1. Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ Encontro Empresarial: O evento... 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ... 3. 2. Encontro Empresarial: O evento... 4"

Transcrição

1

2 Conteúdo 1. Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ Encontro Empresarial: O evento Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Competição Brasileira de Robótica (CBR) Objetivo do Encontro Empresarial Espaço do Encontro Empresarial Cotas de Patrocínio Programação dos Eventos: Oficio do SBAI Contatos... 15

3 1. Universidade Federal de São João del-rei UFSJ A Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ originou-se das três instituições de ensino superior existentes em São João del-rei na década de 1980: Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; e Faculdade de Engenharia Industrial. No contexto de resgate histórico que nasce a Fundação de Ensino Superior de São João del-rei - FUNREI, após a assinatura da lei nº de 18 de dezembro de 1986 pelo então Presidente José Sarney. Finalmente, em 19 de abril de 2002, a instituição é transformada em Universidade Federal, lei A UFSJ conta com três campi em São João del-rei: Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves, além de um Centro Cultural "Solar da Baronesa". Além disso, atendendo ao processo de expansão da universidade, recentemente foram implementados os campus de Divinópolis, Alto Paraopeba (abrangendo as cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Entre Rios de Minas e Belo Vale) e Sete Lagoas, onde estudam 7,5 mil alunos em 57 cursos de graduação presenciais, atendidos por 550 professores dos quais 360 doutores e mais de 400 técnicos-administrativos. O espaço físico ainda conta com bibliotecas com mais de 106 mil livros, teatros, auditórios, salas multimídia, modernos laboratórios, além de piscinas, quadras e amplas salas de aula. Por meio do EXPANDIR, que busca fortalecer e interiorizar o ensino superior público no Brasil, a UFSJ aumentou o seu número de vagas para alunos de 1260 em 2008 para 2600 em Além disso, no período desses dois anos, 12 novos cursos foram criados e, após a conclusão da expansão, a universidade contará com cerca de 700 professores, mais de 500 técnicos-administrativos e mais de alunos. A UFSJ oferece também dez cursos de mestrado e um doutorado, colocando-se entre as trinta melhores universidades brasileiras nesse quesito. No ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que é regulamentado pelo MEC, alcançou o quinto lugar em Possui IGC (Índice geral de cursos) e CI (Conceito Institucional) de nota 4, nas faixas de 1 a 5. Na graduação, a UFSJ é a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil e a quinta melhor de Minas Gerais, entre mais de 1,5 mil avaliadas. Os altos padrões de formação de seu quadro profissional aliado à oferta majoritária de cursos noturnos fazem da UFSJ uma instituição pública de alta qualidade e destacadamente inclusiva, com cerca de 70% de seus alunos de graduação sendo egressos de escolas públicas de ensino médio.

4 2. Encontro Empresarial: O evento Atualmente o laço entre empresas, universidades e governo mostra-se favorável frente ao mercado de trabalho, essa união conhecida como Hélice Tripla (triple helix) vê-se necessária em nosso meio. A Hélice Tripla é um conceito forte que visa inovação e produção de tecnologia através de investimentos feitos por empresas no meio acadêmico juntamente com o apoio do governo. A Ômega Júnior - Projetos Mecânicos e de Produção e a EJEL - Consultoria e Projetos Elétricos, empresas júniores dos cursos de engenharia Mecânica, Produção e Elétrica da UFSJ, realizam o I Encontro Empresarial. Este é um evento inédito a ser realizado na Universidade Federal de São João Del Rei entre os dias 19 a 21 de setembro de 2011 que ocorrerá juntamente com o SBAI (Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente), - um evento de caráter internacional que está em sua X edição e já conta com mais de 1500 inscritos as finais da V OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e a IX CBR (Competição Brasileira de Robótica). Com a realização do I Encontro Empresarial acontecerá estreitamento dos laços entre Universidade, Governo e Empresa. Além de representar nosso corpo acadêmico/técnico, a UFSJ representa também nosso governo e estamos a um passo de conciliar nossa instituição de ensino com as empresas. Com o I Encontro Empresarial visamos aproximar todos os alunos da instituição com as empresas participantes desse evento. As empresas convidadas a participarem do Encontro Empresarial contarão com a disponibilidade de estandes em uma área planejada, para que possam apresentar-se aos participantes do evento, principalmente aos estudantes da UFSJ e das outras instituições de ensino que estarão na universidade. Esses estandes proporcionam uma forma mais direta para contato entre participantes e empresas, além disso, as empresas poderão realizar palestras frente ao público universitário.

5 . 3. Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). O SBAI é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Sua décima edição ocorrerá em São João del-rei - MG, no período de 18 a 21 de setembro. Esse evento reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. O X SBAI tem como organizadores o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ) que sediará o evento. Seguindo a tradição das edições anteriores, o X SBAI tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial nas áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real. O simpósio será realizado ao longo de três dias de sessões técnicas, com três palestras convidadas e um jantar de confraternização. Ocorrerão também workshops e minicursos. Os workshops devem possuir foco nas áreas do evento, além de estabelecer um espaço para discussões ativas e encaminhamento de pesquisas de forma cooperativa. A comissão organizadora do SBAI 2011 é composta por professores da UFSJ e do CEFET-MG. O coordenador geral do evento é o Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno, e a coordenação técnica está sob responsabilidade do Prof. Valter Júnior de Souza Leite.

6 4. Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que utiliza-se da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Este ano, será realizada sua quinta edição (V Olimpíada Brasileira de Robótica 2011), com o objetivo de despertar o interesse pela ciência e tecnologia utilizando a temática da robótica como ferramenta para ajudar a aprender.

7 5. Competição Brasileira de Robótica (CBR) A CBR 2011, que está em sua IX edição, englobará a Competição Brasileira de Robótica, o RoboCup Brazil Open e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica. Trata-se de uma ação conjunta da SBA (Sociedade Brasileira de Automática), SBC (Sociedade Brasileira de Computação), IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) e RoboCup para divulgar e promover os avanços tecnológicos na área de Robótica Móvel Inteligente. O RoboCup é uma competição a nível mundial que se desenrola todos os anos. Visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias tecnologias e metodologias podem se combinar para obter os melhores resultados. Cada edição é constituída por duas partes essenciais: as competições e o simpósio. No simpósio, que decorre após as competições, são apresentados e discutidos trabalhos científicos da área. As equipes participantes nas competições têm por obrigação apresentar as soluções desenvolvidas e disponibilizar o seu trabalho, sendo esta uma forma de incentivar a contínua evolução de uma equipe, assim como o aparecimento de raiz de novas equipes já com boa qualidade.

8 6. Objetivo do Encontro Empresarial O objetivo desse encontro é reduzir a distância entre todos os alunos da instituição e as empresas participantes do evento. As ferramentas para tal seriam: conversas diretas nos estandes com os alunos e professores e a realização de palestras promocionais realizadas pelas empresas, podendo dessa formar divulgar os seus serviços, como também os processos de seleção de candidatos. A realização desse evento será uma oportunidade de engrandecer as empresas na nossa instituição de ensino e também aos estudantes e profissionais que estarão presentes na universidade devido ao Encontro Empresarial, como também aos eventos paralelos que estarão ocorrendo. O Encontro Empresarial é um evento sem fins lucrativos que visa facilitar a realização de todos os eventos que estarão ocorrendo nessa época.

9 7. Espaço do Encontro Empresarial Será utilizado local estratégico do Campus Santo Antônio (CSA) para alocação dos estandes, além da disponibilidade do teatro para a realização de palestras. As competições nacionais de futebol de robô acontecerão no ginásio ao lado dos estandes do 1 Encontro Empresarial, aumentando dessa forma o fluxo de pessoas nos estandes. Os estandes terão movimentação constante de pessoas devido aos eventos que ocorrerão paralelamente, atingindo assim um dos nossos principais objetivos que é a aproximação dos estudantes com as empresas. A seguir, encontra-se o esboço de como será a organização do espaço físico seguido das características referentes aos estandes. Figura 1- Planta do local do evento

10 Figura 2- Modelo do Estande Cada estande terá no máximo 20m² e será sem mobília.

11 8. Cotas de Patrocínio Platina - investimento de R$40.000,00: o Estande com 20m² em local de destaque do evento; o Aplicação da logomarca nos cartazes, folders, programa oficial, caderno de anotação do SBAI, sites dos eventos, s de marketing de divulgação do evento, divulgação com destaque nos intervalos das sessões técnicas do SBAI e também na abertura do encontro empresarial; o 6 inscrições gratuitas no SBAI; o 4 pastas completas adicionais com material do SBAI; o Acesso ao mailing dos participantes do SBAI; o Utilização da sala VIP com infraestrutura completa para reuniões previamente agendadas; o Palestra de 1 hora no teatro em horário de escolha da empresa. Ouro - investimento de R$15.000,00: o Estande com 16m² em local privilegiado do evento; o Aplicação da logomarca nos cartazes, folders, programa oficial, sites dos eventos e s de marketing de divulgação do evento; o 4 inscrições gratuitas no SBAI; o 2 pastas completas adicionais com material do SBAI; o Acesso ao mailing dos participantes do SBAI; o Utilização da sala VIP com infraestrutura completa para reuniões previamente agendadas; o Palestra de 30 minutos no teatro em horário de escolha da empresa. Prata - investimento de R$5.000,00: o Estande com 12m²; o Aplicação da logomarca no programa oficial e no site do Encontro Empresarial; o 2 inscrições gratuitas no SBAI; o Acesso ao mailing dos participantes do SBAI; o Palestra de 30 minutos no teatro.

12 9. Programação dos Eventos: Programação do Encontro Empresarial Hora Segunda-feira, 19/09/11 Terça-feira, 20/09/11 Quarta-feira, 21/09/11 10:00-10:30 Coffee-break Coffee-break Coffee-break 10:30-11:00 Palestra 1 Palestra 9 Palestra 17 11:00-11:30 Palestra 2 Palestra 10 Palestra 18 11:30-12:00 Palestra 3 Palestra 11 Palestra 19 12:00-14:00 Intervalo de almoço Intervalo de almoço Intervalo de almoço 14:00-14:30 Palestra 4 Palestra 12 Palestra 20 14:30-15:00 Palestra 5 Palestra 13 Palestra 21 15:00-15:30 Palestra 6 Palestra 14 Palestra 22 15:30-16:00 Palestra 7 Palestra 15 Palestra 23 16:00-16:30 Coffee-break Coffee-break Coffee-break 16:30-17:00 Palestra 8 Palestra 16 Palestra 24 17:00-18:30 Intervalo Intervalo Intervalo 18:30-20: A partir de 20:00 Abertura oficial do Encontro Empresarial Mesa Redonda SBAI Jantar de Confraternização Encerramento dos Eventos Festa de Encerramento Durante o dia as empresas terão os estandes para divulgarem seus produtos e também conversar com as pessoas que as desejam conhecer mais. Na palestra, as empresas têm o direito de falar sobre os produtos que as mesmas vendem ou sobre os processos de seleção.

13 Programação do SBAI: Hora Domingo, 18/09/11 Segunda-feira, 19/09/11 Terça-feira, 20/09/11 Quarta-feira, 21/09/11 8:30-10: Palestra 1 Palestra 3 Palestra 5 10:00-10:20 Minicurso Coffee-break Coffee-break Coffee-break 10:20-12:00 Sessão Oral Sessão Oral Sessão Oral 12:00-14:00 Intervalo de almoço Intervalo de almoço Intervalo de almoço Intervalo de almoço 14:00-16:00 Minicurso Sessão Oral Sessão Oral Sessão Oral 16:00-16:30 Coffee-break Coffee-break Coffee-break Coffee-break 16:30-18:00 Minicurso Palestra 2 Palestra 4 Palestra 6 18:00-18:30 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo 18:30-20:00 Abertura Assembléia SBA Mesa Redonda Encerramento A partir de 20:00 Coquetel de Recepção Jantar de Confraternização Festa de Encerramento

14 10. Oficio do SBAI Ilustríssimo(a) Senhor(a), Entre os dias 18 e 21 de setembro de 2011, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), em associação ampla entre a Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), estará promovendo o décimo Simpósio de Brasileiro de Automação Inteligente (X SBAI, em São João del-rei. O SBAI é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Esse evento reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. Ocorrerão também workshops, mini-cursos, a IX Competição Brasileira de Robótica (CBR 2011), as finais da V Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2011) e o I Encontro Empresarial Captando Talentos. As edições anteriores destes eventos tiveram em média 900 participantes, dentre pesquisadores, alunos e profissionais das indústrias elétricas, eletrônica, metal-mecânica, da construção civil, de petróleo, mineradoras e de serviços. São também esperados representantes de órgãos oficiais de fomento à pesquisa. Reconhecendo o destaque dado pela sua empresa ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, estamos buscando seu patrocínio para a realização do evento, o qual é detalhado em cotas. Aproveitamos o momento para também convidar os profissionais desta renomada empresa a submeter trabalhos na área de automação inteligente à comissão científica do evento. Finalmente, reiterarmos nossos votos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Coordenador do X SBAI

15 11. Contatos ÔMEGA JÚNIOR Projetos Mecânicos e de Produção Tel: omega.junior@yahoo.com.br EJEL Empresa Júnior de Engenharia Elétrica Tel: ejel.consultoria@gmail.com Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de São João del-rei Fone: nepomuceno@ufsj.edu.br

PATROCÍNIO. 21 de setembro de 2015. Hard skills impulsionando seus projetos OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: OURO MINAS PALACE HOTEL PROPOSTA DE

PATROCÍNIO. 21 de setembro de 2015. Hard skills impulsionando seus projetos OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: OURO MINAS PALACE HOTEL PROPOSTA DE OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: Hard skills impulsionando seus projetos PROPOSTA DE PATROCÍNIO 21 de setembro de 2015 OURO MINAS PALACE HOTEL BELO HORIZONTE MG REALIZAÇÃO Rua Tomé de Souza, 67, 3º andar,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica 2014

Olimpíada Brasileira de Robótica 2014 Olimpíada Brasileira de Robótica 2014 Princípios e Objetivos Formar alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes; Estimular o estudo, a investigação e o aprendizado por meio de

Leia mais

PRIMEIRA CIRCULAR. Introdução

PRIMEIRA CIRCULAR. Introdução PRIMEIRA CIRCULAR Introdução A Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, através do Pólo de Modernização Tecnológica Vale do Rio Pardo - e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, sediará o

Leia mais

PLANO COMERCIAL. 03 a 06. de Agosto de 2015. Centro de Convenções Goiânia - GO. Realização: Promoção:

PLANO COMERCIAL. 03 a 06. de Agosto de 2015. Centro de Convenções Goiânia - GO. Realização: Promoção: PLANO COMERCIAL O melhoramento de plantas, o futuro da agricultura e a soberania nacional 03 a 06 de Agosto de 2015 Centro de Convenções Goiânia - GO Realização: Promoção: APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira

Leia mais

PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO

PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO PROGRAME-SE PARA PARTICIPAR DO EVENTO OFICIAL DA SUINOCULTURA BRASILEIRA. Centro de Convenções e Eposições Epo Dom Pedro PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO INFORMAÇÕES: (43) 305-53 - abraves015@fbeventos.com Promoção

Leia mais

Projeto de Patrocínio

Projeto de Patrocínio Projeto de Patrocínio Software Freedom Day 19 de Setembrol de 2015 Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATECPR) Curitiba PR Brasil Sumário 1 Apresentação...1 2 Local, data e site...1 3 Público alvo...1

Leia mais

Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014

Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014 Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014 O Programa O SEBRAE, em parceria com o CNPq, desenvolveu o

Leia mais

oportunidades de investimento 9 de abril

oportunidades de investimento 9 de abril oportunidades de investimento Fórum 2015 da ASAP 9 de abril 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP, é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular ações de Gestão de Saúde Populacional

Leia mais

Projeto de Patrocínio. Curitiba - PR. 7 Fórum de Tecnologia em Software Livre

Projeto de Patrocínio. Curitiba - PR. 7 Fórum de Tecnologia em Software Livre Projeto de Patrocínio Curitiba - PR 2015 2014 VI FÓRUM TECNO SOFTW LIVRE VI Fó Te So Liv 16 a 18 de setembro de 2015 Curitiba PR Brasil Sumário 1 Apresentação...1 2 Local, data e site...1 3 Público alvo...1

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Maringá, 13 a 16/07/2009. Promoção: SBZ. Realização: UEM/DZO.

PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Maringá, 13 a 16/07/2009. Promoção: SBZ. Realização: UEM/DZO. PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA Maringá, 13 a 16/07/2009 Promoção: SBZ Realização: UEM/DZO Maringá-PR I -INFORMAÇÕES GERAIS 1. TÍTULO 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE

Leia mais

1. PROPONENTE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

1. PROPONENTE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 1. PROPONENTE Razão Social: Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária - SBFC CNPJ: 11.176.413/0001-48 Endereço: SCS Qd. 2 bl. C Ed.São Paulo, sala 111, CEP 70.314-900, Brasília, DF Telefone: 55 61 3223-0837

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 B8 PROJETOS EDUCACIONAIS Janeiro de 2014. A B8 Projetos Educacionais conseguiu demonstrar mais uma vez que o Brasil sabe produzir e desenvolver jovens talentos capazes de fazer

Leia mais

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa.

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa. Prezado(a) Senhor(a), Ao cumprimentá-lo(a) respeitosamente, a Associação Software Livre.Org ASL e o Projeto Software Livre Brasil têm a honra de convidar V. Sª para participar do 10º Fórum Internacional

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção)

Leia mais

CONFERÊNCIA BRASILEIRA EM MÉTODOS ÁGEIS

CONFERÊNCIA BRASILEIRA EM MÉTODOS ÁGEIS CONFERÊNCIA BRASILEIRA EM MÉTODOS ÁGEIS DE 21 A 23 DE OUTUBRO DE 2015, PORTO DE GALINHAS, PE Briefing da Conferência e Oportunidades de Patrocínio PORTO DE GALINHAS, PE CRÉDITOS: SUMMERVILLE BEACH RESORT

Leia mais

10 e 11 de junho Espaço APAS

10 e 11 de junho Espaço APAS 10 e 11 de junho Espaço APAS Apresentação O XIII Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, promovido pelo IBI, é uma oportunidade única para uma reflexão e para a disseminação das novas Tendências da Impermeabilização

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL 14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL Ficha Técnica Evento: XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia Cidade: Goiânia- Goiás Data: 14 a 17 junho de 2017 Expectativa de Público:

Leia mais

Eventos Fehosp 2012. Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais

Eventos Fehosp 2012. Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais Eventos Fehosp 2012 Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais Hotel Palm Plaza Resort em Campinas 24 a 27 de abril de 2012 www.fehosp.com.br / eventos@fehosp.com.br FEHOSP Fundada em 1959, a Federação

Leia mais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais Índice 1. Agradecimentos... 03 2. A EMPEC... 04 3. UPDATE... 04 4. Disposições Gerais... 04 5. Critérios de Participação... 05 6. Regulamento... 06 7. Inscrições... 06 8. Pagamento... 07 9. Etapas do Concurso...

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Oportunidade de Patrocínio

Oportunidade de Patrocínio Oportunidade de Patrocínio COLÓQUIO INTERNACIONAL: A MODERNIZAÇÃO do Direito do Trabalho 27 e 28 de agosto de 2015 Hotel Sheraton - Porto Alegre/RS PROMOTOR: Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas

Leia mais

PROJETO DE PATROCÍNIO EMPRESAS E INSTITUIÇÕES

PROJETO DE PATROCÍNIO EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PROJETO DE PATROCÍNIO EMPRESAS E INSTITUIÇÕES ÍNDICE PATROCINADOR 04 APRESENTAÇÃO 05 ATIVIDADES DO EVENTO 06 PÚBLICO ALVO 07 PERÍODOS 08 LOCAL DO EVENTO 09 REALIZAÇÃO 11 COORDENAÇÃO GERAL 14 PROGRAMAÇÃO

Leia mais

EDITAL ITA DE EMPREENDEDORISMO. São José dos Campos

EDITAL ITA DE EMPREENDEDORISMO. São José dos Campos EDITAL ITA DE EMPREENDEDORISMO 2013 São José dos Campos 2013 SUMÁRIO 1 DENOMINAÇÃO, OBJETIVO E GOVERNANÇA... 4 1.1 Denominação... 4 1.2 Objetivo do Desafio... 4 1.3 Conceito... 4 1.3.1 Desenvolvimento

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR Artigo 1º Considera-se Atividades Complementares atividades acadêmicas,

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Página - 2

APRESENTAÇÃO. Página - 2 Página - 1 APRESENTAÇÃO O Congresso Carioca de Educação Física nasceu da necessidade de se fazer um evento destinado a esse segmento na cidade do Rio de Janeiro. A primeira edição aconteceu em agosto de

Leia mais

Prezados Amigos, Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D Albuquerque Presidente FITx 2012

Prezados Amigos, Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D Albuquerque Presidente FITx 2012 Prezados Amigos, Após o sucesso do FITx 2010 sentimo-nos na obrigação de perenizar este evento que reuniu mais de 400 congressistas, 10 palestrantes internacionais e 100 nacionais. Consideramos que o mais

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS FFACERB - FFACULLDADE CENECISTTA DE RIO BONITTO ENTIDADE MANTENEDORA: CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Credenciada pela Portaria 57/09 MEC Publicada no D.O.U. em 14/01/2009 Av. Sete de Maio,

Leia mais

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. É considerado o maior evento presencial de

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO OUI- IOHE MISSÃO OUI DE UNIVERSIDADES CANADENSES NO BRASIL 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011 Programa preliminar A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO À luz dos excelentes

Leia mais

www.portalrealize.com.br

www.portalrealize.com.br 1 ÍNDICE ÍNDICE PATROCINADOR 1. Atividades do Evento... 04 2. Público Alvo... 05 3. Períodos... 06 4. Local do Evento... 07 5. Realização... 08 6. Patrocínio... 09 7. Contrapartidas de Patrocínio... 15

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

A P R E S E N TA Ç Ã O

A P R E S E N TA Ç Ã O A P R E S E N TA Ç Ã O Acreditamos ser esta uma excelente oportunidade de sua empresa estar em contato com os principais formadores de opinião e lideres das áreas de Infectologia, Controle de Infecção,

Leia mais

Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Manifestação da CPEU Identificação Projeto Institucionalizado a quem

Leia mais

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 1 - APRESENTAÇÃO Com o objetivo de estimular e promover o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, compete à Pró - Reitoria

Leia mais

ABRH-DF. Associação Brasileira de Recursos Humanos SISTEMA NACIONAL ABRH PROPOSTA COMERCIAL

ABRH-DF. Associação Brasileira de Recursos Humanos SISTEMA NACIONAL ABRH PROPOSTA COMERCIAL PROPOSTA COMERCIAL 18º ENCONTRARH O TALENTO FAZ A DIFERENÇA NO CENÁRIO DE MUDANÇAS E TURBULÊNCIAS 05 e 06 de novembro de 2008 Centro de Convenções Ulysses Guimarães 1 Apresentação A - é uma sociedade civil,

Leia mais

III Desafio ITA de Empreendedorismo

III Desafio ITA de Empreendedorismo III Desafio ITA de Empreendedorismo Edição 2015 Sumário 1 DENOMINAÇÃO, OBJETIVO, CONCEITO E GOVERNANÇA... 3 1.1 Denominação... 3 1.2 Objetivo do Desafio... 3 1.3 Conceito... 3 1.4 Governança... 4 1.4.1

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Apresentação. Participe desta oportunidade de adquirir novos conhecimentos e realizar bons negócios!

Apresentação. Participe desta oportunidade de adquirir novos conhecimentos e realizar bons negócios! Apresentação No período de 15 a 16 de setembro de 2015, no Teatro da UNIMEP, na cidade de Piracicaba/SP, realizaremos a 6ª Edição do Seminário Nacional de Tomate de Mesa, com o objetivo de reunir representantes

Leia mais

INC.EM.T.IVA Católica

INC.EM.T.IVA Católica INC.EM.T.IVA Católica Incubadora de Empresas Tocantinenses Inovadoras da Católica do Tocantins Processo de Seleção de Novos Empreendimentos CHAMADA PÚBLICA 001/2015 Palmas, Setembro de 2015. A Faculdade

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação. Atletas da Omda/Unisul convocados para seleção brasileira Notisul Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 9 de novembro de 2011 JORNAIS Recicla Diário Catarinense Cozinha Diário Catarinense Festa

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS PRÓ- DE EXTENSÃO INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma dessas perguntas: O que são entidades estudantis? Para que servem? Qual a diferença entre um CA e um DA? Como criar

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.

Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. MANUAL OFICIAL O EVENTO O IDEAU Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai reconhece a importância do trabalho acadêmico, as habilidades de criação e de inovação dos alunos de cada um de

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Ceilândia,

Leia mais

UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF - Universidade Federal Fluminense UFF - Universidade Federal Fluminense Em Niterói, a UFF e seus vários campi confundem-se com a geografia da cidade, localizados em vários bairros - Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil

Leia mais

[PROPOSTA EXECUTIVA]

[PROPOSTA EXECUTIVA] [PROPOSTA EXECUTIVA] Proposta para a realização do LinguÁgil, edição 2011 Apresentação O incremento na complexidade dos sistemas atuais tem gerado uma tendência na união de diversas tecnologias para o

Leia mais

Extensões: a Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes.

Extensões: a Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes. Apresentação: O Departamento de Engenharia, iniciou seus trabalhos na área de robótica no ano de 2009 por meio da criação da sua primeira equipe de competição, a UaiSoccer, equipe que disputa a categoria

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

Adapti Empresa Júnior de Engenharias e Ciência da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Anexo A EDITAL 002/2015

Adapti Empresa Júnior de Engenharias e Ciência da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Anexo A EDITAL 002/2015 Adapti Empresa Júnior de Engenharias e Ciência da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Anexo A EDITAL 002/2015 Edital de processo seletivo de novos membros para a Adapti - Associação

Leia mais

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da Projeto Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e ( pt ) Automação na Wikipédia Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da ( 2009 UFLA (II Professores: Roberto

Leia mais

REUNIÃO ADMINISTRATIVA. 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de 2007. 21 à 24 de Junho de 2007,

REUNIÃO ADMINISTRATIVA. 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de 2007. 21 à 24 de Junho de 2007, 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO 21 à 24 de Junho de, & ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de. Traga sua Empresa ao evento que determinará o futuro da Cardiologia Nacional Grupo CONCEITO: As Reuniões de Planejamento

Leia mais

Programa de Acompanhamento de Egressos

Programa de Acompanhamento de Egressos FACULDADE FACULDADE DE TALENTOS DE HUMANOS TALENTOS HUMANOS - FACTHUS - FACTHUS Programa de Acompanhamento de Egressos UBERABA-MG 2010 I - OBJETIVO GERAL Desenvolver uma política de acompanhamento dos

Leia mais

5º Workshop RNP2 13 e 14 de maio de 2004 Gramado RS

5º Workshop RNP2 13 e 14 de maio de 2004 Gramado RS 5º Workshop RNP2 13 e 14 de maio de 2004 Gramado RS Promovendo o debate sobre iniciativas ópticas e aplicações avançadas para redes acadêmicas http://www.rnp.br/wrnp2/2004/ O Workshop RNP2 é um evento

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015

II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015 II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015 A Diretoria Acadêmica da, no uso de suas atribuições, torna pública a alteração do período de realização da II Jornada do Conhecimento,

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. Atenciosamente,

1. APRESENTAÇÃO. Atenciosamente, PLANO COMERCIAL 1. APRESENTAÇÃO O tomate teve seu início no Estado de Goiás quando as Indústrias procuravam um local alternativo para a produção de tomate e tinham poucas opções que agregavam valores para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 036 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 06

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

Eventos Fehosp. Promovendo e fortalecendo as relações para o aprimoramento das ações na saúde.

Eventos Fehosp. Promovendo e fortalecendo as relações para o aprimoramento das ações na saúde. Eventos Fehosp. Promovendo e fortalecendo as relações para o aprimoramento das ações na saúde. Quem Somos A Fehosp Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, é uma instituição

Leia mais

PROJETO COMERCIAL CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA: LAPAROSCOPIA,TORACOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA WWW.CONGRESSODECIRURGIADF.COM.BR

PROJETO COMERCIAL CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA: LAPAROSCOPIA,TORACOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA WWW.CONGRESSODECIRURGIADF.COM.BR PROJETO COMERCIAL CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA: LAPAROSCOPIA,TORACOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA WWW.CONGRESSODECIRURGIADF.COM.BR PROJETO COMERCIAL PROMOÇÃO: REALIZAÇÃO: ORGANIZAÇÃO: O CBC São mais de

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: COPA DE ROBÓTICA COLÉGIO SANTA EMÍLIA

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: COPA DE ROBÓTICA COLÉGIO SANTA EMÍLIA Recife recebe um campeonato de robôs em Olinda nessa quinta (26). O evento será no Colégio Santa Emília, com entrada gratuita ao público. A 1ª Copinha de Robótica contará com alunos de 8 a 14 anos. O torneio

Leia mais

Projeto de Patrocínio 8 Fórum de Tecnologia em Software Livre

Projeto de Patrocínio 8 Fórum de Tecnologia em Software Livre Projeto de Patrocínio 31 de Agosto a 2 de de setembro de 2016 Curitiba PR Brasil Sumário 1 Apresentação... 1 2 Local, data e site... 1 3 Público alvo... 1 4 Justificativa... 2 4.1 Fórum de Tecnologia em

Leia mais

BWP 2015 ORGANIZADORES GWEC. ABBEólica. Grupo CanalEnergia

BWP 2015 ORGANIZADORES GWEC. ABBEólica. Grupo CanalEnergia O MERCADO O ano de 2015 promete ser bem promissor para o mercado de energia renovável. A América Latina começará a instalar mais de 3 GW de energia eólica anualmente, com potencial de alcançar 4.3 GW por

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO OPORTUNIDADES DE 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular a promoção da saúde das populações através do desenvolvimento de ações

Leia mais

A experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC): um novo modelo universitário para o Século XXI

A experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC): um novo modelo universitário para o Século XXI Simpósio de Planejamento Institucional A experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC): um novo modelo universitário para o Século XXI Dácio Roberto Matheus Vice-Reitor Junho-2015 Documentos Referenciais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA DIRETORIA DE ENSINO DIRETORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

Institucional. na Esalq, o Pecege atua em duas frentes principais:

Institucional. na Esalq, o Pecege atua em duas frentes principais: Institucional A Esalq USP, reconhecida mundialmente como sinônimo de qualidade em ensino, pesquisa e produção científica, oferece conceituados MBAs a profissionais em todo o país. São programas de pós-graduação

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

PUC MINAS. Uma universidade em sintonia com o futuro

PUC MINAS. Uma universidade em sintonia com o futuro PUC MINAS Uma universidade em sintonia com o futuro No mapa de Minas Gerais, a Pontifícia Universidade Católica está presente em importantes regiões do Estado, através de uma estrutura multicampi composta

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO 7ª Conferência Latino-Americana sobre Design de Interação Córdoba, Argentina. Novembro de 2015. www.isa.ixda.org/2015 SOBRE O IxDA A Interaction Design Association (IxDA) é a maior

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC

PROCESSO SELETIVO. Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC PROCESSO SELETIVO Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO

XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO www.eventossolos.org.br/cbcs2013 1 Sumário Apresentação... 03 Patrocínio Ouro... 13 O Evento... 04 Patrocínio Prata... 14 Tema Central... 05 Patrocínio Bronze... 15 Local...06 Aquisição de estande ou Objetivos...

Leia mais

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA O Centro Universitário do IMT - CEUN-IMT, oferece cursos de Administração, Design do Produto, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação,

Leia mais

O maior evento de desenvolvedores de software de Minas Gerais. 19 de outubro de 2013 Centro Universitário UNI BH

O maior evento de desenvolvedores de software de Minas Gerais. 19 de outubro de 2013 Centro Universitário UNI BH O maior evento de desenvolvedores de software de Minas Gerais 19 de outubro de 2013 Centro Universitário UNI BH SOBRE Realizado desde 2010, o DevDay é um evento independente organizado por desenvolvedores

Leia mais

Temário para Trabalhos Técnicos

Temário para Trabalhos Técnicos PROJETO COMERCIAL A Entidade A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PAVIMENTAÇÃO, voltada exclusivamente para a tecnologia de rodovias, aeroportos, vias urbanas e ferrovias, tem atuação em todo o território brasileiro,

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA A ENGENHARIA ELÉTRICA NA UFSCar O Curso de Engenharia Elétrica iniciou no ano de 2009, com o objetivo

Leia mais