CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 2º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 2º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO"

Transcrição

1 CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 2º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

2 PSICOPATOLOGIA: Módulo 2 Consciência, atenção e orientação: principais características e alterações

3 OBJETIVOS 1. Levar o discente a conhecer as principais definições psicológicas, neuropsicológica e ético-filosófica de consciência; 2. Proporcionar ao discente o conhecimento das alterações normais e patológicas (síndromes associadas ao rebaixamento do nível de consciência; alterações qualitativas da consciência); 3. Apresentar definição psicopatológica clássica do fenômeno da atenção; discriminação da sua perspectiva psicológica contemporânea e principais anormalidades; 4. Levar o discente a discriminar orientação espacial e temporal e conhecer os vários tipos de desorientação. Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo

4 LIMITAÇÕES DA AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS ISOLADAMENTE Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo A separação da vida mental em funções e áreas distintas é um procedimento essencialmente teórico: Útil: porque permite o estudo detalhado e aprofundado de determinados fatos normais e patológicos; Arriscado: facilmente acreditamos na autonomia dos fenômenos, como se tivessem vida própria.

5 LIMITAÇÕES DA AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS ISOLADAMENTE Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo É sempre a pessoa que adoece, e não parte dela: Os sintomas são ligados estruturalmente entre si; A psicopatologia centra-se na pessoa, nas síndromes e não apenas nos sintomas. As alterações de funções isoladas constituiriam objeto da neurologia, da neuropsicologia ou da neurofisiologia, da psicopedagogia: Exemplo: as alucinações durante as intoxicações não são iguais às do esquizofrênico, do histérico, ou as que aparecem no extremo cansaço. Há uma relação dialética e complexa entre o conhecimento do elementar e do global

6 PSICOPATOLOGIA: Módulo 2 A CONSCIÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES

7 DEFINIÇÕES BÁSICAS LATIM: Consciência = cum (com) + scio (conhecer) PORTUGUÊS Definição neuropsicológica: estado vigil, estado de estar desperto, acordado, vigilante, lúcido Definição psicológica: soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento; dimensão da atividade psíquica que se volta para a realidade.

8 DEFINIÇÕES BÁSICAS Definição ético-filosófica: capacidade de conhecer e compreender os direitos e deveres éticos e morais de uma determinada cultura; atributo do homem desenvolvido e responsável, engajado na dinâmica sociocultural na qual está inserido. Uma psicologia voltada para o dualismo: mente-corpo, considera a consciência como algo passivo, um local onde estariam impressas as marcas dos objetos do mundo. Em oposição estaria uma psicologia mais dinâmica, como um conceito de consciência ativo que produz sentido para os objetos que se lhe apresentam através dos sentidos. A consciência seria sempre a consciência dealgo, necessariamente dependente da inter-relação homem-mundo.

9 SARA Sistema Ativador Reticular Ascendente O conceito de sistema reticular ativador (SRAA) ou SARA, desenvolvido por Moruzzi e Magoun (1949), afirma que a capacidade de estar desperto e agir conscientemente de pende da atividade do tronco cerebral e do diencéfalo, os quais exercem poderosa influência sobre os hemisférios cerebrais, ativando e mantendo o tônus necessário para seu funcionamento. Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo

10 DEFINIÇÕES BÁSICAS O conceito de consciência divide-se em dois grandes grupos: Campo: foco ou parte central mais iluminada; Margem: franja ou umbral periferia menos iluminada = inconsciente Onde ocorrem os automatismos mentais e os estados subliminares.

11 DEFINIÇÕES BÁSICAS Para a Psicanálise o inconsciente seria determinante para a vida psíquica e a Estrutura mental mais importante do psiquismo humano: CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DO INCONSCIENTE: 1. atemporalidade; 2. isenção de contradição; 3. princípio do prazer; 4. processo primário. Não é deste conceito de inconsciente que trata a Psicopatologia: inconsciente para a psicopatologia é a ausência de consciência relacional.

12 ALTERAÇÕES NORMAIS SONO NORMAL: Estágio I: leve e superficial; Estágio II: menos superficial; Estágio III: sono profundo com EEG mais lentificado; Estágio IV: sono mais profundo. Sono REM:...não se encaixa em nenhuma dessas quatro fases. Sua duração total em uma noite perfaz de 20 a 25% do tempo total de sono. É um estágio peculiar, cujo padrão do EEG é semelhante ao estágio I. O sono REM não é, entretanto, nem um sono leve nem profundo, mas um tipo de sono qualitativamente diferente. Caracteriza-se por uma instabilidade do sistema nervoso autônomo simpático, com variações das frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial, débito cardíaco e fluxo sanguíneo cerebral (Dalgalarrondo, p.93)

13

14 ALTERAÇÕES NORMAIS SONHO: Alteração normal da consciência; Experiência humana fascinante e enigmática; Ao contrário do que se pensava no passado, sonhar não é algo raro: A maioria das pessoas sonha várias vezes durante uma noite, apenas não lembra da grande parte dos seus sonhos (acordar após 8 min do sono REM, normalmente não haverá lembrança do sonho); São vivências basicamente visuais, raramente envolvem os outros sentidos; O significado envolve controvérsias.

15 ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA CONSCIÊNCIA: rebaixamento do nível de consciência: 1. Obnubilação ou turvação: (rebaixamento de leve a moderado) Diminuição da clareza dos sentidos, lentidão da compreensão e dificuldade de concentração; O paciente tem dificuldade de integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente; O pensamento pode estar levemente confuso.

16 ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS 2. Sopor: turvação da consciência na qual o paciente só desperta por fortes estímulos: O paciente presenta-se sonolento, baixo poder de reação e incapacidade de espontaneidade 3. Coma: não há possibilidade de atividade voluntária consciente: Reflexos oculares errantes, aleatórios, cabeça de boneca, etc.

17 SÍNDROMES PSICOPATOLÓGICAS ASSOCIADAS AO REBAIXAMENTO DE CONSCIÊNCIA Delirium: quadro confusional agudo: OBS: O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de Desorientação temporo-espacial; Dificuldade de concentração; Agitação ou lentificação psicomotora; Perplexidade; Ansiedade em graus variáveis; Ilusões ou alucinações; Variação ao longo do dia, piora ao anoitecer. Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo

18 SÍNDROMES PSICOPATOLÓGICAS ASSOCIADAS AO REBAIXAMENTO DE CONSCIÊNCIA Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo Estado Onírico: estado semelhante a um sonho vívido: Atividade alucinatória visual com caráter cênico; Cenas complexas; Carga emocional marcante (angústia, terror e pavor), por vezes com sudorese intensa; Amnésia consecutiva; Causas: psicoses tóxicas, síndromes de abstinência (delirium tremens), quadros febris tóxico-infecciosos.

19 SÍNDROMES PSICOPATOLÓGICAS ASSOCIADAS AO REBAIXAMENTO DE CONSCIÊNCIA ALTERAÇÕES QUALITATIVAS DA CONSCIÊNCIA: estados alterados com alteração parcial ou focal do campo da consciência: Transtornos focais oudo conteúdo da consciência: 1. Estados crepusculares: estreitamento transitório do campo, afunilamento da consciência com atividade psicomotora mais ou menos coordenada, permitindo atos automáticos (frequência de atos explosivos). 2. Estado segundo: Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto permanece estranha a personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. Atos extravagantes, incongruentes e contradição com a educação recebida pelo sujeito. Quadros histéricos agudos, pacientes epilépticos e intoxicações 3. Dissociação da consciência: fragmentação ou divisão do campo da consciência, o paciente desliga da realidade para parar de sofrer.

20 SÍNDROMES PSICOPATOLÓGICAS ASSOCIADAS AO REBAIXAMENTO DE CONSCIÊNCIA Transtornos focais ou do conteúdo da consciência: 4 Transe: dissociação com atividade motora automática, estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários, com presença de sugestionabilidade: Transe religioso: culturalmente contextualizado e sancionado; Transe histérico: estado dissociativo da consciência relacionados a conflitos interpessoais e transtornos psicopatológicos. 5 Estado hipnótico: estado reduzido e estreitado, com atenção concentrada: Presença de sugestionabilidade; Atenção concentrada no hipnotizador. Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo

Processos Psicológicos Básicos II. Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2

Processos Psicológicos Básicos II. Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2 Processos Psicológicos Básicos II Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2 Estado que permite a expressão de todos os processos mentais (atenção, memória, pensamento e respostas aprendidas a estímulos sensoriais).

Leia mais

:40 Psicopatologia Geral e Especial 1

:40 Psicopatologia Geral e Especial 1 21-02-2005 11:40 Psicopatologia Geral e Especial 1 A consciência, em termos de totalidade, é inacessível, na sua essência, ao Homem. Apenas nos é permitido estudar sempre só aspectos parciais. A psicopatologia

Leia mais

Consciência Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Consciência Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso 1 Sumário O que é a consciência? Os componentes elementares da consciência Sectores funcionais do Próprio Eu (Dimensões) Estados de consciência Componentes elementares da consciência Perturbações da (ao

Leia mais

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO ATENÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES: Módulo 3 CURSO DE PSICOLOGIA PROF. Dr. Jefferson Cabral Azevedo ATENÇÃO DEFINIÇÃO: é a direção

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS

AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PALUO ESCOLA DE ENFERMAGEM AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS Disciplina: ENP 253 Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica Texto de referência: Motta T de, Wang Y-P, Del Sant R. Funções

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM

ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PALUO ESCOLA DE ENFERMAGEM ENP 155: FUNDAMENTOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM Alterações: do pensamento, da sensopercepção e do humor Texto de referência: Louzã Neto

Leia mais

PSICOPATOLOGIA Princípios gerais Nenhum critério é por si só indicador de conduta anormal. Nenhum critério é por si só suficiente para definir uma

PSICOPATOLOGIA Princípios gerais Nenhum critério é por si só indicador de conduta anormal. Nenhum critério é por si só suficiente para definir uma PSICOPATOLOGIA Princípios gerais Nenhum critério é por si só indicador de conduta anormal. Nenhum critério é por si só suficiente para definir uma conduta como anormal. A anormalidade deve ser definida

Leia mais

Transtornos Dissociativos e Conversivos. Alexandre de Araújo Pereira

Transtornos Dissociativos e Conversivos. Alexandre de Araújo Pereira Transtornos Dissociativos e Conversivos Alexandre de Araújo Pereira Conceitos básicos Dissociação: refere-se a uma quebra da unidade psíquica de forma parcial ou completa que se manifesta pela desintegração

Leia mais

Avaliação Neurológica. Prof. Ms.Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Avaliação Neurológica. Prof. Ms.Maria da Conceição Muniz Ribeiro Avaliação Neurológica Prof. Ms.Maria da Conceição Muniz Ribeiro Revisão da Anatomia Encéfalo: constituído por 3 fossas, que são: Anterior: hemisférios cerebrais frontais; Média: lobos parietal, temporal

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Exame Neurológico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques

Exame Neurológico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Exame Neurológico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Tutora da Residência e chefe da equipe

Leia mais

Epilepsias Focais Não-Idiopáticas

Epilepsias Focais Não-Idiopáticas Epilepsias Focais Dr. Marcelo Heitor F. Mendes Serviço de Neurologia Hospital Universitário Pedro Ernesto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Epilepsias Focais Não-Idiopáticas Epilepsia de

Leia mais

Vigília e Sono. Geanne Matos de Andrade. Depto de Fisiologia e Farmacologia. Os ritmos da vida. Ritmos biológicos

Vigília e Sono. Geanne Matos de Andrade. Depto de Fisiologia e Farmacologia. Os ritmos da vida. Ritmos biológicos Vigília e Sono Ritmos Biológicos Geanne Matos de Andrade Depto de Fisiologia e Farmacologia Os ritmos da vida Ritmos biológicos infradiano circadiano ultradiano Sistema temporizador circadiano- marca-passo

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Bases neurofisiológicas da atenção Profª Maria da Soledade Recife - 2015 Introdução Cérebro humano é confrontado

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira CONCEITO Estado de excitação mental e de atividade motora aumentada, associada a uma experiência subjetiva

Leia mais

Neurocurso.com Educação Continuada em Neurociências e Neurologia Todos os Direitos Reservados Proibida Reprodução Parcial ou Total

Neurocurso.com Educação Continuada em Neurociências e Neurologia Todos os Direitos Reservados Proibida Reprodução Parcial ou Total Introdução: O sono é um estado comportamental complexo e um dos grandes mistérios da neurociência. Desde o início da tentativa de sua interpretação, hipóteses para sua compreensão surgiram em direções

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

Decio Tenenbaum

Decio Tenenbaum Decio Tenenbaum decio@tenenbaum.com.br Fator biográfico comum: Patologia dos vínculos básicos ou Patologia diádica Papel do vínculo diádico: Estabelecimento do espaço de segurança para o desenvolvimento

Leia mais

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais.

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central Sidney Sato, MSC Encéfalo Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. 1 Áreas de Brodmann Obs: Áreas 1,2,3 : área

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL

FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5

Leia mais

RITMOS BIOLÓGICOS E CICLO SONO-VIGÍLIA

RITMOS BIOLÓGICOS E CICLO SONO-VIGÍLIA RITMOS BIOLÓGICOS E CICLO SONO-VIGÍLIA Ritmos Biológicos Ritmos Biológicos Mimosa pudica Relógio endógeno Ritmos Biológicos Ritmos circadianos: ritmos que se repetem a cada dia Ritmos infradianos: ritmos

Leia mais

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil 73 milhões de brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono 1 a cada 3 brasileiros não dormem bem Distúrbios do Sono mais frequentes Insônia Apneia Ronco

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Organização da Mente

Organização da Mente Realidade Organização da Mente Censura Inconsciente Pré-Consciente Consciente É a parte arcaica do aparelho psíquico ou sede do libido (desejo) e das memórias reprimidas/recalcadas que tentam manifestar-se

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE A EPILEPSIA NOS MANUAIS Influências da Psiquiatria. Aline dell Orto Carvalho Abril de 2009

APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE A EPILEPSIA NOS MANUAIS Influências da Psiquiatria. Aline dell Orto Carvalho Abril de 2009 APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE A EPILEPSIA NOS MANUAIS Influências da Psiquiatria Aline dell Orto Carvalho Abril de 2009 Questões que suscitaram esse seminário Como fica a epilepsia no contexto de avanço

Leia mais

Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Matutino - Ano: TOTAL DE AULAS 72h/a

Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Matutino - Ano: TOTAL DE AULAS 72h/a CRÉDITOS 04 Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Matutino - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS 72h/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 12hs CARGA HORÁRIA TOTAL

Leia mais

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO III MÓDULO MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO 2016 ESCALA CIWA AR 1) Implementação da escala CIWA-ar foi associada à diminuição da incidência de delirium tremensfonte: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119197

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Noturno - Ano: TOTAL DE AULAS 72h/a

Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Noturno - Ano: TOTAL DE AULAS 72h/a CRÉDITOS 04 Componente Curricular: Psicopatologia I Professor(a): Dalmir Pereira Lopes Período: 5º Noturno - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS 72h/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 12hs CARGA HORÁRIA TOTAL

Leia mais

O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA

O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA Mª. Andréia Costa Rabelo Neuropsicóloga do CRIEM/HC/FM/UFG Doutoranda em Ciências da Saúde UFG Professora do curso de Psicologia da Faculdade

Leia mais

Psicanálise em Psicóticos

Psicanálise em Psicóticos Psicanálise em Psicóticos XIX Congresso Brasileiro de Psicanálise Recife, 2003 Dr. Decio Tenenbaum Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, Rio 2 End: decio@tenenbaum.com.br Processos Psicanalíticos

Leia mais

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL córtex = casca composto por substância cinzenta (2 a 4mm) e substância branca adjacente (que une diferentes áreas) uma das mais importantes áreas do SN é a mais recente

Leia mais

Delirium. Sammylle Gomes de Castro

Delirium. Sammylle Gomes de Castro Delirium Sammylle Gomes de Castro 2014.1 Quadro Clínico ID : AC, 76 anos, masculino, natural de Barra do Sul, procedente de Joinville Fonte da história: filho QP: confusão mental. HDA: Paciente de 76 anos

Leia mais

Delirium. Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP

Delirium. Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP Delirium Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP S Delirium S Paciente de 83 anos, sexo masculino, é admitido pela Clínica Médica

Leia mais

ESTUDANDO A MEDIUNIDADE

ESTUDANDO A MEDIUNIDADE ESTUDANDO A MEDIUNIDADE NEUROFISIOLOGIA DA MEDIUNIDADE Prof. Dr. Décio Iandoli Jr. DEFINIÇÕES Mediunidade: Faculdade inerente a todos os seres e que lhes da a capacidade de perceber, em um grau qualquer,

Leia mais

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO Prof.ª Leticia Pedroso Anatomia: Crânio e Cérebro Órgãos nobre, de extrema importância na vida do ser humano!! TCE - Principal causa de morte, especialmente em jovem. Brasil

Leia mais

CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS I - TRONCO CEREBRAL -

CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS I - TRONCO CEREBRAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA HUMANA TURMA 11-2014 CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS I - TRONCO CEREBRAL - PROFª DRª VILMA G. 2. NÍVEL DE CONTROLE INTERMEDIÁRIO O

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO NAAC

NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO NAAC NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO Universidade de Santa Cruz do Sul Pró-Reitoria de Graduação COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAP Núcleo de Apoio Pedagógico Núcleo de Apoio Acadêmico Ações Gerais Coordenadora Profª Drª

Leia mais

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa.

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. 1. Hipnose é causada pelo poder do hipnotizador Naturalmente o hipnotizador deve ter o devido conhecimento e a força mental

Leia mais

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Entendendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Parte I Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Ft. Alline Camargo Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) (CREFITO-3/228939-F)

Leia mais

Síndrome de Charles Bonnet

Síndrome de Charles Bonnet AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA ESCOLA EB 2,3/ES DE SÃO SEBASTIÃO ANO LETIVO 2012-2013 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL 2ºano Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Guia Norteador sobre a CIF em Fonoaudiologia

Guia Norteador sobre a CIF em Fonoaudiologia Guia Norteador sobre a CIF em Fonoaudiologia Elaboração: Conselho Federal de Fonoaudiologia Assessoria Técnica: Eduardo Santana de Araujo (membro do GT do COFFITO e Coordenador do Programa HODU-CIF Brasil

Leia mais

5 Abordagens Desta Aula:

5 Abordagens Desta Aula: 1 PSICOPATOLOGIA BÁSICA 2 3 Um dia escrevi que tudo é autobiografia, que a vida de cada um de nós a estamos contando em tudo quanto fazemos e dizemos, nos gestos, na maneira como nos sentamos, como andamos

Leia mais

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco Memória & Atenção Profa. Norma M.Salgado Franco Definição: É a capacidade de acumular e adquirir informações. Localização: Córtex cerebral Hipocampo cerebelo Estágios: Codificação Armazenagem Recuperação

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA

INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA 1 INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA FUNDAMENTOS DA CLÍNICA: Pinel 2 A Clínica surgiu em uma data precisa e um autor particular PINEL No plano do método fundou uma tradição : A CLÍNICA

Leia mais

Psicopatologia Geral. Dr. Paulo Dalgalarrondo

Psicopatologia Geral. Dr. Paulo Dalgalarrondo Psicopatologia Geral Dr. Paulo Dalgalarrondo Conceito: De uma forma ampla, a Psicopatologia é o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. Trata-se de um conhecimento que

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Psicopatologia Período: 7º Currículo: 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Prof. Sheila Miranda Nome do Coordenador

Leia mais

PRINCIPAIS CAMPOS DA PSICOPATOLOGIA. Marco Aurelio Soares Jorge

PRINCIPAIS CAMPOS DA PSICOPATOLOGIA. Marco Aurelio Soares Jorge PRINCIPAIS CAMPOS DA PSICOPATOLOGIA Marco Aurelio Soares Jorge 1 PSICOPATOLOGIA Multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos O fato de o objeto em estudo ser sobre determinado, proporciona a existência

Leia mais

Declínio Cognitivo Leve. José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina

Declínio Cognitivo Leve. José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina Declínio Cognitivo Leve José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina Introdução O Envelhecimento normal engloba um declínio gradual das funções cognitivas. A idade de início e a progressão desse declínio

Leia mais

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS CARACTERÍSTICAS HUMANAS QUE INFLUEM NO DESEMPENHO Estudo do(a): ADAPTAÇÃO AO TRABALHO: TRANSFERÊNCIA DO REPOUSO À ATIVIDADE E TREINAMENTO MONOTONIA, FADIGA E MOTIVAÇÃO

Leia mais

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR Luciane Ponte Neuropsicóloga COGNIÇÃO Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em

Leia mais

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS Nota: As alterações ao Resumo das Características do Medicamento e aos folhetos informativos

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL INTRODUÇÃO O que é Hipnose? É a ultrapassagem do fator crítico da mente consciente e estabelecimento de um pensamento ou sentimento aceitável e seletivo. Teorias de estado

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber Esquizofrenia O Que Você Precisa Saber O que é Esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que se manifesta na adolescência ou no início da idade adulta. Sua freqüência na população em

Leia mais

Exame Neurológico Objetivo

Exame Neurológico Objetivo Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 8 Semiologia Neurológica I Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 8 UNIG, 2009.1 Objetivo Avaliar possíveis síndromes, diagnóstico

Leia mais

SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL. Profa. Keila Ribeiro

SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL. Profa. Keila Ribeiro SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL Profa. Keila Ribeiro Conceitos Saúde Mental Transtorno Mental Descrições de Transtornos Mentais mais frequentes O que é o exame mental? Saúde Mental o sujeito deve... Compreender

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XVIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra.

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra. Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1 Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia Coordenação: Profa. Cronograma Módulo 1 Mês Data Aulas Referência Bibliográfica Professor(a) MARÇO

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra.

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra. Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 1 Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia Coordenação: Profa. Cronograma Módulo 1 Mês Data Aulas Referência Bibliográfica Professor(a) Apresentação

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO

VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO 1 VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO 2 3 Esse é o Carlos Roberto, um cara muito trabalhador. Ele sempre toma muito café no escritório e ultimamente tem sofrido com insônia, ficando com sono e irritado

Leia mais

O PODER DO INCONSCIENTE

O PODER DO INCONSCIENTE O PODER DO INCONSCIENTE Todos os nossos comportamentos Mesmo os nossos atos voluntários, resultantes de uma deliberação racional, estão dependentes de uma fonte motivacional inconsciente... O Aparelho

Leia mais

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 8º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 8º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 8º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO JEFFERSON CABRAL AZEVEDO Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem- UENF Psicólogo e Administrador de Empresas CURRÍCULO

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( )

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( ) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado;

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; Afeta homens e mulheres na mesma proporção; Eugen Bleuler, importante

Leia mais

American Academy of Sleep Medicine. h3p://

American Academy of Sleep Medicine. h3p:// American Academy of Sleep Medicine h3p://www.aasmnet.org/ebooks/icsd3/ Parassonias do sono REM Distúrbio Comportamental do Sono REM - DCSREM Pesadelos Paralisia do sono recorrente Distúrbio Comportamental

Leia mais

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista, Mestre em Fonoaudiologia, Doutoranda em Psicnálise, Saúde e Sociedade. O acidente vascular

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

28/04/2011. Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG

28/04/2011. Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG Diagnóstico Multiaxial DSM-IV-TR PSICOPATOLOGIA Diagnóstico Multiaxial DSM-IV-TR Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG Envolve uma avaliação em diversos eixos Cada qual relativo a um diferente

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios

INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios Taquicardia sinusal Taquicardia em geral com QRS estreito, precedidas por ondas P e FC acima de 100 BPM e em geral abaixo de 200 BPM em repouso. Causas: aumento

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas Bebida % de Álcool Cerveja "light" 3,5%

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Síndrome da Abstinência do Álcool/Delirium Tremens ALCOOLISMO é um estado tóxico agudo que acontece em consequência da cessação súbita

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Artmed Editora S.A., 2008

Artmed Editora S.A., 2008 Artmed Editora S.A., 2008 Capa Paola Manica Preparação do original Cristiane Marques Machado Leitura final Lisandra Pedruzzi Picon Supervisão editorial Cláudia Bittencourt Projeto e editoração Armazém

Leia mais

A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud

A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud PSICANÁLISE A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud médico neurologista interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos, principalmente histéricos.

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Leia mais

FUNÇÕES PSÍQUICAS. Profª Esp. Leticia Pedroso

FUNÇÕES PSÍQUICAS. Profª Esp. Leticia Pedroso FUNÇÕES PSÍQUICAS Profª Esp. Leticia Pedroso PAPEL DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS Correspondem ao mundo interior, instintos, desejos, emoções, lembranças, juízos, raciocínios percebidos por uma consciência. A vida

Leia mais