SOLAR DAS GAIVOTAS. Roteiro Cinematográfico Original escrito por. Heron de Andrade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOLAR DAS GAIVOTAS. Roteiro Cinematográfico Original escrito por. Heron de Andrade"

Transcrição

1 SOLAR DAS GAIVOTAS Roteiro Cinematográfico Original escrito por Heron de Andrade Brasilia-DF 4 tratamento 25/ outubro/ capheron@hotmail.com Todos os direitos reservados

2 SEQ.1 EXT. ESTRADA DIA VALDEZ tem 35 anos, é morena, magra, alta. Ela entra em seu carro ela pega a estrada. Seu olhar é frio, sem vida. Ela está com olheiras. O carro, um jeep esportivo, aparece rodando pela estrada. (O.S.) Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. O que eu não sabia é que Ele também publicava essas linhas. Depois eu explico. Basta saber agora é que eu era uma executiva bem sucedida. Sabe como é, pra chegar lá abri mão de uma vida tradicional como mulher casada, mãe de família, essas coisas, para conquistar o sucesso profissional. Eu trabalhava numa empresa de venda de commodities. Minerais, sabe. Fiz muito dinheiro. Mas isso foi até aquele desgraçado do CARLOS EDUARDO, o meu chefe, me assediar. Logo ele, aquele corrupto! E depois a armadilha: fui demitida pela empresa,após um grave escândalo na mídia.tudo ao mesmo tempo. Fiquei sem chão. Quando eu não tinha mais nada decidi ir ao encontro de mim mesma. E para isso eu sabia que precisava fugir pro SOLAR DAS GAIVOTAS. SEQ.2 EXT. POSTO DE GASOLINA. DIA Mônica estaciona num posto de gasolina e pede informações. O atendente do posto, um senhor grisalho com barba branca, a atende. Bom dia, senhor! ATENDENTE DO POSTO Bom dia madame. Em que posso ajudá-la? Ah, eu queria saber onde fica a entrada pro... Solar das Gaivotas, na Praia Brava.

3 ...CONTINUANDO: 2. ATENDENTE DO POSTO Siga em frente e vire à direita daqui a 5 Km. Mas não aconselho a ir sozinha nessa época do ano. É um tanto deserto, pode se perder. Entendo. Agradeço sua preocupação, mas preciso chegar lá ainda hoje. Minha tia está de aniversário. ATENDENTE DO POSTO Tia? Você é sobrinha das Kerber Valdez? Sou sim, mas sou apenas Valdez, não sou Kerber. O senhor as conhece? ATENDENTE DO POSTO Sim, claro! Todo mundo por aqui conhece as Kerber Valdez! (O.S.) É claro, todo mundo conhece aquelas quatro malucas. Hã, sei... Pois então...é isso. ATENDENTE DO POSTO A madame pode ir tranquila. Vai dar tudo certo. Uma Kerber Valdez nunca se perde por essas bandas! Obrigado senhor. Muito gentil, mas é só Valdez... O senhor sorri e acena. Mônica entra no carro e dá partida. Ela sai do posto, conduz o carro na estrada. O carro some no horizonte. Alguns quilômetros depois, Mônica vira à direita na estrada e segue por uma estrada secundária.

4 3. SEQ.3 EXT. ESTRADA. DIA Mônica segue dirigindo pela estrada secundária. Então tudo ia muito bem,eu curtia a paisagem bucólica,o clima agradável, e meus momentos íntimos de depressão até o carro quebrar... Pedras surgem no caminho. O carro quebra. Mônica tenta fazer o carro funcionar, mas não consegue. A sua volta há apenas um descampado. Ela está sozinha no meio do nada. Só há fazendas em volta e algum gado no pasto. Ela pega uma bolsa e retira o celular. Tenta fazer algumas chamadas, mas não há sinal. Ela sai do veículo e bate a porta do carro com raiva. Senta-se encostada no capôt. Ela decide sair a pé para buscar ajuda. (O.S.) Bem, minhas tias já diziam. Quanto tudo está perdido não se desespere.melhore o visual e enfrente o que a vida lhe oferece. Mônica coloca óculos escuros fashion. Está usando botas. Ela coloca seu chapéu de safari na cabeça e uma écharpe. O vento sopra, com som uivante. Mônica caminha na estrada poeirenta. O som do vento se intensifica. Mônica observa a paisagem, as flores, o verde. Os pássaros. Depois de caminhar algum tempo ela está cansada. Abre a bolsa e retira uma garrafa de água. Enquanto bebe a água, ela nota a porteira de entrada de uma fazenda mais a frente. Na entrada, há uma placa caída no chão. Na placa está escrito "SÍTIO CAMINHO DA PAZ". Mônica sorri e acessa o caminho dessa fazenda. SEQ.4 EXT. CAMINHO DA FAZENDA. DIA Alguns passos adiante, uma cobra cruza seu caminho. Ela tenta correr, tropeça e cai. Rola alguns metros num desnível do terreno e fica desacordada. Essas cenas são desfocadas: Mãos de um homem seguram a cabeça de Mônica. Ele coloca um pano úmido na testa da moça. Trata-se de um senhor, um religioso de 60 anos com hábito franciscano, marrom escuro. Suas mãos estão enfaixadas, só se vêem os dedos.

5 4. SEQ.5 EXT. ESTRADA. DIA Mônica se levanta do chão com auxilio do religioso. Os dois caminham abraçados enquanto desenvolvem um inesperado diálogo. Depois, chegam a uma casa simples. Mônica se senta numa cadeira enquanto o Frei lhe prepara um chá. (surpresa) O que aconteceu? Quem é o senhor? Calma menina. Sou Frei Pio. Você deve ser a Mônica, sobrinha das Kerber Valdez! O senhor me conhece? Como sabe meu nome? Que trabalho você me deu minha filha! Uma moça bonita, desorientada, sozinha e eu diria...arrependida de suas escolhas... Beba esse chá, lhe fará bem. O Frei oferece uma caneca de chá para Mônica. O que quer dizer? Será que peguei a estrada errada? Estrada certa, mas refiro-me a sua vida. Pelo que vejo no seu olhar, tá tudo errado. Acaso não vinhas reclamando pelo caminho? Não vinha dizendo que deveria ter se casado e tido uns cinco filhos? He he... ah menina... O que? Como sabe disso? Eram apenas meus pensamentos... É o vento. Não escuta? Ele traz as noticias. Ah, fique tranquila. Eu sou amigo de suas tias.

6 ...CONTINUANDO: 5. Aquelas faladeiras... Mas...de onde as conhece? Como advinhou? Fácil...Com esse seu nariz, esse chapéu de safari...ora! Só podia ser uma Valdez! A propósito, a moça está no caminho errado! Eu sabia, deveria ter seguido em frente. Engraçado, hoje mesmo me disseram que uma Valdez não se perderia por aqui. Não. A estrada está certa. Sua vida é que está errada. Toda errada! Olhando melhor, seu nariz é Valdez! Mas suas decisões são tipicamente germânicas, dos Kerber. Coisa da sua mãe, né? O que sabe sobre minha mãe? Eu a perdi quando era menina. Acidente de avião. Sim eu sei...uma lástima. Veja o lado bom: a vida continua e aqui está você. MONICA Eu não estou entendendo...eu não lhe conheço e o senhor parece saber tanto de minha vida. Sou um amigo. Prometi a sua mãe que tomaria conta de vocês. E você veio até mim. Tenho meus truques. Tá tudo aqui, eu li no livro da sua vida! Ou melhor, na revista né! (O.S.) Foi então que o Frei me mostrou aquela revista. Deus do céu, eu fiquei pasma! Toda minha história de vida estava descrita naquelas páginas...

7 ...CONTINUANDO: 6. O velho mostra uma revista. REVISTA VIDA. Na capa estão fotos de Mônica e a manchete:" Tudo sobre a vida de Mônica Valdez"!Outros títulos menores destacam: " Ascensão e queda de uma executiva". "A reviravolta". "Quando o sucesso bate a porta". Mônica folheia a revista. MONICA O que é isso? Que tipo de brincadeira é essa? E essa foto de capa...que coisa horrível! Ah minha filha, esquece a capa. Além disso, você bateu a cabeça. MONICA Quem é o senhor? Leu os jornais dessa semana? Também pensa que sou culpada do roubo na empresa? Vamos com calma. Que te importa quem eu sou? Tudo pode ser apenas um sonho. Agora preste atenção e aprenda antes de prosseguir. Queira Deus que ao fim de tua jornada tua consciência não tenha nada a te repreender! Venha comigo, vou consertar seu carro. Faz-se um silêncio no ambiente. Consciência limpa... Eu queria ter morrido a ser humilhada e demitida? Eu...devia ter tomado meus remédios... Minha filha, o inverno passará e a primavera eterna virá. Quanto mais fortes forem as tempestades de inverno, tanto mais ricas serão as belezas da primavera. O senhor fala coisas bonitas. Queria que a vida fosse tão simples.me arrependo de não ter amado mais e trabalhado menos...ah! Na verdade estou arrasada por ter perdido meu emprego. Era tudo que eu tinha.

8 ...CONTINUANDO: 7. Pois "Desapegue-se do mundo e você será feliz por toda a eternidade." Sempre fui muito prática. Queria um bom fundo de aposentadoria. Não quero esperar a eternidade num asilo pra velhinhas. O senhor quer a realidade? Sou solteira, sozinha, sem ninguém por mim, e agora desempregada. Não fosse aquele canalha do Carlos Eduardo, meu chefe, eu estaria bem agora... "Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmos, por que criticar os defeitos dos outros?" Mas ele roubou a empresa! Milhões! Centenas de pessoas perderam seus empregos! E ainda colocou a culpa em mim! Fui demitida! E você ainda assim é doida por ele, não é mesmo? Mesmo ele tentando se aproveitar de você. Não seja boba menina...ele fez as escolhas dele e você foi descartada. Eu me odeio por isso...pensei que tivesse superado, mas não consigo...ai! Isso é insuportável...eu só queria justiça Frei! Minha filha, "O homem pode fugir da justiça humana, mas nunca conseguirá fugir da justiça divina!" É tempo de você se rever.cuide de si. "Cresça na sua vida espiritual." "Oferece a Deus os anos de vida que te restam e deixe que deles Deus disponha como quiser." O frade a leva até o carro. Ele abre o capôt do carro e começa a verificar a mecânica com fins de consertar.

9 ...CONTINUANDO: 8. Obrigada Frei. O senhor é muito gentil. Não me sentia tão bem desde que briguei com meu analista. Hum...estou surpreso. Como ele está? Péssimo! Mas ele nunca fala de Deus e só usa Armani e o senhor usa...como se diz? Sim, são trapos. Mas é mais do que necessito. É melhor você ir antes que anoiteça. O Solar das Gaivotas ainda é um pouco distante. Frei...obrigado. Vou visitar as tias. Depois vou começar vida nova. Sim...vai mesmo. Eu li nessa revista. É por isso que estás aqui. Posso levar? Parece interessante! Tipo uma mapa astral. Ora, compre a sua...em breve estará em todas as bancas! Pronto...carro consertado! Como assim? Eu disse que o carro vai funcionar. Tá vendo aquela estrela que começa a aparecer? Sim...mas e.. Sem mas menina, siga a direção dela...e..

10 ...CONTINUANDO: 9. Serei feliz? Tipo nos filmes? Não, menina...eu ia dizer que você encontrará o caminho do Solar das Gaivotas. Ah! E diga a suas tias que as espero aqui no Caminho do Paraíso. Certo. Direi. Posso visitar o senhor, com mais calma? O que tiver de ser será. Cuidado com a estrada, menina! Vá em paz. Mônica liga o motor do Jeep e ele volta a funcionar. Ela agradece o simpático religioso e segue em frente. SEQ.6 SOLAR DAS GAIVOTAS INT Mônica chega no Solar das Gaivotas no final da tarde. Uma casa antiga, dois andares, arquitetura europeia. Três senhoras recebem Mônica com grande entusiasmo. Elas tem entre 60 e 70 anos. Tia Áurea é baixinha e gordinha, usa um bem cortado terninho amarelo e um pequeno chapéu com flores. Tia Celestina usa um macacão de trabalhador, pois estava a cuidar do jardim. Tia Angélica usa vestido comprido e um avental de quem estava na cozinha. TIA ÁUREA Querida, seja bem-vinda! Estávamos à sua espera! Oi tia. Desculpem! Eu nem avisei... Que isso menina! Você é sempre de casa, mesmo que tenha uns 4 anos que não apareça! TIA ANGÉLICA Ora, ora. Quê isso Celestina?! Vai deixar a nossa sobrinha desconfortável. Seja bem-vinda.

11 ...CONTINUANDO: 10. Obrigado tia Angélica. Desculpe tia Celestina, eu devia ter mais tempo pra família, né?! TIA ÁUREA A família é nosso maior tesouro! Você está aqui, é o que importa! Que delícia de presente de aniversário! Você é o orgulho da nossa família Mônica. Senti sua falta! Vamos tomar nosso chá! Celestina leve a bagagem de Mônica pro quarto de hóspedes. Venha Mônica, venha se refrescar. A sala de jantar tem uma grande mesa. A casa é cheia de quadros, bem decorada, com cristais, pinturas, papel de parede. Mônica observa cada detalhe. Num dos cantos há um velho piano. Sobre uma estante há fotos de família, fotos das tias na praia, um casal de crianças andando de mão dadas chama a atenção de Mônica. Você se lembra disso? Sim, claro. Eu e o Bidu numa tarde ensolarada de verão. Isso mesmo! Ah, os bons tempos da infância! Maravilhosos! Você sabia que... Não tia...eu não quero saber do Bidu. Já tenho problemas demais na minha vida pra lembrar do passado. Claro...venha, sente-se. Celestina, traga o mel da cozinha! Mel chegando!!!

12 ...CONTINUANDO: 11. TIA ÁUREA Ah...mas que alegria, estou tão feliz com sua presença aqui Mônica! Vou tocar uma canção! Sim...e agora podemos fechar as duplas pro carteado! Tia áurea toca uma alegre canção no velho piano da sala. As três tias cantam. Mônica começa a chorar. A música termina. Com todas pessoas já na mesa, faz-se um silêncio. Oh...minha filha. Que dor é essa que traz em seu coração! Olha, tome um chá... Desculpem tias, não tem sido fácil pra mim...perdi meu emprego. Aham... se envolveu com homem casado de novo, né... TIA ÁUREA Oh...esses gaviões! Sempre destruindo corações. Que falta de sorte minha flor! Não, eu não tive culpa... Angelica segura as mãos de Mônica. Nós sabemos, querida. Lemos tudo nos jornais. Aqui você estará segura. Conte conosco. TIA ÁUREA Sim é isso. Lembre-se que depois da tempestade sempre vem a bonança! Você tem seguro social? Ora Celestina, é claro que tem! A Mônica sempre foi precavida. Temos que cuidar é do coração dela!

13 ...CONTINUANDO: 12. Nesse instante começa a ventar. Uma tempestade se aproxima e faz a luz da casa se apagar e acender novamente. É melhor eu preparar as lamparinas. Tempestade. Vai ser uma noite daquelas! TIA ÁUREA A chuva...eu adoro a chuva! Nada melhor pra lavar nossa alma do que uma bela chuva de verão! Nesse momento se ouvem trovões. O vento se intensifica. Quer mais chá, criança? Não tia, obrigado. Vocês não tem medo? Da tempestade lá fora? Não. Tenho maior preocupação com o que se passa no interior das pessoas. Tia, vou pegar uma blusa no quarto. A luz se apaga. Ouve-se um grande estrondo. A porta da frente se abre e a sombra sinistra de um homem se mostra na porta iluminado pela luz dos raios. As mulheres se levantam da mesa e ouve-se um grito... Depois de um breve instante a luz volta. E pode-se perceber o olhar radiante de, 36 anos, jovial, olhos verdes, cabelo bem cortado,usando uma capa de gabardine. Boa noite, tias!surpresa! Bidu meu querido! Que alegria! TIA ÁUREA (correndo dá um abraço no rapaz) Bidu, Bidu, que bom que está aqui! Hey hey, tia...saudade de vocês também!

14 ...CONTINUANDO: 13. Venha comigo querido. Vá tirar essa capa molhada e colocar uma roupa seca. Sim, não queremos que fique resfriado! Será um longo final de semana! O rapaz sai de cena. Minutos depois ele retorna, já de roupa trocada. TIA ÁUREA Ah Bidu. Agora minha alegria está completa!vocês dois aqui. Bidu e Mônica no Solar das Gaivotas!Só com tempestade mesmo. O que vocês estão dizendo? A chatinha da minha prima? Aqui no Solar? Oh céus...hahahahaha! Mundo pequeno! Mônica entra em cena. Cabelos soltos, um blusão vermelho e uma calça preta, parecendo uma diva do cinema italiano. Ela olha admirada para Bidu. Então agora sou chatinha? Ora, ora...é uma miragem? Ou uma diva do cinema italiano saiu da tela e caiu aqui no Solar? Hahahahaha! Como vai Bidu? Quanto tempo, hein?! Incrível...o tempo passou mais você continua a mesma...bom te ver, prima. Pelo visto já leu os jornais...

15 ...CONTINUANDO: 14. Eu... Certo, certo...todos já se cumprimentaram. Terão tempo pra tratar de assuntos complicados. Bidu venha lanchar. As demais, já dormir. Tenho de desligar o gerador. SEQ.7 JARDIM DO SOLAR. DIA Amanhece no Solar das Gaivotas. Mônica sai cedo e fica vislumbrando a paisagem do campo. Bidu a vê de longe e se aproxima com uma caneca de chá. Bom dia Dona Encrenca. Está melhor? Na verdade, não. Mas quê se há de fazer?! O que você está fazendo aqui? Posso saber? Achei que estivesse na Suíça! Suíça, Itália, Egito, Argentina...quem pode saber? Eles mandam e eu vou. Olha, eu li os jornais, e vi o noticiário. Nunca gostei do Carlos Eduardo. Achei melhor checar tudo de perto. Você é mesmo implicante. Sempre rivalizou com ele. Isso é verdade. Você ainda o defende? Mulheres... Lembra que ele te chantageou pra que fosse com ele no baile da sua formatura e eu fui deixado pra trás? Coisas de criança Bidu. Verdade, não importa mais. Sabe, eu sempre venho aqui no aniversário das tias. Na esperança de ver você.

16 ...CONTINUANDO: 15. Ah seu mentiroso! Nem vem...continuas o mesmo. Não estou mentindo Mônica. Porque não foi me ver na cidade? Lembra quando fui promovida? O jantar em São Paulo? Você não foi. Tive de ir sozinha. Você não precisava de mim. O Carlos Eduardo estava lá. Sim, com a esposa dele. Verdade. Gosto de vir aqui.lembra do nosso primeiro piquenique? Eu beijei você.estavamos morrendo de medo das tias. Lembro daquele beijo até hoje. Eu me lembro é que tivemos de sair correndo por causa das abelhas e nos escondemos da tia Celestina. Hahaha. Foi engraçado. Pois pra mim foi maravilhoso. Nunca esqueci. Bons tempos...o que resta? Está tudo diferente. Só o solar permanece o mesmo. Sempre achei que aqui era o melhor refúgio do mundo. Por isso retornei. E você? Bem...depois de levar vários foras de você, eu desisti, né. Fui trabalhar. Até que anos atrás algo diferente aconteceu comigo. Hum, mistérios? Adoro! Pode contar.

17 ...CONTINUANDO: 16. Não. Deixa pra lá. Ah não. Agora conta. Você vai rir de mim. Prometo que não. Certo dia, eu estava vindo pra cá, pro aniversario da tia Celestina. Tive de parar num posto de gasolina, e por causa da hora decidi pegar um atalho. Sei e daí... O rapaz do posto, não sei porque motivo me deu orientação errada e eu estava sem meu GPS. O fato é que acabei numa fazendinha muito simpática habitada por religiosos. Não brinca? Estive lá ontem! Mas foi tão esquisito. Espere. Deixe eu contar. Conversei com o frade mais experiente deles, acho que era o chefe. Falamos tanto tempo...até a noite. E acabei dormindo lá. No dia seguinte, ele me disse que eu só voltaria ao Solar das Gaivotas de novo quando sentisse o chamado do vento. E que isso seria irresistível. O vento? Não sei porque os monges tanto falam do vento. Também não sei...mas dizem que o espirito de Deus...é como o vento...

18 ...CONTINUANDO: 17. Você está ficando religioso, Bidu? Não sei. Mas acredito em Deus...e aquela experiência muddou algo em mim. Agora estou aqui. Como assim? Ouviu o vento te chamar? Parece improvável. Bem, quando vi as notícias sobre você no jornal...eu estava em Nova York no QG da ONU. Na mesma hora, uma janela se espatifou e um vento fora do comum entrou na sala...eu senti que devia vir. Isso já tem duas semanas... É, eu precisava ajeitar umas coisas antes de vir...e no final deu tudo certo. Puxa, bom pra você que as coisas se resolveram facilmente. Mas assim, e foi só isso? Você quebrou uma janela, ouviu o vento e resolveu vir? Não seja tão sarcástica. Desculpe. O frade me disse que quando eu escutasse o vento e viesse até aqui, eu teria uma chance real para a felicidade. Por isso eu não poderia deixar de vir. Hummm, você não está religioso. Está maluco mesmo.

19 ...CONTINUANDO: 18. Espere. Naquela noite no mosteiro, antes de dormir, eu andei pelo pequeno escritório do Frei. Eu vi uma revista. Tinha fotos suas na revista...e minhas também. Como é que é? Eu vi algo assim também. Que estranho. Ele dizia ter lido na revista toda minha vida. Então você também viu? Eu pensei que tudo fosse fazer sentido depois de vir aqui. Mas estou mais confuso. Calma aí. Podemos voltar lá e tirar essa questão a limpo com o monge. Não é tão longe assim. Bora? Só se for agora! Mas eu dirijo! SEQ.8 FAZENDA DO FREI Os dois pegam o carro de Mônica e se dirigem à fazenda onde se ambos se encontraram com o Frei. Ao chegarem na fazenda, um jovem frade vem atendê-los. JOVEM FRADE Bom dia!paz e Bem. Em quê posso ajudá-los? Bom dia. Me chamo Mônica e gostaria de falar com Frei...frei... Frei Pio! Era esse o nome dele. O frade faz uma cara de espanto e faz sinal pra que eles aguardem. JOVEM FRADE Um momento. Aguardem. Vou chamar o nosso guardião. Outro religioso, aparentando ser mais velho se aproxima e fala com o casal de primos?

20 ...CONTINUANDO: 19. FREI INÁCIO Olá, sou Frei Inácio. A quem procuram? Ao Frei Pio! Estive aqui ontem! FREI INÁCIO Entendo. Deve haver algum equívoco. Nós acabamos de chegar. Estivemos 3 meses fora em missão. Não havia ninguém aqui. Estamos fazendo um mutirão de limpeza. Eu não entendo...estive aqui ontem Frei! Como é possível? Estava tudo em ordem, e ele até arrumou meu carro. FREI INÁCIO Sinto muito, não posso ajudá-la madame. Olha, será que poderíamos entrar? Eu mostro pro senhor. De repente era outra pessoa... FREI INÁCIO Improvável. Mas podem entrar, todos são bem vindos. Depois de darem uma volta pelo local e perceberem que não havia pistas nenhuma do Frei Pio, entram no escritório para se desculpar. Então os dois dão de cara com o quadro de Frei Pio na parede. Frei Inácio está ao lado deles. Tá vendo? É ele! É ele que falou comigo! Quem é ele? FREI INÁCIO Como? Ora, não minha filha. Esse é nosso santo protetor. Padre Pio de Pietrelcina. Um capuchinho. Faleceu em 1968, no mosteiro de San Giovanni Rotondo, onde viveu. Mas isso fica na Itália, não aqui no Brasil. Os dois ouvintes ficam aterrorizados...

21 ...CONTINUANDO: 20. FREI INÁCIO Ora meus filhos? Porque essa cara? Eu não sei o que aconteceu, mas as vezes Deus permite algum encontro inesperado. O senhor age assim...como o vento impetuoso...ele sopra e dá novo rumo à nossa nossa vida. O quê? O senhor disse vento? Estou assustada. Me leva pro Solar Bidu... Sim. Vamos embora. Desculpe Frei Inácio, voltamos aqui outro dia. Obrigado. FREI INÁCIO Como queiram! Serão sempre bem-vindos! Mas não se esqueçam, Deus escreve certo por tortas linhas, meus filhos. Disso eu sei. Estamos procurando o sujeito que publicou essas linhas, Frei. FREI INÁCIO Publicou? hehe Esses jovens! Os dois saem da fazenda, caminhando em direção ao carro. Acho que devemos perguntar às tias. Me lembro que Frei Pio as convidou para um chá, elas devem saber alguma coisa... Não acredito que ele esteja morto...como pode ser?

22 21. SEQ.9 CARRO NA ESTRADA Os dois personagens entram no carro. O carro dá partida e pega a estrada. O carro chega no Solar das Gaivotas. SEQ.10 SOLAR DAS GAIVOTAS DIA Ao chegarem na frente do Solar, Tia Áurea vem correndo com um envelope na mão na direção de Bidu e de Mônica. TIA ÁUREA Onde vocês estavam? Procuramos por vocês o dia todo! Fomos ver uns amigos. Minha filha, venha cá. Algo maravilhoso aconteceu! Os ventos mudaram! Carlos Eduardo foi preso! A empresa a está chamando de volta ao trabalho. Querem lhe promover! O que? Como pode ser? Deixa eu ver essa correspondência...oh! É verdade! Estão me chamando! Sim...há pouco vimos no jornal da tarde. Apareceu um dossiê completo do Carlos Eduardo, com confissão de delitos antigos e tudo...você foi inocentada! Não é uma maravilha? Mas como foi que essas provas aparaceram, assim do nada? (faz um barulho de pigarro com a garganta) Bem, deu certo trabalho em reunir tudo, mas o Carlos Eduardo deixa muito furo. Oh Bidu...foi você?! Não acredito...você é genial. Maravilhoso.

23 ...CONTINUANDO: 22. Nem tanto...devia ter vindo antes pra cá, mas demorou um pouco. Não tenho como lhe agradecer Bidu. Não precisa. Eu só segui o que o Frei Pio me disse. "Quando sentir o chamado para ir ao Solar das gaivotas: faça o que tem de ser feito primeiro e depois vá". TIA ANGÉLICA Vocês conheceram Frei Pio? TIA ÁUREA Olha que beleza! A sua mãe, quando estudava na Itália o conheceu e tornou-se muito amiga dele. Uma devota fervorosa! Então vocês o conhecem? O conhecemos no passado. Fomos na Itália e tivemos a sorte de conversar com aquele homem iluminado. Eu e Bidu tivemos uma experiência com ele... TIA AUREA Um grande homem do século XX. Ele agora é Santo! São Padre Pio é cheio de surpresas. Diferente dos outros santos, é ele mesmo quem escolhe os filhos espirituais dele. Ora garotos, não se assustem se o céu lhes concedeu alguma benção especial!

24 ...CONTINUANDO: 23. Ainda estou intrigado...preciso saber mais do que isso.quero saber mais do padre pio. Sim...tantas mensagens, e agora meu emprego de volta...ver você depois de tanto tempo...que final de semana! Eu temo que... Nesse momento o vento sopra, balançando as roupas das senhoras, as árvores, e os cabelos dos presentes na cena. Você ouviu? Ouvi o que? O convite... Sim..sim...eu acho ouvi! Que lindo... Eu não ouvi nada. Vamos pra dentro. Deixemos eles a sós. Mônica...o vento, escute está mais forte dessa vez. Você escuta? Sim...que som lindo... Você iria a Itália comigo? Itália? Agora? Sim...vamos a San Giovanni. Vamos visitar os lugares que Padre Pio viveu. Que ideia maluca Bidu!

25 ...CONTINUANDO: 24. Eu tenho uma coisa pra você. Veja isso. Bidu retira de uma bolsa uma revista. Na capa há uma foto dele abraçado à Mônica. Revista Vida. A Manchete: Rumo à Itália. O que? Você tinha essa revista todo tempo com você? Por que não me disse? Deixa eu ver. Mônica folheia. As páginas estão em branco. Engraçado as páginas branco... estão em Nós mesmos é que devemos preencher essas folhas. Vem comigo! Vem? Bidu seu doido...quem precisa dessa revista. Mesmo estando em branco eu consigo ler tudo. Depois do que fez por mim iria até o fim do mundo com você. Os dois personagens se beijam. Mõnica deixa cair a revista no chão. O vento balança a copa das árvores. Som do canto das gaivotas. Imagens do solar. FIM

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER)

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER) REGÊNCIA DO ALÉM FADE IN SEQUÊNCIA # 01: CENA 01: EXT. IMAGENS DA CIDADE DE ARARAS DIA. Imagem do Obelisco da praça central da cidade, da igreja Matriz, Centro Cultural, rodoviária, Lago Municipal e cemitério.

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa FIM DE SEMANA Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa CENA 1 EXTERIOR / REUNIÃO FAMILIAR (VÍDEOS) LOCUTOR Depois de uma longa semana de serviço, cansaço, demoradas viagens de ônibus lotados...

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

ROTEIRO: O LUGAR ONDE EU VIVO

ROTEIRO: O LUGAR ONDE EU VIVO ROTEIRO: O LUGAR ONDE EU VIVO Ideia: Produção realizada a partir de um fato marcante e em algumas situações ocorre a mesclagem entre narrações e demonstrações de cenas. Personagens: A filha da doméstica

Leia mais

Atividades Lição 5 ESCOLA É LUGAR DE APRENDER

Atividades Lição 5 ESCOLA É LUGAR DE APRENDER Atividades Lição 5 NOME: N º : CLASSE: ESCOLA É LUGAR DE APRENDER 1. CANTE A MÚSICA, IDENTIFICANDO AS PALAVRAS. A PALAVRA PIRULITO APARECE DUAS VEZES. ONDE ESTÃO? PINTE-AS.. PIRULITO QUE BATE BATE PIRULITO

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

O LUGAR ONDE VIVO. Um roteiro de Ingredy Galvão

O LUGAR ONDE VIVO. Um roteiro de Ingredy Galvão O LUGAR ONDE VIVO Um roteiro de Ingredy Galvão FADE IN: 01 EXT. CASA DO GUARÁ DIA O caminhão da mudança chega à casa de, menina de 12 anos, magra, morena, estatura mediana, filha carinhosa. Ela tem em

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe?

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Trecho do romance Caleidoscópio Capítulo cinco. 05 de novembro de 2012. - Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Caçulinha olha para mim e precisa fazer muita força para isso,

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Uma realidade constante

Uma realidade constante Uma realidade constante Prem Rawat fala para reclusos na Prisão Estatal de Dominguez, Texas fonte: www.tprf.org Uma realidade constante, Página 1 No último evento em Miami falei duma coisa trivial, que

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó

CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó Uma sala de jantar de uma casa. A mesa está coberta com toalha vermelha. Cadeiras,

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

o coração ruge como um leão diante do que nos fizeram.

o coração ruge como um leão diante do que nos fizeram. um o coração ruge como um leão diante do que nos fizeram. 11 pois eles tinham coisas para dizer os canários estavam lá, e o limoeiro e a mulher velha com verrugas; e eu estava lá, uma criança e eu tocava

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho alternativo, onde encontra com um sujeito estranho.

Leia mais

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA Carolina e, acompanhados de, estão na biblioteca, no mesmo lugar em que o segundo episódio se encerrou.os jovens estão atrás do balcão da biblioteca,

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

DOCE BALANÇO. Novela de Antonio Figueira. Escrita por. Antonio Figueira. Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2

DOCE BALANÇO. Novela de Antonio Figueira. Escrita por. Antonio Figueira. Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2 DOCE BALANÇO Novela de Antonio Figueira Escrita por Antonio Figueira Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2 DOCE BALANÇO CAPÍTULO 10 PÁGINA 1 DOCE BALANÇO CAPÍTULO 10

Leia mais