Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2002 HISTÓRIA 8ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2002 HISTÓRIA 8ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST)"

Transcrição

1 Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 20 HISTÓRIA 8ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST) APROVADO PELO ADT BOL INTR / DEP Nr 053, DE 11 DE JULHO DE OBJETIVOS PARTICULARES DA ÁREA DE ESTUDO NA SÉRIE 1) Explicar a evolução social, econômica e política da humanidade verificada nas Idades Moderna e Contemporânea. 2) Identificar as transformações culturais da Idade Moderna que criaram condições para a transição do Feudalismo para o Capitalismo. 3) Relacionar a crise do Antigo Regime com a ascensão da burguesia e a consolidação do capitalismo. 4) Distinguir o século XIX como o momento da expansão mundial capitalista. 5) Interpretar os conflitos mundiais no contexto da crise da democracia liberal e do Capitalismo. 6) Discutir a globalização da economia e suas implicações para o mundo atual. 7) Analisar o processo histórico contemporâneo. 8) Aplicar conceitos históricos básicos na interpretação da realidade mundial. 9) Demonstrar habilidades para confeccionar e interpretar gráficos, organogramas e mapas históricos. 10) Interpretar diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros. 11) Evidenciar os atributos da área afetiva discriminados nas instruções metodológicas. 12) Interessar-se pela produção do conhecimento histórico.

2 2. UNIDADES DIDÁTICAS NÚMERO TÍTULO Fl-2 CARGA HORÁRIA I O ESTADO MODERNO E AS GRANDES NAVEGAÇÕES 09 II A CRISE DO ANTIGO REGIME E A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO 18 III SÉCULO XIX: A EXPANSÃO MUNDIAL CAPITALISTA 08 IV DA PRIMEIRA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 12 V O MUNDO ATUAL 13 TOTAL DA CARGA CURRICULAR 60 RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (MOSTRAGEM DAS PB 1ª a 3ª) CARGA HORÁRIA TOTAL PARA P PLANEJAMENTO DO PET 63

3 Fl-3 UNIDADE DIDÁTICA I O ESTADO MODERNO E AS GRANDES NAVEGAÇÕES CARGA HORÁRIA: 09 HORAS NR DE ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SESSÕES 1. Os Tempos Modernos. 2. Estado Nacional Moderno: - Características - Principais teóricos - França - Inglaterra - Península Ibérica 3. Mercantilismo - princípios - tipos de política mercantilista a. Explicar as características políticas e econômicas da época moderna. b. Relacionar Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Comercial e Marítima. c. Explicar o papel da burguesia como agente das transformações que marcaram a modernidade. a. Identificar as principais características do Estado Moderno. b. Definir absolutismo. c. Diferenciar as teorias que fundamentam o Estado Absolutista. d. Descrever as principais características do Estado Absolutista. e. Relacionar as guerras de religião com o fortalecimento do Estado francês. f. Inferir que a dinastia dos Bourbons representou o auge do Absolutismo francês. g. Inferir que a Dinastia dos Tudor representou o auge do Absolutismo inglês. a. Definir mercantilismo. b. Identificar os princípios mercantilistas c. Relacionar mercantilismo com absolutismo d. Diferenciar as políticas mercantilistas dos Estados Modernos As Grandes Navegações: - Antecedentes; - preponderância Ibérica; - principais descobertas; efeitos. 5. Os reflexos da expansão no mundo extra europeu: - América - África e Ásia a. Explicar as causas da expansão marítima européia dos séculos XV e XVI. b. Explicar as condições que levaram ao pioneirismo português na expansão. c. Identificar as principais rotas e descobertas portuguesas, espanholas, inglesas, francesas e holandesas. d. Analisar a expansão comercial européia, demonstrando seus efeitos sobre as áreas e povos atingidos. a. Comparar os processos de colonização promovidos pelos espanhóis, ingleses e franceses na América. b. Inferir que o comércio foi o principal objetivo da ação européia na África e na Ásia. c. Compreender o papel dos missionários na expansão européia na Ásia. d. Comentar a cerca do impacto da conquista européia sobre as populações atingidas.

4 UNIDADE DIDÁTICA I O ESTADO MODERNO E AS GRANDES NAVEGAÇÕES CARGA HORÁRIA: 09 HORAS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS a. Relacionar as questões européias, provenientes da unificação promovida pelo Estado Absolutista. b. Relacionar as causas das Guerras de Religião com o Ensino Religioso. c. Relacionar as áreas atingidas pela expansão do Cristianismo com a Geografia. d. Organizar Glossário, facilitando a compreensão de conceitos históricos Absolutismo, Mercantilismo e outros. e. Observar os seguintes atributos afetivos: tolerância, liderança e competitividade. Fl-4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Adotado para os discentes: - SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, Sugerido para os docentes: a. SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, b. ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, c. CHAUNU, Pierre. A Expansão Européia dos Séculos XII ao XV. São Paulo: Pioneira, d. CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. São Paulo: Bertrand Brasil, e. FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição.São Paulo: Brasiliense. col. "Tudo é História". f. GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, g. NIANE, D.T. (org). História Geral da África. São Paulo: Ática/ UNESCO, Vol. IV. h. OGOT, B.A. (org). História Geral da África. São Paulo: Ática/ UNESCO, Vol V.

5 UNIDADE DIDÁTICA II A CRISE DO ANTIGO REGIME E A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO CARGA HORÁRIA: 18 HORAS NR DE ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SESSÕES Fl-5 1. Revolução Inglesa: - origens; - o processo revolucionário. 2. O Iluminismo: - princípios iluministas; - pensadores e obras; - despotismo esclarecido. 3. A Revolução Industrial: - o processo de industrialização; - o pioneirismo inglês; - a consolidação do capitalismo industrial e suas conseqüências. 4. A Revolução Francesa: - antecedentes e causas; - etapas; - importância. 5. A Era Napoleônica: - consulado; - império. a. Analisar as relações instáveis entre a monarquia inglesa e o Parlamento durante a dinastia Stuart. b. Identificar as principais etapas do processo revolucionário inglês. c. Descrever as principais conseqüências da Revolução Gloriosa em termos políticos, sociais e econômicos. d. Inferir o amplo alcance das lutas revolucionárias inglesas no século XVII, em termos de avanço capitalista e de construção do Estado liberal. e. Valorizar a representatividade dos sistemas políticos. a. Identificar os princípios e principais autores iluministas. b. Debater o significado do Iluminismo para a ascensão da burguesia. c. Identificar a influência das idéias iluministas na ação de governo dos déspotas esclarecidos. d. Discutir a importância do Iluminismo para as transformações políticas européias. a. Diferenciar os principais estágios do crescimento da produção econômica. b. Identificar os fatores condicionantes do pioneirismo industrial inglês. c. Debater sobre as conseqüências sociais da Revolução Industrial. d. Identificar as teorias sócio-econômicas que surgiram no contexto da Revolução Industrial, como o liberalismo econômico e o socialismo. e. Inferir a importância da Revolução Industrial para a consolidação do capitalismo. f. Relacionar a ascensão da burguesia com a decadência do Antigo Regime e com a conseqüente consolidação do capitalismo. a. Explicar as características do Antigo Regime. b. Identificar o conjunto de causas sociais, econômicas e políticas da Revolução Francesa. c. Identificar as etapas do processo revolucionário francês e suas características. d. Justificar a importância da Revolução Francesa para a ascensão política da burguesia. a. Identificar as principais características das duas fases da Era Napoleônica. b. Inferir que o período napoleônico representou a consolidação dos interesses burgueses.

6 UNIDADE DIDÁTICA II A CRISE DO ANTIGO REGIME E A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO CARGA HORÁRIA: 18 HORAS ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS NR DE SESSÕES 6. O Congresso de Viena. a. Relacionar a ascensão da burguesia à decadência do Antigo Regime e à conseqüente consolidação do capitalismo. b. Identificar os objetivos e princípios básicos do Congresso de Viena. c. Definir os objetivos e a atuação da Santa Aliança. Fl-6 7. Estados Unidos da América: - o processo de independência; - expansão territorial; - Guerra de Secessão. a. Identificar os antecedentes coloniais do processo de independência norte-americana. b. Justificar a expansão territorial dos EUA ao longo do século XIX, localizando-a geograficamente. c. Analisar os fatores determinantes da Guerra de Secessão. d. Inferir que a Guerra de Secessão contribuiu para a consolidação do Capitalismo nos EUA. 8. Independência da América Espanhola. a. Relacionar a independência da América Espanhola à crise do Antigo Regime europeu. b. Apontar as questões internas que levaram à independência da América espanhola. c. Localizar geograficamente os Estados surgidos com o processo de independência.

7 UNIDADE DIDÁTICA II A CRISE DO ANTIGO REGIME E A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO CARGA HORÁRIA: 18 HORAS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS a. Relacionar a questões atuais, através de material ilustrado e trabalhos de pesquisa. b. Relacionar às aulas de Geografia - Desenvolvimento X Subdesenvolvimento. c. Ministrar simultaneamente com IFS o assunto ILUMINISMO. d. Estabelecer relação com a UD IV de Ciências (Mecânica), na abordagem de Revolução Industrial. e. Observar o desenvolvimento dos seguintes atributos afetivos: sociabilidade, liderança e iniciativa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Adotado para os discentes: - SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, Sugerido para os docentes: a. SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, b. ASHTON, T S. A Revolução Industrial.3 ed. México: Fondo de Cultura Econômica, c. CHAUNU, Pierre. História da América Latina. 4 ed. São Paulo: Difel, d. CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, e. FALCON, Francisco J. C. Iluminismo. 4 ed. São Paulo: Ática,1994. ( série Princípios). f. HILL, Cristopher. A Revolução Inglesa de ed. Lisboa: Presença, g. HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções( ) - 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, h. HUBERMAN, Leo. História da Riqueza dos EUA (Nós, o Povo). 4 ed. São Paulo: Brasiliense, i. SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa.Rio de Janeiro: Zahar. Fl-7

8 UNIDADE DIDÁTICA III SÉCULO XIX: A EXPANSÃO MUNDIAL CAPITALISTA CARGA HORÁRIA: 08 HORAS ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS NR DE SESSÕES 1. Liberalismo e Nacionalismo: - Revoluções Liberais e Nacionais; - unificação italiana; - unificação alemã. a. Relacionar o avanço da burguesia européia e do liberalismo aos movimentos revolucionários de 1830 e b. Identificar as principais etapas dos processos de unificação da Itália e da Alemanha. c. Relacionar as unificações da Itália e da Alemanha aos interesses da burguesia na expansão do capitalismo A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo: - o crescimento capitalista; - o imperialismo. a. Justificar a importância da Segunda Revolução Industrial para a evolução do capitalismo. b. Inferir a amplitude das transformações técnico-científicas que caracterizaram a 2ª Revolução Industrial. c. Relacionar expansão capitalista ao imperialismo. d. Explicar as estratégias de dominação imperialista na Ásia e na África. e. Descrever as transformações que se processaram nas comunidades africanas e asiáticas em função do imperialismo. f. Analisar a expansão capitalista no século XIX. 04 Fl-8

9 UNIDADE DIDÁTICA III SÉCULO XIX: A EXPANSÃO MUNDIAL CAPITALISTA CARGA HORÁRIA: 08 HORAS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS a. Orientar os alunos na confecção de mapas históricos. b. Relacionar ao estudo de Geografia - Desenvolvimento X Subdesenvolvimento. c. Estimular o aluno a observar situações atuais decorrentes do processo imperialista na África e na Ásia. d. Relacionar à História do Brasil Segundo Reinado, destacando o processo de imigração alemã e italiana. e. Observar o desenvolvimento dos seguintes atributos afetivos: civismo, sociabilidade e sensibilidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Adotado para os discentes: - SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, Sugerido para os docentes: a. SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, b. ARRACLOUGH, G. Introdução à História Contemporânea. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, c. CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, d. DUROSELLE, J.B. A Europa de 1815 aos Nossos Dias. 3 ed. São Paulo: Pioneira, e. HOBSBAWN, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, f. RÉMOND, René. O Século XIX ( ). 9 ed. São Paulo: Cultrix, Fl-9

10 Fl-10 UNIDADE DIDÁTICA IV DA PRIMEIRA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CARGA HORÁRIA: 12 HORAS NR DE ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SESSÕES 1. A Primeira Guerra Mundial: - fatores determinantes; - fases; - efeitos. 2. A Revolução Russa: - antecedentes; - fases; - efeitos. 3. A Crise da Sociedade Liberal: - a crise de 1929; - o nazi-fascismo. a. Identificar a Primeira Guerra Mundial como resultado da competição entre as nações imperialistas. b. Identificar as fases e os blocos envolvidos na guerra. c. Discutir as principais transformações mundiais após a Primeira Guerra. d. Relacionar o crescimento econômico americano à Primeira Guerra Mundial. a. Relacionar a Revolução Russa à Primeira Guerra Mundial. b. Discriminar as etapas do processo revolucionário russo. c. Analisar o significado da Revolução Russa e sua importância no século XX. a. Identificar as causas da crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais. b. Definir Fascismo e Nazismo. c. Identificar os princípios da doutrina fascista. d. Justificar a expansão do nazi-fascismo no período de entre-guerras. 4. A Segunda Guerra Mundial: - causas; - fases; - conseqüências. 5. A Guerra Fria: - organismos; - focos de tensão. a. Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. b. Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. c. Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. d. Relacionar a 2ª Guerra Mundial com a Guerra Fria. a. Definir Guerra Fria. b. Exemplificar os mecanismos que caracterizaram a Guerra Fria. c. Identificar os blocos político-ideológicos que caracterizaram a Guerra Fria. d. Identificar os principais focos de tensão durante a Guerra Fria.

11 UNIDADE DIDÁTICA IV DA PRIMEIRA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CARGA HORÁRIA: 12 HORAS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS a. Propiciar ao aluno uma visão de conjunto do sistema bipolar do pós-guerra. b. Relacionar ao estudo de Geografia, no que se refere à Revolução Russa. c. Relacionar ao estudo de IFS, no assunto Formas de Governo. d. Observar o desenvolvimento dos seguintes atributos afetivos: adaptabilidade, civismo e tolerância. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Adotado para os discentes: - SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, Sugerido para os docentes: a. SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, 1994 b. CARR, E. H. A Revolução Russa, de Lênin a Stalin ( ). Rio de Janeiro: Zahar, c. CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, d. NERÉ, Jacques. História Contemporânea. São Paulo: Círculo do Livro, e. PERRY, M. (coord). Civilização ocidental, uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, f. RÉMOND, René. O Século XX ( de 1914 aos nossos dias). São Paulo: Cultrix, g. THOMSON, David. Pequena História do Mundo Contemporâneo. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, Fl-11

12 UNIDADE DIDÁTICA V O MUNDO ATUAL CARGA HORÁRIA: 13 HORAS NR DE ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SESSÕES Fl O Leste Asiático - China; - Índia; - Japão. a. Descrever as principais características das civilizações chinesa, indiana e japonesa, a partir dos tempos modernos até os dias atuais. 2. A Descolonização: - fatores; - conflitos regionais: África, Índia e Indochina. a. Identificar os fatores que levaram ao processo de descolonização da África e da Ásia. b. Analisar os principais conflitos regionais ocorridos na África, na Índia e na Indochina. 3. Países capitalistas centrais da Europa e da América. O Japão. a. Identificar os mecanismos que garantem a hegemonia dos países ricos. b. Justificar a influência dos EUA nos setores econômico, militar e ideológico. c. Debater sobre pólos macroregionais e globalização da economia. 4. Países Periféricos. 5. A Crise do Socialismo. a. Analisar os fatores da desigualdade entre povos ricos e pobres do mundo atual. b. Analisar a situação da América Latina desde o pós-guerra até os dias atuais, relacionando-a às diversas tentativas de integração. a. Explicar as mudanças profundas ocorridas na configuração política européia, a partir da crise do mundo socialista. b. Analisar a evolução político-econômica da China, desde a revolução socialista até os dias atuais. c. Explicar a revolução socialista em Cuba, sua importância no contexto latino-americano e seus desafios e problemas. d. Analisar a evolução político-econômica do mundo, na segunda metade do século XX.

