À procura de talentos: atraindo profissionais de alto desempenho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "À procura de talentos: atraindo profissionais de alto desempenho"

Transcrição

1 capítulo 1 À procura de talentos: atraindo profissionais de alto desempenho Nenhuma empresa pode fazer melhor que seus funcionários. Peter Drucker, filósofo, economista e escritor especializado em administração, considerado o pai da gestão moderna ( ) Montar um quadro de bons profissionais nunca foi tão importante. Afinal, são eles que representam a empresa diante do público e serão eles os responsáveis por seu sucesso.

2 12 CONTRATANDO PESSOAS Se você conseguir as pessoas certas para sua equipe e lhes der liberdade para pensar e usar a criativi dade, elas poderão ter desempenho sur preen den te. No entanto, a escassez de bons profis sio nais é uma reali - dade. Embora universidades e faculdades de admi - nis tra ção em todo o mundo conce dam anual mente o título de Master Business Adminis tration (MBA) a milhares de pessoas, a iminen te apo sent adoria de toda uma geração nos Estados Unidos, por exem - plo, serão cerca de 76 milhões de baby boomers* abrirá uma quantidade enorme de vagas. Se a dis - puta pelos melhores ta len tos já está acirrada, na próxima década se torna rá ainda mais intensa. Qualquer que seja a pessoa a ser contra tada um desenvolvedor de software júnior ou um ge - rente de projetos sênior; um engenheiro civil ou um editor de textos; uma camareira de hotel ou uma enfermeira, fazer com que um candidato de alto desempenho tome conhecimen to da vaga a ser preenchida, vá conversar com você e escolha sua empresa em vez de outras exige uma habilidade cada vez maior. Os gestores sagazes precisam aprimorar todos os recursos possíveis. É importante que eles criem networks (redes de relacionamento) com profissio - nais competentes que possam sondar quando houver vagas em aberto. Eles têm de desenvolver as qualificações dos estagiários. Precisam melhorar a * Referência às pessoas nascidas em um período de explosão populacional e, mais especificamente, às que nasceram entre 1946 e (N. do E.)

3 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 13 visibilidade de sua organização para que as pessoas os procurem. Interessante também é que se descu - bram talentos em cada esquina de sua cidade, con - centrando-se em grupos de pessoas subempregadas entre elas, mulheres, muitas das quais deixam o mercado de trabalho em determinado ponto da car reira e, depois, encontram dificuldade em retor - nar. Os gestores das empresas têm de criar uma força de trabalho diversificada para se beneficiarem da vantagem competitiva que surge quando se ado - tam abordagens diferentes e pontos de vista diver - sos diante dos problemas. Depois de terem investido tanto tempo no de - sen vol vimento de bancos de talento, esses gestores sagazes precisarão descobrir como trazer essas pes - soas de alto desempenho para suas empresas. Terão de atender rapidamente aos candidatos por tele - fone, conduzir entrevistas inteligentes e apren der a persuadi-los a fazer parte de sua empresa. As pesquisas exigem muito tempo e dinheiro, para não mencionar a queda na produtividade du - ran te o período em que uma vaga está em aberto. Portanto, é importante fazer tudo que for necessá - rio para tornar o processo de admissão mais rápido e eficaz. Isso é simplesmente um bom negócio. A jornada que se estende da decisão de conquis - tar os melhores profissionais a, de fato, efetuar sua contratação pode ser longa e difícil, e é marcada por desafios: redigir uma descrição clara do cargo, esco - lher a mídia mais adequada (inclusive quanto a custo) para anunciar e transmitir uma mensagem que des - perte o interesse do tipo de indivíduo que você real - men te deseja atrair. Embora muitas pes soas esperem

4 14 CONTRATANDO PESSOAS visão global Personalidade e paixão são qualidades extras Quando estiver revendo os pré-requisitos para um cargo, lembre-se de que os traços de personalidade são tão importantes quanto as qualificações. Todo gerente responsável por uma contratação enfatiza um conjunto diferente de atributos que são valorizados por ele. Jack Welch, que liderou a General Electric como CEO por 21 anos e passou metade desse período contratando e prestando coaching a seu pessoal, valorizava a integridade acima de tudo. Para ele, era essencial saber que podia confiar nas pessoas a seu redor para dizer a verdade e manter sua palavra. Depois, vinham inteligência, curiosidade, riqueza de conhecimento, maturidade e habilidade de lidar com o sucesso e com o estresse e imprevistos, além de muita autoconfiança. até que tenham uma vaga para, só então, procurar candidatos, é uma boa ideia per ma necer atento a isso durante todo o ano. É possí vel, por exemplo, realizar atividades de recruta men to. Com certeza, será interessante elaborar uma lista de pessoas com as quais um dia você deseje trabalhar, de modo que tenha uma relação de profissionais à mão para entrevistar assim que preciso for.

5 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 15 Também importantes para ele eram os empregados com energia positiva, que prosperam agindo e são receptivos a mudanças. Ele apreciava a capacidade de motivar e estimular os outros ou como ele mesmo costumava dizer: a inspirá-los a aceitar o impossível. Queria pessoas capazes de realizar um trabalho e que possuíssem o que chamava de firmeza de espírito, isto é, a coragem de tomar decisões difíceis. Por fim, buscava paixão uma animação sincera, profunda e genuína em relação ao trabalho. Considere a missão e os objetivos de sua empresa e determine quais qualidades pessoais são necessárias para que você possa cumpri-los. Depois, adapte seu processo de admissão para que ele revele profissionais com tais características. Fonte: Paixão por vencer, de Jack Welch (Futura, 2003). descrição do cargo Suponhamos que um membro-chave de seu depar - tamento esteja deixando o cargo ou talvez você tenha conhecido uma pessoa jovem e talentosa e a consi - dere uma boa aquisição para sua equipe. Um dos primeiros itens a ser providenciado, antes de se iniciar o processo de admissão, é a descrição do cargo.

6 16 CONTRATANDO PESSOAS pensando diferente Dez passos para contratações excelentes Harvey B. Mackay fundou a Mackay Envelope Company aos 26 anos e progrediu até torná-la uma empresa de US$ 100 milhões. O programa de dez passos para o preenchimento de vagas, apresentado a seguir, tem por base o processo da Mackay para a contratação de executivos. 1. O candidato é, primeiramente, entrevistado pelo departamento de Recursos Humanos. 2. Executivos de toda a empresa realizam entrevistas de acompanhamento. Depois, comparam suas anotações e fazem recomendações. 3. O gerente responsável pela contratação se reúne com o candidato para uma entrevista de trinta minutos. Durante a conversa, ele pergunta o nome de um mentor ou de um professor que o conheça bem e telefona para a pessoa. 4. Esse gerente também inicia uma conversa telefônica de trinta minutos com o candidato para determinar sua habilidade de se comunicar por esse meio. 5. Pessoas da área que podem ter lidado com o candidato são contatadas. 6. O candidato é entrevistado em casa.

7 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO O gerente responsável pela contratação acompanha o candidato e seu cônjuge, ou companheiro(a), a uma atividade social, como um concerto, uma peça de teatro ou cinema. Esse passo é importante, sobretudo para os profissionais da área de vendas, que provavelmente terão encontros sociais com os clientes. 8. Colegas na mesma posição, que estejam em empresas não concorrentes, são rapidamente entrevistados. 9. O gerente responsável pela contratação conversa com o empregado da empresa que detém o maior conhecimento na área de qualificações do candidato controller, gerente de compras etc. 10. O psicólogo ou o profissional de Recursos Humanos da empresa é consultado. Esse processo rigoroso não apenas resulta em membros de equipe bem ajustados e que permanecem na empresa por muitos anos, como também reforça um sentimento de orgulho entre os que já compõem o quadro de colaboradores, por serem parte de uma organização cuja seleção é tão criteriosa. Fonte: Como nadar entre os tubarões sem ser comido vivo, de Harvey B. Mackay (Best Seller, 2007).

8 18 CONTRATANDO PESSOAS Caso esteja procurando alguém para preencher uma posição já existente, analise a descrição mais recente do cargo ocupado pelo funcionário que está deixando a vaga e verifique se ela discrimina suas funções com precisão. Se o texto estiver um pouco desatualizado, será necessário ajustá-lo, sobre tu do se sua empresa tiver passado por alguma reorgani - zação desde a última vez em que foi revisto. Pense cuidadosamente no que a pessoa que ocupava aquela posição fazia, de fato, todos os dias. Quais eram as principais tarefas realizadas? Quais são suas expectativas em relação à produtividade e à qualidade? Esse é um emprego em um departa - mento administrativo, que oferece poucas oportu - ni dades de contato com o público, ou o ocupante do cargo tem de inte ra gir com clientes e fornecedores? Qual experiência ou quais qualificações são exigidas na realização do trabalho? Quais treina - mento e for ma ção são necessários? Quais são os desafios e as opor tu ni dades oferecidas pelo empre - go? Quando esti ver reunindo essas informações, inclua a colabo ra ção do empregado que está dei - xando o cargo ou a de outra pessoa que ocupe função similar. Se for incluir alguém em sua equipe, analise as muitas tarefas e funções pelas quais você espera que esse funcionário possa se responsabilizar no novo cargo. Mais uma vez, leve em conta suas expecta - tivas quanto à produtividade e à qualidade. É essencial que haja uma descrição precisa do cargo, de modo que você e seu novo colaborador saibam o que se espera dele. Além disso, redigir uma descrição do cargo o ajudará a elucidar seu racio cí -

9 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 19 nio, definir a faixa salarial, planejar pergun tas para entrevistas e uma vez que tenha realizado a contra - tação avaliar o desempenho desse profissional. Ao elaborar criteriosamente a descrição desse cargo, é possível que você tome conhecimento de outras em seu departamento que necessitem de revisão. Pontos básicos Uma boa descrição do cargo abrange todos os parâ - metros da posição. É detalhada e específica, mas também flexível o suficiente para permitir que o funcionário cresça com seu trabalho. Seja sucinto e adote uma linguagem que possa ser pronta mente compreendida por qualquer pessoa. Não use termos idiossincráticos, específicos de sua empre sa, nem mencione divisões internas que mu dam frequentemente ou que não possam ser reco nhe - cidas de imediato fora da organização. É importante que a descrição do cargo contenha os seguintes elementos: título, síntese da função, lista das principais responsabilidades, relação dos pré-requisitos mínimos para ocupar o cargo (licen - ças, escolaridade ou certificados), atributos físicos, e detalhes sobre a carga horária e a faixa salarial. O ideal é que o título do cargo anunciado seja uma versão reduzida do real por exemplo, designer gráfico em vez de designer gráfico para a divisão de livros didáticos. Os detalhes podem ser inseridos depois. É importante que o título reflita também as diversas atribuições da posição, como organizador de arquivos/digitador, e espe - ci ficar o nível de habilitação necessário, como

10 20 CONTRATANDO PESSOAS estudo de caso A retenção começa com a postura certa Nos Estados Unidos, em estudo realizado pela National Restaurant Association, em 2005, os proprietários de restaurantes apontaram o recrutamento e a retenção de funcionários como o maior desafio. Essa informação não chega a surpreender, uma vez que o tempo médio de permanência no emprego na área de serviços de alimentação é inferior a dois anos metade do que se verifica em outros setores. Os gestores do restaurante Nick s Pizza & Pub, localizado em um subúrbio de Chicago, aprenderam que disseminar uma postura positiva pode fazer toda a diferença. Eles acreditam que, enquanto ensinam os candidatos a fazer o trabalho, é possível mudar a atitude dessas pessoas. Uma vez contratados, todos os funcionários da empresa são submetidos a quatro dias de orientação remunerada. Rudy Miick fundador da Miick & Associates, empresa de consultoria que está auxiliando o Nick s em assuntos relacionados ao quadro de funcionários diz: Se elevarmos o nível das expectativas, dissermos claramente às pessoas o que esperamos delas, as tratarmos com respeito e as treinarmos bem, vamos ter uma fila de gente querendo fazer parte do Nick s. Fonte: Being the boss, de Karen Springer, Newsweek.com (5 de agosto de 2005).

11 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 21 con tador júnior ou líder de desenvolvimento de software. Não rebusque o título para fazê-lo pare - cer mais importante opte por auxiliar de biblio - teca em vez de técnico em fontes de infor mação. Evite qualquer tipo de título que faça referên cia a idade, sexo ou raça. Na síntese da função é essencial que constem os pré-requisitos do cargo. Essa pode ser concisa ou detalhada, dependendo do espaço disponível. Concentre-se nas principais responsabilidades, relacionando as que você considera as mais impor - tantes e que devem ser cumpridas com excelência pelo candidato ideal. Use verbos de ação, como implantar ou inspecionar, no início de cada item, e explicite também o local e a frequência de execução das tarefas. Mencione a abrangência das responsabilidades, incluindo as financeiras e orça - mentárias, e não se esqueça de citar as atividades de supervisão, caso sejam pertinentes à função. Indique as exigências mínimas para o cargo, por exemplo: habilidades e traços de personalidade; grau mí ni mo de escolaridade; tempo mínimo de expe riên cia; disposição para viajar; e qualificações espe ciais, como fluência em um idioma ou familia - ridade com um software específico. Tente dispor sua des crição em termos objetivos e mensuráveis. Veja um exemplo de anúncio que atende a esses critérios: Profissional dinâmico com formação superior e dois anos de experiência em marketing para elaborar planilhas complexas no Microsoft Excel. Conhecimento de espanhol desejável. Se adequado, descreva os pré-requisitos relativos a quaisquer licenças ou certificados exigidos pela

12 22 CONTRATANDO PESSOAS função. Muitos setores são legalmente regulamen - tados por restrições de licenciamento ou certifica - ção, portanto você tem de saber se um funcionário de sua empresa precisa ter determinado registro profissional, um certificado ou uma licença para, por exemplo, operar máquinas pesadas etc. Relacione os atributos físicos para o trabalho, se houver, como a necessidade de erguer objetos pesa - dos ou permanecer de pé por longos períodos. É importante incluir um aviso legal que afirme claramente que o anúncio destaca apenas as res pon - sabilidades características da função, e não todas as tarefas a serem executadas pelo funcioná rio. Reserve um espaço para mencionar outras atribuições do cargo, caso necessário. Por exemplo, é possível acres centar: a função engloba várias ou tras tarefas, com grande oportunidade de crescimento. Ao descrever a carga horária e a faixa salarial, especifique se o horário é integral ou parcial (de meio expe diente), e forneça detalhes sobre as modalida - des de remuneração. Não se esqueça de destacar o plano de benefícios e outros bônus e vantagens oferecidos pela empresa. Por exemplo: cargo de ho - rário in te gral, começando com o mínimo de US$ 40, com assistência médica e odontológica e, para a aposentadoria, o plano 401(k)K. * * O 401(k)K é um tipo de plano de previdência existente nos Estados Unidos. De forma geral, consiste na aplicação finan - ceira de um percentual do salário antes da incidência do im - posto de renda. O dinheiro não sofre nenhuma taxação até o momento do saque, que costuma ocorrer após a aposenta - doria. (N. do T.)

13 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 23 anúncio da vaga Uma vez definido o tipo de profissional que o cargo exige, é hora de começar a procurá-lo. Com muita sorte, a pessoa certa entrará em sua sala com o currículo na mão, na esperança de trabalhar para sua empresa. Normalmente, não é o que acontece. O mais provável é que seja necessário envolver o departamento de Recursos Humanos nessa tarefa. Caso seja você a pessoa à frente desse departa - mento, prepare-se para algumas decisões. De cara, será preciso descobrir como disseminar a notícia de que está em busca de um novo funcionário. Há tantos meios de se gastar dinheiro com recrutamento que é difícil saber de qual deles lançar mão primeiro. Tradicionalmente, as empre - sas usam anúncios classificados ou agências de em - pre go para preencher vagas de horistas; anunciam em jornais e em publicações especializadas do setor e procuram agências da área para posições que vão do nível hierárquico inferior ao intermediário. Quando se trata de cargos destinados a profissio - nais seniores e executivos de nível gerencial, recor - rem a agências caça-talentos. E essas abordagens continuam a fazer sentido. Segundo um artigo publicado no site americano ClickZ, os resul ta dos de uma pesquisa realizada pela TNS, em 2005, para a associação The Conference Board indicam que a maioria dos candidatos a empregos com renda inferior a US$ 25 mil ainda confia nos jornais e apenas metade deles usa a internet. Por - tanto, se quiser preencher vagas des ti na das a profis - sionais iniciantes e aos que recebem salários mais

14 24 CONTRATANDO PESSOAS pensando diferente Construindo a diversidade Não se constrói uma grande empresa sem grandes pessoas, e grandes pessoas não são apenas homens brancos e heterossexuais na faixa etária de 25 a 40 anos, disse o presidente da Lehman Brothers, Joe Gregory, ao The New York Times. Para formar um quadro de funcionários diversificado que aborde os problemas de seus negócios de ângulos diferentes, cogite a possibilidade de: Anunciar em publicações lidas pelos indivíduos que você deseja atrair. Se estiver usando os serviços de um recrutador, informe-o de que você pretende montar um quadro de funcionários diversificado. Procurar no currículo pistas da situação da pessoa em uma minoria. Isso inclui conexões acadêmicas, atividades profissionais e participação em comitês relacionados ao terceiro setor ou a questões empregatícias vinculadas a grupos minoritários. Fonte: The fork in the road, de Jenny Anderson, The New York Times (6 de agosto de 2006).

15 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 25 baixos, seu jornal local é o meio ideal para encon - trar os candidatos em potencial. Por outro lado, a internet se tornou um dos grandes canais de recrutamento: o mesmo estudo revelou que três quartos das pessoas com menos de 35 anos e aquelas que têm renda mais alta usam esse meio. É cada vez maior a quanti dade de sites com quadros de vaga, incluindo os muito abran - gentes, com milhares de listagens, e os que se con - centram em nichos voltados para seg men tos específicos de profissionais que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Talento: atraia. Cultive. Acompanhe. Recompense. Crie o contexto em que ele possa florescer. Thomas J. Peters, coautor de Vencendo a crise (Harper & Row do Brasil, 1983) Se você estiver em busca de candidatos jovens e talentosos, anunciar na internet é rápido e fácil. Muitos sites com quadros de vagas não lhe pedirão nada mais do que um endereço eletrônico e que esteja on-line. Bancos de dados de currículos, de abrangências local e nacional, oferecem uma vasta fonte de indicações. Como o espaço virtual não é tão restrito quanto o dos anúncios impressos, é pos - sível descrever com mais empolgação os benefí cios

16 26 CONTRATANDO PESSOAS do cargo e os aspectos da cultura da empresa que possam interessar aos que desejam encontrar uma colocação. Os principais sites que mantêm esses quadros tam bém se empenham em garantir a atualização dos bancos de dados e em apresentar perfis de profissio nais que estão efetivamente à procura de oportunidades. Além disso, ferramentas de gerenciamento de bancos de dados, como PCRecruiter, Resume Direct e Black Dog Recruiting, muito conhecidas nos Esta dos Unidos, permitem que você verifique sua posi ção no processo de admissão. Pesquise na internet as palavras gerenciamento de bancos de dados, con tra tação e recrutamento e obtenha uma lista de softwares que o ajudarão a administrar a fase de recrutamento. Opções impressas e eletrônicas Ao desenvolver um programa de anúncio para re - crutamento, seu objetivo é atrair os candidatos mais qualificados com a verba que você tem para esse fim. Desse modo, anunciar na internet tem um apelo muito grande. Anúncios de emprego em sites e pes qui sas em bancos de dados de currículo on-line cus tam consideravelmente menos do que os anún cios impressos e os serviços de agências de emprego e de recrutamento. Como esses sites com - pe tem entre si, os preços das listagens on-line con - ti nuam a cair, ao passo que os dos anúncios tradicio nais em jornais estão se tornando, compa - rativa mente, cada vez mais altos.

17 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 27 estudo de caso Empregando o pessoal da casa Nem todo CEO se mistura com o pessoal de base e gosta disso, mas esse é o caso de Tony Fernandes. Fundador visionário da AirAsia, a primeira companhia aérea asiática com tarifas de baixo custo, ele garante que suas experiências mais satisfatórias como gestor acontecem quando lhe é permitido se aproximar da operação. Seja carregando malas com o pessoal responsável pelas bagagens, seja ajudando no balcão de check-in, Fernandes valoriza a oportunidade de conhecer seus funcionários. Recentemente, implantou um programa de formação de pilotos aberto a todos os colaboradores da empresa, muitos dos quais, segundo ele, tinham inteligência, mas não dinheiro para sua formação. Quando o primeiro grupo de 19 cadetes se graduou, 11 deles eram empregados da AirAsia, algo que os outros funcionários certamente perceberam. Fernandes disse: Um daqueles rapazes tinha carregado malas conosco e 18 meses depois era copiloto de um 737. Você consegue imaginar o que isso significa no quesito motivação para a companhia? Todos falam sobre desenvolver o capital humano, mas nós fizemos isso. Fonte: Changing top down culture among managers in Asia, de Cris Prystay, CareerJournal.com (30 de maio de 2006).

18 28 CONTRATANDO PESSOAS Em geral, quanto maior o número estimado de leitores para o anúncio, mais se paga para publicá- -lo. Toda empresa tem um entendimento diferente em relação à maneira mais produtiva de anunciar. O melhor caminho é pensar cuidadosamente no tipo de pessoa que você deseja atrair e escolher o método que ofereça a maior probabilidade de al - cançá-la. Desse modo, você não gastará o dinheiro do recrutamento contatando indivíduos que não são capazes de realizar o trabalho. Para despertar o interesse do maior número de candidatos, escolha veículos de comunicação variados. Anunciar nos principais jornais diários da cida - de é o método de recrutamento tradicional. As pessoas que estão em busca de emprego gostam de esquadrinhar esses jornais para verificar as oportu - nidades examinando a grande variedade de anún - cios espalhados diante delas, desenhando cír cu los em torno dos que lhes interessam e ris cando aque - les aos quais já responderam. Para anunciar uma vaga localmente, pense em um jornal somente de classificados, em jornais semanais, na publicação da câmara de comércio ou em uma newsletter da prefeitura. Talvez você também possa fazer essa divulgação em quadros de avisos de escolas do ensino médio e de universidades da comunidade. Se você estiver em busca de um profissional com qualificações muito específicas, uma opção mais viá vel, no que se refere à relação custo-benefício, é anun ciar em publicações ou sites especializados. Por exem plo, companhias de teatro em Nova York cos - tu mam anunciar testes para atores na revista Backstage, que é dedicada à atuação, ao teatro e ao cinema.

19 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 29 por trás dos números Onde as pessoas procuram emprego? Em 2006, uma pesquisa da Conference Board realizada em 5 mil lares dos Estados Unidos revelou que 70% das pessoas que estão à procura de oportunidades profissionais confiam tanto na internet quanto nos jornais. Os resultados indicaram não apenas que a internet tornou-se fonte aceitável de informações sobre empregos, como mostraram que, dos indivíduos que receberam ofertas de trabalho (48%), a maior parte (38%) vinculou essas propostas ao uso de sites voltados a tais propósitos. Outras pessoas citaram networks e agências de emprego (aproximadamente 30% de cada uma delas), enquanto as buscas em jornais geraram apenas 24% das ofertas. Fonte: Help wanted ads, de Larry Swisher, BNA Daily Labor Report (8 de novembro de 2006). Além de ser um método vantajoso financeira - mente, divulgar vagas de emprego na internet pro - duz resultados em questão de horas, em geral redu - zindo em dias o tempo que se leva para se preen - cher o cargo. Nos Estados Unidos, por exem plo, os grandes sites da área, como o Careerbuilder. com e o Monster, em 2006, responderam por 22,8% das contratações pela internet. Lá, as outras opções são anunciar nas listas de emprego especia li zadas,

20 30 CONTRATANDO PESSOAS estudo de caso O toque pessoal Vamos falar de uma explosão de contratações ocorrida nos Estados Unidos em abril de 2006, a Starbucks estava admitindo duzentos novos funcionários ao dia. Com a meta final de abrir trinta mil lojas em todo o mundo, a empresa está envolvida no recrutamento de dezenas de milhares de funcionários. No esforço de manter a aura especial da Starbucks e evitar contratações padronizadas, os recrutadores da empresa começaram a adicionar toques pessoais às entrevistas uma sessão de degustação de café do candidato com os funcionários é um acontecimento comum. A empresa também tem uma declaração de direitos dos candidatos que incentiva os recrutadores a telefonar para essas pessoas ou a lhes enviar notas escritas à mão, em vez de cartas- -padrão. Além disso, a declaração estabelece diretrizes em relação à rapidez desejável para a resposta aos pretendentes à vaga após uma entrevista e recomenda enfaticamente que os recrutadores enviem vales-brinde da Starbucks de cortesia até mesmo para os que não forem admitidos. Fonte: To hire sharp employees, recruit in sharp ways, de William C. Taylor, The New York Times (23 de abril de 2006).

21 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 31 como as do site TheLadders, dirigidas a profis - sionais com remunerações superiores a US$ 100 mil; no HBS Tech Jobs, voltado ao nicho de formados em programas de MBA de alto nível; e no SnagAJob.com, que reúne empre gos em regime de meio expediente e por hora em empresas como Home Depot, Wendy s e Bed, Bath & Beyond. Não raramente, os maiores sites de emprego oferecem serviços aos empregadores além de suas listagens. Nos Estados Unidos, o Careerbuilder.com, por exemplo, permite que você faça uma simulação em seu banco de dados de currículos e analise candidatos em potencial antes de fechar o contrato com eles. O HeadlessHunter.com e o ebullpen.com usam questionários de referência e de personali - dade para emparelhar candidatos e empregadores. Ao escolher entre as diversas opções para anunciar vagas de emprego, vale a pena perguntar a pessoas de sua área de negócios sobre experiências de contra tação bem-sucedidas que elas tenham tido. Nos Estados Unidos, há ainda os sites, como o CareerXroads.com e o Weddle s, que cobrem o se - tor de classificados de emprego. Ao anunciar na internet, não se esqueça do site de sua própria empresa. Adicionar uma seção do tipo trabalhe conosco a seu site é atitude sábia, pois proporciona um espaço de recruta mento per - ma nente. Além disso, muitas pessoas que estão em busca de emprego têm interesse em determina das empresas e frequentemente verificam seus sites à procura de vagas. Outra boa tática é recrutar por meio de sites de associações profissionais ou de organizações comer -

22 32 CONTRATANDO PESSOAS ciais do setor, como o American Institute of Certified Public Accountants. Embora as pessoas que não estão em busca de uma oportunidade profissional não costumem visitar sites de empresas nem gran - des sites de classificados de emprego, elas provavel - mente verificam sites especializados, com o obje - tivo de estabelecer contatos com seus pares ou ler sobre assuntos em seu campo, e, talvez, deem uma espiada nos anúncios publicados ali. Se você está contratando em uma área que conta com uma forte associação profissional ou comercial, faz senti - do anunciar sua vaga nos sites dessas entidades. Custos com a publicação de anúncios Quando se trata de decidir em que mídia anunciar, o custo é sempre um fator importante, mas é fundamental também se preocupar com o que será obtido com sua verba. Embora quase todos os gran des sites de emprego cobrem caro pelos anún - cios, eles apresentam históricos comprovados. Se você está em busca de um profissional versátil, multifacetado, lançar uma ampla rede nesses sites é uma boa ideia. Por outro lado, caso esteja procu - rando alguém com qualificações muito especializa - das, tente um site menor, com preços mais baixos, voltado para um nicho, como os que são especí - ficos de um setor ou sites de associações profissio - nais ou comerciais. Antes de cogitar a hipótese de anunciar na inter - net, você precisa investigar um pouco. Quanto custa anunciar uma vaga de emprego? Quantas pessoas visitam o site a cada mês? Quantos desses

23 À PROCURA DE TALENTOS: ATRAINDO PROFISSIONAIS DE ALTO DESEMPENHO 33 dicas valiosas C Mirando os talentos de que você precisa Antes de publicar seu anúncio ou classificado de emprego em qualquer tipo de mídia, reveja as seguintes dicas e sugestões: Examine a descrição do cargo para tornar claras as qualidades que você deseja em um candidato de sucesso. Avalie onde os profissionais certos ou que têm talento para o cargo costumam procurar uma colocação no mercado de trabalho. Não negligencie candidatos que possam não estar efetivamente em busca de uma nova oportunidade. Alcance-os anunciando em sites relacionados ao setor e em sites não vinculados a trabalho. Leve em conta publicações comerciais, encontros de interesse especial e eventos da área que atraiam o tipo de funcionário de que você precisa. Identifique os três motivos principais passíveis de levar uma pessoa a trabalhar para sua empresa. Entenda o papel do cargo disponível e sua função dentro da equipe e da organização. Se você contratou um recrutador, discuta com ele as expectativas, estabelecendo cronogramas e metas.

GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO

GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO CONVERSA DE ELEVADOR Sendo um empreendedor social, você sabe como é importante ser capaz de descrever sua organização, definindo o que diferencia seu trabalho e detalhando o

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

Como cultivar leads do Comitê de TI

Como cultivar leads do Comitê de TI BRASIL Como cultivar leads do Comitê de TI O marketing está ajudando ou atrapalhando? Confiança + Credibilidade devem ser CONQUISTADAS O profissional de marketing moderno conhece a importância de cultivar

Leia mais

TRANSFORMANDO EM REALIDADE Guia para o Desenvolvimento de Projetos de Lions Clube

TRANSFORMANDO EM REALIDADE Guia para o Desenvolvimento de Projetos de Lions Clube TRANSFORMANDO EM REALIDADE Guia para o Desenvolvimento de Projetos de Lions Clube TRANSFORMANDO EM REALIDADE! Os Lions clubes que organizam projetos de serviços comunitários significativos causam um impacto

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Como Trabalhar Com Consultores de Executive Search

Como Trabalhar Com Consultores de Executive Search Como Trabalhar Com Consultores de Executive Search Gerenciamento de Carreira pelo Bluesteps.com Contents: Introdução: O recrutamento de Executivos de Nível Sênior Page 1-2: O que é Retained Executive Search?

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Capítulo 9 Emprego. 9.1 Introdução

Capítulo 9 Emprego. 9.1 Introdução Capítulo 9 Emprego 9.1 Introdução Hoje em dia, as redes sociais são as grandes responsáveis pelas contratações de emprego. Muitos dos responsáveis por recrutamento e recursos humanos das empresas avaliam

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Venda com Tráfego Gratuito

Venda com Tráfego Gratuito Venda com Tráfego Gratuito Depois de vários anos no marketing digital, acabei por aprender como fazer divulgação online de forma gratuita. Estou falando de algo totalmente novo, diferente de tudo o que

Leia mais

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social Não há dúvidas de que as tecnologias sociais têm um impacto substancial no modo como as empresas funcionam atualmente.

Leia mais

Caderno de Apresentação Franquia

Caderno de Apresentação Franquia Caderno de Apresentação Franquia A Empresa A Genial Books iniciou suas actividades em dez/95 depois de um dos sócios conhecer o "Livro Personalizado", numa viagem de férias aos Estados Unidos. Vislumbrando

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

Quem Contratar como Coach?

Quem Contratar como Coach? Quem Contratar como Coach? por Rodrigo Aranha, PCC & CMC Por diversas razões, você tomou a decisão de buscar auxílio, através de um Coach profissional, para tratar uma ou mais questões, sejam elas de caráter

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

O que procurar em um aplicativo de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) para pequenas empresas

O que procurar em um aplicativo de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) para pequenas empresas 1 O que procurar em um aplicativo de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) para pequenas empresas O Excel já não basta. Usar o seu sistema de e-mail para acompanhar os seus clientes é complicado

Leia mais

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais.

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais. Professional Profissional Tomada de decisão Gestão do Desempenho Forecasting Previsão A qualificação de negócios profissionais globais O CIMA é a escolha dos empregadores no recrutamento de líderes de

Leia mais

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS:

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE É PRECISO PARA SER UM CORRETOR DE SUCESSO gerenciador e site imobiliário Introdução O perfil do corretor de imóveis de sucesso Aprimorando os pontos fracos Conclusão

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil P e s q u i s a d a F u n d a ç ã o G e t u l i o V a r g a s I n s t i t u t o d e D e s e n v o l v i m e n t o E d u c a c i o n a l Conteúdo 1. Propósito

Leia mais

Revista Inteligência Competitiva José Fonseca de Medeiros ABRAIC E A PROFISSÃO DE ANALISTA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO BRASIL

Revista Inteligência Competitiva José Fonseca de Medeiros ABRAIC E A PROFISSÃO DE ANALISTA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO BRASIL 244 ABRAIC E A PROFISSÃO DE ANALISTA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO BRASIL 1 Entrevista com Francisco Diretor de Articulação Nacional da ABRAIC, sobre a profissão de analista de inteligência competitiva

Leia mais

I. A empresa de pesquisa de executivos deve lhe fornecer uma avaliação precisa e cândida das suas capacidades para realizar sua pesquisa.

I. A empresa de pesquisa de executivos deve lhe fornecer uma avaliação precisa e cândida das suas capacidades para realizar sua pesquisa. DIREITO DOS CLIENTES O que esperar de sua empresa de Executive Search Uma pesquisa de executivos envolve um processo complexo que requer um investimento substancial do seu tempo e recursos. Quando você

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

FAQ REGISTRO DE INTERAÇÕES

FAQ REGISTRO DE INTERAÇÕES Sumário 1. O que são interações?... 3 2. Posso registrar uma interação com um parceiro?... 3 3. Posso registrar interações para empresas?... 3 4. Quando converso informalmente com um cliente, parceiro

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação CURRÍCULO DO PROGRAMA SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação Para muita gente, os sonhos são apenas sonhos. Não levam necessariamente a ações diretas para transformar tais sonhos em realidade. Esta

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO: Empregos sempre existem. Bons empregos são mais raros, portanto mais difíceis de serem encontrados; A primeira coisa a ser feita é encontrar o emprego,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV MANUAL DA QUALIDADE Manual da Qualidade - MQ Página 1 de 15 ÍNDICE MANUAL DA QUALIDADE 1 INTRODUÇÃO...3 1.1 EMPRESA...3 1.2 HISTÓRICO...3 1.3 MISSÃO...4 1.4 VISÃO...4 1.5 FILOSOFIA...4 1.6 VALORES...5

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Adm.Walter Lerner 1.Gestão,Competência e Liderança 1.1.Competências de Gestão Competências Humanas e Empresariais são Essenciais Todas as pessoas estão, indistintamente,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

SOCORRO! ONDE ESTÃO OS RELATÓRIOS? MARIANA DE SOUZA marianadesouza@hotmail.com Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR Curitiba PR, Brasil

SOCORRO! ONDE ESTÃO OS RELATÓRIOS? MARIANA DE SOUZA marianadesouza@hotmail.com Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR Curitiba PR, Brasil Volume 3 Número 1 Jan/Jun 2013 Doc. 2 Rev. Bras. de Casos de Ensino em Administração ISSN 2179-135X SOCORRO! ONDE ESTÃO OS RELATÓRIOS? MARIANA DE SOUZA marianadesouza@hotmail.com Pontifícia Universidade

Leia mais

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Como vender mais pela INTERNET Capítulo 1 Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Índice Introdução 1/ Encontre um Nicho 2/ Crie e Otimize Seu E-Commerce 3/ Seja Encontrado 4/ Atendimento

Leia mais

Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas.

Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas. Autor Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas. Neste e-book, irei compartilhar com você 5 caminhos

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Toda empresa privada deseja gerar lucro e para que chegue com sucesso ao final do mês ela precisa vender, sejam seus serviços

Leia mais

acesse: vouclicar.com

acesse: vouclicar.com Transforme como sua empresa faz negócios, com o Office 365. Vouclicar.com A TI chegou para as pequenas e médias empresas A tecnologia é hoje o diferencial competitivo que torna a gestão mais eficiente,

Leia mais

COMO ESCOLHER O NEGÓCIO DE MARKETING MULTINÍVEL QUE MAIS COMBINA COM SEU PERFIL

COMO ESCOLHER O NEGÓCIO DE MARKETING MULTINÍVEL QUE MAIS COMBINA COM SEU PERFIL 1 COMO ESCOLHER O NEGÓCIO DE MARKETING MULTINÍVEL QUE MAIS COMBINA COM SEU PERFIL Celso Silva 2 Sobre o autor Celso Silva é nascido no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressou

Leia mais

Você dispõe da base necessária para desenvolver a confiança dos funcionários? Terceirização de RH e o líder empresarial SUMÁRIO EXECUTIVO

Você dispõe da base necessária para desenvolver a confiança dos funcionários? Terceirização de RH e o líder empresarial SUMÁRIO EXECUTIVO Terceirização de RH e o líder empresarial SUMÁRIO EXECUTIVO Você dispõe da base necessária para desenvolver a confiança dos funcionários? EM ASSOCIAÇÃO COM Empresas com funcionários envolvidos superam

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica Inteligência em redes sociais corporativas Como usar as redes internas de forma estratégica Índice 1 Introdução 2 Por que uma rede social corporativa é um instrumento estratégico 3 Seis maneiras de usar

Leia mais

Saiba Como Convencer os Executivos Sobre o Valor do Gerenciamento de Projetos. White Paper

Saiba Como Convencer os Executivos Sobre o Valor do Gerenciamento de Projetos. White Paper Saiba Como Convencer os Executivos Sobre o Valor do Gerenciamento de Projetos White Paper TenStep 2007 Saiba Como Convencer os Executivos Sobre o Valor do Gerenciamento de Projetos Não há nenhuma duvida

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

Glossário. Anúncios no Facebook

Glossário. Anúncios no Facebook Glossário Anúncios no Facebook Ações O número de vezes que as pessoas curtiram sua Página, curtiram publicações em sua Página, comentaram, @ mencionaram, fizeram o check-in em um local, marcaram sua marca

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Roteiro do Programa APRESENTAÇÃO. Este manual apresentará passo a passo o Programa de Auto-Atendimento

Roteiro do Programa APRESENTAÇÃO. Este manual apresentará passo a passo o Programa de Auto-Atendimento NEGÓCIO CERTO COMO CRIAR E ADMINISTRAR BEM SUA EMPRESA Roteiro do Programa Manual Etapa Zero Bem-vindo! É um prazer ter você participando do Programa de Auto-Atendimento Negócio Certo, concebido pelo Sebrae

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os melhores resultados. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

04 Os números da empresa

04 Os números da empresa 04 Os números da empresa Além de conhecer o mercado e situar-se nele, o empreendedor tem de saber com clareza o que ocorre com os números de sua empresa. Neste capítulo conheça os principais conceitos,

Leia mais

RELATÓRIO DO GOMOMETER

RELATÓRIO DO GOMOMETER RELATÓRIO DO GOMOMETER Análise e conselhos personalizados para criar sites mais otimizados para celular Inclui: Como os clientes de celular veem seu site atual Verificação da velocidade de carregamento

Leia mais

CompuStream Plano de Negócios COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA.

CompuStream Plano de Negócios COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA. CompuStream Plano de Negócios COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA. A CompuStream, empresa especializada em desenvolvimento de negócios, atua em projetos de investimento em empresas brasileiras que tenham um alto

Leia mais

coisas que você PRECISA SABER antes de investir em marketing.

coisas que você PRECISA SABER antes de investir em marketing. 10 coisas que você PRECISA SABER antes de investir em marketing. Quem é o seu público? Para quem você quer vender? Parece óbvio, não? Mas muitos empreendedores engasgam para responder esta pergunta. Na

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE PI

PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE PI GUIA PARA MELHORAR O SEU Principais Práticas para a Proteção de PI PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE PI 2013 Centro para Empreendimento e Comércio Responsáveis TABELA DE CONTEÚDO CAPÍTULO 1: Introdução à Proteção

Leia mais

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR

MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR MARKETING DIGITAL PARA PME: APRENDA A DEFINIR QUANDO, COMO E EM QUAIS ESTRATÉGIAS INVESTIR Introdução 02 A importância de calcular o ROI dos investimentos Capítulo 1 04 Aprendendo a definir os investimentos

Leia mais

M.Sc Angela Abdo Campos Ferreira

M.Sc Angela Abdo Campos Ferreira Nossa Missão Atrair o Talento certo para a Empresa M.Sc Angela Abdo Campos Ferreira GESTÃO DE PESSOAS Gestão Liderança + Administrativo Para se tornar um excelente gestor Para se tornar um excelente gestor

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing

[Ebook Grá s] Digital DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. Marketing [Ebook Grá s] Conversão por: Luciano Fournier DESCUBRA COMO EM POUCOS PASSOS SEUS NEGÓCIOS ALCANÇARÃO UM CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO. [Introdução] Este Ebook tem a intenção de ensinar a empreendedores e

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

Como fazer. networking. Um guia prático e fácil para um networking efetivo.

Como fazer. networking. Um guia prático e fácil para um networking efetivo. Como fazer networking Um guia prático e fácil para um networking efetivo. Este whitepaper é para... Em um evento de determinado setor (e aqui estamos falando do nosso, a rede de moda!), todos os participantes

Leia mais

Modelo de Questionário de Desligamento

Modelo de Questionário de Desligamento RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Planejamento Recrutamento Seleção Integração 1ª Etapa Surgimento de uma vaga - Dispensas do empregador (demissões); - Pedidos de demissão (saídas voluntárias demissionários); - Mortes;

Leia mais

RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO. Copyright 2013. Todos os direitos reservados à Santivo Consultores.

RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO. Copyright 2013. Todos os direitos reservados à Santivo Consultores. RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO O MERCADO DO TRABALHO ATUAL Cerca de 7% das posições abertas no mercado Brasileiro são para profissionais formados em Direito; Colaboradores

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2012 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 14% da população,

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Como calcular o número necessário de servidores? E QUANDO O PROCESSO DE TRABALHO NÃO É QUANTIFICÁVEL COM FACILIDADE? ALTERNATIVA 2 Uma possibilidade para transpor essa restrição seria a utilização de um

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Esta Política de Privacidade explica como a Abbott Laboratories, suas subsidiárias e afiliadas (denominadas em conjunto Abbott ) lidam com as informações pessoais que você nos envia

Leia mais

Sistema Gestão de Gente

Sistema Gestão de Gente Sistema Gestão de Gente Uma organização moderna requer ferramentas de gestão modernas, que incorpore as melhores práticas de mercado em gestão de recursos humanos, que seja fácil de usar e que permita

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

TREINAMENTO TAM VIAGENS

TREINAMENTO TAM VIAGENS TREINAMENTO TAM VIAGENS OBJETIVO DA PESQUISA Avaliar o atendimento das agências de viagens TAM VIAGENS, bem como verificar se os padrões estabelecidos estão sendo seguidos. INSTRUÇÕES DA PESQUISA Alguns

Leia mais

Como fazer marketing de relacionamento

Como fazer marketing de relacionamento Como fazer marketing de relacionamento O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias 4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias Copyright 2014 por Mindbank Publicado por: Mindbank Autor: Matheus Beirão Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais