Primeiro Encontro de Usuários do Pergamum na UFF: MóduloCirculação. 23 julho 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeiro Encontro de Usuários do Pergamum na UFF: MóduloCirculação. 23 julho 2014"

Transcrição

1 Primeiro Encontro de Usuários do Pergamum na UFF: MóduloCirculação 23 julho 2014

2

3 AFASTAMENTOS: A inclusão e exclusão de afastamentos é restrita às chefias. A versão atual está permitindo ao auxiliar fazer isso pela consulta, mesmo sem acesso à rotina no menu lateral. Esta situação será corrigida na próxima versão. Os afastamentos inseridos manualmente devem ser padronizados: SIGLA S DA BIBLIOTECA. N. DO EXEMPLAR e DATA DO DÉBITO D dia/mês/ano. BLOQUEIO POR CARTEIRA VENCIDA: Alguns usuários vieram com bloqueio do sistema anterior. Este bloqueio pode ser tirado na aba Validade do cadastro que liberamos para os operadores. CAMPO PARA INCLUSÃO DO CURSO DO USUÁRIO: Sóserápossível depois que for feita a integração com o sistema acadêmico. CONFIRMAÇÃO DO EMPRÉSTIMO SEM A DATA DA DEVOLUÇÃO: Seráaberto um atendimento junto ao fornecedor para melhorar a visualização da informação na finalização do cadastro. Nossa sugestão: consultar o exemplar em Circulação de Materiais >> Consulta >> Exemplar. CONSULTA AO HISTÓRICO DE EMPRÉSTIMOS: O histórico pode ser visualizado e impresso pelo operador. Caminho: Circulação de Materiais >> Consulta >> Usuário DUPLICIDADE DE CADASTRO: A duplicidade éconseqüência dos erros existentes no sistema anterior. Éfundamental que seja feita uma verificação dos dados do cadastro do usuário para que inconsistências, principalmente CPF e e- mail errado sejam corrigidas. No Pergamum o código do usuário é o seu CPF dele. O sistema não permite a alteração do código, c mesmo que o número n do CPF seja corrigido no cadastro. Nestes casos é necessário fazer novo cadastro e unificar o cadastro antigo com o novo. Em alguns s casos o sistema não consegue unificar, então é necessário informar ao Suporte para as devidas correções. DUPLICIDADE DE OBRAS NA INTERFACE: Mesma situação do cadastro de usuários. Necessário informar ao Suporte para as devidas correções. AUTOMÁTICO DE COBRANÇA: Os parâmetros do sistema estão corretos. Necessário observar junto aos usuários. DE CONFIRMAÇÃO NO ATO DA RENOVAÇÃO ONLINE: O sistema já está enviando, com o assunto Informação Renovação.

4 EMPRÉSTIMO DE EXEMPLARES DE TÍTULOS CADASTRADOS QUE APARECEM COMO NÃO CADASTRADOS: Provavelmente são erros de parâmetro do empréstimo. Necessário printar a mensagem de erro e enviar para o suporte. ETIQUETAS DE BARRAS E LOMBADA: Dificuldades com a impressão devem ser informadas ao suporte. MATERIAIS QUE CONSTAM COMO NÃO CADASTRADOS NA UNIDADE: Provavelmente são erros de parâmetro do empréstimo. Necessário printar a mensagem de erro e enviar para o suporte. PERGAMUM X IdUFF: O projeto de integração com o sistema acadêmico da UFF via IdUFF, ainda precisa ser desenvolvido com a área técnica da STI. RELATÓRIO DE LIVROS BAIXADOS (DEVOLUÇÃO) - COM DADOS COMO DATA, UNIDADE, ETC. Relatório número 68. RELATÓRIOS POR CURSO: Só será possível depois que for feita a integração com o sistema acadêmico. RENOVAÇÃO DE LIVROS COM DATA VENCIDA: Não é um comportamento esperado do sistema. O suporte deverá ser comunicado com print de telas, caso aconteça a novamente. RESERVA E RENOVAÇÃO ONLINE - DIMINUIÇÃO DE PRAZOS: Não é necessário. Embora o sistema permita 3 renovações online ele bloqueia as renovações quando háh reserva para o título. ttulo. SOLICITAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS E DSI PELO MEU PERGAMUM: Parâmetros estão ok. Os serviços deverão ser configurados a partir da demanda das unidades. UNIFICAÇÃO DE USUÁRIO: Procedimento usado para unificar códigos c de usuário que foram criados em duplicidade na base. Somente o histórico de empréstimos é unificado. O comportamento esperado deste procedimento é o sistema avisar que a unificação foi realizada com sucesso. Caso não aconteça a o suporte deverá ser informado com os códigos c a serem unificados. Feita a unificação o código c errado poderá ser excluído

5 Como bloquear os usuários formados? Acessar o módulo Usuários/Unidade Organizacional > Cadastro > Situação / Instituição > Alterar para Afastado. Necessário ter a permissão em Parâmetros > Permissões de usuário > para poder alterar a situação do usuário na Instituição. Do contrário este campo fica bloqueado. Quando há integração com o sistema acadêmico é possível que esta informação seja carregada automaticamente, desde que alimentada no sistema de origem e estiver configurado para esta informação vir para o Pergamum.

6

7 Mensagens de bloqueio

8

9 Seria interessante no cadastro de usuário existir um campo para o curso! Na guia Unidade Organizacional Unidade Organizacional do cadastro do usuário é possível inserir o curso desde que este esteja alimentado no Pergamum ou integrado ao sistema acadêmico (se estiver integrado, esta informação é carregada automaticamente).

10 Afastamentos Podem ser aplicados pelo Sistema ou inseridos pela biblioteca (necessidade de um padrão). A inclusão e exclusão de afastamentos érestrita às chefias embora a versão atual esteja permitindo ao auxiliar fazer isso pela consulta.

11 CALENDÁRIO Acesso Restrito às s chefias e ao Suporte Possibilita que cada biblioteca marque o calendário de acordo com dias em que a biblioteca não realiza atendimentos: finais de semana e feriados. Empréstimo - Esta opção de calendário é responsável pelo cálculo do prazo de devolução. É indispensável marcar os domingos feriados e os dias que a biblioteca não realiza atendimentos. [Agendado pelo Suporte para todas unidades de acordo com o calendário escolar]. Reserva - Esta opção de calendário deve ser marcada por todas as bibliotecas que disponibilizam o serviço de reserva a seus usuários. É indispensável marcar os domingos feriados e os dias que a biblioteca não realiza atendimentos. [Agendado pelo Suporte para todas unidades de acordo com o calendário escolar]. Atendimento - Esta opção de calendário deve ser marcada por todas as bibliotecas que pretendem gerar estatística dos dias em que a biblioteca realizou atendimentos a seus usuários. Deverão ser assinaladas nesta opção as datas em que, eventualmente a biblioteca ficar fechada pelos mais motivos: falta de energia, falta de água, limpeza da biblioteca, etc... [Agendado pela Chefia da Biblioteca]

12 ALTERAÇÃO DE PRAZOS Acesso Restrito às s chefias Esta rotina permite realizar troca de datas de empréstimos em lote. Procedimento indicado para eventos que a biblioteca não agendou previamente no calendário. As alterações poderão ser: Por data: altera a data de devolução dos materiais de uma data previamente definida, pelo sistema, para uma outra data. A alteração é realizada para todos os empréstimos, de acordo com os filtros utilizados. ATENÇÃO: é necessário selecionar a unidade onde as datas serão alteradas com atenção, para não alterar na unidade errada!!! Por exemplar: altera a data de devolução de um exemplar específico.

13 Como responder e atender os serviços solicitados pelo "Meu Pergamum"? Necessário acessar Circulação de Materiais > Serviços > Visualizar os Filtros de pesquisa > Selecionar o respectivo serviço > determinar os filtros desejados (data, usuário, etc.) Clicar em Mostrar > ao encontrar o serviço > clicar sobre este > e alterar a situação deste serviço para Finalizado quando este tiver sido atendido. E paraencaminhar os serviços envie para o do usuário solicitante. Por exemplo, serviços de comutação, levantamento, ficha catalográfica. Obs: Configuração será feita de acordo com demanda das unidades!!!

14 COMO DAR ANDAMENTO À LISTA DE RESERVAS? O andamento da lista de reserva é realizado automaticamente pelo Pergamum. A medida que o usuário reserva um material pela Consulta ou o operador realiza via sistema, o Pergamum realiza a liberação automática do material assim que devolvido o primeiro exemplar do título, sem que haja interferência do operador. O material ficará aguardando o usuário retirar o material pelo prazo que estiver estabelecido em Parâmetros > Unidade de Informação > Reservas > Nº de horas que a reserva normal ficará disponível. [na UFF são 48 horas] Se o usuário não retirar o material dentro desse prazo o sistema passa automaticamente para o próximo da fila.

15 *RESERVA Segundo relatos, na devolução de um livro reservado, aparece para o operador a informação de que existe uma reserva para obra, mas apenas na mensagem que vai para o usuário háindicação do prazo desta reserva. Como saber o prazo de reserva que estásendo aplicado? Parâmetros do sistema estão ok. Necessário acompanhar com os usuários. Ainda segundo informações, o prazo indicado na mensagem do usuário é de 48 horas. No entanto o prazo, até então praticado, na unidade é de 24 horas. Isto pode ser ajustado no sistema? Embora exista a possibilidade de adoção de prazos diferenciados, na implantação do Sistema ficou decidido que todas as unidades teriam o mesmo prazo: 48 horas. Esta decisão foi comunicada às chefias na primeira reunião realizada após a implantação, no dia 10/12/2014. Estando uma obra reservada, é possível que o operador libere a reserva (caso o usuário desista da mesma, por exemplo), ou esta operação deve ser feita pelo próprio usuário que reservou a obra? - As duas situações podem ocorrer!

16 Cadastramento de reservas pela biblioteca

17 Reservas: Avisos para o operador

18 Cadastramento de reservas pelo usuário

19

20

21

22 Alguns livros de faixa vermelha, mesmo na sexta-feira, estão liberando apenas para empréstimo especial (devolução no mesmo dia). Qual a situação destes livrosno sistema? A operação de empréstimo e renovação não pode ser feita junto. Exemplificando: o usuário quer renovar um livro em seu poder e levar mais um dabiblioteca. Estasoperaçõesprecisamser feitasseparadamente. Istopode ser ajustado? Atendimento: O sistema está possibilitando o empréstimo de mais de um exemplar de uma mesma obra para o mesmo usuário. A situação ocorre em empréstimos feitos na mesma unidade ou feitos em diferentes unidades. É possível informar pelo menos um caso em que isso aconteceu? O Suporte foi informado das situações que ocorreram? Atendimento: O fato de termos que rolar a barra da tela para visualizar o prazo aplicado de empréstimo, por vezes atrapalha. Caso o operador não role a barra e finalize a operação (clique ok), antes de anotar o prazo na ficha do livro, a informação só pode ser recuperada se aluno entrar com seu CPF novamente. É possível deixar esta informação (data de devolução da obra) mais facilmente visível? Alternativas: Tela de finalização do empréstimo e Consultar exemplar

23 *USO DAS CHAVES Quando o aluno não devolve a chave do armário, o sistema bloqueia até a devolução da mesma, mas não aplica suspensão. Como podem ser verificados e ajustados os parâmetros desta operação?a parametrização do sistema éfunção do Suporte. *DEVOLUÇÃO Por vezes, simplesmente não é possível devolver uma publicação emprestada.de alguma forma, não identificada, o sistema inviabiliza a operação.o sistema mostra alguma mensagem de erro? É possível informar pelo menos um caso em que isso aconteceu? O Suporte foi informado das situações que ocorreram?

24 Relatórios Número Nome Objetivo Informações que fornece 68 Empréstimo - Emprestados 76 Materiais pendentes - Pendentes 187 Histórico de afastamentos Listar todos os empréstimos realizados Listar inadimplentes Usuários suspensos ou bloqueados na Instituição Nome do usuário; telefone; código do acervo e do exemplar; título; data do empréstimo; data de devolução prevista; data de devolução efetiva. Código e nome do usuário; código do acervo e do exemplar; classificação; tipo do material; data do empréstimo; data de devolução prevista. Opções de impressão do relatório: por nome do usuário; por classificação; por curso; pela data de devolução; emissão de cartas de cobrança; exportação para planilha; emissão de etiquetas. 143 Materiais pendentes - Por unidade organizacional Listar inadimplentes por curso Ainda não está disponível. Só depois da integração!

25 ESTATÍSTICAS STICAS Número Nome Objetivo Opções 251 Armário Estatística de uso do guardavolumes 12 Geral Estatística de empréstimos, devoluções e renovações. 185 Por hora Estatística de empréstimos, devoluções e renovações. Opção por: categoria de usuário; por operador; por unidade organizacional; por operador/turno; geral (por tipo de empréstimo) Opção: por categoria de usuário e geral (por tipo de obra) 155 Por mês Estatística de empréstimos, devoluções e renovações. Opções: por unidade organizacional; tipo de material; categoria de usuário 154 Usuários - Por categoria e unidade Estatística de usuários 182 Serviços Estatística de serviços Opções: por data de ocorrência; por data de conclusão; analítico por tipo de serviço; analítico por operador 136 Consultas Internas no acervo Estatística das obras consultadas na biblioteca. Opções: por área auxiliar; por data; por título; por hora; por área de conhecimento

26 Parâmetros definidos para todas as unidades SENHAS Quantidade mínima de caracteres na senha = 4 Quantidade máxima de caracteres na senha = 6 LIMITE DE RENOVAÇÕES PELA WEB: 3 AVISOS AUTOMÁTICOS TICOS DE COBRANÇA: Lembrete: 1 diasantes dadata de devolução; Cobrança: 1 dias após data de devolução; Aviso periódico: a cada dois dias.

27 NOVAS AQUISIÇÕES -DSI Durante 30 dias o sistema disponibilizará as novas aquisições em Pesquisa avançada > Filtros > Novas aquisições. 7 dias após a catalogação da obra o sistema enviará o de DSI para o usuário que cadastrar o perfil de interesse no catálogo on-line >> Meu Pergamum >> Perfil de interesse. RESERVA Parâmetros definidos para todas as unidades Nº de horas que a reserva normal ficará disponível: 48 As reservas estão liberadas no catálogo on-line. Só é possível reservar títulos em que todos os exemplares estejam emprestados (exceto o de consulta local). Limite de 5 reservas para cada usuário por meio do catálogo on-line: 5 títulos

28 Parâmetros comuns à todas as unidades Tipo de obra com limite geral: 10 obras por usuário na instituição; Parâmetros inseridos: itens; Tipo de empréstimo do usuário N dias de empréstimo Quantidade Multiplicar suspensão por Especial 0 15 Fim de semana Inter-Bibliotecário Normal Prazo e quantidade dado pelas Unidades Padrão para todas as unidades

29 SUPORTE Grupo de trabalho que atua no encaminhamento das atividades de suporte, sendo uma ponte entre o fornecedor e as bibliotecas do Sistema. OBJETIVOS: Gerenciamento do sistema; Comunicação dos resultados das questões tratadas às bibliotecas. FUNÇÕES: Verificar os problemas apontados pelos Grupos de Trabalho; Orientar quando se trata de operação inadequada; Configurar as funções do Sistema; Simular e encaminhar a demanda ao fornecedor para reparo de erros; Estudar adequações/ajustes do sistema ou sugestões de melhorias; Testar e validar as atualizações e comunicar às bibliotecas via Grupos de Trabalho; Acompanhamento da produtividade do sistema.

30 SUPORTE PRINCIPAIS ATIVIDADES: Agendamento dos calendários de acordo com o calendário escolar da UFF; Administração das mensagens enviadas pelo Sistema (webmail); Parametrização do empréstimo; Cadastramento de usuário/operador; Identificação e resolução das questões de operacionalização demandadas pelas bibliotecas. EQUIPE ATUAL: Acácio Viana (STI) Ana Paula Lima (BCG) Ilva Becker (SPTE/CBI) Sandra Coelho (CBI) ENCAMINHAMENTO DAS DEMANDAS: As bibliotecas deverão entrar em contato, obrigatoriamente por e ; O Suporte ficará responsável pela análise do problema e, posterior solicitação de suporte à APC caso seja necessário; Mensagens de erro do sistema deverão ser NECESSARIAMENTE ANEXADAS À MENSAGEM.

31 GESTÃO COMPARTILHADA DE SOFTWARE CORPORATIVO: GESTÃO COMPARTILHADA DE SOFTWARE CORPORATIVO: um processo em construção no sistema de bibliotecas da UFF

32 No dia a dia, o uso de um software de gerenciamento de bibliotecas produz inúmeras ocorrências das mais variadas naturezas, que necessitam de intervenção, orientação, ajuste/adequação. (CECOTTI, 2012). Essas ocorrências demandam verificações e análises para determinar de que ordem são: operacionalização do sistema; administrativa; configuração; erros do programa. Nesse contexto é necessário um trabalho que ajude a equipe da biblioteca a sanar os problemas de operacionalização e padronizar o atendimento aos seus usuários. Nossa proposta para administração das rotinas do novo software é de uma Gestão Compartilhada. Nesse contexto existem dois elementos: o Grupo Assessor Técnico T de Administração do Sistema (GAS) e Grupos de Trabalho (GTs).

33 A Gestão Compartilhada busca...

34 Como implantar esta forma de gestão nas bibliotecas da UFF? Suporte Grupo Assessor Operadores Grupos de Trabalho

35 Nossa proposta... Grupo Assessor Técnico T de Administração do Sistema (GAS) OBJETIVOS Atuar no suporte ao gerenciamento do software, tomando providências sobre os assuntos que dizem respeito ao software; Atuar como catalisador das propostas e encaminhamento dos processos, sendo uma ponte entre o fornecedor, as bibliotecas e comunidade usuária. FUNÇÕES Administração da qualidade do software; Identificação, acompanhamento e resolução das questões de operacionalização demandadas pelas Unidades; Estabelecimento de procedimentos padronizados; Elaboração de manuais e políticas, com validação dos GTs.

36 Grupo de Trabalho (GT) OBJETIVOS Sistematizar as demandas das Unidades para serem discutidas e estudadas; Padronização de procedimentos e serviços; Alinhamento das informações entre as equipes. Avaliar e sugerir estratégias de atuação para as bibliotecas do Sistema. GRUPOS PROPOSTOS Tratamento da informação Serviços Formação ideal: 1 representante de cada biblioteca; Componentes atuarão como multiplicadores.

37

38 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

39 Marcador de páginas elaborado para divulgação

40 Pergamum Mobile Mais um canal de atendimento. Para acessar, basta se conectar por meio de dispositivos móveis (celular, ipad, tablets, etc),

41 Comentários, Dúvidas e Sugestões!!!

42

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO / NÃO 1 Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação Registro de sugestões de compra de materiais bibliográficos

Leia mais

Usuários. Manual. Pergamum

Usuários. Manual. Pergamum Usuários Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-2 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-1 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE USUÁRIOS... 3-2 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO EXPLORER... 3-3 4 CADASTRO...

Leia mais

21/04/2013. O uso de um software de gerenciamento de serviços de bibliotecas produz, no dia a dia, ocorrências das mais variadas naturezas:

21/04/2013. O uso de um software de gerenciamento de serviços de bibliotecas produz, no dia a dia, ocorrências das mais variadas naturezas: um processo em construção na Superintendência de Documentação UFF O uso de um software de gerenciamento de serviços de bibliotecas produz, no dia a dia, ocorrências das mais variadas naturezas: Questões

Leia mais

Circulação de Materiais

Circulação de Materiais Circulação de Materiais Manual APC Manual PER-MAN-001 Circulação de Materiais Sumário 1. EMPRÉSTIMO/DEVOLUÇÃO/DÉBITOS/RENOVAÇÃO... 1-1 1.1 1.2 EMPRÉSTIMO... 1-3 DEVOLUÇÃO... 1-7 1.3 DÉBITOS... 1-10 1.4

Leia mais

Circulação de Materiais

Circulação de Materiais Circulação de Materiais Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-3 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-0 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS... 3-1 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum. Rio do Sul, maio de 2014

Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum. Rio do Sul, maio de 2014 Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum Rio do Sul, maio de 2014 Consulta ao Acervo www.ifc-riodosul.edu.br Clique no item Consulta ao Acervo. Pesquisa Geral Na pesquisa

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Manual do sistema SMARsa WEB

Manual do sistema SMARsa WEB Manual do sistema SMARsa WEB Módulo Solicitação/Ouvidoria SMARsa WEB Solicitação/Ouvidoria Versão 2.7 1 Sumário INTRODUÇÃO...4 OBJETIVOS...4 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo solicitação/ouvidoria...5

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Circulação de Materiais

Circulação de Materiais Manual Pergamum Manual PER-MAN-001 Empréstimo Sumário 1 APRESENTAÇÃO...2 2 UTILIZANDO O MÓDULO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS...4 1.1 1.2 1.3 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR...4 ACESSANDO O SISTEMA...6

Leia mais

Novidades da Versão 3.0.0.29 do Sistema OnixNet / TrucksNet

Novidades da Versão 3.0.0.29 do Sistema OnixNet / TrucksNet Comercial Novidades da Versão 3.0.0.29 do Sistema OnixNet / TrucksNet Consulta Pedido/Nota Fiscal A consulta passou a diferenciar o número da nota fiscal por filial, ou seja, caso exista uma nota fiscal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Página: 1. Revisão: 16/12/2008. G:\TI\Negocios\Manuais_WebGuias\WebGuias 1.08.doc

Página: 1. Revisão: 16/12/2008. G:\TI\Negocios\Manuais_WebGuias\WebGuias 1.08.doc Página: 1 Página: 2 INDICE EMISSÃO DE GUIAS VIA INTERNET... 3 WEBGUIAS...4 1. Página Inicial...5 2. Alterando a senha padrão fornecida pela Santa Casa Saúde:...6 3. Mensagens WEB...7 4. Autorização de

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL Teledata Indíce analítico 1. Prefácio...3 2. Funcionalidades...3 3. Abrir chamados...7 4. Atribuir chamados...9 5. Consultar chamados...10 6. Fechar chamados...12 7. Relatórios...15

Leia mais

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários Para realizar um cadastro de usuário, clique na aba USUÁRIOS e em seguida no botão. Aba Dados Nome: cadastro do nome do novo usuário. Código: É possível

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1. Funcionamento 1.1 A Biblioteca funciona de acordo com o calendário institucional. 1.2 Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 22h20. A partir das 22h,

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO RM Agilis Manual do Usuário Ouvidoria, Correspondência Interna, Controle de Processos, Protocolo Eletrônico, Solicitação de Manutenção Interna, Solicitação de Obras em Lojas,

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Funcionalidade da Aba Pesquisador

Funcionalidade da Aba Pesquisador Funcionalidade da Aba Pesquisador Versão 1.0 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento *Atenção! Para sugestões, no intuito de aprimorar os manuais

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

Gerencie Carteira - PF

Gerencie Carteira - PF Gerencie Carteira - PF Mais negócios para a sua empresa, com melhor resultado e o risco sob controle. Manual do Produto Manual do Produto 1 Índice Produto 02 Meio de acesso 02 Carteira de Clientes Pessoa

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 TUTORIAL SIEX ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 1. Como acessar ao formulário de inscrição de proposta... 3 2. Quais os passos de preenchimento

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE ANUIDADE

Leia mais

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS Para a prefeitura foi definido dois tipos de usuários: Usuário máster e Usuário Final. O cadastramento para acesso ao CadÚnico V7 é feita

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil 1 - Introdução O sistema PAE da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que auxilia o processo seletivo de estudantes de graduação para o, que serão selecionados

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB Audatex Web Nível Usuário (Versão 1.0) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Roberto de Luca Jr. Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/02/2007 SUMÁRIO GERAL Introdução...

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas 1. Introdução O presente documento tem por finalidade apresentar a Central de Relacionamento do cliente, documentando todos os processos, as atividades

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais