De Solar da Marquesa de Santos a Museu do Primeiro Reinado*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De Solar da Marquesa de Santos a Museu do Primeiro Reinado*"

Transcrição

1 CAPITULO 13 De Solar da Marquesa de Santos a Museu do Primeiro Reinado* Marieta de Moraes Ferreira"' Nayara Galena da Vale*** I proposta que norteia o Projeto Pronex Direitos e Cidadania é analisar algumas A intervenções urbanas que tiveram lugar no Rio de Janeiro, aqui entendidas como ações que articuiaram o uso de memórias da cidade e seu patrimônio cultural, visando influenciar na sedimentação de determinadas identidades políticas. Especificamente, nosso propósito neste capítulo é, à luz da trajetória do Museu do Primeiro Reinado, destacar a existência de estratégias de reinvenção e reelaboração de memórias sobre o território carioca. O edifício que hoje abriga o Museu do Primeiro Reinado foi construído no início do século XIX para servir de residência à marquesa de Santos, amante de d. Pedro I, vindo a ter diferentes usos ao longo dos anos. Em 1961, pouco menos de um ano após a criação do estado da Guanabara, O prédio foi desapropriado com a finalidade de abrigar o projeto de criação do museu. Lançar o Museu do Primeiro Reinado, naquele momento, fazia parte de uma estratégia política ampla de revitalização do território carioca, levada a efeito pelo então governador da Guanabara, Carlos Lacerda ( ), com vistas a reatualizar o status da região como capital cultural do país. Contudo, o projeto não chegaria a se concretizar. Conjuntura igualmente importante de reelaboração das memórias políticas brasileiras e definíção do lugar da cidade do Rio de Janeiro nessas representações foram as comemorações dos 150 anos da Independência do Brasil,... Este trabalho contou com a colaboração da bolsista de iniciação científica Amanda Gouveia.... Doutora em história do Brasil pela UFF. Professora do Departamento de História da UFRJ e pesquisadora do Cpdoc/FCV. It,.,. Graduanda em história pela UFRJ e bolsista de iniciação científica no Cpdoc/FGV.

2 296 DIREITOS E CIDADANIA em O projeto de criação do Museu do Primeiro Reinado novamente voltaria à cena, dessa vez com o objetivo de homenagear o nosso primeiro imperador e, ao mesmo tempo, destacar a forte ligação entre a cidade do Rio/ estado da Guanabara e essa memória da nação. Em 1975, pela terceira vez a idéia de edificar o Museu do Primeiro Reinado ganharia densidade. O marco histórico era a fusão entre a Guanabara e o antigo estado do Rio de Janeiro, quando estava em jogo redefinir a identidade e a memória do novo estado que nascia. Este capítulo procura demonstrar que os projetos museológicos encerram estratégias de construção de memórias e redefinição de identidades, e que tais estratégias articulam disputas políticas e usos do passado. A criação do estado da Guanabara e a política cultural de Lacerda: reinventando a memória do Rio Com a mudança da capital federal para Brasília, em 21 de abril de 1960, a cidade do Rio de Janeiro passa a constituir o estado da Guanabara, uma cidade-estado, a única no Brasil. Esse evento marcante, é preciso lembrar, trouxe conseqüências significativas para a história da cidade carioca, uma vez que o recém-criado estado possuía uma trajetória muito particular. Capital do Brasil Colônia desde 1763, sede da Corte portuguesa desde 1808, do governo imperial desde 1822 e capital da República a partir de 1889, durante muito tempo o Rio foi o principal palco e a caixa de ressonância dos empreendimentos culturais, científicos e políticos do país. Em decorrência disso, e através da história, viria a ser identificado como "um espaço fundamentalmente nacional", no qual políticos das mais variadas procedências, "independentemente de onde anteriormente vivessem ej ou atuassem politicamente''} se destacariam como porta-vozes de questões de interesse geral da nação. Como centro do poder político nacional, o Rio era também a capital cultural brasileira, abrigando as mais importantes instituições culturais do país, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Academia Brasileira de Letras. Lugar, por excelência, onde o sentimento de nação se concretizava, o Rio foi palco de muitos eventos que, longe de serem parte somente de sua história regional, integraram uma "história nacional". Em suma, o Rio de Janeiro preenchia todos os requisitos para ser uma cidade nacional, não 1 Silva, 2005:96.

3 DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 297 identificada especificamente com qualquer das regiões do país, mas, de forma ampla, com a nação brasileira. Tal entendimento é largamente manifestado na produção historiográfica e na memória coletiva sobre a cidade.2 Pelo seu passado glorioso de capital monárquica e republicana, por nunca ter dado acolhimento a localismos ou regionalismos, nas últimas décadas consolidou-se na memória coletiva carioca uma auto-imagem da cidade do Rio como o Jacus privilegiado da formação da nacionalidade brasileira. Nessa perspectiva, para todos aqueles interessados em desempenhar um papel central no jogo político nacional, nada melhor que posicionar-se em um território concebido como a síntese da nação, cujo povo, por seu cosmopolitismo, representaria a verdadeira "vanguarda social e política do país".' Segundo Jose Honório Rodrigues (1982:15), à ocasião da Independência, a integridade territorial do Brasil encontrava-se ameaçada pelas divergências entre as capitanias que o formavam. Não havia no país um sentimento de unidade e consciência nacionais. Nesse momento, o Rio capital passaria a constituir o centro de comando da vida brasileira, sua imagem consolidandose, paulatinamente, como a de um lugar que engendrava e representava a unidade nacional. Passado maís de um século, porém, com a aprovação no Congresso da transferência da capital federal para Brasília, em outubro de 1957, abrir-se-ia um período de questionamentos a respeito de qual seria a melhor solução para o Rio de Janeiro, ao ser deslocado de seu lugar de destaque entre as demais cidades do país. O Rio se tornaria uma cidade como outra qualquer? Entre as três propostas à época intensamente debatidas na imprensa' e no Congresso, uma delas sugeria a transformação da cidade do Rio de Janeiro em território da Guanabara; outra propunha a incorporação da cidade, com o nome de Rio de Janeiro, ao já existente estado homônimo; e, por fim, a terceira 2 Ver Dias, Sento-Sé, 1999:343. Para uma leihrra do Rio de Janeiro como elo nacional, ver Rodrigues (1982) e Lessa (2000). 4 Entre julho e agosto de 1958, o jornal Correio da Manhã publicou uma série de reportagens sob o título "O que será do Rio", reunindo a opinião de pessoas de diversas áreas de atuação profissional a respeito de qual seria o destino do Rio após a mudança da capital para Brasília. O Jornal do Brasil e a Tribuna da Imprensa, na mesma época, também dedicaram várias reportagens ao tema. Ver Motta, 2001.

4 298 DIREITOS E CIDADANIA seria a opção vitoriosa. Esta seguia a determinação da Constituição de 1946, isto é, prescrevia a transformação da cidade do Rio em estado da Guanabara. Com base na Lei San Tiago Dantas, de 14 de março de 1960, foi então criado o estado da Guanabara, com sua composição geográfica abrangendo o território da antiga capital. O primeiro governador do novo estado, José Sette Câmara Filho, nomeado pelo presidente da República, exerceu o cargo até 5 de dezembro de 1960, quando foi então substituído pelo udenista Carlos Frederico Werneck de Lacerda, o primeiro governador da Guanabara eleito por voto direto. A eleição de 1960 para o governo da Guanabara, por si só, seriam um grande acontecimento para o eleitorado carioca, que pela primeira vez elegia o seu governante através do voto direto.5 No exercício do governo, Lacerda procuraria transformar a Guanabara em um estado-capital, buscando preservar o seu papel de "vitrine da nação". Antes mesmo de sua eleição, ainda durante a campanha eleitoral, os discursos de Lacerda engendravam a imagem do Rio como uma cidade em que todos os brasileiros se sentiam em casa, uma cidade 1/ sem regionalismos". 6 Em todos os pronunciamentos do governador era perpetuada a força distintiva do Rio como capital cultural, construída ao longo de mais de 150 anos e com um importante marco inicial na transferência da Corte portuguesa para o Brasil - quando foram criadas instituições como a Real Biblioteca (núcleo da Biblioteca Nacional), o Teatro Real de São João, o Passeio Público e o Museu Real, sendo ainda abertas as primeiras livrarias da cidade.7 Na década de 1960, pois, no momento em que a cidade perdia a prerrogativa de ser a capital política do país, a preservação e revalorização do seu status de capital cultural passariam a ocupar a ordem do dia da agenda governamental. Nesse sentido, Carlos Lacerda daria início a uma série de obras, em diferentes âmbitos, visando conferir ao recém-criado estado um caráter de modernidade, ao mesmo tempo que investiria na valorização da memória local identificada ao nacional. Entre outras realizações, Lacerda promoveu a remoção de favelas, com a conseqüente criação da Vila Kennedy e da Cidade de Deus; a conclusão dos viadutos dos Marinheiros, Fuzileiros, Saint-Hilaire e Engenheiro Noronha, e do túnel Santa Bárbara; a abertura do túnel Rebouças e a construção da maior 5 Ver Motta, 2000:19. 6 Dias, 2003: Ver Versiani, 2007:7.

5 DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 299 parte do Aterro do Flamengo, onde foi criada a mais extensa e completa área de lazer da cidade, o Parque do Flamengo, situado junto à orla da baía de Guanabara. Na esfera da cultura, Lacerda mostrou-se especialmente interessado em revitalizar atividades que garantissem o lugar da antiga cidade do Rio de Janeiro como capital cultural. Entre as iniciativas, foram criados a Sala Cecília Meireles, o Museu da Imagem e do Som, a Fundação Vieira Fazenda (instituição destinada a administrar a memória e o patrimônio cultural do Rio), o Museu do Primeiro Reinado, o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro e o Museu do Teatro do Fantoche, sendo realizada também a aquisição do Parque Lage. A idéia que presidiu grande parte dessas iniciativas foi reaproveitar antigos edifícios ligados à história da cidade do Rio de Janeiro para dar-lhes novos usos e significados. A Sala Cecília Meireles, por exemplo, ocuparia o antigo edifício do Cine Colonial, localizado no largo da Lapa. Desapropriado pelo governo da Guanabara, o cinema foi transformado, em 1965, num grande salão de concertos e conferências, batizado como Sala Cecília Meireles em homenagem à escritora então condecorada pelo conjunto de sua obra com o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras.' Do mesmo modo, o trabalho de montagem do Museu da Imagem e do Som (MIS) foi realizado ao longo de todo o governo Lacerda, sendo escolhido para sua sede o prédio construído em 1922 para servir como pavilhão do Distrito Federal na exposição internacional comemorativa do centenário da Independência do Brasil e que, desde então, abrigou sucessivamente o Instituto Médico Legal, uma delegacia de polícia e, por último, o Serviço de Registro de Estrangeiros. O MIS nascia com a finalidade de ser um "centro de documentação audiovisual da memória carioca",9 e o prédio escolhido reunia importantes atributos para sediar o museu, não sendo simplesmente um espaço físico, e sim um espaço que "contava" algo da história da cidade do Rio de Janeiro e que fazia parte dessa história. Com igual orientação e motivação seria desapropriado por Lacerda outro edifício da antiga capital do Brasil, o Solar da Marquesa de Santos, em 3 Mais informações em: < e < Acesso em: 1 fev Dias, 2003:209.

6 300 DIREITOS E CIDADANIA São Cristóvão, agora visando à criação do Museu do Primeiro Reinado, tendo como justificativa o fato de a construção possuir "significação histórica e valor artístico comprovados" /0 pois havia sido tombada pelo Serviço de Patrimônio Artístico e Nacional em A proposta deste artigo é analisar os significados impressos nas tentativas de transformação do Solar da Marquesa de Santos em Museu do Primeiro Reinado, bem como os conflitos de memórias que se delinearam no decorrer dessas ações, nas diferentes conjunturas, privilegiando ou silenciando elementos constitutivos das representações que compõem o imaginário político brasileiro. Reinventando o Solar da Marquesa de Santos Qual a importância do Solar da Marquesa de Santos e o significado de sua transformação em Museu do Primeiro Reinado para a reatualização das memórias e identidades cariocas? Responder a essa pergunta implica recuar no tempo, percorrer a história do edifício e, também, recuperar alguns elementos da biografia de seus moradores. A chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, representou para o Rio de Janeiro a inauguração de um tempo de grandes investimentos e renovação de sua ambiência cultural. Ao longo das primeiras décadas do século XIX, foram construídos na cidade carioca marcos espaciais de grande significância para a identificação e ligação entre o Brasil e Portngal. O Rio de Janeiro vivenciaria, naquele momento, importantes transformações, ganhando novos ares e equipamentos que o capacitariam para a função de capital e sede da Corte, graças à presença, em seu território, de espaços cruciais para a vida política, econômica e social do Reino e, posteriormente, do Império e da República. No Brasil, d. João VI estabeleceu moradia numa chácara em São Cristóvão, antes propriedade do negociante Elias Antônio Lopes, o que viria estimular uma ocupação nobre daquela área, com o surgimento de novas chácaras, algumas delas muito luxuosas. Para melhor abrigar a família real, uma série de benfeitorias teve lugar na ex-residência de Leite Lopes, a qual passou a denominar-se Palácio de São Cristóvão. 1Q Guanabara, 1961.

7 DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 301 Em 1821, d. João VI retornaria a Portugal, deixando ao seu filho d. Pedro I a responsabilidade pela administração do vice-reinado. No ano seguinte, às vésperas da Independência, durante uma visita à cidade de Santos, em São Paulo, d. Pedro I conheceria Domitila de Castro e Canto Melo, paulista, separada e mãe de três filhos, um dos quais já falecido. Em 1823, o imperador providenciaria a mudança de Domitila para o Rio de Janeiro, logo tornando público o relacionamento entre eles.11 Em virtude de sua especial ligação com o imperador, Domitila recebeu três titulas: em 1824, baronesa de Santos; em 1825, viscondessa de Santos; e em 1826, marquesa de Santos. Além desses títulos, d. Pedro I a condecorou com a Ordem de Santa Isabel, conferida somente a mulheres então consideradas ilibadamente honestas." No ano de 1826, d. Pedro I comprou duas chácaras próximas ao Palácio de São Cristóvão,13 onde tiveram início as obras de construção do Solar da Marquesa de Santos. Os aspectos arquitetônicos e decorativos do palacete, de estilo neoclássico, foram confiados a profissionais e artistas de renome. Aplanta foi executada pelo arquiteto francês Pedro Jean Pézerat, e a construção, coordenada por Alexandre Cavroé, arquiteto do imperador. Cabe mencionar, ainda, os trabalhos em talha do frade carmelita José Antônio do Amor Divino; os afrescos de Francisco Pedro do Amaral, aluno de Debret; e as esculturas dos irmãos Marcos e Zeferino Ferrez,14 membros da missão artística francesa trazida por d. João VI ao Brasil e que contava com integrantes de grande prestígio, como o arquiteto Gradjean de Montigny Para que estivessem bem próximos, d. Pedro l, em 4 de abril de 1825, nomeou Domitila a primeira dama da imperatriz Maria Leopoldina Josefa Carolina de Áustria, da casa de Habsburgo, sua esposa desde A partir de 1825, Domitila passaria a residir também no Palácio de São Cristóvão. 12 D. Pedro I e Domitila tiveram cinco filhos: um menino natimorto, em 1823; Isabel Maria de Alcântara Brasileira (duquesa de Goiás), em 1824i Pedro de Alcântara Brasileiro, em 1825 (falecido antes de completar um ano); Maria Isabel de Alcântara Brasileira, em 1827 (também falecida com meses de idade); e Maria Isabel Ir de Alcântara Brasileira, em Mais informações em: <wvvw.novomilenio.inf.brjsantosjh0095.htm>. Acesso em: 29 jan As escrituras de compra dessas chácaras datam de 8 de abril e 20 de maio de Ver Franco, 1975: Ibid., p Responsável, entre outros, pelo projeto arquitetônico da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, atual Escola de Belas-Artes da UFRJ. Ver Versiani, 2007:8.

8 302 DIREITOS E CIDADANIA o palacete ficou pronto no ano de 1827, tendo nele morado a marquesa de Santos por um curto período apenas. Com o rompimento definitivo de seu relacionamento com d. Pedro I, em agosto de 1829, devido ao casamento dele com Amélia de Leuchtemberg,16 Domitila viu-se obrigada a retornar a São Paulo, levando do solar todos os seus pertences. O palacete passou então ao domínio exclusivo do imperador, que o adquiriu mais uma vez através de compra. Quando d. Pedro I abdicou, em 1831, o solar ficou sob a posse de seus herdeiros, chegando a sediar o governo legitimista de sua filha, a rainha d. Maria li. Em 1847, contudo, o palácio foi comprado pelo futuro barão de Vila Nova do Minho, José Bernardino de Sá, que por sua vez o perdeu em hipoteca, em 1869, para o empresário barão de Mauá. Mauá residiu no palácio até 1882, quando o vendeu a Luís José de Sousa Breves, barão de Guararema. A propriedade permaneceu com a família dos Guararema até 1898, ano em que foi comprada pelo dr. Abel Parente - ginecologista respeitado em sua época - e transformada em maternidade. Em 1915 o palacete abrigou a legação do Uruguai, sendo novamente vendido em 1921, dessa vez à firma Hime & Cia. Partes laterais que constituíam a chácara foram adquiridas em 1922 pelo Ministério da Guerra, e entre os anos de 1929 e 1930 o prédio foi alugado para o Serviço de Febre Amarela, então sob a administração da Fundação Rockefeller. Todos os proprietários do solar realizaram obras nele, de natureza diversa. Ao ser desapropriado pelo governo da Guanabara, em 1961, o palácio ainda pertencia à Hime & Cia. O tombamento do solar Em 1938, o Solar da Marquesa de Santos foi reconhecido pelo poder público como um patrimônio de grande valor artístico, sendo o seu tombamento registrado em 30 de março de 1938, sob o nome de "Casa da Marquesa de Santos".17 Tal iniciativa era parte de um projeto mais amplo do governo Vargas ( ) de desenvolvimento de uma política cultural voltada para a cons- 16 A imperatriz Maria Leopoldina havia falecido em 11 de dezembro de O tombamento foi realizado com base no Processo n\! ll-t-38 e Inscrição nj.lio. Consta o seu registro em certidão, datada de 22 de maio de 1986, do MEC/Secretaria de Cultura/Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

9 - DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 303 trução de uma identidade nacional para o país. Assim, em 30 de novembro de 1937, através do Decreto-lei n" 25, instituído pelo então ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema, foi criado o Serviço do Patrimôrúo Histórico e Artístico Nacional (Sphan), com a responsabilidade de preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações. Por meio desse instrumento legal, foram também normatizadas as regras para os atos de tombamento federal e a proteção do patrimôrúo histórico e artístico nacional. O decreto trazia a seguinte definição para patrimônio histórico e artístico nacional: 1/ conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico". 18 Criado no contexto do Estado Novo ( ), momento histórico de crescente centralização e intervenciorúsmo estatal, O Sphan procurou definir e reurúr o conjunto de bens de valor nacional que deveriam ser preservados corno patrimôrúo da nação brasileira: Durante esse período o Sphan norteou sua política pelas noções de "tradição" e de "civilização", dando especial ênfase à relação com o passado. Os bens culturaís classificados como patrimônio deveriam fazer a mediação entre os heróis nacionais, os personagens históricos, os brasileiros de ontem e os de hoje. Essa apropriação do passado era concebida como um instrumento para educar a população a respeito da unidade e permanência da nação. 1 9 Já desde a década de 1920, no Brasil, ganhava força a idéia de preservação do patrimôrúo histórico e artístico, tendo havido algumas iniciativas em âmbito local com esse fim. O interesse pela "redescoberta" do Brasil afloraria particularmente na década de 1930, período de especial importância em termos políticos e sociais e, também, um tempo de se pensar o nacional, quando diversos intelectuais buscariam reinterpretar a história do país." 1 8 Diário Oficial da União, 6 dez Serviço do Patrimônio... lo Por exemplo, Caio Prado ]T. (Evolução política do Brasil, 1933); Gilberto Freyre (Casa grande & senzala, 1933); e Sérgio Buarque de Hol1anda (Rnfzes do Brasil, 1937).

10 304 DIREITOS E CIDADANIA No âmbito cultural, uma nova tendência se iniciava, com a presença do Estado em ações articuladas a partir da colaboração de importantes intelectuais brasileiros que nesse tempo atuavam junto aos órgãos públicos. Assim, em 1936, Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, foi chamado a preparar um anteprojeto para a criação de uma instituição nacional de patrimônio.21 Com base no anteprojeto de Mário de Andrade são regulamentados os termos para a organização e proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, ficando sob a responsabilidade de Rodrigo Mello Franco de Andrade a efetiva implantação de uma secretaria de patrimônio. Quatro livros de tombo foram então orgarúzados para inscrição, no Sphan, de todas as obras a serem tombadas. Como vimos, a construção à qual se refere a nossa história seria tombada como "Casa da Marquesa de Santos" em É curioso observar que a inscrição de tombamento da casa não foi feita no Livro de Tombo Histórico, no qual deveriam ser registradas 1/ as coisas de interesse histórico e as obras de arte histórica", e sim no Livro de Tombo de Belas-Artes, no qual constavam lias coisas de arte erudita, nacional ou estrangeira".22 Nesse sentido, a própria definição da Casa da Marquesa de Santos como objeto de tombamento já expressava, de alguma forma, um primeiro conflito de memória acerca dos significados do edifício. Por um lado, o ato de tombamento classificou o solar na categoria de arte erudita, e não como um bem de valor lústórico. Ou seja, a justificativa para a preservação do imóvel priorizava o seu valor artístico, em detrimento do papel do relacionamento entre a marquesa de Santos e d. Pedro I na lústória do Brasil. Por outro lado, no ato de tombamento, o prédio foi denominado "Casa da Marquesa". Essa contradição, à primeira vista irrelevante, denota as ambigilidades que daí em diante marcariam o imaginário e as representações acerca do solar e seus principais personagens. A despeito de seu tombamento, a Casa da Marquesa de Santos não recebeu nenhuma atenção especial nas décadas seguintes e continuou em mãos de sua antiga proprietária, a empresa Hime & Cia., que ali estabeleceu escritórios comerciais. 21 Foi esse o documento usado nas discussões preliminares sobre a estrutura e os objetivos do Sphan - embora o museólogo Mário Chagas (2006), fazendo uma comparação do anteprojeto de Mário de Andrade com o texto do Decreto-Lei n.q 25, afirme tratar-se de proposições diferentes e que, na conformação do decreto, muitas das idéias de Mário de Andrade foram modificadas. 21 Ver nota 18.

11 DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 305 Somente na década de 1960, já criada a Guanabara, o prédio mereceria novamente atenção. Desapropriado em 1961 pelo governador Lacerda, com o fim de "ser utilizado pela Secretaria Geral de Educação e Cultura"," o solar foi restaurado entre 1964 e trabalho que valeu aos seus realizadores, Wladimir de Alves Sousa, Geraldo Raposo da Câmara e Edson Motta, a IV Premiação Anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil- Departamento da Guanabara." Em carta datada de 14 de setembro 1965," Marcelo Moreira Ipanema, então diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da Guanabara, solicitou ao diretor do Museu Imperial, Francisco Marques dos Santos, o empréstimo, por dois meses, de algumas peças para compor o acervo do Museu do Primeiro Reinado, a ser inaugurado na Casa da Marquesa de Santos "em futuro próximo". Como podemos perceber, o Museu do Primeiro Reinado não possuía acervo próprio, havendo a expectativa, para sua inauguração, de que fossem conseguídas peças emprestadas de outros museus. Talvez por isso, afora motivações de ordem política que tentaremos esclarecer adiante, mesmo tendo sido criado formalmente em 2 de dezembro de 1965," só muito depois o museu seria efetivamente inaugurado, já no final da década de A partir da desapropriação do Solar da Marquesa de Santos, o projeto de Carlos Lacerda era inaugurar o Museu do Primeiro Reinado como parte do programa de comemorações do IV Centenário da cidade, em Em carta datada de 13 de outubro de à secretária de Educação e Cultura da Guanabara, Maria Terezinha Tourinho Saraiva, Marcelo Moreira prestava informações sobre os trabalhos de restauração que vinham sendo realizados no solar e reafirmava a intenção do governo estadual de ali instalar o Museu do Primeiro Reinado. Segundo ele, faltava à Guanabara um museu "de época", capaz de resgatar a cultura "de um período" e de levar ao público toda a "vivência de um tempo", no caso, o Primeiro Reinado. Para justificar sua pretensão, argumentava: "que melhor poderia justificar a instalação de um museu-símbolo do Primeiro Reinado, senão o aproveita- 23 Guanabara, i O prêmio incluía uma menção honrosa na categoria A-lO (restauração arquitetônica de monumentos e sítios). 25 Acervo do Museu do Primeiro Reinado. 26 Ver Guanabara, Acervo do Museu do Primeiro Reinado.

12 306 DIREITOS E CIDADANIA menta do Solar da Marquesa de Santos, ele próprio um símbolo desse período, para essa finalidade cultural?".28 Por fim, acrescentava que a própria Comissão do IV Centenário, numa de suas reuniões, aprovara em ata essa idéia. O projeto de Lacerda de criar o Museu do Primeiro Reinado denota sua preocupação de revalorizar a herança portuguesa do Brasil, destacando a vinda para o país da família real e o período do Primeiro Reinado como marcos civilizatórios da construção da nação brasileira. O desdobramento natural dessa representação seria ressaltar as ligações do Rio de Janeiro com esse passado luso-brasileiro, assim reafirmando a vocação da cidade corno centro da nacionalidade. Ambicionando concorrer às eleições presidenciais, previstas para o ano de 1965, Lacerda tentaria transformar sua experiência no governo da Guanabara em "vitrineff de seus feitos. Naturalmente, era enorme para ele a conveniência política da estratégia de recuperar para a terra carioca o status de "capital", perdido com a transferência da capital federal para Brasília. Do ponto de vista político-administrativo, um aspecto facilitador dessa estratégia era o fato de a antiga capital abrigar ainda importantes órgãos representativos do governo federal. Contudo, os esforços para a preservação de seu lugar no cenário nacional envolveriam também ações em prol da afirmação da identidade da cidade-estado como espaço-síntese da nação. Dessa forma, já na campanha eleitoral para o governo da Guanabara, Lacerda denunciava a espoliação sofrida pelo Rio no tempo em que estivera sob a égide do poder federal. 29 Eleito governador, apresentou-se como o "reconstrutor" da cidade do Rio, "devastada" por consecutivos governos corruptos - quadro, segundo ele, agravado com a administração de Kubitschek ( ) e a transferência da capital para Brasília.3D Nesse contexto, a proximidade das comemorações do IV Centenário de fundação da cidade do Rio de Janeiro se apresentava corno um momento propício para o governador da Guanabara mostrar ao país e ao mundo as suas realizações. Seu desejo era provar que o "velho Rio" fora transformado graças à sua administração inovadora.31 2B Grifos nossos. 29 Ver Motta, 2000: Ver Rocha, " Ibid., p

13 DE SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS A MUSEU DO PRIMEIRO REINADO 307 A abertura oficial das comemorações do IV Centenário se deu no dia 31 de dezembro de 1964, numa cerimônia realizada junto ao suposto marco de fundação da cidade do Rio, a fortaleza de São João, com as presenças de Carlos Lacerda e do presidente da República Castello Branco ( )32. Ao longo das comemorações, Lacerda não deixou escapar a oportunidade para reafirmar o Rio como a cidade "síntese do Brasil", a Uporta do Brasil para o mundo, a verdadeira imagem que ele faz de nós".33 O momento de redefinição da identidade coletiva do país representado pelo boom memorialista decorrente das comemorações do IV Centenário proporcionava, pois, um ambiente propício para a manipulação da imagem da cidade}4 e a criação de um museu mostrava-se um caminho coerente com essa perspectiva. Como parte dos festejos do IV Centenário foi criado o Departamento de Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro, com vistas a IIsalvar os 400 anos da cidade".35 Nessa mesma linha se inscrevia o projeto de inauguração de um museu que tivesse como tema o Primeiro Reinado. A idéia surgia articulada à orientação que se pretendia imprimir à cidade como berço do Brasil " civilizado" - inclusive porque, vale a pena lembrar, o estatuto do Rio como " capital cultural" teve o seu marco fundamental na vinda da família real e nas modificações feitas na cidade para a acolhida da Corte portuguesa. Nessa mesma perspectiva, a seleção das primeiras coleções do Museu da Imagem e do Som indicava a "escolha de d. João VI como mito de origem da história carioca" f evidenciando a intenção de difundir e valorizar, através daquele museu, os vínculos entre a cidade do Rio e a "profunda vocação civilizadora de Portugal", segundo as palavras de Lacerda.36 Tal desígnio poderia ter continuidade com o Museu do Primeiro Reinado, evocando o período personificado na figura de d. Pedro I, herói que legou ao Brasil o estatuto da Independência. O Museu da Imagem e do Som foi legalmente formalizado em 24 de abril de 1964 com a criação da Fundação Vieira Fazenda, responsável por co- 32 Ver Rocha, 1996: Apud Motta, 2000:44-45 (discurso proferido a 17 de junho de 1960 na convenção da UDN-GB que homologou sua candidatura ao governo da Guanabara). 34 Ver Dias, 2003: Apud Rocha, 1996: Apud Dias, 2003:211.

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC convida alunos inscritos regularmente em cursos

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Municipal do Idoso CMI de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº 1754,

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES SÉCULOS XV A XIX O CEDOPE tem como objetivo central constituir-se em centro de pesquisas relativas à história do universo

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Dispõe sobre a criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO, e dá outras providencias. 2009. Projeto de Lei n.º, de 05 de fevereiro de A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL 1. Legislação aplicável 1.1. Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, que estabelece as bases da política e do

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA (Nuphebras) REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINALIDADES

NÚCLEO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA (Nuphebras) REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINALIDADES Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery Departamento de Enfermagem Fundamental NÚCLEO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA (Nuphebras) REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011 Relatório da Visita da Comissão ao Museu Nacional UFRJ 5 de agosto de 2011 Bruno de Cerqueira Luiz da Motta Recepção Fomos recebidos de maneira extremamente cordial pela diretora do Museu Nacional, Profª.

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Cantando as Diferenças, destinado a promover a inclusão social de grupos discriminados e dá outras providências. O

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ANUNCIO DE MUDANÇAS NO SISTEMA FINANCEIRO

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado. (Albert Einstein) JUSTIFICATIVA Estaremos vivenciando

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Inscrições on-line www.phosphorus.art.br

Inscrições on-line www.phosphorus.art.br CONVOCATÓRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA CASA JUISI 2015 Inscrições on-line www.phosphorus.art.br 01 de Março a 05 de Abril. O QUE É Residência CASA JUISI é um projeto realizado com o apoio do Rumos Itaú Cultural

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A.

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política de Divulgação têm os significados que lhes são atribuídos

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso do Deputado Darci Coelho (PP-TO) sobre a inauguração do campus da Faculdade Católica no Tocantins, proferido na sessão de 02/03/2005. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, A inauguração,

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores;

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores; Palavras do presidente da Funag, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, na ocasião da abertura do Seminário Palácio Itamaraty 50 Anos, realizado na Sala San Tiago Dantas, Palácio Itamaraty, Brasília,

Leia mais

CAPÍTULO I Do objetivo

CAPÍTULO I Do objetivo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR SECRETARIA DE APOIO INTERNACIONAL - SAI EDITAL Nº 008, DE 20 DE MAIO DE 2015 O presente edital visa regular a seleção de estudantes

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL Projeto apresentado e desenvolvido na

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento?

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? ANA LÚCIA ALVES Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

PROJETO DE MONITORIA ANUAL DEPARTAMENTO: INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS RIR. Monitoria em Espaços culturais, memória e patrimônio

PROJETO DE MONITORIA ANUAL DEPARTAMENTO: INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS RIR. Monitoria em Espaços culturais, memória e patrimônio UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE MONITORIA PROJETO DE MONITORIA ANUAL 2010 DEPARTAMENTO: INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS RIR 1.Título do projeto Monitoria em Espaços culturais, memória e

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012 RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO 7 de março de 2012 No dia 7 de março de 2012, pelas 11 horas, uma delegação da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, composta pelos

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS

INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS PRÓ- DE EXTENSÃO INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma dessas perguntas: O que são entidades estudantis? Para que servem? Qual a diferença entre um CA e um DA? Como criar

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Terceira Edição do

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Os Deveres dos Conselheiros na Instrução CVM nº 358/02

Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Os Deveres dos Conselheiros na Instrução CVM nº 358/02 1 Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal Os Deveres dos Conselheiros na Instrução CVM nº 358/02 Elizabeth Lopez Rios Machado SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES

Leia mais

INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI

INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI EMENTA: Autoriza o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI Departamento Regional do Ceará, por intermédio de suas seis Unidades

Leia mais

Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE INSTRUÇÕES: A proposta deve ser elaborada diretamente neste

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2016

Convocatória Nova Fotografia 2016 Convocatória Nova Fotografia 2016 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A INSTITUIÇÃO A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, instalada em Curitiba, Paraná, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, recentemente

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

CONFERÊNCIA AS RECENTES REFORMAS DO MERCADO LABORAL EM PORTUGAL: PERSPECTIVAS DOS PARCEIROS SOCIAIS 1

CONFERÊNCIA AS RECENTES REFORMAS DO MERCADO LABORAL EM PORTUGAL: PERSPECTIVAS DOS PARCEIROS SOCIAIS 1 CONFERÊNCIA AS RECENTES REFORMAS DO MERCADO LABORAL EM PORTUGAL: PERSPECTIVAS DOS PARCEIROS SOCIAIS 1 A atual conjuntura económica e financeira portuguesa, fortemente marcada pela contração da atividade

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

Regulamente das Atividades Complementares

Regulamente das Atividades Complementares Associação Objetivo de Ensino Superior Goiânia - GO Regulamente das Atividades Complementares ARQUITETURA E URBANISMO 1º / 2º Semestre em 2015 2 ENTREGA limite 2019 do 10º semestre Nome: Número: Turma:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012 QUADRO V DÚVIDAS 1. Pergunta - Estou escrevendo para esclarecer algumas dúvidas a respeito das comprovações que deverão ser encaminhadas relativas ao Projeto Educar para o próximo exercício do ICMS Patrimônio

Leia mais

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1 Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade local 1 Rodrigo Modesto Nascimento Mestre Unesp de Assis O tombamento do Teatro São Vicente 2 de Assis foi solicitado pela Prefeitura

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Capítulo I Núcleos Artigo 1.º Definição 1 Os Núcleos da (AAIPS) são grupos de estudantes com um interesse comum

Leia mais

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES Abril/2010 2 Brasília: uma cidade, dois olhares O DataSenado, por ocasião das comemorações dos 50 anos da fundação de Brasília, realizou

Leia mais