O PARQUE HOTELEIRO BRASILEIRO ÀS PORTAS DA COPA 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PARQUE HOTELEIRO BRASILEIRO ÀS PORTAS DA COPA 2014"

Transcrição

1 O PARQUE HOTELEIRO BRASILEIRO ÀS PORTAS DA COPA 2014 Reunião Trimestral dos Conselhos de Administração, Curador e Consultivo do SPCVB Sede do SECOVI-SP,

2 O PARQUE HOTELEIRO BRASILEIRO UHs em hotéis, sendo 90% hotéis independentes (boa parte com menos de 20 UHs) e 10% de hotéis de redes (que, por sua vez, abrigam 27% das UHs). Deste total, UHs são qualificadas. 1/3 das UHs localiza-se nas dez maiores cidades (Rio e São Paulo respondem sozinhos por 16% do mercado). A média de ocupação dos hotéis no país está próxima dos 60%. Há alto grau de dependência do mercado doméstico exceto em destinos como Rio de Janeiro e São Paulo e em produtos de padrão econômico e midscale. Há pouca diversidade de produtos: ausência de grande número de hotéis long stay, à beira de estradas, em aeroportos ou tematizados, como ocorre em mercados maduros. Há mercado para crescimento em cerca de novas UHs/ ano, em 10 anos. (fontes: Ministério do Turismo, IBGE, FOHB, Revistas Hotel Pro, Hotéis e Hotel News, Consultorias Hotel Invest, Jones Lang LaSalle Hotels, BSH International e Caio Calfat Real Estate Consulting).

3 RANKING HOTELEIRO 2012 Ranking das redes hoteleiras no mundo Ranking das redes hoteleiras no Brasil Rede No. Hotéis No. UHs Rede No. Hotéis No. UHs 01 IHG Accor Hilton Atlantica Marriott BHG Wyndham Blue Tree Accor Transamérica Choice Nacional Inn Starwood Windsor Best Western Sol Meliá Home Inns Bourbon Carlson Allia Westmont Slaviero TUI AG/TUI Othon Jin Jiang Intercity Golden Tulip Posadas

4 RANKING HOTELEIRO 2012 Todas as top ten mundiais estão no Brasil, exceto a Home Inns. Com exceção da Accor e da Choice e Carlson (ambas representadas pela Atlantica Hotels, no Brasil), todas as outras têm poucos hotéis no país, mas começam a se expandir. A Hilton, em segundo lugar no mundo, está por aqui há mais de 40 anos com dois hotéis (São Paulo e Belém), começa a procurar novos mercados e inserir novas bandeiras. A IHG está no país no mesmo período, adaptou seus projetos e adequou seus contratos aos nossos condo-hotéis, e cresce. A Starwood expande, especialmente com a bandeira Sheraton, entre investimento próprio, arrendamento e franquia. A Hyatt está há dez anos no país, com hotel próprio em São Paulo e outro em construção no Rio, ambos com investimento próprio e começa sua expansão. A Marriott está há mais de dez anos por aqui, com 3 hotéis em São Paulo e 1 no Rio e planeja expansão. A Wyndham entra de vez no Brasil com Ramada, Days Inn, Super 8, entre outras. As grandes marcas de luxo começam a inserir o Brasil no mapa de suas prioridades: Four Seasons, Ritz Carlton, W, St. Regis, Park Hyatt, Mandarim Oriental, entre outras.

5 REDES INTERNACIONAIS NO BRASIL

6 NOVOS PROJETOS DE REDES INTERNACIONAIS NO BRASIL

7 REDES NACIONAIS + =

8 PRODUTOS E MERCADOS: Hotéis Econômicos: Hotéis Midscale: Hotéis Upscale: Hotéis de Luxo/Boutique: Hotéis Convenções: Resorts: Condo-Resort/ Fractionals: Retrofit Hoteleiro: Mais de 200 cidades: capitais, cidades médias e pequenas, com forte atividade econômica em agroindústria, pecuária, petróleo, mineração, têxtil, alta tecnologia, logística. Mais de 70 cidades : capitais e cidades médias, com forte crescimento econômico. de 6 a 10 cidades brasileiras: capitais e municípios grandes, de forte poder econômico. de 3 a 6 cidades brasileiras: principais capitais. Edifícios verticais em centros financeiros e corporativos. Edifícios horizontais e semi-verticais em áreas suburbanas ou em municípios próximos das grandes cidades. Áreas próximas ou pouco distantes das capitais, à beira-mar, em destinos serranos ou no campo. Grandes áreas localizadas em destinos paradisíacos, próximas de aeroportos, com boa infraestrutura urbana e turística; Retrofit de hotéis de negócios e eventos nas capitais e cidades médias. Bons negócios/ Operação imediata.

9 FUNDING: BNDES FINANCIAMENTO BNDES PRÓ-COPA TURISMO: Programa subsidiado para incentivar a construção de hotéis para a Copa Pontos fortes: Volume alto de financiamento (até 80% do valor do projeto), juros baixos (até 5,99 aa + spread), prazo longo de pagamento (até 18 anos) e prazo razoável de carência (até 2 anos, a negociar), garantia evolutiva, abrangência nacional. Pontos fracos: Dificuldade no enquadramento da empresa/ jurídico. Longo período de análise (seis meses, no mínimo).

10 FUNDING: INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA DE CONDO-HOTÉIS PRIMEIRA GERAÇÃO: flat ou apart-hotel, realizados nos anos Produto: Aptos. de grandes dimensões (45 a 55 m 2 ), para atender tanto ao hóspede quanto ao morador. Resultados negativos: Superoferta de produtos. Conflitos de interesses entre moradores e investidores (reunidos em pool de locação). SEGUNDA GERAÇÃO: flat 100% no pool de locação, realizados nos anos Produto: Aptos. de menores dimensões (18 a 35 m 2 ), para atender somente ao hóspede. Resultados negativos: Superoferta de produtos. Preços de vendas exagerados, em muitos casos.

11 CONDO-HOTÉIS TERCEIRA GERAÇÃO: HIIP: Hotel para Investidores Imobiliários Pulverizados ou Condo-Hotel (processo em curso). Produtos: Aptos. de dimensões menores (18 a 35 m 2 ), para atender somente ao hóspede. Formas de financiamento: Lançamento imobiliário de empreendimentos hoteleiros, através da venda de unidades habitacionais a investidores pulverizados; Constituição de Fundos de Investimento Imobiliários que apresentem hotéis em seu escopo de investimentos.

12 CONDO-HOTÉIS Objetivo: Disponibilizar parâmetros, referências e procedimentos que permitam caracterizar, de maneira objetiva, o que é, na prática, um bom produto de investimento hoteleiro de base imobiliária.

13 CONDO-HOTÉIS O Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados é um conjunto de parâmetros e referências usuais do mercado e consideradas como as melhores práticas pelo Grupo de Trabalho que, adequadamente sistematizados, permitem mostrar com mais clareza os direitos e obrigações de cada um dos envolvidos no processo de viabilização e operação de hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados, nomeadamente: Incorporadores Imobiliários e Developers ; Empresas de Gestão Hoteleira (Operadoras); Consultores Hoteleiros; Empresas de Hotel Asset Management ; Empresas de Comercialização e Intermediação Imobiliária; Bancos e Instituições Financeiras; Compradores/ Investidores.

14

15 Eng o Civil CAIO SERGIO CALFAT JACOB (caio@caiocalfat.com): Diretor geral da CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTING ( empresa de consultoria imobiliária que atua em Planejamento e Desenvolvimento de Empreendimentos Imobiliários e Hoteleiros, desde Out/1996. Vice-Presidente de Assuntos Turístico-Imobiliários do SECOVI-SP Sindicato da Habitação de São Paulo, mandato Fev/2012 a Fev/2014, após criar, fundar e coordenar o Núcleo Hoteleiro e Imobiliário-Turístico desta entidade desde Jul/2009. Fundador (Ago/2006) e membro do Conselho de Administração da ADIT Brasil Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, mandato Jul/2012 a Jul/2014. Fundador (Out/1998), ex-vice-presidente (Out/1998 a Set/2004), ex-presidente (Set/2004 a Set/2005) e, desde então, membro do Conselho Deliberativo Vitalício da LARES Latin American Real Estate Society. Membro do Conselho Consultivo do SPC&VB São Paulo Convention & Visitors Bureau, mandato Jan/13 a Jan/15. Professor de Análise de Projetos de Hotéis e Resorts, do MBA Real Estate promovido pela FUPAM/ FAU-USP, desde Coordenador e Professor do Curso próprio de Planejamento e Desenvolvimento Hoteleiro, promovido pela Academia de Engenharia e Arquitetura, desde Professor de Produtos Imobiliários: Hotéis, do Curso de Pós-Graduação MBA em Financiamento e Negócios Imobiliários, promovido pela UBS União Business School, Universidade Secovi e ABECIP, desde Professor de Planejamento de Empreendimentos Hoteleiros, do Curso de Especialização de Gerenciam o de Empreendim os na Construção Civil, na FAU-Mackenzie, de 2004 a Supervisor e professor do curso Planejamento de Empreendimentos Hoteleiros promovido pela Universidade Secovi e Vice-Presidência de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-SP, desde Autor do livro 150 Anos A História da Hotelaria de São Paulo, no prelo. Membro do Conselho Editorial da Revista Vida Imobiliária, Vida Imobiliária Brasil Editora, desde Dez/2009. Coordenador geral do Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados, produzido pela Vice-Presidência de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-SP, em Jan/2012. Autor dos capítulos sobre História da Hotelaria em São Paulo e Planejamento de Empreendimentos Hoteleiros do livro Hotel, Planejamento e Projeto, de autoria dos Arq os Nelson Andrade, Paulo Lúcio de Brito e Wilson Edson Jorge, Editora Senac SP, 2000.

Expansão no Brasil dos operadores internacionais/ novas bandeiras; O crescimento induzido: Copa 2014 e Olimpíada 2016.

Expansão no Brasil dos operadores internacionais/ novas bandeiras; O crescimento induzido: Copa 2014 e Olimpíada 2016. SITUAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO NO BRASIL O parque hoteleiro; Novos conceitos de hotéis de negócios e eventos; O mercado para hotéis de negócios no Brasil; Retrofit Hoteleiro; Funding para a construção de

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2014

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2014 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2014 O SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO APÓS A COPA Caio Sergio Calfat Jacob - ex-presidente da LARES (Latin American Real Estate Society)

Leia mais

Desafios do Parque Hoteleiro Brasileiro para 2014 e 2016

Desafios do Parque Hoteleiro Brasileiro para 2014 e 2016 Desafios do Parque Hoteleiro Brasileiro para 2014 e 2016 Caio Sergio Calfat Jacob Convenção Secovi-SP 2011, 22/09/11 PARQUE HOTELEIRO BRASILEIRO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO Hotéis de Negócios e Eventos:

Leia mais

SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL

SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL Previsão de abertura de hotéis no Brasil por região (422) (2014-2016) 10% 7% Sudeste Nordeste 11% Sul 13% 59% Centro- Oeste Norte FONTES: JLL Jones Lang LaSalle/FOHB/BSH Travel

Leia mais

O setor hoteleiro do Brasil às portas da Copa do Mundo. Roberto Rotter 20 de setembro de 2013

O setor hoteleiro do Brasil às portas da Copa do Mundo. Roberto Rotter 20 de setembro de 2013 O setor hoteleiro do Brasil às portas da Copa do Mundo Roberto Rotter 20 de setembro de 2013 Panorama atual da hotelaria - Brasil Total de hotéis: 10 mil Total de UH s: 460 mil Fonte: Hotelaria em Números

Leia mais

COPA DO MUNDO... 35 E OLIMPÍADA... 35

COPA DO MUNDO... 35 E OLIMPÍADA... 35 APRESENTAÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 Fortes transformações...15 Principais desafios...16 Evolução do setor...16 PERSPECTIVAS... 17 E TENDÊNCIAS... 17 Otimismo brasileiro...17 Tarifas dos hotéis...18 Barreiras

Leia mais

Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts

Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts 2013 Realização: INVESTIMENTOS NO BRASIL: HOTÉIS & RESORTS 2013 O relatório a seguir foi realizado pela BSH Travel Research, divisão estatística da BSH International

Leia mais

A FORÇA DA BHG. * Dados de 2010.

A FORÇA DA BHG. * Dados de 2010. PORQUE INVESTIR? Belo Horizonte tem o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros; Minas Gerais é o segundo pólo turístico do Brasil; Localização estratégica. A Savassi é ponto nobre e estratégico

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini maio 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini maio 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini maio 2013 PREMISSAS E RESPONSABILIDADES NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM FLATS Prof. M.Eng. Rogerio Santovito Diretor-executivo da LARES

Leia mais

MKT GJP - Versão 07-16/05/2013 G J P PARTICIPAÇÕES

MKT GJP - Versão 07-16/05/2013 G J P PARTICIPAÇÕES G J P PARTICIPAÇÕES GUILHERME PAULUS ACIONISTA CONTROLADOR DA GJP PARTICIPAÇÕES E PRESIDENTE DA GJP HOTELS & RESORTS Presidente do Conselho do Conselho de Administração de Administração CVC Turismo e membro

Leia mais

Destino Verde (Sustentável)

Destino Verde (Sustentável) Destino Verde (Sustentável) Sistema LiderA - Turismo Construção Sistemas - Uso Manuel Duarte Pinheiro Engenheiro do Ambiente (1985), Ph.D., Profº do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos

Leia mais

Convidamos a todos para conhecer o InFOHB 2011 e esperamos contribuir, ao longo do ano, com informações relevantes para o setor. Boa leitura!

Convidamos a todos para conhecer o InFOHB 2011 e esperamos contribuir, ao longo do ano, com informações relevantes para o setor. Boa leitura! Ed. 42 janeiro / 2011 É com enorme satisfação que apresento a 42ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo, que revela o desempenho da hotelaria no país,

Leia mais

63.858 UHs 5% DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs):

63.858 UHs 5% DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs): Ed. 72 julho / 2013 Apresentamos aqui a 72ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo que revela e analisa os resultados estatísticos da hotelaria no país,

Leia mais

Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba

Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba O município de Sorocaba apresentou, no último ano, um crescimento de quase 70% no número de lançamentos de imóveis em condomínios. Entre outubro de

Leia mais

64.343 UHs 4% DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs):

64.343 UHs 4% DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs): Ed. 76 novembro / 2013 Apresentamos aqui a 76ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo que revela e analisa os resultados estatísticos da hotelaria no país,

Leia mais

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 30/07/2009 Brasilturis Online Online Invest Tur LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil30/07/2009 Ir para a lista de matérias André

Leia mais

1ª Avaliação Parlamentar Copa do Mundo 2014. Logística

1ª Avaliação Parlamentar Copa do Mundo 2014. Logística 1ª Avaliação Parlamentar Copa do Mundo 2014 Logística Economia Brasileira Gráfico 1 Crescimento Econômico Brasileiro e Mundial PIB 2002 a 2016 (em %) 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0-2,0 7,5 61 6,1 5,7 4,6 5,3 5,2

Leia mais

410 Hotéis 64.509 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs):

410 Hotéis 64.509 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs): Ed. 71 junho / 2013 Apresentamos aqui a 71ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo que revela e analisa os resultados estatísticos da hotelaria no país,

Leia mais

VIDAIMOBILIÁRIA NOVEMBRO 2010 36

VIDAIMOBILIÁRIA NOVEMBRO 2010 36 36 VIDAIMOBILIÁRIA NOVEMBRO 2010 Dossiê Hotéis e Resorts Desequilíbrio favorável ao mercado: oferta estagnada e demanda crescente Após alguns anos de saturação no mercado hoteleiro, com uma oferta maior

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Existe apagão de hotéis no Brasil? O setor diz que não. Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011

Urban View. Urban Reports. Existe apagão de hotéis no Brasil? O setor diz que não. Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011 Urban View Urban Reports Existe apagão de hotéis no Brasil? Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011 Problemas de superlotação são pontuais, segundo hoteleiros e consultores trânsito da cidade ficasse

Leia mais

Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto

Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto Nos últimos 12 meses, entre junho de 2011 e maio de 2012, foram lançados 2.044 imóveis residenciais verticais em condomínios na cidade

Leia mais

Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts -2011

Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts -2011 Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts -2011 INVESTIMENTOS NO BRASIL: HOTÉIS & RESORTS - 2011 Este relatório foi realizado pela BSH Travel Research, divisão estatística da BSH International e apresenta

Leia mais

uma soma de fatores que MultipliCA os resultados. localização privilegiada VoCê é dono do imóvel Centro: A MAior taxa de ocupação da CidAde

uma soma de fatores que MultipliCA os resultados. localização privilegiada VoCê é dono do imóvel Centro: A MAior taxa de ocupação da CidAde localização privilegiada + uma soma de fatores que MultipliCA os resultados. + + VoCê é dono do imóvel Centro: A MAior taxa de ocupação da CidAde A CidAde dos bons negócios + A CApitAl brasileira do turismo

Leia mais

ÓTIMA LOCALIZAÇÃO MEIO AMBIENTE ECONÔMICO POSITIVO

ÓTIMA LOCALIZAÇÃO MEIO AMBIENTE ECONÔMICO POSITIVO Dez. 2012 ÓTIMA LOCALIZAÇÃO Rua Dr. Pedrosa, 123, continuidade da Av. Batel, próximo a Shoping Centers, restaurantes, bares e da principal região de escritórios da cidade MEIO AMBIENTE ECONÔMICO POSITIVO

Leia mais

392 Hotéis 59.821 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs):

392 Hotéis 59.821 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs): Ed. 44 março/2011 É com grande satisfação que convidamos todos a verificarem o desempenho da hotelaria brasileira no mês de março. Apresentamos aqui a 44ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente

Leia mais

DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO E RETROFIT DE HOTEIS EM OPERAÇÃO: CASO IGUASSU RESORT

DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO E RETROFIT DE HOTEIS EM OPERAÇÃO: CASO IGUASSU RESORT DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO E RETROFIT DE HOTEIS EM OPERAÇÃO: CASO IGUASSU RESORT Roberto Rocha Lima Diretor de Engenharia e Desenvolvimento GJP Hotéis & Resorts FORUM DE CONSTRUÇÃO E RETROFIT DE HOTÉIS EM

Leia mais

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine Turismo de (bons) negócios 26 KPMG Business Magazine Segmento ganha impulso com eventos internacionais e aumento da demanda interna Eventos mobilizaram mais de R$ 20,6 bilhões em 2011 A contagem regressiva

Leia mais

HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014

HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014 HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014 INDUSTRIA HOTELEIRA EM CURITIBA Curitiba e região possui atualmente 18 mil leitos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Leia mais

A GP no mercado imobiliário

A GP no mercado imobiliário A GP no mercado imobiliário A experiência singular acumulada pela GP Investments em diferentes segmentos do setor imobiliário confere importante diferencial competitivo para a Companhia capturar novas

Leia mais

Apartamentos econômicos são destaque em Bauru

Apartamentos econômicos são destaque em Bauru Apartamentos econômicos são destaque em Bauru Localizada em posição estratégica, no coração do Estado de São Paulo, a cidade de Bauru tem passado por grande desenvolvimento nos últimos anos. Para o setor

Leia mais

A Hotelaria Urbana de Luxo no Brasil

A Hotelaria Urbana de Luxo no Brasil A Hotelaria Urbana de Luxo no Brasil Panorama e Perspectivas Apresentado por A Hotelaria Urbana de Luxo no Brasil Quando se fala em hotelaria de luxo (quase) tudo é relativo. A multiplicidade de definições

Leia mais

Paulo Sérgio Sodré. Departamento de Credenciamento e Financiamento

Paulo Sérgio Sodré. Departamento de Credenciamento e Financiamento 1 Paulo Sérgio Sodré Departamento de Credenciamento e Financiamento Máquinas áqu as e equipamentos equ pa e tos 2 BNDES Missão Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira,

Leia mais

Campinas: apartamentos econômicos de dois dormitórios estão em alta

Campinas: apartamentos econômicos de dois dormitórios estão em alta Campinas: apartamentos econômicos de dois dormitórios estão em alta Maior cidade do interior brasileiro, situada a menos de 100 quilômetros da capital paulista, Campinas é o centro de uma região metropolitana

Leia mais

Resultados do projeto: prática de financiamento. Joana Castro e Almeida

Resultados do projeto: prática de financiamento. Joana Castro e Almeida Resultados do projeto: prática de financiamento Joana Castro e Almeida Financiamento externo pelas CM? 1/3 SIM; 2/3 NÃO Objetivos T. 4 Sistema de financiamento 1. Conhecer a prática de financiamento bancário

Leia mais

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra.

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra. Quem Somos? Atua há 22 anos firmada no mercado como agência especializada na negociação, planejamento, divulgação e execução das atividades turísticas. Empresa esta, devidamente cadastrada pelos órgãos

Leia mais

Sobre o FOHB Nossa missão:

Sobre o FOHB Nossa missão: 20 de maio de 2014 Sobre o FOHB Criado em 2002, o FOHB Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que representa importantes redes hoteleiras, nacionais e internacionais,

Leia mais

Desejamos a todos ótima leitura! E não percam a edição especial que trará as análises completas do 1º semestre! 67%

Desejamos a todos ótima leitura! E não percam a edição especial que trará as análises completas do 1º semestre! 67% Ed. 47 junho / 2011 Este semestre foi muito especial para o InFOHB. Começamos o ano com a reformulação do conteúdo e observamos nossos associados cada dia mais empenhados com nossas estatísticas. Estamos

Leia mais

A presente oferta foi dispensada do registro pela CVM. A CVM não garante a veracidade das informações prestadas pelos ofertantes nem julga a sua

A presente oferta foi dispensada do registro pela CVM. A CVM não garante a veracidade das informações prestadas pelos ofertantes nem julga a sua Antes de aceitar a oferta, leia com atenção os fatores de risco na última página, prospecto resumido e o estudo de viabilidade no site www.softinnriobusiness.com. Localização privilegiada + uma soma de

Leia mais

INCORTEL INCORPORAÇÃO E HOTELARIA

INCORTEL INCORPORAÇÃO E HOTELARIA INCORTEL INCORPORAÇÃO E HOTELARIA EXPERTISE EM INCORPORAÇÃO HOTELEIRA 28 anos de experiência no segmento de incorporação Conceito diferenciado agregado aos seus produtos de alto padrão Parceria com o grupo

Leia mais

O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR

O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR INTERIOR DE SÃO PAULO Flavio Amary Vice-presidente do Interior do Secovi-SP e Diretor Regional em Sorocaba e Região PARTICIPAÇÃO % DO

Leia mais

JOGO DOS 4 ERROS - ANALISANDO UM NOVO INVESTIMENTO: ONDE ESTÃO OS 4 ERROS?

JOGO DOS 4 ERROS - ANALISANDO UM NOVO INVESTIMENTO: ONDE ESTÃO OS 4 ERROS? JOGO DOS 4 ERROS - ANALISANDO UM NOVO INVESTIMENTO: ONDE ESTÃO OS 4 ERROS? Análise este novo investimento Onde estão os 4 erros? Justifique Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor

Leia mais

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO INFORMAÇÕES INICIAIS - Eduardo G. Quiza Skype: eduardoquiza quiza@invespark.com.br (41) 3250-8500 - Real Estate: Fundamentos para análise de Investimentos. Elsevier, 2010. 2 MBA

Leia mais

Crédito Universitário Privado no Brasil

Crédito Universitário Privado no Brasil Crédito Universitário Privado no Brasil Taller Impacto de la Inversión Privada en Educación Superior 19 de maio de 2011 1 MERCADO POTENCIAL PARA O SETOR PRIVADO 2 MERCADO POTENCIAL PARA O SETOR PRIVADO

Leia mais

Com mercado aquecido, CVM volta atenção para o segmento dos condo-hotéis

Com mercado aquecido, CVM volta atenção para o segmento dos condo-hotéis Ter 08 Jul 2014 Com mercado aquecido, CVM volta atenção para o segmento dos condo-hotéis por Priscilla Haikal Projeção aponta crescimento de 56% no setor de condo-hotéis no País (foto: arquivo HN/Priscilla

Leia mais

Empreendedorismo de Inovação em TI: Caminhos e oportunidades. Rodrigo Franco Gonçalves

Empreendedorismo de Inovação em TI: Caminhos e oportunidades. Rodrigo Franco Gonçalves Empreendedorismo de Inovação em TI: Caminhos e oportunidades Rodrigo Franco Gonçalves Apresentação Rodrigo Franco Gonçalves Físico. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção Professor de mestrado e doutorado

Leia mais

reconversão de empreendimentos turísticos

reconversão de empreendimentos turísticos reconversão de empreendimentos turísticos 01. Reconversão de Empreendimentos Turísticos Com o objectivo de requalificar a oferta turística nacional, foi aprovado um novo regime jurídico dos empreendimentos

Leia mais

PROGRAMA CAIXA APL. SERGIO NETTO AMANDIO GERENCIA NACIONAL DE APLICAÇÃO MPE Out/2009

PROGRAMA CAIXA APL. SERGIO NETTO AMANDIO GERENCIA NACIONAL DE APLICAÇÃO MPE Out/2009 PROGRAMA CAIXA APL SERGIO NETTO AMANDIO GERENCIA NACIONAL DE APLICAÇÃO MPE Out/2009 ATENDIMENTOS 436 milhões em Agências 921 milhões em terminais de Auto-Atendimento QUANTIDADE DE CLIENTES - EM MILHÕES

Leia mais

Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos

Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos A Região Metropolitana da Baixada Santista tem uma extensão territorial de 2.422 km² e é a terceira maior do Estado em termos populacionais,

Leia mais

LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA

LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior Exportação e Importação Gerência

Leia mais

Material sujeito a alteração e exclusivo para uso interno da Even. Proibida a divulgação

Material sujeito a alteração e exclusivo para uso interno da Even. Proibida a divulgação Material sujeito a alteração e exclusivo para uso interno da Even. Proibida a divulgação Avenida Hélio Material sujeito a alteração e exclusivo para uso interno da Even. Proibida a divulgação Fácil acesso

Leia mais

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Code-P0 Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Encontro Nacional - Abracen Eventos Esportivos e os Impactos para o país São Paulo, 7 de março de 2012 Code-P1 O Brasil

Leia mais

O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO!

O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO! O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO! A evolução da indústria da construção civil A indústria da construção civil evoluiu, assumiu um papel importante

Leia mais

BHG finaliza compra das ações da Brascan Imobiliária Hotelaria e Turismo S.A.

BHG finaliza compra das ações da Brascan Imobiliária Hotelaria e Turismo S.A. BHG finaliza compra das ações da Brascan Imobiliária Hotelaria e Turismo S.A. 22-03-2011 Yahoo Brasil - www.yahoo.com.br http://br.rss.news.yahoo.com/s/22032011/24/economia-negocios-bhg-finaliza-compra-das.html

Leia mais

entrevista Felipe Cavalcante, Presidente da ADIT Brasil

entrevista Felipe Cavalcante, Presidente da ADIT Brasil entrevista Felipe Cavalcante, Presidente da ADIT Brasil 10 Brasil-Portugal no Ceará ABRINDO PORTAS PARA O BRASIL PRESIDENTE DA ADIT BRASIL, FELIPE CAVALCANTE DESTACA O ATUAL PANORAMA DOS INVESTIMENTOS

Leia mais

HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO.

HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO. HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO. Início das operações: abril/2014 INVESTIMENTO HOTELEIRO - SAVASSI SE VOCÊ TEM DÚVIDA, SUA RENDA É GARANTIDA. Os investidores

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Hotéis. Taxa de ocupação Diária média RevPAR * 2014. 2015 Centro-Oeste R$393,08. -47,0% Nordeste R$233,64 R$331,10 R$195,76.

Hotéis. Taxa de ocupação Diária média RevPAR * 2014. 2015 Centro-Oeste R$393,08. -47,0% Nordeste R$233,64 R$331,10 R$195,76. Em parceria com: Ed. 95 Junho Apresentamos aqui a 95ª Edição do InFOHB informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo que revela e analisa os resultados estatísticos da hotelaria

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Atratividade do Brasil: avanços e desafios Fórum de Atratividade BRAiN Brasil São Paulo, 03 de junho de 2011 Luciano Coutinho Presidente O Brasil ingressa em um novo ciclo de desenvolvimento A economia

Leia mais

Leonardo Gandolpho A R Q U I T E T U R A Soluções Corporativas APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CORPORATIVOS

Leonardo Gandolpho A R Q U I T E T U R A Soluções Corporativas APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CORPORATIVOS Leonardo Gandolpho A R Q U I T E T U R A Soluções Corporativas APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CORPORATIVOS 2 0 1 3 Leonardo Gandolpho A R Q U I T E T U R A Soluções Corporativas Escritório com 22 anos de atuação,

Leia mais

DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO

DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO ASPECTOS SOCIETÁRIOS DOS EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS E A CAPTAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

SECOVI/DF debate a lei do corretor associado

SECOVI/DF debate a lei do corretor associado + Boletim de Conjuntura Imobiliária 56ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult Consultoria

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Agosto 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Agosto 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Agosto 2012 REFLEXO DA BAIXA DOS JUROS NO MERCADO DE REAL ESTATE Eco, MBA R.E., Mestre em Eng. Civil, Alfredo Eduardo Abibi Filho Dir.

Leia mais

Apresentação INVESTTUR

Apresentação INVESTTUR Apresentação INVESTTUR Nossa Companhia Estrutura da Companhia Benefícios e Vantagens Estrutura Organizacional das Empresas Combinadas Conselho de Administração Ricardo Espirito Santo Conselheiro Independente

Leia mais

2.7 Financiamento. Por que Financiamento? Comparação Internacional. Visão 2022

2.7 Financiamento. Por que Financiamento? Comparação Internacional. Visão 2022 2.7 Financiamento Por que Financiamento? O ritmo de crescimento de uma economia e a competitividade da sua indústria dependem da disponibilidade de recursos para investimento e da capacidade do sistema

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ

Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ 19/11/2009 Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ (fonte: CFA) Nos últimos anos cresceu significativamente

Leia mais

Multipropriedades, uma nova tendência para o setor Imobiliário-Turístico Palestrante:Maria Carolina Pinheiro Diretora RCI Brasil

Multipropriedades, uma nova tendência para o setor Imobiliário-Turístico Palestrante:Maria Carolina Pinheiro Diretora RCI Brasil Multipropriedades, uma nova tendência para o setor Imobiliário-Turístico Palestrante:Maria Carolina Pinheiro Diretora RCI Brasil Propriedade de Férias Compartilhada Umaindústria em crescimento oturismo

Leia mais

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA EXPORTAR? Já participou de feiras internacionais do setor? Você pode adequar/modificar seu produto? Seu site e catálogos

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

PANORAMA DESCRITIVO DAS MAIORES CADEIAS HOTELEIRAS INTERNACIONAIS

PANORAMA DESCRITIVO DAS MAIORES CADEIAS HOTELEIRAS INTERNACIONAIS ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 2 - AO2 GERÊNCIA SETORIAL DE TURISMO Data: Agosto/2000 N o 19 PANORAMA DESCRITIVO DAS MAIORES CADEIAS HOTELEIRAS INTERNACIONAIS 1. As maiores cadeias hoteleiras internacionais

Leia mais

Perspectivas para o Setor da Construção Civil em 2015. Celso Petrucci Economista-chefe do Secovi-SP

Perspectivas para o Setor da Construção Civil em 2015. Celso Petrucci Economista-chefe do Secovi-SP Perspectivas para o Setor da Construção Civil em 2015 Celso Petrucci Economista-chefe do Secovi-SP Mercado Imobiliário Brasileiro - VGL 2011-7% 2012 13% 2013 R$ 85,6 bilhões R$ 79,7 bilhões R$ 90,4 bilhões

Leia mais

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas Vice-presidente de Ciência e Tecnologia do SINAENCO-PE Sócio de Vitório & Melo

Leia mais

Uma empresa diferenciada. no mercado imobiliário Nacional e Internacional!

Uma empresa diferenciada. no mercado imobiliário Nacional e Internacional! Uma empresa diferenciada no mercado imobiliário Nacional e Internacional! A Brev Soluções Imobiliárias apresenta um pouco da sua história, experiências e objetivos dentro do mercado imobiliário. A Brev

Leia mais

02 / GRUP IMMOBILIARI

02 / GRUP IMMOBILIARI Grup Immobiliari Natal Brasil é um grupo de empresas cujo foco é investimentos imobiliários em empreendimentos sustentáveis em Natal no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Dentro do grupo, empresas

Leia mais

VALORIZAR 2020. Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 UNIÃO EUROPEIA

VALORIZAR 2020. Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 UNIÃO EUROPEIA VALORIZAR 2020 Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 Objetivos Promover a produção de novos ou significativamente melhorados processos

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

392 Hotéis 61.531 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs):

392 Hotéis 61.531 DESEMPENHO GERAL BRASIL. notícias AMOSTRA + PÁG. 4. Roberto Rotter presidente. por cidade analisada (Uhs): Ed. 49 agosto / 2011 Chegamos ao oitavo mês de 2011 com bons resultados acumulados. De Janeiro a Agosto, o RevPAR nacional registrou cerca de 20,3% de melhora ante 2010. Novo contexto socioeconômico, novas

Leia mais

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE www.redeadm.com.br Fortaleza-CE 03 Conhecendo a RAH. Seu hotel, flat ou condomínio em ótimas mãos. Com a RAH Rede Administradora Hoteleira, você tem à sua disposição uma empresa que garante a melhor administração

Leia mais

PME INVESTE V - 750 milhões de euros - ENCERRADA. PME IINVESTE II / QREN - 1.010 milhões de euros ABERTA

PME INVESTE V - 750 milhões de euros - ENCERRADA. PME IINVESTE II / QREN - 1.010 milhões de euros ABERTA PME INVESTE As Linhas de Crédito PME INVESTE têm como objectivo facilitar o acesso das PME ao crédito bancário, nomeadamente através da bonificação de taxas de juro e da redução do risco das operações

Leia mais

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA ORÇAMENTO: 120 milhões de euros, dos quais 60 milhões de euros alocados pelo Turismo de Portugal. ENTIDADES PARCEIRAS: - Banco Bilbao Vizcaya Argentaria - Banco

Leia mais

Goldmann. Eficaz Imóveis REAL ESTATE, FINANCE & M&A COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO / RURAIS & URBANOS

Goldmann. Eficaz Imóveis REAL ESTATE, FINANCE & M&A COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO / RURAIS & URBANOS Goldmann REAL ESTATE, FINANCE & M&A Eficaz Imóveis COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO / RURAIS & URBANOS Goldmann A Goldmann é uma empresa de estruturação de negócios, operando com os principais bancos, fundos, Family

Leia mais

Os investimentos necessários para seguirmos crescendo : Setor Imobiliário Seminário FEBRABAN / BNDES de Economia 2010

Os investimentos necessários para seguirmos crescendo : Setor Imobiliário Seminário FEBRABAN / BNDES de Economia 2010 Os investimentos necessários para seguirmos crescendo : Setor Imobiliário Seminário FEBRABAN / BNDES de Economia 2010 Setor Imobiliário Brasileiro Questão atual e projeções para o futuro: Défict Habitacional

Leia mais

todos hóspedes neste planeta! verthoteis.com.br

todos hóspedes neste planeta! verthoteis.com.br Ramada Plaza Ramada Hotel e Suítes Encore Somos Sentido todos hóspedes neste planeta! e.suítes ícone W O R L D W I D E verthoteis.com.br B Hotelaria essencial para os clientes Sustentabilidade para o planeta

Leia mais

CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL Crescimento Sustentável. ESTRATÉGIA DO BRADESCO Posicionamento/Estratégia

CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL Crescimento Sustentável. ESTRATÉGIA DO BRADESCO Posicionamento/Estratégia CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL Crescimento Sustentável ESTRATÉGIA DO BRADESCO Posicionamento/Estratégia 1 DE 28 1 Crédito Imobiliário no Brasil Crescimento contínuo e sustentável nos últimos anos, aumento

Leia mais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009 BH COPA 2014 Agenda Resumo Institucional Os Projetos que Apoiamos Formas de Atuação Condições de Financiamento Fechamento Agenda Resumo

Leia mais

Av. Paulo VI, 621 (antigo 2405) Perdizes - 01.262-010 São Paulo - Tel: 55 11 2614-0550 CNPJ: 08.903.116/0001-42 NIRE: 35.300.342.682 CVM: 21105 IMSP:

Av. Paulo VI, 621 (antigo 2405) Perdizes - 01.262-010 São Paulo - Tel: 55 11 2614-0550 CNPJ: 08.903.116/0001-42 NIRE: 35.300.342.682 CVM: 21105 IMSP: Av. Paulo VI, 621 (antigo 2405) Perdizes - 01.262-010 São Paulo - Tel: 55 11 2614-0550 CNPJ: 08.903.116/0001-42 NIRE: 35.300.342.682 CVM: 21105 IMSP: 4.217.855-0 www.novasec.com.br novasec@novasec.com.br

Leia mais

Aluguel residencial com aniversário em julho e reajuste pelo IGP-M subirá 5,59%.

Aluguel residencial com aniversário em julho e reajuste pelo IGP-M subirá 5,59%. + Boletim de Conjuntura Imobiliária 60ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult Consultoria

Leia mais

INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

INCENTIVOS ÀS EMPRESAS INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Gestão de Projectos info@ipn-incubadora.pt +351 239 700 300 BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD Incentivos às Empresas Objectivos: - Promoção do up-grade das empresas de PME; - Apoiar

Leia mais

HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO.

HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO. HOLIDAY INN. CONHEÇA DE PERTO AQUELE QUE É, DE LONGE, O SEU MELHOR INVESTIMENTO. Inauguração: março/2014. INVESTIMENTO HOTELEIRO - SAVASSI SE VOCÊ TEM DÚVIDA, SUA RENDA É GARANTIDA. Os investidores do

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Análise de Viabilidade do projeto Hoteleiro

Análise de Viabilidade do projeto Hoteleiro Análise de Viabilidade do projeto Hoteleiro Intercity Hotel Araraquara -SP 30 de novembro de 2015 Análise de viabilidade do projeto hoteleiro Intercity Araraquara Agenda 1. Introdução 3 2. Tendências e

Leia mais

Incorporação Imobiliária

Incorporação Imobiliária Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras - GEOB Incorporação Imobiliária Eduardo Garcia Quiza (41) 3250-8515 quiza@invespark.com.br Blog: www.incorporacaoimobiliaria.com

Leia mais

CAIXA e o NORDESTE. NELSON ANTÔNIO DE SOUZA SUPERINTENDENTE NACIONAL DA ÁREA B - NORDESTE Novembro de 2009

CAIXA e o NORDESTE. NELSON ANTÔNIO DE SOUZA SUPERINTENDENTE NACIONAL DA ÁREA B - NORDESTE Novembro de 2009 CAIXA e o NORDESTE NELSON ANTÔNIO DE SOUZA SUPERINTENDENTE NACIONAL DA ÁREA B - NORDESTE Novembro de 2009 ATENDIMENTOS CAIXA Total de Transações 921 milhões em terminais de Auto- Atendimento 131 milhões

Leia mais

14ª Conferência Internacional da Latin American Real Estate Society LARES

14ª Conferência Internacional da Latin American Real Estate Society LARES 14ª Conferência Internacional da Latin American Real Estate Society LARES 18 a 20 de setembro Teatro Adolfo bloch Edifício Manchete Praia do Flamengo Rio de Janeiro - RJ Prof.Dr. Claudio Tavares de Alencar

Leia mais

Perspectivas para o financiamento das PPPs

Perspectivas para o financiamento das PPPs Perspectivas para o financiamento das PPPs PPP Summit 2015 20 de maio de 2015 Frederico Estrella frederico@tendencias.com.br Histórico e perfil da Tendências 2 Histórico Fundada em 1996, a Tendências é

Leia mais

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL Maio de 2009 NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL GRUPO FITTA CÂMBIO E TURISMO Segmento: Câmbio e Turismo Desde 1999, o Grupo Fitta oferece os mais completos produtos de câmbio no Brasil: cartões bandeira

Leia mais

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR Eu, [nome completo do adquirente], [qualificação completa, incluindo nacionalidade, profissão e número de documento de identidade oficial e endereço], na qualidade de investidor

Leia mais