Capítulo Bem vindo ao Curso de Inglês da Estudar Início da Seção Página de Início Comunidade Meu Perfil...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1... 6. Bem vindo ao Curso de Inglês da Estudar... 6. Início da Seção... 7. Página de Início... 8. Comunidade... 11. Meu Perfil..."

Transcrição

1 Manual do Aluno

2 SUMÁRIO Capítulo Bem vindo ao Curso de Inglês da Estudar... 6 Início da Seção... 7 Página de Início... 8 Comunidade Meu Perfil Apoio Log Out Dicionário You!Who? Grammar Book (Gramática) Help (Ajuda) Meu Progresso Minhas Gravações Downloads MP3 Downloads Aulas de Conversação Configurações Capítulo Acessando Meus Cursos Trabalhando em Meus Cursos Habilidades dos Meus Cursos Verificando seu Processo de Aprendizagem Teste de Nivelamento Resultados do Teste de Nivelamento Sair do Teste de Nivelamento Relatório do meu progresso Relatório por Unidade... 50

3 Relatório por Habilidade Capítulo Trabalhando a Habilidade Auditiva Acesso à habilidade auditiva Explore Prática Resultado Capítulo Trabalhando a Habilidade de Leitura Acesso à habilidade de leitura Explore Prática Prova Resultado Capítulo Trabalhando a Habilidade Oral Acesso à habilidade Oral Explore Prática Capítulo Trabalhando a gramática Acesso à gramática Explore Prática Prova Resultado Capítulo Tipos de Exercícios Perguntas de múltiplas escolhas... 85

4 Perguntas de múltiplas escolhas por segmento Preenchendo os espaços em branco Preenchendo os espaços em branco por segmento Inserir palavras Inserir palavras por segmento Classificação Marcar como verdadeiro ou falso Estabelecer Sequência Sequenciar imagens Identificar imagens Redação Capítulo Trabalhando no site da comunidade Foruns Discussões em Comunidade Discussões de Aula Lendo Mensagens Respondendo mensagens Adicionar uma nova mensagem Pesquisar no Fórum Revista Lendo a revista Amigos Virtuais Caixa de Entrada Lendo uma mensagem Respondendo uma mensagem Excluindo uma mensagem Amigos Buscar Amigos

5 Ver Resultados Itens Enviados WordZone Expressões Idiomáticas Arquivo das Expressões Capítulo Apoio Caixa de Entrada Respondendo uma mensagem Excluindo uma mensagem Escrever Itens Enviados Ler uma mensagem enviada Excluindo uma mensagem enviada

6 CAPÍTULO 1 BEM VINDO AO CURSO DE INGLÊS DA ESTUDAR O Curso de Inglês da Estudar é um programa online desenvolvido num ambiente interativo onde você pode irá aprender e praticar inglês. O Curso de Inglês da Estudar é constituído por nove cursos divididos em quatro níveis: First Discoveries, Básico, Intermediário e Avançado. Ele possui também um curso específico chamado English For Aviation. Um teste de nivelamento determina o seu nível de Inglês e recomenda o melhor nível para você começar o curso. O programa promove o desenvolvimento das habilidades de escuta, leitura, fala e gramática que são amplamente aprendidas, praticadas e avaliadas. Você poderá trabalhar em seu próprio ritmo, com todas as ferramentas necessárias para garantir o sucesso da sua aprendizagem. Em qualquer nível será possível analisar e avaliar, a evolução da sua aprendizagem. Além disso, o Curso de Inglês da Estudar oferece uma grande variedade de links e atividades como jogos, desenvolvimento do vocabulário, expressões, análise e comunicação com professores de forma a enriquecer sua aprendizagem.

7 INÍCIO DA SEÇÃO Para iniciar a seção no Curso de Inglês da Estudar você precisa de um nome de usuário e senha. O administrador do programa ou seu mediador de aprendizagem irá lhe enviar esta informação pelo que você cadastrou. Para iniciar a seção no Curso de Inglês da Estudar: 1- Entre no Internet Explorer. 2- Digite o site e pressione Enter. 3- Preencha os campos de login e senha e clique em Enviar. Você será redirecionado automaticamente para o ambiente do Curso de Inglês da Estudar 4- Acesse o menu Meus Cursos. 5- Clique no nível do curso de inglês desejado. Caso tenha esquecido a sua senha avise ao seu tutor para que seja providenciada uma nova senha de acesso.

8 PÁGINA DE INÍCIO Após seguir a direção eletrônica do Curso de Inglês da Estudar no Internet Explorer aparece a página de início do programa. Se você estiver em qualquer outra parte do aplicativo, clique em Home para acessar a home page do Curso de Inglês da Estudar. A página de início é composta pelas seguintes seções: Uma barra na parte superior da página que contém os seguintes links: Home página de início do Curso de Inglês da Estudar. Meus cursos nesta seção você poderá acessar o nível do seu curso e a unidade que está estudando.

9 Comunidade local onde você terá acesso a várias ferramentas e a comunidade do curso de Inglês, onde você poderá praticar seu inglês com alunos de diferentes turmas, cidades e países. Meu Perfil - onde você atualiza seus dados, altera a sua senha de acesso ao curso e muda as definições de apoio ao idioma. Apoio - acesso ao seu Orientador de Aprendizagem ou Professor da Turma. Log Out - local para sair do curso. Uma barra do lado direito da página que contém os seguintes links: Dicionário - A função principal do dicionário é fornecer o significado e a pronúncia dos itens lexicais presentes em todas as unidades do curso. You!Who? Ferramenta que possibilita a comunicação síncrona entre alunos/ Orientador de Aprendizagem ou entre alunos/ alunos. Grammar Book - É a ferramenta que apresenta o conteúdo gramatical utilizado na seção Grammar do curso. Ajuda - A função desta ferramenta é explicar de forma detalhada as etapas da realização das atividades propostas pelo curso. Meu Progresso Neste local você é informado sobre a unidade que está cursando, seu desempenho nas habilidades e seus respectivos temas, a porcentagem do curso que já realizou, sua pontuação em cada teste e comentários do Orientador de Aprendizagem. Minhas Gravações - Local onde ficam armazenadas as gravações de áudio feitas por você. Downloads - Área que informa se há a necessidade de baixar algum software para a realização de uma atividade.

10 A área central da página que contém os seguintes links: Avaliação Inicial aqui você irá agendar uma avaliação oral com seu professor para que seja avaliado o seu nível de conversação. Aulas de Conversação mensalmente você terá que fazer quatro horas de conversação com seu professor. Neste local você irá agendar essas aulas, que duram 30 minutos. Manual of Radiotelephony por meio desse link você poderá fazer o download em inglês do Manual de Radiotelefonia utilizado na aviação. Teste de Nivelamento - onde você poderá fazer um teste sobre o seu nível de conhecimento do idioma. Tour Guiado aqui você aprenderá a navegar pelo curso e a utilizar as ferramentas de apoio. Revista (Magazine) para acessar a revista Discoveries. Os temas dessa revista virtual são adequados ao nível de aprendizado do aluno e ela inclui glossário, links relacionados e perguntas sobre o tema. Apoio - acesso ao seu Orientador de Aprendizagem ou Professor da Turma. Fórum local onde você poderá discutir diferentes temas com outros alunos. MP3 Downloads para você baixar áudios e desenvolver sua compreensão do inglês falado. Time on Task Report onde você poderá verificar o tempo gasto fazendo seu curso de inglês.

11 Meus Cursos Para iniciar seu aprendizado de Inglês clique em Meus Cursos na barra superior da tela ou na área central da home page. Clique em um dos cursos listados. COMUNIDADE Site da Comunidade de Inglês da Estudar com conteúdo atualizado para enriquecer sua aprendizagem.

12 MEU PERFIL Onde você atualiza seus dados, altera a senha de acesso ao curso e muda as definições de suas ferramentas de idioma. Nesta seção os dados a serem preenchidos são os seguintes: Nome do usuário Primeiro nome Sobrenome País Data de nascimento Nível no site da comunidade Língua de apoio Grau de apoio da língua nativa: No Support Todo o apoio será em inglês.

13 Low Support As opções de Ajuda, Dicionário, Gramática e Tradução irão aparecer na sua língua de origem. Full Support Todo o apoio será na sua língua de origem. Para alterar seus dados, digite ou selecione as informações listadas nesta página e clique em Atualização. Você pode selecionar as seguintes opções: Ser informado sobre novos recursos, que são enviados via . Alterar a sua senha. Se você selecionar essa opção, aparece uma janela pedindo sua senha antiga, nova senha e a confirmação da nova senha. APOIO Nesta janela você terá acesso ao seu tutor ou professor da turma. É importante criar o hábito de ver sua Caixa de Entrada todas as vezes que você for acessar seu curso.

14 Aqui você poderá selecionar as seguintes opções: Caixa de entrada você pode ler, responder ou excluir as mensagens do seu tutor ou professor. Escrever você poderá escrever novas mensagens para seu tutor ou professor. Itens enviados - você pode ver e apagar mensagens enviadas para o seu professor. LOG OUT Local para sair do site do curso. Clique em Sim se desejar encerrar a seção do Curso de Inglês da Estudar. Se não desejar encerrar a seção você poderá fazer uma das seguintes ações: Clicar em. Clicar em. Clicar no da janela. Se você estiver trabalhando em um computador compartilhado é recomendado que feche a sessão anterior antes de iniciar a sua.

15 DICIONÁRIO Dá o significado e tradução das palavras. Para usar o dicionário: 1- Escreva a palavra que gostaria de saber o significado. 2- Clique em Go. Uma janela do dicionário aparecerá. Palavra procurada Opção de idioma Resultado da pesquisa Tipo de palavra Tradução Definição Exemplo Nesta janela do dicionário você poderá: Escrever uma palavra; Selecionar um idioma para tradução. Por exemplo, selecionar English/French se desejar escrever palavras em Inglês e ver a tradução em Françes. Na seção de resultados você poderá: Clicar sobre o botão de som e ouvir a pronúncia da palavra;

16 Ver que tipo de palavra é; Ver a tradução da palavra; Ver a definição da palavra; Ver outras variantes da palavra; Ver um exemplo de como poderá utilizar a palavra. YOU!WHO? Ferramenta de comunicação em tempo real pela qual você envia mensagens e participa de chats com outros alunos do Curso de Inglês da Estudar. O texto Now Online indica quantos alunos se encontram online atualmente. Quando o ícone estiver piscando, indica que alguém enviou uma mensagem para você. Clique sobre o ícone para ver a mensagem. Se você clicar sobre a seta do campo você poderá selecionar: See All Users para ver a lista de todos os usuários online. Os usuários com o símbolo a sua esquerda são seus Web Pals.

17 See Web Pals para ver a lista dos seus amigos na web que estão online. Para ativar ou desativar o som clique dentro da caixa ao lado do campo Sound On. Se precisar de ajuda sobre You!Who? clique sobre o ícone. Para entrar em contato com alguém, clique no nome da pessoa. Será aberto um menu com as opções de comunicação: Ler Mensagem, Enviar Mensagem, Ver Histórico, Informações do Usuário, Convidar para o Chat, Terminar o Chat. Ler Mensagem Quando você receber uma mensagem de alguma pessoa um ícone de um envelope aparecerá ao lado do seu nome e se o som estiver habilitado você ouvirá You!Who?. Além disso, um envelope piscando aparecerá na parte superior da janela You!Who? Para abrir a mensagem: Clique duas vezes sobre qualquer dos ícones com o envelope ou clique no nome da pessoa que te enviou a mensagem e selecione a opção do menu Read Message. Aparecerá a janela Read Message.

18 Se você tiver recebido outras mensagens poderá vê-las ao clicar em Next e Previous. Se quiser responder a mensagem clique em Reply. Se você clicar em Back você volta a janela You!Who? Enviar Mensagem Para enviar uma mensagem clique no nome da pessoa para quem irá enviá-la e selecione Send Message. Aparecerá a janela da mensagem. Invite to Chat. Como o nome sugere, as mensagens instantâneas são curtas, não mais do que duas linhas. Para mensagens mais longas selecione a opção Escreva a mensagem no quadro de texto (espaço branco) e clique em Send. Se desejar não enviar clique em Cancel. Clique em Back para você voltar a janela You!Who?

19 Ver Histórico Para ver as mensagens que recebeu de alguma pessoa específica, clique no nome da pessoa e depois em See History. Para passar de uma mensagem para outra, clique em Next e Previous. Se quiser responder a mensagem clique em Reply. Informação do Usuário Para mais informações sobre o usuário que aparece na janela do You!Who? Clique no seu nome e depois em User Info no menu que aparece. Uma janela aparecerá contendo as seguintes informações sobre o usuário: Nome do usuário Nome Apelido País de origem Instituição Convidar para o chat Você pode convidar uma pessoa que está no You!Who? para o chat. Clique no nome da pessoa e selecione Invite to Chat do menu. A pessoa te enviará uma mensagem de Accept ou Decline. Se seu convite for aceito a janela do chat se abrirá. O processo de convite pode demorar alguns minutos. Leia as mensagens na barra inferior da janela You!Who? para saber em que estado está o processo.

20 Quando alguém te envia um convite para chat aparece o ícone de chat ao lado do nome da pessoa. Clique no nome e escolha a opção Accept Invitation ou Decline Invitation ou faça duplo clique no ícone do chat. Clique em Accept se deseja aceitar o convite. Espere um momento e aparecerá a janela de chat. Se não quiser aceitar o convite para o chat clique em Back e depois no nome da pessoa e selecione Decline Chat. A pessoa que te convidou notará que aparece o ícone ao lado do nome da pessoa que ela convidou para o chat. Aceitar o chat Por meio do chat você pode se comunicar com qualquer amigo. O nome do seu amigo aparece na janela de chat. Nome do amigo Escreva sua mensagem aqui

21 Escreva sua mensagem na parte inferior da janela. Clique em Send após terminar. A mensagem aparecerá na parte superior da janela junto com seu nome. As mensagens do seu amigo aparecerão da mesma forma. Use a barra de deslocamento para ver as mensagens desde o início da conversa. Quando seu amigo sair do chat aparecerá uma mensagem de aviso. E se você sair do chat também aparecerá a mesma mensagem para seu amigo. Se você quiser incluir seu amigo de chat na lista de amigos da web clique em Add Pal. Para informações adicionais sobre o chat clique em Help.

22 GRAMMAR BOOK (GRAMÁTICA) Local onde você acessa as explicações sobre as estruturas gramaticas do idioma. Cada unidade do curso está vinculada a lições na gramática e o aluno será direcionado para a mesma acessando a Meus Cursos. HELP (AJUDA) Explica como realizar as atividades do curso. MEU PROGRESSO Você poderá visualizar detalhadamente a evolução da sua aprendizagem.

23 Esta janela contém duas abas: Relatório da Unidade que indica a porcentagem que você completou na unidade, sua pontuação nos testes, comentários e sua pontuação em relação a sua classe. Relatório da Habilidade indica a porcentagem que você completou de cada habilidade trabalhada na unidade e sua pontuação em relação a elas. MINHAS GRAVAÇÕES Nesta seção você tem acesso aos resultados dos testes orais feitos por você nas unidades que trabalham a habilidade da fala.

24 DOWNLOADS Área do curso que informa se há necessidade de baixar algum software para a realização de uma atividade. MP3 DOWNLOADS Os downloads de MP3 são uma coleção de todos os áudios do Curso de Inglês da Estudar para você ouvir quando não estiver conectado na internet. Os arquivos de áudio foram organizados de acordo com os diferentes cursos. 1- Clique em Download MP3 set. Será aberta uma janela perguntando se você deseja abrir ou salvar o arquivo.

25 2- Clique em Salvar. Será aberta uma janela com os ícones do seu computador. 3- Dê um nome ao arquivo, selecione o local onde irá salvá-lo e clique em Salvar. Após finalizar o download esta janela será fechada.

26 Verifique se o arquivo foi salvo no local desejado. 4- Clique sobre o arquivo que está zipado. A janela abrirá uma lista contendo todos os arquivos MP3 do curso que você baixou.

27 5- Clique sobre um dos arquivos para ouví-lo. Será aberta uma tela no seu programa de execução de áudio. No exemplo abaixo, o áudio está sendo executado no Media Player.

28 AULAS DE CONVERSAÇÃO Você terá direito a no mínimo oito aulas de conversação por mês, de 30 minutos cada. Os chats serão pré-agendados com o seu Orientador de Aprendizagem ou Professor. Sugerimos que você agende os chats ao final de cada unidade do curso. A habilidade oral faz parte dos itens que serão avaliados e comporão a sua nota final, por isso é importante que você marque os chats com seu professor. As dúvidas de conteúdo não serão retiradas no chat e sim por . Para você marcar os chats você deverá clicar no ícone localizado na área central da home page conforme indicado na imagem abaixo. 1- Clique em agenda.

29 Após clicar no link agenda será aberta uma janela com os horários de conversação disponíveis. Os horários são de segunda-feira à sexta-feira, das 8:00h às 20:00h. 2- Escolha o nível e horário desejado. Feche o documento e volte para a home page. 3- Acesse a sala de aula, clicando no link para a sala, conforme indicado abaixo.

30 Será carregada a tela de comunicação do sistema OpenMeetings. 4- Insira no campo Username or o seu login de acesso ao curso. 5- Insira no campo Password a sua senha de acesso ao curso. 6- Clique em Sign In. Inserir username e o password são os mesmos para acessar o curso. Clique em Sign In Será aberta a seguinte tela. 7- Clique em Start ou Inicia.

31 Após clicar em Start você será direcionado para a aba Rooms. No menu do lado esquerdo estão as salas para chat que indicam o nível de inglês de cada uma delas. 8- Selecione aquela de acordo com o horário e nível desejado clicando em Enter. Obs. A sala Test só será utilizada para realização das provas orais. A tela seguinte seguinte será aberta.

32 9- Clique no botão Star Recording ou Iniciar Gravação. O botão Star Recording ele é usado para testar se seu fone e microfone estão funcionando. 10- Clique em Permitir. 11- Clique no botão Star Recording ou Iniciar Gravação. Fale algumas frases para verificação.

33 Para ouvir o que você gravou aperte Play. Se você conseguir ouvir é porque seu fone está funcionando corretamente. 12- Após verificação clique em Start Conference ou Iniciar Conferência. Será aberta a seguinte tela. No campo direito aparece o nome da sala, nesse exemplo, Advanced. Observe que há uma janela chamada Star Recording. 13- Feche-a clicando no X. Na janela da esquerda, Choose Device, você abrirá o combo box Choose Published Device. 14- Selecione Audio Only. 15- Clique em Ok.

34 Essa é a tela da sala de conversação. Caso você deseja escrever, além de falar, clique sobre a palavra Chat no canto inferior esquerdo.

35 A tela ficará da seguinte forma. Para digitar coloque o mouse sobre o espaço do Chat, digite e clique em Send. CONFIGURAÇÕES Algumas configurações deverão ser feitas antes de iniciar a sua aula de conversação. 1- Clique em qualquer parte da tela com o botão direito do mouse. 2- Clique em Configurações.

36 Irá aparecer a tela de Configurações do Adobe Flash Player. Observe que existem duas opções: Permitir e Negar. A opção Permitir deverá estar marcada. Se estiver clique em Fechar. Caso esteja marcada a opção Negar, basta clicar em Permitir e depois clicar em Fechar. 3- Clique novamente em qualquer parte da tela com o botão direito do mouse. 4- Clique em Configurações Globais.

37 Será aberta a seguinte tela. Na aba Armazenamento: 5- Clique em Configurações de Armazenamento Local para o Site. 6- Selecione um item de cada vez e clique em Permitir. 7- Ao finalizar clique em Fechar.

38 Na aba Câmera e Microfone: 8- Clique em Configurações de Câmera e Microfone pelo site.

39 9- Selecione um item de cada vez e clique em Permitir. 10- Ao finalizar clique em Fechar. Na aba Reprodução: 11- Clique em Configurações de Rede de Pares pelo site.

40 12- Selecione um item de cada vez e clique em Permitir. 13- Ao finalizar clique em Fechar. 14- Clique no X para fechar.

41 Agora o seu programa de conversação está apto para iniciar o chat. Para sair do programa: 1- Clique em Sair. 2- Clique em Ok.

42 3- Clique em Logout. 4- Clique em Ok.

43 Irá aparecer uma janela indicando que você foi desconectado com sucesso. 5-Clique em Ok. 6- Clique no X para fechar a tela do OpenMeetings.

44 CAPÍTULO 2 ACESSANDO MEUS CURSOS Para ter acesso ao curso de inglês clique na aba Meus Cursos (My Courses) na parte superior da tela principal ou na área central do Curso de Inglês da Estudar. Quando clicar em Meus Cursos aparece uma tela com a lista dos cursos ou níveis que você tem acesso Clique no seu curso.

45 TRABALHANDO EM MEUS CURSOS Esta seção é um diagrama em forma de árvore que permite um acesso simples e fácil às suas lições. Unidades Todos os cursos possuem sete unidades, com exceção do First Discoveries. Clique sobre a primeira unidade do curso para que você siga uma sequência lógica que partirá de assuntos mais simples para os mais complexos. Temas abordados na seção. Habilidades

46 Cada unidade possui suas seções e cada uma delas é trabalhada da mesma forma, por meio do que chamamos componentes. Sugerimos que os componentes sejam acessados na ordem em que aparecem. Cada unidade costuma ter 3 (três) componentes: Explore (Explorar) essa categoria apresenta o conteúdo da seção por meio de textos, áudios ou filmes. Practice (Prática) essa categoria permite ao aluno fazer um exercício que aborda o conteúdo visto por ele na categoria explore. Test (Teste) essa é a categoria em que o aluno é avaliado no seu aprendizado. Nela ele não possui acesso as respostas ou ao Grammar Book. HABILIDADES DOS MEUS CURSOS Existem quatro habilidades disponíveis em Meus Cursos: Auditiva Te permite escutar o Inglês falado numa variedade de vozes e acentos para desenvolver sua habilidade auditiva. Leitura Te permite ler e analisar diferentes tipos de textos para praticar e avaliar sua habilidade de leitura e compreensão. Oral Te dá a oportunidade de falar o Inglês e inclui o diálogo. Gramática onde você irá aprender as diferentes regras de gramática, coloca-las em prática e avaliar sua habilidade gramatica.

47 VERIFICANDO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM Existem duas formas de verificar a evolução da sua aprendizagem: Uma indicação rápida da sua evolução indicada por meio de quadrados localizados a direita de cada tarefa dentro do menu Meus Cursos. - um quadrado vazio indica que um curso/unidade/habilidade que você ainda não trabalhou. - um quadrado semi cheio índia um curso/unidade/habilidade que você começou a trabalhar mas que não concluiu. - um quadrado cheio indica um curso/unidade/habilidade que você concluiu. TESTE DE NIVELAMENTO Para determinar qual é o seu atual conhecimento de inglês e em que nível irá começar a estudar clique em Placement Test (Teste de Nivelamento) na janela principal do curso Curso de Inglês da Estudar. A janela do Teste de Nivelamento aparecerá imediatamente. Para começar o Teste de Nivelamento: 1- Escolha o nível de Inglês que considera ter. 2- Clique em Iniciar Teste (Start Test).

48 O Teste de Nivelamento é dividido em duas partes nas quais são avaliadas três habilidades: leitura, audição e gramática. 1- Leia o texto. Você começará respondendo questões simples até chegar as mais complexas. Se você começar a errar constantemente uma sequência de perguntas, o teste terminará automaticamente. 2- Siga as instruções que indicam como responder as perguntas: arrastar respostas para o lugar correto, selecionar a opção correta, responder verdadeiro ou falso, etc. 3- Nas seções Auditivas você deverá apertar o botão Play para ouvir o roteiro que poderá ser um programa de rádio, uma mensagem de voz ou um vídeo clip. RESULTADOS DO TESTE DE NIVELAMENTO Após você ter respondido a última questão do teste aparecerá uma janela com o seu resultado. Seu rendimento nas habilidades Oral, Auditiva e Gramatical gerará um gráfico que indicará em que nível você irá começar seus estudos.

49 Para obter informações sobre o curso sugerido clique onde é indicado na mensagem abaixo: A descrição do curso aparecerá. SAIR DO TESTE DE NIVELAMENTO Clique no botão Sair do Teste (Exit Test) para sair do Teste de Nivelamento e retornar a página principal do Curso de Inglês da Estudar. RELATÓRIO DO MEU PROGRESSO O relatório Meu Progresso só estará disponível se você tiver realizado alguma atividade no seu curso.

50 Clique em Meu Progresso (My Progress) na barra lateral direita para você verificar a evolução da sua aprendizagem. A janela Meu Progresso aparece com o Relatório da Unidade selecionada. Esta janela contém duas abas: O relatório por Unidade que registra o seu progresso por unidade. O relatório por Habilidade que registra o seu domínio nas habilidades do curso. RELATÓRIO POR UNIDADE A janela Meu Progresso apresenta-se da seguinte forma: Nível curso do Na aba Relatório da Unidade você poderá ter o conhecimento dos seguintes itens: Nível do Curso indica a que nível do curso ao qual o relatório se refere. Selecione o seu nível caso não seja o que está indicado.

51 Verificar seu progresso em cada unidade clique em para visualizar sua evolução nas diferentes habilidades que compõem esta unidade. O muda para e aparece uma lista com sua evolução em cada componente da unidade. Habilidades O Relatório por Unidade contém as seguintes informações do nível selecionado: Unidade as unidades que compõem este nível. Se abrir o menu das unidades as habilidades também irão aparecer. Completado a porcentagem completada em cada unidade ou habilidade que é indicada por uma barra. Pontuações dos testes a porcentagem alcançada nas provas por unidade ou habilidades. Comentários comentários do Curso de Inglês da Estudar sobre sua evolução.

52 Competição da turma a porcentagem de finalização da unidade que a sua turma fez nesta unidade. RELATÓRIO POR HABILIDADE Na janela Meu Progresso clique na aba Relatório da Habilidade para verificar seu progresso por habilidade. Na aba Relatório da Habilidade você poderá ter o conhecimento dos seguintes itens: Nível do Curso indica a que nível do curso ao qual o relatório se refere. Verificar seu progresso em cada unidade clique em para visualizar sua evolução nas diferentes habilidades que compõem esta unidade. O muda para e aparece uma lista com sua evolução em cada componente da unidade.

53 O Relatório da Habilidade contém as seguintes informações do nível selecionado: Habilidade as habilidades abordadas neste nível. Se abrir o menu das habilidades, as unidades onde estas habilidades são abordadas também irão aparecer. Completado a porcentagem completada em cada habilidade ou unidade que é indicada por uma barra. Pontuações dos testes a porcentagem alcançada nas provas por unidade ou habilidades. Comentários comentários do Curso de Inglês da Estudar sobre sua evolução. Competição da turma a porcentagem de finalização da unidade que a sua turma fez nesta unidade.

54 CAPÍTULO 3 TRABALHANDO A HABILIDADE AUDITIVA A habilidade auditiva te permite ouvir o Inglês falado em uma variedade de vozes e acentos de modo a desenvolver esta habilidade. ACESSO À HABILIDADE AUDITIVA Para ter acesso a habilidade auditiva clique em Meus Cursos (My Courses) na página principal do Curso de Inglês da Estudar. Selecione o seu curso. Será aberta uma janela como a que se segue. A janela do curso se abre com as unidades que a compõem. Clique sobre a primeira delas. Uma janela como a seguinte irá aparecer. Ela contém uma lista do lado esquerdo com os temas que serão trabalhados nesta unidade e do lado direito uma lista com as habilidades que serão abordadas. Neste exemplo, a habilidade de escuta

55 não será a primeira a ser abordada, mas esta ordem pode ser diferente nas outras seções desta ou de outras unidades. Ao clicar sobre o tema aparecem as seguintes modalidades de trabalho: Explore (Explorar) Prática Prova

56 Ao clicar em Explore uma nova janela será aberta. EXPLORE Na janela Explore aparece o botão Play gravação.. Clique sobre este botão para ouvir a Você também pode fazer as seguintes ações nesta tela: Ver o Script ao clicar nesta opção você poderá ver a gravação na forma escrita. Ouvir um Trecho para ouvir partes do arquivo de áudio. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Clique sobre a frase que deseja ouvir e depois clique em Ouvir um Trecho (Hear Part). Ver Tradução esta opção permite que você veja a tradução de uma frase selecionada para o seu idioma de origem. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Clique sobre a frase que deseja traduzir e depois clique em Ver Tradução (See Translation).

57 Gravar sua voz esta opção permite que você grave a sua voz falando uma frase selecionada. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Para gravar: 1- Clique na frase que deseja escutar em voz alta e depois clique em Gravar sua Voz (Record Yourself). 2- O painel de gravação aparece. Clique em para escutar a frase.

58 3- Quando a palavra Speak aparecer clique em para gravar sua voz durante a leitura da frase. Fale diretamente no microfone, lenta e claramente. A luz vermelha indica que seu microfone está funcionando corretamente. Senão, verifique se ele está bem conectado. Observe a barra da direita do painel de gravação para ver seu desempenho na gravação. 4- Clique em para escutar sua gravação. Se estiver satisfeito com sua gravação, selecione-a no círculo ao lado da barra de avaliação e depois clique em Enviar para o professor. Ver legendas esta opção ficará disponível para exemplos de vídeos quando o vídeo clipe se encontrar ativo. Ver em tela inteira para ver a janela em tela inteira é necessária que uma das seguintes larguras de banda seja selecionada: ISDN, ADSL ou LAN. Clique em ESC para que a janela retorne ao seu tamanho normal. Selecionar a largura da banda especifica como você poderá ver um vídeo clip. Esta opção ficará disponível quando o vídeo clipe se encontrar ativo. Selecione a opção que seja compatível com seu sistema:

59 Slide show modem Modem vídeo ISDN vídeo ADSL vídeo LAN vídeo Se o administrador da sua instituição tiver algumas opções de banda predeterminadas, você só poderá escolher entre as que estiverem disponíveis. PRÁTICA Clique na aba Prática para abrir a janela onde poderá exercitar suas habilidades de compreensão auditiva. Número de páginas do exercício. Instruções Se houver mais de uma página de exercícios clique nas demais páginas se quiser conhecer todos os exercícios propostos. Em cada página de prática você deve seguir as instruções de como completar o exercício: escutar o script (áudio), arrastar as respostas para o lugar correto, selecionar a opção correta, escrever verdadeiro ou falso, etc.

60 Na página do exercício você poderá: Conferir a Resposta você poderá saber as respostas corretas e incorretas. Aparecerá um próximo as respostas corretas e um ao lado das incorretas. Ver Resposta para ver todas as respostas corretas. O curso apresenta todas as perguntas com suas respostas. Limpar elimina todas as respostas que você inseriu. Poderá assim responder novamente ao exercício. Prova Clique em Prova para abrir esta aba. Você terá acesso a um pequeno exame sobre o áudio que acabou de escutar e sobre o qual fez exercícios. Depois de realiza-lo, o curso verifica suas respostas e lhe apresenta seu resultado. Ao clicar em Iniciar o Teste (Start Test) será aberta uma janela com as primeiras perguntas da prova. Enviar a prova Número de páginas da prova Instruções Questão Ouvir a gravação

61 Siga as instruções para responder as perguntas. Leia cada pergunta com atenção e responda. Se desejar pode clicar sobre para poder ouvir novamente a gravação. Se não souber a resposta pode passar para a questão seguinte e retornar depois. Use os números das páginas para deslocar-se por entre as perguntas. Depois de responder a todas as questões clique em Submeter o Teste. RESULTADO O curso irá verificar suas respostas e lhe apresentar seu resultado. Os resultados possíveis são os seguintes: 100% - Excelente! 85 a 89% - Muito bom! 75 a 84% - Bom. 60 a 74% - Melhore sua pontuação. 0 a 59% - Refaça a prova. Você poderá clicar em qualquer pergunta para ver a sua resposta e a resposta correta.

62 CAPÍTULO 4 TRABALHANDO A HABILIDADE DE LEITURA A habilidade de leitura te permite ler e analisar diferentes tipos de texto para praticar e avaliar sua habilidade de leitura e compreensão. ACESSO À HABILIDADE DE LEITURA Para ter acesso a habilidade auditiva clique em Meus Cursos (My Courses) na página principal do Curso de Inglês da Estudar. Selecione o seu curso. Será aberta uma janela como a que se segue. A janela do curso se abre com as unidades que a compõem. Clique sobre a primeira delas. Uma janela como a seguinte irá aparecer. Ela contém uma lista do lado esquerdo com os temas que serão trabalhados nesta unidade e do lado direito uma lista com as habilidades que serão abordadas. Neste exemplo, a habilidade de leitura não é a primeira a ser abordada, mas esta ordem pode ser diferente nas outras seções desta ou de outras unidades.

63 Ao clicar sobre o tema aparecem as seguintes modalidades de trabalho: Explore (Explorar) Prática Prova

64 Ao clicar em Explore uma nova janela será aberta. EXPLORE Na janela Explore aparecerá um texto que pode ser uma história, um postal, um artigo, uma reportagem, uma carta, publicidade, notícia, etc. Se o texto for longo, na parte inferior da tela haverá números que indicam as páginas do texto. Basta clicar sobre as mesmas para lê-lo completamente. Após finalizar a leitura é importante utilizar as seguintes opções desta tela: Ouvir Tudo Ouvir o texto completo em voz alta. Enquanto você ouve, ao mesmo tempo, o que é lido é selecionado. Ouvir um Trecho Ouvir uma parte do texto. Clique na frase que deseja ouvir e depois em Ouvir um Trecho. Ver Tradução - Esta opção permite que você veja a tradução de uma frase selecionada para o seu idioma de origem. Clique na frase que deseja traduzir e depois em Ver Tradução.

65 Ideia Principal Ver a ideia principal do texto. As frases que contém a ideia principal aparecem destacadas. Se o texto for maior, verifique nas demais páginas também. Palavras-chave Para ver as palavras-chave do texto que aparecerão destacadas. Se o texto for maior, verifique nas demais páginas também. Ao clicar em uma palavra-chave poderá obter informações adicionais. Aparecerá uma janela que te permitirá ouvir sua pronuncia, seu significado e como é utilizada. Imprimir Para imprimir o texto.

66 PRÁTICA Clique na aba Prática para abrir a janela onde poderá exercitar suas habilidades de leitura e compreensão. Número de páginas Instrução Exercício Se houver mais de uma página de exercícios clique nas demais páginas se quiser conhecer todos os exercícios propostos. Em cada página de prática você deve seguir as instruções de como completar o exercício: arrastar as respostas para o lugar correto, selecionar a opção correta, escrever verdadeiro ou falso, etc. Na página do exercício você poderá: Conferir a Resposta você poderá saber as respostas corretas e incorretas. O curso coloca um próximo as respostas corretas e um ao lado das incorretas. Ver Resposta para ver todas as respostas corretas. O curso apresenta todas as perguntas com suas respostas. Limpar elimina todas as respostas que você inseriu. Poderá assim responder novamente ao exercício. Ver Texto ao clicar nesta opção uma janela com o texto ao qual o exercício se refere é aberta.

67 PROVA Clique em Prova para abrir esta aba. Você terá acesso a um pequeno exame sobre o texto que leu e sobre o qual fez exercícios. Depois de realiza-lo o curso irá verificar suas respostas e lhe apresentar seu resultado. Ao clicar em Iniciar o Teste (Start Test) será aberta uma janela com as primeiras perguntas da prova. Enviar a prova Número de páginas da prova Instruções Ver o Texto Questão Siga as instruções para responder as perguntas. Leia cada pergunta com atenção e responda. Se desejar pode clicar em Ver o Texto para poder ler o texto novamente. Se não souber a resposta pode passar para a questão seguinte e retornar depois. Use os números das páginas para deslocar-se por entre as perguntas. Depois de responder a todas as questões clique em Submeter o Teste.

68 RESULTADO O curso irá verificar suas respostas e lhe apresentar seu resultado. Os resultados possíveis são os seguintes: 100% - Excelente! 85 a 89% - Muito bom! 75 a 84% - Bom. 60 a 74% - Melhore sua pontuação. 0 a 59% - Refaça a prova. Você poderá clicar em qualquer pergunta para ver a sua resposta e a resposta correta.

69 CAPÍTULO 5 TRABALHANDO A HABILIDADE ORAL Esta habilidade te permite falar Inglês. ACESSO À HABILIDADE ORAL Para ter acesso a habilidade oral clique em Meus Cursos (My Courses) na página principal do Curso de Inglês da Estudar. Selecione o seu curso. Será aberta uma janela como a que se segue. A janela do curso se abre com as unidades que a compõem. Clique sobre a primeira delas. Uma janela como a seguinte irá aparecer. Ela contém uma lista do lado esquerdo com os temas que serão trabalhados nesta unidade e do lado direito uma lista com as habilidades que serão abordadas. Neste exemplo, a habilidade oral ou de fala não será a primeira ser abordada, mas esta ordem pode ser diferente nas outras seções desta ou de outras unidades.

70 Ao clicar sobre o tema aparecem as seguintes modalidades de trabalho: Explore (Explorar) Prática 1 Cada unidade oral pode ter mais de uma seção de prática. Ao clicar em Explore uma nova janela será aberta.

71 EXPLORE Na janela Explore aparecerá uma imagem. Clique sobre para que o filme inicie e você possa ouvir o diálogo. Você poderá selecionar as seguintes opções: Ver o Script Ao clicar nesta opção você poderá ver a gravação na forma escrita. Ouvir um Trecho Para ouvir partes do arquivo de áudio. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Clique sobre a frase que deseja ouvir e depois clique em Ouvir um Trecho (Hear Part). Ver Tradução Esta opção permite que você veja a tradução de uma frase selecionada para o seu idioma de origem. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Clique sobre a frase que deseja traduzir e depois clique em Ver Tradução (See Translation). Gravar sua voz Esta opção permite que você grave a sua voz falando uma frase selecionada. Esta opção fica disponível quando você clica em Ver o Script (See Script). Para gravar: 1- Clique na frase que deseja escutar em voz alta e depois clique em Gravar sua Voz (Record Yourself). 2- O painel de gravação aparece. Clique em para escutar a frase.

72 3- Quando a palavra Speak aparecer clique em para gravar sua voz durante a leitura da frase. Fale diretamente no microfone, lenta e claramente. A luz vermelha indica que seu microfone está funcionando corretamente. Senão, verifique se ele está bem conectado. Observe a barra da direita do painel de gravação para ver seu desempenho na gravação. 4- Clique em para escutar sua gravação. Se estiver satisfeito com sua gravação, selecione-a no círculo ao lado da barra de avaliação e depois clique em Enviar para o professor. Ver Texto Para ver o texto completo.

73 PRÁTICA Clique na aba Prática para abrir a janela onde poderá exercitar sua habilidade oral. Se o programa de reconhecimento de voz não estiver instalado em seu computador você irá receber um aviso. Siga as instruções desta janela para fazer o download. Seleção do diálogo Painel de instruções Painel de gravação Quadro de diálogo Siga os passos indicados no painel de instruções. 1- Selecione o diálogo que deseja repetir clicando na seta de seleção de diálogo. Pode ser que em algumas práticas só haja apenas uma opção. A primeira parte do diálogo aparece no quadro de diálogo. Um indicador aparece a esquerda da parte que você irá repetir. 2- Clique em Start para começar. Quando for a sua vez de falar, o painel de gravação ficará ativo. 3- Posicione corretamente seu microfone a frente da sua boca e fale a sua parte do texto lenta e claramente.

74 Se a sua pronuncia estiver correta o diálogo irá continuar. Repita os passos 2 e 3 até terminar o diálogo. Se a sua pronuncia estiver incorreta aparecerá a mensagem Try Again (Tente Novamente) no painel de gravação. Repita os passos 2 e 3 até terminar o diálogo. 4- Ao terminar de gravar o diálogo você pode: Clicar em Hear (Ouvir) para ouvir a sua parte no diálogo; Clicar em Reset (Limpar) para limpar a gravação e começar de novo.

75 CAPÍTULO 6 TRABALHANDO A GRAMÁTICA A gramática te permite aprender as diferentes regras gramaticais, praticá-las e avaliar sua habilidade gramatical. ACESSO À GRAMÁTICA Para ter acesso a habilidade oral clique em Meus Cursos (My Courses) na página principal do Curso de Inglês da Estudar. Selecione o seu curso. Será aberta uma janela como a que se segue. A janela do curso se abre com as unidades que a compõem. Clique sobre a primeira delas. Uma janela como a seguinte irá aparecer. Ela contém uma lista do lado esquerdo com os temas que serão trabalhados nesta unidade e do lado direito uma lista com as habilidades que serão abordadas. Neste exemplo, a gramática será a primeira a ser abordada, mas esta ordem pode ser diferente nas outras seções desta ou de outras unidades.

76 Ao clicar sobre o tema aparecem as seguintes modalidades de trabalho: Explore (Explorar) Prática Prova Ao clicar em Explore uma nova janela será aberta.

77 EXPLORE Na janela Explore aparecerá uma imagem com um botão play na parte inferior. Clique em para ver um exemplo da estrutura ou tema da gramática a ser abordado nesta seção. Para explorar esta habilidade gramatical você poderá: 1- Clicar em Ver Explicação para aprender sobre o tema da gramática. Se houver mais de uma página, clique nos números na parte inferior da tela e veja todo o conteúdo.

78 2- Clique em Ver Texto para ver o texto do exemplo gramatical do desenho ou imagem. Você também pode ser direcionado a Gramática por meio de telas como a que está abaixo: Esta janela indica que você deve clicar no menu direito da tela em Grammar Book. Será aberta a seguinte tela:

79 1- Clique na seta em Start Learning (Iniciar Aprendizagem) para abrir a gramática. 2- Conforme foi indicado, você deverá clicar em Parts of Speech 1.

80 3- Após abrir a próxima tela você deverá clicar em Pronoums. 4- Após clicar em Pronouns será aberta uma nova janela. Clique em Subjects.

81 5- Será aberta a seguinte tela: Nesta tela você poderá: Ouvir o diálogo apresentado ao clicar na. Ver a explicação gramatical. Ver o texto. Voltar para o menu gramatical clicando em Back to Menu. Sair da gramática ao clicar no X da janela.

82 PRÁTICA Clique na aba Prática para abrir a janela onde poderá exercitar sua habilidade gramatical. Número de páginas Instrução Exercício Se houver mais de uma página de exercícios clique nas demais páginas se quiser conhecer todos os exercícios propostos. Em cada página de prática você deve seguir as instruções de como completar o exercício: arrastar as respostas para o lugar correto, selecionar a opção correta, escrever verdadeiro ou falso, etc. Na página do exercício você poderá: Conferir a Resposta Você poderá saber as respostas corretas e incorretas. O curso coloca um próximo as respostas corretas e um ao lado das incorretas. Ver Resposta Para ver todas as respostas corretas. O curso apresenta todas as perguntas com suas respostas. Limpar Elimina todas as respostas que você inseriu. Poderá assim responder novamente ao exercício. Ver a Explicação Para ver a explicação do tema da gramática desta seção.

83 PROVA Clique em Prova para abrir esta aba. Você terá acesso a um pequeno exame sobre o tema gramatical estudado e sobre o qual fez exercícios. Depois de realiza-lo o curso irá verificar suas respostas e lhe apresentar seu resultado. Ao clicar em Iniciar o Teste (Start Test) será aberta uma janela com as primeiras perguntas da prova. Enviar a prova Número de páginas da prova Instruções Questão Siga as instruções para responder as perguntas. Leia cada pergunta com atenção e responda. Se desejar pode clicar em Ver Explicação para ver a explicação do tema gramatical novamente. Se não souber a resposta pode passar para a questão seguinte e retornar depois. Use os números das páginas para deslocar-se por entre as perguntas. Depois de responder a todas as questões clique em Submeter o Teste.

84 RESULTADO O curso irá verificar suas respostas e lhe apresentar seu resultado. Os resultados possíveis são os seguintes: 100% - Excelente! 85 a 89% - Muito bom! 75 a 84% - Bom. 60 a 74% - Melhore sua pontuação. 0 a 59% - Refaça a prova. Você poderá clicar em qualquer pergunta para ver a sua resposta e a resposta correta.

85 CAPÍTULO 7 TIPOS DE EXERCÍCIOS Este capítulo lista os diferentes tipos de exercícios que você poderá encontrar e as instruções para realizá-los, em que habilidade e modalidade pode encontrá-los e um exemplo de cada um. PERGUNTAS DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente responde as perguntas. Leia cada pergunta e depois clique no quadrado da resposta correta. Para mudar sua resposta clique em um quadrado diferente. Caso haja mais de uma resposta correta será indicado nas instruções do exercício. Habilidade Leitura Modalidade Prática e Prova Exemplo: Habilidade Auditiva

86 Modalidade Prática e Prova Exemplo: PERGUNTAS DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS POR SEGMENTO Para este tipo de exercício é necessário ouvir uma parte importante para cada pergunta clicando na seta localizada ao lado da pergunta e depois clicar no quadrado da resposta correta. Para mudar a resposta clique num quadrado diferente. Para escutar o texto (script) completo clique em no dispositivo de áudio. PREENCHENDO OS ESPAÇOS EM BRANCO

87 Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente completa as frases. Para fazê-lo clique na seta e aparecerá uma lista de palavras para você escolher. Clique na palavra que considerar correta. Para mudar a resposta clique na seta e selecione uma palavra diferente. Habilidade Leitura Modalidade Prática e Prova Exemplo:

88 Habilidade Auditiva Modalidade Prática e Prova Exemplo: Habilidade Gramática Modalidade Prática e Prova Exemplo:

89 PREENCHENDO OS ESPAÇOS EM BRANCO POR SEGMENTO Para este tipo de exercício é necessário ouvir uma parte importante para cada pergunta clicando na seta localizada ao lado da pergunta. Para escutar a gravação completa clique em no dispositivo de áudio. Para completar as frases clique na seta e aparecerá uma lista de palavras para você escolher. Clique na palavra que considerar correta. Para mudar a resposta clique na seta e selecione uma palavra diferente. Habilidade Auditiva Modalidade Prática Exemplo:

90 INSERIR PALAVRAS Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente completa as frases. Para cada espaço em branco há uma palavra que completa corretamente a frase. Na parte inferior do quadro de exercícios há algumas opções de palavras. Escolha a palavra clicando sobre a mesma e arraste-a até o espaço vazio. Faça o mesmo com as demais palavras até finalizar o exercício. Para mover a palavra para um espaço diferente clique sobre ela novamente e a arraste-a para outro espaço. Habilidade Leitura Modalidade Prática e Prova Exemplo: Habilidade Auditiva

91 Modalidade Prática e Prova Exemplo: Habilidade Gramática Modalidade Prática e Prova Exemplo: RIR PALAVRAS POR SEGMENTO INSE

92 Para este tipo de exercício é necessário ouvir uma parte importante para cada pergunta clicando na seta localizada ao lado da pergunta e depois completar a frase. Para escutar o texto (script) completo clique em no dispositivo de áudio. Para cada espaço em branco há uma palavra que completa corretamente a frase. Na parte inferior do quadro de exercícios há algumas opções de palavras. Escolha a palavra clicando sobre a mesma e arraste-a até o espaço vazio. Faça o mesmo com as demais palavras até finalizar o exercício. Para mover a palavra para um espaço diferente clique sobre ela novamente e a arraste-a para outro espaço. Habilidade Auditiva Modalidade Prática Exemplo:

93 CLASSIFICAÇÃO Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente completa a tabela com as palavras disponíveis na parte inferior da mesma. Use as setas de deslocamento ( ) para ver as opções disponíveis. Para mover a palavra para uma célula da tabela clique sobre a palavra e arraste para o local desejado. Para mudar a palavra de lugar clique novamente sobre a mesma e a arraste-a para outra célula. Habilidade Leitura Modalidade Prática Exemplo: Habilidade Auditiva Modalidade Prática Exemplo:

94 MARCAR COMO VERDADEIRO OU FALSO Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente responde as perguntas. Leia cada pergunta e depois clique no quadrado de acordo com o que é pedido. Você poderá ter que marcar o que é verdadeiro ou o que é falso. Para mudar sua resposta clique em um quadrado diferente. Este exercício se apresenta sob o mesmo formato dos exercícios de perguntas de múltiplas escolhas visto anteriormente. Habilidade Leitura Modalidade Prática Exemplo:

95 ESTABELECER SEQUÊNCIA Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente coloca as frases na ordem correta. Para mover a frase clique sobre ela e arraste-a para cima ou para baixo de outra frase. Habilidade Leitura Modalidade Prática Exemplo: Habilidade Auditiva Modalidade Prática Exemplo:

96 SEQUENCIAR IMAGENS Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente coloca as imagens na ordem correta. Para mover a imagem clique sobre ela e arraste-a para cima ou para baixo de outra imagem. Habilidade Leitura Modalidade Prática Exemplo: IDENTIFICAR IMAGENS Este tipo de exercício verifica o conteúdo estudado (áudio ou texto) e posteriormente identifica as imagens apresentadas. Para identificar a imagem, clique sobre uma das palavras na parte inferior do quadro de exercícios e arraste-a para o espaço correspondente. Habilidade Leitura Modalidade Prática Exemplo:

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

PORTAL DO ALUNO - MANUAL

PORTAL DO ALUNO - MANUAL SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 2 2. Acessar o Portal do Aluno... 2 2.1. Acessar o Portal... 2 2.2. Recuperação de senha... 3 2.3.1. Recuperação automática de senha por e-mail... 4 2.3.2. Recuperação

Leia mais

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2 Sumário Tutorial de acesso ao Veduca 2 Introdução... 3 Sobre o Veduca... 3 Navegação... 5 Página inicial... 5 Primeiro acesso... 6 Como fazer o seu login... 7 Como acessar seu perfil... 7 Recursos da área

Leia mais

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni Plataforma NetAula Ambiente Aluno Prof. Alexandre Moroni Acessando o site do CEULJI http://www.ulbrajp.edu.br/site/ Acessando o Autoatendimento Entrar com Login e Senha - ENTER Acessando NETAULA Plataforma

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

1. 1. COMO ACESSAR O CURSO

1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1.1. Para ter acesso ao curso, digite: https://www.nec.fct.unesp.br/~teleduc/ 1.2. Abrirá a página a seguir, então, é só posicionar o cursor sobre Cursos: 1.3. Em seguida clique

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 3 2. Acessar o Portal do Aluno... 3 2.1. Acessar o Portal... 3 2.2. Esqueceu a senha... 5 3. Módulo do Coordenador/Professor... 5 3.1. Acessar o Módulo do Coordenador/Professor...

Leia mais

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Sumário Introdução...3 Página inicial (Home Page)...3 Criar uma conta ou Entrar (Login)...4 Criar uma Conta...5 Entrar (Login)...6 Minha Conta...7

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Macmillan Practice Online guia para estudantes

Macmillan Practice Online guia para estudantes Macmillan Practice Online guia para estudantes Macmillan Practice Online é um a plataforma virtual feita para estudantes de inglês. Você poderá acessar a plataforma a fim de completar as atividades do

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores)

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores) E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira Manual de Uso Sistema Interno (Professores) Desenvolvido por Six Interfaces www.6i.com.br Telefone: (54) 3232.8486 Suporte: contato@6i.com.br Sumário Acessar

Leia mais

Manual do usuário do ClaireMeeting

Manual do usuário do ClaireMeeting Manual do usuário do ClaireMeeting Entrando no ClaireMeeting 4 Digite o endereço do ClaireMeeting http:// www.clairemeeting4.com.br/ no campo de seu Navegador e pressione Enter. Na tela de Log in, digite

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

3 Acrescentar Recursos

3 Acrescentar Recursos 2010 1 publicar o nome, sua descrição, a data de publicação, a duração e sua repetição. Funcionará como a agenda do professor, a qual os estudantes não terão acesso. Para finalizar, selecione o Tipo de

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs Guia do Aluno Disciplinas EAD UNIPs Sumário GUIA DO ALUNO / DISCIPLINAS EAD - UNIPs 3 1. ACESSO... 3 2. AULA INSTRUCIONAL / INTRODUÇÃO À EAD... 5 3. DISCIPLINA EAD... 8 4. COMO ESTUDAR NA EAD... 10 5.

Leia mais

Manual - Gemelo Backup Online WEB

Manual - Gemelo Backup Online WEB Manual - Gemelo Backup Online WEB É um disco virtual que permite acessar seus dados de qualquer lugar através da Internet. Acesso A Gemelo Storage Solutions e enviará um e-mail confirmando que você é usuário

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle No INSEP, o ambiente virtual de aprendizagem oferecido ao acadêmico é o MOODLE. A utilização dessa ferramenta é fundamental para o sucesso das atividades em EAD,

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos 2015 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 3 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 4 1. Foto do Perfil... 4 2. Campo de Busca... 5 3. Bloco

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Vamos começar a aprender

Vamos começar a aprender Vamos começar a aprender Fique familiarizado com o Ambiente de ensino online eteachergroup Ltd 1 Tabela de Conteúdos 1. Requisitos do Sistema 4 2. Instalar Software.. 5 3. Ambiente de Estudo Pessoal Entrada..

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE:

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE: MANUAL APP ON ÍNDICE 1 - BAIXANDO O APLICATIVO 2 - INICIANDO O APLICATIVO 3 - MENU INICIAL 4 - MENU LATERAL 5 - SOBRE A ON 6 - PLANOS ON 7 - MEU CONSUMO 8 - MINHA FATURA 9 - COTA EXTRA 10 - CALCULADORA

Leia mais