Curso de Pós-Graduação em. Gestão de Farmácia. UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Pós-Graduação em. Gestão de Farmácia. UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com:"

Transcrição

1 2012 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com:

2 2012 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia O enquadramento da farmácia alterou-se substancialmente nos últimos anos. Hoje temos os medicamentos genéricos a ocupar uma quota crescente do mercado, uma legislação sobre propriedade sem reserva profissional e permitindo propriedade múltipla, medicamentos não sujeitos a receita médica a serem vendidos fora das farmácias e farmácias destinadas ao público a abrir em hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Por outro lado, os medicamentos continuarão a ter um papel terapêutico crescente. Intervenções farmacoterapêuticas que até aqui ocorriam exclusivamente nos circuitos hospitalares serão parte da oferta das farmácias e o papel destas como unidade de saúde nas áreas da prevenção e no acompanhamento das doenças crónicas está ainda no início. Uma resposta bem sucedida a estes desafios e oportunidades requer competências de gestão. A Associação Nacional das Farmácias, através da Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão, e a CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics estão cientes deste facto, e em colaboração, criaram um sólido programa de formação em gestão que contribuirá para reforçar as competências de gestão das farmácias, o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia. MEtodOlOGIA B-LEARNING O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia adopta duma metodologia b-learning, sem transigir nos objectivos rigorosos de qualidade pedagógica, de actualidade nas matérias a tratar e casos a discutir. Trata-se de um modelo de formação pragmático, desde há muito utilizado noutros programas da Católica-Lisbon e que permite reduzir o número de deslocações à Universidade e que por isso torna o curso mais facilmente conciliável com a actividade profissional regular. Assenta numa combinação (blend) de três componentes fundamentais Sessões presenciais, que decorrem em dias completos de sexta-feira, usualmente duas por mês, das 10:30 às 18:30 horas (Edição do Porto decorrerá das 10:00 às 18:00 horas), e nas quais se expõem temas, apresentam vídeos temáticos, realiza exercícios e desenvolvem trabalhos em grupo. É também presencialmente que se realizam as provas de avaliação dos conhecimentos adquiridos. Suporte online permanente, sendo facultado a cada participante o acesso a uma área de Internet que permite a comunicação contínua entre participantes e docentes, bem como a consulta de importantes materiais de apoio como as apresentações dos docentes nas aulas, textos de apoio, resolução de exercícios e aplicações interactivas. Sessões online nos períodos entre sessões presenciais. Trata-se de trabalho a desenvolver individualmente ou em grupo, com objectivos e calendários previamente definidos e suportados por materiais didácticos, desenvolvidos especificamente para este fim pelos docentes do curso.

3 LOGO CREdito.pdf 1 11/10/20 09:58 LOGO CREdito.pdf 1 11/10/19 17:56 OACTIVIDADE CREDITADA PELA 2 3 coordenação José Filipe Rafael Director-Adjunto da Católica-Lisbon Executive Education. Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (UTL), MBA (UNL), Pós-Graduado em Modelos de Avaliação e Decisão Multicritério (U. Laval, Québec) e Licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde é Professor Auxiliar Convidado e coordena também o PAGAP - Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projectos UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF em parceria com CREDITADO PELA 00154/9/ CDP RDEM DOS FARMACÊUTICOS ganhar competências imprescindíveis para responder aos desafios que se colocam hoje à farmácia. João Silveira, [Administrador da Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão] A Farmácia em Portugal evoluiu de uma forma muito positiva na qualidade do serviço prestado às populações. Assistimos a um forte investimento na modernização de instalações e equipamentos bem como no recrutamento e formação dos recursos humanos. As Farmácias deparam-se agora com novos desafios no contexto da crise e austeridade em que vivemos. Trata-se agora de fazer tão bem ou melhor, mas com menos. Adquirir conhecimentos nas áreas de gestão da mudança, gestão económica, financeira, fiscal, de recursos humanos, de marketing, é ganhar as competências necessárias para atravessar a tempestade económica e social em que vivemos. Por isso, a Associação Nacional das Farmácias, através da Escola de Pós-graduação em Saúde e Gestão e em colaboração com a CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, organizou mais um Curso de Pós-graduação em Gestão pensado e dirigido à realidade das Farmácias Portuguesas. Fazemos votos para que façam bom uso desta ferramenta importante que colocamos à vossa disposição.

4 AVALIAÇÃO e CERTIFICAÇÃO Em termos de calendário os módulos do curso estão agrupados em três blocos e cada um deles será encerrado com uma prova de avaliação abrangendo as matérias dos módulos que o constituem. Cada momento de avaliação terá a duração de três horas. Quando as matérias o justifiquem, as notas dos módulos poderão ser complementadas com os resultados da avaliação de trabalhos ou da resolução de casos propostos no decurso do trabalho. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ECONOMIA DA SAÚDE O objectivo deste módulo é sistematizar o que torna a saúde um sector económico diferente dos outros e apresentar as grandes tendências que caracterizam a evolução do sector da saúde em Portugal em termos de despesas e resultados. Serão abordadas as causas do crescimento universal das despesas em saúde e a utilização da avaliação farmacoeconómica. CONTABILIDADE E ANÁLISE FINANCEIRA Este módulo visa dotar os participantes de bases para perceberem a realidade financeira das empresas, e desta forma assegurar a capacidade de diálogo com os técnicos de contas, a compreensão do processo contabilístico e o domínio dos principais documentos de suporte. Também são apresentados os instrumentos financeiros necessários para os participantes poderem proceder à análise económico-financeira do seu negócio. GESTÃO DE TESOURARIA Nesta etapa serão analisados todos os aspectos associados à construção do processo orçamental dentro da empresa. Todo o ciclo orçamental a desenvolver ao longo da sessão culminará com a elaboração dos documentos financeiros de apoio ao processo de tomada de decisão e à adequada gestão da tesouraria da empresa Orçamento de Tesouraria, Orçamento Financeiro (documento base para avaliação do quadro de financiamento da empresa no curto prazo), Demonstração de Resultados e Balanço previsionais. FISCALIDADE A fiscalidade é um fenómeno transversal nas actividades económicas, com algumas especificidades sectoriais. Com este módulo pretende-se dar uma visão sintética mas global dos principais impostos que afectam o sector das farmácias. Será apresentado, em particular, o impacto do IRS para estas empresas, bem como do IRC (nomeadamente das tributações autónomas) e do IVA. módulos Duração Docentes Economia da Saúde 7h Miguel Gouveia Contabilidade e Análise Financeira 21h Sílvia Cortês Gestão de Tesouraria 7h Helena Almeida e Tudela Martins Fiscalidade 7h Luís Janeiro Motivar Pessoas e Avaliar o Desempenho 7h Ana Rijo da Silva Gerir Equipas e Trabalhar por Objectivos 7h Ricardo Costa Gestão e Planeamento de Marketing 14h Pedro Celeste Logística e Gestão de Stocks 7h HUGO MAIA E IVO BASTOS Gestão do Ponto de Venda 7h Anabela Possidónio QUALIDADE DO SERVIÇO E Gestão da Relação com os Clientes 7h RITA VALE Balanced Scorecard: A Orientação Estratégica do Controlo de Gestão 7h Paulo Pardal

5 Gestão e Planeamento de Marketing Os desafios da competitividade empresarial chegaram ao mercado das farmácias e não podem estar dissociados dos objectivos da rentabilidade do negócio, como um todo, e das acções que os seus responsáveis decidem levar a cabo. Tomar as melhores opções estratégicas e tácticas que produzam impacto nos clientes e nas vendas, dependem do grau de prevenção, análise e implementação do Plano de Marketing e de cada acção nele incluída. MOTIVAR PESSOAS E AVALIAR O DESEMPENHO A qualidade do atendimento constitui uma das variáveis determinantes do sucesso de uma farmácia. Assim, o gestor responsável terá que ser capaz de sensibilizar os seus colaboradores para a necessidade de tirar partido do atendimento personalizado e esclarecido que só a farmácia pode proporcionar. Pretende-se criar empatia com o cliente, e para tal é preciso dispor de uma equipa qualificada e motivada, e em perfeita sintonia com os objectivos da empresa, fixar regras de conduta e objectivos, e desenvolver um sistema remuneratório consistente com a avaliação do trabalho realizado. compete acompanhar os colaboradores dandolhes feedback regular, apoio à melhoria contínua e reconhecimento pelo sucesso. LOGÍSTICA E GESTÃO DE STOCKS Este módulo visa dotar o participante de uma visão mais alargada sobre as técnicas e métodos de logística, bem como das tecnologias ao dispor, que permitem uma racionalização de custos e a rentabilização dos processos diários da farmácia. As tendências futuras com vista ao significativo incremento do número de referências disponíveis na Farmácia, e a crescente transferência da responsabilidade do investimento para quem aprovisiona, sustentam a necessidade de formação específica nesta área como forma de garante da estabilidade da actividade da Farmácia de Oficina. Gestão do ponto de venda Para que um conceito de retalho tenha sucesso é fundamental que motive os consumidores e estimule a compra. Neste módulo pretende-se explorar os vários aspectos tangíveis e intangíveis associados à imagem do ponto de venda, por forma a cativar um consumidor cada vez mais complexo e exigente. 4 5 GERIR EQUIPAS E TRABALHAR POR OBJECTIVOS O sucesso das equipas está directamente relacionado com a capacidade de se definirem objectivos ambiciosos e realistas, manter as actividades centradas nas metas principais e gerir a performance dos colaboradores numa perspectiva de apoio à melhoria permanente. Este módulo aprofunda a metodologia do trabalho por objectivos nas vertentes do planeamento, monitorização e desenvolvimento dos colaboradores. Coloca-se especial ênfase no papel das chefias, a quem datas sessões de e-learning PORTO LISBOA Duração h 27 1, 17 2, , 2 3, h , h , 4 5 7h h h 15 6, , h , h , h , h , h QUALIDADE DO SERVIÇO E Gestão da Relação com os Clientes Este módulo visa realçar a importância do marketing de serviços nas organizações, sublinhando o papel predominante que a gestão de relacionamentos com os clientes tem no sentido de garantir uma oferta de produtos e serviços diferenciadores que garantam a satisfação do cliente. Serão abordadas metodologias diversas, realçando a importância de uma orientação à excelência da qualidade de serviço, a relevância de implementação de um adequado sistema de gestão de informação que permita estabelecer e gerir relações com os clientes, enfatizando a necessidade de melhorar a experiência dos clientes ao longo dos vários pontos de contacto com a organização. BALANCED SCORECARD: A ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DO CONTROLO DE GESTÃO Este módulo visa conferir aos participantes a sensibilidade para a importância do Controlo de Gestão no sucesso de qualquer organização, num enquadramento caracterizado pela mudança acelerada. Abordar-se-á previamente a dinâmica cíclica da gestão empresarial, mormente a problemática do estabelecimento de objectivos individuais/sectoriais e mobilização de recursos para o seu atingimento, após o que a atenção se centrará nos aspectos técnicos, organizacionais e comportamentais do processo de construção dum Balanced Scorecard para unidades do sector farmacêutico, assumindo uma orientação acentuadamente prática.

6 DOCENTES ana Rijo da Silva Directora de Recursos Humanos da Fundação Calouste Gulbenkian e Directora da revista Recursos Humanos Magazine. M. Phil em Gestão pela Universidade de Warwick. Pós-Graduada em Ciências Actuariais e Licenciada em Economia e em Gestão pela CATÓLICA- LISBON, onde coordena o PARH Programa Avançado de Recursos Humanos é membro do Conselho Estratégico da Formação de Executivos. Regente de Gestão de Recursos Humanos na licenciatura em Administração e Gestão de Empresas. ANABELA POSSIDÓNIO Iberian Strategic Marketing da BP. Mestre e MBA com especialização em Marketing (CATÓLICA-LISBON). Licenciada em Gestão (ISEG). Foi responsável pela concepção e desenvolvimento do programa de fidelização BP Ultimate experience, pela definição da oferta e lançamento da marca de retalho ampm da BP México, pelo desenvolvimento do Wild Bean Café em Inglaterra, Espanha e Portugal, e pela Gestão de Categorias da BP Portugal, tendo ainda desempenhado a função de Marketing Manager no Grupo Jerónimo Martins. HELENA BRISSOS DE ALMEIDA Administradora da U. Católica, é Professora Auxiliar Convidada da CATÓLICA-LISBON onde se licenciou em Gestão, sendo regente de Contabilidade Financeira I e Controlo de Gestão na Licenciatura. Nos Programas para Executivos, coordena o PCG - Programa de Performance e Controlo de Gestão e do CGA - Programa de Contabilidade de Gestão Avançada. Foi Administradora do Grupo Renascença, Directora de Controlo Gestão e Sist. Informação da Refrige/Coca-Cola e Directora da Price Waterhouse. Hugo Maia Business Development Manager na área de Desenvolvimento e Novos Negócios da Alliance Healthcare. Coordenador Sul e Ilhas no Departamento de Apoio aos Associados da ANF. Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (ISCTE). Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (U. Coimbra). Ivo Bastos Mestrado em Engenharia Industrial e Gestão (U. Porto). Actualmente, é Gestor de Compras na Alliance Healthcare. Acumula funções como Key Account Manager para a indústria farmacêutica e no passado foi Assistente no Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da Universidade do Porto. JOSÉ TUDELA MARTINS MBA com especialização em Finanças e licenciatura em Gestão pela CATÓLICA-LISBON, onde coordena a especialização em Finanças do PGG Programa Geral de Gestão e lecciona Firm Valuation nos Masters of Science. Administrador da INVESFIN Assessores Financeiros e Administrador não Executivo da e-chiron. LUÍS JANEIRO Mestre em Gestão e Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela CATÓLICA-LISBON, onde é regente de Fiscalidade nos Masters of Science e coordena o PAFisc - Programa Avançado de Fiscalidade: Uma Abordagem Jurídico Financeira. Colabora na Universidade Católica em outros Programa para Executivos, na Faculdade de Direito da Católica e no Instituto de Estudos Políticos. Adjunto da Direcção da CATÓLICA- LISBON. Licenciado em Economia. Consultor nas áreas fiscal e financeira. Foi Membro da Comissão de Revisão do IRC. MIGUEL GOUVEIA Doutorado em Economia (U. of Rochester), Mestre em Economia (UNL) e Licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, onde é Professor Associado. Trabalha nas áreas da Economia Pública, Economia da Saúde e Análise Económicas de Políticas Sociais. Anteriormente foi Professor Auxiliar de Economia na Universidade da Pensilvânia....os melhores formadores e com excelente acompanhamento deu-me uma visão global da gestão farmacêutica... Ermelinda Fernandes [Farmácia Santo António, Rio Meão] A formação académica na área da Farmácia centra os conhecimentos para a vertente científica e terapêutica na nossa actividade. No entanto, num mercado cada vez mais competitivo e direccionado para a vertente comercial, é importante estarmos munidos de ferramentas que nos permitam dinamizar, optimizar a gestão e desenvolver as nossas farmácias. Trata-se de um sector com detalhes de gestão únicos, pelo que senti necessidade evoluir nessa área para me tornar numa profissional mais completa e competitiva. A pós-graduação em que participei com os melhores formadores e com excelente acompanhamento deu-me uma visão global da gestão farmacêutica fornecendo-me o know how para melhor interpretar os meus resultados, conhecer o mercado e obter o máximo de qualidade e disponibilidade de produtos gastando mínimo de recursos. Será uma vantagem significativa na minha formação.

7 6 7 PAULO MODESTO PARDAL Professor Auxiliar Convidado da CATÓLICA-LISBON, lecciona nos programas de MBA, Master of Science, na licenciatura em Gestão de Empresas e nos programas de Formação de Executivos. Coordenador do PCG Programa de Performance e Controlo de Gestão e do CGA - Programa de Contabilidade de Gestão Avançada. MBA (UNL), licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela CATÓLICA-LISBON. Consultor do Banco Mundial. Presidente do grupo EUROGEST. PEDRO CELESTE Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG, Pós-Graduado em Estudos Europeus pela Universidade Católica. Diplomado pela Kellogg School of Management e pelo IESE. Na CATÓLICA-LISBON, onde é Professor Auxiliar Convidado, é coordenador do Programa Avançado de Marketing para Executivos PAME, Programa de Gestão de Vendas PGV e do Programa Avançado de Gestão para a Banca - PAGEB. Director Geral da PC&A Consultores de Marketing Estratégico. Colaborador regular da revista Exame e Expresso, onde coordena o blog Marketing Box. RICARDO FORTES DA COSTA Partner da Alter Via Executive Search & Consulting. Foi Director Executivo de Recursos Humanos da Capgemini Portugal e Director de Formação e Desenvolvimento de Carreiras no Millennium BCP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional (U. Évora). É membro do Conselho Estratégico da Formação de Executivos e coordenador dos programas EXPAT Seminário Intensivo de Preparação para Expatriados e GOAR Gerir por Objectivos e Avaliar Resultados. RITA COELHO DO VALE Doutorada em Marketing pela Tilburg University (Holanda), MBA e Mestrado em Gestão de Empresas e Licenciada em Economia (UNL). Lecciona actualmente na CATÓLICA- LISBON disciplinas de Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Metodologias de Investigação. Tem publicações académicas em revistas de renome internacional. SÍLVIA CORTÊS Professora Auxiliar Convidada, é coordenadora do PCF - Programa de Contabilidade e Finanças para Não Financeiros. MBA (UNL) e Licenciada em Economia pela CATÓLICA-LISBON, onde é regente de Contabilidade Financeira II. Foi risk analyst do Citibank. É partner da TEAM, Lda....conhecimentos adquiridos tornaram-se essenciais... Carolina Teixeira de Figueiredo Brinca [Farmácia Teixeira, Vouzela] Desde o inicio da frequência da pós graduação tomei consciência que novos horizontes se abriram. O meu quotidiano na Farmácia foi-se alterando ao longo destes meses, particularmente na gestão diária, no relacionamento com os outros colaboradores e clientes. A minha percepção da Farmácia e da actividade diária modificou-se profundamente. Os conhecimentos adquiridos tornaram-se essenciais, tendo em conta a conjuntura actual do País.

8 PREÇO O valor do curso é de (quatro mil e oitocentos euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e inclui o material pedagógico (livros e outra documentação de apoio), coffee-breaks, jantar da sessão de encerramento e lugar no parque de estacionamento da Universidade Católica Portuguesa e no Edifício Norte da ANF. CANDIDATURA Para se candidatar deverá preencher a ficha de candidatura anexa e disponível em As candidaturas serão avaliadas por ordem de recepção. A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação das Escolas de Gestão. LOCAL CALENDÁRIO HORÁRIO Edição Porto de a Edifício Norte da ANF Rua Engenheiro Ferreira Dias, 728 5º piso, Porto Edição Lisboa de a Edifício da Católica-Lisbon Palma de Cima, Lisboa usualmente às 6 as feiras das 10h30 às 18h30. Mais informações CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa. Palma de Cima, Lisboa TEL: TLM: Fax: Susana de Matos Rosa Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão Associação Nacional das Farmácias R. Marechal Saldanha, LISBOA Tel: Fax:

Curso de Pós-Graduação em. Gestão de Farmácia. UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com:

Curso de Pós-Graduação em. Gestão de Farmácia. UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com: 2013 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF, CREDITADO PELA OF, em parceria com: 2013 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Farmácia O enquadramento da farmácia

Leia mais

GESTÃO DE FARMÁCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TRIPLE CROWN* ACCREDITED

GESTÃO DE FARMÁCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TRIPLE CROWN* ACCREDITED 2009 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE FARMÁCIA EM PARCERIA COM TRIPLE CROWN* ACCREDITED A primeira e única escola portuguesa no ranking mundial Financial Times da Formação de Executivos e acreditada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE FARMÁCIA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE FARMÁCIA UM PROGRAMA CONCEBIDO PARA SÓCIOS DA ANF 2015 Unleash your full potential O setor da Farmácia em Portugal tem vindo a sofrer inúmeras alterações, decorrentes das sucessivas medidas políticas que foram

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS PÓS-GRADUAÇÃO EM 3 SEMANAS INTERCALADAS EM LISBOA

GESTÃO DE EMPRESAS PÓS-GRADUAÇÃO EM 3 SEMANAS INTERCALADAS EM LISBOA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EMPRESAS 3 SEMANAS INTERCALADAS EM LISBOA A CATÓLICA-LISBON é a melhor business school portuguesa nos rankings do Financial Times. Está acreditada pelas três instituições de

Leia mais

A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três

A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três PAGED 2011 Com o patrocínio de A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência

Leia mais

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL O PGG - Programa Geral de Gestão, proporciona uma formação geral em Gestão de Empresas. Destina-se a

Leia mais

Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança para Pme Líder EM PARCERIA COM:

Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança para Pme Líder EM PARCERIA COM: 2012 Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança para Pme Líder EM PARCERIA COM: 2012 Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança para Pme Líder Num mundo cada vez mais complexo e incerto,

Leia mais

CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS

CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS PROGRAMA AVANÇADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS A realizar em Luanda A CATÓLICA-LISBON é a melhor business school portuguesa nos rankings do Financial Times. Está acreditada pelas três instituições

Leia mais

Programa Avançado de Gestão em Saúde

Programa Avançado de Gestão em Saúde pags 2012 Programa Avançado de Gestão em Saúde A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições

Leia mais

PROGRAMA AVANÇADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS

PROGRAMA AVANÇADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS PROGRAMA AVANÇADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS A única Business School em Portugal no ranking global da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS 2 SEMANAS INTENSIVAS EM LISBOA A única Business School em Portugal no ranking global da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 2011 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES COM O PATROCÍNIO DE: ÍNDICE A NOSSA PROPOSTA DE VALOR 3 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 4 Estrutura e Coordenação 5 Conteúdos e Corpo Docente 6 Introdução: Health Servuction

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER PDGL PME LÍDER WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER EM PARCERIA COM: Unleash your full potential PDGL PAGEF PME LÍDER PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança.

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança. Caderno de s 2 Objectivos A formação de executivos é, hoje em dia, uma necessidade incontornável, sendo um importante factor do sucesso, da competitividade e da sustentabilidade das organizações. Considerando

Leia mais

curso de especialização em gestão

curso de especialização em gestão F OR M A Ç Ã O A V A N Ç A D A curso de especialização em gestão FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS Enquadramento O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

Escola Curso Vagas APEX

Escola Curso Vagas APEX AESE Escola de Direcção e Negócios PADE 1 LISBOA 2 16.500 3.300 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 1 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 2 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE GESTÃO PARA NUTRICIONISTAS E DIETISTAS

PROGRAMA INTEGRADO DE GESTÃO PARA NUTRICIONISTAS E DIETISTAS GESNUTRI PROGRAMA INTEGRADO DE GESTÃO PARA NUTRICIONISTAS E DIETISTAS EM PARCERIA COM: COM O PATROCÍNIO: Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS GESNUTRI PROGRAMA INTEGRADO DE GESTÃO

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

SALES MANAGEMENT. 2013/14 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação

SALES MANAGEMENT. 2013/14 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2013/14 3ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Dr. João Pargana Natureza do curso e perfil da formação As universidades portuguesas

Leia mais

Health Management Future

Health Management Future 2012 Health Management Future COM O PATROCÍNIO DE O grupo BIAL tem como missão desenvolver, encontrar e fornecer novas soluções terapêuticas na área da Saúde. Fundado em 1924, ao longo dos anos BIAL conquistou

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE

PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE Duração 2 semestres Condições de selecção Curriculum profissional; curriculum académico e entrevista (se necessário) ECTS

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO ESTRATÉGIAS Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS INTERNACIONALIZAÇÂO ESTRATÉGIAS O sucesso das empresas hoje, e a sua sustentação no longo prazo, baseiam-se

Leia mais

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Participamos num processo acelerado de transformações sociais, políticas e tecnológicas que alteram radicalmente o contexto e as

Leia mais

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição Pós-Graduação Leadership & Management 3ª Edição 2010/2011 Leadership & Management Direcção Científica Prof. Doutor José Verissimo Doutora Teresa Passos A Direcção Executiva é partilhada entre o IDEFE e

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT COORDENAÇÃO Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Dr. João Pargana APRESENTAÇÃO As universidades portuguesas oferecem um número

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

ÍNDICE A CATÓLICA LISBON PROGRAMA DE GESTÃO DE PROJETOS E ANÁLISE DE DECISÕES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ÍNDICE A CATÓLICA LISBON PROGRAMA DE GESTÃO DE PROJETOS E ANÁLISE DE DECISÕES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ÍNDICE A CATÓLICA LISBON 02 As nossas acreditações A nossa oferta A Formação de Executivos PROGRAMA DE GESTÃO DE PROJETOS E ANÁLISE DE DECISÕES 05 Estrutura Coordenação CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 06 Modelos

Leia mais

Energizing Teams for Performance: Liderar Pessoas para a Excelência

Energizing Teams for Performance: Liderar Pessoas para a Excelência TEAMS 2013 NOVO Energizing Teams for Performance: Liderar Pessoas para a Excelência A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos.

Leia mais

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição www.pwc.pt/academia Controlo de Gestão 2ª Edição Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013 Academia da PwC 2ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor os princípios do controlo de gestão, com especial enfoque

Leia mais

Pós-Graduação em. MARKETING E GESTÃO COMERCIAL de Serviços Financeiros INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA

Pós-Graduação em. MARKETING E GESTÃO COMERCIAL de Serviços Financeiros INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA BSUPERIOR DE GESTÃO INSTITUTO Pós-Graduação em MARKETING E GESTÃO COMERCIAL de Serviços Financeiros 2005 2006 Associação Portuguesa de Bancos INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO B ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países MGI Internacional Presença em mais de 80 países Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores associações internacionais de empresas independentes

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China 2ª Edição Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China Realizar Negócios na China é o sonho de qualquer empresário, mas pode ser uma realidade para os que

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE

GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE valor acrescentado para a sua carreira GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE 2ª edição Coordenação Científica: Prof. Doutor José Miguel Soares Direcção Executiva: Mestre Sérgio Sousa PÓS-GRADUAÇÃO 07/08 Pós-Graduação

Leia mais

MARKETING E DIRECÇÃO COMERCIAL

MARKETING E DIRECÇÃO COMERCIAL PROGRAMA AVANÇADO DE MARKETING E DIRECÇÃO COMERCIAL A realizar em Luanda A CATÓLICA-LISBON é a melhor business school portuguesa nos rankings do Financial Times. Está acreditada pelas três instituições

Leia mais

Business Intensive Program. Para uma Performance Empresarial mais Competitiva

Business Intensive Program. Para uma Performance Empresarial mais Competitiva Business Intensive Program Para uma Performance Empresarial mais Competitiva 02 BIP BUSINESS INTENSIVE PROGRAM Business Intensive Program Para uma Performance Empresarial mais Competitiva Em tempos de

Leia mais

Workshop em Balanced Scorecard Programa de formação

Workshop em Balanced Scorecard Programa de formação Workshop em Balanced Scorecard Programa de formação Índice Apresentação... 3 Designação do curso... 3 Enquadramento do curso de formação... 3 Duração do curso... 3 Público-alvo do curso... 3 Objectivos

Leia mais

Secretariado Executivo 2014

Secretariado Executivo 2014 Ciclo de CONFERENCES AT BREAKFAST Secretariado Executivo 2014 01, 02 e 03 de Dezembro. Lisboa Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias- Gestão

Leia mais

Revolução digital Da estratégia à gestão do risco

Revolução digital Da estratégia à gestão do risco Revolução digital Neste curso serão abordadas as melhores práticas a adoptar, da estratégia à gestão de risco, perante os desafios dos diferentes meios digitais. Porquê participar neste curso? O impacto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 11ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor José Augusto Felício

Leia mais

Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas

Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas Guia das Funções Mais Procuradas Page Personnel 2015 Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas Lisboa, 16 de Junho de 2015 - A Page Personnel, empresa de recrutamento de quadros intermédios

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

GESTÃO PATRIMONIAL. Conheça as Alterações Legislativas da. Adopte Medidas que lhe permitirão controlar e optimizar os Activos 3ª EDIÇÃO CURSO

GESTÃO PATRIMONIAL. Conheça as Alterações Legislativas da. Adopte Medidas que lhe permitirão controlar e optimizar os Activos 3ª EDIÇÃO CURSO 3ª EDIÇÃO CURSO Conheça as Alterações Legislativas da GESTÃO PATRIMONIAL Adopte Medidas que lhe permitirão controlar e optimizar os Activos LUANDA 9 e 10 de JUNHO de 2014 Conheça e analise o regime jurídico

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 12ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015 12ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício direção executiva dr. José António Rousseau (Presidente do Fórum de

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 12ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015 12ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício direção executiva dr. José António Rousseau (Presidente do Fórum de

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

Project Management Training. Rua de Santo Amaro à Estrela, 17 A 1249-028 Lisboa Portugal Tel: (+351) 213 190 540 e-mail: contacto@knownow.

Project Management Training. Rua de Santo Amaro à Estrela, 17 A 1249-028 Lisboa Portugal Tel: (+351) 213 190 540 e-mail: contacto@knownow. Project Management Training Rua de Santo Amaro à Estrela, 17 A 1249-028 Lisboa Portugal Tel: (+351) 213 190 540 e-mail: contacto@knownow.pt Índice 1. ABORDAGENS FORMATIVAS 1.1 Formação Prática em Gestão

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot.

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot. Acção de Formação para a ASP 17 de Maio de 2008 17 de Maio de 2008 Imagem Duração: 1 dia (7h) Carga horária: 09H30-13H00 14H30-18H00 17 de Maio de 2008 A importância da Imagem Uma imagem positiva é a soma

Leia mais

GESTÃO DO TRANSPORTE MARÍTIMO E GESTÃO PORTUÁRIA. - 9ª EDIÇÃO Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor J. Augusto Felício PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG

GESTÃO DO TRANSPORTE MARÍTIMO E GESTÃO PORTUÁRIA. - 9ª EDIÇÃO Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor J. Augusto Felício PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG GESTÃO DO TRANSPORTE MARÍTIMO E GESTÃO PORTUÁRIA - 9ª EDIÇÃO Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor J. Augusto Felício PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG Pós-Graduação // Gestão do Transporte Marítimo e Gestão

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística

Sistema de Normalização Contabilística www.pwcacademy.pt Sistema de Normalização Contabilística Sector da Construção Academia da PwC Oportunidade para apreender os principais aspectos do novo modelo de normalização contabilística bem como os

Leia mais

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Neste curso serão abordadas as melhores práticas que permitem gerir estrategicamente a informação, tendo em vista a criação de valor para

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas)

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas) CURSO DE GESTÃO DE VENDAS Inedem- Apotec Outono 2007 25 e 26 de Setembro 9h00 às 18h30 Dirigido a gestores da área financeira com necessidade de ferramentas informáticas de elevada eficácia na avaliação

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

EXECUTIVE MASTER/PÓS GRADUAÇÃO* GESTÃO & INOVAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO **

EXECUTIVE MASTER/PÓS GRADUAÇÃO* GESTÃO & INOVAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO ** Porquê fazer este Master? Empresas atentas entendem hoje que o uso de estratégias de gestão integradas e sistémicas, são a chave para a diferenciação e o crescimento sustentado futuro. A criação de efetivas

Leia mais

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China Lisboa, Janeiro de 2014 Realizar Negócios na China é o sonho de qualquer empresário mas pode ser uma realidade

Leia mais

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 LUANDA PROGRAMA AVANÇADO PARA DECISORES CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 2.ª EDIÇÃO Inscrições e mais informações em: www.ambienteonline.pt/luanda-concursos-internacionais-2015

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais conteúdos: Programa de formação avançada centrado nas competências e necessidades dos profissionais. PÁGINA 2 Cinco motivos para prefirir a INOVE RH como o seu parceiro, numa ligação baseada na igualdade

Leia mais

Curso Avançado de Gestão Bancária

Curso Avançado de Gestão Bancária Pós-Graduação Curso Avançado de Gestão Bancária Novo Modelo de Curso TRIPLE CROWN* ACCREDITED A primeira e única escola portuguesa no ranking mundial da Formação de Executivos. O Curso Avançado de Gestão

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES 1ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof. Doutor

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Especialização em Gestão de Projectos Nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Este curso constitui

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO E INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Angra do Heroísmo 2010/2011 1 Objectivos Este curso de pós-graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 SALES MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 SALES MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 SALES MANAGEMENT 3ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor José Veríssimo Prof. Dr. João Pargana NATUREZA DO CURSO

Leia mais

MARKETING RESEARCH. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves

MARKETING RESEARCH. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves MARKETING RESEARCH Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/IDEFE Pós-Graduação // Marketing Research PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt Hotel Alvalade LUANDA 16 a 27 de RH Os Ciclos de RH, consistem em planos de desenvolvimento de competências no domínio da gestão de Recursos Humanos, nomeadamente ao nível das áreas de Selecção, Formação

Leia mais

Um mar de oportunidades. Mestrado em Gestão Portuária. Mensagem do Presidente da ENIDH Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Um mar de oportunidades. Mestrado em Gestão Portuária. Mensagem do Presidente da ENIDH Escola Superior Náutica Infante D. Henrique. Um mar de oportunidades Mestrado em Gestão Portuária Mensagem do Presidente da ENIDH Escola Superior Náutica Infante D. Henrique A ENIDH é a Escola Superior pública portuguesa que assegura a formação de

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 11ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2013/14 11ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício DIREÇÃO EXECUTIVA Dr. José António Rousseau ( EX-APED Associação

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO PORQUÊ FAZER UM CURSO GERAL DE GESTÃO? Porque, tendo uma formação de base noutra área do conhecimento (ex: Engenharia, Direito,...) desempenha ou pretende vir a desempenhar

Leia mais

Curso Avançado de Gestão Bancária

Curso Avançado de Gestão Bancária Pós-Graduação Curso Avançado de Gestão Bancária TRIPLE CROWN* ACCREDITED A primeira e única escola portuguesa no ranking mundial da Formação de Executivos. Atribuição de créditos (ECTS) a todas as unidades

Leia mais

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION Formação Project Management Certification: Esta formação tem como objectivo a preparação para a certificação. A certificação é crucial, uma vez que reconhece os

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

Negociação comercial Saber negociar com eficácia

Negociação comercial Saber negociar com eficácia Executive Revolution Programs Negociação comercial Neste curso serão abordadas as melhores práticas de negociação aplicadas para a rentabilidade das empresas. Porquê fazer este curso? O mundo actual é

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO DINSTITUTO SUPERIOR CURSOS PARA EXECUTIVOS E GESTÃO BANCÁRIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO Início: 29 de Setembro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO

Leia mais

MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA

MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA valor acrescentado para a sua carreira MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA Coordenação Científica: Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel Ennes Ferreira PÓS-GRADUAÇÃO 07/08 Pós-Graduação

Leia mais

Gestão e Novas Tecnologias

Gestão e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Gestão e Novas Tecnologias Índice 1- Enquadramento 2- Objectivos 3- Destinatários 4- Conteúdos programáticos 5- Corpo docente 6- Planeamento da formação 7- Organização e responsabilidade

Leia mais

MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS COORDENADOR ENG.º JOSÉ MIGUEL RODRIGUES GASPAR www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários...

Leia mais

Curso de Gestão Para Empresários e Directores

Curso de Gestão Para Empresários e Directores Curso de Gestão Para Empresários e Directores Sob a direcção do Doutor José Nunes Maia, Professor Aposentado do ISCTE Lisboa, a MoreData pretende dar início à 1ª edição do Curso de Gestão para Empresários

Leia mais

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner www.pwc.pt/academy HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner Lisboa, 21 e 22 de março de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer os desafios da função de RH e como se posicionar como

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo 2 ÍNDICE EMPREENDEDORISMO... 3 OBJECTIVOS... 3 DESTINATÁRIOS... 4 CONDIÇÕES DE ACESSO E SELECÇÃO DOS CANDIDATOS...

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM

MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM Objectivos Dotar os alunos de conhecimentos e consciência crítica sobre a teoria e a prática da Gestão e da Promoção Imobiliária,

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais ÍNDICE CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS... 3 OBJECTIVOS...

Leia mais

SNC Casos Práticos. Lisboa, 11, 18 e 25 de outubro,6 Porto, 22 e 30 novembro, 6 e 13 de dezembro. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC.

SNC Casos Práticos. Lisboa, 11, 18 e 25 de outubro,6 Porto, 22 e 30 novembro, 6 e 13 de dezembro. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC. www.pwc.pt/academy SNC Casos Práticos Lisboa, 11, 18 e 25 de outubro,6 outubro, de novembro Porto, 22 e 30 novembro, 6 e 13 de dezembro Academia da PwC 6ªEdição Lideres na formação de executivos no SNC,

Leia mais

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF BANK MANAGEMENT

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF BANK MANAGEMENT BSUPERIOR DE GESTÃO INSTITUTO 0101011010101001010 0101011010101001010 Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO no Sector Financeiro 2005 2006 Associação Portuguesa de Bancos INSTITUTO SUPERIOR

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão Logística Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento Tem vindo a ser reconhecida, por políticas governamentais

Leia mais