Solução SESI de EaDD. Guia Rápido LMS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Solução SESI de EaDD. Guia Rápido LMS"

Transcrição

1 Solução SESI de EaDD Guia Rápido LMS

2 Conteúdo Gestão de Usuário Adicionando Usuários... 6 Criar um novo usuário... 6 Adicionar Configurações de Usuário... 8 Senha...8 Notificações...8 Informação Pessoal...9 Informação de Trabalho...9 Informação de Contato...9 Tempo e Idioma Organizações, Grupos e Habilidades Importando Usuários a partir de uma Lista Gerenciando Tipos de Permissões (Gerentes) Gerenciando Cargos de Administração Gestão de Curso Criando um Modelo de Curso Criando uma Instância de Curso Adicionando Usuários a um Curso Definindo Hierarquia de Cursos Registrando para um Curso Criando um Diploma Gestão de Classe Virtual Conhecendo a Interface Time To Know Connect (LMS) Atualizando Perfil Pessoal Selecionando um Curso Vizualizando Curso Visão do Professor Visão do Estudante Criando uma Mensagem em Grupo Revendo as Abas Principais do Curso... 36

3 Exibindo ou Escondendo Abas do Curso Revendo as Abas Opcionais do Curso Hora de Conhecer as Ferramentas Connect Visualizando Reuniões Filtrando Reuniões Mudando para Visão do Calendário Trabalhando com Conteúdo Introduzindo Conteúdo Exibindo Meu Conteúdo e Conteúdo Compartilhado Filtrando Conteúdo Avaliando o Conteúdo e Escrevendo um Comentário Designando Conteúdo como Favorito Editando, Excluindo ou Restaurando Conteúdo Compartilhando Conteúdo e Editando Permissões Criando e Movendo para uma Pasta Trabalhando com Conteúdo Filtrando Tarefas Exibindo Detalhes das Tarefas Criando uma Tarefa Outras Características da Tarefa Questionários Trabalhando com Questionários Visualizando Questionários Criados Reproduzir, Editar ou Excluir o Questionário Criando um Questionário Definindo Conteúdo de Questionário Inserindo uma Pergunta Múltipla Escolha, Múltipla Escolha (Única Resposta) e Lista Suspensa Completar uma frase Questão de Texto Classificação e Combinação Escala de Classificação Tabela de Pergunta Pergunta Hotspot... 76

4 Pergunta com Objeto de Mídia Opções Adicionais de Pergunta Inserindo uma Página Trabalhando com Objetos de Conteúdo Atribuindo uma Tarefa de Questionário Relatórios de Professor Gerando um Relatório Visualizando Notas como um Estudante Relatório de Status de Grupo Relatório de Conclusão do Grupo Relatório de Reuniões em Grupo Estrutura para Construção de Domínio Criação e Definição de uma Unidade Operacional (Domínio, Região, Escola) Definição de uma Nova Unidade Operacional Customização da Unidade Operacional (Domínio) Configuração dos Provedores de Ferramentas Provedores de LTI Aula ao Vivo Provedor de PlagScan Time to Know Create (CGS) Tipos e Detalhes do Provedor de Visualização Configurando os Detalhes do Provedor Configurando os detalhes de Provedores de LTI Configurando os detalhes de um provedor de Aula ao Vivo Configurando os detalhes de um Provedor de PlagScan Configurando Time to Know Create Definindo o Servidor de Mail de Saída e Configurações de SMS Configuração de um Domínio como Repositório Visualizando os tipos existentes de repositório Configurando um repositório como um repositório-provedor Configurando um repositório como um repositório-consumidor Importação das Configurações de uma Unidade Operacional (Domínio) para outras Unidades Operacionais

5 Customização de uma unidade Operacional Individual (Domínio) Definindo as Configurações do Domínio Definindo o Coordenador de uma unidade Operacional (Domínio) Gerindo Funções e Privilégios Visualizando Funções e Privilégios Alterando os Privilégios de uma função Gerindo os Tipos de Permissão de Professor (Gestor) Criação de um Curso EJA Criação de Matrizes Criação de curso ECO

6 Gestão de Usuário Adicionando Usuários Criar um novo usuário Para criar um novo usuário: 1. Conecte-se como um administrador (usuário com permissões). 2. Vá em frente e clique no rótulo do menu de Gestão, então em Gestão de Usuário, no painel de navegação. 3. Na seção de Gestão de Usuário, clique em Criar Novo Usuário.

7 A tela de Criar Novo Usuário aparece. 4. Digite o nome de usuário, nome, sobrenome e a senha. Clique Enviar. Propriedades do usuário com um asterisco (*) exigem informações e não podem ser deixadas em branco. O novo usuário aparece na tela de Usuários.

8 Adicionar Configurações de Usuário Você pode definer as configurações de usuário descritas abaixo. Senha Esta seção permite que você entre com a informação de senha necessária. Indique a senha como temporária selecionando Definir como senha temporária. Notificações Digite o endereço de do usuário e determine para onde as notificações serão enviadas, qual a freqüências do envio e sobre o que serão as notificações.

9 Informação Pessoal Selecione o gênero do usuário, data de nascimento, número de identificação e informação de endereço. Informação de Trabalho Entre com o nome da companhia, título do cargo e início do emprego. Informação de Contato Introduza o telephone de detalhes de fax.

10 Tempo e Idioma Adicione o fuso horário, o format da data e o idioma. Nas configurações de Idioma, selecione a opção na qual você quer que a interface do sistema seja exibida. Organizações, Grupos e Habilidades Entre com as organizações, grupos, qualificações e habilidades que se relacionam com o usuário.

11 Importando Usuários a partir de uma Lista Para importar um usuário: 1. Na seção de Gestão de Usuários, selecione Usuários. 2. Na tela de Usuários, clique em Importar usuários de um CSV ou Excel.

12 3. Na tela de Importar Usuários de um CSV ou Excel, clique no link Template.csv para baixar um modelo que pode ser usado para entrar os detalhes de múltiplos usuários. 4. Quando os detalhes do usuário tiverem sido inseridos no arquivo CSV ou Excel, clique Escolher Arquivo e então navegue até o arquivo.

13 Gerenciando Tipos de Permissões (Gerentes) Para adicionar um tipo de permissão de gerente: 1. Na seção de Gestão de Usuário, clique em Permissões do Gestor. 2. Na tela de Permissões do Gestor, os tipos definidos (professor, educador, e moderador) aparecem com suas correspondentes Tarefas, Reuniões e permissões de Conteúdo.

14 3. Clique no botão Adicionar Tipo de Permissão para definir um novo tipo de permissão. 4. O novo tipo de permissão aparece. Defina as permissões. 5. Para associar o novo tipo de permissão aos gerentes do curso, entre no curso, na seção de Adicionar Usuário Gerentes. Selecione um tipo de permissão da lista suspensa.

15

16 Gerenciando Cargos de Administração Para adicionar um Cargo de administração: 1. Na seção de Gestão de Usuário, clique em Criação de Novo Cargo.

17 2. Na tela de Criação de Novo cargo, digite o Nome do Cargo (requerido), descrição e defina as permissões de administração. Quando terminado, clique em Enviar.

18 3. Clique em Cargos e Privilégios para ver todos os cargos de administração definidos e permissões atribuídas. 4. Para associar usuários a um novo Cargo, clique no nome do cargo. Na parte inferior da página, baixo Membros do Cargo, selecione os usuários que devem ser adicionados a esse cargo.

19

20 Gestão de Curso Nesta lição: Criando um Modelo de Curso Criando uma Instância de Curso Adicionando Usuários para um Curso Definindo Hierarquia de Curso Registrando para um Curso Criando um Diploma Criando um Modelo de Curso Para criar um Modelo de CUrso: 1. Clique em Gestão e então em Cursos. 2. Na seção Cursos, clique em Criar novo modelo de curso.

21 3. Na tela de Criar Novo Modelo, digite o nome do curso modelo (template) e então configure os ajustes necessários. 4. Quando terminar, clique em Salvar. Abaixo está uma descrição das propriedades de modelo (template). Geral Detalhes Condições de Pontuação do Curso Imagem Programa de Estudos Comportamento Selecione um curso no menu suspenso Grupo Principal para designar onde o modelo de curso será aplicado. Entre o Nome do Modelo de Curso (exigido) e uma Descrição opcional. Você pode compartilhar a posse do modelo, onde outros gestores podem fazer atualizações ou designar você mesmo como o gestor único. Entre o mínimo de valores requisitados para uma nota de passagem, realização de tarefas e comparecimento. Selecione uma imagem para identificar o modelo do curso. Selecione um arquivo de programa de estudos ou escreva o programa de estudos na caixa de texto. Você pode selecionar o seguinte: Datas de atividades O número de usuários que podem acessar o modelo de uma vez. Acessibilidade em grupo Auto calcular a pontuação do curso após a data de encerramento

22 Inscrição Lembretes de Grupo Opções Importar Publicar a nota do curso do usuário depois da última tarefa Limitar o acesso ao modelo para permissão de gestores Selecionar o diploma para baixar depois de completar o curso Configurar detalhes de inscrição do curso, como datas de inscrição, sequência de aprovação, e tipo de inscrição. Estas configurações permitem que você determine quando enviar lembretes para o grupo, como quando eles participaram, para reuniões de tarefas, quando não comparecendo e assim por diante. Opções variadas, como ajustar a cor do título e designar o modelo de curso como uma Reunião em Grupo da Classe. Importar dados a partir de um grupo ou um modelo Criando uma Instância de Curso Para criar uma instância de curso: 1. Clique em Gestão e então em Cursos. 2. Na seção Cursos, selecione Modelos de Curso. 3. Na tela de Modelos de Curso, clique no botão Instância de Curso que corresponde a um modelo existente. A tela de Criar Novo curso aparece. Você pode usar a instância de modelo com todas as suas configurações ajustadas para criar um curso.

23 4. Digite o nome e outras configurações para o curso específico. 5. Quando terminar, clique em Salvar.

24 Adicionando Usuários a um Curso Para adicionar usuários a um curso: 1. Na seção de Cursos, clique em Cursos. 2. Clique em um curso.

25 3. Na parte inferior da tela de Editar Curso, clique em Membros para adicionar estudantes. No campo Adicionar Membro, digite o nome de um estudante. Quando o sistema o achar, clique para adicioná-lo ao curso. 4. Clique em Gestores para adicionar um professor. No campo Adicionar Gestores, entre com o nome do professor. Quando o sistema o achar, clique para adicioná-lo ao curso. 5. Para definir um professor primário, clique em Atribuir próximo ao nome do professor na coluna de Gestor Primário.

26 Definindo Hierarquia de Cursos Para definir hierarquia do curso: 1. Crie um curso que representa a disciplina de aprendizado, por exemplo, Inglês ou Matemática. Você pode fazer isso simplesmente nomeando a disciplina. 2. Vá para o botão Adicionar Usuários na parte inferior da tela e clique em Hierarquia de Grupo. Aqui você pode adicionar sub-cursos. 3. Quando você completar o processo de adicionar sub cursos, clique em Salvar.

27 4. Para visualizar a hierarquia do curso, retorne para a tela de Cursos.

28 Para criar um novo sub curso: 1. Na aba de Hierarquia de Grupo, clique em Criar Novo Sub Curso. 2. Na tela de Criar Novo Curso, entre detalhes que são específicos do sub curso. Note que o Grupo Principal exibe o o nome principal do curso. 3. Quando você clicar em Salvar, a tela de sub curso fecha e a tela do curso principal reaparece. Clique em Hierarquia de Grupo para visualizar que o novo sub curso aparece.

29 Para adicionar sub cursos existentes: 1. Clique em Adicionar Sub Curso Existente para atribuir um curso que já está criado. 2. Selecione os sub cursos que você quer adicionar ao curso principal e então clique Adicionar Grupos Selecionados. 3. Clique em Hierarquia de Grupo na tela do curso principal para ver que as suas seleções foram adicionadas.

30 Registrando para um Curso Para criar uma inscrição aberta para um curso: 1. Na seção de Comportamento da tela Curso, no campo de Acessibilidade de Grupo, selecione Público Qualquer um pode participar. Quando selecionado, usuários não identificados podem visualizar o catálogo e se inscrever para cursos. 2. Na seção Inscrição, selecione a data de inscrição para permitir inscrições através do catálogo de cursos no período de tempo designado.

31 Criando um Diploma Para criar um diploma: 1. Na seção de E-Learning, clique em Criar Novo diploma. 2. Na tela de Criar Diploma, entre com o nome do diploma e então carregue o arquivo do diploma. 3. Quando terminar, clique em Salvar.

32 Para imprimir um diploma: No Relatório de Reuniões de Grupo selecione o diploma que você quer imprimir e então clique em Gerar diplomas para impressão. Você também pode enviar os diplomas por . F

33 Gestão de Classe Virtual Nesta Lição: Conhecendo a Interface Exibindo Reuniões Trabalhando com Conteúdo Trabalhando com Tarefas Conhecendo a Interface Time To Know Connect (LMS) Vamos começar nos tornando familiares com a interface de Time To Know Connect (LMS). Atualizando Perfil Pessoal Clique no nome de Usuário para vizualizar ou editar detalhes pessoais, grupos nos quais você está associado, cursos aos quais você está atribuído, tarefas completas, seu blog pessoal e assim por diante.

34 Selecionando um Curso Aqui estão os cursos disponíveis para você. Vizualizando Curso Quando você seleciona um curso, os detalhes do curso aparecem na tela Principal. Visão do Professor Por padrão, você como professor (ou administrador do grupo) tem acesso as Tarefas, Reuniões, Histórico de Atividade, Relatórios, Usuários e Fóruns. Para informação sobre as abas iniciais, vá para Abas Opcionais de Curso. Para adicionar ou remover abas, veja Exibindo ou Escondendo Abas de Curso.

35 Visão do Estudante Por padrão, estudantes tem acesso à Tarefas, Reuniões, Histórico de Atividade e Fóruns, mas não a Relatórios ou Informação de Usuário.

36 Criando uma Mensagem em Grupo Você pode criar uma mensagem de grupo para fornecer informação sobre o curso que está disponível para todos os estudantes registrados. Clique esta mensagem. para adicionar ou editar Revendo as Abas Principais do Curso Estas abas constituem o curso. Conteúdo Reuniões Histórico Relatórios (apenas Professores) Usuários (apenas Professores) Fóruns Atividades que o professor pode atribuir aos alunos no curso. Nomes de sessão e datas, locais, instrutores, link para acesso remoto e assim por diante. Mostra as últimas vinte atividades do curso que foram completadas. Uma variedade de relatórios que o professor pode usar para avaliar o progresso e performance da classe. Uma lista de todos os professores e estudantes que estão atribuídos ao curso selecionado. Um forum onde os usuários do curso podem postar mensagens.

37 Exibindo ou Escondendo Abas do Curso Clique no ícone de Ações e então Editar Abas para esconder ou exibir as abas do curso e opções de abas.

38 Revendo as Abas Opcionais do Curso Feed Veja todas as atividades do grupo. Visão Geral Enquetes Quadro de Mensagens Blog O professor pode monitorar a realização de tarefas e seu sucesso, notas dos estudantes, e reuniões. Crie uma enquete de uma pergunta. Isto pode ser usado como levantamento do grupo sobre um problema específico ou para criar um quiz rápido. O professor pode postar mensagens programadas para o grupo inteiro visualizar. O blog deixa o professor fornecer informações suplementares. Cursos Mostra os cursos oferecidos e o status do estudante (por exemplo, já é um membro, pode participar do curso, pedido pendente, e assim por diante) Hora de Conhecer as Ferramentas Connect Recarregar página Alterne entre a visão do professor e do estudante. Isto ajuda muito para saber o que os estudantes estão vendo. Mostra a descrição do curso, datas das atividades, atividades atribuídas e assim por diante. Bloqueie notificações para o do estudante cada vez que alguém responde para a mensagem original no fórum. Recursos de bloqueio podem ser alterados a qualquer momento no perfil pessoal do estudante abaixo das configurações de e Notificações. Veja as mensagens mais recentes do chat. Também limita o número de usuários do chat. Baixe o programa de estudos. Escreva uma mensagem para outros usuários do curso. Crie uma tarefa (apenas professor) Gere um relatório (apenas professor)

39 Exiba ou esconda as abas do curso, crie um subgrupo e edite o programa de estudos. Visualizando Reuniões Você pode visualizar ou criar um calendário de reuniões para o curso designado. Filtrando Reuniões Filtre Reuniões por nome, tempo, local, descrição, instrutor e assim por diante.

40 Mudando para Visão do Calendário Clique Visão do Calendário para mostrar os horários das Reuniões de reuniões num calendário diário, semanal ou mensal. Clique em reuniões em um formato de lista. para mostrar sessão de

41 Trabalhando com Conteúdo Introduzindo Conteúdo Vamos aprender como hospedar conteúdo no Sistema Time To Know Connect (LMS): 1. Na barra de ferramentas principais, mova o cursor sobre Biblioteca >Meu Conteúdo e então clique em Novo Conteúdo em Arquivo.

42 2. No Assistente de Novo Conteúdo faça o seguinte: Entre com o nome do conteúdo (Exigido). Hospede o arquivo guardado no seu computador ou link para um arquivo externo na rede (por exemplo: timetoknow.com/files/my_first_content). Você também pode projetar uma versão para impressão. 3. Salve o conteúdo selecionando uma destas opções: Salve e Crie uma Tarefa Salva o conteúdo e abre a tela de Tarefas, nela o professor o pode converter em uma tarefa. Salvar e Compartilhar Uma tela aparece, levando você a apontar para quem você quer compartilhar o conteúdo. Salvar Conteúdo Salva o conteúdo, então só você poderá acessá-lo.

43 4. Quando você clicar em Salvar e Compartilhar, a tela de Conteúdo Compartilhado aparece. Determine os grupos ou usuários individuais para compartilhar conteúdo e então clique em Compartilhar. Você pode selecionar o seguinte: Todos Grupo (curso) Usuários Enviar notificação Compartilhar nome Previnir Compartilhe com todos os usuários no sistema. Compartilhe com todos os usuários associados com o grupo ou curso selecionado. Compartilhe com usuários específicos. Adicione uma mensagem pessoal correspondente ao conteúdo compartilhado. Entre com um nome diferente para o conteúdo compartilhado. Previna outros usuários de compartilhar o conteúdo

44 Recompartilhamento novamente. Marque como oficial Data de Expiração O conteúdo compartilhado aparece com uma bandeira oficial no filtro de conteúdo. Isto é útil para quando publicar conteúdo regulatório. Selecione uma data de expiração, então o conteúdo é apenas compartilhado temporariamente. Exibindo Meu Conteúdo e Conteúdo Compartilhado Clique no menu de Conteúdo e então em Meu Conteúdo para ver todo o conteúdo que você criou. Como alternativa, você pode clicar na pasta Pessoal exibida no painel Meu Conteúdo.

45 Clique no menu Biblioteca e então em Conteúdo Compartilhado para ver todo o conteúdo compartilhado ao qual você tem acesso.

46 Como alternativa, você pode clicar na pasta Por Outros. Filtrando Conteúdo Por todo o conteúdo, você pode buscar usando o filtro no topo da tabela. Avaliando o Conteúdo e Escrevendo um Comentário Você como professor ou estudante pode clicar no conteúdo para exibir os detalhes e então clicar em Gostei ou Não Gostei. Você também pode escrever um comentário sobre o conteúdo da biblioteca.

47 Designando Conteúdo como Favorito Você pode designar conteúdo como favorito clicando no ícone da estrela. Clique no ícone da Estrela novamente para remover o conteúdo dos favoritos.

48 Exiba o conteúdo favorito clicando em Marcadores. Editando, Excluindo ou Restaurando Conteúdo. Em Meu Conteúdo, mova o cursor sobre o ícone Editar para mostrar Editar Conteúdo, Excluir Conteúdo, opções de Editar Permissão e assim por diante.

49 Para atualizar o conteúdo, clique em Editar Conteúdo. O conteúdo aparece no assistente, onde você pode mudar o nome, descrição, conteúdo e assim por diante. Para remover conteúdo, clique em Excluir Conteúdo. Na mensagem de confirmação, clique em Sim. O conteúdo é removido. Para restaurar conteúdo, clique em Lixo no painel Meu conteúdo. O conteúdo excluído aparece nesta tela. A partir de Editar, clique Restaurar Conteúdo. Na mensagem de Confirmação, clique Sim. O Conteúdo é restaurado ao Sistema e aparece em Meu Conteúdo e também na tela de Conteúdo Compartilhado, se compartilhado com outros usuários. Compartilhando Conteúdo e Editando Permissões Para reestabelecer as opções de compartilhamento, selecione Compartilhar, a partir do menu Editar. A tela de Conteúdo Compartilhado aparece. Atualize suas configurações de compartilhamento e clique em Compartilhar. Você também pode atualizar as permissões de usuário clicando em Editar Permissões. A caixa de diálogo de Permissões de Conteúdo aparece. Clique no campo de Buscar Usuário para ver uma lista de todos os usuários compartilhados ou entre com parte do nome para localizar um indivíduo específico, e então mude para Escrever, a permissão padrão, para Ler, onde o usuário pode apenas ver as atividades. Criando e Movendo para uma Pasta Você pode criar uma pasta para organizar o conteúdo. Em Meu Conteúdo, clique no ícone Pasta

50 Entre com o nome da pasta e clique em Salvar. O nome aparece no painel de Meu Conteúdo. Edite ou exclua a pasta selecionando-a. Clique no ícone Pasta Pasta ou Excluir Pasta. e então selecione Editar Você pode mover conteúdo para uma pasta clicando em Editar para Pasta. e então em Mover Trabalhando com Conteúdo A aba de Conteúdo mostra as tarefas que foram definidas pelo curso. Tarefas aparecem como Tarefas em Espera, onde a data final ainda não expirou, ou como Tarefas Realizadas, onde os dados expiraram.

51 Para exibir Tarefas Realizadas, selecione a caixa de seleção em Tarefas Realizadas. Filtrando Tarefas Você pode filtrar tarefas por tipo de tarefas (atividade, documento, slides, imagem e assim por diante.), data de vencimento, pontuação mínima exigida e assim por diante.

52 Exibindo Detalhes das Tarefas Clique em uma tarefa para mostrar detalhes como a data de expiração, descrição, pontuação mínima exigida e assim por diante. Ambos professores e estudantes podem enviar comentários relacionados com a atividade. Quando o estudante clica no botão Reproduzir a seguinte tela aparece. Quando o estudante clica no botão Reproduzir de tela aparece. para uma atividade, o seguinte tipo Para exibir os detalhes para todas as tarefas, clique no ícone de Alterar Visão.

53

54 Clique em para retornar à lista de Tarefas.

55 Criando uma Tarefa Quando criando uma tarefa, você pode selecionar as seguintes opções: Conteúdo Um arquivo que está no banco de dados do Time To Know Connect (LMS). Este tipo de tarefa é geralmente interativo, onde os estudantes precisam responder perguntas, resolver problemas ou completar uma atividade, por exemplo: SCORM ou questionários. Também é possível criar tarefas não interativas (PPT, PDF, etc.). Nesse caso, o sistema reconhece as tarefas como realizadas, quando o usuário reproduz o conteúdo do arquivo. Atividade Um arquivo que não está no banco de dados Time To Know Connect (LMS). Este tipo de tarefa geralmente se entende como trabalho individual. Esses trabalhos são enviados aos professores em forma de anexo. O Sistema reconhecerá as tarefas como completadas quando o professor der notas manuais.

56 Para criar uma tarefa: 1. Você pode criar uma tarefa clicando em Nova Tarefa. 2. A tela de Criar Nova Tarefa aparece. 3. Selecione Conteúdo ou Atividade. 4. Escolha o arquivo de Conteúdo ou Atividade. 5. Clique Publicar. 6. A nova tarefa aparece na tabela de Tarefas A seguinte configuração de Conteúdo de Tarefas estão disponíveis: Nome da Tarefa Escolher Conteúdo Tempo Atribuído Pontuação Exigida Data de Começo Data de Vencimento Trancar tarefa após vencimento Entre com um nome para a tarefa. Se deixado em branco a tarefa usará o nome do Conteúdo. Para o Conteúdo, selecione o armazenamento de arquivos no Sistema. Exigido. Selecione o tempo limite atribuído, quando a tarefa não estará mais disponível para os estudantes. Entre a pontuação minima exigida para passar. Entre com a data e tempo quando os estudantes podem começar a trabalhar na tarefa. Entre com a data de vencimento, até quando a tarefa deverá ser completada. Determine se as tarefas desaparecerão do menu de Tarefas, ou se o usuário é capaz de completar a tarefa depois que a data de vencimento passou.

57 Atribuir aos grupos Atribuir aos usuários Atribuir a Tarefas Mestre Tarefas Subsequentes Pré Requisitos de Tarefas Acesso Limitado Enviar de notificação aos usuários. Adicione um texto pessoal. Carregar Imagem Selecione o grupo ao qual você quer que as tarefas sejam atribuídas. Selecione estudantes individuais para atribuír as tarefas. Selecione uma terefa mestre. Uma tarefa mestre tem sub-tarefas em conjunto. Selecione a próxima tarefa que os estudantes irão trabalhar depois de completar a tarefa atual. Selecione a tarefa anterior que os estudantes devem completar antes de trabalhar na tarefa atual. Limite o acesso de vezes que um estudante pode executar a tarefa. Envie notificação de aos estudantes, correspondente com a tarefa. Adicione instruções, uma explicação, ou comentário. Carregue uma imagem para identificar a tarefa. As seguintes configurações estão disponíveis para Atividade de Tarefas. Nome da Tarefa Descrição Anexar arquivo Sequência de aprovação para a primeira apresentação Sequência de Aprovação Entre com um nome para a tarefa. Se deixado em branco, a tarefa usará o nome do Conteúdo ou Atividade. Entre a descrição para uma Atividade. Para Atividade, selecione o arquivo guardado no computador do professor. Selecione a caixa de seleção então você, como professor, pode exigir que o estudante complete uma longa sequência de aprovação para a primeira vez que ele realizer uma atividade. Por exemplo, o professor define passos diferentes para escrever um trabalho e exige que o estudante se desconecte para cada passo. Selecione o dono da tarefa ou o usuário para determinar a sequência de aprovação a usar. Se

58 você selecionar Apenas Usuário, não haverá sequência de aprovação. Quando você seleciona o Dono da Tarefa, o professor precisa aprovar a tarefa do estudante fornecendo uma pontuação, escrevendo comentários e hospedando um arquivo externo para os estudantes vizualizarem. Tempo Alocado Pontuação Exigida Data de Começo Data de Vencimento Selecione o limite do tempo alocado, quando a tarefa não estará mais disponível para os estudantes. Entre o mínimo de pontuação necessária para passar. Entre a data e hora, quando os estudantes podem começar a trabalhar na tarefa. Entre com a data de vencimento com a qual a tarefa deve ser completada. Pontuação Rubrica Selecione ou clique em (para uma Atividade) para criar uma rubrica. Atribuir aos usuários Atribuir à tarefas mestre Pré Requisito de Tarefas Permitindo enviar em parceria Envie de notificação aos usuários. Adicione um texto pessoal. Carregar imagem Selecione estudantes individuais para atribuir tarefas. Selecione uma tarefa mestre. A tarefa mestre tem sub tarefas anexadas. Selecione a tarefa anterior que os estudantes devem completar antes de trabalhar na tarefa atual. Quando selecionado, estudantes agrupados como parceiros podem enviar uma única tarefa (para uma Atividade). Envie um de notificação aos estudantes correspondentes à tarefa. Adicione instruções, uma explicação ou comentário. Carregue uma imagem para identificar a tarefa.

59 Outras Características da Tarefa Aqui estão outras características inovativas das tarefas. Tarefa Rápida Nova Tarefa Mestre Administrar Grupo de Tarefas Crie uma tarefa rapidamente apenas com as configurações básicas, como descrição do conteúdo, hospedar arquivo, e pontuação exigida, data de vencimento e notificação por . Crie uma tarefa mestre com sub tarefas Veja a descrição e datas de vencimento para todas as tarefas designadas ao grupo.

60 Questionários Nesta Lição: Trabalhando com Questionários Criando um Question[ario Definindo Conteúdo de Questionário Atribuindo uma Tarefa de Questionário Trabalhando com Questionários Estes são os diferentes tipos de questionários: Teste Para avaliação de conhecimento Pesquisa Para pesquisas e enquetes Material Didático Para estudo e prática própria Visualizando Questionários Criados Para visualizar questionários criados: 1. Vá em frente e conecte-se como um administrador. 2. Na tela Time To Know Connect (LMS), dê um duplo clique em Gestão. 3. No painel de Navegação, clique em Questionários. 4. A partir da seção de Questionários, clique em Meus Questionários 5. Todos os questionário que você criou aparecerem. Questionários criados por outros e compartilhados com você também são exibidos aqui.

61 Reproduzir, Editar ou Excluir o Questionário Para reproduzir o questionário, clique no nome do questionário para exibir o botão Reproduzir.

62 Para editar as propriedades do questionário, clique em e então clique em Editar Conteúdo. Para excluir um questionário, clique em e então em Excluir Conteúdo. Criando um Questionário Você pode criar um questionário clicando no botão de Novo Conteúdo e então em Novo Questionário.

63 Como alternativa, você pode Criar Novo Teste a partir da seção de Questionários.

64

65 A caixa de diálogo do Novo Questionário aparece. Você pode selecionar o seguinte: Geral Catalogando Opções Tenha certeza de clicar em para salvar o seu trabalho. Estas propriedades são usadas para identificar o questionário e incluem o nome do questionário (mandatório), tipo (padrão é Teste), e descrição. Estas propriedades determinam a categoria ou pasta onde o questionário aparece. Você também pode definir termos de busca, e selecionar o tempo de duração estimado para o questionário ser completado. Estas propriedades permitem que você determine o comportamento de exibição do questionário. Isto inclui escolher a direção de texto do questionário, embaralhamento de perguntas e páginas, selecionando o número de páginas que aparecem, forçando os estudantes a responderem todas as perguntas. na barra de ferramentas de Conteúdo de Questionário

66 Definindo Conteúdo de Questionário A seção de Conteúdo do Questionário permite que você adicione questões, páginas e objetos de mídia.

67 Clique para salvar suas configurações de propriedade e habilite a barra de ferramentas Conteúdo do Questionário. Você deve entrar com o Nome do Questionário para habilitar o botão Salvar. Inserindo uma Pergunta Clique no botão Adicionar Pergunta para selecionar a partir de uma variedade de tipos de pergunta.

68 Múltipla Escolha, Múltipla Escolha (Única Resposta) e Lista Suspensa Para este tipo de questão, o estudante escolhe uma ou mais respostas corretas. Questão Digite o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, selecione as respostas corretas. A Descrição permite que você entre com o contexto e a informação que o estudante precise para saber responder a questão. Respostas Entre as respostas possíveis e marque as corretas. Você pode adicionar respostas adicionais clicando no botão Adicionar uma Resposta. Dependendo do tipo da respsota, outras propriedades permitirão que você embaralhe as respostas, mostre uma nota relative, adicione uma

69 caixa de explicação para o estudante, e assim por diante. Exemplo

70 Completar uma frase O estudante deve escolher as respostas corretas para completer a frase. Pergunta Respostas Digite o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Complete as palavras que estão faltando. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação que o estudante precise para responder a pergunta. No editor de texto, entre com a sentença, selecione as palavras que o estudante deve preencher e clique no botão Marcar Palavra. Você pode adicionar um banco de respostas possíveis para o estudante escolher. Exemplo

71 Questão de Texto Para esta questão, o estudante deve responder em suas próprias palavras, ou você pode definir como semi-aberto, onde as notas são de acordo com frases pré definidas na resposta. Pergunta Respostas Digite o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Responda a pergunta com as suas próprias palavras. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação necessária que o estudante precise para responder a pergunta. Determine se você quer linhas múltiplas para a resposta, mostrar espaço reservado até o estudante entrar com o texto, adicionar frases de respsota, designar niveladores adicionais e assim por diante. Exemplo

72 Classificação e Combinação Classifique arranjando as respostas na ordem correta. Combine arranjando as respostas na segunda coluna para que a sua próxima resposta próxima da resposta correta na primeira coluna. Pergunta Classificando Resposta Entre com o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Organize a ordem de eventos. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação necessária para o estudante responder a pergunta. Entre com as respostas que os estudantes devem organizar.

73 Combinan do Resposta Entre com as respostas nas colunas Estática e Dinâmica. Respostas na coluna Dinâmica podem ser arrastadas e soltas próximas à resposta selecionada na coluna Estática. Exemplo de Classificaç ão

74 Exemplo de Combinaçã o Escala de Classificação Esta questão mostra uma tabela, onde o usuário pode marcar as combinações corretas. Pergunta Resposta Entre com o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Marque a relação correta. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação necessária para o estudante responder a pergunta. Entre com itens de linha e coluna.

75 Exemplo Tabela de Pergunta A pergunta mostra uma tabela, e o estudante deve escolher ou escrever uma resposta para cada célula. Pergunta Entre com o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Entre com a informação correta para cada linha da coluna. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação necessária para o estudante responder a pergunta. Resposta Entre com os itens da linha e da coluna para a tabela, onde o estudante tem que preencher cada célula..

76 Exemplo Pergunta Hotspot Selecione uma imagem e então posicione o hotspot para o estudante identificar. Pergunta Entre com o Título. Isto é uma instrução, por exemplo, Nomeie a parte do corpo com o hotspot. A Descrição permite que você entre o contexto e a informação necessária para o estudante responder a pergunta. Resposta Hospede uma imagem e então defina uma posição para o hotspot e tamanho da imagem. Exemplo

77 Pergunta com Objeto de Mídia Esta característica permiet que você entre com uma questão e insira um objeto de mídia. Você pode adicionar uma imagem ou qualquer outra mídia, seguido por várias questões relevantes. Opções Adicionais de Pergunta Propriedades adicionais estão disponíveis para configurar questões no questionário. Peso da Pergunta Data de Vencimento Desabilitar Pergunta Forçar usuários a responder a pergunta Exibir imagem abaixo da questão Exibir dica Dificuldade da Questão Designa um peso para a questão. Selecione a data, onde a questão não será mais relevante.. Desabilite a questão, assim ela não aparece no questionário. Selecione para que todas as questões sejam respondidas. Anexe um arquivo de imagem e então selecione para mostrar abaixo da questão. Selecione para o estudante acessar uma dica. Entre a dica para ajudar o estudante a responder a pergunta. Designa Fácil, Médio ou Difícil como opções de metadados para usar em um questionário dinâmico, onde as questões são agrupadas por dificuldade.

78 Termos da Pergunta Entre termos descritivos para usar como texto de busca. Inserindo uma Página Você pode organizar questões adicionando páginas aos questionários. Aqui está uma descrição das seguintes propriedades da Página. Título da Página Descrição da Página Embaralhar questões Número de questões na página Tempo Alocado Esta página sempre será exibida Impedir que o usuário volte à página anterior Mostrar cada questão separadamente Entre com o título da página Fornece uma descrição ou contexto sobre as questões na página. Altere a ordem de questões que aparecem na página. Determine o número de questões que aparecem na página. Ajuste o tempo que oe estudantes possuem para completar as questões na página. Enquanto o questionário estiver aberto, a página é exibida. Não pode retornar para a página anterior Cada questão na página é exibida

79 Impedir que o usuário volte à questão anterior separadamente. Quando você completa uma questão e avança para a próxima, você não pode voltar. Aqui está um exemplo de um questionário que contém páginas.

80 Trabalhando com Objetos de Conteúdo Clique para salvar todo o trabalho no questionário Clique para mostrar todas as questões desabilitadas Clique para prever o questionário Edite, exclua, exclua ou copia a página Edite, exclua ou copie a questão Busque por questão ou página Atribuindo uma Tarefa de Questionário Quando você tiver completado a criação do questionário e estiver pronto para o enviar à classe, você deve anexá-lo como tarefa, clicando no botáo Criar Tarefa na barra de ferramentas Conteúdo. Criar uma tarefa Como alternativa, você pode criar uma tarefa a partir de Gestão Questionários Meus Questionários selecionando o que você quer atribuir, clicando em e então Criar Tarefa.

81 A tela de Criar Nova Tarefa aparece. A tarefa deve ser selecionada para Conteúdo. Complete a tela do mesmo modo que você iria para qualquer outra tarefa.

82 Note que a seção de Opções do Questionário. Esta fornece as seguintes propriedades: Depois de enviar respostas, você pode mostrar Todos Resultados, Apenas Nota, ou Nada. Esconder opção de recurso. Quando selecionada, o estudante não pode abordar o professor para reconsiderar a nota recebida. Esconda a barra de progresso. Esconda o peso das questões quando executando a tarefa. Esconda o peso da questão e identificação no relatório de Notas do Curso. Envie uma mensagem aos usuários quando as notas finais são publicadas.

83 Relatórios de Professores Nesta lição: Gerando um Relatório Relatório de Notas do Curso Relatório de Status de Grupo Relatório de Realização em Grupo Relatório de Reunião em Grupo Gerando um Relatório 1. Na tela Principal, clique no curso e então em Relatórios. 2. Selecione um relatório. 3. Progresso do estudante e resultados do desempenho são mostrados. 4. Clique em Ir para Relatório para exibir uma versão tela cheia própria para impressão.

84 Relatório de Notas de Curso Este relatório mostra os resultados da performance por estudante para cada tarefa.

85 Você pode ajustar o percentual do peso para cada tarefa. A nova pontuação é recalculada automaticamente. A coluna de Avaliação do Professor permite introduzir uma nota para cada estudante. Também é possível mudar o peso desta avaliação e seu impacto na nota final do curso. Você também pode adicionar uma nota para o professor como parte desta avaliação clicando no ícone Nota. Estas notas podem ser visualizadas por outros administradores de grupo (professores do curso).

86 Clique no ícone de Mensagens enviar uma mensagem. e então selecione pelo menos um estudante a quem Clique no ícone habilitado para mostrar a tela de mensagem.

87 O professor pode adicionar tarefas com notas manuais para trabalhos que não são gerados através do Sistema. Clique em Ir para Relatório. Na tela de relatório, clique no botão Adicionar Tarefa de Nota Manual. Entre com um nome para a coluna de tarefa manual. Quando você concluir o trabalho com o relatório, clique em Publicar Notas para enviar uma mensagem para cada estudante com a sua nota. Não esqueça de selecionar pelo menos um estudante.

88 Você pode optar por publicar as notas do curso hoje, quando a última tarefa for enviada ou quando o curso estiver encerrado. Desfazer Publicação de Notas Caso precise revisar as notas publicadas, simplesmente clique Notas Não Publicadas. Finalmente, selecione um diploma e defina as opções de publicação. Então gere um diploma para ser impresso para todos os estudantes.

89 Visualizando Notas como um Estudante No perfil do estudante, clique nos detalhes das notas do curso.

90 Relatório de Status de Grupo Este relatório mostra um índice do progresso e um resumo do desempenho de cada estudante. Os seguintes detalhes são exibidos: Progresso de Tarefa Mostra a porcentagem de tarefas completadas e o número total de tarefas. Pontuação Média de Tarefas Esta é a pontuação média que o estudante recebeu, baseada em todas as tarefas completadas. Comparecimento A porcentagem e o número de vezes que o estudante compareceu as reuniões. O comparecimento é registrado no relatório de Reuniões em Grupo. Curso Completado Um indicador que informa se o estudante passou no curso, baseado no comparecimento e na pontuação mínimos definidos. Data da última atividade A última vez que o estudante entrou no curso. Pontuação do Curso Pontuação geral, baseada em tarefas e avaliação do professor.

91 Relatório de Conclusão do Grupo Este relatório mostra um gráfico de barras do desempenho do grupo e fornece detalhes do estudante para cada performance do grupo.

92 O gráfico de barras mostra a porcentagem de sucesso do estudante por performance em grupo (por exemplo, Sucesso, Fracasso, Em Progresso, e Sem Progresso) em cada tarefa. Você pode rolar para baixo para ver cada estudante de forma individual incluídos em cada grupo. Abaixo das estatísticas de performance do grupo, estão as estatísticas das tarefas, onde você pode ver o progresso, sucesso ou fracasso na tarefa, e a quantidade de estudantes que estão executando uma determinada tarefa.

93 Relatório de Reuniões em Grupo O relatório mostra a data e as horas de cada sessão e o registro de comparecimento do estudante. Você pode registrar o comparecimento do estudante clicando na caixa de seleção da sessão de reunião para cada estudante. Esta informação aparece no relatório de Status de Grupo. Assim como o relatório de Notas do Curso, aqui também, você ou a secretaria, podem gerar diplomas para impressão.

94 Estrutura para Construção de Domínio Criação e Definição de uma Unidade Operacional (Domínio, Região, Escola) Na qualidade de administrador, você pode criar uma estrutura organizacional adicionando unidades operacionais. Estas podem ser domínios, regiões, escolas e assim por diante. Para definir uma nova unidade operacional: Definição de uma Nova Unidade Operacional 1. Conecte-se como um administrador. 2. Na tela Conectar Time To Know clique em Admins na lista Domínio. 3. Clique em Gestão na aba do menu 4. No painel de Navegação, selecione Configurações do Sistema 5. Na área Sessões do Sistema, clique em Domínios e Admins. 6. Na tela Domínios e Admins vá para a sessão de Domínios e insira o nome do Domínio. 7. Clique em Criar Domínio. 8. O novo domínio aparecerá na lista Domínios.

95 .

96 Customização da Unidade Operacional (Domínio) Para customizar a unidade operacional: 1. Na lista Domínios, selecione a unidade operacional que deseja customizar e, em seguida, clique na opção Editar. 2. Na tela Editar Domínio você poderá customizar as seguintes configurações: Tema O look-and-feel (interface gráfica do usuário) do domínio. Comprimento mínimo da senha Idioma padrão Fuso horário Formato da data Frequência de do usuário Mensagem do Domínio Esta é a mensagem que aparece quando os usuários acessam a unidade operacional. Selecione Exibir na caixa de seleção de mensagens do domínio, para que a mensagem apareça automaticamente. Permissões do Gestor Selecione o administrador responsável pelo domínio Configurações Gerais

97 Mensagem do Domínio Permissões do Gestor Configuração dos Provedores de Ferramentas Os provedores são fornecedores de ferramentas para o processo de aprendizagem. Os quatro tipos abaixo são suportados pelo sistema. Provedores de LTI Basic Learning Tools Interoperability (Interoperabilidade de Ferramentas Básicas de Aprendizado) é uma iniciativa gerenciada por IMS Global Learning Consortium para integração contínua de aplicativos de aprendizagem utilizados pelos instrutores em seus cursos. Os instrutores que utilizam aplicativos externos (tais como experimentos virtuais de ciências, demos interativos ou avaliações) podem especificar URLs em seus cursos como links para Learning Tools (Ferramentas de Aprendizado). Os links das Ferramentas de Aprendizado podem ser customizadas pelos Instrutores ou Administradores para incluir informações personalizadas e facilitar o processo de conexão dos usuários.

98 Aula ao Vivo Uma aula ao vivo transforma o encontro face-a-face de grandes grupos de pessoas. O provedor de uma aula ao vivo tem seu foco em utilizar a tecnologia para permitir que as pessoas sintam-se como estando em uma sala de aula, mesmo a quilômetros de distância. Provedor de PlagScan Um provedor de PlagScan compara um documento com bilhões de outros e dá destaque às correlações entre eles. Ele permite que os usuários identifiquem fraudes ao verificar os documentos com a plataforma de detecção de plágios online e em tempo-real. Time to Know Create (CGS) Time to know Create é uma plataforma totalmente caracterizada, que o equipa com uma ferramenta avançada para a criação de qualquer tipo de programa educacional digital. Desde as mais simples atividades e apostilas de trabalho, até cursos completos, Time to Know Create não requer habilidade de programação ou desenho, oferecendo-lhe uma solução de custo acessível para a sua organização. Tipos e Detalhes do Provedor de Visualização Para os tipos de detalhes do provedor de visualização: 1. Conecte-se como um administrador. 2. Clique na aba Menu de Gestão e, em seguida, em Gestão de Domínio no painel do navegador. 3. Na tela Gestão do Domínio, selecione a opção Gerenciar Provedores. 4. A tela Gerenciar Provedores abre-se, exibindo a lista dos provedores de ferramentas e detalhes de sua configuração.

99 Configurando os Detalhes do Provedor Para visualizar os domínios existentes (provedores e consumidores): 1. Conecte-se como um administrador. 2. Clique na aba Menu de Gestão e, em seguida, em Gestão de Domínio no painel do navegador. 3. Na seção Gestão de Domínio, clique em Gerenciar Domínio. 4. Na tela Gerenciar Domínio que se abriu, clique na opção Gerenciar Provedores. A tela Gerenciar Provedores irá abrir, exibindo uma lista de provedores de ferramentas e os detalhes de sua configuração. Configurando os detalhes de Provedores de LTI Na tabela de configuração do Provedor de LTI insira os seguintes detalhes: Nome do Provedor URL

100 Chave dos Consumidores Chave secreta Configurando os detalhes de um provedor de Aula ao Vivo Na tabela de configuração de uma Aula ao Vivo insira os seguintes detalhes: ID do afiliado ID do Campus Nome do Campus Endereço do Servidor (Opcional) Configurando os detalhes de um Provedor de PlagScan Na tabela de configuração de PlagScan insira os seguintes detalhes: Nome do Usuário Chave Configurando Time to Know CGS Na tabela de configuração Time to Know CGS insira os seguintes detalhes: Ambiente Chave secreta ID da Conta Definindo o Servidor de Mail de Saída e Configurações de SMS Para definir o servidor de Saída de mail e configurações de SMS: 1. No painel de Navegação, clique em Configurações do Sistema. 2. Na área Configurações do Sistema, clique em Configuração do Servidor. 3. Na tela Configuração do Servidor, clique na aba Correspondência. 4. Ajuste as configurações para o servidor de s de saída e os detalhes da conta de SMS.

101

102

103 Configuração de um Domínio como Repositório O sistema é único em sua habilidade de permitir que a central e as agências locais de uma grande organização educacional possam compartilhar conteúdos entre as várias sub-organizações. Esta habilidade é única e de grande importância ao assegurar que cada uma das escolas aproveite tanto de seu próprio conteúdo, como do conteúdo que é fornecido pela sede central. Quanto ao sistema, a habilitação do relacionamento entre tal provedor e um consumidor deve ser definido pelo administrador para cada repositório: Se é um repositório de provedor e/ou de consumidor Como repositório de provedor Com que chave exata ele pode ser acessado (de forma a facilitar o acesso do consumidor aos repositórios) Como repositório de consumidor Quais são os repositórios de provedor que ele está acessando. Visualizando os tipos existentes de repositório Para visualizar os tipos de provedores que estão configurados: 1. Conecte-se como um administrador. 2. Clique na aba do menu Gestão e, em seguida, em Configurações do Sistema no painel de navegação. 3. Na seção à direita, selecione a opção Domínios e Admins 4. A tela Contas Administrativas se abre exibindo 2 seções: a. Lista de Administradores b. Lista de Domínios

104 5. Na seção Domínios você pode ver uma tabela com todos os Domínios (i.e. sistemas de gestão de aprendizado) que são definidos por aquele consumidor. 6. A tabela Domínios exibe as seguintes propriedades por domínio: a. Nome do Domínio b. Usuários c. Grupos d. Repositório e. Provedor de Sincronização (Synch) f. Consumidor de Synch g. Botões de opção 7. Clicando no nome de um repositório (link) fará com que a tela Gerenciar Domínio se abra, quando a aba Configurações do Repositório já está assinalada. 8. A aba Configurações do Repositório é aberta, exibindo as seguintes seções configuráveis: Configurações do repositório Configurações do domínio do provedor Configurações do domínio do consumidor

105 Configurando um repositório como um repositório-provedor Para configurar um repositório como um repositório-provedor: 1. Conecte-se como um administrador. 2. Clique na aba do menu Gestão e, em seguida, em Gestão do Domínio no painel do navegador. A tela Gerenciar Domínio se abre, com a aba Geral aberta. 3. Abra a aba Configurações do Repositório. 4. Para definir o repositório como um repositório-provedor marque a caixa de seleção Configurar domínio como repositório.

106 5. Para habilitar o acesso dos repositórios do consumidor a este repositórioprovedor obtenha o URL do repositório de seu admin de sistema para inserir no campo Endereço do repositório remoto. 6. Para habilitar o acesso dos repositórios do consumidor a partes específicas do conteúdo, clique no botão Gerar Chave sob a seção Sincronizar Chave do Domínio na tela. Isso irá gerar uma chave que pode ser compartilhada entre o provedor e o consumidor para desbloquear uma parte específica do conteúdo. Configurando um repositório como um repositório-consumidor Para configurar um repositório como um repositório-consumidor: 1. Conecte-se como um administrador. 2. Clique na aba do menu Gestão e, em seguida, em Gestão do Domínio no painel de navegação. A tela Gerenciar Domínio se abre, com a aba Geral aberta.

107 3. Abra a aba Configurações do Repositório. 4. Para consumir um conteúdo específico, concentre-se em Configurações do Domínio do Consumidor na tela. 5. Selecione o domínio do qual você deseja sincronizar o conteúdo. 6. Insira a chave de sincronização (do provedor-repositório) De agora em diante, os repositórios do provedor e do consumidor irão sincronizar-se a cada 30 minutos.

108 Importação das Configurações de uma Unidade Operacional (Domínio) para outras Unidades Operacionais Você pode criar uma matriz de unidade operacional definindo as configurações para um único domínio e, em seguida, aplicando as mesmas em todos os seus outros Domínios. Para importar as configurações de um domínio para outro: 1. No painel de Navegação, selecione Configurações do Sistema. 2. Na área de Configurações do Sistema, clique em Domínios e Admins. 3. Navegue para a seção Domínios e, em seguida, clique na opção Importar. 4. Na tela Importar Definições de Domínios, selecione o Domínio de onde você deseja importar e então selecione as categorias da configuração do domínio que você deseja aplicar. Clique na opção Importar Configurações

109 Selecionar o Domínio de Onde Deseja Importar Selecione as categorias da configuração para aplicar

110 Customização de uma unidade Operacional Individual (Domínio) Na seção anterior, você selecionou a opção Admin para criar uma nova unidade operacional (domínio). Nesta seção você irá customizar as configurações para a unidade da organização que você selecionar na lista de Domínios. Definindo as Configurações do Domínio Você pode definir temas, limites de senha, formato da data, fuso horário e outras configurações do domínio. Para definir configurações do domínio: 1. Selecione a unidade operacional que você deseja na lista Domínio que aparece no canto superior direito na tela Time To Know Connect (LMS). A interface gráfica (look-and-feel) da tela poderá mudar dependendo do tema. 2. Clique em Gestão e, do painel Narração, selecione Gestão de Domínio. 3. Na área Gestão de Domínio, clique em Gerenciar Domínio. 4. Na tela Gerenciar Domínio você pode definir as configurações da unidade operacional (domínio).

111 Definindo o Coordenador de uma unidade Operacional (Domínio) 1. Você pode definir o coordenador de uma unidade operacional específica selecionando Admins na lista Domínios. 2. Clique na aba do menu Gestão e, em seguida, no painel de Navegação clique em Configurações do Sistema. 3. Na área de Configurações do Sistema, clique na área Domínios e Admins e navegue para a seção Gerenciar Autoridade. 4. No campo Localizar Gestor, insira o texto para localizar um usuário e, em seguida, clique em Submeter. 5. O nome do usuário aparece na tabela Gestor de Permissões.

112 Gerindo Funções e Privilégios Visualizando Funções e Privilégios Para visualizar funções e privilégios, 6. Sob a aba Gestão, selecione a opção Gestão de Usuário. A seção à direita da janela irá mudar seu conteúdo para exibir as várias opções de configuração. 7. Selecione a opção Funções e Privilégios Quando selecionada, a tela Funções e Privilégios irá mudar para exibir os tipos de funções que constituem o domínio e suas permissões.

113 Alterando os Privilégios de uma função Os privilégios por função são organizados em uma tabela, onde as funções são listadas como linhas e os privilégios por função são listados como colunas. Para alterar os privilégios por função, 1. Na tela Funções e Privilégios, marque ou desmarque as caixas de seleção de privilégios As suas alterações serão salvas automaticamente pelo sistema.

114 Gerindo os Tipos de Permissão de Professor (Gestor) Para adicionar um tipo de permissão de gestor: 1. Na seção Gestão do Usuário, clique em Tipos de Permissão do Gestor. 2. Na tela Tipos de Permissão do Gestor, os tipos definidos de gestor (Professor e Moderador) aparecerão com suas correspondentes permissões para Tarefas, Reuniões e Conteúdo.

115 3. Clique no botão Adicionar Tipo de Permissão para definir um novo tipo de permissão. 4. O novo tipo de permissão aparece. Defina as permissões.

116 Criação de um Curso EJA 1. Classificação No campo gestão, faça com que o campo classificação seja obrigatório para cada curso: 1) Vá para gestão 2) Gestão do domínio 3) Gerenciar campos Criação de Matrizes Para cada disciplina, por exemplo MATRIZ DE DISCIPLINA Crie a matriz de um curso para cada disciplina; indique se está associado ao ENSINO MÉDIO (EM) ou ENSINO FUNDAMENTAL (EF) no nome, i.e. História EF Nota: Este é simplesmente um exemplo as regiões podem decidir sua própria terminologia. Para maiores informações sobre como criar uma matriz de um curso vá para a lição número 6 gestão para criar a matriz de um curso. Defina qualquer configuração que venha a ser relevante para todas as aulas que serão criadas, com base nesta matriz: nota de aprovação, datas de atividades

117 Nota: As datas de atividades na matriz definem um período de tempo, não as datas reais. Certifique-se de que a opção Aula ao Vivo (LiveClass) esteja selecionada para Conferência em Rede ( Webconference) Cursos: ENSINO MÉDIO (CURSO) Aula (Subcurso) : ENSINO MÉDIO Turma 1_2015 (TURMA) Disciplinas (Sub, sub curso): História EF (Turma 1_2015) (DISCIPLINA) - Crie disciplinas com base nas matrizes ao criar os sub, sub cursos você deve escolher da matriz de instância existente no topo do formulário (sob GERAL). - Mude o nome de (ciclo1) para o nome da aula, i.e. (Turma 1_2015)

118 - Para cada disciplina: defina a data de início e fim - Defina a nota de aprovação, se necessário Opção Importar na parte inferior: pode definir qual data a ser importada da matriz - Adicionar o gestor para a disciplina e selecione de uma função existente: monitor (usualmente existem 2: um local, na escola, e um professor online, ou 1 professor online e 1 monitor como assistente de TI) marque o professor como gestor principal 4. Adicione estudantes à disciplina (História EF (Turma 1_2015) A estrutura final terá esta aparência:

119

120 Crie a matriz da página (para uma disciplina) do curso Como gestor do curso é necessário definir as abas relevantes que irão aparecer na página do curso. Para maiores informações de como adicionar abas a um curso vá para a lição número 2 aula virtual sob Exibindo ou Ocultando Abas de um Curso. Crie o conteúdo do curso para a matriz Para maiores informações sobre a criação de conteúdo vá para a lição número 2 aulas virtuais, e para criar Questionários vá para a lição número 5. Pode ser criado, também, o conteúdo avançado utilizando-se criar - veja PTT Lição 6 Criação de Conteúdo Avançado. Uma vez que tenha criado ou carregado o conteúdo você pode designá-lo na matriz do curso. Forme o conteúdo na barra principal de ferramentas, escolha ir e selecione o conteúdo que você deseja designar para a matriz, escolhendo a opção compartilhar.

Guia Rápido Gestão de Webconferência

Guia Rápido Gestão de Webconferência Guia Rápido Gestão de Webconferência Conteúdo Marcando uma Webconferência... 3 Adiciona uma Sessão de Webconferência...3 Edite uma Webconferência...5 Marcar Presença...6 Ver Relatório de Reunião de Grupo...6

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

tarefa 1. Para criar uma Tarefa clique em Ativar edição.

tarefa 1. Para criar uma Tarefa clique em Ativar edição. tarefa Possibilita que o aluno faça um envio de arquivo ou texto através do editor do Moodle. Aos professores, o recebimento de tarefas permite fazer comentários, avaliar e dar nota. 1. Para criar uma

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor

Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor Sumário Pré-requisitos para o Moodle... Entrar no Ambiente... Usuário ou senha esquecidos?... Meus cursos... Calendário... Atividades recentes...

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Licenciamento por volume da Adobe

Licenciamento por volume da Adobe Licenciamento por volume da Adobe Admin Console para clientes do VIP Guia do usuário do Value Incentive Plan (VIP) Versão 2.5 November 21, 2013 Sumário O que é o Admin Console para clientes do VIP?...

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags Manual Versão Web índice I. Introdução II. III. IV. Procedimentos básicos A agenda Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Contato I Introdução O que é o JustDoctor? O

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA SUMÁRIO 1 O que é a Plataforma Blackboard...4 2 Como acessar a Plataforma Blackboard...5 3 Acessando a Blackboard...6 4 Menu do Curso...7 5 Acessando

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Como Utilizar o Escritório Virtual

Como Utilizar o Escritório Virtual Como Utilizar o Escritório Virtual 1. Visão Geral O Escritório Virtual é um espaço destinado à troca de informações e documentos entre os membros de um grupo. Através de ferramentas colaborativas como:

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Criar Newsletters. Guia rápido sobre...

Criar Newsletters. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Newsletters Neste guia... Saiba como criar atrativas newsletters em texto simples ou HTML para captar a atenção de seus contatos e ir ao encontro de seus interesses e expectativas.

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual do usuário sobre o WebEx Meeting Center com as Salas de Reuniões de Colaboração (Nuvem CMR)

Manual do usuário sobre o WebEx Meeting Center com as Salas de Reuniões de Colaboração (Nuvem CMR) Manual do usuário sobre o WebEx Meeting Center com as Salas de Reuniões de Colaboração (Nuvem CMR) Primeira publicação: 2014 Última modificação: Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms.

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms. Módulo 1 Configuração de Cursos Robson Santos da Silva Ms. Olá! Estamos iniciando o Módulo 1. Nele, aprenderemos a configurar um novo curso no MOODLE. Além disso, identificaremos os dispositivos e ferramentas

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre...

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Pesquisas Neste guia... Aprenda a fazer perguntas as vezes que forem necessárias e obter os dados que você necessita para melhorar seus produtos, personalizar campanhas e ficar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00 1 Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO Versão 1.00 2 Tabela de Conteúdos Visão geral 3 Venda de stock diagrama do processo 3 Como ver quais productos

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. VERSÃO 1.0 12.02.2014. Vigência 12.02.

MANUAL DO USUÁRIO. Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. VERSÃO 1.0 12.02.2014. Vigência 12.02. MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 12.02.2014 Vigência 12.02.2014 Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES... 3 1.1 - Dados Gerais... 3 1.2 Formulários...

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais