MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR"

Transcrição

1 MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR LOCAÇÃO, MONTAGEM, DESMONTAGEM E MANUTENÇÃO DE PALCO E TORRES CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS LOCALIZAÇÃO...LAGO JOAQUINA RITA BIER GRAMADO/RS 1 SERVIÇOS PRELIMINARES: Inicialmente, a empresa contratada deverá fazer uma análise detalhada do local; após a contratada deverá isolar o local a ser trabalhado com fitas de segurança quando da montagem das estruturas. A colocação de materiais e/ou instalação de aparelhos deverão seguir as indicações e procedimentos recomendados pelos fabricantes e pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Deve-se salientar que em casos extremos, os materiais e/ou produtos que não estiverem disponíveis no mercado ou forem considerados inadequados para a utilização e/ou instalação, deverão ser comunicados ao responsável direto pela obra e acordado sua substituição por de igual qualidade e ou aparência. Ainda, os materiais e/ou processos construtivos não explicitados nesse documento, deverão ser solucionados pelo bom gosto e senso de continuidade do partido geral e estético do projeto.

2 2 SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS: NA ILHA - ESTRUTURA BASE DO PISO (ESQUELETO): Conforme desenho abaixo, segue estrutura base do piso composta de Box Truss P30 em diversos tamanhos, sendo esta cama elevada com peças de Box Truss P30-200mm, somando a altura total de 0,50m (cinquenta centímetros) nas seguintes dimensões: 23,90x22,20m (vinte e três metros e noventa centímetros de largura por vinte e dois metros e vinte centímetros de profundidade); 15,60x2,00m (quinze metros e sessenta centímetros de largura por dois metros de profundidade); 9,60x2,00m (nove metros e sessenta centímetros de largura por dois metros de profundidade); Estes pisos deverão ser acoplados formando uma única estrutura.

3 - PISO: O revestimento da base do piso (esqueleto), deverá ser estruturado composto por requadros metálicos revestidos com compensado naval com espessura de no mínimo 0,10m (dez centímetros) totalizando uma metragem de 568,00m² (quinhentos e sessenta e oito metros quadrados).

4 - PISO ELEVADO: Conforme desenho abaixo, segue estrutura do piso elevado, o mesmo deve ser confeccionado em praticável P-H600 nas dimensões de 1,00x2,00x0,60m (um metro de comprimento por dois metros de largura por sessenta centímetros de altura), nas seguintes dimensões: 12,00x24,00m (doze metros de largura por vinte e quatro metros de profundidade); 14,000x2,00m (quatorze metros de largura por dois metros de profundidade); 12,00x2,00m (doze metros de largura por dois metros de profundidade); 10,00x2,00 (dez metros de largura por dois metros de profundidade). Os praticáveis deverão ser unidos por travas e reforçados com grampo C, devendo ser revisado antes de todos os espetáculos. Toda esta área deverá ser revestida em compensado naval de 20mm (vinte milímetros), bem como suas laterais em chapas de compensado naval 10mm

5 (dez milímetros), na altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros), todas fixadas ao piso com parafuso auto brocante cabeça chata (o parafuso não pode ficar saliente). Deverá ser executado a pintura do piso e das laterais em tinta esmalte antiderrapante na cor branca, antichama. - REVESTIMENTO: Conforme desenho abaixo de referência que representa a cor lilás lê-se como a área do revestimento em chapas de compensado a ser aplicado. O revestimento do piso deverá ser executado em compensado naval de 20mm (vinte milímetros) em formato de meio círculo com raio aproximado 26,00m (quatorze metros) deverá ser executada a estruturação desta periferia do meio círculo, pois, o revestimento ultrapassa a base do piso descrito anteriormente. Esta estruturação deverá ser feita em madeira ou ferro prevendo-se o revestimento lateral em chapas de compensado naval 10mm (dez milímetros) na altura de 0,60m (sessenta centímetros), todas fixadas ao piso com parafuso auto brocante cabeça chata (o parafuso não pode ficar saliente). Deverá ser executado a pintura do piso e das laterais em tinta

6 esmalte antiderrapante na cor branca, antichama. - ESPERAS PARA FLUTUANTES: Deverão ser construído 02 (duas) rampas de Metalon revestidas em chapas de compensado naval, com dimensões de no mínimo 4,00x2,00m (quatro metros de comprimentos por dois metros de largura), cada. Estas rampas deverão ser anexadas uma no lado direito e a outra no lado esquerdo conforme imagem ilustrativa, sendo estas fixadas no piso do palco com dobradiças na parte superior proporcionando assim o acesso aos píers flutuantes que serão atracados posteriormente. Estas rampas deverão ser pintadas em tinta esmalte antiderrapante na cor branca, antichama.

7 - ESCADA EM MEIO CÍRCULO: Deverá ser construído uma escada com 02 (dois) degraus com altura de 0,20m (vinte centímetros) e pisada de 0,35m (trinta e cinco centímetros) cada, acompanhando a curvatura de raio com aproximadamente 9,00m (nove metros) de comprimento. Deverá ser revestida com chapas de compensado naval 10mm (dez milímetros) fixadas ao piso com parafuso auto brocante cabeça chata (o parafuso não pode ficar saliente). Deverá ser executado a pintura do piso e das laterais em tinta esmalte antiderrapante na cor branca, antichama. - ESCADA DE SERVIÇO: Deverá ser construído duas escada em serralheria

8 com 8 (oito) degraus com altura de 0,15m (quinze centímetros) e pisada de 0,35m (trinta e cinco centímetros) cada, prevendo-se corrimãos nos dois lados de cada escada de no mínimo 1,10m (um metro e dez centímetros). Estas escadas deverão ser fixadas junto ao piso do palco, mediante a aprovação e marcação de cena. - ESCADA NAS LATERAIS: Deverá ser construído duas escada uma em cada lado do palco em serralheria com 4 (quatro) degraus com altura de 0,15m (quinze centímetros) e pisada de 0,35m (trinta e cinco centímetros) cada, prevendo-se corrimãos nos dois lados de cada escada de no mínimo 1,10m (um metro e dez centímetros). Estas escadas deverão ser fixadas junto ao piso do palco, mediante a aprovação e marcação de cena. - ESTRUTURA DA COBERTURA: Formato em arco parafusado junto a estrutura de Box Truss P30 do piso com aproximadamente 14,00x7,50x7,00m (quatorze metros de largura por sete metros e cinquenta centímetros de altura por sete metros de profundidade) em estrutura de Box Truss P30, coberto com lona branca com b.o., laudo antichama, saindo de 3,70m (três metros e setenta centímetros) de altura nas laterais proporcionando visão de lateralidade de dentro do palco coberto esta lona será fixada com abraçadeiras de nylon reforçadas na cor branca e com ilhós reforçado.

9 ESTRUTURA ROSA DOS VENTOS (SPIKE) SOBRE COBERTURA DO PALCO: Estruturas executadas em metalon conforme desenho abaixo, revestidas em tela perfurada 440g (quatrocentos e quarenta gramas) na cor cinza claro (este item deverá ter a aprovação da direção artística mediante apresentação de prova), com aproximadamente 110,00m² (cento e dez metros quadrados), soldada para formar os desenhos das estrelas, conforme projeto, sendo aplicada nos spikes de maneira a cobrir a estrutura de metalon e a face frontal dos Box Truss P30 da cobertura que servirá para área de projeção, fixadas com ilhós reforçados e abraçadeiras de nylon reforçadas na cor branca na cabeça do palco, fixados nas laterais externas traseira do Box Truss P30, possibilitando o acabamento. Este quantitativo de tela deve ser conferido no momento da montagem.

10 Estas estruturas deverão ser produzidas exclusivamente para essa estrutura conforme projeto, representando as pontas de uma estrela Rosa dos Ventos. Deverão ser confeccionadas os seguintes peças: Spike 1: 3 (três) pontas conforme desenho abaixo;

11 Spike 2: 2 (duas) pontas conforme desenho abaixo; Spike 3: 2 (duas) pontas conforme desenho abaixo. Estes spikes deverão ser presos em uma estrutura de Box Truss P30 que deverá estar instalado na parte superior da cobertura nas seguintes medida de 2,00m (dois metros) e 4,00m (quatro metros), conforme desenho abaixo.

12

13 SOBRE O LAGO - ESTRUTURA BASE DO PISO (ESQUELETO): Conforme desenho abaixo, segue estrutura base do piso em estrutura de nas dimensões de 66,20x17,50x2,40m (sessenta e seis metros e vinte centímetros de largura por dezessete metros e cinquenta centímetros de profundidade por dois metros e quarenta centímetros de altura), Conforme o desenho abaixo, deverá ser executado uma estrutura em viga I para dar sustentação ao piso que liga o continente a ilha nas dimensões de 50,60x17,50 (cinquenta metros e sessenta centímetros de largura por dezessete metros e cinquenta centímetros de profundidade). Acima desta estrutura deverá ser executado um piso em Box Truss P30 para que o piso total desta estrutura compreenda os 60,20m (sessenta metros e vinte centímetros) de comprimento.

14

15 - PISO: A base do piso (esqueleto), deverá ser estruturados compostos por requadros metálicos revestidos com compensado naval com espessura de no mínimo 0,10m (dez centímetros) totalizando uma metragem de 1.158,50m² (um mil cento e cinquenta e oito metros e cinquenta centímetros quadrados). - REVESTIMENTO: O revestimento do piso deverá ser executado em compensado naval de 20mm (vinte milímetros) em toda sua extensão compreendendo os 1.158,50m² (um mil cento e cinquenta e oito metros e cinquenta centímetros quadrados). Deverá ser revestidas as suas laterais com chapas de compensado naval 10mm (dez milímetros), na altura de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros), todas fixadas ao piso com parafuso auto brocante cabeça chata (o parafuso não pode ficar saliente). Deverá ser executado a pintura do piso e das laterais em tinta esmalte antiderrapante na cor branca, antichama.

16 - ESCADA DE SERVIÇO: Deverá ser construído uma escada em serralheria com 16 (dezesseis) degraus com altura de 0,15m (quinze centímetros) e pisada de 0,35m (trinta e cinco centímetros) cada, prevendo-se corrimãos nos dois lados da escada de no mínimo 1,50m (um metro e cinquenta centímetros). Esta escada deverá ser fixada junto ao piso do palco, mediante a aprovação e marcação de cena. -ANCORAGEM (ATRÁS DA ROSA DOS VENTOS): Este memorial disponibiliza a execução desta ancoragem por estruturas em Box Truss P30 e em estruturas tubulares, abaixo segue medidas de cada opção: Box Truss P30 nas dimensões de 31,30x10,20x20,50m (trinta e um metros e trinta centímetros de largura por dez metros e vinte centímetros de profundidade por vinte metros e cinquenta centímetros de altura), conforme desenho abaixo. A base do piso da ancoragem, deverá ser estruturada composta por requadros metálicos revestidos com compensado naval com espessura de no mínimo 0,10m (dez centímetros) totalizando uma metragem de 319,26m² (trezentos e dezenove metros e vinte e seis centímetros quadrados).

17 Estrutura tubular nas dimensões de 34,75x10,07x20,17m (trinta e quatro metros e setenta e cinco centímetros de largura por dez metros e sete centímetros de profundidade por vinte metros e dezessete centímetros de altura), conforme desenho abaixo. A base do piso da ancoragem, deverá ser estruturada composta por requadros metálicos revestidos com compensado naval com espessura de no mínimo 0,10m (dez centímetros) totalizando uma metragem de 349,93m² (trezentos e quarenta e nove metros e noventa e três centímetros quadrados).

18

19 Contrapesos: 30 (trinta) reservatórios com capacidade de 1.000L (mil litros), 20 (vinte) pesos de concreto de 1.400kg (um mil e quatrocentos quilos), 20 (vinte) pesos de concreto de 700kg (setecentos quilos), cabos de aço e cintas especiais de alta resistência, conforme projeto. - ROSA DOS VENTOS ESTRUTURA: Estruturas executadas Box Truss P30 com ângulos diversos, fora do padrão, para acompanhar o desenho especial do projeto, conforme desenhos abaixo.

20

21

22

23 Obs.: Esta estrutura deverá ter resistência a esforços de vento de no mínimo 70 Km/h. Pontas da estrela: 01 (uma) ponta Central com 12,00x6,00x24,50m (doze metros de base por seis metros de profundidade por vinte e quatro metros e cinquenta centímetros de altura) Com ponteiras em metalon redondo com diâmetro de 50mm parafusadas em três cubos de Box Truss P30 com dimensões de 2,00m de altura. 02 (duas) meias pontas com base de 24,50x6,80x6,00m (vinte e quatro metros e cinquenta centímetros de base por seis metros e oitenta centímetros de profundidade por seis metros de altura); Com ponteiras em metalon redondo com diâmetro de 50mm parafusadas em três cubos de Box Truss P30 com dimensões de 2,80m de altura. Intercaladas com 02 (duas) pontas com 8,00x4,00x15,00m (oito metros de base por quatro metros de profundidade por quinze metros de altura);

24 Com ponteiras em metalon redondo com diâmetro de 50mm parafusadas em três cubos de Box Truss P30 com dimensões de 2,60m de altura. 04 (quatro) pontas com base de 6,00x3,30x12,00m (seis metros de base por três metros e trinta centímetros de profundidade por doze metros de altura); Com ponteiras em metalon redondo com diâmetro de 50mm parafusadas em três cubos de Box Truss P30 com dimensões de 2,30m de altura Deverão ser previstas as seguintes peças especiais em alumínio: Cubos com encaixes / flanges 0,30x0,30m (trinta centímetros por trinta centímetros) para sustentar a estrela. - ACABAMENTO DA ROSA DOS VENTOS: A estrutura deve ser revestidas em tela perfurada 440g (quatrocentos e quarenta gramas) na cor cinza claro (este item deverá ter a aprovação da direção artística mediante apresentação de prova). A mesma deverá ser soldada para formar os desenhos das estrelas, conforme projeto, sendo aplicada de maneira a cobrir toda a área das pontas da estrela, envolvendo a face frontal e lateral da estrutura de Box Truss P30

25 que servirá para área de projeção mapeada, estas deverão ser fixadas com ilhós reforçados e abraçadeiras de nylon reforçadas na cor branca na parte traseira dos Box, esta área a ser revestida é de 250,00m² (duzentos e cinquenta metros quadrados). Este quantitativo de tela deve ser conferido no momento da montagem. - TORRES: Deverão ser executadas 3 (três) torres em Box Truss P30, nas seguintes dimensões: 1 (uma) torre com altura total de 16,40m (dezesseis metros e quarenta centímetros) sendo sua base de 3,60m (três metros e sessenta centímetros) de largura por 7,20m (sete metros e vinte centímetros de profundidade). Deverão ser executados 2 pisos com altura útil de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) cada, com fechamentos em suas periferias, piso e teto em chapa de compensado naval de no mínimo 20mm pintado com acrílico fosco na cor preta. Deverá ser previstas execução de portas de nestes pisos, para acesso da equipe de projeção. Segue abaixo desenho ilustrativo.

26 2 (duas) torre com altura total de 14,10m (quatorze metros e dez centímetros) sendo sua base de 3,60m (três metros e sessenta centímetros) de largura por 7,20m (sete metros e vinte centímetros de profundidade). Deverão ser executados 1 piso com altura útil de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros), com fechamentos em suas periferias, piso e teto em chapa de compensado naval de no mínimo 20mm pintado com acrílico fosco na cor preta. Deverá ser previstas execução de portas de nestes pisos, para acesso da equipe de projeção. Segue abaixo desenho ilustrativo. 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 3.1 LIMPEZA FINAL Após a montagem e desmontagem das estruturas o local deverá ser entregue totalmente limpo, livre de entulhos, em condições iguais ou melhores as encontradas quando do início dos serviços, com os pisos; solos e forrações

27 vegetais (grama) devidamente recuperados e em condições iguais as recebidas. 3.2 DIVERSOS Os serviços de execução destas estruturas temporárias deverão estar plenamente executado até o dia 10 DE OUTUBRO DE A desmontagem das estruturas deverá ocorrer após a realização do último espetáculo que acontecerá no dia 17 de janeiro de 2016, sendo previsto a retirada total de todas as estruturas até o dia 31 de janeiro de A licitante deverá apresentar certidão de Registro da Pessoa Jurídica da empresa licitante no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da região em que a mesma estiver vinculada; A licitante deverá apresentar certidão de Registro de Pessoa Física do(a) profissional Engenheiro(a) Responsável Técnico da empresa licitante, no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Entende-se que qualquer dúvida surgida por ocasião da montagem das estruturas; deverá ser dirimida em conjunto com o fiscal do contrato nomeado pelos agentes da Gramadotur para acompanhar a execução destes serviços. A empresa contratada deverá ser responsável pela qualidade final dos serviços, fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos funcionários, recolher encargos sociais referentes, assim como alimentação, estadia quando necessária e quaisquer outras despesas referentes aos funcionários que trabalharem na mesma, apresentar certificado dos

28 funcionários da empresa vencedora do certame licitatório da NR 35 e NR 18; apresentar ART - Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) de execução de todas as estruturas acima citadas. A empresa contratada deverá apresentar laudos conclusivos de estabilidade estrutural com especificações para suportar esforços solicitantes permanentes de torção, arrancamento e flexão com visitas periódicas durante a realização de todo o evento, devendo ser feita uma vistoria e entrega de laudo após a entrega dos serviços ao encarregado nomeado pelos Agentes da Gramadotur. A empresa contratada deverá apresentar projeto e execução de aterramento da cobertura com laudo de medição de ohms e devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) quitada. A empresa contratada deverá apresentar projeto e execução de sistemas de proteção atmosféricas com laudos e devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) quitada. Todos os materiais necessários para a execução da montagem das estruturas deverão ser fornecidos pela contratada, incluso o transporte destes materiais, equipe de montagem e desmontagem e todo o suporte necessário para esta equipe, incluindo o aluguel de guindastes, plataformas elevatórias e a contratação de caminhão pipa com água potável para o enchimento dos reservatórios dos contrapesos da estrutura. A empresa contratada deverá ser responsável pelo execução, supervisão, acompanhamento técnico e manutenção de todas as

29 estruturas acima citadas durante todo o evento. O pagamento será efetuado conforme cláusula que estará registrado em contrato a ser firmado conforme cronograma de pagamentos: 20% (vinte por cento) do valor do contrato, a ser pago 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato mediante ao término integral da montagem das estruturas descritas neste memorial; 20% (vinte por cento) do valor do contrato, a ser pago 30 (trinta) dias do primeiro pagamento; 20% (vinte por cento) do valor do contrato, a ser pago 60 (sessenta) dias do primeiro pagamento; 20% (vinte por cento) do valor do contrato, a ser pago 90 (noventa) dias do primeiro pagamento; 20% (vinte por cento) do valor do contrato, a ser pago após a completa desmontagem das estruturas e entrega do local de instalação devidamente recuperados, mediante vistoria dos Agentes da Gramadotur dando a devida quitação dos serviços executados. Todos os serviços, deverão ser orientados e acompanhados, bem como ter a concordância e a aprovação do fiscal do contrato, antes da sua utilização. Gramado RS, 04 de setembro de Engª Greice Pereira Wieczinski CREA RS

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR LOCAÇÃO, MONTAGEM, DESMONTAGEM E MANUTENÇÃO DE PALCO CONFORME CROQUIS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR Obra...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE MANUTENÇÃO DA FONTE LUMINOSA Localização...LAGO JOAQUINA RITA BIER

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NAS ESTRUTURAS DENOMINADAS COMETAS CONFORME

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR LOCAÇÃO, MONTAGEM, DESMONTAGEM E MANUTENÇÃO DE PALCO PARA O ESPETÁCULO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBJETO...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA REFORMA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DOS PAVILHÕES 1 E 2 EVENTOS...CENTRO DE

Leia mais

PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMAS NO PAVILHÃO 01

PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMAS NO PAVILHÃO 01 MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMAS NO PAVILHÃO 01 LOCALIZAÇÃO CENTRO DE EXPOSIÇÕES E CONGRESSOS

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. (Proteção Periférica Primária e Secundária)

MANUAL TÉCNICO. (Proteção Periférica Primária e Secundária) MANUAL TÉCNICO (Proteção Periférica Primária e Secundária). 2 SUMÁRIO Proteção Periférica Primária e Secundária...03 Descrição Técnica...04 Sistema de Ancoragem...06 Norma Regulamentadora NR-18...07 Atualização

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR. Obra...TROCA DE COBERTURA DO HALL DE ENTRADA

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR. Obra...TROCA DE COBERTURA DO HALL DE ENTRADA MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR Obra...TROCA DE COBERTURA DO HALL DE ENTRADA Localização...CENTRO DE EVENTOS EXPOGRAMADO-GRAMADO/RS 1 GENERALIDADES Este Memorial

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME DESENHOS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBJETO...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS LOCALIZAÇÕES...

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO Trata o presente memorial descritivo da locação de estruturas provisórias e estruturas personalizadas para a montagem da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, conforme

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na descrição para contratação de empresa para prestação de serviços de locação e instalação

Leia mais

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra MEMORIAL DESCRITIVO OBRA : AMPLIAÇÃO DE ESCOLA EM ALVENARIA PROPRIETÁRO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARAS PINTADAS ENDEREÇO: PARTE DA CHÁCARA NUMERO 19 LOTE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES PROJETO ARQUITETÔNICO ADEQUAÇÕES NA USINA DE TRIAGEM DE LIXO LINHA ESTRELA MEMORIAL DESCRITIVO 1 MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBJETIVO: USINA DE TRIAGEM DE LIXO A presente especificação tem por objetivo estabelecer

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME DESENHOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO SESC PANTANAL HOTEL SESC PORTO CERCADO POSTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SÃO LUIZ BARÃO DE MELGAÇO/MT ESTRUTURAS METÁLICAS PARA COBERTURA DE BARRACÃO DEPÓSITO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI 1. FINALIDADE DESTA

Leia mais

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho.

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho. INSTRUÇÕES DE USO ANDAIME TUBULAR 1. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. 2. O piso de trabalho dos andaimes deve

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: PINTURA DE PISO E CONFECÇÃO DO ALAMBRADO DA QUADRA DA ESCOLA JOSEFA ALVES - LOCAL: MUNICÍPIO DE BARBALHA/ CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESPECIAL DE CONCESSÕES E PARCERIAS PUBLICO E PRIVADA CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS OBS.: OS PEDIDOS DE AUTORIZAÇÕES PARA EMPENHAR DEVERÃO SER SOLICITADOS A CECOM - evani@ufpr.br Item Especificação do Produto

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO. Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR Objeto...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PPCI Eventos... FESTIVAL DE CINEMA (07/08 A 15/08/2015)

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro.

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro. e MANUAL TÉCNICO ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR e ANDAIME TUBULAR Objetivo Estabelecer os procedimentos que devem ser obedecidos na liberação de montagem / desmontagem de andaimes com a finalidade de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO RELATIVO AOS SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO PULADOR

MEMORIAL DESCRITIVO RELATIVO AOS SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO PULADOR MEMORIAL DESCRITIVO RELATIVO AOS SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO PULADOR O presente memorial destina-se a descrever os serviços e materiais a serem utilizados na recuperação da

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. NR 18-Construção Civil-Alterações

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. NR 18-Construção Civil-Alterações VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 18-Construção Civil-Alterações Orientador Empresarial PORTARIA SIT nº 201/2011: 24.01.2011, com

Leia mais

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001)

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18 Andaime Suspenso Mecânico ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18.15.30 Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA ANDAIME TUBULAR ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÃO TÉCNICA... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 4 2.1. USO DOS ANDAIMES TUBULARES... 5 2.2. MANUTENÇÃO (DIRETRIZES

Leia mais

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS 1. OBJETIVO Esta apresentação tem por objetivo estabelecer diretrizes mínimas para assegurar a implementação de medidas preventivas e de proteção para a utilização de Elevadores de Tração a Cabo e Cremalheiras,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA PREFEITURA E SETOR SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA PREFEITURA E SETOR SOCIAL TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA PREFEITURA E SETOR SOCIAL 1. DO OBJETIVO O presente documento objetiva apresentar os elementos e informações necessários para caracterizar os serviços descritos no item

Leia mais

Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015

Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015 Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015 Altera a Norma Regulamentadora nº 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval. O Ministro de Estado do Trabalho e Previdência

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA Montagem Estrutura Metálica Em uma obra de estruturas metálicas, a montagem é considerada uma das fases mais importantes por representar uma

Leia mais

ANEXO II - PLANILHA DE COTAÇÃO (PCT)

ANEXO II - PLANILHA DE COTAÇÃO (PCT) ANEXO II - PLANILHA DE COTAÇÃO (PCT) LICITAÇÃO MOD.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 14/2012 TIPO: MENOR PREÇO Data e Hora da Entrega das Propostas: 05/04/2012 Horas: 09h30min REMARCADA PARA O DIA 10/04/2012 ÀS 09h30min

Leia mais

IFSC - Campus São José Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson Desenvolvimento de Chapas

IFSC - Campus São José Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson Desenvolvimento de Chapas DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS É o processo empregado para transformar em superfície plana, peças, reservatórios, uniões de tubulações e de dutos, normalmente feitos em chapas, razão pela qual este processo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. No orçamento estimado estão relacionados os materiais, quantitativos e valores necessários para construção da estufa.

TERMO DE REFERÊNCIA. No orçamento estimado estão relacionados os materiais, quantitativos e valores necessários para construção da estufa. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO A proposição do objeto deste Termo de Referência visa à contratação de Empresa de Engenharia Especializada para construção de uma estufa de plantas com telado em arcos, sistema

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza para o 29º Natal Luz de Gramado,

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Braçadeira para Injeção Intravenosa ARS 01 Braçadeira para Injeção Intravenosa ARS 01 Braçadeira de apoio de piso para suporte de braço e aplicação de injeção. Altura regulável por mandril,base de ferro,

Leia mais

05 PRATELEIRAS MEDIDAS EM MM: 920 (Largura) x 1980 (Altura) x 400 (Profundidade)

05 PRATELEIRAS MEDIDAS EM MM: 920 (Largura) x 1980 (Altura) x 400 (Profundidade) ESTANTE MULTIUSO 05 PRATELEIRAS MEDIDAS EM MM: 920 (Largura) x 1980 (Altura) x 400 (Profundidade) Estante multiuso, totalmente confeccionada em chapa de aço de baixo teor de carbono,com acabamento pelo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMA DO PALCO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMA DO PALCO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE REFORMA DO PALCO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO LOCALIZAÇÃO...LARGO DA CARRIERI ESPETÁCULO

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos Porto Alegre, 18 de junho de 2012. A Assembleia Legislativa do RS Porto Alegre, RS REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA: Considerando que os serviços de manutenção predial são imprescindíveis e de natureza contínua. Ademais, existem fatores diversos que influenciam na preservação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO NOVO MUNDO EMPRESARIAL - RESERVA DO PAIVA

MEMORIAL DESCRITIVO NOVO MUNDO EMPRESARIAL - RESERVA DO PAIVA MEMORIAL DESCRITIVO NOVO MUNDO EMPRESARIAL - RESERVA DO PAIVA O empreendimento imobiliário NOVO MUNDO EMPRESARIAL, a ser implantado na Reserva do Paiva, à Avenida A, Quadra F-1, Lote 4A2, Praia do Paiva,

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada para eventual fornecimento, montagem e instalação de mobiliário, para a Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE PALCO, BALSA E BARCO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE PALCO, BALSA E BARCO MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUÇÃO DE PALCO, BALSA E BARCO LOCALIZAÇÃO...LAGO JOAQUINA RITA BIER ESPETÁCULO NATIVITATEN 1 GENERALIDADES

Leia mais

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial.

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial. manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR Sumário Andaime Tubular...03 Montagem Especial...04 Acessórios...05 Modos e Pontos de Ancoragem...06 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB. Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares

NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB. Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares Publicada no Diário Oficial de 26 de Janeiro de 2013. NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares Sumário:

Leia mais

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Índice Capítulo Título Página 1 Informações Gerais 3 2 Segurança 4 3 Especificações Técnicas 5 4 Ferramentas, Instrumentos e Materiais 6

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 025/2014. Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante

CARTA CONVITE Nº 025/2014. Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante São Paulo, 19 de maio de 2014. CARTA CONVITE Nº 025/2014 Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante A, Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com seu Regulamento de Compras e

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO TÉCNICO Obra: Área A Construir: Local: CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA 600,00m² Rua Mário Linck- Centro Município de Almirante Tamandaré do Sul- RS INTRODUÇÃO: O presente memorial

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO DE PROCESSO LICITATÓRIO

TERMO DE ADJUDICAÇÃO DE PROCESSO LICITATÓRIO Nr.: - PR Folha: 1/5 O(a) Prefeito Municipal, Camilo Nazareno Pagani Martins, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, especialmente sob Lei nº 10.520/02 e em face aos princípios

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO Andaime Tubo Equipado...03 Acessórios...04 Modos e Pontos de Ancoragem...05 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09 Fotos Obras...10 Atualização

Leia mais

PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO

PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC Indicação Indicada para permitir acesso a desníveis de até 2m. Acesso a mezaninos, entradas de edifícios

Leia mais

Só Deus é o Senhor. O que é de bons olhos será abençoado PV 22.9. Sistema de envidraçamento inteligente

Só Deus é o Senhor. O que é de bons olhos será abençoado PV 22.9. Sistema de envidraçamento inteligente A Empresa A Vitória Glass atua no segmento de sistemas de envidraçamento de varandas,sacadas e divisória de ambientes, utilizando o sistema Euro Glass. Possuímos parceria com a têmpera DIVISA GLASS, o

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013.

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. Processo 56220/2013-73 Pregão 26/2014 GRUPO 1 MESAS E ESTAÇÕES DE TRABALHO 1 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1200X770MM 2 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1600X770MM

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA

MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA 1. FINALIDADE O presente memorial tem por finalidade orientar a elaboração de orçamento bem como a execução dos elementos componentes da PROGRAMAÇÃO VISUAL

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

Índice. Contrato. Layout Externo. Layout Interno. Contrato. Fachada em ACM Fachada em Lona Totem Adesivo Toldo Forro Tintas Pastilhas

Índice. Contrato. Layout Externo. Layout Interno. Contrato. Fachada em ACM Fachada em Lona Totem Adesivo Toldo Forro Tintas Pastilhas Índice Contrato Contrato 03 Layout Externo Fachada em ACM Fachada em Lona Totem Adesivo Toldo Forro Tintas Pastilhas Layout Interno Adesivos Placas de sinalização 06 08 09 10 10 10 11 11 13 13 CONTRATO

Leia mais

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS INTRODUÇÃO: O crescente desenvolvimento das técnicas de montagem das estruturas espaciais torna, a cada dia, mais rápida a colocação das colunas e vigas, porém, os atuais

Leia mais

FORMULÁRIO-PROPOSTA. Nome da empresa (razão social):... Endereço:... Cidade:... UF:... CEP:... CNPJ/MF n.:... Telefone/fax:... Nome:...

FORMULÁRIO-PROPOSTA. Nome da empresa (razão social):... Endereço:... Cidade:... UF:... CEP:... CNPJ/MF n.:... Telefone/fax:... Nome:... FORMULÁRIO-PROPOSTA Nome da empresa (razão social):... Endereço:... Cidade:... UF:... CEP:... CNPJ/MF n.:... Telefone/fax:... Responsável pela assinatura do contrato: Nome:... Cargo/função:...Telefone/fax:...

Leia mais

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIAS, CANTEIROS E FAIXAS ELEVADAS EM DIVERSAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO Local 1: BORGUETTI; Local 2: Local 3: - RUA DO COMÉRCIO, ENTRE AV. INÁCIO CASTELLI E RUA

Leia mais

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/20.htm

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/20.htm Page 1 of 5 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 - Líquidos combustíveis e inflamáveis (120.000-3) 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "líquido combustível" como todo aquele

Leia mais

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA

Leia mais

Este procedimento tem como objetivo, estabelecer critérios e procedimentos necessários para montagem e utilização de escadas, rampas e passarelas.

Este procedimento tem como objetivo, estabelecer critérios e procedimentos necessários para montagem e utilização de escadas, rampas e passarelas. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, estabelecer critérios e procedimentos necessários para montagem e utilização de escadas, rampas e 2. Documentos de Referência

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Chapada OBRA: Cobertura de Quadra de Esportes e Equipamentos ÁREA: 640,00m² LOCAL: Tesouras Chapada RS O Memorial Descritivo

Leia mais

COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR

COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR INTRODUÇÃO O Atleta na Escola tem como premissas a democratização do acesso ao esporte e o incentivo da prática esportiva na escola. Neste ano, o Programa de Formação

Leia mais

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ Secretaria de

Leia mais

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Anexo I Caderno de Especificações Técnicas Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Porto Alegre/RS 1. Considerações Gerais Antes do início de quaisquer

Leia mais

ESTRUTURA CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS CONSTRUÇÃO EM COMPENSADO. 5 32 x 44. 4 32 x 68. 3 Serrado de. 6 Cavernas do meio do barco. 8 44 x 143 1.

ESTRUTURA CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS CONSTRUÇÃO EM COMPENSADO. 5 32 x 44. 4 32 x 68. 3 Serrado de. 6 Cavernas do meio do barco. 8 44 x 143 1. ESTRUTURA 17 18 Serrado de 20 x 193 CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS 5 32 x 44 14 16 x 143 4 32 x 68 3 Serrado de 32 x 143 3 Cavernas da popa ao meio do barco: 32 x 143 6 Cavernas do meio do barco até proa: 32 x

Leia mais

andaime tubular aicom

andaime tubular aicom andaime tubular aicom O ANDAIME TUBULAR AICOM é um sistema de andaime destinado a construção, reforma, manutenção industrial e montagem em áreas com grandes interferências. Composto de tubo de aço galvanizado

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6. O Material

MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6. O Material MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6 O Material O BAMBU utilizado adequadamente é sinônimo de sustentabilidade. Apresenta-se como o material mais versátil com caráter sustentável disponível na natureza.

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s)

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Lajeado Número: 23-07/2012 Número do Processo: 4638/2012 Unidade de Compra: Município de Lajeado - RS Proposta(s) Item: 0001 Descrição: BRINQUELÂNDIA CASA

Leia mais

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009 Manual do Usuário Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 i Downtilt Ajustável ANT040009 Este Manual Aplica- se Somente ao Produto que o Acompanha Índice Pag. 1 - Informações Gerais...2 1.1 - Apresentação...2

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

ORÇAMENTO 2014 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 9.979/13 E O PROJETO Nº 307/13

ORÇAMENTO 2014 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 9.979/13 E O PROJETO Nº 307/13 1 ORÇAMENTO 2014 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 9.979/13 E O PROJETO Nº 307/13 LEI Nº 9.979/13 Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício Financeiro de 2013. PROJETO DE LEI Nº 307/13

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Seção III Dos Locais de Reunião Art. 19 - São considerados locais de reunião: I II III IV V - estádio; - auditórios, ginásios esportivos, halls de convenção e salões de exposição; - templos religiosos;

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 041/25 MODELO PROPOSTA DE PREÇOS (Papel Timbrado da Licitante) Objeto: Contratação de Empresa Especializada para a Locação de Sonorização, Iluminação e demais estruturas

Leia mais

Anexo VI - Memorial Para Sistemas Mecânicos (Elevador)

Anexo VI - Memorial Para Sistemas Mecânicos (Elevador) Anexo VI - Memorial Para Sistemas Mecânicos (Elevador) Nota: As especificações técnicas abaixo são um modelo a ser adaptado para cada caso. ELEVADOR ELÉTRICO AUTOMÁTICO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

Grupo 30.24 A - Material de construção

Grupo 30.24 A - Material de construção O catálogo do grupo 30.24 A contém as especificações de material de construção. Os itens que estão destacados com a mesma coloração significam que possuem a mesma descrição, no entanto, possuem diferentes

Leia mais

Manual do Locatário ANDAIME TUBULAR Instruções para Instalação e Operação e Manutenção CARIMBO DO ASSOCIADO ANDAIMES Andaimes são estruturas metálicas tubulares para acesso à altura para trabalho aéreo

Leia mais

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS TORRE ESTAIADA A torre estaiada é a solução mais econômica por atingir grandes alturas e com elevada capacidade de carga, porém exige-se disponibilidade de terreno para sua instalação. Possui seção transversal

Leia mais

ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE TURISMO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO PROJETO SINALIZAÇÃO TURÍSTICA PELOTAS ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO Este documento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Manual do Montadora. Edmundo Doubrawa Joinville SC. www.expogestao.com.br

Manual do Montadora. Edmundo Doubrawa Joinville SC. www.expogestao.com.br Manual do Montadora Edmundo Doubrawa Joinville SC www.expogestao.com.br 5 NORMAS DE MONTAGEM CHECK LIST MONTAGEM 1- Entregar Termo de Responsabilidade ORIGINAL assinado pelo expositor e pelo responsável

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS

MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ Av. Cel. Martiniano, 993 Caicó (RN) CNPJ 08.096.570/0001-39 MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS QUADRA COBERTA; 1-SERVIÇOS PRELIMINARES Locação

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal PREGÃO ELETRÔNICO 153/2009 PROCESSO 336.637 Trata-se de pedidos de esclarecimentos encaminhados pelas empresas AURUS Comercial e Distribuidora Ltda., HUFFIX do Brasil Ambientes Empresariais e TELOS S/A

Leia mais

MOBILIÁRIO DE INFORMÁTICA ARQUIVO DESLIZANTE

MOBILIÁRIO DE INFORMÁTICA ARQUIVO DESLIZANTE ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MOBILIÁRIO DE INFORMÁTICA ARQUIVO DESLIZANTE ESPECIFICAÇÕES DE MOBILIÁRIO DE INFORMÁTICA E ARQUIVOS DESLIZANTES DESTINADOS À AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ANATEL,

Leia mais

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I Folha: 0001 Objeto: Aquisição de Material de e Permanente (Equipamentos e Suprimentos de Informática), para 001 081266-9 CABO UTP CAT5E FLEXíVEL, CAIXA COM 300MT Lote 1- Destino: Uinfor CX 30 002 113294-5

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

Catálogo Argos Prudentina Móveis Hospitalares

Catálogo Argos Prudentina Móveis Hospitalares Catálogo Argos Prudentina Móveis Hospitalares Há mais de 40 anos no mercado a Auto Capas produz Prudentina capotas Ltda., marítimas e atualmente em parceria com a Argos passou a produzir móveis hospitalares.

Leia mais