Neste documento, encontrará mais informações sobre os seus direitos e o modo como deverá ser tratado e cuidado pela polícia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Neste documento, encontrará mais informações sobre os seus direitos e o modo como deverá ser tratado e cuidado pela polícia."

Transcrição

1 Lei do Combate ao Terrorismo de 2000 Lembre-se dos seus direitos enquanto estiver detido Os seguintes direitos e regalias são-lhe garantidos, ao abrigo da lei de Inglaterra e do País de Gales e estão em conformidade com a Diretiva da EU 2012/13 relativas ao direito a informação em processos penais. Os seus direitos enquanto estiver na esquadra de polícia estão enumerados nesta página. Existem mais informações, nos parágrafos 1 a 11 nas páginas seguintes. Detalhes completos encontram-se no Código H dos Códigos Deontológico da Policia. 1. Informe a polícia se desejar obter assistência de um advogado enquanto se encontrar na esquadra. É um serviço gratuito. 2. Informe a polícia se desejar que alguém seja informado que se encontra na esquadra. É um serviço gratuito. 3. Informe a polícia se desejar consultar as regras - designadas por Códigos Deontológico. 4. Informe a polícia se necessitar de assistência médica. Informe a policia caso se sinta doente ou se estiver ferido. É um serviço gratuito. 5. Se lhe forem colocadas questões relativas ao seu presumido envolvimento na perpetuação, no planeamento ou na instigação de atos de terrorismo, não é obrigado a responder. Contudo, poderá prejudicar a sua própria defesa, se, durante o interrogatório, não mencionar algo que depois disser em tribunal. Tudo o que disser poderá vir a ser apresentado como prova. 6. A polícia deve informar-lhe da natureza do seu presumido envolvimento na perpetuação, no planeamento ou na instigação de atos de terrorismo e do motivo pelo qual foi preso e está a ser detido. 7. A polícia deve permitir-lhe a si e ao seu advogado, acesso aos registos e documentos relacionados ao motivo pelo qual foi preso e está detido e relativos ao tempo que estiver na esquadra de polícia. 8. Se precisar de um intérprete, a polícia deve providenciar um. Poderá também ter alguns documentos traduzidos. É um serviço gratuito. 9. Avise a polícia se não for Britânico e deseja contactar a sua embaixada ou consulado, ou se deseja que eles sejam avisados da sua detenção. É um serviço gratuito. 10. A polícia deve informá-lo de quanto tempo eles podem mantê-lo detido. 11. Se for formalmente acusado e o seu caso for levado a Tribunal, você ou o seu advogado terá direito a ver as provas que a acusação tem contra si, antes da audiência. Se tiver alguma dúvida em relação a qualquer um dos direitos acima mencionados, informe o agente da ala prisional da esquadra de polícia. Neste documento, encontrará mais informações sobre os seus direitos e o modo como deverá ser tratado e cuidado pela polícia. A presente versão da Notificação de Direitos e Regalias entra em vigor a 2 de Junho de 2014.

2 Leia estas informações logo que possível e guarde-as para sua referência, pois irão ajudar a tomar decisões enquanto se encontrar na esquadra. 1. Obter a ajuda de um advogado Um advogado pode ajudá-lo e aconselhá-lo relativamente à lei. Pedir para falar com um advogado não irá dar a ideia de que fez algo errado O agente da ala prisional da polícia deve perguntar-lhe se deseja obter aconselhamento jurídico. É um serviço gratuito. A polícia deve permitir que fale com um advogado a qualquer momento, de dia ou da noite, enquanto se encontrar na esquadra. Normalmente, se tiver solicitado aconselhamento jurídico, a polícia não poderá colocar-lhe quaisquer questões até ter tido a oportunidade de falar com um advogado. Quando a polícia lhe colocar questões, pode solicitar a presença de um advogado na sala. Se informar a polícia de que não deseja obter aconselhamento jurídico mas depois mudar de ideias, informe o agente da ala prisional, que irá ajudá-lo a contactar um advogado. Se o advogado não comparecer ou não o contactar na esquadra, ou se precisar de falar novamente com o advogado, peça à polícia para voltar a contactá-lo. Pode pedir para falar com um advogado que conhece e não terá de pagar pelo respetivo trabalho de auxílio jurídico. Se não conhecer um advogado ou não for possível contactar o advogado que conhece, pode falar com o advogado de serviço. É um serviço gratuito. O advogado de serviço não está associado à polícia. Providenciar aconselhamento jurídico gratuito: A polícia irá contactar o Centro de Atendimento de Advogados de Defesa de Plantão (Defence Solicitor Call Centre DSCC). O DSCC irá providenciar aconselhamento jurídico através da linha direta do CDS, do advogado que tiver solicitado ou do advogado de serviço. O DSCC e a linha direta do CDS são serviços independentes, responsáveis pela prestação de aconselhamento jurídico gratuito e não estão associados à polícia. Se desejar pagar o seu próprio aconselhamento jurídico: Em todos os casos poderá pagar pelo seu aconselhamento jurídico, se desejar. A DSCC contactará ao seu próprio advogado em seu nome. Tem direito a uma consulta privada com o advogado da sua preferência, por telefone ou o advogado poderá decidir visitá-lo na esquadra Se não for possível contactar um advogado da sua preferência, a polícia poderá, ainda assim, contactar o DSCC para obter o aconselhamento jurídico gratuito do advogado de serviço.

3 2. Informar outrem que se encontra detido Pode pedir à polícia que contacte alguém que precise de saber que se encontra na esquadra. É um serviço gratuito. A polícia irá contactar essa pessoa por si logo que possível. 3. Consultar o Código Deontológico O Código Deontológico delineia as regras que especificam o que a polícia pode e não pode fazer, enquanto se encontrar na esquadra. Os mesmos incluirão os direitos sumarizados nesta notificação. A polícia irá permitir que leia o Código Deontológico mas não longamente, se tal atrasar o processo de investigação da polícia, para se determinar se violou a lei. Se desejar ler o Código Deontológico, informe o agente da ala prisional da polícia. 4. Obter assistência médica caso esteja doente ou ferido Informe a polícia se se sentir doente ou precisar de medicação. A polícia irá providenciar um médico, um enfermeiro ou outro profissional de saúde e este é um serviço gratuito. Poderá ser-lhe permitido tomar a sua própria medicação mas a polícia terá de averiguar a situação antes de o fazer. Normalmente, chama-se primeiro um enfermeiro mas a polícia irá contactar um médico, se necessário. Pode pedir para ser visto por outro médico mas terá de efetuar o respetivo pagamento. 5. O direito de ficar em silêncio Se lhe forem colocadas questões acerca da suspeita de envolvimento na perpetuação, no planeamento ou na instigação de atos de terrorismo, não é obrigado a responder. Contudo, poderá prejudicar a sua própria defesa, se, durante o interrogatório, não mencionar algo que depois disser em tribunal. Tudo o que disser poderá vir a ser apresentado como prova. 6. Conhecer o motivo pelo qual foi preso e continua detido A polícia deve fornecer-lhe informações de modo a que perceba o motivo pelo qual foi preso e de que é suspeito de estar envolvido na perpetuação, no planeamento e na instigação de terrorismo. Na esquadra, a polícia deve informá-lo de porquê acreditam que é necessário que seja detido. Antes que lhe seja colocada qualquer questão acerca do seu suposto envolvimento com terrorismo, a polícia deve dar-lhe a si ou ao seu advogado informação suficiente relacionada ao que eles acham que possa ter feito, de modo a que se possa defender mas sem prejudicar a investigação policial. Esta medida aplica-se a qualquer outro delito que a polícia suspeita que tenha cometido

4 7. Acesso aos registos e documentos relativos a sua prisão e detenção Enquanto estiver detido a polícia deve: Registar no seu Registo de Detenção o motivo e necessidade da sua detenção e o motivo pelo qual acreditam que deva ficar detido. Dar-lhe a si e ao seu advogado, acesso à consulta dos registos. O agente da ala prisional da polícia organizará isto. A polícia deve dar-lhe a si ou ao seu advogado, acesso a todos os documentos e materiais, para que possa contestar a legalidade da sua prisão e detenção. 8. Obter um intérprete e ter alguns documentos traduzidos para ajudá-lo Se não falar ou compreender inglês, a polícia irá providenciar a ajuda de alguém que fale a sua língua. É um serviço gratuito. Se for surdo ou tiver qualquer dificuldade de fala, a polícia irá providenciar a ajuda de um intérprete de língua gestual britânica. É um serviço gratuito. Se não falar ou compreender inglês, a polícia irá pedir ao intérprete que o informe dos motivos pelos quais está a ser detido e de qualquer crime de que seja acusado. Isto terá de ser feito sempre que a polícia decidir mantê-lo sob detenção. Depois de cada decisão de estender o prazo da sua detenção e depois de ter sido formalmente acusado de qualquer crime, a polícia deverá também facultarlhe um registo na sua língua, relativo aos motivos pelos quais está a ser detido e de qualquer crime de que tenha sido acusado, salvo se houver razões especiais para não o fazer, a saber: Se decidir que não precisa do registo para se defender porque compreende inteiramente o que está a acontecer e as consequências de renunciar ao seu direito de aceder ao registo e a polícia tiver permitido que pedisse ajuda a um advogado para tomar a sua decisão. Também deverá dar o seu consentimento por escrito; e Se uma tradução ou um resumo verbal através de um intérprete (em vez de uma tradução escrita) for suficiente para se defender e compreender inteiramente o que está a acontecer e se o agente da ala prisional o autorizar. Sempre que a polícia lhe colocar questões e não for feita uma gravação áudio, o intérprete irá registar as questões e as suas respostas na sua própria língua. Terá a oportunidade de verificar este registo antes de o assinar como um registo fiel. Se desejar prestar um depoimento à polícia, o intérprete fará uma cópia desse depoimento na sua própria língua para que o verifique e assine como correto. Também tem o direito a receber esta Notificação traduzida. Se não houver uma cópia traduzida disponível, a informação deverá ser-lhe dada por meio de um intérprete e deverá receber uma cópia traduzida, sem demoras injustificadas.

5 9. Contactar a sua Embaixada ou Consulado Se não for de nacionalidade britânica, poderá informar a polícia de que deseja contactar o seu alto comissariado, embaixada ou consulado para os informar de onde está e do motivo pelo qual se encontra na esquadra. Estes poderão também visitá-lo em privado ou providenciar a visita de um advogado. 10. Quanto tempo pode ficar detido? Só pode ser detido por um período superior a 48 horas sem que seja formalmente acusado, se um tribunal autorizar a extensão da sua detenção. Os Tribunais têm poderes para prolongar o período da sua detenção, sem que seja formalmente acusado, por um período máximo de até 14 dias a contar da data inicial da detenção. Por vezes, é necessário que um agente superior reveja o seu caso para ver se ainda é necessário mantê-lo detido. A isto se chama uma revisão. A não ser que não se encontre apto a fazê-lo, tem o direito de se pronunciar quanto a esta decisão. De igual forma, o seu advogado tem o direito de se pronunciar quanto a esta decisão em seu nome. Se o agente que fizer a revisão não libertá-lo, deve ser informado do motivo pelo qual não foi solto e o motivo lavrado no seu registo de detenção. Se já não for necessário que fique detido deve ser colocado em liberdade. Quando a polícia pede ao tribunal que prolongue a sua detenção: Devem dar-lhe um aviso por escrito, informando-o de quando a audiência terá lugar e os motivos pelos quais visam prolongar a sua detenção. Deve ser levado ao tribunal para a audiência. Tem o direito de ter um advogado consigo no tribunal. A polícia só será autorizada a mantê-lo sob detenção, se o tribunal acreditar que seja necessário e se a policia estiver a investigar o seu caso cuidadosamente sem demoras injustificadas. Se a policia tiver provas suficientes para envia-lo a tribunal, poderá ser acusado formalmente na esquadra de polícia ou por correio, para que se apresente ao tribunal, para que ser julgado. Revisões e prolongações da detenção Podem haver ocasiões em que será detido por mais de 48 horas depois de ter sido preso. Nestas circunstâncias, deve-lhe ser facultado o seguinte: Um documento por escrito em como a solicitação para prolongar a sua detenção foi feita; A altura em que a solicitação foi feita; A altura em que a solicitação será feita em tribunal; A razão (ou razões) pela qual deva permanecer detido. Deverá também ser-lhe provida uma Notificação (e ao seu representante legal) sempre que uma solicitação para prolongar novamente a sua detenção for feita.

6 11. Acesso às provas se o seu caso seguir para Tribunal Se for formalmente acusado de um crime, deve-lhe ser permitido a si ou ao seu advogado, examinar as provas contra si, assim como as provas que possam ajudar na sua defesa. Isto deve ser feito antes do julgamento iniciar. Isto deve ser feito pela polícia e pelos Serviços de Ministério Público da Coroa que são responsáveis por providenciar o acesso a documentação e materiais relevantes.

7 Outras informações sobre a sua permanência numa esquadra O modo como deverá ser tratado e cuidado Seguem-se algumas observações breves sobre o modo como pode esperar ser tratado enquanto se encontrar na esquadra. Para mais informações, peça para consultar o Código Deontológico. Este inclui uma lista de locais onde encontrar mais informações sobre cada um destes aspetos. Se tiver quaisquer questões, contacte o agente da ala prisional da polícia. Pessoas que necessitam de ajuda Se for menor de 18 anos, tiver dificuldades de aprendizagem ou problemas do foro mental, deverá contar com a presença de uma pessoa sempre que a polícia realizar determinadas tarefas. Esta pessoa será o seu «adulto apropriado». O adulto apropriado deverá encontrar-se consigo quando a polícia lhe ler os seus direitos e o informar do motivo pelo qual está detido na esquadra. Essa pessoa deverá também estar consigo quando a polícia lhe ler a advertência. O adulto apropriado poderá solicitar a presença de um advogado em seu nome. Se desejar, poderá falar com o seu advogado sem que o adulto apropriado esteja presente na sala. A polícia poderá precisar de proceder a uma das medidas abaixo listadas enquanto se encontrar na esquadra. O adulto apropriado deverá, exceto em circunstâncias especiais, acompanhá-lo-á sempre que a polícia realizar uma das seguintes ações: Interrogá-lo ou pedir-lhe que assine um depoimento escrito ou as notas da polícia; Remover mais do que as suas roupas exteriores para o revistar; Obter as suas impressões digitais, fotografias, amostra de ADN ou qualquer outra amostra; Realizar qualquer ação relativa a uma identificação visual por testemunhas. Deve ser dada a oportunidade ao seu adulto apropriado, de estar presente quer pessoalmente ou por telefone, quando a policia rever o seu caso para determinar se deverá permanecer detido. Se o adulto apropriado estiver disponível, ele dever estar presente quando a polícia efetuar a acusação formal de qualquer crime. Obter informações sobre a sua permanência na esquadra Tudo o que lhe acontecer enquanto se encontrar na esquadra será registado num documento designado por Registo de Detenção (Custody Record). Ao sair da esquadra, você, o seu advogado ou o seu adulto apropriado poderão solicitar uma cópia do Registo de Detenção. A polícia tem de dar-lhe uma cópia do seu Registo de Detenção logo que possível. Pode solicitar à polícia uma cópia do seu Registo de Detenção até 12 meses após ter saído da esquadra.

8 Manter-se em contacto Além de falar com um advogado e informar uma pessoa da sua detenção, normalmente, será autorizado a fazer um telefonema. Informe a polícia se desejar fazê-lo. Também pode solicitar papel e uma caneta. Poderá receber visitas mas o responsável da ala prisional tem o direito de não o permitir. A sua cela Se possível, deverá permanecer numa cela individual Deverá encontrar-se limpa, aquecida e iluminada. O colchão e a roupa da cama deverão encontrar-se limpos e em bom estado. Deverá poder utilizar uma casa de banho e lavar-se. Vestuário Se as suas próprias roupas lhe forem retiradas, a polícia deverá providenciar-lhe uma forma de vestuário alternativa. Alimentação Deverão ser-lhe oferecidas três refeições diárias, juntamente com bebidas. Poderá também ter bebidas entre as refeições. Exercício Se possível, deverá ser autorizado a ir diariamente ao exterior para apanhar ar fresco. Interrogatório da polícia A sala deverá encontrar-se limpa, aquecida e iluminada. Não deve ser obrigado a estar de pé. Os agentes deverão indicar-lhe os respetivos nomes e patentes. Deverá ter um intervalo às horas das refeições e um intervalo para uma bebida após cerca de duas horas. Deverá ter direito a, pelo menos, oito horas de descanso por cada 24 horas que passar sob custódia. Necessidades Religiosas Se precisar de algo para ajudar a praticar a sua religião enquanto estiver na esquadra informe os agentes. Eles podem fornecer-lhe livros e outros itens conforme necessário.

9 Situações em que as regras normais são diferentes Obter a ajuda de um advogado Há situações especiais em que a polícia precisa urgentemente de lhe colocar questões, antes de ter a oportunidade de falar com um advogado. Poderá encontrar mais informações sobre estas situações especiais no Código Deontológico. Este documento define aquilo que a polícia pode e não pode fazer enquanto se encontrar na esquadra. Poderá encontrar estas informações no parágrafo 6.7 do Código H do Código Deontológico. Há uma situação especial em que a polícia não o deixará falar com o advogado da sua preferência. Sempre que isto acontecer, deve poder escolher outro advogado. Poderá encontrar estas informações no anexo B do Código H do Código Deontológico. Há uma situação em que a polícia não o deixará falar com o seu advogado em privado. Isto acontece quando um oficial superior da polícia dá autorização para que um inspetor fardado esteja presente. Se quiser procurar mais detalhes, eles encontram-se no parágrafo 6.5 do Código H do Código Deontológico. Informar outrem de que se encontra detido Há situações especiais em que a polícia não o deixará contactar outras pessoas. Poderá encontrar mais informações sobre estas situações especiais no Código Deontológico. Se quiser procurar mais detalhes poderá encontrar estas informações no anexo B do Código H do Código Deontológico. Visitantes da Ala Prisional Independentes Há membros da comunidade que têm autorização para acesso às esquadras sem aviso prévio. São conhecidos por visitantes da ala prisional independentes e trabalham a título voluntário para assegurarem que todos os detidos são tratados de forma adequada e usufruem dos seus direitos Não tem o direito de ver um visitante da ala prisional independente e não pode solicitar a visita de um deles. Se um visitante da ala prisional independente o visitar, enquanto se encontrar sob custódia, o mesmo estará a agir independentemente da polícia para verificar se o seu bem-estar e os seus direitos estão a ser protegidos. Ainda assim, se não desejar, não terá de falar com eles. Como apresentar uma reclamação Se desejar reclamar da forma como foi tratado, peça para falar com um agente que seja um inspetor ou de uma patente superior. Depois da sua libertação, poderá ainda apresentar uma reclamação em qualquer esquadra junto da Comissão Independente de Reclamações da Polícia (Independent Police Complaints Commission IPCC) ou através de um advogado ou do seu Membro do Parlamento, em seu nome.

Lembre-se dos seus direitos enquanto estiver detido

Lembre-se dos seus direitos enquanto estiver detido Lembre-se dos seus direitos enquanto estiver detido Os direitos neste Aviso são-lhe garantidos ao abrigo da lei da Inglaterra e do Pais de Gales e estão em conformidade com a Directiva da UE 2012/13 nos

Leia mais

Carta de Direitos. Os seus direitos:

Carta de Direitos. Os seus direitos: Carta de Direitos Este folheto fornece-lhe informações importantes sobre os seus direitos enquanto se encontra na esquadra da polícia. Por direitos, entendemos importantes liberdades e apoios que a lei

Leia mais

Carta- Modelo UE dos Direitos das pessoas suspeitas e arguidos em processo penal

Carta- Modelo UE dos Direitos das pessoas suspeitas e arguidos em processo penal Portuguese Carta- Modelo UE dos Direitos das pessoas suspeitas e arguidos em processo penal Tem direito a guardar consigo esta carta de direitos durante a sua detenção Se a polícia o privou da sua liberdade

Leia mais

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO (Secção 2 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO RESPONSÁVEL ) 3. NOME DO HOSPITAL E ENFERMARIA Porque

Leia mais

Recorrer contra a investigação da polícia relativamente à sua reclamação

Recorrer contra a investigação da polícia relativamente à sua reclamação Estas informações estão relacionadas com reclamações recebidas pelas forças policiais em ou após 22 de novembro de 2012. Se a sua reclamação foi recebida antes de 22 de novembro de 2012, o seu recurso

Leia mais

O seu direito de contestar a decisão tomada relativamente ao seu pedido

O seu direito de contestar a decisão tomada relativamente ao seu pedido O seu direito de contestar a decisão tomada relativamente ao seu pedido O seu direito de contestar a decisão tomada relativamente ao seu pedido Seguro Social pretende garantir que recebe O as pensões do

Leia mais

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira. Se,

Leia mais

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman)

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) Acerca do provedor de justiça O Financial Ombudsman Service pode intervir se tiver apresentado uma reclamação a uma instituição financeira e não tiver

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos Convenção nº 146 Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo conselho administração da Repartição Internacional

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 15. CONVENÇÃO SOBRE A ESCOLHA DO FORO (celebrada em 25 de novembro de 1965) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns sobre a validade e efeitos de acordos sobre

Leia mais

Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13

Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13 Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira.

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

ISO 9001 O que significa para quem compra?

ISO 9001 O que significa para quem compra? ISO 9001 O que significa para quem compra? Introdução Como alguém que é responsável pelas decisões de compra, você pode ter visto ou usado bens e serviços que utilizam referências a ISO 9001 como propaganda.

Leia mais

> passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia

> passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia > passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia apresentar uma queixa contra a polícia IPCC significa Comissão Independente para Queixas contra a Polícia (Independent Police Complaints Commission).

Leia mais

3. Quais são as restrições existentes, se as houver, quanto ao tipo de provas que podem ser obtidas através de videoconferência?

3. Quais são as restrições existentes, se as houver, quanto ao tipo de provas que podem ser obtidas através de videoconferência? Itália 1. É possível a obtenção de provas através de videoconferência com a participação de um tribunal do Estado-Membro requerente ou directamente por um tribunal desse Estado-Membro? Em caso afirmativo,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO

INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO Resumo Introdução V.Exa. encontra-se inscrito no Centro Nacional de Vistos (National Visa Center, NVC) para requerer um visto de imigração para os Estados

Leia mais

Ir para elections.ca/register agora para verificar, atualizar ou completar seu registro. É fácil e poupará tempo quando você for votar.

Ir para elections.ca/register agora para verificar, atualizar ou completar seu registro. É fácil e poupará tempo quando você for votar. Guia do Meu Eleitor Sobre o guia Este guia responde a perguntas sobre o processo de votação federal e permite que você saiba o que esperar quando você vai para votar. O que são eleições sobre? Quando uma

Leia mais

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra?

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? 1 O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? (ADAPTAÇÃO REALIZADA PELO ABNT/CB-25 AO DOCUMENTO ISO, CONSOLIDANDO COMENTÁRIOS DO INMETRO E DO GRUPO DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO)

Leia mais

Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação

Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação Quem pode fazer uma reclamação? Pode fazer uma reclamação se: for confrontado com um comportamento inapropriado por parte de um agente ou

Leia mais

O Plano para Reclamações do Immigration Services Commissioner (Comissariado dos Serviços de Imigração)

O Plano para Reclamações do Immigration Services Commissioner (Comissariado dos Serviços de Imigração) O Plano para Reclamações do Immigration Services Commissioner (Comissariado dos Serviços de Imigração) Formulário de reclamação www.oisc.gov.uk Regulamentação da Consultoria de Imigração Pode reclamar

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

MÓDULO: PRIMADO DO DIREITO E JULGAMENTO JUSTO ATIVIDADE: COMO PODE DEFENDER ESSAS PESSOAS?

MÓDULO: PRIMADO DO DIREITO E JULGAMENTO JUSTO ATIVIDADE: COMO PODE DEFENDER ESSAS PESSOAS? MÓDULO: PRIMADO DO DIREITO E JULGAMENTO JUSTO ATIVIDADE: COMO PODE DEFENDER ESSAS PESSOAS? Fonte: Adaptado de: Correspondence Bias in Everyday Life, Minnesota: Carleton College. Disponível online em: http://www.acad.carleton.edu/curricular/psyc/classes/psych110_lutsky/rmii/cb4a.html

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

Plano de saúde do seu filho

Plano de saúde do seu filho 7 Plano de saúde do seu filho Neste capítulo, encontrará informações sobre o seguro de saúde do seu filho ou plano de saúde. Anexe a este capítulo uma cópia do folheto de coberturas do plano de saúde do

Leia mais

Números de telefone úteis ou de agências de apoio. Sigilo é garantido em todos estes serviços. Serviço de testemunha: 020 8700 9342 ou 020 8700 9448

Números de telefone úteis ou de agências de apoio. Sigilo é garantido em todos estes serviços. Serviço de testemunha: 020 8700 9342 ou 020 8700 9448 Violência doméstica inclui qualquer forma de abuso físico, sexual, emocional ou financeiro durante ou depois de um relacionamento íntimo. A culpa não é sua; comportamento abusivo nunca é aceitável. Apoio

Leia mais

Para as Vítimas de Crime

Para as Vítimas de Crime Para as Vítimas de Crime Através deste documento, explicaremos a sequência da investigação e do julgamento e o sistema que a vítima poderá utilizar. Será uma satisfação poder ajudar a amenizar os sofrimentos

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS L 115/12 Jornal Oficial da União Europeia 27.4.2012 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 363/2012 DA COMISSÃO de 23 de fevereiro de 2012 respeitante às normas processuais

Leia mais

Os Serviços ELEVATION no ERP PRIMAVERA 9 Questões Frequentes sobre serviços cloud e a ligação do ERP ao ELEVATION

Os Serviços ELEVATION no ERP PRIMAVERA 9 Questões Frequentes sobre serviços cloud e a ligação do ERP ao ELEVATION Os Serviços ELEVATION no ERP PRIMAVERA 9 Questões Frequentes sobre serviços cloud e a ligação do ERP ao ELEVATION Versão 1.0 Última atualização a 30.01.2015 PRIMAVERA Business Software Solutions, S.A.

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais

Iniciar o processo de casamento

Iniciar o processo de casamento Casamento Registo Iniciar o processo de casamento Organizar o processo de casamento Condições para contrair casamento Regime de bens Quando celebrar Casar em Portugal com cidadãos estrangeiros Registo

Leia mais

Despiste de cancro do colo do útero: O exame colposcópico. Orientações atualizadas

Despiste de cancro do colo do útero: O exame colposcópico. Orientações atualizadas Despiste de cancro do colo do útero: O exame colposcópico Orientações atualizadas Page 2 Porque tenho eu de ir à consulta colposcópica? Foi-lhe pedido que fizesse um exame complementar devido ao seu exame

Leia mais

AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO

AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO Esse Formulário é uma versão em português, contendo as principais informações do Formulário Eletrônico DS-160, necessário para a solicitação de Visto Americano, e disponível

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF

GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF MANTENHA O ATLETISMO LIMPO Proteja sua saúde e seu esporte GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF Tradução CBAt Alerta-se que em caso de divergências de interpretação, prevalece o texto

Leia mais

PJM/Salvador Memento prático de IPI e IPD. Elaborado pelo Promotor de Justiça Militar Adriano Alves

PJM/Salvador Memento prático de IPI e IPD. Elaborado pelo Promotor de Justiça Militar Adriano Alves PJM/Salvador Memento prático de IPI e IPD Objetivo Lavrar a IPD, em todas as suas nuances e a IPI, na forma legal e de maneira eficiente Introdução Este memento foi elaborado em estilo informal e em formato

Leia mais

O Papel do DPP. Escritório do Procurador-Geral. Introdução

O Papel do DPP. Escritório do Procurador-Geral. Introdução 3 Introdução Este livreto explica em linguagem clara o que o (DPP) faz. O livreto tenta responder às perguntas que as pessoas nos fazem mais frequentemente. Ele não lida com cada situação possível e não

Leia mais

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission Manual de Procedimentos AIG 1 Apólice Procedimentos em caso de Sinistro (Todo o mundo) Sempre que se torne necessário activar as garantias da apólice e, especialmente, em caso de emergência, as Pessoas

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento

Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento Planeamento da Alta Hospitalar Regressar a casa após o internamento UHN Planning your Discharge Portuguese Informação para pacientes e familiares Este panfleto contém informações sobre: como funciona a

Leia mais

Apresentar queixa por corrupção à ICAC

Apresentar queixa por corrupção à ICAC Apresentar queixa por corrupção à ICAC A função da ICAC A Comissão Independente Contra a Corrupção foi fundada em 1988 para investigar e reduzir a corrupção no sector público de NSW. Sobre a ICAC A ICAC

Leia mais

O que fazer se não ficar satisfeito ou se tiver preocupações relativamente aos nossos Serviços

O que fazer se não ficar satisfeito ou se tiver preocupações relativamente aos nossos Serviços Contactos Chief Executive (Director Administrativo) Tel.: 01225 428331 Complaints Manager (Gestor de Reclamações) Complaints@ruh-bath.swest.nhs.uk Tel.: 01225 821857 PALS Manager pals@ruh-bath.swest.nhs.uk

Leia mais

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Depoimento Sem Dano Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Texto DR. Breno Beutler Júnior DR. José Antônio Daltoé Cezar Expediente projeto gráfico e Ilustrações Paulo Guilherme Marques Taylor

Leia mais

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 Decisão Administrativa Pública: O valor de benefícios não-salariais, ou benefícios em espécie, para empregados de empregadores isentos de imposto sobre

Leia mais

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty 2 Leitura Bíblica David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas da seguinte versão da Bíblia:

Leia mais

Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno

Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno Aprova, para ratificação, a Convenção n.º 171 da Organização Internacional

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Datas Importantes JÚNIOR 1º ELIMINATÓRIA (9º ano) 04-Fev-15 Envio testes e Folhas de Resposta por EMAIL ao Diretor do Agrupamento ou Director

Leia mais

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 O Regulamento (UE) n.º 181/2011 (a seguir designado por «Regulamento») é aplicável a partir de 1 de março de 2013. Estabelece um conjunto

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 O Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que durante as inspeções

Leia mais

Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos

Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo diretor de turma ou professor titular de turma, na sala de aula, antes do final do 3.º período, devendo

Leia mais

student complaints procedure (Portuguese)

student complaints procedure (Portuguese) student complaints procedure (Portuguese) Reclamações contra os centros afiliados ao English UK Este documento descreve como o English UK lida com reclamações contra os seus centros de linguagem afiliados.

Leia mais

Programa Olivais em Férias

Programa Olivais em Férias Capítulo 90 Programa Olivais em Férias Ano 2015 MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 8 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e Organização... 3 3. Inscrição... 3 3.1. Valor a pagar... 3 3.2. Fichas de

Leia mais

Lista de verificação antes da partida. Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego

Lista de verificação antes da partida. Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego Apoio à Mobilidade Europeia para o Emprego Lista de verificação antes da partida This project has been funded with support from the European Commission. This document reflects the views only of the author,

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Como proceder à notificação e para onde encaminhá-la?

Como proceder à notificação e para onde encaminhá-la? Se a família não quiser ou não puder assumir a notificação, o educador deverá informar a família que, por força da lei, terá que notificar o fato aos órgãos competentes. Como proceder à notificação e para

Leia mais

Termo de Aceitação do Site Unimed Fortaleza Aplicação da Política de Privacidade Informação Pessoal

Termo de Aceitação do Site Unimed Fortaleza Aplicação da Política de Privacidade Informação Pessoal Termo de Aceitação do Site Unimed Fortaleza Esta Política de Privacidade está destinada a informar-lhe, enquanto visitante e/ou usuário de nosso site, sobre a maneira como tratamos sua informação pessoal

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Plano de saúde. do seu filho

Plano de saúde. do seu filho Plano de saúde do seu filho 7 7 Plano de saúde do seu filho Neste capítulo, encontrará informações sobre o seguro de saúde do seu filho ou plano de saúde. Anexe a este capítulo uma cópia do folheto de

Leia mais

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política aprovada em 26 de agosto de 1999 Documentos de implementação aprovados em 24 de outubro de 1999 Versão em português da Organização

Leia mais

Números de Seguro Social para crianças

Números de Seguro Social para crianças Números de Seguro Social para crianças Números de Seguro Social para crianças Quando você tem um filho, uma das coisas que deve estar na sua agenda é pedir um número de Seguro Social (Social Security)

Leia mais

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Quais são os meios de pagamento aceitos? Nas Fases de Vendas nº 1 e nº 2, é possível realizar pagamentos para compra de Ingressos pelos seguintes meios: - Cartão de pagamento - VISA - Outros cartões

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 1 Assistência Global de Proteção a Cartões e Serviço de Solicitação de Cartão Substituto

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos N.º do Código do Estabelecimento de Ensino 3102-202 Nº de Telefone: 291945614/15

Leia mais

Ministério da Justiça. Um guia para os. Procuradores. e para os Inquéritos

Ministério da Justiça. Um guia para os. Procuradores. e para os Inquéritos Ministério da Justiça Um guia para os Procuradores e para os Inquéritos Um guia para os Procuradores e para os Inquéritos Conteúdo 1. O que é um procurador? 3 2. O que é que os procuradores fazem? 4 3.

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 Contactos da Junta de Freguesia Morada: Rua General Silva Freire, Lote C 1849-029 Lisboa Telefone: 21 854 06 90 Fax: 21 852 06 87 / 21 248 79 25 E-mail:

Leia mais

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente.

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente. TERMO DE UTILIZAÇÃO Modificações deste termo A Host Empresa se reserva ao direito de adicionar, excluir ou modificar qualquer cláusula deste termo a qualquer momento. Você concorda que se comprometerá

Leia mais

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo.

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo. Informação ao participante e consentimento informado para o parceiro VIH positivo Estudo PARTNER O estudo PARTNER é um estudo levado a cabo com casais em que: (i) um parceiro é VIH positivo e o outro é

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 26. CONVENÇÃO SOBRE A CELEBRAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA VALIDADE DOS CASAMENTOS (concluída em 14 de março de 1978) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar a celebração de casamentos

Leia mais

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio 1. Devo matricular-me na UAc mesmo indo para o estrangeiro? 2. Tenho de pagar propinas na UAc? 3. Tenho que pagar propinas na Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A Formação Profissional tem como objetivos: Proporcionar e promover a qualificação do trabalhador

Leia mais

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM 1. O Estágio Profissional O Estágio Profissional de Advocacia é semelhante ao estágio em um escritório de Advocacia

Leia mais

Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes

Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes As seguintes informações servem apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como conselhos. 1. Quem pode comprar a Missed Flight Cover?

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu

Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu 1- O que é o Certificado Sucessório Europeu (CSE)? 2- Que instrumento jurídico criou o CSE? 3- Quem pode pedir o CSE? 4- Um credor pode pedir

Leia mais