13 Fl-13 UNIDADE DIDÁTICA V O MUNDO ATUAL CARGA HORÁRIA: 13 HORAS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS a. Relacionar ao estudo de Geografia. b. Ressaltar a importância da leitura crítica de jornais e revistas atuais. c. Focalizar a amplitude mundial da crise do socialismo. d. Observar o desenvolvimento dos seguintes atributos afetivos: iniciativa, tolerância, liderança e auto-aperfeiçoamento. Os assuntos desta UD poderão ser complementados por meio de atividades extraclasse, tais como palestras, pesquisas e outros recursos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Adotado para os discentes: - SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, Sugerido para os docentes: a. SÔNIA Irene do Carmo, História Geral, Moderna e Contemporânea, 2ª Edição. São Paulo: Atual, b. ASH, Timothy Garton. Nós, o Povo. São Paulo: Companhia das Letras, c. CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, d. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos ( O breve século XX ) São Paulo: Companhia das Letras, e. KENNEDY, Paul. Ascensão e Queda das Grandes Potências. Rio de Janeiro: Campus, f. NERÉ, Jacques. História Contemporânea.4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, g. PANIKKAR, K.M. A Dominação Ocidental na Ásia. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, h. Grandes Impérios e Civilizações: Japão e China. Editora Del Prado. i. História em Revista : Poderes da Coroa. Editora Abril Livros. j. Atlas da História Universal. Rio de Janeiro. Editora O Globo, k. McEVEDY, Colin. Atlas Histórico-Geográfico Universal. Lisboa: Editora Difel, 1984.

14 Fl RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: de acordo com a sistemática estabelecida pela DEPA nas NPCE. 4. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE MEDIDA RETIFICAÇÃO UD (Tipo de Avaliação) Tipo de Prova Tempo Destinado DA APRENDIZAGEM AVALIADAS PB1 Formal (*) Até 90 minutos 45 minutos (**) I e II (1 e 2) PB2 Formal (*) Até 90 minutos 45 minutos (**) II (4 e 8) e III (1) PB3 Formal (*) Até 90 minutos 45 minutos (**) III (2) e IV (1, 2 e 3) PB4 Formal (*) Até 90 minutos 45 minutos (**) IV (4 e 5) e V PRF Formal (*) Até 90 minutos - TODAS a. Observações: ( * ) de acordo com as NEIAE, Port Nr 104/Dez, de 28 Dez 00. (**) se não houver necessidade de retificação da aprendizagem, reverter a carga horária para a UD julgada mais conveniente ou explorar assunto da atualidade; b. Legenda: PB = Prova bimestral. PRF = Prova de recuperação final. Rio de Janeiro RJ, 11 de julho de 20. Gen Bda SERGIO RETUMBA CARNEIRO MONTEIRO Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

2º ANO PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT BOL INTR / DEP, DE

2º ANO PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT BOL INTR / DEP, DE Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA ENSINO MÉDIO ELABORADO EM 2007 BIOLOGIA 2º ANO CARGA HORÁRIA: 90 HORAS Nr SESSÕES: 120 HORAS-AULA PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT

Leia mais

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2 1º ano O absolutismo e o Estado Moderno Capítulo 12: Todos os itens A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10:

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história, - As linguagens das fontes históricas; - Os documentos escritos,

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Disciplina: Geografia Professora: Bianca de Souza PLANEJAMENTO ANUAL 2012 8ª SÉRIE - TURMAS 83 e 84 Primeiro

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: História ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS DE

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DSCPLNA Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: História Contemporânea Carga Horária: 60h/a Teórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professora: Tatiana Silva de Lima

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 9º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

Total aulas previstas

Total aulas previstas ESCOLA BÁSICA 2/3 DE MARTIM DE FREITAS Planificação Anual de História do 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS TURMA Tema 1.º Período Unidade Aulas Previas -tas INTRODUÇÃO À HISTÓRIA: DA ORIGEM

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 1. População: - Crescimento populacional - O espaço urbano e o processo de urbanização - Teorias demográficas. 2. Mundo contemporâneo:

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PROFESSOR (ES): LISETTE M. CHAVAUTY VALDES. CONCEPÇÃO DO CURSO O conhecimento do passado é a base da construção do saber histórico. Esse passado dialoga permanentemente

Leia mais

TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI

TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI 1. Expansionismo Europeu 1.1. Rumos da expansão 1.1.1. Os avanços da expansão e as rivalidades luso-castelhanas 1.1.2. A chegada à Índia e ao Brasil 1.2.

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs História Oficina de História 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2002 HISTÓRIA 7ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST)

SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2002 HISTÓRIA 7ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST) Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 20 HISTÓRIA 7ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST) APROVADO PELO ADT BOL INTR / DEP Nr 053, DE 11 DE JULHO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: História 2.

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: História 2. Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: História 2. Código:36 3.Modalidade(s): Bacharelado X Licenciatura X Profissional Tecnólogo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2014/2015 UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Distribuição dos tempos letivos disponíveis para o 5 º ano de escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período *Início:15-21 de setembro 2015 *Fim:17 dezembro 2015 *Início:4

Leia mais

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Conteúdos Ano Lectivo Período Lectivo Tema A-A península Ibérica: dos primeiros povos à formação

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PROFESSOR: ADEMIR REMPEL SÉRIE: 8º

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 8º ano Apostila 1: O Absolutismo; Revoluções Inglesas e colonização da América do Norte Apostila 2: Revolução

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS ENSINO MÉDIO 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS ENSINO MÉDIO 2014 DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 5-6 - Fax (045) 79-58 www.lasalletoledo.com.br PROGRAMA DE ENSINO

Leia mais

Quadro de conteúdos HISTÓRIA

Quadro de conteúdos HISTÓRIA Quadro de conteúdos HISTÓRIA 1 Apresentamos, a seguir, o conteúdo a ser trabalhado em cada período do segundo ciclo do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 6 o ano 1 A História e a humanidade 2 Sociedades

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

Cidade e desigualdades socioespaciais.

Cidade e desigualdades socioespaciais. Centro de Educação Integrada 3º ANO GEOGRAFIA DO BRASIL A Produção do Espaço Geográfico no Brasil nas economias colonial e primário exportadora. Brasil: O Espaço Industrial e impactos ambientais. O espaço

Leia mais

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII Orientação Geral Objetivos Este programa enfatiza a articulação do evento histórico com o processo geral de desenvolvimento das sociedades. O candidato deve saber: Analisar as instâncias econômicas, políticas

Leia mais

Conteúdos/conceitos Metas curriculares Atividades Calendarização

Conteúdos/conceitos Metas curriculares Atividades Calendarização (200) Programa de História e Geografia de Portugal - 2º ciclo Conteúdos/conceitos - Metas curriculares - Atividades a dinamizar na escola com os alunos Conteúdos/conceitos Metas curriculares Atividades

Leia mais

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder...

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder... Liberdade, propriedade e exploração. A revolução agrícola e as relações comerciais. Capítulo 1: Item 5 Relações de trabalho nas sociedades indígenas brasileiras e americanas. Escravidão e servidão. Divisão

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA REDE O solicitou-nos uma base para colocar em discussão com os professores de história da rede de São Roque. O ponto de partida foi a grade curricular formulada em 2008 pelos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: HISTÓRIA Período: Anual Professor: INÊS PEREIRA Série e segmento: 1º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Respeitar e entender a importância do patrimônio

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Área Assunto Início Fim Teoria Exercícios História da América A Conquista da América e os Povos Pré-Colombianos História

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor do trabalho: 2.0 Nota: Data: /dezembro/2014 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º Trabalho de Recuperação Final de Geografia ORIENTAÇÕES: Leia atentamente

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 55 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 55 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 55 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA Fixação 1) Em perfeita sintonia com o espírito restaurador do Congresso de Viena, a criação da Santa Aliança tinha por objetivo: a)

Leia mais

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra 2 a EDIÇÃO Renan Flumian Coordenador da obra NOS CONCURSOS DA DIPLOMACIA E CHANCELARIA 1 a FASE 1.200 QUESTÕES COMENTADAS Wander Garcia coordenador da coleção SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 15 01.

Leia mais

PRIMEIRO BIMESTRE. Compreenda o processo de formação, transformação e diferenciação das paisagens mundiais.

PRIMEIRO BIMESTRE. Compreenda o processo de formação, transformação e diferenciação das paisagens mundiais. COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) PROFESSORA: Cleunice Dias de Morais DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º A PERÍODO: 2014 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Dimensão

Leia mais

PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST)

PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST) SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2007 Fl-1 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS 6ª ANO CARGA HORÁRIA: 120 HORAS Nr SESSÕES: 160 horas-aula PLANO DE

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 1º ano EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 1º ano EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Cozinha FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio Cláudio Roberto Ribeiro Martins claudiorrmartins@gmail.com FCT/UNESP - Presidente Prudente Palavras-chave:

Leia mais

Guerra fria (o espaço mundial)

Guerra fria (o espaço mundial) Guerra fria (o espaço mundial) Com a queda dos impérios coloniais, duas grandes potências se originavam deixando o mundo com uma nova ordem tanto na parte política quanto na econômica, era os Estados Unidos

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: História B Módulo(s): 1, 2 e 3

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: História B Módulo(s): 1, 2 e 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: História

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 7.PROJETO PEDAGÓGICO 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA EMENTA: Conceitos Fundamentais; Principais Escolas do Pensamento; Sistema Econômico; Noções de Microeconomia; Noções de Macroeconomia;

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise e

Leia mais

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Educação Comparada Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos da Educação Comparada.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA 9º Ano História Planficação a Médio e Longo Prazo Ano Letivo 2014/2015 I - AVALIAÇÃO: 1. Domínios de avaliação, parâmetros e ponderações I Domínio dos Conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Análise das diferentes abordagens historiográficas acerca da transição das sociedades medievais européias ao capitalismo. Formação do Antigo Regime e surgimento do paradigma do homem moderno:

Leia mais

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco UFPI- Colégio Técnico de Teresina Curso: Ensino Médio Disciplina: História - Série: 2º ano Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco PLANEJAMENTO/2015 Apresentação: A história, enquanto ciência, corresponde

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 9º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Bonfim

Agrupamento de Escolas do Bonfim Escola Secundária Mouzinho da Silveira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento - 420 Ano Letivo de 2014 / 2015 Curso LINGUAS E HUMANIDADES Planificação Anual da disciplina de GEOGRAFIA

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Geografia Regional do Mundo I Carga horária total: 90H PLANO DE CURSO I EMENTA Formas de agrupamento dos países segundo a lógica econômica; Globalização e geopolítica internacional; Questões

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA Ano Letivo 2014/2015 I - AVALIAÇÃO: Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora 1. Domínios de avaliação, parâmetros e ponderações I Domínio dos Conhecimentos

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

Sociedade - Política- Economia e Cultura. Período: 25 a 29 de agosto de 2014 Local: Campus da UERJ - Maracanã I CIRCULAR

Sociedade - Política- Economia e Cultura. Período: 25 a 29 de agosto de 2014 Local: Campus da UERJ - Maracanã I CIRCULAR América Latina : Espaços e Pensamentos : Corpos locais e mentes Globais Sociedade - Política- Economia e Cultura Período: 25 a 29 de agosto de 2014 Local: Campus da UERJ - Maracanã I CIRCULAR O Núcleo

Leia mais

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Índice Clique sobre tema desejado: A origem dos Estados Nacionais Contexto Histórico: crise feudal (séc. XIV-XVI) Idade Média Idade Moderna transição Sociedade

Leia mais

8º ANO PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST)

8º ANO PLANO DE ÁREA DE ESTUDO (PLAEST) SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA ENSINO FUNDAMENTAL ELABORADO EM 2007 Fl-1 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS 8º ANO CARGA HORÁRIA: 90 HORAS N SESSÕES: 120 HORAS/AULA PLANO DE ÁREA

Leia mais

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line)

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) (Modalidade a Distância NEAD) 104032 04 01 80h O Conhecimento Científico e os Métodos Científicos. Epistemologia. Métodos Científicos:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2015 Professores: Gabriel e Marcelo Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre de 2015 A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

Carga Horária. Unidade Acadêmica. Prérequisito. Componentes Curriculares. 1º Período

Carga Horária. Unidade Acadêmica. Prérequisito. Componentes Curriculares. 1º Período Componentes Curriculares 1º Período T P Núcleo Categoria Introdução ao Estudo das Relações Internacionais - Específica Obrigatória - Introdução à Economia - Correlata Obrigatória - FADIR Instituições de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM.

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2012 Professora: Ana Claudia Martins Ribas Disciplina: História - 8º ano -Fundamental 1º BIMESTRE Conteúdos Básicos: -Povos, Movimentos e

Leia mais

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPEIA E CONQUISTA DA AMÉRICA Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha tomaram a dianteira marítima e comercial europeia, figurando entre as grandes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 2,0) 2º semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique.

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. VESTIBULAR 2012 1ª Fase HISTÓRIA Instruções Gerais: Hoje você deverá responder às questões de Artes Visuais e Literatura, História, Geografia e de Raciocínio Lógico- Matemático. Você terá 4 horas para

Leia mais

O imperialismo. Prof Ferrari

O imperialismo. Prof Ferrari O imperialismo Prof Ferrari Imperialismo ou neocolonialismo do séc. XIX Conceitos e definições sobre o imperialismo O imperialismo dos séculos XIX e XX resultou da expansão capitalista e atendia aos interesses

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AM076- ANTROPOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CS013 CS013- ANTROPOLOGIA CAMPOS DA ANTROPOLOGIA. PROBLEMAS E CONCEITOS BÁSICOS: CULTURA, ETNOCENTRISMO, ALTERIDADE E RELATIVISMO. NOÇÕES DE MÉTODOS/PRÁTICAS

Leia mais

CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) O mundo que se esfacelou no fim da década de 1980 foi o mundo formado pelo impacto da Revolução Russa de

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

MELHEN ADAS. SERGIO ADAsExpedições Geográficas Editora mmoderna Projeto ARARIBÁ, editora Moderna.

MELHEN ADAS. SERGIO ADAsExpedições Geográficas Editora mmoderna Projeto ARARIBÁ, editora Moderna. PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a) Osmarina Disciplina :GEOGRAFIA Ano:8 ANOB Período:2014 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Leia mais

Espaço Geográfico (Tempo e Lugar)

Espaço Geográfico (Tempo e Lugar) Espaço Geográfico (Tempo e Lugar) Somos parte de uma sociedade, que (re)produz, consome e vive em uma determinada porção do planeta, que já passou por muitas transformações, trata-se de seu lugar, relacionando-se

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL DE HISTÓRIA 9.º ANO

INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL DE HISTÓRIA 9.º ANO 1. INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO DA PROVA FINAL DE HISTÓRIA 9.º ANO Ano Letivo 2014-2015 O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova final do 3.º ciclo do ensino básico da disciplina de História,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR00 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: 1º Ano: 2015.1

PLANO DE CURSO. Código: DIR00 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: 1º Ano: 2015.1 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Economia Política Professor: Arivaldo Ferreira de Jesus E-mail: arivaldo.jesus@fasete.edu.br Código: DIR00 Carga Horária:

Leia mais

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL BASES COMUNS DO SISTEMA COLONIAL PACTO-COLONIAL Dominação Política Monopólio Comercial Sistema de Produção Escravista ESTRUTURA SOCIAL DAS COLONIAS ESPANHOLAS Chapetones

Leia mais

Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado de natureza

Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado de natureza Gustavo Noronha Silva José Nailton Silveira de Pinho Juliana Gusmão Veloso Kátia Geralda Pascoal Fonseca Walison Vasconcelos Pascoal Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

(Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado)

(Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado) 1. (Fgv 2014) O paradoxo aparente do absolutismo na Europa ocidental era que ele representava fundamentalmente um aparelho de proteção da propriedade dos privilégios aristocráticos, embora, ao mesmo tempo,

Leia mais

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência Século XVIII e XIX Crise do mercantilismo e do Estado Absolutista Hegemonia de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2º CICLO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 9º ANO

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 9º ANO FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 9º ANO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Turma : 901/902 Prof. :NETINHA GRUPO 1 1. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Leia com atenção Páginas: 21,22 Tarefas propostas Páginas:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO O que é População? População é um conjunto de pessoas que ocupam um determinado espaço em um período de tempo específico. Ela pode ser classificada segundo vários aspectos, como:

Leia mais