I- SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESCOLAS II- SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESPECIAIS (FACILITADAS PELOS NÚCLEOS E/ OU PARCEIROS)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I- SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESCOLAS II- SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESPECIAIS (FACILITADAS PELOS NÚCLEOS E/ OU PARCEIROS)"

Transcrição

1 Educação e Valores será o tema do Amigos da Escola em 2011, ancorando as ações de comunicação do projeto. A escolha da temática foi provocada pelo contexto nacional e mundial, e também por iniciativas como o Relatório de Desenvolvimento Humano 2009/2010 do PNUD, que incorporou o tema valores de vida e contou com a participação da população em várias etapas da elaboração. O Amigos da Escola entende que a educação é responsabilidade de toda a sociedade, e que exprime uma via de mão dupla, pois valores humanos estão na base do processo de ensino-aprendizagem, como também formação de qualidade resulta na consolidação de valores essenciais para as relações e o desenvolvimento humano. A escolha do tema de 2011 busca reforçar o conceito do programa: a participação de alunos como protagonistas e/ou beneficiários em projetos de voluntariado enriquece o aprendizado e amplia o conhecimento, além de contribuir para a formação para a vida, com o desenvolvimento de habilidades e competências. E é justamente através de vivências, práticas e exemplos que valores são transmitidos e assimilados. Abaixo, apresentamos algumas sugestões de atividades para os dias temáticos, mas que também podem ser aproveitadas para o desenvolvimento de trabalhos continuados. A realização dessas ações é uma oportunidade de envolver a comunidade, assim como pais e outros familiares, permitindo que eles conheçam mais de perto a realidade escolar, além de estimular maior participação dos pais na educação dos filhos e valorizar o papel da educação. As sugestões de atividades estão divididas em: I- SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESCOLAS II- SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESPECIAIS (FACILITADAS PELOS NÚCLEOS E/ OU PARCEIROS) Confira abaixo as datas para 2011: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA (SÁBADO): 26 DE MARÇO DIAS TEMÁTICOS: 06 DE MAIO 10 DE JUNHO 26 DE AGOSTO 27 DE OUTUBRO

2 Contação de histórias: atividade com livros que abordem características de outras sociedades, como forma de trabalhar a diversidade cultural e a importância de valores como alteridade e tolerância. Essa atividade pode ser feita pelo professor da sala de leitura e/ou por voluntários, que podem ser pessoas da comunidade, pais ou familiares. Além disso, outra possibilidade para a participação da família é convidar os pais para estarem presentes à realização da atividade, como forma de mostrar a importância do hábito de ler. Auxiliar na organização de bibliotecas e salas de leitura. O voluntário pode ajudar: 1. Na implementação de um sistema de empréstimo de livros. 2. No levantamento dos livros já existentes e definir, com a comunidade escolar, os demais livros necessários para constituir um acervo mínimo da escola. 3. Na divulgação dos livros existentes entre os alunos de modo a despertar a vontade de ler. 4. Organizar campanhas de doação de livros, para melhorar o acervo da escola, bem como de preservação e restauração dos livros. Promover um círculo de leitura que reúna alunos, pais e/ou familiares. Trabalho com revistas e/ou tiras de quadrinhos, que possam servir como ponto de partida para provocar uma reflexão sobre comportamentos e valores. A utilização de história em quadrinhos e o estudo do perfil dos seus heróis e heroínas podem constituir uma boa metodologia de desenvolvimento dos valores, desde que acompanhada de uma reflexão crítica, baseada em princípios éticos universais. Trabalhar com personagens literários conhecidos para despertar interesse e entendimento das crianças, destacando, por meio de imagens e mensagens, a importância da cidadania e da inclusão social e cultural, além de falar também sobre o valor da amizade, da compreensão humana entre pessoas de todas as faixas etárias, culturas, etnias, costumes, etc. Leitura do rosto escondido Preparar uma atividade onde o aluno fará a leitura de um texto para o grupo (outros alunos e/ou pais e responsáveis) com o rosto escondido, incentivando a prática da leitura e também para que ele aprenda a falar em público, vencendo a timidez. Stop da leitura O diretor, com o apoio dos professores e demais funcionários, pode organizar uma ação onde toda a escola pare por 20 minutos para que alunos e funcionários leiam (podendo a leitura ser individual ou coletiva). Gira lê preparar um kit leitura composto por bolsa e cinco livros. O material é doado para o aluno, que no segundo momento leva o pai à escola para socializar as histórias. Mala da leitura organizar a construção de uma mala contendo vários livros, para circular entre os alunos, que poderão levar a mala para casa, durante um período (previamente determinado). Os alunos podem participar da construção da mala, sugerindo os livros que entendem ser os mais interessantes e adequados às famílias.

3 Troca-troca de livros/o livro em movimento Promover um evento no qual troca-se um livro por um cupom. No dia determinado (dia temático) o cupom é trocado por um livro. Os livros que não são trocados ficam na biblioteca da escola. Criação e confecção de fanzine/revista em quadrinho, incentivando a prática da escrita e a leitura de forma lúdica. Incentivar a leitura em espaços alternativos (praças, shopping, etc.), buscando mostrar que o hábito da leitura não está ligado apenas a escola. Os pais podem ser convidados para participar dessa atividade, tanto ajudando na organização das crianças, como também lendo com seus filhos. Meu diário O professor da sala de leitura e/ou voluntário propõe aos alunos a construção de um livro lúdico contando sua história. Após um período, há o lançamento desse livro (durante o dia temático), sendo um momento de compartilhar a experiência com os pais. Preparar uma campanha para mobilizar alunos e ex-alunos interessados em atuar como monitores, auxiliando os professores, por exemplo, em experiências de física, química e biologia. A campanha pode mostrar que, atuando como monitor, o aluno, além de praticar uma atividade solidária e cidadã, está contribuindo para reforçar seu aprendizado. Organizar idas a bibliotecas do bairro para fazer pesquisas bibliográficas, incentivar a consulta a dicionários, atlas, enciclopédias, etc. Promover uma campanha, junto à comunidade, para identificar pessoas que queiram auxiliar os professores em aulas de reforço escolar. Organizar oficinas pedagógicas de reforço (jogos pedagógicos, com dança, teatro, música, esportes). Podem ser procurados parceiros para a realização das atividades, ou os parceiros podem atuar capacitando pessoas (professores, pais ou outras pessoas da comunidade escolar e do entorno), para que essas possam dinamizar tais ações. Realizar uma gincana de conhecimentos, para trabalhar com temáticas ligadas a todas as áreas e os eixos transversais (saúde, meio ambiente, etc.). Projeto Soletra Escola Organizar uma olimpíada de soletração, envolvendo os alunos da escola. Propor uma pesquisa da identidade cultural e familiar de cada aluno. História da família, profissões, raça e credo, onde e como vive, os aspectos positivos (atitudes criativas, de solidariedade, de união, etc.) e negativos (violência intrafamiliar, alcoolismo, despreparo para o trabalho desemprego, etc.), os momentos de grandes transformações e mudanças na família. Organizar uma apresentação preparada pelos alunos, a partir do resgate da história da família e da comunidade.

4 Montar uma peça de teatro, onde sejam retratadas questões corriqueiras, mas que mostrem a importância de valores, entendidos aqui como fundamentos éticos e morais essenciais ao ser humano. Previamente, o professor e/ou voluntário pode fazer um trabalho com os alunos, para que eles possam expressar o que entendem por valores, uma vez que nossa definição é fruto de nossas experiências, dentro de nosso círculo familiar e de relacionamento. Além disso, uma oficina de teatro pode oportunizar um melhor conhecimento de si e do outro, ajudando a construir noções como de responsabilidade, alteridade, entre outros. Buscar trabalhar temas transversais (meio ambiente, ética, orientação sexual) com os alunos, visando à montagem de atividades (esquetes, exposição de desenhos e pinturas), que possam ser compartilhadas com pais e comunidade. Oficinas de arte: fomentar a criação de oficinas periódicas de música, pintura, dança, fotografia, grafite, quadrinhos, etc. Professor e/ou voluntário pode propor uma oficina de pintura e/ou grafitagem com a temática valores. Aqui a atividade pode retratar, através da expressão artística, valores como, por exemplo, não violência, honestidade, entre outros. Além disso, essa atividade pode também ser desenvolvida em grupo (grafitar o muro da escola), permitindo, em sua preparação, trabalhar noções como de solidariedade, respeito à diversidade, cidadania, etc. Organizar oficinas (para estudantes e/ou familiares) de práticas esportivas na escola, orientadas por voluntários e professores de educação física, como vôlei, futebol, basquete, atletismo, etc., visando mostrar a importância da prática de esportes não só para a saúde, mas também para exercitar valores como esportividade, cooperação, solidariedade, respeito, entre outros. Promover uma Olimpíada de jogos cooperativos (futebol em dupla, cabo de guerra, etc.). Aqui a intenção é desenvolver, a partir dos jogos cooperativos, a percepção de que se competir é importante, cooperar é essencial, reconhecendo, portanto, que competição e cooperação são valores sociais e humanos presentes no modo de lidar com as questões do dia-a-dia. Realizar campanhas de doação de materiais e equipamentos esportivos. Disseminar informações relacionadas com a qualidade de vida dos alunos. Promover discussões sobre saúde, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientação sobre alimentação, higiene, etc.

5 Oferecer informações técnicas e assistência médica ou odontológica aos alunos e demais membros da comunidade (caso o voluntário seja um profissional da área de saúde). Desenvolver atividades de promoção da saúde bucal, auditiva, ocular e ambiental, envolvendo não somente alunos, mas também seus pais, familiares e outras pessoas da comunidade. Promover campanhas de doação de sangue no bairro, mobilizando possíveis doadores para o banco de sangue do hospital próximo à escola. Embelezar as dependências da escola, através de projetos de meio ambiente, estimulando o plantio de flores e árvores. O professor e/ou voluntário pode preparar uma representação partindo do tópico indo acampar em um feriado (ou indo à praia no fim de semana ), onde, na primeira parte, sejam mostradas ações que não estão de acordo com as regras de conservação, tais como jogar lixo no chão, acender fogueira perto de árvores e assim por diante. Já na segunda parte, retrata-se a maneira correta de se comportar. Realizar uma pesquisa, com apoio de professores e voluntários, que envolva os diversos segmentos e séries da escola, para investigar como a questão do lixo é tratada pela comunidade local. Ao final dos trabalhos, os alunos devem montar uma exposição para toda a comunidade, com as informações recolhidas, e um projeto de intervenção, visando melhorar a qualidade de vida da comunidade. Campanha para coleta de materiais recicláveis para montar oficinas de reaproveitamento e confecção de objetos (vassouras, arranjos de flores, porta-trecos e brinquedos). Preparar uma exposição de fotografias e/ou vídeos das áreas adotadas para preservação (praças, rua, rios, etc.) retratando o antes e o depois. Palestras sobre temas afins: revitalização do espaço escolar; poluição sonora; a importância da coleta seletiva do lixo. Os alunos podem realizar uma pesquisa, com a preparação de fotos e vídeos (celular), sobre as condições ambientais da comunidade. No dia temático, o material produzido pode ser apresentado para a comunidade escolar e do entorno. Passeata de mobilização de toda a comunidade, sensibilizando sobre a importância do meio ambiente. Organizar um mutirão para plantio de flores e árvores nos espaços do entorno da escola, com a participação dos empresários, poder público e comunidade. Essa atividade pode ser precedida por uma votação (envolvendo alunos, pais e pessoas da comunidade) sobre as áreas contempladas (praça, rua, rio, etc.), para manutenção e conservação. Implantação da horta escolar, em parceria com a secretaria de agricultura (montagem, plantio e manutenção), priorizando a utilização de adubo orgânico. Organizar o sistema de coleta seletiva do lixo, reciclagem e reutilização de materiais.

6 Promover uma campanha (interna alunos ou externa pessoas da comunidade) para identificar pessoas com disponibilidade e conhecimento para oferecer oficinas de informática para a comunidade. O professor e/ou voluntário pode utilizar a sala de informática para propor um trabalho de pesquisa, onde os alunos irão procurar informações sobre temas como, por exemplo, igualdade, solidariedade, tolerância, diálogo, respeito. Após a pesquisa, o material pesquisado pode ser sistematizado e apresentado à comunidade escolar e aos pais, durante o dia temático. Palestra de conscientização para a comunidade. Temas abordados: exposição na internet, sites com conteúdos não recomendados, bullying virtual, sites de relacionamento, fontes de pesquisa, acesso às informações, etc. Montagem de painéis com dois lados: SIM e NÃO do mundo virtual. Os alunos alimentarão este painel durante um período antes do dia temático. No dia, o painel será exposto e explicado pelos próprios alunos. Essa atividade pode ser desdobrada para a apresentação de peças teatrais sobre os dois lados do mundo virtual. Pode ter a participação de alunos, pais e professores. Oficina de inclusão digital para os pais, com o objetivo de conhecerem o universo das mídias sociais. A ideia é que os alunos sejam os professores dos pais, porém, sempre trocando os pais com os colegas. Blog da escola mantido por uma equipe de alunos. Estes alunos terão como objetivo fomentar e moderar os conteúdos com supervisão de um professor. Arrecadação de equipamentos de informática para a criação de sala/laboratório de informática, sendo controlado e mantido pelos próprios alunos, com apoio e supervisão dos professores. Essa atividade pode ser desdobrada com a criação de uma oficina de manutenção. Organizar concursos para decoração de paredes com desenhos dos alunos. Além deles, a comunidade escolar pode ser chamada a participar da votação para a escolha dos melhores desenhos. Promover campanhas, com a confecção de folhetos e cartazes, para a promoção de hábitos e atitudes voltados para a conservação e a manutenção do espaço escolar. Buscar, entre familiares dos alunos (pais, tios, primos, etc.) e/ou pessoas da comunidade do entorno, quem possa realizar oficinas de jardinagem e de reparo de móveis, com jovens.

7 Palestras com temas afins (direito e deveres, patrimônio público, gestão escolar e democrática, etc.) para alunos, pais e responsáveis, líderes da comunidade e pessoas em geral. Promover um mutirão para a pintura do muro da escola. Podem ser convidados pais e responsáveis, como também pessoas da comunidade. Realizar um concurso de sala mais conservada entre as turmas da escola, para trabalhar não somente a questão da importância de conservação do patrimônio público, mas também para passar noções de saúde e meio ambiente. Organizar um concurso de paródias e raps, com letras que estimulem a conservação do patrimônio escolar. Criação de um comitê de recepção, composto por alunos, para ficar no portão da escola e apresentar aos alunos e responsáveis as instalações para os que chegarem. Preparar um grupo de alunos para atuar como repórteres e entrevistar pessoas da comunidade, para saber a impressão delas sobre a importância da conservação da escola e do patrimônio público. O resultado desse trabalho pode ser apresentado para a comunidade no dia temático e, além disso, pode servir como ponto de partida para uma campanha buscando esclarecer/informar as pessoas sobre a temática. Convidar um representante do Ministério Público para conversar com alunos, pais e pessoas da comunidade do entorno sobre os impostos e sua destinação (o imposto pago é também para comprar materiais para a escola). Caso o bate-papo não possa ser feito com a presença dos pais, os alunos podem, a partir dela, montar uma dramatização e representá-la para os pais no dia temático. Reunião com a comunidade escolar e do entorno para construir um diagnóstico da existência do problema de depredação do patrimônio público e um plano de ação, com estratégias de trabalho pedagógico sobre o tema. Mobilização de recurso (parceiros, voluntários, materiais, etc.) para a realização do plano. Execução e avaliação do que foi proposto com a participação de todos os envolvidos. Fortalecer as ações do Conselho Escolar, da Associação de Pais e Mestres, da Caixa Escolar e dos grêmios, objetivando incentivar a comunidade a participar desses espaços. Incentivar a criação de grêmios estudantis, que possibilitem a participação de alunos na tomada de decisões. Auxiliar na preparação e realização de eventos (feiras, festas, etc.). Promover a comunicação interna e a comunicação entre a escola e a comunidade, por meio de quadros informativos, que podem ser confeccionados pelos alunos, com o apoio de professores e/ou voluntários.

8 Auxiliar nas atividades de controle e supervisão de frequência, recreio e combate à evasão escolar (ex.: formar um grupo de alunos e pais para acompanhar e visitar alunos que faltam muito). Criar uma campanha para evitar o vandalismo e reforçar o respeito à escola como bem público. Os alunos podem, com a orientação do professor e/ou voluntário, preparar o material para a campanha, que pode estar voltada apenas para a comunidade escolar, como também ser estendida para a comunidade do entorno. Promover um ciclo de palestras com voluntários de várias especialidades (nutricionistas, médicos, ambientalistas, etc.) para dizer o que cada um realiza em prol da educação e da importância de uma postura ativa e participativa na sociedade. Organizar uma campanha de sensibilização interna (cartazes, faixas, etc.), na qual os alunos sejam levados a refletir sobre a responsabilidade que eles próprios têm em manter limpo e conservado o espaço da escola, despertando neles a importância de se cultivarem bons hábitos. Convidar uma pessoa, de preferência da comunidade, que trabalhe com pessoas em situação de risco e/ou programas sociais para falar sobre seu trabalho e a importância da promoção de uma cultura de paz e solidariedade, na busca pelo reconhecimento e respeito aos direitos humanos. Organizar a confecção de um levantamento dos principais problemas da comunidade (saúde, saneamento básico, limpeza de ruas e rios, etc.), com os alunos circulando pela localidade e conversando com os moradores (a partir de um roteiro previamente preparado) e elaborar um informativo de reivindicação, que pode ser encaminhado à associação de moradores ou ao poder público local. Preparar uma visita a orfanatos ou idosos. Esse tipo de ação, além da alegria que proporciona ao beneficiado, ensina as crianças a pensar sobre o respeito aos outros e desenvolve consciência social. Incentivar os alunos a produzirem com os pais, vídeos sobre os valores mais importantes para a família usando celulares e câmeras caseiras. No dia da apresentação, que pode ser no dia temático, um profissional da área de vídeo ministrará um workshop e, além disso, uma psicóloga avaliará e discutirá com os pais, alunos e professores os conteúdos apresentados.

9 Articular encontros com autores de livros. Promover contatos e/ou parcerias com bibliotecas públicas e editoras. Com o apoio do núcleo, contatar grupos de contadores de história (os contadores dão mais qualidade às rodas de leitura) para dinamizar atividades. É possível também aproveitar os contadores para realizar um trabalho, com pais e/ou pessoas da comunidade, no qual possam ser ensinadas algumas técnicas úteis para possibilitar a continuidade da ação. Ônibusteca Prepara uma biblioteca móvel, que, através de uma estrutura especial, leve à comunidade do entorno da escola a oportunidade de contato com os livros. Buscar parceiros que possam viabilizar os meios necessários (transporte), para que a escola possa organizar idas a bibliotecas públicas para fazer pesquisas bibliográficas, incentivar a consulta a dicionários, atlas, enciclopédias, etc. Realizar um encontro com especialistas (historiadores, sociólogos, representantes de ONGs, etc.) para conversar sobre o processo de construção de nossa atual noção de cidadania. Promover encontros com profissionais da área artística. Buscar parceiros que possam viabilizar os meios necessários (transporte e ingresso/entrada gratuita), para levar os alunos para visitar museus ou galerias de arte, assistir a exposições e espetáculos. O núcleo pode mobilizar algumas escolas para a preparação de uma mostra artística, cuja temática seja Educação e Valores, com apresentações de dança, teatro e música. Será necessário um trabalho de mobilização das escolas, com apoio de voluntários e professores, para pesquisar como essa temática poderia ser explorada de diferentes formas. Uma ideia seria a de que cada instituição promovesse uma pesquisa junto a sua comunidade, com o envolvimento dos alunos, para saber o que ela entende por valores e educação e construir o trabalho a partir do material pesquisado.

10 Promover concursos na temática Valores de pintura, teatro, dança, música, grafite, cultura urbana em parceria com diferentes instituições, a saber: Secretarias de Cultura, Sesi, Sesc, Cufa, Afroreggae, Unicef, Unesco e outras. Estabelecer parcerias com organizações esportivas, para que disponibilizem seus profissionais e dependências para realização de atividades complementares no contraturno. Procurar formas de apoiar os times compostos por alunos com transporte, alimentação e uniformes. Convidar pessoas ligadas a movimentos sociais (dos negros, das mulheres, dos indígenas, das pessoas com deficiências, etc.) para falar sobre questões relacionadas ao preconceito e discutir como o esporte e as atividades físicas podem ser usadas para combatê-lo, além de servir de ferramenta para a inclusão social e para o desenvolvimento de valores, como cooperação, responsabilidade, ética, etc. Buscar parceiros que possam levar a escola a conhecer e aplicar as técnicas de intervenção em jogos cooperativos. Aqui a intenção é desenvolver, a partir dos jogos cooperativos, a percepção de que se competir é importante, cooperar é essencial, reconhecendo, portanto, que competição e cooperação são valores sociais e humanos presentes no modo de lidar com as questões do dia-a-dia. Organizar um campeonato, com a participação de alunos de diferentes escolas, envolvendo a organização de torcidas, a composição de hinos e motes de exaltação das equipes, concurso de confecção de símbolos, formas de premiação dos vencedores/participantes, dentre outras atividades, bem como promover reflexão sobre disciplina, dedicação, competição saudável, ética no esporte e cultura de paz e não-violência. Propor um campeonato de futebol masculino e feminino. Em parceria com secretarias de esporte e saúde, pais, mães e filhos se reúnem com especialistas em esporte e saúde para criar as regras, definir as tabelas, datas do campeonato e agendamento de avaliações e preparações físicas. Considerando que a saúde e as condições de vida (higiene, por exemplo) são fatores que influenciam de maneira direta na autoestima das pessoas em geral, além de refletir-se também no próprio desempenho escolar, o núcleo pode buscar parcerias com serviços públicos de saúde, ONGs, universidades, entre outros, para realização de oficinas e palestras destinadas a orientação de alunos e pais, sobre temas de interesse da comunidade. O foco aqui não é o atendimento, o que pode até acontecer, mas sim oferecer acesso à informação para prevenção de doenças. Oficinas de saúde ministradas por agentes comunitários, nutricionistas, pastorais, enfermeiras e outros voluntários potenciais, que capacitam alunos e comunidade como multiplicadores de saúde. A ideia aqui é disseminar práticas e tecnologias sociais.

11 Articular parcerias com serviços e profissionais de saúde para obtenção de informações de interesse da comunidade. Buscar parceiros e recursos para aquisição de óculos, aparelhos auditivos, entre outros (o ideal é que a busca por doações esteja inserida num processo educativo). Organizar um bate-papo de líderes de movimentos sociais (mulheres, negros, homossexuais, etc.) com alunos, pais e pessoas da comunidade, para abordar a questão do preconceito e da discriminação, além da luta pelo respeito aos seus direitos enquanto homens e cidadãos. A prática da autoestima e cidadania proporcionam um olhar diferente às pessoas. Por isso, a escola, com apoio do núcleo, voluntários e parceiros locais, pode organizar um pool de prestação de serviços à comunidade. Aqui podem ser contatadas entidades governamentais (por exemplo, órgão responsável pela emissão de carteira de trabalho, 2ª via da carteira de identidade, etc.), ONGs e comerciantes locais, que possam contribuir com algum serviço. A escola pode aproveitar a oportunidade para construir atividades permanentes e voltadas para geração de renda a partir dessa ação, como, por exemplo, montar oficinas de artesanato, ou de panificação (no caso de se conseguir a parceria com uma padaria), ou ainda de algo na área de estética. Entendendo que a educação é um poderoso instrumento não só para construir valores, mas também para transformá-los, pode-se fazer uma ampla pesquisa na comunidade, reunindo representantes de órgãos públicos, associação de moradores, alunos, pais e moradores da localidade, para saber a percepção deles sobre água, saúde e meio ambiente. A ideia é construir um diagnóstico da situação ambiental da comunidade e utilizar as informações recolhidas (que podem ser textos, fotos) para formular um rol de propostas de como modificar os aspectos negativos, com o objetivo de conscientizar as pessoas para a necessidade de mudar hábitos e atitudes, adotando uma postura mais cidadã. Promover oficinas de confecção de objetos, a partir de materiais reaproveitados (confecção de cestas com canudos de jornais, trabalhos artesanais com garrafas PET, sabonetes de glicerina, embalagens para presentes, etc.), através da articulação com instituições parceiras e/ou artistas plásticos. Horto florestal organizar visitas monitoradas para conhecimento das espécies existentes. Contato com empresários do entorno da escola bares, cabeleireiro, igrejas, supermercados, clínicas, etc. para autorização do plantio das árvores em frente aos seus estabelecimentos e a sensibilização de todos com o meio ambiente. Contato com a prefeitura para a delimitação do espaço para o plantio das mudas. Confecção dos gradis e placas para proteção e sinalização de cada muda.

12 Colaborar com a escola na identificação de possíveis parceiros. Buscar parceiros e/ou voluntários que possam assessorar a escola em questões jurídicas e contábeis.

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU)

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) CAMPANHA MAIS CIDADÃO (UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) APRESENTAÇÃO Nossa Missão: Desenvolver o potencial das pessoas e formar o cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado de trabalho Estar sintonizados

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AÇÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 0 21 2 2 2 3 24 Segmento do Estímulo à Participação (ESP) 1) Constituição da Equipe Técnica Social executora do projeto:

Leia mais

OBJETIVO. Aproveitar as diversas competências dos pais e da equipe da Escola nos projetos sugeridos pela comissão

OBJETIVO. Aproveitar as diversas competências dos pais e da equipe da Escola nos projetos sugeridos pela comissão DESCRIÇÃO Grupo de mães do Conselho de Pais da Escola Nova que constituiu uma Comissão Social para propor iniciativas na CSI. Fundação assiste 221 crianças nas idades de 3 a 10 anos. Alunos se distribuem

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Base II Palmeiras - Bahia Antes... 2012 Hoje... 2013 Nosso Escovódromo Mutirão na escola Mutirão de limpeza e construção de canteiros, com participação de pais,

Leia mais

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Perguntaram à teóloga alemã Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria, Daria uma bola para que ele jogasse... ESPORTE EDUCAÇÃO CULTURA QUALIFICAÇÃO PLACAR

Leia mais

PROJETO LEITURA INTERATIVA

PROJETO LEITURA INTERATIVA PROJETOS COMPLEMENTARES PROJETO LEITURA INTERATIVA Atividade planejada e permanente com os usuários, em grupos, que visa introduzir em sua vida a leitura diária de jornais, livros e revistas e atualização

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS >>> Rodas de Conversa A SEE, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (unicef) e com a colaboração de ONGs,

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A ESCOLA PRECISA SER VISTA COMO UMA UNIDADE FUNDAMENTAL PARA

Leia mais

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010 Formando o aluno para a responsabilidade social Esther Carvalho Março 2010 Missão "Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes" Visão "Ser referência

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

Transformando o presente, construindo o amanhã.

Transformando o presente, construindo o amanhã. Transformando o presente, construindo o amanhã. Primeira sede em 1988 História No dia 23 de novembro de 1988, a Fundação Belgo-Mineira foi oficialmente constituída, a fim de promover ações de marketing

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Oficina Educação para Sustentabilidade Sala de Capacitação do Centro Paulo Freire Recife, Pernambuco (PE) Educador Ambiental: William Monteiro Rocha Cidade: Recife (Pernambuco)

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Serviços de Extensão. O que é?

Serviços de Extensão. O que é? Serviços de Extensão O que é? São ações realizadas para alcançar grupos de pessoas que, por alguma razão, não podem ir até o espaço físico da biblioteca e ter contato com os serviços e informações oferecidos

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão OS RECURSOS FINANCEIROS DO ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA TV GLOBO realiza CAMPANHA CRIANÇA ESPERANÇA com programa na TV UNESCO recebe DOAÇÃO e apóia diferentes

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

Filme: Ilha das Flores

Filme: Ilha das Flores Filme: Ilha das Flores Gênero Documentário/Experimental Diretor Jorge Furtado Elenco Ciça Reckziegel Ano 1989 Duração 13 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=647

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO

Mostra de Projetos 2011. Projeto do LIXO ao LUXO Mostra de Projetos 2011 Projeto do LIXO ao LUXO Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal de Cafeara - Educação Infantil e Ensino

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

Virada Sustentável 2013

Virada Sustentável 2013 Virada Sustentável 2013 A Virada Sustentável Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade já realizada

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA HISTÓRICO A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA, fundada em 20/07/1990 é uma organização Não-Governamental, a qual desenvolve suas atividades no campo da preservação

Leia mais

Programa Escola do Olhar. ImageMagica

Programa Escola do Olhar. ImageMagica Programa Escola do Olhar ImageMagica Programa Escola do Olhar O Programa Escola do Olhar visa implementação de Oficinas de Fotografia, artesanal ou digital, em equipamentos públicos, como escolas. Através

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO SEMEANDO LEITORES

PROJETO SEMEANDO LEITORES PROJETO SEMEANDO LEITORES APRESENTAÇÃO: O Projeto Semeando Leitores, é um projeto de iniciativa voluntária que se propõe a contribuir para o estimulo a leitura, promoção da literatura piauiense, valorização

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS)

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) Rio Verde 2010 MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO Professora responsável: Lílian Alves Rosa da Silva. Endereço: Rua Juarez Fernandes, nº. 178,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE Sérgio Dal-Ri Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná Palavras-chave: Educação Física, Educação, Escola,

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO. Baturité-CECidade-UF

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO. Baturité-CECidade-UF CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB2011 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAR E PRECISO Baturité-CECidade-UF 2011 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DA AABB: Associação Atlética Banco do Brasil de Baturité 1.2. TÍTULO: RECICLAR

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES Em setembro 2011 reuniram-se pela primeira vez um grupo formado por representantes de diversas entidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS Mafra, outubro de 2008. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO... 4

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS: O QUE É QUE FAZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A Prefeitura de São Paulo, em maio de 2013, seguindo a política implementada nacionalmente e atendendo uma reivindicação histórica do movimento

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade Auditório da SEJCT (onde foi realizada a oficina) Caruaru, Pernambuco (PE) Educador Ambiental: William

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ?

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? CONCURSO PARA PROFESSORES do EM das Etecs: Trabalhando com os roteiros de aprendizagem ROTEIRO DE APRENDIZAGEM BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? a) APRESENTAÇÃO: Este roteiro tem como objetivo geral, trabalhar

Leia mais