de cuidados ou assistência Avaliação usando os resultados da lista de verificação básica ( Lista de verificação de saúde cotidiana ) enviada aos segurados pelo correio Avaliação por programas de visitação de enfermeiro(a) da saúde pública e programas comunitários Avaliação usando informação de instituições relacionadas ou comunidades locais (cartas de médicos, assistentes sociais, clubes de terceira idade, etc.) Avaliação de pessoas não qualificadas para cuidados/assistência

9 * Se a pessoa ou um dos membros de sua família não puder solicitar o certificado de necessidade de cuidados ou assistência, é possível pedir para alguém fazê-lo em seu nome no Centro Comunitário de Assistência Abrangente. O custo do exame de certificação e do relatório de atendimento do médico será coberto pela cidade, então não há encargos para o paciente. Para os autorizados para cuidados de níveis 1 a 5 Comitê de triagem para autorização de cuidados Os médicos e especialistas em saúde e bem-estar determinam o nível dos cuidados necessários de acordo com os resultados da entrevista e a avaliação do médico. Resultados da autorização Cuidados nível 5 Cuidados nível 4 Cuidados nível 3 Cuidados nível 2 Cuidados nível 1 Assistência nível 2 Assistência nível 1 Não aplicável Você tem direito ao uso de serviços de cuidados do seguro de cuidados de longo prazo. Um plano de cuidados será preparado para você em um centro de apoio de cuidados domiciliares. Para os autorizados para assistência de nível 1 ou 2 Você tem direito ao uso de serviços preventivos de cuidados fornecidos pelo seguro de cuidados de longo prazo. Um Centro Comunitário de Assistência Abrangente preparará um plano de cuidados preventivos para você. Lista de verificação de saúde cotidiana (excerto) Você tem direito aos programas de prevenção de cuidados (consulte as página 14). No. Categoria Estilo de vida Pergunta É capaz de tomar o ônibus ou trem por conta própria? Faz as suas próprias compras de necessidades cotidianas? É capaz de fazer depósitos bancários e retiradas por conta própria? Visita casas de amigos? Sua família e amigos pedem conselhos a você? Resposta 0. Sim 1. Não 0. Sim 1. Não 0. Sim 1. Não 0. Sim 1. Não 0. Sim 1. Não Um Centro Comunitário de Assistência Abrangente lhe fornecerá um programa de gestão de cuidados preventivos (programas preventivos secundários). As pessoas que podem receber os serviços de programas de prevenção de cuidados (programas preventivos secundários) serão selecionadas com base na avaliação do quanto saudáveis estão Lista de verificação de saúde cotidiana.

10 Pessoas autorizadas para cuidados de níveis 1 a 5 Você tem direito ao uso de serviços de cuidados fornecidos pelo seguro de cuidados de longo prazo. Estes serviços ajudam os segurados que precisam de cuidados cotidianamente para manter ou melhorar a sua condição. Serviços domiciliares disponíveis Cuidados domiciliares (serviço de auxílio doméstico) Um(a) assistente de serviços domésticos visita a sua moradia para fornecer o cuidado físico e/ou auxiliar com pequenas tarefas. Serviço domiciliar de banho Um veículo equipado com um banheiro portátil vai até a sua moradia para fornecer serviços de banho. Assistência médica domiciliar De acordo com as instruções de um médico, um(a) enfermeiro(a) registrado(a) visita a sua moradia para fornecer tratamento e serviços de enfermagem. Reabilitação domiciliar Um(a) fisioterapeuta visita a sua moradia para oferecer reabilitação física. Conselho médico domiciliar Um(a) médico, dentista ou farmacêutico(a) visita a sua moradia para fornecer instruções ou conselhos médicos. Cuidados em instituição (serviço diurno) Uma instituição de atendimento diurno de serviços de cuidados fornece serviços como banho, provisão de refeições e reabilitação física. Atendimento de reabilitação (cuidados diurnos) Um(a) fisioterapeuta em um centro de saúde de cuidados para idosos ou instituição médica fornece reabilitação física. Cuidados com estadia de curto prazo (estadia curta) Cuidados cotidianos e fisioterapia são fornecidos durante a institucionalização de curto prazo em uma casa de saúde especial para idosos. Assistência médica com estadia de curto prazo (estadia curta) Cuidados e fisioterapia são oferecidos sob supervisão médica durante a institucionalização de curto prazo em centros de saúde para idosos.

11 Aluguel de equipamento de cuidados de saúde Cadeiras de roda, camas especiais (camas para cuidados), andadores etc. podem ser alugados se for necessário. Nota: Via de regra, as pessoas autorizadas para cuidados do nível 1 não têm direito de usar itens como cadeiras de rodas e camas especiais (camas para cuidados) que possam ser desnecessárias para o seu nível da necessidade. Reembolso por compra de equipamentos especiais para cuidados de saúde Parte das despesas incorridas pela compra de equipamentos para auxiliar no banho ou utilização do banheiro será reembolsada (o reembolso máximo por ano é de ). Notas: * Apenas equipamentos comprados dos distribuidores indicados são aplicáveis. * Há restrições nos itens que dão direito a reembolso, portanto verifique com antecedência para confirmar os detalhes. Reembolso por reforma de moradia Parte das despesas com reformas de moradia será reembolsada, por exemplo, para instalação de corrimões ou eliminação de diferenças em níveis de piso dos cômodos (o reembolso máximo é de ). Notas: * A requisição deve ser feita antes do início da reforma. Consulte o serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local antes de iniciar a construção. * Há restrições para os tipos de reforma que podem ser reembolsadas, portanto verifique com antecedência para confirmar os detalhes. * Os reembolsos por compra de equipamentos especiais para cuidados de saúde ou reforma de moradia são feitos depois do pagamento do custo total, e de fazer uma requisição mais tarde para receber um reembolso de benefício de seguro (80 ou 90 por cento do valor). Se pagar o valor total adiantado for difícil para você, use o programa de pagamento por procuração, no qual a companhia responsável pela reforma, etc., solicita o reembolso por procuração e você só precisa pagar 10 ou 20 por cento do valor total. Cuidados para pessoas admitidas em instituições especiais Casas de saúde pagas e outras instituições similares fornecem serviços de cuidados cotidianos e fisioterapia. Serviços de institucionalização Casas de cuidados e bem-estar (casas especiais para idosos) Os serviços são fornecidos a pessoas que precisam de cuidados constantes e que têm dificuldades para realizar atividades cotidianas em casa. Nota: Via de regra, novos admitidos serão requisitados a ter certificados com nível de cuidados de 3 ou mais. Instituições de saúde para idosos Fisioterapia e assistência cotidiana são oferecidas às pessoas de saúde estável e que necessitam de cuidados com ênfase na reabilitação física para que possam voltar às suas próprias moradias. Instituições de cuidados médicos (como casas de saúde/sanatórios) Cuidados, fisioterapia e tratamento médico são fornecidos sob supervisão médica aos que precisarem de tratamento médico de longo prazo.

12 Serviços comunitários Os serviços comunitários ajudam as pessoas que precisam de cuidados a terem uma vida tão independente quanto possível nas suas próprias comunidades. Via de regra, apenas os segurados que moram na Cidade de Kawasaki podem usar estes serviços. Assistência doméstica periódica rotativa/contínua Os serviços são fornecidos em plantões regulares durante o dia e à noite, ou em visitas ocasionais, segundo a necessidade. Cuidados domiciliares durante a noite Os serviços de cuidados de enfermagem domiciliares são fornecidos regularmente à noite, ou por chamada individual através de um sistema especial de notificação. Atendimento de cuidados em instituições para segurados com demência Os serviços de cuidado como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos em um centro de serviços de cuidados diurno para segurados idosos com demência. Cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala Os usuários visitam o centro principalmente para receber serviços. Dependendo da situação, os usuários podem passar a noite no local, ou o pessoal pode visitar a moradia destes. Serviços combinados (assistência/cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala) Os serviços são flexíveis para satisfazer as necessidades dos usuários e incluem uma combinação de serviços de cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala e outros cuidados domiciliares. Cuidados comunais para pessoas com demência (casas para grupos de pessoas) Serviços de cuidados como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos às pessoas com demência que estão em condição comparativamente estável e vivendo em conjunto com outras pessoas em uma casa para grupos. Cuidados em instituições comunitárias de bem-estar para idosos Os serviços de cuidados são oferecidos em casas especiais de pequena escala para idosos (com capacidade para até 29 pessoas) aos que precisam do cuidado constante cotidianamente e têm dificuldade com atividades diárias na sua própria moradia. Nota: Via de regra, novos admitidos serão requisitados a ter certificados com nível de cuidados de 3 ou mais. Pessoas autorizadas para assistência de nível 1 ou 2 É possível usar serviços de cuidados preventivos fornecidos por meio do seguro de cuidados de longo prazo. Estes serviços são oferecidos para ajudar as pessoas com uma necessidade comparativamente leve de manter ou melhorar a sua condição física e/ou mental. Serviços de cuidados preventivos disponíveis na moradia Visitas de cuidados (serviço de auxílio doméstico) Um(a) assistente doméstico(a) visita a moradia para ajudar a pessoa com pequenas tarefas.

13 Serviço domiciliar de banho Um veículo equipado com banheiro portátil vai até a moradia para fornecer serviços de banho. Serviço de cuidados domiciliares De acordo com as instruções de um(a) médico(a), um(a) enfermeiro(a) registrado(a) visita a moradia para fornecer tratamento médico e serviços de cuidados. Serviço de reabilitação domiciliar Um(a) fisioterapeuta visita a moradia para conduzir a reabilitação física. Orientação e aconselhamento para tratamento médico domiciliar Um(a) médico(a), dentista ou farmacêutico(a) visita a sua moradia para fornecer orientação ou conselhos médicos. Cuidados em instituição (serviço diurno) Os serviços de cuidado como banho, provisão de refeições e reabilitação física (ginástica, treinamento de resistência, etc.) são fornecidos em um centro diurno de serviços de cuidados. Atendimento de reabilitação (cuidados diurnos) A reabilitação física é oferecida por um(a) fisioterapeuta em um centro de saúde ou instituição médica para cuidados de longo prazo. Cuidados com estadia de curto prazo (estadia curta) Durante a institucionalização de curto prazo em uma casa de saúde especial para idosos, são fornecidos cuidados cotidianos, fisioterapia, etc. Assistência médica com estadia de curto prazo (estadia curta) Durante a institucionalização de curto prazo em um centro de saúde de cuidados de longo prazo, são fornecidos cuidados de enfermagem, fisioterapia, etc., sob supervisão médica. Aluguel de equipamento para o bem-estar É possível alugar equipamentos para bem-estar e prevenção de cuidados que sejam reconhecidos como necessários para o usuário. Nota: Via de regra, itens que sejam difíceis de considerar como essenciais para o nível da necessidade, tais como cadeiras de rodas e camas especiais (camas para cuidados) não são aplicáveis. Reembolso por compra de equipamentos especiais para bem-estar e prevenção de cuidados Parte das despesas incorridas com a compra de equipamentos de bem-estar para assistir no banho ou utilização do banheiro será reembolsada (o reembolso máximo por ano é de ). Notas: * Apenas equipamentos comprados dos distribuidores indicados são aplicáveis. * Considerando que os itens aplicáveis são restritos, verifique com antecedência para confirmar os detalhes.

14 O reembolso para reforma de moradia visa ajudar a evitar a necessidade de cuidados Parte das despesas com reformas de moradia será reembolsada, por exemplo, para instalação de corrimões ou eliminação de diferenças em níveis de piso dos cômodos (o reembolso máximo é de ). Notas: * A requisição deve ser apresentada antes de iniciar a reforma. Consulte o serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local antes de iniciar a construção. * Considerando que os itens aplicáveis são restritos, verifique com antecedência para confirmar os detalhes. * Para reembolsos por equipamentos especiais para prevenção de cuidados ou reformas residenciais, é preciso pagar primeiro o custo total e receber um reembolso (80 ou 90 por cento do valor) do benefício de seguro requisitado mais tarde. Se for difícil para você fazer o pagamento, use o programa de pagamento por procuração, no qual você só precisa pagar 10 ou 20 por cento do custo total. Cuidados para pessoas admitidas em centros especiais de prevenção de cuidados Cuidados cotidianos e serviços de fisioterapia são fornecidos em casas de saúde pagas e outras instituições semelhantes. Serviços comunitários de prevenção de cuidados Os serviços comunitários de prevenção de cuidados são planejados para ajudar os usuários a terem uma vida tão independente quanto possível na comunidade onde estão acostumados a viver. Via de regra, estes serviços podem ser usados apenas por segurados que vivem na Cidade de Kawasaki. Atendimento de cuidados em instituições para pessoas com demência Os serviços de cuidados cotidianos como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos em um centro diurno de serviços de cuidados para segurados idosos com demência. Cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala Este serviço tem o objetivo de prevenir a necessidade de cuidados, e os usuários visitam a instituição para receber serviços. Dependendo da situação, os usuários podem passar a noite no local, ou o pessoal pode visitar a moradia destes. Cuidados de enfermagem comunais para pessoas com demência (casas para grupos de pessoas) Com a meta de prevenção de cuidados, os serviços de cuidados cotidianos como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos às pessoas com demência que estão em condição comparativamente estável e vivendo em conjunto com outras pessoas em uma casa para grupos.. Nota: Só os autorizados para assistência do nível 2 têm direito a este serviço.

15 Serviços para pessoas não autorizadas a receber cuidados/assistência e reconhecidas como não qualificadas para autorização Programas de prevenção de cuidados (programas preventivos secundários) Os programas para prevenir a necessidade de cuidados são oferecidos às pessoas não autorizadas a receber cuidados/assistência, bem como àqueles autorizados cujos casos não foram considerados qualificados mas se julgam estar com a saúde frágil de acordo com a Lista de verificação de saúde cotidiana distribuída pela prefeitura. Para ter acesso aos serviços, inscreva-se no centro comunitário de assistência abrangente. Curso do programa combinado ambulatorial O objetivo do curso é melhorar a funcionalidade dos participantes na vida diária por meio de ginástica e alongamentos para prevenir quedas. Eles também aprendem sobre nutrição e em relação à função da cavidade bucal. Os participantes podem relaxar e saber que eles estão em boas mãos sob orientação de especialistas em cada área. Programas de prevenção de cuidado (programas de prevenção primários) Ikoi Genki Plaza (Praça de recreação e revitalização) Nas instalações Ikoi-no-Ie (Casa de recreação), são oferecidos semanalmente exercícios de desenvolvimento da força que ajudam a prevenir quedas e miniconferências que ajudam a prevenir a necessidade de cuidados. O programa, que tem seis meses de duração, é oferecido a pessoas com 65 anos ou mais que vivem na Cidade de Kawasaki, têm permissão de seus médicos para fazerem exercícios e não estão usando serviços de seguro de cuidados de longo prazo bem como não são designados em nenhum dos níveis de 1 a 5. Serviços para todos (Programas de prevenção de cuidados em cada distrito) Aulas de saúde e programas de apoio em grupo estão disponíveis para todas as pessoas com 65 anos ou mais. Para saber mais detalhes, entre em contato com o Setor de bem-estar e saúde comunitária na agência do distrito local. Setor de bem-estar e saúde comunitária das agências de distrito Código de área: 044 Distrito Kawasaki-ku Saiwai-ku Nakahara-ku Telefone Fax Distrito Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Telefone Fax Takatsu-ku

16 Custo dos serviços de seguro de cuidados de longo prazo Via de regra, o usuário arca com 10 por cento do custo dos serviços usados. Nota: Observe que as despesas de alguns serviços não são cobertas pelo seguro de cuidados de longo prazo. A partir de agosto de 2015 Aqueles com 65 anos ou mais cujo rendimento excede um certo valor são responsáveis por arcar com 20% (alterado de 10%) dos serviços de seguro de cuidados de longo prazo. Todos aqueles autorizados a receber cuidados/assistência terão emitidos um certificado da quota-parte arcada no seguro de cuidados de longo prazo que contém a porcentagem a ser paga por eles (10 ou 20%). A partir de agosto de 2015, os usuários necessitarão do cartão de adesão ao seguro de cuidados de longo prazo e também do certificado de pagamento do seguro de cuidados de longo prazo para ter acesso aos serviços. O certificado da quota-parte arcada no seguro de cuidados de longo prazo está previsto para ser enviado aos beneficiários em julho de Limite máximo de serviços de seguro de cuidados de longo prazo Um limite mensal é decidido segundo o nível de cuidados. Nota: Se forem usados serviços de cuidados acima do limite, o usuário deve arcar com a porção que exceda o valor indicado dos benefícios. Nível de cuidados necessários Assistência de nível 1 Assistência de nível 2 Serviços disponíveis Serviços de prevenção de cuidados Serviços comunitários de prevenção de cuidados Valor do limite mensal pontos (aprox ) pontos (aprox ) Cuidados de nível pontos (aprox ) Cuidados de nível 2 Cuidados de nível 3 Serviços domiciliares Serviços comunitários Serviços em instituições pontos (aprox ) pontos (aprox ) Cuidados de nível pontos (aprox ) Cuidados de nível pontos (aprox )

17 Programas de redução de taxa de serviço Benefício de serviços de cuidados de alto custo (prevenção de cuidados) Se o total de despesas de serviços acarretadas individualmente durante um mês exceder o limite indicado, um benefício de serviço por alto custo de cuidados (prevenção de cuidados) pode ser fornecido se requisitado, de acordo com o valor em questão. Nota: As despesas acarretadas individualmente na compra de equipamentos de bem-estar ou despesas de reforma para prevenção de cuidados não são cobertas. As pessoas qualificadas receberão uma notificação lembrando-os para se inscreverem. => O limite máximo dos encargo daqueles na categoria de pessoas com rendimentos no mesmo nível de pessoas ativas no trabalho será revisado a partir de agosto de Benefício de serviço de cuidados médicos e outros cuidados de alto custo (prevenção de cuidados) Se o total de despesas acarretadas individualmente por tratamento médico e serviços de cuidados no seguro de saúde e seguro de cuidados de longo prazo durante um ano exceder o limite indicado, um benefício de serviço por alto custo médico e cuidados (prevenção de cuidados) pode ser fornecido, se requisitado. Dentre aqueles que aderiram o Programa de Seguro de Saúde Nacional e Sistema Médico de Longevidade da cidade de Kawasaki, os qualificados serão notificados. (Faça o requerimento no serviço de atendimento do Seguro Médico que contém seus detalhes atualizados desde 31 de julho de 2015) => O limite máximo no total anual de encargos para aqueles acima de 70 anos será revisado a partir de agosto de Benefício de serviços de cuidados para pessoas específicas admitidas em instituições Caso aqueles que possuem rendimentos abaixo de um certo valor usarem os serviços das instalações, entre outros, mediante requerimento, terão especificado um teto de encargos de acordo com seus rendimentos e receberão uma redução parcial dos custos com moradia e refeições. => A partir de agosto de 2015, os rendimentos e economias dos cônjuges serão adicionados aos critérios para determinar os benefícios. Visão geral do sistema de redução de pagamento nos custos da corporação de bem-estar social Aqueles cujos rendimentos e patrimônios estão abaixo de um certo nível, e desejam usar serviços oferecidos por corporações de bem-estar social, mediante requerimento, estão qualificados para receber redução nos custos com o uso do serviço, moradia e refeições. Outros programas de redução de despesas acarretadas individualmente Para aqueles cujos rendimentos e patrimônios estão abaixo de um certo nível, e desejam usar os serviços, a cidade de Kawasaki possui um sistema próprio para reduzir custos de serviços bem como custos de moradia e refeições, mediante requerimento. Há programas de redução de custos para serviços que não foram mencionados acima. Para detalhes, faça uma consulta no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na prefeitura local ou Centro de Saúde e Bem-Estar Social de sua localidade.

18 O que é um centro comunitário de assistência abrangente? Este é um centro de consulta local para as pessoas idosas, onde enfermeiros(as) de saúde pública, supervisores de cuidados, assistentes sociais e outros profissionais oferecem serviços de orientação sobre cuidados, bem-estar, saúde, assuntos médicos e outros tópicos, para que os residentes de idade avançada possam ter uma vida independente na sua própria comunidade (cada centro é responsável por uma determinada comunidade local). Serviços principais Orientação e assistência abrangente, programas de direitos humanos Gestão de cuidados preventivos Suporte contínuo e abrangente de gestão Há serviços de orientação geral, inclusive sobre o seguro de cuidados de longo prazo, assim como vários programas de apoio da prevenção de violência e outras questões de direitos humanos. Os serviços de detalhamento de planos de cuidado para segurados autorizados para assistência e para segurados que participam de programas de apoio comunitário são desenvolvidos e avaliados. Centros Comunitários de Assistência Abrangente O suporte logístico da gestão de cuidados é oferecido para permitir que as pessoas idosas tenham vidas saudáveis na sua própria comunidade. Distrito Nome Telefone Fax Shion Koshun-en Kawasaki-ku Saiwai-ku Nakahara-ku Oshima Nakajima Kyomachi Viola Kawasaki Ojuen Daishi Chuo Fujisaki Daishi-no-Sato Kofuen Yumemigasaki Kashimada Shangri-la Minna-to-Kurasu Machi Saiwai Higashi Sumiyoshi Kodanaka Hirama-no-Sato Miyauchi Ida Todoroki

19 Distrito Nome Telefone Fax Takatsu-ku Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Waraku Suenaga Hidamari-no-Sono Mizonokuchi Hisasue Ki-no-Oka Re-Care Mukogaoka Mikado-so Washigamine Fujimi Plaza Restore Kawasaki Friend Shiboku Miyamaedaira Viola Miyazaki Nagasawa Soju-no-Sato Tamagawa-no-Sato Taiyo-no-Sono Suge-no-Sato Shukugawara Yomiuri Land Hana House Noborito Kakio Aruna-en Kurikidai Niji-no-Sato Katahira Yurigaoka Shinyuri Takaishi Nota: Peça informações no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local sobre o Centro Comunitário de Assistência Abrangente responsável por sua comunidade.

20 Para informações (Código de área: 044) Assunto da consulta; Distrito do seu local de residência Prêmios do seguro de cuidados de longo prazo Autorização de cuidados de longo prazo Serviços/Benefício s de cuidados de longo prazo Outros serviços não cobertos pelo seguro de cuidados de longo prazo (apoio a idosos) Número do fax Kawasaki-ku Daishi-chiku Tajima-chiku Saiwai-ku Nakahara-ku Takatsu-ku Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Departamento de Políticas para uma Sociedade Longeva, Secretaria de Saúde e Bem-estar Unidade de prêmios Unidade de autorização Unidade de benefícios Seção de Seguro de Cuidados de Longo Prazo Departamento de Saúde e Bem-estar Unidade comunitária de apoio abrangente Unidade de cuidados preventivos Unidade de cooperação médica (para pessoas com demência) Escritório de promoção de cuidados comunitários Nota: Informações sobre empresas que fornecem serviços de seguro de cuidados de longo prazo podem ser obtidas pela Internet. Serviço de informações de cuidado de longo prazo de Kanagawa Emitido em abril de 2015 Setor de Seguro de Cuidados de Longo Prazo, Departamento de Políticas para uma Sociedade Longeva, Secretaria de Saúde e Bem-estar, Cidade de Kawasaki

Olá. Seguro de Cuidados de Longo Prazo. Cidade de Kawasaki. Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos.

Olá. Seguro de Cuidados de Longo Prazo. Cidade de Kawasaki. Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos. Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo Seguro de Cuidados de Longo Prazo Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos Cidade de Kawasaki O que é o seguro de cuidados de longo prazo? Com o

Leia mais

TEL23-6682 FAX23-6520)

TEL23-6682 FAX23-6520) Prefixo da cidade de Okazaki/Nukata 0564 Seguro de Assistência (Kaigo Hoken), Serviços de Cuidado ao assegurado ( kaigo hoken / kaigo sabisu ) Subseção de Cuidados (Fukushi-kaikan, 1º andar TEL23-6682

Leia mais

10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência)

10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) 10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) Objetivo O Sistema do Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) foi introduzido em abril de 2000, com o intuito de contar com o suporte de toda a

Leia mais

Informações gerais de nossos programas

Informações gerais de nossos programas Informações gerais de nossos programas Informações gerais de nossos programas Esta publicação fornece informações gerais sobre as características mais importantes dos programas de Seguro Social, Supplemental

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Bem-vindo ao Guia de Solicitação de Ingressos para Torcedores de Países Participantes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1 DO QUE PRECISO

Leia mais

1-4 Auxílio de assistência à criança portadora de deficiência

1-4 Auxílio de assistência à criança portadora de deficiência Assistência 1. Assistência infantil 福 祉 Estão previstos os seguintes auxílios à criação infantil. Há também regiões que oferecem um sistema de pagamento peculiar. Detalhes podem ser obtidos no guichê responsável

Leia mais

14.Assistência ふく. 1-1 Auxílio infantil Veja [Nascimento Criação 4-4 Auxílio Infantil ] P199

14.Assistência ふく. 1-1 Auxílio infantil Veja [Nascimento Criação 4-4 Auxílio Infantil ] P199 14.Assistência ふく し 福 祉 1.Assistência infantil Estão previstos os seguintes auxílios à criação infantil. Há também regiões que oferecem um sistema de pagamento peculiar. Detalhes podem ser obtidos no guichê

Leia mais

Prefeitura de Kaita Cho

Prefeitura de Kaita Cho ポルトガル 語 Prefeitura de Kaita Cho Sistema do Seguro de Saúde nacional O sistema do seguro saúde nacional( Kokuho )é financiado pelas contribuições regulares do imposto dos associados saudáveis do kokuho,

Leia mais

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA No nosso país, o número de idosos que necessita de assistência

Leia mais

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA Na zona urbana incluindo a nossa cidade, até o ano de 2025 quando

Leia mais

Regulamentos e Critérios para Subsídios de Assistência Internacional

Regulamentos e Critérios para Subsídios de Assistência Internacional Regulamentos e Critérios para Subsídios de Assistência Internacional Os Subsídios de Assistência Internacional de LCIF oferecem financiamento para projetos de ajuda humanitária que são esforços de cooperação

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

GUIA DE APOIO. 2ª Rede de Proteção

GUIA DE APOIO. 2ª Rede de Proteção (Para trabalhadores em busca de emprego ) 2ª Rede de Proteção GUIA DE APOIO para pessoas que se encontram em dificuldades para sobreviver ou conseguir moradia devido ao desemprego Apoio à moradia Provisão

Leia mais

O conselho de administração da Fundação Contergan e a equipe do escritório gostariam de anunciar a seguinte notícia:

O conselho de administração da Fundação Contergan e a equipe do escritório gostariam de anunciar a seguinte notícia: Endereço: Fundação Contergan para pessoas portadoras de deficiência 50964 Colônia ENDEREÇO Sibille-Hartmann-Str. 2-8 50969 Colônia ENDEREÇO 50964 Colônia TEL +49 221 3673-3673 FAX +49 221 3673-3636 www.conterganstiftung.de

Leia mais

Depósito Directo. Uma Maneira Rápida, Segura e Confiável de Receber Pagamentos de Subsídio de Desemprego. Inscrêva-se por Telefone ou Web

Depósito Directo. Uma Maneira Rápida, Segura e Confiável de Receber Pagamentos de Subsídio de Desemprego. Inscrêva-se por Telefone ou Web Depósito Directo Uma Maneira Rápida, Segura e Confiável de Receber Pagamentos de Subsídio de Desemprego Inscrêva-se por Telefone ou Web A Divisão de Assistência de Desemprego (DUA) de Massachusetts tem

Leia mais

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 Decisão Administrativa Pública: O valor de benefícios não-salariais, ou benefícios em espécie, para empregados de empregadores isentos de imposto sobre

Leia mais

Aviso de Renovação de Licença de Cuidado Infantil Familiar

Aviso de Renovação de Licença de Cuidado Infantil Familiar Aviso de Renovação de Licença de Cuidado Infantil Familiar Sua Licença de Cuidado Infantil Familiar deve ser renovada e o EEC facilitou este processo para você. Basta seguir os passos abaixo: Preencha

Leia mais

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2 16.Pensão ねん きん 年 金 De acordo com o sistema de pensão oficial do Japão, todos os residentes entre 20 e 60 anos de idade são obrigados a se inscreverem na Pensão Nacional. Portanto, todas as pessoas com

Leia mais

GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - PRESTAÇÕES EM ESPÉCIE

GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - PRESTAÇÕES EM ESPÉCIE GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - PRESTAÇÕES EM ESPÉCIE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Doença Profissional Prestações em Espécie (N27 v4.09) PROPRIEDADE

Leia mais

Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama

Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama Edição 2015 Cidade de Yokohama 6a FASE DO PLANO DE BEM-ESTAR E SAÚDE DO IDOSO E DO PROJETO DE SEGURO DE AOS IDOSOS DA CIDADE DE YOKOHAMA O

Leia mais

SEGURO E APOSENTADORIA

SEGURO E APOSENTADORIA SEGURO E APOSENTADORIA SEGURO SOCIAL (SEGURO DE SAÚDE SOCIAL E SEGURO DE APOSENTADORIA SOCIAL) O Governo japonês administra o Seguro de Saúde Social e o Seguro de Aposentadoria Social ( ), a fim de garantir

Leia mais

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO Medicaid FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO O Medicaid é um programa de seguro saúde aprovado em 1965 como parte da Guerra à Pobreza. Ele é financiado em conjunto com recursos federais e estaduais, e representa

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 6 Pensão Mascote de Saitama KOBATON 1 Programa Nacional de Aposentadoria 2 Programa de Aposentadoria de Assistência Social Pelo sistema previdenciário do Japão, todas as pessoas são obrigadas

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

Orientações sobre utilização

Orientações sobre utilização Orientações sobre utilização Convênios Prezado conveniado, Atendimento Pró-família Você e seus dependentes podem contar com um convênio elaborado para atender suas necessidades. Com o Pró-família vocês

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estados-Membros devem garantir que todas as condições ou restrições

Leia mais

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS Obrigado por entrar em contato com Modern Immigration. Em breve, você vai descobrir o caminho para chegar ao Canadá. Este documento é para pessoas que querem estudar

Leia mais

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte:

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte: DEPARTAMENTO FINANCEIRO DA CORPORATE GIFTS O departamento financeiro da Corporate Gifts orgulha-se pela nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes um serviço seguro, preciso e imediato. Será um prazer

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 6 Pensão Mascote de Saitama KOBATON 1 Programa Nacional de Aposentadoria 2 Programa de Aposentadoria de Assistência Social Pelo sistema previdenciário do Japão, todas as pessoas são obrigadas

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Câmara Municipal das Caldas da Rainha

Câmara Municipal das Caldas da Rainha CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO REGULAMENTO PREÂMBULO O ano de 1999, foi proclamado pela O.N.U. como o Ano Internacional das Pessoas Idosas, tendo por lema Uma Sociedade para todas as Idades - Resolução 47/5

Leia mais

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON Í n d i c e Apresentação Sobre a ELETROS Sobre o Plano CD CERON Características do Plano CD CERON 3 4 5 6 A p r e s e n t a ç ã o Bem-vindo! Você agora é um participante do Plano CD CERON, o plano de benefícios

Leia mais

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Se você planeja viajar aos Estados Unidos e precisa solicitar o visto pela primeira vez ou quer renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

Plano de saúde do seu filho

Plano de saúde do seu filho 7 Plano de saúde do seu filho Neste capítulo, encontrará informações sobre o seguro de saúde do seu filho ou plano de saúde. Anexe a este capítulo uma cópia do folheto de coberturas do plano de saúde do

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS IDOSOS SUBSÍDIOS E AUXÍLIOS SAÚDE E LAZER. Prefeitura Municipal de Iwata Setor de Promoção à Longevidade

ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS IDOSOS SUBSÍDIOS E AUXÍLIOS SAÚDE E LAZER. Prefeitura Municipal de Iwata Setor de Promoção à Longevidade ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS IDOSOS SUBSÍDIOS E AUXÍLIOS Subsídio Social para Idosos Estrangeiros Pagaremos o subsídio no valor de 10.000 por mês, para a pessoa que esteja residindo no município há mais de 1

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Incentivos à contratação

Incentivos à contratação Incentivos à contratação A empresa poderá beneficiar de incentivos quando pretende contratar novos trabalhadores. Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem

Leia mais

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Quais são os meios de pagamento aceitos? Nas Fases de Vendas nº 1 e nº 2, é possível realizar pagamentos para compra de Ingressos pelos seguintes meios: - Cartão de pagamento - VISA - Outros cartões

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE Elaborado por: Ana Paula de Menezes Assistente Social da CASSIND APRESENTAÇÃO A internação domiciliar ou home care é compreendida como a instalação de uma estrutura

Leia mais

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!!

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! Como em qualquer segmento, quando fazemos uma licitação muitas vezes nos deparamos com propostas que aparentemente oferecem os mesmos serviços,

Leia mais

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS Exercício 1 Construa o modelo Entidades-Relacionamentos a partir da seguinte descrição do sistema: Uma empresa de venda de automóveis retende implementar um sistema

Leia mais

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Plano GC1 - Complementar Manual válido para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015 O presente manual não substitui as Condições Gerais, Especiais

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) <Proposta>

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) <Proposta> ポルトガル 語 Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) Da revisão do plano 1.Contexto e objetivos Tendo como base o ápice do ano de 2008, quando

Leia mais

Plano Saúde Complementar

Plano Saúde Complementar Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2013-2014 PROTOCOLO UNIVERSIDADE DE ÉVORA Plano Saúde Complementar Manual válido para o período de 01/09/2013 a 30/09/2014 O presente manual não substitui

Leia mais

BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR 1 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Nome: NIF: Data de nascimento / / Estado Civil: NISS: Cartão Cidadão n.º Válido até: / / Nacionalidade: Natural de: Filiação:

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE PERMANENTE

GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE PERMANENTE Manual de GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE PERMANENTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Serviço de Verificação

Leia mais

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2013/2014 Plano GC1 - Complementar

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2013/2014 Plano GC1 - Complementar Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2013/2014 Plano GC1 - Complementar Manual válido para o período de 01/10/2013 a 30/09/2014 O presente manual não substitui as Condições Gerais, Especiais

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 1 1. A Certificação por Prova é destinada a profissionais de Previdência Complementar Fechada que atuem na área de Contabilidade. IMPEDIMENTOS 2. O candidato

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

REQUERIMENTO. Apoio Social às Famílias

REQUERIMENTO. Apoio Social às Famílias REQUERIMENTO Apoio Social às Famílias Data Entrega Requerimento: / / Data Entrega documentos: / / N.º de processo: Informação técnica: Valor a conceder: Tipo de apoio a conceder: Despacho: / / O Presidente

Leia mais

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente.

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente. TERMO DE UTILIZAÇÃO Modificações deste termo A Host Empresa se reserva ao direito de adicionar, excluir ou modificar qualquer cláusula deste termo a qualquer momento. Você concorda que se comprometerá

Leia mais

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 Revisão: 04 Data: 05/12/05 Página 1 de 5 ÒOWLPD $OWHUDomR Alterado os itens: transporte aéreo, telefonemas e comprovantes. )LQDOLGDGH Estabelecer e manter procedimentos para orientar

Leia mais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais 22.04.2015 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten), deve

Leia mais

Moving at labour market

Moving at labour market Moving at labour market Checklist Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida neste Website vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização

Leia mais

Comitê Consultivo Governamental

Comitê Consultivo Governamental Comitê Consultivo Governamental Regras de auxílio viagem do GAC 23 de junho de 2015 Histórico O orçamento da ICANN determinou o auxílio viagem para 30 membros do GAC em cada encontro da ICANN. Esses membros

Leia mais

GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS

GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS O que é o Projeto de Pesquisa de Tratamento de Doenças Crônicas Infantis Específicas? Dentre as

Leia mais

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista SALÁRIO 11 SALÁRIO Kyuuryou O salário deve ser pago conforme os cinco princípios citados abaixo. Para ter certeza sobre os procedimentos adotados para pagamento de salários, peça ao empregador uma cópia

Leia mais

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de 1 www.santahelenasuade.com.brmecanismos de Regulação 2 A CONTRATADA colocará à disposição dos beneficiários do Plano Privado de Assistência à Saúde, a que alude o Contrato, para a cobertura assistencial

Leia mais

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos.

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos. ESTIMADO MORADOR, SAUDAÇÕES! ESTA É A CARTILHA QUE A CDHU PREPAROU PARA FALAR DO IMÓVEL QUE VOCÊ ESTÁ ADQUIRINDO, COM INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CONTRATO COM A CDHU. Aqui você vai encontrar esclarecimentos

Leia mais

bem salário de companhia através do através da site do Ministério da Receita Nacional.

bem salário de companhia através do através da site do Ministério da Receita Nacional. 0 bem salário de companhia através do Método uso da Home da Declaração Page do Definitiva Ministério do da Imposto Receita Nacional. de renda para assalariados, através da site do Ministério da Receita

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE FUNERAL

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE FUNERAL Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/8 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Funeral (4003 v4.15) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

Seguro de Saúde. Resumo / Manual do Utilizador MUSSOC. PLANO MUT Base. O presente manual não substitui as Condições Gerais,

Seguro de Saúde. Resumo / Manual do Utilizador MUSSOC. PLANO MUT Base. O presente manual não substitui as Condições Gerais, Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador MUSSOC PLANO MUT Base O presente manual não substitui as Condições Gerais, Especiais e Particulares aplicáveis nos presentes contratos. Rua Castilho, nº39-12ª,

Leia mais

Pedido de Microfilmes

Pedido de Microfilmes Pedidos de Microfilmes Online Pedido de Microfilmes Com o Pedido de Filmes Online, você pode pedir microfilmes e microfichas constantes no catálogo em FamilySearch.org. Esses microfilmes são então emprestados

Leia mais

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 UD004110B-MioloGuiaPlanoUnimedBH15x21.indd 1 2 Bem-vindo ao Plano de Previdência

Leia mais

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS Obrigado por entrar em contato com Modern Immigration. Em breve, você vai descobrir o caminho para chegar ao Canadá. Este documento é para profissionais: médicos,

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012 1 MODALIDADES E PROGRAMA 1. A certificação está dividida em duas categorias, correspondendo cada qual à uma determinada ênfase no conjunto

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Lista de verificação antes da partida. Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego

Lista de verificação antes da partida. Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego Lista de verificação antes da partida This project has been funded with support from the European Commission. This document reflects the views only of the author,

Leia mais

Proposta de Regime de Previdência Central não Obrigatório. Fundo de Segurança Social

Proposta de Regime de Previdência Central não Obrigatório. Fundo de Segurança Social Proposta de Regime de Previdência Central não Obrigatório Fundo de Segurança Social 2014 1 1. Contexto da Proposta 2. Conteúdo da Proposta 3. Articulação entre os Planos Privados de Pensões e o Regime

Leia mais

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Plano GC1 - Complementar

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Plano GC1 - Complementar Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Plano GC1 - Complementar Manual válido para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015 O presente manual não substitui as Condições Gerais, Especiais

Leia mais

INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR 1. DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR: 1.1. A assistência domiciliar caracteriza-se pela prestação de serviços médicos e terapias adjuvantes na residência do paciente

Leia mais

Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento

Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento UHN Planning your Discharge Portuguese Informação para pacientes e familiares Este panfleto contém informações sobre: como funciona a

Leia mais

Estudo de Caso 1: Sistema de Controle de Cinema

Estudo de Caso 1: Sistema de Controle de Cinema Estudo de Caso 1: Sistema de Controle de Cinema Desenvolva o diagrama de casos de uso sabendo que: I. Um cinema pode ter muitas salas, sendo necessário, portanto, registrar informações a respeito de cada

Leia mais

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 PLANO NÃO COMPLEMENTAR ALUNOS Manual válido para o período de 01/09/2013 a 30/09/2014 O presente manual não substitui as Condições Gerais,

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

Como que você acumula créditos

Como que você acumula créditos Como que você acumula créditos 2014 Como que você acumula créditos Você qualifica para benefícios de Seguro Social ganhando créditos quando você trabalha num emprego e paga impostos de Seguro Social. Os

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

FISCO. Saúde. Liberação. de Procedimentos. Seriados GUIA DE PROCEDIMENTOS ANS 41.766-1

FISCO. Saúde. Liberação. de Procedimentos. Seriados GUIA DE PROCEDIMENTOS ANS 41.766-1 FISCO Saúde ANS 41.766-1 Liberação de Procedimentos Seriados GUIA DE PROCEDIMENTOS Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços,

Leia mais