Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Educação Literária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Educação Literária"

Transcrição

1 Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Educação Literária Helena C. Buescu, Luís C. Maia, Maria Graciete Silva, Maria Regina Rocha

2 Nota prévia Esta apresentação tem como objetivos: - salientar a importância da leitura literária e a relevância dos aspetos temáticos constantes dos Tópicos de Conteúdo; - destacar a introdução de novos conteúdos e a retoma e a consolidação dos conteúdos previamente adquiridos.

3 10.º Ano: Educação Literária Conteúdos e Tópicos de Conteúdo 1. Poesia trovadoresca Cantigas de amigo (escolher 4); Cantigas de amor (escolher 2); Cantigas de escárnio e maldizer; (escolher 2) Contextualização histórico-literária. Representações de afetos e emoções: - variedade do sentimento amoroso (cantiga de amigo); - confidência amorosa (cantiga de amigo); - relação com a Natureza (cantiga de amigo); - a coita de amor e o elogio cortês (cantiga de amor); - a dimensão satírica: a paródia do amor cortês e a crítica de costumes (cantigas de escárnio e maldizer). Espaços medievais, protagonistas e circunstâncias. - cantiga de amigo: caracterização temática e formal (paralelismo e refrão); - cantiga de amor: caracterização temática; - cantiga de escárnio e maldizer: caracterização temática; - recursos expressivos: a comparação, a ironia e a personificação.

4 10.º Ano: Educação Literária 2. Fernão Lopes, Crónica de D. João I - excertos de 2 capítulos (11, 115 ou 148 da 1.ª Parte) Contexto histórico. Afirmação da consciência coletiva. Atores (individuais e coletivos).

5 10.º Ano: Educação Literária 3. Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira (integral) Caracterização das personagens. Relações entre as personagens. A representação do quotidiano. A dimensão satírica. OU 3. Gil Vicente, Auto da Feira (integral) Caracterização das personagens. Relações entre as personagens. A representação do quotidiano. A dimensão religiosa. A representação alegórica. - características do texto dramático; - o auto ou a farsa: natureza e estrutura da obra; - recursos expressivos: a alegoria, a comparação, a interrogação retórica, a ironia, a metáfora e a metonímia.

6 10.º Ano: Educação Literária 4. Luís de Camões, Rimas Redondilhas (escolher 4); Sonetos (escolher 8) Contextualização histórico-literária. A representação da amada. A representação da Natureza. A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor. A reflexão sobre a vida pessoal. O tema do desconcerto. O tema da mudança. - a lírica tradicional; - a inspiração clássica; - discurso pessoal e marcas de subjetividade; - soneto: características; - métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático; - recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a antítese, a apóstrofe e a metáfora.

7 10.º Ano: Educação Literária 5. Luís de Camões, Os Lusíadas: - visão global; - a constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91; - reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156. Imaginário épico: - matéria épica: feitos históricos e viagem; - sublimidade do canto; - mitificação do herói. Reflexões do poeta. - a epopeia: natureza e estrutura da obra; - o conteúdo de cada canto; - os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência; - estrofe e métrica; - recursos expressivos: a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a comparação, a enumeração, a hipérbole, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia e a personificação.

8 10.º Ano: Educação Literária 6. História Trágico-Marítima: As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565) Aventuras e desventuras dos Descobrimentos.

9 10.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários. (I) Descritores de desempenho 1. Ler expressivamente em voz alta textos literários, após preparação da leitura. 2. Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XII a XVI. 3. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência, justificando. 4. Fazer inferências, fundamentando. 5. Analisar o ponto de vista das diferentes personagens. 6. Explicitar a estrutura do texto: organização interna. 7. Estabelecer relações de sentido a) entre as diversas partes constitutivas de um texto; b) entre características e pontos de vista das personagens.

10 10.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários. (II) Descritores de desempenho 8. Identificar características do texto poético no que diz respeito a: a) estrofe (dístico, terceto, quadra, oitava); b) métrica (redondilha maior e redondilha menor; decassílabo); c) rima (emparelhada, cruzada, interpolada); d) paralelismo (cantigas de amigo); e) refrão. 9. Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa. 10. Identificar características do soneto. 11. Reconhecer e caracterizar textos quanto ao género literário: epopeia e auto ou farsa.

11 10.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares 15. Apreciar textos literários. Descritores de desempenho Objetivo 1. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. 2. Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo. 3. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando. 4. Fazer apresentações orais (5 a 7 minutos) sobre obras, partes de obras ou tópicos do Programa. 5. Escrever exposições (entre 120 e 150 palavras) sobre temas respeitantes às obras estudadas, seguindo tópicos fornecidos. 6. Ler uma ou duas obras do Projeto de Leitura relacionando-a(s) com conteúdos programáticos de diferentes domínios. 7. Analisar recriações de obras literárias do Programa, com recurso a diferentes linguagens (por exemplo, música, teatro, cinema, adaptações a séries de TV), estabelecendo comparações pertinentes.

12 10.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 16. Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais. Descritores de desempenho 1. Reconhecer a contextualização histórico-literária nos casos previstos no Programa. 2. Comparar diferentes textos no que diz respeito a temas, ideias e valores.

13 11.º Ano: Educação Literária 1. Padre António Vieira, Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654 : capítulos I e V (integral); excertos dos restantes capítulos. Contextualização histórico-literária. Objetivos da eloquência (docere, delectare, movere). Intenção persuasiva e exemplaridade. Crítica social e alegoria. - visão global do sermão e estrutura argumentativa; - o discurso figurativo: a alegoria, a comparação, a metáfora; - outros recursos expressivos: a anáfora, a antítese, a apóstrofe, a enumeração e a gradação.

14 11.º Ano: Educação Literária 2. Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (integral) Contextualização histórico-literária. A dimensão patriótica e a sua expressão simbólica. O Sebastianismo: História e ficção. Recorte das personagens principais. A dimensão trágica. - características do texto dramático; - a estrutura da obra; - o drama romântico: características.

15 11.º Ano: Educação Literária 3. Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas: A Abóbada (integral) Imaginação histórica e sentimento nacional. Relações entre personagens. Características do herói romântico. - a estruturação da narrativa; - recursos expressivos: a comparação, a enumeração, a metáfora e a personificação; - o discurso indireto. OU

16 11.º Ano: Educação Literária 3. Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra Escolher 5 capítulos: capítulos I, V, VIII, X, XIII, XX, XLIV, XLIX Deambulação geográfica e sentimento nacional. A representação da Natureza. Dimensão reflexiva e crítica. Personagens românticas (narrador, Carlos e Joaninha). - estruturação da obra: viagem e novela; - coloquialidade e digressão; - dimensão irónica; - recursos expressivos: a comparação, a enumeração, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia, a personificação e a sinédoque. OU

17 11.º Ano: Educação Literária 3. Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição Introdução e Conclusão (leitura obrigatória). Escolher mais 2 capítulos, de entre os seguintes: I, IV, X e XIX. Sugestão biográfica (Simão e narrador) e construção do herói romântico. A obra como crónica da mudança social. Relações entre personagens. O amor-paixão. - o narrador; - os diálogos; - a concentração temporal da ação.

18 11.º Ano: Educação Literária 4. Eça de Queirós, Os Maias (integral) Contextualização histórico-literária. A representação de espaços sociais e a crítica de costumes. Espaços e seu valor simbólico e emotivo. A descrição do real e o papel das sensações. Representações do sentimento e da paixão: diversificação da intriga amorosa (Pedro da Maia, Carlos da Maia e Ega). Características trágicas dos protagonistas (Afonso da Maia, Carlos da Maia e Maria Eduarda). - o romance: pluralidade de ações; complexidade do tempo, do espaço e dos protagonistas; extensão; - visão global da obra e estruturação: título e subtítulo; - recursos expressivos: a comparação, a ironia, a metáfora, a personificação, a sinestesia e o uso expressivo do adjetivo e do advérbio; - reprodução do discurso no discurso. OU

19 11.º Ano: Educação Literária 4. Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires (integral) Caracterização das personagens e complexidade do protagonista. O microcosmos da aldeia como representação de uma sociedade em mutação. O espaço e o seu valor simbólico. História e ficção: reescrita do passado e construção do presente. - o romance: pluralidade de ações; complexidade do tempo, do espaço e dos protagonistas; extensão; - estruturação da obra: ação principal e novela; - recursos expressivos: a comparação, a hipérbole, a ironia, a metáfora, a personificação e o uso expressivo do adjetivo e do advérbio. - reprodução do discurso no discurso.

20 11.º Ano: Educação Literária 5. Antero de Quental, Sonetos Completos Escolher 3 poemas A angústia existencial. Configurações do Ideal. - o discurso conceptual; - o soneto; - recursos expressivos: a apóstrofe, a metáfora, a personificação.

21 11.º Ano: Educação Literária 6. Cesário Verde, Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) O Sentimento dum Ocidental (leitura obrigatória) Escolher mais 3 poemas, de entre os seguintes: Num Bairro Moderno, Cristalizações, De Tarde, De Verão, A Débil. A representação da cidade e dos tipos sociais. Deambulação e imaginação: o observador acidental. Perceção sensorial e transfiguração poética do real. O imaginário épico (em O Sentimento dum Ocidental ): - o poema longo; - a estruturação do poema; - subversão da memória épica: o Poeta, a viagem e as personagens. - estrofe, metro e rima; - recursos expressivos: a comparação, a enumeração, a hipérbole, a metáfora, a sinestesia, o uso expressivo do adjetivo e do advérbio.

22 11.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários (I). Descritores de desempenho 1. Ler expressivamente em voz alta textos literários, após preparação da leitura. 2. Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XVII a XIX. 3. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência, justificando. 4. Fazer inferências, fundamentando. 5. Analisar o ponto de vista das diferentes personagens. 6. Explicitar a estrutura do texto: organização interna. 7. Estabelecer relações de sentido: a) entre as diversas partes constitutivas de um texto; b)entre situações ou episódios; c) entre características e pontos de vista das personagens; d)entre obras.

23 11.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários (II). Descritores de desempenho 8. Reconhecer e caracterizar os elementos constitutivos do texto poético anteriormente aprendidos e, ainda, os que dizem respeito a: a) estrofe (quintilha); b) métrica (alexandrino). 9. Reconhecer e caracterizar os elementos constitutivos do texto dramático: a) ato e cena; b) didascália; c) diálogo, monólogo e aparte.

24 11.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários (III). Descritores de desempenho 10. Reconhecer e caracterizar os seguintes elementos constitutivos da narrativa: a) ação principal e ações secundárias; b) personagem principal e personagem secundária; c) narrador: presença e ausência na ação; formas de intervenção: narrador-personagem; comentário ou reflexão; d) espaço (físico, psicológico e social); e) tempo (narrativo e histórico). 11. Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa. 12. Reconhecer e caracterizar textos quanto ao género literário: o sermão, o drama romântico e o romance.

25 11.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares 15. Apreciar textos literários. Descritores de desempenho Objetivo 1. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. 2. Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo. 3. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando. 4. Fazer apresentações orais (5 a 7 minutos) sobre obras, partes de obras ou tópicos do Programa. 5. Escrever exposições (entre 130 e 170 palavras) sobre temas respeitantes às obras estudadas, seguindo tópicos fornecidos. 6. Ler uma ou duas obras do Projeto de Leitura relacionando-a(s) com conteúdos programáticos de diferentes domínios. 7. Analisar recriações de obras literárias do Programa, com recurso a diferentes linguagens (por exemplo, música, teatro, cinema, adaptações a séries de TV), estabelecendo comparações pertinentes.

26 11.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 16. Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais. Descritores de desempenho 1. Reconhecer a contextualização histórico-literária nos casos previstos no Programa. 2. Comparar temas, ideias e valores expressos em diferentes textos da mesma época e de diferentes épocas.

27 12.º Ano: Educação Literária 1. Fernando Pessoa Contextualização histórico-literária. A questão da heteronímia Poesia do ortónimo Escolher 6 poemas O fingimento artístico. A dor de pensar. Sonho e realidade. A nostalgia da infância. - recursos expressivos: a anáfora, a antítese, a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a metáfora e a personificação.

28 12.º Ano: Educação Literária 1. Fernando Pessoa Contextualização histórico-literária. A questão da heteronímia Bernardo Soares, Livro do Desassossego Escolher 3 dos fragmentos indicados O imaginário urbano. O quotidiano. Deambulação e sonho: o observador acidental. Perceção e transfiguração poética do real. - a natureza fragmentária da obra.

29 12.º Ano: Educação Literária 1.3. Poesia dos heterónimos Alberto Caeiro (escolher 2 poemas); Ricardo Reis (escolher 3 poemas); Álvaro de Campos (escolher 3 poemas). O fingimento artístico: - Alberto Caeiro, o poeta bucólico ; - Ricardo Reis, o poeta clássico ; - Álvaro de Campos, o poeta da modernidade. Reflexão existencial: - Alberto Caeiro: o primado das sensações; - Ricardo Reis: a consciência e a encenação da mortalidade; - Álvaro de Campos: sujeito, consciência e tempo; nostalgia da infância. O imaginário épico (Álvaro de Campos): - matéria épica: a exaltação do Moderno; - o arrebatamento do canto. - formas poéticas e formas estróficas, métrica e rima; - recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a metáfora e a personificação; - a onomatopeia.

30 12.º Ano: Educação Literária 1.4. Mensagem Escolher 8 poemas. O Sebastianismo. O imaginário épico: - natureza épico-lírica da obra; - estrutura da obra; - dimensão simbólica do herói; - exaltação patriótica. - estrutura estrófica, métrica e rima; - recursos expressivos: a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a interrogação retórica e a metáfora.

31 12.º Ano: Educação Literária 2. Contos Escolher 2 dos seguintes contos: Manuel da Fonseca, Sempre é uma companhia Solidão e convivialidade. Caracterização das personagens. Relação entre elas. Caracterização do espaço: físico, psicológico e sociopolítico. Importância das peripécias inicial e final. OU Maria Judite de Carvalho, George As três idades da vida. O diálogo entre realidade, memória e imaginação. Metamorfoses da figura feminina. A complexidade da natureza humana. OU

32 12.º Ano: Educação Literária Mário de Carvalho, Famílias desavindas História pessoal e história social: as duas famílias. Valor simbólico dos marcos históricos referidos. A dimensão irónica do conto. A importância dos episódios e da peripécia final. - o conto: unidade de ação; brevidade narrativa; concentração de tempo e espaço; número limitado de personagens; - a estrutura da obra; - discurso direto e indireto; - recursos expressivos.

33 12.º Ano: Educação Literária 3. Poetas contemporâneos Escolher, de três autores, 4 poemas de cada. Miguel Torga Jorge de Sena Eugénio de Andrade Alexandre O Neill António Ramos Rosa Herberto Helder Ruy Belo Manuel Alegre Luiza Neto Jorge Vasco Graça Moura Nuno Júdice Ana Luísa Amaral Representações do contemporâneo. Tradição literária. Figurações do poeta. Arte poética. - formas poéticas e formas estróficas; - métrica; - recursos expressivos.

34 12.º Ano: Educação Literária 4. José Saramago O Ano da Morte de Ricardo Reis (integral)* Representações do século XX: o espaço da cidade, o tempo histórico e os acontecimentos políticos. Deambulação geográfica e viagem literária. Representações do amor. Intertextualidade: José Saramago, leitor de Luís de Camões, Cesário Verde e Fernando Pessoa. - a estrutura da obra; - o tom oralizante e a pontuação; - recursos expressivos: a antítese, a comparação, a enumeração, a ironia e a metáfora; - reprodução do discurso no discurso. OU

35 12.º Ano: Educação Literária 4. José Saramago Memorial do Convento (integral)* O título e as linhas de ação. Caracterização das personagens. Relação entre elas. O tempo histórico e o tempo da narrativa. Visão crítica. Dimensão simbólica. - a estrutura da obra; - intertextualidade; - pontuação; - recursos expressivos: a anáfora, a comparação, a enumeração, a ironia e a metáfora; - reprodução do discurso no discurso. * Nos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019, a obra a estudar será, obrigatoriamente, O Ano da Morte de Ricardo Reis.

36 12.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 14. Ler e interpretar textos literários. 1. Ler expressivamente em voz alta textos literários, após preparação da leitura. 2. Ler textos literários portugueses do século XX, de diferentes géneros. 3. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência, justificando. 4. Fazer inferências, fundamentando. 5. Analisar o ponto de vista das diferentes personagens. 6. Explicitar a forma como o texto está estruturado. 7. Estabelecer relações de sentido entre situações ou episódios. 8. Mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre as características dos textos poéticos e narrativos. 9. Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa. 10. Reconhecer e caracterizar textos quanto ao género literário: o conto.

37 12.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares 15. Apreciar textos literários. Objetivo 1. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. 2. Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo. 3. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando. 4. Fazer apresentações orais (5 a 7 minutos) sobre obras, partes de obras ou tópicos do Programa. 5. Escrever exposições (entre 130 e 170 palavras) sobre temas respeitantes às obras estudadas, de acordo com um plano previamente elaborado pelo aluno. 6. Ler uma ou duas obras do Projeto de Leitura relacionando-a(s) com conteúdos programáticos de diferentes domínios. 7. Analisar recriações de obras literárias do Programa, com recurso a diferentes linguagens (por exemplo, música, teatro, cinema, adaptações a séries de TV), estabelecendo comparações pertinentes.

38 12.º Ano: Educação Literária: Metas Curriculares Objetivo 16. Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais. 1. Reconhecer a contextualização histórico-literária nos casos previstos no Programa. 2. Comparar temas, ideias e valores expressos em diferentes textos da mesma época e de diferentes épocas.

39 Final da apresentação

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo de PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo de PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM ENSINO SECUNDÁRIO Ano Letivo de 2018-2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 11º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Secundário, Metas Curriculares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 PORTUGUÊS - 11.º CURSO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA SISTEMAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 PORTUGUÊS - 11.º CURSO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA SISTEMAS DOMÍNIOS/ OBJETIVOS COMPREENSÃO/ EXPRESSÃO ORAL LEITURA ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 PORTUGUÊS - 11.º CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 Ensino Secundário PORTUGUÊS 12º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Secundário, Metas Curriculares

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura 1. Fernando Pessoa Oralidade Exposição sobre um tema. Tema musical. Rubrica radiofónica. Texto de opinião. Anúncio publicitário. Documentário. Debate 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL ARUPAMNTO de SAS de SANTIAO do CACÉM NSINO SCUNDÁRIO Ano etivo 2017/2018 PANIFICAÇÃO ANUA PORTUUÊS 11º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do nsino Secundário, Metas Curriculares de Português

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Téc. de Gestão e Programação de Sist. Informáticos ANO: 2.º - ANO LETIVO:

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

CURRÍCULOS 2015/2016

CURRÍCULOS 2015/2016 CURRÍCULOS 2015/2016 Ensino Regular Departamento: Línguas Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 10º ano 1.º Período Aulas Previstas: +/- 54 Conteúdos Programáticos: Unidade 0 Diagnóstico e Projeto

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL ARUPAMNTO de SAS de SANTIAO do CACÉM NSINO SCUNDÁRIO Ano etivo 2016/2017 PANIFICAÇÃO ANUA PORTUUÊS 11º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do nsino Secundário, Metas Curriculares de Português

Leia mais

- Realização do teste diagnóstico.

- Realização do teste diagnóstico. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Línguas Planificação Anual de Português 12º ano Ano Letivo 2017/2018 OBJETIVOS GERAIS - Ler

Leia mais

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

DISCIPLINA: PORTUGUÊS ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS 12º Ano 2017-2018 Professoras: Maria de Fátima Anjinho Correia Tavares Crujo Maria Filomena Franco de Matos

Leia mais

Língua Portuguesa 10º ano. Planificação anual e trimestral

Língua Portuguesa 10º ano. Planificação anual e trimestral Língua Portuguesa 10º ano Planificação anual e trimestral Ano lectivo: 2010 / 2011 As competências e objectivos que a seguir se indicam foram escolhidos e extraídos do Programa, no âmbito da Leitura, da

Leia mais

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016-2019 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-001158 CURSO PROFISSIONAL 11ºANO PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português dos Cursos

Leia mais

- Realização do teste diagnóstico.

- Realização do teste diagnóstico. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Línguas Planificação Anual de Português 12.º ano Ano Letivo 2018/2019 OBJETIVOS GERAIS -

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

Planificação Anual. Disciplina de Português

Planificação Anual. Disciplina de Português Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas

Leia mais

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS O Programa desta disciplina é equivalente, em termos de conteúdos, ao da disciplina homónima dos Cursos Científico-Humanísticos do ensino geral. Nesta conformidade,

Leia mais

11º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR

11º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR PORTUGUÊS 2017-2018 PLANIFICAÇÃO MODULAR OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar

Leia mais

1º Período º Período º Período

1º Período º Período º Período OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Manuel da Fonseca. Curso Profissional

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Manuel da Fonseca. Curso Profissional Elenco Modular / Gestão de horas MÓDULOS DURAÇÃO Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO (1 aula = 45 m) 6 21h 6º MÓD. 28 aulas (28 aulas) 1º PERÍODO: 66 aulas 7 18h 7º MÓD. 24 aulas

Leia mais

11º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR

11º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR PORTUGUÊS 2018-2019 PLANIFICAÇÃO MODULAR OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar

Leia mais

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS O Programa desta disciplina é equivalente, em termos de conteúdos, ao da disciplina homónima dos Cursos Científico-Humanísticos do ensino geral. Nesta conformidade,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 11º ano 2016/2017

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 11º ano 2016/2017 AGRUPAM ENTO DE ESCOL AS ANSEL M O DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 11º ano 2016/2017 Domínios de referência Metas Curriculares:

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO SERVIÇO ESCOLAR

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO SERVIÇO ESCOLAR DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 5º ANO TEMAS / CONTEÚDOS Aulas Previstas (*) Unidade 1 Textos narrativos 1 No tempo em que os animais falavam fábulas e outros

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 9º ANO C Ano Letivo: 204 /205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 12ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 12ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2014/2015 Planificação do trabalho a desenvolver no 1A Grelha de Conteúdos/ Português Diagnose. Textos líricos: Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos -Fernando Pessoa ortónimo: o fingimento

Leia mais

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz Curso Profissional de 12º H Português Planificação Anual - Módulos: 10,11 e 12 Ano Letivo: 2015/2016 Módulos Compreensão Âmbito dos Conteúdos Avaliação Leitura/descrição / Expressão de imagens oral Testes

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano Departamento de Línguas Currículo de Português - Domínio: Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, tratar e reter a informação. Participar oportuna

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 6º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva

Leia mais

PLANIFICAÇÂO ANUAL PORTUGUÊS

PLANIFICAÇÂO ANUAL PORTUGUÊS PLANIFICAÇÂO ANUAL PORTUGUÊS Visão Geral dos Conteúdos - 12º Ano Cursos Científico-Humanísticos Ano Letivo 2018-19 Memórias Diário Exposição 1º Período Fernando Pessoa Ortónimo, Bernardo Soares e Heterónimos;

Leia mais

Em Roma: Surge como imitação do teatro grego (tragédia e comédia); Apogeu deu-se no séc. III-II a.c., com Plauto e Terêncio; Insere-se nos Jogos

Em Roma: Surge como imitação do teatro grego (tragédia e comédia); Apogeu deu-se no séc. III-II a.c., com Plauto e Terêncio; Insere-se nos Jogos O TEXTO DRAMÁTICO O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana. (Frederico García Lorca) Professor Luís Araújo 1 O que é o teatro? Uma das mais antigas expressões artísticas do Homem; Tem origem

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo em prosa Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso A consequência dos semáforos, de António Lobo Antunes História sem palavras,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE OPERAÇÕES TURÍSTICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE OPERAÇÕES TURÍSTICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 Ensino Secundário Profissional Português /11ºAno Página 1 de 6 CURSO PROFISSIONAL 11º ANO Ano Letivo 2018/2019 Ciclo de Formação: 2017-2020 Nº do projeto: PORTUGUÊS CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

SEQUÊNCIA DE ENSINO _ APRENDIZAGEM Nº1 COMPETÊNCIAS OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TEMPO

SEQUÊNCIA DE ENSINO _ APRENDIZAGEM Nº1 COMPETÊNCIAS OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TEMPO SEQUÊNCIA DE ENSINO _ APRENDIZAGEM Nº1 COMPETÊNCIAS OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TEMPO Competência(s) Visada(s) de Comunicação: componentes linguística, discursiva/textual, sociolinguística

Leia mais

Plano de Atividades GRUPO. 3oo

Plano de Atividades GRUPO. 3oo Plano de s 2013 2014 GRUPO 3oo 3º Ciclo Vasco da Gama Ida ao teatro Abril Estimular o gosto pela arte da representação; assistir à dramatização de obras contempladas no programa; consolidação de conhecimentos

Leia mais

Colégio Internato dos Carvalhos

Colégio Internato dos Carvalhos Grupo Disciplinar de Línguas Românicas aøväxé wé XÇá ÇÉ fxvâçwöü É Matriz do Teste Intermédio de Português do 12.º ano Ano letivo 2014-2015 Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-TESTE de Português 12.º ano (a

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Português ANO: 11.º CURSO: Secundário Total de aulas Previstas: 50 Mês Setembro Setembro Outubro Sequência 0: DIAGNOSE Apresentação Atividades

Leia mais

Planificação Anual. Português - Módulos: 5, 6, 7-11ºH Ano letivo 2017/18. 11º H Docentes: Maria João Cruz/ Cristina Pires

Planificação Anual. Português - Módulos: 5, 6, 7-11ºH Ano letivo 2017/18. 11º H Docentes: Maria João Cruz/ Cristina Pires Planificação Anual Português - Módulos: 5, 6, 7-11ºH Ano letivo 2017/18 11º H Docentes: Maria João Cruz/ Cristina Pires TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS 2017/2018 MÓDULO 5 Camilo Castelo

Leia mais

Metodologia(s)/Estratégias. Trabalho individual ou de grupo; Diálogo com os alunos;

Metodologia(s)/Estratégias. Trabalho individual ou de grupo; Diálogo com os alunos; PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO:LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Todos os cursos ANO:12.º - ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Outras Expressões

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2010/2011. Área Disciplinar: Português

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2010/2011. Área Disciplinar: Português Ida ao teatro: Um eléctrico chamado desejo, de Tenessee Williams - Contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, de estratégias de escuta global e selectiva; - Proporcionar aos alunos a oportunidade de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 11º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 11º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 11º ANO Domínios de Referência e Objetivos 4. Participar oportuna e construtivamente em situações de interação 6. Produzir textos

Leia mais

Planificação de Língua Portuguesa 9º ano

Planificação de Língua Portuguesa 9º ano Ano letivo: 2012/2013 Planificação de Língua Portuguesa 9º ano Competências gerais Competências específicas Conteúdos temáticos Conhecimento explícito Estratégias / Atividades Material Avaliação Tempo

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O ARUPAMNTO D SCOAS JOÃO DA SIVA CORRIA P A N I F I C A Ç Ã 0 S C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPINA / ANO: Português / 10ºano MANUA ADOTADO: MNSANS, TXTO DITORS STÃO DO TMPO 1º PRÍODO Apresentação

Leia mais

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR EB 2/3 de Jovim e Foz do Sousa PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 1º Período 5º Ano ANO LETIVO 2014/2015 Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Conhecer o alfabeto.

Leia mais

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS ESCOLA BÁSICA 2.3 POETA BERNARDO DE PASSOS PORTUGUÊS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO (cerca de 165 aulas) 1 ORALIDADE Interpretar discursos orais com diferentes

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Língua Portuguesa 9º ano Conteúdos por unidade didática 1º Período A - Comunicação Oral.. Intencionalidade comunicativa. Adequação comunicativa: Ideia geral. Ideias principais. Ideias secundárias. Informação

Leia mais

Padre António Vieira: Sermão de Santo António. Oralidade. Leitura. Documentário Rubrica radiofónica

Padre António Vieira: Sermão de Santo António. Oralidade. Leitura. Documentário Rubrica radiofónica Padre António Vieira: Sermão de Santo António Oralidade Documentário Rubrica radiofónica Sermão de Santo António Filme Tema musical P Discurso político Leitura O11 1. Interpretar textos orais de diferentes

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 6.º ANO DE PORTUGUÊS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 6.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes finalidades e coerência, apresentando

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 (As Aulas previstas

Leia mais

AVALIAÇÃO Testes escritos e seminários.

AVALIAÇÃO Testes escritos e seminários. CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula Nº de Créditos: 04 (quatro) PERÍODO: 91.1 a 99.1 EMENTA: Visão panorâmica das literaturas produzidas em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São

Leia mais

ANEXO 2 PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA OS LUSIADAS

ANEXO 2 PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA OS LUSIADAS ANEXO 2 PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA OS LUSIADAS Agrupamento de Escolas da Zona Urbana de Viseu Escola Básica Grão Vasco Departamento Curricular de Línguas - Grupo de Português Ano Letivo 2012/ 2013

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Claudia S. N. Vieira Disciplina: LPO Série: 1ª Tema da aula: O Trovadorismo Objetivo da aula: Trabalhar as principais características do estilo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Visão diacrônica das correntes estéticas da Literatura Portuguesa do período medieval ao final do séc. XIX. Abordagem crítica dos seguintes movimentos: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2016/2017

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2016/2017 AGRUPAM ENTO DE ESCOL AS ANSEL M O DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2016/2017 Domínios de referência Metas Curriculares:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2015/2016 Domínios de referência Metas Curriculares:

Leia mais

Os Maias EÇA DE QUEIRÓS

Os Maias EÇA DE QUEIRÓS A 363899 J. OLIVEIRA MACEDO Os Maias EÇA DE QUEIRÓS 3 a EDIÇÃO REVISTA E AUMENTADA EDIÇÕES Edifício OCEANVS Av. da Boavista, 3265 Sala 4.1 4100-138 Porto Telef.: 226166030 Fax: 226166035 E-mail: edicoes@asa.pt

Leia mais

N º P r o j e t o : _ N º C u r s o : N º A c ã o : Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18

N º P r o j e t o : _ N º C u r s o : N º A c ã o : Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18 Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18 10º I Docente: Anabela Nunes TÉCNICO DE INFORMÁTICA / SISTEMAS / MÓDULO 1 Poesia trovadoresca Poesia trovadoresca; Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

Planificação periódica 7ºano

Planificação periódica 7ºano EB 2/3 João Afonso de Aveiro Planificação periódica 7ºano Língua Portuguesa Ano lectivo 2010/2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro Planificação 1ºPeríodo 7ºAno 2010/2011

Leia mais

Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas

Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS Planificação (Conteúdos) ANO: 11.ºano... Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas ORALIDADE 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros. 1. Identificar

Leia mais

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Oralidade

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Oralidade Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Oralidade Helena C. Buescu, Luís C. Maia, Maria Graciete Silva, Maria Regina Rocha 10.º Ano: Oralidade Compreensão do Oral Objetivo Compreender

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano Letivo 2018/2019 POR MÓDULOS Disciplina:

Leia mais

PLANO NACIONAL DE LEITURA

PLANO NACIONAL DE LEITURA PLANO NACIONAL DE LEITURA 2016/2017 Biblioteca Escolar Objetivo Central O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UNIDADE I PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

AVALIAÇÃO DA UNIDADE I PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE I PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS QUESTÃO 01: Avalie as afirmativas seguintes em relação ao Romantismo. (1,0) I. As primeiras manifestações literárias do Romantismo ocorreram nos países europeus mais

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Literária

Metas de Aprendizagem Educação Literária (5.º ano) 1. Fábulas A lebre e a tartaruga, A raposa e a cegonha, O leão e o rato e A formiga e a pomba, Esopo (Manual) 2. Lendas A ilha de Timor e Os dois amigos, José Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE 11ºANO...

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE 11ºANO... DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE 11ºANO... Metas( 1 ) Conteúdos programáticos(1) Tempo ORALIDADE 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros. 1. Identificar o

Leia mais

Programa e Metas Curriculares de Português

Programa e Metas Curriculares de Português Programa e Metas Curriculares de Português Ensino Secundário Janeiro de 2014 (atualizado) Helena C. Buescu, Luís C. Maia, Maria Graciete Silva, Maria Regina Rocha 2 Consultores Ana Cristina Macário Lopes

Leia mais

Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural*

Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* ÁREA DE INTEGRAÇÃO INGLÊS PORTUGUÊS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (404329) Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* COMPONENTE

Leia mais

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1 Língua Portuguesa 1º ano Unidade 1 Linguagem Linguagem, língua, fala Unidade 4 - capítulo 12 Linguagem verbal e não verbal Unidade 4 - capítulo 12 e 13 Signo linguístico Unidade 4 - capítulo 12 Denotação

Leia mais

A SÁTIRA NA POESIA PORTUGUESA

A SÁTIRA NA POESIA PORTUGUESA SUB Hamburg B/110843 A SÁTIRA NA POESIA PORTUGUESA e a Poesia Satírica de Nicolau Tolentino, Guerra Junqueiro e Alexandre O'Neill CARLOS NOGUEIRA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E

Leia mais

Planificação periódica 8ºano

Planificação periódica 8ºano EB 2/3 João Afonso de Aveiro Planificação periódica 8ºano Língua Portuguesa Ano lectivo 2010/2011 Agrupamento de Escolas de Aveiro E S C O L A 2 º E 3 º C I C L O S J O Ã O A F O N S O D E A V E I R O

Leia mais

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém Visita com Atelier -Animais do Mundo Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Vamos através da história deste Mosteiro, conhecer os animais que no séc. XVI chegavam a Lisboa vindos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação Anual da Disciplina de Português 10º ano Cursos Profissionais Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: não há manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

Trabalho individual ou de grupo; Diálogo com os alunos; Completamento de tabelas e de espaços com informações recolhidas em textos lidos ou ouvidos;

Trabalho individual ou de grupo; Diálogo com os alunos; Completamento de tabelas e de espaços com informações recolhidas em textos lidos ou ouvidos; PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO:LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Todos os cursos ANO:11.º - ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL: Outras expressões

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110 Módulo 1 Técnicas e modelos de 35 aulas Notícia Reportagem Entrevista Carta Requerimento

Leia mais

12º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR

12º ANO CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MODULAR PORTUGUÊS 2018-2019 PLANIFICAÇÃO MODULAR OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P A N I F I C A Ç Ã O A N U A 1 º A N O DPARTAMNTO: ÍNUAS ÁRA DISCIPINAR: 300 - PORTUUÊS DISCIPINA: Português CURSO PROFISSIONA: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1.º - ANO TIVO: 2018/19 MANUA: Português

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 ORALIDADE LEITURA / EDUCAÇÃO LITERÁRIA 1º PERÍODO CONTEÚDOS

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 ORALIDADE LEITURA / EDUCAÇÃO LITERÁRIA 1º PERÍODO CONTEÚDOS Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS ORALIDADE Elementos constitutivos do texto publicitário. Ouvinte. Informação. Princípios reguladores

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ Planificação anual PORTUGUÊS 11 Domínios de Referência e Objetivos 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros. 2. Registar e tratar a informação. 3. Planificar intervenções orais. 4. Participar

Leia mais

Emília Amaral. Ricardo Silva Leite

Emília Amaral. Ricardo Silva Leite coleção Nov s P l vr s N O V A E D I Ç Ã O Nov s P l vr s Nov e ıç o 2 Ricardo Silva Leite Emília Amaral Mestre em Teoria Literária e doutora em Educação pela Unicamp, professora do Ensino Médio e Superior

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014-2015 Departamento de Ciências Humanas

Plano Anual de Atividades 2014-2015 Departamento de Ciências Humanas Visita de estudo Geografia Conhecer o funcionamento de uma unidade industrial; Reconhecer a importância da atividade industrial na economia. Geografia e Alunos do 9º Ano Unidade Industrial 2ºPeríodo Visita

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ. PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Ano letivo 2017/2018

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ. PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Ano letivo 2017/2018 ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Ano letivo 2017/2018 Domínios de Referência e Objetivos Oralidade O11 1. Interpretar textos orais de diferentes

Leia mais

ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL AULA 10 LITERATURA PROFª Edna Prado ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL I - CONTEXTO HISTÓRICO Na aula passada nós estudamos as principais características do Romantismo e vimos que a liberdade era a mola

Leia mais

DISCIPLINA TITULO ISBN EDITORA LINGUA. - Ulisses (Maria Alberta Meneres) 9724104753 ASA Editora MATERNA. - A Árvore (Sophia de Mello Breyner Anderson)

DISCIPLINA TITULO ISBN EDITORA LINGUA. - Ulisses (Maria Alberta Meneres) 9724104753 ASA Editora MATERNA. - A Árvore (Sophia de Mello Breyner Anderson) Iº ano PORTUGUÊS - Ulisses (Maria Alberta Meneres) 9724104753 ASA - A Árvore (Sophia de Mello Breyner Anderson) 9789898230 188 Figueirinhas P6 Português + Caderno de Atividades 9789724747 095 Três Histórias

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Planificação Anual de Português - 11º ano

Planificação Anual de Português - 11º ano Planificação Anual de Português - 11º ano Ano letivo 2017/2018 Manual de Português adotado Entre Nós e as Palavras, Santillana Professoras responsáveis: Madalena Feijão, Dina Chaves, Isabel Souto Domínios

Leia mais

Conteúdos / Temas a lecionar

Conteúdos / Temas a lecionar Planificação do trabalho a desenvolver com a turma C ano 10º C (2015/2016) Disciplinas Aulas Previstas (aulas de 50 m) Conteúdos / Temas a lecionar 1º 2º 3º 1º Período 2º Período 3º Período Critérios de

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS METAS E CONTEÚDOS DE 12.ºANO...

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS METAS E CONTEÚDOS DE 12.ºANO... DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS METAS E CONTEÚDOS DE 12.ºANO... Metas(1) Conteúdos programáticos (1) Tempo ORALIDADE 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros. 1. Identificar o

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2014 2015 GRUPO: 200,210,300

PLANO DE ATIVIDADES 2014 2015 GRUPO: 200,210,300 2º Ciclo ATIVIDADE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS CALENDARIZAÇÃO Desenvolver a escrita e a criatividade. Criar autonomia na escrita. 5.º A e 5.º B / Comunidade escolar. Docente de Português (Maria da Luz Moreira)

Leia mais

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio Currículo Referência em Teatro Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Investigar, analisar e contextualizar a história do Teatro compreendendo criticamente valores, significados

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA INSTITUTO DE ESTUDOS IBÉRICOS E IBERO-AMERICANOS DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LUSO-BRASILEIROS Ano lectivo: 2008/2009-2º semestre Profa. Dra. Anna Kalewska Dr. José Carlos Dias LITERATURA

Leia mais

Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas

Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: Metas (1) Conteúdos (1) Número de Aulas ORALIDADE 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros. 1. Identificar o tema

Leia mais

LICENCIATURA EM LETRAS UFF

LICENCIATURA EM LETRAS UFF ANEXO LICENCIATURA EM LETRAS UFF SELEÇÃO DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDAS - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS 5º PERÍODO DO CURSO DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDAS Portuguesa II AMOR,

Leia mais

* Tempo = 45minutos Grupo 300 Página 1 de 8

* Tempo = 45minutos Grupo 300 Página 1 de 8 Conteúdos Objectivos/Competências a desenvolver Tempo* Estratégias Recursos Avaliação Apresentação: Turma e professor Programa Critérios de avaliação Normas de funcionamento Conhecer os elementos que constituem

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais