São Camilo Saúde. Confira nosso novo site Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 03. Pg. 04. Pg. 05

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São Camilo Saúde. Confira nosso novo site www.saocamilosaude.com. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 03. Pg. 04. Pg. 05"

Transcrição

1 Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/) Hospital Leonor Mendes de Barros (Campos do Jordão/SP) Confira nosso novo site Hospital Monsenhor Horta (Mariana/) Hospital Nossa Senhora do Carmo (Resplendor/) Hospital Regional (Taubaté/SP) Hospital São Camilo (Capinópolis/) Hospital São Camilo (Formosa/GO) Hospital São José e São Camilo (Aimorés/) Hospital São Marcos (Nova Venécia/ES) DESTAQUE Formosa - HSC inaugura novo ambulatório e laboratório. Capinópolis - Novas aquisições para o Hospital São Camilo. Pg. 02 Timóteo - HMVB realiza Campanha de higienização das mãos. Nova Venécia - Hospital São Marcos Incentiva Parto Humanizado. Mariana - HMH encerra XI Sipat. Itabirito - HSVP realiza Campanha de arrecadação de roupas Resplendor - HNSC sensibiliza para Programa 5S. Itu - Nova Gestão da Cipa recebe curso introdutório. Pg. 03 Pg. 04 Pg. 05 Hospital São Vicente de Paulo (Itabirito/) Santa Casa de Itu (Itu/SP) Sociedade Beneficente São Camilo Presidente: Pe. Leocir Pessini Superintendente: Pe. Justino Scatolin Diretor Geral: Domingos Sávio São Camilo de Léllis

2 Página 2 Formosa GO São Camilo inaugura novo laboratório e ambulatório Obras avaliadas em mais de 300 mil reais modernizam instalações do Hospital Ontem, 03-02, a diretoria administrativa do Hospital São Camilo apresentou para a comunidade formosense um complexo de obras realizadas com o objetivo de modernizar os atendimentos oferecidos pelo ambulatório médico e laboratório, ambos reformados e ampliados com mais funcionalidade. As obras foram realizadas com recursos próprios e da mantenedora São Camilo, apoio do Plano de Assistência à Saúde, PAS e verba oriunda do próprio prestador de serviço laboratorial. Ao todo, foram 330 mil reais aplicados em obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos, instalação de rampa de fácil acesso aos setores e lanchonete. O ambulatório foi ampliado e com isso a disposição dos consultórios melhorou muito, ganhamos muito com a sala de espera, pois, além de confortável o aproveitamento da luz natural foi muito grande. O espaço é climatizado, com TVs de LCD, guichês privativos e a cafeteria, afirma o diretor administrativo, Marcos Paiva. O Laboratório agora está mais acessível com a instalação de uma rampa que permite aos clientes externos e aos próprios usuários internados agilidade nos procedimentos de exames e entrega de resultados. Ambulatório: Média mensal de três mil consultas. Capinópolis Acima, Gestores da SBSC, direção do HSC, PAS e Laboratório. À esquerda, o descerramento da placa. Entendemos que a porta de entrada de um hospital é o ambulatório, exatamente o início do relacionamento do paciente com o hospital e o serviço de laboratório complementa este atendimento com os exames. Agora nivelamos a estrutura do local de consultas e de realização de exames resguardados pela, Anvisa, complementa. Laboratório: Expectativa de aumento de 5% nos exames. HSC é contemplado com equipamentos O Hospital São Camilo recebeu no último dia 17, uma doação da Dra. Thays Helena Barbosa, médica ginecologista, 3 afastadores, instrumentais cirúrgicos que reforçam a prestação de serviços de assistência cirúrgica e um sonar portátil, aparelho que permite visualização mais intensa dos sinais vitais dos usuários. Foi adquirido pela diretoria administrativa do HSC, uma nova autoclave, aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor húmido sob pressão com mais segurança. Acima, a autoclave do HSC.

3 Timóteo HMVB realiza Campanha de Higienização das Mãos Página 3 No último dia 31, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, SCIH do Hospital e Maternidade do Vital Brazil realizou mais uma Campanha de Higienização das Mãos com o foco voltado para a importância de cada colaborador aplicar a técnica que envolve a lavagem das mãos como principal meio de prevenção de infecções. A higienização das mãos é a maneira mais eficaz de prevenir a infecção. Sempre que uma pessoa tocar ou entrar no quarto de um paciente internado é preciso higienizar as mãos. Pelo menos 50% das infecções poderiam ser evitadas com a higienização correta, afirma a enfermeira do SCIH Graciella Duarte. Nova Venécia ES res do hospital acompanhada da mascote Florênce Vital. Eles orientaram e distribuíram aos funcionários e médicos um frasco de álcool em gel a 70%, para ser utilizado no bolso do jaleco facilitando o acesso na hora de manipular o paciente ou realizar algum procedimento. Hospital São Marcos Incentiva Parto Humanizado Ao lado, a mascote Florênce que representa o projeto de conscientização de infecção hospitalar. Legislação Com o objetivo de instituir e promover a higienização das mãos, prevenindo as infecções relacionadas à saúde, o HMVB se adequou a resolução RDC Nº 42. Foi instalado nos quartos, corredores, e recepções e um dispositivo de álcool para fricção antisséptica das mãos. Depois de realizar algumas adequações no Centro Obstétrico e no setor de alojamento conjunto, o Hospital São Marcos priorizou ações Outra ação importante é permitir ao bebê estar em contato direto com a mãe. A criança e a mãe sentem o calor de seus corpos, os de humanização no ambiente batimentos cardíacos e hospitalar no que diz res- peito às parturientes e puérperas, respectivamente nos momentos que antecedem, durante e pós parto. sem contar o carinho que é fundamental para ambos, acrescenta a enfermeira. O Hospital disponibilizou também uma técnica que Uma das ações de extrema enfermagem que realiza relevância foi a definição de que toda parturiente tem direito Família acolhida pelo acompanhamento. orientações diárias para incentivo ao aleitamento materno, a um acompanhante que permanece ao seu lado durante todo o período de permanência no hospital. O sentimento de segurança com apoio e que oferece condições humanas e emocionais só pode ser favorável ao nascimento do bebê. A mulher fica mais tranquila e, assim também o parto, afirma Ingrid Ginelli, gerente de enfermagem do HSM. pois, o leite materno contém todas as pro- teínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável, com proteção a certas doenças e infecções. A iniciativa tem sido muito bem aceita pelas parturientes e as equipes médicas e de enfermagem têm sido parceiros fundamentais, frisa a diretora administrativa, Gilmara Sossai.

4 Mariana HMH encerra a XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes Página 4 O Hospital M on se n h o r Horta tem motivos de sobra para comemorar mais uma Semana Interna de Prevenção Oficinas e mini cursos. de Acidentes no Trabalho realizada contado com efetiva participação dos colaboradores. A XI Sipat promoveu palestras, cursos, oficinas e atividades práticas que envolveu capacitou os presentes. Um dos assuntos tratados foi a paramentação que deve ser seguida por hospitais, principalmente no que diz respeito aos setores que lidam diariamente com equipamentos, instrumentais cirúrgicos e aparelhos eletrônicos. Ergonomia também foi tema de discussão entre os palestrantes. A nutricionista Carolina Miranda abordou as doenças transmitidas Atividades práticas. por alimentos. Itabirito Para descontrair, os colaboradores puderam contar com alimentação especial nesta semana, oficinas de customização do vestuário, maquiagem, decoração de unhas, sessões de massagem, palestras de motivação e outros. Higiene pessoal, orçamento doméstico e vestimentas adequadas também foram temas discutidos. Ficamos surpresos com a qualidade dos temas e das palestras proferidas. A proposta da Sipat não é apenas a de criar um ambiente favorável à conscientização do colaborador para ações preventivas e educativas no ambiente de trabalho, mas para a rotina diária, afirma Wagner Dias, diretor administrativo do HMH. Uma missa foi celebrada na sexta-feira, último dia da Semana de atividades. Este é um dos principais eventos tradicionais do hospital que, a cada ano, cresce e evolui de maneira positiva. O envolvimento de todos foi explícito e acreditamos que a instituição cresce com pessoas dispostas, complementa Edla do Carmo, assistente do diretor. Missa no dia de encerramento. HSVP realiza Campanha de arrecadação de roupas O Hospital São Vicente de Paulo em parceria com a Unimed Inconfidentes promoveu neste mês de janeiro uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos e outras necessidades para as vítimas das chuvas da região Serrana e demais localidades afetadas por catástrofes em todo o país. O intuito da campanha foi ajudar a amenizar um pouco da dor, perdas e prejuízos causados pelos temporais ocorridos no começo do ano. Este gesto de solidariedade mostra um pouco da preocupação do hospital com as causas sociais do nosso país. A campanha foi feita com funcionários do HSVP e aberta a população geral, afirma Rosângela Carvalho, diretora do HSVP. Várias pessoas contribuíram com a doação de roupas, alimentos, material de higiene pessoal, água mineral, remédios, fraldas, entre outros. Depois de arrecadar, o hospital repassou essas doações para Unimed, que as encaminhou para a Defesa Civil. A campanha foi tão bem planejada e com boa repercussão por parte da comunidade que, mesmo depois do término da campanha, sacolas e mais sacolas chegaram ao hospital, complementa Rosângela. A colaboradora Iara Elias com os donativos.

5 Resplendor HNSC realiza Reunião de Sensibilização do Programa 5S Página 5 No dia 26/01 foi realizada uma Reunião Geral no HNSC com objetivo de sensibilizar os colaboradores para a Implantação do Programa 5S na instituição, com lançamento previsto para os dias 07 e 08 de fevereiro. O Programa, utilizado pela maioria dos hospitais brasileiros acreditados e os que buscam acreditação, se constitui numa das ferramentas que podem ser usadas para implantar o Sistema da Qualidade total numa instituição. Possui como essência a mudança de atitudes, pensamentos e comportamento das pessoas. O conceito dos 5S se consiste em: Senso de Utiliza- Itu SP Informativo Semanal Projeto Gráfico: LC Web Comunicação Jornalista Responsável: Lilian Cacau lcwebcomunicacao@gmail.com ção, Senso de Arrumação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e Senso de Autodisciplina. Sendo estes, elementos imprescindíveis para manter um ambiente de trabalho favorável à produção individual e coletiva, afirma Mariana Carrijo Bissi, componente do grupo da qualidade. Benefícios esperados pelo Programa: Eliminação do desperdício, organização do espaço, padronização dos processos, melhoria da qualidade no trabalho, melhoria das relações humanas, autodisciplina e educação dos colaboradores para a Gestão da Qualidade Total. Santa Casa realiza curso de Prevenção de Acidente para nova gestão da CIPA A CIPA da Santa Casa de Itu tem nova gestão para o ano de Os membros eleitos no início deste mês, serão empossados no próximo dia 03, quando começa a atuação da nova comissão. Para iniciar o ano com atitudes de conscientização entre os membros e integrantes o hospital proporcionou palestras durante uma semana em Prática aos novos cipeiros. referência ao O programa é imprescindível para quem busca a Acreditação. Encontro de gestantes no HNSC reforça cuidados dos pais com o bebê O Hospital Nossa Senhora do Carmo iniciou no dia 13 de janeiro de 2011, o 3º ano da realização do Encontro de Gestantes. Neste grupo são realizados palestras com orientações e visitas na área física destinada ao atendimento das mesmas. O curso Cuidados com o recém-nascido, foi destinado às gestantes que residem em Resplendor e região que pretendem dar à luz no Hospital Nossa Senhora do Carmo. Curso de Prevenção de Acidentes. Prevenção e combate à Incêndios, Doenças do Trabalho, Mapa de Risco, NR5, Organização e Ética foram alguns dos temas abordados. Os assuntos são imprescindíveis para o conhecimento dos novos cipeiros que têm por missão desenvolver ações para minimizar a taxa de acidentes. Além disto, estes colaboradores atuam de forma a favorecerem um ambiente mais saudável na Santa Casa com acompanhamento do trabalho nos setores. Com esta maratona de curso os novos membros agora estão capacitados para assumir suas responsabilidades, afirmou a vice-presidente da CIPA, Elisângela Pereira da Silva.

São Camilo Saúde. Regional Centro Sudeste

São Camilo Saúde. Regional Centro Sudeste São Camilo Saúde Regional Centro Sudeste Volume XXII Ano I 04-12-09 Informativo Semanal Acesse www.saocamilosaude.com E veja estas e outras notícias dos Hospitais da Regional Centro Sudeste da Sociedade

Leia mais

São Camilo Saúde Ano III, Edição 88

São Camilo Saúde Ano III, Edição 88 Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 88 16-09 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

São Camilo Saúde Ano III, Edição 85

São Camilo Saúde Ano III, Edição 85 Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 85 26-08 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

São Camilo Saúde. 14 de julho. Dia de. e do Administrador Hospitalar. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 04. Informativo Semanal

São Camilo Saúde. 14 de julho. Dia de. e do Administrador Hospitalar. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 04. Informativo Semanal Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 78 15-07 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

São Camilo Saúde. Confira os aniversariantes de Abril. Regional Centro Sudeste. http://www.saocamilosaude.com/destaque/niverabril.

São Camilo Saúde. Confira os aniversariantes de Abril. Regional Centro Sudeste. http://www.saocamilosaude.com/destaque/niverabril. Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 63 01 04-11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

Informativo Semanal. Timóteo - Paciente bariátrica tem alta no Vital Brazil. Aimorés - São José e São Camilo homenageia Padre Elias

Informativo Semanal. Timóteo - Paciente bariátrica tem alta no Vital Brazil. Aimorés - São José e São Camilo homenageia Padre Elias Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 64 08 04-11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

A N O I I, V O L U M E X L V I I I

A N O I I, V O L U M E X L V I I I São Camilo Saúde Informativo Semanal Regional Centro Sudeste A N O I I, V O L U M E X L V I I I 03-12- 10 Hospital Casa Caridade São Vicente de Paulo (Caxambu) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde) Hospital

Leia mais

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 87 09-09 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

A N O I I, V O L U M E X L I X

A N O I I, V O L U M E X L I X São Camilo Saúde Informativo Semanal Regional Centro Sudeste A N O I I, V O L U M E X L I X 10-12- 10 Hospital Casa Caridade São Vicente de Paulo (Caxambu) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde) Hospital

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP Atividades ambientais marcam semana no Centro de Educação Infantil Jardim Antártica Produzido pela LC

Leia mais

São Camilo Saúde. Confira nosso novo site www.saocamilosaude.com. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 03. Pg. 04

São Camilo Saúde. Confira nosso novo site www.saocamilosaude.com. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. 03. Pg. 04 Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 57 18-02 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste Informativo Semanal São Camilo Saúde Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/MG) Ano III, Edição 95 04-11 - 11 Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/MG)

Leia mais

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra http://www.saocamilosaude.com/boletins2011.html. Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste Informativo Semanal São Camilo Saúde Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/) Ano III, Edição 99 02-12 - 11 Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/)

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena Produzido pela LC Web Comunicação Ano II, Edição 25 20-04-11

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra em: www.saocamilosaude.com Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste DESTAQUE

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra em: www.saocamilosaude.com Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste DESTAQUE Informativo Semanal São Camilo Saúde Ano III, Edição 81 29-07 - 11 Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/MG) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/MG)

Leia mais

METÓDOS DE MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DA LIMPEZA

METÓDOS DE MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DA LIMPEZA OFICINA O AMBIENTE E A AQUISIÇÃO DE INFECÇÃO METÓDOS DE MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DA LIMPEZA Marcela Diab Luiz Líder Hotelaria Hospital São Francisco Em outubro de 2013, devido ao alto índice de colonização

Leia mais

A N O I I, V O L U M E X L X

A N O I I, V O L U M E X L X São Camilo Saúde Informativo Semanal Regional Centro Sudeste A N O I I, V O L U M E X L X 17-12- 10 Hospital Casa Caridade São Vicente de Paulo (Caxambu) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde) Hospital

Leia mais

Reportagem Gestão de Resíduos

Reportagem Gestão de Resíduos 22 Reportagem Gestão de Resíduos Conexão 32 Setembro/Outubro 2010 23 Enfermagem na gestão de resíduos Uma das etapas mais complexas da segurança e da limpeza hospitalar está relacionada à gestão dos Resíduos

Leia mais

Unidades de Negócios

Unidades de Negócios Grupo Clivale Como surgiu? História Tudo começou com a iniciativa de Raphael Serravalle ao perceber a carência de um serviço médico especializado na cidade do Salvador, calçada, induziu dois de seus filhos:

Leia mais

A N O I I, V O L U M E X X X V I I I

A N O I I, V O L U M E X X X V I I I São Camilo Saúde Informativo Semanal Regional Centro Sudeste A N O I I, V O L U M E X X X V I I I 24-09- 10 Hospital Casa Caridade São Vicente de Paulo (Caxambu) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde)

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Promoção da Saúde do Trabalhador da Saúde: conscientização acerca do uso de luvas e higienização das mãos pelos

Leia mais

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL...

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL... Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL... Validade

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 01/2014

CONCURSO PÚBLICO RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 01/2014 CONCURSO PÚBLICO RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 01/2014 Dispõe sobre a retificação do edital de abertura de inscrições para o provimento de cargo público do Quadro Permanente de Pessoal do

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH. Orientações

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH. Orientações PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH Orientações O que é o PCIH Considera-se Programa de Controle de Infecção Hospitalar o conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com

Leia mais

PROJETO AÇÃO SOLIDÁRIA 2015

PROJETO AÇÃO SOLIDÁRIA 2015 PROJETO AÇÃO SOLIDÁRIA 2015 AÇÃO SOLIDÁRIA CA DIRIGENTES 2015 1. Introdução O projeto Ação Solidária CA Dirigentes 2015, visa atuar junto à comunidade de Bateias, Campo Largo/PR, oferecendo uma atividade

Leia mais

Humanização no Atendimento

Humanização no Atendimento 1ª Jornada de Hotelaria Hospitalar Humanização no Atendimento Outubro de 2014 Juliana Hissamura Se pudéssemos ver o coração dos outros e entender os desafios que cada um enfrenta, acredito que nós trataríamos

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Grupo Humana Alimentar

Grupo Humana Alimentar ONG +VIDA Você também pode ajudar Nos seus cinco anos de existência, várias conquistas foram possíveis. No entanto, esta organização não governamental precisa constantemente do auxílio da comunidade. Uma

Leia mais

1.161 6.710 1.875. Posição em Março/2015

1.161 6.710 1.875. Posição em Março/2015 2014 7 1.161 249 55 9 6.710 1.875 Posição em Março/2015 791 mil Consultas 50,5 mil Internações 60 mil Proced. Cirúrgicos e Obstétricos 4,7 Milhões Diagnóstico e Tratamento 5.570.529 Total de procedimentos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO)

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO) PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO) Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas federais e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Proponente: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATIBA DO SUL Localização: BAIRRO FUNDEC Área da construção: 232,93 m² Resp. Técnica: Marlei Salete Ogrodowski

Leia mais

DDS -D IÁLO GO DIÁRIO DE SEG U RAN Ç A: UM A FERRAM EN TA À SERVIÇO DA PREVEN ÇÃO DE ACID EN TES

DDS -D IÁLO GO DIÁRIO DE SEG U RAN Ç A: UM A FERRAM EN TA À SERVIÇO DA PREVEN ÇÃO DE ACID EN TES DDS -D IÁLO GO DIÁRIO DE SEG U RAN Ç A: UM A FERRAM EN TA À SERVIÇO DA PREVEN ÇÃO DE ACID EN TES José Augusto Viana Engenheiro de Segurança 0xx21(91) - 2161421 / 2161367 ANTECEDENTES I. Indicadores Internos

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Ministério da Educação Universidade Federal da Grande Dourados Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Dourados/MS Janeiro de 2016 1. EQUIPE

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES

AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES PROJETO SALA DE ESPERA Equipe de trabalho: SERVIÇO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA FOP Cleide Rodrigues e

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra em: www.saocamilosaude.com Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg.

São Camilo Saúde. Acesse o conteúdo na íntegra em: www.saocamilosaude.com Regional Centro Sudeste. Regional Centro Sudeste DESTAQUE. Pg. Informativo Semanal São Camilo Saúde Hospital C. C. São Vicente de Paulo (Caxambu/MG) Ano III, Edição 93 21-10 - 11 Hospital Coração de Jesus (Campo Verde/MT) Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/MG)

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Experiências educativas no gerenciamento de resíduos gerados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Tainá Flôres da Rosa contato: tfrosa@hcpa.ufrgs.br telefone:(51)81414438

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL 1 SANTOS, Kassila Conceição Ferreira; SOUZA, Ana Lúcia Rezende; NOGUEIRA, Douglas José. Palavras-chave:

Leia mais

NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO

NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO Identificar a necessidade da mãe em receber orientação quanto ao aleitamento materno adequado; Orientar as mães, acompanhantes e/ou familiares,

Leia mais

A N O I I, V O L U M E X L I I I

A N O I I, V O L U M E X L I I I São Camilo Saúde Informativo Semanal Regional Centro Sudeste A N O I I, V O L U M E X L I I I 29-10- 10 Hospital Casa Caridade São Vicente de Paulo (Caxambu) Hospital Coração de Jesus (Campo Verde) Hospital

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES CASE DE SUCESSO: 5S COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA AS EQUIPES DO HOSPITAL CIDADE TIRADENTES Responsável pela Instituição: Renata Souza

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA 5.1 Nome da Iniciativa ou Projeto PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA 5.2 Caracterização da Situação Anterior A partir de 2005, houve início uma

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Programa de Qualidade de Vida

Programa de Qualidade de Vida Programa de Qualidade de Vida SOBRE O PROJETO OBJETIVO GERAL Padronizar as ações de qualidade de vida em todas as unidades de negócio da IMPSA no Brasil, proporcionando espaço aos colaboradores para que

Leia mais

Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO"

Seminário: TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO" FLEURY LINHA DO TEMPO Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Pelo presente termo de compromisso, de um lado a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Rio de Janeiro/ Fundo Estadual de Saúde, com endereço

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1559/02, DE 16 DE JULHO DE 2002.

LEI MUNICIPAL Nº 1559/02, DE 16 DE JULHO DE 2002. LEI MUNICIPAL Nº 1559/02, DE 16 DE JULHO DE 2002. Cria e extingue cargos na estrutura do Quadro Permanente de Cargos, lei Municipal 1338/98, e dá outras providências. WOLMIR ÂNGELO DALL`AGNOL, Prefeito

Leia mais

1º. SIMPÓSIO DE HOTELARIA WOLF COMERCIAL. HOTELARIA HOSPITALAR O olhar do profissional de saúde

1º. SIMPÓSIO DE HOTELARIA WOLF COMERCIAL. HOTELARIA HOSPITALAR O olhar do profissional de saúde 1º. SIMPÓSIO DE HOTELARIA WOLF COMERCIAL HOTELARIA HOSPITALAR O olhar do profissional de saúde HOTELARIA HOSPITALAR Diferencial competitivo Estar em um hotel Investimento Melhoria da qualidade da prestação

Leia mais

MARATONA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DESCRITIVO TÉCNICO DA OCUPAÇÃO DE: GESTÃO HOSPITALAR

MARATONA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DESCRITIVO TÉCNICO DA OCUPAÇÃO DE: GESTÃO HOSPITALAR MARATONA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DESCRITIVO TÉCNICO DA OCUPAÇÃO DE: GESTÃO HOSPITALAR 2015/2016 1. INTRODUÇÃO Nome da Ocupação: Tecnologia em Gestão Hospitalar Descrição da ocupação: O tecnólogo em

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP CEI Jardim Novo Horizonte realiza atividades de estímulo à criatividade As crianças do CEI Jardim Novo

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra de Projetos 2011 Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE EXTENSÃO BIOMEDICINA E A TERCEIRA IDADE

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE EXTENSÃO BIOMEDICINA E A TERCEIRA IDADE FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PLANO DE TRABALHO PROJETO DE EXTENSÃO BIOMEDICINA E A TERCEIRA IDADE Cariacica - ES 2010 2 1 - ENTIDADE/ÓRGÃO PROPONENTE

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE Elaborado por: Ana Paula de Menezes Assistente Social da CASSIND APRESENTAÇÃO A internação domiciliar ou home care é compreendida como a instalação de uma estrutura

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO

PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO 1 PROPOSTA DE ANÁLISE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE SÃO CAMILO Proposta: 004/2013 Interessado: Fundação Hospitalar e Maternidade São Camilo Datada Emissão: 16/09/2013 Unidade Instituto Solidário:

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O V o l u m e V R E L A T Ó R I O D O S P R O G R A M A S, P R O J E T O S E A Ç Õ E S P A R A O A L C A N C E D O C E N Á R I O R E F E R

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão Hospital Universitário Walter Cantídio Diretoria de Ensino e Pesquisa Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão HOSPITAL

Leia mais

Projeto Unimed Vida 2012. Projeto Unimed Vida 2012

Projeto Unimed Vida 2012. Projeto Unimed Vida 2012 Rev.00 Aprovação: 22/12/2011 Pg.: 1 de 4 Número de escolas participantes: 20 Projeto Unimed Vida 2012 Público alvo: escolas municipais, estaduais e particulares 1 com ensino fundamental completo de Blumenau.

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Atenção primária às gestantes de baixo risco

Mostra de Projetos 2011. Atenção primária às gestantes de baixo risco Mostra de Projetos 2011 Atenção primária às gestantes de baixo risco Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo

Leia mais

PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA

PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta ASSOCIAÇÃO DE CEGOS LOUIS BRAILLE CNPJ. 88173968/0001-60 Endereço: Rua Braille, 480 Núcleo Residencial Costa e Silva Bairro: Rubem Berta POA-RS - CEP: 91150-140 e-mail: acelb@terra.com.br Fone: 3344-18-04-33406840

Leia mais

- Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada. Fonte: O Diário de Teresópolis. Da Redação

- Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada. Fonte: O Diário de Teresópolis. Da Redação - Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada Fonte: O Diário de Teresópolis Da Redação Fortalecer o aleitamento materno por meio do apoio às mulheres que amamentam é o objetivo da Semana Mundial

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO Portaria nº 572/GM Em 1 de junho de 2000

MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO Portaria nº 572/GM Em 1 de junho de 2000 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO Portaria nº 572/GM Em 1 de junho de 20 O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria GM/MS nº 569/GM, de 1º de junho

Leia mais

b. Completar a implantação da Rede com a construção de hospitais regionais para atendimentos de alta complexidade.

b. Completar a implantação da Rede com a construção de hospitais regionais para atendimentos de alta complexidade. No programa de governo do senador Roberto Requião, candidato ao governo do estado pela coligação Paraná Com Governo (PMDB/PV/PPL), consta um capítulo destinado apenas à universalização do acesso à Saúde.

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES.

THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES. THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES. ANA LUCIA MESQUITA DUMONT; Elisa Nunes Figueiredo. Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte SMSA-BH (Atenção Básica)

Leia mais

A LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM

A LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM A LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM 1- PRINCIPAIS MARCOS DA HISTÓRIA DA SAÚDE E DA ENFERMAGEM NO BRASIL E A EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM DA COLONIZAÇÃO À ÉPOCA IMPERIAL Surge a primeira

Leia mais

Atenção de Média e Alta Complexidade Hospitalar: Financiamento, Informação e Qualidade. Experiência da Contratualização no Município de Curitiba

Atenção de Média e Alta Complexidade Hospitalar: Financiamento, Informação e Qualidade. Experiência da Contratualização no Município de Curitiba Atenção de Média e Alta Complexidade Hospitalar: Financiamento, Informação e Qualidade Experiência da Contratualização no Município de Curitiba 9º - AUDHOSP Águas de Lindóia Setembro/2010 Curitiba População:1.818.948

Leia mais

Planejamento Estratégico de TIC

Planejamento Estratégico de TIC Planejamento Estratégico de TIC Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe 2010 a 2014 Versão 1.1 Sumário 2 Mapa Estratégico O mapa estratégico tem como premissa de mostrar a representação visual o Plano

Leia mais

Gerente de Risco Sanitário do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense

Gerente de Risco Sanitário do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense ARTIGO Ensino à distância: desafios e perspectivas desta metodologia de aprendizagem para treinar e capacitar em gerenciamento de risco sanitário os profissionais de saúde na Rede Sentinela AUTORES Dalila

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Uma área em expansão. Radiologia

Uma área em expansão. Radiologia Uma área em expansão Conhecimento especializado e treinamento em novas tecnologias abrem caminho para equipes de Enfermagem nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia A atuação da Enfermagem em

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/01

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/01 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/01 A Associação Beneficente de Saúde ASBESAAN, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, qualificado como Organização Social, através do Decreto

Leia mais

Serviço externo de Psicologia para Empresas

Serviço externo de Psicologia para Empresas Serviço externo de Psicologia para Empresas.Porque as pessoas são a essência da empresa. Cada vez mais ouvimos falar na necessidade urgente de locais de trabalho saudáveis e são diversas as campanhas que

Leia mais

PARCERIA Município Cidadão

PARCERIA Município Cidadão PARCERIA Município Cidadão 1. Introdução O Hemoce é a instituição responsável pela execução da política de sangue do Ministério da Saúde no Estado do Ceará, que consiste essencialmente na coleta, no processamento

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais