Programa de Avaliação Institucional. Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Avaliação Institucional. Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2012-2014)"

Transcrição

1 Programa de Avaliação Institucional Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo )

2 Mais de 85% dos alunos da Faculdade Eniacparticiparam entre 2012 e 2014 do Programa de Avaliação Institucional promovido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) Cursos: Administração Análise e Desenvolvimento de Sistemas Comunicação Social Engenharia Civil Engenharia da Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Industrial Mecânica Engenharia Mecatrônica Gestão Ambiental Gestão da Produção Industrial Gestão da Qualidade Gestão da Tecnologia da Informação Gestão de Recursos Humanos Logística Processos Gerenciais Sistemas de Informação

3 O Programa de Avaliação Institucional é um processo de medida de desempenho que visa o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa da Faculdade Eniac. A melhoria da qualidade é alcançada por meio da utilização dos resultados como instrumentos de gestão. A CPA (Comissão Própria de Avaliação) aplicou, entre 2012 e 2014, os instrumentos de Avaliação Institucional em toda a IES, conforme demostrado a seguir. Pesquisa 1 de aferição de qualidade: infraestrutura física serviços de atendimento e apoio ao aluno salas de aula, laboratórios e biblioteca curso Pesquisa 2 de aferição de qualidade: corpo docente Pesquisa 3 de aferição de qualidade: acompanhamento de egressos Pesquisa 4 de aferição de qualidade: clima organizacional Resultados de melhorias

4 A Avaliação Institucional Quatro vezes por ano, nos meses de abril, junho, setembro enovembro, todos os alunos da Faculdade Eniac são convidados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) a participar do Programa de Avaliação Institucional. Entenda por quais razões a participação de toda a comunidade acadêmica é tão importante. Como é feita a Avaliação Institucional? A avaliação é feita por meio de um sistema informatizado (Portal Eniac) alimentado pelos próprios alunos, que reúne todas as respostas e as transforma no Índice de Satisfação Discente, o ISD. ParaqueserveoISD? O ISD é um dado estatístico utilizado como referência para a tomada de decisão sobre vários aspectos da gestão acadêmica.

5 A Avaliação Institucional O que os alunos ganham com a Avaliação Institucional? Melhoria na qualidade dos cursos. Muitas das melhorias que a Faculdade Eniac implementa nos seus cursos e infraestrutura geral são resultado da contribuição dos alunos nas pesquisas de qualidade promovidas pela CPA. O aluno é identificado? Não.ParaentrarnosistemaoalunopreencheoscamposdeacessocomseuRAe senha. Uma vez dentro do sistema, todas as respostas, e somente elas, são enviadas a um banco de dados. Além disso, a segurança do sistema da avaliação bem como a tabulação das respostas é auditada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini FCAV que é uma empresa de auditoria externa e uma das mais importantes certificadora de sistemas de qualidade no Brasil.

6 Relatório de Avaliação Institucional A Faculdade é uma instituição de ensino marcada pela tradição da marca Eniac e pelo seu compromisso com a qualidade, oferecendo cursos superiores de graduação tecnológica adequados às necessidades do mercado e trabalho e também às necessidades da sociedade, com a melhor relação qualidade x custo para seus alunos. O compromisso da Faculdade Eniac com a qualidade evidencia-se por contínuos investimentos em sua infraestrutura, biblioteca, laboratórios, corpo docente, funcionários e no seu modelo de ensino inovador. A Faculdade Eniac é uma instituição com mais de duas décadas de tradição. É uma das únicas do país com certificação de qualidade ISO 9001/08 e a única na região com todos os cursos de tecnologia reconhecidos pelo MEC com elevado conceito, conforme pode ser verificado na tabela a seguir.

7 Relatório de Avaliação Institucional Indicadores de Qualidade da Educação Superior Instituição Conceito Faculdade Eniac IGC 3 (246 Pontos) Objetivo: manter alto nível de avaliação dos cursos pelo MEC(nota mínima 3). O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar decurso).oresultadofinalestaemfaixas(de1a5).

8 Relatório de Avaliação Institucional Quadro geral de cursos: Faculdade ENIAC: Notas Administração 4 Análise e Desenvolvimento de sistemas 4 Comunicação Social-Hab. em Publicidade e Propaganda 5 Comunicação Social-Hab. em Relações Públicas 4 Engenharia de Controle e Automação 5 Engenharia de Produção 3 Engenharia Mecatrônica 4 Gestão Ambiental 4 Gestão da Produção Industrial 4 Gestão da Qualidade 4 Gestão da Tecnologia da Informação 3 Logística 4 Processos Gerenciais 4 Recursos Humanos 3 Sistemas de Informação 3

9 Relatório de Avaliação Institucional Avaliação dos Docentes pelos Discentes A pesquisa de aferição da qualidade do corpo docente promovida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) é aplicada no primeiro e segundo semestres, tendo a participação de 80% dos alunos regularmente matriculados. A participação dos alunos é voluntária e anônima. O professores são avaliados pelos alunos na pesquisa de qualidade. Esta pesquisa é realizada sistematicamente para medir o desempenho do corpo docente e sinalizar oportunidades de melhorias. Nas últimas edições o índice de satisfação discentesemanteveentre90%e95%.issosignificaqueopadrãodequalidadeda Faculdade Eniac não admite um percentual de professores em situação desfavorável acima de 5%.

10 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) ISD Corpo Docente 96% 94% 92% 90% 88% 86% 84% 82% 80% 78% 76% 74% 94% 93% 93% 93% 92% 92% 92% 90% 90% 91% 89% 82% 1º sem 2º sem 1º sem 2º sem 1º sem 2º sem 1º sem 2º sem 1º sem 2º sem 1º sem 2º sem Título do Eixo Índice de Satisfação Discente - ISD - PAQ 1 ISD - Índice de Satisfação Discente PAQ 1 Pesquisa de Aferição de Qualidade (Edição 1)

11 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) ISD Corpo Docente ISD - Índice de Satisfação Discente PAQ 2 Pesquisa de Aferição de Qualidade (Edição 2)

12 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) ISD Corpo Docente

13 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) A opção da Faculdade Eniac pela qualidade reflete o compromisso com os seus valores institucionais. Através do indicador de evolução do corpo docente a rede de processos da IES é dirigida para garantir a infraestrutura necessária para a operação eficaz e eficiente do Sistema de Ensino Eniac, bem como para a conformidade do aprendizado, de forma a assegurar o sucesso sustentável da instituição. Abaixo segue o gráfico com o resultado do desempenho global obtido na pesquisa realizada em 2013 e primeiro semestre de º sem/2014 Questão Conforme Não-conforme Conforme Não-conforme 1 96,5% 3,5% 93,0% 7,0% 2 94,0% 6,0% 92,0% 8,0% 3 93,3% 6,4% 91,0% 9,0% 4 92,9% 7,1% 91,0% 9,0% 5 95,2% 4,8% 92,0% 8,0%

14 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Avaliação dos serviços e infraestrutura pelos Representantes Discentes Análise crítica geral: a última edição da pesquisa mostrou que 93% dos alunos que participaram do processo conferem uma avaliação positiva à instituição, isto é, gostamdeestudarnafaculdadedetecnologiaeniac -FAPI.Esseíndicemedea satisfação do corpo discente em relação ao desempenho global da instituição.

15 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Infraestrutura geral A infraestrutura geral é considerada adequada na opinião dos alunos. A pesquisa mostrou índices elevados de satisfação em todos os pontos verificados.

16 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Atendimento O atendimento eletrônico se manteve estável com média de 65% de aprovação pelos discentes. O serviço Fale Conosco constitui um importante canal de atendimento aos alunos.

17 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Atendimento Em relação ao atendimento presencial o tempo de espera para atendimento ainda é o principal ponto de insatisfação com média de 30% de rejeição. Os demais pontos avaliados apresentaram bom resultado e tendência de melhoria.

18 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Limpeza A limpeza das áreas comuns (escadas, elevadores, halls etc.) e pátios próximos às cantinas é considerada adequada pelos alunos. Os banheiros são mantidos em condições apropriadas de higiene e limpeza na opinião de 77% dos alunos.

19 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Projeto Integrador Destaque para o Projeto Integrador que é uma atividade que, efetivamente, contribui para desenvolvimento e aprendizado prático, na opinião de 93% dos alunos.

20 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Biblioteca A Biblioteca é considerada adequada e atualizada. O acervo é acessível e atualizado na opinião de 90% dos alunos.

21 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Acompanhamento de Egressos O acompanhamento de egressos está parcialmente implementado e permite medir a situação de empregabilidade dos ex-alunos e direcionar a oferta de cursos de extensão (educação continuada). Em 2013 e 2014 (1º semestre) foi realizada pesquisa sistemática com egressos através da qual foi possível identificar resultado bastante positivo, conforme observado no quadro abaixo: O curso teve um papel relevante no desenvolvimento da sua formação profissional? Sim 91% Não 9%

22 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Acompanhamento de Egressos 1. Atua profissionalmente na sua área de formação? Quantidade Porcentagem (%) Sim ,25 Não ,81 Não responderam 6 0,94 Total ,00 1. Atua profissionalmente na sua área de formação? 37% 1% Sim Não 62% Não responderam 2. As disciplinas do curso tiveram um papel relevante no desenvolvimento da sua formação profissional? Quantidade Porcentagem (%) Sim ,01 Não 73 11,42 Não responderam 10 1,56 Total ,00 2. As disciplinas do curso tiveram um papel relevante no desenvolvimento da sua formação profissional? 9% 2% Sim Não 89% Não responderam

23 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Acompanhamento de Egressos 3. Como você avalia o conhecimento teórico-prático no Eniac? Quantidade Porcentagem (%) Ótimo ,15 Bom ,28 Regular ,81 Ruim 15 2,35 Não responderam 9 1,41 Total ,00 3. Como você avalia o conhecimento teórico-prático no Eniac? 15% 2% 1% 19% Ótimo Bom Regular Ruim 63% Não responderam 4. Informe sua satisfação com relação ao curso: Quantidade Porcentagem (%) Ótimo ,59 Bom ,88 Regular 93 14,55 Ruim 16 2,50 Não responderam 35 5,48 Total ,00 4. Informe sua satisfação com relação ao curso: 2% 13% 6% 17% Ótimo Bom Regular Ruim 62% Não responderam

24 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Acompanhamento de Egressos 5. Avalie sua dificuldade em colocação no mercado: Quantidade Porcentagem (%) Muito fácil 29 4,54 Fácil ,43 Difícil ,52 Muito Difícil 29 4,54 Não responderam 51 7,98 Total ,00 4% 31% 5. Avalie sua dificuldade em colocação no mercado: 8% 5% Muito fácil Fácil Difícil 52% Muito Difícil Não responderam 6. Avalie a contribuição do curso em sua vida profissional: Quantidade Porcentagem (%) Ótimo ,60 Bom ,30 Regular 77 12,05 Ruim 7 1,10 Não responderam 38 5,95 Total ,00 6. Avalie a contribuição do curso em sua vida profissional: 1% 11% 6% 27% Ótimo Bom Regular Ruim 55% Não responderam

25 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Pesquisa de Clima Organizacional A pesquisa foi aplicada através do Portal Eniac, tendo a participação de 189 colaboradores classificados nas categorias abaixo: Técnico-administrativo: 26% Docente: 46% Gerência de processo, gerência sênior, assessoria, coordenação ou direção: 12% Operacional: 16% Os 189 participantes corresponderam a 63% dos 301 formulários distribuídos. Em relação à pesquisa anterior houve um aumento de 35% no número de questionários recebidos. A participação dos colaboradores foi voluntária e anônima.

26 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional Resultado geral da questão central da pesquisa, considerando os 189 respondentes em todas as áreas. Levando-se tudo em conta, eu diria que a Faculdade de Tecnologia Eniac -FAPI é um bom lugar para trabalhar /13 47% 60% 71% As questões abaixo se referem ao INTERESSE dos colaboradores em atuar nas linhas de responsabilidade social e ambiental e em projetos voltados à sustentabilidade desenvolvidos pela organização. A Faculdade de Tecnologia Eniac -FAPI tem uma ONG específica para atuar em projetos de sustentabilidade eresponsabilidade social. Você tem interesse em participar como voluntário em alguns desses projetos? /13-57% 52%

27 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional As questões abaixo se referem ao grau de CREDIBILIDADE que os respondentes têm em relação às lideranças da organização /13 Os chefes me mantêm informado sobre assuntos importantes e sobre mudanças na instituição 40% 56% 62% Os chefes deixam claro suas expectativas 50% 56% 62% Posso fazer qualquer pergunta razoável aos chefes e obter respostas diretas 51% 68% 67% É fácil se aproximar dos chefes e é também fácil falar com eles 64% 71% 68% Os chefes são competentes para tocar o negócio 62% 71% 72% Os chefes sabem coordenar pessoas e distribuir tarefas adequadamente 38% 56% 59% Os chefes confiam que as pessoas fazem um bom trabalho sem precisar vigiá-las 54% 71% 65% Os chefes aqui dão autonomia às pessoas 42% 62% 62% Os chefes têm uma visão clara de para onde estamos indo e como fazer para chegar lá 45% 60% 62% Os chefes cumprem o que prometem 38% 59% 61% Os chefes agem de acordo com o que falam 38% 60% 66% Acredito que os chefes só promoveriam reduções de quadro como último recurso 45% 61% 49% Os chefes são honestos e éticos na condução dos negócios 61% 75% 71%

28 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional As questões abaixo se referem ao grau de RESPEITO que os respondentes obtêm da organização /13 A instituição me oferece treinamento ou outras formas de desenvolvimento para o meu crescimento profissional 46% 41% 41% Eu recebo os equipamentos e recursos necessários para realizar meu trabalho 40% 64% 62% Os chefes reconhecem erros não intencionais como necessários para se tocar o negócio 51% 54% 50% Este é um lugar psicológica e emocionalmente saudável para trabalhar 34% 48% 47% Este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar 80% 82% 84% Nossas instalações contribuem para um bom ambiente de trabalho 44% 68% 71% Quando necessário, a instituição me permite cuidar de assuntos pessoais durante o expediente 59% 60% 50% As pessoas são encorajadas a equilibrar sua vida profissional e pessoal 38% 41% 42% Os chefes mostram interesse sincero por mim como pessoa 50% 55% 49% Temos benefícios especiais e personalizados aqui 33% 31% 19%

29 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional As questões abaixo se referem ao grau de IMPARCIALIDADE percebido pelos respondentes no tratamento recebido na organização /13 As pessoas aqui são pagas adequadamente pelo serviço que fazem 27% 40% 30% Acredito que a quantia que recebo como participação nos resultados da instituição é justa 36% 30% 20% Todos aqui têm a oportunidade de receber um reconhecimento especial 33% 33% 32% Eu sou considerado importante independentemente de minha posição na instituição 47% 55% 44% As promoções são dadas às pessoas que realmente mais merecem 31% 26% 30% Os chefes evitam o favoritismo 44% 46% 38% As pessoas evitam fazer "politicagem" e intrigas como forma de obter resultados 41% 43% 38% As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua idade 63% 78% 69% As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua origem ou condição social 81% 90% 77% As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de suas crenças % As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sexo 78% 88% 83% Se eu for tratado injustamente, acredito que serei ouvido e acabarei recebendo um tratamento justo 45% 52% 49%

30 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional As questões abaixo se referem ao grau de ORGULHO que os respondentes sentem por fazer parte da organização /13 Sinto que eu faço a diferença aqui 57% 70% 70% Meu trabalho tem um sentido especial. Para mim, não é só "mais um emprego" 67% 91% 85% As pessoas aqui estão dispostas a dar mais de si para concluir um trabalho 42% 70% 67% Quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho 60% 78% 79% Pretendo trabalhar aqui por muito tempo 52% 77% 71% Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui 61% 75% 76% As pessoas aqui têm vontade de vir para o trabalho 40% 60% 61% Eu me sinto bem com a forma pela qual contribuímos para a comunidade 71% 79% 73%

31 Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2013) Pesquisa de Clima Organizacional As questões abaixo se referem ao grau de CAMARADAGEM percebido pelos respondentes nas relações com os colegas e chefia na organização /13 Posso ser eu mesmo por aqui 58% 78% 78% Nós sempre comemoramos eventos especiais 39% 56% 45% Aqui as pessoas se importam umas com as outras 48% 59% 49% Este é um lugar amistoso para trabalhar 59% 65% 61% Este é um lugar descontraído para trabalhar 57% 62% 59% Quando se entra nesta instituição, fazem você se sentir bem-vindo 58% 65% 58% Quando as pessoas mudam de função ou de área, a instituição faz com que se sintam rapidamente "em casa" 55% 59% 40% Existe um sentimento de "família" ou de "equipe" por aqui 53% 58% 54% Sinto que estamos todos "no mesmo barco" 49% 60% 52% Pode-se contar com a colaboração das pessoas por aqui 42% 58% 53%

32 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias As melhorias implementadas pela CPA são decorrentes do processo de análise crítica das demandas das partes interessadas obtidas através da aplicação das pesquisas opinativas e de qualidade que resultaram nos investimentos a seguir: Implantação da nova central de relacionamento com o cliente com integração dos serviços de secretaria, portal e TI- realizado

33 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Integração dos serviços de infraestrutura e operação com foco na gestão a vista e monitoramento da conformidade total do ambiente escolar realizadoatravés do boletim diário de conformidade.

34 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Implantação de um novo laboratório de Informática com 100 computadores realizado

35 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Reforma do laboratório de Química com aquisição de novos equipamentos realizado.

36 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Aquisição de novos exemplares para a biblioteca realizado.

37 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Instalação da infraestrutura de sprinklers para prevenção e combate a incêndios realizado.

38 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Ampliação de mais um andar (andar 9) com infraestrutura de áudio e vídeo realizado.

39 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Reforma nos banheiros (4 unidades) realizado.

40 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Instalação de novos bebedouros (12, sendo um por andar mais o térreo) e mais ventiladores nas salas realizado.

41 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Troca da tecnologia da rede Wi-Fi com acesso livre aos alunos (CISCO) realizado

42 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Upgrade nas catracas de acesso ao campus com novo sistema de identificação biométrica realizado.

43 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Instalação do 4º elevador realizado.

44 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Laboratório de Processos Mecânicos(sala 41N): ampliação da oficina de máquinas operatrizes com novos 9 mini tornos de bancadas e 9 novas furadeiras-fresadoras, para utilização nos projetos integradores realizado.

45 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Laboratório de Eletrônica (sala 43N): ampliação do laboratório de Eletrônica com aquisição de vinte módulos de experimentos completos em Engenharia e vinte osciloscópios digitais para utilização nos cursos de Engenharia e Tecnólogos industriais realizado.

46 A Avaliação Institucional Resultados de Melhorias Laboratório de Ensaios Mecânicos e Máquinas térmicas (sala 45N): aquisição de Bancada Hidráulica para ensaios de perda de carga e Kit de refrigeração voltado para os cursos de Engenharia e Tecnólogos industriais realizado.

47

LIDERANÇA RESPONSÁVEL. R A menor distância entre a Organização e o Talento

LIDERANÇA RESPONSÁVEL. R A menor distância entre a Organização e o Talento R 1 O QUE DIFRENCIA UMA EXCELENTE EMPRESA DE UMA SIMPLESMENTE BOA? Mais que oferecer um ótimo salário e benefícios peculiares, um excelente lugar para trabalhar é aquele onde os funcionários confiam nas

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 1. APRESENTAÇÃO O relatório que segue apresenta a Avaliação Institucional da Faculdade Modelo

Leia mais

Programa de Avaliação Institucional. Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo )

Programa de Avaliação Institucional. Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo ) Programa de Avaliação Institucional Relatório de Avaliação Institucional (quadro resumo 2012-2014) Mais de 85% dos alunos da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI participaram entre 2012 e 2014 do Programa

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

1.2 - Como você avalia a divulgação dos resultados da autoavaliação institucional para a comunidade universitária da sua unidade/subunidade?

1.2 - Como você avalia a divulgação dos resultados da autoavaliação institucional para a comunidade universitária da sua unidade/subunidade? Informações do Questionário Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014 Questionário Questões Gerais Descrição do Programa A aplicação do instrumento de autoavaliação é fundamental para toda instituição

Leia mais

Instrumento: Docentes

Instrumento: Docentes COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Resultado da Autoavaliação Institucional Instrumento: Docentes Presidente Epitácio -

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE FSPOA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM CPA 2013/2 PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Resultado na ótica discente. Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014

Resultado na ótica discente. Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014 Resultado na ótica discente Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014 Metodologia PÚBLICO-ALVO: Discentes dos cursos de graduação da FAESA. METODOLOGIA DA PESQUISA: A metodologia utilizada por meio de

Leia mais

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação A Universidade de Mogi das Cruzes UMC possui uma política de acompanhamento de egressos que se iniciou em 1998 ao constituir um banco de

Leia mais

Fique a vontade para responder o questionário, seja o mais verdadeiro possível.

Fique a vontade para responder o questionário, seja o mais verdadeiro possível. MODELO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 1 FICHA DE INSTRUÇÕES A proposta deste questionário é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, analisar suas necessidades e insatisfações, e tornar a organização

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011 Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e coleta

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Faculdades Integradas Dom Pedro II São José do Rio Preto - SP

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Faculdades Integradas Dom Pedro II São José do Rio Preto - SP RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DOM PEDRO II SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS As, ao apresentar o Relatório do sistema de autoavaliação (CPA), consideram

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br PALESTRAS E CURSOS IN COMPANY PARA O ENSINO SUPERIOR ACADÊMICOS A Coordenação de Curso e sua Relevância no Processo de Competitividade e Excelência da IES Acessibilidade: requisito legal no processo de

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA AVALIAÇÃO DO CEFET-RJ PELOS DISCENTES -2010/2 A avaliação das Instituições de Educação Superior tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

Data 2008 BLOCO I INFORMAÇÕES GERAIS

Data 2008 BLOCO I INFORMAÇÕES GERAIS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/FACESA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS SEGMENTO: ALUNOS Data 2008 CURSO: Enfermagem / TURNO: Matutino SEMESTRE: Primeiro BLOCO I INFORMAÇÕES GERAIS P1. Sexo A) ( ) Feminino

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

FACULDADE MODELO CPA-COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO GESTÃO 2012-2014 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO: 2012

FACULDADE MODELO CPA-COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO GESTÃO 2012-2014 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO: 2012 FACULDADE MODELO CPA-COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO GESTÃO 2012-2014 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO: 2012 1. APRESENTAÇÃO O relatório que segue apresenta a Avaliação Institucional da Faculdade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor POTENC. PTO. A MELHOR. FRAGIL. 1 -

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP 1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL 1.1. Histórico da Prática Eficaz descrever como surgiu o programa/prática e indicar a data de início das ações. O

Leia mais

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo.

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo. Cuiabá, Agosto de 2008. Prezado Servidor, O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Precisamos da sua participação. Para tanto, você deve responder a todas as questões,

Leia mais

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino Escolher o Sponte Educacional é escolher inteligente Sistema web para gerenciamento de instituições

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - ESCOLA POLITÉCNICA ENG 039: GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA PROF.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - ESCOLA POLITÉCNICA ENG 039: GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA PROF. 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - ESCOLA POLITÉCNICA ENG 39: GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA PROF.: ABEL DE JESUS SUMÁRIO 1. - Introdução 3 2. - Objetivo 3 3. - Metodologia

Leia mais

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO 2015 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO 2015 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO FACULDADE CAPIXABA DA SERRA Situação Real/Reclamações Professores O índice de insatisfação vem diminuindo em relação ao apresentado desde 2011. - Permanece sendo realizado o processo de seleção: edital;

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional Extended DISC

Pesquisa de Clima Organizacional Extended DISC Pesquisa de Clima Organizacional Extended DISC Pesquisas de Clima Organizacional fornecem subsídios para a melhoria das condições de trabalho e a satisfação dos colaboradores e, com isso, tornando esta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor 1 - O professor comparece com regularidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor POTENC. PTO. A MELHOR. FRAGIL. 1

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

PDI 2014/2017. Sistema de Bibliotecas do IFRS - SiBIFRS

PDI 2014/2017. Sistema de Bibliotecas do IFRS - SiBIFRS PDI 2014/2017 Sistema de Bibliotecas do IFRS - SiBIFRS O Sistema de Bibliotecas do IFRS (SiBIFRS) está em fase de estruturação. Atualmente ele é composto Grupos de Trabalho (GTs) pelas doze Bibliotecas

Leia mais

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação A Universidade de Mogi das Cruzes UMC possui uma política de acompanhamento de egressos que se iniciou em 1998 ao constituir um banco de

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CORPO DOCENTE - 2014.1

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CORPO DOCENTE - 2014.1 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CORPO DOCENTE - 2014.1 A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável por coordenar,

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE 2 Download da Apresentação www.gptw.com.br publicações e eventos palestras Great Place to Work - Missão 3 Construindo um Excelente Ambiente de Trabalho 4 1 2 3 4 O que

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD 2º SEMESTRE 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL DA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL ENSINO A DISTÂNCIA 2º SEMESTRE - 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS FELM FASC. Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação.

DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS FELM FASC. Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação. DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS UNIÃO SOCIAL CAMILIANA FELM FASC Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação Palavra da CPA Espaço Livre Fale com a CPA Esta

Leia mais

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010 RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010 UBERLÂNDIA, MG JANEIRO, 2011 1 Este relatório aqui apresentado foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação da Faculdade

Leia mais

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. )

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) 2015 DOCENTES_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2015_E_DE_CURSO (PRE-TESTE) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação -CPA. Ações e Melhorias Institucionais 2010/2011/2012

Comissão Própria de Avaliação -CPA. Ações e Melhorias Institucionais 2010/2011/2012 Comissão Própria de Avaliação -CPA Ações e Melhorias Institucionais 2010/2011/2012 Comissão Própria de Avaliação - CPA A auto-avaliação objetiva sempre a melhoria da qualidade dos serviços educacionais

Leia mais

2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CPA Mantenedora: Fundação Presidente Antônio Carlos Mantida: Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Brasileira de Educação Familiar e Social UF: BA ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Social da Bahia

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

A liderança como instrumento de promoção de saúde do trabalhador. FEBABRAN - 29 DE ABRIL DE 2015 HALINE AQUINO e DANIEL CASSEB

A liderança como instrumento de promoção de saúde do trabalhador. FEBABRAN - 29 DE ABRIL DE 2015 HALINE AQUINO e DANIEL CASSEB A liderança como instrumento de promoção de saúde do trabalhador FEBABRAN - 29 DE ABRIL DE 2015 HALINE AQUINO e DANIEL CASSEB ÍNDICE DE APRESENTAÇÃO ABERTURA METODOLOGIA GPTW VANTAGENS COMPETITIVAS BUSCA

Leia mais

Relatório Parcial Referente às Atividades da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2014

Relatório Parcial Referente às Atividades da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2014 Relatório Parcial Referente às Atividades da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2014 Introdução Ao longo do primeiro semestre de 2014, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), em trabalho conjunto de

Leia mais

SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO.3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO.4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES.21 14.22 14.

SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO.3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO.4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES.21 14.22 14. SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO...3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO......4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES...5 03 AVALIAÇÃO DA DIREÇÃO PELA COORDENAÇÃO...6 04 AVALIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Informativo Comissão Própria de Avaliação URI Erechim

Informativo Comissão Própria de Avaliação URI Erechim Informativo Comissão Própria de Avaliação URI Erechim 7ª edição março 2015 Avaliação Institucional: um ato de consolidação para as universidades! Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS A temática tecnologia da informação esta em todas as áreas: áreas da saúde, empresarial, governamental. A humanidade está entrando

Leia mais

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 8.1 CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA OS DISCENTES 8.1.1 Facilidade de acesso aos dados e registros acadêmicos 8.1.2 Apoio à participação em eventos, produção e divulgação

Leia mais

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 1. Quais são os tipos de instituições de ensino superior? De acordo com sua organização acadêmica, as instituições de ensino

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Você avaliou a FACI melhorou!

Você avaliou a FACI melhorou! RESULTADOS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Pontos Fracos apontados pelo Corpo Docente e Discente. 1. Estrutura física da Biblioteca; 2. Grau de qualidade da comunicação interna da Instituição; 3.

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial 4.1-Histórico:

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial 4.1-Histórico: Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial 4.1-Histórico: O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade Sul Fluminense FASF, tendo como Entidade Mantenedora o Instituto

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Pessoas e negócios em evolução.

Pessoas e negócios em evolução. Silvestre Consultoria Pessoas e negócios em evolução. Silvestre Consultoria desde 2001 Nossos Serviços: Pesquisa de Clima Cargos e Salários Avaliação de Desempenho Recrutamento Especializado Mapeamento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO DAS MONÇÕES

FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO DAS MONÇÕES FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO DAS MONÇÕES COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA SINAES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Porto Feliz 2012 2 A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções acaba de ter sua

Leia mais

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho 732 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: Formar profissionais das áreas de Engenharia e

Leia mais

AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS Durante o primeiro semestre de 2003, 17 Centros Regionais de Ensino da Secretaria de Educação Básica do Estado e 5 Secretarias Municipais de Educação,

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução: Resolução CONSUN n o 046/2003. Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Aprova o Regulamento Geral da Agência de Comunicação Integrada, do Curso de Comunicação Social

Leia mais

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008 MINAS GERAIS 12/04/2008 Diário do Judiciário Chefe de Gabinete: Dalmar Morais Duarte 11/04/2008 PRESIDÊNCIA Portaria 2.176/2008 Institucionaliza o Programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça.

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013 ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão da

Leia mais

IFSP CAMPUS: SUZANO RELATÓRIO ANALÍTICO

IFSP CAMPUS: SUZANO RELATÓRIO ANALÍTICO IFSP CAMPUS: SUZANO RELATÓRIO ANALÍTICO Comissão Própria de Avaliação Institucional: Representante Docente: Fábio Nazareno Machado-da-Silva Representante Técnico-administrativo: Diego Martins Braga Representante

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB Relatório Biblioteca Penha Shopping 2015 SUMÁRIO 1 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIBi... 02 2 NÚCLEO DE COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS - NCB... 02 3 UNIDADE

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006.

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES O MINISTRO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você!

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você! Faculdade Senac Minas Enade 2012 Faça também por você! Prezado(a) aluno(a), Brevemente você será convocado para a realização de mais uma prova: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -ENADE. Desenvolvido

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL

PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL Relatório e Análise 2005 Introdução: ``Para que a Construtora Mello Azevedo atinja seus objetivos é necessário que a equipe tenha uma atitude vencedora, busque sempre resultados

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS FFACERB - FFACULLDADE CENECISTTA DE RIO BONITTO ENTIDADE MANTENEDORA: CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Credenciada pela Portaria 57/09 MEC Publicada no D.O.U. em 14/01/2009 Av. Sete de Maio,

Leia mais

Relatório da Avaliação pela CPA

Relatório da Avaliação pela CPA 1 Relatório da Avaliação pela CPA 10 de outubro 2011 Visando atender a abrangência necessária no que tange à Avaliação Institucional da AJES, conforme Sistema elaborado pela CPA, este Relatório busca aliar

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais