Fato Real 1: Capital One Financial Corporation: Usando Tecnologia da Informação em prol da Vantagem Competitiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fato Real 1: Capital One Financial Corporation: Usando Tecnologia da Informação em prol da Vantagem Competitiva"

Transcrição

1 Fato Real 1: Capital One Financial Corporation: Usando Tecnologia da Informação em prol da Vantagem Competitiva 1. Como a Capital One utiliza a tecnologia da informação para conseguir uma vantagem competitiva entre as companhias de cartões de crédito? Sirva-se das estratégias delineadas nas Figuras 2.2, 2.4, e 2.7 para responder. Utilizando a Figura 2.2 (Estratégias Básicas nas Empresas), a Figura 2.4 (Outros Usos Estratégicos da Tecnologia de Informação), e a Figura 2.7 (Matriz de Posicionamento Estratégico) os alunos devem ser capazes basicamente de integrar todas as estratégias relacionadas nas figuras. A Capital One utiliza a tecnologia da informação como uma base estratégica para suas estratégias e práticas de negócios e, assim, adquiriu uma posição lucrativa de liderança entre as companhias de cartões de crédito. Figura 2.2: Reduzir Custos - Reduzir custos identificando as pessoas que serão atraídas positivamente pelo produto, dessa forma as taxas de resposta são altas, o custo de aquisição, razoável e, ao mesmo tempo, as pessoas sejam um preço adequado a ser pago (reduzir a zero as perdas de contas não pagas). Conseguir estabelecer diferentes taxas de juros e preços com base na credibilidade da pessoa. Diferenciação (Sistema de Estratégia Baseada na Informação (IBS), está sendo utilizado extensivamente para realizar uma multiplicidade de pesquisas de mercado sofisticadas, gerenciamento do relacionamento com o cliente, e processos de marketing que a permitem descobrir e criar mais de cem mil clientes especiais e afiliações a produtos de cartão de crédito. O sistema de encaminhamento de chamadas denominado Global Service Logistics dá ao pessoal do centro de atendimento, informações detalhadas sobre clientes, potenciais ou não, e os produtos que podem ser vendidos a eles).

2 Inovar (usos interessantes e inovadores do sistema IBS). O sistema Å utilizado para seguir as atividades dos visitantes e oferecer-lhes promoçées personalizadas no website. Promover Crescimento (o crescimento tem sido imenso). A Capital One estñ utilizando a Internet para aumentar seu negöcio existente em lugar de o substituir. Atualmente süo atraádos novos clientes por dia. Figura 2.4 Outras EstratÅgias: Fazer importantes investimentos em aplicaçées de TI personalizadas, em hardware e em pessoal de TI altamente especializado. Isso ergue barreiras ao ingresso diante dos avanços da concorrància. Reduziu significativamente a ameaça de substituiçüo por produtos concorrentes porque as outras companhias de cartées de crådito nüo possuem esse tipo de oferta por esse motivo a substituiçüo por este tipo de serviço se torna mais difácil. Continua a alavancar grandes investimentos em pessoal de TI, hardware, e software personalizado para manter sua vantagem competitiva. Figura 2.7: A Capital One estñ no quadrante de PenetraÇÜo no Mercado Mundial na matriz de posicionamento estratågico. Aqui ela continuarñ a concentrar tecnologia para continuar a segmentar e a se voltar para seus clientes escolhidos. Com essa estratågia, ela se esforçarñ para otimizar a interaçüo total com seus segmentos-alvo e consolidarñ ainda mais sua participaçüo no mercado. 2. Outras companhias podem aplicar os conceitos e måtodos utilizados pela Capital One sem gastar as centenas de milhées de dölares que ela gasta? Dà exemplos ilustrando sua resposta. Seria praticamente impossável para outras companhias conseguirem aplicar os conceitos e måtodos utilizados pela

3 Capital One no grau que esta aplica. Entretanto, isto não quer dizer que nenhuma outra companhia não possa identificar alguns benefícios desses conceitos e métodos. É relativamente pouco dispendioso criar um website, e reunir informações por meio de fontes como a Internet. Muitas companhias estão realizando negócios na Internet e, agindo assim, têm conseguido significativas vantagens de custos. Talvez gastar milhões não seja a resposta para muitas empresas pequenas. Entretanto, repetidamente tem sido demonstrado que as companhias podem encontrar e encontram nichos de mercado, aumentam lucros, dirigem-se a mais clientes, reduzem despesas, e tornam mais fácil a realização de negócios com seus clientes e fornecedores com a ajuda de tecnologia não dispendiosa. Os alunos podem facilmente adaptar exemplos à Figura 2.2 para esboçar idéias de como as companhias estão utilizando a Internet para realizar negócios sem gastar toneladas de dinheiro. Conheça os recursos que você têm e estabeleça suas prioridades observando o que você pode realizar com eles. 3. Visite o website da Capital One ( e avalie o valor do cliente e da empresa de seu conteúdo. Como você avalia sua eficácia como website de e-commerce? Explique sua avaliação. Este website é extremamente fácil de navegar. O fluxo das telas é rápido, intuitivo e fácil de acompanhar. Há uma ampla oferta de produtos, oferecidos em numerosos países, e telas muito úteis que você pode facilmente utilizar para conseguir informação suplementar sobre o produto que o interessar. Dá muitos detalhes sobre os diferentes cartões de crédito disponíveis e, assim, os usuários não devem ter problemas neste website para encontrar o produto e o serviço em que estão interessados.

4 Fato Real 2: Moen, Incorporated: Implementando Estratégias de e-business e de e-commerce 1. Como a Moen utiliza-se da tecnologia de e-business e de e- commerce para conseguir um vantagem competitiva? Inclua as estratégias adequadas esboçadas nas Figuras 2.2, 2.4, e 2.7 em sua análise. Utilizando a Figura 2.2 (Estratégias Básicas na Empresa), a Figura 2.5 (Outros Usos Estratégicos da Tecnologia de Informação), e a Figura 2.7 (Matriz Estratégica) os alunos devem ser capazes de integrar basicamente todas as estratégias competitivas relacionadas nas figuras. A Moen Inc. é uma empresa líder no setor de encanamentos e de construção e reforma de casas em projetos inovadores e no uso da Internet para aplicativos de e-business e de e-commerce. Figura 2.2: Redução de custos: O sistema ProjectNet é utilizado para colaborar no projeto do produto com seus fornecedores, e tem possibilitado à empresa reduzir significativamente o tempo para projetar, fabricar e introduzir novos produtos no mercado. A extranet SupplyNet permite aos fornecedores de peças verificar online a situação de seus pedidos, o que tem acarretado economias de milhões de dólares na redução dos custos de processamento de pedidos. O CustomerNet reduziu os custos de processamento de pedidos da Moen. Diferenciação: A colaboração no projeto com fornecedores pela Web possibilitou que novos produtos fossem colocados no mercado em 16 e não em 24 meses como anteriormente. Inovação: A extranet CustomerNet para encorajar seus clientes empresariais a utilizar a Web para fazer seus pedidos. Capacidade de utilizar a Internet para dar mais vida à sua linha de produção, o que resultou em sua capacidade de apresentar mais produtos que antes.

5 Promover crescimento: A Moen utilizou a Internet para expandir sua empresa. Ampliou o tamanho do mercado para o qual estavam promovendo seus produtos, mais produtos para comerciar mais rápido e maiores vendas e participação no mercado. Alianças: O sistema CustomerNet resultou na existência de relacionamentos mais profundos com os clientes da Moen. Figura 2.4 Outras Estratégias: Instalou um Departamento de Programa de Internet com 20 membros que fixa prioridades e planos que podem ser realizados com os recursos que têm. O ProjectNet é uma extranet online que foi instalada para permitir o compartilhamento simultâneo de projetos digitais com seus fornecedores de todo o mundo. Uma vantagem competitiva foi obtida, pois outras companhias não possuíam esse tipo de sistema. O SupplyNet é um site de extranet que permite aos fornecedores verificarem online a situação de seus pedidos com a Moen. Essa também foi uma estratégia inovadora que os concorrentes não possuíam. Continua a alavancar investimentos em TI, com desenvolvedores de software para trabalhar na empresa e terceirização de componentes, como a sala de projetos online, a fim de manter sua vantagem competitiva. Figura 2.7: A Moen está no quadrante de Melhorias de Custo e Eficiência na matriz de posição estratégica. Aqui ela continuará a enfocar a melhoria da eficiência e a redução de custos utilizando a Internet e extranets da companhia de modo a se comunicar e interagir com seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios de forma rápida e de baixo custo.

6 2. Qual o grau de eficñcia, mencionado no caso, conseguido pela Moen na implementaçüo do novo modelo para uma estratågia eficaz na Internet? Explique sua resposta. A quantidade de dinheiro que a Moen despendeu na iniciativa da Web ($1,5 milhées), e o fato de que ela estñ agora junto com a Delta Faucet no primeiro lugar do mercado indicam exatamente o quanto de sucesso sua estratågia de Internet tem obtido. Ela acelerou os projetos de produtos, a fabricaçüo e a colaboraçüo com clientes e fornecedores, e continua a manter liderança diante de seus concorrentes. Os produtos estüo chegando ao mercado mais rapidamente; as vendas aumentaram em 17% maior que a mådia do setor, de apenas 9% durante o mesmo peráodo. Ela manteve 30% do total de mercado de registros hidrñulicos, e melhores comunicaçées passaram a existir com seus clientes e fornecedores. 3. Como outras companhias poderiam adaptar as estratågias de e- business e de e-commerce que a Moen estñ utilizando para seus negöcios? Utilize um exemplo da perspectiva de uma pequena e de uma grande empresa para ilustrar a sua resposta. Vocàs alunos poderüo apresentar diferentes pontos de vista sobre essa questüo. Entretanto, uma coisa que se destaca claramente neste caso Å a forma como a iniciativa da Moen para a Web se concentrou em fixar suas prioridades e projetar a base para aquilo que poderia ser realizado com os recursos que dispunha. Uma vez que as empresas consigam avaliar esse aspecto, poderüo identificar Ñreas de seu negöcio que possam ser boas aplicaçées para desenvolver e manter online. O importante para essa questüo Å que seus clientes e fornecedores tambåm devem ver alguma razüo pela qual seriam atraádos para realizar negöcios com vocà. Um exemplo de pequena empresa seria uma estufa de jardim que instalou um website, permitindo que seus clientes encomendem online arbustos, Ñrvores e outros artigos de jardim e os recebam pela empresa, a qual possui müo-de-obra e equipamento para fazà-lo. Uma empresa maior pode ser um armazåm que possa oferecer compra online de gàneros, e ofereça a seus clientes a comodidade de comprar produtos para serem entregues no

7 momento que for melhor para eles (após chegarem em casa depois do trabalho, ou durante a hora do almoço). Fato Real 3: GM, Fidelity Investments, e Staples: Expandindo Alianças Estratégicas Existentes na Internet 1. Por que as tecnologias voltadas para a Internet e os aplicativos de e-business e de e-commerce estimulam o crescimento de alianças estratégicas? Em anos recentes tem havido acontecimentos monumentais no crescimento das alianças estratégicas. As alianças estratégicas estão sendo utilizadas para estabelecer novas conexões e alianças com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores e outras companhias (fusões, compras, joint-ventures, empresas virtuais e assim por diante). As tecnologias de Internet e as aplicações de e-business e de e- commerce estão encorajando o crescimento de alianças estratégicas a fim de competir no mercado mundial. Nenhuma companhia possui todo o núcleo de competências necessárias para competir em todo o mercado; seja ele nacional ou internacional. As companhias estão formando alianças estratégicas a fim de juntar sua força, talentos, recursos e o núcleo de competências a fim de conquistar participação no mercado para ambas as partes. As empresas estão procurando reduções de custo na cadeia de suprimentos, no acesso a novos mercados, na oportunidade de fortalecer a reputação de cada uma e nas capacidades complementares. Essas alianças permitem que suas participantes passem a competir com maiores recursos e talentos em novos mercados. 2. Você percebe negócios significativos e valorização do cliente no aplicativo Virtual Advisor da GM e da Fidelity? Explique sua resposta. Vocês alunos podem diferir em suas respostas pois alguns podem ver pouca importância para as empresas nos serviços oferecidos pelo aplicativo Virtual Advisor. Outros o verão como um sistema

8 de eficiància que podem utilizar de vez em quando, e outros podem và-lo como um sistema muito importante em que os indiváduos desejam formas mais rñpidas, fñceis e confortñveis de acessar informaçées com facilidade e nos seus melhores horñrios. O valor da empresa estñ em que ambas, GM e Fidelity, conseguiram utilizar partes do sistema de sua parceira para crescerem, sem precisar gastar importantes recursos pröprios. Como afirmado no caso, a GM obtåm conteãdo de graça para seu serviço de informaçüo sobre autos; e a Fidelity ganha acesso a mais de oitocentos mil clientes que gastam em mådia, 90 minutos por dia em seus carros. O valor do cliente pode ser a comodidade de conseguir atualizaçüo com informaçüo a qualquer hora, em qualquer lugar e com facilidade. 3. Quais süo os benefácios e desafios de utilizar outras companhias como parceiras num website de e-commerce como o faz a Staples? Para facilitar sua resposta visite o site Os benefácios incluem o acesso a outras competàncias essenciais das companhias, a forças complementares, e å reputaçüo da companhia. A alavancagem de seus sistemas com outros parceiros auxilia a reduçüo de seus custos por ambos, embora ao mesmo tempo haja o potencial de aumento de vendas e de lucros. Outros benefácios incluem o alcance do mercado, a possibilidade de parceiros conquistarem maior parcela do mercado e talvez atå mesmo tirar partido do nãmero de visitas feitas a um website. As informaçées coletadas no website podem ser utilizadas para formular planos e estratågias de marketing. O desafio Å que todos os parceiros melhorem suas finalidades da barganha isso inclui manter os websites acurados, atraentes, de fñcil navegaçüo, adequadamente vinculados uns aos outros, e garantindo que criam um ambiente que convide as pessoas a retornarem ao site. Todos os parceiros no relacionamento devem poder reconhecer os benefácios de sua associaçüo com o outro (ou outros) parceiro se ambos forem se associar mutuamente e assim permanecer.

9 Fato Real 4: Dell Computer e Litton: benefícios e desafios das estratégias de e-commerce e B2B 1. Quais süo os benefácios e desafios estratågicos para a companhia, de utilizar a tecnologia da WebMethods? Explique sua resposta. A tecnologia de integraçüo de aplicaçées das empresas da WebMethods (EAAI) atua como um tradutor de software e cria um tipo de centro que, por intermådio da Web, permite comunicaçüo instantçnea entre os sistemas de informaçüo internos das companhias conectadas. O benefácio estratågico de utilizar a tecnologia do WebMethods na Dell Å a melhoria da produtividade, gerada pelo sistema de compras. Por exemplo, o cliente da empresa puxa informaçüo sobre o produto diretamente do servidor da Dell para o seu sistema de compra, que, entüo, emite uma requisiçüo eletrénica. ApÖs o cliente aprovar a requisiçüo online, um pedido de compra gerado por computador atravessa a Internet de volta å Dell. Benefácios a compra demora 60 segundos, reduz erros no processo de compras, reduz o custo de processamento de cada pedido, aumenta a produtividade tanto para a Dell como para o cliente que compra. O desafio para a Dell Å conseguir a concordçncia de companhias cåticas que ainda nüo aderiram. Os clientes estüo indecisos sobre sua compensaçüo, e tambåm preocupados com os custos envolvidos na conexüo despesas para cobrir o custo da cara personalizaçüo de seus sistemas. Embora a Dell nüo cobre nem um centavo de taxas, eles sabem que outros custos importantes poderiam surgir e simplesmente nüo estüo convencidos de que o sistema Dell venha a produzir alguma importante economia para eles. 2. O uso pela Litton do sistema de aquisiçüo eletrénica da Dell resulta em benefácios estratågicos ou operacionais para a companhia? Explique sua resposta. O uso pela Litton do sistema de aquisiçüo da Dell provavelmente possui mais elementos relacionados aos benefácios de negöcios operacionais para a companhia do que aos benefácios estratågicos.

10 Por exemplo: operacionalmente melhorias e ganhos foram feitos no tempo de duraçüo de uma escolha no catñlogo online de produtos aprovados. As demoras de tempo foram reduzidas significativamente desde o momento em que a requisiçüo surge atå o momento em que o PC chega de fato ao site. Os funcionñrios apenas podem escolher aquilo que precisam de um catñlogo online que contåm as configuraçées dos produtos aprovados, opçées e preços negociados especáficos para a conta da Litton na Dell. A requisiçüo nüo fica ociosa no sistema, progredindo rapidamente a fim de conseguir aprovaçüo. Nenhuma mençüo Å feita no caso de algum benefácio estratågico especáfico mas pode-se inferir que os custos de requisiçüo e se mantåm baixos. AlÅm disso, os gerentes e funcionñrios podem dispensar mais tempo fazendo tarefas mais importantes do que requisiçées de compras, e as pessoas nüo podem evitar os sistemas de compra. 3. Qual o grau de realidade de uma meta de comårcio sem atrito para a Dell Computer? E para outras companhias? Explique sua posiçüo. A resposta a essa questüo permanece em aberto. Entretanto, nüo hñ dãvida que as companhias estüo pressionando duramente e se adiantando rapidamente para tornar isso uma realidade. Sistemas estüo se fundindo; a produtividade estñ sendo buscada com clientes e fornecedores. AlianÇas süo desenvolvidas numa taxa sem precedentes; estñ ocorrendo um crescimento exponencial nas tecnologias de data warehousing e de data mart. Certamente, dentro de alguma organizaçüo as companhias estüo se fundindo e integrando seus sistemas para obter melhor controle de seus dados a fim de identificar mercados potenciais, economias de custo e assim por diante. De acordo com esse caso um comårcio sem atrito ocorre quando um empreendimento empresarial via Internet, reage automaticamente a estámulos de centenas de fontes, faz milhares de ajustes em tempo real, e fornece produtos aos clientes.

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Competindo com Tecnologia da Informação. Objetivos do Capítulo

Competindo com Tecnologia da Informação. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar as diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar a tecnologia da informação para fazer frente às forças competitivas que as empresas enfrentam.

Leia mais

Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento 1 Gestão do conhecimento Inteligência empresarial Aproveitar o saber-fazer organizacional Apoio ao desempenho Interacção com as bases de dados operacionais Construção de redes periciais Criação, partilha

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

Objectivos. e explicar de que formas as TI podem ser utilizadas para ganhar vantagens competitivas. tecnologias da informação.

Objectivos. e explicar de que formas as TI podem ser utilizadas para ganhar vantagens competitivas. tecnologias da informação. Capítulo 2 1 Enfrentar a concorrência com tecnologias da informação 2 Objectivos ƒ Identificar estratégias de concorrência básicas e explicar de que formas as TI podem ser utilizadas para ganhar vantagens

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

Lista de Exercícios: Vantagem Estratégica. Exercício 1

Lista de Exercícios: Vantagem Estratégica. Exercício 1 Lista de Exercícios: Vantagem Estratégica Exercício 1 Pedido: Escreva abaixo de cada definição o nome do termo correspondente, entre os citados abaixo: Termos Ação estratégica de diferenciação Ação estratégica

Leia mais

Objectivos de aprendizagem

Objectivos de aprendizagem Capítulo 6 1 Telecomunicações e redes 2 Objectivos de aprendizagem ƒ Identificar as principais tendências e os grandes desenvolvimentos nas empresas, nas tecnologias e nas aplicações de negócio, das telecomunicações

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Plano Aula 10 24/10/2011. - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos

Plano Aula 10 24/10/2011. - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos Plano Aula 10 24/10/2011 - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos 1 Exercício de Desenvolvimento Pessoal O objetivo deste exercício é praticar os conceitos de Controle

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

Plano Aula 11 31/10/2011

Plano Aula 11 31/10/2011 Plano Aula 11 31/10/2011 - Vantagem Competitiva Estratégias Competitivas - Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva, Rede Vende Tudo 1 Estratégias Competitivas Básicas

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 12 Estudo de Caso E-business Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes outubro/2012 Índice O Mercado de Assinaturas... 03 O Moip Assinaturas... 04 Fluxo básico... 04 APIs... 05 Versão 1.0... 06 Participe do Beta...

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO A M2 Data Center é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agregarem valor às empresas, permitindo assim um melhor posicionamento

Leia mais

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil etailbrazil.com 2014 O mercado está se ajustando a uma realidade multi-canal não excludente,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor:

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos estratégica e conectada ao canteiro na construção civil.

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez Soluções de Implementação Rápida SAP Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez O Melhor Gerenciador de Negócios

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em BD

Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em BD Suporte de Apoio à Decisão Aula 05 Database Marketing Agenda O que é Database Marketing? Estratégias e Sistemas Os dois usos do Database Marketing Case Referências 2

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO VANTAGENS FISCAIS A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO A 100% SEM ENTRADA INICIAL EVITA REDUZIR O CUSTO

Leia mais

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital.

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Sobre a Plataforma Texidium, da Kivuto Todos os alunos. Todos os recursos. Durante todo o tempo. A visão da Kivuto com a Texidium é facilitar a transição

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

e-business Novas Tendências Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH

e-business Novas Tendências Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH e-rh / Recursos Humanos Virtual Novas Tendências Como já foi visto com o advento da globalização e do crescimento da tecnologia e a difusão da Internet,

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO

Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Módulo 4 - A construção da presença na internet

Módulo 4 - A construção da presença na internet Módulo 4 - A construção da presença na internet 1 Internet para Pequenos Negócios Módulo 4 A construção da presença na internet Introdução Este módulo tem como objetivo que você possa compreender e montar

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO BX MRO. Brochura. Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos

Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO BX MRO. Brochura. Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos Brochura BX MRO Soluções baseadas no SAP Business One BX MRO Gestão de Manutenção, Reparo e Revisão de Equipamentos Manutenção, Reparo & Revisão para SAP Business One Esta combinação de SAP Buisness One

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Sistemas de Informações e o Uso comercial

Sistemas de Informações e o Uso comercial ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - ASI Elabora por Prof.Mestra Rosimeire Ayres Conectan a Empresa à Rede Intranet Internet Extranet B2B B2C B2E C2C As empresas estão se tornan empresas conectadas

Leia mais

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2 SUMÁRIO Conhecendo a Telepresença... 3 A nova era da Videoconferência: Telepresença... 3 Como viabilizar um projeto de Telepresença... 4 Telepresença oferece excelente qualidade em uma fantástica experiência,

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág.

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág. EMPRESAS VIRTUAIS Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes Pág. 1 (de 5) PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com EMPRESAS VIRTUAIS Actualmente, vivemos numa época de grandes mudanças

Leia mais

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise de Soluções SAP SAP Afaria, edição para nuvem Objetivos Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise 2013 SAP AG ou empresa afiliada da SAP. Investimentos

Leia mais

Como posso encontrar

Como posso encontrar Como posso encontrar o CRM certo para a minha empresa? guia preparado por Por que administrar o seu negócio com planilhas e e-mails não dá certo A maioria das pequenas empresas acompanha os clientes, inicialmente,

Leia mais

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados DIFERENCIAIS Acredito que o desenvolvimento de soluções para Internet não é um trabalho qualquer, deve-se ter certa experiência e conhecimento na área para projetar sistemas que diferenciem você de seu

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Comércio Eletrônico Um breve histórico Comércio compra, venda, troca de produtos e serviços; Incrementado pelos Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios uso

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento 1 VANTAGEM ESTRATÉGICA Assunto: Administração do Conhecimento Objetivos do capítulo: 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

E- Marketing - Estratégia e Plano

E- Marketing - Estratégia e Plano E- Marketing - Estratégia e Plano dossier 2 http://negocios.maiadigital.pt Indíce 1 E-MARKETING ESTRATÉGIA E PLANO 2 VANTAGENS DE UM PLANO DE MARKETING 3 FASES DO PLANO DE E-MARKETING 4 ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais