UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA UNISUL PROF. EDSON THIZON EDUCAÇÃO ORACLE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA UNISUL PROF. EDSON THIZON EDUCAÇÃO ORACLE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA UNISUL PROF. EDSON THIZON EDUCAÇÃO ORACLE Oracle Forms Designer Parte 5 Forms Builder

2 1 OPERAÇÕES BÁSICAS Acessando Oracle Forms Designer Abrindo o Oracle Forms Designer Duplo Clique no ícone do Oracle Forms 6; Escolher a opção Arquivo/Executar no menu principal do Windows: Na caixa de diálogo digite a linha de comando: c:\<oracle_home>\bin\ifbld60.exe. Onde <ORACLE_HOME> é o diretório raiz do Oracle.

3 2 Conectando-se ao Banco de Dados Oracle Utilizar o comando File/Connect do menu do Oracle Forms Designer; Na janela de conexão, Digitar um usuário e senha Oracle válidos; Pressionar o botão Connect.

4 3 Abandonando o Oracle Forms Designer Utilizar o comando File/Exit do menu do Oracle Forms Designer; Duplo-Clique no botão de controle no canto superior esquerdo da janela; Pressione <Alt + F4>. Exercício 1 Entre no Oracle Forms Designer usando as diversas formas aprendidas. Depois, conecte-se ao banco e abandone o form, usando as diversas opções vistas.

5 4 Gerenciamento de Módulos Formatos de Arquivos de Módulo. Módulos são componentes gerenciados pelo Oracle Forms 6. Um conjunto de um ou mais módulos com mesmo objetivo de uma aplicação. Veja abaixo a tabela dos diversos tipos de módulos e seus arquivos correspondentes: Módulo Form(Telas) Menus Libraries(Bibliotecas) Arquivos Gerados.FMB: Arquivo fonte binário de uma tela:.fmx: Arquivo executável binário de uma tela..fmt: Arquivo texto ASCII correspondente a uma tela..mmb: Arquivo fonte binário de um menu;.mmx: Arquivo executável binário de um menu;.mmt: Arquivo texto ASCII correspondente a um menu..pll: Arquivo fonte binário de uma Biblioteca;.LIB: Arquivo executável de uma Biblioteca;.PLD: Arquivo texto ASCII correspondente a uma Biblioteca. Acesso à Módulos. Os módulos do Oracle Forms podem ser acessados tanto no diretório de seu disco, através de arquivos, como no banco de dados Oracle ao qual o Oracle Forms está conectado. Veja abaixo o esquema de funcionamento do acesso a módulos no Oracle Forms: Banco de Dados Oracle Diretório *.FMB, *.FMX *.FMT, *.MMB *.LIB, *.PLL, etc. Para se efetuar o salvamento ou leitura de módulos o Oracle Forms precisa saber onde ler e gravar o referido módulo. O Oracle Forms permite a leitura e gravação dos módulos nos

6 diretórios do seu disco, em formatos de arquivos, ou no banco de dados Oracle. Isto pode ser definido pelo desenvolvedor na tela Preferences do Oracle Forms Designer. 5

7 6 Abrindo um Módulo Quando o Oracle Forms Designer é carregado, ele automaticamente cria um novo módulo, normalmente chamado module 1. Para abrir outro módulo, utiliza-se o comando File/Open do menu o Oracle Forms, ou pressionando-se <CTRL> + O;

8 7 Salvando um Módulo. Os módulos podem ser salvos tanto no diretório quanto no banco de dados. Para alterar o nome ou o local de armazenamento de um módulo posteriormente, use o comando File/Save As. Se, dentro da janela de filtro, for escolhido destino Database, aparecerá uma janela específica para salvamento de módulos de banco de dados.

9 8 Outras Operações com Módulos. A tabela abaixo exibe outras operações, menos utilizadas, que podem ser realizadas com os módulos. Operação Comando Descrição Excluir Módulos. File/Administration/Delete Exclui um módulo que foi previamente gravado no banco de dados. Para excluir módulos que foram gravados no diretório, utilize comandos específicos do sistema operacional. Renomear Módulos File/Administration/Rename Renomeia um módulo que foi previamente gravado no banco de dados. Para renomear módulos que foram gravados no diretório, utilize comandos específicos do sistema operacional. Reverter o módulo para a última versão salva. File/Revert Convertendo um Modulo para o Formato Texto ASCII Carrega a ultima versão do módulo salva, no banco de dados, desconsiderando a versão atual. Os arquivos fonte do Oracle Forms, com extensão FMB, são gravados em formato binário, portanto, de difícil leitura. Para criar uma versão texto (FMT) de um arquivo fonte do Oracle Forms, use o comando File/Administration/Convert. A janela de conversão de arquivos irá aparecer:

10 9 Basta digitar o nome do arquivo FMB a ser convertido e clicar no botão Convert. O Oracle Forms irá gerar um arquivo FMT, do tipo ASCII. O Oracle Forms Designer não consegue abrir arquivos FMT. Portanto, antes de abrir um destes arquivos, converta-o para o formato FMB, usando o comando File/Administration/Convert e alterando o Direction para Text-to-Binary. Gerando um Modulo para Execução Antes que os módulos possam ser executados, e, portanto, utilizados pelos usuários, eles devem passar por um processo que se chama Geração. Durante a geração, o código é compilado e o módulo é validado e preparado para ser executado através do componente RunForm, do Oracle Forms. Quando um módulo é gerado, ele sempre cria um arquivo FMX, com o mesmo nome do módulo. Este arquivo não pode ser executado sem o auxilio RunForm. Para gerar um módulo, pode-se utilizar o comando File/Administration/Object List Report Executando um Modulo previamente Gerado Para executar um módulo que já foi gerado, utilize o comando Program/Run Form/Client Server: O comando File/Run na verdade, apenas realiza uma chamada ao Run/ Form, que executa o arquivo FMX correspondente ao módulo gerado.

11 10 Fechando um Modulo Para fechar um módulo aberto, utiliza-se o comando File/Close do menu Oracle Forms Designer, ou pressiona-se <Ctrl> + W. Exercício 2 1 Entre no Oracle Forms Designer, connecte-se ao banco e abra, do seu diretório, o form PEDIDOS. 2 Salve o form PEDIDOS no banco de dados, usando seu usuário. 3 Converta o form para texto ASCII e verifique o arquivo gerado. 4 Renomeie o Forms PEDIDO, no banco, para o nome de seu usuário Oracle. 5 Finalmente exclua o form do banco de dados e salve o novamente no diretório. 6 Faça a geração e a execução do form PEDIDOS.

12 11 Operando uma Aplicação no Oracle Forms Este capítulo nos dará uma idéia de como o usuário final irá trabalhar em uma aplicação desenvolvida em Oracle Forms Designer. Para estudar este capítulo, por favor faça o último exercício da lição anterior. Barra de Status A barra de status é uma área, no rodapé da tela onde o usuário pode verificar o estado de sua aplicação e receber mensagens de aviso ou de erro. Local destinado as mensagens de aviso ou de erro. Indica que uma lista de valores está disponível para o item. Indica que o Forms está em modo de pesquisa. Exibe o número de registros recuperados e exibidos da última pesquisa. Esta área esta dividida em duas linhas: - Linha de mensagens: Onde são exibidas todas as mensagens necessárias; - Linha de Status: Onde aparece as informações sobre a tela. A janela de Ajuda de Teclas Dentro do Oracle Forms, todas as funções são executadas através de teclas específicas; Para saber quais teclas executam quais funções, usam-se a tecla [Show Keys] ou ctrl+f1, ou o comando Help/keys no menu. Figura: Comando Help/keys no menu do Forms gerado.

13 12 Figura: Janela de ajuda de teclas. Algumas Teclas de Funções Comuns [Cancel/Exit] [Commit/Accept] [Down] [Edit] [Enter Query] [Execute Query] [Help] [Left] [List] [Menu] [Next Block] Cancela a operação corrente; Executa no banco de dados todas as alterações feitas na tela desde o último [Commit] ou [Rollback]; Move o cursor para o próximo registro, mantendo-o no item corrente. Se o cursor estiver em um item multi-line, [Down] simplismente desloca o cursor dentro do item. Se o próximo registro for um novo registro, o cursor é colocado no primeiro item do registro. Exibe uma janela onde o usuário pode digitar textos muito longo para um determinado item. Limpa o bloco corrente e permite ao operador inserir critérios de busca para acesso ao banco de dados. Limpa o bloco corrente e recupera do banco de dados todos os registros referenciados pelo bloco. Exibe uma breve mensagem (Hint) para o item na linha de mensagens. Se alguma mensagem já estiver lá, será ativada uma janela com informações adicionais. Move o cursor um caractere para a esquerda. Ativa a lista de valores, se houver alguma disponível no item corrente. Ativa o menu, se houver algum disponível. Move o cursor para o próximo bloco que contenha pelo menos um item com a propriedade insert habilitada. A seqüência campos pode ser definida pelo desenvolvedor.

14 13 [Next Item] [Next Record] [Previous Block] [Previous Item] [Previous Record] [Right] [Show Keys] [UP] Move o cursor para o próximo item do registro corrente conforme seqüência estabelecida pelo desenvolvedor. Move o cursor para o próximo registro no bloco corrente, se não houverem mais registros, um novo registro é criado. Move o cursor para o bloco anterior que contenha pelo menos um item com a propriedade insert habilitada. Move o cursor para o item anterior dentro do registro corrente, conforme seqüência estabelecida pelo desenvolvedor. Move o cursor para o registro anterior dentro do bloco corrente. Move o cursor um caractere para a direita. Exibe a janela de ajuda de teclas para o seu terminal. Move o cursor para o mesmo item do registro anterior. Se o cursor estiver em um item multi-line, [UP], apenas irá navegar entre os caracteres do item. Navegação Veja a figura abaixo, alguns elementos que compõe o esquema de navegação do Oracle Forms(RunForm): Exclusão Inclusão Pesquisa As quatro operações básicas em Oracle Forms Inclusão Exclusão Pesquisa Alteração Basta digitar [Create Record] ou navegar até o ultimo registro de um bloco. Quando o cursor entra no bloco, o primeiro registro é o ultimo registro. Digita-se [Delete Records] Digitando-se [Enter Query], o form entra no módulo de pesquisa, chamado Query Mode, onde tudo o que for digitado é interpretado como parâmetros de pesquisa. O usuário pode executar pesquisas avançadas com o form no modo Query Mode, digitando & em algum campo da tela. Para executar uma busca, digite [Execute Query] Basta modificar o valor dos campos recuperados em uma Query.

15 14 Quaisquer das operações acima iniciam um processo de transação Oracle (Se este ainda não existir). As operações somente serão confirmadas no banco de dados quando o usuário pressionar o botão save. Para abandonar o Oracle Forms(RunForm), pressione o botão sair. A Lista de Valores Lista de valores é um objeto que permite aos usuários a visualização de todos os valores validos para o campo, através de uma query(comando SELECT) no banco ou uma lista estática. Para acessar a lista, usa-se [List]. Consiste de uma janela dimensional onde aparecem valores válidos de um campo e de uma barra de rolagem, que permite a escolha do valor adequado para o item. Campo de Pesquisa: Permite pesquisar registro com base nos valores da primeira coluna do Record Group. Digitando-se os caracteres iniciais do valor a ser encontrado; Navegando até o campo Find, digitando a mascara e clicando o botão Find.

16 15 Editor de Textos Para editar campos muito longos, o Oracle Forms permite o uso de um editor de textos. Para acessar o editor, utiliza-se [Edit]. O editor consiste de uma janela dimensionável com uma área onde pode visualizar e editar melhor o texto. No rodapé da janela, existem botões para confirmar ou recusar alterações feitas no texto.

17 16 Transações Oracle Gerenciadas Pelo Oracle Forms Dentro do Oracle Forms, podem ser geradas transações Oracle, de acordo com as operações realizadas com os dados na tela. A figura abaixo ilustra melhor a geração de transações Alterações Comandos DML eventuais durante a transação. Os registros alterados durante a transação são automaticamente travados no banco. Inicio da Transação Query for update, Inserção, alteração ou Exclusão de registros. Fim da Transação Commit ou Rollback (clear Form). Neste ponto, os registros travados no banco são liberados. Dentro do Oracle Forms, se dois usuários alterarem o mesmo registro, o que alterou primeiro conseguirá travar o registro e executar a operação. Quando o segundo usuário tentar confirmar (commit) a operação, ele receberá uma mensagem informando que o registro foi alterado por outro usuário.

18 17 INICIANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO Estrutura do Oracle Forms Designer O desenvolvimento de programas(módulos) em Oracle Forms Designer 6.0, é feito utilizandose algumas ferramentas que permitem a edição e manipulação dos objetos implementados nos programas. As ferramentas disponíveis no Oracle Forms Designer são: Object Navigator O object navigator mostra os objetos de todos os módulos abertos, de forma hierárquica. Por exemplo, todas as windows definidas no módulo form estarão subordinadas ao título windows no Object Navigator. Os títulos dos níveis mais elevados no Object Navigator é formado por Forms, Menus, Libraries, Built-in packages e Database Objects. Com o object navigator é possível executar as seguintes operações: - Expandir e agrupar objetos para a sua localização; - Selecionar objetos; - Copiar e Mover Objetos, inclusive entre módulos - Localizar objetos rapidamente utilizando o campo FIND; - Visualizar rapidamente o código fonte associado aos objetos trigger, procedures e funções.

19 18 Properties Windows A janela de propriedades (property Palette) do Oracle Form Designer, é onde será possível definir as propriedades dos objetos existentes nos módulos. Por Default, a janela do object navigator está sincronizada com a janela de propriedades, isto é, sempre que seleciona-se um objeto no object navigator, a janela de propriedades apresenta as propriedades do objeto selecionado. Para ativar a janela de propriedades utilize a opção <Properties Palette...> do menu <Tools>, ou com um duplo clique sobre o nome do objeto desejado no Object Navigator, ou ainda pressionando a tecla F4. Quando as informações da propriedade são mais complexas aparece o botão more no cabeçalho da janela.

20 19 Layout Editor O Layout Editor é uma interface gráfica, que permite a visualização, edição e distribuição dos objetos no canvas-view. Por default, a janela do layout editor esta sincronizada com a janela do object navigator e properties windows, desta forma, sempre que seleciona-se um objeto no layout editor este objeto será selecionado no object navigator e terá suas propriedades apresentada na janela de propriedades.

21 20 PL/ SQL Editor O PL/SQL editor é um editor de texto que possibilita a programação e compilação do código fonte associado ao objeto. O código dos objetos incluem triggers, funções, procedures, packages e comandos de itens de menu.

22 21 Definindo um Módulo Definindo Propriedades de um Módulo A janela de propriedades mostra as informações necessárias para a identificação do módulo. Possibilitando a definição e alteração dessas propriedades. Principais propriedades dos Módulos Name O nome do módulo. First Navigation Data Block Validation Unit A unidade de validação Mouse Navigation padrão entre Default, Limit Form, Block, Record e Item Title Coordinate System Titulo que será mostrado no topo da janela do objeto. Define a unidade de trabalho do módulo Forms. Que pode ser em caracter ou real. Para real a unidade pode ser Pixels, centimeters, inch e poits. Menu Module O nome do primeiro bloco navegável do form. O escopo onde é permitido navegar com o mouse. Pode ser Form, Block, Record e Item. Indica qual o módulo do tipo menu que está associado ao módulo form corrente.

23 22 Blocos Blocos são objetos do Oracle Forms que tem a mesma funcionalidade que uma tabela do banco de dados. O Oracle Forms permite a associação direta de um bloco a uma tabela do banco de dados. Neste caso, as operações sobre a tabela são associadas diretamente às operações realizadas no bloco. Cada bloco pode conter vários ou nenhum registro. Cada registro deve conter pelo menos um item. Propriedades de um bloco Uma vez criado o bloco o refinamento é feito utilizando a janela de propriedades e o Layout Editor, do Oracle Forms Designer.

24 23 Principais Propriedades do Bloco Name O nome do bloco Maximum Records Quantidade de Fetched registros trazidas do banco em cada leitura. Number of Records Quantidade mínima Insert, Update, Indicam, buffered de registros delete e Query respectivamente, que buferizados na allowed os registros pode ser memória durante criados, atualizados, uma query do bloco. deletados /ou pesquisados no bloco. Show scroll bar Indica se o bloco tem Scroll bar canvas Especifica em qual ou não uma barra de canvas-view deverá rolagem, pode ser aparecer a barra de TRUE ou FALSE. rolagem. Clicando o flag horizontal, a barra fica horizontal. Number of Records Quantidade de Record Orientation Permite exibir os displayed registros visíveis ao registros na direção mesmo tempo na horizontal ou tela. vertical. Next Navigation Próximo bloco Previous Navigation Bloco anterior na data block navegável dentro do Data block seqüência de form. navegação form. Scroll bar Especifica se o scroll Where clause Define a cláusula orientation bar do bloco deve ser mostrado where padrão para consultas executadas horizontalmente ou no bloco. verticalmente. Order by clause Define a cláusula order by padrão para consultas executadas no bloco.

25 24 Barra MDI Barras MDI são barras de ferramentas que serão utilizadas como default em uma janela pai. Para editar uma barra MDI selecione Canvas-views e edit o objeto toolbar. Figura: Edição da barra de ferramentas. Figura: Layout gráfico da barra de ferramentas

26 25 Layout Gráfico O layout gráfico da tela pode ser visualizado com layout Editor do Oracle Forms Designer. Figura: Janela do layout editor, mostrando as barras de ferramentas disponíveis para criação, edição e formatação dos objetos existentes no canvas.

27 26 Ferramentas de criação de Layout Na barra de ferramentas vertical, do layout editor, estão disponíveis as ferramentas para criação, edição e formatação dos objetos do canvas. Descrita de cima para baixo, as princiapsi ferramentas disponíveis são: Itens da esquerda Selecionar objetos Zoom in ou Zoom out do layout da tela Desenhar retângulo Desenhar elipse Desenhar polígono Desenhar retângulo de cantos arredondados Criar label do tipo texto Criar item do tipo button Criar item do tipo radio button Criar item do tipo image Criar item do tipo OLE container Criar item do tipo list item Criar item do tipo árvore hierarquica Itens da direita Rotacionar objetos Redefinir o plano de objetos de desenho Desenhar linha Desenhar arco Desenhar linha polimórfica Desenhar figura de desenho a mão livre Criar item do tipo check box Criar item do tipo text item Criar item do tipo chart item Criar item do tipo VBX control Criar item do tipo display item Criar item do tipo sound item Criar item do tipo tab canvas Na barra de ferramentas existem três paletas de cores, apra definição da cores de fundo, contorno e texto. Sta definição pode ser visualizada na área definida logo acima destas paletas. No rodapé do layout editor existe uma linha de informações adicionais, na qual pode-se verificar o Zoom aplicado na visualização, a posião absoluta do ponteiro do mouse no canvas, a posição relativa de deslocamento, ângulo de rotação e tamanho dos objetos. Com as ferramentas descritas, mas a paleta de cores da barra de ferramentas vertical é possível selecionar, rotacionar, formatar cores de fundo, texto e contorno dos objetos no canvas.

28 27 Outras opções de formatação: Quando utiliza-se o layout editor, aparece no menu principal, as opções Format e Arrange, que também permitem a formatação de objetos selecionados no canvas. Figura: Menu Format com as opções disponíveis para formatação dos objetos. Font Justify Text Spacing Line width Bevel Dash Arrow Tipo de fonte Tipo de alinhamento do texto Espaçamento entre linhas de texto Espessura de linhas Efeito alto/baixo relevo Tipo de linha Tipo de setas Figura: Menu arrange com as opções disponíveis para formatação dos objetos.

29 28 As principais opções de formação do menu Arrange: Bring to front Send to back Move forward Move backward Align objects Repeat alignment Size objects Repeat sizing Group Ungroup Trazer para frente Enviar para tras Mover para frente Mover para tras Alinhar objetos Repetir ultimo alinhamento Tamanho objeto Repetir ultimo tamanho Agrupar objetos Desagrupar objetos

30 29 Objetos Trabalhando com objetos Listas de valores Listas de valores são janelas que permitem ao usuário visualizar os valores válidos para um item. As listas de valores pode ser ativadas automaticamente ou pelo usuário quando necessário. Toda lista de valores está vinculada a um record group, sendo possível criar várias listas de valores que utilizam o mesmo record group. O record group é automaticamente criado com o mesmo nome da lista de valores, utilizando o SQL informado no Query text. Após a confirmação da lista de valores deve-se adequar, entre ouras, a propriedade column mapping com valores aplicáveis ao contexto, do módulo. Normalmente os valores default da propriedade column mapping não atendem plenamente as necessidades do desenvolvedor.

31 30 Uma vez definida a LOV utilizando-se a janela de propriedades deve-se vincular a LOV ao item text. Para isto seleciona-se o item text no object navigator ou layout editor, e na janela de propriedades altera-se o valor da propriedade LOV, para o nome da LOV correspondente. Principais propriedades de uma LOV Name O nome da LOV X position A posição na horizontal em que a LOV aparecerá na tela Y position A posição na vertical em que a LOV aparecerá na tela Height Altura da janela da LOV Automatic display Indica se a LOV deve ser, ou não, exibida automaticamene quando o cursor entrar no campo Automatic skip Indica se o cursor deve ou não passar para o próximo item quando um valor da lista for escolhido Column mapping É um grupo de propriedades que identificam o tamanho, o título e o item de retorno das colunas da LOV. width Title Automatic refresh List type Record group Largura da janela da LOV Título da janela da LOV Indica se a query do record group associado á LOV deve ou não ser executada toda vez que a lista for aberta. Tipo da lista. Pode ser record group, query ou V2 style. Específica o nome do record group do qual derivam os valores da LOV.

32 31 Editores de texto Figura: A janela de propriedades para definição do editor de texto. Quando o item possui comprimento muito grande para aparecer na tela, o usuário muitas vezes pode desejar ver o texto de uma forma mais agradável. O Oracle Forms Designer permite que se defina um editor de textos para a edição de campos muito grandes. Para definir um editor personalizado, utiliza-se o object navigator aplicando os mesmos procedimentos gerais para criação de objetos no Oracle Forms Designer. Utilizando a janela de propriedades pode-se definir o editor de texto que melhor atenda as necessidades do desenvolvedor.

33 32 Principais propriedades de um editor Name Nome do editor X position Posição horizontal do editor na tela. Y position Posição vertical do editor Width Largura da janela do editor. na tela. Height Altura da janela do editor Title Título para a janela do editor. Bottom title Título do rodapé do editor Wrap style Tipo de quebra da linha. Pode ser Word, character ou none. Show vertical scroll bar Indica se uma barra de rolagem vertical estará ou não ressente no editor.

34 33 Records groups O records groups são os objetos que retornam um grupo de registros para serem visualizados em lista de valores. Como visto anteriormente a criação de uma lista de valores implica automaticamente na criação de um record group, corresponde a query informada. Nem sempre os record groups são criados a partir de lista de valores, podendo serem criados diretamente pelo desenvolvedor, utilizando o object navigator, para posterior vinculo á uma lista de valores. O record group pode ser um grupo de registros formado dos registros recuperados em uma query, informada na área indicada, ou por valores estáticos, constantes, informado pleo desenvolvedor, no momento da criação deste. Figura: A janela para definição dos valores estáticos do record groups. O record group formado com base em query normalmente são aqueles criados automaticamente a partir da criação de uma lista de valores, mas, nada impede que o desenvolvedor crie um record group a partir de uma query para posterior associação á uma lista de valores. Quando o record group é criado com valores estáticos o Oracle Forms Designer abre uma outra janela para que o desenvolvedor informe os valores que pertencerão ao record group.

35 34 Itens Trabalhando com itens Itens do tipo texto Os itens do tipo texto são aqueles onde o operador possui livre acesso a digitar quaisquer caracteres. São representados por uma caixa onde o operador digita o conteúdo. Pode-se criar itens do tipo texto através da janela object navigator, setando a propriedade type do item para text item, ou usam-se, na janela de definição de canvas, a ferramenta: A aparência dos campos do tipo texto em um canvas é, normalmente, a seguinte: Principais propriedades dos itens tipo texto: Name O nome do item Canvas Nome do canvas onde o item é mostrado. X position A posição do campo no canvas na horizontal Y position A posição do campo no canvas na vertical. Width Largura do campo Height Altura do campo Data type O tipo de dados do item Highest Valor mínimo para o allowed value conteúdo do campo Lowest allowed Valor máximo para o Justification O alinhamento do conteúdo value conteúdo do campo do campo Bevel O relevo do item. Pode ser Initial value O valor que será associado lowered (baixo), raised ao campo quando ele for (alto) ou none (sem criado relevo) Hint Mensagem qe aparece na Maximum Quantidade máxima de barra de mensagens length caracteres que podem ser quando o usuário inseridos no item pressiona [help] sobre o item Query lenght Database item Quantidade máxima de caracteres que podem ser inseridos no item em modo Enter query Indica que o item está associado a uma coluna da tabela (neste caso, o nome do item deve ser o mesmo da coluna) Copy value from item Displayed Outro item do form do qual o item corrente irá copiar o valor Indica que o item será exibido na tela.

36 35 Update allowed Indica que o item poderá ser atualizado Secure Insert allowed Enabled Automatic skip Indica que os caracteres inseridos no item devem aparecer como asteriscos (*) Indica que o item pode ser criado dentro do registro Indica que o item pode ser acessado com o mouse e teclado Indica que o cursor irá automaticamente para o campo seguinte quando atingir o final do item corrente Case restriction Indica que o parâmetro passado para uma query através do item não será comparado em relação ao aspecto maiúsculo/minúsculo Required Update only if null Show Vertical scroll bar Indica que o item não pode ser deixado em branco Somente permite atualização do item quando este for nulo Indica que, se o item for multi-line, haverá uma barra de rolagem anexa a ele. Propriedades adicionais dos itens tipo texto Display hint automatically Keep cursor position Primary key O valor true indica que a mensagem contida na propriedade hint irá aparecer automaticamente na tela. Indica que o cursor, ao voltar ao item, deve ser colocado na mesma posição em que estava quando saiu. Indica que o item faz parte da chave primária da tabela. Query allowed Indica que o item pode servir de parâmetro para um query Multi-line Lock record Keyboard Navigable Fixed lenght O item possui um formato que permite a edição simples de textos grandes Indica que o Oracle Forms deve tentar travar o registro no banco sempre que o item corrente for alterado Indica que o item pode ser navegável pelo teclado Indica que o comprimento total do item deve ser preenchido Case restriction Indica se os caracteres inseridos no item serão escoados em maiúsculas ou minúsculas. Format mask A máscara de formato para os itens, de acordo com regras definidas pelo Oracle.

37 36 Itens do tipo botão Os itens do tipo botão são objetos que, se clicados com o mouse produzem uma determinada ação. Pode-se criar itens do tipo botão através da janela object navigator, setando a propriedade type do item para button, ou usam-se, na janela de definição de canvas, a ferramenta: A aparência dos campos do tipo botão em um canvas é, normalmente, a seguinte: Figura: A janela de definição de itens, com type setado para button. Principais propriedades dos itens tipo botão Label Iconic Especifica o label que irá escrito dentro do botão. Indica que aparecerá um ícone dentro do botão. O ícone deve ser especificado na propriedade icon name Mouse navigate Indica que o foco será colocado sobre o botão quando ele for clicado. Itens do tipo caixa de verificação Estes itens consistem de um quadrado que, se clicado, exibe um X em seu interior, indicando que o item está ligado e, caso contrário, o item se torna desligado. Portanto, estes itens somente podem assumir 2 valores. Pode-se criar itens do tipo caixa de verificação através da janela object navigator, setando a propriedade type do item para check box, ou usam-se, na janela de definição de canvas, a ferramenta: A aparência dos campos do tipo caixa de verificação em um canvas é, normalmente, a seguinte: Principais propriedades dos ítens tipo check box

38 37 Value Checked Value Unchecked when when Valor que o item vai assumir se for ligado Valor que o item vai assumir se for desligado Check box mapping of other values Label Valor que o item vai assumir quando outro valor que não os dois anteriores aparecerem em uma query. Especifica o label que irá escrito ao lado do check box. Radio group e seus radio buttons Radio group é um item que representa vários elementos mutuamente exclusivos, chamados radio buttons. O usuário somente pode escolher um radio button entre os radio groups. Quando ele escolhe um, os outros são automaticamente desligados. Pode-se criar itens do tipo radio button através da janela object navigator, setando a propriedade type do item para radio group, ou usam-se, na janela de definição de canvas, a ferramenta: Para cada radio group pode-se definir mais de um radio button. A aparência dos campos do tipo radio button em um canvas é, normalmente, a seguinte: Principais propriedades dos itens tipo radio group Radio value button Os nomes dos radio buttons que compõem o radio group. Valor associado ao radio group se ele for escolhido. Itens do tipo lista Os itens do tipo lista são apresentados como uma caixa com uma seta do lado. Quando o usuário clica a seta, uma lista com os valores possíveis para o item são apresentadas e o usuário pode escolher uma. As listas se classificam em pop-lists, quando a lista aparece com um click, t-lists, quando eleas, por natureza, já vêm abertas, e combo box, que são listas onde qualquer conteúdo que não esteja na lista pode ser informado.

39 38 Pode-se criar itens do tipo lista através da janela object navigator, setando a propriedade type do item para list, ou usam-se, na janela de definição de canvas, a ferramenta: A aparência dos campos do tipo list item para o estilo combo box em um canvas é, normalmente, a seguinte: A definição de cada valor assumido para cada item da lista é definido através da propriedade elements in list, que mostra a seguinte janela: Principais propriedades dos ítens tipo lista List style Indica se alista será uma pop-list, uma t-list ou um combo box Mapping of Other values Indica o valor que será assumido se outro valor que não os especificados for encontrado em uma query.

40 39 Adicionando código ao Oracle Forms Triggers Triggers são pequenos trechos de código que são executados de acordo com a ocorrência de alguns eventos especiais, como o pressionar de um botão, a validação de um campo, o pressionar de uma tecla, a abertura de uma janela, e outras que veremos a diante. Para definir triggers, no object navigator seleciona-se o título trigger do nível desejado e no menu utiliza-se a opção navigator + create, em seguida aparecerá a janela para escolha da trigger desejada. Para selecionar a trigger digite as iniciais do nome da mesma que automaticamente o Oracle Forms Designer mostrará na lista apenas as triggers, cujo nome, tenha nas iniciais o digitado. Figura: A janela para escolha de triggers. Figura: A janela do PL/SQL editor para digitação do texto PL/SQL.

41 40 Após a escolha da trigger o Oracle Forms Designer mostra o PL/SQL editor para o desenvolvedor digitar verificar e compilar o texto PL/SQL da trigger. O escopo de uma trigger define em que contexto da tela a trigger será executada. Uma trigger definida com escopo form será executada em qualquer item de qualquer bloco do form. Uma trigger com escopo block será executada somente dentro do bloco específico, e uma trigger com escopo item será executada somente para o item onde estiver o cursor. O escopo de uma trigger também pode ser definido utilizando o campo object do PL/SQL editor. Principais propriedades de uma trigger Trigger style A imensa maioria das triggers são do tipo built-in (préconstruídas), ou seja, são executadas em eventos padrão definidos pelo Oracle Forms. Porém, o usuário pode criar suas próprias triggers, user-named. Fire in enter query mode Indica se a trigger será ou não ativada, mesmo que o form esteja em query mode.

42 41 Alterando propriedades O Oracle Forms permite que sejam alteradas as propriedades de diversos objetos em tempo de execução utilizando comandos como por exemplo: Set_item_property( name,enable,property_false); Set_block_property( ord,update_allowed,property_true); Set_form_property( exe0001,validation_unit,block_scope);

43 42 Alertas Figura: a janela de propriedades para definição de alertas. Alertas são janelas que aparecem no Oracle Forms e que exibem mensagens para o usuário, possibilitando a ele tomar decisões com base no pressionamento de, no máximo, 3 botões disponíveis. Para definir um alerta usam-se a janela de propriedades do Oracle Forms Designer. Um alerta pode ser criado selecionando-se o título alert no object navigator e em seguida acionando-se o menu navigator + create.

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Iniciando o MySQL Query Brower

Iniciando o MySQL Query Brower MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Instruções de trabalho

Instruções de trabalho Navegação Básica SAP R/3 - Versão 4.7 Instruções de trabalho Objetivo Use estas instruções de trabalho para aprender a navegação básica do sistema SAP R/3, versão 4.7. Procedimento Fazer Logon no Sistema

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET

PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET Professor Leo Larback Esta apresentação é parte de um material desenvolvido pelo Prof. Alessandro Brawerman disponível em http://docb.gratix.com.br/csharp TRABALHANDO

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Agendamento Regulado Unidades Solicitantes Manual de Operação

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU $,'(GR5HSRUW0DQDJHU Neste capítulo vamos abordar o ambiente de desenvolvimento do Report Manager e como usar os seus recursos. $FHVVDQGRRSURJUDPD Depois de instalado o Report Manager estará no Grupo de

Leia mais

Manual Signext Card Explorer

Manual Signext Card Explorer Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB (Web Easy Consultation Database) é uma ferramenta para criação e disponibilização de consultas à Bancos de Dados na Internet. É composto

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE ÍNDICE ÍNDICE... 1 CAPÍTULO 01 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE... 2 1.1 IMPORTAÇÃO DO DICIONÁRIO DE DADOS... 2 CAPÍTULO 02 CADASTRO E CONFIGURAÇÃO DE RELATÓRIOS... 4 2.1 CADASTRO DE RELATÓRIOS... 4 2.2 SELEÇÃO

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada.

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada. Editor de Ladder para VS7 Versão Teste O editor de ladder é um software de programação que permite que o VS7 e o µsmart sejam programados em linguagem de contatos. Esse editor está contido na pasta Público

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O Software Face Match

O Software Face Match Apêndice A O Software Face Match A.1 - Desenvolvimento do software para a extração de características de imagens de faces humanas: Face Match. Para dar suporte à proposta do trabalho de mestrado iniciou-se

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server.

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server. Recover no Oracle O backup e recuperação de dados em um SGBD é de grande importância para a manutenção dos dados. Dando continuidade a nossos artigos, apresentamos abaixo formas diferentes de se fazer

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas.

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. ArcMAP (parte 1) O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. Para rodar o ArcMap selecionar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap Sobre a janela selecionar

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Ajuda do Sistema Aquarius.

Ajuda do Sistema Aquarius. Ajuda do Sistema Aquarius. Esta ajuda é diferenciada da maioria encontrada nos sistemas de computador do mercado. O objetivo desta ajuda é literalmente ajudar o usuário a entender e conduzir de forma clara

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais