MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Profa. Adriana Galvão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Profa. Adriana Galvão"

Transcrição

1 MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Profa. Adriana Galvão

2 Estatísticas Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo site G1 considerando os dados oficiais dos estados relativos a São homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Trata-se de um aumento de 6,5% em relação a 2016, quando foram registrados homicídios (sendo 812 feminicídios). Isso sem contar o fato de alguns estados ainda não terem fechado os dados do ano passado, o que pode aumentar

3 "Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, taxa de 4,3 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. Se considerarmos o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países. O levantamento revela que: O Brasil teve homicídios dolosos de mulheres em 2017 (um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior) Do total, 946 são feminicídios (dado considerado subnotificado) Em 2015, 11 estados não registraram dados de feminicídios; em 2017, três ainda não tinham casos contabilizados Rio Grande do Norte é o que tem o maior índice de homicídios contra mulheres: 8,4 a cada 100 mil mulheres Mato Grosso é o estado com a maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil

4 História de luta A história do movimento feminista pode ser dividida em três momentos: as reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho, nos séculos XVIII e XIX; A liberação sexual, impulsionada pelo aumento dos métodos contraceptivos, fim da década de 60. A luta pela igualdade no trabalho, iniciada na década de 70. * atualidade: direitos reprodutivos, empoderamento, espaços na política, etc.

5 Marcos Internacionais Desde 1965, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que era preciso regular por meio de Convenções Internacionais direitos de sujeitos tidos como minorias, portanto mais vulneráveis socialmente, que deveriam ser protegidos pelos Estados. A elaboração e adoção de tratados relacionados aos direitos humanos consolidam os direitos sociais e políticos e econômicos: o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (1965), o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), por entender que estes direitos estão na matriz do respeito à dignidade humana. É a partir de desdobramentos dos princípios reconhecidos nestes acordos que foi proclamada em 1979, a Convenção pela Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher CEDAW.

6 O movimento feminista organizado participou ativamente do processo de redemocratização do país nos anos 1980, ampliando as discussões sobre cidadania e igualdade feminina. Nos anos 1990, a agenda no combate às discriminações se amplia e vai assegurar às mulheres direitos nas mais variadas dimensões da vida social. Tratados internacionais de combate à violência da mulher passam a ser debatidos em todo o mundo e logo após a II Conferência Nacional de Direitos Humanos em Viena, na Áustria, em 1993, entidades internacionais de direitos humanos convocam com o apoio das Nações Unidas, a I Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento do Cairo, em 1994 e a IV Conferência Mundial das Mulheres, de Pequim, em 1995.

7 Na Conferência do Cairo, vozes feministas criticaram a visão da saúde da mulher baseada em conceitos demográficos e propuseram a noção de direitos sexuais. Esta noção abriu espaço para outras reflexões sobre a sexualidade, inclusive com propostas de recomendação de esforços para combater a discriminação por orientação sexual. Este fato controverso encontrou resistências ancoradas em valores religiosos, tendo como consequência a exclusão de referências diretas à orientação sexual no acordo firmado neste encontro. A Conferência ampliou o debate sobre a sexualidade no cenário global. Apesar de não haver ainda associação totalmente clara entre a noção de direitos sexuais e o princípio de liberdade sexual, a Convenção assegurava como compromisso a promoção da igualdade entre os gêneros. Consagrou os direitos reprodutivos pela primeira vez, ao assegurar a liberdade do casal e de qualquer indivíduo sobre a decisão de ter filhos direitos que nem sempre foram reconhecidos.

8 Marcos legais no Brasil No ano de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 48/104, a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, um grande marco na doutrina jurídica internacional. O Brasil ratificou a Declaração e no ano seguinte, a Organização dos Estados Americanos (OEA) elaborou, dentre outras convenções, a Convenção de Belém do Pará que ratificou direitos da Convenção de Viena, definindo o combate às ações e condutas voltadas à violência contra a mulher. Os objetivos das Convenções além de definir a violência e a discriminação, consagravam direitos e conferiam aos Estados, a adoção de medidas eficazes capazes de erradicar as violações aos direitos humanos, por meio de políticas públicas que dessem visibilidade ao problema da violência de gênero.

9 A Convenção de Belém do Pará, como ficou conhecida a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (1994) reconheceu como violência, qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, ou psicológico contra as mulheres, independente de condição social, sexo ou religião. A igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino foi recomendada pela Organização Internacional do Trabalho, em Mas durante as décadas subsequentes prevaleceram posições desiguais no Brasil. A mulher continuava a ocupar postos mal remunerados. Até os anos 1930, o trabalho feminino no Brasil não encontrava nenhuma proteção legislativa. O Decreto nº , de 17 de maio de 1932, estabeleceu algumas novas condições para o trabalho feminino. Mas foi em 1962, com a promulgação do Estatuto da Mulher, Lei n.º4.121 de 27/08/1962, que a mulher foi considerada um sujeito político, conquistando a capacidade jurídica de mulher casada e deixando de ser pessoa relativamente incapaz, como eram até então classificadas, ao lado de indígenas e crianças. A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, por sua vez, contemplou a isonomia salarial e assegurou à mulher normas de

10 A Carta de 1988 garantiu a proteção da mulher no mercado de trabalho, mediante incentivos específicos (art. 7o, XX), prevendo legislação própria. A equiparação aos salários e a proibição de distinção de critérios de admissão, por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil (art. 7o, XXX e CLT/1943, art. 5º), foi uma das novidades instituídas na nova Carta, pondo fim às discriminações e abusos cometidos contra as mulheres no mercado de trabalho. A Lei nº 9.029, de 1995, acompanhou a proibição de regras de discriminação, proibindo a exigência de atestados de gravidez, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho. A Lei 9.799, de 1999, inseriu regras sobre o acesso da mulher ao mercado de trabalho na Consolidação das Leis do Trabalho.

11 Igualdade entre os sexos na CF/88 Art. 5 Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

12 Lei Maria da Penha Um dos maiores avanços na legislação brasileira de proteção à mulher e à família é a Lei Maria da Penha Lei nº , de 07 de agosto de Esta tipificou os crimes contra a mulher na esfera doméstica. A lei equipara a violência doméstica contra a mulher a crimes contra os direitos humanos. A Lei nº , de 07 de agosto de 2006, foi nomeada Maria da Penha em homenagem à cearense de mesmo nome, vítima de duas tentativas de homicídio por parte do ex-companheiro. Com a sua aplicação, a violência doméstica contra a mulher foi retirada da esfera privada e transferida para a esfera pública, seguindo recomendações da Convenção de Belém do Pará (ou Convenção Interamericana ), de 1994, voltada para a erradicação de toda forma de violência contra a mulher no mundo. A Convenção, além de definir termos como violência e discriminação, recomendava aos Estados a adoção de medidas eficazes para erradicar violações aos direitos humanos, por meio de políticas públicas que dessem visibilidade ao problema da violência do gênero, considerando as relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres. Um ponto importante nesta Convenção é a possibilidade de responsabilização do Estado em razão da omissão em erradicar a violência contra a mulher, seja na esfera pública, seja na esfera privada. Importante destacar que a existência desses tratados tem possibilitado a responsabilização de governos quando da omissão e ou negligência frente a casos de violência e discriminação a sujeitos mais vulneráveis da sociedade.

13 FEMINICÍDIO Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil. O feminicídio se configura quando é comprovada as causas do assassinato, devendo este ser exclusivamente por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. De modo geral, o feminicídio pode ser considerado uma forma extrema de misoginia, ou seja, ódio e repulsa às mulheres ou contra tudo o que seja ligado ao feminino.

14 LEI /2015 Lei , em 9 de março de 2015, conhecida como a Lei do Feminicídio. A lei altera o Código Penal (art.121 do Decreto Lei nº 2.848/40), incluindo o feminicídio como uma modalidade de homicídio qualificado, entrando no rol dos crimes hediondos. A justificativa para a necessidade de uma lei especifica para os crimes relacionados ao gênero feminino, está no fato de 40% dos assassinatos de mulheres nos últimos anos serem cometidos dentro da própria casa das vítimas, muitas vezes por companheiros ou ex-companheiros. Segundo o Código Penal Brasileiro, os crimes classificados como de homicídio qualificado são punidos com reclusão que pode variar de doze a trinta anos. De acordo com o texto da lei do feminicídio, a pena do crime pode ser aumentada em 1/3 (um terço) até a metade caso tenha sido praticado sob algumas condições agravantes, como: Durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto; Contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; Na presença de descendente ou ascendente da vítima;

15 Lei nº /2006 Violência doméstica e familiar contra a mulher - Processo nº: (Juízo da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de São Gonçalo/RJ Juiz Titular: Dr. André Luiz Nicolitt 26/5/2017); - I Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Nilópolis/RJ Juiz Titular: Dr. Alberto Fraga 2 de junho de Conceito de mulher qualquer ato ou conduta baseada no gênero

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORNIA, Josiane Pilau. Discriminação, Preconceito e Direito Penal. Curitiba: Juruá Editora, DIAS, Maria Berenice (coord.). Diversidade sexual e direito homoafetivo. 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação criminal especial comentada. 4ª edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3. ed. São Paulo: Malheiros, NUCCI, Guilherme de Souza. Leis penais e processuais penais comentadas. Vol. 1. 7ª edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

17 RAMOS, Leandro Ferreira. A criminalização da homofobia: uma pauta atual. Brasília: Conteúdo Jurídico, ROXIN, Claus. A proteção dos bens jurídicos como função do direito penal. 2ª edição. Porto Alegre: Livraria do Advogado, SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

DIREITOS REPRODUTIVOS. Profa. Adriana Galvão

DIREITOS REPRODUTIVOS. Profa. Adriana Galvão DIREITOS REPRODUTIVOS Profa. Adriana Galvão Conceito Os direitos reprodutivos entendidos como um conjunto de direitos individuais e sociais que devem interagir entre si, com o objetivo de propiciar o pleno

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL Profa. Adriana Galvão Aspectos Introdutórios As relações homoafetivas e a sociedade Interesses políticos, sociais e culturais: - Pederastia Institucionalizada

Leia mais

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com.

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com. Especial 8 de março core-se.org.br sirecomse.com.br 8 de março Especial Conheça as principais lutas e conquistas das mulheres Desde o final do Século XIX, as mulheres mobilizaram-se no Brasil e no mundo

Leia mais

doméstica contra a mulher foi retirada da esfera privada e transferida para a esfera pública. A Lei Maria da penha seguiu recomendações da Convenção d

doméstica contra a mulher foi retirada da esfera privada e transferida para a esfera pública. A Lei Maria da penha seguiu recomendações da Convenção d MODULO II - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS AULA 02: EMBATES E CONQUISTAS NO CENÁRIO DA POLÍTICA: OS DIREITOS DA MULHER TÓPICO 05: A LEI MARIA DA PENHA E SEUS IMPACTOS SOCIAIS O combate à violência

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA. Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER

FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA. Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER ANA CELUTA F. TAVEIRA Faculdade Alfredo Nasser Mestre em Direito e Doutora em Educação anaceluta@yahoo.com.br

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25 SUMÁRIO 1. Por que Maria da Penha?... 21 2. O ciclo da violência... 25 3. Um olhar no tempo... 35 3.1. No passado... 35 3.2. Um novo tempo... 39 3.3. Sem mais tempo... 42 4. Tratados internacionais...

Leia mais

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões...

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7.ª EDIÇÃO... 13 APRESENTAÇÃO À 6.ª EDIÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO À 5.ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO À 4.ª EDIÇÃO... 25 APRESENTAÇÃO À 3.ª EDIÇÃO... 27 APRESENTAÇÃO À 2.ª EDIÇÃO... 29 APRESENTAÇÃO

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA Martha Rocha Deputada Estadual Rio de Janeiro 18/07/2018 Deputada Martha Rocha Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia Presidente da CPI

Leia mais

Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até Brasil

Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até Brasil Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até 2030 - Brasil Governo Federal Secretaria Especial de Políticas para Mulheres SEPM Santiago Chile, 2017 1. Quadro normativo Constituição

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA CÂMARA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS CNPJ: /

ESTADO DE SANTA CATARINA CÂMARA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS CNPJ: / PROJETO DE LEI ORDINÁRIA (L) Nº 008/2017 Institui a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres nas escolas públicas do Município de Balneário Piçarras-SC. Art. 1º Fica instituída

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

ATUALIZAÇÃO Atualização

ATUALIZAÇÃO Atualização ATUALIZAÇÃO 2015-2016 Atualização Atualização Legislação Administratica e correlata Página 12 Tópico ultra-atividade. Continuar a frase, na terceira linha, dizendo:..., porque mais benéfica ao agente.

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Secretaria Nacional de Assistência Social Maria do Carmo Brant de Carvalho Departamento de Proteção Social Básica

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA

CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA São crimes contra a vida: homicídio participação em suicídio infanticídio aborto HOMICÍDIO homicídio É a eliminação da vida extra-uterina homicídio É crime hediondo?

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO Bernadete Kurtz FERRAMENTAS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Documentos Internacionais Legislação Brasileira Uso dos princípios Constitucionais

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

Sumário. A palavra discriminação... Diferença entre tratamento desigual e tratamento discriminatório Introdução

Sumário. A palavra discriminação... Diferença entre tratamento desigual e tratamento discriminatório Introdução Sumário Introdução Capítulo 1 A palavra discriminação............................... 7 1.1. O significado da palavra discriminação 8 1.2. A palavra discriminação no mundo jurídico. 13 1.3. O uso da palavra

Leia mais

Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher, Lei Maria da Penha, Feminicídio.

Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher, Lei Maria da Penha, Feminicídio. Violência doméstica contra a mulher: violência de gênero e atuação do Estado Arthur Vinicius Pereira (UEPG) E-mail: pereira.arthurvinicius@gmail.com Orientadora: Prof. M.ª Maria Cristina Rauch Baranoski

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS Sumário 1. Conceito 2. Terminologia 3. Amplitude 4. Fundamento e conteúdo 5. Características 6. Gramática dos direitos humanos 1. Conceito de responsabilidade internacional 2. Finalidades da responsabilidade

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

Dados da Violência contra a mulher no Brasil

Dados da Violência contra a mulher no Brasil Semana da Mulher Dados da Violência contra a mulher no Brasil Sobre o Estupro Uma mulher é vítima de estupro a cada: 9 minutos Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018) O que é considerado

Leia mais

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho Profª. Drª. Elessandra Santos Marques Válio Advogada, Mestre e doutora em Direito Princípio da Igualdade

Leia mais

A PROTEÇÃO DO TRABALHO DA MULHER. Leandro Thomaz da Silva Souto Maior e Sarah Cecília RaulinoColy

A PROTEÇÃO DO TRABALHO DA MULHER. Leandro Thomaz da Silva Souto Maior e Sarah Cecília RaulinoColy 1 A PROTEÇÃO DO TRABALHO DA MULHER Leandro Thomaz da Silva Souto Maior e Sarah Cecília RaulinoColy A construção percorrida pela legislação representa a evolução da própria sociedade, que ao reconhecer

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS. Andrea Parra

CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS. Andrea Parra Apoio: Realização: CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS Andrea Parra andparra@gmail.com - @andreparrafo Sexualidade Sexualidade de pessoas con discapacidade Maternidade

Leia mais

Direitos Humanos das Mulheres

Direitos Humanos das Mulheres Direitos Humanos das Mulheres Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direitos Humanos O avanço das mulheres e a conquista da igualdade entre mulheres e homens são uma questão de direitos humanos

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de 20 de dezembro de 1993 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Leia mais

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS.

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. A. PREÂMBULO I CONSIDERANDO que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos da Criança, adotada

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências.

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres Fundada em 08 de março de 1987. Organização social sem fins lucrativos. Objetivo principal Luta pela completa emancipação

Leia mais

Profa. Adriana Galvão

Profa. Adriana Galvão Profa. Adriana Galvão Distinção entre Discriminação/Preconceito Discriminação Preconceito posto em ação Preconceito Noção pré-concebida em que as pessoas classificam alguém ou algo antes de conhecer Discriminação

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA VADE mecum da DEFENSORIA PÚBLICA Normas federais e estaduais que regulamentam as Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal e dos Estados. Tratados e diplomas

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993.

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS

TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

LEI MARIA DA PENHA. o Processo Penal no caminho da efetividade. Valéria Diez Scarance Fernandes. Abordagem jurídica e multidisciplinar

LEI MARIA DA PENHA. o Processo Penal no caminho da efetividade. Valéria Diez Scarance Fernandes. Abordagem jurídica e multidisciplinar Valéria Diez Scarance Fernandes LEI MARIA DA PENHA o Processo Penal no caminho da efetividade Abordagem jurídica e multidisciplinar (inclui Lei de Feminicídio) SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2015

Leia mais

Fundamentos Socioculturais e Diversidades

Fundamentos Socioculturais e Diversidades NATURALIZAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Fundamentos Socioculturais e Diversidades MÓDULO III Prof.: MSc. Getulio Ribeiro Primeira diversidade percebida entre biológica; (homens e mulheres):

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar. PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. Linguagem: como instrumento

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre o Estatuto do Índio... 21 LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

Direito Penal. Homicídio

Direito Penal. Homicídio Direito Penal Homicídio Homicídio Eliminação da vida humana extrauterina (bem jurídico tutelado); Se intrauterina: aborto (arts. 124-126 do CP); Vida intrauterina: entre a nidação e o início do parto;

Leia mais

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo.

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI ASSUNTO 1. Adequação conceitual. 2. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 3. Seleção vocabular. 4. Estudo e interpretação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 471/XIII/2.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL

PROJETO DE LEI N.º 471/XIII/2.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 471/XIII/2.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL Exposição de motivos O princípio da não discriminação constitui um elemento crucial

Leia mais

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 1904 (XVIII), de 20 de novembro de 1963. DECLARAÇÃO

Leia mais

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1 A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O FEMINICÍDIO NO BRASIL: AS INOVAÇÕES NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO 1 Kelvyn Roberto Ali Schulz 2, Maiara De Oliveira Limberger 3, Leandro Rodrigues De Moura 4, Eloisa Nair De

Leia mais

O PROJETO PARALELA - ROMPENDO FRONTEIRAS E A BUSCA PELA EFETIVIDADE DA LEI MARIA PENHA NA COMARCA DE CORUMBÁ/MS

O PROJETO PARALELA - ROMPENDO FRONTEIRAS E A BUSCA PELA EFETIVIDADE DA LEI MARIA PENHA NA COMARCA DE CORUMBÁ/MS O PROJETO PARALELA - ROMPENDO FRONTEIRAS E A BUSCA PELA EFETIVIDADE DA LEI MARIA PENHA NA COMARCA DE CORUMBÁ/MS Maria Angélica Biroli Ferreira da Silva 1 Emilly Ferreira da Silva Sakurai 2 RESUMO: O presente

Leia mais

DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Deíse Camargo Maito

DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Deíse Camargo Maito DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Deíse Camargo Maito dcmaito@usp.br INTRODUÇÃO DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES Direitos humanos etiologia: direito pelo simples fato de ser pessoa,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho da mulher. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho da mulher. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Abordagem constitucional CRF/88. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 515/XII

PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROCEDE À 31.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIANDO O CRIME DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA Exposição de motivos 1 A Mutilação

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) (Apensos os Projetos de Lei nºs. 6132, de 2002; 3716, de 2004;

Leia mais

MARÇO JANEIRO FEVEREIRO ABRIL. 18 Dia da Esteticista. 08 Dia internacional da mulher. 19 Dia da Cabelereira. 12 Dia da Bibliotecária

MARÇO JANEIRO FEVEREIRO ABRIL. 18 Dia da Esteticista. 08 Dia internacional da mulher. 19 Dia da Cabelereira. 12 Dia da Bibliotecária JANEIRO 18 Dia da Esteticista 19 Dia da Cabelereira 20 Dia da Farmacêutica 30 Dia da não-violência MARÇO 08 Dia internacional da mulher 12 Dia da Bibliotecária 14 Dia da vendedora de livro 15 Dia mundial

Leia mais

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições.

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições. Página1 Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: Evolução Histórica dos Direitos Humanos 07 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 07 24) (Banca: CESPE. Órgão:

Leia mais

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira 11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira e pelo consequente processo de desapropriação do local

Leia mais

Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010

Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 A Comissão do concurso torna pública

Leia mais

NOTA PÚBLICA. Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal. A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no

NOTA PÚBLICA. Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal. A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no NOTA PÚBLICA Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Brasil, articulação política nacional de participação popular pela cidadania

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SUMÁRIO CÓDIGOS CÓDIGO PENAL MILITAR... 22 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR... 88 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO... 192 ESTATUTOS LEI Nº 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. de natureza grave

Leia mais

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE EMBARGANTE: CARLOS EDUARDO BOUÇAS DOLABELLA FILHO

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE EMBARGANTE: CARLOS EDUARDO BOUÇAS DOLABELLA FILHO EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE 0376432-04.2008.8.19.0001 EMBARGANTE: CARLOS EDUARDO BOUÇAS DOLABELLA FILHO EMBARGADO: MINISTÉRIO PÚBLICO RELATOR: DES. SIDNEY ROSA DA SILVA EMBARGOS INFRINGENTES. Sustentação

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

MANIFESTO DA MAGISTRATURA E MINISTÉRIO PÚBLICO NEGROS PELA IGUALDADE RACIAL

MANIFESTO DA MAGISTRATURA E MINISTÉRIO PÚBLICO NEGROS PELA IGUALDADE RACIAL 1 MANIFESTO DA MAGISTRATURA E MINISTÉRIO PÚBLICO NEGROS PELA IGUALDADE RACIAL Ao ensejo do mês de novembro, em que é celebrada a consciência negra, nós Negras e Negros, Membros do Poder Judiciário da União

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho (...) só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social (...) Constituição da Organização

Leia mais

O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI /15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2

O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI /15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI 13.104/15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 1 INTRODUÇÃO O presente resumo visa realizar uma breve análise acerca da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

Luanna Tomaz de Souza

Luanna Tomaz de Souza Luanna Tomaz de Souza Doutoranda Direito,Justiça e Cidadania no séc. XXI Universida de Coimbra. Professora de Direito Penal e coordenadora do programa de atendimento à vitimas de violência da Universidade

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI 13.718 DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco Importunação Sexual Caso de ejaculação em ônibus não configura estupro,

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte: 1/7 Lei n.º 19/2013, de 21 de fevereiro, 29.ª alteração ao Código Penal, aprovado pelo Decreto- Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, e primeira alteração à Lei n.º 112/2009, de 16 de setembro, que estabelece

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Danielle Passos Silva Moratelli 1 Inês de Paula 2 Patricia Luciana Bilibio 3 Rosmeri

Leia mais

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Noções iniciais A primeira previsão normativa, no sentido de se proporcionar uma proteção especial às crianças e adolescentes, foi encontrada na Convenção de Genebra,

Leia mais

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PARANAGUÁ/PR

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PARANAGUÁ/PR Destinatários: a) Prefeito Municipal de Paranaguá Sr. Edison de Oliveira Kersten b) Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Sra. Jussara Ferreira das Neves c) Secretária

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 31.1.2014 B7-0091/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B7-0106/2014 nos termos do artigo 115.º, n.º

Leia mais

A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais. Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz

A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais. Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz Teoria feminista Gênero Sexo Teoria feminista Crítica das categorias

Leia mais

Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas

Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas Documento de Posicionamento do Fórum das Associações Femininas da Cidade de Nampula No dia 20 de Setembro de 2017, o Fórum das Associações

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

Violência contra as Mulheres: o caso Maria da Penha. Apresentação

Violência contra as Mulheres: o caso Maria da Penha. Apresentação Documento para o CEDAW sobre o cumprimento do Brasil das obrigações contraídas como Estado-parte da Convenção em relação à violência contra as mulheres Violência contra as Mulheres: o caso Maria da Penha

Leia mais