SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS"

Transcrição

1 1 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Introdução Um Sistema Operacional também chamado de software básico, é um gerenciador da parte física da máquina (Hardware) assim como a parte lógica que são os softwares. Os sistemas operacionais podem ser classificados como: Monotarefa (Monoprogramáveis) ou Multitarefas (Multiprogramáveis) Monousuário ou Multiusuários. Componentes de um S.O. Os S.O. são softwares complexos contendo vários programas e recursos, dentre os quais pode se destacar dois: Interface e Kernel Interface: é o modo como o sistema se apresenta para o usuário, como terá sua interação, sendo de dois modos: Uma interface de texto, no qual o usuário executa todas as tarefas através de comando de teclados conhecido com SHELL. Fique ligado! O Windows 7 e 8 possuem um prompt de comando mais poderoso chamado PowerShell. Um novo shell de linha de comando e linguagem de scripts desenvolvido especialmente para administração de sistemas. Incluído no Microsoft.NET Framework, o Windows PowerShell é útil para profissionais de TI responsáveis pelo controle e automação da administração de sistemas operacionais Windows e dos aplicativos que executam em tais plataformas.

2 2 O outro modo é chamado de GUI (Interface Gráfica para Usuário), que como o próprio nome diz é um modo gráfico de interação com o sistema. Kernel: por ser o núcleo do sistema é o software mais importante. É através dele que o sistema controla toda a execução do processador e acesso à memória principal, determinando quantidade de execuções e dividindo o acesso e armazenamento na memória RAM, além de ser responsável pela atualização e licenciamento do software. Fique ligado! O kernel, código fonte, no sistema da Microsoft é fechado, sendo que para um usuário obter o Windows é necessário que ele pague pelo software, caso contrário, o sistema instalado não passa de um software pirata. Já o sistema operacional Linux possui o seu código fonte, o kernel, aberto, sendo assim um software GPL (Licença Pública Geral), ou seja, um software livre. Sistemas de Arquivos Conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permite o Sistema Operacional gerenciar o modo como os arquivos são gravados, lidos e acessados. Existem vários tipos de sistemas de arquivos, sendo que aqueles mais cobrados em provas de concursos públicos são: FAT32 (File AllocationTable) Tabela de Alocação de Arquivos de 32 bits, usando como sistema padrão nos sistemas do Windows 95, 98, Windows ME. NTFS (New Technology File System) Sistema de Arquivo de Nova Tecnologia que foi criado com o propósito de proporcionar mais segurança dos dados como a criptografia e o suporte de grande volumes de dados. Esse sistema é usado como padrão no Windows NT, Windows 2000, XP, 2003 Server, Vista, Windows 7 e 8. Fique ligado! É dado o direito do usuário utilizar nos sistemas do Windows que utilizam o NTFS a possibilidade de utilizar sistemas de arquivos FAT32 mas não o contrário.

3 3 Nomenclatura de Arquivos Os nomes dos arquivos (nome + extensão) podem ter no máximo 255 caracteres sendo que nem todos caracteres pode ser usados. Apenas esses são considerados caracteres inválidos: / \ <> : *? Os caracteres * e? são chamados de curingas, pois são usados para substituir outros caracteres em uma busca seja ela feita no próprio computador ou em uma rede. As extensões abaixo são mais cobradas em provas. docx dot xlsx xlt pptx pps eml mdbx odt ods odp rtf pdf zip rar exe txt jpeg/jpg bmp gif tif avi mpeg mp4 mp3 wav bat com dll htm/html sys Documento de texto do MS Word Modelo de documento do Word Planilha do MS Excel Modelo de planilha do Excel Arquivo de apresentação do Power Point Arquivo de apresentação de slide Arquivo de correio eletrônico Banco de dados do Access Documento de texto Libre Office Writer Planilha do Libre OfficeCalc Apresentação do Libre Office Impress Arquivo de texto do WordPad Arquivo do Adobe Arquivo compactado Arquivos executáveis Arquivos de texto simples Arquivo de imagem Arquivo de imagem Arquivo de imagem Arquivo de imagem Arquivo devídeo Arquivo devídeo Arquivo devídeo Arquivo deáudio Arquivo deáudio Arquivo de lote Arquivo executável de ambiente não-gráfico Arquivo debiblioteca Documento da internet Arquivo de sistema

4 4 Área de Trabalho A Área de Trabalho tem algumas novidades no Windows 7. Gadgets O Windows contém miniprogramas chamados gadgets que oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência. Os gadgets da área de trabalho mantêm as informações e as ferramentas disponíveis para você usar. Além dos Gadgets o Windows 7 contém funções chamadas de Aeros: SNAP Um novo jeito de redimensionar as janelas abertas, simplesmente arrastando-as para as bordas da tela. Dependendo de onde o usuário arrastar uma janela, será possível expandi-la verticalmente, colocá-la na tela inteira ou exibi-la lado a lado com outra janela.

5 5 PEEK O Peek dá ao usuário o poder da visão de raio X, para que possa enxergar através de outras janelas abertas na área de trabalho do Windows 7. Basta apontar para a extremidade da barra de tarefas, para ver as janelas abertas ficarem transparentes na hora, revelando todos os ícones e gadgets ocultos. Para mostrar rapidamente uma janela escondida, aponte para a sua miniatura na barra de tarefas. Agora, apenas essa janela aparece na área de trabalho.

6 6 SHAKE Precisa encontrar uma só janela? Basta clicar na parte de cima de painel e sacudir o mouse. Pronto! Todas as janelas abertas desaparecem, exceto a que você escolheu. Sacuda de novo - e todas as janelas voltam. FLIP (Efeito Carrocel) Através da combinação de teclas winkey + Tab, o usuário pode alternar entre as janelas através de um efeito carrocel.

7 7 Personalização do Desktop Escolhendo pelo tema, o usuário consegue mudar e personalizar, de modo fácil e prático, a área de trabalho Fique ligado! A resolução continua com a mesma ideia dos sistema anteriores. Como a resolução de tela mede a quantidade de informação que caberá na tela, significa que quanto maior for a resolução, menor será o tamanho dos ícones e maior a quantidade deles. Botão Iniciar Com um novo formato e mais prático pode-se destacar, sem dúvida, é a função de pesquisar inserida diretamente no Botão Iniciar, que também pode ser acionada pela combinação de teclas (winkey+f) exibindo com isso uma janela de pesquisa com as seguintes funções: Operadores de pesquisa (Pesquisa avançada) AND OR NOT Usado para adicionar um ou mais atributo. Ex: John AND Paul AND George AND Ring Usado para indicar uma alternância. Ex: John OR Paul Usado para negar um atributo. Ex: John AND Paul AND George AND Ring NOT Yoco Filtros de pesquisa Os filtros de pesquisa são um novo recurso do Windows 7 que tornam a pesquisa de arquivos por propriedade (como autor ou tamanho do arquivo) muito mais fácil. Data - Especificar uma data Tamanho - Tamanho especificado sempre em KB Tipo - Qual tipo de arquivo (texto, planilha, apresentação, imagem, vídeo...) Conteúdo - Determinar o conteúdo de um arquivo

8 8 Gerenciador de Arquivos Windows Explorer Em seu layout o a janela é divida em duas partes sendo que a janela esquerda chamada de Painel de pastas, só exibi as unidades e pastas. Fique ligado! Arquivo nunca será exibido na janela à esquerda, apenas do lado direito. As subpastas podem apresentar os sinais ( ) que quando clicadas apresentam outras subpastas modificando o sinal da mesma para ( ), que quando clicado estará escondendo as suas subpastas. Lixeira Pasta usada para alojar arquivos deletados. O tamanho padrão da Lixeira é 10% do HD, podendo aumentar ou diminuir conforme o usuário queira. A restauração de um item na Lixeira faz com que ele retorne ao seu local original. Se o usuário restaurar um arquivo que estava originalmente localizado em uma pasta excluída, o sistema cria uma pasta com o mesmo nome da pasta original em seu local original onde o arquivo será restaurado. Os itens excluídos de mídias removíveis (como disquetes, pen-drive) ou locais de rede, não serão armazenados na lixeira e sim excluídos permanentemente. A exclusão de um item da Lixeira o remove permanentemente do computador. Os itens excluídos da Lixeira não podem ser restaurados. O usuário também pode delear itens arrastando-os para a Lixeira. Se pressionar a tecla SHIFT enquanto arrastar, o item será excluído do computador sem ser armazenado na Lixeira. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira são excluídos permanentemente.

9 9 Quando a lixeira estiver completamente cheia, o Sistema Operacional Windows apaga o(s) arquivo(s) mais antigos para armazenar o novo item que está sendo excluído. Fique ligado! Quando se tem o disco rígido particionado, virtualmente se tem a mesma quantidade de lixeiras, ou seja, se o HD foi dividido em 2 unidades teremos então duas lixeiras. Painel de Controle Central de Ações É um local central para exibir alertas e tomar providências que podem ajudar a executar o Windows uniformemente. A Central de Ações lista mensagens importantes sobre configurações de segurança e manutenção que precisam da sua atenção. Os itens em vermelho na Central de Ações são rotulados como Importante e indicam problemas significativos que devem ser resolvidos logo, como um programa antivírus que precisa ser atualizado. Os itens em amarelo são tarefas sugeridas que você deve considerar executar, como tarefas de manutenção recomendadas. Se estiver tendo um problema com o computador, verifique a Central de Ações para ver se o problema foi identificado. Caso não tenha sido, você também pode encontrar links úteis para soluções de problemas e outras ferramentas que podem ajudar a corrigir problemas.

10 10 Central de Facilidade de Acesso A Central de Facilidade de Acesso é um local central onde você pode modificar configurações e programas de acessibilidade disponíveis no Windows. Você pode ajustar configurações que facilitam a visualização do computador, usar o mouse e o teclado e usar outros dispositivos de entrada. Você também pode responder a algumas perguntas sobre o uso diário do seu computador que ajudarão o Windows a recomendar configurações e programas de acessibilidade. Contas de Usuário Uma conta de usuário é uma coleção de informações que indicam ao Windows quais arquivos e pastas você pode acessar, que alterações pode fazer no seu computador e suas preferências pessoais, como a tela de fundo da área de trabalho ou o protetor de tela. As contas de usuário permitem que você compartilhe um computador com várias pessoas, enquanto mantém seus próprios arquivos e configurações. Cada pessoa acessa a própria conta com um nome de usuário e uma senha. Há três tipos de contas. Cada tipo oferece aos usuários um nível diferente de controle do computador: As contas padrão são para o dia a dia. As contas Administrador oferecem mais controle sobre um computador e só devem ser usadas quando necessário. As contas Convidado destinam-se principalmente às pessoas que precisam usar temporariamente um computador. Controle dos Pais É possível usar os Controles dos Pais para ajudar a gerenciar o modo como as crianças usam o computador. Por exemplo, é possível definir limites para a quantidade de horas que seus filhos podem usar o computador, os tipos de jogos que podem jogar e os programas que podem executar. Quando os Controles dos Pais bloqueiam o acesso a um jogo ou programa, é exibida uma notificação informando que o programa foi bloqueado. Seu filho pode clicar em um link na notificação para solicitar permissão de acesso a esse jogo ou a esse programa. É possível permitir o acesso inserindo as informações da conta.

11 11 Central de Sincronização A Central de Sincronização permite verificar os resultados de sua recente atividade de sincronização se você configurou o computador para sincronizar arquivos com um servidor de rede. Com isso, você consegue acessar cópias dos seus arquivos de rede mesmo quando o computador não está conectado à rede. A Central de Sincronização pode informá-lo se os arquivos foram sincronizados com êxito ou se há algum erro ou aviso de sincronização. A Central de Sincronização é projetada para ajudá-lo a sincronizar com arquivos em locais de rede. Se você desejar sincronizar um dispositivo móvel com seu computador, como um celular ou um player portátil de música, o Windows lhe oferece várias outras opções. Você pode instalar o software de sincronização que alguns fabricantes incluem em seu dispositivo ou pode usar o novo recurso Device Stage desta versão do Windows se o seu dispositivo tiver suporte para esse recurso. Central de Ações A Central de Ações é um local central para exibir alertas e tomar providências que podem ajudar a executar o Windows uniformemente. A Central de Ações lista mensagens importantes sobre configurações de segurança e manutenção que precisam da sua atenção. Os itens em vermelho na Central de Ações são rotulados como Importante e indicam problemas significativos que devem ser resolvidos logo, como um programa antivírus que precisa ser atualizado. Os itens em amarelo são tarefas sugeridas que você deve considerar executar, como tarefas de manutenção recomendadas. Conexões de RemoteApp e Área de Trabalho Conexões de RemoteApp e da Área de Trabalho é um recurso nesta versão do Windows que pode ser usado para acessar programas e áreas de trabalho (computadores remotos e computadores virtuais) disponibilizados para você pelo administrador da rede do seu local de trabalho. Informações e Ferramentas de Desempenho Informações e Ferramentas de Desempenho listam a pontuação básica do Índice de Experiência do Windows do computador, que indica o desempenho e a capacidade total do hardware do computador. A pontuação básica pode ajudálo a comprar programas que correspondem ao nível de desempenho do computador. A pontuação básica refere-se somente aos aspectos de desempenho do computador que afetam o modo como os recursos no Windows e em outros programas serão executados no computador, e não reflete a qualidade geral do computador. Opções de Indexação Indexar é a forma de criar índices para acessar os dados de forma mais rápida. Por padrão, todos os arquivos mais comuns do computador são indexados. Os locais indexados incluem todas as pastas nas bibliotecas (tudo o que você vir na biblioteca Documentos, por exemplo), e arquivos offline. Os arquivos que não forem indexados incluem arquivos de programas e arquivos de sistema; arquivos que a maioria das pessoas raramente precisa pesquisar.

12 12 Reprodução Automática Recurso usado para definir o tipo de software que irá executar as mídias automaticamente. Solução de problemas A Solução de Problemas no Painel de Controle contém vários programas que podem corrigir automaticamente alguns problemas comuns do computador, como problemas relacionados à rede, ao hardware e aos dispositivos, ao uso da Web e à compatibilidade de programas. Grupo Doméstico Grupo doméstico é um recurso para compartilhar dados e dispositivos entre usuários em uma rede privada. Central de Rede e Compartilhamento Com uma rede doméstica ou de pequena empresa, você poderá compartilhar uma conexão com a Internet ou uma impressora, exibir e trabalhar com arquivos compartilhados e jogar no computador com vários participantes. Ferramentas Administrativas Ferramentas Administrativas é uma pasta no Painel de Controle que contém ferramentas para administradores de sistema e usuários avançados. As ferramentas na pasta podem variar em função da versão do Windows que você está usando. Estas são algumas das ferramentas administrativas comuns incluídas nesta pasta: Serviços de Componentes. Configurar e administrar componentes COM (Component Object Model). Os Serviços de Componentes foram criados para uso dos desenvolvedores e administradores. Gerenciamento do Computador Gerencia computadores locais e remotos usando uma única ferramenta de área de trabalho consolidada. Com o Gerenciamento do Computador, é possível executar muitas tarefas, como monitoração de eventos do sistema, configuração de discos rígidos e gerenciamento de desempenho do sistema. Fontes de Dados (ODBC). Use ODBC (Open Database Connectivity) para mover dados de um tipo de banco de dados (uma fonte de dados) para outro. Visualizador de Eventos. Exiba informações sobre eventos importantes (como um erro de segurança ou a iniciação ou interrupção de um programa) que são registradas em logs de eventos. Iniciador iscsi. Configura conexões avançadas entre dispositivos de armazenamento em uma rede. Diretiva de segurança local. Exiba e edite as configurações de segurança da Diretiva de Grupo. Desempenho do Sistema. Exiba informações avançadas do sistema sobre a unidade de processamento central (CPU), a memória, o disco rígido e o desempenho da rede. Gerenciamento de Impressão. Gerencia impressoras e servidores de impressão em uma rede, além de executar outras tarefas administrativas. Serviços. Gerencia os diferentes serviços que são executados em segundo plano. Configuração do Sistema. Identifica problemas que podem estar impedindo a execução correta do Windows. Agendador de Tarefas. Agenda a execução automática de programas ou outras tarefas. Firewall do Windows com Segurança Avançada. Define configurações avançadas do firewall neste computador e em computadores remotos na rede. Windows Diagnóstico de Memória. Verifica a memória do computador para conferir se ele está funcionando corretamente.

13 13 Firewall do Windows Um firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede e impede ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall. Mesmo que você acredite que não há nada em seu computador que interessaria a alguém, um worm pode desabilitá-lo completamente, ou alguém pode usá-lo para ajudar a disseminar worms ou vírus para outros computadores sem seu conhecimento. Gerenciador de Credenciais O Gerenciador de Credenciais permite armazenar credenciais, como nomes de usuário e senhas que você utiliza para fazer logon em sites ou em outros computadores da rede. Com o armazenamento de credenciais, o Windows pode fazer logon automaticamente em sites ou outros computadores. As credenciais são salvas em pastas especiais no seu computador denominadas cofres. O Windows e programas (como navegadores da web) podem fornecer com segurança as credenciais nos cofres para outros computadores e sites. Ícones da Área de Notificações A área de notificações está localizada no lado direito da barra de tarefas por padrão, e ela contém ícones de programas que fornecem status e notificações sobre eventos como de entrada, atualizações e conectividade de rede. Ao instalar um programa, às vezes é possível adicionar um ícone para esse programa à área de notificação. Computadores novos frequentemente já possuem ícones na área de notificação, e alguns programas adicionam automaticamente um ícone à área de notificação durante a instalação. Você pode alterar os ícones e as notificações exibidos na área de notificação e, para alguns ícones especiais (chamados ícones do sistema), você pode escolher se eles serão mostrados. Você pode alterar a ordem dos ícones na área de notificação e a ordem de ícones ocultos, arrastando-os para a posição desejada. Opções de Energia O plano de energia é uma coleção de configurações de hardware e de sistema que gerenciam o uso da energia do computador. Você pode usar planos de energia para reduzir a quantidade de energia usada por seu computador, aumentar o desempenho ou equilibrar os dois. Recuperação Refere-se a opção de Restauração do Sistema, que deixa o sistema como estava quando for recuperado. Sensor de Localização e Outros Sensores Com o uso de sensores, os programas no computador podem personalizar informações e serviços com base no local atual do seu computador, seus arredores e mais. Por exemplo, com um sensor de localização e o seu computador, você pode encontrar um restaurante nas proximidades, obter o caminho para ele, enviar as instruções para um amigo e seguir as instruções em um mapa enquanto se encaminha para o destino. Os programas podem acessar informações a partir de um sensor, uma vez que ele esteja instalado e habilitado no computador. Os programas podem então armazenar ou usar essas

14 14 informações para ajudá-lo nas tarefas diárias ou para aprimorar sua experiência no computador. Para ajudar a impedir que todos os programas e contas de usuários acessem informações a partir de um sensor, você pode desabilitar o sensor. Como alguns programas podem enviar informações pessoais por conexões de rede, você pode habilitar ou desabilitar um sensor somente quando tiver feito logon no Windows com uma conta administrador. Sistema Você pode exibir um resumo de informações importantes sobre o computador abrindo Sistema no Painel de Controle. Você pode exibir informações básicas sobre o hardware, como o nome do seu computador, e pode alterar configurações importantes do sistema clicando nos links no painel esquerdo do Sistema. Windows Update As atualizações podem aperfeiçoar a segurança e o desempenho do computador. Atalhos F1 Ajuda Ctrl+C Editar Copiar Ctrl+X Editar Recortar (Mover) Ctrl+V Editar Colar Ctrl+Z Desfazer ação Ctrl+Y Refazer ação Delete Mover item selecionado para Lixeira Shift+Delete Excluir item permanentemente F2 Renomear Ctrl+Shift+seta direcional (qualquer uma) Seleciona bloco de itens Shift+seta direcional (qualquer uma) Seleciona itens um a um Ctrl+ seta direcional (qualquer Seleciona itens não-adjacentes uma)+espaço Ctrl+A Selecionar tudo F3 Procurar arquivo ou pasta Alt+Enter Exibir propriedade Alt+F4 Fechar/Sair da janela ativa Alt+Espaço Abrir atalho Ctrl+F4 Fechar documento ativo Alt+Tab Alternar entre itens abertos Ctrl+Alt+Tab Alternar entre janelas usando teclas direcionais Ctrl+Rolagem do mouse Alternar entre os modos de exibição Alt+Esc Alternar entre as janelas abertas F4 Exibir a barras de endereços Shift+F10 Exibir atalho do item selecionado Ctrl+Esc Abrir o menu Iniciar Alt+Letra sublinhada Exibir o menu correspondente F10 Ativar Barra de menu F5 Atualizar Ctrl+Shif+Esc Abrir o Gerenciador de Tarefas Ctrl+N Abrir nova janela Ctrl+Shif+N Criar Nova Pasta Alt+P Exibir Painel de Visualização Abrir/Fechar Menu Iniciar

15 15 + Pause + D + M + Shif+M + E + F + Ctrl+F + L + R + T + Número + Espaço + Tab + Ctrl+Tab + Seta prara cima + Seta para baixo + Home + P + G + U + X Abrir Propriedades do Sistema Exibir a Área de Trabalho Minimizar todas as janelas Restauras janelas minimizadas Abrir Windows Explorer Localizar Localizar um computador em uma rede Bloquear o computador ou alternar usuários Executar Alternar entre programas da barra de tarefas Alternar entre programas da barra de tarefas de acordo com sua posição Visualizar a Área de Trabalho Alternar entre itens abertos pelo efeito carrocel (Aero Flip) Alternar entre itens abertos pelo efeito carrocel (Aero Flip) usando as teclas direcionais Maximizar janela Minimizar janela Minimizar todas as janelas, exceto a ativa Escolher modo de exibição do vídeo Alternar entre Gadgets Abrir Central de Facilidade de Acesso Abrir Windows Mobility Center

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Daniel Gondim. Informática

Daniel Gondim. Informática Daniel Gondim Informática Microsoft Windows Sistema Operacional criado pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Sistema Operacional Programa ou um conjunto de programas cuja função

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para

Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para Starter: instalada em netbooks, possui recursos praticamente apenas para uso de e-mails e navegação na Internet; Home Basic: disponível apenas para mercados emergentes, dispõe de pouquíssimos recursos;

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows Baseado no material de André Wüst Zibetti Objetivos Obter noções básicas sobre o funcionamento

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte I

SIMULADO Windows 7 Parte I SIMULADO Windows 7 Parte I 1) Qual das seguintes definições melhor qualifica o Windows? (a) Um software para criação de planilhas eletrônicas (b) Um sistema operacional que faz a interface entre o usuário

Leia mais

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais:

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais: Curso Conexão Disciplina: Noções de Informática Material III: Lista de s do Windows (XP, Vista e 7) Professor: Leonardo P. Mezzomo Email: leomezzomo@hotmail.com Site: leomezzomo.xpg.com.br Tucuruí Pará

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

JEFERSONBS@GMAIL.COM

JEFERSONBS@GMAIL.COM COMPARAÇÃO ENTRE AS VERSÕES DO WINDOWS 7 Starter ¹ Home Basic ² Home Premium Professional Ultimate RECURSOS Starter Home Basic Home Professional Ultimate Premium As tarefas diárias são mais fáceis, com

Leia mais

Windows Vista Atalhos de Teclado:

Windows Vista Atalhos de Teclado: Atalhos para acessibilidade: Windows Vista Atalhos de Teclado: SHIFT da direita por 8 segundos - liga e desliga teclas de filtragem ALT esquerdo + SHIFT esquerdo + PRINT SCREEN (ou PrtScrn) - ativa e desativa

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CRONOGRAMA INFORMÁTICA TJ-SC Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br AULA 1 7 AULAS 2 E 3 PLANILHAS ELETRÔNICAS AULAS 4 E 5 EDITORES DE TEXTO AULA 6 INTERNET AULA 7 SEGURANÇA AULA 8 REVISÃO / EXERCÍCIOS

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 PRONATEC Tarefa Busca e Armazenamento Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 Professor Rogério Martins Soares Windows + D Mostra a Área de trabalho ou restaura todas as janelas. Windows + M - Minimiza

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: NOÇÕES DE INFORMÁTICA: CONFORME ITEM 1 DO EDITAL 1. Ambientes Windows XP e Windows 7 CONCEITOS BÁSICOS: Hardware: refere-se a todo equipamento físico de informática. Software: refere-se a parte lógica

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário MODEM USB LTE LU11 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Instalação... 4 3 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 8 5 Mensagens SMS... 10 6 Contatos...

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa.

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa. Janela do Windows Explorer Logo abaixo dos componentes que já conhecemos (barra de título, barra de menus e barra de ferramentas), existe uma divisão vertical, é a exibição de todas as pastas. Modos de

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7 Sumário Parte 1 Conhecendo o Windows 7 1 Explorando o Windows 7...................... 53 Fazendo logon no Windows 7.............................. 54 Explorando a área de trabalho..............................

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008)

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008) INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES (2012, 2011 e 2008) A apostila contém provas de Informática de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para os

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais