Sábado saturday? Ou Lunar sábado?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sábado saturday? Ou Lunar sábado?"

Transcrição

1 Sábado saturday? Ou Lunar sábado? 1 Pessoas apaixonadas fazer tudo ao seu alcance para agradar a pessoa que amam. Esta é a reação natural do coração que ama. Ele não é visto como um dever, mas uma alegria e um privilégio! Isto é o que o verdadeiro sábado significa para todos os que amam o seu Criador e deseja honrá-lo. No início do mundo, o sétimo dia foi separado como um dia de descanso e adoração ao Criador. Aqueles que valorizam o cuidado despejada sobre eles por um amoroso Pai celestial, quer obedecê-lo e adorá-lo sobre o verdadeiro dia de sábado. Surge então a questão : " Que dia é o sábado bíblico Que dia é o verdadeiro sábado do sétimo dia da Bíblia? " Existem muitas crenças diferentes, amplamente aceitas sobre quando a adorar. Três destas exibições são como se segue : Muitas pessoas acreditam que não há necessidade de um dia específico de descanso desde YHWH deve ser adorado todos os dias. Sabatistas acreditam que, porque o sábado é o último dia da semana de sete dias, ele deve ser o verdadeiro sábado do sétimo dia. Porque moderno ciclo semanas continuamente, eles acreditam sábado desceu ininterrupta desde a Criação como o verdadeiro sábado do sétimo dia. Ainda outros acreditam que o acúmulo de evidência bíblica e histórica revela que o verdadeiro sábado só pode ser encontrado usando o calendário luni-solar usado nos tempos bíblicos. Embora seja verdade que se deve adorar a cada dia, o soberano do Universo próprio ordenou expressamente que, no sétimo dia, o trabalho é para ser posta de lado e passou um tempo especial com ele. O sábado não é apenas um dia de adoração. É também especificamente um dia de trabalho não. YHWH ainda afirmou que o sábado é um sinal entre Ele e Seus filhos para sempre. Este artigo irá considerar as evidências para saber se o verdadeiro sábado é um "Saturday sábado" ou o que é chamado de " lunar sábado". " Não há desculpa para quem tomar a posição de que não há mais verdade a ser revelada, e que todas as nossas exposições da Escritura estão sem um erro. O fato de que certas doutrinas têm sido mantidas como verdade por muitos anos... é não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis. Idade não fará erro na verdade, ea verdade pode dar ao luxo de ser justo. Nenhuma verdadeira doutrina perderá nada por perto de investigação. " Conselhos aos Escritores e Editores, p. 35 Para todos os que querem conhecer a verdade, chega um momento em que o caminho se divide. Prejuízo pessoal, tradição e ideias preconcebidas não deve ter nenhum pé na mente de um querer saber " a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. " Se o candidato a verdade vai estudar com uma mente aberta, estar disposto a obedecer ao que é revelado se ele está convencido de que é verdade, então a verdade será revelada a sua mente e ele não precisa permanecer no erro. Isto é o que é exigido de todos os que querem estudar o assunto do verdadeiro sábado da Bíblia.

2 2 Escritura revela que todo o conflito entre o Criador e Satanás está contido na batalha sobre a adoração. É uma guerra para a mente de cada homem, mulher e criança viva hoje. Portanto, seria sensato para todos na Terra para examinar este assunto por si. Todos devem estudar e saber com certeza se o verdadeiro dia de adoração é um sábado ou sábado a sábado Lunar. Solar? Lunar? ou Lunar -Solar? Se for importante para adorar em um dia específico ( o sábado ) que é de vital importância que o método correto de contagem ser usado para encontrar naquele dia. Em outras palavras, o calendário correta deve ser usado. Tempo só pode ser medido pelo movimento. Existem três principais tipos de calendários : Calendário solar (o calendário civil moderna, o calendário gregoriano, é um calendário solar. ) Calendário Lunar ( do calendário religioso usado por muçulmanos é um calendário lunar ). Calendário luni -solar (Isso também é às vezes chamado o calendário Lunar -Solar ). História e arqueologia revelam que todas as civilizações antigas usadas calendários luni - solares. Enquanto os egípcios foram os primeiros a adotar um calendário estritamente solar, o calendário original também era um calendário lunar -solar. Este método antigo e de alta precisão de cálculo do tempo amarra meses lunares com o ano solar em algum ponto observável na natureza. O movimento do sol, a lua e as estrelas são a única medição precisa do tempo. Mesmo com modernos relógios atômicos, todo o tempo é medido pelos ciclos dos corpos celestes. Dias e anos são medidos pela rotação da luz, como visto a partir da terra. Um ano solar é de 365 dias de duração. O ano lunar é 11 dias mais curto que o ano solar. Assim, as datas de uma bóia calendário lunar estritamente através das estações do ano solar. Várias culturas que usavam um calendário lunar -solar, ancorado nos meses lunares de diferentes pontos do ano solar. Alguns, como os antigos egípcios, usou o aumento da estrela, Sirius, no momento do solstício de verão. Outros, como os astecas e os maias, usou o solstício de inverno para o novo ano. Mais recentemente, quando a França adoptou um calendário diferente durante a Revolução Francesa, o ano começou brevemente no equinócio de outono. ( Para mais informações sobre a reforma do calendário francês e soviético, consulte Alterar as semanas : Escondendo sábado ). A evidência histórica mostra que, de longe, a maioria dos calendários antigos começou o ano na primavera, ou perto do tempo da mola ( vernal ) equinócio. Os israelitas também usaram um calendário luni-solar e começou o ano na primavera. Ambas as suas festas anuais eo sábado do sétimo dia foram calculados pelo calendário lunar -solar que havia sido estabelecida pelo Criador no início do mundo.

3 3 O sábado Lunar nas Escrituras O calendário do Criador é uma ferramenta extremamente importante para encontrar o verdadeiro sábado do sétimo dia, que contém o "selo de YHWH " : uma de penhor de lealdade para com o Criador. Escritura revela que a Criação, o sol ea lua foram dadas para fornecer luz, bem como os meios para marcar a passagem do tempo. O calendário solar moderna não usa a lua para manter o tempo. Nem o hindu ou o calendário lunar muçulmano usar o sol. Apenas o antigo calendário lunar -solar satisfaz os critérios de utilização tanto do sol e da lua em seu sistema de tempo de manutenção. Muitas pessoas que mantêm os dias de festa listadas em Levítico 23 ainda observar um sábado. Eles acreditam que o calendário lunar -solar foi usado apenas para as festas anuais, mas que o sábado do calendário solar moderno veio para baixo em um ciclo semanal contínuo desde a Criação. Mas isso é de dois métodos diferentes de tempo de manutenção! Em nenhum lugar nas Escrituras são dois sistemas separados e distintos de tempo de manutenção mencionada. Na Criação, um calendário foi estabelecido e foi necessário o uso de ambos o sol e a lua. E... [ YHWH ] disse: Haja luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite, e sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos : E sejam para luzeiros no firmamento do céu, para alumiar a terra, e assim foi. E... [ YHWH ] fez duas grandes luzes;... [ E Ele ] pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, E para governar o dia e a noite, e para separar a luz das trevas. (Gênesis 1:14-18, KJV ). fases da lua Sistema designado pelo Criador do tempo de manutenção usa o sol e a lua para controle de tempo. Direito nesta passagem, no primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia, o princípio é estabelecido que as duas grandes luzes estavam a ser usado para marcar o tempo para a adoração e como um sinal ou marca de lealdade para com o Criador. A palavra traduzida como "sinais" vem da palavra hebraica oth, o que significa um sinal ou marca. "Esta palavra representa algo pelo qual uma pessoa ou grupo é caracteristicamente marcada... A palavra significa " sinal " como um lembrete do dever. " (Veja # 226, dicionário Expanded The New Strong de palavras da Bíblia. ) O sábado é o sinal pelo qual as pessoas do Criador são marcadas e designado como diferente de todos os outros na terra. A palavra hebraica que é traduzida como " estações " é ainda mais revelador. É a palavra moed. É o uso da palavra que revela o verdadeiro sábado da criação é contada pela lua. Mo'ed é a palavra usada para se referir especificamente às festas anuais.

4 4 Desde as festas judaicas ocorreram em intervalos regulares, esta palavra torna-se estreitamente identificado com eles... Mo'ed é usado em um sentido mais amplo para todas as assembléias religiosas. Ele estava intimamente associado com o próprio tabernáculo... [ YHWH ] encontrou-se com Israel lá em horários específicos para o propósito de revelar a Sua vontade. É um termo comum para a montagem de adoração... [ De YHWH ] pessoas. (Veja # 4150, " Aids lexicais ao Antigo Testamento ", em hebraico, grego palavra chave Bíblia de Estudo, KJV ). Longe de apresentar dois sistemas diferentes de tempo de manutenção, a Escritura apresenta apenas um : o calendário lunar -solar pelo qual as festas anuais, bem como o sábado do sétimo dia, devem ser calculados. Levítico 23 é uma lista das festas sagradas de YHWH. A partir dos aniversários da Primavera para as festas de outono, Levítico 23 delineia-los todos. Mas a primeira " festa " listado é a festa semanal : o sábado do sétimo dia. E... [ YHWH ] falou a Moisés, dizendo : "Fala aos filhos de Israel, e dize -lhes: As festas de... [ YHWH ], que proclamareis para santas convocações, estas são as minhas festas Seis dias. trabalho ser feito, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação farás nenhum trabalho nele,.. ele é o sábado... [ YHWH ] em todas as vossas habitações " (Levítico 23:1-3 ) A partir daí, YHWH passou a listar as festas anuais (ou mo'edim ), mas a primeira festa que deu foi o sábado do sétimo dia. Lunar sábado : Um dia sagrado de descanso, é o sétimo e último dia de cada semana em uma lunação. O ciclo reinicia semanais com cada Lua Nova. Quatro semanas completas siga New Day lua. Salmo 104:19 é mais um testemunho da Escritura de que o sábado do sétimo dia deve ser calculada pela lua : " Ele designou [ criado ] a lua para as estações. " (Salmo 104:19, NVI) A palavra aqui traduzida como " estações " é, novamente, mo'edim. O registro bíblico é consistente: há apenas um método de tempo de manutenção apresentado nas escrituras. Esse é o calendário lunar -solar estabelecida por YHWH Si mesmo na criação. Este calendário estabelece todas as vezes nomeado para o culto, o mo'edim. O Calendário Lunar -Solar das Escrituras O primeiro dia do mês no calendário luni-solar é Dia da Lua Nova. (Para uso do termo "Lua Nova" nas Escrituras, veja: I Samuel 20:05, 18 e 24, 2 Reis 4:23, Salmo 81:3, Isaías 66:23, Ezequiel 46:1, e Amos 8: 5. )

5 5 calendário luni -solar - o cálculo do lunar sábado No antigo calendário, o sábado do sétimo dia sempre cai nas mesmas datas de cada mês. No calendário lunar -solar bíblica, cada lunação (ou mês lunar) sempre começa com um dia de Lua Nova, que está em uma classe de dia culto por si só. Seis dias de trabalho segue no segundo através de sétimo dia do mês. O sábado do sétimo dia sempre cai no dia 8, o 15, o 22 e o 29 de cada mês lunar. A própria Escritura suporta esta configuração do calendário. Toda vez que o sábado do sétimo dia é dada uma data contados na Bíblia, ele sempre cai no dia 8, o 15, o 22 ou o dia 29 do mês. Ou a data em si é atribuído ou datas contextuais e outros detalhes permitir de forma consistente para que a extrapolação. Por exemplo, a história do Êxodo do Egito contém as datas específicas e detalhes de três meses em uma fileira, todos os que têm o sábado do sétimo dia que cai no dia 8, 15, 22 e 29 de cada mês! Estes detalhes do calendário foram confirmados 40 anos mais tarde, no tempo de Josué e novamente na MORTE do Salvador na PESSACH (Páscoa). Como mencionado anteriormente, o ano lunar é mais curto que o ano solar e sem alguma forma de ancorar os meses lunares ao ano solar, as estações que flutuam através do calendário. O verdadeiro Ano Novo não poderia começar após o velho ano solar tinha terminado ( no equinócio vernal ). Assim, a cada dois ou três anos, um décimo terceiro mês extra foi intercalado no ano. Isto foi chamado um ano embolismic, porque todo um mês adicional foi adicionada para trazer as lunações volta para o alinhamento com as estações. Ezequiel fornece a prova bíblica para o décimo terceiro mês utilizado em anos embolismic. (Ver: 13 Mês de Ezequiel. ) O calendário lunar -solar da Criação é o método mais preciso do tempo de manutenção. É elegante, preciso. É divinamente projetado tempo de manutenção. Jeremias 31:35 refere-se a YHWH dando as "ordenanças " (ou leis) da lua. As ordenanças do divino tempo de manutenção são tão simples que o pastor na encosta pode ser tão precisos pela observação, como o astrônomo em seu observatório é por cálculo. Mesmo a contagem de Pentecostes, que há muito tem confundido as pessoas, porque as duas especificidades da contagem de parecer contraditório, podem ser precisamente figurou apenas usando o calendário lunar -solar. rabino Estudiosos judeus admitir que o calendário que agora eles usam não é o calendário das Escrituras. Judeus e o sábado Embora seja verdade que os judeus de hoje adoram em um sábado de sábado, isso não prova que ele é o verdadeiro sábado. Eles nem sempre adorar no sábado sábado. Estudiosos judeus são

6 6 muito claro que o método original de calendation era diferente do calendário moderno e que sob intensa perseguição durante o século IV dc, os judeus deu -se o calendário lunar -solar de origem. Declarando o novo mês pela observação da lua nova, eo ano novo com a chegada da primavera, só pode ser feito pelo Sinédrio. No tempo de Hillell II [ 4 século dc ], o último presidente do Sinédrio, os romanos proibida esta prática. Hillel II foi, portanto, obrigados a instituir o calendário fixo, assim, em vigor dando aprovação prévia do Sinédrio para os calendários de todos os anos futuros. ( " O calendário judaico e feriados (incluindo o sábado ) " : O calendário judaico ; Alterar o calendário, ênfase acrescentada ). A Lua Nova ainda é, eo sábado era originalmente, dependendo do ciclo lunar. ( Enciclopédia Judaica Universal, p. 410) Uma vez que o antigo calendário lunar -solar tinha sido posta de lado, o conhecimento do verdadeiro sábado foi perdido com a aceitação do calendário juliano pagã. CALENDÁRIO PRÉ-JULIANO Estes fragmentos de pedra de um calendário de início de Julian mostram claramente uma semana de oito dias. Os israelitas não usam o calendário Juliano para encontrar o sábado do sétimo dia. Eles usavam o calendário lunar -solar original da criação. SÁBADO LUNAR PERDIDO O calendário da República Romana, como a do calendário hebraico, foi também um calendário lunar -solar. Em ac, Júlio César reformou o calendário romano original e, com a ajuda de um astrônomo alexandrino Sosígenes, criou um novo calendário solar com o ciclismo continuamente semana : o calendário Juliano. Enquanto o calendário Juliano estava em uso na época do Messias, os israelitas não usá-lo como o início da semana Julian tinha oito dias de duração! Os israelitas ainda estavam usando o calendário solar de origem lunar e adorar no sétimo dia da sua semana. A partir desse momento, até o século IV, os israelitas e os cristãos apostólicos continuaram a usar o calendário bíblico para suas práticas religiosas. Com o crescente poder dos cristãos paganizado em Roma, isso levou a uma longa batalha séculos mais quando se lembrar da morte e ressurreição do Salvador. Os cristãos de Roma quiseram celebrar a ressurreição do Messias na Páscoa pagã. Os cristãos apostólicos, por outro lado, quis comemorar a morte de Yeshua na Pessach (Páscoa) original. O ponto de discórdia parece enganosamente simples : PESSACH contra Páscoa. As questões em jogo, no entanto, eram imensas. A única maneira de determinar quando ocorre a Páscoa é usar o calendário luni-solar bíblica...

7 7 Calendários de calcular tempo e no Concílio de Nicéia foi decidido anular o cálculo judaico e adotar o calendário juliano pagã. Este conhecimento efetivamente destruiu o verdadeiro sábado e substituído o pagão sábado sábado em seu lugar. Estudiosos judeus admitir este fato, também. Em uma descrição colorida do Concílio de Nicéia, estudioso judeu Heinrich Graetz escreveu: No Conselho de Niceia [ sic ] o último segmento foi tirada que ligava o cristianismo ao seu estoque pai. O festival da Páscoa que até agora foi comemorado em grande parte, ao mesmo tempo em que a Páscoa judaica, e de fato sobre os dias contados e fixados pela Sanhedrim [ Sinédrio ] na Judéia para a sua celebração, mas, no futuro, a sua observância era ser processado completamente independente do calendário judaico.... (History of the Jews, publicado pela Sociedade de Publicação Judaica da América, 1893, vol. II, ver pp ). O Concílio de Nicéia teve a mais profunda, de longo alcance efeito sobre o verdadeiro sábado. Até hoje os estudiosos católicos de base da autoridade da Igreja Católica sobre este ato de mudar o sábado do verdadeiro sábado do calendário lunar -solar de domingo no continuamente ciclismo Julian semana. O calendário Juliano pagão, legislou no lugar, um sistema de falsificação de toda a religião. Assim, o verdadeiro sábado foi enterrado sob séculos de tradição e no pressuposto de que a semana moderna tem um ciclo continuamente desde a Criação. REPARAR A BRECHA : RESTAURAR O SÁBADO LUNAR Isaías 58 contém uma bela profecia do trabalho a ser executado pela geração final. "E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas : e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar " (Isaías 58:12 ) TRÊS ANJOS Mensagens de Apocalipse 14 dos três anjos conter um convite à adoração no verdadeiro sábado da Bíblia. Este é o trabalho daqueles que se comprometeram a sua lealdade para com o Criador por adorá-lo em Seu verdadeiro dia santo, o verdadeiro sábado da Bíblia. Para reparar o buraco feito na lei de YHWH, para limpar o lixo do erro e da tradição, acumulado por séculos de Assunção, é a grande obra comprometida com o povo da geração final. Apocalipse contém um aviso de três vezes, chamando todos para o "medo... [ YHWH ], e dai-lhe glória... e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. " (Veja Apocalipse 14:6-10 ).

8 8 Este assunto é de extrema importância para todos os que vivem agora. O verdadeiro sábado é a marca da lealdade que distingue aqueles que estão dispostos a obedecer daqueles que se apegam à tradição e suposição. Todos devem estudar o assunto do sábado lunar, os fatos relacionados com a história do calendário, e as passagens relevantes da Bíblia. A batalha do Armagedom, como tudo na longa guerra entre YHWH e Hasatan é travada no campo de batalha de adoração. Todos os que desejam honrar seu Criador vai escolher para adorá-lo no dia em que Ele abençoou e pôr de lado : o sétimo dia da semana no calendário lunar -solar, o verdadeiro sábado lunar

O Que é o Sábado Lunar?

O Que é o Sábado Lunar? O Que é o Sábado Lunar? Se o tempo do sábado fosse determinado pela Lua, então o sábado teria que ser observado em dias diferentes durante o mês e não no sétimo dia de cada semana. O sábado poderia ser

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

Linha Internacional de Mudança de Data: O Sábado Inalterado?

Linha Internacional de Mudança de Data: O Sábado Inalterado? Linha Internacional de Mudança de Data: O Sábado Inalterado? Na quinta-feira, 29 de dezembro de 2011, Samoa e Toquelau avançaram para o Ocidente, através da Linha Internacional de Data. Ignorando a sexta-feira,

Leia mais

Aula 04 Medidas de tempo

Aula 04 Medidas de tempo Aula 04 Medidas de tempo O que é tempo? Os fenômenos astronômicos são periódicos e regulares: tornaram-se os primeiros relógios. E foram os relógios mais precisos até a construção dos relógios atômicos

Leia mais

WWW.YESHUACHAI.COM.BR

WWW.YESHUACHAI.COM.BR UM AXIOMA CHAMADO SHABAT LUNAR (PROVAS HISTÓRICAS) Introdução: O calendário de vara encontrada no Termas de Tito (79 dc construída - 81) fornece mais uma prova de que nem o shabat bíblico, nem o dia da

Leia mais

O Tempo, Passatempos,

O Tempo, Passatempos, O Tempo, Passatempos, E o Tempo que não passa Clique aqui e leia esse estudo 1. NÓS E AS NOSSAS MEDIDAS... Medimos o tempo, Medimos a vida, Medimos os outros... O período para o cristão não é o ano,

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

A PÁSCOA, O COELHO E OS OVOS DE CHOCOLATES

A PÁSCOA, O COELHO E OS OVOS DE CHOCOLATES A PÁSCOA, O COELHO E OS OVOS DE CHOCOLATES O sincretismo A Páscoa, é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É a data mais importante da religião cristã. A Páscoa e seus símbolos tem

Leia mais

Dez Mandamentos. Índice. Moisés com as Tábuas da Lei, por Rembrandt

Dez Mandamentos. Índice. Moisés com as Tábuas da Lei, por Rembrandt Dez Mandamentos Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Os dez mandamentos) Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Dez Mandamentos (desambiguação). Moisés

Leia mais

Seminário 5: Aluna: Michele Martins Lopes. Data: 16/03/2015. Disciplina: História da Matemática. Profª: Andrea Cardoso

Seminário 5: Aluna: Michele Martins Lopes. Data: 16/03/2015. Disciplina: História da Matemática. Profª: Andrea Cardoso Seminário 5: Aluna: Michele Martins Lopes Data: 16/03/2015 Disciplina: História da Matemática Profª: Andrea Cardoso Havia a necessidade de saber quando seria o tempo bom para o plantio, a colheita

Leia mais

Apêndice 1 Ementário do CTER

Apêndice 1 Ementário do CTER Apêndice 1 Ementário do CTER Apresentamos abaixo a ementa de cada uma das 31 (trinta e uma) disciplinas obrigatórias do CTER. Este ementário está sujeito a alterações. O aluno deve permanecer atento, pois,

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

A TORÁ DE ISRAEL. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Apocalipse 14:12

A TORÁ DE ISRAEL. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Apocalipse 14:12 A TORÁ DE ISRAEL Vítor Quinta Agosto de 2007 Na seguinte passagem é-nos dada a visão dos salvos na glória (os chamados, escolhidos e fiéis de todos os povos, nações, tribos e línguas, ao longo dos tempos,

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio

Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Historicismo. Cumprimento Contínuo

Historicismo. Cumprimento Contínuo Historicismo Cumprimento Contínuo Tempo do profeta 2º Advento Preterismo Cumprimento dentro dos limites do 1º Advento 2º Advento Daniel Apocalipse Nenhum cumprimento nos dias de hoje Futurismo 1º Advento

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa A SAGRADA ESCRITURA Por Marcelo Rodolfo da Costa A palavra bíblia é de origem grega do termo "biblion" que no plural significa "livros". Logo a bíblia é uma coleção de livros. Ela surge no meio de um oriente,

Leia mais

Índice Introdução... 13 Abreviaturas... 17 1. Natureza da liturgia cristã... 21 1.1. O termo liturgia... 21 1.1.1. No helenismo... 22 1.1.2. No Antigo Testamento... 22 1.1.3. No Novo Testamento... 23 1.1.4.

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

A mudança na lei de Deus

A mudança na lei de Deus A mudança na lei de Deus Toda profecia que vem da parte de Deus deve ser cumprida, como está escrito em Deuteronômio 18: Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder

Leia mais

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem!

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada.

Leia mais

Uma perspectiva bíblica do meio ambiente

Uma perspectiva bíblica do meio ambiente SEÇÃO 2 Uma perspectiva bíblica do meio Os cristãos deveriam se importar com o meio? Às vezes, os cristãos relutam em levar as questões ambientais a sério. Em alguns casos, isto ocorre porque não compreendemos

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..."

Leia mais

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Introdução Almejamos uma nova compreensão da espiritualidade, que nos impulsione a realizar o projeto integral de Deus, expressando assim genuína adoração (Jo 4.23-24).

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Livros Históricos. Introdução

Livros Históricos. Introdução Livros Históricos Introdução Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Cânon Judaico: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel,

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento:

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento: Há Harmonia Entre os Evangelhos? Mar/Abr/2015 Vlademir Hernandes AULA 3 15/3/2015 Recapitulação A importância dos Evangelhos Por que 4 evangelhos Bibliografia A necessidade de harmonização Exercícios sobre

Leia mais

Centro de Estudos Anglicanos

Centro de Estudos Anglicanos Formação do Ano Litúrgico Rev. Sílvio Freitas * Inicialmente a páscoa era comemorada semanalmente, no domingo, o "dia do Senhor", dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Vemos logo cedo registro da importância

Leia mais

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Igreja Nova Apostólica Internacional Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Depois de, na última edição, termos abordado os aspetos inclusivos e exclusivos no Antigo e no Novo Testamento,

Leia mais

Yom Kippur (Dia da Expiação)

Yom Kippur (Dia da Expiação) Yom Kippur (Dia da Expiação) (2ª Edição Setembro 2013) Levítico 23:26-32 Falou mais YHWH a Moisés, dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis

Leia mais

Elementos de Astronomia

Elementos de Astronomia Elementos de Astronomia Astronomia Antiga, Esfera Celeste, Coordenadas e Movimento Diurno dos Astros Rogemar A. Riffel Sala 1316 e-mail: rogemar@ufsm.br http://www.ufsm.br/rogemar/ensino.html Por que estudar

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA PÁROCO: Côn. Egídio de Carvalho Neto Elaboração: Diácono Admilson Pereira

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA PÁROCO: Côn. Egídio de Carvalho Neto Elaboração: Diácono Admilson Pereira PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA PÁROCO: Côn. Egídio de Carvalho Neto Elaboração: Pereira É o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. É a manifestação de Deus em nosso tempo

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Uma tradução inspirada?

Uma tradução inspirada? Septuaginta - Uma Tradução da Bíblia que Mudou o Mundo Quando o profeta de Deus, Moisés, começou a escrever a Bíblia há mais de 3.500 anos, apenas uma nação pequena podia lê-la. (Deuteronômio 7:7) Era

Leia mais

O Velho Tempo. Origem do calendário gregoriano

O Velho Tempo. Origem do calendário gregoriano O Velho Tempo Origem do calendário gregoriano Fernando Vieira A todo momento fazemos referência a algum sistema de contagem do tempo sem nos darmos conta das dificuldades que surgiram para sua padronização

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP Êxodo! DATA: 1445 a.c.; na caminhada pelo deserto do Sinai. NOME: No hebraico Shemot, nomes, e no grego Êxodo,

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? OS FUNDAMENTOS Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? O justo é chamado a perseverar com fé, esperança e amor. Não importa quais sejam as crises, o justo não pode

Leia mais

Jesus, o Cordeiro de Deus

Jesus, o Cordeiro de Deus Jesus, o Cordeiro de Deus "Sacrifícios e ofertas tu não quiseste, mas um corpo tu tens preparado para mim; em todos os holocaustos e sacrifícios pelo pecado tu não tens tido prazer. Então eu disse: Eis

Leia mais

JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS

JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS SOBRE ESTA REVELAÇÃO EDIFICAREI A MINHA IGREJA Mateus 16: 13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens

Leia mais

Introdução à 26/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Divindade de Cristo O que a história da igreja fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva No início do século II, o cristianismo era uma

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04. Professora : Thaís Prado Avancini

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04. Professora : Thaís Prado Avancini UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04 Professora : Thaís Prado Avancini Base Astronômica dos Calendários Desde a antiguidade movimento aparente dos astros serviu de referência

Leia mais

Consolidação para o Discipulado - 1

Consolidação para o Discipulado - 1 Consolidação para o Discipulado - 1 Fortalecendo o novo convertido na Palavra de Deus Rev. Edson Cortasio Sardinha Consolidador/a: Vida consolidada: 1ª Lição: O Amor de Deus O amor de Deus está presente

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

As festas judaicas acontecem no ritmo das estações,

As festas judaicas acontecem no ritmo das estações, No que diz respeito à moral judaica, há uma concepção profundamente otimista e unitária do homem, porque Deus só pode tê-lo criado livre e responsável. Mas a relação homem-deus pode ser rompida: isso é

Leia mais

A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais

A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais Preparado para a Associação de Igrejas Batistas Regulares do Rio Grande do Norte 6-9 de Janeiro de 2010, Acampamento Elim, RN Pr. Barry Alan Farlow Professor

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Estudo 9 Laicato e Clero. Em Marcha, 2014.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 9 Laicato e Clero. Em Marcha, 2014.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 9 Laicato e Clero Em Marcha, 2014.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Parceria e participação da Igreja. 1. Texto de referência

Leia mais

Nasce uma nova Igreja

Nasce uma nova Igreja Nasce uma nova Igreja O Livro dos Atos dos Apóstolos é a segunda parte do Evangelho de São Lucas. No Evangelho, Lucas apresenta a vida e a atividade terrena de Jesus como a grande viagem que vai da Galiléia

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

Judaismo. História do povo Judeu

Judaismo. História do povo Judeu 1 Judaismo Ser judeu é uma mistura de religião, identidade étnica e cultura. Em sua origem, os judeus eram um povo homogêneo, pois o casamento com pessoas de outros povos não lhes era permitido. A religião

Leia mais

#101r. (Continuação) Apocalipse 13:1~10; a besta que subiu do mar.

#101r. (Continuação) Apocalipse 13:1~10; a besta que subiu do mar. (Continuação) Apocalipse 13:1~10; a besta que subiu do mar. #101r Na aula passada, iniciamos o estudo do cap13 de Apocalipse, onde, como falamos de certa forma descreve o personagem mais importante da

Leia mais

Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014

Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014 Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014 E falou ADONAI a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do

Leia mais

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia A Bíblia é um livro para todo a espécie de pessoas novos e idosos, cultos e ignorantes, ricos e pobres. É um guia espiritual para ensinar as pessoas como ser-se

Leia mais

Os ídolos do coração

Os ídolos do coração Os ídolos do coração Êxodo 20.1-17 As Dez Palavras 1. E Deus falou todas estas palavras: 2. Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. 3. Não terás outros deuses além de

Leia mais

É necessário olharmos mais meticulosamente para o restabelecimento dessa nação à luz das profecias.

É necessário olharmos mais meticulosamente para o restabelecimento dessa nação à luz das profecias. Apesar dos surpreendentes e espantosos acontecimentos experimentados nestes dias, o maior de todos os sinais do fim dos tempos - e, contudo, o menos enfatizado - é o retorno do povo judeu à Terra Prometida

Leia mais

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros LIÇÃO 4 Os Livros do Velho Testamento Ler o Velho Testamento é o mesmo que ler qualquer outro livro antigo, comentou um jovem que se juntara recentemente ao nosso grupo de estudo da Bíblia. No entanto,

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai Cláudio Ribeiro Objetivos Avaliar a doutrina de Trindade suas raízes, premissas fundamentais, ênfases e mudanças no contexto global da história da Igreja e as

Leia mais

13 Palavras Especiais ao Povo de Deus

13 Palavras Especiais ao Povo de Deus PALAVRAS ESPECIAIS AO POVO DE DEUS 145 13 Palavras Especiais ao Povo de Deus Você já tentou imaginar como é o céu baseado na descrição da Bíblia? Provavelmente será bem diferente do que esperamos. Nosso

Leia mais

! O CÓDIGO DE SANTIDADE

! O CÓDIGO DE SANTIDADE UMA VIDA QUE HONRA A DEUS Levítico 17 Lv 17.11 Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem O CÓDIGO DE SANTIDADE Levítico 17 está estrategicamente localizado na abertura da segunda

Leia mais

Sinais dos últimos dias 02. Pr. Bruno A.T.

Sinais dos últimos dias 02. Pr. Bruno A.T. Sinais dos últimos dias 02 Pr. Bruno A.T. 28/06/2015 Uma das coisas que Jesus diz a respeito de sua vinda é a perplexidade das nações. O bramido das ondas(tsunami). Mas esse texto nos fala de sinais no

Leia mais

LIÇÃO 2 O Ensino Cristão É Importante

LIÇÃO 2 O Ensino Cristão É Importante LIÇÃO 2 O Ensino Cristão É Importante Na Lição 1, estudámos sobre o ensino cristão como ministério, assinalando a diferença entre ensinar, pregar e testemunhar. Aprendemos também que Jesus Cristo nos mandou

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do mundo nos são ditas através deste Livro.

Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do mundo nos são ditas através deste Livro. A importância do estudo bíblico para a vida cristã 2 Pedro 1.12-2121 Pr. Fernando Fernandes Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do mundo

Leia mais

Lição 1. Lição 2. Lição 5

Lição 1. Lição 2. Lição 5 Caro responsável, O tema desta revista O Livro de Deus trata especificamente da Bíblia, enfatizando às crianças que ela é a Palavra de Deus, onde Ele nos conta sobre si mesmo e nos diz como devemos viver

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015 1 QUEM É JESUS Jo 1 26 Respondeu João: Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes

CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes BÍBLIA CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA DA BÍBLIA Autor: Padre Antônio das Mercês Gomes Esta palavra vem do grego. A forma Bíblia, em grego, está no plural e significa livros, pois a Bíblia é um conjunto

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ A páscoa Volume 29 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 Ola Filhotes, vocês sabem o que é páscoa e quando ela começou?

Leia mais

Grace to You :: Unleashing God's Truth One Verse at a Time. Criacionismo Scripture: Gên.1:1, Is 44:24 Code: PT103

Grace to You :: Unleashing God's Truth One Verse at a Time. Criacionismo Scripture: Gên.1:1, Is 44:24 Code: PT103 Grace to You :: Unleashing God's Truth One Verse at a Time Criacionismo Scripture: Gên.1:1, Is 44:24 Code: PT103 Reconhecendo que a Bíblia é a própria Palavra de Deus dirigida ao homem e entendendo a prioridade

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental Aulas 6 e 7 A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) III- I- Local: Economia: região da agricultura, Palestina pastoreio ( Canaã (rio ou Jordão) terra prometida ). e comércio Atualmente:

Leia mais

PARÓQUIA SANT ANA DE CAMPINAS

PARÓQUIA SANT ANA DE CAMPINAS I- O CREDO CATÓLICO Por Credo designamos o conjunto dos artigos da Fé Católica elencados no Símbolo dos Apóstolos, que a Igreja apresenta como síntese da doutrina que um cristão deve seguir. A Igreja levou

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS INTRODUÇÃO Culto é um serviço Espiritual oferecido a Deus. Expressão mais profunda do nossos sentimentos de adoração

Leia mais

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação)

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação) O batismo do Espírito Santo (continuação) #62 Estamos falando sobre alguns dons do Espírito Santo; falamos de suas obras, dos seus atributos, como opera o novo nascimento e, por último, estamos falando

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

CONHECENDO AS SEITAS

CONHECENDO AS SEITAS CONHECENDO AS SEITAS RELIGIÃO: deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. SEITA: é um grupo que afirma ser cristão, porém nega uma verdade essencial do cristianismo bíblico.

Leia mais

OS LEVITAS Dicionário Internacional de Teologia Novo Testamento,

OS LEVITAS Dicionário Internacional de Teologia Novo Testamento, OS LEVITAS Vamos ao um breve estudo sobre os levitas, que há muito tempo, nas igrejas evangélicas e até mesmo nos templos católicos, é um título dado aos instrumentistas e cantores. Biblicamente falando,

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

Verdades Bíblicas Para Todos

Verdades Bíblicas Para Todos Verdades Bíblicas Para Todos Estudos sobre Alguns Fatos Importantes da Palavra de Deus Preparados por Dennis Allan 2009 www.estudosdabiblia.net Distribuição Gratuita Venda Proibida Verdades Bíblicas para

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

Plano de salvação e História de salvação

Plano de salvação e História de salvação Igreja Nova Apostólica Internacional Plano de salvação e História de salvação O artigo que se segue aborda a questão de como a salvação de Deus se evidencia na realidade histórica. A origem do pensamento

Leia mais

Como funcionava a sociedade no tempo de Jesus

Como funcionava a sociedade no tempo de Jesus Bíblia: Sociedade no tempo de Jesus e sua proposta Como funcionava a sociedade no tempo de Jesus A LEI: Instrumento de dominação Sexta parte A Lei do sábado era muito rigorosa. Não se podia fazer nada,

Leia mais

Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua

Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua Lição 3 A Glória de Deus Deixa o Templo: Visões da Corrupção de Jerusalém (Ezequiel 8:1-11:25) Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua viagem fantástica

Leia mais