Planejamento do 1º Bimestre. 6º Ano A. Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento do 1º Bimestre. 6º Ano A. Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional."

Transcrição

1 Planejamento do 1º Bimestre 6º Ano A Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional. Subtema: Respeito instituindo democracia na sociedade. Questionamentos: Como fortalecer o respeito e a ética em nossa sociedade? Em nossa sociedade como aumentar o foco no respeito e educação? De que forma as pessoas são respeitadas nos diversos países? O que levam os brasileiros a desrespeitar as religiões e culturas? No Brasil existe muita terra, por que há pessoas ainda sem moradia? O uso de drogas ilícitas leva as pessoas a perderem a noção do respeito próprio e social. Quais as consequências disso? Por que não há tanto investimento no futebol feminino quanto no masculino? 6º Ano B Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional. Subtema: O respeito mútuo (nossas ações e reações como influenciadores) Questionamentos: Como podemos demonstrar o respeito em nossa sociedade?

2 As nossas ações influenciam no respeito dos outros para conosco? De que forma podemos demonstrar o respeito por nós mesmos? Quais são as leis, regras que falam sobre o respeito e como nos influenciam? De que forma podemos demonstrar o respeito em nosso ambiente escolar e familiar? Os nossos políticos respeitam as promessas feitas para a sociedade? Matemática Conteúdo Sistemas de numeração; Origem e evolução dos números; Bases: decimal (10) e binária (2) Números naturais: Estruturação e sequência; Representação geométrica; Operações com números naturais; Situações que validam as propriedades; Situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão (potência como associação de produto de fatores iguais); Cálculo mental; Números naturais; Propriedades das operações com números naturais; Situações-problema; Expressões numéricas simples; Ordem das operações; Situações-problema; Potenciação e raiz; Sequência numérica;

3 Pares e ímpares; Números primos e compostos; Múltiplos e divisores; Múltiplos comuns; Máximo diviso Operações / Situações-problema envolvendo m.d.c. e mmc; Sistema monetário Cálculo mental Divisibilidade de números naturais Múltiplos e divisores Divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 10. Números primos e composto Habilidades Perceber a importância da criação, da evolução e da universalização da simbologia numérica e estabelecer comparações entre o sistema de numeração decimal e os outros sistemas de numeração; Reconhecer o significado dos números naturais, em diferentes contextos, do ponto de vista histórico e prático; Compreender e realizar os processos de cálculos mentais e escritos, exatos e aproximados com as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais, incluindo as propriedades e suas generalizações; Generalizar e aplicar as propriedades das operações com números naturais; Perceber e aplicar a sequência lógica das operações em expressões numéricas simples que retratam situações do cotidiano; Elaborar e resolver problemas que envolvem o sistema monetário brasileiro;

4 Ampliar conceitos e generalizar regras de divisibilidade de números naturais; Identificar números primos como geradores multiplicativos de Números naturais; Identificar números composto; Compreender e aplicar regularidades observadas em sequências numéricas, tais como: pares, ímpares, múltiplos, múltiplos comuns e divisores; Resolver desafios que envolvem mmc e mdc; Inglês Cumprimentos Personal pronouns Países/ Nacionalidades Cores Interrogative pronouns (what/ where) Materiais escolares Números de 0 a 20 The verb to be (affirmative, negative and interrogative forms, short answers) Articles (definite and indefinite) Demonstrative pronouns Vocabulários relacionados ao tema Identificar, relacionar e associar vocábulos da língua Inglesa com a Língua Materna. Observar a inserção da Língua Inglesa no atual contexto linguístico Utilizar apropriadamente palavras e expressões simples de uso cotidiano, em diferentes situações.

5 Solicitar e fornecer informações sobre a localização de pessoas e / ou coisas Espanhol Pesquisa sobre países em que o espanhol é a língua materna. Estrangeirismos a influência da língua espanhola no Brasil. Alfabeto Vocabulário: profissões, países, cidades, membros da família, profissões, lugares, nacionalidades, família, profissões, objetos escolares, partes do colégio, material de escola, cores e horas. Números cardinais de 0-30 Artigos definidos e indefinidos Pronomes pessoais Adjetivos demonstrativos este/estos/esta/estas Interrogativos Verbos utilizados a partir do vocabulário estudado Verbo ser/tener/vivir/llamarse/estar Gênero e número de substantivos e adjetivos Adjetivos possessivos Capítulos 1, 2, 3 e 4. Reconhecer os países que utilizam o espanhol como língua oficial e a influência dessa língua no Brasil. Observar a inserção da Língua Espanhola no contexto linguístico. Reconhecer os sons e associá-los às letras do alfabeto. Reconhecer diferenças entre a língua que se fala e a língua que se escreve.

6 Desenvolver a habilidade oral e escrita utilizando o verbo ser/tener/vivir/llamarse/estar e os verbos regulares de modo a propiciar a comunicação adequada em situações cotidianas contextualizadas, como identificação pessoal, localização de objetos. Reconhecer palavras que indicam posse associando-as com os pronomes pessoais. Relacionar os pronomes pessoais às pessoas do discurso. Empregar nas construções orais/escritas verbos regulares no presente do indicativo nas 1ª, 2ª e 3ª pessoas do singular. Diferenciar o gênero e número dos substantivos e adjetivos. Arte Formas de Linguagem Expressivas. Artes visuais, teatro, música, fotografia, cinema, publicidade, TV, arquitetura, poesia e literatura. Estudo das Cores: 1. Significado das cores em diferentes culturas e sociedades, a simbologia da cor. 2. Classificação e Nomenclatura das cores: Primárias, Secundárias, Terciárias, complementares, análogas, neutras, cor quente, cor fria. Arte Rupestre. Elementos Formais da linguagem teatral: palavra, voz, música, iluminação, sonoplastia. Elementos básicos do movimento expressivo vocal. Jogos dramáticos com os elementos da ação cênica. Diversidade de Ritmos Musicais.

7 Localizar e analisar nas produções visuais o uso dos elementos básicos da linguagem visual que são utilizados para comunicar, esteticamente, sentido e significados. Investigar e reconhecer as diferentes linguagens, como forma de comunicação humana. Conhecer e utilizar os elementos básicos da linguagem cênica: Corpo (Mímica facial), gestos, movimentos, ações, dinâmicas, posicionamento, postura e relacionamento: Voz, som e palavras (Intensidade, altura, respiração), Espaço, (transformando o espaço real em cênico, pelo uso do corpo e da voz) em diferentes possibilidades expressivas. Investigar e elaborar formas pessoais de registro das atividades realizadas em artes cênicas. Ciências Conteúdo: A litosfera O solo e sua composição Tipos de solo Composição e característica dos solos brasileiros A saúde do solo O solo e seus problemas ambientais A cultura afrodescendente no solo brasileiro O interior da litosfera A composição da crosta terrestre Classificação das rochas Os fósseis, formação e composição. Reconhecer as características básicas da litosfera no meio ambiente Identificar os diferentes tipos de solo.

8 Reconhecer os diferentes tipos de solo brasileiros e sua utilidade Identificar geograficamente a localização dos solos Reconhecer os principais agentes causadores da contaminação ambiental do solo Reconhecer as causas naturais que modificam a estrutura dos solos Identificar e reconhecer as diversas culturas que habitam no território brasileiro Reconhecer a composição interna da terra e os fatores que a modificam Familiarizar-se com os principais tipos de rocha e sua utilidade. Identificar as características das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Reconhecer fósseis como referências geológicas do passado Identificar os fatores que contribuem para a fossilização Português Letra e fonema Encontros vocálicos Dígrafos Sílaba Ortografia Frases / Tipos de frases Fábulas e contos Histórias de aventuras Narração Elementos da narrativa Enredo Produção de narrativas em 1ª e 3ª pessoas

9 Diálogos narrativos Produção de narrativas Reconhecer a organização e a progressão temática a partir de mudança de locutor, título, pontuação, acentuação gráfica, parágrafos e ambientes. Desenvolver estratégias de leitura e de produção textual: explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipótese, relação de causa e consequência, de temporalidade, transferência, síntese, generalização, etc. Observar, atribuir sentido à leitura e reconhecer elementos que estruturam o texto narrativo, tais como: organização de episódios e modo de relacioná-los, personagens e ambientação: modo de apresentá-los e caracterização e ordenação do tempo. Produzir textos em caráter narrativos em 1ª e 3ª pessoas Observar e desenvolver nos textos analisados, regularidades de ordem fonológica e estrutural. Reconhecer e empregar adequadamente as palavras segundo seus aspectos morfológicos, fonológicos e sintáticos que regem a norma padrão de escrita. Identificar e empregar a segmentação do texto em palavras, frases, orações, períodos e frases. Identificar a finalidade de uma fábula, do conto e das histórias de aventuras. Produção de fábulas, contos e das histórias de aventuras. História Introdução aos Estudos Históricos. Memória Periodização da História.

10 O tempo e a História. Origem e evolução do ser humano Pré- história Períodos da pré-história Agricultura e sedentarização Acumulo de excedente Revolução do Neolítico. Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e as ações humanas por intermédio da identificação e da compreensão de objetos e de fatos históricos. Relacionar a história individual, familiar com a história do grupo. Compreender o processo histórico; demonstrar que a História como ciência, está em constante reelaboração e interpretação; compreender as diferenças entre o individual, o social e o coletivo, fazendo uso da compreensão de fontes históricas como o historiador as utiliza, enquanto produtor de conhecimento. Compreender a importância da arqueologia, as evidências e fontes históricas do período; relacionar essas características com a pré-história brasileira e africana; relacionar máquinas e tecnologias atuais com as disponíveis para o homem pré-histórico. Apontar as características da pré-história; Descrever o processo de transição de comunidades primitivas para as cidades antigas e medievais; mostrar que essa mudança está associada à organização do trabalho e identificar as transformações em diferentes regiões; comparar as cidades antigas e medievais com as principais cidades e questões urbanas atuais; destacando a mudança das relações sociais comparando as sociedades civilizadas e as comunidades primitivas.

11 Geografia Origem da litosfera Formas de relevo terrestre A Litosfera é um conjunto de placas. O conteúdo da litosfera subsolo e solo Tipos de clima do planeta terra Formação da superfície terrestre Bacias sedimentares Formas de relevo: Planalto, Planície montanhas e depressões. A posição do Brasil nas placas tectônicas. Produzir através do conhecimento prévio uma forma de ver a parte sólida do planeta. Conhecer os diferentes tipos de relevo terrestre. Reconhecer a interação do clima com a vegetação e o relevo. Compreender a estrutura e a dinâmica da terra Identificar as formas do relevo terrestre e do relevo brasileira Conhecer os diferentes tipos de bacias sedimentares Filosofia Introdução à filosofia. Filosofia: o que é isso, afinal? A filosofia é um pensar sobre o pensar. O homem: um ser cultural? O que é ser humano? Quem é você? Eu e a sociedade.

12 Subtemas da turma Reconhecer o impacto da filosofia e sua relação com o mundo. Descobrir-se como ser humano de cultura, ser pensante e ser crítico. Desenvolver o questionamento sobre a identidade pessoal. Distinguir o que é pessoal do que é recebido por influência externa. Colocar-se como cidadão de uma sociedade institucionalizada. Buscar alternativas para o desenvolvimento de forma consciente. Educação Física Exame biométrico (IMC); Regras básicas e oficiais das modalidades desportivas. Tema transversal: A Importância da prática de atividade física regular.

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º anos A e B Nome do professor: Gustavo Jacinto Leitura e Análise der Texto Substantivo e Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo)

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de:

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de: 2º ANO de: reconhecer letras; reconhecer sílabas; estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas; ler palavras; ler frases; localizar informação explícita em textos; reconhecer

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2ª feira (21/05) Inglês - Livro didático p. 14 a 19 e conteúdos do caderno 2º referentes ao 2º bimestre. 4ª feira (23/05) História e Geografia (O dia do livro / O índio / O dia

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) Processo Avaliativo Unidade Didática PRIMEIRA UNIDADE Competências e Habilidades Aperfeiçoar a escuta de textos orais - Reconhecer

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 HABILIDADE: Escrever texto, com correspondência sonora; Escrever texto, a partir do tema proposto. 1. Escreve textos, sem erros ortográficos,

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 6º ANO B

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 6º ANO B CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 6º ANO B 1 A essência da tecnologia é nos tornar livres, no entanto quanto mais rápido fazemos as coisas com ajuda da tecnologia, mais

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

Conteúdo das Reavaliações do 2ºA/2º B e 2ºC 2º BIMESTRE 2015

Conteúdo das Reavaliações do 2ºA/2º B e 2ºC 2º BIMESTRE 2015 Conteúdo das Reavaliações do 2ºA/2º B e 2ºC ENSINO RELIGIOSO 30/06 Nomes Próprios e comuns Ordem alfabética Leitura, interpretação e produção textual. Acento agudo e circunflexo masculino e feminino Singular

Leia mais

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO D01 (H) - Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na produção historiográfica. D02 (H) - Reconhecer o ofício do historiador como produtor do conhecimento histórico.

Leia mais

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO Um caminho para a construção da cidadania Roteiro de Estudo II Unidade 4ª série Informações Gerais da Unidade: Período de aulas: 16/04 a 22/06 Período de Avaliações

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 5º ano 2012/2013 UNIDADE: Números e Operações 1 - NÚMEROS NATURAIS OBJECTIVOS GERAIS: - Compreender e ser capaz de usar propriedades dos números inteiros

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DE TEXTO (6ª (2ª (3ª 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DO FINAL DE UMA, UTILIZANDO IMAGENS COMO APOIO. ESTUDAR OS SONS DE TODAS AS FAMÍLIAS DO ALFABETO, EXCETO K, Y, W. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado.

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado. AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 07:15 às 08:05 Matemática Ciências História Geografia 08:05 às 08:55 Matemática Ciências História Geografia 09:25 às 10:15 Português Português Matemática 10:15 às 11:00

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048 Disciplina: Artes Módulo I - Tema: CONCEITO DE ARTE? Módulo II - Tema: RENASCIMENTO Módulo III - Tema: IMPRESSIONISMO Módulo IV - Tema: CUBISMO Disciplina: Ciências Módulo I - Tema: O PLANETA TERRA - O

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências Leitura e interpretação de texto / Construção de frases / Encontros consonantais com R e L / M ou N / Separação

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) 6º ano / Ensino Fundamental Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon

AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) 6º ano / Ensino Fundamental Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon 14 a 18 JUL 4 Água: importância e composição química. Água e Saú: poluição e doenças.

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 5.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LETIVO 2012/2013 Planificação Global 5º Ano 2012-2013 1/7 NÚMEROS

Leia mais

de 14 a 22 de junho de 2012 Conteúdos

de 14 a 22 de junho de 2012 Conteúdos ESPANHOL: As profissões, verbos no presente do indicativo: trabajar, estudiar, tener, estar, charlar, jugar, hacer, pronomes possessivos, objetos de sala de aula, artigos determinados e indeterminados

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental brincadeira / MATEMÁTICA: Continuação do estudo sobre o Sistema Monetário trabalhando as cédulas - págs. 221 a 223 do livro

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

08h40min às 09h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

08h40min às 09h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2015 TURMA: 6º ANO A 07h às 08h40min HISTÓRIA ARTES ÉTICA CIÊNCIAS ESPANHOL 09h às 10h30min GEOGRAFIA PORTUGUÊS INGLÊS MATEMÁTICA ED. FÍSICA PORTUGUÊS: Interpretação textual/

Leia mais

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA PROVA DE NÍVEL - 2 ANO Coletando informações sobre a Turma; Onde usamos os números. Produção e interpretação de texto; Escrita 27/02 LINGUA PORTUGUESA cursiva/bastão; Família silábica B e D; Rimas, Símbolos

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange LÍNGUA PORTUGUESA Leitura: Meu nome não é esse (Notícia); Pesquisa de opinião (entrevista); Aprofundamento

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano Departamento de Línguas Currículo de Português - Domínio: Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, tratar e reter a informação. Participar oportuna

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades.

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades. ANEXO I - PROGRAMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE REDAÇÃO Prova (Todos os Cursos) Trabalhando em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, o UNIFEMM entende que as avaliações do processo

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 6º ANO - 17/ 03/ 2014 - Ecologia (níveis de organização; relações alimentares; cadeia e teia alimentar; relações ecológicas); 7º ANO - 17/ 03/

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE

PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA ARTES EDUCAÇÃO

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APOSTILA PÁGINAS 19 A 23 / 63 A 65 / 84 / 87 A 89 E NATURAIS / 97 E 98 / 105 E 106 02/12 INGLÊS PÁGINAS: 39 A 47

CIÊNCIAS SOCIAIS APOSTILA PÁGINAS 19 A 23 / 63 A 65 / 84 / 87 A 89 E NATURAIS / 97 E 98 / 105 E 106 02/12 INGLÊS PÁGINAS: 39 A 47 ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO A 01/12 CIÊNCIAS SOCIAS E APOSTILA PÁGINAS 19 A 23 / 63 A 65 / 84, 87 A NATURAIS 89 / 97 E 98, 105 E 106 02/12 ALFABETIZAÇÃO TEXTO E INTERPRETAÇÃO / DIMINUTIVO / PLURAL / REGRA

Leia mais

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio Currículo Referência em Teatro Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Investigar, analisar e contextualizar a história do Teatro compreendendo criticamente valores, significados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º MU096- CANTO 1A OBRIG 0 60 60 2.0 Fórmula: MU055 MU055- PERCEPCAO RITMICA MU271- CANTO CORAL 1 OBRIG 0 30 30 1.0 Fórmula: MU096 MU096- CANTO 1A PRÁTICA DA POLIFONIA VOCAL A DUAS E TRÊS VOZES.

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II ARTES VISUAIS EMENTA - 1º BIMESTRE - 2015 6 ANO VERIFICAÇÃO CORRENTE I: portfólio. O portfólio se encontra no final do livro Radix. Serão cobrados os módulos 3 e 4: compostos das atividades práticas 6

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário.

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário. LÍNGUA PORTUGUESA: Substantivo; Artigo; Adjetivo; Interpretação de texto. Avaliação dia 16/07 3º horário. Números primos e compostos. Problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Frações (definição

Leia mais

6 o Ano AC 1 + AC 2. 2 a ETAPA

6 o Ano AC 1 + AC 2. 2 a ETAPA ROTEIRO DE ESTUDO 6 o Ano AC 1 + AC 2 2 a ETAPA 2015 Querido(a) Aluno(a), Ensino Fundamental II APRESENTAÇÃO Este é o seu roteiro de estudo da 2 a etapa. Esperamos que juntos possamos desenvolver um belo

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar

Leia mais

Ensino Fundamental II 6º ano T

Ensino Fundamental II 6º ano T Ensino Fundamental II 6º ano M Matemática Formas geométricas espaciais Classe: Páginas 6, 7, 8 e 9 Classe: Página 11 Coordenação Acompanhamento da Agenda Matemática Continuação de formas geométricas espaciais

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais.

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais. ( 1 ano) Cores,Animais, Numerais. Matemática - Sequência numérica até 100; - Medida de comprimento, massa e tempo; - Dezena exata; - Ordem crescente e decrescente; - Adição e subtração. -Multiplicação.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa Ciclo de Aprendizagem I e II MARCOS

Leia mais

Conteúdos de Recuperação. 6º ano

Conteúdos de Recuperação. 6º ano Conteúdos de Recuperação 6º ano Português Prof. Ubirajara Análise do texto; Sílabas tônicas; Substantivos; Adjetivos; Verbos; Advérbios. Matemática Profª Rafaella Números racionais na forma de fração Simplificação

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES II AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MAIOR 6º ANO A (5ª SÉRIE) MATEMÁTICA HISTÓRIA PORTUGUÊS

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES II AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MAIOR 6º ANO A (5ª SÉRIE) MATEMÁTICA HISTÓRIA PORTUGUÊS Comunicado nº 020/2011 Aracaju-SE, 07 de Junho de 2011. II AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MAIOR 6º ANO A (5ª SÉRIE) / Palavras variáveis e invariáveis Classe das palavras: Substantivo: (uso, classificação, tipos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

6º ano A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO

6º ano A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO 6º ano A 20/05 Aula 17 A história da Terra Aulas 18 e 19 A estrutura da terra Aulas 20 e 21 A movimentação da litosfera 23/05 Módulo IV O destino do lixo e exercícios Módulo V As doenças (páginas 22 e

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Planificação de Língua Portuguesa 9º ano

Planificação de Língua Portuguesa 9º ano Ano letivo: 2012/2013 Planificação de Língua Portuguesa 9º ano Competências gerais Competências específicas Conteúdos temáticos Conhecimento explícito Estratégias / Atividades Material Avaliação Tempo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos PORTUGUÊS 2 2 2 1 Oralidade Leitura Escrita Funcionamento da Língua LITERATURA PORTUGUESA 90% Domínio do Conhecimento 3 3 Leitura Escrita Oralidade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

Colégio Americano Batista Ensino Fundamental I

Colégio Americano Batista Ensino Fundamental I 5º ano Historia As plantas se reproduzem I e II Págs. 38 a 41 Os animais se reproduzem Págs. 42 e 43. Como nascem os animais Págs. 44e 45. Fósseis: evidencias de vida do passado Págs. 52 e 53. Região Norte

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático)

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático) 1 A N E XO II (Do Conteúdo Programático) 2 Cargos: CARPINTEIRO, COZINHEIRA, PADEIRO, PINTOR (LETRISTA). Português: Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica.

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais