PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA FRANCESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA FRANCESA"

Transcrição

1 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO EM PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA FRANCESA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1. ABERTURA ANO 2014 A Universidade de Caxias do Sul, através da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais, torna públicas as condições que regem as inscrições para a Prova de Proficiência em Língua Francesa. A prova é oferecida aos candidatos a vagas em instituições estrangeiras, conveniadas com a UCS, que visam o aproveitamento de estudos, conforme quadro de vagas. 2. PÚBLICO-ALVO A prova é aplicada aos acadêmicos como parte obrigatória para o processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, oferecido pela UCS em parceria com as Instituições de Ensino Superior estrangeiras conveniadas. 3. A PROVA 3.1 Estrutura da Prova A prova de proficiência em língua francesa está estruturada em quatro partes: interpretação escrita, expressão escrita, compreensão oral e expressão oral. Interpretação de texto: perante o texto dado o aluno deve demonstrar que entende os conceitos gerais e particulares do mesmo, que conhece o vocabulário usado e que utiliza corretamente os mecanismos linguísticos. Expressão escrita: ao escrever o texto solicitado o aluno deverá demonstrar que conhece as características da língua escrita, que utiliza os códigos gramaticais e de uso da língua (acentuação, nexos, estrutura das orações, conjugação dos verbos, etc). Compreensão oral: ao conversar com o (a) professor(a) que está aplicando a prova o aluno deve demonstrar que entende os conceitos gerais e particulares apresentados oralmente pelo(a) professor(a), que consegue manter uma conversa (seja ela formal ou informal) e que distingue as diferentes pronúncias da língua. Expressão oral: ao expressar-se oralmente o aluno deverá demonstrar que conhece as características da língua oral, que utiliza os códigos da comunicação oral, que consegue manter um diálogo, não só nos aspectos temáticos como também nos gramaticais (adequação temporal, por exemplo).

2 3.2 Conteúdos Lições Conteúdos Sócio culturais e temáticos Objetivos comunicativos e Saber-fazer Lições : 0 / 1 / 2 / 3 Dossier 0 Janela sobre... - Apresentar-se; - Informar-se sobre a identidade de outra pessoa; - Fazer contas; - Comunicar-se em aula Gramática - Nacionalidades (o feminino e o masculino); - Os verbos se chamar e ser; Léxico Fonética - As línguas; - As nacionalidades; - Números de 0 até 69; - O alfabeto. - A Acentuação da ultima sílaba; Programa de Ensino - Nível: Básico 1 Dossier 1 Alguns, outros... -Saudar e despedir-se; - Solicitar informações pessoais; - Perguntar o preço; - Expressar seus gostos; - Falar sobre seus sonhos e paixões. - O verbo Ter no presente; - Os artigos definidos; - Os adjetivos possessivos; - A negação; - Os verbos regulares no presente; - Os verbos ser e estar; - Os momentos do dia e os dias da semana; - Algumas formas de saudação formais e informais; - Os elementos de identidade; - [U] e [Y]; - A entonação; - a pronuncia dos números; - as ligações com os números; - a diferença de [s] e [z]. Dossier 2 Aqui/ lá - Falar da sua cidade; - Perguntar e dar explicações de itinerários. - informar-se sobre uma hospedagem; - Escrever um cartão postal; - Falar de suas atividades; - os artigos definidos e indefinidos; - As preposições de país e os artigos contraídos; - Perguntas com: est-ce que; - o presente dos verbos prendre e descendre; - As preposições de país; - Os adjetivos demonstrativos. - Alguns lugares da cidade; - Termos ligados à acomodação; - Algumas estruturas de formalidade; - Estruturas para começar e terminar um cartão postal. - Pronúncia de um/une + nom; - Intonação da pergunta; - A acentuação da ultima sílaba. Dossier 3 Solo ou duo - Descrever o tempo que está fazendo; - Caracterizar uma pessoa; - Fixar/marcar um encontro; - Convidar; - Dar instruções; - Propor, aceitar e recusar um convite. - Amar, adorar e detestar + substantivo/ verbo; - Masculino/ feminino/ plural dos adjetivos qualificativos; - Pronomes tônicos; - O presente dos verbos: poder, querer e dever; - o pronome On=Nous; - O imperativo; 2 pessoa. - Algumas profissões; - Alguns nomes de animais; - As características das pessoas: físicas e psicológicas; - Termos ligados à saídas; - Registro familiar; - Distinção do masculino e feminino das profissões; - A marca do gênero dos adjetivos no oral;

3 Programa de Ensino - Nível: Básico 2 UNIDADE 5 UNIDADE 6 UNIDADE 7 UNIDADE 8 Convites. À mesa. Rallye. Na minha casa. Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saberfazer Propor, aceitar e recusar um convite, pedir, identificar as horas, indicar a data, marcar encontros. Dar opiniões negativas e positivas, perguntar o preço, expressar a quantidade. Situar-se no espaço, pedir e indicar uma direção. Dar uma ordem, um conselho, proibir, expressar a obrigação, a posse. Compreender as datas, as horas de encontros, marcar encontros por telefone. Compreender opiniões negativas e positivas, fazer compras em uma livraria, almoçar em um restaurante. Compreender indicações para poder desenhar um mapa, indicar um itinerário. dentificar alguém a partir de uma descrição, compreender e dar argumentos contraditórios, expressar-se sobre a reciclagem e a coleta seletiva. Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário A interrogação com est-ce que, je pense que, j espère que. Os pronomes depois de preposições (avec lui, chez moi), a conjugação completa de verbos em er, verbos avoir, être, venir, savoir e connaître, os dias da semana. Os pronomes oblíquos caso reto(le, la, les, me, te), a negação ne..pas de. Algumas preposições de lugar, o imperativo, os artigos com contração, au, du, verbos plaire, faire plaisir, offrir. Os artigos partitivos, um peu A cidade, os numerais de, beaucoup de, um litre, um cardinais. kilo, o pronome em de quantidade, qu est-ce que/combien, verbos prendre,boire e payer. Quelque chose, rien, qualqu um, personne, il faut, devoir, qui, que, ou, os adjetivos possessivos, o passado composto. Os pronomes complementos (me, te, lui, leur...), o verbo devoir, a casa, as cores, c est en bois, e verre... Compreender uma mensagem eletrônica, recusar um convite. Ler a agenda e um programa de cinema. Compreender as estatísticas. Compreender uma mensagem Compreender uma mensagem Identificar dados quantitativos. Redigir uma crítica, responder a adivinhações. Ler e desenhar um mapa a partir de informações orais. Compreender um artigo sobre informações culturais. Compreender uma mensagem Compreender instruções e escrever recomendações a um amigo. Compreender uma brochura de informação.

4 Programa de Ensino - Nível: Pré-Intermediário 1 UNIDADE 9 UNIDADE 10 UNIDADE 11 UNIDADE 12 As férias. O dia. Romance. Eu te encontrarei. Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saberfazer Descrever um lugar, situa-lo, expressar a intensidade (três, peu, assez, tellement). Expressar a causa, descrever sua jornada e as etapas de uma ação, os registros da língua. Situar-se no tempo, expressar Falar do futuro, seu acordo e desacordo, compreender e dar comparar, caracterizar alguém. informações sobre o tempo, expressar desejos, descrever alguém. Compreender opiniões sobre os lugares, uma brochura turística, uma canção, falar com um amigo sobre as férias. Compreender uma narração cronológica, identificar os diferentes registros de línguas, fazer uma enquête sobre a leitura. Conversar ao telefone, identificar situações, expressar acordo e desacordo, caracterizar alguém. Compreender uma canção francesa, pedir informações sobre o futuro, prever o futuro, compreender um boletim meteorológico, descrever alguém, e expressar-se sobre o futuro. Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário O gênero dos nomes de A interrogação com a países, as preposições e os inversão e revisão da nomes de cidades, países e interrogação, quels, quelles, continentes, des- antes de um ne...que, d abord, puis..., os adjetivo, y-pronome verbos pronominais, complemento. porquoi/parce que mais o infinitivo. Os adjetivos demonstrativos, Verbos sortir, as quatro os pronomes complementos estações, as partes do corpo. com dois verbos (je vais y aller, je veux la voir), o verbo voir e a família. O passado composto, o acordo simples do particípio passado, o caso dos verbos avoir e être, os indicadores d etempo (il y a, depuis, pendant). Ne...plus, ne...jamais, a descrição de uma pessoa. O futuro simples, os indicadores de tempo, (em, dans). O subjuntivo presente, os cinco sentidos, a descrição deu ma pessoa. Compreender uma mensagem Compreender uma mensagem Compreender uma mensagem Compreender uma eletrônica, compreender e reorganizar tirinhas. mensagem Compreender e resolver alguns enigmas, descrever um lugar. Redigir uma história a partir de informações dadas. Descrever sua jornada, redigir uma bibliografia a partir de indicações, identificar a construção de um artigo de loja. Compreender parte de um romance em francês, escrever uma carta de acontecimentos passados. Compreender uma sondagem, Compreender partes de responder a uma enquête, romances francófonos. realizar uma enquête. Compreender boas soluções, descrever o tempo que faz. Escrever histórias a partir de artigos dados, compreender um artigo da imprensa.

5 Programa de Ensino - Nível: Pré-Intermediário 2 UNIDADE 1 UNIDADE 2 UNIDADE 3 UNIDADE 4 No cotodiano. O amor e a arte. Sempre mais! A volta ao mundo em 80 dias. Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saberfazer Descrever as ações de uma jornada, as ações passadas, os registros da língua. Pedir a alguém sua opinião, expressar sua opinião, expressar o por quê. Expressar um julgamento de valor, comparar. Compreender uma canção francesa, expressar seus gostos musicais e as tendências de seu país. Expressar sua opinião sobre uma obra de arte, interrogar alguém sobre seus gostos. Compreender as diferenças de dois elementos comparados, comparar duas cidades a partir de informações dadas, expressar-se sobre um texto publicitário. Evocar lembranças, falar do passado, expressar nervosismo, reconfortar alguém. Contar uma anedota no passado, comentar fotos sobre a evolução técnica, compreender a narração de uma viagem. Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário Os pronomes possessivos, oa interrogação (recapitulação) A negação ne..pas, ne...plus, O imperfeito e o passado, presente, o passadocom a inversão (Paul a-t-il), ne... jamais, encore, toujours, aussi/non plus, os acordos composto, o imperfeito, ocom qui est-ce qui, que etdéjà, ni..ni. simples do passado. gênero e o número dosqu est-ce que Qui/que, pour, adjetivos. pour que, afin de, afin que. O lugar dos adjetivos, oso subjuntivo, o passadoo comparativo, o superlativo, O acordo do passado com objetos e equipamentos darecente, a nominalização e oo vocabulário da publicidade. avoir, os adjetivos depuis, casa, as tarefas do lar. gênero dos nomes, as sete artes. même, il y a, ça fait que, il y a que, a nominalização e os sufixos. Redigir algo no presente e nocompreender um artigocompreender documentosnominalizar, redigir uma passado a parti de uma tira, pequeno de imprensa sobra apublicitários, valorizar umanedota no passado. passar do registro familiar aoarte, compreender trocas deproduto em uma publicidade. registro da língua padrão. uma lista de difusão. Compreender trocas de umcompreender umacompreender uma mensagemcompreender as trocas de grupo de discussão. comunicação oficial (prefeito de Paris). um grupo de discussão, redigir um diálogo a partir de ilustrações. Compreender um artigoescrever um artigo sobre umacompreender um artigo decompreender um artigo sobre a canção francesa dosexposição artística. imprensa sobre a publicidade, sobre a evolução técnica, anos dar sua opinião sobre umaexpressar-se sobre o publicidade. progresso técnico.

6 Programa de Ensino - Nível: Intermediário 1 UNIDADE 5 UNIDADE 6 UNIDADE 7 UNIDADE 8 Aqui e algures. Projetos. Saber-fazer. Sem carro. Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Comunicação e saber-fazer Expressar a anterioridade, a posterioridade, a joia, a cólera e a frequência. Expressar o por que, o descontentamento, alugar um apartamento. Expressar a obrigação, proibir, nuances de sentido (intenções), expressar impressões. Comunicação e saber-fazer Expressar a causa e a consequência, chamar a atenção, se justificar. Expressar-se sobre as diferentes formas de discriminação, expressar sua jóia ou sua raiva em situações. Compreender um projeto arquitetural, expressar objetivos, descontentamento, expressar-se sobra perguntas de alojamento. Compreender anúncios de secretárias eletrônicas, representar uma cena de encontro na rua, expressar suas impressões numa situação dada e suas regras de saber-fazer. Compreender a posição sobre um assunto, reprovar, se justificar, reagir a um teste de imprensa, organizar o programa de uma manifestação. Gramática e vocabulário. Gramática e vocabulário. Gramática e vocabulário Gramática e vocabulário O mais que perfeito, o imperfeito, o passado composto, em de lugar. Indicadores cronológicos, avant que, après que, o gerúndio, toujours, souvent, jamais, o adjetivo tout. As famílias das palavras, os pronomes duplos. Os meios de transporte, o vocabulário do meio imobiliário. O emprego do subjuntivo. As conjugações irregulares, le, em, y, retomando uma preposição, o verbo manquer. Dont, servir à, profiter de. A forma passiva, parce que, comme, puisque, doc, alors, par conséquent... Compreender um texto literário, um testemunho e incitações sobre uma lista de difusão. Expressar-se sobre a freqüência de suas próprias ações. Compreender uma tira sobre as discriminações. 3.3 Aplicação Expressar seu descontentamento, compreender as trocas de um grupo de discussão. Os painéis da cidade, as informações de um site da internet. Compreender um artigo sobrecompreender e formular as tendências do ramo instruções, criar painéis. imobiliário. Expressar suas reivindicações. Distinguir as intenções nos enunciados. Escrever um texto pequeno na forma passiva. Compreender as trocas em um site da internet. As provas serão aplicadas no Bloco L da Cidade Universitária, conforme datas e horários descritos no Calendário de Provas (item 3.5). 3.4 Duração A duração da prova é de 02 (duas) horas e não é permitido o uso de dicionário nem outro tipo de material de consulta durante sua realização. O prazo de validade da prova é de 02 (dois) anos.

7 3.5 Calendário de Provas Período de Recebimento de Inscrições 1º SEMESTRE / 2014 De 17 de março a 17 de abril de º SEMESTRE / 2014 De 04 de agosto a 01 de setembro de INSCRIÇÕES 4.1 Local Data de realização da Prova Dia 03 de abril, quinta-feira, às 16h. Dia 04 de setembro, quinta-feira, às 16 horas. Entrega dos Resultados Dia 15 de abril, na Central de Intercâmbio. Dia 15 de setembro, na Central de Intercâmbio.. O aluno deverá efetuar sua inscrição mediante o pagamento da taxa de inscrição na Secretaria do Bloco L, sala 101 A na Cidade Universitária. Horário de atendimento: 8horas às 11h30min / 13h30min às 22horas. 4.2 Prazo para inscrições Ver item 3.5 Calendário de Provas. 4.3 Documentação Necessária Deverão ser apresentados os seguintes documentos no ato da inscrição e no dia da prova: cartão de estudante da UCS ou carteira de identidade. 4.4 Custo O valor da prova de proficiência em língua francesa é de R$ 115,00 (cento e quinze reais). 5. AVALIAÇÃO 5.1 Sistema de Avaliação O aluno será avaliado pelos professores de língua francesa do Programa de Línguas Estrangeiras - PLE. A avaliação levará em conta o desempenho linguístico nas quatro habilidades: compreensão oral, expressão escrita, expressão oral e interpretação de texto. Será atribuída a mesma pontuação para cada uma das habilidades, perfazendo um total de 100% para obter a avaliação. Serão especificados pareceres para cada habilidade avaliada bem como um parecer final geral, todos baseados nos seguintes parâmetros: - nível básico I, e II - nível pré-intermediário I, e II - nível intermediário I, e II 5.2 Aprovação para participação Será exigido o nível intermediário (equivalente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu) na Prova de Proficiência em Língua Francesa para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da UCS.

ANO 2014. As provas do DELE são compostas por seis níveis. Cada um deles é obtido após a aprovação do mesmo.

ANO 2014. As provas do DELE são compostas por seis níveis. Cada um deles é obtido após a aprovação do mesmo. REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO EM PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1. ABERTURA ANO 2014 A Universidade

Leia mais

ESCOLA E.B. 2. 3 D. AFONSO III FARO PLANIFICAÇÃO FRANCÊS LE II - 7.º Ano Ano letivo 2014 / 2015

ESCOLA E.B. 2. 3 D. AFONSO III FARO PLANIFICAÇÃO FRANCÊS LE II - 7.º Ano Ano letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO FRANCÊS LE II - 7.º Ano Manual Mots Clés 1º. Período Nº. de aulas previstas: +/- 39 I PARTE Unidade 1 Sensibilização à língua e à cultura francesas Semelhança de vocabulário entre o português

Leia mais

Formas de saudação Alfabeto Fonemas do Francês Expressões de sala de aula

Formas de saudação Alfabeto Fonemas do Francês Expressões de sala de aula 2º PERÍODO 1º PERÍODO ESCOLA DO ENSINO BÁSICO DO 2º E 3º CICLOS DR. JOÃO DE BARROS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ZONA URBANA DA FIGUEIRA DA FOZ ANO LECTIVO: 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA:

Leia mais

Escola Básica António Feijó - Ponte de Lima

Escola Básica António Feijó - Ponte de Lima Meta 1º período Salut! On se présente Ma vie en classe - Semelhança de vocabulário entre o português e o francês (palavras que passam por transferência, galicismos e falsos amigos) A França e os franceses:

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Manuel da Fonseca Curso Profissional de Turismo

Escola Secundária com 3º ciclo de Manuel da Fonseca Curso Profissional de Turismo Domínios de Referência Competência Linguística Componentes Competência Funcional e Discursiva Competência Sociocultural Nº Horas Estratégias Recursos Avaliação Módulo 1: Nós e o mundo à nossa volta Pronomes

Leia mais

GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS 2013-14. 8º ANO Nível 2. Manual: Mots Croisés

GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS 2013-14. 8º ANO Nível 2. Manual: Mots Croisés GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS 2013-14 8º ANO Nível 2 Manual: Mots Croisés Professoras, Élia Costa, Elsa Teiga, Filomena Parracho, Teresa Madaíl COMPETÊNCIAS GERAIS 1 Desenvolver uma competência cultural

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO DISCIPLINA: Francês ANO: 7º Nível 1 Curso: Ensino Básico Total de aulas previstas: 99 Manual adotado: Mots Clés Porto Editora 1º PERÍODO - AULAS PREVISTAS: 41 Competências

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 1. ABERTURA REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO EM PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL ANO 2011 A Universidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ CURRICULAR DE INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ CURRICULAR DE INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL 2014 1 3º ANO Cumprimentos e apresentação pessoal Objetos escolares Cores Aniversário Números até 10 Iniciar conversação em língua estrangeira cumprimentando

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016 Planificação anual Período: 1.º Ano Número total de aulas previstas: 75-78 Competências Compreensão oral: seleção da mensagens emitidas em situação de presença, sobre temas familiares para os alunos e

Leia mais

Educação Básica FRANCÊS NOVA PROPOSTA CURRICULAR. Ensino Recorrente. 3º Ciclo por Blocos Capitalizáveis

Educação Básica FRANCÊS NOVA PROPOSTA CURRICULAR. Ensino Recorrente. 3º Ciclo por Blocos Capitalizáveis Educação Básica FRANCÊS NOVA PROPOSTA CURRICULAR Ensino Recorrente 3º Ciclo por Blocos Capitalizáveis INTRODUÇÃO A especificidade do Ensino Recorrente implica que, à organização curricular da disciplina

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016 Período: 1.º Ano Número total de aulas previstas: 39 Competências Compreensão oral: compreender textos orais, de natureza diversificada e de acessibilidade adequada ao Compreensão escrita: compreender

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL ENSINO MÉDIO

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL ENSINO MÉDIO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL ENSINO MÉDIO Docente: Breno Soler Longo Ano: 2013 Introdução: O Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua nativa de 7% da população

Leia mais

Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na redação atual. Regulamento de Exames.

Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na redação atual. Regulamento de Exames. Disciplina Francês II Código: 16 Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2014/2015 Francês II Código da prova: 16 9º Ano de Escolaridade / 3º ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELEÇÃO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Leia mais

CURSO DE INGLÊS BÁSICO

CURSO DE INGLÊS BÁSICO CURSO DE ALEMÃO II Docente Responsável: Profa. Dra. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Docentes Colaboradores:Lais Mano Número de vagas: 25 Pré-requisito: ter cursado Alemão I pelo CEL/FCLAr ou apresentar

Leia mais

EDITAL N. o 36 / 2011 CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA A ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS TÍTULO I - DO OBJETIVO DO CURSO OFERECIDO TÍTULO II - DA OFERTA DE VAGAS

EDITAL N. o 36 / 2011 CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA A ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS TÍTULO I - DO OBJETIVO DO CURSO OFERECIDO TÍTULO II - DA OFERTA DE VAGAS EDITAL N. o 36 / 2011 CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA A ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, torna público o presente Edital, contendo normas

Leia mais

Faculdade de Letras. Oferta de Disciplinas para Graduação

Faculdade de Letras. Oferta de Disciplinas para Graduação Faculdade de Letras Oferta de Disciplinas para Graduação Disciplina: Língua Francesa I Código LER601 Professora: Beatriz Leão Ano 2004 Semestre 2º Pré-requisito: Não tem Carga horária teórica Carga horária

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 6º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva

Leia mais

Disciplina:francês Aulas por semana: 4. 7.º anos

Disciplina:francês Aulas por semana: 4. 7.º anos Disciplina:francês Aulas por semana: 4 7.º anos Competências: competências comunicativas da receção e produção adequadas ao ano de escolaridade (Falar, Escrever, Ler, Ouvir) domínio das ferramentas linguísticas

Leia mais

PROVA 358. (Dec.- Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 2014/2015 1.ª e 2.ª Fases

PROVA 358. (Dec.- Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 2014/2015 1.ª e 2.ª Fases PROVA 358 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Formação Específica Anual 12.º Ano (Dec.- Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 2014/2015 1.ª e 2.ª Fases Provas Escrita e Oral Cursos Científico-

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO

ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO DISCIPLINA: Espanhol Iniciação ANO: 10º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS LE I (2 anos) 2015

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS LE I (2 anos) 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS LE I (2 anos) 2015 Prova 06 / 2015 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE REMATRÍCULA E DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes Curso Profissional 11º ano Módulo III Lugares e Transportes 1. Competências visadas (a desenvolver no aluno) Compreensão oral: - Compreender o suficiente para resolver necessidades concretas, desde que

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Maria II V. N. Famalicão SÍNTESE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INGLÊS

Agrupamento de Escolas D. Maria II V. N. Famalicão SÍNTESE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INGLÊS Conteúdos temáticos Conteúdos gramaticais 5º ano 5º ano Saudações Linguagem de sala de aula/objetos/ Cores Pessoas: saudação/apresentação/nome/idade Números 1-12 Adjetivos para descrever lugares Dias da

Leia mais

Alemão (Nível A1) - Nível de Iniciação

Alemão (Nível A1) - Nível de Iniciação Alemão (Nível A1) - Nível de Iniciação Ano letivo 2014-2015 Docente: Paulo Alexandre da Silva Brito Martins SINOPSE Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem

Leia mais

PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO 7º F

PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO 7º F AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO- ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO- MEDAS PLANIFICAÇÃO ANUAL E SEMESTRAL DA TURMA DE PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO 7º F ANO LECTIVO 2010 / 2011 1º PERÍODO

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual Francês 8º ano (nível 2) Ano letivo: 2014/2015

Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual Francês 8º ano (nível 2) Ano letivo: 2014/2015 Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual Francês 8º ano (nível 2) Ano letivo: 2014/2015 Competências Gerais Desenvolver as suas competências de comunicação em língua francesa: - Compreender

Leia mais

CAPÍTULO I Do objetivo

CAPÍTULO I Do objetivo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR SECRETARIA DE APOIO INTERNACIONAL - SAI EDITAL Nº 008, DE 20 DE MAIO DE 2015 O presente edital visa regular a seleção de estudantes

Leia mais

PARA PROFISSIONAIS DE

PARA PROFISSIONAIS DE FRANCêS PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE - NíVEL B1 (OUT 2014) - PORTO A mobilidade de profissionais de saúde é uma realidade e falar francês é uma abertura de portas para o mercado de trabalho internacional

Leia mais

Prazer em Conhecê-lo. APRENDA Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto

Prazer em Conhecê-lo. APRENDA Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto EU E VOCÊ Unidade 1 01 Prazer em Conhecê-lo Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto 02 Frases: Afirmativa, Negativa, Interrogativa Artigos: Definidos e Indefinidos Substantivos e Adjetivos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CAMBRIDGE ACADEMY

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CAMBRIDGE ACADEMY CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CAMBRIDGE ACADEMY 1 - BASIC Os alunos vão aprender, entre outros - números - alfabeto - artigos definidos e indefinidos - vocabulário básico de diversas áreas - aspetos básicos

Leia mais

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor.

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Simpatia e hospitalidade são os aspectos do povo brasileiro mais valorizados pelos turistas estrangeiros. Já imaginou quantas novas oportunidades

Leia mais

Níveis de desempenho. Perguntar e fornecer opiniões. Perguntar e responder sobre os diferentes tipos de férias

Níveis de desempenho. Perguntar e fornecer opiniões. Perguntar e responder sobre os diferentes tipos de férias Competências.Adquirir conhecimentos sobre a cultura e civilização Anglo- Americana numa perspectiva intercultural. - Aprofundar o conhecimento da realidade Portuguesa através do confronto com aspectos

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado Informação - Prova de Equivalência à Frequência Formação: Específica Inglês (cont.) 12º Ano Código 358 2015 1 - Introdução: O presente documento visa

Leia mais

EDITAL Nº 09/2015/PROCULT

EDITAL Nº 09/2015/PROCULT EDITAL Nº 09/2015/PROCULT SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA BOLSA DE CULTURA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESTRANGEIRAS (NLC) NO ÂMBITO DA PRÓ- REITORIA DE CULTURA 2016 A Pró-Reitoria de Cultura torna pública

Leia mais

PROVA ESCRITA. As informações sobre a prova apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

PROVA ESCRITA. As informações sobre a prova apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL (LE II) Abril de 2015 Prova 15 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Tipo de Prova: Escrita e Oral Duração: 90

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano Departamento de Línguas Currículo de Português - Domínio: Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, tratar e reter a informação. Participar oportuna

Leia mais

Pontificia Universidad Católica del Ecuador

Pontificia Universidad Católica del Ecuador 1. DATOS INFORMATIVOS: Pontificia Universidad Católica del Ecuador MATERIA O MÓDULO: PORTUGUÉS CÓDIGO: 10870 NÍVEL: II No. CRÉDITOS: 5 CRÉDITOS TEORÍA: 5 PROFESOR: por definirse SEMESTRE/AÑO ACADÉMICO:

Leia mais

Curso FIC Espanhol Intermediário

Curso FIC Espanhol Intermediário Curso FIC Espanhol Intermediário Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades intermediárias de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o intuito

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Turismo Disciplina: Língua Inglesa Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 5º Semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Compreensão de texto básico. Revisão

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA Agrupamento de Escolas do Viso Porto Prova de Equivalência à Frequência Espanhol (LE II) Prova 15 3º- Ciclo do Ensino Básico Informação-Prova de Equivalência à Frequência Tipo de Prova: Escrita e Oral

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2014/2015 1 ª /

Leia mais

PLANO DE AULA SEMANAL

PLANO DE AULA SEMANAL DISCIPLINA: Língua Inglesa SÉRIE: 1ª Série do Ensino Fundamental Turmas: L, M e K TEMPO: 4 aulas de 45 minutos. Para cada turma DATAS: 04/05/2009 / 05/05/2009-11/05/2009 / 12/05/2009-18/05/2009 / 19/05/2009-25/05/2009

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ALEMÃO 10º ANO (INICIAÇÃO)

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ALEMÃO 10º ANO (INICIAÇÃO) ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ALEMÃO 10º ANO (INICIAÇÃO) Cursos Científico Humanísticos - Formação Específica (disciplina bienal) Objectivos gerais: adquirir e desenvolver

Leia mais

PORTARIA FAIBI N 010/2013 DE 07/08/2013. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Língua Espanhola.

PORTARIA FAIBI N 010/2013 DE 07/08/2013. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Língua Espanhola. PORTARIA FAIBI N 010/2013 DE 07/08/2013 Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Língua Espanhola. O DIRETOR GERAL da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, usando das atribuições que

Leia mais

Planificação Anual de Espanhol - 7ºano 2014/2015

Planificação Anual de Espanhol - 7ºano 2014/2015 Planificação Anual de Espanhol - 7ºano 2014/2015 Objetivos Domínios Descritores de Desempenho Conteúdos Nº de Aulas Previstas Adquirir competências básicas de comunicação na língua espanhola: Compreender

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 12/2015 Por meio do presente Edital se faz a Convocação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Edital nº 03, de 13 de outubro de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado para a função de PROFESSOR BOLSISTA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS 8º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS 8º Ano Manual: Your Turn 8, Oxford Objetivos Conteúdos Vocabulário - Tópicos/Itens Lexicais Gramática Domínio Intercultural Avaliação 1º P - No final deste 1ª período, os alunos

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS Empresas, Instituições e População no Geral 20 horas Idade Mínima de 16 anos e máxima de 60/65; Dominar a língua Portuguesa Nº de Formandos

Leia mais

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. Metas COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. Metas COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Informação Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de: 2ª Fase 2015 6º Ano de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Informação-Prova de Equivalência à Frequência Prova de Equivalência à Frequência de Inglês (Escrita + Oral) Prova Código 06-2015 2º Ciclo do Ensino Básico - 6ºano de escolaridade 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 O Reitor da Universidade Vila Velha ES faz saber a todos os alunos regularmente matriculados em cursos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I PLANIFICAÇÃO ANUAL Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém - 135513 Escola Secundária Padre António Macedo Grupo Disciplinar / Disciplina: Ano Letivo: 2014-2015 Ciclo de Ensino: Ano de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE O Núcleo BELO HORIZONTE divulga processo seletivo para Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Informação-Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico Prova de Equivalência à Frequência de Língua Estrangeira I Inglês Escrita e Oral Prova 06/ 2013 Despacho normativo nº 5/ 2013, de

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência de Francês Prova escrita 9ºano de escolaridade

Informação Prova de Equivalência à Frequência de Francês Prova escrita 9ºano de escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Informação Prova de Equivalência à Frequência de Francês Prova escrita 9ºano de escolaridade Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame de equivalência

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 O PPGS realizará o exame de seleção para o Curso de Doutorado, para ingresso em março de 2015, segundo as condições e o calendário apresentados a seguir. O concurso

Leia mais

Content Area Grade Quarter Língua Portuguesa 6ª Serie Unidade I

Content Area Grade Quarter Língua Portuguesa 6ª Serie Unidade I Content Area Grade Quarter Língua 6ª Serie Unidade I Texto: parágrafos: descritivo/comparativo; reconto; resenha crítica, anedota, cartum, revista em quadrinhos Linguística: comunicação: elementos/códigos;

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS PROVA 16 / 2015 9 º ANO 3 º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final a nível de escola,

Leia mais

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 25 DE MARÇO DE 2014 LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO RIO BRANCO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ENSINO SECUNDÁRIO Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos PLANIFICAÇÃO ANUAL INGLÊS MÓDULOS 7, 8 e 9 12º ANO TURMA F ANO LETIVO

Leia mais

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica: www.aepjm.pt/joomla

Este documento vai ser divulgado na escola-sede do Agrupamento e na página eletrónica: www.aepjm.pt/joomla Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 2014 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga a informação relativa à prova de Equivalência

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

EDITAL 106/2015 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 106/2015 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 106/2015 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE PERFORMANCE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E PRÁTICA ARTÍSTICA DOS CURSOS DE MÚSICA DA EMBAP

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE PERFORMANCE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E PRÁTICA ARTÍSTICA DOS CURSOS DE MÚSICA DA EMBAP REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE PERFORMANCE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E PRÁTICA ARTÍSTICA DOS CURSOS DE MÚSICA DA EMBAP Art. 1º A Prática de Performance Atividades Artísticas e Prática Artística é

Leia mais

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Manual do Aluno do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Manual do Aluno do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia Manual do Aluno do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos São Caetano do Sul 2012 1. Introdução A Pós Graduação stricto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL O Diretor de Relações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL INGLÊS. MÓDULOS 1,2,3 e 4 ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. - Exercícios de:

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL INGLÊS. MÓDULOS 1,2,3 e 4 ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. - Exercícios de: Página1 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL Cursos: Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;

Leia mais

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012 Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) Pouso Alegre MG Junho/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SME nº 03/2014

CHAMADA PÚBLICA SME nº 03/2014 GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SME DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO ANOS FINAIS CHAMADA PÚBLICA SME nº 03/2014 Chamada Pública para Participação em Curso de Língua

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 A Coordenação do Programa em Associação Ampla de Pós Graduação em Bioética,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC DE SUZANO Código: Município: SUZANO Área Profissional: Secretariado Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Qualificação:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP 2º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Ingresso: Junho de 2014. A Comissão Coordenadora do

Leia mais

Academia Diplomática y Consular Carlos Antonio López

Academia Diplomática y Consular Carlos Antonio López FUNDAMENTACIÓN: IDIOMA: PORTUGUÊS CONTENIDO TEMÁTICO Llevando en consideración las directrices del Marco Europeo Común de Referencia, el examen será encuadrado en un nivel Intermedio Superior. En este

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Língua Francesa Nível Básico I. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Língua Francesa Nível Básico I. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 18/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 18/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 18/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA EDITAL PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PARA PARTICIPAÇÃO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL NO ANO LETIVO 2011/2012 NAS VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

Programa FGV/Paris IV Sorbonne. Formação em Ciências Humanas e Artes em Paris

Programa FGV/Paris IV Sorbonne. Formação em Ciências Humanas e Artes em Paris Rio de Janeiro 05/05/2014 Programa FGV/Paris IV Sorbonne Formação em Ciências Humanas e Artes em Paris Cultura Europeia Ocidental: Herança e Modernidade O convênio Culture Européenne Occidentale: Héritage

Leia mais