B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DO CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - CEDES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DO CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - CEDES"

Transcrição

1 B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DO CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - CEDES ADRIANA LIA FRISZMAN DE LAPLANE adrifri@fcm.unicamp.br Tel. (19) pedagoga, mestre e doutora em educação. Docente da Universidade Estadual de Campinas, pesquisa temas relacionados às políticas públicas de educação com ênfase em educação especial e inclusão social e escolar. ALDERLANDIA MACIEL alder_ac@hotmail.com ALVARO MOREIRA HYPOLITO alvaro.hypolito@gmail.com ; hypolito@ufpel.edu.br Tel. (53) é licenciado em Pedagogia (UFPel) e em Educação Artística (UFPel), Especialista em Educação e Sociedade (UFPel), Mestre em Educação (UFMG) e Doutor (PhD) em Curriculum and Instruction (University of Wisconsin - Madison). Professor Associado do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, na mesma universidade. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional.

2 EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. ANA LUCIA GUEDES PINTO alguedes@mpc.com.br Tel. (19) Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação/Unicamp, coordenadora do Grupo de Pesquisa "AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial". EIXO 3 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. ANA LUCIA GOULART DE FARIA cripeq@unicamp.br Tel. (19) É professora da faculdade de educação da UNICAMP. Pesquisadora na área da educação infantil, sociologia da infância, gênero e classes sociais. Membro do gepedisc-grupo de estudos e pesquisas em educação e diferenciação sócio cultural. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em educação infantil filiado ao gepedisc. Membro do conselho municipal de educação de Campinas-SP. EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. ANTONIA ALVES PEREIRA SILVA antonialvis@ig.com.br

3 DIRCE DJANIRA PACHECO E ZAN dircezan@unicamp.br Tel. (19) Mestra e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais e Coordenadora do grupo de pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Formação de Educadores, da Faculdade de Educação da Unicamp, juntamente com profa. Áurea Guimarães. Desenvolve pesquisas sobre currículo e cultura em escolas de ensino médio. Atualmente tem focado seus estudos na reflexão acerca das relações entre juventudes e instituição escolar. É coordenadora associada dos cursos de licenciatura da FE/Unicamp e membro da diretoria do CEDES. EIXO: 4 Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação. DULCE MARIA POMPEO DE CAMARGO dpompeo@mpc.com.br EIXO: 4 Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação. ELISABETE M. DE AGUIAR PEREIRA. eaguiar@unicamp.br Tel. (19) Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade de Sheffield Inglaterra e Doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES da FE/ Unicamp. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp no período de Tem vários trabalhos publicados nacionalmente e internacionalmente. Pereira, E.M.A. Brasil. In: Gibson-Cline, J. Adolescence; from Crisis to Coping. Butterworth Heinemann Ed. England, 1996; Pereira E.M.A. (vários capítulos) Gibson-Cline Youth and coping in Twelve Nations. USA. Routledge, 2000; Pereira, E.M.A Pós-Modernidade:

4 Desafios à Universidade. In: Santos Filho, J.C. Escola e Universidade na Pós- Modernidade. Campinas, Mercado de Letras, 2000; Pereira, E.M.A. Professor como pesquisador: O Enfoque da Pesquisa-Ação na Prática Docente. In Pereira, E.M.A et all. Cartografias do trabalho docente. Campinas, Mercado de Letras; Pereira, E.M.A A Universidade nos Paradigmas da Modernidade e da Pós- Modernidade. In: Lombardi, J.C. Temas de Pesquisa em Educação. Campinas, Autores Associados, 2003; Pereira, E.M.A. A Percepção dos Universitários sobre seus Problemas. In: Mercuri, E. Estudante Universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora, 2004.Universidade e Educação Geral: para além da especialização. Editora Alínea, Artigos em periódicos nacionais e internacionais. IVANY RODRIGUES PINO ivanyrpino@terra.com.br Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional JACQUES THERRIEN jacques@ufc.br / Tel. (85) / Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação. Área de estudo e pesquisa: formação e trabalho docente. EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

5 JULIO EMILIO DINIZ PEREIRA Tel. (31) / é Doutor (Ph.D.) em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos (2004). É Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde É membro-fundador de dois núcleos de pesquisa na UFMG: o Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA). É membro do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), desde No Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG é responsável pelas disciplinas: "Tendências da Pesquisa sobre Formação de Professores" e "Sociologia da Profissão e Formação Docente". Idealizador do Programa Especial de Formação de Educadores de Jovens e Adultos da UFMG, o qual coordena desde Desenvolve e coordena pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; saberes docentes; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores e movimentos de luta por justiça social. Finalmente, coordena a "Coleção Docência" da Editora Autêntica, de Belo Horizonte. LILIENE XAVIER LUZ luzliliunicampbr@gmail.com Tel. (86) Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Graduada em Pedagogia e Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí; É professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Estadual do Piauí; pesquisa na área de Educação, com ênfase em Gestão e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: participação, escola, gestão e políticas públicas em educação.

6 LISETE REGINA GOMES ARELARO LUCIOLA LICINIO DE CASTRO PAIXÃO. MARIA CIAVATTA Tel. (21) Licenciada em Filosofia com Doutorado em Ciências Humanas (Educação PUC-RJ, 1990), Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (El Colegio de México, México, DF, e Università di Bologna, Itália, ); Professora Titular em Trabalho e Educação, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Visitante da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pesquisadora IA do CNPq; co-fundadora e membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate-UFF); membro do GT Pensamiento histórico-crítico de América Latina e Caribe do Consejo Latinoamericano en Ciencias Sociales (Clacso). Autora de artigos e livros no campo de trabalho e educação, história e fotografia, teoria e educação, estudos comparados.

7 EIXO 6 - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO markassen@yahoo.com.br Tel. (68) / É Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. É doutor em educação na área de História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. É autor do livro "Professores paras as séries iniciais: o dilema da eterna transitoriedade", publicado em 2004 pela EDUFAC. Concentra sua atuação profissional em cursos de formação de professores e desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de "formação de professores", "sociologia da educação" e "gestão escolar". Tem experiência também na gestão acadêmica ocupando cargos de Coordenador de Curso de Graduação e de Pró-Reitor de Graduação na UFAC. Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Acre e atualmente compõe o banco de avaliadores do INEP. NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA nauraf@uol.com.br EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. PATRÍCIA DIAS PRADO patprado@usp.br

8 PEDRO LAUDINOR GOERGEN Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Viamão RS. Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Munique Alemanha. Pós-doutorado pelo Max Planck Institut für Bildungsforschung de Berlim. Professor titular (aposentado) e professor colaborador da Univ. Estadual de Campinas SP. Professor Titular da Universidade de Sorocaba SP. Ex- Diretor da Fac. de Educação da Unicamp. Orientador de inúmeras dissertações de mestrado, teses de doutorado e pesquisas de pós doutorado. Docente de disciplinas em nível de graduação, mestrado e doutorado em várias universidades nas áreas de Teoria crítica, teorias da educação, história do pensamento pedagógico e ética. Ministrou palestras e conferência em diferentes universidades no Brasil e no exterior. Publicação de vários livros como Pós-modernidade ética e educação, Ética e educação (com Claudinei Lombardi), Formação de professores (com Dermeval Saviani). Publicação de capítulos de livros, artigos de revistas especializadas e prefácios a livros. Integrante de vários grupos de pesquisa na Uniso, Unicamp e interinstitucionais. Membro de vários conselhos editoriais de revistas e editoras RAQUEL GOULART BARRETO raquel@uol.com.br Tel. (21) / Doutora em Educação, Professora Aposentada da UFRJ e Adjunta da UERJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) na área de Política Educacional, membro do Corpo Editorial da Revista Teias e do Conselho Editorial da Educação & Sociedade, autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como de livros que tratam das questões relativas a discursos/práticas de incorporação educacional das tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase na formação de professores.

9 EIXO 3 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. ROMUALDO PORTELA DE OLIVEIRA romualdo@usp.br Licenciado em Matemática pelo IME-Usp (1982), Mestre em Administração Escolar, FEUSP, Título da Dissertação: Educação e Sociedade na Assembléia Nacional Constituinte de Orientador: José Carlos de Araújo Melchior. Doutor em Administração Escolar, FEUSP, Título da Tese: Educação e Cidadania: O Direito à Educação na Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. Orientador: Lisete Regina Gomes Arelaro. Pós-Doutorado: Latin American Studies Program - Cornell University (USA), Período: 1996/ Projeto de Pesquisa: Reformas Educacionais na América Latina no Contexto da Globalização. Professor Associado (Livre-Docente) pela Faculdade de Educação da USP, Título da Tese: Estado e Política Educacional no Brasil: desafios do século XXI. Professor na Faculdade de Educaçãao da USP (Desde 1985). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (desde 2007). Pesquisador do CNPq (Desde 2007) Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; EIXO 3 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; EIXO 5 - Financiamento da Educação e Controle Social. SILKE WEBER silke@elogica.com.br Tel. (81) Graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicossociologia e doutorado em Sociologia, tendo realizado programas de pósdoutoramento nas Universidades de Bremen, de Paris V e na LSE. Professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco onde continua trabalhando

10 como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade, cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq e integra, atualmente, a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP/MEC. Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Psicologia Social e Sociologia da Educação. Tem publicações nos seguintes temas: educação superior, educação e projetos de sociedade, educação brasileira, políticas educacionais, profissionalização e formação do professorado, qualidade da educação pública. EIXO 1 Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO gallo@unicamp.br ; silviogallo@uol.com.br Tel. (19) Licenciado em Filosofia PUC-Campinas, 1986; Mestre em Educação (Filosofia e História da Educação) UNICAMP, 1990; Doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) UNICAMP, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), junto ao Departamento de Filosofia e História da Educação, desde 1996 (desde fevereiro de 2005, em RDIDP).Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação FE-Unicamp (desde 01 de junho de 2006) e Coordenador nacional do Forpred (Fórum de Programas de Pós-Graduação em Educação) entre fevereiro e 2007 e outubro de 2008.Afiliado ao GT Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ANPEd.Afiliado ao Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES, sendo membro da atual diretoria e do comitê editorial da Revista Educação & Sociedade. EIXO 6 - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. THERESA MARIA DE F. ADRIÃO theadriao@yahoo.com.br Possui graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação pela FEUSP,

11 é professora da UNESP - Rio Claro (SP) com atividades na Graduação e Pósgraduação em educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Desenvolveu pesquisa de pósdoutoramento junto à OREALC-UNESCO ( Chile) sobre a descentralização da gestão escolar no Chile EIXO 2 Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. VALDEMAR SGUISSARDI vs@merconet.com.br Tel. (19) Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filsofia, Ciências e Letras de Ijuí, RS (hoje, UNIJUÌ), mestre e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris X, Nanterre, França (1972 e 1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e atual Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Pesquisador em Fundamentos da Educação, dedicando-se especialmente ao estudo de temas como política, história e reforma da educação superior, temas sobre os quais publicou quase uma dezena de livros e várias dezenas de artigos e capítulos de livros. VERA MARIA VIDAL PERONI veraperoni@yahoo.com.br Tel. (51) É doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenam a pesquisa Novos contornos da parceria público/privada

12 na Gestão da Escola Pública. É bolsista produtividade CNPq. Autora de Política Educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 1990 (Xamã, 2003). Organizou com Theresa Adrião os livros O público e o privado na educação interfaces entre Estado e Sociedade (Xamã, 2005) e Público privado na educação novos elementos para o debate (Xamã, 2008) e com Vera Bazzo e Ludimar Pegoraro Dilemas da Educação Brasileira em tempos de globalização neoliberal entre o público e o privado (UFRGS, 2006).

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE IRIA BRZEZINSKI E-mail: iria@ucg.br ; iriaanfope@yahoo.com.br Tel. (62) 9973.6978

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC MATRIZ

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA A chapa Consolidando Ações que se apresenta à comunidade acadêmica da Educação

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU111 DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: Estudo da natureza

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

João Batista Araujo e Oliveira. Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br

João Batista Araujo e Oliveira. Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br João Batista Araujo e Oliveira Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br Formação Acadêmica: Ph.D. em Pesquisa Educacional, Florida State University (1973) Mestrado em Psicologia, Tulane University (1972)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO LOCAL DOS ENCONTROS Campinas: POLICAMP Rua: Luiz Otávio, 1281 Parque Santa Cândida Campinas SP Fone: (19) 3756-2300

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Sobre os Autores-colaboradores do Livro: Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Ana Ludmila Freire Costa André Serradas Claudette Maria Medeiros Vendramini Cláudia Borim da Silva Irene

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação LINHA 1 - PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL PROGEPE Nº 099 DE 08 DE MAIO DE 2015 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, conforme competências delegadas por meio da Portaria UNILA nº

Leia mais

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18.1) Matriz curricular do turno matutino Fase 1 a N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 01 Introdução à informática

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br PEDAGOGIA COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 369 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos*

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos* Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado Direito Cronograma 2015 1ºMódulo 2ª feira (noite) - 19h Teoria dos Direitos Humanos* 3 a feira (manhã) - 8h CAMPUS POA Temas de Antidiscriminação I 3ª feira

Leia mais

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD MARIA NILZA DA SILVA E-mail: mnilza@uel.br Tel. (43) 3327.6957 / 9976.8757 Mini

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

Colaboradores deste Número

Colaboradores deste Número Colaboradores deste Número Angela Marina Chaves Ferreira é doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde obteve o título de mestre na mesma área de estudos. Cumpriu estágio

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Presidente Paulo Marchiori Buss Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação Maria do Carmo Leal EDITORA FIOCRUZ Diretora

Leia mais

PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade

PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça (PPED/UFRJ - Pós- Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento

Leia mais

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Esta etapa do projeto contitue uma análise de algumas universidades do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Foi pesquisada a estrutura dessas universidades

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

ChamadaCChamada 002Chamada 002-2015

ChamadaCChamada 002Chamada 002-2015 CHAMADA 002-15 ChamadaCChamada 002Chamada 002-2015 1 XXIII JORNADAS DE JOVENS PESQUISADORES ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDÉU AUGM Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social. Universidad

Leia mais

Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens

Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens ENCONTRO ACADÊMICO INTERDISCIPLINARIDADE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO REGIÃO NORTE Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens Prof. Wilton Rabelo Pessoa - IEMCI/UFPA UNIDADE:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO RH PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR RH PARA DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INDISSOCIABILIDADE

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

Universidade do Oeste Catarinense Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado. Projetos de Pesquisa

Universidade do Oeste Catarinense Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado. Projetos de Pesquisa Universidade do Oeste Catarinense Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Projetos de Pesquisa 2013 Projeto: A emergência de políticas de accountability na regulação da qualidade da educação básica:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA.

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA. EDITAL Nº 00/204 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA Módulo I Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem História e

Leia mais

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Letras e Linguística PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012 Aprova alteração da matriz curricular do curso de Pedagogia.. A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ, no uso da delegação

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

Nome: Temática: Curriculo: Nome: Temática: Currículo:

Nome: Temática: Curriculo: Nome: Temática: Currículo: Nome: Abraham Turkenicz Temática: Novas Configurações Familiares Curriculo: É médico, psicanalista, terapeuta de casais e famílias, autor do livro "A aventura do Casal'. Nome: Adriana Friedmann Temática:

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA 1 Gestão de pessoas na organização contemporânea FIA Veduca 40h Sobre o curso O curso trabalhará com os participantes uma compreensão das tendências e desafios para a gestão de pessoas, procurando traçar

Leia mais

Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar

Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar Cláudio Ribeiro de Lucinda (autores) Laércio Farina Denis Alves Guimarães (organizadores) Editora Singular 2010 Laércio Farina Organizadores Advogado.

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Rita de Cássia A. Braúna rbrauna@mail.ufv.br

Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Rita de Cássia A. Braúna rbrauna@mail.ufv.br 212 PEDAGOGIA COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Rita de Cássia A. Braúna rbrauna@mail.ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 213 Licenciatura ATUAÇÃO O Licenciado em Pedagogia é habilitado a atuar na docência:

Leia mais

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO 20 de maio 1- Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique MUVART:2004 a 2010. Palestrante: Prof.Ms. Isa Bandeira - Mestre em História e Historiografia

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/06/2015 de 19/10/2015. 1. Gestão da

Leia mais

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

Contribuições do GT Capoeira, Profissionalização e Internacionalização

Contribuições do GT Capoeira, Profissionalização e Internacionalização Contribuições do GT Capoeira, Profissionalização e Internacionalização Este documento apresenta os resultados dos debates desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Capoeira, Profissionalização e Internacionalização,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura de inscrições visando

Leia mais

Relações Internacionais

Relações Internacionais Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais O curso de Relações Internacionais está enquadrado no campo da ciência Humana e social, onde estuda-se em profundidade as políticas Internacionais

Leia mais

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC GRUPOS DE TRABALHO EIXO 01 ENSINO RELIGIOSO, PASTORAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL GT: ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA CATÓLICA Ementa: A identidade do ensino religioso

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/014 PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES E COLABORADORES DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANS, DA JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM O Colegiado

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

EDUCAÇÃO E TEMAS CONTEMPORÂNEOS II: POLÍTICAS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA PROGRAMAÇÃO FINAL DIA 08/11/2011 DIA 09/11/2011

EDUCAÇÃO E TEMAS CONTEMPORÂNEOS II: POLÍTICAS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA PROGRAMAÇÃO FINAL DIA 08/11/2011 DIA 09/11/2011 EDUCAÇÃO E TEMAS CONTEMPORÂNEOS II: POLÍTICAS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA PROGRAMAÇÃO FINAL DIA 08/11/2011 19h Apresentação Cultural 19h30 - Palestra de Abertura: A Globalização e a Mercantilização

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Formação Acadêmica: Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Programa EICOS/Instituto de Psicologia/Universidade Federal do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Ciências Sociais Graduação em Ciência Política, Sociologia, Filosofia ou Antropologia. Seminários Graduação em Administração Pública, Administração

Leia mais

Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial.

Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial. Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial. A Faculdade Paulista de Artes oferece uma pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, na modalidade presencial, com carga horária de

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2014 Convocação de Projetos de Pesquisa para Programa de Iniciação Científica Unitri A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPPGE) torna público o presente Edital de âmbito

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285 284 AUTORES apresentação dos autores Almerinda da Silva Lopes é doutora em Comunicação e Semiótica (1997, PUC/SP), com pós-doutorado (2002) na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), na área de Linguística,

Leia mais

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO SEM DISCIPLINAS CH 1º Cultura Brasileira 40 Filosofia da Educação 40 Fundamentos da Educação 40 Iniciação à Pesquisa

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Ciclo de Conferências: Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade Setembro de 2014 Programação Conferencistas Realização: Patrocínio : Informações

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO CADASTRO DE DORES 2015.2 E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com DESTINADOS ÀS ÇÕES BOTAFOGO MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 298/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 298/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 298/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 158/2010, que Aprova o Currículo do Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância do Programa Segunda Licenciatura.

Leia mais

Educação. ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00

Educação. ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00 Educação EDUCAÇÃO E TRABALHO: TRABALHAR, APRENDER, SABER Izumi Nozaki (org.) ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00 VOLTA Os artigos que aqui se apresentam foram produzidos

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1 Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Autores Adriano Maricato Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual

Leia mais

Colégio da Faculdade Adventista da Bahia

Colégio da Faculdade Adventista da Bahia Nº 07/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Diretor Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia FADBA, no uso de suas atribuições, torna pública a

Leia mais

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Cidadã: incluir, aprender, transformar. Avenida Wenceslau Fontoura nº 211 Nova Americana Alvorada/RS Telefone 51-30448666 Smed-pedagogico@alvorada.rs.gov.br

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Arquitetura e

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE DIA: 27/08/2015 QUINTA -FEIRA CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 16h00. 19h00 Solenidade de Abertura: CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento

Leia mais