Proposta de Implementação de Terminal Virtual e Controlador de Tarefas da Norma ISO em Dispositivos Computacionais Portáteis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proposta de Implementação de Terminal Virtual e Controlador de Tarefas da Norma ISO 11783 em Dispositivos Computacionais Portáteis"

Transcrição

1 Proposta de Implementação de Terminal Virtual e Controlador de Tarefas da Norma ISO em Dispositivos Computacionais Portáteis Daniel Carlos Landi Laboratório de Automação Agrícola da Escola Politécnica da USP, São Paulo, Brasil daniel.landi@poli.usp.br Carlos Eduardo Cugnasca Laboratório de Automação Agrícola da Escola Politécnica da USP, São Paulo, Brasil carlos.cugnasca@poli.usp.br Resumo Este trabalho avalia a aplicação de um dispositivo computacional portátil ou PDA (Personal Digital Assistant) como Terminal Virtual e Controlador de Tarefas, conforme descritos nas partes 6 e 10 da norma ISO Essa norma, baseada no protocolo CAN (Controller Area Network), especifica uma rede serial de dados para controle e comunicação de tratores e implementos agrícolas e florestais. O uso de PDAs visa permitir maiores flexibilidades de localização e de custo, e motivar o uso de aplicações baseadas nessa norma. Uma arquitetura de aplicativos independente de plataforma é proposta como implementação. Palavras chave: ISO 11783, CAN, Terminal Virtual, Controlador de Tarefas. 1. Introdução O intuito deste trabalho é avaliar a viabilidade técnica da utilização de um Dispositivo Computacional Portátil (PDA Personal Digital Assistant ou handheld) comumente encontrado no mercado para implementar o Terminal Virtual e o Controlador de Tarefas da norma ISO Ambos dispositivos fazem parte de uma rede embarcada para máquinas agrícolas definida pela norma e são responsáveis, respectivamente, pela interface com o operador e pelo armazenamento e processamento de tarefas em campo. Além disso, é intuito desse trabalho contribuir para que a norma ISO seja adotada de forma gradual e condizente com a disponibilidade de soluções adaptadas à realidade brasileira. O incentivo coerente à indústria nacional, principalmente através da transferência harmonizada de tecnologia, é a melhor estratégia para a popularização e padronização de facto dessas soluções. Com o barateamento dos sensores e atuadores baseados em CAN, os itens da norma mais complexos, como o Terminal Virtual e Controlador de Tarefas, tendem a ser o fator limitante para a adoção da solução ISO no Brasil, devido ao custo e dependência de fornecedores externos. O sucesso na implementação desses instrumentos em PDAs pode ajudar na reversão dessa tendência. Este trabalho faz parte de uma seqüência de estudos do LAA (Laboratório de Automação Agrícola) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sobre aplicação de novas tecnologias e que adotou como base o Monitor de Semeadora de Saraiva (1992).

2 Ao longo dos últimos anos, a arquitetura dessa solução foi evoluída com a integração com GPS (Paz et al, 1997) (Saraiva et al, 1997), migração para protocolo CAN (Strauss, 2001), adoção da norma ISO (Guimarães, 2003) (Silva, 2003) e criação de entidades da norma (Landi, 2004a). O LAA foi pioneiro (Saraiva et al, 1995) no Brasil na apresentação da norma ISO e os estudos correntes são baseados nas discussões abertas por Cugnasca (2002). O estado atual do Monitor de Semeadora é resumido na figura 1 a seguir. Implemento Trator Terminal Virtual & Controlador de Tarefas Escritório Computador de Gerenciamento Sensor de Velocidade Sensor de Operação Barramento CAN Contadores de Sementes Receptor GPS Sensores de Fluxos de Sementes Computador de Manutenção Garagem Figura 1 - Monitor de Semeadora em ISO baseado em Strauss et al (1998) 2. Automação agrícola Sendo uma das mais antigas atividades humanas, a agricultura tem acompanhado a evolução do homem e suas técnicas, refletindo ao longo da história os avanços no domínio dos elementos da natureza, na logística e planejamento, no armazenamento, no uso de animais e ferramentas, na organização de sociedades e divisões de trabalho, no comércio, no transporte, na mecanização, no uso do vapor, no uso da eletricidade, no uso de técnicas genéticas e, finalmente, no uso da eletrônica. A eletrônica e os dispositivos com ela construídos vieram auxiliar o homem a melhor interpretar os sinais do solo e mais seguramente controlar os implementos e máquinas agrícolas disponíveis. Esses equipamentos eletrônicos não só permitem a clássica arquitetura de leitura de sensores e controle de atuadores, como disponibilizam informações para auxílio à decisão ao operador, armazenam dados para uso futuro, utilizam algoritmos inteligentes para tomar decisões em tempo real, comunicam com computadores remotos e automatizam processos complexos. O uso da eletrônica na agricultura se beneficia de soluções padronizadas e, simultaneamente, flexíveis. A adoção de padrões conhecidos, principalmente em sistemas embarcados, garante a liberdade na expansão e manutenção dos produtos adquiridos, além de ser uma forma de garantir a qualidade da solução adotada.

3 Dentre os itens que necessitam maior flexibilidade, há a relação custo-benefício adequada ao mercado brasileiro e a localização das interfaces físicas e lógicas, principalmente aquelas utilizadas por uma mão-de-obra não necessariamente especializada. A adoção de equipamentos não-específicos de mercado é uma forma de se obter custo baixo aliado à constante atualização tecnológica pois, como bem de consumo, existe uma acirrada concorrência entre os fabricantes, liberdade de escolha sem a dependência de um fornecedor ou família de produtos, e maior familiarização com operador ao propor um equipamento com múltiplos usos fora da máquina agrícola. Figura 2 - Exemplo de dispositivos eletrônicos embarcados extraído de Nasa (2002) 3. A norma ISO O esforço de diversas instituições, grupos de pesquisa e empresas ligadas à área da eletrônica aplicada à agricultura resultou na norma ISO que se encontra atualmente em finalização. Essa norma especifica uma rede serial de dados para controle e comunicação de tratores e implementos agrícolas e florestais ( a serial data network for control and communications on forestry or agricultural tractors, mounted, semi-mounted, towed or self propelled implements ). As 11 partes da norma e seus títulos originais são: Part 1: General standard for mobile data communication Part 2: Physical layer Part 3: Data link layer Part 4: Network layer Part 5: Network management Part 6: Virtual terminal Part 7: Implement messages applications layer Part 8: Power train messages Part 9: Tractor ECU Part 10: Task controller and management information system data interchange Part 11: Mobile data element dictionary A norma ISO (Stone et al, 1999) é baseada em partes nas normas SAE J1939 e DIN 9684, utiliza o protocolo CAN como meio de comunicação e adota uma arquitetura mais convencional, como a descrição do Terminal Virtual orientada a objeto e a divisão em partes visando compatibilidade com as camadas OSI.

4 Enquanto vários aspectos da ISO ainda estão sendo finalizados, é importante citar o consórcio ISOBUS (2003) que visa fornecer uma visão mais prática da norma através de uma recomendação de implementação mínima. Desse modo, o ISOBUS permite o lançamento de produtos compatíveis entre si e com futura compatibilidade com a ISO 11783, fato que é garantido pelo consórcio à medida que novas versões da norma são lançadas. Por fim, o ISOBUS cria um fórum útil e necessário onde a troca de idéias e experiências fecha o ciclo de desenvolvimento da norma ao fornecer uma opinião daqueles que não estão diretamente ligados à entidade ISO. 4. Terminal Virtual A parte 6 (ISO, 2000a) da norma especifica um dispositivo que permite a interação entre o operador e os demais nós de uma rede baseada na ISO através da troca de informações em um visor gráfico e através de diferentes modos de entrada. Tal dispositivo é denominado Terminal Virtual (Virtual Terminal). Como interface com o usuário, o Terminal Virtual utiliza um visor gráfico (sensível a toque ou não), teclas físicas, som e entradas auxiliares. As diretrizes de projeto e implementação apresentadas na norma buscam uma padronização nas funcionalidades, porém sem restringir o uso de diferentes tecnologias e mantendo a independência de fabricantes. Essa parte da norma adotou nas suas definições a orientação a objetos, detalhando todos os eventos, métodos e propriedades dos objetos internos, além do comportamento esperado em algumas situações, como inicialização, queda de energia e falta de comunicação com o restante da rede. A tela do Terminal Virtual, conforme exemplo da figura 3, é organizada em uma área central que pode conter uma Máscara de Dados (Data Mask) ou uma Máscara de Alarmes (Alarm Mask). Figura 3 - Exemplo de aplicação de máscaras extraído de (ISO, 1999) Diversas Máscaras de Dados existem representando diferentes telas com funcionalidades específicas e representando segmentos da rede ISO As Máscaras de Alarme são telas especiais que contêm mensagens de alta prioridade reportando condições especiais ou anômalas detectadas pelo sistema.

5 As Teclas Virtuais (Soft Key Mask) são atalhos gráficos que realizam uma operação sobre a Máscara de Dados ativa, navegam entre diferentes máscaras, iniciam a execução de macros, entre outras funcionalidades. No total, são previstos até cinco meios de interação com o usuário. Conforme figura 4, são quatro grupos de teclas no próprio Terminal Virtual: teclas virtuais, controle, navegação e edição. Algumas delas são opcionais, desde que haja funcionalidade similar através da interface gráfica. Figura 4 - Teclas para interação com usuário extraído de (ISO, 2000a) O uso de uma tecla ESC (escape) é previsto na norma e deve ser implementado para permitir que o usuário interrompa alguma alteração de parâmetro ou qualquer edição sendo feita. Também é suportado o uso de sinal sonoro simples, tipo buzzer, ou dispositivos polifônicos. O quinto meio é através de entradas físicas auxiliares, conectadas de forma livre ao Terminal Virtual, e voltadas para comandos independentes da Máscara de Dados ativa. Por exemplo, uma chave para controlar a posição de um implemento de uso freqüente, sem a necessidade de selecionar a tela correspondente a cada uso pelo usuário, ou um joystick para controle preciso de um atuador. Na rede ISO 11783, todas as ECUs (Electronic Control Units) são particionadas formando diferentes grupos, denominados Working Sets, cada um contendo um mestre (Working Set Master). Na inicialização da rede, o Terminal Virtual recebe desse dispositivo mestre uma seqüência de objetos representando logicamente todo o seu segmento, incluindo associações de macros a eventos, valores de referência e descrição completa das máscaras de dados e alarmes. Esse grupo de objetos é armazenado em um repositório de objetos (Object Pool), que por sua vez é armazenado na memória do Terminal Virtual ou em algum meio não-volátil do próprio equipamento. Por ser uma representação lógica completa dos dispositivos em rede, torna-se o ponto de acesso entre o aplicativo do Terminal Virtual e a rede física, simbolicamente representados na figura 5.

6 Virtual Terminal Object Pool Working Set Master ECU Working Set object Working Set Figura 5 Representação lógica das ECUs no Terminal Virtual Por exemplo, para que um determinado sensor atualize seu valor na tela do Terminal Virtual, basta que ele envie uma mensagem alterando a propriedade correspondente em seu objeto no Object Pool. Mesmo que a Máscara de Dados que o contém não esteja ativa, o valor será atualizado e mostrado oportunamente. 5. Controlador de Tarefas A parte 10 (ISO, 2000b) é denominada Controlador de tarefas e intercâmbio de dados do sistema de gerenciamento de informações (Task controller and management information system data interchange). Ela descreve a interação da rede embarcada com o computador de gerenciamento na sede da fazenda; além do dispositivo embarcado responsável por controlar e gerenciar as tarefas a serem realizadas em campo. Esse último equipamento é chamado de Controlador de Tarefas (Task Controller). O processo se inicia com um pacote de aplicativos no computador da fazenda, comumente denominado FMIS (Farm Management Information System). O computador é conectado a diversas fontes de dados, como dados meteorológicos, históricos de cultivo, mapas de satélites, controle de estoque, programas de manutenção de equipamentos, base de funcionários, folha de pagamento, dimensões físicas dos tratores e implementos etc. Com base nesses dados, o funcionário responsável define todas as tarefas a serem realizadas em campo. As tarefas podem ser agrupadas por tipo de plantação ou em etapas para facilitar o gerenciamento. O resultado é gerado no formato normatizado ADIS (Agricultural Data Interchange Syntax) (ISO, 1995), que é lido por um aplicativo de configuração no próprio computador central. Esse aplicativo já faz parte do sistema que abrange o Controlador de Tarefas, o MICS (Mobile Implement Control System).

7 O arquivo é convertido para um formato proprietário de livre escolha e transferido para o Controlador de Tarefas por algum meio arbitrário (cabo serial, rede sem fio, cartão de memória, infravermelho, etc.). Ao receber o arquivo, o Controlador de Tarefas deve oferecer uma interface ao usuário através do Terminal Virtual com algumas funcionalidades, como: selecionar uma tarefa da lista, iniciar uma tarefa, parar uma tarefa, continuar uma tarefa, modificar uma tarefa, criar uma tarefa, entre outras. A apresentação desses comandos ao usuário é de livre escolha do desenvolvedor. O estado e o resultado de cada tarefa podem ser apresentados ao usuário e registrados em memória para posteriormente serem enviados de volta ao Computador de Gerenciamento para avaliação e histórico. Existem três modos de execução das tarefas: baseado em tempo, em distância e em posição. Este último modo requer uma descrição topológica que seja entendida pelo Controlador de Tarefas e pelo FMIS. 6. Dispositivos computacionais portáteis Já há algum tempo, uma série de dispositivos portáteis de uso geral, como calculadoras e agendas sofisticadas, evoluíram para os PDAs (Personal Digital Assistant) que vêm se tornando uma alternativa para sistemas computacionais portáteis de uso geral. O uso em escala e a competição entre os fabricantes garantiram que esses equipamentos atingissem alta relação custo performance, sendo uma alternativa para soluções embarcadas. A disponibilidade de modelos em versão OEM (Original Equipment Manufacturer) permitiu que diversas empresas agregassem periféricos customizados a esses equipamentos padronizados, barateando o custo final, e dando o primeiro passo para uma tendência de instrumentação baseada em PDAs. O próprio uso do PDA como Terminal Virtual pode ser considerado uma implementação de um Instrumento Virtual através de uma interface gráfica central, que utiliza recursos selecionados de equipamentos conectados à rede ISO Outra necessidade importante para o uso do PDA é a robustez a intempéries. Os chamados rugged PDAs são desenvolvidos para suportarem quedas, riscos na tela, poeira, lama, chuva e alguns até submersão a um metro d água (IP67). Opcionalmente, há capas de proteção (rugged cases) para PDAs tradicionais que adicionam um grau extra de proteção para situações intermediárias, como uso embarcado em máquinas agrícolas. Os Dispositivos Computacionais Portáteis de uso pessoal estão se viabilizando como uma plataforma de computação que estende seu uso para várias aplicações onde são necessários: alto poder de processamento (se comparado com um micro-controlador), fácil interação com o operador (visor gráfico sensível a toque, som, câmera), flexibilidade de comunicação (portas seriais, rede sem fio, slots de expansão), estabilidade, robustez e baixo custo. Da mesma maneira que hoje o Computador Pessoal (PC) de um bom fornecedor é utilizado em várias aplicações profissionais e semi-críticas, os PDAs podem ser tornar uma expansão natural de diversos tipos de sistemas para prover uma interface dinâmica, natural e familiar para o operador. A disponibilidade de múltiplos meios de comunicação no PDA permite a criação de redes integradas com a adição mínima de alguns acessórios. Por exemplo, podem ser implementadas as seguintes interfaces e soluções: Comunicação FMIS MICS entre o Computador de Gerenciamento e o Controlador de Tarefas através de Bluetooth para rápida troca de arquivos. Armazenamento de centenas de Object Pools em um cartão de memória intercambiável para permitir a rápida troca de PDAs em caso de falhas. Comunicação com a rede ISO através de conversores CAN USB.

8 Comunicação com outros PDAs através de Wi-Fi, permitindo a criação de redes ad hoc, trabalho cooperativo, compartilhamento de sensores fixos e novas possibilidades de aplicações no campo. Criação de um gateway CAN Bluetooth na cabine do trator para integração fácil e transparente dos PDAs como Terminais Virtuais, visando o conceito de instrumento virtual sensível a contexto (context-aware virtual instrument). A escolha do PDA como equipamento não é dependente de nenhum fabricante específico, marca de processador ou sistema operacional. Em qualquer época, pretende-se que a especificação desse dispositivo seja a de um modelo de uso pessoal de custo acessível e facilmente encontrado em qualquer estabelecimento comercial de informática. 7. Plataforma Java TM A plataforma Java TM da empresa Sun Microsystems se tornou atualmente uma da mais difundidas ferramentas de desenvolvimento em uso. A elegância de sua linguagem moderna e a extensa biblioteca de classes que a acompanha tornaram o ambiente Java popular, concorrendo tanto com soluções profissionais baseadas em C/C++ como outras voltadas para aplicações menos críticas. Uma das características mais importantes da Java TM é a sua máquina virtual, Java Virtual Machine (JVM), que abstrai o equipamento no qual o programa é executado, permitindo portabilidade real para vários dispositivos sem a necessidade de sequer re-compilar o código fonte. De todas as linguagens de programação disponíveis, a Java tende a ser a mais estável e com maior compatibilidade futura. Diferentes de outras linguagens que ainda estão evoluindo ou que possuem pequenas variações de plataforma a plataforma, a Java possui uma maturidade e portabilidade muito úteis na aplicação deste trabalho. Visando simplificar o uso da linguagem Java para dispositivos portáteis, foi lançada a iniciativa Waba (2003), criando um subconjunto do Java que logo obteve bastante popularidade por ser aberto para melhorias por outros programadores. Uma das mais populares continuações do Waba é o SuperWaba (2003), que acrescentou dezenas de bibliotecas de classes e implementou uma máquina virtual bastante otimizada e leve para ser utilizada nos sistemas operacionais PalmOS, Microsoft Windows CE e, em breve, SymbianOS. O SuperWaba é atualmente mantido por uma comunidade de programadores em 156 países e é baseado na licença GNU Lesser General Public License (LGPL), o que permite que as aplicações desenvolvidas possam ser comercializadas e protegidas, mas mantém o projeto com o código-fonte aberto e sem custo. Entre as vantagens do SuperWaba está o fato de sua biblioteca de classes ser mais simplificada para o ambiente dos PDAs e a sua máquina virtual mais rápida e mais estável que, por exemplo, a Sun KVM. A comunidade de programadores ativamente tem contribuído para incrementar a biblioteca de classes com: componentes de interface com usuário, suporte a Unicode e XML, acesso simplificado ao banco de dados nativo do PalmOS (inclusive em Pocket PC), comunicação com GPS (Garmin), e suporte TCP/IP, RS 232, USB e Bluetooth. 8. Metodologia e implementação Foi desenvolvido uma arquitetura de aplicativos (framework) que provê o suporte necessário para o desenvolvimento das entidades da ISO 11783, oferecendo o gerenciamento de mensagens descritas na norma, operável sobre várias plataformas de PDAs, e utilizando classes de objetos que facilitam a customização e expansão visando atender não só o

9 Terminal Virtual e o Controlador de Tarefas, mas outras ECUs, a própria ECU do Trator, os NIUs (Network Interconnect Units), o Working Set Máster e ferramentas de diagnóstico. É visada a expansão desse estudo para a adoção de equipamentos eletrônicos que utilizem micro-controladores com suporte nativo a Java TM, usando esse framework de ponta a ponta na rede ISO No diagrama informal de objetos da figura 6, todos os objetos implementam métodos que permitem sua representação em uma seqüência de bytes serial, permitindo armazená-los em memória não volátil e recuperá-los posteriormente. Tal formato é o mesmo adotado pelo Working Set Master para descrever o Object Pool ao Terminal Virtual. Objeto 1 (Object 1) Objeto 2 (Object 2) PDA Objeto n (Object n) Despachador (Dispatcher) Interface com Usuário (User Interface) Repositório de Objetos (Object Pool) Gerenciador de Redes (Network Manager) CAN Figura 6 - Implementação do Terminal Virtual As principais funcionalidades desses objetos são: Gerenciador de Redes: Enviar e receber dados da rede ISO 11783, realizando o préprocessamento necessário para extrair blocos de informações úteis e validados para uso interno. Interface com Usuário: Renderizar graficamente uma máscara de dados ou de alarmes de acordo com a descrição do Object Pool; capturar os eventos do usuário e convertêlos para os eventos previstos na norma, acionando comandos internos ou mensagens na rede. Repositório de Objetos: Fabricar, armazenar e gerenciar todos os objetos descritos na Parte 6. Despachador: Lógica principal do Terminal Virtual, tomando as decisões e disparando métodos de acordo com eventos do usuário e da rede. O relacionamento dinâmico entre os objetos referenciados pelo Object Pool é feito através da própria descrição desses objetos. A Parte 6 da ISO atribui um número (Object ID) para cada objeto, único no Working Set, que é utilizado pelos próprios objetos para indicar referência, agregação e composição. Os recursos gráficos da JVM também foram úteis na renderização das telas, onde o preenchimento e a superposição de objetos gráficos são gerenciados pelo próprio ambiente.

10 O Controlador de Tarefas foi modelado para simular apenas a operação em campo. Não fazem parte do escopo do trabalho a modelagem da interação com o Computador de Gerenciamento e a conversão de arquivos para o formato ADIS. Para o caso atual, supõe-se que a base de dados é um arquivo recebido pelo Controlador de Tarefas já no formato próprio para ser utilizado pelo PDA. Base de Dados Despachador (Dispatcher) Repositório de Tarefas (Task Pool) Gerenciador de Redes (Network Manager) CAN Figura 7 - Implementação do Controlador de Tarefas Dos objetos mostrados na figura 7, o Gerenciador de Redes e o Despachador possuem funcionalidades análogas aos do Terminal Virtual. O objeto adicional que diferencia o Controlador de Tarefas é o: Respositório de Tarefas: Realizar consultas nas mais de 32 tabelas descrevendo tarefas e outros dados para fornecer as informações necessárias para os demais objetos. As imagens da figura 8 mostram exemplos de criação do Object Pool contendo uma Máscara de Dados simples e a tela renderizada de acordo com essa descrição. Figura 8 - Exemplos simples sobre plataforma PalmOS

11 9. Discussões finais O uso de Dispositivos Computacionais Portáteis em aplicações embarcadas ou em automação ainda não é difundido. As razões podem estar no fato de que produtos embarcados e robustos, como os baseados na plataforma PC/104, já existem há anos e têm demonstrado boa performance, ao passo que os PDAs são uma tecnologia nova e até há pouco tempo difícil de interfacear com outros sistemas. Outro fator é que os PDAs foram desenvolvidos para o uso pessoal, não havendo necessariamente o esforço dos fabricantes em criarem uma plataforma para controle de sistemas críticos de automação. Porém, este trabalho demonstra que os PDAs podem exercer, com ótimos resultados, o papel de interface na automação. Sendo, desde a sua concepção, voltado para a interação com o usuário, o PDA dispõe de recursos e facilidades que o tornam adequado ao papel de Terminal Virtual. No futuro, com a consolidação dos PDAs ou telefones celulares inteligentes como objeto de uso pessoal e obrigatório, eles podem se tornar a interface natural para tecnologias do dia-adia que emprestam sua interface sob demanda de maneira segura e personalizada. O uso do PDA como Controlador de Tarefas é tão quanto adequado, pois o seu papel é reger os demais equipamentos na rede ISO 11783, não realizar controles críticos como o controle de freios e mecanismos de implementos. Tanto a falha do Controlador de Tarefas quanto a do Terminal Virtual são previstas e resultam no posicionamento dos demais nós em estados seguros. No momento, esses nós (as demais ECUs) são os papéis que os PDAs não se adequam, levando ao estudo de microcontroladores com suporte a Java TM. 10. Referências Cugnasca, C. E. (2002) Sistemas Computacionais Embarcados em Máquinas Agrícolas: Estudos e Propostas p. Tese (Livre Docência) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. DeBaerdemaeker, J.; et al. (2000) Mechatronic Systems, Communication, and Control in Precision Agriculture. In: IEEE Control Systems Magazine, Piscataway, p.48-70, Oct Fellmeth, P. (2003) CAN-based tractor agricultural implement communication ISO CAN Newsletter, Setembro CAN in Automation, 15 de Outubro, Gazziro, M. A. et al. (2001) Sistema Portátil de Aquisição de Dados baseado em Computadores de Mão no Auxílio a SIG. In: SIMPÓSIO SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 3., Piracicaba, São Paulo, Anais. Piracicaba: Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, p Guimarães, A. A. (2003) Análise da norma ISO e sua utilização na implementação do barramento do implemento de um monitor de semeadora p. Dissertação (Mestrado) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Hofstee, J. W.; Goense, D. (1999) Simulation of a Controller Area Network-based Tractor Implement Data Bus according to ISO J. Agric. Engng Res., 1999, Volume 73,. p ISO International Organization for Standardization. (1995) ISO Machinery for agriculture and forestry Data interchange between management computer and process computers Data interchange syntax (ADIS Agricultural Data Interchange Syntax); 1995.

12 ISO International Organization for Standardization. (1999) ISO Workshop. In: AGRITECHNICA ISO International Organization for Standardization. (2000a) ISO Tractors, machinery for agriculture and forestry Serial control and communications data network, part 6: Virtual Terminal; (ISO/DIS ). ISO International Organization for Standardization. (2000b) ISO Tractors, machinery for agriculture and forestry Serial control and communications data network, part 10: Task controller and farm management information system data interchange; (ISO TC 23/ SC 19/ WG1 N257). ISOBUS Communication System. (2003) ISOBUS Specification, Implementation Level de Outubro, Landi, D. C.; Cugnasca, C. E. (2003) Estudo de Viabilidade Técnica para Implementação de Terminal Virtual e Controlador de Tarefas do Protocolo ISO em Dispositivos Computacionais Portáteis. In: CONGRESSO ISA SHOW São Paulo, SP, Landi, D. C. (2004a) Uma Proposta para Adoção de Dispositivos Computacionais Portáteis para Implementação do Terminal Virtual e do Controlador de Tarefas da Norma ISO em Redes Embarcadas em Máquinas Agrícolas p. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Landi, D. C.; Cugnasca, C. E. (2004b) Estudo para Uso de Dispositivos Computacionais Portáteis (PDAs) como Terminal Virtual e Controlador de Tarefas da Norma ISO em Redes Embarcadas para Máquinas e Implementos Agrícolas. In: CONAI 2004 CONGRESSO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE AUTOMAÇÃO. São Paulo, SP, Landi, D. C.; Cugnasca, C. E. (2004c) Study on Implementation Viability of ISO Terminal Virtual and Task Controller using Handheld Devices. In: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRECISION AGRICULTURE AND OTHER PRECISION RESOURCES MANAGEMENT. Minneapolis, MN, EUA, Maohua, W. (2001) Possible adoption of precision agriculture for developing countries at the threshold of the new millennium. Computers and Electronics in Agriculture, Amsterdam, v.30, n.1-3, p.45-50, Feb ISSN: NASA National Aeronautics and Space Administration. (2002) Tractors, Satellites, and Pickup Trucks. Science@NASA, Paz, S. M.; Cugnasca, C. E.; Saraiva, A. M.; Searcy, S. W. (1997) Development of a simulation tool for a GPS receiver. In: STAFFORD, J. ed. Precision Agriculture 97 - Technology, IT and Management. Oxford: BIOS Scientific Publishers, 1997, v.2, p ISBN Saraiva, A. M. (1992) Um equipamento para a monitoração de semeadoras de sementes graúdas. São Paulo, p. Dissertação (Mestrado) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Saraiva, A. M.; Cugnasca, C. E.; Paz, S. M. (1995) Padronização em Instrumentação e Automação Agrícola. In: CONGRESSO ISA SHOW São Paulo, SP, Saraiva, A. M.; Paz, S. M.; Cugnasca, C. E. (1997) Improving a planter monitor with a GPS receiver. In: FIRST EUROPEAN CONFERENCE ON PRECISION AGRICULTURE - PRECISION AGRICULTURE 97, Warwick, Proceedings. Oxford: BIOS Scientific Publisher, v 1, p ISBN Silva, K. M. R. (2003) AgriCAN - Simulador de Redes Baseadas no Protocolo ISO para ambiente Web p. Dissertação (Mestrado) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

13 Stone, M.; et al. (1999) ISO 11783: An Electronic Communications Protocol for Agricultural Equipment. In: AGRICULTURAL EQUIPMENT TECHNOLOGY CONFERENCE, Louisville, Kentucky, Strauss, C.; Cugnasca, C. E.; Saraiva, A. M.; Paz, S. M. (1998) The ISO standard and its use in precision agriculture equipment. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRECISION AGRICULTURE, 4., Saint Paul, Proceedings. Minneapolis: ASA/CSSA/SSSA p Strauss, C. (2001) Implementação e Avaliação de uma Rede Experimental Baseada em CAN para Aplicações Agrícolas p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica. Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, São Paulo, Brasil. SuperWaba. (2003) The Real Power of Mobile Computing. WabaSoft (2003). Waba Virtual Machine.

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

1 http://www.google.com

1 http://www.google.com 1 Introdução A computação em grade se caracteriza pelo uso de recursos computacionais distribuídos em várias redes. Os diversos nós contribuem com capacidade de processamento, armazenamento de dados ou

Leia mais

A NORMA ISO11783 COMO PADRÃO INTERNACIONAL E A SUA UTILIZAÇÃO NA AGRICULTURA

A NORMA ISO11783 COMO PADRÃO INTERNACIONAL E A SUA UTILIZAÇÃO NA AGRICULTURA A NORMA ISO11783 COMO PADRÃO INTERNACIONAL E A SUA UTILIZAÇÃO NA AGRICULTURA ALEXANDRE DE A. GUIMARÃES 1 ANTÔNIO M. SARAIVA 2 RESUMO Considerando-se os impactos relacionados ao aumento da eletrônica embarcada

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas administrativos da empresa. Nessa configuração, o PC é a

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

LOOZ ap o.. qw;:nas ap OZ ~sajl~ldwaxa OSE N::>\f - I:!f..,n.>ado..lSv ~:t~i~wjo.luf.e"dejqw3;o~jnpo.. d a O~SI:!',J:>

LOOZ ap o.. qw;:nas ap OZ ~sajl~ldwaxa OSE N::>\f - I:!f..,n.>ado..lSv ~:t~i~wjo.luf.edejqw3;o~jnpo.. d a O~SI:!',J:> LOOZ ap o.. qw;:nas ap OZ ~sajl~ldwaxa OSE N::>\f - I:!f..,n.>ado..lSv ~:t~i~wjo.luf.e"dejqw3;o~jnpo.. d a O~SI:!',J:> i. 'i REVISÃO DO PADRÃo ISOBUS PARA COMUNICAÇÃO DO IMPLEMENTO AGRÍCOLA COM TERMINAL

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR

IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR IMPLEMENTAÇÃO DAS CAMADAS Inference Machine e Message Service Element PARA UM SERVIDOR DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE Workflow HOSPITALAR Jeferson J. S. Boesing 1 ; Manassés Ribeiro 2 1.Aluno do Curso

Leia mais

Aula 03 Redes Industriais. Informática Industrial II ENG1023 Profª. Letícia Chaves

Aula 03 Redes Industriais. Informática Industrial II ENG1023 Profª. Letícia Chaves 1 Aula 03 Redes Industriais Informática Industrial II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Plano de aula Tópicos da aula: 1 Introdução 2 Benefícios na utilização de redes 3 Dificuldades na utilização de redes

Leia mais

4 Um Exemplo de Implementação

4 Um Exemplo de Implementação 4 Um Exemplo de Implementação Neste capítulo será discutida uma implementação baseada na arquitetura proposta. Para tanto, será explicado como a arquitetura proposta se casa com as necessidades da aplicação

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISES DE DADOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISES DE DADOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PROJETO SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISES DE DADOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ALUNO RICARDO CARDOSO TERZELLA

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução Infraestrutura móvel Características dos dispositivos móveis Desenvolvendo aplicações

Leia mais

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Quando se projeta um sistema cuja utilização é destinada a ser feita em ambientes do mundo real, projeções devem ser feitas para que o sistema possa

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

ESTUDO DE CASO WINDOWS VISTA

ESTUDO DE CASO WINDOWS VISTA ESTUDO DE CASO WINDOWS VISTA História Os sistemas operacionais da Microsoft para PCs desktop e portáteis e para servidores podem ser divididos em 3 famílias: MS-DOS Windows baseado em MS-DOS Windows baseado

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Projeto de controle e Automação de Antena

Projeto de controle e Automação de Antena Projeto de controle e Automação de Antena Wallyson Ferreira Resumo expandido de Iniciação Tecnológica PUC-Campinas RA: 13015375 Lattes: K4894092P0 wallysonbueno@gmail.com Omar C. Branquinho Sistemas de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução Infraestrutura móvel Características dos dispositivos móveis Desenvolvendo aplicações

Leia mais

Programação Palm OS. Roteiro da Apresentação. Motivação

Programação Palm OS. Roteiro da Apresentação. Motivação Programação Palm OS Emmanuel Ferro Roteiro da Apresentação Motivação Visão Geral do SO Elementos de Uma Aplicação Palm Ambientes de Desenvolvimento Conclusão Programação Palm OS Emmanuel Ferro 2 Motivação

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

CAPITULO 4 A ARQUITETURA LÓGICA PARA O AMBIENTE

CAPITULO 4 A ARQUITETURA LÓGICA PARA O AMBIENTE CAPITULO 4 A ARQUITETURA LÓGICA PARA O AMBIENTE A proposta para o ambiente apresentada neste trabalho é baseada no conjunto de requisitos levantados no capítulo anterior. Este levantamento, sugere uma

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision Software de gerenciamento de impressoras MarkVision O MarkVision para Windows 95/98/2000, Windows NT 4.0 e Macintosh é fornecido com a sua impressora no CD Drivers, MarkVision e Utilitários. 1 A interface

Leia mais

Automação de Bancada Pneumática

Automação de Bancada Pneumática Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Curso de Engenharia Elétrica Automação de Bancada Pneumática Disciplina: Projeto Integrador III Professor: Renato Allemand Equipe: Vinicius Obadowski,

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge. Projeto Demoiselle Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.net Palestrantes: Antônio Carlos Tiboni Luciana Campos Mota 20/07/2009

Leia mais

Hardware & Software. SOS Digital: Tópico 2

Hardware & Software. SOS Digital: Tópico 2 Hardware & Software SOS Digital: Tópico 2 Os objetos digitais são acessíveis somente através de combinações específicas de componentes de hardware a parte física do computador software programas para operar

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 11 Arquitetura do sistema Nada que é visto, é visto de uma vez e por completo. --EUCLIDES

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Anexo VI Edital nº 03361/2008. Projeto de Integração das informações de Identificação Civil. 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP

Anexo VI Edital nº 03361/2008. Projeto de Integração das informações de Identificação Civil. 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP Anexo VI Edital nº 03361/2008 Projeto de Integração das informações de Identificação Civil 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP A Senasp procura adotar os padrões de interoperabilidade

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Capítulo 9. Gerenciamento de rede

Capítulo 9. Gerenciamento de rede 1 Capítulo 9 Gerenciamento de rede 2 Redes de computadores I Prof.: Leandro Soares de Sousa E-mail: leandro.uff.puro@gmail.com Site: http://www.ic.uff.br/~lsousa Não deixem a matéria acumular!!! Datas

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Gerência de Redes NOC

Gerência de Redes NOC Gerência de Redes NOC Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os conceitos fundamentais, assim como os elementos relacionados a um dos principais componentes

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência

Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência O princípio de transmissão de dados de telemetria por rádio freqüência proporciona praticidade, agilidade,

Leia mais

GT Computação Colaborativa (P2P)

GT Computação Colaborativa (P2P) GT Computação Colaborativa (P2P) Djamel Sadok Julho de 2003 Este documento tem como objetivo descrever o projeto de estruturação do grupo de trabalho GT Computação Colaborativa (P2P), responsável pelo

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

Manual de Operação Aplicativo ClickIt

Manual de Operação Aplicativo ClickIt Manual de Operação Aplicativo ClickIt Rev. 1.1 Agosto/2010 GSControl Automação Ltda. Rua Washington Luiz, 675 ITC Conjunto 1101 Centro Porto Alegre RS CEP 90010-460 Telefone: (51)3026-0945 / (51)3287-2167

Leia mais

Gravação e Transmissão

Gravação e Transmissão O D-Guard Center é um poderoso sistema de controle e monitoramento, integrado aos mais diversos equipamentos de segurança eletrônica. Ilimitados dispositivos podem ser controlados e monitorados simultaneamente:

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I. de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores I. de Computadores Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de Computadores I Organização Básica B de Computadores

Leia mais

WebZine Manager. Documento de Projeto Lógico de Rede

WebZine Manager. Documento de Projeto Lógico de Rede WebZine Manager Documento de Projeto Lógico de Rede Versão:1.0 Data: 10 de Setembro de 2012 Identificador do documento: WebZine Manager Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0 Localização: SoftSolut,

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

Utilização da Planilha de Análise de Decisão

Utilização da Planilha de Análise de Decisão Utilização da Planilha de Análise de Decisão METODOLOGIA E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO - VERSÃO 1. A planilha apresentada está pronta e formatada para ser utilizada no processo de Análise de Decisão envolvendo

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT Quando você necessita de um componente essencial, com valor agregado, mas com custo reduzido,

Leia mais

Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy

Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy Ricardo Caruso Vieira Aquarius Software 1. Introdução Há mais de duas décadas, a indústria investe intensamente em sistemas ERP (Enterprise Resource

Leia mais

Relatorio do trabalho pratico 2

Relatorio do trabalho pratico 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INE5414 REDES I Aluno: Ramon Dutra Miranda Matricula: 07232120 Relatorio do trabalho pratico 2 O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 3 Software Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva Barramento Sistemas Operacionais Interliga os dispositivos de E/S (I/O), memória principal

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012.

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. Acrescenta a arquitetura de padrões tecnológicos de Interoperabilidade - e- PINGRIO, no segmento recursos tecnológicos o padrão tecnológico sistemas operacionais

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: C DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Organizar, manter e disponibilizar os acervos bibliográficos para docentes, técnicos e alunos;

Leia mais

Projeto 4D: Gerenciamento e Simulação de projetos industriais com o Autodesk Navisworks

Projeto 4D: Gerenciamento e Simulação de projetos industriais com o Autodesk Navisworks Projeto 4D: Gerenciamento e Simulação de projetos industriais com o Autodesk Navisworks Diego de Oliveira Potapczuk teewe Serão apresentadas as soluções desenvolvidas pela teewe sobre a plataforma do Navisworks,

Leia mais