Manual Gestão de Pessoal DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Gestão de Pessoal DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS"

Transcrição

1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS

2 1. VISÃO GERAL 1.1 Gestão de Pessoas: 1.1 Índice 1. VISÃO GERAL Índice Gestão de Pessoas: Softwares de Gestão de Pessoas: GESTÃO DE PESSOAL Tela Principal do Sistema Gestão de Pessoal TEOREMA Ícones Siglas Usadas CADASTROS Cadastro de Autônomos CADASTRO FINANCEIRO Cadastro de Bancos Cadastro de Funções Cadastro de Empresas PRINCIPAL INFORMAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS RELACIONAMENTOS INSCRIÇÕES ESTADUAIS Cadastro de Dados Adicionais - SEFIP Cadastro de Eventos Cadastro de Funcionários DADOS CADASTRAIS DADOS CONTRATUAIS DOCUMENTOS, PARAMETRIZAÇÕES DADOS FINANCEIROS E MOVIMENTAÇÃO DADOS FÉRIAS/RESCISÃO/TRANSFERENCIA RELACIONAMENTOS Cadastro de Sócios CADASTRO - CARACTERÍSTICAS Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 3.8.2 CADASTRO - AGRUPAMENTO FINANCEIRO - CONSULTA Cadastro de Tabelas IMPOSTOS OUTRAS INFORMAÇÕES D.S.R./EXPOSIÇÃO A AGENTES Travamentos Períodos RH Cadastros Gerais CADASTRO DE MATERIAIS CADASTRO DE ORGANOGRAMAS CADASTRO DE OCORRÊNCIAS CADASTRO DE SINDICATO CADASTRO DE TURNOS CADASTRO DE LOTE CONTÁBIL GRUPO EMPRESA CADASTRO DE TIPOS DE VALE TRANSPORTE CONFIGURAÇÕES DE IMPRESSORA TÉRMICA MOVIMENTOS Movimento de Folha Recibo de Pagamento a Autônomos - RPA Emissão de Pró-Labore Evolução Salarial Conta Corrente e Adiantamentos Extras Consulta Financeiro p/período Movimento Diário Movimento de Férias Programação Férias/ Rescisão Recálculo de Nrº de Férias Movimento de Rescisão Vale Transporte Movimento de Materiais Movimento de Vale Compra Recrutamento e Seleção Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 4.17 Recalculo Financeiro RAIS Recálculo Financeiro - Médias IMPORTAÇÕES/EXPORTAÇÕES Cadastro de Ponto Importação Arquivo Ponto RELATÓRIOS Autônomos Cadastros Sócios Férias e Provisões 13º Financeiros UTILITÁRIOS FONTES Teorema Informática Gestão de Pessoas: Gestão de pessoas é um tema da maior importância. Primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão senão houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito, a escolher estruturas e estratégias, a realizar esforços de marketing, a administrar recursos financeiros, a estabelecer metas de produção, a definir preços e tantas outras decisões e ações. A Gestão de Pessoas se divide em: Provisão de recursos humanos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Aplicação de Recursos Humanos: INTEGRAÇÃO, DESENHO E ANÁLISE DE CARGOS; Desenvolvimento de Recursos Humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; Manutenção de Recursos Humanos: BENEFÍCIOS SOCIAIS E RELAÇÕES TRABALHISTAS; Monitoração de Recursos Humanos: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH (Software); 1.3 Softwares de Gestão de Pessoas: Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 A competitividade estabelecida na década de 80 determinou o novo papel da gestão de recursos humanos. O destaque foi estabelecer vínculos cada vez mais estreitos entre o desempenho humano e os resultados do negócio da empresa. Portanto, para o gerenciamento e controle da gestão de pessoal é tão importante que a empresa esteja munida de ferramentas que dêem suporte e a auxiliem em todas as necessidades que a Gestão de Pessoas apresentarem, um bom Sistema pode fazer toda a diferença. As exigências que pesam sobre as empresas pressionadas pelos tempos modernos focam em estratégias, competitividade, focam nos processos de mudança organizacional e envolvimento do funcionário com os negócios, processos e produtos. O elemento Recursos Humanos: Sistemas de Informação de RH são essenciais para avaliar toda a estrutura de Gestão de Recursos Humanos desde que a empresa esteja munida de um Sistema que tenha todos os componentes necessários para este trabalho. Softwares para Recursos Humanos existem aos montes no mercado atual, mas existem uns que se sobressaem e possuem vantagens sobre os outros, estas vantagens fazem toda a diferença. Para maior segurança é imprescindível verificar se o Sistema possui a possibilidade de Treinamento e Suporte Técnico. 2. GESTÃO DE PESSOAL 2.1 Tela Principal do Sistema Gestão de Pessoal TEOREMA Na tela principal do Sistema Teorema de Gestão de Pessoas todas as funcionalidades estão acessíveis por meio do Menu superior horizontal. Composto pelos itens Cadastros, Movimentos, Importações/Exportações, Relatórios, Utilitários, Ajuda, Janelas, Figura 1. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 Figura 1 Tela Principal da Gestão de Pessoal. 2.2 Ícones Na Tela Principal as pequenas imagens são ícones que trabalham como atalhos para as principais e mais utilizados recursos do Sistema. 2.3 Siglas Usadas ANP - Agência Nacional do Petróleo; ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres; CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; CBO - Classificação Brasileira de Ocupações; CEI Cadastro Específico do INSS; CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas; CNH - Carteira Nacional de Habilitação; CRC - Conselho Regional de Contabilidade; CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social; DIRF - Declaração do Imposto Retido na Fonte; D. S. R - Descanso Semanal Remunerado; EPI - Equipamentos de Proteção Individual; FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 FPAS - Fundo de Previdência e Assistência Social; GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social; GPS - Código Guia da Previdência Social; GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social; GRRF - Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS; INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido como Previdência Social ; IR Imposto de Renda; ISS - Imposto Sobre Serviços de qualquer Natureza; MTE Ministério do Trabalho e Emprego; NIT - Número de identificação do Trabalhador; PAT Programa de Alimentação do Trabalhador; PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público; PIS - Programa de Integração Social; RAIS - Relação Anual de Informações Sociais; RPA - Recibos de Pagamentos a Autônomo; SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; SEST - Serviço Social do Transporte; SEFIP - Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social; é um aplicativo que gera a GFIP e GRPS; TRCT - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho; 3. CADASTROS Por meio do item Cadastros podem ser acessados todos os cadastros necessários para as necessidades adequadas de cada Empresa tais como Autônomos, Bancos, Funções, Empresas, Adicionais Empresas, Eventos, Funcionários, Materiais, Ocorrências, Sindicatos, Sócios, Tabela de Impostos, Turnos, Lote Contábil, Grupo de Empresas, Tipo de Vale Transporte, Contas Bancárias, Travamento Períodos, Plano de Custos, Configurações. 3.1 Cadastro de Autônomos O cadastro de Autônomo serve para registro daqueles profissionais aproveitados para prestações de serviços para a Empresa. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 3.1.1 CADASTRO O cadastro apresenta muitos campos para inserção de informações referentes a este tipo de profissional, quanto mais completas as informações melhor, porém os campos obrigatórios são: Descrição (nome do autônomo ou transportador), Categoria (indica em que categoria o autônomo pertence). Outros campos podemos dizer que são essenciais para o cadastro tais como, CPF, Função (exercida na empresa, no caso de autônomo não é necessário informar) e Departamento (em que está alocado na empresa). O cadastro de autônomo é apresentado na Figura 2. Figura 2 Cadastro de Autônomo. Preencher o código de ISS que armazena o código referente ao Imposto Sobre Serviços. É um tributo municipal que incide sobre a prestação, por pessoas físicas e jurídicas, de serviços listados sujeitos ao imposto. A alíquota varia conforme a legislação de cada Município, variando de 2 a 5%. Um campo importante a ser preenchido é o campo do Numero de identificação do Trabalhador - NIT por não ser registrado é um número necessário para o profissional autônomo, sendo obrigatório. Código Guia da Previdência Social - GPS são os Códigos de Receita para contribuições Previdenciárias, tais como NIT/PIS/PASEP. O cadastro traz ainda campos para armazenar informações de endereço e número de dependentes que o autônomo possui. Marcar se o mesmo tem isenção de INSS, se é transportador, se é descontado Sest/Senat no RPA. Inserir a quantidade de vínculos que o autônomo possui e a que classe pertence, conforme a ordem para remuneração que a empresa segue. Vincular se ele está Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 ligado a algum Setor ou Seção da Empresa. Incluir caso alguma ocorrência de exposição à agente nocivo for conhecida. Não é necessário incluir a data de Admissão em autônomos. Quando a empresa utiliza o Sistema de Gestão Administrativa pode ser vinculado para gerar Contas a Pagar e Receber acrescentando a informação de Cliente ou o Fornecedor FINANCEIRO Nesta seção o sistema vai armazenando as informações relativas aos Recibos de Pagamentos a Autônomo RPA gerados no decorrer das movimentações, Figura 3. Figura 3 Informações RPA. Para simplificar as inclusões dos pagamentos é possível realizar importações dos RPA dos meses anteriores, conforme mostrado na Figura 4. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 Figura 4 Importação de movimento de Autônomo. 3.2 Cadastro de Bancos O cadastro de Bancos serve para cadastrar os Bancos utilizados para transações como pagamentos e recebimentos. As informações a serem cadastradas são relativas à identificação do Banco a ser cadastrado como: Nome da Agência, Número da Agência, Código Oficial do Banco, Cidade. Cadastro para remessa de Folha de Pagamento utilizando o número da Conta Corrente e a Razão da Conta Corrente. Marcar caso o Banco faça emissão de cheques, desta forma se pode utilizar o ícone para que os valores padrões sejam arranjados automaticamente nos campos de especificações das medidas dos cheques e visualizar a impressão do cheque por meio do ícone. A Figura 5 mostra a tela de Cadastro de Bancos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Figura 5 Cadastro de Bancos. 3.3 Cadastro de Funções Em Cadastro de Funções são cadastradas as funções que compõem todo o quadro de funções dos funcionários. O campo Classificação Brasileira de Ocupações - CBO tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional. A seção destacada da Figura 6 deve ser preenchida pela pessoa responsável pela segurança do Trabalho na empresa, provavelmente um técnico em Segurança do Trabalho. Figura 6 Cadastro de Funções. 3.4 Cadastro de Empresas No Cadastro de Empresas são inseridas todas as informações das empresas que podem ser cadastradas no Sistema. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 3.4.1 PRINCIPAL Na seção Principal do Cadastro de Empresa são colocadas todas as informações de identificação da empresa inclusive as pessoas responsáveis pela empresa, os números dos documentos identificadores dos responsáveis e da empresa, como CNPJ, inscrição Estadual, CPF, CRC. E se caso a empresa possuir identificação de Matrícula CEI (para empresas e equiparados desobrigados de inscrição no CNPJ ou que ainda não a tenham efetuado e toda obra de construção civil), registro ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e código do agente regulado e de instalação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Figura 7. Figura 7 Cadastro de Empresas INFORMAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS Em Percentuais, Dias de Arredondamento são calculados valores referentes a arredondamento, a porcentagem de adiantamento que empresa propõe. Porcentagem para Anuênio, Triênio e Quinquênio se a empresa utilizar, Figura 8. Porcentagem para ISS, base e alíquota de Contribuição Confederativa. Quantidade de dias para Exames Médicos e de Experiência. Campos para códigos de Fundo de Previdência e Assistência Social - FPAS que identifica a categoria econômica do contribuinte, Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, Conta FGTS, Categoria e Código na Caixa. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 Figura 8 Percentuais, Dias e Arredondamento. Rais/DSR trata de informações relativas à Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Estas informações auxiliam o controle dos registros do FGTS; os Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários; a identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP. Marcar a opção PAT se a empresa participa do Programa de Alimentação do Trabalhador, Figura 9. Outras informações importantes que merecem destaque caso a empresa calcule DSR e Reflexo de DSR, se tem reflexo Horas Extras, se gera Adicional Noturno e se possui ponto eletrônico de controle para entradas e saídas. Caso a empresa destine contribuições Patronais, dos tipos Sindical, Associativa, Confederativa ou Assistencial devem ser inseridos tanto o documento de identificação CNPJ e os valores designados para cada instituição Patronal. Figura 9 Rais/DSR. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Em GPS/SEFIP/CAGED são inseridas orientações gerais para geração de SEFIP e CAGED e as informações para Guia da Previdência Social - GPS. SEFIP - é um aplicativo que gera a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED é um recurso de grande importância ao trabalhador brasileiro, consistindo num registro que será utilizado pelos órgãos trabalhistas para entender a situação do mercado de trabalho formal, Figura 10. Figura 10 GPS/SEFIP/CAGED. Em Mensagens e Observações o usuário do Sistema de Gestão de Pessoas pode incluir mensagens para o Holerite dos Funcionários, mensagens para aniversariantes e observações Gerais, Figura 11. Figura 11 Mensagens e Observações INFORMAÇÕES FISCAIS Em Informações Fiscais deve ser inserida a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE, esta é uma informação importante para a movimentação de Folha de Pagamento. Informações como: Número Junta, a data de registro da empresa, Alíquota ICMS Simples não interferem no movimento de Folha de Pagamento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 É importante selecionar em Informações Fiscais Simples se a empresa é Optante ou Não Optante se a Empresa for Regime Normal, pois tal informação tem influência na geração de Folha de Pagamento, Figura 12. Figura 12 Informações Fiscais Empresa RELACIONAMENTOS Em Relacionamentos, Figura 13 é acrescentada as informações caso a empresa utilize outros módulos Teorema para alcançar total interação dos Módulos e os benefícios que sistemas integrados oferecem. Figura 13 Relacionamentos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 3.4.5 INSCRIÇÕES ESTADUAIS A empresa que possuir por questões de substituição tributária mais de uma Inscrição Estadual deve cadastrá-las nesta seção, este registro não interfere no Sistema de Gestão de Pessoal, mas é útil ao utilizar o sistema integrado Fisco Contábil, conforme mostra a Figura 14. Figura 14 Inscrições Estaduais. Observe que no canto superior direito no Cadastro de Empresas existe o item Cadastro com as opções Ativo e Inativo, esta seleção é utilizada em filtros para as movimentações do Sistema, por exemplo, somente gerar relatórios das empresas que possuem o seu cadastro ativo. 3.5 Cadastro de Dados Adicionais - SEFIP Neste cadastro são apontadas algumas informações adicionais relativas à empresa que não foram solicitadas no Cadastro da empresa exposta anteriormente. Estas informações devem ser atualizadas mensalmente para isso existe a opção de Importar os Dados do Último Mês Informado. Corresponde às deduções de 13º Salário, Licença Maternidade, comercialização de produção rural de Pessoa Física e/ou Jurídica, recolhimento de competências anteriores, compensação entre outros, Figura 15. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 Figura 15 Dados adicionais da Empresa. 3.6 Cadastro de Eventos O cadastro de eventos são os proventos que fazem parte do movimento mensal da empresa tais como adicional de férias, salário normal, 13º salário, comissão, vale transporte, vale farmácia, percentuais para horas extras, cesta básica, convênios e assim por diante. Neste cadastro além da descrição são adicionados tipos, incidências, bases e percentuais. Do evento 0001 até o 0200 são eventos gerados automaticamente pelo Sistema, modificações podem acarretar problemas em cálculos de movimento de Folha, novos eventos podem ser acrescentados a partir do código A Figura 16 mostra a tela do Código 0013 que refere-se ao evento Adicional de Férias. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 Figura 16 Cadastro de Eventos. 3.7 Cadastro de Funcionários Este cadastro armazena todas as informações necessárias e relevantes dos funcionários da empresa DADOS CADASTRAIS Em Dados Cadastrais inserir informações relacionadas à residência, filiação, naturalidade, estado civil e os números de documentos do funcionário. Como adicional o Sistema oferece a possibilidade de cadastro de foto do funcionário utilizando qualquer câmera webcam instalada ou incluir como um arquivo do tipo imagem. Inclusão de digital utilizando qualquer dispositivo biométrico similar e ou da marca Nitgen, Figura 17. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 Figura 17 Cadastro de Funcionários DADOS CONTRATUAIS Neste cadastro são incluídas as informações referentes ao vínculo empregatício que o funcionário possui na empresa. Informar o salário, forma e tipo de pagamento, carga horária diária, semanal e mensal, número de dependentes, data de admissão e contrato. Categoria, classe, situação atual na empresa, Figura 18. As demais informações podem ser inseridas caso houver necessidade. Figura 18 Dados contratuais do Funcionário DOCUMENTOS, PARAMETRIZAÇÕES Na tela Documentos, Parametrizações são colocadas as demais informações do funcionário, como Carteira Nacional de Habilitação CNH, título de eleitor, PIS, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, Documento Militar, FGTS, porcentagens de insalubridade e periculosidade. E as Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 parametrizações possíveis como contribuição confederativa, isenção de INSS, portador de deficiência física entre outros, Figura 19. Figura 19 Parametrizações Funcionários DADOS FINANCEIROS E MOVIMENTAÇÃO Em Dados Financeiros e Movimentação onde estão todas as tabelas auxiliares como cadastro de dependentes, Faltas, Afastamentos, eventos permanentes, disciplinar, transferências, estabilidade, alterações cadastrais e evolução salarial. Na aba Financeiro estão os registro de históricos dos rendimentos mensais. Abrange todo o Histórico do Funcionário, Figura 20. Marcar a opção Dependente Permanente quando houver necessidade, tipo um filho com deficiência. Figura 20 Dependentes Funcionário. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 Em Disciplinar são inseridas ocorrências acontecidas como advertências. Em Transferências são registrados transferências para outro estabelecimento da empresa ou para outra empresa que assuma os encargos trabalhistas sem rescisão de contrato. Também são inseridas informações de registro de Períodos de estabilidade e alterações cadastrais registram itens como mudança de função DADOS FÉRIAS/RESCISÃO/TRANSFERENCIA Tela para consulta de informações de Férias, rescisão e ou transferência do Funcionário, conforme mostrado na Figura 21. Figura 21 Férias, Rescisão e Transferência RELACIONAMENTOS Em Relacionamentos são indicados o turno, Função e sindicato ao qual o funcionário é vinculado. Também pode ser indicado o Departamento, Seção ou Setor de alocação do Funcionário, incluindo informações de Conta Bancária e FGTS. E se necessário o tipo de vale transporte que o funcionário recebe. O item Fornecedor é utilizado na movimentação de Contas a Pagar e a Receber caso a empresa possua o módulo Gestão Administrativa integrado, Figura 22. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 22 Relacionamentos Funcionário. 3.8 Cadastro de Sócios O Cadastro de Sócios armazena todas as informações dos sócios da empresa como documentação e residência CADASTRO - CARACTERÍSTICAS Apresenta campos para inserir informações relativas às questões de ocorrência, Categoria. Pró- Labore, outros vínculos, alíquotas e isenções, Figura 23. Figura 23 Características Sócios. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 3.8.2 CADASTRO - AGRUPAMENTO Provê campos para vinculação de Função, Departamento, Setor, Seção e Conta Bancária. Ao lado existe a possibilidade de acrescentar observações, Figura 24. Figura 24 Agrupamento Sócios FINANCEIRO - CONSULTA É possível consultar e incluir dados financeiros mensais, Figura 25. Figura 25 Consulta Financeiro Sócio FINANCEIRO - IMPORTAÇÃO MÊS ANTERIOR Usado para importar a configuração de valores de meses anteriores, Figura 26. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 Figura 26 Importação de valores Sócios. 3.9 Cadastro de Tabelas IMPOSTOS São informadas as alíquotas dos impostos INSS e Imposto de Renda IR, conforme mostrado na Figura 27. Figura 27 Cadastro de Tabelas - Impostos OUTRAS INFORMAÇÕES São indicadas as alíquotas (tetos) do Salário Família, Seguro de Vida, Reduções para Autônomos e Transportadores, Mínimos para Guia da Previdência Social - GPS e Imposto de Renda - IR. Acrescentados parâmetros de FGTS, Vale Transporte, salário mínimo e de menor aprendiz e alíquota para cota capital, Figura 28. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 Figura 28 Informações para Tabela de Preços D.S.R./EXPOSIÇÃO A AGENTES Na Coluna da esquerda são inseridas as quantidades de dias úteis e a quantidade de domingos e feriados para fins de cálculo do Descanso Semanal Remunerado- D. S. R.. Ao centro podem ser informadas as porcentagens para os cálculos das ocorrências da GPS. Na coluna da direita são marcados os dias do mês corrente que são completos ou metade para cálculo da quantidade de vale transporte, Figura 29. Figura 29 D.S.R e Exposição a Agentes Nocivos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 3.10 Travamentos Períodos Este cadastro é utilizado de forma geral para travar o sistema, para que não seja possível que determinados usuários façam alterações de dados anteriores à data inserida como ponto de travamento ou em um determinado período RH Promove o travamento na Folha de Pagamento do período indicado, Figura 30. Figura 30 Travamentos de Folha de Pagamentos Cadastros Gerais CADASTRO DE MATERIAIS Usado para incluir os diversos tipos de materiais que a empresa cede aos empregados, normalmente itens para segurança de Trabalho como Equipamentos de Proteção Individual - EPI s, Figura 31. Figura 31 Cadastro de Materiais CADASTRO DE ORGANOGRAMAS Podem ser cadastrados tanto Departamentos, Setores e Seções. No cadastro de Departamentos também podem ser inseridas informações como Ponto Hoteleiro, Centro de Custos entre outros, conforme mostra a Figura 32. Ao marcar o item Tomador de Serviços são habilitados campos para inserir informações referentes aos prestadores. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 Figura 32 Cadastro Departamentos CADASTRO DE OCORRÊNCIAS Registrar tipos de ocorrências que acontecem na empresa, como Advertências e Suspensões ou Comentários. Selecionar o tipo da ocorrência utilizando a notação de Positivo, Negativo e Comentário, conforme mostrado na Figura 33. Figura 33 Cadastro de Ocorrências CADASTRO DE SINDICATO Usado para cadastrar os sindicatos das relações da empresa, Figura 34. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Figura 34 Cadastro de Sindicatos CADASTRO DE TURNOS Pode ser utilizado para cadastrar os diversos turnos existentes na empresa para vinculações com os Funcionários. Inserir as entradas e saídas dos períodos de trabalho e o(s) dia(s) de descanso semanal(is), Figura 35. Figura 35 Cadastro de Turnos CADASTRO DE LOTE CONTÁBIL O cadastro de Lotes é útil no Movimento de Folhas tanto para Contabilização quanto para o Financeiro usado somente quando há integração com o Sistema Fisco Contábil e Administrativo, Figura 36. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 36 Cadastro de Lotes GRUPO EMPRESA Utilizado para cadastrar Grupo de Empresas, Figura 37. Figura 37 Cadastro Grupo de Empresas CADASTRO DE TIPOS DE VALE TRANSPORTE Utilizado para cadastrar tipos de uso de vale transporte, considerando a quantidade diária e o valor pago pela empresa por cada vale, Figura 38. Figura 38 Cadastro Tipo de Vale Transporte CONFIGURAÇÕES DE IMPRESSORA TÉRMICA Utilizado para configurar impressoras térmicas, Figura 39. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 4. MOVIMENTOS 4.1 Movimento de Folha Figura 39 Cadastro de Impressora Térmica. O Movimento de Folha é utilizado para fazer toda a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados da empresa. Existem as opções: Folha Mensal, Adiantamento, Complementar e Diário, Figura 40. O procedimento inicial é indicar a Competência e a Empresa da movimentação. Em todas estas opções existe a forma de visualização por: Consulta, Eventos, Filtros e Avisos. Em Consultas são visualizadas na grid central da tela todas as Folhas, ou Adiantamentos ou Complementar inseridas no Sistema como uma lista, levando em consideração os Filtros arranjados. Em Eventos cada evento é listado na grid. O botão Gerações é um atalho para geração de SEFIP e ou CAGED. Figura 40 Movimento Folha. O botão permite diversas operações como: Ajuste de Situações, Eventos Permanentes, Geração Coletivo, (Re) Cálculo, Ver Status, Fechamento, Exclusão do Movimento no Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 Mês, Importação Folha Antiga e Geração Contábil/Financeira. O primeiro passo é utilizar o Ajuste de Situações para atualizar informações de Filhos/Dependentes, Afastamentos e Férias. Existem três formas de movimentação da Folha de Pagamento. Utilizar a opção Eventos Permanentes para serem importados todos os eventos permanentes da empresa do corrente período de uma única vez e para todos os funcionários. Em Geração Coletivo, Figura 41 é incluído eventos para as folhas de pagamentos dos funcionários que se enquadrem nas opções selecionadas em Situação, Tipo de Pagto. Seleção. A Geração de um Evento Coletivo pode substituir um evento já existente, não substituir ou acumular os eventos. Acrescentadas todas as opções desejadas utilize o botão para que o sistema faça o processamento. Figura 41 Geração de Eventos Coletivos. (Re) Cálculo promove um recálculo automático da Folha de Pagamento, utilizar se houver mudança em alguma informação no Sistema que possa afetar o cálculo da Folha de Pagamento. Em Consulta Status são apresentadas as informações das Folhas de Pagamentos armazenadas no Sistema em uma Tabela mostrando o código da empresa, os status das folhas, período, processamento de eventos permanentes e ajustes. Concluí a Folha de Pagamento a opção Fechamento. Exclusão do Movimento no Mês exclui o movimento do Período. Geração Contábil/Financeira é utilizada em conjunto com o Módulo Teorema Gestão Fisco Contábil, Figura 42. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 42 Geração Contábil/Financeiro. Ao incluir uma Folha Mensal, Adiantamento ou Complementar é aberta a tela mostrada na Figura 43. Selecione um Funcionário, click em Cálculo para que o Sistema carregue as informações do Funcionário e selecione um Evento. Para carregar Eventos Permanentes utilize o botão. Figura 43 Movimento Pagamento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 4.2 Recibo de Pagamento a Autônomos - RPA Para gerar o Recibo de Pagamento a Autônomo RPA inserir o Autônomo, data do serviço, serviço prestado, o valor do pagamento pelo serviço, Figura 44. O ícone joga valor do serviço calculado como valor líquido no recibo para isto basta digitar o valor no campo e utilizar o ícone, na sequência utilize o botão. Utilize o botão para processar o Recibo e o botão para imprimir o recibo. Figura 44 Movimento de RPA. 4.3 Emissão de Pró-Labore Pro Labore é o pagamento que a empresa dá aos seus sócios em caráter similar ao salário de um funcionário comum. Sobre ele incidem encargos como INSS, FGTS entre outros, A Figura 45 mostra a tela de inclusão para impressão do Pró-Labore mostrando a inclusão do sócio que está recebendo o beneficio, o valor de adiantamento e o Evento Extra que neste caso é a Gratificação de Direção. Figura 45 Pró-Labore. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 Após incluir todos os dados necessários imprimir o Documento de Pró-Labore, parte deste relatório é mostrada na Figura 46. Figura 46 Parte do Documento de Pró-Labore. 4.4 Evolução Salarial No Movimento de Evolução Salarial inserindo um período, a empresa desejada e os Filtros são possíveis localizar todas as evoluções salariais ocorridas naquele período, Figura 47. Figura 47 Consulta Evolução Salarial. Para incluir Evolução Salarial existe a possibilidade de alteração tanto para Lançamento Individual quanto para Lançamentos Coletivos. No cadastro de Evolução Salarial primeiro selecione um Funcionário, insira o motivo do Reajuste e o valor do novo salário reajustado e observação. O Sistema irá alterar automaticamente o valor salarial do cadastro do Funcionário e Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 armazenará todo o histórico das evoluções salariais, a Figura 48 mostra a tela de registro de evolução salarial. Figura 48 Evolução Salarial. O Sistema oferece a opção de Evolução Salarial Coletiva para casos de índice de reajuste ou valor idêntico para todos os empregados ou um determinado grupo que possa ser filtrado. Para índice inserir um valor como porcentagem no campo Índice de Reajuste, para valor marcar a opção Valor p/valor e na sequência inserir o valor em reais. A opção Confirmação Individual fornece informações referentes aos funcionários exigindo a confirmação do reajuste, Figura 49. Figura 49 Evolução Salarial Coletiva. 4.5 Conta Corrente e Adiantamentos Extras No item Movimento de Conta Corrente são inseridos os valores dos vales que a empresa vai fornecendo aos funcionários no decorrer do mês. Na aba Lançamento Coletivo, Relatório e Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

36 Processamento ao processar o Movimento de Conta Corrente do Funcionário todos os vales adiantados são registrados para a Folha de Pagamento para que sejam feitas as deduções no cálculo do pagamento, Figura 50. Figura 50 Movimento de Conta Corrente e Adiantamentos. 4.6 Consulta Financeiro p/período Utilizar para consulta e geração de relatórios do financeiro dos funcionários. Selecionar a competência a ser consultada. A aba Consultas mostra todos os itens financeiros dos funcionários em uma grid que pode ser totalmente manipulada pelo usuário do Sistema, Figura 51, Média apresenta também em grid os cálculos das médias das movimentações da competência e Afastamentos mostra todos os afastamentos ocorridos no período. Em Opções a consulta pode ser impressa ou exportada como planilha eletrônica ou até mesmo como um arquivo de texto. Figura 51 Consulta Financeiro por Período. 4.7 Movimento Diário Em desenvolvimento para cálculos de impostos para funcionários de trabalham em sistema de rodízio nos setores da empresa. 4.8 Movimento de Férias Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

37 É possível incluir Férias e consultar todas as Férias registradas dos Funcionários. Para Incluir Férias selecionar o Funcionário, o período aquisitivo é completado automaticamente caso o Funcionário tenha o direito, se o funcionário tiver interesse em vender 10 dias do período de gozo marcar a opção Abono, a data de notificação, a data do recibo e o final do período de gozo também são completados automaticamente, por padrão do sistema trás 30 dias para férias, Figura 52. Figura 52 Movimento de Férias. Inseridas todas as informações Salvar e utilizar o botão. Finalize processando as férias, esse procedimento atualiza a folha de Pagamento do Funcionário que estará em férias acrescentando inclusive os encargos necessários. 4.9 Programação Férias/ Rescisão Esta seção é utilizada para programar, ou seja, agendar as Férias e Rescisões de Funcionários. A Figura 53 mostra as opções Férias, Rescisão ou Ambos, escolhida a opção utilizar o botão para prosseguir com o agendamento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

38 Figura 53 Programação de Férias e Rescisão Recálculo de Nrº de Férias Usado para zerar o número de Férias dos cadastros dos Funcionários atualizando o número de férias conforme o processamento do Sistema. Para usá-lo selecionar a Empresa e utilizar o botão, Figura 54. Figura 54 Recálculo de Número de Férias Aviso Prévio Para consulta e incluir um Aviso Prévio inserir o Período de Vencimentos e a empresa. Selecionar o Funcionário e o tipo de aviso prévio que o funcionário se enquadra. Acrescentar a data do Aviso e seu Vencimento. Utilizar o botão Figura 55. para na sequência utilizar o movimento de rescisão, Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

39 Figura 55 Aviso Prévio Movimento de Rescisão No Movimento de Rescisão inserir todas as informações solicitadas. Informar a causa da rescisão, o Tipo de Rescisão e o tipo de Aviso Prévio para os cálculos. A data do Aviso deve ser 30 dias anteriores à data de Desligamento. Normalmente o Banco utilizado é a Caixa Econômica Federal. O Preposto é a pessoa que assina a rescisão. Selecionar um item de Maior Remuneração. Salvar o movimento promove o cálculo automático das informações restantes bem como os valores da rescisão. Revisar as informações observando se algo deve ser mudado ou acrescentado. Em seguida utilizar o botão para gravar no financeiro e emissão do TRCT utilizando o botão para gerar o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, Figura 56, conforme as especificações do da Portaria nº de 06 de julho de 2012 sobre os modelos de TRCT. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

40 Figura 56 Movimento de Rescisão Contratual Vale Transporte Para utilizar esta movimentação informar no Cadastro de Tabelas de Impostos em Outras Informações o valor e a alíquota do vale transporte e em D.S.R/Exposição a Agente Nocivo completar a parametrização dos Dias de trabalho completo, metade e nulo conforme a distribuição do mês de Competência. No cadastro Tipo de Vale Transporte incluir as informações de quantidade fornecida para dias completos, para metade e o valor do vale. No Cadastro de Funcionários em Relacionamentos informar o tipo de vale Transporte que o funcionário deve receber. Finalmente em Movimento Vale Transporte para gerar a movimentação clicar em, Figura 57. Em Impressões é possível imprimir recibo do vale, relatório de entrega e gerar um arquivo de texto para armazenamento e consulta. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

41 Figura 57 Movimento de Vale Transporte Movimento de Materiais É utilizado para o registro dos materiais emprestados da empresa para o funcionário, possibilita a impressão de recibo para as retiradas e de relatório de empréstimos por período, Figura 58. Figura 58 Movimento de Materiais Movimento de Vale Compra Para uso específico Recrutamento e Seleção Nesta parte o Sistema promove o registro de candidatos a funcionários da empresa. Em Cadastro podem ser registradas todas as informações como documentação pessoal, endereço, estado civil, salário pretendido, validade da ficha e dados da contratação. Em Dados Complementares são registradas informações referentes à instrução, documentação trabalhista e as pretensões do candidato, conforme a Figura 59. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

42 Figura 59 Cadastro de Candidatos. Em Históricos são acrescentadas as experiências de trabalho juntamente com as referencias do candidato e sua Formação profissional. Em Admissão do Candidato são registradas informações caso o candidato seja admitido como departamento, Função, Turno, Número de Registro, data de Admissão e salário Recalculo Financeiro RAIS Recalcula as opções apresentadas quando ocorre a necessidade de alteração de eventos durante o ano fazendo com que ocorra diferença no Financeiro quando na geração da RAIS. Utilizar marcando as opções desejadas, escolher a Competência, utilizar para reorganizar, Figura 60. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

43 Figura 60 Recálculo Financeiro - RAIS Recálculo Financeiro - Médias Usado para as Médias quando ocorrem alterações durante o ano de Competência. Escolher a Competência e utilizar o botão, Figura 61. Figura 61 Recálculo Médias. 5. IMPORTAÇÕES/EXPORTAÇÕES 5.1 Cadastro de Ponto Registro de Ponto dos Funcionários. 5.2 Importação Arquivo Ponto Usado para importação do arquivo ponto para a movimentação da Folha de Pagamento do Funcionário. 6. RELATÓRIOS O Sistema de Gestão de Pessoal fornece muitas possibilidades de relatórios no decorrer de seu uso, na maioria das movimentações existe a possibilidade de exportações para arquivos em formato de Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

44 planilha eletrônica, editores de texto, além de várias visualizações para impressão, entretanto, a grande maioria dos relatórios encontra-se disponível no item Relatórios do menu do Sistema. 6.1 Autônomos Apresenta possibilidade de relatório de declaração de rendimentos, Financeiro mensal e anual dos autônomos. 6.2 Cadastros Promovem relatórios de Seleção Geral, Eventos, Turnos, Usuários, Tabelas, Empresas e muitas opções para Funcionários, tais como Relação Completa, Relação Reduzida, Aniversariantes, Exame Médico Vencido, Ficha Salário Família, Dependentes, Proposta Salarial, Faltas no Período, Disciplinar, Salário Base, Funcionários em Férias e etc. 6.3 Sócios Apresenta possibilidade de relatório de declaração de rendimentos, Financeiro mensal e anual dos sócios da empresa. 6.4 Férias e Provisões 13º Apresentam relatórios de Férias Vencidas, Programação para Férias, Provisões para pagamento de Férias e 13º Salário. 6.5 Financeiros Apresenta muitos relatórios financeiros como Salário Contribuição, Evolução Salarial, Líquido, Impostos, Dados Financeiros, Relação Financeira Mensal, Horas Variáveis, Relação de Cheques Emitidos, Declaração de Rendimentos, Ficha Financeira Analítica, Relação do I.N.S.S., Relação do I.R.R.F., Seguro de Vida, Transferências, Evolução Salarial e Arredondamento/Adiantamento Saldo Devedor. 7. UTILITÁRIOS O item Utilitários apresenta o acréscimo de diversas funcionalidades ao Sistema, tais como Agenda Telefônica, Calculadora, Calendário, Bloqueio do Sistema, Seleção de Empresa, algumas opções de configuração no item Administrador, entre outros. A Figura 62 mostra todas as opções do item Utilitários. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

45 Figura 62 Menu Utilitários. 8. FONTES CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, Gerador de CPF/CNPJ para testes em Software. Disponível em: Estratégia para Gestão de Pessoas. Disponível em: Pessoas/pagina1.html, Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Informática (42) suporte@teorema.inf.br Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema SISTEMA FOLHA DE PAGAMENTO ADVANCED Características do Sistema Sistema multiusuário pleno. Sistema multiempresa sem limitações. Recursos e facilidades operacionais com eficiência, segurança e exatidão.

Leia mais

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético)

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético) Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento Esta opção é responsável pela emissão da Folha de Pagamento dos funcionários com movimentação. A impressão poderá ser configurada com separações

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Persona pode automatizar. Sem entrar em detalhes, você saberá

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

Manual da Rescisão Complementar

Manual da Rescisão Complementar Manual da Rescisão Complementar Atualizado em Abril/2009 Pág 1/16 Sumário Rescisão Complementar... 2 Reajuste salarial para funcionários demitidos... 3 Novos Campos cadastro de Sindicato... 4 Recálculo

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo I

Treinamento Sistema Folha Union Módulo I FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO I - TABELAS O sistema de folha foi desenvolvido especialmente para simplificar a rotina do departamento de pessoal, dinamizando informações e otimizando rotinas. Esta apostila

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Geração de movimento de Vale transporte Para que o sistema calcule o valor do vale transporte para o mês de referência é necessário

Leia mais

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012 Indice Introdução...2 Conferindo os cadastros...2 Parâmetros Empresa...2 Cadastro de eventos...3 Centros de Custo (Obras)...3 Sindicatos...3 Funcionários...5 Gerando o arquivo para Rais...5 Outras informações

Leia mais

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL O cálculo de adiantamento salarial no Cordilheira Recursos Humanos é bem flexível e consegue atender muitas situações diferenciadas. Para que o cálculo seja efetuado de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Página: 1/5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo Rubi Avançado : 20:00 A quem se destina: Todos que tiverem a necessidade de administrar de forma avançada o módulo Rubi para facilitar o controle de Valores Folha

Leia mais

Sistema Folhamatic Apostila de Treinamento Presencial

Sistema Folhamatic Apostila de Treinamento Presencial Sistema Folhamatic Apostila de Treinamento Presencial Autor: Equipe Treinamento Índice Central Folhamatic...4 Atualizador Automático... 4 Auto Backup... 4 Talkmatic Suporte Online... 4 Backup / Retorno

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

1. Cadastro de Funcionários

1. Cadastro de Funcionários Autônomo 1. Cadastro de Funcionários... 2 1.1. Tela Dados... 2 1.2. Tela Ident. Adm.... 3 1.3. Tela Outros... 4 2. Eventos dos Autônomos... 5 3. Digitação... 6 4. Autônomo Transportador (Carreteiro)...

Leia mais

Infor-Pag. Importa lançamentos de outros Sistemas (Ponto Eletrônico, Convênios,...).

Infor-Pag. Importa lançamentos de outros Sistemas (Ponto Eletrônico, Convênios,...). Cálculos Infor-Pag CLT, Estagiários, Autônomos e Pró-Labore. Geral ou por Centro de Custos. Recálculo. Com o mesmo código de evento pode-se ter 3 tipos de movimento; Normal, diferença ou estorno. Permite

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Cadastro de tarifas Valor - Insira o valor atual e a data de vigência. Cadastre ou altere os tipos de transportes utilizados de

Leia mais

Menu Contratos. Há também a opção de Contrato de Experiência Modelo Antigo com alteração de algumas cláusulas.

Menu Contratos. Há também a opção de Contrato de Experiência Modelo Antigo com alteração de algumas cláusulas. Contratos de Trabalho Emissão de Contratos de Trabalho e Outros Experiência Este item tem como objetivo emitir Contrato de Experiência para o recrutamento dos funcionários na empresa. A emissão necessita

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

GUIA PRÁTICO NOVO FOLHA DE PAGAMENTO

GUIA PRÁTICO NOVO FOLHA DE PAGAMENTO GUIA PRÁTICO NOVO FOLHA DE PAGAMENTO Este manual visa facilitar a integração entre o sistema Folha de Pagamento antigo e a nova versão do sistema Folha de Pagamento. O sistema foi reformulado e agora compartilha

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO Trata-se de um recurso exclusivo para atender a necessidade de cálculos complementares de verbas rescisórias decorrentes de reajustes

Leia mais

Tabela de funcionalidades. Sage Folha de Pagamento. Tabela de Funcionalidades. Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório

Tabela de funcionalidades. Sage Folha de Pagamento. Tabela de Funcionalidades. Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório Tabela de funcionalidades A disponibilidade da funcionalidade dependerá da modalidade do pacote 1 Com esta funcionalidade, é possível executar os

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II Folha Union> Cadastros> Empresas Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro

Leia mais

Guia prático de bolso PSC e Portal RH

Guia prático de bolso PSC e Portal RH Guia prático de bolso PSC e Portal RH O QUE É PSC? O PSC (Positivo Serviços Compartilhados) é um sistema de gestão que centraliza todos os processos administrativos do Positivo. Tem como principal objetivo

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

1. Cadastro de Empresas

1. Cadastro de Empresas Empregado Doméstico 1. Cadastro de Empresas... 2 1.1. Tela Básico... 2 1.2. Tela Folhamatic... 3 2. Cadastro de Funcionários... 3 2.1. Tela Dados... 4 2.2. Tela Ident. Adm.... 5 2.3. Tela Documentos...

Leia mais

Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS

Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS Informações Iniciais (Portaria Nº 7, de 3 Janeiro de 2012) o O prazo para a entrega da declaração da RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2012

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo I

Treinamento Sistema Folha Union Módulo I FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO I - TABELAS O sistema de folha foi desenvolvido especialmente para simplificar a rotina do departamento de pessoal, dinamizando informações e otimizando rotinas. Esta apostila

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento Perguntas Frequentes 1. Quando o Governo libera novas tabelas de INSS, IRRF e Salário família, o sistema atualiza automático? Não. É necessário efetuar a atualização

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

1. Cadastro de Empresas

1. Cadastro de Empresas Religioso 1. Cadastro de Empresas... 2 1.1. Tela Básico... 2 1.2. Tela Folhamatic... 3 2. Eventos... 3 3. Cadastro de Funcionários... 4 3.1. Tela Dados... 5 3.2. Tela Ident. Adm.... 6 3.3. Tela Outros...

Leia mais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais RAIS 2014 Relação Anual de Informações Sociais Copyright 2013 1 Definição: Relação Anual de Informação Social: Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

RSN Administrar FGTS/RJ

RSN Administrar FGTS/RJ RSN Administrar FGTS/RJ Índice Legislação Vigente Evolução Procedimental Percentuais Guias em utilização recolhimento regular SEFIP 8.4 - Importação de Folha e Entrada de dados SEFIP 8.4 - Dados do Movimento

Leia mais

Configuração para Contabilização Automática. Neste bip. Você Sabia? Edição 57 Maio de 2015

Configuração para Contabilização Automática. Neste bip. Você Sabia? Edição 57 Maio de 2015 Neste bip Configuração para Contabilização Automática... 1 Vale Transporte... 2 Como Programar Reajuste Salarial... 3 Contabilização da Folha... 4 Configuração para Contabilização Automática O cadastro

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

Resumo das Características Técnicas e Funcionais do Sistema de Folha de Pagamentos:

Resumo das Características Técnicas e Funcionais do Sistema de Folha de Pagamentos: Resumo das Características Técnicas e Funcionais do Sistema de Folha de Pagamentos: NGFolha NGNGFOL NGNGFO G NGNGF NG NGNG ANG NGN Principais Funcionalidades Geração da folha com processamento automático

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital Página 1 de 15 Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital O cadastro de produtos permite organizar as informações relativas a produtos e serviços, como grupo, marca, peso, unidades e outros, que

Leia mais

Desoneração da Folha AC Pessoal

Desoneração da Folha AC Pessoal Desoneração da Folha AC Pessoal É uma medida governamental voltada para o crescimento da produção: o governo está eliminando a atual contribuição previdenciária sobre a folha e adotando uma nova contribuição

Leia mais

Veja abaixo como duplicar as informações da empresa modelo para as empresas.

Veja abaixo como duplicar as informações da empresa modelo para as empresas. 1 1. Duplicação das informações da empresa modelo Juntamente com a instalação da empresa modelo encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas a serem

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Legislação. Lei Complementar n 150/2015. Art. 7, parágrafo único, da Constituição Federal

Legislação. Lei Complementar n 150/2015. Art. 7, parágrafo único, da Constituição Federal Simples Doméstico Legislação Lei Complementar n 150/2015 Art. 7, parágrafo único, da Constituição Federal Quem é empregado doméstico? Art. 1 o da LC n 150/2015 Ao empregado doméstico, assim considerado

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Módulo Recursos Humanos

Módulo Recursos Humanos Módulo Recursos Humanos Folha de Pagamento Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Recursos Humanos Folha de Pagamento. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas

Leia mais

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Edição 60 Agosto de 2015. Reajuste de Adiantamento de Salário

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Edição 60 Agosto de 2015. Reajuste de Adiantamento de Salário Neste bip Adiantamento e Reajuste de Adiantamento de Salário... Configurações de plano de saúde... 1 Erro de INVALID CONVERSION na geração do registro de saídas... Transferência de Funcionários... 3 Você

Leia mais

Help de NFSe. Credenciamento

Help de NFSe. Credenciamento Prestador 2 1 Help de NFSe Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique

Leia mais

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 2014 Sistema Futura Ponto Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 Índice Cadastro 1. Departamentos 2. Função 3. Empresa 4. Eventos 5. Feriados 6. Grade Horária 7. Justificativas 8. Funcionários 9.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Funcionários. Adicionar Funcionários. Abaixo na tela clicar no botão. *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão

Funcionários. Adicionar Funcionários. Abaixo na tela clicar no botão. *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão Funcionários Adicionar Funcionários Abaixo na tela clicar no botão *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão Funcionários Aplicar escala a um funcionário Selecione o(s) funcionário(s)

Leia mais

Manual SIGA Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação

Manual SIGA Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação Manual SIGA Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação Unidade de Desenvolvimento Associativo SUMÁRIO 1. CADASTRO DO SINDICATO 5 1.1 ALTERAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS DO SINDICATO 5 1.2 RESTRIÇÃO DE BASE

Leia mais

Gestão de Pessoas - Windows

Gestão de Pessoas - Windows P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - Windows Módulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: 13º Salário Senior Sistemas S.A Rua São Paulo, 825 - Bairro Victor Konder - CEP 89012.001 - Blumenau/SC Fone:

Leia mais

Módulo de Rescisão. Passaremos a explicar abaixo os campos da tela do cálculo da rescisão:

Módulo de Rescisão. Passaremos a explicar abaixo os campos da tela do cálculo da rescisão: Módulo de Rescisão Para calcular a rescisão, é necessário informar para quem se deseja calcular (Código, Divisão, Tomador), depois informar tipo de dispensa, data de aviso prévio, data de pagamento, dias

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Wfolha 13 Salário

MANUAL DO SISTEMA. Wfolha 13 Salário MANUAL DO SISTEMA Wfolha 13 Salário SulProg Sistemas 1 INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido a fim de facilitar e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos referente ao 13 salário. SulProg Sistemas 2

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Os itens adicionados nesta lista serão retirados do estoque até que você os devolva.

Os itens adicionados nesta lista serão retirados do estoque até que você os devolva. Funções do Rackine. Será abordado aqui de forma simples e abreviada, as principais funções de cada tela do Rackine. Focando apenas em descrever o que cada parte do software faz. Para informações relativas

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE www.departamentopessoalonline.com - 3 -

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE www.departamentopessoalonline.com - 3 - ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO...

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão

Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão Sistema Integrado de Gestão de URH Módulo - Rescisão 1. Acesso ao Sistema Para acessar o sistema, o Diretor de Serviços Administrativos deverá acessar o site: /rh e então clicar na lateral esquerda no

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Acesso ao cadastro de Rubricas

Acesso ao cadastro de Rubricas Pesquisar a Base de conhecimento Pesquisar Pesquisa Avançada Topo Pack Topo Pack Departamento Pessoal Configurando a Geração do HOMOLOGNET. Autor brunosilva.sup.pack Bruno Número de Referência do Artigo

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Cadastro Empresa / Estabelecimento ----------------------------------- Pág. 05

SUMÁRIO. 1 Cadastro Empresa / Estabelecimento ----------------------------------- Pág. 05 1 Apresentação O presente manual tem o objetivo de apresentar o sistema Fortes Compras e Estoque, instruindo o usuário sobre as funcionalidades do sistema, seus benefícios e especificidades. Nele pode

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Bancos / Instituições Financeiras Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 10 5 - Emissão de Notas Fiscais

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010 As instruções que se seguem referem-se a geração do arquivo SINTEGRA para a Radio Extra. É importante esta informação pois as exigibilidades do SINTEGRA variam de acordo com tributação estadual incidente

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0 SST - PPP 11.8.x abril de 2015 Versão: 4.0 1 Sumário 1 Objetivo... 4 2 Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 4 3 Introdução... 5 4 PPP... 6 4.1 Principais botões do sistema...

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES 1. INTRODUÇÃO No Softpharma há o Cadastro de Convênio, nele estão vinculados os clientes que fazem parte do convênio e podem usufruir dos descontos e demais benefícios negociados entre

Leia mais

Apresentação. E&L ERP Recursos Humanos e Folha de Pagamento. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0

Apresentação. E&L ERP Recursos Humanos e Folha de Pagamento. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0 Apresentação 1 E&L ERP Recursos Humanos PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução ão: O Registro no SEPIN, sob n 32284-9, agiliza os controles necessários ao departamento pessoal, bem

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Procedimentos - 13º Salário Logix

Procedimentos - 13º Salário Logix Procedimentos - 13º Salário Logix 1 ÍNDICE 1. Parâmetros... 3 1.1. RHU3330 - Empresas - Cálculo/Movimento Folha...3 1.2. RHU0050 Manutenção Eventos...5 1.3. RHU0030 - Categoria Salarial...6 1.4. RHU0150

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Clique aqui para começar Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Informações adicionais Você poderá navegar livremente na cartilha utilizando os botões localizados

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante

Leia mais