O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS"

Transcrição

1 O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS Resumo SANTOS, Jéssica Thais 1 - FAESP ALMEIDA, Ivana Cristina de Lima 2 - Universidade Positivo Grupo de Trabalho - Educação e Saúde Agência Financiadora: não contou com financiamento Em estudos realizados sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), identificou-se que a sua terminologia é conhecida pela sociedade atual, por ser um dos transtornos mais indicados em crianças no âmbito escolar. Nas duas últimas décadas, verificou-se um grande aumento de crianças encaminhadas a neurologistas, psiquiatras, psicólogos e psicopedagogos, com a queixa de que apresentam dificuldades de aprendizagem e de comportamento, genericamente identificadas como hiperatividade. Em decorrência desse fato, percebeu-se a importância de investigar e compreender a visão das professoras que convivem com alunos com o diagnóstico do TDAH e a dos especialistas da área de saúde a respeito da relação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com a aprendizagem escolar das crianças. Para isso, foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores de uma escola municipal localizada em Curitiba e aos profissionais da área da saúde, totalizando oito especialistas. Na escola, foram entrevistados quatro professores de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental por terem alunos diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). E na área da saúde, quatro profissionais. Os dados e as análises desenvolvidas apontam que o TDAH é mais facilmente detectado quando a criança inicia seus estudos, pois é no ambiente escolar que a criança tem que seguir rotinas e cumprir tarefas; e que, embora o TDAH seja conhecido pelos profissionais da educação entrevistados, muitos desconhecem seus sintomas e apresentam dificuldades para desenvolver a aprendizagem escolar da criança portadora do Transtorno. Palavras-chave: TDAH. Criança. Educação. Saúde 1 Graduada em Pedagogia Licenciatura, pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior (FAESP) e cursando Pós- Graduação em Psicopedagogia e Educação Especial na Faculdade Padre João Bagozzi jesika.santos_thais@hotmail.com. 2 Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Positivo. ivanalimadealmeida@gmail.com

2 26943 Introdução O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido frequentemente diagnosticado na fase escolar, pois é na escola que a criança é solicitada a cumprir tarefas monitoradas, seguir rotinas e é convidada a adequar-se às normas da instituição e da sala de aula. Com isso, começam a aparecer as grandes dificuldades, pois a criança terá que se adequar a um novo ambiente, sem ter seus pais por perto para facilitar as coisas. A importância do professor para identificar o transtorno em sala, sem rotular ou confundir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com a falta de limites, é vista pelos especialistas da saúde como a chave para este diagnóstico, por ser o primeiro a detectar o transtorno no aluno. Sendo assim, a questão que norteia essa pesquisa é: Como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é identificado e tratado por profissionais da educação e especialistas da área de saúde no processo de desenvolvimento da aprendizagem de crianças? De um modo geral, o TDAH tem sido um dos problemas mais apontados para o baixo rendimento escolar das crianças. Fato que mostra a necessidade de os professores conhecerem o transtorno e suas características para que auxiliem os alunos em sala de aula. Nesse artigo, procura-se analisar e compreender como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) interfere no processo de desenvolvimento da aprendizagem de crianças, a partir da visão de profissionais da educação e de especialistas da saúde. Para isso, como procedimentos metodológicos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dois grupos de profissionais distintos: o da educação e o da saúde. Na área de educação, foram entrevistadas a professora regente, a professora de educação física, de artes e a professora que identificou os sintomas do TDAH em um dos alunos da turma do 3º ano, totalizando quatro pessoas em uma escola pública municipal de Curitiba. Na área da saúde, as entrevistas foram realizadas em clínicas particulares, envolvendo: um psiquiatra, dois neurologistas e uma psicóloga, que também é psicopedagoga, o que corresponde a quatro especialistas. Neste artigo, os autores consultados sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foram Thomas W. Phelan (2005); Ana Beatriz Barbosa Silva (2009); Paulo Mattos (2011); Gustavo Teixeira (2011), entre outros. E as informações coletadas no campo foram analisadas de forma qualitativa.

3 26944 Conhecendo o TDAH: considerações gerais O assunto TDAH tem origem antiga e diversas denominações, pois, de acordo com Gustavo Teixeira (2011), os primeiros relatos de sintomas que são descritos nos dias atuais (2013) como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade existem aproximadamente meio século antes do nascimento de Jesus Cristo. Teixeira (2011) informa ainda que, em 1798, houve um dos primeiros relatos médicos pelo doutor escocês Alexander Crichton, o qual descreveu e explicou a chamada inquietação cerebral e como esta inquietação poderia ser prejudicial à aprendizagem das crianças no cotidiano escolar, nomeando-a na época de doença da atenção. Ainda nas palavras do autor, em 1845, houve uma publicação importante realizada pelo médico alemão Henrich Hoffman, no livro Der Struwwelpeter, descrevendo o comportamento de uma criança hiperativa chamada Philip que é um personagem distraído, estabanado, inquieto e agitado que, por ter o comportamento hiperativo, se envolve em muitas confusões. Até o século XIX, houve algumas importantes publicações e referências a respeito do conhecido Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mas, apesar destes relatos, a primeira abordagem científica ocorreu em 1902 (SILVA, 2009; TEIXEIRA, 2011; TEIXEIRA, 2008; MUSZKAT, et al. 2011), ano em que este tema tornou-se um marco histórico na sociedade. Segundo os autores Silva (2009) e Teixeira (2011), George Fredrick Still - considerado o pai da pediatria britânica - realizou palestras no Royal College of Physicians, na cidade de Londres, onde Still mencionou crianças com comportamento hiperativo e uma incapacidade de sustentar atenção. Teixeira (2008, p.12) afirma que, nestas palestras, o pai da pediatria também mencionou crianças com dificuldades de seguir regras: desafiadoras, desatentas, agressivas e resistentes à disciplina. E Silva (2009, p.203) complementa, afirmando que Still falou também sobre crianças que eram excessivamente emotivas e passionais, mostravam pouca inibição à sua própria vontade, [...] eram desatentas, hiperativas, propensas a acidentes e ameaçadoras a outras crianças devido a atitudes hostis. As autoras Silva (2009) e Teixeira (2008) consideram que, diante das afirmações de George Still, os pais das crianças mencionadas nas palestras foram rotulados na época como portadores de um defeito de controle moral.

4 26945 Entretanto, após estudos realizados com 20 crianças, Still constatou, segundo Silva (2009), que o comportamento problemático destas crianças havia surgido antes dos oito anos de idade. Desse modo, o pai da pediatria George Still teve que reconhecer uma ligação hereditária no comportamento das crianças, ao perceber que alguns membros de suas famílias apresentavam problemas como depressão, alcoolismo e alterações de conduta (SILVA, 2009, p.203). E, segundo Teixeira (2011), George Still acreditava que os comportamentos das crianças, além de terem uma causa hereditária, se tratavam de uma condição médica grave. Os pesquisadores Muszkat, et al. (2011), Teixeira (2008) e Silva (2009) afirmam que, em pleno século XX, mais precisamente no período de 1917 a 1918, ocorreu um surto de encefalite na América do Norte, deixando um número considerável de crianças com sequelas comportamentais como limitação da atenção, da memória e da regulação dos impulsos físicos. Em decorrência disso, Silva (2009) enfatiza que as crianças que apresentavam características comportamentais semelhantes às descritas por George Still, foram estudadas por médicos norte-americanos e por apresentarem prejuízos na atenção estas crianças foram descritas em diversos estudos com distúrbio de comportamento pós-encefalite. Os autores Vasconcelos (2004), Silva (2009) e Teixeira (2008) relatam que, em 1934, baseando-se em estudos realizados com vítimas da pandemia de encefalite, os autores Eugene kahn e Louis H. Cohen publicaram no famoso The New England Journal Of Medicinal um artigo no qual afirmavam haver uma base biológica nas alterações comportamentais, como a hiperatividade. Diante disso, estabeleceu-se neste século uma relação entre a encefalite e uma possível deficiência moral. Termo criticado por Silva (2009, p.204), porque esta definição, segundo a autora, é concebida como um caráter falso para explicar o funcionamento do Transtorno do Déficit de Atenção. A pesquisadora afirma que outras crianças que não foram expostas ao surto de encefalite, mas que apresentavam sintomas similares, deviam ter sofrido um certo dano cerebral de alguma outra forma. Desse modo, para descrever estas crianças foi criado o termo cérebro danificado ou lesionado. Entretanto, os estudos da época reconheceram que grande parte destas crianças se mostrava muito inteligente e esperta para serem portadoras de uma lesão cerebral de qualquer extensão. Este fato acabou originando um novo termo: Lesão Cerebral Mínima (LCM), que se tornou popularmente conhecido e disseminado, apesar de não haver lesão

5 26946 cerebral óbvia [...] que pudesse ser evidenciada por um teste ou exame médico objetivo (SILVA, 2009, p.204). Ainda nas palavras de Silva, em 1957, Maurice Laufer - por acreditar que a síndrome seria uma doença exclusivamente de crianças do sexo masculino e que ao longo do crescimento natural da criança teria sua remissão - utilizou o termo hiperatividade infantil para descrever estas crianças. Em contrapartida, na mesma década, mais precisamente em 1960, a médica Stella Chess baseando-se em suas teorias e estudos chamou a patologia de Síndrome da Criança Hiperativa. Enquanto os autores Teixeira (2011) e Muszkat, et al. (2011) elucidam que o termo lesão cerebral mínima foi utilizado até o final da década de 1950, Silva (2009, p.204) complementa que devido à falta de evidências diretas e objetivas que pudessem constatar a presença de lesões cerebrais, o termo que antes era chamado de Lesão Cerebral Mínima foi posteriormente mudado para Disfunção Cerebral Mínima (DCM). Diante desta afirmação, Teixeira (2011) explicita que, na década de 1960, além da nomenclatura DCM desenvolveu-se outra terminologia que perdurou por mais de dez anos, a chamada Reação Hipercinética da Infância. Termo que, segundo Silva (2009), foi utilizado em 1968 pela Associação de Psiquiatria Americana (APA) ao publicar o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, em segunda edição (DSM II). Silva (2009) ressalta ainda que, no ano de 1980, com a publicação do DSM III, a forma adulta foi identificada, reconhecida e nomeada de tipo residual. Este reconhecimento trouxe mudanças significativas, dando destaque aos pontos clínicos e desvinculando os fatores causais. Desse modo, esta síndrome foi renomeada para Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA). Já os autores Teixeira (2011), Phelan (2005) e Muszkat, et al. (2011) se contrapõem, afirmando que neste mesmo ano foi descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - terceira edição - o termo Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e não o DDA. Em 1987, segundo Thomas Phelan (2005), o Manual Diagnóstico Estatístico dos Distúrbios Mentais, terceira edição (DSM III), foi revisado e os resultados da nova edição, a DSM III-R, alterou o termo Transtorno do Déficit de Atenção para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). E, exatamente em 1994, o termo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi definido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) e publicado no DSM IV.

6 26947 Ao longo da história, o TDAH recebeu várias nomenclaturas. A cada estudo realizado, a cada nova hipótese levantada, novos termos foram surgindo, mostrando que houve progressivos avanços na compreensão dos diferentes aspectos do transtorno. A partir de diversas pesquisas e estudos cautelosos, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade passou a ser visto por muitos autores, pesquisadores e especialistas como um problema neurobiológico, de origem genética, que tem início na infância e persiste na vida adulta. Silva (2009) complementa, afirmando que as crianças que geralmente apresentam comportamentos agitados, desastrosos, desajeitados, que não conseguem prestar atenção em nada, que sonham acordadas e que se distraem com os menores dos estímulos, frequentemente recebem rótulos de rebeldes, hiperativas, mal educadas, indisciplinadas, cabeça de vento, birutas, pestinhas, entre outros. Tais comportamentos, dependendo da intensidade e da frequência, são característicos do TDAH. O DSM IV apresenta critérios que devem ser cumpridos para que se identifique uma pessoa como portadora do TDAH. Segundo o Manual de Diagnósticos e Estatísticas, em sua quarta edição (apud ROHDE e BENCZIK, 1999; SILVA, 2009; PHELAN, 2005; MATTOS, 2011), o TDAH é subdivido em três tipos: I) Transtorno do Déficit de Atenção do Tipo Predominantemente Desatento: Este tipo de TDAH é mais identificado no sexo feminino e é percebido quando os sintomas de desatenção são mais predominantes. Ele está associado a maiores dificuldades de aprendizagem e, por este motivo, muitas crianças são vistas como lentas no aprendizado e acabam recebendo muitos rótulos, tais como: lerdas, demoradas, burrinhas, entre outros. II) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade do Tipo Predominantemente Hiperativo/Impulsivo: É identificado quando os sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais marcantes. Geralmente, crianças que apresentam este tipo de TDAH têm maiores dificuldades de relacionamento com amigos, colegas, apresentam mais problemas de comportamento e são impopulares. Suas ações parecem ser involuntárias e não apresentam domínio do próprio corpo, pois primeiro fazem e depois pensam. III) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade do Tipo Combinado: as crianças que apresentam este tipo de TDAH têm muitos dos sintomas da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade no mesmo grau de intensidade. Este tipo apresenta maior prejuízo global de funcionamento na vida da criança.

7 26948 Este transtorno tem um grande impacto na vida das crianças e das pessoas com as quais convivem por ser um transtorno caracterizado por distúrbios comportamentais que, segundo Silva (2009), Teixeira (2011) e Rohde, et al. (2003), estão relacionados a três sintomas básicos do TDAH: a desatenção, a hiperatividade física e mental, e a impulsividade. O TDAH no processo de ensino e aprendizagem Inúmeras pesquisas científicas mostram que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é caracterizado pelos sintomas da desatenção, da impulsividade e da hiperatividade. Porém, identificar alguns destes sintomas em uma criança e dizer que ela é portadora do TDAH torna-se um passo perigoso, que possivelmente poderá causar frustrações futuras (ou rótulos) para a criança. O fato de a criança apresentar alguns dos sintomas da desatenção, hiperatividade ou impulsividade não a torna portadora do TDAH, pois todas as crianças em fase escolar podem demonstrar alguns destes sintomas. Como afirma Silva (2009), o que pode distinguir uma criança com o transtorno de outras é a frequência e a intensidade com que estes sintomas aparecem, quando comparados em crianças da mesma idade. Vários autores consideram que o TDAH é identificado com maior frequência no âmbito escolar, pois, em relação aos conteúdos, serão mais exigidas e terão que aprender no ritmo da turma. Devido a toda esta cobrança, os sintomas do TDAH tornam-se mais evidentes e é dentro deste contexto que podem surgir também as dificuldades de aprendizagem e outras comorbidades que acompanham esse transtorno. Pensando em diversos fatores, e nas várias razões que podem interferir no processo da aprendizagem dos alunos com o TDAH, é necessário que o docente tenha uma relação de qualidade com o seu aluno. Isto quer dizer que deve buscar sempre a melhoria do processo de ensino, tendo como princípio que toda criança deve ter a oportunidade de aprender e interagir com os demais, independentemente de sua dificuldade e diferença, pois, para o indivíduo, é uma questão de vivência. Por isso, a importância do olhar atento do professor para com o aluno é essencial no sentido de perceber os sintomas apresentados por ele. Mas, além do olhar atento do professor é necessário que o docente esteja atento às fases do desenvolvimento da criança, buscando informações e baseando-se nas contribuições do suíço Jean Piaget ( ) sobre os estágios em que a criança está:

8 26949 O professor deve estar atento às fases do desenvolvimento da criança para que ele possa intervir adequadamente, proporcionando situações educativas que vão ao encontro do seu nível de compreensão e abstração dela para que haja uma aprendizagem efetiva. Seria uma troca de meios para que esse desenvolvimento ocorra, fatores internos e externos intercalando-se (SANTOS, 2009, p.10). A autora reforça a importância de conhecer às fases do desenvolvimento em que a criança se encontra com a finalidade de proporcionar ao aluno uma educação de qualidade, no caso de um transtorno ou uma dificuldade identificada. Por meio de atividades adaptadas, os conteúdos se tornarão mais compreensíveis para a criança, pois cada uma delas é um ser único na busca de novas aprendizagens. Uma vez que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos mais identificados em crianças em fase escolar, torna-se necessário conhecer como este transtorno é visto pelos especialistas e professores, uma vez que os docentes são considerados pelos médicos como a chave para um possível diagnóstico. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola pública de Curitiba e com especialistas da área da saúde, os quais estão relacionados diretamente com estas crianças. O TDAH no ambiente escolar: a visão dos professores Foram entrevistadas quatro professoras de uma escola municipal de Curitiba, localizada no bairro CIC, por terem dois alunos com o diagnóstico do TDAH na mesma turma, que serão aqui identificados como ALUNO 1 o qual além do TDAH, tem também o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) -; e ALUNO 2, que tem o laudo apenas do TDAH. As entrevistadas foram realizadas com a professora regente, a professora que identificou o ALUNO 2, a professora de educação física e a professora de artes com o objetivo de conhecer quais são as suas concepções a respeito deste transtorno e como é o dia a dia delas com essas crianças. As quatro professoras situam-se na faixa de 24 a 36 anos, são formadas em pedagogia, artes plásticas, educação física, matemática, magistério com pós-graduação em educação especial, educação inclusiva e formação de professores, respectivamente. O tempo de formação delas varia de 04 a 36 anos. As quatro professoras da escola municipal, ao serem questionadas sobre como receberam a informação de que teriam um aluno com o TDAH e se já conheciam o significado desta sigla, responderam que já conheciam a sigla e que receberam a notícia com

9 26950 naturalidade, uma vez que uma destas professoras já atua nas salas de recursos e tem um filho com este transtorno. A professora regente, ao responder a primeira pergunta, ressaltou que nos dias de hoje não é mais novidade ter uma aluno com o TDAH em sala, pois, segundo ela, a maioria das salas tem alunos com laudos e outros em processo de avaliação. Ao serem indagadas se elas mudaram suas didáticas em sala de aula e se há adaptações nas atividades para este aluno, as professoras das aulas especiais responderam que não isso não foi necessário. A professora que identificou os sintomas do TDAH no ALUNO 2 falou que sempre disponibilizava as mesmas atividades da turma para ele, mas que sempre procurava dar um enfoque diferenciado para atrair a sua atenção. Já a professora regente, com toda a sua experiência em sala de aula, disse que tendo aluno com o TDAH em sala ou não, sempre temos que adequar a nossa didática à situação da turma. Então, sempre tem um aluno que de repente não tem o TDAH, mas tem uma necessidade especial. Então, nós temos que estar adequando a nossa didática para conseguirmos atender todos os alunos. E afirmou que existe esta adaptação, pois há momentos em que precisa explicar mais vezes, detalhar mais, precisa dar um atendimento mais individual para alguns, de acordo com a necessidade de cada um, concluiu dizendo: Não que nós consigamos atender a todos da mesma maneira, não alcançamos a todos da mesma maneira, mas tentamos ao máximo adaptar usando recursos visuais, atividades de maior interesse a fim de alcançar esses alunos também. Com o objetivo de conhecer como é a relação social dos alunos com TDAH na escola, as professoras foram questionadas a respeito da relação desses alunos com elas e com os demais colegas em sala de aula. A professora que identificou os sintomas no ALUNO 2 ressaltou que, na questão do relacionamento, ele sempre teve uma relação bem amigável com os demais. A professora de artes respondeu que o ALUNO 1 é bastante agressivo, disperso, não gosta de realizar as atividades, conversa bastante na sala e ressaltou que esse aluno responde e muitas vezes agride os colegas da sala. Em relação ao ALUNO 2, a docente disse que ele é disperso, mas apresenta um bom relacionamento com todos e sempre realiza as atividades propostas. Já a professora de educação física, ao contrário das demais, disse que ambos são tranquilos, mas esclarece que o ALUNO 1 resiste muito à socialização. Em sua visão, ele prefere sempre se isolar, mas que os colegas sempre o ajudam a lembrar de algo que ele

10 26951 esqueceu, como algum exercício, por exemplo. A professora regente, assim como as outras professoras, disse que o comportamento dos dois com a turma é diferente. Pois, segundo ela, o ALUNO 1 apresenta momentos de agressividade e momentos em que ele se isola da turma. Já o ALUNO 2 é mais participativo, apesar de ser muito intolerante, porque segundo ela há determinadas brincadeiras que ele não gosta. Ela relata que os colegas da turma aceitam os dois da mesma forma e que eles compreendem a agitação, os momentos de agressividade e de impaciência dos dois. Mas, que entre os dois existe uma rivalidade muito grande. Quanto ao seu relacionamento com ambos, disse ser ótimo e bastante afetivo: Eu procuro estar elevando a autoestima dos dois, eu procuro tratar bem os dois e eles são a mesma coisa comigo, o relacionamento entre nós é de bastante qualidade. Eu acredito que se o desenvolvimento deles não está melhor não é por conta do meu relacionamento com eles, porque não tenho esta questão da implicância que os professores têm, porque é difícil ter um aluno com o TDAH em sala, mas eu não tenho problemas de relacionamento com eles. Ao serem questionadas se elas sabem se os alunos tomam medicação e qual é a opinião delas a respeito disso, a professora de artes respondeu que não sabe se eles usam medicamentos e a professora de educação física disse que acha que eles utilizam a ritalina, mas esclareceu que não tem certeza. Já a professora regente respondeu, demonstrando muito conhecimento a respeito dos alunos, que os dois tomam medicação. Segundo ela, o ALUNO 2 toma ritalina e o ALUNO 1, até as férias, estava tomando ritalina, parece que o medicamento dele foi alterado, inclusive o comportamento dele também alterou bastante. Todas as professoras concordam com o uso da medicação e a professora regente esclareceu que é a favor deste tratamento, enquanto for necessário. Pois, segundo ela, há momentos que exigem a atenção dele e ele precisa estar fazendo o uso da medicação, complementando: Eu acho que um grande problema que nós enfrentamos é o medo de viciar no medicamento, é um medicamento de tarja preta, os pais se assustam e eles preferem arrumar formas alternativas de tratar isso. Mas, para nós professores é complicado, pois ao mesmo tempo em que nós temos eles em sala de aula, nós temos os outros que não são laudados e temos outras crianças para ensinar.

11 26952 E explicitou que, para melhorar a própria qualidade de ensino para os alunos com o TDAH, eles precisam do medicamento e diz que isso não significa que eles precisam tomar duas vezes ao dia, mas sim naqueles momentos em que realmente é cobrada a atenção. E desabafou: Inclusive eu acho uma negligência muito grande, a família que sabe que a criança precisa do medicamento e não dá, porque não é simplesmente o não dar o medicamento é estar atrapalhando o processo de aprendizagem deste aluno que com certeza não vai ter dificuldades sozinhos, vai acabar atrapalhando outros colegas em sala também. Ao serem questionadas se um aluno com o TDAH pode ser considerado como um aluno incluso, apenas uma respondeu que não e as outras responderam que sim. A única professora que respondeu não, explicou que com a realidade de hoje já se tornou comum ter um aluno com o TDAH em sala de aula e por este motivo ele não pode ser considerado como um aluno incluso. A professora regente falou que, se for pensar em questão de quantidade, existem tantos alunos com o TDAH que seria uma certa banalização das dificuldades. Pensa que, dependendo do aluno e de suas condições, pode ser considerado com um aluno incluso. E explicou que o ALUNO 2 ela não consideraria como um aluno incluso, porque ele medicado consegue realizar as atividades do processo de aprendizagem. Já o ALUNO 1, ela consideraria como um aluno incluso, pois ele tem necessidades diferentes. O TDAH no ambiente clínico: a visão dos especialistas Com o objetivo de conhecer as concepções dos especialistas sobre o TDAH e como eles auxiliam as crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, foram entrevistados quatro especialistas, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os quatro entrevistados situam-se na faixa de 29 a 50 anos, são formados em neurologia, psiquiatria, psicologia e psicopedagogia, respectivamente. E o tempo de formação varia de cinco a 26 anos. Os quatro especialistas atuam em clínicas particulares e um dos neurologistas atua também no Hospital de Clínicas (HC). O psiquiatra, além da clínica, atua também no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As entrevistas com os neurologistas foram iniciadas com a indagação sobre a idade em que, geralmente, os pais das crianças procuram por uma consulta médica sobre o TDAH. O

12 26953 Neurologista 1 disse que as crianças que têm hiperatividade chegam mais cedo nas consultas e afirmou que a hiperatividade é predominante em meninos com quatro ou cinco anos. O médico explicou que a hiperatividade incomoda mais os pais e que, por isso, as crianças podem chegar até com três anos nas clínicas. Ainda mais, segundo ele, se esta criança além da hiperatividade tiver mais alguma comorbidade, como o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e o Transtorno de Conduta (TC). O neurologista disse também que, em meninas, aparece geralmente a forma mais desatenta e que, por isso, elas chegam infelizmente mais tarde nos consultórios, algumas vezes no 3º ano, no 4º ano, 5º ano ou até no ensino médio. De acordo com Silva (2009), a hiperatividade é menos frequente no sexo feminino e, por essa razão, muitas vezes elas passam despercebidas e o diagnóstico acaba sendo feito muito tarde, sendo que entre a população feminina o que predomina é o TDA sem hiperatividade. Já o Neurologista 2 disse que a procura no consultório dele é de todas as idades, mas ressaltou que a maior incidência acontece entre 06 e 12 anos. Após o laudo, as crianças com o TDAH iniciam os atendimentos como forma de intervenções para o seu melhoramento em várias áreas. Desse modo, ao serem questionados como concluem que as crianças não precisam mais destes atendimentos, ambos os neurologistas responderam que se a criança tiver TDAH o tratamento é de longa duração, pois o TDAH é uma doença que não tem cura. Mas, ressaltaram que o portador do transtorno se adapta ao cotidiano e a perspectiva de alta existe. Os especialistas afirmam que estes atendimentos geralmente são crônicos e que a grande maioria continua usufruindo das consultas, ainda mais se o paciente é hiperativo. O Neurologista 1 disse: Muitas vezes, nós usamos 01 ano a medicação, no outro ano iniciamos sem medicação e se ele começar a ir bem na escola e não ter problemas de comportamento da parte médica, ele recebe alta. Ele só continua com a psicóloga, com a fonoaudióloga dependendo da necessidade, mas muitos casos vão até o ensino médio. E frisou que, no consultório, ele tem pacientes que estão na faculdade e pacientes que já se formaram e que ainda recebem tratamento. Já o psiquiatra que atua no CAPS esclareceu que isso ocorre por critérios clínicos. Por exemplo, se os sintomas diminuíram, se os sintomas estão controlados e o prejuízo que a criança tem na sua vida familiar, escolar ou na vizinhança são mínimos, se houve uma diminuição no sofrimento e se ela está conseguindo desenvolver uma independência, ela pode

13 26954 receber alta. Segundo a psicóloga, para concluir se a criança não precisa mais dos atendimentos ela precisa fazer junto com a família um levantamento de dados, para saber se em casa está tudo certo, se a criança está se contendo mais, se não está mais tendo problemas na escola. Segundo ela, este é um fator muito importante, porque tudo o que acontece na escola é fundamental, pois ela é o termômetro para saber como a criança está, por ser o lugar que mais tem regras e é ali que nós vamos perceber como a criança está realmente. A medicação é um dos tratamentos mais indicados pelos médicos após o diagnóstico do TDAH. Desse modo, os especialistas foram questionados se concordam com o uso da medicação, quais são os prós e os contras em suas concepções. Ambos os médicos afirmaram que a medicação é essencial e que, como tratamento, é altamente eficaz e seguro. Mattos (2011, p.191), em relação à medicação, explica que em 70% dos casos, tanto em crianças quanto em adultos, o tratamento parece ser benéfico e que a sintomatologia do TDAH melhora de forma dramática, outras vezes a melhora é apenas parcial. Mesmo assim, o principal tipo de medicamento utilizado no TDAH, os estimulantes, apresentam um grau de resposta excelente em medicina. O Neurologista 2 ressaltou que a exceção seria em casos muito leves, em que pode não ser necessária a medicação. Para ele, o lado negativo é a possibilidade de efeitos colaterais como diminuição do apetite, interferência no sono, cefaleia, surgimento ou piora de tiques. Afirmou ainda que, esses efeitos colaterais não são comuns e muito raramente impedem a continuidade do tratamento. O Neurologista 1 disse que propõe o uso do medicamento duas ou três semanas e afirmou que tem pacientes que melhoram da água para o vinho, muitos pais falam que seu filho mudou, é outro filho depois que começou a tomar a medicação. Para o psiquiatra, é muito evidente que o remédio quando bem utilizado é bastante efetivo, pois, segundo ele, este ajuda na qualidade de vida dos portadores do TDAH, porque uma criança com o TDAH quanto mais tempo demorar para iniciar o tratamento mais ela não vai gostar de uma sala de aula, porque é ali que vão brigar com ela, que ela vai ser o pior, o ruim da sala de aula, o excluído. E afirmou também que a medicação para as crianças com TDAH proporciona a diferença entre a criança poder estar dentro de uma sala de aula aprendendo, do que está ali sendo julgada pelos professores, sendo muitas vezes odiada pelos pais dos outros alunos por

14 26955 estarem prejudicando o ensino de outros alunos. Ele ressaltou, também, que existem os efeitos colaterais, mas disse que os benefícios superam os riscos. Já a psicóloga respondeu que depende de cada caso, porque ela tem alguns casos que a própria terapia, a própria orientação para a escola pode dar conta destas crianças e ela não precisa ser medicada. Mas, se a criança não conseguir dar conta do conteúdo, do comportamento, de prestar atenção em sala e o comportamento não melhorar com todas estas orientações, então será encaminhada para tomar a medicação. E que, normalmente, a medicação que ela indica é a Ritalina. Ao serem questionados se, para eles, um aluno com o TDAH pode ser considerado como um aluno incluso, o Neurologista 1 respondeu que depende das comorbidades, mas que não necessariamente entra no aspecto inclusivo. E o Neurologista 2 complementou esta afirmação dizendo que alguns alunos com TDAH, além do TDAH, têm dificuldades específicas que podem interferir no aprendizado mas, que por isso não necessariamente pode ser considerado com um aluno incluso. No tocante ao aspecto inclusivo, o psiquiatra respondeu que não vê o aluno com o TDAH como um aluno de inclusão, pois eles têm potencial igual ao dos outros alunos. E completou dizendo que, falar que uma criança com o TDAH é uma criança inclusa é o mesmo que dizer que um aluno que tem uma asma está sendo incluso em uma sala, não faz muito sentido! Até porque é um transtorno altamente prevalente que até 5% das crianças podem ter TDAH em fase escolar. Então, 5% das crianças estão inclusas? Eu acho que sai um pouco do foco até mesmo da própria inclusão. Para a psicóloga, que também é psicopedagoga, a criança com o TDAH não pode ser considerada como um aluno de inclusão, pois, segundo a especialista, a criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade requer uma visão diferenciada, mas que isso não entra no aspecto inclusivo. Considerações Finais Diante das entrevistas realizadas, identifica-se que existem vários pontos comuns e divergentes entre os professores e os especialistas. Embora os especialistas afirmem que a medicação pode causar efeitos colaterais, todos admitem - inclusive os professores, por experiência no dia a dia - que o uso da medicação é importante para auxiliar a criança com o TDAH, tanto na vida social e pessoal, como na aprendizagem e no relacionamento com os

15 26956 demais. Torna-se imprescindível salientar também que, no tocante ao aspecto inclusivo, identificaram-se algumas convergências entre as respostas. De acordo com os quatro profissionais da clínica e uma das professoras da escola municipal, a criança com o TDAH deve ser atendida dentro de suas peculiaridades pelo professor e deve ter um olhar diferenciado do corpo discente, visto que as crianças precisam do auxílio do professor para obter sucesso no ambiente escolar. Mas, não devem ser considerados como alunos de inclusão. Entretanto, o Neurologista 1 e a pedagoga da escola municipal salientaram que se a criança com o TDAH tiver outros transtornos graves associados pode ser considerada como uma inclusão, pois exigirão mais dos professores Ao realizar este trabalho de pesquisa, o objetivo foi identificar o que é o TDAH para entender como este transtorno interfere na vida pessoal e escolar de uma criança. Uma vez que a maioria delas apresenta dificuldades na aprendizagem e nos relacionamentos sociais. Diante das entrevistas realizadas, conclui-se que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é mais facilmente detectado na escola e identificou-se também que as dificuldades na aprendizagem acontecem porque as crianças com o TDAH têm os sintomas da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade. Ainda no ambiente escolar, percebeu-se que, com a divulgação do TDAH, os professores estão conseguindo identificar mais precocemente os sintomas e que, por este motivo, as crianças estão chegando mais cedo às clínicas. Verificou-se também que o professor, sendo conhecedor dos sintomas e das consequências que o TDAH traz para a criança, poderá transformar a sala de aula em um ambiente motivador e estimulante, contribuindo positivamente no desenvolvimento da criança. Além disso, não se deve focar somente no professor como único responsável pela educação da criança com TDAH, pois é necessário o envolvimento dos profissionais especializados e principalmente a participação da família. Por isso, os professores devem estar seguros de que não estão sozinhos na tarefa de educar. REFERÊNCIAS MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 10. ed. Rio de Janeiro: ABDA, 2011.

16 26957 MUSZKAT, Mauro; MIRANDA, Monica Carolina; RIZZUTTI, Sueli. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: Cortez, PHELAN, Thomas W. TDA/ TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M.books, ROHDE, Luiz Augusto; BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade: O que é? Como ajudar. São Paulo: Artmed, SANTOS, Nilza Maria dos. Problematização das Dificuldades de Aprendizagem. Londrina, p. Trabalho de Conclusão de Atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional. PDE Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: < Acesso em: 28 de Out SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, TEIXEIRA, Gustavo. Desatentos e Hiperativos: Manual para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Bestseller, TEIXEIRA, Vivian Silva Sabará. Entendendo os portadores do TDAH. São Paulo: Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, (Trabalho de Conclusão de Curso). VASCONCELLOS, Jorgina Maria Alves de. Transtorno de Aprendizagem da Expressão Escrita na Criança Portadora de TDAH (Disgrafia). Rio de Janeiro, p. Monografia de Pós graduação Lato Sensu - Universidade Candido Mendes. Disponível em: < VASCONCELOS.pdf >. Acesso em 29 de Out de 2012.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

DISCIPLINA:DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM PROFESSOR(A):Deise Mª M. Barnabé E-MAIL:deisemmb@gmail.com CELULAR:(47)99615584

DISCIPLINA:DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM PROFESSOR(A):Deise Mª M. Barnabé E-MAIL:deisemmb@gmail.com CELULAR:(47)99615584 DISCIPLINA:DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM PROFESSOR(A):Deise Mª M. Barnabé E-MAIL:deisemmb@gmail.com CELULAR:(47)99615584 A criança hiperativa e os problemas escolares O TDAH Transtorno de déficit

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Fundamentos Teóricos e Práticos. com TDAH e Dislexia

Fundamentos Teóricos e Práticos. com TDAH e Dislexia Fundamentos Teóricos e Práticos no Processo Educativo do Aluno com TDAH e Dislexia Transtornos do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita DISLEXIA Aparecimento dos primeiros relatos Crianças com inteligência

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO

CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO ALINE OLIVEIRA SALGUEIRO* CLÁUDIA ROBERTA GASPARETTO NÁDIA HARUMI INUMARU RESUMO: O presente trabalho investiga

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO

ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO Autora: Suellen Viviane Lemos Fernandes Co-autora: Maria Irene Miranda Bernardes Universidade Federal de Uberlândia suellenped65@hotmail.com Introdução O presente trabalho

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O ENSINO REGULAR E O ESPECIALIZADO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES.

COMPARAÇÃO ENTRE O ENSINO REGULAR E O ESPECIALIZADO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. COMPARAÇÃO ENTRE O ENSINO REGULAR E O ESPECIALIZADO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. Iasmini Nicoli Galter 1, Mayla Gava ¹, Henrique Tabelini ¹, Elias Terra Werner².

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Índice. 1. Definição de Deficiência Motora...3

Índice. 1. Definição de Deficiência Motora...3 GRUPO 5.2 MÓDULO 10 Índice 1. Definição de Deficiência Motora...3 1.1. O Que é uma Deficiência Motora?... 3 1.2. F82 - Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor... 4 2 1. DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Curso de Capacitação em Bullying

Curso de Capacitação em Bullying Curso de Capacitação em Bullying Segundo pesquisa do Instituto Cidadania e da Fundação Perseu Abramo, a violência é o tema que mais preocupa os brasileiros entre 15 e 24 anos (55% do total), à frente de

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH)

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Por Ana Luiza Borba Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia O aluno com distúrbio de aprendizagem (DA), possui, no plano educacional, um

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA Gabriela de Aguiar Carvalho, UFC Orientadora: Maria José Costa dos Santos, UFC INTRODUÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATORA: Senadora MARISA SERRANO

PARECER Nº, DE 2009. RELATORA: Senadora MARISA SERRANO PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 402, de 2008, que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento da dislexia na educação

Leia mais

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ SILVA, Luciana Aparecida Siqueira 1 ; SOUSA NETO, José Alistor 2 1 Professora

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO

XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO EPB0576 ALTERAÇÕES DO SONO E TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos Objetivos: (1) Estimar a prevalência dos sintomas dos transtornos mentais mais comuns na infância e na adolescência em crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 17 anos (2) Pesquisar a freqüência de uso

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

Palavras-chave: Deficiência visual; Teorema de Pitágoras; Matemática.

Palavras-chave: Deficiência visual; Teorema de Pitágoras; Matemática. MATERIAL CONCRETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL Clara Izabel Strottmann Faculdades Integradas de Taquara clizst@gmail.com Fernanda Schuck

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH TEA Módulo 4 Aula 2 Comorbidades 1 TDAH É uma das comorbidades mais comuns e mais preocupantes quando se trata do Transtorno do Espectro Autista porque leva a duas coisas fundamentais que podem atrapalhar

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH

ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 660 ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH Camila Rodrigues Costa 1, 2 Matheus

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) :

A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : Transtorno de Déficit de Atenção chama a atenção pela sigla TDAH sendo um distúrbio que ocorre em pessoas desde os primeiros

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 Diulien Helena Pereira Rodrigues Pâmela Caroline Roberti Dos Santos Souza Walter Batista

Leia mais

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A GESTÃO DAS DIFERENÇAS LINGUÍSTICAS

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A GESTÃO DAS DIFERENÇAS LINGUÍSTICAS INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A GESTÃO DAS DIFERENÇAS LINGUÍSTICAS Patrícia Graff (Universidade Federal de Santa Maria UFSM¹) (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI²) Um

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF O RECONHECIMENTO DO ALUNO DISLÉXICO PELO EDUCADOR Eliete Maria dos Santos 1 Roselene Nardi 2 A dislexia, como dificuldade de aprendizagem, verificada na educação escolar, é um distúrbio de leitura e de

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

RAZÕES QUE DESMOTIVAM E MOTIVAM NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS

RAZÕES QUE DESMOTIVAM E MOTIVAM NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS RAZÕES QUE DESMOTIVAM E MOTIVAM NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS Roberta A. dos Santos 1* (IC), Karen.L. Cruz 1 (IC) Verno Krüger 2 (PQ) beta x@hotmail.com 1-

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência INOCÊNCIO, Sibelle Williane Dias dos Santos DAXENBERGER, Ana Cristina Silva Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Agrárias Departamento

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA André Martins Alvarenga Universidade Federal do Pampa andrealvarenga@unipampa.edu.br Bruna Borges Telmo Universidade Federal

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DE VIDA DE ALCOOLISTAS

HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DE VIDA DE ALCOOLISTAS HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DE VIDA DE ALCOOLISTAS Jéssica Molina Quessada * Mariana Caroline Brancalhão Guerra* Renata Caroline Barros Garcia* Simone Taís Andrade Guizelini* Prof. Dr. João Juliani ** RESUMO:

Leia mais

PROPOSTA DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA COMO APOIO PARA CRIANÇAS COM ATRASO DE LINGUAGEM ESCRITA

PROPOSTA DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA COMO APOIO PARA CRIANÇAS COM ATRASO DE LINGUAGEM ESCRITA PROPOSTA DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA COMO APOIO PARA CRIANÇAS COM ATRASO DE LINGUAGEM ESCRITA Ana Paula ZABOROSKI anapaulazaboroski@yahoo.com.br Ana Cândida SCHIER aninhaschier@yahoo.com.br Jáima

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial

Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial Prof.: Sírio Chies Aluna: Talita Tichz TEMA: Educação Inclusiva. PROBLEMA: Quais são as situações, dificuldades e limitações enfrentadas pelos

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes O que pensam os pacientes como clientes 1 Edição AGENDA Metodologia Sinopse A Pesquisa METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal

Leia mais

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS.

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. Fernanda Gabriely Andrade 1 Lindeberg Ventura de Sousa 2 Antônio Gautier Falconiere

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais